· simulado enem 2016 2 1a. série – volume 2 questão 1 ciências humanas e suas tecnologias...

18
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Ciências Humanas e suas Tecnologias 1 a . série Volume 2 2016 Simulado enem G a b a r i t o

Upload: buitram

Post on 25-Jan-2019

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GRA

TUIT

A

Ciências Humanase suas

Tecnologias

1a. série

Volume 2

2016Simuladoenem

G a b a r i t o

Simulado ENEM – 2016

1a. série – Volume 22

Questão 1 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa A

Comentários: O conceito de lugar está relacionado ao espaço vivido pelo indivíduo, fruto de suas experiências subjetivas e com o qual ele estabelece afinidades e se identifica. Pelo trecho literário apresentado e de acordo com o comando da questão, fica explícita a relação do personagem com seu local de trabalho, onde ele dará asas a seus desejos literá-rios. Está correta, portanto, a alternativa (A). A alternativa (B) está incorreta, pois o conceito de território relaciona-se a uma parcela delimitada do espaço geográfico, definida pelo exercício de poder por parte de algum grupo social, com ou sem reconhecimento político. A alternativa (C) está incorreta, pois “área” não é um dos conceitos fundamentais da Geografia, ao contrário de “paisagem”, também citado na alternativa, porém de forma inadequada e sem qualquer relação com o local descrito na questão. A alternativa (D) está incorreta, pois aponta outro conceito geográfico que não se aplica à descrição apresentada. Região é um termo usado para definir uma parcela do espaço geográfico, con-siderada relevante com base em critérios definidos de inte-resse ou estudo, que podem ou não ser manifestados por quem a habita. Finalmente, na alternativa (E) é apresentado outro conceito que, embora até pudesse ser aplicado ao local descrito no suporte, está definido de forma incorreta. Espaço geográfico abarca a totalidade da superfície terres-tre transformada pelas ações antrópicas sobre a natureza e reúne os objetos naturais e artificiais, bem como as rela-ções humanas influenciadas por eles.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade ENEM: 26 – Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.

Questão 2 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa A

Comentários: A alternativa correta é a (A). Os paralelos são linhas ima-ginárias horizontais paralelas à Linha do Equador, cuja graduação angular é medida a partir do vértice localizado num ponto igualmente imaginário situado no centro da Terra. Assim, a Linha do Equador representa a marca de zero grau, e os ângulos se abrem para os hemisférios Nor-te e Sul até atingirem a marca de 90º, que corresponderá aos polos terrestres. Por sua vez, os meridianos são linhas imaginárias verticais, que convergem para os polos ter-restres. Sua graduação angular é medida em relação ao vértice localizado no eixo de rotação da Terra, tendo no Meridiano de Greenwich a referência de zero grau. Dessa forma, os ângulos se abrem para os hemisférios oriental e ocidental até atingirem a marca de 180º, onde voltam a se encontrar no meridiano conhecido como Linha In-ternacional de Mudança de Data ou Anti-meridiano – por situar-se no globo terrestre opostamente ao Meridiano de Greenwich. As demais alternativas estão incorretas. A alternativa (B) inverteu a disposição dos hemisférios, já que os paralelos referem-se à graduação Norte-Sul e os meridianos à graduação Leste-Oeste, e não o contrário. A alternativa (C) inverteu as graduações apresentadas, já que a graduação máxima atingida pelos paralelos é de 90º e a dos meridianos, 180º. A alternativa (D) inverteu tanto a disposição dos hemisférios quanto as graduações apresentadas, portanto está incorreta. Finalmente, a alter-nativa (E) está incorreta, pois a graduação de 180º só é atingida pelos meridianos e não pelos paralelos.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade ENEM: 27 – Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.

Questão 3 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa A

Comentários: O crescimento demográfico europeu, entre os séculos XI e XIII, foi responsável por um conjunto de significativas al-terações na estrutura feudal dos reinos medievais. Para além da liberação de parte da mão de obra no campo, que

Simulado ENEM – 2016

3Ciências Humanas e suas Tecnologias

passa a se dedicar a ofícios artesanais ou simplesmente à circulação de mercadorias, o estabelecimento desses novos grupos em centros urbanos – reativando antigos centros romanos ou surgindo em torno de abadias e for-talezas, ou ainda no entrecruzamento de rotas comerciais e locais onde se celebravam as feiras medievais – foi in-tensificado pelo movimento cruzadista, responsável pela reativação do comércio entre o Oriente e o Ocidente.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.

Questão 4 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Filosofia

Gabarito: Alternativa D

Comentários: O aluno deve relacionar o posicionamento da notícia (fazendo um juízo de comparação entre senso comum e verdade – nesse caso, o leitor poderia pensar que o senso comum é o contrário de verdade) com seus co-nhecimentos sobre senso comum. A questão é que nem sempre o senso comum apresenta uma opinião incorre-ta; ela pode ser acrítica, mas não necessariamente é o contrário da verdade. Nesse sentido, a visão apresenta-da na revista é parcial sobre o conceito, como expresso na alternativa (D).

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 14 – Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

Questão 5 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa C

Comentários: O autor afirma que a História busca revelar os sentidos dos eventos históricos e suas relações com a formação de nos-so presente. Contudo, o discurso assim produzido é fruto de seu tempo, podendo ser revisto, e suas conclusões, con-testadas. Isso porque poderá lançar mão de novas teorias, métodos, objetos de estudo e fontes históricas ainda não utilizadas para a compreensão de dado tema, sendo provi-sória, como escreve em seu texto, porque produtora de um conhecimento apenas verossímil sobre o passado.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

Questão 6 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa D

Comentários: As formas mais comuns de classificação de mapas utili-zam critérios como a função, o assunto e a escala. Quanto às diferentes funções, os mapas podem ser classificados em duas categorias: mapas de referência geral ou bási-cos e mapas temáticos – esses últimos podem ser esti-lizados e não são obrigados a seguir rigorosamente os padrões cartográficos vigentes, uma vez que se prestam a destacar determinada informação (tema). No caso do mapa apresentado como suporte, o tema está claramen-te exposto, visto que se destaca a composição básica das duas alianças geopolíticas em confronto na Primeira Guerra Mundial. Dessa forma, apesar da falta de elemen-tos cartográficos e do traçado grosseiro das linhas divi-sórias, o mapa é válido, justamente por ser um mapa te-mático, como afirmado no comando da questão. Assim, está correta a alternativa (D). As alternativas (A), (B) e (C) estão incorretas, pois apesar de descreverem a falta de elementos cartográficos e de identificarem corretamente um traçado incompleto e grosseiro nas linhas divisórias (alternativa (C)), não consideraram que se trata de um mapa temático elaborado de forma estilizada, o que é vá-lido na cartografia. A alternativa (E) também está incorre-ta, pois não diferencia as cartas topográficas e os mapas em geral, sendo que esses últimos podem ou não seguir padrões cartográficos mais específicos ou rigorosos.

Simulado ENEM – 2016

1a. série – Volume 24

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 6 – Interpretar diferentes represen-tações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

Questão 7 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa B

Comentários: A sociedade medieval definia o status do indivíduo con-forme seu nascimento. Cada um deveria executar de-terminadas tarefas, que colaborariam para o funciona-mento do corpo social: ao clero, caberia rezar; à nobreza, guerrear; e aos servos, trabalhar para o sustento material da sociedade. A Igreja fundamentava essa estrutura teo-ricamente, alegando que o lugar social do indivíduo era fruto da vontade divina, cabendo a cada um executar as tarefas ligadas a seu grupo. Tal ideia legitimava a es-trutura política de relacionamento entre os segmentos sociais dominantes, o clero e a nobreza, por meio da relação feudo-vassálica – na qual o vassalo jurava fideli-dade ao senhor em troca de benefícios, sobretudo repre-sentados pelo acesso às terras. Essa relação de servidão dava o direito de uso das terras senhoriais em troca de proteção e da prestação de tributos em gênero ou servi-ços aos senhores feudais.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Questão 8 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa A

Comentários: Os argumentos utilizados no texto para caracterizar as fi-nalidades do Iluminismo apontam para um único agente capaz de realizá-los: a razão científica, que iluminaria os seres humanos e pavimentaria os caminhos do progresso.

Assim, o gabarito é a alternativa (A). A alternativa (B) está errada porque o folclore popular, entre os séculos XVIII e XIX, era repleto de mitos e ilusões, justamente aquilo que o Iluminismo queria dissolver. A alternativa (C) é incorreta porque o Iluminismo era um projeto intelectual e social, e não uma política pública a ser promovida pelos governos. A alternativa (D) está errada porque, para o Iluminismo, a religião, mesmo não sendo totalmente negada, deveria perder a centralidade moral e intelectual que tinha nessa época. A alternativa (E) é incorreta porque a natureza, para o Iluminismo, deveria ser estudada e explorada economi-camente, e não simplesmente preservada.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 3 – Associar as manifestações cultu-rais do presente aos seus processos históricos.

Questão 9 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa D

Comentários: Maranhão e Piauí são estados que integram a Região Nor-deste. A exclusão de seus times da Copa do Nordeste só po-deria se justificar por outros critérios não geográficos. Na pró-pria reportagem, o presidente da federação local comemora a inclusão desses times, afirmando que “agora sim, a Copa do Nordeste será totalmente nordestina”, dando conta de que a edição de 2015 do campeonato está corrigindo uma lacuna geográfica em sua estrutura. Está correta, desta forma, a alter-nativa (D). As alternativas (A) e (C) estão incorretas, pois tanto o Maranhão como o Piauí fazem parte da Região Nordeste. A alternativa (B) está incorreta, pois sugere que os times do Ma-ranhão e do Piauí disputariam o torneio como “convidados de outras regiões”, o que não é o caso. Por fim, a alternativa (E) está incorreta, pois entre as cinco regiões brasileiras, não exis-te nenhuma chamada “Região Meio-Norte”. As Unidades da Federação citadas integram as regiões Nordeste (Maranhão e Piauí) e Norte (Pará e Tocantins).

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 9 – Comparar o significado histórico--geográfico das organizações políticas e socioeconômi-cas em escala local, regional ou mundial.

Simulado ENEM – 2016

5Ciências Humanas e suas Tecnologias

Questão 10 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa E

Comentários: Durante o feudalismo, na Europa medieval, a concepção de riqueza estava ligada à propriedade da terra, já que a economia era essencialmente rural e dela se extraía e pro-duzia tudo o que era necessário para a sobrevivência das comunidades. Também ela determinava a possibilidade da exploração da mão de obra campesina por meio da rela-ção de servidão, que ligava o servo à terra cultivada e o obrigava ao pagamento de tributos aos senhores feudais.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.

Questão 11 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa D

Comentários: Com a decadência do Império Romano, a Igreja pratica-mente monopolizou a cultura formal e escrita na Europa, em comparação aos demais grupos sociais – a maioria, ile-trados. Por meio dos monges copistas, os mosteiros abriga-vam e reproduziam obras da Antiguidade, bem como as de natureza doutrinária, feitas pelas autoridades eclesiásticas.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

Questão 12 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Filosofia

Gabarito: Alternativa C

Comentários: Para responder à questão, é preciso recuperar o principal conceito das teorias de Heráclito: o devir, ou vir a ser. Para esse filósofo, tudo estava em constante mudança, o tempo todo. A música traz elementos que estão de acordo com esse ponto de vista, ao dizer que as coisas não serão como eram antes, que as coisas passam, etc. Não é um conceito rígido como “o ser é, o não ser não é” – que está na alternati-va (E) e é atribuído a Parmênides de Eleia –, mas pressupõe mudança, como expresso na alternativa (C).

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 5 – Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

Questão 13 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa D

Comentários: Mais importante do que a concepção de indivíduo que o autor ensinava é o modo como ele fazia isso, instigando em seus alunos uma revisão de concepções tradicionais e socialmente difundidas. Essa interpretação do texto de su-porte justifica-se, sobretudo, por meio da última frase. Por-tanto, o gabarito é a alternativa (D). A alternativa (A), depen-dendo do ponto de vista, pode ser considerada verdadeira, mas certamente não é para Mia Couto, que prefere usar a ciência como instrumento reflexivo mais do que como ilus-tração do progresso do saber humano. As alternativas (B) e (E), apresentando uma afirmação contrária ao estipulado no texto de suporte, estão erradas; tanto quanto a alternati-va (C), ao afirmar que a ciência, tal como ensinada por Mia Couto, pode unificar as culturas, quando seu interesse é, justamente, indicar que a diversidade encontra-se até mes-mo na formação do indivíduo.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 4 – Comparar pontos de vista ex-pressos em diferentes fontes sobre determinado aspec-to da cultura.

Simulado ENEM – 2016

1a. série – Volume 26

Questão 14 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Filosofia

Gabarito: Alternativa C

Comentários: A questão exige uma habilidade de interpretação por parte do aluno. Em primeiro lugar, ele deve lembrar-se do grande objetivo da Filosofia da Ciência: promover o debate sobre a ciência, mas no sentido de integrá-la à vida cotidiana. A Filosofia sempre coloca em questão a relação entre ciência e problemas sociais, avanço da tecnologia e como isso im-pacta na população, etc. De qualquer modo, o debate ser-ve para que a ciência seja transposta ao cotidiano, e suas questões relacionadas ao ser humano.

O fragmento de notícia problematiza o assunto, reve-lando que não está havendo ligação entre a pesquisa produzida na academia – e por consequência o avanço científico nas universidades – e as questões sociais e po-líticas. Seria necessário que academia/ciência e política estivessem articuladas para resolver o problema da ali-mentação, tal como exposto na notícia. A alternativa que melhor expressa essa relação é a (C).

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 15 – Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

Questão 15 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa C

Comentários: Os litorais ou margens ativas estão relacionados à proximi-dade de áreas de subducção, nas quais uma placa oceâni-ca mergulha sob outra continental, produzindo uma série de formações geográficas como o surgimento de fossas oceânicas e de cadeias montanhosas ao longo da costa, além do registro de intensa atividade sísmica e vulcânica em toda a região. Esse é o caso das bordas ou zonas de contato localizadas no Oceano Pacífico, inclusive lhe ren-dendo o título de “Anel de Fogo” pela presença marcante

de vulcões ao longo de toda a sua região costeira. Por outro lado, quando a margem continental coincide com regiões situadas na porção central das placas tectônicas, afasta-das de regiões de subducção e adução, o litoral assume outra configuração, sem a formação de fossas oceânicas, apresentando plataforma continental mais extensa e sem registro de atividades sísmicas ou vulcânicas. Esse é o caso da maior parte das bordas de contato do Oceano Atlânti-co, com exceção da região do Caribe, onde existem movi-mentos convergentes de placas que resultam em algumas áreas de subducção. Está correta, portanto, a alternativa (C). A alternativa (A) está incorreta, pois é o Oceano Atlântico que está se abrindo, enquanto o Pacífico se fecha. Além disso, no Atlântico predominam litorais passivos e não ati-vos. A alternativa (B) está incorreta, pois a Dorsal Atlântica formou-se numa área de adução, onde há o movimento di-vergente, e não convergente, de placas tectônicas. As infor-mações sobre o Oceano Pacífico também estão invertidas, pois lá predominam as áreas de subducção, com bordas ativas. A alternativa (D) está incorreta, primeiramente por-que a Islândia não é uma ilha continental. Sua formação é vulcânica, originada sobre a região de adução que formou a Dorsal Atlântica. Além disso, o Pacífico também apresen-ta a formação de ilhas bastante afastadas de suas zonas de contato, embora elas sejam predominantemente de origem vulcânica. A alternativa (E) também está incorreta, pois o movimento entre as placas africana e americana é divergente, e não convergente, o que contribui para que as bordas de contato do Atlântico sejam passivas, e não ativas como as do Pacífico.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade ENEM: 27 – Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.

Questão 16 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa B

Comentários: De acordo com a tradição islâmica, Muhammad, em aproximadamente 610, fazia longas meditações sobre o cristianismo, o masdeísmo e o judaísmo. Durante essas

Simulado ENEM – 2016

7Ciências Humanas e suas Tecnologias

meditações, o profeta teve visões, nas quais o anjo Ga-briel lhe fez a revelação divina, denominada Chamamen-to. A transcrição dessa revelação deu origem ao livro sagrado Corão.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 3 – Associar as manifestações cultu-rais do presente aos seus processos históricos.

Questão 17 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa E

Comentários: O arquipélago de Fernando de Noronha é um exemplo de ilhas oceânicas geradas por vulcanismo. Isso fica claro na ilustração pela dimensão do edifício vulcânico (com mais de 4 km de altura), elevando-se desde o soalho oceânico (planície abissal ou bacia oceânica). Está correta, portanto, a alternativa (E). A alternativa (A) está incorreta, porque no Nordeste brasileiro a plataforma continental não se esten-de por 345 km (distância apresentada entre a costa e o arquipélago mencionado). Além disso, as plataformas con-tinentais são bem mais rasas, atingindo aproximadamente 200 m de profundidade, não correspondendo, portanto, à ilustração apresentada, que mostra o edifício geológico de Fernando de Noronha se elevando a partir de uma profun-didade bem maior (4 km). A alternativa (B) apresenta uma sugestão absurda de que ilhas oceânicas poderiam ser “flu-tuantes”, portanto é inválida. A alternativa (C) utiliza incor-retamente o conceito de “morros testemunhos”, que não é aplicado ao relevo oceânico, mas sim a determinadas si-tuações do relevo continental, e não tem qualquer relação com erosão marinha. A alternativa (D) aplica conceitos de forma incorreta, pois o termo “fluvial” indica rios, e não ocea-nos. Além disso, as formas de intemperismo mencionadas, embora até tenham afetado a morfologia das ilhas, não podem ser apontadas como originadoras do arquipélago.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade ENEM: 27 – Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.

Questão 18 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Filosofia

Gabarito: Alternativa C

Comentários: É necessário retomar os estágios de uma teoria para Thomas Kuhn: ciência pré-paradigmática, ciência normal, época de crise, ciência extraordinária e revolução cientí-fica. O texto fala de Nicolau Copérnico, responsável pela teoria Heliocêntrica. Considerando o contexto – a sequên-cia de anomalias acerca das teorias Ptolomaicas (o para-digma vigente da época), e a teoria de Copérnico como uma possível resposta a todas as anomalias – percebe-se que ele foi responsável por um período de revolução cien-tífica, alterando a visão que se tinha do universo até então. Tal resposta está expressa na alternativa (C).

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 5 – Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

Questão 19 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa B

Comentários: A Revolução Industrial fez emergir as desigualdades e os conflitos entre burgueses, detentores do capital, e proletários, os trabalhadores. Como Marx analisou, essa luta de classes marcou o panorama social da Europa até meados do século XX. Assim, o item avalia a capacidade de o aluno analisar a relação entre Revolução Industrial e mudança social de acordo com a teoria marxista. O ga-barito é a alternativa (B). A alternativa (A) está errada, por-que a nobreza, no século XIX, acumulava derrotas políti-cas. A alternativa (C) é incorreta, porque os salários dos trabalhadores eram muito baixos nessa época. A alterna-tiva (D) está errada, porque a luta dos trabalhadores era por direitos que, ao contrário do que a afirmativa indica, não estavam garantidos. A alternativa (E) é incorreta, porque os movimentos ambientalistas só vão aparecer no cenário social na segunda metade do século XX.

Simulado ENEM – 2016

1a. série – Volume 28

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.

Questão 20 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa B

Comentários: São considerados “aquíferos” quaisquer locais no solo terrestre onde a formação geológica permita o armaze-namento de água. Eles podem ser classificados em aquí-feros freáticos (também chamados “livres”) ou confinados (também chamados “artesianos”), dependendo se têm uma camada impermeável ou semipermeável apenas na sua base (freáticos), ou criam ambientes de completa sa-turação, confinados entre rochas impermeáveis nos limites inferior e superior. O conceito de “lençol freático” indica o nível d’água situado no limite superior de um aquífero freá-tico. Está correta, portanto, a alternativa (B). A alternativa (A) está incorreta, pois não há qualquer convenção de profun-didade que indique a diferenciação dos dois conceitos. De acordo com o tipo de solo e substrato rochoso, os lençóis podem estar a maior ou menor profundidade, e mesmo os aquíferos artesianos, que tendem a ser mais profundos, também podem se aproximar da superfície. A alternativa (C) está incorreta, pois os aquíferos também podem re-ceber recarga de águas superficiais. A alternativa (D) está incorreta, pois os aquíferos também podem se aproximar da superfície, e a escavação de poços de bombeamento nessas áreas de afloramento é perfeitamente viável tec-nicamente. A alternativa (E) está incorreta, pois, embora o volume armazenado de água dependa do tamanho dos aquíferos, é comum os aquíferos artesianos armazenarem um volume de água bem superior ao dos lençóis freáticos.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade ENEM: 28 – Relacionar o uso das tecnolo-gias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.

Questão 21 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa C

Comentários: Muhammad e seus seguidores abandonaram Meca, durante a perseguição contra eles dirigida por parte da aristocracia local, refugiando-se em Yathrib, evento co-nhecido como Hégira e considerado o ponto de partida do calendário muçulmano. Após arregimentar um gran-de exército em Medina, Muhammad retornou a Meca, tornando-se vitorioso, em 630. O retorno a Meca foi eri-gido à condição de pilar do islamismo e, de acordo com ele, o muçulmano deve fazer a peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 3 – Associar as manifestações cultu-rais do presente aos seus processos históricos.

Questão 22 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa A

Comentários: A cena retrata mercadores praticando o comércio em feiras urbanas, no final da Idade Média. Essa prática tor-nou-se mais comum a partir do século XI, em função do Renascimento comercial e urbano – estimulado pela explosão demográfica entre os séculos XI e XIII e intensi-ficado pela criação de rotas comerciais proporcionadas pelas Cruzadas. Nesse momento, foi possível retomar o lucrativo comércio com o Oriente.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspec-tos da cultura.

Questão 23 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa A

Simulado ENEM – 2016

9Ciências Humanas e suas Tecnologias

Comentários: Os infográficos apontam tendência ao aumento do con-sumo per capita de água em nível nacional (embora em alguns estados ocorra oposto) e os ainda elevados (embora com leve melhora) índices de perda de água por questões variadas, que inserem o Brasil numa situa-ção bem pior do que a verificada em outros países. Está correta, portanto, a alternativa (A). A alternativa (B) revela uma interpretação incorreta dos dados apresentados no suporte da questão, pois a Bahia é um dos estados que apresenta menor índice de consumo de água per capita no Brasil. A alternativa (C) apresenta uma conclusão que não se sustenta com base nas informações dos infográ-ficos, já que neles é citado o problema do desperdício de água através dos “gatos”, mas não há qualquer refe-rência ao volume desperdiçado em cada Unidade da Federação. A alternativa (D) está incorreta, pois embora se verifique que, em geral, os índices de desperdício dos estados amazônicos sejam elevados, isso não se relacio-na diretamente à questão da degradação da qualidade das águas, ou seja: não é possível fundamentar a con-clusão apresentada na alternativa com base nos dados apresentados no suporte da questão. Finalmente, a alter-nativa (E) está incorreta por apresentar conclusões tam-bém inválidas e sem fundamentação no suporte. Não há dados que tratem do percentual de residências servidas pela rede pública de distribuição de água. Além disso, a interpretação sobre o Rio de Janeiro é incorreta, já que essa Unidade da Federação só se destacou nos infográ-ficos por apresentar o maior índice de consumo de água per capita do país – informação que não tem qualquer relação com a questão da exclusão social, mencionada na alternativa.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade ENEM: 29 – Reconhecer a função dos re-cursos naturais na produção do espaço geográfico, rela-cionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.

Questão 24 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa E

Comentários: A lei descrita no texto é um constrangimento à liberdade individual e ao mercado da moda. No entanto, essa lei foi proposta, e muito provavelmente será aprovada, porque ela reflete valores socialmente vistos como corretos, tal como o texto indica. Portanto, trata-se de uma realidade que ilustra o conceito de fato social de Durkheim, que aponta para a preponderância da sociedade sobre o indi-víduo e das leis como reflexos dos valores sociais. O gaba-rito é a alternativa (E). A alternativa (A) está errada, porque a lei referida constrange, e não liberta, os indivíduos. A al-ternativa (B) é incorreta, porque a lei não determina um tipo de corpo, mas, na verdade, proíbe o que se entende por magreza excessiva. A alternativa (C) está errada, por-que o texto de suporte em nenhum momento indica que a lei quer proteger as jovens do mercado da moda. Antes, a ideia é que a lei proteja a sociedade de práticas vistas como abusivas ou prejudiciais a todos. A alternativa (D) é incorreta, porque o problema atacado pela lei não é uma suposta desigualdade nas atividades comerciais.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 12 – Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.

Questão 25 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa E

Comentários: A meteorologia e a climatologia, embora profunda-mente relacionadas, são ciências distintas. A primeira se ocupa da compreensão da composição e dos pro-cessos atmosféricos em suas relações com a superfície terrestre. A segunda se dedica ao estudo dos padrões at-mosféricos manifestados em determinado local, duran-te um longo período – que resulta nos diferentes climas compreendidos com base na análise geográfica. Está correta, portanto, a alternativa (E). A alternativa (A) está incorreta, pois a ciência que estuda os corpos celestes é a astronomia, e não a meteorologia. A alternativa (B) está incorreta, pois embora a previsão do tempo – con-ceito que se refere às condições atmosféricas momen-

Simulado ENEM – 2016

1a. série – Volume 210

tâneas em determinado local – possa ser realizada tanto por meteorologistas como por climatólogos, essa não é a única atribuição da meteorologia. Além disso, a clima-tologia permite, sim, que se façam previsões com base em padrões climáticos observados em longo prazo. A alternativa (C) estabelece uma regionalização inválida para ambos os conceitos, já que a abrangência das duas ciências pode ser tanto global como regional. Além dis-so, a aplicação do conceito “tempo meteorológico” para se referir ao clima regional é incorreta. A alternativa (D) aplica incorretamente os conceitos mencionados, pois padrões climáticos de longo prazo em determinado lo-cal referem-se a “clima”, enquanto condições atmosféri-cas momentâneas referem-se a “tempo”.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade ENEM: 27 – Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.

Questão 26 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Filosofia

Gabarito: Alternativa B

Comentários: O aluno, ao observar as referências bibliográficas, verá que o texto é da autoria de David Hume, filósofo mo-derno. Ao ler o texto, deve extrair a seguinte questão: as ideias são percepções menos vivazes do que a própria impressão – que nada mais é do que o contato direto com o objeto, por meio dos cinco sentidos. Ora, levando em consideração o conceito de vivacidade e a afirma-ção de que os materiais do pensamento derivam das sensações, das impressões – e tudo isso somado ao tex-to que é de autoria de David Hume – constata-se que se trata de um posicionamento empirista com respeito ao conhecimento de objetos. A alternativa correta é a (B).

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 5 – Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

Questão 27 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa C

Comentários: O faraó ocupava a posição de maior destaque na pirâ-mide social egípcia, era o soberano divino e absoluto, o senhor de todo o Egito. Considerado filho de Amon-Rá, suas atribuições variavam entre o controle político ad-ministrativo do Estado e o da religião. Também era seu dever prover a felicidade de seus súditos. A necessidade administrativa levou o soberano a delegar a funcionários algumas tarefas, segundo a análise do autor.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 12 – Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.

Questão 28 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa C

Comentários: São consideradas ciclonais as regiões de convergência de ventos superficiais pela baixa pressão atmosférica, que resulta do movimento ascensional (convectivo) do ar aquecido, reduzindo a força exercida pela atmosfera sobre a superfície. Por outro lado, nas regiões chama-das de anticiclonais, observa-se a divergência de ven-tos superficiais pela alta pressão atmosférica, tendo em vista a elevação da força exercida pela atmosfera sobre a superfície. Na figura, estão representados à esquerda um movimento anticiclonal, com alta pressão, e à direita, um movimento ciclonal, com baixa pressão. Está corre-ta, portanto, a alternativa (C). As alternativas (A) e (B) es-tão incorretas por inverterem os conceitos. No caso da alternativa (A), também há a interpretação incorreta do gradiente de pressão atmosférica verificado em ambos os casos, uma vez que o movimento anticiclonal indica a alta pressão, e o ciclonal, a baixa pressão atmosférica.

Simulado ENEM – 2016

11Ciências Humanas e suas Tecnologias

O mesmo equívoco é verificado na alternativa (D), que também está incorreta. A alternativa (E) também está er-rada, pois há diferença de pressão entre as duas zonas representadas. A formação de ciclones, com expressivo aumento na velocidade dos ventos, está relacionada exatamente às diferentes pressões e temperaturas veri-ficadas em determinadas regiões da superfície terrestre.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade ENEM: 27 – Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.

Questão 29 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa C

Comentários: As novas tecnologias da comunicação, como os celulares, podem ser entendidas como instrumentos de esgarça-mento ou reforço das relações sociais. A segunda acepção é apresentada no texto de suporte, já que a autora defen-de que as tecnologias da comunicação criam intimidade. Portanto, o gabarito é a alternativa (C). As alternativas (A), (B) e (D) estão erradas, porque sugerem, cada uma a seu modo, o esgarçamento das relações sociais. Já a alternativa (E) está errada, porque o texto de suporte indica que família e trabalho, o privado e o público, não estão mais comple-tamente distantes com as novas tecnologias de comunica-ção. Essa realidade não é uma confusão, como a afirmativa sugere, mas, antes, uma nova configuração das relações entre o público e o privado.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos his-tóricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 21 – Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.

Questão 30 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa D

Comentários: O texto diferencia as práticas religiosas no Antigo Egito. O culto às divindades tradicionais – como Amon, Osíris e Ptah – e a veneração a Ápis e Mnevis encontravam-se acessíveis às camadas populares. Entretanto, os cultos oficiais e as explicações a respeito das cosmologias e das sínteses teológicas eram restritas aos sacerdotes e aos faraós.

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 5 – Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

Questão 31 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa D

Comentários: Na classificação de Köppen-Geiger, a primeira letra, maiús-cula, representa a característica geral do clima de uma re-gião, sendo a letra A utilizada para indicar a predominância de climas tropicais úmidos; a letra B, um clima marcado pela aridez; e a letra C, um clima mesotérmico ou temperado. A segunda letra, quando minúscula, representa as particulari-dades do regime de chuvas. A letra w indica a maior quanti-dade de chuvas no verão; a letra f indica a ausência de uma estação seca definida, com chuvas o ano inteiro. Quando é maiúscula, como no caso da letra S da alternativa (C), reve-la a quantidade total de precipitação anual, que nesse caso fica entre 380 e 760 mm, caracterizando o clima semiárido típico da região de estepes. A terceira letra, quando aparece, aponta a característica térmica local. Nesse caso, a letra mi-núscula a, que aparece na alternativa (B), indica que o verão é quente; e a letra h, que aparece na alternativa (C), indica um clima seco e quente. Aplicando os conceitos da classificação de Köppen-Geiger na região assinalada no mapa apresen-tado como suporte, verifica-se a predominância de clima tropical (primeira letra A) com verões chuvosos (segunda letra minúscula w). Está correta, portanto, a alternativa (D). A alternativa (A) está incorreta, pois se o comando da questão informou que na região assinalada ocorre a alternância de períodos de chuva e seca, não poderia ser, na classificação de Köppen-Geiger, aplicada a segunda letra minúscula f (au-sência de estação seca). As alternativas (B) e (E) estão incor-

Simulado ENEM – 2016

1a. série – Volume 212

retas, pois se o comando da questão informou que na região assinalada o clima é tropical, não poderia ser, na classificação de Köppen-Geiger, aplicada a primeira letra maiúscula C, que indica climas mesotérmicos ou temperados. Finalmente, a al-ternativa (C) está incorreta, pois a única região brasileira que tem climas marcados pela aridez, a ponto de justificar o uso da primeira letra B na classificação de Köppen-Geiger, é o Sertão Nordestino – que não corresponde à área assinalada no mapa apresentado como suporte.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 6 – Interpretar diferentes representa-ções gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

Questão 32 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa E

Comentários: A civilização assíria é historicamente conhecida pe-las conquistas dirigidas contra os habitantes da região mais árida da Mesopotâmia, com as quais completaram sua economia, por meio do saque e da pilhagem. Com um exército extremamente bem equipado, com carros de guerra, armamentos pesados e forte infantaria, sur-preendiam os inimigos, a quem destinavam o mais cruel tratamento, como as mutilações e castrações.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 7 – Identificar os significados históri-co–geográficos das relações de poder entre as nações.

Questão 33 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa C

Comentários: Os textos de suporte diferem em relação ao impacto que a ação coletiva pode ter no processo histórico. Enquanto o primeiro vê a massa como capaz de transformar a histó-ria – e, portanto, emancipando os indivíduos –, o segundo entende que as pessoas se perdem na multidão, isto é, se

alienam. Assim, o gabarito é a alternativa (C). A alternativa (A) está errada, porque o texto II afirma que a razão é perdi-da na multidão. A alternativa (B) é incorreta, porque o texto II indica que a individualidade é completamente desrespei-tada na multidão. A alternativa (D) está errada, porque o texto I aponta para a massa como fator de mudança social, e não de conservação. A alternativa (E) está errada, porque em ambos os textos, cada um ao seu modo, o indivíduo é menos importante do que a coletividade.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 14 – Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

Questão 34 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa B

Comentários: A descrição apresentada no comando da questão corres-ponde ao bioma Pampa, caracterizado pelo domínio das pradarias existentes sobre as “coxilhas” do Rio Grande do Sul. Está correta, portanto, a alternativa (B). As alternativas (A) e (E) estão incorretas, já que a descrição fornecida trata de uma formação com predomínio de herbáceas e gramíneas, e não florestal, como seria o caso da Amazônia e da Mata Atlântica. A alternativa (C) está incorreta, pois o bioma Cerrado, embo-ra também apresente formações de herbáceas e, eventual-mente, gramíneas, tem características fitogeográficas mais complexas do que as descritas, se estende por mais de uma região brasileira, e desenvolve-se sobre um relevo bem mais acidentado do que o descrito no comando da questão. A alternativa (D) também está incorreta, pois o bioma Caatinga apresenta formação vegetal complexa, predominantemente arbustiva – portanto, diferindo da descrição apresentada no comando da questão – além de também se estender sobre uma topografia mais acidentada, que não tem qualquer rela-ção com as “coxilhas” gaúchas.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Simulado ENEM – 2016

13Ciências Humanas e suas Tecnologias

Habilidade ENEM: 27 – Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.

Questão 35 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa E

Comentários: A gravura representa um dos aspectos do feudalismo medieval europeu, a economia autossuficiente pratica-da no interior de feudos. A produção era essencialmente agrária, voltada ao abastecimento do feudo. Uma parce-la abastecia os camponeses e grande parte era capitada pelos senhores feudais, já que os camponeses deviam--lhes tributos – pagos com parte da produção ou por meio da prestação de serviços.

Competência ENEM: 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Habilidade ENEM: 16 – Identificar registros sobre o pa-pel das técnicas e tecnologias na organização do traba-lho e/ou da vida social.

Questão 36 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Filosofia

Gabarito: Alternativa A

Comentários: É preciso observar que o fragmento de texto é de René Descartes, filósofo defensor do racionalismo. O texto traz o método cartesiano, utilizado para avaliar os conheci-mentos científicos adquiridos até então e servir como orientação para os próximos. Desse modo, a alternativa mais alinhada a esse posicionamento é a (A).

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: 5 – Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

Questão 37 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa C

Comentários: A descrição presente no comando da questão se aplica ao conceito de hotspots de biodiversidade, criado em 1988 pelo ecólogo inglês Norman Myers. Na ocasião, ele identificou dez hotspots mundiais, sendo dois deles em território brasileiro: o Cerrado e a Mata Atlântica, o que torna correta, portanto, a alternativa (C). As alternativas (A) e (B) estão incorretas, pois utilizam inadequadamente conceitos constantes no Código Florestal Brasileiro, que podem ser aplicados em qualquer bioma no Brasil, e não especificamente na Mata Atlântica e no Cerrado. A alternativa (D) comete o mesmo equívoco, uma vez que a existência de parques nacionais adota critérios que vão além da questão da biodiversidade, e eles podem existir em todos os biomas e regiões brasileiras. Finalmente, a alter-nativa (E) apresenta um conceito que não existe na nomen-clatura referente às unidades de conservação ambiental, seja em âmbito nacional ou mundial. Além disso, o conceito de “manejo” se aplica ao aproveitamento econômico de deter-minada espécie ou produto natural, planejado de forma a mi-nimizar os impactos ambientais resultantes dessa atividade.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade ENEM: 27 – Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.

Questão 38 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa B

Comentários: O documento relata a investida persa às cidades gregas da Ásia Menor. Mileto, a mais próspera, não aceitou a si-tuação, recorrendo às demais cidades gregas e obtendo apoio de Atenas. A guerra iniciou-se com o domínio per-sa na região e a tentativa de conquistar as demais cida-des gregas. A guerra entre gregos e persas é conhecida como Guerra Médica, sendo dividida em três partes ou fases, durando até 448 a.C., quando finalmente é decre-tada a Paz de Kallias (Tratado de Susa).

Simulado ENEM – 2016

1a. série – Volume 214

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 7 – Identificar os significados históri-co–geográficos das relações de poder entre as nações.

Questão 39 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa E

Comentários: Uma vez que o texto de suporte afirma que a escravi-dão no Brasil foi praticada por diferentes profissões e instituições em todo o território nacional, o gabarito é a alternativa (E). A interpretação adequada do texto tam-bém permite identificar os erros das outras opções de resposta, já que elas indicam possibilidades contrárias às palavras das autoras.

Competência ENEM: 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econô-micas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Habilidade ENEM: 11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

Questão 40 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa C

Comentários: O fenômeno conhecido como “El Niño” consiste no aquecimento acima do normal das águas superficiais de uma parte do Oceano Pacífico, situada ao sul da Linha do Equador, especialmente nas proximidades da Amé-rica do Sul. As diversas interferências causadas pelo fe-nômeno, durante o inverno no Hemisfério Norte (entre dezembro e fevereiro), estão representadas no primeiro mapa. A alternativa que traz a relação correta entre a conceituação do fenômeno e uma das alterações que ele produz no período destacado é a (C). A alternativa (A) está incorreta, pois a temperatura das águas do Pacífico afetadas pelo El Niño fica mais quente do que o normal, e não mais fria, como afirmado. A alternativa (B) está incor-reta, pois não existe a alteração mencionada, visto que

as regiões equatoriais do globo são predominantemen-te ciclonais, de baixa pressão, e não anticiclonais. Além disso, a alteração citada em relação à Índia é registrada durante o período de junho a agosto, ou seja, no inverno do Hemisfério Sul, e não no verão, como demandado no comando da questão. A alternativa (D) está incorreta, pois embora se registrem alterações no comportamento dos ventos alísios durante o fenômeno El Niño, os mais afetados são os que sopram no Hemisfério Sul, e não os do Hemisfério Norte – o que se torna evidente nos desta-ques apresentados em ambos os mapas incluídos como suporte. Finalmente, a alternativa (E) está incorreta, pois o fenômeno da ressurgência oceânica não está direta-mente relacionado à formação do El Niño. Além disso, as modificações citadas no regime pluviométrico na Argen-tina e no Chile, conforme as informações do segundo mapa, ocorrem entre junho e agosto, ou seja, no inverno do Hemisfério Sul, e não durante o verão.

Competência ENEM: 2 – Compreender as transforma-ções dos espaços geográficos como produto das rela-ções socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade ENEM: 6 – Interpretar diferentes representa-ções gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

Questão 41 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa D

Comentários: O texto de Floro resume a trajetória do escravo gladia-dor Espártaco, que no final da década de 70 a.C., na Sicília, liderou milhares de escravos fugitivos, resistindo fortemente às sucessivas investidas do exército romano. Segundo o autor, Espártaco lutou para esquecer seu pas-sado, buscando as honras dos generais romanos, che-gando mesmo a promover entre os prisioneiros lutas e jogos como os que ele próprio era obrigado a participar por sua condição social de escravo gladiador. Espártaco foi derrotado por Crasso, que surgiu no cenário político da República como um novo líder.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos his-tóricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Simulado ENEM – 2016

15Ciências Humanas e suas Tecnologias

Habilidade ENEM: 22 – Analisar as lutas sociais e con-quistas obtidas no que se refere às mudanças nas legis-lações ou nas políticas públicas.

Questão 42 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Geografia

Gabarito: Alternativa A

Comentários: Ao abordar as diferenças entre os dois conceitos, a geó-grafa aponta que a formação de areais pode ocorrer mesmo em locais com índices de precipitação expres-sivos, como no caso do Rio Grande do Sul. Outra dife-rença em relação à desertificação é a origem natural do processo. Está correta, portanto, a alternativa (A). A alter-nativa (B) está incorreta, pois a entrevistada justamen-te argumenta demonstrando o surgimento de areais em regiões não semiáridas do território brasileiro, bem como ressalta a origem natural do processo. A alterna-tiva (C) está incorreta, pois segundo as informações do texto, a erosão eólica não é o único fator que contribui para a arenização. Além disso, os solos predominantes em regiões desérticas e semiáridas também são areno-sos. A alternativa (D) está incorreta, pois a região semiá-rida do Nordeste brasileiro sofre processo de desertifica-ção e não de arenização, como ocorre, segundo o texto, em outras das chamadas Áreas de Atenção Especial do Brasil. A alternativa (E) estabelece relações incorretas en-tre ambos os conceitos, uma vez que eles comumente ocorrem isoladamente, em regiões distintas.

Competência ENEM: 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade ENEM: 29 – Reconhecer a função dos re-cursos naturais na produção do espaço geográfico, rela-cionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.

Questão 43 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << História

Gabarito: Alternativa A

Comentários: O documento resume a vida social dos bárbaros germâ-nicos, evidenciando a escolha do rei pela nobreza, dos

chefes guerreiros pela coragem e bravura. O rei não ti-nha poder ilimitado; os guerreiros agiam pelo exemplo e não pela autoridade; os sacerdotes não castigavam por vontade própria, mas agiam de acordo com a orien-tação dos deuses. Eram comuns nas batalhas os sím-bolos retirados dos bosques sagrados, que mantinham os deuses presentes ao lado dos guerreiros. Entretanto, nada equivalia ao valor atribuído à família pelos povos germânicos, pois era ela quem os incentivava e os forta-lecia nas guerras e na organização da vida comunitária.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos his-tóricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 23 – Analisar a importância dos valo-res éticos na estruturação política das sociedades.

Questão 44 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Filosofia

Gabarito: Alternativa D

Comentários: O aluno deve fazer a análise do texto e considerar os seguintes elementos: o problema da demarcação do co-nhecimento científico – questão clássica dentro da Filo-sofia da Ciência – e a discussão sobre o lugar do erro na teoria científica – como uma espécie de motor do desen-volvimento da ciência. Ao atrelar esses dois elementos, o aluno tem condições de chegar à resposta – que nada mais é do que a teoria de Karl Popper de modo resumi-do: a falseabilidade (ou a capacidade de uma teoria cien-tífica ser falsificada) como o que demarca uma teoria como conhecimento científico. Boas teorias ficariam em vigência durante um tempo, mas seriam absolutamente falseáveis. E quando isso acontecesse, entraria no lugar outra teoria, e assim por diante. Desse modo, a alternati-va correta é a (D).

Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade ENEM: Habilidade 5 – Identificar as mani-festações ou representações da diversidade do patrimô-nio cultural e artístico em diferentes sociedades.

Simulado ENEM – 2016

1a. série – Volume 216

Questão 45 Ciências Humanas e suas Tecnologias

Disciplina << Sociologia

Gabarito: Alternativa D

Comentários: Procurando pavimentar um possível reinado para a prin-cesa Isabel, a monarquia brasileira processou a abolição de uma maneira em que a decisão é apresentada como um presente do Estado aos escravizados. Assim, des-considerou todas as lutas por liberdade que os afrodes-cendentes protagonizaram em mais de três séculos de escravidão. O gabarito é a alternativa (D). As alternativas (A) e (B) estão erradas porque a discriminação e o pre-conceito não acabaram com o fim da escravidão, assim como a igualdade de acesso aos postos de trabalho não

foi assegurada. A alternativa (C) é incorreta porque, sen-do entendida como um presente, a monarquia indicava que a abolição era perfeita para a sociedade brasileira, sem a necessidade de reconhecer outras dificuldades sociais pelas quais o país passava. A alternativa (E) está errada, porque na lógica da apresentação oficial da abo-lição, a sociedade serve o Estado, já que o liberto deve demonstrar gratidão pelo presente recebido.

Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos his-tóricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atua-ção consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade ENEM: 22 – Analisar as lutas sociais e con-quistas obtidas no que se refere às mudanças nas legis-lações ou nas políticas públicas.

Anotações

CARTÃO-RESPOSTA

SIMULADO ENEM 2016 – 1.a SÉRIE – VOLUME 2

Ciências Humanas e suas Tecnologias

GABARITO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A

B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B

C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C

D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D

E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E

24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45

A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A

B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B

C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C

D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D

E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E

Nome da Escola:

Aluno(a):

Série:

Turma:

Data:

Assinatura: