simulado oab xix 2

23

Upload: diego-ferreira

Post on 16-Jul-2016

46 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

OAB simulado

TRANSCRIPT

Page 2: Simulado OAB XIX 2

2o SIMULADO OAB XIX - 1a FASE

2

A prova objetiva da próxima 1ª fase será no dia 20/03 e nós ofereceremos para você, vi-sando proporcionar ao candidato uma mensuração da evolução de desempenho, con-ceito e abordagem lançado originariamente por nós para o Exame de Ordem, 3 simula-dos para que as deficiências e a EVOLUÇÃO do desempenho seja feita de agora até o dia da prova.

O objetivo declarado aqui é ajudar o candidato a ter a certeza de que irá bem na 1ª fase, e, com isso, dar-lhe mais segurança na hora da verdade: quem se sente seguro conse-gue dominar melhor o emocional.

A segurança, evidentemente, está relacionada à certeza de que o preparo até a prova foi o adequado, e o simulados, visto em conjunto, permitirão ao candidato ATACAR com precisão seus pontos deficientes, auxiliando-o em sua ESTRATÉGIA de estudos.

E QUAL É A FUNÇÃO DE UM SIMULADO?

A resposta é simples: reproduzir as condições de um evento qualquer, visando treinar os interessados sob determinadas condições. No nosso caso, queremos treinar para a prova objetiva da OAB.

Logo, um simulado, levando em consideração as condições da prova objetiva da OAB, tem de ser feito sob os seguintes parâmetros:

1 - ISOLAMENTO

O candidato fará a prova sozinho, logo, se iso-lar do contato é condição sine qua non de um simulado. Sem isolamento você NÃO faz um si-mulado para a prova da OAB.

E a lógica é muito simples: o simulado não serve só para o candidato avaliar conhecimentos, ser-ve também para treinar o emocional.

Sem medo de errar, o emocional no Exame é praticamente “50%” do necessário para se con-seguir a aprovação. É um verdadeiro clichê ou-vir histórias de insucessos ligadas ao nervosis-mo e à ansiedade. Se preparar emocionalmente é FUNDAMENTAL para o sucesso.

2 - CONCENTRAÇÃO

Ao ficar sozinho o candidato poderá testar sua concentração. Aqui temos um ponto inte-ressante. O ideal seria fazer o simulado em uma sala com demais candidatos, mas como no nosso caso isso não será possível, você terá de providenciar um espaço adequado. Como esse espaço não será igual ao de uma sala de prova, você poderá exercitar o foco e a concentração em um nível ACIMA das condições reais da prova. Perfeito para a ges-tão do emocional e do foco!

BEM-VINDOAO 2º SIMULADO DO PORTAL EXAME DE ORDEM PARA O XIX EXAME!

www.cers.com.br

Page 3: Simulado OAB XIX 2

2o SIMULADO OAB XIX - 1a FASE

3

3 - DISCIPLINA

Um simulado não é uma brincadeira e nem uma festa da interação. Não se permita dis-trações, não interaja com ninguém, não des-vie o seu foco. Um simulado é para ser levado a sério e isso é muito importante!

Qual a importância de fazer um simulado quando faltam apenas pouco menos de 2 meses para a prova?

Agora, acreditamos, é hora de fazer uma pri-meira averiguação do que foi apreendido nos estudos até agora. Notem a distância do dia de amanhã até o dia da prova. MUITO pode ser corrigido (se for o caso) na hipótese do candi-dato descobrir algum tipo de deficiência.

A HORA DE ERRAR É AGORA!

Claro! Você ainda não está 100% prontos para a prova, e eventual análise tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida em uma questão, a análise do desempenho deve levar esse fator em con-sideração: não se pode exigir aquilo que não se estudou.

E QUAIS OS PONTOS A SEREM OBSERVADOS EM TODOS OS SIMULADOS?

1 - Gestão do tempo durante a prova;

2 - Identificação de deficiências na aprendizagem;

3 - Gerenciamento do aspecto emocional.

Esses 3 elementos precisam ser reavaliados a cada simulado, e as observações para cada simulado precisam ser comparadas. Desta forma você pode notar a evolução nos estu-dos ou, perceber algum tipo de deficiência.

Registre os dados e posteriormente compare as notas.

Vamos ver cada tópico agora:

GESTÃO DO TEMPO DURANTE A PROVATempo é segurança! Talvez essa seja a premissa básica quando se fala no tempo de prova. O candidato tem de ter a convicção de que as 5 horas se-rão suficientes não só para responder todas as perguntas como também para preencher a folha de resposta.

Quem fará a prova pela primeira vez provavelmente não sabe, mas 5 ho-ras passam voando. Claro que a percepção é derivada de um estado de alerta, de tensão, afinal, o tempo corre de forma uniforme, mas a impres-

são é que durante a prova ele passa mais rápido...muito mais rápido!

O simulado permite que o candidato estude o gerenciamento do seu tempo e sua capa-cidade em responder todas as perguntas. O estado psicológico será diferente, por certo, mas o aprendizado resultante da simulação ajuda no processo de realização da prova, porquanto o processo em si não será totalmente estranho ao candidato.

www.cers.com.br

Page 4: Simulado OAB XIX 2

2o SIMULADO OAB XIX - 1a FASE

4

IDENTIFICAÇÃO DE DEFICIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM

Esse, por certo, é o papel mais relevante ao se estudar por provas ante-riores, e, no presente momento, na submissão ao simulado. Certamen-te o candidato não responderá todas as perguntas. Essa percepção é útil para identificar em quais disciplinas estão as maiores limitações no conhecimento.

O erro também faz parte do processo de aprendizagem - com ele o can-didato estabelece seu processo de cognição, sedimentando melhor o co-nhecimento a ser exigido na hora da verdade, pois o erro permite a com-

preensão de limitações no conhecimento e, por corolário lógico, a supressão de lacunas.

Faltam 2 meses para a prova. Identificar deficiências agora será algo muitíssimo útil, pois o tempo daqui até o dia da prova permite que vocês possam sanar quaisquer problemas com folga, muita folga mesmo!

GERENCIAMENTO DO ASPECTO EMOCIONAL

Eu não tenho dúvidas que o aspecto emocional do candidato é decisivo na sua aprovação. Já li uma infinidade de depoimentos de candidatos que sucumbem às próprias emoções durante a aplicação da prova.

Aliás, já foram centenas de depoimentos retratando a descrença em função de sucessivos fracassos, muitos deles estreitamente relaciona-dos com o nervosismo.

Acredito na ideia de que a segurança ao se fazer uma prova deve ser resultado da certe-za de que se está bem preparado.

Simplesmente não existe fórmula mágica para se ficar calmo: O ser humano que está apto a enfrentar situações específicas com calma, onde outros ficariam nervosos, ou não tem nada a perder ou já está escolado pela experiência.

Quem faz o Exame de Ordem pela 1ª vez, ou já fez 2 ou 3 vezes, é pouco para ficar 100% calmo, e virtualmente todos têm muito em jogo nessa hora; afinal, aprovar é preciso!

Hoje, agora, neste momento, você certamente está bem longe da sensação de ansiedade que assola os examinandos na véspera da prova! Ótimo! Trabalhar o simulado, compre-ender as falhas e solucioná-las já a partir de agora vai certamente contribuir para deixá--lo mai seguro quando estiver há uma ou duas semanas da data da prova.

Se você pretende suprir deficiências identificadas após o simulado, recomendo forte-mente os cursos do Portal Exame de Ordem, relacionados ao longo deste simulado.

Nossos cursos foram projetados para quem deseja estudar com CONSISTÊNCIA para a prova objetiva.

Estudar com consistência implica, entre outras coisas, ter acesso a um curso completo, que trate de todos o conteúdo abordado na 1ª fase como também estruturados para abordarem com a devida profundidade cada tema abordado, ofertando ao aluno o co-nhecimento necessário para ser aprovado.

O Exame de Ordem acontece aqui, e a SUA preparação, TAMBÉM!

O gabarito será liberado ainda hoje!

BOM SIMULADO!

www.cers.com.br

Page 6: Simulado OAB XIX 2

2o SIMULADO OAB XIX - 1a FASE

6

ESTATUTO E ÉTICAPAULO MACHADO

1. Raul, advogado, é acusado, em processo discipli-nar, de ter perdido prazos em diversos processos, de ter atuado contra os interesses dos seus clientes e de ter um número exagerado de indeferimento de petições iniciais, por ineptas, desconexas, com representações sucessivas à OAB. Em relação a tais circunstâncias, à luz das normas estatutárias, é correto afirmar que as condutas imputadas a Raul:

A) Não caracterizam infração disciplinar.

B) São consideradas desvios processuais exclusivamente.

C) Demandam atuação da OAB no sentido educativo.

D) Caracterizam inépcia da atuação profissional.

2. O advogado José da Silva defronta-se com uma si-tuação em que surge dúvida quanto à sua atuação ética. Consultando a legislação de regência, não vislumbra solução para sua dúvida. Nesse caso, não havendo previsão no Código de Ética e Discipli-na da OAB, deve o advogado formular consulta ao:

A) Conselho Seccional.

B) Tribunal de Ética e Disciplina.

C) Presidente da Instituição.

D) Tribunal Pleno.

3. O advogado João, regularmente contratado para defender os interesses de José em Juízo, realiza a defesa regular em primeiro grau, mas não apre-senta recurso de apelação contra sentença que julgou improcedente o pedido, mesmo havendo sólida fundamentação para modificar o decidido. O prejuízo causado ao cliente foi de R$ 10.000,00, parcialmente coberto por seguro realizado pela sociedade de advogados integrada por João. Con-soante as regras estatutárias, os prejuízos causa-dos ao cliente acarretam a responsabilidade pes-soal do sócio advogado de forma:

A) Limitada à responsabilidade decorrente de contra-to de seguro.

B) Ilimitada, mas subsidiária em relação à sociedade.

C) Limitada e principal, sendo a da sociedade subsidiária.

D) Ilimitada e vinculada ao resultado do processo dis-ciplinar instaurado.

4. Um advogado é contratado por um empresário para atuar em causas na área empresarial, forma-lizando contrato escrito e emitindo fatura para pagamento dos honorários ajustados. A partir de determinado momento o empresário passou a não pagar os honorários ajustados. Consoante as regras do Código de Ética, o advogado para buscar o recebimento dos honorários pactuados, deverá:

A) Emitir duplicatas decorrentes da fatura apresentada.

B) Levar o contrato de honorários a protesto.

C) Emitir debêntures em decorrência do contrato firmado.

D) Cobrar os valores por meio de ação judicial.

5. O advogado Antônio é convocado para prestar depoimento como testemunha em ação em que um dos seus clientes é parte. Inquirido pelo ma-gistrado, passa a tecer considerações sobre fatos apresentados pelo seu cliente durante as consul-tas profissionais, mesmo sobre estratégias que havia sugerido para a defesa do seu cliente. Não omitiu quaisquer informações. Posteriormente à audiência, foi notificado da abertura de processo disciplinar pelo depoimento prestado. Em relação ao caso acima, com base nas normas estatutárias, é correto afirmar que:

A) No caso em tela, houve justa causa, capaz de per-mitir a revelação de dados sigilosos.

B) Inquirido pelo magistrado, o advogado não pode se escusar de depor e prestar informações.

C) A quebra do sigilo profissional, ainda que judicial-mente, como no caso, é infração disciplinar.

D) O sigilo profissional é uma faculdade do advogado.

6. Crésio é procurado por cliente que já possui ad-vogado constituído nos autos. Prontamente re-cusa a atuação até que seu cliente apresente a quitação dos honorários acordados e proceda à revogação dos poderes que foram conferidos para o exercício do mandato. Após cumpridas essas for-malidades, comprovadas documentalmente, Cré-sio apresenta sua procuração nos autos e requer o prosseguimento do processo. À luz das normas aplicáveis, é correto afirmar que:

A) A revogação do mandato exime o cliente do paga-mento de honorários acordados.

B) Permite-se o ingresso do advogado no processo mesmo que atuando outro, sem sua ciência.

C) O advogado deve, antes de assumir mandato, pro-curar a ciência e autorização do antecessor.

D) A verba de sucumbência deixa de ser devida após a revogação do mandato pelo cliente.

7. Mévio, advogado, é procurado por Eulâmpia, que realiza consulta sobre determinado tema ju-rídico. Alguns meses depois, o advogado recebe uma intimação para prestar depoimento como testemunha em processo no qual Eulâmpia é ré, pelos fatos relatados por ela em consulta profis-sional. No concernente ao tema, à luz das normas estatutárias, é correto afirmar que:

www.cers.com.br

Page 7: Simulado OAB XIX 2

2o SIMULADO OAB XIX - 1a FASE

7

A) O advogado deve comparecer ao ato e prestar de-poimento como testemunha dos fatos.

B) É caso de recusa justificada ao depoimento por ter tido o advogado ciência dos fatos em virtude do exercício da profissão.

C) A simples consulta jurídica não é privativa de advo-gado, equiparada a mero aconselhamento protocolar.

D) O advogado poderá prestar o depoimento, mesmo contra sua vontade, desde que autorizado pelo cliente.

8. Nos termos das normas do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, o estagiário poderá isoladamente realizar o seguinte ato:

A) Atuar em audiências nos Juizados Especiais repre-sentando os clientes do escritório.

B) Obter com os Chefes de Secretarias certidões de peças de processos em curso.

C) Sustentar oralmente os recursos nos tribunais, quando cabível a defesa oral.

D) Assinar petições iniciais ou contestações quando incluído no instrumento de mandato.

9. O advogado Mévio casou-se com a médica Escu-lápia, vindo a ter cinco filhos. No curso do casa-mento, Esculápia veio a concluir o curso de Bacha-rel em Direito, obtendo aprovação no Exame de Ordem e vindo a obter o seu registro profissional, atuando, concomitantemente com sua profissão de médica, como advogada em vários processos. Em determinado momento, veio a desentender-se com seu marido, gerando diversos processos civis e criminais. Quanto à assistência da OAB nesse caso, à luz das normas do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, é correto afirmar que a assistência:

A) Ocorrerá pela qualidade dos litigantes, ambos advogados.

B) É assegurada nos processos vinculados ao exercí-cio da profissão.

C) Poderá ocorrer em qualquer processo, autorizada pelo Conselho Seccional.

D) É inerente à condição de advogado, mas com auto-rização do Presidente da Seccional.

10. Aparecida, advogada da autora no âmbito de determinada ação indenizatória, bastante irrita-da com o conteúdo de sentença que julgou impro-cedente o pedido formulado, apresenta recurso de apelação em cujas razões afirma que o magistrado é burro e ignora as leis aplicáveis ao caso em exame. Disse ainda que tal sentença não poderia ter outra explicação, senão o fato de o magistrado ter recebi-do vantagem pecuniária da outra parte. A respeito da conduta de Aparecida, é correto afirmar:

A) Aparecida não praticou crime nem conduta an-tiética, pois fez tais afirmações no exercício da profissão, devendo atuar sem receio de desagra-dar ao magistrado.

B) Aparecida praticou o crime de injúria, ao afirmar que o magistrado é burro e ignora as leis aplicáveis ao caso e o de calúnia, quando afirmou que o magis-trado prolatara a sentença em questão por ter rece-bido dinheiro da outra parte. Além disso, por todas as ofensas irrogadas, violou dispositivo do Código de Ética e Disciplina da OAB, que impõe ao advogado o dever de urbanidade.

C) Aparecida violou apenas dispositivo do Código de Ética e Disciplina da OAB, por desrespeitar o dever de urbanidade, mas não praticou crime, uma vez que tem imunidade profissional, não constituindo injúria, difamação ou calúnia puníveis qualquer manifestação de sua parte, no exercício de sua atividade, em juízo ou fora dele.

D) Aparecida violou dispositivo do Código de Ética e Disciplina da OAB, por desrespeitar o dever de urba-nidade e praticou o crime de calúnia ao afirmar que o magistrado prolatara a sentença em questão por ter recebido dinheiro da outra parte. Não praticou crime quando afirmou que o magistrado é burro e ignora as leis aplicáveis ao caso, pois tem imunidade profissio-nal, não constituindo injúria punível qualquer mani-festação de sua parte, no exercício de sua atividade, em juízo ou fora dele.

FILOSOFIABERNARDO MONTALVÃO

11. Considerando as alusões à eqüidade pelo orde-namento jurídico brasileiro, revela-se importante identificar a posição dessa figura em face do qua-dro das fontes do direito. A respeito dessa relação, é correto afirmar que a equidade:

A) Não se revela como fonte do direito, pois a au-torização de seu emprego apenas permite ao juiz criar normas para o caso concreto com base em preceitos de justiça.

B) Não se revela como fonte do direito, pois a autori-zação de seu emprego apenas permite ao juiz aplicar ao caso concreto normas gerais de justiça previamen-te positivadas no ordenamento.

C) Não se revela como fonte do direito, pois a autori-zação de seu emprego apenas permite ao juiz buscar uma melhor compreensão hermenêutica das normas particulares que se aplicam ao caso concreto.

D) Se revela como fonte do direito, pois ela se compõe de um conjunto de valores e normas preexistentes ao ordenamento positivo, os quais incidirão sempre que autorizadas por este.

www.cers.com.br

Page 8: Simulado OAB XIX 2

2o SIMULADO OAB XIX - 1a FASE

8

12. Acerca das espécies e métodos clássicos de in-terpretação adotados pela hermenêutica jurídica, assinale a opção correta.

A) A interpretação autêntica pressupõe que o sentido da norma é o fixado pelos operadores do direito, por meio da doutrina e jurisprudência.

B) A interpretação lógica se caracteriza por pressu-por que a ordem das palavras e o modo como elas estão conectadas são essenciais para se alcançar a significação da norma.

C) A interpretação sistemática se caracteriza por pressupor que qualquer preceito normativo deve-rá ser interpretado em harmonia com as diretri-zes gerais do sistema, preservando-se a coerência do ordenamento.

D) A interpretação histórica se caracteriza pelo fato de que o significado da norma deve atender às caracte-rísticas sociais do período histórico em que é aplicada.

DIREITO CONSTITUCIONAL FLAVIA BAHIA

13. Sobre o controle abstrato de constitucionali-dade previsto pela Constituição Federal de 1988, regulamentado pelas leis nos 9.868/99 e 9.882/99 e interpretado pelo Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar que:

A) Podem propor a ação direta de inconstitucionali-dade e a ação declaratória de constitucionalidade, o Presidente da República; a Mesa do Senado Federal; a Mesa da Câmara dos Deputados; a Mesa de Assem-bleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; o Governador de Estado ou do Distrito Fede-ral; o Procurador-Geral da República; o Conselho Fe-deral da Ordem dos Advogados do Brasil; partido po-lítico independente de representação no Congresso Nacional; confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.

B) O controle concentrado de constitucionalidade no âmbito dos estados surgiu no Ordenamento Jurídico brasileiro com a Constituição Federal de 1988.

C) Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente para a adoção das providências necessárias e, em se tratando de órgão administrativo, para fazê-lo em trinta dias.

D) Assim como ocorre na ADC e na ADI, ato normativo secundário não pode ser objeto de ADPF.

14. A respeito da Constituição e da aplicabili-dade das normas constitucionais, assinale a alternativa correta.

A) O livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, desde que atendidas as qualificações pro-

fissionais que a lei estabelecer, é norma constitucio-nal de eficácia contida; portanto, o legislador ordiná-rio atua para tornar exercitável o direito nela previsto.

B) As normas constitucionais de eficácia contida ou relativa restringível têm aplicabilidade plena e ime-diata, mas podem ter eficácia reduzida ou restringida nos casos e na forma que a lei estabelecer.

C) São de eficácia limitada aquelas normas em que o legislador constituinte regula suficientemente os in-teresses concernentes a determinada matéria, mas deixa margem à atuação restritiva por parte da com-petência discricionária do poder público, nos termos em que a lei estabelecer ou na forma dos conceitos gerais nela previstos.

D) As normas de eficácia contida permanecem inapli-cáveis enquanto não advier normatividade para via-bilizar o exercício do direito ou benefício que con-sagram; por isso, são normas de aplicação indireta, mediata ou diferida.

15. Sobre o Poder Reformador e a mutação consti-tucional assinale a alternativa correta:

A) A mutação constitucional é um processo formal de mudança da Constituição, com a alteração da inter-pretação como consequência da modificação do texto da norma.

B) O povo pode apresentar proposta de emenda à Constituição.

C) A república é protegida como cláusula pétrea.

D) A federação é protegida como cláusula pétrea.

16. A súmula vinculante foi introduzida no orde-namento jurídico pela chamada reforma do Ju-diciário, Emenda Constitucional nº 45/2004. Tal instrumento busca a aplicação uniforme da juris-prudência do Supremo Tribunal Federal. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta:

A) Sua aprovação, revisão ou cancelamento poderá ser provocada por qualquer cidadão no pleno gozo dos direitos políticos.

B) A súmula vinculante deve ser aprovada por dois terços dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, mas seu efeito vinculante, que se opera em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à Administra-ção Pública, só se fará presente a partir de sua publi-cação na imprensa oficial.

C) A inobservância da súmula vinculante em sentença proferida por juiz singular pode ser corrigida median-te Reclamação Constitucional dirigida ao STF.

D) As súmulas vinculantes não podem ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade.

17. Sobre o controle de constitucionalidade brasi-leiro, é correto afirmar que:

www.cers.com.br

Page 10: Simulado OAB XIX 2

2o SIMULADO OAB XIX - 1a FASE

10

A) Os partidos políticos, ainda que apresentem re-presentação no Congresso Nacional quando do ajui-zamento da ação direta de inconstitucionalidade, de-vem manter tal representação ao longo de toda a tramitação do feito, sob pena de extinção do proces-so sem apreciação do mérito.

B) Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão espe-cial poderão os tribunais declarar a inconstitucionali-dade de lei ou ato normativo do Poder Público.

C) É vedado ao Superior Tribunal de Justiça o exercício do controle difuso de constitucionalidade, na medida em que tal tribunal tem a função de garantir a inteire-za da legislação federal infraconstitucional.

D) A ADPF é admissível ainda que haja qualquer outro meio eficaz de sanar a lesividade.

18. De acordo com a Constituição Federal, no que se refere à organização e atribuições do Poder Executivo, assinale a alternativa correta.

A) Segundo a CRFB/88, ocorrendo a vacância dos car-gos de Presidente e Vice-Presidente da República nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será realizada trinta dias de-pois da última vacância, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.

B) O Presidente e o Vice-Presidente da República poderão, sem licença do Congresso Nacional, au-sentar-se do país, sob pena de perda do cargo, por até 30 dias.

C) O Presidente da República tem competência para suspender a execução, no todo ou em parte, de lei de-clarada inconstitucional por decisão definitiva do STF.

D) Compete privativamente ao Presidente da Repúbli-ca nomear os Ministros de Estado, após aprovados os nomes pelo Senado Federal.

19. A respeito do processo legislativo previsto na Constituição Federal de 1988, é correto afirmar:

A) Quanto a Emenda à Constituição a proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Na-cional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respec-tivos membros.

B) A Constituição autoriza o presidente da Repúbli-ca, o STF, os tribunais superiores e o Procurador--Geral da República a solicitar, ao Congresso Nacio-nal, regime de urgência para apreciação de projetos de sua iniciativa.

C) A Medida Provisória pode veicular matéria relativa a Partidos Políticos.

D) A iniciativa popular pode ser exercida pela apre-sentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei

subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de sete décimos por cento dos eleito-res de cada um deles.

DIREITOS HUMANOS FLAVIA BAHIA

20. Sobre o pacto de São José da Costa Rica, assina-le a alternativa correta.

A) As penas privativas de liberdade devem ter por fi-nalidade essencial a reforma e a readaptação social dos condenados.

B) São vedados os trabalhos ou serviços normalmen-te exigidos de pessoa reclusa em cumprimento de sentença ou resolução formal expedida pela autori-dade judiciária competente.

C) Considera-se como trabalho forçado o serviço exi-gido em casos de perigo ou de calamidade que amea-cem a existência ou o bem-estar da comunidade.

D) a pena de trabalhos forçados será vedada unica-mente a menores de vinte e um anos e a maiores de setenta anos.

21. No que se refere à Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinale a alternativa correta.

A) Medidas degradantes podem ser utilizadas para impedir a depredação do patrimônio público quando se revelarem a única maneira de se preservar o inte-resse social.

B) A apreensão de bem alheio não precisa ser formal-mente justificada quando estiver evidente que o bem apreendido possa vir a ser utilizado para prejudicar a continuidade do serviço público.

C) Toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. Esse direito pode ser invocado em caso de perseguição le-gitimamente motivada por crimes de direito comum.

D) Todo homem tem capacidade para gozar os direi-tos e as liberdades estabelecidos na Declaração, não se podendo fazer nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem go-verno próprio, quer sujeito a qualquer outra limita-ção de soberania.

22. No que tange ao Tribunal Penal Internacional e o Estatuto de Roma, há um grande desafio hoje em nosso país. Como não podia ser assinado com reservas, há muitas normas no Estatuto que dife-rem do tratamento jurídico pátrio. Sobre a ques-tão, é incorreto afirmar:

A) O Estatuto prevê a irrelevância da qualidade oficial, ou seja, não há imunidades ou prerrogativas garanti-

www.cers.com.br

Page 11: Simulado OAB XIX 2

2o SIMULADO OAB XIX - 1a FASE

11

das aos agentes políticos, apesar da Constituição Fe-deral conceder de imunidades a várias autoridades.

B) O Estatuto prevê que os crimes de competência do Tribunal são prescritíveis, da mesma forma que a Constituição Federal, não havendo incongruência quanto a prescritibilidade dos mesmos.

C) É possível, de acordo com o Estatuto, a pena de pri-são perpétua, se o elevado grau da ilicitude do fato e as condições pessoais do condenado o justificarem. Entretanto, a Carta Constitucional veda tal pena.

D) A Corte, sediada em Haia, tem competência para jul-gar os chamados crimes contra a humanidade, assim como os crimes de guerra, de genocídio e de agressão.

DIREITO INTERNACIONALBRUNO VIANA

23. Sobre a Lei 6.815/80 – Estatuto do Estrangei-ro e as alterações relacionadas a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil, assinale a alternativa incorreta:

A) Portaria conjunta dos Ministérios das Relações Ex-teriores, da Justiça e do Turismo poderá dispor so-bre a dispensa unilateral da exigência de visto de turismo.

B) O prazo de estada será até de noventa dias, im-prorrogáveis, a contar da data da primeira entrada em território nacional.

C) A dispensa unilateral do visto de turista estará con-dicionada à comprovação de aquisição de ingressos para assistir a qualquer evento das modalidades des-portivas dos Jogos Olímpicos.

D) Ao estrangeiro que pretenda entrar no território nacional poderá ser concedido visto: de trânsito; de turista; temporário; permanente; de cortesia; oficial; e diplomático

24. Sobre a imunidade de jurisdição dos Estados e das Organizações Internacionais, assinale a alter-nativa correta:

A) No Brasil, não se admite a relativização da imuni-dade de jurisdição dos Estados.

B) Segundo a jurisprudência dominante no Brasil, as Nações Unidas e a UNESCO possuem imunidade ab-soluta de jurisdição em matéria trabalhista.

C) Aplicam-se as mesmas regras para o reconheci-mento da imunidade de jurisdição dos Estados e das Organizações Nacionais.

D) Aplicam-se os mesmos requisitos para imunidade de jurisdição e de execução dos Estados.

DIREITO TRIBUTÁRIOJOSIANE MINARDI

25. Considere a seguinte situação hipotética: lei federal fixou alíquotas aplicáveis ao ITR e estabe-leceu que a alíquota relativa aos imóveis rurais si-tuados no Rio de Janeiro seria de 5% e a relativa aos demais Estados do Sudeste de 7%. Tal enuncia-do normativo viola o princípio constitucional:

A) Da uniformidade geográfica da tributação.

B) Da legalidade tributária.

C) Da liberdade de tráfego.

D) Da não diferenciação tributária entre a procedên-cia e o destino do produto

26. A Cia. de Limpeza do Município de Trás os Montes, empresa pública municipal, vendeu um imóvel de sua titularidade situado na Rua Dois, quadra 23, localizado no nº 06. Neste caso, o novo proprietário:

A) Não paga o imposto de transmissão de bens imó-veis, em função de ser bem público.

B) Fica isento do imposto predial e territorial urbano, ante a imunidade do patrimônio público.

C) Paga o IPTU, mas não paga o ITBI, uma vez que, nesta última hipótese, quem transmite a propriedade do bem é empresa pública.

D) Fica obrigado a pagar todos os tributos que re-caiam sobre o bem

27. Prefeito de um determinado município resol-veu conceder isenção de IPTU, por 10 (dez) anos, a proprietários de imóveis que sejam portadores de deficiência e que realizem investimento nas condições de acessibilidade de suas proprieda-des. Com base na situação apresentada, assinale a afirmativa correta.

A) É possível que o município institua a isenção por meio de decreto.

B) Tal isenção constitui caso de suspensão da exigibi-lidade daqueles créditos tributários.

C) Somente por meio de lei específica municipal pode ser concedida isenção de IPTU.

D) A isenção concedida em função de determina-das condições, como é o caso, pode ser revogada a qualquer tempo.

28. A Presidência da República, por meio do De-creto 123, de 1º de janeiro de 2015, aprovou novas alíquotas para o Imposto sobre Produtos Indus-trializados (IPI), dentro das balizas fiadas na lei tri-butária, a saber:

• Cigarro – alíquota de 100%

www.cers.com.br

Page 12: Simulado OAB XIX 2

2o SIMULADO OAB XIX - 1a FASE

12

• Vestuário – alíquota de 10%

• Macarrão – alíquota zero Sobre a hipótese, é pos-sível afirmar que:

A) O referido decreto é inconstitucional, uma vez que viola o princípio da legalidade.

B) O referido decreto é inconstitucional, uma vez que viola o princípio do não confisco.

C) As alíquotas são diferenciadas em razão da pro-gressividade do IPI.

D) As alíquotas são diferenciadas em razão do princí-pio da seletividade do IPI.

DIREITO ADMINISTRATIVOMATHEUS CARVALHO

29. De acordo com as assertivas abaixo, assinale a alternativa CORRETA:

I - considerando-se a natureza jurídica de uma au-tarquia federal e a sua autonomia administrativa, mesmo em caso de ausência irreversível de recur-sos para pagamento de débito judicial trabalhis-ta, não responderá a União, de forma subsidiária, pela respectiva obrigação;II - podem ser instituídos impostos sobre o patri-mônio, a renda e os serviços vinculados às finali-dades essenciais das autarquias e fundações insti-tuídas e mantidas pelo Poder Público.III - a criação de autarquia dá-se por meio de lei específica, enquanto que a criação de sociedade de economia mista e empresa pública não depen-de de lei, mas de autorização administrativa do Chefe do Poder Executivo, após consulta ao Poder Legislativo;IV - aos empregados de sociedade de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controla-das, direta ou indiretamente, pelo poder públi-co, não se estende a proibição constitucional de acumular remuneração de cargos, empregos e funções públicas.

A) Todas as alternativas estão incorretas;

B) As alternativas I e II estão corretas;

C) Apenas a alternativa IV está correta;

D) Apenas a alternativa III está correta;

30. É ato de improbidade administrativa que aten-ta contra os princípios da Administração Pública:

A) Frustrar a licitude de processo licitatório ou dispen-sá-lo indevidamente;

B) Perceber vantagem econômica para intermediar a liberação ou aplicação de verba pública;

C) Deixar de prestar contas quando esteja obriga-do a fazê-lo;

D) Celebrar contrato ou outro instrumento que tenha por objeto a prestação de serviços públicos por meio de gestão associada sem observar as formalidades previstas na lei;

31. Assinale a alternativa CORRETA:

A) A improbidade administrativa pode ser cometida apenas pelo servidor público;

B) Segundo a jurisprudência dominante, a decretação de indisponibilidade de bens em decorrência de im-probidade administrativa não alcança aqueles adqui-ridos anteriormente à prática do ato ímprobo;

C) No caso de falecimento do servidor público que praticou ato de improbidade administrativa, seus her-deiros respondem, até o limite do valor da herança, pela condenação no ressarcimento do dano ao erário;

D) Todas as alternativas anteriores estão corretas;

32. Assinale a alternativa CORRETA:

A) é de natureza subjetiva a responsabilidade civil das pessoas jurídicas de direito privado que pres-tam serviços públicos, enquanto que a responsabi-lidade civil das pessoas jurídicas de direito público é de caráter objetivo;

B) é de natureza híbrida, com feição objetiva quanto aos atos comissivos e subjetiva no que toca aos atos omissivos, a responsabilidade civil da União, em caso de danos nucleares;

C) as empresas públicas e as sociedades de economia mista que exploram atividade econômica de natureza privada somente responderão pelos danos que seus agentes ocasionarem a terceiros, em caso de restar provada a ocorrência de conduta culposa, salvo os ca-sos especificados em lei, ou quando a atividade de-senvolvida implicar, por sua natureza, risco para os di-reitos de outrem, não se aplicando a essas entidades a teoria do risco administrativo;

D) mesmo nos casos de leis declaradas inconstitucio-nais pelo Supremo Tribunal Federal, não se admite, em nenhuma hipótese, a responsabilidade do Estado por danos causados a terceiros, tendo em vista que a atuação do Poder Legislativo dá-se no exercício da soberania estatal;

33. Considerando as normas gerais sobre licita-ções da Lei Ordinária Federal nº 8.666/93, é COR-RETO afirmar que:

A) Em todo procedimento licitatório, nas modalidades concorrência, tomada e preços e convite, é necessária a presença de uma comissão de licitação para a reali-zação dos trabalhos;

B) No concurso, modalidade de licitação prevista na lei federal acima citada, a comissão de licitação deve ser composta por servidores efetivos do órgão licitante;

www.cers.com.br

Page 14: Simulado OAB XIX 2

2o SIMULADO OAB XIX - 1a FASE

14

C) Cabe à comissão de licitação homologar o procedi-mento licitatório;

D) O leilão, modalidade de licitação prevista na lei fe-deral acima citada, pode ser cometido a leiloeiro ofi-cial ou a servidor designado pela Administração.

34. Assinale a alternativa incorreta, a respeito do processo de licitação e contratação de parceria pú-blico-privada no âmbito da administração pública:

A) É vedada a celebração de contrato de parceria pú-blico-privada cujo período de prestação do serviço seja inferior a 5 anos;

B) A contraprestação da Administração pública será obrigatoriamente precedida da disponibilização do serviço objeto do contrato de parceria público-privada;

C) A contratação de parceria público-privada será pre-cedida de licitação na modalidade de concorrência;

D) É permitida a celebração de contrato de parceria público-privada que tenha como objeto único a exe-cução de obra pública.

DIREITO AMBIENTALFREDERICO AMADO

35. Acerca dos princípios informadores do Direito Ambiental, assinale a alternativa CORRETA:

A) De acordo com o Princípio da Precaução, devem ser adotadas medidas de prevenção do dano ambien-tal quando a atividade licencianda trouxer risco certo, conhecido ou concreto.

B) Com base do Princípio do Poluidor-pagador, o em-preendedor poderá poluir o necessário para o desen-volvimento da atividade poluidora, desde que pague pelos impactos ambientais negativos.

C) Para o Princípio do Protetor-recebedor, que goza de previsão expressa na legislação ambiental brasilei-ra, aqueles que atuam em defesa do meio ambiente prestam serviços ambientais em favor de toda a cole-tividade, devendo ser incentivados pelo Poder Público e pela sociedade.

D) A Defesa do Meio Ambiente não é princípio expres-so da Ordem Econômica na Constituição de 1988.

36. Sobre a RESPONSABILIDADE CIVIL POR DA-NOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE, assinale a alternativa CORRETA:

A) Não existe sem nexo de causalidade em nenhu-ma situação.

B) A responsabilidade civil por danos ambientais é, em regra, subjetiva, podendo ser objetiva nas ati-vidades de risco.

C) É imprescritível.

D) Não é possível a inversão do ônus da prova por fal-ta de previsão legal de acordo com o STJ.

DIREITO CIVILLUCIANO FIGUEIREDO

37. Acerca da teoria do fato, ato e negócio jurídico, bem como da prescrição e decadência, assinale a alternativa correta:

A) O modo ou encargo ilícito ou impossível sempre ge-rará a invalidade de todo o negócio jurídico.

B) A condição resolutiva suspende a aquisição e o exercício do direito. Já o termo inicial suspende o exercício, mas não a aquisição do direito.

C) A interrupção da prescrição apenas poderá acon-tecer uma única vez, sendo que, neste caso, o prazo haverá de ser contado novamente, na integralidade.

D) A decadência é sempre legal. Explica-se: seu prazo é previsto em lei e não poderá ser alterado pela von-tade das partes.

38. Sobre o direito das famílias, assinale a al-ternativa correta:

A) Na união estável, salvo contrato por escritura pública, o regime de bens aplicável será o da co-munhão universal.

B) Não é possível a união estável acaso presente um dos impedimentos para o casamento. Assim, resta vedada a união estável entre um separado de fato e uma solteira.

C) São devedores de alimentos, em razão do paren-tesco, descendentes, ascendentes, irmãos e tios.

D) No Brasil, a mudança de regime de bens no curso do casamento é possível. Para tanto se faz necessária decisão judicial, após o pedido conjunto e motivado de ambos os cônjuges. Outrossim, a mudança não po-derá prejudicar terceiros.

39. João e Maria são casados no regime de comu-nhão universal de bens. Como fruto deste enlace, tiveram dois filhos: Ana e Paulo, ambos maiores e capazes. Paulo, por sua vez, tem dois filhos: Joana e Sabrina. João, em virtude de acidente automo-bilístico, veio a óbito no dia de hoje. Pergunta-se: como proceder a divisão do patrimônio de 500 mil deixado por João?

A) Em virtude do término do casamento, Maria rece-be, a título de meação, R$ 250 mil. O resto do patri-mônio, seguindo a ordem de vocação hereditária e o princípio da proximidade, será dividido entre Ana e Paulo, recebendo, cada um, R$ 125 mil.

B) Em virtude do término do casamento, Maria rece-be, a título de meação, R$ 250 mil. O resto do patri-mônio, seguindo a ordem de vocação hereditária e o

www.cers.com.br

Page 15: Simulado OAB XIX 2

2o SIMULADO OAB XIX - 1a FASE

15

princípio da proximidade, será dividido entre Maria, Ana e Paulo, cada um recebendo R$ 83,33 mil.

C) Em virtude do término do casamento, Maria rece-be, a título de meação, R$ 250 mil. O resto do patrimô-nio, seguindo a ordem de vocação hereditária, será dividido entre Ana, Paulo, João e Sabrina, recebendo, cada um, R$ 62,5 mil.

D) O falecimento não ocasiona direito de meação. Assim, o patrimônio deve ser dividido entre Ma-ria, Ana, Paulo, João e Sabrina, recebendo, cada um, R$ 100 mil.

DIREITO CIVILROBERTO FIGUEIREDO

40. Sobre o USUFRUTO, assinale a opção correta.

A) O usufrutuário, antes de assumir o usufruto, será obrigado a inventariar, à sua custa, os bens que rece-ber, determinando o estado em que se acham, ainda que assim não solicite o proprietário.

B) Incumbem ao usufrutuário as despesas ordinárias de conservação dos bens no estado em que os rece-beu, à exceção das prestações e dos tributos devidos pela posse ou rendimento da coisa usufruída.

C) Incumbem ao usufrutuário as reparações extraor-dinárias e as que não forem de custo módico.

D) Se a coisa estiver segurada, incumbe ao usu-frutuário pagar, durante o usufruto, as contribui-ções do seguro.

41. Acerca do instituto da HIPOTECA, assinale a opção correta.

A) É válida a cláusula que proíbe ao proprietário alienar imóvel hipotecado.

B) O dono do imóvel hipotecado não pode cons-tituir outra hipoteca sobre ele, salvo em favor do mesmo credor.

C) A hipoteca pode ser constituída para garantia de dí-vida futura ou condicionada, desde que determinado o valor máximo do crédito a ser garantido.

D) Se o imóvel, dado em garantia hipotecária, vier a ser loteado, ou se nele se constituir condomínio edi-lício, não poderá o ônus ser dividido, gravando cada lote ou unidade autônoma.

DIREITO CIVILCRISTIANO SOBRAL

42. No que se refere à teoria da imprevisão previs-ta no Código Civil, assinale a opção correta.

A) Mesmo quando comprovada a imprevisibilidade do evento, o enriquecimento sem causa de uma par-te em detrimento da outra, em função desse evento, não é requisito essencial à extinção do contrato.

B) Será afastada a aplicabilidade dessa teoria se as-sim estiver expressamente estipulado em contrato de execução continuada ou diferida.

C) Os efeitos da sentença que extinguir o contrato re-troagirão à data da citação, e não à data do evento im-previsível que tiver dado causa à extinção do contrato.

D) A referida teoria não pode ser utilizada pelo de-vedor quando se tratar de evento que afete contrato unilateral pelo qual ele assumiu obrigações.

43. Em fevereiro de 2009, Fábio, à época com de-zessete anos de idade, emancipado por seus pais, mas ainda com eles residindo, estava dirigindo um veículo de sua propriedade quando atropelou João, que, após ficar internado em unidade de tra-tamento intensivo por mais de seis meses, faleceu em agosto de 2009. Revoltados e buscando repa-ração moral, a noiva, os filhos, os pais e os irmãos da vítima, em maio de 2012, procuraram a DP para saber da possibilidade de sucesso de uma deman-da indenizatória a ser promovida contra os pais de Fábio, que possuíam bens suficientes para arcar com os prejuízos decorrentes do falecimento de João. À luz da legislação, da jurisprudência e da doutrina pertinente à responsabilidade civil, assi-nale a opção correta a respeito da situação hipoté-tica acima descrita.

A) De acordo com a jurisprudência do STJ, os irmãos do falecido não poderiam pleitear indenização por danos morais em razão do falecimento de João, pois, dentro do núcleo familiar, somente podem pleitear indeniza-ção o cônjuge, os ascendentes e os descendentes.

B) A demanda indenizatória que a família pretende veicular está prescrita, pois o prazo prescricional para a reparação de danos de qualquer natureza é de três anos.

C) Caso veicule a demanda indenizatória, a família ob-terá sucesso, pois o prazo prescricional para a repara-ção de danos de qualquer natureza é de cinco anos.

D) O STJ entende que a emancipação por outorga dos pais não exclui, por si só, a responsabilidade decorrente de atos ilícitos do filho. Dessa manei-ra, os pais de Fábio são civilmente responsáveis pelo evento danoso.

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CRISTIANE DUPRET

44. Jonh e Mary, estrangeiros domiciliados fora do Brasil, afeiçoaram-se a Joaquim, menor de idade órfão. Considerando essa situação hipotética e o que dispõe o ECA no que se refere à situação apre-sentada, assinale a alternativa correta.

www.cers.com.br

Page 16: Simulado OAB XIX 2

2o SIMULADO OAB XIX - 1a FASE

16

A) Jonh e Mary devem cumprir, no território brasileiro, estágio de convivência com Joaquim de, no mínimo, 30 dias, caso queiram efetivar a adoção.

B) A guarda poderá ser deferida no procedimento de adoção de Joaquim por Jonh e Mary, no intuito de re-gularizar a posse de fato.

C) A colocação de Joaquim em família substituta cons-tituída por Jonh e Mary é medida excepcional, admiti-da nas modalidades de guarda, tutela ou adoção.

D) A adoção produz efeitos a partir da lavratura da sentença pelo juiz, sendo permitida a saída de Joaquim do país com Jonh e Mary a partir desse momento.

45. Jairo, 15 anos de idade, praticou ato infracio-nal ao subtrair dinheiro de Marta mediante gra-ve ameaça. Considerando-se essa situação hipo-tética, o fato de ser essa a primeira vez que Jairo praticou ato infracional e o fato de Jairo ter sido apreendido em decorrência desse ato, é correto afirmar que:

A) Jairo não pode ser submetido à internação, por-que o ato infracional não foi cometido com violência física à pessoa.

B) Jairo não pode ser submetido à internação por prazo superior a 3 meses, pois é a primeira vez que comete ato infracional.

C) A internação de Jairo não comporta prazo deter-minado, devendo a manutenção dessa internação ser reavaliada, mediante decisão fundamentada, no máximo, a cada três meses.

D) A internação de Jairo não impede sua participação em atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, sendo desnecessária autorização judicial.

DIREITO DO CONSUMIDORCRISTIANO SOBRAL

46. Acerca da prescrição e da decadência, é corre-to afirmar que:

A) Obstam à decadência a reclamação comprova-damente formulada pelo consumidor perante o fornecedor de produtos e serviços até a resposta negativa correspondente, que deve ser transmiti-da de forma inequívoca.

B) A instauração de inquérito civil impede a decadên-cia até o oferecimento de parecer favorável do Minis-tério Público quanto ao seu encerramento.

C) O prazo decadencial inicia-se a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços, cuidando-se de vício oculto.D) Prescreve em quatro anos a pretensão à repara-ção pelos danos causados por vício do produto ou do serviço, iniciando-se a contagem do prazo a partir da constatação do vício.

47. No que concerne às cláusulas abusivas, cons-tantes de contratos de consumo, assinale a al-ternativa correta.

A) A nulidade de uma cláusula contratual abusiva não invalida o contrato, exceto quando de sua ausência, apesar dos esforços de integração, decorrer ônus ex-cessivo a qualquer das partes.B) As cláusulas abusivas constantes de contratos de adesão, se redigidas com destaque, permitindo sua imediata e fácil compreensão pelo consumidor, tor-nar-se-ão válidas.

C) Nos contratos bancários, é lícito ao julgador conhe-cer, de ofício, da abusividade das cláusulas.

D) É abusiva a cláusula contratual de plano de saúde que limita no tempo a internação hospitalar do segu-rado, desde que não seja dado prévio conhecimento da íntegra do contrato de adesão ao consumidor.

DIREITO EMPRESARIALFRANCISCO PENANTE

48. Assinale a alternativa incorreta.

A) Na sociedade limitada, em que o capital social ain-da não estiver integralizado, a designação de admi-nistrador não sócio depende da aprovação pela una-nimidade dos sócios.

B) Exceto se houver expressa autorização no con-trato social, na sociedade limitada, um sócio não pode ceder quotas a outro quotista sem o consen-timento dos demais.

C) Na sociedade limitada, a responsabilidade dos só-cios é restrita ao valor das suas quotas, salvo quanto à obrigação de integralização do capital, que é solidária.

D) Na sociedade simples, a contribuição do sócio pode consistir apenas em serviços.

49. Nos títulos de crédito, segundo a disciplina que lhe confere o Código Civil, o aval posterior ao vencimento:

A) Produz os mesmos efeitos do anteriormente dado.

B) Produz efeito de cessão civil de crédito.

C) É ineficaz.

D) É nulo de pleno direito.

50. Nos termos da Lei no 12.529/11, não constitui por si só infração da ordem econômica os atos dos competidores que tenham por objeto ou possam produzir o seguinte efeito:

A) Limitar a livre iniciativa.

B) Dominar mercado relevante de bens ou serviços.

C) Exercício de forma abusiva de posição dominante.

www.cers.com.br

Page 18: Simulado OAB XIX 2

2o SIMULADO OAB XIX - 1a FASE

18

D) Falsear ou de qualquer forma prejudicar a livre concorrência.

51. Sobre alienação dos estabelecimentos empre-sariais, é correto afirmar:

A) A alienação implica a responsabilidade do ad-quirente pelos débitos anteriores à transferência, desde que regularmente contabilizados, sem pre-juízo da obrigação solidária do devedor primitivo na forma da lei.

B) Exige que o alienante ceda, separada e individual-mente, ao adquirente cada um dos contratos estipu-lados para a exploração do estabelecimento.

C) Permite que o alienante se restabeleça de imediato se assim desejar, continuando a exploração da mes-ma atividade, caso não haja expressa vedação contra-tual no contrato de trespasse.

D) O contrato de alienação de estabelecimento pro-duzirá efeitos imediatos entre as partes e perante ter-ceiros, salvo se alienante e adquirente exercerem o mesmo ramo de atividades, quando a operação ficará na dependência da aprovação da autoridade de defe-sa da concorrência.

52. Considera-se complexo de bens organizado para o exercício da empresa, por empresário ou sociedade empresária:

A) Atividade econômica desenvolvida profissionalmente.

B) Estabelecimento.

C) Patente.

D) Ponto.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL ANDRÉ MOTA

53. Roberto pretende para si determinado bem, objeto de disputa judicial entre Maria e João. Assinale a alternativa que indica a medida a ser adotada por Roberto, a fim de que o mesmo ingresse neste processo:

A) Oposição

B) Assistência

C) Chamamento ao processo

D) Nomeação à autoria

54. Após acidente de veículo de via terrestre, João ingressa com ação em face de Maria, postulando ressarcimento pelos prejuízos materiais, sendo a demanda processada sob o rito comum sumário. Após citada, Maria deseja pedir ressarcimento ao seu favor, alegando que, na verdade, João fora o culpado pelo evento danoso. Neste caso, Maria de-verá formular o pedido:

A) Através de reconvenção

B) Na peça de exceção

C) Na própria contestação

D) Através de ação declaratória incidental

55. Antônio ajuizou ação de cobrança em face de Gustavo, cujo valor atribuído à causa foi de R$ 100.000,00. Na referida ação, Antônio foi conside-rado litigante de má-fé e condenado a pagar mul-ta, honorários advocatícios e todas as despesas efetuadas por Gustavo. Considerando as disposi-ções do Código de Processo Civil, a referida multa não poderá exceder o valor de:

A) R$ 3.000,00.

B) R$ 15.000,00.

C) R$ 20.000,00.

D) R$ 1.000,00.

DIREITO PROCESSUAL CIVILSABRINA DOURADO

56. A impugnação ao cumprimento voluntário de sentença condenatória NÃO poderá versar sobre:

A) ilegitimidade das partes.

B) falta ou nulidade da citação, se o processo correu à revelia.

C) inexigibilidade do título.

D) qualquer causa impeditiva, modificativa ou extinti-va da obrigação anterior à sentença.

57. NÃO é título executivo extrajudicial:

A) O instrumento de transação referendado pelo Mi-nistério Público.

B) A debênture.

C) Documento particular assinado somente pelo devedor.

D) Os contratos de seguro de vida.

58. Tício ajuizou ação de cobrança contra Igor, julgada procedente em primeira instância. Tício interpôs recurso de apelação, recebido por deci-são do Magistrado apenas no efeito devolutivo. Tício interpôs contra esta decisão embargos de-claratórios por entender que havia contradição, os quais foram rejeitados pelo Magistrado. Con-tra a decisão que recebeu o recurso no efeito devolutivo caberá:

A) Agravo de instrumento, no prazo de dez dias.

B) Mandado de segurança.

www.cers.com.br

Page 19: Simulado OAB XIX 2

2o SIMULADO OAB XIX - 1a FASE

19

C) Agravo retido, no prazo de dez dias.

D) Agravo de instrumento, no prazo de quinze dias.

DIREITO PENALGEOVANE MORAES

59. Vagner, dono e única pessoa que trabalhava na pequena Lanchonete Comebem, no bairro do subúrbio de São Paulo, estava sentado na calçada do seu estabelecimento, quando percebeu, um ca-chorro pitbull, sem focinheira, vindo em sua dire-ção. Ocasião em que adentra na lanchonete, mas não conseguiu fechar a porta a tempo, pois o ca-chorro o atacou. Por um lapso de segundo conse-gue pegar um facão que estava no balcão e, com o intuito de salvar sua vida, desfere diversos golpes no cachorro, conseguindo cessar a agressão. Dian-te das informações apresentadas, Vagner:

A) Responderá por crime ambiental.

B) Não responderá por crime algum, tendo em vista o reconhecimento do instituto da legítima defesa.

C) Não responderá por crime algum, tendo em vista o reconhecimento do instituto do estado de necessidade.

D) Não responderá por crime algum, tendo em vista o reconhecimento de inexigibilidade de con-duta diversa.

60. Pedro, foi até uma loja de eletrônicos e, com o intuito de subtrair, escondeu dentro de sua bol-sa um aparelho celular de última geração. O se-gurança da loja, percebendo uma reação estranha de Pedro ao sair da loja, o chama, ocasião em que Pedro sai correndo e o segurança vai atrás conse-guindo rendê-lo. A Polícia foi acionada, mas não foi encontrado com Pedro o objeto subtraído, pois ele havia, segundos antes de ser rendido pelo se-gurança, ainda quando corria, jogado o celular no rio. Diante das informações apresentadas, e par-tindo da premissa que todas as informações fo-ram confirmadas por imagens obtidas por câme-ras de segurança pode-se dizer que Pedro incorreu no crime de:

A) Furto consumado, pois o delito se consumou com a obtenção da posse do bem subtraído.

B) Roubo consumado, pois o delito se consumou com a obtenção da posse do bem subtraído.

C) Furto tentado, uma vez que o agente não estava na posse do bem.

D) Roubo tentado, uma vez que o agente não estava na posse do bem.

61. Mário, cunhado de Leonardo, resolve matá-lo. José, inimigo de Leonardo, por coincidência, tam-bém resolve matá-lo. Ambos aguardam Leonardo sair de casa, para ir ao trabalho. Um escondido

atrás do carro, que estava estacionado do outro lado da rua e, o outro, escondido atrás de uma ár-vore. Nenhum dos dois sabe da existência um do outro. Quando Mário sai de casa, é atingido simul-taneamente por dois projéteis de arma de fogo, um disparado por Mário e outro por José, vindo a falecer no local como consequência das lesões produzidas por ambos os disparos. A situação hi-potética apresentada é clara hipótese de:

A) Autoria colateral.

B) Concurso de pessoas, respondendo cada um como coautores.

C) Concurso de pessoas, respondendo cada um como partícipe.

D) Concurso de crimes.

62. Maurício, objetivando lesionar Jeferson, desfe-re socos e pontapés, o que acarretou em incapa-cidade para ocupações habituais por um período exato de 30 dias. Diante das informações apresen-tadas, Maurício incorreu no crime de:

A) Lesão corporal gravíssima.

B) Lesão corporal grave.

C) Lesão corporal.

D) Lesão corporal privilegiada.

63. Lucas, 18 anos, constrangeu Renata, 30 anos, a praticar conjunção carnal com ele, se utilizando de grave ameaça de que, caso negasse ou contas-se a alguém, sequestraria Raquel, 18 anos, irmã de Renata. Diante das informações apresentadas, Lu-cas incorreu no crime:

A) Favorecimento da prostituição ou de outra for-ma de exploração sexual de criança ou adolescen-te ou de vulnerável.

B) Estupro de vulnerável.

C) Estupro.

D) Constrangimento ilegal.

64. Marconi divulgou indevidamente para 20 (vin-te) pessoas, o gabarito da prova para provimento do cargo de Analista Judiciário do Tribunal de Jus-tiça do Estado Alfa, cujo conteúdo é sigiloso, co-brando de cada um o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), vindo a comprometer a credibilidade do concurso. Diante das informações apresentadas, pode-se dizer que Marconi incorreu no crime de:

A) Estelionato.

B) Fraudes em certames de interesse público.

C) Falsificação de documento público.

D) Peculato.

www.cers.com.br

Page 20: Simulado OAB XIX 2

2o SIMULADO OAB XIX - 1a FASE

20

DIREITO PROCESSUAL PENALANA CRISTINA MENDONÇA

65. Sobre as nulidades no processo penal e de acordo com a jurisprudência do STF e do STJ, assi-nale a opção correta.

A) Haverá nulidade absoluta no caso de ações penais referentes a crimes praticados por funcionários pú-blicos contra a administração pública instruídas por inquérito policial, caso o juízo não permita ao denun-ciado apresentar resposta preliminar antes do recebi-mento da peça acusatória.

B) É entendimento do Supremo Tribunal Federal que, de regra, tanto nos casos de nulidade relativa quanto nos casos de nulidade absoluta, o reconhecimento de vício que enseje a anulação do ato processual exige a demonstração efetiva do prejuízo ao acusado, pre-sente o disposto no art. 563, CPP.

C) O cerceamento de defesa resultante da rejei-ção, por parte do juízo, de pedido de réu preso para ser entrevistado por defensor público para subsidiar a elaboração da resposta à acusação acarreta nulidade processual.

D) No processo penal, a falta e a deficiência de defesa constituem nulidade processual absoluta; portanto, o prejuízo é presumido e independe de prova.

66. Júlia está sendo processada porque, segundo a denúncia, teria praticado delito de roubo. Há prova segura nos autos para se afirmar que a ré era imputável no momento do delito. No entan-to, após o recebimento da denúncia, mas antes da resposta à acusação, a ré é acometida de doença mental, neste caso:

A) o juiz deverá instaurar incidente de insanidade mental, suspendendo o processo, sendo desnecessá-ria a nomeação de curador.

B) após a homologação das conclusões dos peritos no incidente de insanidade mental, independentemente do resultado, deverá o juiz determinar que o processo retome seu curso até prolação da sentença final.

C) Se verificada pelos peritos a presença de doença mental superveniente à infração, após apresentação da resposta à acusação, o magistrado deverá absolver sumariamente a ré.

D) Se verificada pelos peritos a presença de doença mental superveniente à infração, o processo continu-ará suspenso até que o acusado se restabeleça.

67. No que diz respeito à nulidade, à sentença e à coisa julgada no processo penal, assinale a opção correta.

A) A sentença penal absolutória que reconhece a ex-tinção da punibilidade em razão da decadência não faz coisa julgada no juízo cível.

B) Proferida sentença determinando a extinção de processo pelo reconhecimento da perempção, é pre-vista na legislação a possibilidade de intentar nova ação penal pelo mesmo fato no prazo de até seis me-ses, contados do dia em que o querelante tomar co-nhecimento de quem seja o autor do crime.

C) Não é possível arguir nulidade de sessão de julga-mento do tribunal do júri em que o advogado do acu-sado abandone o plenário após a sustentação oral fir-mada pela acusação.

D) Anulado o julgamento do tribunal do júri em razão de a decisão ser manifestamente contrária às provas dos autos, jurados da sessão anterior poderão parti-cipar da sessão ulteriormente convocada.

68. Sobre o sequestro de bens imóveis adquiri-dos pelo indiciado com proventos da infração, previsto no Código de Processo Penal, é correto afirmar que:

A) o sequestro será possível se o bem ainda estiver na propriedade do indiciado, não cabendo se ele o tiver transferido para terceiros.

B) para a decretação do sequestro bastará a exis-tência de indícios veementes da proveniência ilí-cita dos bens.

C) o pedido de sequestro será atuado em separado e seguirá o procedimento previsto para a penhora.

D) concedido ou não o sequestro, da decisão cabe o recurso em sentido estrito.

69. Tereza, primária e de bons antecedentes, pro-prietária do estabelecimento comercial “Que-ro Pão”, foi denunciada pela prática do crime de vender mercadoria em condições impróprias para consumo, tipificado no artigo 7º, inciso IX, da Lei 8.137, que prevê pena de detenção de 02 a 05 anos ou multa. O Promotor de Justiça com atribuição perante o juízo competente deixou de oferecer a Tereza a suspensão condicional do processo, sob a alegação de a infração não comportava o benefí-cio, no que concordou o Juiz. Neste caso,

A) está correto o Promotor de Justiça, nada podendo fazer o advogado de Tereza, senão prosseguir com sua defesa durante a instrução criminal.

B) incorreram em equívoco o Promotor e o Juiz, de-vendo o advogado de Tereza impetrar habeas corpus, pleiteando sejam os autos remetidos ao Procurador Geral de Justiça.

C) embora equivocado o Promotor de Justiça, o Juiz nada poderia fazer, uma vez que a proposta de sus-pensão condicional do processo é discricionariedade do Ministério Público.

www.cers.com.br

Page 22: Simulado OAB XIX 2

2o SIMULADO OAB XIX - 1a FASE

22

D) a pena em abstrato prevista para o delito não per-mite que seja formulada proposta de suspensão con-dicional do processo.

DIREITO DO TRABALHORAFAEL TONASSI

70. NÃO é devido o 13º salário proporcional, ainda que a relação de emprego haja findado antes de dezembro, na:

A) extinção dos contratos a prazo, incluídos os de safra.

B) cessação da relação de emprego resultante de apo-sentadoria do trabalhador.

C) rescisão por justa causa.

D) rescisão sem justa causa.

71. Raquel, empregada da empresa Confecções Linda Morena Ltda., durante o período aquisiti-vo de férias, faltou 16 dias injustificadamente ao serviço. Nesse caso, considerando o disposto na CLT, a empregada:

A) terá direito a 18 dias corridos de férias.

B) não terá direito ao gozo de férias.

C) terá direito a 18 dias úteis de férias.

D) terá direito a 24 dias corridos de férias.

72. A empresa Vista Alegre Comércio de Alimen-tos Ltda. pretende conceder alguns benefícios aos seus empregados. Entre as utilidades cogitadas pela empresa para fornecimento aos empregados, são consideradas como salário:

A) equipamentos fornecidos aos empregados para a prestação de serviços e utilizados no local de trabalho.

B) seguros de vida e de acidentes pessoais.

C) valores relativos à matrícula, mensalidade, anuidade, livros e material didático para a educa-ção do empregado.

D) alimentação, fornecida habitualmente ao empre-gado, por força do contrato de trabalho, em percen-tual não excedente de 20% do salário contratual.

73. Em relação às atividades insalubres ou perigo-sas, é INCORRETO afirmar:

A) Como forma de compensar o trabalhador pelos prejuízos sofridos, os adicionais de insalubridade e de periculosidade pagos com habitualidade incorporam--se ao salário, não podendo deixar de ser pagos, mes-mo no caso de eliminação do risco.

B) A perícia para apuração da insalubridade e da periculosidade será feita por médico do trabalho ou engenheiro do trabalho, registrados no Minis-tério do Trabalho.

C) É facultado às empresas e aos sindicatos das ca-tegorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho a realização de perícia em es-tabelecimento ou setor deste, com o objetivo de ca-racterizar e classificar ou delimitar as atividades insa-lubres ou perigosas.

D) Os efeitos pecuniários decorrentes do trabalho em condições de insalubridade ou periculosidade serão devidos a contar da data da inclusão das res-pectivas atividades nos quadros aprovados pelo Mi-nistério do Trabalho.

74. O afastamento do empregado do serviço por quinze dias, em consequência de doença, configura:

A) Suspensão do contrato de trabalho.

B) Interrupção do contrato de trabalho.

C) Ausência injustificada.

D) Rescisão do contrato de trabalho.

75. Com relação às regras de proteção ao tra-balho da mulher:

A) Em caso de parto antecipado, a mulher terá direito aos 60 (sessenta) dias de licença.

B) Para amamentar o próprio filho, até que este com-plete 6 (seis) meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, de um descanso espe-cial de meia hora.

C) À empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança será concedida licen-ça-maternidade, com duração variável de acordo com a idade da criança adotada.

D) A confirmação do estado de gravidez advindo no curso do contrato de trabalho, ainda que durante o prazo do aviso prévio trabalhado ou indenizado, ga-rante à empregada gestante a estabilidade provisória.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHOARYANNA MANFREDINI

76. No processo do trabalho, NÃO são isentos do pagamento de custas:

A) Os beneficiários de justiça gratuita.

B) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

C) As autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que não explorem ativi-dade econômica.

D) As empresas públicas e as sociedades de eco-nomia mista.

77. Para a movimentação necessária ao trâmite de ações na área trabalhista é necessária a reali-zação de determinados atos processuais que ob-

www.cers.com.br

Page 23: Simulado OAB XIX 2

2o SIMULADO OAB XIX - 1a FASE

23

servarão os prazos estabelecidos. Sobre o tema, é correto afirmar:

A) Os prazos estabelecidos na CLT contam-se com inclusão do dia do começo e exclusão do dia do vencimento, e são contados apenas nos dias úteis, interrompendo-se em dias de sábado, do-mingo ou da feriado.

B) Os atos processuais serão realizados exclusiva-mente de forma pública nos dias úteis das oito às dezoito horas.

C) Os prazos que se vencerem em sábado, domingo ou dia feriado, terminarão no primeiro dia útil seguinte.

D) A penhora pode realizar-se em domingo ou dia fe-riado, independentemente de autorização judicial, diante da importância do ato processual.

78. A legislação processual do trabalho regu-lamenta o trâmite de dissídios individuais, criando regras sobre a forma de reclamação e a notificação do reclamado. Segundo tais nor-mas, a reclamação:

A) poderá ser acumulada num só processo com outros, quando houver identidade de matéria, desde que sejam empregados da mesma profissão e região metropolitana.

B) recebida e protocolada será remetida a segunda via da petição ao reclamado, notificando-o ao mesmo tempo, para comparecer à audiência de julgamento, que será a primeira desimpedida, depois de 48 horas.

C) será, preliminarmente, sujeita a distribuição nas localidades em que houver apenas uma Vara do Trabalho.

D) poderá ser apresentada pelos empregados e em-pregadores, pessoalmente, ou por seus representan-tes e pelos sindicatos de classe.

79. A empresa MAIS ajuizou inquérito judicial para apuração de falta grave cometida pela empregada Suzana. Neste caso, a oitiva das testemunhas da empresa será de, no máximo,

A) 2 pessoas.

B) 3 pessoas.

C) 4 pessoas.

D) 6 pessoas.

80. Considere as seguintes assertivas a respeito das provas:

I. A indicação do perito assistente é faculdade da parte, a qual deve responder pelos respecti-vos honorários, ainda que vencedora do objeto da perícia.

II. Se a testemunha for funcionário civil ou mi-litar e tiver que depor em hora de serviço, será requisitado o seu comparecimento ao Governador do Estado ou ao Prefeito Municipal, conforme o caso concreto.

III. A testemunha que for parente até o terceiro grau civil não prestará compromisso e seu depoi-mento valerá como simples informação.

IV. O documento em cópia oferecido para prova deverá conter declaração de autenticidade do car-tório responsável, vedada a declaração de auten-ticidade feita por advogado.

Está correto o que consta APENAS em:

A) I e III.

B) I e II.

C) I, II e III.

D) III e IV.

www.cers.com.br