º ano – ensino fundamentalupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_438_2019...6º ano –...

17
6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Livro Paradidático, Produção de Texto e Inglês. S1 2º Trimestre 45 questões 20 de agosto (Terça-feira)

Upload: others

Post on 28-Feb-2020

66 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_438_2019...6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Livro Paradidático,

6º ANO – ENSINO FUNDAMENTALLíngua Portuguesa, Interpretação de Texto,

Livro Paradidático, Produção de Texto e Inglês.

S1

2º Trimestre 45 questões20 de agosto (Terça-feira)

Page 2: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_438_2019...6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Livro Paradidático,

2019 – SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 2º TRIMESTRE

1

LÍNGUA PORTUGUESA

A base para as próximas 3 questões é este poema de Leminski:

A LUA NO CINEMA Paulo Leminski

A lua foi ao cinema, passava um filme engraçado, a história de uma estrela que não tinha namorado. Não tinha porque era apenas uma estrela bem pequena, dessas que, quando apagam, ninguém vai dizer, que pena! Era uma estrela sozinha, ninguém olhava pra ela, e toda a luz que tinha cabia numa janela. A lua ficou tão triste com aquela história de amor, que até hoje a lua insiste: Amanheça, por favor!

1. De acordo com o poema, a estrela a) viveu uma linda história de amor. b) não gostava de ir ao cinema. c) era pequena e solitária. d) parecia grande na janela. e) tinha um namorado apaixonado. GABARITO: C COMENTÁRIO: Espera-se que o aluno interprete as informações do texto para então identificar as características da personagem estrela.

2. O último verso "Amanheça, por favor!" demonstra que a lua a) achou o filme engraçado. b) gostava mais do dia do que da noite. c) achava que a estrela era pequena e sem graça. d) desejava esquecer a história da estrela solitária. e) apaixonou-se pela estrela, e era um amor proibido. GABARITO: D COMENTÁRIO: Espera-se que o aluno interprete as informações do texto e entenda que, no verso em questão, a lua desejava que o dia amanhecesse, pois achou triste a história da pequena estrela e queria esquecer.

3. O poema “A lua no cinema” traz como tema a(o) a) alegria. b) solidão. c) saudade. d) amizade. e) ciúme. GABARITO: B COMENTÁRIO: O objetivo do poema é falar da solidão em que vive a personagem estrela, portanto, o único gabarito possível é a letra B.

Page 3: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_438_2019...6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Livro Paradidático,

2019 - SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 2º TRIMESTRE

2

4. O conhecimento das regras de acentuação gráfica é importante para entender por que certas palavras são acentuadas e outras não.

Assim, as palavras “já” e “país”, nessa ordem, são acentuadas seguindo as mesmas regras que a) anéis e nós. b) sóis e íris. c) ré e baú. d) órfã e você. e) têm e júri. GABARITO: C COMENTÁRIO: O aluno precisa ter conhecimento das regras de acentuação e saber que as palavras “ré” e “baú” possuem acentos em sílabas diferentes: a primeira palavra é monossílaba tônica, e a segunda é dissílaba e oxítona, assim como “já” e “país”, respectivamente.

5. No gênero História em Quadrinhos, encontrado em revistas e livros, observamos histórias contadas por meio

de quadros sequenciais, nos quais são utilizadas a linguagem verbal e a não verbal. A tirinha a seguir, de Calvin, é base para as próximas duas questões.

No quadrinho acima, observa-se que a história foi contada a partir de a) um narrador com a preocupação de mostrar opiniões, pensamentos e impressões. b) imagens e onomatopeias que auxiliam a informação sonora que se pretende transmitir. c) uma sequência de imagens que dão conta de toda a história, sem precisar de diálogos. d) uma sequência de descrições longas, para que se imaginem os sons e ruídos da narrativa. e) palavras que imitam sons do nosso cotidiano, barulhos de animais e sons da natureza, apenas. GABARITO: B COMENTÁRIO: A questão aborda as histórias em quadrinhos e as onomatopeias; logo, o aluno precisa ter conhecimento do gênero e que há imagens e sons que imitam barulho de telefone tocando.

6. No primeiro quadrinho da tira de Calvin, a palavra “ring” representa o som do telefone, que também pode ser representado pela onomatopeia “trim”. Assim, podemos definir onomatopeia como recurso que se utiliza de

a) palavras para representar sons estrangeiros. b) repetição de sons vocálicos para criar efeito de sentido. c) repetição de sons consonantais que criam efeito sensorial. d) uma palavra especial para representar um som específico. e) palavras que possuem som e escrita semelhantes, mas significados diferentes. GABARITO: D COMENTÁRIO: O aluno precisa identificar que a palavra “ring” é uma onomatopeia que representa o som de um telefone tocando e que a onomatopeia tem esse valor: ela utiliza uma palavra escrita para representar um som.

Page 4: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_438_2019...6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Livro Paradidático,

2019 – SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 2º TRIMESTRE

3

Cascão e Cebolinha são famosos personagens das histórias da Turma da Mônica, e a tira a seguir é base para as questões 7 e 8.

7. Considerando apenas o primeiro balão, Cascão grita por socorro porque a) tem medo de chuva. b) tem medo de altura. c) não gosta de ficar sozinho. d) está pendurado prestes a cair. e) precisa logo de um guarda-chuva. GABARITO: D COMENTÁRIO: O aluno precisa entender o comando da questão, e perceber que, no primeiro balão, o que aflige o personagem é o fato de ele estar pendurado em um galho e que tem medo de cair. Apenas a partir do segundo balão a chuva passa a ser considerada um problema. 8. Foi o recurso utilizado para demonstrar o ruído de um trovão na tira: a) o guarda-chuva. b) as gotas de chuva. c) uma onomatopeia. d) letras grandes em destaque. e) desenho em preto e branco. GABARITO: C COMENTÁRIO: O aluno deve reconhecer a onomatopeia no segundo quadrinho, representando o ruído de um trovão.

9. Sabe-se que o dígrafo consonantal ocorre com a união de suas letras, ou seja, consoantes que representam

um único som. Assim, a série de palavras abaixo em que todos os vocábulos possuem dígrafo consonantal é: a) folha - ficha - lenha – fecho. b) lento - bomba - trinco – flecha. c) águia - queijo - quatro – quero. d) serra - vosso - arrepio – excluir. e) descer - cresço - exceto – escada. GABARITO: A COMENTÁRIO: Um dígrafo consonantal acontece quando há o encontro de duas letras, formando um único som consonantal, que acontece em: folha – ficha – lenha – fecho. 10. Na língua oral, a palavra é o conjunto articulado de fonemas. E a cada expiração do falante são emitidos

pequenos conjuntos de fonemas chamados sílabas. Assim, a palavra que possui separação silábica correta de acordo com as regras que estudamos é a) té-cni-co. b) adj-un-to. c) con-fe-cção. d) de-cep-ção. e) o-bs-tá-cu-lo. GABARITO: D COMENTÁRIO: O aluno precisa saber sobre as regras de divisão silábica e que não se separam da sílaba anterior consoantes que não forem seguidas de vogal. Por isso, a separação das sílabas de maneira correta nas outras alternativas seria: téc-ni-co; ad-jun-to; con-fec-ção; obs-tá-cu-lo.

Page 5: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_438_2019...6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Livro Paradidático,

2019 - SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 2º TRIMESTRE

4

11. A expressão RAP provém da língua inglesa, com o sentido de Rhythm And Poetry – traduzindo, Ritmo e Poesia. Este estilo é assim denominado porque mistura um ritmo intenso com rimas poéticas, integrando o cenário cultural conhecido como Hip Hop.

Linhas Tortas

Gabriel O Pensador Alguns às vezes me tiram o sono Mas não me tiram o sonho Por isso eu amo e declamo, por isso eu canto e componho Não sou o dono do mundo, mas sou um filho do dono Do verdadeiro Patrão, do verdadeiro Patrono (E aí, Gabriel, desistiu do cachê?) Cancelei um trabalho aí pra não me aborrecer (Explica melhor, o que foi que você fez?) Tá, tudo bem, eu explico pra vocês. [...]

Disponível em: https://www.letras.mus.br/gabriel-pensador/linhas-tortas/

Após ler o Rap acima, é possível entender que as escolhas de palavras deixam o texto a) mais informal. b) sem nenhum tipo de tema. c) com uso de uma linguagem não-verbal. d) próximo do uso de linguagem da internet. e) num tom de diálogo, pela recorrência de gírias. GABARITO: A COMENTÁRIO: Para responder a esta questão, é possível que o aluno identifique, a partir da leitura do texto, que se trata de um rap escrito em linguagem informal, coloquial, que faz com que o texto se aproxime do leitor.

12. A acentuação gráfica estuda os acentos gráficos (agudo, grave e circunflexo). Esses são elementos essenciais para estabelecer organizadamente, por meio de regras, a intensidade das sílabas na língua portuguesa.

A sequência em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra é: a) substituídos, sério, café. b) carência, cálcio, cardápio. c) nutrólogo, magnésio, físico. d) flexível, indispensável, libanês. e) substituídos, médico, vitamínica. GABARITO: B COMENTÁRIO: O aluno precisa ter conhecimento sobre as regras de acentuação, reconhecendo que todas as palavras da alternativa B possuem a penúltima sílaba tônica, portanto, são paroxítonas. Para isso, ele precisa, também, antes, separar as sílabas corretamente. 13. Na escrita, os fonemas são representados por letras, mas nem sempre cada letra representa um fonema. De

acordo com as regras, a palavra que apresenta o mesmo número de letras e fonemas é: a) queria. b) milhões. c) adolescência. d) importante. e) sucedida. GABARITO: E COMENTÁRIO: A palavra “sucedida” possui 8 letras e 8 fonemas: /s/ /u/ /c/ /e/ /d/ /i/ /d/ /a/. As demais alternativas trazem dígrafos, ou seja, menos fonemas do que letras.

Page 6: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_438_2019...6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Livro Paradidático,

2019 – SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 2º TRIMESTRE

5

14. A tira a seguir tem o objetivo de

a) estimular a leitura nos dias atuais. b) criticar a produção de livros muito grandes. c) questionar quantas páginas deve ter em um livro. d) dizer que as crianças leem muito mais que os adultos. e) promover uma reflexão sobre os hábitos de leitura dos jovens. GABARITO: E COMENTÁRIO: A tira coloca em questão o hábito de leitura dos jovens ao falar de “nova geração”. 15. A divisão silábica é a separação das diferentes sílabas que formam uma palavra. Uma sílaba é um pequeno

conjunto de fonemas emitidos em uma única emissão de voz. Todas as palavras apresentam separação correta de sílabas em:

a) ex-ce-ção, cre-sci-men-to, pro-fes-sor. b) ins-tru-ção, ex-ci-tar, eu-ro-pe-u. c) rit-mo, dig-no, ap-to. d) pers-pe-cti-va, am-bí-guo, trans-por-te. e) ex-ce-len-te, a-vi-ão, m-e-i-o. GABARITO: C COMENTÁRIO: Nos casos de palavras com duplas consoantes, são divisíveis no interior da palavra as sucessões de duas consoantes que não constituem propriamente grupos, ou seja, conserva-se sempre na sílaba anterior a consoante que não é seguida de vogal.

Sobrenome Como vocês sabem Frankenstein foi feito Com pedaços de pessoas diferentes: A perna era de uma, o braço de outra A cabeça de uma terceira E assim por diante. Além de o resultado Ter sido um desastre Houve um grave problema Na hora em que Frankenstein Foi tirar carteira de identidade. Como dar identidade

A quem era uma mistura De várias pessoas? A coisa só se resolveu Quando alguém lembrou Que num condomínio Cada apartamento É de um dono diferente. Foi assim que Frankenstein Condomínio Ganhou o nome e sobrenome Como toda gente.

Paes, José Paulo. Lê com crê. São Paulo: Ática, 1996.

16. O assunto abordado no poema é a) o surgimento dos sobrenomes. b) a formação do condomínio de um prédio. c) como as pessoas resolvem seus problemas. d) como as pessoas tiram carteira de identidade. e) o modo como Frankenstein ganhou um sobrenome. GABARITO: E COMENTÁRIO: O aluno, a partir da interpretação do poema, deve perceber que nele é contada a história sobre como Frankenstein ganhou um sobrenome.

Page 7: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_438_2019...6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Livro Paradidático,

2019 - SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 2º TRIMESTRE

6

17. Dígrafo é o grupo de duas letras formando um só fonema. Ditongo é a combinação de uma vogal com uma semivogal, ou vice-versa, na mesma sílaba.

Nas palavras “também” e “ontem”, há: a) também: dois ditongos nasais / ontem: dois ditongos nasais b) também: dígrafo e ditongo nasal / ontem: dígrafo e ditongo nasal c) também: dígrafo e ditongo nasal / ontem: ditongo nasal e dígrafo d) também: ditongo nasal e dígrafo / ontem: dígrafo e ditongo nasal e) também: dois dígrafos vocálicos / ontem: dois dígrafos vocálicos GABARITO: E COMENTÁRIO: Temos, na palavra “também”, dois dígrafos vocálicos = am/em; e, na palavra “ontem”, temos os dígrafos também vocálicos = on/em. 18. Quando duas vogais estão juntas na mesma palavra, mas em sílabas diferentes, chamamos de hiato. Todos

os encontros vocálicos são hiatos na alternativa: a) reúne / iniciado / distribuído. b) especial / reinou / categoria. c) coração / benefício / espécie. d) proporcionar / duas / anoitecer. e) proporcionar / benefício / terceiro. GABARITO: A COMENTÁRIO: Todas as palavras presentes no item A são encontros vocálicos classificados como hiato, pois ocorre a separação de vogais em sílabas diferentes: re-ú-ne; i-ni-ci-a-do; dis-tri-bu-í-do. A campanha publicitária a seguir é base para as duas seguintes questões deste simulado.

19. O objetivo desta campanha é a) incentivar a adoção de animais. b) pedir contribuição para organizações filantrópicas que cuidam de animais. c) conscientizar as pessoas contra os maus-tratos aos animais e o abandono deles. d) dar dicas de como cuidar de seu animal de estimação resgatado do frio e da chuva. e) divulgar o trabalho realizado por algumas instituições que resgatam animais que sofrem maus-tratos. GABARITO: C COMENTÁRIO: O aluno deve perceber que o objetivo do texto é conscientizar as pessoas contra os maus-tratos aos animais e o abandono deles, e não a divulgação de instituições. 20. A frase “POSSE RESPONSÁVEL: maltratar ou abandonar animais é CRIME previsto em lei.” funciona como a) um pedido b) uma advertência c) um simples conselho d) um convite à sociedade e) uma sugestão aos adotantes GABARITO: B COMENTÁRIO: O trecho funciona como uma advertência, uma vez que lê-se a informação que maus tratos de animais é crime. Adverte-se aquele que pensa ou planeja abandonar.

Page 8: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_438_2019...6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Livro Paradidático,

2019 – SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 2º TRIMESTRE

7

LIVRO PARADIDÁTICO As próximas cinco questões são referentes ao livro paradidático “Amigos Secretos”, de Ana Maria Machado, utilizado este trimestre.

“No mundo lá fora, as coisas continuavam acontecendo e eu vou ter que contar, porque senão perco meu cargo de porta-voz oficial da turma”.

MACHADO, Ana Maria. Amigos Secretos. São Paulo: Ática, p. 93. 21. Durante a narrativa, é possível perceber que um dos personagens narra a história. O trecho destacado acima

confirma que Pereba é o porta-voz oficial do clubinho. Ele foi escolhido, pois a) só ele estava acostumado a escrever. b) aconteceu o sorteio entre todos os membros do clubinho e ele fora sorteado. c) passava o dia inteiro brincando com o teclado do computador, dessa forma, era o único componente do

clubinho apto para a função. d) a Lu, a que mais lia do grupo, fora sorteada, porém não se sentiu segura para assumir tamanha

responsabilidade e escolheu Pereba para substituí-la. e) ele era o redator do jornal do clubinho e seu nome foi sorteado entre alguns membros do grupo para

decidirem quem assumiria o cargo. GABARITO: E COMENTÁRIO: O aluno deverá recordar como aconteceu o sorteio em que Pereba fora escolhido para contar as aventuras vividas pela turma do clubinho da árvore. 22. No segundo capítulo do livro, “Um clubinho e um clubão”, o clubinho era a casa na árvore construída pelos

pais da Lu, e o clubão era a) um quarto de entulhos eletronicamente equipado e que se tornou uma extensão do clubinho. b) o clube da árvore que eles frequentavam durante o ano, quando não estavam em Cedrinho. c) o nome do clube que os personagens do Sítio do Pica-Pau amarelo participavam lá no sítio. d) o espaço construído pelos pais da Lu para que ela e seus amigos ficassem nos dias de chuva. e) o nome dado ao clubinho quando novos personagens foram incorporados ao grupo, agora maior. GABARITO: A COMENTÁRIO: Clubão era um quarto de entulhos que acabou ficando eletronicamente equipado e se tornou uma extensão do clubinho.

Quer dizer: resolvemos ir todos para Cedrinho, atrás do bando. - Menos as meninas, naturalmente – anunciou Tom, todo protetor. - Porque pode ser perigoso, e nós vamos ficar preocupados com vocês, vamos acabar trabalhando. Sempre que os cavaleiros vão enfrentar monstros ou dragões, as donzelas em perigo ficam trancadas nas torres, nos castelos ou são recolhidas a mosteiros. Para sua própria proteção. - Ai, que romântico! – suspirou Cláudia. - Romântico coisa nenhuma! – estrilou Narizinho. – Que coisa mais antiga, isso sim... Aqui no Sítio, nunca teve disso. Emília e eu acompanhamos Pedrinho em tudo quanto foi aventura. E ainda nos metemos em algumas sem ele... Vai ver, você está é com medo de que a gente prenda mais piratas que vocês. Hoje em dia não tem mais esse negócio de mulher ficar trancada em casa, não. Acabou. Como acabou a escravidão.

MACHADO, Ana Maria. Amigos Secretos. São Paulo: Ática, p. 75.

Page 9: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_438_2019...6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Livro Paradidático,

2019 - SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 2º TRIMESTRE

8

23. Durante a narrativa, Narizinho faz surgir um tema que tem sido cada vez mais discutido na sociedade atual, que é

a) o racismo. b) a homofobia. c) o papel da mulher. d) a igualdade social. e) o preconceito religioso. GABARITO: C COMENTÁRIO: Narizinho faz uma crítica ao pensamento de Tom, que julga antigo e antiquado para a contemporaneidade. Compara a situação dita por ele com a vivida pelos escravos e justifica que não há diferenças entre meninas e meninos, pois ela vive as mesmas aventuras que seu primo no Sítio do Pica-pau Amarelo.

“Narizinho, que se adiantara e fora examinar com Pedrinho a fonte dos gemidos e xingamentos, gritou de longe a identificação final: – Mas é Dom Quixote! – Dom quixote e Sancho Pança? Como é que não reconheci? – estranhou Tom Sawyer. – eu adoro as aventuras deles.”

MACHADO, Ana Maria. Amigos Secretos. São Paulo: Ática, p. 85.

24. No livro, podemos encontrar muitas outras obras literárias, como Dom Quixote de la mancha, de Miguel de Cervantes, por exemplo. Esse é um recurso utilizado por muitos autores para criar um diálogo entre dois ou mais textos, cujo nome é

a) paródia. b) metáfora. c) onomatopeia. d) intertextualidade. e) rimas, versos e estrofes. GABARITO: D COMENÁRIO: O aluno deverá entender que Ana Maria Machado utiliza na sua escrita o recurso da intertextualidade ao citar suas referências.

“Depois de muita conversa, o queijeiro acabou aceitando a ideia, com a condição de que seus prejuízos fossem pagos. Mas quem tinha dinheiro? Ele queria a grana de verdade, não servia de mentirinha.

Aí veio o que, para mim, foi a maior surpresa de um dia tão cheio de supressas. A Helô, logo ela, sempre meio desligada e às vezes muito sonolenta, parece que acordou de repente e disse:

– Não se preocupem. Eu pago. Todos olhamos para ela. – Você paga como?”

MACHADO, Ana Maria. Amigos Secretos. Editora: Ática. p. 87 - 88

25. A forma como Helô conseguiu arrecadar o dinheiro foi a) quebrando seu cofrinho. b) vendendo suas duas bicicletas velhas. c) contando a verdade a seus pais e pedindo ajuda financeira a eles. d) reunindo a quantia que ganhou de mesada e de presente de Natal. e) escrevendo uma carta à fada do dente, quando trocou seus dentes de leite. GABARITO: E COMETÁRIO: O aluno deve recordar que Helô era cuidadosa com os dentes e, quando os trocou, escreveu uma carta à fada do dente pedindo uma quantia especial.

Page 10: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_438_2019...6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Livro Paradidático,

2019 – SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 2º TRIMESTRE

9

PRODUÇÃO DE TEXTO Este é um trecho de um diário de ficção.

Sexta-feira, 6

Querido Diário Otário,

Não sei se já falei da Angelina alguma vez, mas ela é uma menina do meu colégio que é linda, maravilhosa, popular e que tem cabelos cor de ouro (como se alguém achasse isso bonito!).

Isabella e eu estávamos no corredor hoje e a Isabella tentou desesperadamente conversar com a Angelina [ ... ].

Enfim, a Angelina só deu uma olhada para a Isabella como se ela fosse alguma coisa muita estranha e um pouco nojenta – como um caracol virado do avesso – e, sem dizer uma única palavra, seguir em frente, [ ... ].

BENTON, Jim. Querido Diário Otário, é melhor fingir que isso nunca aconteceu. São Paulo: Fundamento Educacional, 2009. p. 14-15. v. 1. (Fragmento).

26. Nesse trecho, percebemos as seguintes características de um diário: a) a data e o tema. b) a data e o vocativo: “Querido Diário Otário”. c) a data, o vocativo: “Querido Diário Otário”, o uso de primeira pessoa e o tema. d) o vocativo, que é “Querido Diário Otário”, o uso de primeira pessoa e o tema. e) o vocativo, que é “Querido Diário Otário”, e o uso de primeira pessoa. GABARITO: C COMENTÁRIO: A letra C apresenta todas as características de diário que aparecem no trecho em questão. 27. São apenas tipos textuais que podem ser classificados como “Escritas de si”: a) Conto maravilhoso, carta pessoal e narrativa de ficção científica. b) Biografia, autobiografia e narrativa de aventura. c) Carta pessoal, autobiografia e diário. d) Diário, blog e conto maravilhoso. e) Autobiografia, fábula e apólogo. GABARITO: C COMENTÁRIO: Apenas a letra C apresenta gêneros que usam exclusivamente a primeira pessoa, que são gêneros confessionais.

28. Quando alguém escreve um diário íntimo, normalmente ele é destinado a) a revistas e jornais. b) apenas ao próprio autor. c) aos pais e amigos do autor. d) a todas as pessoas que se interessam por leitura. e) ao próprio autor e a todas as pessoas que se interessam por leitura. GABARITO: B COMENTÁRIO: O diário íntimo é destinado ao próprio autor, como registro de memória de fatos que aconteceram com ele, não sendo, portanto, divulgado a terceiros.

Texto para as próximas duas questões.

RELATO PESSOAL: O PRECONCEITO EXISTE

Em março deste ano, eu estava em uma loja procurando um presente para minha mãe e carregava um caderno que ela havia comprado lá mesmo noutro dia. Aí chegou uma segurança e foi logo me acusando de roubo. Revistou minha bolsa e, como não tinha a nota fiscal comigo, fui levada ao Juizado de Menores. Só quando minha mãe apareceu com o comprovante é que fui liberada.

Eu fiquei muito nervosa, nunca tinha sido acusada de roubo, nem sido xingada por ser negra. Foi a minha mãe quem fez me ver que isso era racismo. Ainda bem que nem todo mundo é assim, racista. Eu tenho orgulho de ser negra, estou feliz com a cor que Deus me deu.

Isabela Santos 14 anos, Salvador.

Isabela e sua mãe moveram uma ação contra a empresa por racismo. A juíza Maria Santiago condenou a loja a pagar a Isabela um milhão de reais de indenização por danos morais.

Fonte: http://relatodadiscriminacao.blogspot.com.br/ 24.

Page 11: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_438_2019...6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Livro Paradidático,

2019 - SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 2º TRIMESTRE

10

29. O Relato Pessoal de Isabela Santos denuncia a) a necessidade de sempre carregar a nota fiscal dos produtos que você adquire. b) o preconceito racial vivenciado pela menina, que foi acusada de roubo por causa da cor de sua pele. c) o perigo de andar desacompanhada dos pais, pois envolvimentos com a polícia são sempre possíveis. d) o roubo do caderno efetuado pela menina, que na ausência da mãe se comportou de maneira indevida. e) a importância das lojas sempre manterem uma segurança rígida e revistarem os clientes, para evitar roubos. GABARITO: B COMENTÁRIO: A falsa acusação de roubo contra Isabela é usada como uma forma de mostrar para o leitor como o racismo está vivo em nosso cotidiano.

30. O depoimento de Isabela Santos se caracteriza como Relato Pessoal, pois narra um acontecimento a) insignificante e que só interessa à família e aos amigos de Isabela. b) raro, pois há poucas manifestações de preconceito racial no território brasileiro. c) engraçado, pois houve um desentendimento causado pela falta de uma nota fiscal. d) significativo, pois mostra que uma boa segurança pode proteger sua loja de ladrões. e) significativo que interessa a todos que se preocupam em combater o preconceito no Brasil. GABARITO: E COMENTÁRIO: A função do relato pessoal é narrar fatos significativos para a pessoa que os vivenciou e, também, para o público em geral. Assim, o relato da adolescente é importante como denúncia.

31. O gênero Relato Pessoal é considerado um(a) a) forma de comunicação escrita entre pessoas íntimas, separados por longas distâncias. b) registro cotidiano e periódico das experiências e dos sentimentos do autor, em caráter confidencial. c) texto de suporte oral ou escrito, que conta episódios importantes e marcantes da vida do autor que tenham

relevância para a comunidade. d) texto em que se escreve sobre a vida de uma pessoa, contando a sua história e trajetória desde o

seu nascimento até a sua morte. e) texto em que o autor narra histórias fictícias e fantásticas em que os protagonistas são inspirados em

pessoas reais. GABARITO: C COMENTÁRIO: A função do relato pessoal é narrar fatos significativos para a pessoa que os vivenciou e, também, para o público em geral.

32. Como principal característica de um poema, temos o uso de a) de rimas, obrigatoriamente. b) sonoridade e linguagem poética. c) texto em prosa, dividido em parágrafos. d) um número calculado de sílabas métricas, obrigatoriamente. e) primeira pessoa do singular, pois o poema narra momentos da vida do autor. GABARITO: B COMENTÁRIO: O poema não precisa, necessariamente, usar rimas ou um número certo de sílabas métricas. Ele faz uso, entretanto, de recursos sonoros diversos e da função poética da linguagem.

33. Os textos dispostos a seguir são importantes para a resolução desta questão.

TEXTO 1

(Glauco Villas Boas - Charginista)

Page 12: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_438_2019...6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Livro Paradidático,

2019 – SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 2º TRIMESTRE

11

TEXTO 2

Congresso Internacional do Medo Provisoriamente não cantaremos o amor, que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos. Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços, não cantaremos o ódio, porque este não existe, existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro, o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos, o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas, cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas, cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte. Depois morreremos de medo e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.

Carlos Drummond de Andrade

A associação da charge de Glauco ao texto de Drummond baseia-se na constatação de que a) o poema tem um assunto completamente distante do tema tratado pela charge. b) a charge sugere um conteúdo social e político que o texto não aborda. c) ambos defendem ideias diferentes segundo um ponto de vista social. d) o tema da charge é o mesmo que o do poema: o medo. e) a charge afasta interpretações humorísticas do tema. GABARITO: D COMENTÁRIO: O aluno precisa entender os dois textos abordados e conseguir compreender que o tema da charge é o mesmo que o do poema: o medo. O “tratamento estilístico diverso” é evidente, tratando-se, num caso, de uma mensagem visual de teor humorístico e, no outro, de uma mensagem verbal de teor lírico-satírico. O texto a seguir se refere às próximas duas questões.

Meu nome é Martha Cavalcanti Poppe, nome de casada, eu nasci no dia 16 de abril de 1940 no Rio de Janeiro. Meus pais se chamam Carmem Cordeiro Cavalcanti, de Pernambuco, e Fernando de Lima Cavalcanti, também de Pernambuco, minha família toda é de Pernambuco, eu é que nasci aqui por acaso.

A família da minha mãe é de Pernambuco, mas ela tinha origens mais ancestrais, cearenses, mas a família toda era de Pernambuco, e do meu pai, o meu pai era de uma família de usineiros pernambucanos, e eles, quando vieram aqui para o Rio, quando saíram de Recife vieram para o Rio para tentar uma nova vida.

Nunca tive muito contato com os meus avós, por causa das idades, minha relação era muito íntima, muito ligada aos meus pais, e quando eu fiz mais ou menos oito anos, eu comecei a aprender a pintar com uma pintora impressionista brasileira chamada Georgina de Albuquerque.

Quando eu fiz 17 anos é que eu fiquei muito, interessada em fazer a Belas Artes e sempre tive muito apoio dos meus pais em relação a isso, meu pai era um desenhista, desenhava muito bem, a minha mãe, bordava, costurava e também tinha muito talento para desenho, eles sempre foram muito ligados a essa parte artística.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/relato-pessoal/ 34. A respeito do relato acima, é correto afirmar que a) não é um relato pessoal, pois não está escrito em primeira pessoa e não narra um fato marcante na vida da

artista plástica Martha Cavalcanti Poppe. b) apesar de conter informações da vida da artista plástica Martha Cavalcanti Poppe, não pode ser considerado

um relato pessoal, pois o primeiro parágrafo não fala do início de sua vida. c) possui apenas relatos fictícios da vida de Martha Cavalcanti Poppe, artista plástica que criou murais, painéis,

selos e muitos outros trabalhos na história da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos). d) é narrado em 3ª pessoa, como pode ser verificado no trecho: “Quando eu fiz 17 anos é que eu fiquei muito,

fiquei interessada em fazer a Belas Artes e sempre tive muito apoio dos pais em relação a isso [...]”. e) o texto se configura como um relato pessoal, apresentando informações pessoais e profissionais de Martha

Cavalcanti Poppe, uma personalidade cuja vida pode despertar interesse de um grande público. GABARITO: E COMENTÁRIO: O texto é um relato pessoal, pois apresenta fatos da vida da artista plástica Martha Cavalcanti Poppe, narrados na primeira pessoa.

Page 13: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_438_2019...6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Livro Paradidático,

2019 - SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 2º TRIMESTRE

12

35. Quanto ao trecho a seguir, podemos interpretar que

“A família da minha mãe é de Pernambuco, mas ela tinha origens mais ancestrais, cearenses, mas a família toda era de Pernambuco, e do meu pai, o meu pai era de uma família de usineiros pernambucanos, e eles, quando vieram aqui para o Rio, quando saíram de Recife vieram para o Rio para tentar uma nova vida”.

a) a artista aproveitou alguns fatos de sua própria vida na hora de criar seu relato pessoal, como é o caso da

origem de seus pais e avós. b) não existem muitas coincidências entre a naturalidade das famílias de seus pais, ambas nascidas no estado

de Pernambuco. c) sempre pessoas nascidas em Pernambuco saem de seu estado para tentar uma nova vida no Rio de Janeiro

e em São Paulo. d) a artista plástica nascida no Rio de Janeiro preferiria ter nascido em Pernambuco, estado de seus pais

e avós. e) o lado paterno da família de Martha Cavalcanti Poppe é natural do Ceará. GABARITO: A COMENTÁRIO: É possível ler, no trecho, que a autora aproveitou alguns detalhes de sua vida para associá-los à sua origem e à de sua família.

INGLÊS

36. A Garage Sale is an informal event for the sale of used things by private individuals, in which sellers are not required to obtain business licenses or collect sales tax . Which alternative below is correct according to the contexto of GARAGE SALE? (Uma “Garage Sale” é um tipo de venda informal de coisas usadas, comum nos Estados Unidos, onde os vendedores normalmente utilizam suas garagens para isso, e não precisam de licenças ou taxas de impostos. Qual alternativa abaixo está de acordo com o contexto de GARAGE SALE?)

a) Ham b) Soda c) Soap d) Table e) Detergent GABARITO: D COMENTÁRIO: O único móvel das alternativas está na letra d: Table (mesa). As outras alternativas envolvem itens de supermercado. 37. The picture below represents someone who is giving something to

another person. The correct alternative that better complete the sentence is: (A imagem a seguir representa alguém que está dando um presente à outra pessoa. A alternativa que se encaixa da melhor forma na frase é:)

I’m giving ______________ gift to my best friend. a) a b) an c) after d) some e) among GABARITO: A COMENTÁRIO: Considerando a gramática (artigos indefinidos), a alternativa A é a única resposta que se encaixa na frase.

Page 14: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_438_2019...6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Livro Paradidático,

2019 – SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 2º TRIMESTRE

13

Considering the rules about demonstrative pronouns, answer the next three questions. (Considerando as regras sobre os demonstrative pronouns, seguem as próximas três questões:) 38. Hello, Dr. Smith. Could you please look at __________ cut on my finger? a) Can b) This c) Could d) These e) Those GABARITO: B COMENTÁRIO: A alternativa correta é a B, pois o This é utilizado para demonstrar coisas no singular e que estão próximas do locutor. 39. Those apples are red, but ____________ apples over here are green. a) Can b) This c) Could d) These e) Those GABARITO: D COMENTÁRIO: A alternativa correta é a D, pois o These é utilizado para demonstrar coisas no plural e que estão próximas do locutor. 40. Can you see ________ fishing boats on the lake? a) This b) Can c) That d) Could e) Those GABARITO: E COMENTÁRIO: A alternativa correta é a E, pois o Those é utilizado para demonstrar coisas no plural e que estão longe do locutor. 41. Considering the rooms of the house, the correct alternative to answer the question is: (Considerando os

cômodos da casa, a alternativa correta para responder à pergunta é:)

Where dou you have dinner? (Onde você janta?) a) Study b) Laundry c) Bedroom d) Bathroom e) Dinning room GABARITO: E COMENTÁRIO: De acordo com o que foi estudado, o local mais apropriado para o jantar é na “dinning room”.

Page 15: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_438_2019...6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Livro Paradidático,

2019 - SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 2º TRIMESTRE

14

42. The kind of housing you can see in the picture is: (O tipo de casa que você vê na figura é:)

a) Cabin b) Condo c) Mansion d) Apartment e) Skyscraper GABARITO: A COMENTÁRIO: A Cabin é o nome de tipo de casa da foto. Acoording to the grammar rules about there is / there are, the correct alternative to the three following questions is: (De acordo com as regras gramaticais sobre o there is / there are, a alternativa correta para as três próximas questões é:) 43. ________________ a pencil on the kitchen table a) There is b) There be c) There do d) There are e) There does GABARITO: A COMENTÁRIO: Somente a letra A se encaixa na frase corretamente de acordo com as regras gramaticais. 44. ___________ pullovers in the suitcase. a) There isn’t b) There don’t c) There aren’t d) There be not e) There doesn’t GABARITO: C COMENTÁRIO: Somente a letra C se encaixa na frase corretamente de acordo com as regras gramaticais. 45.

_____________ 29 days in February this year?

a) Is there b) There is c) Are there d) There are e) There was GABARITO: C COMENTÁRIO: Somente a letra C se encaixa na frase corretamente de acordo com as regras gramaticais.

Page 16: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_438_2019...6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Livro Paradidático,
Page 17: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168_438_2019...6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Livro Paradidático,