º ano – ensino fundamentalupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168... · comentÁrio:...

17
6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Geografia, Ética e Cidadania e Educação Física. S3 3º Trimestre 45 questões 05 de dezembro (Quinta-feira)

Upload: others

Post on 23-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168... · COMENTÁRIO: Como podemos notar, algumas fontes de energia são finitas e estão em vias de acabarem

6º ANO – ENSINO FUNDAMENTALGeografia, Ética e Cidadania e Educação Física.

S3

3º Trimestre 45 questões05 de dezembro (Quinta-feira)

Page 2: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168... · COMENTÁRIO: Como podemos notar, algumas fontes de energia são finitas e estão em vias de acabarem

2019 – SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 3º TRIMESTRE

1

GEOGRAFIA 1. O extrativismo consiste na retirada de recursos naturais, cujos processos de criação ou reposição não tiveram

participação humana. Esses recursos podem ser renováveis, não renováveis e inesgotáveis. Os recursos naturais não renováveis são aqueles que a) podem ser consumidos intensamente. b) são repostos pela natureza em determinado tempo após serem consumidos pelo homem. c) a natureza não consegue repor depois de certo tempo ou quando são totalmente esgotados. d) foram afetados pelo ser humano e depois repostos. e) não dependem do cultivo humano. GABARITO: C COMENTÁRIO: Os recursos naturais não renováveis são aqueles que, quando utilizados pelo homem, posteriormente não são repostos pela natureza, e quando o são, não há tempo hábil para que ele possa ser reposto. Exemplos: petróleo e carvão mineral.

2. Hoje em dia, os campos brasileiro e mundial estão cada vez mais utilizando os avanços de Engenharia Genética, que permitem que um ser vivo forneça genes a outro de espécie diferente (no caso do campo nas sementes em especial), sem alterar as principais características que os diferenciam.

O ser que recebe o gene é denominado a) clone b) mutante c) parasitado

d) mutagênico e) transgênico

GABARITO: E COMENTÁRIO: Os transgênicos são alimentos geneticamente modificados para serem mais resistente a pragas e doenças aumentando assim a sua produtividade. Esse processo está ligado à revolução verde. 3. É o tipo de criação na qual o gado é criado preso (confinado) e recebe diversos tratamentos, como

alimentação selecionada e vacinação constante. Por apresentar maior qualidade na criação, esse sistema acaba por gerar mais lucros ao pecuarista.

Estamos nos referindo à pecuária a) extensiva b) intensiva c) semi-intensiva

d) de subsistência e) familiar

GABARITO: B COMENTÁRIO: A pecuária intensiva utiliza as técnicas mais modernas na criação de animais, obtendo, assim, maior produtividade. 4. A industrialização contemporânea estabeleceu uma classificação aos países capitalistas de acordo com a) quantitativo de mão de obra em geral. b) o conhecimento técnico-científico. c) as fontes de energia.

d) as indústrias de bens duráveis. e) os recursos minerais.

GABARITO: B COMENTÁRIO: A terceira fase industrial estabeleceu uma reforma nos meios de produção e, nesse aspecto, as novas indústrias, principalmente as de bens de consumo, aplicaram a filosofia japonesa de produção que criou a robotização cujo efeito foi a substituição em massa da mão de obra comum e não qualificada. 5. “(…) Na pecuária intensiva, não basta ter pasto bom. Todo piquete tem um cocho grande, o suplemento é

servido sempre no começo da manhã. Cada boi recebe dois quilos por dia de proteína e energia. O propósito é turbinar o ganho de peso. Com suplemento, o boi engorda 400 gramas a mais por dia em relação ao sistema convencional. Não fica barato suplementar, mas a relação custo/benefício compensa (…)”.

Globo Rural, maio de 2012. Disponível em: http://g1.globo.com (com adaptações). Uma das vantagens da aplicação da pecuária intensiva em detrimento da extensiva: a) Menores gastos com investimentos. b) Acessibilidade das técnicas e das tecnologias. c) Baixa necessidade de equipamentos avançados. d) Redução da área de ação de impactos ambientais. e) Maior recrutamento de mão de obra.

Page 3: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168... · COMENTÁRIO: Como podemos notar, algumas fontes de energia são finitas e estão em vias de acabarem

2019 - SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 3º TRIMESTRE

2

GABARITO: D COMENTÁRIO: Por necessitar de uma menor área para a criação do gado, também será necessário menor desmatamento, compactação de solo por parte dos animais, minimizando os impactos ambientais. 6. O gráfico seguinte indica a) a importância do agronegócio para a produção de

comida, sendo ele o responsável por parte da produção de alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

b) que o crédito aplicado na agricultura camponesa é diretamente proporcional a sua produção global e à mão de obra ocupada.

c) que o agronegócio é responsável pela maioria da mão de obra empregada no campo.

d) que a agricultura familiar representa a minoria das terras agricultáveis no Brasil, porém, é a grande responsável pela produção de alimentos.

e) que, no agronegócio, a relação crédito x produção de comida é bastante equilibrada.

GABARITO: D COMENTÁRIO: Embora ocupe somente 24% das terras, a agricultura camponesa responde por 70% da produção de comida. 7. Quase toda a produção de batata, nos Estados Unidos, depende apenas de três variedades mais produtivas.

Já a produção das ervilhas, de apenas dois tipos, e se tem situações similares para o trigo, a soja e o milho. No Brasil, o café se restringe a duas espécies mais rentáveis. Dez mil anos atrás, a população mundial estava ao redor de 5 milhões. Cada um daqueles caçadores e coletores dispunha de cerca de 5 mil tipos diferentes de plantas alimentares. Hoje, os mais de 6 bilhões de habitantes têm somente 150 plantas alimentares presentes no comércio mundial. Trata-se de uma verdadeira erosão genética e alimentar.

(Adaptado de: TIEZZI, Enzo. Tempos históricos, tempos biológicos. São Paulo: Nobel, 1988). O principal causador do processo de erosão genética e alimentar é a a) agricultura comercial com alto grau técnico-científico dos países capitalistas. b) redução de espécies para selecionar as menos lucrativas, porém mais nutritivas. c) seleção das espécies de plantas agrícolas segundo processos evolutivos naturais. d) agricultura comercial com baixo grau técnico-científico dos países subdesenvolvidos. e) agropecuária extensiva e de subsistência, baseada na policultura altamente mecanizada. GABARITO: A COMENTÁRIO: Um dos aspectos mais significativos dos tempos atuais é a população mundial, acima de 6 bilhões de habitantes. Trata-se de um contingente populacional que em suas demandas mínimas para sobreviver tem qualquer necessidade potencializada. A água e a comida figuram entre as mais críticas, pois sua falta compromete por completo a sobrevivência. Deste modo, a agricultura, tornou-se uma atividade estratégica e para dar conta das demandas populacionais, vale-se de tecnologia para atingir reproduções em escala e acaba restringindo-se a algumas espécies de melhor capacidade de adaptação, reprodução e rendimento, além de mais lucrativas, para atingir a demanda. Vale lembrar que problemas de fome e subnutrição pelo mundo afora estão associados basicamente à má distribuição da comida e não em sua obtenção.

8. “Todos os anos, cada família de agricultor deve desmatar uma superfície arborizada suficiente para ali praticar o cultivo principal que corresponda às suas necessidades; a cada ano, esse cultivo muda de lugar e da mesma forma os cultivos secundários que lhes sucedem também se deslocam.”

(MAZOYER, M; ROUDART, L. História das Agriculturas no mundo: Do Neolítico à Crise Contemporânea. São Paulo: Unesp, 2010. p.136)

A que sistema de cultivo agrícola o texto faz referência? a) Itinerante. b) Empresarial. c) Agronegócio.

d) Familiar. e) Terraceamento.

GABARITO: A COMENTÁRIO: A agricultura itinerante é rudimentar, pouco utiliza recursos técnicos e insumos (fertilizantes e agrotóxicos), assim a produtividade é mais baixa. Ocorre em regiões periféricas de países subdesenvolvidos como os africanos. Assim, que esgotado o solo, ocorre o deslocamento para outra área com desmatamento.

Page 4: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168... · COMENTÁRIO: Como podemos notar, algumas fontes de energia são finitas e estão em vias de acabarem

2019 – SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 3º TRIMESTRE

3

9. A modernização do espaço agrário tem aumentado o domínio do homem sobre a natureza e, embora o modelo de produção agropecuária empresarial tenha gerado um aumento da produção de matérias-primas e alimentos, tem provocado também graves problemas sociais e ambientais.

Em relação a esse modelo, uma característica e sua consequência direta, são, respectivamente, a) prática de queimadas – compactação do solo. b) uso extensivo da terra – aumento da produtividade. c) mecanização do plantio e da colheita – mudanças no regime hidrológico. d) uso intensivo de defensivos agrícolas – contaminação de lençóis freáticos. e) prática de queimada – aumento da produtividade. GABARITO: D COMENTÁRIO: Em vários países como os Estados Unidos e Brasil, o agronegócio proporcionou um aumento da produtividade através da mecanização, uso de fertilizantes, biotecnologia e emprego de agrotóxicos. Porém, o uso excessivo de defensivos causa contaminação do meio ambiente (solo, águas superficiais e lençóis freáticos) e, por sua vez, o envenenamento de trabalhadores e consumidores, que podem desenvolver várias doenças graves. 10. Segundo o geógrafo Paulo Roberto Moraes, entende-se por degradação dos solos a redução da qualidade

desse recurso natural devido às ações naturais e/ou humanas. Existem medidas que podem prevenir ou reverter a degradação dos solos.

Entre elas, podemos citar corretamente: a) cultivar sempre o mesmo tipo de espécie vegetal para acostumar o solo com as demandas de nutrientes exigidas. b) alargar o tamanho das voçorocas para aumentar a área de plantio, ampliando assim a produção agrícola. c) intensificar o processo de lixiviação, que permite o acúmulo de nutrientes no solo, deixando-o mais fértil. d) plantar em curvas de nível, técnica que consiste em cultivar seguindo cotas altimétricas do relevo. e) incentivar a salinização dos solos, uma vez que o sal facilita o manuseio da terra. GABARITO: D COMENTÁRIO: Na atualidade, um dos principais problemas ambientais é a perda de solo pela intensificação do processo de erosão causado pelo desmatamento indiscriminado e uso incorreto do solo na agropecuária. Entre as práticas para reduzir a erosão, destacam-se: cultivo em curvas de nível (linhas de mesma altitude no terreno), cultivo com terraceamento (implantação de terraços ou patamares em áreas mais íngremes para reduzir a velocidade de escoamento da água e favorecer a infiltração), reflorestamento em zonas estratégicas (encostas e margens de rios) e plantio direto (novo plantio realizado sobre os restos orgânicos da safra anterior que protegem o solo contra a erosão e aumentam sua fertilidade). 11. A imagem a seguir está relacionada ao seguinte setor da economia: a) Primário. b) Terciário. c) Secundário. d) Terceirizado. e) Terceiro setor. GABARITO: A COMENTÁRIO: O setor primário da economia é integrado pela agricultura, pecuária, silvicultura (reflorestamento comercial) e extrativismo (vegetal, animal e mineral). São atividades que se concentram nos espaços rurais. Na foto, um trabalhador na colheita de laranja. O Brasil é o maior produtor de laranja do mundo e lidera também a exportação mundial de suco de laranja (setor secundário: indústria de alimentos). 12. Muitos centros urbanos têm um crescimento desordenado e acelerado provocado pelo desenvolvimento do

país em um curto espaço de tempo, que causa um fenômeno marcado pelo inchaço e pela falta de estrutura em determinadas áreas da cidade.

Esse fenômeno é conhecido por a) conturbação b) metropolização c) macrocefalia urbana

d) crescimento planejado e) crescimento espontâneo

GABARITO: C COMENTÁRIO: O crescimento desordenado dos centros urbanos é conhecido por macrocefalia urbana.

Page 5: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168... · COMENTÁRIO: Como podemos notar, algumas fontes de energia são finitas e estão em vias de acabarem

2019 - SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 3º TRIMESTRE

4

13. Também conhecidas como metrópoles mundiais, são aquelas que possuem influência em nível mundial. Portanto, essas cidades possuem influência nos centros urbanos do próprio país e também em regiões de outros países do mesmo e de outros continentes. Elas são conhecidas como

a) metrópole b) cidade global c) região metropolitana

d) conurbação e) megacidade

GABARITO: B COMENTÁRIO: As cidades globais possuem influência não somente no seu país, mas também em várias partes do globo. 14. A utilização de fontes de energia nos países industrializados tem sido predatória e insustentável. O consumo

exacerbado dos produtos, pela população desses países, pode gerar problemas e comprometer o meio ambiente.

Sobre a afirmativa acima, podemos afirmar que a) com pouca produção de energia não será possível sustentar a produção e os serviços. b) mesmo com o consumo alto não há preocupação quanto ao esgotamento dos recursos. c) o consumo em excesso de energia nada tem haver com o esgotamento das fontes naturais. d) mesmo a produção de energia sendo suficiente isso não representa um problema ambiental. e) o excesso de consumo de energia faz com que as reservas naturais de energia se esgotem. GABARITO: E COMENTÁRIO: Como podemos notar, algumas fontes de energia são finitas e estão em vias de acabarem em poucas décadas. Diante disso, devemos ter consciência de utilizar os recursos de forma consciente para que possamos garanti-lo para as gerações futuras. 15. A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, entre os quais

podemos destacar

a) conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural. b) aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência. c) juta pela posse da terra, falta de infraestrutura e altas condições de vida nos centros urbanos. d) acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços. e) falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos. GABARITO: B COMENTÁRIO: Com o crescimento desordenado das cidades, a ocupação de áreas de risco ou as áreas mais distantes das cidades em locais muitas vezes insalubres e sem nenhuma infraestrutura. 16. A questão da moradia no Brasil, em especial nos grandes centros urbanos, a exemplo de Fortaleza, é um

problema social que ocorre em muitos municípios.

Sobre essa questão, é correto afirmar-se que a) as ocupações em áreas irregulares e a ampliação e surgimento de favelas são consequências de um

processo de urbanização desordenado e sem planejamento. b) mesmo tendo diversas opções de moradia, áreas impróprias para a ocupação, como margens de rios e

encostas de morros, são escolhidas por grupos populacionais, principalmente por razões culturais e afetivas. c) questões relacionadas com o desemprego, desigualdade social, violência e exclusão social não estão entre os

grandes problemas enfrentados nos centros urbanos brasileiros desde a intensificação da urbanização no país. d) a questão da moradia no Brasil se restringe à falta de uma casa para as famílias. Ela é muito ampla e não

envolve problemas relacionados à ausência de saneamento básico, asfaltamento das ruas, iluminação pública e redes de água tratada.

e) a deficiência no planejamento e execução de políticas públicas no espaço urbano não é responsáveis pela formação e manutenção das problemáticas sociais nas cidades brasileiras.

Page 6: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168... · COMENTÁRIO: Como podemos notar, algumas fontes de energia são finitas e estão em vias de acabarem

2019 – SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 3º TRIMESTRE

5

GABARITO: A COMENTÁRIO: O processo de urbanização no Brasil foi de forma desorganizada, ou seja, muitas cidades foram construídas sem planejamento, formando aquilo que conhecemos como as favelas, atualmente chamada de comunidades. 17. Na atualidade, os resíduos sólidos são um dos principais problemas socioambientais das cidades. O lugar

mais apropriado para o destino do lixo doméstico comum, levando-se em consideração o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas, são os

a) incineradores, porque queimam os resíduos sólidos, reduzindo seu volume sem causar danos ambientais. b) aterros sanitários, por conterem um sistema de drenagem que evita que o lençol freático seja contaminado

por chorume. c) aterros sanitários, que permitem a reutilização do lixo doméstico, industrial e hospitalar, evitando desperdícios

de matérias-primas. d) lixões a céu aberto, pois levam em consideração fatores importantes para sua implantação, como o tipo de

solo e a proximidade de rios. e) lixões a céu aberto para que, assim, os catadores possam ter acesso aos resíduos orgânicos e hospitalares,

separando-os para vender e obter renda. GABARITO: B COMENTÁRIO: Aterros sanitários são áreas destinadas à deposição final do lixo, cuja estrutura conta com um sistema de drenagem de efluentes líquidos apoiada em uma camada impermeável de polietileno, para evitar o vazamento para camadas mais inferiores do solo ou para lençóis freáticos.

18. A forma mais adequada de as cidades cuidarem do seu lixo orgânico seria as usinas de compostagem, onde a matéria orgânica é submetida a um tratamento que visa à obtenção do “composto”, que pode ser usado como adubo. Entre os materiais que podem ser separados com essa finalidade, estão

a) restos de comida, cascas de frutas e garrafas de refrigerantes. b) cascas de frutas, papel ou papelão e latas de refrigerantes. c) folhas de vegetais, restos de comidas e cascas de frutas. d) latas de refrigerantes, folhas de vegetais e vidro. e) vidro, latas de refrigerantes e papel ou papelão. GABARITO: C COMENTÁRIO: Constitui-se lixo orgânico todo material cuja origem é biológica, como restos de vegetais, comida e frutas.

19. O fenômeno atmosférico representado na imagem é mais frequente no inverno e contribui para aumentar a concentração de poluição nas grandes cidades. Ele é chamado

a) aquecimento global. b) chuva ácida. c) frente fria.

d) brisa marítima. e) inversão térmica.

GABARITO: E COMENTÁRIO: A figura representa a inversão térmica, processo em que o ar frio fica retido próximo à superfície, impedindo a dispersão dos poluentes. 20. Nas cidades, as ilhas de calor são mais frequentemente sentidas em regiões a) periféricas b) centrais c) próximas a parques ambientais

d) nas margens de rios e) em prédios e torres altas

GABARITO: B COMENTÁRIO: Devido à falta de vegetação, impermeabilização do solo, cimentação, construções o calor nos centros das cidades tendem a ser maiores que nas áreas periférica e nas áreas verdes das cidades.

Page 7: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168... · COMENTÁRIO: Como podemos notar, algumas fontes de energia são finitas e estão em vias de acabarem

2019 - SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 3º TRIMESTRE

6

ÉTICA E CIDADANIA 21.

No esquema sobre a política na Grécia Antiga acima, os números 1, 2 e 3 representam, respectivamente, a) democracia, isonomia e isegoria. b) democracia, isegoria e parcialidade. c) monarquia, uniformidade e isonomia. d) democracia, isegoria e diferenciação. e) monarquia, heterogeneidade e isonomia. GABARITO: A COMENTÁRIO: A cidade-Estado de Atenas, na Grécia, no século V a.C. criou a democracia. No caso ateniense, a democracia era exercida de maneira direta. Uma característica importante da política ateniense são os princípios da isonomia e da isegoria. Isonomia significa que todos os cidadãos são iguais perante a lei, e isegoria significa que todos os cidadãos têm o direito de se manifestar, de expressar sua opinião em uma reunião pública. 22. Uma das principais obras de Platão chama-se A República. Nessa obra, o filósofo buscou uma forma de

governo que tivesse a justiça como a grande virtude. Para isso, ele criou uma cidade imaginária, para a qual deu o nome de Callipolis, que significa Cidade Bela. [...] Segundo o pensamento de Platão, a busca da harmonia deveria ser constante entre os habitantes de uma cidade. As pessoas são diferentes e, portanto, deveriam cumprir funções diversas, respeitando as habilidades de cada uma. O Estado, ou o governo de uma cidade, deveria se ocupar da educação das crianças para que elas desenvolvessem suas habilidades e a sua vocação, em outras palavras, suas qualidades e capacidades.

(SAE, 6. ano: Ensino Fundamental: 6. ano: livro 3 / SAE DIGITAL S/A. - 1. ed. - Curitiba, PR: SAE DIGITAL S/A, 2019. p. 415.) Dentre as diferentes funções atribuídas às pessoas na cidade imaginária de Platão, existia um grupo de pessoas, de acordo com ele, não se interessava pelo poder, que não era corrupto e que era, portanto, capaz de governar. São eles os a) guardiões. b) guerreiros. c) artesãos. d) filósofos. e) magistrados. GABARITO: D COMENTÁRIO: Platão desenvolveu a ideia do Rei Filósofo. Segundo ele, apenas os filósofos entenderiam o significado de uma vida digna: eles conhecem o valor das virtudes, da honra, do dinheiro e do trabalho, pois dedicam sua vida a refletir sobre essas coisas. De acordo com Platão, os filósofos não desejariam ser famosos nem ricos, não mandariam ou seriam bajulados por ninguém. O objetivo deles, na visão de Platão, seria unicamente o bem geral da pólis.

Page 8: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168... · COMENTÁRIO: Como podemos notar, algumas fontes de energia são finitas e estão em vias de acabarem

2019 – SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 3º TRIMESTRE

7

23. Aristóteles definiu seis espécies de governo, que foram organizadas em pares antagônicos:

No quadro acima, os números I, II e III representam, respectivamente, a) I – Tirania; II – Oligarquia; III – Demagogia. b) I – Oligarquia; II – Demagogia; III – Tirania. c) I – Demagogia; II – Tirania; III – Oligarquia.

d) I – Tirania; II – Demagogia; III – Oligarquia. e) I - Demagogia; II – Oligarquia; III – Tirania.

GABARITO: A COMENTÁRIO: Aristóteles definiu seis espécies de governo, que foram organizadas em pares antagônicos: a monarquia e a tirania, a aristocracia e a oligarquia, a politeia ou democracia e a demagogia. Cada governo bom (puro) teria uma versão ruim (impura). Assim, quando uma forma pura de governo se corrompe, ela passa a ser chamada de impura. 24. Na democracia, aquele que exerce o poder tem a função de cuidar do bem público. Ele é o representante do

povo e, como sabemos, tudo o que o país possui pertence ao povo. Ao fim do mandato, a pessoa que ocupa o cargo de representante do povo cede o seu lugar para outra pessoa. É um cargo cujo ocupante é substituído, ou seja, é um cargo rotativo.

(SAE, 6. ano: Ensino Fundamental: 6. ano: livro 3 / SAE DIGITAL S/A. - 1. ed. - Curitiba, PR: SAE DIGITAL S/A, 2019. p. 423.) Os direitos de participar no governo da sociedade por meio da organização de partidos, e da possibilidade de votar e de ser votado são chamados de direitos a) patronais. b) políticos. c) sociais.

d) minoritários. e) civis.

GABARITO: B COMENTÁRIO: Os direitos de participar no governo da sociedade por meio da organização de partidos, e da possibilidade de votar e de ser votado são chamados direitos políticos. Eles são direitos que asseguram a possibilidade de envolvimento direto ou indireto na condução da coisa pública, ou seja, na condução dos negócios políticos do Estado. Em um Estado democrático todos os cidadãos possuem direitos políticos. 25. A ação política não é exclusividade de alguns seres especiais. Cada indivíduo, enquanto cidadão (filho da

cidade), deveria ter espaços de participação efetiva que em absoluto não se restringem apenas ao exercício do voto! Este é apenas um dos instrumentos da cidadania na sociedade democrática. Portanto, todos nós temos uma dimensão política que precisa ser atuante. Embora não se confunda com as atividades comuns do homem (na família, trabalho, lazer etc.), a política de certa forma permeia todas as atividades humanas o tempo todo. Interfere na vida de cada um de múltiplas maneiras: na regulamentação legal das ações dos cidadãos, já que as leis são feitas pelos representantes escolhidos pelo povo; na gestão dos assuntos relativos à educação, saúde, abastecimento, transportes; nos aparelhos repressivos como tribunais, polícia, prisões. É impossível pensar em um setor sequer onde, de uma forma ou de outra, em maior ou menor grau, a influência da política não se exerça na vida de cada um.

(ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de filosofia. São Paulo: Moderna, 1992. p. 138-139.) O exercício da cidadania não pressupõe apenas exigir seus direitos, mas também cumprir alguns deveres. É um dever do cidadão: a) ignorar fatos políticos. b) anular o voto nas eleições. c) sonegar todos os impostos.

d) fiscalizar o governo. e) desrespeitar a democracia.

GABARITO: D COMENTÁRIO: Em uma democracia, são deveres de todos os cidadãos: fiscalizar o governo eleito, pagar os impostos solicitados, votar nas eleições e respeitar a democracia.

Page 9: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168... · COMENTÁRIO: Como podemos notar, algumas fontes de energia são finitas e estão em vias de acabarem

2019 - SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 3º TRIMESTRE

8

26. A arte na Grécia Antiga foi baseada em duas vertentes: uma buscava representar a projeção de como as coisas deveriam ser, a outra retratava o mais parecido possível com o real, elas ficaram conhecidas, respectivamente, como

a) naturalismo e estética. b) idealismo e naturalismo. c) realismo e naturalismo. d) idealismo e realismo. e) estética e realismo. GABARITO: B COMENTÁRIO: O idealismo projetava para as obras aquilo que acreditava ser o ideal, o belo, o perfeito, enquanto o naturalismo buscava trazer a perfeição com base na realidade que enxergava. 27. Na República, Platão faz a seguinte consideração sobre os poetas:

[...] devemos começar por vigiar os autores de fábulas, e selecionar as que forem boas, e proscrever as más. [...] Das que agora se contam, a maioria deve rejeitar-se. [...] As que nos contaram Hesíodo e Homero – esses dois e os restantes poetas. Efetivamente, são esses que fizeram para os homens essas fábulas falsas que contaram e continuam a contar.

Por seu turno, na Poética, Aristóteles diz o seguinte a respeito dos poetas: [...] quando no poeta se repreende uma falta contra a verdade, há talvez que responder como Sófocles: que

representava ele os homens tais como devem ser, e Eurípides, tais como são. E depois caberia ainda responder: os poetas representam a opinião comum, como nas histórias que contam acerca dos deuses: essas histórias talvez não sejam verdadeiras, nem melhores; [...] no entanto, assim as contam os homens.

(ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Eudoro de Souza. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 468. Os Pensadores IV.) Com base nos textos acima e nos conhecimentos sobre o pensamento estético de Platão e de Aristóteles, a) apesar da importância de poetas como Homero, na educação tradicional grega, as fábulas que compuseram

são perigosas para a formação da juventude. b) Platão critica os poetas por dizerem o falso e apresentarem deuses e heróis de maneira desonrosa, enquanto

Aristóteles os elogia por falarem o verdadeiro. c) Platão e Aristóteles concordam com o fato de o poeta falar o falso, só que, para Platão, suas fábulas são

indignas para a juventude, enquanto que, para Aristóteles, a poesia não precisa dizer a verdade. d) o problema para Platão é que Homero e os outros poetas falam sobre o mundo sensível e não sobre a

verdade; já Aristóteles acredita que eles devem ser repreendidos por isso. e) falar o falso para Platão é problemático porque o falso pode passar pelo verdadeiro; para Aristóteles, o poeta

apresenta a verdadeira realidade. GABARITO: C COMENTÁRIO: Para Platão, se a poesia fala de coisas que não apresentam fundamento algum, ela não pode ser útil às pessoas. Segundo Aristóteles, a tragédia e a comédia retratam a vida cotidiana das pessoas.

“A pintura e a poesia arruínam o espírito do ser humano: era este o pensamento de Platão a respeito destas artes. Para o filósofo, a pintura não poderia, de maneira alguma, representar a realidade assim como ela é. [...] Com relação à poesia, Platão afirmava que os poetas em geral exprimem tudo o que lhes vem à cabeça, mesmo sem conhecer as coisas das quais estão falando.”

(SAE, 6. ano : Ensino Fundamental: 6. ano : livro 4 / SAE DIGITAL S/A. - 1. ed. - Curitiba, PR : SAE DIGITAL S/A, 2018. p. 359.) 28. Platão acreditava que tanto a poesia quanto a pintura e as outras artes deveriam ser a) valorizadas e admiradas. b) estudadas com afinco. c) banidas da cidade. d) ensinadas nas escolas. e) ensinadas somente nos templos. GABARITO: C COMENTÁRIO: Platão acreditava que tanto a poesia quanto a pintura deveriam ser banidas da cidade, pois não ofereciam benefícios para o povo.

Page 10: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168... · COMENTÁRIO: Como podemos notar, algumas fontes de energia são finitas e estão em vias de acabarem

2019 – SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 3º TRIMESTRE

9

SAE DIGITAL S/A 29. A escultura reproduzida acima apresenta dois dos principais aspectos da arte grega, que são a) o naturalismo e o idealismo. b) a originalidade e o simbolismo. c) o realismo e o abstracionismo. d) a estilização e o formalismo. e) a arte cristã e o humanismo. GABARITO: A COMENTÁRIO: O idealismo projetava para as obras aquilo que acreditava ser o ideal, o belo, o perfeito, enquanto o naturalismo buscava trazer a perfeição com base na realidade que enxergava.

BOTTICELLI, Sandro. O nascimento de Vênus. 1483-1485. 1: Color.; têmpera no painel. 278,5 cm x 172,5 cm. Uffizi Gallery, Itália. Licença PD-

art. Wikimedia Commons. 30. A imagem da obra do pintor renascentista Sandro Boticelli é um exemplo de pintura que a maior parte das

pessoas afirmaria como “bela”. Para compreender a noção de belo, a filosofia possui uma disciplina exclusiva chamada de estética, que discute, entre outros pontos,

a) as formas de arte e manifestações da beleza que possam existir, o que nos permite julgar e avaliar algo como belo ou “arte”, o sentimento estético ou a forma como as pessoas se relacionam com a beleza e a arte.

b) quais são os parâmetros corretos para se avaliar o que é belo e o que é feio, bem como quais técnicas devem ser seguidas na produção de obras de arte. Por isso as obras de pintores como Botticelli são consideradas obras de arte, pois se enquadram nesses parâmetros.

c) a utilidade das obras de arte que não devem servir apenas de espelho da realidade, mas devem transformá-la em algo mais bonito visualmente, para que assim possa ser considerada arte, já que arte é a expressão da beleza produzida pelo homem.

d) o papel da arte no estabelecimento da noção de beleza. Assim, só é arte aquilo que é considerado belo, ou seja, que agrada visualmente por apresentar características físicas harmônicas. Essa noção de beleza é válida desde pinturas e esculturas às formas humanas.

e) quais formas de produção podem ser consideradas obras de arte: fotografias, pinturas, esculturas, obras televisivas, literatura; procurando compreender a importância e influência dessas obras sobre a moda.

GABARITO: A COMENTÁRIO: Podemos afirmar que a estética filosófica apresenta uma relação muito forte com a questão da beleza, do belo e a arte em geral. Não se trata de uma única forma de arte ou de beleza, e sim de todas as formas de arte que possam existir. Trata-se também do significado de beleza e de arte para as pessoas e de como as pessoas se relacionam com ela.

Page 11: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168... · COMENTÁRIO: Como podemos notar, algumas fontes de energia são finitas e estão em vias de acabarem

2019 - SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 3º TRIMESTRE

10

31. A palavra democracia é de origem grega e se compõe por dois termos: demos, que significa povo, e kratos, que significa poder. Sobre a origem dessa forma de governo na Grécia Antiga, é correto afirmar que trata-se

a) do poder exercido pelos reis gregos da Antiguidade. Essa forma de governo foi extremamente importante na organização da vida social e política, fazendo surgir as primeiras repúblicas de que se tem notícia.

b) da forma de mando exercida pelo povo de maneira direta, sem eleição de representantes. Teve seu início na Grécia Antiga e continua até os nossos dias. A maior parte dos países do ocidente são democracias diretas.

c) do governo de uma elite, eleita sob a forma de um conselho, o demos, para o governo da cidade. Essa eleição ocorre de maneira direta por todos os indivíduos da cidade e lançou as bases da democracia atual.

d) do governo de anciãos sob a forma de conselho, muito comum na Grécia Antiga. Esses conselhos eram responsáveis por decidir sobre os assuntos de interesse geral, pois eram considerados mais experientes, e respeitados na comunidade.

e) do governo exercido pelo povo, como a tradução do termo grego para o português sugere, que, na Grécia Antiga, se relacionou com a constituição de algumas pólis gregas, como Atenas.

GABARITO: E COMENTÁRIO: Na democracia, quem governa é o povo. A Grécia ficou famosa pelo sistema democrático desenvolvido por lá. Foi lá que surgiu a democracia, um sistema de governo em que o povo é quem escolhe os governantes. 32. Atenas foi considerada o berço do regime democrático no mundo antigo. Sobre o regime democrático

ateniense, é correto afirmar que a) era baseado na eleição de representantes para as Assembleias Legislativas, que se reuniam uma vez por

ano na Ágora e deliberavam sobre os mais variados assuntos. b) apenas os homens livres eram considerados cidadãos e participavam diretamente das decisões tomadas

na Cidade-Estado. c) estrangeiros e mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas

assembleias da Cidade-Estado. d) era erroneamente chamado de democrático, pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo. e) a inexistência de escravos em Atenas levava a uma participação quase total. GABARITO: B COMENTÁRIO: Para ser considerado cidadão, era preciso atender a alguns pré-requisitos: eram considerados cidadãos apenas os homens livres, adultos, filhos de pai e mãe atenienses. Assim, não participavam da política mulheres, os estrangeiros, os escravizados e as crianças.

“Aristóteles organizou o que chamou de espécies de governo. Diferente de Platão, que pensou em uma cidade ideal e em um modelo ideal de política, Aristóteles resolveu analisar os governos que existiam no mundo real. [...] O bom (puro) governo seria aquele que pensa no bem da coletividade, ou seja, no bem de toda a população. Contudo existem também os maus (impuros) governos: aqueles que pensam apenas no próprio interesse ou no interesse de grupos específicos, e não na coletividade. Baseado nesse pensamento, Aristóteles definiu seis espécies de governo, que foram organizadas em pares antagônicos [...] Assim, quando uma forma pura de governo se corrompe, ela passa a ser chamada de impura.”

(SAE, 6. ano: Ensino Fundamental: 6. ano: livro 3 / SAE DIGITAL S/A. - 1. ed. - Curitiba, PR: SAE DIGITAL S/A, 2018. p. 420.) 33. A versão ruim e impura da democracia é chamada de a) tirania. b) oligarquia. c) demagogia. d) politeia. e) ditadura. GABARITO: C COMENTÁRIO: Na forma corrompida, a politeia torna-se demagogia, na qual o governo dá mais atenção aos pobres e não ao povo em geral.

Page 12: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168... · COMENTÁRIO: Como podemos notar, algumas fontes de energia são finitas e estão em vias de acabarem

2019 – SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 3º TRIMESTRE

11

34. “Toda cidade [pólis], portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. (...) Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.”

(ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. De Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.)

De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a pólis a) passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade humana. b) existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade. c) é fundada na razão, que estabelece as leis que a ordenam. d) é estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota. e) é instituída por uma convenção entre os homens. GABARITO: B COMENTÁRIO: Conforme pensou Aristóteles, a política faz parte da nossa natureza como seres humanos. Isso significa que é da nossa natureza viver em comunidade.

35. “Como a temperança, também a justiça é uma virtude comum a toda a cidade. Quando cada uma das classes

exerce a sua função própria, ‘aquela para a qual a sua natureza é a mais adequada’, a cidade é justa. Esta distribuição de tarefas e competências resulta do fato de que cada um de nós não nasceu igual ao outro e, assim, cada um contribui com a sua parte para a satisfação das necessidades da vida individual e coletiva. (...) Justiça é, portanto, no indivíduo, a harmonia das partes da alma sob o domínio superior da razão; no estado, é a harmonia e a concórdia das classes da cidade.”

(PIRES, Celestino. Convivência política e noção tradicional de justiça. In: BRITO, Adriano N. de; HECK, José N. (Orgs.). Ética e política. Goiânia: Editora da UFG, 1997. p. 23.)

Sobre a cidade justa na concepção de Platão, é correto afirmar que a) todos satisfazem suas necessidades mínimas e inexistem funções como as de governantes, legisladores

e juízes. b) é governada por filósofos, protegida por guerreiros e mantida por produtores econômicos, todos cumprindo

sua função própria. c) ambiciona o luxo desmedido e está cheia de objetos supérfluos, tais como perfumes, incensos, iguarias,

guloseimas, ouro, marfim etc. d) tem como principal objetivo fazer a guerra com seus vizinhos para ampliar suas posses através da conquista. e) seus habitantes desejam a posse ilimitada de riquezas, como terras e metais preciosos. GABARITO: B COMENTÁRIO: Segundo Platão, cada grupo social deve se dedicar somente à sua função e virtude específicas, pois é apenas quando isso acontece que a harmonia e a felicidade imperam sobre a sociedade. Mesmo se tratando de um modelo utópico de cidade, é importante percebermos a preocupação de Platão com a justiça, isto é, com um valor ético imprescindível para a existência de sociedade.

EDUCAÇÃO FÍSICA

36. A cultura do Hip-Hop surge em um momento de conflito e busca pela paz por uma parte da população,

principalmente a população negra, que sofria discriminação e preconceito de uma classe dominante da década de 1970.

De acordo com o texto, a cultura Hip-Hop a) originou-se de uma manifestação cultural de resistência às desigualdades sociais impostas pela sociedade

da época. b) trouxe, com o passar do tempo, uma segregação que fez com que a pobreza, a violência e a criminalidade

diminuíssem drasticamente, favorecendo a igualdade social. c) é formada, na época e ainda hoje, pela maioria da população das grandes periferias de cidades dos Estados

Unidos, por afrodescendentes e estrangeiros, na maioria brancos, que habitavam espaços marginalizados e divididos muitas vezes por facções (grupos ou gangues).

d) é a união de diversas expressões artísticas, por meio da mescla da música (DJ - Disc Jocker - RAP), do(a) mestre de cerimônia (MC), das artes visuais e plásticas e da expressão corporal por meio da dança (B.Boys e B.Girls).

e) traz três elementos (Grafity e B.Boys e B.Girls) com princípios filosóficos e ideológicos que pregam a paz, a união e a solidariedade.

GABARITO: A COMENTÁRIO: O movimento Hip-Hop originou-se de uma manifestação cultural de resistência às desigualdades sociais impostas pela sociedade da época de 1970, como citado no texto.

Page 13: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168... · COMENTÁRIO: Como podemos notar, algumas fontes de energia são finitas e estão em vias de acabarem

2019 - SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 3º TRIMESTRE

12

37. O funk nem sempre foi como hoje. Com o passar do tempo, sofreu muitas transformações. A respeito dos diferentes tipos de funk que existem na atualidade, esse gênero musical

a) é o “Funk tradicional”, já que as primeiras melodias desse gênero no Brasil se originaram no Rio Grande do Sul.

b) que traz nomes como funk ostentação ou funk paulista refere-se aquelas canções que falam de carros de luxo, joias e dinheiro.

c) chamado “funk consciente” muitas vezes é comparado ao samba, já que seu objetivo é denunciar os problemas sociais.

d) é um estilo que surgiu nos EUA por meio da música Latina com influencias da soul music europeia. e) traz canções populares, com mais românticas e com gírias. GABARITO: B COMENTÁRIO: Este estilo surgiu nos EUA por meio da música negra, influenciado pela soul music, com um ritmo sincopado, densa linha baixo, uma seção forte de metais com uma percussão (batida) marcante e dançante. 38. Os conceitos de atividade física e de exercício físico possuem diferenças. Um está relacionado ao movimento

corporal realizado pelos músculos esqueléticos, o outro, a obter resultados com a intenção de melhorar o condicionamento físico.

Com base nessa afirmação, podemos afirmar que a) atividade física está relacionada a qualquer movimento corporal realizado pelos músculos esqueléticos, que

causa gasto de energia acima dos níveis de repouso. b) atividade física e exercício físico são conceitos que podem ser considerados como sinônimos, ou seja, não

possuem diferenças. c) atividade física está relacionada basicamente às diversas atividades do dia a dia, que simplesmente ocorrem

pelas necessidades naturais dos seres humanos, porém, necessita de pelo menos 30 minutos de prática. d) atividade física e exercício físico se organizam pelo princípio de sistematizar e analisar possibilidades para

obter resultados. e) no exercício físico, não há a intenção de melhorar o condicionamento por meio de uma sequência

sistematizada de movimentos, que são executados de maneira planejada e com intensidade, duração e cargas ideais, com objetivos adequados ao perfil e ao estado físico do/a praticante.

GABARITO: A COMENTÁRIO: Atividade física e exercício físico não podem ser considerados sinônimos. Atividade física está relacionada a qualquer movimento corporal realizado pelos músculos esqueléticos que causa gasto de energia acima dos níveis de repouso, ou seja, colocar a roupa, tirar o lixo, pentear o cabelo etc. Essas são, basicamente, atividades do dia a dia que simplesmente ocorrem pela necessidade natural do ser humano. Por outro lado, o exercício físico se organiza pelo princípio de sistematizar e analisar possibilidades para obter resultados. Isso significa que há a intenção de melhorar o condicionamento físico por meio de uma sequência sistematizada de movimentos, que são executados de maneira planejada e com intensidade, duração e cargas ideais, com objetivos adequados ao perfil e ao estado físico do praticante. 39. A luta Huka-Huka a) permite usar socos e chutes. b) foi criada pelos africanos no Brasil. c) não faz parte de um ritual indígena. d) é praticada pelos indígenas do Xingu, no Mato Grosso. e) é praticada pelo povo Karajá, no Tocantins. GABARITO: D COMENTÁRIO: A luta Huka-Huka é praticada pelos povos indígenas do Xingu, localizados no estado de Mato Grosso, durante um ritual. 40. Faz parte da cultura da luta Huka-Huka: a) Os lutadores não podem usar nenhum ornamento em seu corpo, nem se pintar para o evento. b) Cerimônia marcada por uma luta tradicional indígena Yanomami, marcada para reverenciar mortos da tribo. c) Ritual fúnebre que expressa a riqueza da cultura do Xingu; os lutadores ficam no centro da aldeia,

ajoelhados, tendo como objetivo tocar na parte de trás do joelho adversário ou derrubá-lo. d) Luta marcada com a utilização de troncos de madeira, destinados para defesa e ataque durante todo

o evento. e) Somente o chefe da tribo pode comandar a luta e promover as intervenções necessárias para validar

a vitória. GABARITO: C COMENTÁRIO: Modalidade praticada pelos povos indígenas Bakairi e Xingu, ambos localizados no Mato Grosso, que têm como principal característica lutar ajoelhado, embora proporcione contato físico, essa luta não promove nenhum tipo de violência.

Page 14: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168... · COMENTÁRIO: Como podemos notar, algumas fontes de energia são finitas e estão em vias de acabarem

2019 – SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 3º TRIMESTRE

13

41. Sobre a modalidade de aventura urbana Parkour, é correto afirmar que a) seu objetivo é percorrer um trajeto superando os obstáculos com movimentos do corpo. b) é uma modalidade inventada no Brasil, por isso o nome dos saltos estão todos em português. c) a modalidade utiliza como equipamento uma fita, que possui um sistema de catraca e backup. d) sua filosofia é de comparação de resultados entre os praticantes, verificando quem é o melhor. e) entre os estilos do Parkour, podemos encontrar os chamados highline, o longline e o rodeoline. GABARITO: A COMENTÁRIO: O principal objetivo do Parkour é levar o praticante a percorrer um trajeto com obstáculos utilizando seu próprio corpo de maneira mais fluida e eficiente por meio de saltos, rolamentos, giros, deslocamentos e utilização das mãos. 42. A montagem da fita de Slackline é o primeiro passo para a prática da atividade de forma segura. Sendo

assim, um cuidado necessário durante a instalação do equipamento é a) atravessar a fita em um local de passagem de pessoas e animais. b) escolher duas árvores jovens ou que estejam apodrecidas. c) o backup utilizado para dar tensão na fita. d) deixar de proteger a árvore ao passar a fita ao seu redor. e) o backup instalado, pois é uma segunda segurança para a catraca do Slackline. GABARITO: E COMENTÁRIO: O backup serve para manter a segurança da fita de Slackline montada, por isso deve ser sempre instalado. As demais alternativas tratam do oposto do que se espera durante a montagem da fita de Slackline, o que geraria riscos durante a prática. 43. Frequência cardíaca é o(a) a) forma de averiguar o sangue venoso e o arterial em desenvolvimento de uma atividade física. b) máximo que uma artéria pode suportar de fluxo sanguíneo durante o batimento cardíaco. c) o número de pulsação do coração pela unidade de tempo, medida encontrando o pulso no corpo. d) diferença entre os batimentos cardíacos e a pressão arterial. e) quantidade de vezes que o coração bate durante a oxigenação de uma atividade física. GABARITO: C COMENTÁRIO: A frequência cardíaca é o número de pulsação do coração pela unidade de tempo, medida geralmente encontrando o pulso no corpo. O pulso é sentido pelas almofadas do deslocamento predeterminado e dos dedos médios do examinador. Em cada batida o coração bombeia o sangue nos vasos sanguíneos. Como as circulações sanguíneas nos vasos sanguíneos os vasos sanguíneos expandem e este é sentido como um pulso. Esta taxa de pulso é sentida em qualquer parte do corpo onde a pulsação arterial está transmitida à superfície da pele especialmente quando é comprimida contra uma estrutura subjacente como o osso. 44. A ginástica natural nasceu a partir de seu desejo de criar uma modalidade que englobasse movimentos

naturais e permitisse trabalhar não somente o corpo, mas também o lado mental dos praticantes. Seu objetivo final era uma ginástica que não precisasse de aparelhos, movimentos complicados e que deixasse seus praticantes bem física e mentalmente.

Assim, a prática foi iniciada na(o) a) Alemanha. b) Inglaterra. c) França. d) China. e) Brasil. GABARITO: E COMENTÁRIO: Desenvolvida no Brasil nos anos 90, pelo professor de Educação Física Álvaro Romano.

Page 15: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168... · COMENTÁRIO: Como podemos notar, algumas fontes de energia são finitas e estão em vias de acabarem

2019 - SIMULADO OBJETIVO – 6º ANO – 3º TRIMESTRE

14

45. A ginástica natural foi criada a partir da observação de como os animais interagem com o ambiente ao seu redor, fazendo movimentos harmônicos e que não causam lesões.

São benefícios dessa prática: a) a autoestima e a interação dos participantes, tornando uma aula bem social, por ser uma prática alegre

e divertida. b) o fortalecimento o corpo e a mente, os músculos, desenvolvendo a agilidade, a concentração, o dinamismo e

a força de vontade. c) a melhora da disposição, o controle de problemas como a ansiedade, a melhora do funcionamento dos

órgãos internos, força e flexibilidade. d) a melhora do corpo, mente, força, resistência, estabilidade do núcleo, flexibilidade, equilíbrio e agilidade, além

de consciência corporal, recuperação física e bem-estar. e) agir sobre a respiração, o equilíbrio e o tônus muscular, contribuindo para melhorar todas as funções do

indivíduo na sua unidade psicossomática. GABARITO: D COMENTÁRIO: Os movimentos da ginástica natural foram desenvolvidos para trabalhar não somente o corpo, mas também a mente e a consciência corporal. Você emagrece e relaxa ao mesmo tempo, o que torna a ginástica natural uma atividade completa.

Page 16: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168... · COMENTÁRIO: Como podemos notar, algumas fontes de energia são finitas e estão em vias de acabarem
Page 17: º ANO – ENSINO FUNDAMENTALupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/6_168... · COMENTÁRIO: Como podemos notar, algumas fontes de energia são finitas e estão em vias de acabarem