verifica%e7%e3o de conhecimentos i

6

Click here to load reader

Upload: miguel

Post on 08-Jun-2015

1.645 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Verifica%E7%E3o de Conhecimentos I

Unidade: A Geologia, os geólogos e os seus métodos. Sub-unidade: A Terra e os seus subsistemas em interacção. Questão-Problemática: Porque se extinguiram os dinossauros da face da Terra?

1. Distinga sistema fechado, sistema aberto e sistema isolado. 2. O sistema Terra é constituído por 5 subsistemas. 2.1 Indique o nome de cada um desses subsistemas. 2.2 Forneça um exemplo para cada subsistema citado. 2.3 Das afirmações seguintes, classifique as verdadeiras (V) e as falsas (F).

2.3.1 A Terra é um sistema fechado. 2.3.2 Os sistemas isolados são mais fáceis de obter em laboratório. 2.3.3 Os subsistemas da Terra são independentes uns dos outros. 2.3.4 Na geosfera, actuam todos os subsistemas da Terra. 2.3.5 É difícil de delimitar as fronteiras entre os diversos subsistemas do nosso

planeta. 3. Observe, com atenção, o seguinte esquema: 3.1 Indique dois combustíveis fósseis. 3.2 Refira os rectângulos do esquema que melhor se relacionam com:

3.2.1 a geosfera. 3.2.2 a biosfera. 3.2.3 a hidrosfera. 3.2.4 a criosfera. 3.2.5 a atmosfera.

3.3 Explique de que modo será possível atenuar e, até mesmo, inverter a situação

ilustrada no esquema.

Aumento das

áreas desertas

Extinção das

espécies

Inundação de

zonas costeiras

Degelo das

calotes polares

Deslocação das populações humanas

Necessidade de energia

Exploração e consumo de

combustíveis fósseis

Aumento da quantidade de

CO2 na atmosfera

Agravamento do efeito de

estufa

Aumento da temperatura

superficial da Terra

Page 2: Verifica%E7%E3o de Conhecimentos I

4. Enuncie dois exemplos de agressões aos diferentes subsistemas terrestres em que o agente agressor foi o Homem.

5. Comente a seguinte frase de Leonardo da Vinci (séc. XVI). “A água é um dom divino da Natureza”.

6. Elabore um gráfico onde esteja representada a evolução do teor de oxigénio e dióxido de carbono na atmosfera terrestre.

6.1 Justifique a sua escolha.

Unidade: A Geologia, os geólogos e os seus métodos. Sub-unidade: As rochas, arquivos que relatam a História da Terra. Questão-Problemática: Porque se extinguiram os dinossauros da face da Terra?

1. Na sua secretária encontram-se duas rochas sedimentares. A rocha A apresenta grãos de grandes dimensões e angulosos e a rocha B possui grãos de pequenas dimensões e arredondados. Explique qual será a rocha que se encontraria mais próxima da rocha pré-existente que lhe terá dado origem.

2. Construa um gráfico, que ilustre a variação granulométrica, relativamente à energia de transporte envolvida na formação de cada tipo de rocha.

3. No quadro seguinte aparece, em duas séries distintas, A e B, uma lista de materiais e/ou fenómenos naturais que poderão integrar o ciclo litológico.

A B

Areias de praia Aumento de pressão Cinzas vulcânicas Acção da água Partículas em suspensão aquosa Ascensão de magma Material rochoso fundido Levantamento da crusta Rochas sobradas afundamento

3.1 Relativamente aos elementos da coluna A refira qual a posição que cada um ocuparia no ciclo litológico. 3.2 Os elementos da coluna B correspondem a fenómenos que ocorrem durante o ciclo geológico. Refira quais são os que se associam à: a) formação das rochas sedimentares. b) formação das rochas metamórficas. c) formação das rochas magmáticas. 4. Das afirmações que se seguem, assinale as verdadeiras (V) ou as falsas (F). 4.1 A erosão é um fenómeno típico do interior da crusta. 4.2 A cristalização consiste na passagem de matéria no estado líquido ao estado sólido. 4.3 A ascensão do magma na crusta é um fenómeno direccional, do interior para o exterior. 4.4 O aumento da pressão é um fenómeno direccional, de zonas mais superficiais para zonas mais profundas. 4.5 O transporte e a sedimentação são fenómenos típicos da superfície. 4.6 A recristalização processa-se no estado líquido.

5. Complete as seguintes frases, fazendo corresponder a cada letra o respectivo termo.

a) Na formação das rochas sedimentares intervêm, geralmente, duas fases, ____A____ e ____B____.

Page 3: Verifica%E7%E3o de Conhecimentos I

b) As rochas magmáticas que se formam em profundidade designam-se por ___A___ e aquelas que resultam da consolidação do magma à superfície chamam-se ___B___, como, por exemplo, ___C___.

c) Os principais factores de metamorfismo são ___A___, ___B___ e ___C___ e fluidos de circulação.

d) No domínio metamórfico as reacções ocorrem essencialmente na fase ___A___; quando ocorre fusão do material entra-se no domínio do ___B___.

e) A classificação das rochas em sedimentares, metamórficas e magmáticas é com base na ___A___.

f) Cristais extremamente pequenos numa rocha magmática são indicativos de que essa rocha se formou ___A___.

6. Considere uma rocha sedimentar com as seguintes características:

- possui grãos de areia muito pequenos e redondos ligados por um cimento. - notam-se vestígios de concha de animais marinhos que vivem em águas quentes.

6.1 Mencione três informações que pode colher sobre as condições da referida rocha. 7. Represente o ciclo litológico. 8. Justifique a designação de ciclo litológico.

Unidade: A Geologia, os geólogos e os seus métodos. Sub-unidade: A medida do tempo geológico e a idade da Terra. Questão-Problemática: Porque se extinguiram os dinossauros da face da Terra?

1. Leia com muita atenção o seguinte texto. Vários fósseis de medusa, em excelente estado de conservação, foram descobertos numa pedreira

do Wisconsin, nos Estados Unidos… É extremamente raro encontrar fósseis de medusas, pois estas não têm um esqueleto que fique preservado. As marcas circulares deixadas no arenito, algumas com mais de um metro de comprimento, fazem com que estes fósseis de medusas sejam dos maiores descobertos em todo o mundo. Pensa-se que viveram há mais de 500 milhões de anos no período Câmbrico Superior, e que foram cobertas por areia depois de darem à costa, o que permitiu a sua conservação. A ausência de predadores e de erosão da água ou do vento contribuíram também para sua preservação, dizem os cientistas… As medusas do Câmbrico – quando surgiram na Terra os animais multicelulares – têm sido algo desprezadas nos estudos sobre os ecossistemas, embora sejam um dos grandes predadores da altura.

Público, 29 de Janeiro de 2002

1.1 Refira que factores contribuíram favoravelmente para este excepcional caso de fossilização.

1.2 Enuncie que factores, inerentes Às medusas, não são favoráveis ao processo de fossilização.

1.3 Refira duas características, inerentes aos diferentes organismos, podem contribuir para a sua fossilização.

1.4 Enuncie qual a rocha onde se encontraram os fósseis de medusa. 1.5 De acordo com o texto, explique se os fósseis de medusa poderão ser fósseis de

idade ou de ambiente. 2. Explique se é possível encontrar alguma relação entre os limites temporais das Eras

(ou dos Períodos) e alguns dos acontecimentos registados. 3. Comente a afirmação: “Os dinossauros carnívoros não eram caçadores de

mamíferos”.

Page 4: Verifica%E7%E3o de Conhecimentos I

4. Considere a sequência de estratos ilustrada na figura seguinte.

4.1 Ordene os estratos do mais antigo para o mais recente, utilizando as letras de A a F.

4.2 Refira como se designa a forma geométrica de ocorrência das rochas sedimentares.

4.3 Agrupe o(s) conjunto(s) de estratos, de acordo com as características de orientação que apresentam.

4.4 Refira qual dos conjuntos enunciados na alínea anterior é o mais recente. 5. Considere a figura seguinte, que ilustra sequência de estratos.

5.1 Transcreva para o seu caderno diário os elementos da figura e estabeleça uma correlação possível entre os estratos do local A e os estratos do local B. 5.2 Refira qual o princípio do pensamento geológico que lhe permitiu estabelecer a correlação referida na alínea anterior. 5.3 Enuncie o princípio referido na alínea anterior. 5.4 Explique qual dos dois fetos será mais evoluído. 6. Assinale com um V (verdadeiras) ou F (falsas) as seguintes afirmações 6.1 Os fósseis de idade dão-nos importantes informações sobre o ambiente em que viveram. 6.2 As pegadas de um organismo deixadas gravadas numa rocha poderão ser consideradas como um fóssil. 6.3 Os fósseis de ambiente permitem-nos estabelecer correlações de idade entre estratos de diferentes locais. 6.4 O decaimento radioactivo de determinados elementos químicos, permite atribuir uma determinada idade às rochas que contenham esses elementos. 6.5 O Princípio da Sobreposição permite estabelecer a idade relativa entre estratos.

A B

F E D C

Local A 1 2 ‱ 3 4 ⁂ 5

Local B 6 7 8 ‱

9 10 ⁂

11 12

Page 5: Verifica%E7%E3o de Conhecimentos I

Unidade: A Geologia, os geólogos e os seus métodos. Sub-unidade: A Terra, um planeta em mudança. Questão-Problemática: Porque se extinguiram os dinossauros da face da Terra?

1. Das afirmações que se seguem, assinale as verdadeiras. A. O Gradualismo é uma corrente de pensamento, na qual os fenómenos geológicos

ocorrem de forma lenta. B. As extinções em massa são causadas, provavelmente, por acontecimentos

gradualistas. C. Os fósseis encontrados nas rochas sedimentares correspondem sempre a grupos

de organismos já extintos. D. As crateras de impacto encontradas em diferentes corpos do Sistema Solar são o

resultado de fenómenos de carácter catastrófico. E. O actualismo geológico permite explicar a ocorrência dos mares e continentes

lunares. F. O gradualismo explica fenómenos geológicos, tais como a formação de rochas

sedimentares numa bacia de sedimentação.

2. Transforme em verdadeiras, as frases que considerou falsas na questão anterior. 3. Das afirmações que se seguem, escolha a opção correcta, de modo a construir

afirmações verdadeiras. 3.1 A Tectónica de Placas: A. é uma teoria baseada no conteúdo fossilífero das rochas. B. defende que a crusta terrestre é indivisível. C. é uma teoria catastrofista. D. explica as posições actuais dos continentes.

3.2 Uma placa litosférica: A. localiza-se imediatamente abaixo da crusta terrestre. B. é um fragmento rígido da geosfera. C. é constituída por rochas magmáticas extrusivas. D. depende da pressão existente na crusta terrestre.

3.3 Os limites de placas onde há formação de litosfera: A. são locais para onde convergem placas litosféricas. B. são locais de onde divergem várias placas litosféricas. C. são limites de placas divergentes. D. são muito raros no planeta Terra.

3.4 Um limite conservativo é: A. um limite em que as placas se deslocam lateralmente. B. um limite onde não ocorrem sismos. C. um limite caracterizado pela intensa actividade vulcânica. D. um limite muito comum nos continentes.

4. Das afirmações seguintes, refira as que estão correctas. A. Os limites das placas coincidem sempre com os limites dos continentes. B. As crostas continental e oceânica têm a mesma espessura. C. A crosta terrestre faz parte da litosfera. D. Quanto mais se afasta da dorsal, mais antiga é a crosta oceânica. E. As fossas oceânicas formam-se nas zonas de alastramento das placas.

5. Comente a seguinte afirmação: “Onde os oceanos morrem podem nascer cadeias de montanhas”.

Page 6: Verifica%E7%E3o de Conhecimentos I

6. A figura representa esquematicamente os diferentes tipos de limites entre placas

litosféricas. A B C 6.1 Identifique o tipo de limites em A, B e C. 6. 2 Faça corresponder cada uma das seguintes afirmações aos limites de placas litosféricas representados na figura. a) Actuação das forças de tensão b) Localizam-se, na sua maioria, ao longo das dorsais oceânicas. c) Não ocorre formação nem destruição de crosta. d) Ocorre fusão de crusta oceânica que é incorporada no manto. e) Actuação de forças de compressão.