trab

16
IMPLEMENTAÇÃO DE VILAS MILITARES Prof.: Cel Diogo Ten Nielsen Victor Machado

Upload: otto-nielsen

Post on 10-Jul-2015

52 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

IMPLEMENTAÇÃO DE VILAS MILITARES

Prof.: Cel Diogo

Ten Nielsen Victor Machado

SUMÁRIO:

1.MOTIVAÇÃO

2.OBJETIVOS

3.INTRODUÇÃO

4.DESENVOLVIMENTO

- Metodologia

- Atributos mensuráveis;

- Atributos específicos e objetivos;

-Pontuação

5.CONCLUSÃO

6.REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Motivação:

No Brasil, existem duas maneiras principais de ocupação de solo urbano com fins residenciais: condomínios residenciais horizontais e condomínios residenciais verticais.

Existem ainda no meio civil diversas pesquisas e trabalhos acadêmicos com o objetivo de aprimoramento e modernização dos empreendimentos com baseados em aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

Diferentemente da ocupação urbana convencional que ocorre lote a lote, a expansão Militar é feita por empreitada, construindo-se simultaneamente quarteirões completos ou até bairros inteiros de casas ou edifícios. Devendo assim ser melhor planejada em todos os aspectos, inclusive ambiental.

Objetivo:

Apresentar as diferenças entre o loteamento civil e o loteamento militar;

Apresentar os conceitos teórico sobre gestão de qualidade em loteamentos;

Apresentar metodologia desenvolvida para avaliação de vilas militares;

Exemplificar com um projeto de vila militar;

Introdução:

Ecovila é um assentamento humano caracterizado pela integração das atividades humanas com o mundo natural de maneira a não lhe causar danos e que permitam o desenvolvimento humano saudável.

Para a implementação das Ecovilas, faz-se uso da permacultura, que é um sistema de planejamento que tem como objetivo criar ambientes humanos sustentáveis. Este sistema oferece as ferramentas para o planejamento, a implantação e a manutenção de ecossistemas cultivados no campo e nas cidades, de modo a que eles tenham diversidade, a estabilidade e a resistência dos ecossistemas naturais.

Introdução:

De maneira geral, as vilas estão embasadas em quatro elementos fundamentais:

Infraestrutura: sistemas de captação, armazenamento, distribuição e reciclagem da água; sistemas de geração de energia renovável; redução das necessidades de transporte; acesso à comunicação.

Produção e consumo de alimentos e necessidades básicas.

Arquitetura e construções ecológicas: considerações sobre o ciclo de vida dos materiais; restauração dos ecossistemas naturais.

Estruturas sociais e econômicas: decisão e governo em nível local; sistemas econômicos locais; sistemas de saúde preventiva; educação para a realidade; estruturas culturais.

Metodologia:

Criar regras que viessem a auxiliar a tomada de decisão durante a fase de projeto e implementação de vilas militares residenciais que resultassem em ambientes de maior satisfação para os seus usuários e de maneira menos custosa para o governo e ao meio ambiente.

Nesta metodologia procurou-se seguir o modelo já utilizado nas metodologias de certificação ambientais internacionais como LEED (EUA), HK BEAM (China), BREEAM (Inglaterra) e HQE (França).

Metodologia:

Metodologia:

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA:

Para padronização dos dados referentes aos atributos mensuráveis, aconselha-se fazer uso de imagens de satélite disponibilizadas gratuitamente no Google Earth.

Escolher a escala aproximada das imagens próximo a 1:2.500, o que torna possível a identificação de muitos detalhes do local.

Preenchimento do quadro de avaliação.

Calculo das notas parciais.

Obtenção da avaliação final (0 – 100)

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA:

Conclusão:

Conclusão:

Conclusão:

Conclusão:

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA:

ECOVILAS – Um modelo ambiental presente no século XXI. 2003. Disponível em: HTTP://www.arq.ufsc.br/

VALASKI, S. Avaliação da qualidade ambiental em condomínios residenciais horizontais com base no princípio do planejamento da paisagem.

CAVALHEIRO, F.; NUCCI, J> C.; GUZZO, P.; ROCHA, Y.T. Proposição de terminologia para o verde urbano. Boletim informativo da SBAU

BERLIM. Berlin Digital Environmental Atlas. 2007. Disponível em: HTTP://www.stadtentwickung.berlin.de/

USGBC. LEED NC versão 3.0 Rating System for New Constructions and Renovations, User Manual. Disponível em: HTTP://www.usgbc.org/.