slide 5s

26
PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA NOVA DO NORTE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO ESCOLA MUNICIPAL RIBEIRÃO BONITO PROJETO CULTIVAR ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROFESSOR LIOMAR ROQUE DALLA SANTA

Upload: neli2008

Post on 16-Dec-2014

23.271 views

Category:

Travel


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Slide 5s

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA NOVA DO NORTESECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO

ESCOLA MUNICIPAL RIBEIRÃO BONITOPROJETO CULTIVAR

ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS

PROFESSOR LIOMAR ROQUE DALLA SANTA

Page 2: Slide 5s

JUSTIFICATIVA

O programa 5s é estruturado para mobilizar a organização para o uso responsável dos recursos nos aspectos físicos (equipamentos, máquinas e demais células de trabalho).

O programa 5s é calcado em uma filosofia profunda de práticas simples, que promove o crescimento contínuo das pessoas e conseqüentemente, a melhoria de vida.

O programa 5s prepara o ambiente para mudanças profundas, por ser de simples compreensão, fácil aplicação e gerar resultados visíveis e imediatos.

Page 3: Slide 5s

OBJETIVO GERAL

O programa 5s visa a melhoria do ambiente, no sentido físico, lógico e mental. Sua base é educativa e prepara as pessoas para a obeservação crítica da sua realidade e atuação nos desperdícios, na desorganização, sujeira, nos fatores que acarretam doenças e conflitos e em outras anomalias do ambiente.

Page 4: Slide 5s

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Proporcionar mais higiene no ambiente escolar.

Promover o autoconhecimento de livros, equipamentos e documentos.

Promover a eliminação do desperdício.

Desenvolver a higienização mental e física.

Promover melhoria das áreas comuns (salas de aula, laboratórios, sanitários, etc).

Criar condições de trabalho e estudo favoráveis.

Despertar para a importância da valorização do patrimônio da escola.

Page 5: Slide 5s

FORMA DE ATUAÇÃO

O programa 5s é muito aplicado às áreas de serviço e indústrias, serve para desenvolver uma cultura em que empregados se disciplinem a usar os sensos de utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina.

Nas escolas de ensino fundamental e médio o programa 5s libera espaços, reduz ou elimina desperdícios (energia, água, material, tempo) e torna o ambiente mais organizado, participativo, saudável e favorável à ação pedagógica. É a abertura para o fortalecimento da escola, com maior responsabilidade, respeito, envolvimento e satisfação. Deveria tornar-se programa obrigatório no currículo escolar.

Page 6: Slide 5s

CONHECENDO O PROGRAMAPor quê é 5s?Como surgiu?

O programa 5s consiste de 5 “sensos“ cujas palavra em japones começam com a letra S. Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke.

O programa 5s foi concebido no Japão pós-guerra na década de 50. A necessidade de organização era enorme e Kaoru Ishikawa desenvolveu o programa.

Page 7: Slide 5s

CONHECENDO O PROGRAMA

Senso de Utilização.

Senso de Ordenação.

Senso de Limpeza.

Senso de Saúde.

Senso de Autodisciplina

Page 8: Slide 5s

SENSO DE UTILIZAÇÃO

Este senso nos ensina a separar o que é util daquilo que não é mais utilizável e que deverá ser reaproveitado em outro local, reciclado ou doado.

Page 9: Slide 5s

SENSO DE ORDENAÇÃO

Este senso nos ensina a ordenar de forma adequada todo o material que é guardado, e utilizado no trabalho, no estudo, em casa e na mochila do aluno.

Page 10: Slide 5s

SENSO DE LIMPEZA

O senso de limpeza nos ensina a limpar e manter limpo os anbientes em que vivemos: casa, escola, trabalho, e áreas públicas. Locais limpos não são aqueles que a gente está sempre limpando, mas aqueles que a gente não suja.

Page 11: Slide 5s

SENSO DE SAÚDE

É promover a higiene do corpo e da mente, praticando sempre os três primeiros.

Page 12: Slide 5s

SENSO DE AUTODISCIPLINA

Este senso nos ensina a praticar constantemente os outros sensos: Utilização, Ordenação, Limpeza, Saude, incorporando-os como hábitos em nossas vidas.

Page 13: Slide 5s

METODOLOGIA

Para desenvolver o proprama primeiramente vamos trabalhar em sala os conceitos do programa, a fim de todos compreenderem o que é o programa.

O segundo passo será agendar o dia “D“, que é o dia de detectar os locais que precisam ser melhorados e iniciar as atividades do programa.

Será escolhido um grupo de 10 monitores que serão os responsáveis pelo desenvolvimento e fiscalização do programa.

Serão realizadas reuniões quinzenais para avaliar o programa e semanalmente será feita a fiscalização dos setores

Page 14: Slide 5s

METODOLOGIA

SETORES Setor do Laboratório de Biblioteca. Setor do Refeitório. Setor das Salas de Aula. Setor do Pátio. Setor de Área de Esportes. Setor do estacionamento. Setor dos Sanitários. Setor de Horticultura. Setor de Almoxerifado.

Page 15: Slide 5s

RESULTADOS ESPERADOS

Melhoria da qualidade do estudo. Redução de perdas de tempo e do desperdício em geral. Ganhos de espaços nas instalações. Eliminação de dados, relatórios e materiais ultrapassados. Melhor utilização e controle dos recursos da escola. Melhoria das condições de segurança no ambiente

escolar. Melhoria da imagem de organização. Criação de ambientes mais agradáveis para se estudar. Foco nas atividades desenvolvidas.

Page 16: Slide 5s

RESULTADOS ESPERADOS

Além de proporcionar melhorias no ambiente e na estrutura escolar queremos que todos se comprometam para a construção de uma escola cada vez mais participativa. Queremos com o desenvolvimento deste programa, transformar nossa escola em modelo para as demais escolas do município e quem sabe do Estado.

Page 17: Slide 5s

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

www.pucrs.br/feng/5s/sobre.php

Page 18: Slide 5s

QUANDO O TRABALHO É EM EQUIPE AS COISAS REALMENTE

ACONTECEM

Page 19: Slide 5s
Page 20: Slide 5s
Page 21: Slide 5s
Page 22: Slide 5s
Page 23: Slide 5s
Page 24: Slide 5s

QUANDO NO TRABALHO HÁ INDIVIDUALISMO AS

COISAS SAEM ERRADAS

Page 25: Slide 5s
Page 26: Slide 5s