seminário clássico aos antigos participantes e para aqueles ... · atualizar e aprofundar os...

12
1 Apresentamos o novo formato do seminário com sessões em salas paralelas opcionais para os participantes. Numa sala será abordado nosso Seminário Clássico que já foi visto por mais de 700 profissionais durante 10 anos consecutivos. A segunda sala será dedicada aos antigos participantes e para aqueles profissionais que desejem aprofundar sobre temas específicos. Introdução As mudanças permanentes de cenários políticos e econômicos sofridas em nossos países exigem aos especialistas em Regulação de Serviços Públicos um treinamento e atualização contínuos, como também, uma constante adaptação e criação de modelos que conjuguem as exigências do bem-estar geral e as necessidades de rentabilidade das empresas. Consciente disso, os especialistas da QUANTUM, com mais de 22 anos de experiência no Desenho e Cálculo de Tarifas na América Latina e outras partes do mundo, vêm realizar este seminário para todos os que desejam atualizar e aprofundar seus conhecimentos, tanto teóricos como metodológicos e práticos, sobre Regulação e Tarifas, tão pouco abordados em outros âmbitos de aprendizagem. O presente seminário contém todos os temas abordados em nossos seminários clássicos realizados em 12 edições ao longo da América Latina. Adicionalmente, nesta versão, apresentam-se temas inovadores, sugeridos para aqueles participantes que já assistiram a nossos seminários. Nos módulos para os antigos participantes e para aqueles profissionais que desejem aprofundar sobre temas específicos acontecerão apresentações avançadas examinando os temas exibidos nos seminários anteriores. Portanto, é com grande satisfação que convidamos aos interessados a participar de nosso 13º Seminário Internacional de Regulação de Serviços Públicos e Cálculo de Tarifas, que se realizará em Bariloche, Argentina, de 13 a 17 de maio de 2013. Objetivos Atualizar e aprofundar os conhecimentos de microeconomia essenciais para compreender a teoria regulatória e identificar as bases dos diferentes sistemas e mecanismos. Conhecer as diferentes estratégias regulatórias que podem ser aplicadas em diferentes âmbitos. Seguir passo a passo as diferentes etapas de um cálculo de tarifas e os estudos e metodologias que os subsidiam, desde projeções de demanda, estudos de benchmarking de custos operacionais e caracterização de cargas até os complexos processos de otimização de redes. Ter acesso aos mais recentes estudos desenvolvidos pelos especialistas da Quantum em: o Estudos de Perdas Técnicas e Não Técnicas o Otimização de redes o Qualidade de Serviço o Simulação de Mercados Atacadistas de Gás e Eletricidade

Upload: phungkhue

Post on 10-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Apresentamos o novo formato do seminário com sessões em salas paralelas opcionais para os participantes.

Numa sala será abordado nosso Seminário Clássico que já foi visto por mais de 700 profissionais durante 10 anos consecutivos.

A segunda sala será dedicada aos antigos participantes e para aqueles profissionais que desejem aprofundar sobre temas específicos.

Introdução

As mudanças permanentes de cenários políticos e econômicos sofridas em nossos países exigem aos especialistas em Regulação de Serviços Públicos um treinamento e atualização contínuos, como também, uma constante adaptação e criação de modelos que conjuguem as exigências do bem-estar geral e as necessidades de rentabilidade das empresas.

Consciente disso, os especialistas da QUANTUM, com mais de 22 anos de experiência no Desenho e Cálculo de Tarifas na América Latina e outras partes do mundo, vêm realizar este seminário para todos os que desejam atualizar e aprofundar seus conhecimentos, tanto teóricos como metodológicos e práticos, sobre Regulação e Tarifas, tão pouco abordados em outros âmbitos de aprendizagem.

O presente seminário contém todos os temas abordados em nossos seminários clássicos realizados em 12 edições ao longo da América Latina. Adicionalmente, nesta versão, apresentam-se temas inovadores, sugeridos para aqueles participantes que já assistiram a nossos seminários. Nos módulos para os antigos participantes e para aqueles profissionais que desejem aprofundar sobre temas específicos acontecerão apresentações avançadas examinando os temas exibidos nos seminários anteriores.

Portanto, é com grande satisfação que convidamos aos interessados a participar de nosso 13º Seminário Internacional de Regulação de Serviços Públicos e Cálculo de Tarifas, que se realizará em Bariloche, Argentina, de 13 a 17 de maio de 2013.

Objetivos

Atualizar e aprofundar os conhecimentos de microeconomia essenciais para compreender a teoria regulatória e identificar as bases dos diferentes sistemas e mecanismos.

Conhecer as diferentes estratégias regulatórias que podem ser aplicadas em diferentes âmbitos.

Seguir passo a passo as diferentes etapas de um cálculo de tarifas e os estudos e metodologias que os subsidiam, desde projeções de demanda, estudos de benchmarking de custos operacionais e caracterização de cargas até os complexos processos de otimização de redes.

Ter acesso aos mais recentes estudos desenvolvidos pelos especialistas da Quantum em:

o Estudos de Perdas Técnicas e Não Técnicas o Otimização de redes o Qualidade de Serviço o Simulação de Mercados Atacadistas de Gás e Eletricidade

2

o Smart Grid e Eficiência Energética o Desenho de Tarifas Sociais no Saneamento, Gás e Energia Elétrica. o Gás Não Convencional e GNL o Modelos de Gestão Regulatória o Contabilidade Regulatória e ABC Costing o Redução de Água não contabilizada

Aprofundar conhecimentos sobre temas aprendidos em seminários anteriores da Quantum através do acesso a apresentações inovadoras e avançadas:

o O Estado da Arte na Regulação o Price Cap, Produtividade e fator X o Abertura do Mercado o Ferramentas Georeferenciadas o Tarifas Dinâmicas o Energias renováveis não convencionais o Estimação de Eficiência com DEA e SFA o Smart Grid e Eficiência Energética o Desenho Tarifário Avançado

Compartilhar, analisar e debater, com profissionais de diversos países - reguladores e regulados - as experiências, tendências e desafios da regulação e do cálculo de tarifas.

Público Alvo

Diretores, gerentes e profissionais de Empresas de Energia Elétrica, Gás Natural, Água e Saneamento que atuam nas áreas de Regulação e Tarifas, Comercial, Financeira, Planejamento, Jurídica e Técnica.

Servidores públicos e profissionais de Entes Reguladores.

Profissionais: advogados, economistas, engenheiros, contadores, administradores como também profissionais envolvidos na relação Regulador/Empresa/Consumidor, dos setores de Eletricidade, Gás Natural, Água e Saneamento.

Ementa

Procurando uma maior flexibilidade, as sessões se dividem em módulos, permitindo a cada um dos participantes selecionar por tipo de indústria (Eletricidade/Gás Natural/ Saneamento) a programação que melhor se ajuste a seus interesses.

Este Seminário permitirá revisar os princípios da regulação, atualizar a teoria do desenho e cálculo de tarifas e conhecer, na prática, os modelos e ferramentas que utilizam os especialistas.

Ementa dos Módulos:

1) Fundamentos Teóricos: Serão abordados em 2 salas com sessões simultâneas, numa será abordado o seminário clássico (fundamentos microeconômicos da regulação necessários para o entendimento do resto do seminário) e na outra sala consistirá em apresentações avançadas, aprofundando os temas abordados em antigos seminários (Price Cap, Produtividade e fator X e Liberalização de Mercado).

2) Teoria Aplicada: Será realizado em 2 salas com sessões simultâneas, numa abordará o seminário clássico que inclui a análise do desenho e cálculo tarifário (Estratégias Regulatórias; Estudo Tarifário Estrutura; Critérios e Análises; Técnicas de Benchmarking; Caracterização de Cargas, Análise e Estudos de Demanda, Uso final da Energia; Custo de Capital e Base de Capital e Taxa de Custo de Capital) e na outra sala serão realizadas apresentações avançadas como: Ferramentas Georeferenciadas, Tarifas Dinâmicas; Energias Renováveis não Convencionais; Estimação de Eficiência com DEA e SFA; Smart Grid e Eficiência Energética; Desenho Tarifário Avançado.

3

3) Estado da Arte: Neste módulo apresentamos o estado da arte da regulação na América Latina e os resultados de nossos desenvolvimentos/estudos mais recentes para cada um dos setores (Eletricidade, Gás Natural, Água e Saneamento), tais como: Estudos de Perdas Técnicas e não Técnicas, Otimização de Redes e Qualidade de Serviço; Simulação de Mercados Atacadistas - Gás Natural e Eletricidade ; Gás não Convencional e GNL; Modelos de Gestão Regulatória; Desenho de Tarifas Sociais; Contabilidade Regulatória, ABC Costing e Redução de Água não Contabilizada entre outros.

4) Workshop: Será a oportunidade de implementar os conceitos recebidos durante os módulos anteriores. Serão realizados workshops de forma simultânea para cada um dos setores, abordando os casos de aplicação em: Benchmarking, Desenho de Tarifas em 2 Partes e Desenvolvimento de Modelos de Cálculos Tarifários.

Nesta edição se destacam as seguintes características:

Fundamentos Teóricos

o O seminário começará analisando o Estado da Arte na Regulação. Revisaremos a evolução da regulação dos serviços públicos por redes desde seus começos até nossos dias.

Passaram já mais de cem anos desde que começaram a aplicarem-se mecanismos de regulação aos prestadores de serviços por redes e a evolução do pensamento foi permanente criativa e incessante. A maior evolução da regulação ocorreu nos últimos 30 anos e a América Latina foram protagonistas em muitos segmentos deste progresso. Realizaremos um resumo histórico e analisaremos as tendências atuais onde cada vez mais fatores intervêm para conseguir uma Regulação que assegure os incentivos adequados a todos os agentes envolvidos.

Nos princípios dos anos de 1900 começaram se aplicar regulações para limitar rendas extraordinárias através da regulação tradicional até que recentemente no início dos anos 80 o desafio foi a introdução de incentivos para a eficiência, principalmente através do mecanismo de regulação Price Cap. Com a convicção de que os mercados de concorrência são mais eficientes do que os monopólios regulados de maneira inevitavelmente imperfeita, começaram-se a liberar alguns segmentos a concorrência de preços das tarifas dos serviços públicos.

Também nos 90, desenvolveu-se a teoria do Principal-Agente quando se começou a identificar o comportamento estratégico dos agentes frente aos incentivos. Descreveram-se condutas que levam à seleção adversa (adverse selection) e ao risco moral (moral hazard). O principal problema tem sua origem na assimetria de informação já que o regulador não pode conhecer se a empresa está fazendo seu melhor esforço para ser eficiente. Finalmente, nos dias atuais, trouxe consigo avanços que permitem a comparação da eficiência entre empresas que operam em ambientes heterogêneos. Mediante técnicas de benchmarking, é cada vez mais possível determinar os custos eficientes, reduzindo as assimetrias de informação. Sendo assim, na atualidade a regulação de serviços públicos trouxe também desafios por resolver, os quais serão propostos desde o início desta intensa semana de intercâmbio e aprendizagem.

Seminário Clássico:

o Fundamentos Microeconômicos: Será apresentado de maneira conceitual, evitando no possível o uso de fórmulas matemáticas complexas, mas sem perder rigor confiabilidade e a técnica, tal que, os Fundamentos da Microeconomia fundamentais para entender sua aplicação no desenho do cálculo de tarifas. Desta maneira se resume o conteúdo de dois cursos da Microeconomia oferecido nas

4

carreiras universitárias de Economia e afins.

Entender com clareza os Fundamentos Microeconômicos são requisitos básicos na regulação de empresas públicas, tanto em eletricidade como em gás e água, como em qualquer outra segmento de atividades reguladas, o que permitirá aos profissionais que nunca cursaram Microeconomia, ou aqueles que tendo-as cursado não tiveram oportunidade assídua de aplicá-las em sua vida profissional, compreender o desenvolvimento das aplicações mais avançadas do desenho tarifário moderno.

o Fundamentos de Desenho Tarifário: Apresentam-se aqui os conceitos e critérios econômicos chaves para o desenho tarifário. Eles constituem condições sine qua non de uma tarifa moderna justa, isto é: sustentável, ótima, equitativa e sem subsídios cruzados.

Os participantes terão oportunidade de revisar e compreender esses princípios essenciais das tarifas aplicáveis a todas as indústrias reguladas, como assim também conhecer os trabalhos precursores da teoria marginalista.

Seminário de Especialização:

o Price Cap, Produtividade e Fator X: Neste módulo serão apresentados os últimos avanços nas metodologias de estimação da produtividade total dos fatores (PTF) e sua decomposição da variância da (PTF).

O domínio de conceitos e metodologias relacionados com o avanço tecnológico e a eficiência nas indústrias de redes são de fundamental importância, em um meio caracterizado pela regulação baseada em incentivos, no qual a fixação das tarifas inclui componentes que refletem a evolução tecnológica.

Compreender os diversos enfoques para estimar o aporte da mudança técnica nas indústrias reguladas por parte dos analistas e responsáveis da tomada de decisões de empresas de redes é crucial para o processo de revisão tarifária.

o Abertura do Mercado: A eletricidade e o gás natural foram originalmente concebidos como regimes de monopólios que requerem exaustivos controles tanto nas condições de fornecimento como a evolução dos preços. Com o passar do tempo, este conceito foi submetido à revisão dando lugar a importantes reformas. Os Estados Unidos e a Inglaterra foram os países pioneiros em possibilitar a concorrência naquelas atividades de eletricidade e o gás natural.

A abertura dos mercados energéticos gerou importantes benefícios. Possibilitou desarticular a estratégia restritiva no transporte, o que beneficiou os produtores e usuários, para os produtores trouxeram maior certeza sobre a possibilidade de vender e entregar sua produção em mercado com maior valor, e aos usuários permitiu eleger entre diferentes provedores o melhor preço e qualidade.

A liberalização dos setores energéticos não é um objetivo em si mesmo, no entanto constitui uma ferramenta importante para melhorar a eficiência e competitividade do setor.

Teoria Aplicada ao Desenho e Cálculo de Tarifas:

Seminário Clássico:

o Existem diversas formas de regular que dão nome de Estratégias Regulatórias.

5

Serão revistos, em primeiro lugar as razões da existência da regulação, posteriormente serão descritas as diferentes modalidades de regulação destacando-se o Custo do Serviço ou Cost Plus, Revenue Cap, Revenue Cap Médio, Tarifas em Cascatas, Price Cap, Sliding Scale, e Performance Based Ratemaking (PBR), finalmente se realiza uma análise comparativa destas metodologias.

o Na sessão de Estudo tarifário, Estrutura, Critérios e Análises se fará uma introdução aos diferentes módulos que compõe um estudo tarifário, tais como, os custos de energia e potência, base e custo de capital e custos operacionais entre outros, como também assim os elementos e critérios que intervém no desenho tarifário.

o No módulo de Benchmarking, serão confrontadas as metodologias mais difundidas e avançadas: DEA e STOCHASTIC FRONTIER ANALYSIS, com dados de painel desbalanceado (seção cruzada e séries de tempo) que permitem a comparação efetiva de empresas muito variadas considerando a evolução histórica dos parâmetros de cada uma delas.

o No módulo de Caracterização de Cargas, Análise e Estudos de Demanda e Uso Final da Energia serão abordados o seguinte:

Referente à Demanda apresentam-se as técnicas de projeção, critérios adotados na projeção global e espacial da demanda e cuidados a se tomar na estimação.

Os estudos de Caracterização de cargas introduzem-se os principais parâmetros que costumam estudar, a forma em que se calculam e o desenho amostral e critérios de validação a aplicar naqueles casos onde não é possível sua determinação em loco.

o O módulo de Custo de Capital e Base de Capital é de vital importância porque através de sua determinação dependerá da receita requerida da distribuidora. Neste módulo se apresentarão os diferentes enfoques para determiná-la, mostrando vantagens e desvantagens de cada um. Tal que, a apresentação dará enfoque, nas dificuldades às quais as empresas e o regulador passam na correta determinação do custo e da base de capital.

o Taxa de Custo de Capital: Para definir a taxa de remuneração sobre os ativos que as empresas colocam a disposição da prestação dos diferentes serviços públicos não é tarefa simples, requer dedicação, conhecimento profundo e atualizado sobre as metodologias aplicáveis, já que seu impacto no equilíbrio econômico financeiro das empresas é direto e, sem dúvidas, o mais importante dentro das variáveis que definem as tarifas das empresas.

As metodologias mais difundidas para calcular o custo de capital da empresa e o custo de capital dos acionistas são o Custo Médio Ponderado do Capital (WACC - Weighted Average Cost of Capital) e o Modelo de Valoração de Ativos Financeiro (CAPM - Capital Asset Princing Model), respectivamente.

Nesta sessão se detalharão as metodologias mencionadas, nas variáveis que intervém no cálculo, formas de cálculo e principais discussões entre empresas e reguladores. Também se discutirá como devem considerar-se o imposto aos ganhos, o tratamento do risco cambial, risco país e restantes aspectos relevantes na determinação da taxa WACC e CAPM.

Seminário de Especialização:

o No módulo de Ferramentas Georeferenciadas se apresentarão os últimos avanços nas ferramentas de visualização e análise georeferenciados das redes de eletricidade, água e gás. Os avanços das ferramentas junto com o poder de processamento dos computadores atuais fazem do que estas ferramentas de Georeferenciamento estejam tomando um papel cada vez mais determinante tanto para propor estratégias de planejamento da empresa, como para estabelecer estratégias regulatórias.

6

Entender o funcionamento e as possibilidades destes instrumentos darão às empresas novos conhecimentos sobre o estado de suas redes e permitirão melhorar a tomada de decisões sobre novos investimentos na rede.

o O Módulo de Tarifas Dinâmicas: A sustentada evolução tecnológica das últimas décadas, permite e exige usos cada vez mais sofisticados da energia. Por outro lado, reconhece-se um crescente interesse dos consumidores em possuir um maior domínio e poder de decisão sobre seus consumos.

A prestação do serviço elétrico não é alheia a nenhuma destas duas realidades (usos de energia e o interesse no poder de decisão de consumo), pelo desenvolvimento que está acontecendo nos dias atuais, mediante a implementação de novos esquemas e desenhos tarifários, com os quais se possam aproveitar melhor as capacidades disponíveis de tecnologia e ativos, obtendo benefícios tanto as empresas distribuidoras, como também os usuários acarretando um aumento do Bem Estar Social.

Nesta sessão será contextualizado o impacto de incentivos nas tarifas, o efeito e oportunidades da geração distribuída, o desenho de programas de poupança de energia, de redução de perdas comerciais e de uso eficiente da capacidade instalada, entre outros.

o Módulo de Energias Renováveis não Convencionais: Nos últimos anos, as condições para o desenvolvimento das energias renováveis não convencionais (ERNC) melhoraram significativamente, não só por condições do mercado e exigências ambientais cada vez mais estritas, como também através de um esforço compartilhado entre governos, a sociedade civil, as empresas, universidades, centros de desenvolvimento e a cooperação internacional.

As energias renováveis não convencionais estão cada dia mais presentes dentro da matriz energética, sendo seu crescimento uma tendência irreversível, com importantes efeitos sobre toda a corrente de valor do setor energético, social e ambiental.

Neste módulo serão tratados os principais aspectos relacionados com energias renováveis não convencionais, analisando as tendências e características de cada sistema, sua integração e seus efeitos sobre as empresas, os consumidores e a sociedade em general.

o Módulo de Estimação de Eficiência com DEA e SFA: Neste módulo serão apresentados os últimos avanços nas metodologias de estimação da eficiência aplicadas às empresas de eletricidade, gás natural e água e saneamento. A Análise de Fronteira Estocástica (SFA) e a Análise Envoltória de Dados (DEA) vêm sendo crescentemente utilizados por reguladores e empresas de serviços públicos para estimar o desempenho de uma empresa em particular em relação com as outras empresas do setor, ao mesmo tempo em que, as ditas metodologias, experimentaram consideráveis avanços quanto a sua aplicabilidade através do uso de dados em painel e incorporação de variáveis ambientais. Compreender o potencial e as possibilidades de aplicação destas ferramentas fornece aos responsáveis de tomada de decisões de empresas de serviços públicos a possibilidade de comparar o desempenho de sua empresa com companhias nacionais e internacionais, contribuindo com informações vitais para as revisões tarifárias.

o Smart Grid e Eficiência Energética: Tanto por razões climáticas como econômicas e de sustentabilidade, o desenvolvimento global cada vez mais se orienta com maior ênfase e preocupação à migração para energias mais eficientes e para um melhor uso da energia atual.

o No contexto, Smart Grid (Redes Inteligentes) trata-se de uma nova forma de analisar o negócio dos serviços públicos regulados, onde as novas tecnologias, produtos e serviços incorporam as capacidades da rede de comunicação, controle e monitoramento inteligente, que permitem aumentar a confiabilidade, segurança e

7

eficiência nos sistemas de Geração, Transmissão e Distribuição do serviço público. Tudo isso representa grandes desafios, entre os quais:

Conhecer a evolução das energias renováveis, quem são os principais atores em âmbito mundial e quais são seus objetivos energéticos.

Determinar a vinculação das energias renováveis com o avanço na eficiência energética e sua relação com o desenvolvimento do Smart Grid.

Compreender as diferenças do Smart Grid na Europa, Estados Unidos e América do Sul, que são realidades muito diferentes e por tanto o desenvolvimento do conceito e sua aplicação gradual devem ser adequados a cada uma.

Identificar o avanço iminente das novas tecnologias, e analisar sua aplicação desde o enfoque dos diferentes agentes do mercado, identificando oportunidades que tende a melhorar a prestação do serviço, otimizar a capacidade instalada e assegurar a confiabilidade do mesmo.

Avaliar o impacto de incentivos nas tarifas, geração distribuída, programas de poupança de energia, redução de perdas comerciais e uso eficiente da capacidade instalada, entre outros.

Atingir a eficiência energética é uma meta para o futuro próximo e as redes Smart Grid são um pilar muito importante para consegui-lo.

o Desenho tarifário Avançado: Desenvolve-se o desenho e as condições que devem cumprir a formulação e cálculo de tarifas para que cubram as condições de Sustentabilidade, Equidade e Otimização.

Os participantes poderão compreender conceitualmente e aplicar princípios discutidos acima para desenhar e calcular tarifas de última geração para eletricidade, gás natural por redes e água e esgoto.

Estado de Arte:

o Estudos de perdas técnicas e não técnicas: O estudo das perdas nas redes elétricas, tanto técnicas como não técnicas, é um tema de vital importância para as empresas de eletricidade. Neste módulo serão apresentados os últimos avanços sobre as perdas, tanto desde o ponto de vista técnico para a redução das mesmas, como desde o ponto de vista regulatório para determinar os níveis reconhecidos de perdas técnicas e não técnicas definidas pelo regulador. Por último, apresentassem-se diferentes modelos para o cálculo das perdas marcando as vantagens e desvantagens de cada método.

o Otimização de Redes: Se apresentarão as diversas técnicas para a Otimização de Redes utilizadas recentemente na regulação na América Latina. Sua aplicação permite a definição da base de capital adaptada à demanda, isto é aquela rede cujos custos de capital, de perdas e de multas são mínimos.

o Qualidade de Serviço: A evolução da metodologia Price Cap, estão incorporando a regulação da Qualidade de Serviço como uns dos principais produtos da distribuição de energia elétrica. Neste módulo apresentaremos diferentes enfoques utilizados na América Latina para seu controle e gestão.

o Os Modelos de Simulação de Mercados Atacadistas (MSMA): Permitem simular o comportamento do sistema sob diferente cenários. Os mesmos contemplam a natureza estocástica das variáveis primeiramente tais como temperaturas (que incidem sobre a demanda de energia e gás), manutenções, exportações e importações internacionais entre outras.

o Gás Não Convencional e GNL: O Gás Natural se encontra atravessando uma época de ouro, como afirmam vários especialistas. Preços baixos, reservas extensas, mercado dinâmicos foram possível graças o desenvolvimento da extração não convencional e à liquefação. Gás Não Convencional e o Gás Natural Liquefeito

8

estão revolucionando o setor energético.

O desenvolvimento de tecnologias que permitem extrair gás de jazigos de rochas sedimentaria ou areias compactas possibilitou estender o horizonte de reservas deste combustível. Canadá, Índia e Estados Unidos se converteram em líderes desta tecnologia. No caso de Estados Unidos, o gás não convencional permitiu mudar a perspectiva de país importador à de um possível exportador líquido deste hidrocarboneto.

Com o Gás Natural Liquefeito a distância deixou de ser uma limitação. Liquefazer o gás natural para reduzir seu volume, permite que indústrias localizadas na América Latina consumam gás natural extraído oriundos de país como da Ásia ou África. Chile, Porto Rico, República Dominicana estão transformando sua matriz energética graças ao GNL.

o Modelos de Gestão Regulatória: Analisar e aplicar diferentes estratégias regulatórias e compreender seu potencial resultado sobre os resultados da empresa se tornou um fator de preponderância para o suporte à tomada de decisões de empresas reguladas.

A função regulatória é a cada dia se torna um dos mais importantes núcleos para a tomada de decisões das empresas reguladas, sendo um dos pilares fundamentais para o planejamento estratégico das empresas.

Nesta sessão se apresentarão os conceitos e ferramentas para a gestão regulatória partindo dos diferentes módulos que compõem os modelos de tarifas e finalizando em modelos financeiros que permitem identificar os efeitos das diferentes variáveis sobre os resultados da empresa.

o Desenho de Tarifas Sociais no Setor de Água e Saneamento: Neste espaço descreverão as diferentes modalidades de desenho e implementação das tarifas sociais, se analisarão os conceitos que justificam a existência de ditas tarifas e se compararão as principais experiências da implementação de tarifas sociais na América Latina.

o Contabilidade Regulatória e ABC Costing: Neste módulo será apresentada a ferramenta de contabilidade regulatória como mecanismo mitigador da assimetria de informação, bem como também a importância de sua aplicação para tornar clara a relação regulador - regulado e ser a base para a aplicação de políticas regulatórias.

Complementar-se-á o módulo com a aplicação da metodologia de ABC costing para a abertura dos custos por atividades das empresas de serviços públicos, que apresentam múltiplos serviços e uma grande quantidade de custos “compartilhados”.

o Redução de Água Não Contabilizada: Este módulo tem por objetivo apresentar as metodologias existentes para estabelecer as causas das perdas nas empresas de água e saneamento, e baseado nesta informação, delinear as ações a seguir para implementar planos de redução, que sejam econômico e financeiramente viáveis.

Os módulos específicos de Eletricidade, Gás Natural, Água e Saneamento, serão realizados separadamente.

Em função da flexibilidade dada pelos módulos, o custo variará entre um máximo de R$ 6.325,00 para o programa completo a R$ 1.390,00 se você só quiser participar do Workshop.

Finalmente, oferecemos descontos para os participantes que tenham participado de seminários anteriores, pois um dos nossos objetivos é fornecer um upgrade ao conhecimento regulatório que adquiriram nos seminários anteriores.

9

Informações Gerais

Data

De Segunda-feira 13 a sexta-feira 17 de maio de 2013.

Valor

O custo varia de R$ 6.325,00 para o programa completo a R$ 1.390,00 se preferir participar somente do Workshop.

Este custo inclui coffee breaks, material de estudo, certificado de participação e transporte Aeroporto de Bariloche/Hotel Villa Huinid Resort & Spa/ Aeroporto de Bariloche.

Temos importantes descontos para os participantes que tenham participado de seminários anteriores, pois um dos nossos objetivos é fornecer um upgrade ao conhecimento regulatório que adquiriram anteriormente.

No Formulário de Inscrição encontra-se uma tabela como a que mostramos a seguir, onde poderá ser calculado automaticamente o custo exato a ser pago de acordo com os módulos que você escolher.

Data de Pagamento Antecipado: até segunda feira 8 de abril.

Como se inscrever

Para baixar o Formulário de Inscrição clicar no seguinte link:

http://www.quantumdobrasil.com/_Bariloche2013/Form_Inscricao.xls

10

ou solicitar para: [email protected]

Local

Hotel Villa Huinid Resort & Spa Av. Bustillo Km 2,6 - CP (R8402AAY) BARILOCHE - ARGENTINA San Carlos de Bariloche, ou simplesmente Bariloche, é uma cidade da Argentina, pertencente à província de Rio Negro. Trata-se de uma cidade turística, no período de inverno torna se a principal cidade no hemisfério sul para se visitar e a cidade mais povoada dos Andes Patagônicos. Está localizada dentro do Parque Nacional Nahuel Huapi, no sudoeste da província de Rio Negro, junto à cordilheira dos Andes, próximo ao lago Sul Nahuel Huapi. Suas reservas naturais, que incluem lagos, bosques e montanhas, seu estilo arquitetônico, e seus marcantes centros de esqui são o principal atrativo e sustento econômico desta cidade. Bariloche na atualidade oferece uma variada gama de atrativos que convoca visitantes em toda época do ano. O esqui e restantes atividades recreativas relacionadas com a neve são preponderantes no inverno. No verão, montanhismo, trekking, canoagem, rafting, excursões a arte rupestre e ecoturismo se somam a novas opções que ano a ano enriquecem a oferta.

Para maiores informações turística, visite os seguintes links: http://www.bariloche.com/ http://www.bariloche.com.ar/ http://www.bariloche.org/ http://www.barilochepatagonia.info/

11

http://www.guiaverde.net/bariloche/

Acomodação

Hotel Villa Huinid Resort & Spa

Está localizado num lugar privilegiado em frente ao Lago Nahuel Huapi, conta área de 5 hectares, rodeado por parques e montanhas. Está localizado a somente 5 minutos do centro da Cidade de Bariloche e a 20 minutos do Cerro Catedral. Conta com 70 quartos de alta categoria. Excelentemente equipado e decorado.

Dispõe de amplos espaços destinados a recreação e relax. Dispõe além de 12 choupanas com capacidade de 2 até 8 hospedes, totalmente equipadas e decoradas com um elegante estilo das montanha.

Taxa de acomodação para os participantes do seminário:

Tipo de Quarto Bosque Standard

12

Preços por quarto (USD/dia) USD 100 (*)

(*) Valores expressados em USD dólares por noite, por quarto. NÃO incluem impostos (IVA 21%). SERVIÇOS INCLUSOS:

Café da manhã com Buffet.

Acesso à piscina coberta climatizada, ginásio, sauna, hidromassagem e salão de jogos.

Estacionamento.

Conexão a internet Wi-Fi em todo resort.

Para reservas diretas com o hotel e/ou em caso de inconvenientes com a reserva favor contatar-se ao hotel com:

Andrea Tapia Lunas Grupos e eventos HOTEL VILLA HUINID RESORT & SPA Av. Bustillo km 2,600 - San Carlos de Bariloche, Río Negro, Argentina. Tel (+54 - 294) 4523523 Ext. 668 - Fax (+54 - 11) 4032 0538 E-mail: [email protected] Web: www.villahuinid.com.ar

Mais informações

Para obter maiores informações respeito do Seminário, temos que as seguintes vias de comunicação:

Clicar no seguinte link: Seminario Bariloche 2013

Tel. +55 (31) 3378-0022

Enviar e-mail para:

Alexandra Cruz: [email protected]

José Goulart: [email protected]

Organização

Organização: Quantum America Corp

Convida: Quantum do Brasil Ltda.