semi administracao da producao e operacoes 06 1p

14
Administração da Produção e Operações Autoria: Leonardo Ferreira Tema 06 Previsão de demanda e Planejamento agregado

Upload: gustavo-nakamura

Post on 12-Jan-2016

7 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Material Administracao_da_Producao_e_Operacoes

TRANSCRIPT

Page 1: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 06 1p

Administração da Produção e OperaçõesAutoria: Leonardo Ferreira

Tema 06Previsão de demanda e Planejamento agregado

Page 2: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 06 1p

Tema 06Previsão de demanda e Planejamento agregado

Autoria: Leonardo Ferreira

Como citar esse documento:FERREIRA, Leonardo. Administração da Produção e Operações: Previsão de demanda e Planejamento agregado. Caderno de Atividades. Anhan-guera Publicações: Valinhos, 2014.

Índice

© 2014 Anhanguera Educacional. Proibida a reprodução final ou parcial por qualquer meio de impressão, em forma idêntica, resumida ou modificada em língua portuguesa ou qualquer outro idioma.

Pág. 10

Pág. 11 Pág. 12

Pág. 11

Pág. 7Pág. 6ACOMPANHENAWEB

Pág. 3CONVITEÀLEITURA

Pág. 4PORDENTRODOTEMA

Page 3: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 06 1p

3

Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Administração da Produção e Operações, do autor Petrônio G. Martins e Fernando Piero Laugeni, editora Saraiva, 2009, Livro-Texto 242.

Conteúdo

Nesta aula você estudará:

• Previsão de demanda e as formas de previsão de demanda.

• Planejamento agregado.

• Plano metre de produção.

• Estratégias de planejamento.

Habilidades

Aofinal,vocêdeverásercapazderesponderasseguintesquestões:

• Oqueéprevisãodedemanda?

• Quaisaspossíveisformasdepreverademanda?

• Oqueéplanejamentoagregado?

• Oqueéplanomestredeprodução?

• Queestratégiaspodemsertomadascomrelaçãoaoplanejamento?

CONVITEÀLEITURA

Page 4: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 06 1p

4

Previsão de demanda e Planejamento agregado

A demanda é necessidade do mercado e esta informação é primordial para criar um planejamento da produção, poisasinformaçõesdedemandaéquenorteiamoque,quando,equantoproduzir.ÉvisívelumconfrontoentreOfertaseDemandaquesereferemaocomportamentodecompradoresevendedoresquandointeragemnomercado,ouseja,oquemeusclientesqueremeoqueeupossooferecer.

Ademandaéumfatorexternodaorganizaçãoedecorrentedanecessidadedoconsumidor,porissoexistemalgumasdeterminantes da demanda: a) Preço do produto ou serviço; b) Renda dos compradores; c) Preço dos produtos relacionados (exemplo: televisão tem como produto relacionado à antena ou sistema de transmissão); d) Gostos e preferências dos compradores; e) Expectativas dos compradores.

Entender todosesses fatoreseatuarsobreeles,nasuaessência,émuitocomplicado,noentanto,éumaquestãodesobrevivênciaparaaempresa.Poressemotivo,asorganizaçõesbuscamutilizarumprocessometodológicoparadeterminação de dados futuros baseados em modelos estatísticos, matemáticos ou econométricos ou ainda em modelos subjetivos apoiados em uma metodologia de trabalho clara e previamente definida, conhecida como previsão da demanda, ou previsão de vendas.

Aprevisãodademandaéabaseparaoplanejamentoestratégicodaprodução,vendasefinançasdequalquerempresa.Permitindo que os gestores desses sistemas antevejam o futuro e planejem adequadamente suas ações em doismomentosdistintos:paraplanejarosistemaprodutivo(longoprazo:produtos/serviços,instalação,equipamentos)eparaplanejarouso(curtoprazo:planosdeprodução,armazenagemecompras,sequenciamento)dessesistemaprodutivo.

Para uma maior efetividade das previsões é necessário uma maior participação, transparência e responsabilidade das áreas de Vendas, Marketing, Finanças, Logística e Operações, para garantir o alinhamento de todos com as estratégias da empresa. A responsabilidade pela preparação da previsão da demanda normalmente é do setor comercial (marketing ou vendas).

PORDENTRODOTEMA

Page 5: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 06 1p

5

As demandas, no entanto, não têm um comportamento padrão e sua variação é decorrente dos fatores de seus consumidores e até mesmo em relação ao ciclo de vida do produto, podendo existir certa estabilidade ou tendência (crescente ou decrescente) ao decorrer do período trabalhado. Outro ponto a ser considerado é a sazonalidade,quepodeserconsideradocomopicosidentificadosdademanda.Exemplo:emumafábricadechocolate,asazonalidadedesua demanda ocorre na época festiva de Páscoa, devido à fabricação de ovos de chocolate. No entanto, essa ocorrência é durante um curto ciclo (meses).

Outrofatoraserconsideradoécomrelaçãoaotipodedemanda,quepodeser:

Demanda independente:Demandadeumitemquenãotemnenhumarelaçãocomademandadeoutrositens,comoa demanda de peças sobressalentes.

Demanda dependente: Comoopróprionomediz,sãoitens(geralmentecomponentesdeumprodutofinal)quedependemdademandadeoutrositens(geralmenteprodutofinal).Demandaresultadodadesagregaçãodeumitemouprodutoagregado,nãosendo,portanto,projetada,massimplesmentecalculada.Oitemqueatendeamontagemtemdemandadependenteeomesmoitemqueatendeareposiçãotemdemandaindependente.Exemplo:oitempneutemdemandadependenteseforfabricadocomointuitodeatenderaproduçãodeumcarro,ouseja,eledependedaquantidadedoscarrosparasaberquantospneusserãofabricados(1carro=5pneus).Noentanto,omesmoprodutopodeterumademanda independente se ele for fabricado para reposição (venda em lojas varejistas e centros automotivos).

ParaasdemandasdependentesusualmenteéutilizadooMRP(oqualvocêestudarámaisafrente),eparaasdemandasindependentessãoutilizadastécnicasquantitativas(pormeiodedadosmatemáticosedadoshistóricos)equalitativas(pesquisasdirecionadasquelevamaumaperspectivadeumapossíveldemanda),essesresultadossãoanalisadosedirecionados para uma estratégia deproduçãomaisfactívelcomarealidade,buscandoproduzirsomenteonecessárioevitando o excesso e falta de produto.

Essasinformações,anteriormentepontuaiserelativasaalgunssetoresdaorganização,hoje,tendemaumprocessosistêmico e colaborativo, e impulsionador de diversos setores diretamente ligados à produção (Produção, Recursos Humanos, Manutenção, Financeiro, Marketing). No entanto, esse processo não é totalmente assertivo, ele serve como umaprojeção,eéprecisodeumareavaliaçãoconstanteparaqueaempresapossaentenderosfatoresqueainfluenciamperante o mercado.

PORDENTRODOTEMA

Page 6: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 06 1p

6

Apósdefinirademandaprevista(externo),aempresadeverealizarumaanáliseinternadosrecursoseidentificarsuacapacidade produtiva atual, assim como, a possibilidade de expansão das mesmas. Essa análise referente à demanda e oferta, deve levar a empresa a se posicionar estrategicamente com relação ao atendimento da demanda e como isso serárealizado,apontodedefinirnovosinvestimentosemplantasprodutivas,maquinárioseequipamentos,contrataçãoedemissão,subcontratação,entreoutros.Avisãodestespontoséamédioe logoprazoesãoestabelecidascomoplanejamentoagregado,poiséumaanálisequeenglobaváriosfatorescomoprodução,finanças,estoque.Adisseminaçãodessas informações ocorrem inicialmente por meio do plano mestre de produção, um planejamento a médio e curto prazoquenorteiadiretamenteaprodução.

PORDENTRODOTEMA

Passos para implantação de sistemas de previsão de demanda

• Leia o texto: PELLEGRINI, Fernando R.; FOGLIATTO, Flávio S. Passos para implantação de sistemas de previsão de demanda - técnicas e estudo de caso.2001.Esteartigoapresentaum procedimento para a estruturação de um sistema de previsão de demanda de produtos e serviços.

Link para acesso: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132001000100004&script=sci_arttext>. Aces-soem:2maio2014.

Um modelo de otimização para o planejamento agregado da produção em usinas de açúcar e álcool

• Leia o texto: PAIVA, Rafael Piatti Oititica; MORABITO, Reinaldo. Um modelo de otimização para o planejamento agregado da produção em usinas de açúcar e álcool. Este trabalho apresenta ummodelodeotimizaçãoparaoplanejamentoagregadodaproduçãodeusinasdeaçúcareálcool.

Link para acesso: <http://www.scielo.br/pdf/gp/v14n1/03.pdf>.Acessoem:2maio2014.

ACOMPANHENAWEB

Page 7: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 06 1p

7

Programa-mestre de produção

• Leia o texto:CAVALCANTI,ElviraMadrugaBaracuhy;MORAES,Walter FernandoAraújo.Programa-mestre de produção:concepçãoteóricaxaplicaçãopráticanaindústriadecervejase refrigerantes. Em linha com a visão contemporânea de destaque da função de produçãono contexto empresarial, este trabalho tem como finalidade o estudo teórico acompanhadode aplicação prática desse tema importante em Administração da Produção e Operações: o Programa-mestre de Produção.

Link para acesso: <http://www.paulorodrigues.pro.br/arquivos/enanpad1998_ols_13.pdf>. Acesso em: 2 maio 2014.

FERREIRA

• Veja o vídeo: FERREIRA, Leonardo. Programa Mestre de Produção (PMP).

Link: <http://stkzero.blogspot.com.br/2011/09/pmp.html>.Acessoem:2maio2014

ACOMPANHENAWEB

Instruções:Agora,chegouasuavezdeexercitarseuaprendizado.Aseguir,vocêencontraráalgumasquestõesdemúltiplaescolhaedissertativas.Leiacuidadosamenteosenunciadoseatente-separaoqueestásendopedido.

AGORAÉASUAVEZ

Page 8: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 06 1p

8

Questão 1

EntreasdeterminantesdademandaéINCORRETOafirmar:

a) Preço do produto ou serviço.

b) Renda dos compradores.

c) Preçodosprodutosrelacionados.

d) Gostos e preferências dos compradores.

e) Desvantagemcomercial.

Questão 2

Ademandanãoéconstanteeumadassuasvariaçõeséasazonalidade,quepodeserconsideradacomo:

a) Venda de produtos fora de época.

b) Picosidentificadosdademanda.

c) Ofertamaiorquedemanda.

d) Crescimento das vendas.

e) Ofertamaiorqueacapacidade.

Questão 3Écorretoafirmarsobredemandaindependente:

a) Nãotemnenhumarelaçãocomaempresaprodutora.

b) Nãotemnenhumarelaçãocomacapacidadeprodutiva.

c) Sãoindependentesporquenãosãopassíveisdeaplicaçãodetécnicasdeprevisão.

d) Nãotemnenhumarelaçãocomademandadeoutrositens.

e) Sãoindependentesporquesãoitensquenãosofremsazonalidade.

AGORAÉASUAVEZ

Page 9: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 06 1p

9

AGORAÉASUAVEZ

Questão 4

Écorretoafirmarsobredemandadependente:

a) Demandaquedependedacapacidadeprodutiva.

b) Demandaquedependedademandadeoutrositens.

c) Demandaquedependedetécnicasqualitativas.

d) Demandaquedependedaintegraçãoentreofertaedemanda.

e) Demandaquedependedoplanejamentoagregado.

Questão 5

Apósaprevisãodademandaénecessáriorealizarumplanejamentoagregadoquepodeserdefinidocomo:

a) Buscainterminávelpeloatendimentodademanda,deformaqueaofertasejaigualousuperioràdemanda.

b) Posicionamentoestratégicocomrelaçãoaoatendimentoounãodademandaecomoissoserárealizado.

c) Aumentodacapacidadeprodutivadaplantaindustrial,deformaagarantiraproduçãoadequada.

d) Criaçãodeaçõesestratégicascombasenaestruturadaorganização,atendendoogargalo.

e) Atendimento da demanda por meio da demanda dependente, garantindo a independência da produção.

Questão 6

Dê dois exemplos de itens de demanda dependente e independente.

Questão 7

Dêdoisexemplosdeitensdedemandasazonal.

Page 10: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 06 1p

10

AGORAÉASUAVEZ

Questão 8

Quaisascaracterísticasquediferenciamasprevisõesqualitativasdasquantitativas?Ondecadaumaéempregada?

Questão 9

Oqueéplanomestredeprodução?Qualsuaimportância?

Questão 10

Descrevaseuentendimentosobreofertaedemanda,identificandoasaçõesrealizadaspelasorganizaçõescomrelaçãoaestesfatores.

Para uma melhor Administração da Produção e Operações, é importante entender e aplicar técnicas de previsão dedemanda,ecruzaressas informaçõescomasdecapacidadeprodutiva,e,dentrodessaperspectivadeofertaedemanda,tomardecisõesestratégicasutilizandooplanejamentoagregadoeoplanomestredeprodução.OLivro-Texto,assim como os links importantes, apresentam mais detalhes os assuntos abordados neste caderno.

FINALIZANDO

Page 11: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 06 1p

11

MARTINS, P. G., LAUGENI, F. P. Administração da produção.Ed.Saraiva,2ºed.SP,2006.

MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da produção e operações.1.ed.SãoPaulo:PioneiraThomsonLearning,2004.

MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da produção.2.ed.SãoPaulo:CengageLearning,2008.

SLACK, N., CHAMBERS, S., HARRISON, A., HARLAND, C., JOHNSTON, R. Administração da produção.Ed.Atlas,11ºed.,2007.

TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e controle da produção – Teoria e Prática.SãoPaulo:Atlas,2008.

REFERÊNCIAS

Agregado: anexo, reunido. Reunião de substâncias diversas formando um todo não homogêneo.

Estratégia:podeserdefinidacomooconjuntodeobjetivos,finalidades,metas,diretrizesfundamentaiseosplanosparaatingir os objetivos.

Planejamento:éumprocessocontínuoedinâmicoqueconsisteemumconjuntodeaçõesintencionais, integradas,coordenadas e orientadas.

Previsão:Processometodológicoparadeterminaçãodedadosfuturosbaseadosemmodelosestatísticos,matemáti-cos ou econométricos ou ainda em modelos subjetivos apoiados em uma metodologia de trabalho clara e previamente definida.

Sazonalidade:característicadeumeventoqueocorresempreemumadeterminadaépocadoano.

GLOSSÁRIO

Page 12: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 06 1p

12

GABARITOQuestão 1

Resposta: alternativa E

Questão 2

Resposta: alternativa B

Questão 3

Resposta: alternativa D

Questão 4

Resposta: alternativa B

Questão 5

Resposta: alternativa B

Questão 6

Resposta:

Demandadependente:garrafapetemotordeautomóvel.

DemandaIndependente:Refrigeranteeautomóvel.

Questão 7

Resposta: demanda de sorvete no inverso, e demanda de material escolar no início do ano.

Page 13: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 06 1p

13

Questão 8

Resposta:previsõesqualitativassãopesquisasdirecionadasquelevamaumaperspectivadeumapossíveldemanda,egeralmentesãoutilizasparaolançamentodenovosprodutos.Aprevisãoquantitativaérealizadapormeiodedadosmatemáticosedadoshistóricos,utilizadosparaprodutosdelinha.

Questão 9

Resposta: o programa mestre de produção conhecido como Master Production Schedule (MPS) é um programa gerado apartirdoplanoagregadodeprodução,queguiaráasaçõesemumhorizontedetempodenormalmente4à12mesesembasesemanalconsiderandoospedidosexistentes.Essecálculoéoprimeironúmeroaserapresentadodiretamenteà produção, e ele serve de direcionamento para a programação da produção.

Questão 10

Resposta:ofertaéaquiloqueaempresaconsegueproduzireofertaraomercado,edemandaéanecessidadedomercado.Asorganizaçõesgeralmentebuscammeiosdeatenderademanda,paraissoénecessáriorealizaraprevisãodedemandadeformaestruturadaepormeiodetécnicasespecíficas.Apósessaprimeirainformação,éprecisoavaliara capacidade produtiva e decidir sobre as estratégias a serem seguidas.

Page 14: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 06 1p