semi administracao da producao e operacoes 05 1p

14
Administração da Produção e Operações Autoria: Leonardo Ferreira Tema 05 Arranjo Físico e Layout

Upload: gustavo-nakamura

Post on 15-Dec-2015

32 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Material Administracao_da_Producao_e_Operacoes

TRANSCRIPT

Page 1: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 05 1p

Administração da Produção e OperaçõesAutoria: Leonardo Ferreira

Tema 05Arranjo Físico e Layout

Page 2: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 05 1p

Tema 05Arranjo Físico e Layout

Autoria: Leonardo Ferreira

Como citar esse documento:FERREIRA, Leonardo. Administração da Produção e Operações: Arranjo Físico e Layout. Caderno de Atividades. Anhanguera Publicações: Vali-nhos, 2014.

Índice

© 2014 Anhanguera Educacional. Proibida a reprodução final ou parcial por qualquer meio de impressão, em forma idêntica, resumida ou modificada em língua portuguesa ou qualquer outro idioma.

Pág. 11

Pág. 11 Pág. 12

Pág. 11

Pág. 7Pág. 6ACOMPANHENAWEB

Pág. 3CONVITEÀLEITURA

Pág. 4PORDENTRODOTEMA

Page 3: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 05 1p

3

Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Administração da Produção e Operações, do autor Petrônio G. Martins e Fernando Piero Laugeni, editora Saraiva, 2009, Livro-Texto 242.

Conteúdo

Nesta aula você estudará:

• O arranjo físico e o layout dentro de um processo produtivo.

• Asformasmaisusuaisdeclassificaçãodelayout industrial.

• Limitações e capacidade produtiva de uma planta industrial.

Habilidades

Aofinal,vocêdeverásercapazderesponderasseguintesquestões:

• Oqueéoarranjofísicoelayout?

• Quaisasformasmaisusuaisdeclassificaçãodelayout industrial?

• Oqueégargalo?

• Comoépossívelbalancearumprocessoprodutivo?

CONVITEÀLEITURA

Page 4: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 05 1p

4

Arranjo Físico e Layout

O layoutcorrespondeaoarranjofísicodosdiversospostosdetrabalhodentrodeumaorganização.Oestudosobreo layoutpodecontemplarumanovaplantafabrilouumnovoprocesso,ouatémesmo,aalteraçãodeumaestruturajáexistente.Temcomoobjetivoaracionalizaçãodosfluxosdefabricaçãooudetramitaçãodeprocessos,adisposiçãofísicadospostosdetrabalhoaproveitandotodooespaçodisponível.Alémdeminimizaramovimentaçãodepessoas,produtos,materiaisedocumentosdentrodoambienteorganizacional.

No entanto, a decisão pelo melhor layoutmuitasvezesesbarranotipodesistemaprodutivo,oqual,muitasvezes,épredominante sobre o arranjo físico. Dentro dessas condições, os layoutspodemserclassificadosporprocesso,porlinha,porcélula,porposiçãofísica,ecombinados.Porém,osestudossobredeterminaçãodonúmerodeequipamentos/postosdetrabalhoedebalanceamentodalinhadeproduçãosãoinstrumentosquepossibilitamabuscapormelhorescondições junto ao layout.Para tantoénecessário conhecerdadospreliminaresdoprocessobuscandoummelhoralinhamentoprincipalmentedofluxodemateriais.

Adefiniçãodolayoutéummicroprocessoincorporadoaumprocessomaior(macro)queestarelacionadoafatoresdelocalizaçãodaunidadeindustrial(conformevocêviunocapitulo2),eacapacidadeprodutiva(quantoépossívelproduzir)naunidadeemfunçãodosturnosdisponíveis,decididosestrategicamente.Sobesseaspectoépossívelidentificarquaisequantosequipamentos(máquinas)epostosdetrabalhosserãonecessáriosequalserásuadistribuiçãofísicadentroda planta produtiva.

Algumas etapas podem ser consideradas pra a elaboração do layout:a)Calcularaárea(necessáriaouexistente);b)Elaboraraplantabaixa(éodesenhoqueprocurarepresentartodososelementosdaconstruçãocomoparedes,portas,janelas,entreoutras);c)Verificarofluxodepessoasepapéis;d)Levantarasnecessidadesdomobiliário;e)Identificaralocalizaçãodasinstalaçõeselétricasehidráulicas;f)Apresentarasalternativasde layoutatodososenvolvidos;g)Implantar,acompanhareavaliar.

Comrelaçãoàclassificaçãodostiposdelayout destacam-se:

Layout por processo: Todososprocessose/ouequipamentosdemesmafuncionalidadeficamagrupadoseosmateriaiseprodutossemovimentam.Geralmentesãoaplicadosaprodutoseroteirosmuitovariados,produçãointermitente(porlote),eequipamentosuniversaisepesados.Exemplos:usinagem,fundição,cozinhaindustrial.

PORDENTRODOTEMA

Page 5: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 05 1p

5

Layout em linha:Os equipamentos e postos de trabalhos são colocados de forma sequencial, conforme fluxo doprocesso.Geralmenteaplicadoaprodutoúnicooudepequenavariedade,produçãoemlargaescala,eequipamentosdedicados(exclusivos)posicionadosnasequênciadoprocesso.Exemplos:linhademontagem,restauranteself-service.

Layout celular: Possibilita o agrupamento em ummesmo lugar (célula) de equipamentos diversos, possibilitandorealizartodooprocessoprodutivoeresultandooprodutofinal.Caracterizam-seporpossibilitarumamelhorutilizaçãodosrecursos,principalmenteosrecursoshumanos.Exemplo:Pizzaiolo–numamesapreparaamassa,emoutra,montaapizzaeoperaofornoemoutrolocal.

Layout por posição fixa:Material/Produtopermaneceimóveleosequipamentoserecursossedeslocampararealizaroprocesso.Geralmenteutilizadoemumprodutoúnicoemquantidadepequenaouunitária,enãorepetitivo.Exemplo:Estaleiros(construçãodenavios),restauranterodízio.

Layouts combinados: Éautilizaçãodemaisdeumtipode layoutanteriormentedescrito,possibilitandoadequaraempresaaosmaisdiversosprodutosetiposdeprodução.Exemplo:Produçãodeavião,ondeoaviãoémontadoemumlayoutemlinhaoufixo,noentanto,suaspartessãofabricadasporprocessoe/oucélulas.

Não existe um layoutcertoouerrado,existemasnecessidadesorganizacionaiseoenquadramentodasmesmas.Oimportanteéqueoarranjofísicosejaomaisapropriadoconsiderandoascondiçõesqueagregamvaloraoprocessoeproduto,possibilitandoprocessosmaiseficienteseeliminandopossíveisdesperdícios.

Recomenda-sequeparaosprocessosemlinhasejafeitoumestudoespecíficodostemposdasatividadesequeestassejamdistribuídasdeformaaequilibrarostemposentreospostosdetrabalho, trazendoumamaiorestabilidadeaoprocesso.Essametodologiaéconhecidacomobalanceamentodelinha.Jáparaoslayoutsemcélulasrecomenda-setrabalharcomfamíliasdeprodutos(produtossimilarese/ouprocessossimilares).

Outroponto importanteasedestacarécomrelaçãoàs restriçõesdoprocesso,usualmentechamadode “Gargalo”.Podemserconsideradasrestriçõesougargalosaquelerecursooupostodetrabalhooqualsuacapacidadeéinferiorasuademanda,ouseja,seduranteumespaçodetempoexistemmaispeçasaseremproduzidasemumamáquinadoqueelaécapazdeprocessar,esteéogargalo.Semprequeidentificado,osdemaisrecursoseopróprioplanejamentodeveserrealizadoemfunçãodeste,sendoassim,olayout deve favorecer a produção em função do gargalo.

PORDENTRODOTEMA

Page 6: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 05 1p

6

Apostila da disciplina - Arranjo Físico Industrial

• Leiaotexto:ROCHA,HenriqueM.Apostila da disciplina - Arranjo Físico Industrial. Faculdade de Tecnologia - Departamento de Engenharia de Produção.

Link para acesso: <http://www.fat.uerj.br/intranet/disciplinas/Arranjo%20Fisico%20Industrial/Apostila_AFI_UERJ_Henrique.pdf>. Acesso em: 2 maio 2014.

Metodologia utilizada no detalhamento de projetos de plantas industriais

• Leiaotexto:SILVA,EduardoG.Metodologia utilizada no detalhamento de projetos de plantas industriais. Trabalho de conclusão de curso de Engenharia da Produção da Universidade Anhembi Morumbi, 2003. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a metodologia de gestão de projetos aplicada ao detalhamento de plantas industriais.

Link para acesso: <http://engenharia.anhembi.br/tcc-09/prod-11.pdf>. Acesso em: 2 maio 2014.

Análise e melhoria de layout de processo na indústria de beneficiamento de couro

• Leiaotexto:TREIN,FabianoAndré.Análise e melhoria de layout de processo na indústria de beneficiamento de couro. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. MestradoProfissionalizanteemEngenharia.ProgramadePós-GraduaçãoemEngenhariadeProdução. O trabalho descreve os tipos de layouts existentes, com suas aplicações, vantagens edesvantagenscomafinalidadedeanalisarepropormelhoriasem layouts de processo na indústriacoureira.

Link para acesso: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/1790>. Acesso em: 2 maio 2014.

ACOMPANHENAWEB

Page 7: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 05 1p

7

A Meta

• Assistaofilme:AMeta,baseadonolivrodemesmonome.

Links: <http://www.youtube.com/watch?v=zxdQmZPGZNg>

<http://www.youtube.com/watch?v=rlfKNpI9v8M&feature=related>

<http://www.youtube.com/watch?v=mMKQ4umJi2c&feature=related>

<http://www.youtube.com/watch?v=vTcx88M5czg&feature=related>

Acesso em: 2 maio 2014

Instruções:Agora,chegouasuavezdeexercitarseuaprendizado.Aseguir,vocêencontraráalgumasquestõesdemúltiplaescolhaedissertativas.Leiacuidadosamenteosenunciadoseatente-separaoqueestásendopedido.

AGORAÉASUAVEZ

ACOMPANHENAWEB

Questão 1

Asestratégiasreferentesaolayout estão interligadas a outros dois fatores:

a) Localizaçãoegargalos.

b) Localizaçãoecapacidadeprodutiva.

c) Capacidadeprodutivaegargalos.

d) Máquinaseequipamentos.

e) Fluxodeprodutosefluxodeinformações.

Page 8: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 05 1p

8

AGORAÉASUAVEZ

Questão 2

Qual seria o tipo de layoutmaisadequadoparaumrestauranteself-service?

a) Layout por processo.

b) Layoutemlinha.

c) Layoutcelular.

d) Layoutporposiçãofixa.

e) Layout combinado.

Questão 3

Qual seria o tipo de layoutmaisadequadoparaumapizzaria?

a) Layout por processo.

b) Layoutemlinha.

c) Layoutcelular.

d) Layoutporposiçãofixa.

e) Layout combinado.

Page 9: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 05 1p

9

AGORAÉASUAVEZ

Questão 4

Pode-seafirmarsobrebalanceamentoemumlayout em linha:

a) Éatendertodaademandadeformaaeliminarogargalo.

b) Édistribuirasatividadesdeformaaequilibrarostemposentreospostosdetrabalho,trazendoumamaiorestabilidadeaoprocesso.

c) Éomapeamentodoprocessodeformaaequipararcadaatividadedeformaabalancearemfunçãodarestrição.

d) Écriarestoquesdesegurançaentretodasasetapasdoprocessoprodutivo,garantindoassimqueasmáquinasnãoparemdeproduzir.

e) É o atendimento sistêmico da produção em função do tipo de layout.

Questão 5

Os“gargalos”sãotodosospontosdentrodeumsistemaindustrialquelimitamacapacidadefinaldeprodução.Eporcapacidadefinaldeproduçãodevemosentenderaquantidadedeprodutosdisponibilizadosaoconsumidorfinalemumdeterminadointervalodetempo.Considerandoqueogargaloéarestriçãodoprocesso,épossívelafirmar:

a) Éumaanalogiaaumagarrafaquandoumlayoutseafunila.

b) É um fator em decorrência do layoutemlinha,poistemapenasumaúnicasaída.

c) Éumrecursooupostodetrabalhooqualsuacapacidadeéinferiorasuademanda.

d) Éumrecursooupostodetrabalhooqualsuacapacidadeésuperiorasuademanda.

e) Éumrecursooupostodetrabalhooqualsuademanda.

Page 10: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 05 1p

10

Questão 6

Identifiqueotipodearranjofísicoquedeveriaseradotadopelasseguintesorganizações:

a)Umafazendadegadoleiteiro.

b)Umafarmácia.

c)Umbanco.

Justifiquelevandoemconsideraçãoasimplicaçõesdevariedadeevolumedofluxo.

Questão 7

Uma empresa fabricante de tratores aumentou sua demanda por produtos sob encomenda dos clientes e está considerando al-terar seu arranjo físico por produtos para o arranjo por processo. Discuta as implicações dessa mudança.

Questão 8

Oqueélayout? Qual sua relação com os sistemas de produção?

Questão 9

Quais são os principais tipos de layout?

Questão 10

Imagineumarodoviaqueligadoisestadosbrasileiros.Ondepodeestarlocalizadoogargalo?Justifiquesuaresposta.

AGORAÉASUAVEZ

Page 11: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 05 1p

11

ÉimportantequevocêcomogestortenhaumavisãoampladoprocessodeAdministraçãodaProduçãoeOperações,possibilitandoacriaçãodenovoscenáriosdedesempenhomaispromissoreseeficientes,atendendoàsnovascondiçõese necessidades, englobando as novas demandas de um cenário industrial competitivo. O Livro-Texto assim como os links importantes apresentam mais detalhes os assuntos abordados nesse caderno.

FINALIZANDO

MARTINS,P.G.,LAUGENI,F.P.Administração da produção. Ed. Saraiva, 2 ed. SP, 2006.

MOREIRA,DanielAugusto.Administração da produção e operações. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

MOREIRA,DanielAugusto.Administração da produção.2.ed.SãoPaulo:CengageLearning,2008.

SLACK,N.,CHAMBERS,S.,HARRISON,A.,HARLAND,C.,JOHNSTON,R.Administração da produção.Ed.Atlas,11ed.,2007.

REFERÊNCIAS

Gargalo:sãotodosospontosdentrodeumsistemaindustrialquelimitamacapacidadefinaldeprodução.

Intermitente:quenãoécontínuo,queseinterrompe.

Restrição:éoquelimitaaperformancedosistema(aorganizaçãoemquestão)emrelaçãoàsuameta.

GLOSSÁRIO

Page 12: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 05 1p

12

GABARITOQuestão 1

Resposta: alternativaB

Questão 2

Resposta: alternativaB

Questão 3

Resposta: alternativa C

Questão 4

Resposta:alternativaB

Questão 5

Resposta: alternativa C

Questão 6

Resposta:

a)Emlinha(produçãoemmassaougrandelotes,umúnicoproduto).

b)Emprocessos(lotes,grandevariedadedeprodutos)

c)Celular(poucavariedadeevolumemédio)

Questão 7

Resposta:devidoaoaumentodaproduçãoporencomenda,aprobabilidadeédequediminuamosvolumesprodutivos(lotesmenores),eavariedadedeprodutosaumente.Essasmudançasexigemum layoutmaisflexível,sendoqueoatual(layoutporproduto/linha)elegeralmentefocaemproduçõesemgrandeescalaedepoucavariedade.

Page 13: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 05 1p

13

Questão 8

Resposta:

Layoutcorrespondeaoarranjo físicodosdiversospostosde trabalhoe temcomoobjetivo: racionalizarosfluxosdefabricaçãooudetramitaçãodeprocessos;racionalizaradisposiçãofísicadospostosdetrabalho,aproveitandotodooespaçodisponível;minimizaramovimentaçãodepessoas,produtos,materiaisedocumentosdentrodoambienteorganizacional;facilitarasupervisão;impressionar,favoravelmente,clientesevisitantes.

Os layoutsgeralmentesão formadosem funçãodossistemasdeproduçãoquesão influenciadospelavariedadeevolumedofluxo.

Questão 9

Resposta:

• Processo(oufuncionaloujobshop).

• Emlinha(ouporprodutoouflowshop).

• Celular.

• Posiçãofixa.

• Combinados.

Questão 10

Resposta:Ogargalopodeestar localizadonopedágio,pois todososveículosdevem reduziravelocidade,ouatémesmoparar,diminuindoofluxo(velocidade).Destaformaficaevidentequequemdeterminaavelocidadedarodoviaéopedágio,pois,dequalquerforma,aparadanopedágioéobrigatória.Istojustificaomotivodoalargamentodaspistasecondiçõesparaevitaraparada(sistemaseletrônicosdecobrança).

Page 14: SEMI Administracao Da Producao e Operacoes 05 1p