são paulo em revista ed.6

32
Ano I • Edição 6 • Junho de 2014 • Distribuição gratuita COACHING Seu passo para o sucesso Aplicativo que checa veículo furtado é um dos mais baixados do mundo Lei da ‘Palmada’ é aprovada no Senado VEJA TAMBÉM:

Upload: sao-paulo-em-revista

Post on 01-Apr-2016

227 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Coaching - seu passo para o sucesso

TRANSCRIPT

Page 1: São Paulo em revista Ed.6

Ano I • Edição 6 • Junho de 2014 • Distribuição gratuita

CoaChingSeu passo para o sucesso

Aplicativo que checa veículo furtado é um dos mais baixados do mundo

Lei da ‘Palmada’ é aprovada no Senado

VEJA TAMBÉM:

Page 2: São Paulo em revista Ed.6
Page 3: São Paulo em revista Ed.6

E X P E D I E N T E

A São Paulo em Revista é uma publicação mensal do Grupo Blue de Comunicação. Esta publicação não se responsabiliza por idéias e conceitos

emitidos em artigos e/ou matérias assinadas, que expressam apenas o pensamento de seus autores, não

necessariamente a opinião da revista.Editora Chefe

Aline Campos – Mtb [email protected]

Assistente de RedaçãoCaroline Paiva

[email protected] Gráfico e Diagramação

Suzy [email protected]

ComercialEleni Campos

[email protected]

Adriano [email protected]

Juliana [email protected]

ColaboraçãoAbe-EaD

RenAbe-EaDRevistas Coquetel

CinemarkAdolfo A. Danieli

Cynthia MastropaschaSueli Leitão

Tiragem20 mil exemplares

ImpressãoDG Gráfica

Contato

Blue ComunicaçãoRua Cantagalo, 689 - Tatuapé

São Paulo - SP - CEP: 03319-000Tel: (11) 2615-5424

www.grupoblue.com.br

www.dicasdemulher.com.br / www.fraudes.orgwww.dicasdebelezaeestetica.com.br

www.vilamulher.com.br / www.saude.ig.com.brwww.vocesabia.net / www.g1.globo.com

www.exame.abril.com.br / www.metrojornal.com.brwww.receitas.ig.com.br / www.delas.ig.com.br

www.jornalprimeiraimpressao.com / www.corpoacorpo.uol.com.br / www.jornalprimeiraimpressao.com

www.horoscopo.galerarox.net

São Paulo em r

evis

ta

Ano I • Edição 5 • maio de 2014

Fontes desta edição

Ano I • Edição 6 • Junho de 2014 • Distribuição gratuita

COACHINGSeu passo para o sucesso

Chamadas???

VEJA TAMBÉM:

Índice“Se governar fosse fácil, não seriam necessários espíritos iluminados.” (Bertold Brecht)

LAZER E CULTURA23 Dicas de Cultura e Lazer Saiba o que acontece na cidade de São Paulo24 Segurança Cuidado com o estelionato25 Viagem Ribeirão Preto26 Tecnologia Dicas de Aplicativos27 Comportamento Como a superstição domina o futebol29 Emprego Pedidos de seguro-desemprego tem nível mais baixo em 8 anos30 Passatempo Confira as previsões para o mês

10 Coaching Gordura Trans Aplicativos20 23

SEÇÕES 4 Carta do Leitor

A partir desta edição, os leitores fazem suas críticas e sugestões sobre São Paulo em Revista

5 Entrevista Michel Mafessoli 8 Capa Coaching, o suporte que você precisa para alcançar o sucesso10 História da Cidade Conheça um pouco mais sobre nossa cidade

PANORAMA

11 Notícias da Cidade Tudo sobre São Paulo14 Curiosidade Reutilize a bandejo de ovo15 Você sabia?

Conheça alguns brinquedos que foram banidos

16 Política Partidos se preparam para guerra virtual16 Dinheiro, economia e tecnologia Fique por dentro destes assuntos17 Dinheiro e Economia Ajuda com as finanças18 Quem sabe faz Conheça o Gotas de Flor com Amor19 Dança Flash mob relembrou aniversário de morte de Michael Jackson20 Saúde Truques para diminuir a gordura trans21 Mulher e Cia Outono nas unhas 22 Beleza e Estética Como combater a flacidez

25

3São paulo em reviSta • junho de 2014

Page 4: São Paulo em revista Ed.6

Editorial“O universo é a mudança, a vida é o que o pensamento faz desta mudança.” (Marco Aurélio)

Copa do mundoCom a Copa do Mundo sendo realizada em nosso país, nossa cidade, que recebe alguns jogos ganhou muitos

visitantes! Quem costuma passear, trabalhar ou até quem apenas passa por alguns pontos turísticos da cidade como a Avenida Paulista já percebeu a movimentação de muitos estrangeiros.

Bairro como a Vila Madalena tem sua rotina mudada por conta dos diversos bares que lotam as ruas nas transmissões dos jogos da Copa.

Para os moradores dessa região essa mudança não tem sido motivo de reclamação mas sim de alegria e diversão, pois a procura no comércio local é grande.

Nós moradores desta capital conhecemos bem seus problemas, mas este é um momento de receber bem nossos turistas para que esta seja a opção deles num momento próximo, e nossos problemas e frustações devemos resolver num outro evento que acontecerá no dia 05 de outubro...

Mas por ora vamos aproveitar a festa!

Aline CamposSão Paulo em Revista

A São Paulo em Revista é uma publicação que conta os principais fatos e histórias da cidade. Por isso, se você co-nhece alguma história de sucesso ou foi personagem de um acontecimento importante em seu bairro, envie as informa-ções para [email protected]. As maté-rias serão publicadas oportunamente e conforme a disponi-

“Gostei muito da revista, achei a leitura bem leve e informativa, mas senti falta de uma seção de esporte.”Marcos Coelho (Tatuapé)

“Quando recebi a revista me surpreendeu ser entregue de graça porque tem uma qualidade muito boa, parabéns a toda equipe.”Carolina Santos (Santana)

bilidade de espaço.Participe, faça a sua sugestão de pauta e ajude-nos a enri-quecer o conteúdo informativo da revista. A população da nossa cidade precisa (e merece) ser bem informada.

São Paulo em Revista – Informação ao alcance de todos.

Leitores podem sugerir pauta pra revistaC A R T A A O L E I T O R

C A R T A D O L E I T O R

São paulo em reviSta • junho de 20144

Page 5: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 2015 5

SustentabilidadeEntrevista Michel Maffesoli“Toma conselhos com o vinho, mas toma decisões com a água.” (Benjamin Franklin)

Sociólogo francês, pesquisador titular

da Sorbonne

Michel Maffesoli

O sistema educacionalnão funciona mais

O sociólogo francês, pesquisador titu-lar da Sorbonne, na França se de-bruça sobre as controversas ques-

tões da pós-modernidade com visível paixão. Ele também é encantado com o Brasil, que diz ser o laboratório da pós-modernidade, onde se pode observar as nuanças de um mundo em transformação.

Um ano depois da eclosão das ma-nifestações no Brasil, assistimos a um esfriamento dos protestos nas ruas. Como o senhor analisa o fenômeno da participação popular nesses eventos?

Michel Maffesoli – Não acho que as pessoas participam para mudar o mundo. Me parece que elas estão juntas para estarem juntas. Eu falo especificamente das manifestações. Não são mais preocupações políti-cas, uma busca de uma sociedade perfeita, mas essa ideia de tribo, de estar junto em busca de algo. Na ação política, há uma motivação racional, mas o estar junto tem uma motivação emocional. É uma dico-tomia entre racional e emocional.

No Brasil, temos uma discre-pância entre o modo de agir e pensar desses jovens e o sistema edu-cacional. Na sua visão, é preciso fazer uma grande ruptura nesse sistema?

MM – Eu hesito em responder, prefiro responder de uma maneira provocadora. Eu penso que o sistema educacional é um sistema totalmente apodrecido, que não funciona mais. Acontece que a educação está baseada na pedagogia, e eu entendo que a pedagogia, e por isso eu disse que responderia de uma maneira provocado-ra, quando ela não é mais pertinente, ela se transforma em pedofilia. Por isso é um sistema apodrecido. Eu não acho que

haja uma reforma possível para a edu-cação, mesmo as progressivas. Eu diria que a educação moderna, que havia an-tes, não é baseada em iniciação, e há uma diferença entre educação e iniciação. A educação, que vemos em universidades e instituições e funcionou bem durante a modernidade, é verticalizada. Enquan-to que a iniciação é horizontalizada. A iniciação tem uma ideia de acompanha-mento e encontra um ponto de ajuda jus-tamente na internet. É um paradoxo pós-moderno. A iniciação encontra paralelo antropológico na ideia das tribos antigas, quando as pessoas eram iniciadas. Na

pós-modernidade se volta para a inicia-ção, mas com a utilização da internet. As instituições educacionais estão coladas a uma ideia de verticalização: eu sei algo que você não sabe e eu estou passando conhecimento para você. Na iniciação, há uma horizontalização, como na Wiki-pédia. A internet mostra que é assim que as coisas vão funcionar na pós-moderni-dade, com a ideia de compartilhamento.

No mundo do trabalho há também essa dificuldade de adequar jovens aos sistemas verticais?

MM – A hora-trabalho é uma ideia vertical e moderna, ao passo que hoje os jovens têm mais apego a questões ligadas à criatividade. É uma mudança de valores, uma questão da qualidade de existência.

Não se quer mais perder a vida para ganhar a vida. Há uma dicotomia. Não querem mais perder a vida para ganhar a vida, não querem mais des-perdiçar a vida para ganhar algo. Os jovens têm a ideia de transformar a sua vida em uma obra de arte. Esse é um dos cernes da diferença entre a modernidade e a pós-modernidade.

E como ficam as profissões mais tradicionais, em campos como Medicina, Direito e Enge-nharia? Há um risco de os jovens perderem o interesse nesse tipo

de profissão?MM – Numa perspectiva a longo pra-

zo, passaremos a ver as pessoas tendo mais vidas dentro de uma mesma vida. A pessoa não terá mais uma profissão fechada. Dentro dessa ideia, existirá um alongamento da vida e, por isso, as pes-soas poderão ter não só uma profissão, como advogado ou professor, mas tran-sitarão mais. As pessoas não terão uma função, mas sim um papel. São questões pré-modernas que eu acredito que vão voltar. O sujeito não tinha uma função, mas um papel dentro do grupo.

“Eu penso que o

sistema educacional é

um sistema totalmente

apodrecido, que não

funciona mais.”

5São paulo em reviSta • junho de 2014

Page 6: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 20156

sObE e dESce

Page 7: São Paulo em revista Ed.6

7SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 2015

sObE e dESce“A música é o remédio da alma triste. ” (Walter Haddon)

Lixo RecicladoHaddad inaugura a primeira central mecanizada de resíduos sólidos da capital localizado no bairro do Bom Retiro, no Centro.

Som AltoPegar ônibus com uma pessoa ouvindo som alto ao lado irrita e é muito comum em São Paulo, mas a prá-tica pode mudar. Foi regulamentada a lei que proíbe o uso de aparelhos sonoros sem fones de ouvido dentro dos ônibus e vans do transporte coletivo municipal.

SP ganha décima praça com internet livreA cidade ganhou o décimo ponto de internet livre, instalado na Praça João Tadeu Priolli, no Campo Limpo, zona sul. Segundo a Secretaria Mu-nicipal de Serviços, com a instalação do wi-fi foi reforçada a iluminação e o mobiliário da praça. No momento, 22 praças estão em fase de implan-tação e 88 em projeto. A internet funciona 24 horas e oferece conexão suficiente para a navegação eficiente pela internet, inclusive para assis-tir a vídeos, baixar e subir arquivos. Para se conectar à internet gratuita, o usuário deve clicar na rede Wi-Fi Livre SP e efetuar a autenticação por meio do browser (navegador de internet) instalado no celular.

Lalau será soltoO ex-presidente do TRT de São Pau-lo Nicolau dos Santos Neto, con-denado por superfaturamento nas obras da sede do tribunal, ao lado do hoje ex-senador Luiz Estêvão, receberá a liberdade. O ex-juiz teria recebido o indulto com base em lei sancionada pela presidente Dilma em dezembro de 2012.

Conta de LuzO Banco Central projeta alta de 11,5% nos preços da energia elétrica, segundo estimativas divulgadas pelo Comitê de Política Monetária. Na última ata, divulgada em abril, o governo esperava um reajuste de 9,5%.

Linha 6 do metrôAnunciada em março de 2008, no governo José Serra, as obras da linha tiveram previsão de término para 2013. Mas, segun-do o secretário estadual dos trans-portes metropolitanos, a linha tem a operação total prevista para 2020. A linha 6 – Laranja terá 15 estações ligando a Brasilândia, na zona norte, a estação São Joaquim do metrô, na região central.

COT I D I A N O

Santa Ifigênia é o maior shopping a céu aberto do mundo, (perdendo apenas para o de Tóquio, no Japão). Localizada no Centro de São Paulo, é conhecida pela grande quantidade de lojas que se especializaram na venda de artigos eletrônicos. São 45 quadras e 15 mil empresas. É o maior número de empresas por metro quadrado do Brasil, girando em torno de 333 por quadra. Passando por diversas transformações ao longo dos anos, continua sendo uma das regiões predominantes de forte ex-

pressão comercial. É possível encontrar uma infinidade de produtos que abran-gem desde artigos para iluminação, elétrica, eletrônica, instrumentos mu-sicais, som, sistemas de segurança (CFTV), informática, telefonia, games, motos e peças para motos e muito mais. É o segundo maior arrecadador de impostos do estado de São Paulo. O velho e o novo vivem harmonicamente, pois a Santa Ifigênia é um bairro tomba-do pelo patrimônio histórico. A região é de fácil acesso, pois conta com dois ter-

minais de ônibus, três linhas de Metrô e duas de trem. A região conta com diver-sos serviços e atrações turísticas, como: a Igreja de Santa Ifigênia, Sesc, Poupa-tempo, Museu da Língua Portuguesa, Galeria Olido, Galeria do Rock, além de extenso roteiro gastronômico.

Shopping a céu aberto

7São paulo em reviSta • junho de 2014

Page 8: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 20158

EducaçãoCapa Coaching“Jamais haverá ano novo se continuar a copiar os erros dos anos velhos.” (Luís Vaz de Camões)

CoaChingO suporte que você precisa para

alcançar o sucesso

O termo coaching , que em português significa “treinamento”, surgiu na década de 1850 na Inglaterra, onde

era usado para denominar o tutor que aju-dava os alunos a se prepararem para os exames. Já em 1960 um programa edu-cacional em Nova York introduziu pela primeira vez as habilidades do Coaching de Vida, muito parecido com o que é feito atualmente.

No Brasil o método che-gou com mais força em meados de 1990, quando os empresários passaram a perceber que investindo nas competências de seus talen-tos alcançariam melhores resultados e que com outros ângulos de visão sobre os problemas das companhias ficaria mais fácil resolvê-los.

Porém, mesmo com a difusão da téc-nica ao longo dos anos e o consenso so-bre os resultados efetivos de seu emprego em diferentes áreas, ainda há quem des-conheça o termo e até quem o confunda com meras sessões de terapia.

“O coaching ainda não é tão popular

no Brasil como é na Europa e nos Esta-dos Unidos. Por aqui temos ouvido falar mais sobre ele nos últimos dez anos. Po-rém, com o grande número de profissio-

nais que foram formados recentemente a prática e os resultados estão sendo mais divulgados e pessoas e empresas têm contratado cada vez mais esses servi-ços”, explica a empresária e master coach Cynthia Mastropascha que há cinco anos oferece serviços de coaching na Con-

gruência Desenvolvimento Humano ao lado da sócia, a consultora de carreira Sueli Leitão. “Temos constatado que as pessoas estão mais abertas a planejarem suas car-reiras e dispostas a investirem no seu desenvolvimento para alcançarem patamares supe-riores de desempenho e posi-

cionamento”, emenda Sueli.O coaching consiste em um processo

de desenvolvimento pessoal liderado por um coach (treinador) que através de dife-

“Quando a pessoa está em dú vida

em qual caminho seguir, o coach é

preparado para ajudar a explorar o

presente e desenhar o futuro.”

São paulo em reviSta • junho de 20148

Page 9: São Paulo em revista Ed.6

9SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 2015

EducaçãoCapa Coaching“Um minuto de felicidade vale mais que mil anos de glória.” (Voltaire)

rentes técnicas de crescimento estimula a criatividade, a superação de limites, o au-toconhecimento, o desenvolvimento de novas habilidades, entre outras caracte-rísticas que quando em falta atrapalham a evolução das pessoas. Assim, através de estudos e estratégias variáveis de acordo com a necessidade do coachee (cliente), o profissional analisa os pontos negativos a serem corrigidos e os positivos a serem explorados e atua como um guia rumo à conquista das metas.

“Quando a pessoa está em dúvida em qual caminho seguir, o coach é preparado para ajudar a explorar o presente e dese-nhar o futuro. Ele leva o cliente de onde ele está para onde ele quer ir, fornecen-do-lhe mais opções e recursos para sua jornada. Mais do que ensinar, o trabalho de um coach é o de ajudar a outra pessoa

Coach Adolfo Andrea Danieli

Cynthia Mastropascha,Empresária e Master Coach

Sueli Leitão, Consultora de Carreira

a aprender. Em geral o cliente busca um coach quando percebem algum obstáculo em seu caminho que julga ser intrans-ponível, uma barreira que os impede de seguir adiante”, explica o coach Adolfo Andrea Danieli.

Diferente do que muitos pensam o coach funciona não só como um terapeu-ta das causas emocionais mas também como professor e líder que ensina e guia pelos melhores caminhos. Além disso, um bom profissional estimula a indepen-dência de seu cliente e não o contrário.

“O coach é alguém que não julga, mas que estimula a aprendizagem e a busca de um propósito de vida. Uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers mostrou que em 73% dos casos o coaching melhorou a ca-pacidade de relacionamento, em 72% aju-dou nas habilidades de comunicação, em 67% equilibrou o trabalho e vida pesso-al, em 62% abriu novas oportunidades de carreira, em 61% melhorou a organização pessoal, em 57% promoveu uma melhor gestão de tempo e em 51% facilitou o tra-balho em equipe,” explica Adolfo.

Atualmente no Brasil existem 4 tipos mais comuns de coaching. No âmbito pes-soal estão os coachings de vida e de carrei-ra e no empresarial o executivo e o de time. Além dos específicos que têm surgido mais recentemente como o Coaching para ema-grecimento e o esportivo. Contatos:Adolfo Andrea Danieli - [email protected] Mastropascha - [email protected] Leitão - [email protected]

Ultrapasse seus limites com a ajuda

de um coaching

Em ascensão no Brasil o processo identifica a causa

e age com foco na autosuperação

9São paulo em reviSta • junho de 2014

Page 10: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 201510

Matéria de Capa“O teu filho te vê como herói, não te transforme em tirano aos olhos dele.” (Plutarco)

História da Cidade

Neste espaço você tem a oportunidade de conhecer um

pouco mais sobre a nossa cidadeLugares pelos quais passamos diariamente já foram cenários de

momentos emblemáticos da nossa cidade.

A primeiratransmissão de Tv

“Está no ar a televisão no Brasil”, disse a criança vestida de índio, em alusão ao logotipo da TV Tupi. Essa foi a primeira imagem veiculada no país, no dia 18 de setembro de 1950. A antena transmissora estava instalada no alto do Edifício Altino Arantes, a Torre do Banespa, mas os estúdios ficavam na sede dos Diários Associados, império de comunicação do empresário Assis Chateaubriand, na Rua 7 de Abril, 230, no centro.

O prédio, ainda de pé, também abrigou o Museu de Arte de São Paulo (Masp) entre 1947 e 1968.

O auge de Elis Nascida em Porto Alegre, Elis Regina

consagrou-se como uma das maiores cantores do país em São Paulo, para onde se mudou em 1964. Aqui, protagonizou o emblemático espetáculo Falso Brilhante. Na superprodução de toques teatrais e circenses, que estreou em 1975, apresentava 42 canções, a exemplo de Como Nossos Pais e Fascinação. A peça ficou em cartaz durante catorze meses, com a marca de 257 apresentações e 280.000 espectadores, no Teatro Bandeirantes, situado à Avenida Brigadeiro Luís Antonio, 1411.

Hoje, funciona ali um templo da Igreja Universal do Reino de Deus. O corpo de Elis seria velado no mesmo teatro, em janeiro de 1982, com a presença de 25.000 pessoas

São paulo em reviSta • junho de 201410

Page 11: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 2015 11

Matéria de Capa

Presente sempre entre as três principais queixas no ranking de recla-mações da Ouvidoria, o barulho é um dos principais problemas enfren-tados pelo paulistano. Apesar disso, a quantidade de multas aplicadas diariamente caiu pela metade neste ano.

Segundo balanço da Secretaria das Subprefeituras, no primeiro trimes-tre deste ano foram aplicadas 98 multas, média de uma por dia. O número representa uma queda de 50% em relação à média diária de 2013, quando foram 800 autuações – duas por dia.

O projeto inclui dispositivos no ECA (Estatuto da Crian-ça e do Adolescen-te) para garantir o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante. De acordo com o texto, que segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff, os pais que se conduzirem de forma imprópria deverão ser encami-nhados a atendimento psicológico ou psiquiátrico. Os demais casos já são passíveis de punição pelo Código Penal.

Notícias“Quem confiou os seus segredos a outra pessoa, fez-se escravo dela.“ (Baltasar Gracian)

Ampliação do rodízio pode não sair do papel

Estados Unidos interceptam fotos

diariamente

Multas por causa do barulho em SP caem

pela metade

Lei da Palmada é aprovada no

Senado

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) que a ampliação do rodízio de veículos é uma questão controversa e que talvez não se justifique a médio prazo. É a primeira vez que o governo municipal admite que pode não expandir a restrição para outras vias da cidade de São Paulo, como anunciado no início do ano.

“A questão é controversa, isso está em análise. Há técnicos que estão colocando objeções, há outros que estão defendendo, mas isso é uma decisão técnica que precisa ser tomada com cautela, não de

supetão, porque é uma coisa que vai impactar muito a cidade.” A declara-ção do prefeito foi dada durante visita ao CEU (Centro Educacional Unifi-cado) Casa Blanca, no Campo Limpo, zona sul.

A Agência de Segu-rança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos EUA intercepta dia-riamente uma enorme quantidade de fotogra-fias pessoais em trocas de mensagens, segundo jornal norte-americano “The New York Times”.

De acordo com “do-cumentos ultra-secretos” mencionados pelo “Times”, a NSA usaria as imagens obtidas em programas sofistica-dos de reconhecimento facial. Os documentos revelam ainda que as imagens são obtidas em e-mails, mensa-gens de texto, redes sociais, videoconferências e outros tipos de comunicação.

11São paulo em reviSta • junho de 2014

Page 12: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 201512

História da Cidade

Construção do prédio da OCA, em 1954

“O teu filho te vê como herói, não te transforme em tirano aos olhos dele.” (Plutarco)Notícias

Casos de dengue atingem recorde histórico em São Paulo

Reservatório do Sistema Cantareira está com 19,8% da capacidade

Secretaria da Saúde identifica circulação de vírus

‘importado’ do Haiti

A incidência de dengue na capi-tal paulista atingiu seu recorde his-tórico apenas nos cinco primeiros meses do ano. Segundo a Secreta-ria Municipal da Saúde, o número de casos chegou a 6.005 até 21 de maio. Antes, o pior resultado havia sido registrado durante todo o ano de 2010: 5.866.

Na comparação com os cincos primeiros meses de 2013, a quan-tidade de casos mais que triplicou. Na ocasião, 1.794 haviam sido contaminadas. Comparado a 2010, até então o com pior resultado, a diferença também é grande, quase o dobro. Foram 3.046 casos entre janeiro e maio daquele ano.

A Secretaria de Estado de Saúde identifi-cou seis casos importados de infecção pelo vírus Chikungunya – doença que provoca sintomas semelhantes aos da dengue. Os do-entes são soldados do Exército brasileiro que voltaram de uma missão de paz no Haiti.

Para evitar disseminação da doença, agentes fizeram ações de contenção e nebu-lização no Batalhão de Logística do Exérci-to, em Campinas, e no Hospital Militar de Área, de São Paulo. Os pacientes estão em observação.

O reservatório do Sistema Cantareira está com apenas 19,8% de sua capacidade, informa o levantamento da Sabesp (Com-panhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em sua página na internet sobre os mananciais que atendem a região me-tropolitana. Segundo dados da companhia, esse é o pior nível nos últimos dez anos.

A situação também não é confortável no Sistema Alto Tietê, que está com 42% de sua capacidade. Na região desse manancial, choveu apenas 0,4 milímetros no mês, que, costuma acumular, no total, 194,3.

O Guarapiranga conta com 63,5% do total. Não houve registro de chuva na região nesses nove primeiros dias. Em média, feverei-ro acumula 194 milímetros de água no manancial. O cenário é mais tranquilo nos sistemas Rio Grande (90%) e Rio Claro (93,1%).

São paulo em reviSta • junho de 201412

Page 13: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 2015 13

Notícias

Museu Pelé é inaugurado

São Paulo ganha código queinforma horário dos ônibus

App que checa veículo furtado é um dos mais baixados do mundo

Quatro anos após do início das obras, o “santuário” onde ficará arquivada a maior parte do acervo do Rei do Futebol está, enfim, inaugurado: o Museu Pelé. A cerimônia ocorreu em Santos cidade que dá nome ao clube que apre-sentou o Atleta do Século ao mundo. As obras, iniciadas em 2010, tiveram investimento de R$ 50 milhões. A prefeitura de Santos estima que mais de 1,5 milhões de pessoas visitarão o museu por ano. O local será aberto à visitação com entrada a R$ 18,00 (meia entrada é R$ 9,00).

O museu foi construído nos antigos Casarões do Valongo e restaurados para receber o material de Pelé. Nos dois prédios serão distribuídas mais de 2,5 mil peças do acervo do Rei - dentre elas a Bola de Ouro especial rece-bida na festa de gala da Fifa, em janeiro. Os itens foram cedidos em forma de comodato.

Os paulistanos ganharam um novo serviço para saber o itinerário e a localização em tempo real dos ônibus. A prefeitura começou a colocar em pontos adesivos com código QR, que indica o número, o nome e os dias em que circulam os coletivos das linhas. Com o adesivo, que é como um código de barras, é possível acessar o site “Olho Vivo”, da SPTrans, que mostra todas as informações dos ônibus da cidade.

O serviço atende a pessoas que têm smartphone. Para usar, é preciso baixar um aplicativo de leitura de código QR, que é compatível com os sistemas Android e iOS. Após a leitura ser feita, o link do site será indi-cado na tela e a pessoa poderá acessá-lo. Por enquanto, os códigos QR só vão estar em pontos de ônibus das avenidas Paulista e 23 de Maio, na região central, e em Itaquera, na zona leste.

O Checkplaca, aplicativo para celular e computador lançado pelo Ministério da Justiça, já alcançou mais de 400 mil downloads, tornando-se o mais baixado na loja da Apple no Brasil e o 14º lugar no mundo, conforme resultados divulgados. Com o Checkplaca, o cidadão pode veri-ficar se qualquer veículo é furtado ou rou-

bado. Basta digitar a placa para o aplica-tivo informar o modelo, as características e situação do carro na base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (De-natran) e do Sistema Nacional de Informa-ções de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Sinesp).

Quando o aplicativo detecta algo irre-

gular, o sistema avisa e dá a opção de o usuário ligar, sem ter que se identificar, para a polícia, que manda uma equipe ao local para verificar a situação. O aplicativo também é utilizado pelas forças policiais. Gratuito, o programa está disponível para download para dispositivos como os siste-mas operacionais IOS (Apple) e Android.

Notícias“Quem confiou os seus segredos a outra pessoa, fez-se escravo dela.“ (Baltasar Gracian)

13São paulo em reviSta • junho de 2014

Page 14: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 201514

NotíciasCuriosidade“Se a morte for um descanso, prefiro viver cansado.” (Autor Desconhecido)

6 usos inusitados para a bandeja de ovos

Usando a criatividade, esse objeto é muito útil para tornar o dia a dia cada vez mais prático

De mocinho a vilão e voltando a ser mocinho, o ovo é um alimento tão contraditório que às vezes é difícil, mesmo para especia-listas em nutrição, determinar onde fica a tênue linha que divide os benefícios dos malefícios de consumi-lo. Sem relação alguma com o aspecto saudável dos ovos, no entanto, as caixinhas nas quais eles vêm acondicionados podem ter um papel de destaque para tornar seu dia a dia mais prático.

Em um mundo que preza cada vez mais pela preservação do meio ambiente e condena o desperdício, usar a criatividade é fundamental para produzir a menor quantidade possível de lixo. Alguns usos inusi-tados para as bandejas de ovos, por exemplo, permitem que você apro-veite melhor esse recurso.

1 – Mantenha objetos frágeis a salvo É claro que, quando se trata de decoração, você provavelmente mantenha seus objetos frágeis expostos pela casa. Mas

pense em situações específicas, como o Natal ou a Páscoa: os enfeites, utilizados apenas uma vez ao ano, precisam ser guardados com cuidado durante os outros onze meses. Utilizar a caixa de ovos é uma boa saída.

2 – Tenha as tintas sempre à mão Se você é artista nas horas vagas, mas não quer investir muito dinheiro em material profissional, que tal usar a caixa de

ovos como paleta de pintura? As divisórias são perfeitas para não misturas as cores e, de quebra, você economiza o que gastaria em uma paleta profissional.

3 – Chega de perder as peças Ao desmontar um móvel ou outro objeto – computadores, videogames ou aparelhos domésticos, por exemplo -, você

pode utilizar a caixa de ovos para guardar temporariamente as peças que forem soltas, como parafusos, porcas e chips. Assim, na hora de montar tudo novamente, não vai faltar pedaço algum.

4 – Organize sua vida Quem não é muito organizado entende o sofrimento que pode causar a busca por um determinado objeto na vastidão

do lar. Para encerrar o problema, use a caixa de ovos como organizadora. Basta coloca-la dentro da gaveta do escritório para ganhar um espaço especial para guardar clips, grampos, borrachas e outros materiais.

O mesmo serve para bijuterias. Usar a caixa de ovos – devidamente decorada, de preferência – é uma boa ideia para manter anéis, brincos, colares e pulseiras organizados no armário.

Outra maneira de usar a caixa de ovos na organização é utilizá-la para guardar os materiais de corte e costura. Objetos como agulhas, linhas, botões, fechos e até a fita métrica ficam perfeitamente acondicionados na caixinha – e estarão sempre à mão, quando você precisar.

5 – Comece seu jardim Se você é ligada em jardinagem e está sempre às voltas com novas mudinhas de plantas para os vasinhos e o quintal,

a caixa de ovos é o espaço perfeito para uma “maternidade”. Você pode plantas as sementes nos compartimentos e, quando elas já tiverem se tornado mudas, transferi-las para um vaso maior ou para o jardim.

6 – Armazene frutas frágeis Assim como protege os ovos, a caixa pode proteger frutinhas frágeis na geladeira. Pêssegos, morangos, ameixas e ou-

tras frutas merecem esse cuidado especial.

São paulo em reviSta • junho de 201414

Page 15: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 2015 15

NotíciasVocê Sabia?“Nada mais comum do que julgar mal as coisas.” (Cícero)

Pulseira bate-enrolaEssa engenhoca surgiu na década de 1990 e fez sucesso nas escolas, vindo em várias cores e de-sign, inclusive com medidas de régua escolar. Fei-ta de faixa metálica “embrulhada” num tecido ou plástico colorido que ao bater torno do pulso se enrolava e simulava uma pulseira.

O problema foi quando essa pulseira passou a existir num material mais barato e assim causan-do problemas, pois em vez de colocar a pulseira no braço e permanecerem com o acessório, par-te da diversão de crianças e adolescentes era tirar e colocar repetidamente.Material barato passou então a cortar o braço das crianças e desde então algumas escolas baniram o uso do tal acessório e assim as empresas fabri-cantes fizeram o ‘recall’ de muitas peças.

Bolinhas de GelNo Brasil é apenas mais um produto para decoração, mas nos Estados Unidos, elas foram vendidas como brinquedos para crianças, elas quando colocadas na água incrivelmente duplicam de tamanho, sendo vendida para crianças, muito delas acabaram engolindo essas bolinhas.Crianças em pronto socorro apresentando um quadro de vômitos e desidratação eram os mais comuns, e mesmo depois dos exames de raios-X era possível ver as bolinhas aumentando de tamanho e visíveis dentro das crianças, nisso acabaram requerendo cirurgias para remover as bolinhas.

Esferas MagnéticasAs esferas magnéticas, também conhecidas como neocube, são imãs fortes que mexendo desenvolvemos pequenas esculturas assim contribuindo para nossa criatividade podendo ser usado como um objeto criativo/decorativo na mesa de centro ou de trabalho.Público alvo definido, mas não significa que as crianças estão imunes, pois esses pequenos imãs acabaram indo parar na boca das crianças. Dentro do organismo, as diversas esferas tinham uma tendência a se reunir através das paredes do intestino sem se soltar. Isso poderia fazer com que alguns órgãos se rasgas-sem, além de infectar o sangue, bloquear o intestino e, em casos graves, resultar em óbito.

Adolescentes também foram vítimas já que utilizavam as esferas para imitar um pier-cing na língua ou nos lábios. A justiça estabeleceu uma multa de 57 milhões de dóla-res para cobrir todos os cus-tos das operações daqueles que tiveram sua saúde lesio-nada por conta do produto. Depois de muita discussão nos tribunais, o responsável recolheu apenas 1% do valor estipulado.

Brinquedos que foram banidosEis uma lista com produtos considerados ou não brinquedos que na falta

de cuidado desses fabricantes originaram ferimentos, fraturas, internações, cirurgias, intoxicações e multas milionárias.

15São paulo em reviSta • junho de 2014

Page 16: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 201516

ComportamentoPolítica“Sem verdadeiras necessidades não há verdadeiros prazeres.” (Voltaire)

Partidos se ‘blindam’ para guerra virtual nas eleições

As eleições de 2014 ficarão marcadas pela confirmação das redes sociais como uma das principais “arenas”

de confronto entre os partidos que dis-putarão a Presidência da República, go-vernos estaduais e as cadeiras em jogo para o Senado, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas. Líderes das legendas afirmam que ferramentas como o Facebook e o Twitter só ficarão atrás da televisão como destino de investimentos para apresentação dos candidatos para o eleitor.

Mas, além da propaganda de ideia e nomes, as redes sociais já são palco de uma “guerra virtual” entre as legendas. Desde os primeiros meses deste ano, elas montam grupamentos compostos de ad-vogados, especialistas em mídias sociais e militantes para localizar perfis falsos de seus pré-candidatos, responder calúnias e, como eles mesmos afirmam, reduzir os impactos “da enxurrada de mentiras dis-paradas pelas baterias dos adversários”.

No caso do Facebook, todos se prepa-ram para disputar os votos dos cerca de 100 milhões de internautas brasileiros. Na última eleição presidencial, em 2010, o país somava 8,8 milhões de perfis. Atu-almente, o PT lidera em número de se-guidores na rede social. A página oficial do partido conta com 221,7 mil seguido-res, seguida pelos tucanos, com 124 mil e, na terceira posição, o PSB, com 60 mil.

Segundo Alberto Cantalice (vice-pre-sidente nacional da legenda), o PT tem feito um levantamento contínuo de perfis falsos e daqueles com objetivo claro de atacar líderes da legenda e seus pré-can-didatos. Após a identificação, a orienta-ção dada é de que a página ou perfil seja

denunciado à Justiça Eleitoral. “Vamos combater o ‘gangsterismo’ existente na internet. Toda mentira ou ataque terá uma resposta.”

O PSDB criou um staff de peso para a guerra virtual. Um escritório formado por três ex-ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e especialistas em Direito na área digital foi incluído na estrutura de campanha para evitar a dis-seminação de informações inverídicas. O maior risco são com denúncias falsas e o uso de robôs, mecanismos que já causa-ram transtornos ao pré-candidato Aécio Neves. Em uma publicação na internet, o tucano aparece dizendo que, se for elei-to, acabará com o Bolsa Família. “Vamos

denunciar à Justiça Eleitoral sempre que identificarmos tentativas de confundir o eleitor com calúnias que possam desequi-librar a campanha”, afirmou o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), secretário jurídico do partido.

Integrantes da Executiva Nacional do PSB informaram que o partido já montou um escritório para atuar exclusivamente no mundo virtual. O foco é divulgar a imagem do pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, que terá um tempo menor na televisão e no rádio. Além disso, a equipe atuará para desmen-tir boatos e responder o mais rápido pos-sível aos ataques sofridos por Campos na guerrilha virtual.

REGRAS ELEITORAIS PARA A INTERNET

Permitido

REDES SOCIAIS E-MAILS E MALAS DIRETAS PÁGINAS NA INTERNET

Proibido Lembrete

Publicar textos, fotos, áudios e imagens no perfil do candidato, do partido e em páginas de apoiadores.Monitoramento de publicações em outros perfis, páginas de concorrentes e de eleitores.Responder a perguntas de internautas e criar canais de relacionamento.

Anúncios pagos em mídias como o Facebook, Twitter, Linkedin e publicação de banners em blogs e perfis de usuários.

Enviar e-mails para pessoas cadastradas pelo partido ou páginas relacionadas às lideranças, parlamentares ou pré-candidatos das legendas.

Fazer propaganda no site do candidato, partido ou coligação. O endereço deve ser informado à Justiça Eleitoral e hospedado no Brasil.

Compra de bancos de dados.Utilizar bancos de dados cedidos por terceiros.

Divulgação em páginas de pessoas jurídicas e órgãos oficiais.

A Justiça Eleitoral ressalta que os partidos e diretórios devem oferecer ao eleitor a opção de descadastramento da lista de destinatários das mensagens.

A propaganda oficial só é permitida a partir do dia 6 de julho.

Fonte: TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

São paulo em reviSta • junho de 201416

Page 17: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 2015 17

Você Sabia?

*Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente.

Dinheiro & Economia “Conhecimento é poder.“ (Francis Bacon)

Ferramentas on-line gratuitas ajudam a planejar melhor as finanças pessoais e podem fazer toda a diferença na hora das compras.

Ferramenta do Banco Central permite comparar o custo de pagar apenas parte da fatura do seu cartão de crédito com outros tipos de financiamento, como empréstimo con-signado, crédito pessoal e cheque especial. O simulador mostra também o número de parcelas que serão necessá-rias para quitar a dívida.

O BC também oferece uma ferramenta que permite com-parar as taxas cobradas por bancos em operações como cré-dito pessoal, consignado e cheque especial. Acesse: www.bcb.gov.br

A notícia vem da WealthIn-sight, consultoria focada em dados e hábitos dos indivídu-os de alta renda.

O número de pessoas no Brasil com ativos acima de US$ 1 milhão já cresceu 47,9% desde 2009 e chegou a 191 mil em 2013. Até 2018, o país deve ganhar mais 43 mil novos milionários.

A idade média desse grupo é de 58 anos e 13% fizeram sua fortuna com serviços fi-nanceiros.

O Brasil caiu da 4ª para a 5ª posição no ranking de ingresso de investimentos es-trangeiros diretos (IED), segundo relató-rio da agência da ONU para o Comércio e

Desenvolvimento (Unctad), divulgado no país pela Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globa-lização Econômica (Sobeet). Segundo o

relatório, o Brasil recebeu US$ 64 bilhões em 2013 ante um total de US$ 65,3 bi-lhões que entrarm no país em 2012. É a primeira queda em valor desde 2009.

A inadimplência dos consumidores voltou a subir em maio, segundo pesquisa divulgada pela Serasa. A alta foi de 2,4% frente a abril – após um crescimento de 4,2% no mês anterior. Na comparação com maio de 2013, a inadimplência cresceu 0,3%.

As dívidas não bancárias – que incluem cartão de crédito, lojas e serviços como telefonia e energia elé-trica – tiveram alta de 2%, enquanto as bancárias subi-ram 1,9%.

Os cheques sem fundos cres-ceram 7,7%, en-quanto os títulos protestados subi-ram 0,7%.

Ajuda com as finanças

Número de milionários cresce 47%

Brasil cai para 5ª posição em entrada de investimento estrangeiro

Inadimplência

17São paulo em reviSta • junho de 2014

Page 18: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 201518

InformaçãoQuem sabe faz“O fracasso é a oportunidade de começar de novo inteligentemente.” (Henry Ford)

Conheça o Gotas de Flor com AmorDesde 1992, o Gotas de Flor acredita

que crianças e adolescentes morado-res em situação de vulnerabilidade

pessoal e social podem manter-se fora das ruas e fortalecer sua cidadania por meio da associação do uso diário de essências florais com o acompanhamento social e pedagógico, focado nos valores humanos. O Gotas de Flor com Amor começou com trabalho voluntário idealizado e re-alizado por Denise Robles, psicóloga e terapeuta floral, com crianças e adoles-centes que trabalhavam nos semáforos de São Paulo. Com a ajuda de voluntários o trabalho se estendeu a parques da cidade e eventualmente se concentrou em local cedido pela Secretaria Municipal de Es-portes da Prefeitura de São Paulo.

Terapia Floral é uma abordagem tera-pêutica que utiliza Essências Florais que age como princípio catalisador que ativa processos de expansão e transformação da consciência, despertando talentos, vir-tudes e potenciais latentes, favorecendo e possibilitando a restauração da paz, har-monia e equilíbrio do ser. Fundamentada no trabalho do Drº Edward Bach, médico inglês, que por volta de 1930 cria o sis-tema Bach de Florais, que trabalha com o tratamento da pessoa e não da doença,

trabalhando as tendências emocionais desequilibradas no Ser.

Os atendidos pelo Gotas de Flor com Amor, moram em comunidades de fave-las e cortiços, nos bairros de Campo Belo e Brooklin, pertencentes à Sub Prefeitura de Santo Amaro. Bairros de alto poder aquisitivo, mas que tem em seu centro uma ferida social, favelas e cortiços peri-gosos por terem a cooptação pelo tráfico pesado de drogas.

A entidade não tem um mantenedor e não possui vínculo político ou religioso, sendo mantida por meio de colaborações de empresas e pessoas físicas, parceira do Gotas.

As contribuições financeiras são muito importantes para as atividades da Ong

Os interessados podem realizar sua contribuição via web por meio dos ser-viços UOL Pagseguro ou PayPal, ou por depósito bancário em nome de Programa Social Gotas de Flor com Amor – CNPJ 71.740.732/0001-66 – Bradesco – Agên-cia 3263-8 – C/C 063656-8.

ContatoA ong Gotas de Flor com Amor tem

sua sede localizada na Rua Vicente Lepo-race, 495 – Broklin, telefone (11)5093-0883 / (11) 5049- 2274.

www.gotasdeflor.org.br

São paulo em reviSta • junho de 201418

Page 19: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 2015 19

Dança“As tarefas diárias jamais impediram alguém de seguir seus sonhos.” (Paulo Coelho)

Conheça os benefícios da dança

Mega FlashMob relembrou aniversário da morte de Michael Jackson

Uma ótima atividade para se exerci-tar e queimar calorias de um jeito dife-rente e divertido é dançar. A dança, além dos benefícios estéticos, proporciona do-ses de relaxamento e diversão, trazendo ao aluno uma diversidade de exercícios que ele não encontraria em mais nenhum esporte. Além disso, por envolver músi-ca associada ao movimento e expressão corporal, traz ao praticante, a sensação de liberdade e vivências diferentes com o corpo.

Talvez por isso, o número de mulheres que procuram escolas de dança ou aulas dançantes nas academias com o intuito de perder peso, tem aumentado cada vez

No último dia 25, quem passou pela Praça da Sé,por volta das 18:30h, deparou-se com uma legião de “zum-bis dançarinos”, que ali estavam para homenagear o Rei do Pop e da dança Michael Jackson, morto há cinco anos. O evento foi idealizado pela Mega Dança Produções - de Jorge Lorena e Bruna Pires - em parce-ria com Arion Prodevents, que realizou um FlashMob com mais de 100 dançarinos. O evento, segundo os or-ganizadores, contou com um público de mais de 500 pessoas, que pararam para ver o Mega Flashmob, que contou ainda, com a participação de Christian Joseph, Cover do Michael Jackson. Vale ressaltar, que o Flash-

mob realizado pela Mega Dança Produções, ganhou repercussão na-cional, tanto que foi convidado a participar do programa da Globo, Encontro com Fátima Bernardes, também no dia 25, na parte da manhã. Mesmo passados cinco anos de sua morte, Michael Jackson continua vivo na memória de todos, que dificilmente conseguirão ter algum dia, um outro Rei do Pop e da dança como ele.

mais.O segundo passo depois de se

matricular numa aula de dança, é escolher qual modalidade prati-car. Devido a grande variedade de ritmos, as pessoas costumam ficar confusas na hora de optar por um estilo e se perguntam qual as proporcionará mais bene-fícios e mais perda de calorias.

Existem vários tipos de dança indicados para o emagrecimento, como a salsa, o dance, o hip hop, a dança de salão, entre outros. Todas essas modali-dades auxiliam no processo de emagreci-mento. Porém, o importante não é o esti-

lo escolhido para dançar, e sim, uma dan-ça que você realmente realize com muita intensidade por ter prazer em praticar, e isso só é possível se você dançar com amor. Quanto maior a intensidade maior os gastos calóricos.

19São paulo em reviSta • junho de 2014

CulturaDança“As tarefas diárias jamais impediram alguém de seguir seus sonhos.” (Paulo Coelho)

Conheça os benefícios da dança

Mega FlashMob relembrou aniversário da morte de Michael Jackson

Uma ótima atividade para se exerci-tar e queimar calorias de um jeito dife-rente e divertido é dançar. A dança, além dos benefícios estéticos, proporciona do-ses de relaxamento e diversão, trazendo ao aluno uma diversidade de exercícios que ele não encontraria em mais nenhum esporte. Além disso, por envolver músi-ca associada ao movimento e expressão corporal, traz ao praticante, a sensação de liberdade e vivências diferentes com o corpo.

Talvez por isso, o número de mulheres que procuram escolas de dança ou aulas dançantes nas academias com o intuito de perder peso, tem aumentado cada vez

No último dia 25, quem passou pela Praça da Sé,por volta das 18:30h, deparou-se com uma legião de “zum-bis dançarinos”, que ali estavam para homenagear o Rei do Pop e da dança Michael Jackson, morto há cinco anos. O evento foi idealizado pela Mega Dança Produções - de Jorge Lorena e Bruna Pires - em parce-ria com Arion Prodevents, que realizou um FlashMob com mais de 100 dançarinos. O evento, segundo os or-ganizadores, contou com um público de mais de 500 pessoas, que pararam para ver o Mega Flashmob, que contou ainda, com a participação de Christian Joseph, Cover do Michael Jackson. Vale ressaltar, que o Flash-

mob realizado pela Mega Dança Produções, ganhou repercussão na-cional, tanto que foi convidado a participar do programa da Globo, Encontro com Fátima Bernardes, também no dia 25, na parte da manhã. Mesmo passados cinco anos de sua morte, Michael Jackson continua vivo na memória de todos, que dificilmente conseguirão ter algum dia, um outro Rei do Pop e da dança como ele.

mais.O segundo passo depois de se

matricular numa aula de dança, é escolher qual modalidade prati-car. Devido a grande variedade de ritmos, as pessoas costumam ficar confusas na hora de optar por um estilo e se perguntam qual as proporcionará mais bene-fícios e mais perda de calorias.

Existem vários tipos de dança indicados para o emagrecimento, como a salsa, o dance, o hip hop, a dança de salão, entre outros. Todas essas modali-dades auxiliam no processo de emagreci-mento. Porém, o importante não é o esti-

lo escolhido para dançar, e sim, uma dan-ça que você realmente realize com muita intensidade por ter prazer em praticar, e isso só é possível se você dançar com amor. Quanto maior a intensidade maior os gastos calóricos.

19São paulo em reviSta • junho de 2014

Projeto Cultural movimenta estudantes da Zona Leste

Um projeto cultural desenvolvido pela ABE-EAD (Associação Bra-sileira dos Estudantes de Educa-

ção a Distância) chamado São Paulo Vai de Meia, vem movimentando estu-dantes da rede pública estadual na zona leste de São Paulo. Com o objetivo de ampliar o acesso dos estudantes de baixa renda as atividades culturais da cidade tais como teatro, museus, cine-mas entre outros a associação dos estu-dantes está distribuindo gratuitamente para os alunos das escolas parceiras, um cartão de identificação estudantil que vale para fins de meia entrada (des-contos de 50%) e que vem facilitando muito a vida de muitos jovens como foi o caso da estudante Dalgisa Gomes aluna da EE Araci Zebral Teixeira, lo-calizado no bairro de Lageado - “ Não tinha condições de ir ao teatro e ao cinema e com este projeto já fui duas vezes” – declara feliz Dalgisa.

O cartão de meia-entrada oferece aos estudantes outros benefícios conquista-dos através de parcerias com a iniciativa privada, como descontos em: oftalmolo-gistas, psicoterapia, dentistas, escolas de

informática, cursos de inglês, graduação/ pós-graduação, descontos de mais de 30% em convênios médicos, etc.

Segundo o presidente Ricardo Holz o objetivo do projeto é se expandir cada

vez mais, “Um dos objetivos da ABE--EAD é levar cultura para os estudantes de baixa renda e faremos outros projetos neste sentido nos próximos anos em toda a cidade”, confirma.

Projeto realizado na E.E. Emília de Paiva Meira, na Vila Carmosina

Projeto realizado na E.E. Emília de Paiva Meira, na Vila Carmosina Dalgisa Gomes, aluna da E.E. Araci Zebral Teixeira

Page 20: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 201520

Dança

Truques para diminuir agordura trans da dieta

Até pouco tempo ainda desconhecida, a gordura trans pode causar sérios problemas à saúde do coração. Ela é uma gordura que se forma no processo de hidrogenação natural ou industrial (está presente em leites e carnes, por exemplo) e, por isso, não é possível erradicá-la totalmente da dieta. Mas é possível e muito indicado reduzir o consumo.

Sem valores diários recomendados pela Anvisa, por ser uma gordura nociva, os produtores de alimentos são obrigados a informar no rótulo o quanto de gordura está presente naquele pacote. E é nisso que se deve ficar de olho.

Veja algumas dicas para reduzir o consumo da gordura trans na dieta:

Evite alimentos fritos: frango, pastéis, salgadinhos e outras frituras carregam gordura trans e colesterol. Em vez de fritar, uma opção é usar a frigideira para “saltear” o alimento.

Modere no fast food: eles são ricos em colesterol, mas muitas cadeias de restaurantes já oferecem opções saudáveis.

Reduza o consumo de preparos de sobremesa: misturas para bolos e doces podem ser convenientes, mas muitas têm quantidades de gordura trans.

Escolha cuidadosamente os congelados: leia os rótulos e escolha os alimentos mais próximos à sua forma natural

e evite os que tenham gordura saturada, trans e colesterol.

Evite os doces recheados: os recheios pastosos de origem animal costumam carregar muitas gorduras.

Reduza a quantidade de margarina: apesar de não conter colesterol, a margarina tem gorduras saturadas que aumentam o colesterol.

Não abuse de alimentos pré-prontos: são fáceis de preparar, mas podem estar carregados de gorduras trans. Escolha alimentos integrais ou faça sua própria comida em casa.

Atenção à pipoca de microondas: ela pode fazer parte de uma dieta saudável para o coração, mas não

quando é carregada de sal, colesterol alto, manteiga.

Prefira café sem chantilly: as gorduras do creme contribuem para elevar o colesterol. A dica é adicionar leite desnatado. 

Saúde“A criança diz o que faz, o velho diz o que fez e o idiota o que vai fazer.” (Barão de Itararé)

São paulo em reviSta • junho de 201420

Page 21: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 2015 21

SaúdeMulher & Cia“O hábito torna suportáveis até as coisas assustadoras.” (Esopo)

Outono nas unhas

Dicas de Maquiagem

Aprenda a fazer babyliss em casa

Mudança de estação é sinônimo de vitrines e prateleiras cheias de novidades. Saem de cena os esmaltes de cores mais vibrantes e entram na moda os tons sóbrios, do vinho ao verde escuro, passando pelos cinzas e pelo preto.

Se você é a da turma que curte criatividade, tem efeitos incríveis para apostar também.

Nude mais puxada para o chocolate ou para o cinza ao invés do bege.

Tons avermelhados mais escuros, do tomate ao burgundy, passando pelo vinho e pelas nuances de marrom.

Os esmaltes laranja puxando mais para os tons terrosos.

Azul nos tons mais escuros, como petróleo e royal, vêm com força total.

Verde escuro também no tom petróleo e o roxo vem com tudo, do lilás ao tom mais escuro, praticamente preto.

Para fazer um olho esfumado perfeito, passe primeiro sombra bronze-escuro em toda a pálpebra e esfume. A seguir, aplique sombra preta rente aos cílios, já marcado previamente com lápis ou delineador, e esfume novamente.

Quem não nasceu com o ca-belo de Gisele Bündchen pode conseguir um visual bem glamouroso com o babyliss. O aparelhinho provoca ca-lafrios em algumas mulhe-res pela fama de ser difícil de usar, mas nós mostramos como definir os cachos sem drama! E nada de cachinhos miúdos, aqueles antigos, a tendência agora é fazer mechas soltas e modernas.

1. Escolha o babyliss de cerâ-mica, que aumenta de tem-peratura rapidamente e de maneira uniforme.2. Quem tem fio reto fica es-tranha com babyliss. O ideal é o corte repicado, para que os cachos se sobreponham em um efeito mais bonito.3. Se você tem cabelo com pro-gressiva, use um leave-in um pouco mais forte para manter os cachos.

4. Enrole no babyliss uma quantidade de fios corres-pondente a aproximada-mente um dedo de espes-sura. Quanto mais fina a mecha, menos natural é o resultado.

5. Se você tem franja curti-nha, faça apenas uma escova e depois prenda os fios para trás para deixar a raiz mais alta e dar movimento ao penteado.

21São paulo em reviSta • junho de 2014

Page 22: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 201522

Mulher e CiaBeleza e Estética“As alegrias revividas nunca morrem.” (James Montgomery)

Como combater a flacidez

Detox e uma boa digestão

A hidratação diária é essencial

A flacidez é o nome dado ao enfraque-cimento das fibras colágenas e elásticas que sustentam os tecidos do organismo, que são fundamentais para sustentação das partes “moles” do corpo. Esse enfraqueci-mento pode ocorrer na pele ou na muscu-latura.

Esse processo ocorre de forma natural, mas podem ser potencializados por maus hábitos como fumo, sedentarismo, obesi-dade e distúrbios alimentares.

Confira alguns alimentos importantes para evitar a flacidez:• Os chás vermelho, verde e branco pos-

suem substâncias capazes de aumentar a firmeza da pele.

• Gelatina é fonte natural de colágeno e

é um alimento que consegue repor o desgaste natural que acontece nas cé-lulas.

• Cereais integrais, como aveia, arroz e trigo: a casca desses alimentos é rica em silício, um mineral que age dire-tamente na produção de colágeno e elastina, evitando que essas substân-cias sofram desgaste.

• O chocolate comum é rico em açúcar e gordura, já a versão com 70% cacau é rica em polifenóis, que agem no or-ganismo limpando os radicais livres, protegendo assim as moléculas de co-lágeno e elastina. Porém, não deve ser consumido de forma exagerada, cerca de 20 gramas por dia já é o ideal.

Depois de uma semana pesada, nada melhor que cuidar da sua digestão. Preparamos um suco que, além de detox, ajuda na digestão e é refrescante. Confira ingredientes e modo de pre-paro:

Ingredientes1 xícara (chá) de abacaxi em cubos1 cenoura1 xícara (chá) de talos de

erva doce1 suco de limão e raspas da

casca

Modo de fazerBata em uma centrífuga ou

em um liquidificador todos os ingredientes com um pouco de água filtrada ou água de coco. Para deixar o suco mais cre-moso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar e ado-çantes.

A hidratação diária é fundamental, utilizando sempre produ-tos adequados ao seu tipo de pele. Podem ser usados hidratan-tes que contenham ingredientes ativos antioxidantes, como a vitamina C, por exemplo, que combatem os radicais livres, ou como a ureia, que possui uma alta capacidade hidratante.

São paulo em reviSta • junho de 201422

Page 23: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 2015 23

Beleza e EstéticaDicas de Cultura e Lazer“Sentir é estar distraído.” (Fernando Pessoa)

Osgêmeos - A Ópera da Lua- grátisA dupla paulistana preenche o es-paço expositivo com 30 pinturas algumas em grande escala, três esculturas, uma instalação musi-cal e uma vídeo-instalação. Com mais da mescla de cores e formas que evoca sentimentos lúdicos e eventualmente fantásticos.Galpão Fortes VilaçaR. James Holland, 71 - Barra Funda - OesteTelefone: 3392-3942

Mayas - Revelação de um Tempo sem FimA exposição estuda a civilização Maia, que se espalhou pela Améri-ca Central a partir do atual México desde 2.000 a.C. até a chegada dos espanhóis ao continente americano. Mais de 380 objetos tentam explicar

a notória excelência desse povo em áreas como língua, ar-tes, matemática e astronomia.Oca Ibirapuera Av. Pedro Álvares Cabral, 1, portão 10, subsolo - Parque Ibirapuera - Sul. Telefone: 5081-0859.

X-Men: Dias de um Futuro EsquecidoNo futuro, os mutantes são caçados impiedo-samente pelos Sentinelas, gigantescos robôs criados por Bolívar Trask. Os poucos sobrevi-ventes precisam viver escondidos, caso con-trário serão também mortos. Entre eles estão o professor Charles Xavier, Magneto, Tempes-tade, Kitty Pryde e Wolverine, que buscam um meio de evitar que os mutantes sejam aniquila-dos. O meio encontrado é enviar a consciência de Wolverine em uma viagem no tempo, rumo aos anos 1970. Lá ela ocupa o corpo do Wolverine da época, que procura os ainda jovens Xa-vier e Magneto para que, juntos, impeçam que este futuro trágico para os mutantes se torne realidade.Dur. 135 min.

A Culpa é das EstrelasDiagnosticada com câncer, Hazel Grace Lan-caster se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, a jovem é forçada pelos pais a par-ticipar de um grupo de apoio e logo conhece Augustus Waters, um rapaz que vai mudar completamente a sua vida.Dur. 126 min.

Como Treinar Seu DragãoDepois de convencer o seu vilarejo que os dragões não devem ser combatidos, Soluço convive com seu dragão Fúria da Noite, e es-tes animais integraram pacificamente a rotina dos moradores da ilha de Berk. Entre viagens pelos céus e corridas de dragões, Soluço des-cobre uma caverna secreta, onde centenas de novos dragões vivem, e não estão dispostos a viver em hamonia com os habitantes da ilha. Enquanto o perigoso Dragon Rider ameaça acabar com a paz no local, Soluço e Fúria da Noite unem-se novamente para provar que homens e animais devem ser parceiros.Dur. 102 min.

MalévolaEsta nova versão do conto da Bela Adormecida concentra-se na história da vilã Malévola, con-tando os fatos de sua vida que fizeram dela uma mulher amargurada e vingativa, capaz de amaldiçoar a jovem Aurora.Dur. 97 min.

Artefutebolarte – grátisDividida em três núcleos, a exposição chama atenção para a produção fotográfica dedicada ao futebol e pro-põe um paralelo do jogo com as artes plásticas, com ví-deos do artista Lula Wanderley que retrabalham jogadas antológicas de Maradona e Pelé. Também há registros do acervo do Arquivo Nacional, como a imagem que mostra Juscelino Kubitschek beijando a taça da Copa de 1958.Instituto Tomie Ohtake - MezaninoR. Coropés, 88 - Pinheiros - Oeste. Telefone: 2245-1900.

Imagens Recriam a História – R$6A exposição reúne telas, esculturas e maquetes que ajuda-ram a construir a memória de São Paulo. Localizada no Mu-seu Paulista, a mostra utiliza recursos multimídia, como ter-minais de computador, vídeos e observatórios com textos, imagens e programas interativos, além de materiais para deficientes, como textos em braille, telas táteis e narrações que descrevem as pinturas. Em “Imagens Recriam a Histó-ria” há também objetos antigos que ajudam a recontar a história da cidade, como porcelanas, talheres, chaveiros, álbum de figurinhas e brinquedos.Museu do Ipiranga - Salão nobreTérreo - av. Nazaré, s/ nº - Ipiranga - Sul. Telefone: 2065-8000.

EXPOSIÇÕES

PASSEIOS

FILMES

23São paulo em reviSta • junho de 2014

Page 24: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 201524

ModaSegurança“Prefiro ter saúde a ser rico.” (Cícero)

Cuidado com o Estelionato!

Hoje em dia, os estelionatários de sucesso fazem amplo uso da tec-nologia disponível em quase todos

os tipos de golpes. Existem inúmeros ca-sos de estelionato envolvendo de alguma maneira novas tecnologias. Isso vale para documentos, cheques ou dinheiro escane-ados e depois impressos em alta qualidade através de computadores e impressoras, títulos falsificados ou montados no com-putador, programas desenvolvidos para invadir contas correntes, equipamentos para clonar cartões de crédito ou capturar senhas de terminais bancários, celulares para mandar mensagens falsas, e-mails de todos os tipos e para todos os fins, sites na internet para falsas lojas virtuais ou falsos bancos ou outras falsidades... etc.

Além disso é de se observar um certo aumento no nível escolar médio dos gol-pistas profissionais. É bastante comum encontrar estelionatários com instrução superior e até com boas experiências pro-

fissionais (na economia legal), que apro-veitam seus conhecimentos para estrutu-rar estelionatos articulados, engenhosos, complexos e refinados.

Segue algumas dicas para escapar des-ses golpes:

ENVELOPE VAZIO: típico gol-pe realizado em transações comerciais, como na compra e venda de produtos (por exemplo, carros e celulares). O es-telionatário faz a compra de determinado produto, realizando o pagamento via de-pósito em um envelope sem o dinheiro. Ele apresenta o suposto comprovante de pagamento, a vítima entrega o produto, descobrindo mais tarde que sofreu um golpe, pois o envelope estava vazio. Dica para não cair neste golpe: confirme junto à instituição financeira se o valor depo-sitado foi devidamente descontado ou se está bloqueado. Se estiver bloqueado, trata-se de golpe.

CONFIRMAÇÃO DE DADOS: O estelionatário liga para a vítima passan-do-se por funcionário de determinada empresa, dizendo que precisa que a ví-tima confirme alguns dados para fins de atualização do sistema.

A vítima passa os dados e o estelio-natário os utiliza para transações comer-ciais em nome da vítima. Dica para não cair neste golpe: nunca passe seus dados por telefone.

FALSA CASA DA PRAIA: típico golpe realizado no final de ano. O este-lionatário coloca anúncio em algum site, ofertando uma casa para alugar na praia, com fotos e preço atrativo.

A vítima entra em contato com o es-telionatário, dá uma entrada (sinal) e de-pois o estelionatário some. Dica para não cair neste golpe: Não alugue um imóvel de quem não é profissional na área (cor-retor de imóveis).

Cuidado com o Estelionato!

São paulo em reviSta • junho de 201424

Page 25: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 2015 25

TecnologiaViagem“É melhor ter um cachorro amigo do que um amigo cachorro.” (Fabricio Bravim Melotti)

Localizada na região norte do Estado de São Paulo e a 314 km da capital, Ribeirão Preto tem sua base econô-

mica no agronegócio. É nesta cidade que acontece a maior feira da América Latina (e a segunda do mundo) voltada para o setor de tecnologia agrícola: a Agrishow. O evento é anual e acontece desde 1994. Entretanto, os atrativos da cidade vão além do agrobusiness.

O intenso calor de Ribeirão Preto, con-siderada a cidade mais quente do estado de São Paulo, é um convite irrecusável para saborear um chope da tradicional choperia Pinguim.

Ou para passear por um de seus par-ques, jardins e museus. Ou, ainda, sa-borear um sorvete. Aberta em 1936 no centro de Ribeirão, a choperia Pinguim é parada obrigatória para quem chega à ci-

dade. Está localizada no Quarteirão Pau-lista, que é formado pelo Edifício Meira Júnior (onde funciona o Pinguim), pelo prédio do antigo Palace Hotel e pelo The-atro Pedro II - que foi reconstruído após um incêndio e hoje recebe óperas, shows, concertos, apresentações de balé, peças teatrais e palestras

Outras formas para tentar se refrescar e se divertir são passeios pelos vários parques da cidade. Há outras opções de passeio como museus, o Bosque Muni-cipal e o Jardim Japonês. Os Museus da Ordem Geral e do Café são boa opção para quem gosta de música e cultura.

O Projeto Café da Manhã com Chori-nho acontece aos domingos, quando são servidos café, chá e bolachas ao som de chorinho. Além da boa música também é possível conhecer um pouco mais da cul-tura regional visitando os museus.

O Jardim Japonês fica dentro do Bos-que. Possui lagos, quiosques e plantas ornamentais de origem japonesa. De lá

também é possível observar a cidade do mirante que tem cerca de 45m de altura.

As sorveterias espalhadas pela cida-de podem finalizar com chave de ouro o passeio. É possível encontrar sorvete de massa de boa qualidade, servido no copi-nho ou casquinha. Difícil vai ser escolher o sabor, devido à grande quantidade de opções e excelentes matérias-primas.

Ribeirão Preto

Jardim Japonês

Catedral

Choperia Pinguim

25São paulo em reviSta • junho de 2014

Page 26: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 201526

EspecialTecnologia“A vida não examinada não vale a pena ser vivida.” (Sócrates)

Fuja do perigo com apps que mapeiam ocorrências de crimes

Uma das maiores preocupações das pessoas hoje em dia é com a seguran-ça. Principalmente nas cidades grandes, nunca se sabe quando está em um lugar inseguro, com grandes chances de sofrer

um assalto ou um sequestro relâmpago, por exemplo. Sem confiança nos méto-dos tradicionais de garantir a proteção das pessoas, a população passou a utili-zar alguns meios alternativos de fugir de

incidentes criminosos.Os aplicativos a seguir se valem de

informações coletivas para tentar ajudar as pessoas a passarem mais tranquila-mente o dia-a-dia. Confira!

Onde Fui Roubado (www.ondefuiroubado.com.br)Onde Fui Roubado é um mapa coletivo com ocorrências de cri-

mes a partir do Google Maps. O usuário deve selecionar a cidade em que deseja consultar os roubos e aí pode visualizar o mapa com os crimes. É possível filtrar os resultados por data (escolher visualizar apenas os crimes em um determinado período) e buscar um ende-reço específico. Além disso, o usuário pode consultar um painel de estatísticas, com informações como ranking de objetos mais rouba-dos e tipos de assaltos mais frequentes. Para fazer uma denúncia, basta indicar o endereço do ocorrido, tipo de crime, data e hora, dar um título que descreva o crime, quais objetos foram roubados, se registrou boletim de ocorrência, um prejuízo estimado e o gênero (homem ou mulher do usu-ário).

B.O Coletivo (iOS)B.O Coletivo é um aplicativo para iOS que permite registrar ocorrên-

cias de crimes em um mapa coletivo com outros usuários, e também con-sultar as outras ocorrências nos locais que desejar. O app utiliza o GPS do dispositivo para verificar o local do usuário e já localiza-lo no mapa. O mapa utilizado é o Google Maps e, para registrar uma ocorrência, é pre-ciso conectar-se com o Facebook. Basta colocar o tipo de crime (furto, assalto, sequestro ou outros), a data e uma breve descrição, além do local exato. O software ainda conta com uma seção de telefones úteis, como da Polícia, Bombeiro, SAMU, etc. Também há uma lista dos sites para registrar boletins de ocorrência online em diversos estados brasileiros.

WikiCrimes Mobile (Android)O WikiCrimes Mobile é um aplicativo que se conecta com a base de dados do site wikicri-

mes.org para verificar se o local que o usuário está é seguro ou não. No site, são cadastrados por pessoas os crimes sofridos com a sua localização. Com o app, o usuário clica em “Aqui é perigoso?” e recebe uma resposta de acordo com os parâmetros escolhidos. É possível definir o raio de distância e o período em que aconteceram os delitos para definir se o local é seguro. Além de receber a resposta, o usuário pode ver no mapa os crimes e também a lista das ocorrências com sua descrição. Na versão paga do aplicativo, que custa US$ 0,99, também há informações do governo em relação aos delitos, tornando mais confiáveis as informações sobre a segurança de um local.

São paulo em reviSta • junho de 201426

Page 27: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 2015 27

ViagemComportamento“É melhor ter um cachorro amigo do que um amigo cachorro.” (Fabricio Bravim Melotti)

Como a superstiçãodomina o futebol

Religião, carnaval e futebol formam a Santíssima Trindade da cultura po-pular brasileira. A superstição con-

quistou um espaço cativo no mundo do esporte – seja entre os torcedores diante da TV, na arquibancada do estádio ou en-tre os profissionais da bola.

Mandingas e rituais curiosos – e às vezes pouco higiênicos – podem potencia-lizar a desempenho de um atleta e ainda transformar um torcedor no 12º jogador do time. Nesta temporada de Copa de Mundo é comum encontrar atletas entrando com o pé direito em campo, rezando o Pai Nosso, beijando crucifixos, cuspindo em traves e até confessando utilizar as mesmas roupas íntimas durante o campeonato.

Já no sofá de casa, torcedores se ar-mam usando antigas camisas da seleção

brasileira, colocando um galho de arruda atrás da orelha, condenando nomes de adversários à geladeira, utilizando a ban-deira brasileira como um manto e batendo na madeira para espantar o azar. Supersti-ciosos, os brasileiros refletem a complexa construção cultural e o domínio da reli-giosidade em território nacional.

Rodrigo Sousa, professor e coordena-dor do Programa de Pós-Graduação Stric-to Sensu em Ciências da Religião da Uni-versidade Presbiteriana Mackenzie, diz que brasileiros lidam com a superstição em todas as áreas da vida, mas de uma maneira íntima.

“É comum ver certos rituais para bus-car casamentos, sucesso no trabalho e sor-te, mas são pessoais. No futebol a história muda, o esporte é uma paixão comum que

agrega as pessoas naturalmente. Vira algo coletivo”, explica. Por isso é comum en-contrar torcedores de grandes times rivais dividindo a mesma arquibancada.

O professor acredita que apostar no mundo místico para provocar mudanças no futuro com pitadas de sorte pode tra-zer resultados. No dia a dia do atleta, se apegar a imagens de santos e ações re-petitivas eleva a confiança e a sensação de proteção divina dentro de campo. E o efeito é quase imediato no torcedor.

A vida supersticiosa ganhou populari-dade por estar aliada à emoção, que busca a vazão dos sentimentos, sem a análise dos fatos, explica o professor. Creditar uma vitória apertada à sorte é mais praze-roso do que encarar uma avaliação racio-nal de como o time atuou.

27São paulo em reviSta • junho de 2014

Page 28: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 201528

Empregos

São PauloAnuncie:

Tel. (11) 2639-5886E-mail: [email protected]

SÃO PAULO EM REVISTAESTÁ DE VOLTA!

Page 29: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 2015 29

Dicas de Cultura e LazerEmprego“Querer ser bem sucedido sem trabalhar duro é como querer colher sem plantar.” (David Bly)

Pedidos de seguro-desemprego tem nível mais baixo em 8 anos

Com mercado fraco, espanhóis trintões continuam com os paisO legado da pior crise da história de-

mocrática da Espanha está arruinando uma geração de candidatos com vontade de trabalhar e que procuram trabalho, mas não conseguem achar nenhum com um sa-lário suficiente para viver.

Dados de hoje mostraram que um em cada quatro espanhóis continua sem

Os novos pedidos de seguro-desemprego nos Estados Uni-dos registraram uma queda inesperada que os levaram ao nível mais baixo em oito anos e meio, segundo cifras do Departamento do Trabalho divulgadas.

O departamento registrou 284.000 pedidos, uma queda de 6,3%. Os pedidos de seguro desemprego semanais não alcan-çavam um nível tão baixo desde fevereiro de 2006, segundo o departamento.

Os analistas esperavam um aumento de 2% do indicador.

emprego mesmo depois que a economia mostrou um ano de crescimento.

A taxa está em ligeiro declínio, com sinais de que a criação de emprego está revivendo na quarta maior economia da zona do euro, mas ela não pode propor-cionar estabilidade suficiente para aque-les que buscam independência financeira.

Junto com Biota, que está aferrada aos seus 350 euros mensais (US$ 471), onze meses por ano até encontrar trabalho so-cial remunerado, 76 por cento dos espa-nhóis de sua idade ou menos vivem com suas famílias.

A taxa de desemprego do país caiu para 24,5 por cento nos três meses até ju-nho frente a 25,9 por cento no trimestre anterior, disse o Instituto Nacional de Es-tatísticas da Espanha, em Madri.

Apesar de ser menor do que a estima-tiva média de 24,9 por cento de uma pes-quisa da Bloomberg News continua a ser a segunda maior taxa da União Europeia depois da Grécia.

O governo espanhol estima que o Pro-duto Interno Bruto crescerá 1,2 por cento neste ano depois de se contrair a mesma quantidade em 2013. Ele vê a média do desemprego em 24,9 por cento em 2014, antes de cair para 23,3 por cento em 2015.

29São paulo em reviSta • junho de 2014

Page 30: São Paulo em revista Ed.6

SÃO PAULO EM REVISTA • janeiro de 201530

PassatempoPassatempo

ÁRIES(23/9 a 22/10)Período que se deve agir com generosidade

e explorar os seus recursos e talentos criativos. O momen-to atual enfatiza situações ligadas aos familiares, ao lar e ao que lhe nutre. O foco está na construção de bases e alicerces emocionais e estruturais mais fortes.

Touro(23/9 a 22/10)O momento pede cautela em relação

a negócios. Você precisa ter consciência do valor real das coisas. É um mês que enfatiza o centramento in-terno dos taurinos e ações baseadas no coração. Evite atitudes centralizadoras e autoritárias. Tenha cons-ciência das responsabilidades nos relacionamentos.

Gêmeos(23/9 a 22/10)O seu regente está prestes a mudar o

movimento. Observe mais seus pensamentos e ati-tudes. Reflita sobre seu comportamento nas últimas semanas e ideias e projetos que vieram à tona. O mês favorece o contato com irmãos e soluções al-ternativas e inovadoras para antigos problemas.

Câncer(23/9 a 22/10)Um mês em que a criatividade, os

potenciais e habilidades dos cancerianos estão en-fatizados. O momento pode ser positivo em ter-mos materiais, desde que você se expresse com mais criatividade. Este é um importante período de teste de amadurecimento emocional para você.

Confira as previsões para a mês

ReceitaFilé de frango empanado com corn flakes

Ingredientes4 filés de frango médios limpos1 caixinha de creme de leite2 colheres (sopa) de endro picado½ xícara (chá) de cebola ralada2 colheres (chá) de sal1 colher (chá) de páprica doce1½ xícara (chá) de fubá amarelo1 xícara (chá) de corn flakes triturado2 xícaras (chá) de óleo (para fritar)Como fazerColoque em uma tigela os filés de frango, o creme de leite com o endro, a cebola, o sal e a páprica. Misture bem e deixetomar gosto na geladeira por 1 hora.

Elimine o excesso de tempero e cubra os filés com o fubá dos dois lados. Em seguida passe-os no tempero e empane no corn flakes. Cubra-os completamente. Coloque o óleo em uma frigideira funda e leve ao fogo por 3 minutos. Aos poucos frite os filés empanados até dourar de maneira uniforme. Retire do fogo e coloque sobre toalha de papel.

“O fracasso é a oportunidade de começar de novo inteligentemente.” (Henry Ford)

Leão(23/9 a 22/10)A Lua está em seu signo mostrando que o

mês está pautado pelas emoções e sentimentos. É im-portante você agir com o coração e fazer as coisas com mais paixão, leonino. Você está encerrando um ciclo de desenvolvimento e está mais focado agora em sua evo-lução interior.

Virgem(23/9 a 22/10)Um mês de interiorização e de refle-

xão a respeito de questões emocionais. Siga suas intuições e reflita sobre as mudanças emocionais que estão acontecendo com você. O ciclo atual mostra a importância dos apoios que você pode-rá receber e também oferecer a outras pessoas.

Libra(23/9 a 22/10)O foco agora está no seu desenvolvimento

profissional e emocional, libriano. É um mês que favorece a liderança e a criatividade exercida junto a grupos e ami-gos. Período em que você deve se descondicionar de anti-gas pautas de comportamento em seus relacionamentos.

Escorpião(23/9 a 22/10)O foco este mês está no desenvolvimento da

carreira e no que tem importância emocional para você. É preciso que você reflita sobre sua identidade e sobre espiritualidade no atual momento. Perceba o que tem valor sagrado para você. Viva de acordo com sua verdade interior.

Sagitário(23/9 a 22/10)Perceba o que precisa mudar. As mudan-

ças podem ser drásticas e radicais. Sinta a energia superior e acredite mais em si, sagitariano. Atenção aos sinais. Favorecimento para a compreensão e en-tendimento. Retome conversas necessárias nos seus relacionamentos.

Capricórnio(23/9 a 22/10)Mês com foco em negócios e no exercício criativo de seu poder pessoal e profissional.

Momento que você precisa ter bastante cuidado com conflitos de poder e autoridade. Enfrente seus medos e o que costuma renegar em sua personalidade, capricor-niano.

Aquário(23/9 a 22/10)A Lua está no signo oposto ao seu caracteri-zando um mês pautado por relacionamen-

tos e parcerias. Momento de agir mais com o coração e buscar o entendimento com as pessoas. Importante pe-ríodo para mudança de hábitos que não colaboram para que você tenha uma vida saudável.

Peixes(23/9 a 22/10)As emoções, o romance e a vida afetiva es-

tão em foco agora, pisciano. Momento de entender como sua criança interior encontra ou não espaço para se ex-pressar. Com sensibilidade e imaginação essa é a hora em que você poderá desenvolver projetos criativos.

São paulo em reviSta • junho de 201430

Page 31: São Paulo em revista Ed.6
Page 32: São Paulo em revista Ed.6