revista alvo ed 20

100
REVISTA ALVO - Edição 20 DISTRIBUIÇÃO EM CONDOMÍNIOS + Brasil já possui mais shopping centers em cidades do interior que nas capitais Conheça o trabalho da ONG Amor de Patas e saiba como ajudar Sexo nem tão frágil. Artes marciais caem no gosto do público feminino EXPANSÃO RESPONSABILIDADE SOCIAL ESPORTE 9 772179 949008 20 20 II 772179 949008 R$ 14,90

Upload: alvo-comunicacao

Post on 08-Apr-2016

244 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Nesta edição especial aos 25 anos Sindcon/Secovi-PA, contamos a história da entidade que promove integração, responsabilidade social e modernização à comunidade condominial.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista ALVO ed 20

Revista alvo - Edição 20

distribuição em condomínios

+Brasi l já possui mais shopping centers em cidades do inter ior que nas capita is

Conheça o t rabalho da ONG Amor de Patas e saiba como ajudar

Sexo nem tão frágil . Artes marciais caem no gosto do público feminino

exPANSãO reSPONSABilidAde SOCiAl eSPOrTe

9 77

2179

949

008

20

20II

9772179

949008

20

ISSN

217

9-94

90

R$ 14,90

Page 2: Revista ALVO ed 20

2 Revista alvo - Edição 20

Page 3: Revista ALVO ed 20

3Revista alvo - Edição 20

alvo

des

ign

Page 4: Revista ALVO ed 20

4 Revista alvo - Edição 20

Page 5: Revista ALVO ed 20

5Revista alvo - Edição 20

Page 6: Revista ALVO ed 20

6 Revista alvo - Edição 20

Page 7: Revista ALVO ed 20

7Revista alvo - Edição 20

Page 8: Revista ALVO ed 20

8 Revista alvo - Edição 20

Paisagismo

Editorial

Esporte

Saúde

Direitos e Deveres

Saber Educar

Automóveis

Entrevista

Arte

Evento

Negócios

Empreender

Entretenimento

Acelerar

Responsabilidade social

Eventos

Lado B

Eventos

Turismo

Muito particular

Área Comum

Traços & Ideias

Capa

Informe

Playground

O seguro predial e a responsabilidade civil do síndico - por Dr. Nazareno Nogueira Lima.

Sebastião Campos - Presidente da Federação de Comércio, Bens e Serviço de Turismo do Pará (FECOMÉRCIO -PA).

Coaching, em busca de resultados - por Marcia Acatauassú Ledo.

Meu verde que te quero verde.

Educação e sustentabilidade. - por Elba Magave

Velozes & avassaladores

Empresa Síndica recebe Troféu Muiraquitã.

Brinquedo de gente grande.

Por Adriano Farias.

Amiguinhos do peito

Posse do novo Grão-Mestre da Maçonaria do Pará.

Por Apoena Augusto.

Colégio Logos recebe prêmio Top Socioambiental por case de sucesso.

Sidney.

E aí, você é um cidadão? - por Guilherme Mendes.

Inadimplência em condomínios: como lidar e resolver? - por Inácio Monteiro Araújo.

Conforto e segurança na palma da mão.

SINDCON: 25 anos. Pronto para novos desafios.

Academia Fórmula chega a Belém.

Para entreter: música, cinema, aplicativos e literatura.

Shopping centers em expansão no Estado.

Pequenas pessoas, grandes imagens.

Elas não fogem à luta.

Você sabe o que é optometria? - João Oliveira Lima

90

70

62

1012

46

14

50

18

58

24

48

7064

889094

98

98

8286

34

28

38

76

40

61

58

40

76

82

64

reviSTA AlvO - ediçãO 20

50

Page 9: Revista ALVO ed 20

9Revista alvo - Edição 20Belém: Av. Gentil Bittencourt, 1302 | F: 91 3073.1400 sca.com.br

A VIDA ÉMÓVEL

NOVA COLEÇÃO BRAVO! SUA CASA NUNCA MAIS SERÁ A MESMA.

Page 10: Revista ALVO ed 20

10 Revista alvo - Edição 20

O ANO COmeçA AGOrA...Data do século XVI a utilização do calendário que utilizamos até hoje na maioria dos países ocidentais, implantado

pelo Papa Gregório, no qual o ano “novo” inicia-se no mês de janeiro. Antes disso, o mês de março inaugurava o ano novo. Já pararam para pensar por que setembro é o mês nove em nosso calendário? Pois bem, o nome setembro é derivado do latim “septem”, assim como o nome dos outros meses: outubro “octo”, novembro “novem” e dezembro “decem”. O mês de fevereiro era o último mês do ano, por isso ele ajustava o calendário de acordo com o número de dias, no caso, 28 ou 29 dias.

Ainda hoje, no Brasil, tudo leva a crer que o velho-novo calendário ainda não “pegou”. “Tudo começa, mesmo, depois do carnaval”. Fato.

Então, iniciamos a primeira edição da ALVO, no ano novo (calendário antigo), homenageando os 25 anos da Sindcon/Secovi–PA. Nos últimos anos, a entidade promoveu a consolidação de direitos, aproximou a comunidade condominial da sociedade como um todo, além de incentivar o aperfeiçoamento dos colaboradores dos diversos condomínios em nosso estado. O Sindcon/Secovi-PA realizou várias ações durante todo esse tempo de existência. Entre elas, destacam-se a “Premiação do Calendário”, onde diversas escolas públicas e privadas são convidadas a participar da seleção de 12 frases e 12 desenhoss que serão representados no calendário do ano subsequente. Com isso, há o incentivo do lúdico, das artes, da escrita, da leitura e, principalmente, do pensar. É inegável a contribuição da entidade Sindcon/Secovi–PA com a educação e com o futuro de novos cidadãos.

A entrevista desta edição foi com o presidente da Fecomércio-PA, Sebastião Campos, que faz uma avaliação do cenário econômico atual em nosso estado e no Brasil.

A presença feminina nas modalidades de lutas nas academias é cada vez maior, desmistificando o sexo frágil. Fomos saber um pouco mais sobre está tendência na matéria “Elas não fogem à luta”, vale a pena conferir.

Estivemos em São Paulo para cobrir os eventos que foram um enorme sucesso de público. O primeiro foi o já tradicional “Salão de automóveis”, que traz as novidades tecnológicas e protótipos de veículos que geralmente acabam circulando em nossas cidades após alguns anos. O outro evento foi a “Comicon”, que desembarcou agora no Brasil, trazendo aos amantes do cinema, quadrinhos, séries de TV, animes e games, o que está “bombando” no momento.

O mercado de Shopping Centers no país é crescente, aqui não poderia ser diferente. Serão inaugurados nos próximos meses, em nosso estado, alguns desses empreendimentos. Saiba mais sobre os números desta expansão em nossa matéria de negócios.

Espero que gostem de nossa edição especial. Boa leitura!

Editor Responsável:Alexandre Rocha DRT/PA 2233. Editor de Conteúdo:Thiago Viana DRT/PA 2169Repórteres:Adriana PereiraCatarina BarbosaMarcelo SousaThiago VianaAtendimento Comercial:Lilian ComesanhaFotografias:Jefferson FerreiraMarcelo Sousa Marco NascimentoNeto MaiaCriação e Design:Marcelo SousaSocial Media:Fernanda CirinoProdução:Jhon Santana

Gráfica:HalleyTiragem:10.000 exemplares

A revista Alvo (ISSN 2179-9490) é uma publicação trimestral da Alvo Tecnologia Serviços de Publicidade Ltda EPP. Todos os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião da revista. É proibida a reprodução de textos ou imagens sem prévia autorização do editor.

exPedieNTe

Fale ConoscoPara Anunciar:[email protected]ém: (91) 3351-8804 / 8122-0670

Atendimento ao Leitor:[email protected]

Cartas:Av. Conselheiro Furtado 1240. Sl. 102 - Batista Campos - Belém - PA. CEP 66.035-350Site: www.revistaalvo.com.br

Credenciada

ediTOriAl

AlexANdre rOChAEditor Responsável

Page 11: Revista ALVO ed 20

11Revista alvo - Edição 20

Page 12: Revista ALVO ed 20

12 Revista alvo - Edição 20

O SeGUrO PrediAl e A reSPONSABilidAde Civil dO SÍNdiCOA Lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964, que trata de condomínios em edificações e as incorporações imobiliárias, traz em seu art. 13 e parágrafo único a obrigatoriedade do seguro da edificação ou do conjunto de edificações, quando expressamente dispõe: “proceder-se-á o seguro da edificação ou do conjunto de edificações, nesse caso, discriminadamente, abrangendo todas as unidades autônomas e partes comuns, contra incêndio ou outro sinistro que cause destruição no todo ou em parte, computando-se o prêmio nas despesas ordinárias do condomínio”.

Mais adiante, no seu parágrafo único ele continua: “O seguro de que trata este artigo será obrigatoriamente realizado dentro de 120 dias contados da data de concessão do “habite-se”, sob pena de ficar o condomínio sujeito à multa mensal equivalente a 1/12 do imposto predial, cobrável executivamente pela municipalidade”.

No caso de sinistro total, ou que destrua mais de 2/3 de uma edificação, o art. 14 manda que seus condôminos se reúnam em assembleia especial, e deliberem sobre a reconstrução ou venda do terreno e materiais, devendo haver, nessa reunião, o quorum de maioria absoluta, ou seja, metade mais um dos votos que representem a fração ideal do respectivo terreno.

Ainda no § 1º, do art. 14 da Lei, orienta, caso não seja aprovada a reconstrução do prédio na reunião de assembleia especial, a mesma assembleia ou outra convocada com o mesmo quorum, qual o destino a ser dado ao terreno e aprovará a partilha do valor do seguro entre os condôminos, sem prejuízo do que receber cada um pelo seguro facultativo.

A lei resguarda os direitos da minoria, quando determina que essa (a minoria) não poderá ser obrigada a contribuir para a reedificação, caso em que a maioria poderá adquirir as partes dos dissidentes, mediante avaliação judicial, feita em vistoria (art.14, § 3º). Nesse caso, a maioria poderá ser adjudicada, por

sentença, as frações ideias da minoria (art. 15).Os demais parágrafos do art.15, orientam os

procedimentos e a tramitação judicial para a adjudicação dos imóveis objeto do sinistro.

Em caso de sinistro que destrua menos de 2/3 da edificação, o síndico promoverá o recebimento do seguro e a reconstrução ou reparos nas partes danificadas (art.16).

Em 10 de janeiro de 2002, foi sancionada a Lei n. 10.406 (Novo Código Civil), que entrou em vigor um ano depois, cujo Capitulo VII, trata do Condomínio Edilício, que em seu art. 1.346, diz que “É obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio

ou destruição total ou parcial”. Logo a seguir, o art. 1.348, inciso IX, inclui como competência do síndico “Realizar seguro da edificação”.

O seguro da edificação é despesa ordinária do condomínio, para tanto, não há necessidade do síndico levar o assunto à deliberação da assembleia geral

do condomínio.Ao fazer o seguro da edificação, é conveniente

agregar alguns outros sinistros ou acidentes contra terceiros, que não encarecem o valor e deixa o condomínio mais seguro por exemplo, como: vendável, incêndio, danos elétricos, danos materiais, ente outros.

Caso aconteça um sinistro que destrua o prédio ou parte dele e o condomínio estiver descoberto com a apólice de seguros, caberá ao síndico responder pelos danos que foram causados ao edifício, por falta de cumprimento de suas obrigações prevista em lei e não obedecidas.

Você que é síndico, fique atento, pois esse seguro tem prazo e deverá ser renovado anualmente, sob pena de perder a validade e o condomínio ficar descoberto e, certamente, você não vai querer arcar com esse prejuízo por descuido ou sobre a alegação de que o condomínio não tinha fundos para pagar o seguro.

direiTOS e devereS

O seguro da edificação é despesa ordinária do condomínio, para tanto, não há necessidade do síndico levar o assunto à deliberação da assembléia geral do condomínio.”

jOSé NAzAreNO NOGUeirA limAPresidente do SINDCON e

Vice-Presidente da FESECOVI

Page 13: Revista ALVO ed 20

13Revista alvo - Edição 20

Page 14: Revista ALVO ed 20

14 Revista alvo - Edição 20

Alvo – Quais os principais números do comércio paraense?

Sebastião Campos – O Movimento do Volume de Vendas no Comércio do Estado do Pará, no ano de 2014, apresentou um pequeno aumento de 2,9% em comparação com o ano de 2013, segundo dados do IBGE. Mas os empresários do comércio perceberam que houve desaceleração no ritmo de crescimento anual das vendas, se comparado com as taxas de crescimento dos anos anteriores. A Receita Nominal também foi modesta. Pelos dados do IBGE, a expansão foi de 7%, mas se descontarmos a taxa de inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que foi de 6,41%, praticamente não houve expansão de receita. Quanto aos empregos

formais, também não houve geração de postos de trabalho significativa. No ano de 2014, admitiu 207.189 e desligou 196.288 (dados do CAGED-MTE), tendo sido gerado um saldo de 10.901 postos de trabalho, considerando apenas os empregos com carteira assinada. Com isso, o setor ainda

contribuiu com 64% de todos os empregos formais gerados no Pará, entretanto, é um número relativamente insuficiente.

A Fecomércio-PA acompanha mensalmente a conjuntura econômica. De acordo com essas análises, na opinião da

entidade, de que maneira a alta da inflação e o desacelerado crescimento econômico brasileiro vem refletindo no comportamento do comércio e do consumidor paraense?

De modo geral, a alta da inflação e o cenário

Presidente da Fecomércio-PASeBASTiãO CAmPOS

Sebastião Campos, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado do Pará (Fecomércio-PA) assumiu a direção da instituição no ano passado e, até 2018, pretende escrever uma nova história na Fecomércio. em entrevista à revista Alvo, Campos fala dos principais desafios para esta gestão, além de analisar os números do

comércio local e os impactos para o varejo diante da atual recessão que assombra a economia brasileira

ATUANTe e PrOATivA

FeCOmérCiO-PA m A i S F O r T e ,

por Thiago vianafotos: marco Nascimento

eNTreviSTA

““O setor ainda contribuiu com 64 por cento de todos os empregos formais gerados no Pará, entretanto, é um número relativamente insuficiente.”

Page 15: Revista ALVO ed 20

15Revista alvo - Edição 20

de desaceleração da econômica Brasileira tiveram forte impacto sobre todas as atividades econômicas e consumidores, com reflexos e dificuldades para o comércio. Com a inflação alta, outros fatores também interferiram na economia, como o aumento nas taxas de juros que iniciou o ano de 2014 com 9,90% e, em dezembro, alcançou 11,15%. Também tivemos o endividamento das famílias, com impacto na renda disponível, reduzindo o consumo. Se não forem adotadas medidas de política econômica que possam conter o processo inflacionário, a expectativa de vendas para 2015 será menor do que o movimento ocorrido no ano de 2014. Inflação alta, menor poder aquisitivo da população e queda nos investimentos podem engessar a economia.

Quais as estratégias para manter o crescimento neste cenário desfavorável?

Depende do tipo e do modelo de negócio de cada um. É importante ganhar economia de escala nos processos de compra e venda, negociar melhores taxas de financiamento, adotar medidas arrojadas para ganhar mercado, util izar ferramentas de gestão e comunicação mais efetivas, e agir em conjunto com as entidades de classe representativas de cada setor - seja no cenário estadual e nacional - para que sejam implementadas políticas que contribuam para reativar investimentos, reduzir impactos da carga tributária, alavancar o consumo, ampliar geração de emprego, etc.

No final do ano passado houve um impasse que resultou na proibição quanto a extensão de horários de final de ano dos shopping centers de Belém, impossibilitando as já tradicionais ‘viradas de natal’. Qual a posição da Fecomércio-PA sobre esta situação?

Na ação de representação, a entidade precisa tomar decisões em conformidade com o conjunto de representados. Para isso, define algumas bandeiras e segue alguns princípios norteadores como a “Defesa dos Interesses do Setor com ética e transparência”, “Promoção do crescimento econômico da categoria”, “Fortalecimento da

representatividade”, “Autonomia na celebração das convenções coletivas de trabalho”, além dos valores da ética, transparência, autonomia, democracia, entre outros. Por isso, nesse caso específico da virada do Natal, a Fecomércio-PA, observando essas bandeiras e princípios, orientou as partes interessadas para que realizassem uma reunião com o objetivo de debater a questão para que a decisão fosse tomada pelo conjunto e com a anuência de todos, ou seja de forma democrática.

A Fecomércio é uma entidade com 65 anos de história. Como esta gestão pretende atuar para

transformá-la em uma instituição mais forte e representativa?

Nosso foco de atuação está pautado no desenvolvimento de ações que contribuam para a geração de resultados positivos e para o desenvolvimento da sociedade. Sendo a Fecomércio-PA representante legal do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, para esta gestão que iniciou em junho de 2014 e vai até 2018, pretendemos escrever uma nova história na instituição, de forma a torná-la mais forte, atuante e proativa. Temos a responsabilidade de agir em prol de cerca de 80% dos estabelecimentos empresariais do Estado, também somos o setor que mais gera empregos, renda e riqueza, Além de expressiva importância para a economia estadual, contribuimos para

a qualidade de vida e para amenizar as tensões sociais. Por isso, a história que a nova gestão iniciou em junho de 2014 pretende “ser um marco” para a entidade sindical, focada em desenvolver ações que efetivamente garantam o cumprimento de sua missão, principalmente, que assegurem o fortalecimento e o desenvolvimento do setor que representa. Somos fil iada à Conferência Nacional do Comércio de Bens, Serviços e turismo (CNC), fazemos parte do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomercio) e temos ainda a importante missão de administrar o SESC e o SENAC.

Os desafios são muitos. Quais os projetos estratégicos estão na pauta?

Já estamos executando um plano de trabalho,

““ Inflação alta, menor poder aquisitivo da população e queda nos investimentos podem engessar a economia.”

Page 16: Revista ALVO ed 20

16 Revista alvo - Edição 20

amplo, intenso e efetivo, iniciando pela ampliação dos sindicatos filiados e pela construção de um novo planejamento estratégico que já começou a ser elaborado em março de 2015 e que vai eleger diretrizes estratégicas ligadas a pontos que consideramos prioridade como: modernização, fortalecimento do associativismo, atuação efetiva na defesa dos interesses do setor, ampliação nos conselhos de representação, relações de trabalhos, produtos e serviços, fortalecimento da transparência e comunicação, entre outras ações.

Quais os produtos e serviços que a entidade oferece aos empresários?

Além dos serviços comuns à sua missão, como os específicos referentes à proposição de ações em defesa do setor, representatividade e contribuições para o seu fortalecimento, a Fecomércio oferece também diversos outros serviços por meio das assessorias econômica, jurídica e sindical. Os empresários podem obter Certificados de Exclusividade, Certificados de Origem e orientações sobre exportação. Emitimos também a Certificação Digital, por meio da Autoridade de Registro de Certificação Digital, inclusive estamos abrindo um novo ponto de atendimento para agilizar mais ainda a aquisição dos certificados digitais para os empresários. Em parceria com a CNC, disponibilizados mensalmente os resultados de pesquisas e análises sobre a conjuntura econômica, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), Índice de Confiança do Empresário (IEEC) e Índice de Confiança das Famílias (ICF), além de publicações de trabalhos técnicos que a entidade já desenvolve, mas serão intensificados.

Quias as vantagens, para os empresários, em obter

certificados de origem por meio da Fecomércio-PA?

A emissão de Certificados de origem na Fecomércio-PA se destaca pela qualidade, agilidade e custo, com a vantagem que geralmente os certificados são analisados no mesmo dia e, quando estão em conformidade com as exigências legais, são entregues para o cliente no mesmo dia da solicitação. Para obtenção, o empresário precisa, primeiramente, entrar no site da entidade e preencher os dados do certificado, depois ele deve imprimir os

formulários que estão no site e vai à entidade apenas uma vez, com o certificado em mãos pronto para a análise e assinatura. Se tiver coerente com as normas que regem os diversos tipos de acordos econômicos, geralmente recebe no mesmo dia. Reduzindo custo de deslocamento, tempo e eliminando possíveis erros e retorno.

E quanto a obtenção de certificados digitais?

O processo é um pouco diferente, porém, não por isso seja menos ágil e seguro. Atualmente têm crescido a necessidade e as exigências legais para a emissão de documentos com assinatura digital. A Fecomércio-PA oferece os serviços de emissão de Certificados Digitais para pessoas físicas e jurídicas de qualquer área de atuação e apresenta vantagens com relação

a agilidade e segurança dos processos e da Autoridade Certificadora que trabalha, a CERTISIGN. Para aquisição, a pessoa jurídica ou física deve entrar no site da Fecomércio-PA: www.fecomercio-pa.com.br, procurar e clicar no ícone da Certificação Digital. Ele irá direcionar para a Autoridade Certificadora. A partir daí o empresário segue para a compra do certif icado, imprimindo o boleto e agendando no site a validação para AR Fecomércio. De posse do boleto e documentos necessários, comparece a AR Fecomércio para validação e aquisição do Certificado por meio do Token ou cartão.

eNTreviSTA

”Além dos serviços comuns à sua missão, como os específ icos referentes à proposição de ações em defesa do setor, representativ idade e contribuições para o seu fortalecimento, a Fecomércio oferece também diversos outros serviços por meio das assessorias econômica, jurídica e s indical.”

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

TP 0011-15 ANUNCIO CAMPANHA COLECAO 2015 - BELEM - 22,5x31cm.pdf 1 05/03/15 17:34

Page 17: Revista ALVO ed 20

17Revista alvo - Edição 20

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

TP 0011-15 ANUNCIO CAMPANHA COLECAO 2015 - BELEM - 22,5x31cm.pdf 1 05/03/15 17:34

Page 18: Revista ALVO ed 20

18 Revista alvo - Edição 20

múSiC

A

Depois de cinco anos sem lançar um disco de inéditas, a banda carioca O Rappa apresenta o sétimo álbum da carreira, intitulado 7 Vezes. O cd traz 14 músicas novas e foi produzido por Ricardo Vidal, Tom Sabóia e pela própria banda.

16 anos depois do primeiro disco do Pearl Jam, o vocalista da banda Eddie Vedder compôs sozinho a trilha sonora para Into The Wild, filme dirigido por Sean Penn sobre um garoto bem sucedido profissionalmente que larga tudo para morar na floresta - baseado no romance de Jon Krakauer.

Este álbum do jovem artista britânico, que levou pra casa quatro dos seis gramofones para os quais foi indicado no Grammy 2015, é arrebatador. Sam Smith parece não apenas cantar, mas evocar vozes. Parece compor sem a pretensão venenosa de estar escrevendo poesia. Versa de maneira grandiosa temas corriqueiros e se esparrama com simplicidade por entre cada nota de cada canção.

Marisa Monte resgata vários sucessos, reúne músicos excepcionais e inova no cenário em um show que encantou milhares de pessoas. O show, gravado em agosto de 2013, no espaço Cidade das Artes no Rio de Janeiro, inclui grandes sucessos como “Ainda Bem”, “Não Vá Embora”, e algumas novidades como “E.C.T” e “Dizem”.

O Rappa7 vezes

Eddie VedderInto the wild - Trilha sonora

Sam SmithIn The Lonely Hour

Marisa MonteVerdade, Uma ilusão

Filme

S

Indicado ao Oscar de Melhor documentário em longa metragem, O sal da terra é um retrato pessoal do premiadíssimo fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. O diretor alemão Wim Wenders conseguiu capturar o espírito de Salgado e sua obra. O documentário conta ainda com codireção de Juliano Ribeiro Salgado, filho do fotógrafo, que registrou várias imagens de viagens ao lado do pai antes que Wenders entrasse no projeto.

A personagem da trama, Alice, interpretada pela premiada Julianne Moore (Melhor Atriz – Oscar 2015), é uma famosa linguista, que por ironia do destino, é diagnosticada portadora de uma forma rara e agressiva odo Mal de Alzheimer, chegando a desenvolver a doença precocemente, afetando diretamente a todos ao seu redor.

O solitário Andrew (Miles Teller) é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração. Após chamar a atenção do impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher (JK Simmons), Andrew entra para a orquestra principal. Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão.

O filme conta a história de um casal divorciado (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar seu filho Mason (Ellar Coltrane). A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.O longa, gravado durante 12 anos, reunia o elenco anualmente para uma semana de filmagem.

O Sal da Terra Direção: Wim Wenders e Juliano SalgadoDistribuidora: Imovision

Para Sempre AliceDireção: Richard Glatzer Distribuidora: Diamond Filmes

WhiplashDireção: Damien ChazelleDistribuidora: Sony Pictures

BoyhoodDireção: Richard LinklaterDistribuidora: Universal Pictures

PlAyGrOUNd

Page 19: Revista ALVO ed 20

19Revista alvo - Edição 20

Page 20: Revista ALVO ed 20

20 Revista alvo - Edição 20

APPS

GAme

S

Apresenta aos jogadores uma visão única de Londres no período vitoriano, em que o homem usa tecnologia avançada para lutar contra um antigo e poderoso inimigo. Como Galahad, membro de uma ordem de cavaleiros de elite, participe de uma guerra secular contra uma poderosa ameaça que determinará para sempre os rumos da história num jogo intenso de ação e aventura em terceira pessoa.

Um excelente aplicativo para criar histórias com fotos. Você sobe as fotos e deixa elas de lado criando uma narrativa visual. Você pode compartilhar seu gibi real para o facebook e twitter.

Ele reúne suas fotos e vídeos disponíveis na galeria de imagens e possibilita a criação simples e rápida de vídeos com trilha sonora e diversos temas para que você possa rever seus momentos. Não requer nenhuma habilidade especial de edição por parte do usuário.

‘The last of us’ é uma experiência que redefine o gênero com uma mistura de sobrevivência e ação, contando uma história centrada nos personagens, sobre uma praga moderna que aflinge a espécie humana há 20 anos.

The Order: 1886Plataforma: PlayStation 4

STELLERDesenvolvedor: Mombo Labs LLCiOS

REPLAYDesenvolvedor: StupeflixiOS

Last of Us - RemasterizadoPlataforma: PlayStation 4

PlAyGrOUNd

livrO

S

Escrito em parceria com a jornalista britânica Christina Lamb, este livro é uma janela para a singularidade poderosa de uma menina cheia de brio e talento, mas também para um universo religioso e cultural cheio de interdições e particularidades, muitas vezes incompreendido pelo ocidente.

Pacifistas famosos como Dalai Lama, Gandhi e Madre Teresa estão mais para vilões do que para símbolos da paz mundial. O capitalismo é melhor coisa que aconteceu no mundo, sobretudo para os pobres. Essas e outras revelações bombásticas estão no livro do jornalista Leandro Narloch. Do império romano aos fascistas do atual cenário politico brasileiro, o livro propõe “jogar tomates nas versões ultrapassadas da história”.

‘Habibi’ pretende ser a saga de dois escravos fugitivos, unidos e separados pelo destino, vivendo no limite que separa a tradição da descoberta. Em meio a sentimentos cada vez mais conflitantes, os dois passam o tempo contando histórias. Assim, os leitores são apresentados também à origem do islamismo e de suas tradições, conforme as narrativas se combinam em uma trama de aventura, romance, filosofia e tragédia.

Um dos livros mais importantes da literatura brasileira contemporânea, Dois irmãos vem, desde seu lançamento, há quinze anos, conquistando novas gerações de leitores. E foi com o mesmo entusiasmo desses leitores que Fábio Moon e Gabriel Bá embarcaram na missão de adaptar o romance de Milton Hatoum para uma graphic novel.

Eu sou MalalaAutor: Malala Yousafzai e Christina LambEditora: Companhia das Letras

Guia Politicamente Incorreto da História do MundoAutor: Leandro NarlochEditora: Leya Brasil

HabibiAutor: Craig ThompsonEditora: Quadrinhos na Cia.

Dois IrmãosAutor: Fábio Moon e Gabriel BáEditora: Quadrinhos na Cia.

Page 21: Revista ALVO ed 20

21Revista alvo - Edição 20

Page 22: Revista ALVO ed 20

22 Revista alvo - Edição 20

Page 23: Revista ALVO ed 20

23Revista alvo - Edição 20

Page 24: Revista ALVO ed 20

24 Revista alvo - Edição 20

Cada vez mais presentes nas residências , s istemas de automação contro lam desde a i luminação, sonor ização do ambiente e até monitoram por meio de apl icat ivos, quem entra e sai da casa. O usuár io tem a sensação de

contro lar tudo ao seu redor sem muito esforço.

por Adriana Pereira

Praticidade, segurança, economia e conforto. Quem se interessou em obter tudo isso de uma só vez, pode começar a pensar em aderir às tecnologias de automação residencial. Em conceito, a novidade chegou para facilitar cada vez mais a vida das pessoas, trazendo um leque de opções, desde as mais simples até as mais complexas, que abrangem todos os ambientes da casa. O resultado é um ambiente mais prático, agradável, bonito e até mesmo mais valorizado. Tudo isso de acordo com os gostos e necessidades individuais de cada usuário.

Em Belém, estas tecnologias já são uma realidade. Várias residências já possuem sistemas de automação e quem já aderiu, destaca - entre vários outros fatores - a

segurança que o investimento pode trazer. Este é o caso da empresária Vanessa Ribeiro, que já possui sistemas de automação residencial em sua casa, pensando no bem estar dos filhos e na praticidade para toda a família. “É um investimento que beneficia a todos. Além de trazer segurança, a tecnologia favorece na economia da energia da minha casa”, explica a empresária.

START Todo projeto de automação começa com um

bom levantamento de necessidades, considerando tanto os desejos imediatos como os possíveis pedidos futuros. Nos dias atuais, são vários os recursos que uma automação inteligente oferece.

CONFOrTO e SeGUrANçA NA PAlmA dA mãO

TrAçOS & ideiAS

Page 25: Revista ALVO ed 20

25Revista alvo - Edição 20

Com isso, a complexidade dos sistemas também aumenta. Por isso, recomenda-se a contratação de uma empresa especializada no ramo para evitar qualquer tipo de problema na hora da instalação.

Durante o último evento Casa Cor em Belém, realizado no final do ano passado, as arquitetas Cláudia Ribeiro, Renata Macário e Alena Guimarães apresentaram o ambiente ‘Quarto da Jovem Empresária’. No espaço, os visitantes puderam conferir a utilização da automação na iluminação, para a criação de cenas que traziam mais conforto para o ambiente. Além do controle do painel de bolhas com iluminação de led, no qual controlava-se a variação de cores por um aplicativo no smartphone, a sonorização do ambiente também era controlado por um aplicativo no celular. “O foco na hora de se automatizar uma residência é, certamente, saber o que o próprio cliente procura e adaptar-se ao que ele precisa. Com isso, pode-se criar qualquer alternativa que facilite a

vida da pessoa ou família, ao invés de dificultar o uso dos aparelhos conectados através da nova interface de programa ou do sistema automatizado”, garantem

as arquitetas responsáveis pela criação do espaço.

Ainda citando exemplos de segurança no lar, o controle feito pela automação permite - por exemplo - que os pais possam conferir os horários de saída e chegada dos filhos, sem nem precisar sair da cama. Para saber se os jovens chegaram em casa, basta olhar em um visor, instalado na residência, para descobrir se eles estão dentro da casa. Em caso afirmativo, o aparelho muda de cor caso os filhos tenham passado pela porta.

INVESTIMENTO Os valores mudam de acordo

com o projeto, que é sempre personalizado e vai depender dos itens que o cliente quer automatizar. Não há preços

tabelados nem um valor limite, tudo é calculado de acordo com o sistema de cada projeto e da quantidade

O foco na hora de se automatizar uma residência é, certamente, saber o que o próprio cliente procura e adaptar-se ao que ele precisa. Com isso, pode-se criar qualquer alternativa que facilite a vida da pessoa ou família, ao invés de dificultar o uso dos aparelhos.”

Cláudia Ribeiro, Renata Macário e Alena GuimarãesArquitetas

Quarto da Jovem Empresária Conceito da Casa Cor 2014

Page 26: Revista ALVO ed 20

26 Revista alvo - Edição 20

de pontos dentro de cada sistema. O investimento pode ser de R$ 1 mil para uma sala de estar, por exemplo, e chegar a quase R$ 250 mil para uma casa inteira. Contudo, este valores já são bem menores se comparados com os que eram praticados há pelo menos cinco anos.

As pessoas que moram de aluguel e ficaram interessadas no novo conceito, o conselho é esperar um pouco mais para fazer o investimento. “A última edição da Casa Cor tornou importante o momento, pois deu continuidade a um trabalho que já vem sendo feito e ofereceu maior sustentabilidade no ramo da arquitetura, design de interiores e produtos. Além, é claro, de divulgar novos conceitos e tendências de decoração e tecnologia”, comentou a arquiteta Cláudia Ribeiro.

TrAçOS & ideiAS

Page 27: Revista ALVO ed 20

27Revista alvo - Edição 20

Page 28: Revista ALVO ed 20

28 Revista alvo - Edição 20

COAChiNG, em BUSCA de reSUlTAdOS

Muito se tem ouvido falar da palavra Coaching e muitas derivações são inventadas, mas a definição é única, mesmo aplicada a diferentes áreas. Coaching é o processo de apoiar uma pessoa na identificação e criação de estados desejados, desenvolvendo e acessando seus recursos internos.

Coaching também é uma metodologia que visa melhorar o desempenho de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos, por meio de processos, técnicas e ferramentas, conduzidas por um profissional (o Coach) em parceria com o Cliente (o Coachee). Uma alternativa poderosa para pessoas e organizações que sabem que o sucesso não é um ponto de chegada, mas sim um caminho. Um caminho que necessita de planejamento, superação de obstáculos, ação, excelência pessoal, motivação, equilíbrio e transformação individual.

Fazer um curso de Coaching é a opção certa para pessoas que buscam o aprimoramento de suas habilidades, desempenho e a melhoria dos seus resultados. Eu mesma tive o privilégio e a felicidade de fazer uma formação internacional em Coaching com o mestre Ricardo Abel, aqui mesmo em Belém, com um dos melhores professores que já tive na vida e uma das mais ricas experiências que vivi em uma sala de aula de alto nível.

Na turma de 21 alunos havia psicólogos, educadores, publicitários, um biólogo, alguns executivos de empresas e um médico cardiologista que, no primeiro dia de aula, deixou claro que só estava ali pela insistência da sua esposa que havia feito o curso em São Paulo e “pegou no pé” para que ele participasse. No último dia de aula esse mesmo médico dizia que o curso foi transformador em sua vida, tanto pessoal quanto profissional, ensinando-a a retomar as rédeas da sua vida e de seus valores. Outro testemunho maravilhoso foi de uma educadora que iniciou o curso em depressão e tomando doses diárias de medicamento controlado e terminou a formação agradecendo imensamente a todos pois havia retomado a vontade de viver e parado de tomar

os remédios que tomava há 2 anos sem parar. E isso acontece porque o curso mexe com nossas estruturas internas. Veja alguns benefícios do Coaching:

• Romper alguns limites pessoais• Ampliar suas realizações profissionais• Mudar de carreira• Conquistar melhor qualidade de vida• Obter mais realizações pessoais• Planejar uma vida próspera, mais equilibrada e bem sucedida

É notório o crescimento do mercado de Coaching no Brasil, em média de 300% ao ano na formação de novos Coaches. O Institute for Corporate Productivity realizou

um estudo global para analisar o crescimento do Coaching e avaliar as tendências desse mercado. No processo, mais de 1000 executivos e gerentes foram entrevistados. Um dos resultados da pesquisa mostra que 79% das empresas

contratam o Coach para aumento de produtividade e desenvolvimento de habilidades individuais e 63% para aprimorar a liderança e sucessão.

O mercado tende a continuar no viés de crescimento, em virtude das empresas estarem sempre buscando líderes ou trabalhando no desenvolvimento deles.

Esses números mostram um mercado promissor para quem quer tornar-se um Coach profissional, pois o Coach pode trabalhar em casa no sistema de homeoffice, podendo definir o seu horário de trabalho. Além disso, a carreira de Coach não se conflita com nenhuma outra, podendo o Coach seguir em outro negócio paralelo.

Depois de 8 dias intensos de formação, descobri que o Coaching não é apenas um modismo ou uma tendência, mas sim um caminho seguro de aumento de desempenho pessoal e profissional, a partir de uma metodologia propulsora de grandes transformações e que gera resultados rápidos e dinâmicos. Assim aconteceu comigo e assim pode ser com você.

emPreeNder

mArCiA ACATAUASSú ledOPós-graduada em gestão de marketing

Fazer um curso de Coaching é a opção certa para pessoas que buscam o aprimoramento de suas habilidades, desempenho e a melhoria dos seus resultados.”

Page 29: Revista ALVO ed 20

29Revista alvo - Edição 20

Page 30: Revista ALVO ed 20

30 Revista alvo - Edição 20

Page 31: Revista ALVO ed 20

31Revista alvo - Edição 20

Page 32: Revista ALVO ed 20

32 Revista alvo - Edição 20

Page 33: Revista ALVO ed 20

33Revista alvo - Edição 20

Page 34: Revista ALVO ed 20

34 Revista alvo - Edição 20

paisagismo

Projetos de paisagismo hoje são sinônimo de qualidade de vida dentro de cenários já agredidos pelas construções

por Adriana Pereirafotos: marco Nascimento

Pode ser um quintal enorme e ensolarado, um corredor cimentado com pouca luz, uma varanda azulejada e um pouco úmida, uma parede, ou mesmo uma estante dentro de casa. Todos estes espaços são perfeitos para receber um projeto paisagístico. Mas por que considerá-los? Segundo a engenheira paisagística Mirella Moscardini, hoje os projetos paisgísticos se tornaram sinônimo de qualidade de vida. Vão muito além da técnica e procuram, por exemplo, reconstituir paisagens naturais dentro de cenários agredidos pelas construções. “São muitos os benefícios do projeto paisagístico em áreas de comum convívio, como os que vemos nos condomínios residenciais. O jardim integrado à arquitetura visa proporcionar lazer, convívio social, contemplação e prática de

esportes, trazendo mais qualidade de vida e sendo um escape para a vida agitada que levamos hoje em dia”, comenta.

Sob outro olhar, podemos nos aliar ao paisagismo como uma última alternativa para correção de falhas arquitetônicas como, por exemplo, bloquear a visão de áreas privativas com plantas, suavizar um muro muito alto ou utilizar-se da projeção de sombra em uma janela/cômodo castigado pelo sol. Além de tudo isso, o paisagismo “valoriza o empreendimento imobiliário”, avalia a engenheira paisagista. Mas ele precisa ser planejado.

PlanejamentoAntes de projetar um espaço paisagístico dentro de uma área residencial, alguns pontos precisam ser

meU verde qUe Te qUerO verde

PAiSAGiSmO

Page 35: Revista ALVO ed 20

35Revista alvo - Edição 20

verificados, tais como: levantamento dos hábitos e faixa etária dos usuários; presença de esportistas e crianças no local, para planejar pista de corrida integrada ao jardim, aparelhos de academia, parquinhos ou playgrounds; verificar se há idosos, para pensar em uma área silenciosa, para contemplação da paisagem. Deve-se ainda, levar em consideração as características do clima, solo e plantas a serem utilizadas, harmonizando estes fatores. É importante, também, levar em conta o clima da região antes de escolher o tipo de planta para o jardim, pois todas possuem características distintas. Por isso, antes de montar um jardim é bom consultar um profissional paisagista para indicar a melhor opção de planta para o espaço, seja ele instalado em uma área de sol, sombra,

muito encharcada ou área de muito movimento.Em Belém, muitas pessoas já procuram por

projetos para a criação de jardins dentro das residências e em condominíos, principalmente pelos jardins verticais. “As paredes vivas estão em alta, ocupam pouco espaço. Os telhados vivos, que já são tendência em outras regiões, também estão sendo bastante solicitados pelos clientes”, ressalta Fábio Biga, franqueado da Dr. Jardim, empresa de manutenção de jardins e piscinas. “Hoje o paisagismo é visto e utilizado de maneira diferente. Um jardim não é só beleza, podemos aliar esta beleza à funcionalidade, tornando o jardim uma extensão útil de nossas casas. E a cada dia que passa estamos mais preocupados com os impactos da vida urbana no meio ambiente. Então, é dever do profissional paisagista, ou jardinista, minimizar estes impactos e garantir mais qualidade de vida às futuras gerações. É esse o trabalho que faço como paisagista e parceira da Dr. Jardim Belém Augusto Montenegro”, enfatiza Mirella Moscardini.

INVESTIMENTO - Para Fábio Biga, o valor para este tipo de

investimento varia de acordo com o tamanho do condomínio e o tipo do jardim que será implantado. Contudo, este é um “excelente investimento para a qualidade de vida dos moradores”, garante Fábio.

Fábio Biga Franqueado da Dr. Jardim

Um jardim não é só beleza, podemos aliar esta beleza à funcionalidade, tornando o jardim uma extensão útil de nossas casas.”

Page 36: Revista ALVO ed 20

36 Revista alvo - Edição 20

Em 2011, uma empresa de equipamentos de jardinagem realizou um estudo com 5 mil proprietários de residências de diferentes países, comprovando que jardins belos e bem cuidados valorizavam em media 16% o imóvel. Também foram entrevistados 44 corretores de imóveis que indicaram que casas sem jardins ou jardins mal cuidados desvalorizavam o imóvel entre 5% e 15%, pensando nestes números, as construtoras passaram a investir em paisagismo buscando tanto o conforto e o lazer dos moradores, quanto a diferenciação dos seus empreendimentos, agregando valor a eles.

A Dr. Jardim é especializada em valorizar, cuidar e manter jardins. O trabalho da empresa é realizado aliando os desejos do cliente com as condições técnicas do ambiente, além de oferecer um serviço

de qualidade, com uma equipe especializada e preparada para realizar o serviço rapidamente.

Hoje não precisamos de muito espaço para ter um belo jardim, que também pode ser funcional. Há uma parede sobrando em sua residência? Por que não fazer uma parede verde? Que tal uma mini-horta suspensa? “Somos seres que vieram da floresta e ficamos confortáveis na presença de plantas. Plantas acalmam, são um excelente passatempo e sabemos que também contribuem para a melhoria na qualidade do ar de nossas casas. E mesmo em pequenos espaços podemos nos beneficiar das plantas. Basta saber os hábitos do morador (de nada adianta colocar plantas no apartamento se não houver uma pessoa que cuide delas)”, conclui Mirella Moscardini.

Page 37: Revista ALVO ed 20

37Revista alvo - Edição 20

Page 38: Revista ALVO ed 20

38 Revista alvo - Edição 20

vOCê SABe O qUe é OPTOmeTriA? Optometria é a ciência que estuda o fenômeno da luz e da visão, sendo essa, uma das profissões mais antigas, tendo surgido com a criação da luz, pois quando disse Deus: “Que haja luz!”, aí surgiu a optometria. Pois sem luz, não existe essa profissão.

Quem conhece os evangelhos sabe muito bem que uma das maiores preocupação de Jesus Cristo era curar os cegos. Jesus Cristo relatou no livro escrito pelo apóstolo e médico Lucas, capitulo 4:18, que diz o seguinte, “...porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para pregar liberdade aos cativos e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos.”

Atualmente a optometria é uma profissão livre e respeitada no mundo inteiro, adotada como profissão social essencial em mais de 130 países do mundo, entre eles: Estados Unido, Canadá, México, Cuba, Uruguai, Paraguai, Inglaterra, Itália, Rússia, Colômbia, Portugal, Líbano, Nova Zelândia, Austrália, entre outros.

A optometria é uma profissão essencial nos países em desenvolvimento como o Brasil, pois 80% dos problemas visuais que existem podem ser tratados e cuidados por um profissional optometrista. Atualmente, o Brasil tem diversos centros de formação técnica e acadêmica em optometria, mas seu trabalho ainda é pouco conhecido pela sociedade.

Por ser livre e independente na assistência primária, a optometria é a ciência que estuda o complexo sistema visual com o fim de obter da visão o máximo rendimento visual com o mínimo gasto energético. Para consegui-lo, a OPTOMETRIA recorre às várias áreas do conhecimento: anatomia, biologia, neurologia, farmacologia, patologia, fisiologia, psicologia, ergonomia, etc.; mas, preferencialmente, há uma parte da física que mais tem contribuído para o desenvolvimento da humanidade: a física óptica.

Grande parte das pessoas pensa que somente o profissional médico pode fazer exames relacionados a visão, o que não é verdade, pois, a oftalmologia é responsável por cuidar de patologias do globo ocular como astigmatismo, miopia, hipermetropia, presbiopia, enquanto que a optometria cuida dos defeitos físicos da visão e adaptação de lentes de contato, que são os problemas não patológicos da visão.

Assim como existe médicos que fazem exames de vista sem ser oftalmologista, também existe optometrista atuando sem ter formação necessária para fazer exame de vista. Você leitor, não tenha medo de procurar um profissional qualificado, caso suspeite de algum, peça documentos que comprovem sua formação em optometria, pois assim você evita prejuízos com óculos mal receitados e lentes de má qualidade.

O optometrista é um profissional sério, responsável, capacitado ético e para atendê-los com responsabilidade. Não tenha medo de procurá-lo para seu atendimento.

SAúde

jOãO OliveirA limAOptometrista

Page 39: Revista ALVO ed 20

39Revista alvo - Edição 20

Page 40: Revista ALVO ed 20

40 Revista alvo - Edição 20

eSPOrTe

Page 41: Revista ALVO ed 20

41Revista alvo - Edição 20

A prática de artes marciais como atividade física vem, cada vez mais, conquistando espaço entre o público feminino dentro das academias. Além de trazer benefícios para o corpo e para mente, o esporte oferece mais dinamismo e a possibil idade de defesa pessoal para a atleta

por Adriana Pereirafotos: marco Nascimento

elAS NãO FOGem À lUTA

Page 42: Revista ALVO ed 20

42 Revista alvo - Edição 20

Ginástica, musculação, bike e localizada terão sempre um público cativo nas academias. Mas agora, as mulheres estão aderindo a outras opções que permitem perder as gordurinhas indesejadas um pouco mais rápido e, criar habilidades de defesa. As aulas de boxe, muay thai, MMA e outras lutas - que antes eram dominadas pelos homens - agora também fazem parte do universo feminino.

Esse público enfrenta o mesmo treinamento pesado dos homens, com confrontos e até levantamento de pneus. E, apesar de inseridas em um universo predominantemente masculino, garantem que as lutas e o MMA (Mixed Martial Arts) as fazem ainda mais femininas. “Já caiu por terra aquela história de dizer que luta não é coisa de mulher. As academias são prova disso, pois muitas mulheres estão trocando os seus treinos convencionais, por algum tipo de luta”, comenta o empresário Cleber Mendes, um dos proprietários da academia Team Nogueira, uma das maiores

redes de academias de artes marciais do mundo, localizada no município de Ananindeua, Região

Metropolitana de Belém.A razão que leva um número

crescente de mulheres a procurarem as artes marciais nas academias é variada. Elas surgem buscando por melhor condicionamento físico, aprender a se defender e, também, aliviar a tensão. “Os alunos saem da aula aliviados e cheios de disposição. Muitos chegam cansados e estressados com o trabalho, estudo e outros fatores. Os golpes executados acabam liberando a adrenalina acumulada, refletindo diretamente no bem estar”, observa o empresário João Diego Fonseca, também sócio da academia.

Para a Sherllen Moreira, que há 5 anos pratica lutas marcias, o exercício é uma

forma de ganhar condicionamento físico. “Comecei pelo boxe e, hoje, minha atividade de segunda a sexta-feira é o Muay Thai”, comenta a administradora que, aos 30 anos, se revela uma

João Diego Fonseca e Cleber Mendes Sócios da Team Nogueira

”Já caiu por terra aquela história de dizer que luta não é coisa de mulher. As academias são prova disso, pois muitas mulheres estão trocando os seus treinos convencionais, por algum tipo de luta.”

eSPOrTe

Page 43: Revista ALVO ed 20

43Revista alvo - Edição 20

apaixonada pela prática de lutas. “Não abandono o Muay Thai, não só pelos benefícios que ele traz ao meu corpo, mas porque me deixa menos estressada e mais disposta para minhas tarefas domésticas e no trabalho”, completa a atleta, que trocou o boxe pelo Muay Thai, porque a nova modalidade dá a possibilidade de trabalhar bem mais a perna e o braço.

Já faz cinco meses que a analista de treinamento, Renata Lobato, de 26 anos, pratica o boxe. A escolha foi pelo rápido resultado para entrar em forma”. “Além de não ser monótono como a academia, o resultado para perder peso, por exemplo, é bem mais rápido”, comenta Renata, que divide-se entre as viagens pelo Brasil para ministrar treinamentos e os treinos de boxe.

Ainda ao contrário do que se pensa, hoje em dia o público masculino respeita muito as praticantes do esporte. “Os homens são bem receptíveis com as mulheres dentro da academia, respeitam quem pratica a luta e até dividem o mesmo espaço, ensinando e aprendendo com a gente”, completa a analista.

Para as mulheres que já venceram o preconceito e desejam começar a praticar atividades marciais,

não há um limite de faixa etária imposto. Basta respeitar os limites do corpo, evitar excessos e, claro, consultar profissionais qualificados. “Além da prática regular da atividade física, é importante o acompanhamento médico e nutricional para compor uma alimentação balanceada e seguir praticando a atividade”, alerta Cleber Mendes.

Entre as atividades oferecidas pela academia Team Nogueira, o público feminino pode conhecer o programa Ladies Camp. O treinamento, que é exclusivo para as mulheres, foi criado a partir do conceito Boot Camp - treinamento

americano de origem militar, baseado em técnicas de circuitos, movimentos funcionais e atividades ao ar livre.

Outros pontos fundamentais do programa são o estímulo a disciplina e o fomento à atividade em grupo, aumento da auto-confiança, combate ao estresse, além de uma significativa perda calórica e definição muscular.

Sherllen Moreira - Admin istradora

““Não abandono o muay thai, não só pelos benefícios que ele traz ao meu corpo, mas porque me deixa menos estressada e mais disposta para minhas tarefas domésticas e no trabalho.”

U F C F e m i N i N OA participação de mulheres no maior evento de mmA do mundo, o Ultimate Fighting Championship (UFC), é mais um marco no esporte mundial . dana White, presidente do UFC, sempre se mostrou contrário à criação de uma categoria feminina em sua organização e respondia a qualquer entrevista com um categórico “Não vai acontecer”. Porém, em 2012, ronda rousey foi convidada para participar da competição, e em 2013 conquistou o primeiro título feminino no mmA. A americana confirmou seu favoritismo na modalidade e abriu espaço para a estreia de mais mulheres na competição.

Page 44: Revista ALVO ed 20

44 Revista alvo - Edição 20

Para Todas as Idades!

Qualidade de Vida!

Mente saudável

Memória ágil

Independência

Qualidade de Vida

Concentração

Raciocínio

Autoestima

Redução do estresse

Sucesso no vestibularAprovação emconcursos

Diferenciaiscompetitivos

Maior capacidadede aprendizado

Crescimentoprossional

Atitudedescolada

Rua Joaquim Nabuco, 70 (Próx. ao Colégio Marista) - NazaréTel. (91) 3355-2154 | 98948-5191

Belém - Pará

Conheça os benefíc ios de algumas lutas:

MUAY THAIÉ conhecida como boxe tailandês

e caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos e pés, associado a uma forte preparação física que a torna uma luta de contato total, poderosa e eficiente. O Muay Thai ajuda na parte aeróbica como um excelente meio de exercitar o corpo e ajuda a melhorar a coordenação e a flexibilidade.

BOxEÓtimo para queimar calorias, o

boxe conta com um intenso programa de exercícios que melhora o condicionamento cardiorrespiratório, como pular corda, proferir golpes em acolchoados e sacos de areia, corrida e exercícios localizados, divididos em períodos de alta, média ou baixa intensidade. Além do ritmo, da coordenação motora e da resistência muscular, o esporte melhora a flexibilidade e gera intensa perda calórica.

TAEkWONDôDo coreano, taekwondô significa,

literalmente: saltar, voar, chutar ou quebrar com o pé (tae), socar ou destruir com os punhos (kwon) e arte, caminho, método (do). Voltado para a defesa pessoal, as técnicas da modalidade envolvem o uso de pés, das mãos e dos punhos, em uma combinação de movimentos do judô, caratê e boxe tailandês.

JIU-JITSUUsando técnicas de autodefesa

baseadas nos princípios do equilíbrio, o jiu-jitsu, ou “arte suave”, era praticado por monges budistas na Índia. A modalidade usa o sistema de articulação do corpo e das alavancas, dispensando o uso de força ou de armas.

JUDôIdealizada no ano de 1882, a filosofia

da luta procura integrar corpo e mente. As técnicas usam os músculos e a velocidade de raciocínio para vencer o oponente.

Para Todas as Idades!

Qualidade de Vida!

Mente saudável

Memória ágil

Independência

Qualidade de Vida

Concentração

Raciocínio

Autoestima

Redução do estresse

Sucesso no vestibularAprovação emconcursos

Diferenciaiscompetitivos

Maior capacidadede aprendizado

Crescimentoprossional

Atitudedescolada

Rua Joaquim Nabuco, 70 (Próx. ao Colégio Marista) - NazaréTel. (91) 3355-2154 | 98948-5191

Belém - Pará

eSPOrTe

SERVIÇOAcademia Team Nogueira Av. 3 Coracões, 1001. - Ananindeua(Próximo Mário Covas)Telefone: (91) 3346-3051 www.teamnogueira.com.br

Page 45: Revista ALVO ed 20

45Revista alvo - Edição 20

Para Todas as Idades!

Qualidade de Vida!

Mente saudável

Memória ágil

Independência

Qualidade de Vida

Concentração

Raciocínio

Autoestima

Redução do estresse

Sucesso no vestibularAprovação emconcursos

Diferenciaiscompetitivos

Maior capacidadede aprendizado

Crescimentoprossional

Atitudedescolada

Rua Joaquim Nabuco, 70 (Próx. ao Colégio Marista) - NazaréTel. (91) 3355-2154 | 98948-5191

Belém - Pará

Para Todas as Idades!

Qualidade de Vida!

Mente saudável

Memória ágil

Independência

Qualidade de Vida

Concentração

Raciocínio

Autoestima

Redução do estresse

Sucesso no vestibularAprovação emconcursos

Diferenciaiscompetitivos

Maior capacidadede aprendizado

Crescimentoprossional

Atitudedescolada

Rua Joaquim Nabuco, 70 (Próx. ao Colégio Marista) - NazaréTel. (91) 3355-2154 | 98948-5191

Belém - Pará

Para Todas as Idades!

Qualidade de Vida!

Mente saudável

Memória ágil

Independência

Qualidade de Vida

Concentração

Raciocínio

Autoestima

Redução do estresse

Sucesso no vestibularAprovação emconcursos

Diferenciaiscompetitivos

Maior capacidadede aprendizado

Crescimentoprossional

Atitudedescolada

Rua Joaquim Nabuco, 70 (Próx. ao Colégio Marista) - NazaréTel. (91) 3355-2154 | 98948-5191

Belém - Pará

Para Todas as Idades!

Qualidade de Vida!

Mente saudável

Memória ágil

Independência

Qualidade de Vida

Concentração

Raciocínio

Autoestima

Redução do estresse

Sucesso no vestibularAprovação emconcursos

Diferenciaiscompetitivos

Maior capacidadede aprendizado

Crescimentoprossional

Atitudedescolada

Rua Joaquim Nabuco, 70 (Próx. ao Colégio Marista) - NazaréTel. (91) 3355-2154 | 98948-5191

Belém - Pará

Page 46: Revista ALVO ed 20

46 Revista alvo - Edição 20

por Thiago vianafotos: Neto maia e heloa Canali

Qualidade, conforto e eficiência. Este é o conceito da Rede Fórmula de Academias que já chegou à Região Metropolitana de Belém. A academia, localizada no Complexo Spaceball, na Rodovia Mário Covas, é a primeira unidade da rede na Região Norte e também já possui quase 40 unidades espalhadas por outros 12 estados brasileiros, são eles: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Alagoas e Paraíba. Com esse alcance, a Fórmula já se tornou a quinta maior rede de academias do Brasil.

A unidade de Belém possui mais de 800 m² e começou suas operações no início do mês de março. Com um investimento de R$ 2,5 milhões, o franqueado da Rede Fórmula em Belém, Júlio Cesar Correa, garante que Belém e Ananindeua ganham uma academia de primeira qualidade. “Além da cidade ser carente nesse segmento, resolvemos investir na rede por ser uma franquia que se destaca com os melhores equipamentos do mercado fitness, todos os ambientes climatizados,

um preço que cabe no bolso do cliente e uma equipe de profissionais qualificados à disposição”, declara o franqueado.

Com projeto arquitetônico moderno, a unidade segue todos os padrões da rede com duas salas de aulas coletivas, vestiário e estacionamento. A academia conta ainda com equipamentos de última geração da marca americana Life Fitness – como, por exemplo, esteiras com telas de LCD, uma sala de indoor cycle e a outra sala para aulas ginástica com uma grade completa de modalidades incluídas como MatPilates, Zumba, alongamento, ginástica localizada, MMA Fitness entre outras.

REDE FÓRMULA Do Grupo Bodytech Company, que tem a frente

os empresários Alexandre Accioly, Luiz Urquiza, João Paulo Diniz e Bernardinho, a rede Fórmula conta com Luciano Huck como sócio da marca, usando também sua imagem nas campanhas da rede. Toda a operação das franquias Fórmula é controlada pela Bodytech Company, que segundo

iNFOrme

ACAdemiA FÓrmUlA CheGA A Belém Com localização estratégica na região metropolitana de Belém, a academia possui mais de 800m² e equipamentos de última geração. A Academia Fórmula é uma empresa do Grupo Bodytech e já possui quase 40 unidades espalhadas por 13 estados

Bruno Paes (gerente) e Julio César (franqueado Belém)

Page 47: Revista ALVO ed 20

47Revista alvo - Edição 20

dados recentes da IHRSA, órgão acreditado mundialmente pelo segmento, a Bodytech Company está entre as 20 maiores empresas do setor de fitness no mundo no critério faturamento. Em 2013, foram R$ 330 milhões de faturamento; em 2014, R$ 430 milhões e para 2015 a previsão é de R$ 500 milhões. Para a Bodytech Company, a rede Fórmula é uma oportunidade de ampliar a capilaridade da empresa, atingindo bairros de classe média em grandes centros urbanos e cidades médias a partir de 200 mil habitantes. A marca está presente em cidades como Blumenau (SC), Campos dos Goytacazes (RJ), Londrina (PR), Feira de Santana (BA) e, agora, na Região Metropolitana de Belém. “Estamos muito satisfeitos em entrar em mais um estado”, afirma o diretor geral da Rede Fórmula, Mário Esses.

Ricardo Fagundes, gerente de implantação e consultoria da Rede Fórmula de Academias, fala da expectativa para a nova operação. “Já percebemos que Belém é uma cidade com um grande apelo para a atividade física e concluímos isso porque já estamos na cidade com a Body Tech. Agora, com o modelo Fórmula, esperamos que a academia seja um norteador em um conceito que oferece conforto e segurança para seus clientes. Com uma infraestrutura inigualável, a academia tem a capacidade para atender 1.600 clientes e a expectativa é que cheguemos a 1.200 já nos primeiros meses. Nosso objetivo é que nossos clientes tenham um ambiente onde se sintam bem praticando a sua atividade física”, comenta.

SERVIÇOAcademia Fórmula - Complexo Esportivo SpaceBallRodovia Mário Covas, 575 - CoqueiroTelefone: (91) 3245.8441www.formulaacademia.com.brHorário de funcionamento: segunda à sexta, das 6h as 22h; sábados, das 9h as 18h; domingos e feriados, das 10h as 13h (*) sujeito a mudanças. Estacionamento gratuito para clientes.

Jul io César Correa franqueado da marca em Belém

““Resolvemos investir na rede por ser uma franquia que se destaca com os melhores equipamentos do mercado fitness, todos os ambientes climatizados, um preço que cabe no bolso do cliente e uma equipe de profissionais qualificados à disposição.”

Equipamentos de última geração da marca americana Life Fitness

Bruno Paes, Ricardo Fagundes e Julio César

Equipe de profissionais especializados.

Infraestrutura com capacidade para 1600 clientes.

Page 48: Revista ALVO ed 20

48 Revista alvo - Edição 20

edUCAçãO e SUSTeNTABilidAde

Ao observarmos a educação no mundo de hoje constatamos que, quanto mais desenvolvido for o país, maior é o tempo de escolaridade de seus cidadãos. Esta tendência também avança no Brasil e, consequentemente, a responsabilidade e importância da escola na formação das pessoas passa a ter uma importância ainda maior.

Mas, infelizmente, também constatamos que esse maior tempo de escolaridade não significa maior capacidade de viver de acordo com os preceitos da sustentabilidade. Na verdade, muitos países ricos enfrentam sérios problemas ambientais, da mesma forma que os países mais pobres. Esta realidade nos mostra que não basta aumentar o tempo de escolaridade, se quisermos construir um mundo melhor para todos, precisamos remodelar completamente a escola que aí está.

Em virtude disso, as tão bem formuladas diretrizes da UNESCO: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Ser, Aprender a Conviver e Aprender a Aprender, precisam passar por um novo olhar, o olhar da sustentabilidade. São novos valores, conhecimentos, habilidades e competências que necessitam de desenvolvimento.

Nesse sentido, em 20 de dezembro de 2002, a ONU aprovou uma resolução proclamando os anos de 2005-2014 como a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS).

A UNESCO foi a agência escolhida para promover a DEDS e estabelecer padrões de qualidade para uma nova educação. Seu principal objetivo foi integrar os princípios, os valores e as práticas do desenvolvimento sustentável a todos os aspectos da educação e da aprendizagem.

Esta educação para o futuro inclui questões críticas da atualidade, como por exemplo: mudanças climáticas,

redução de riscos de desastres, biodiversidade, diminuição da pobreza e consumo sustentável.

Também requer métodos participativos que motivem e empoderem os alunos para mudanças de comportamentos e o desenvolvimento de atitudes em favor do desenvolvimento sustentável. A Educação para o Desenvolvimento sustentável promove competências como pensamento crítico, reflexão sobre cenários futuros e tomadas de decisão de forma colaborativa.

É um cenário que exige mudanças profundas no modo como a educação vem sendo praticada, e que busca um futuro de maior integridade ambiental, com viabilidade econômica através de uma sociedade

mais justa para as gerações presentes e futuras.

É uma nova visão da educação, focada em ajudar pessoas de todas as idades a entender melhor o mundo em que vivem, tratando da

complexidade e do interrelacionamento de problemas como pobreza, consumo predatório, degradação ambiental, deterioração urbana, saúde, conflitos e violação dos direitos humanos, que hoje ameaçam nosso futuro.

A preservação do patrimônio ameaçado só será possível com a compreensão e a responsabilidade compartilhada de diferentes gerações. É fundamental seguir apoiando o aperfeiçoamento das políticas nacionais em ambos os temas, pois elas têm perfil transversal, com reflexos em várias áreas da vida nacional. O impacto das políticas públicas implementadas pode gerar efeitos de escala planetária, por isso, a conscientização e sensibilização do público sobre as implicações desses esforços de preservação, tornam-se ainda mais fundamentais.

SABer edUCAr

A preservação do patrimônio ameaçado só será possívelcom a compreensão e a responsabilidade compartilhada de diferentes gerações.”

elBA mAGAvePedagoga

Page 49: Revista ALVO ed 20

49Revista alvo - Edição 20

Page 50: Revista ALVO ed 20

50 Revista alvo - Edição 20

por Thiago vianafotos: Arquivo Sindcom-PA e Neto maia

PrONTO PArA NOvOS deSAFiOSSindicato dos Condomínios no estado do Pará (Sindcon-PA) comemora 25 anos de conquistas, apostando na qualificação do setor, no desenvolvimento de projetos sociais e na promoção da qualidade de vida dentro dos condomínios de Belém

CAPA

Page 51: Revista ALVO ed 20

51Revista alvo - Edição 20

Neste 27 de março de 2015, o Sindicato dos Condomínios do Estado do Pará (Sindcon-PA) completa 25 anos de atividades. Há 20 anos sob a administração de José Nazareno Nogueira Lima, o sindicato se apresenta hoje como uma instituição forte e presente no setor no qual atua e, além de representar todos os condomínios de Belém, sejam eles associados ou não, também oferece qualificação para a melhoria de serviços e promoção da qualidade de vida nos condomínios, sejam eles residenciais ou comerciais.

HISTÓRIA Idealizado por Drauz Cândido

Reis, no início, as reuniões do sindicato eram realizadas no edifício Antônio Maria Fidalgo. A fundação e a elaboração do estatuto contaram com a ajuda do advogado Tadeu de Jesus e Silva. Na época, os fundadores que integraram a primeira diretoria foram Drauz Reis (presidente), José Nazareno Nogueira Lima (1º vice-presidente) e Monclar da Rocha Bastos (2º vice-presidente).

Por um curto tempo, o Sindcon/PA funcionou

em uma sala cedida por Drauz Reis no posto 22 de abril, mas já na administração de Monclar da Rocha

Bastos, o sindicato adquiriu sede própria em um conjunto de salas no Edifício Victor Danin. O local abrigou a Escola de Síndicos Gabriel Cárdias. Em 1995, o Sindcon/PA mudou a gestão mais uma vez, tendo assumido o Dr. Nazareno Lima e, também mais uma vez, mudou de sede. Desta vez, a instituição passou a funcionar na Travessa Rui Barbosa, 689. Em 2003, o sindicato mudou para o endereço, na mesma Travessa Rui Barbosa, só que agora no número 891, e finalmente , adquiriu a sede própria na mesma travessa Rui barbosa , N°877.

MODERNIZAÇÃO José Nazareno Nogueira

Lima é o terceiro presidente a dirigir o sindicato. Com ele, veio uma gestão modernizadora, com objetivos empresariais baseados na ampliação da prestação de serviços e nas parcerias com empresas

de diversos segmentos de serviços e produtos para condomínios associados. “A princípio, o sindicato passou a representar toda a categoria,

José Nazareno Nogueira L ima Presidente do Sindcon-PA

““Durante todo esse tempo a gente sempre deu prioridade para a melhoria da qualidade de vida nos condomínios. Fazemos trabalhos sociais como o concurso do calendários, o natal da solidariedade, o concurso de iluminação, e sempre procuramos estabelecer parcerias que possam oferecer condições para esta melhoria da qualidade de vida.”

2ª sede

1ª sede

3ª sede 5ª sede

4ª sede

Page 52: Revista ALVO ed 20

52 Revista alvo - Edição 20

sindicalizados ou não, no sentido dos acordos coletivos de trabalho. Como ninguém é obrigado a se associar a qualquer entidade sindical, a entidade passou a oferecer também serviços de consultoria em áreas bem relevantes. Na presidência, adotou-se um modelo de gestão empresarial com foco na ampliação de serviços, parcerias e na base de associados. Entre as nossas maiores conquistas destacamos a obtenção da obrigatoriedade do vale-refeição”, enfatiza o presidente.

Belém possui mais de 1.400 condomínios e mais de 80% são associados ao Sindcon-PA. A estimativa é de que sejam 60 mil unidades habitacionais e comerciais, o que representa um quarto da população de Belém morando em condomínios. São, em média, 350 mil pessoas, principalmente da classe média alta, o que comprova a importância desse segmento. “Só nos últimos quatro anos, Belém ganhou 400 novos

condomínios aproximadamente”, pontua Nazareno.A atual gestão já prepara a incorporação

de outras categorias. “Um dos presentes do Sindcon-PA será a aprovação na mudança do

seu estatuto. A partir desta mudança, passaremos a abraçar categorias do Secovi e incluiremos em nossa base de associados setores como administração de imóveis, de condomínios, i n c o r p o r a d o r a s , condohotéis, shopping centers e outras categorias na área de administração imobiliária. Com isso, aumentaremos ainda mais a

nossa capilaridade e teremos a oportunidade de oferecer mais qualificação para o setor, através de cursos, palestras e oficinas voltadas a estas categorias. Sonhamos com um sindicato forte”, ressalta José Nazareno.

CAPA

Lucilene Carvalho Síndica do Ed. Estrela

““Já sou síndica há 10 anos e em todos os momentos sou orientada no que preciso. Não faço e nem respondo nada sem antes consultar o Sindcon-PA e essas orientações do sindicato foram fundamentais para o bom desempenho da minha administração como síndica. Sempre indico amigos meus de outros condomínios que se associem e procurem o sindicato porque confio no trabalho.”

em 1990 drauz Cândido - 1º presidente do SiNdCON-PA.

Page 53: Revista ALVO ed 20

53Revista alvo - Edição 20

SERVIÇOS Empregando, hoje, 14 pessoas em seu corpo

funcional, o Sindicato dos Condomínios do Estado do Pará tem uma atuação ativa no fomento à melhoria da gestão dos condomínios associados, oferecendo um calendário constante de cursos, palestras e treinamentos para síndicos e funcionários. Mais de 400 pessoas participam destas programações ao longo do ano, com cursos de até 15hs/aulas que abordam temas como segurança em condomínio, formação de brigada de incêndio, legislação condominial e trabalhista, administração condominial, excelência no atendimento, entre outros.

Além disso, o Sindcon-PA oferece uma variedade de serviços aos administradores condominiais como assessoria jurídica, administrativa e na área de pessoas, seguro predial, serviços advocatícios, plano de seguro de vida em grupo etc.

GESTÃO PRIORIZA RESPONSABILIDADE SOCIAL E PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA

Absorvendo em suas funções cotidianas a responsabilidade pelo bom funcionamento de espaços que abrigam o lar ou ambiente de trabalho de um quarto da população, o Sindcon-PA entendeu como prioridade a necessidade de ações que pudessem promover a qualidade de vida destas pessoas, além da valorização de questões importantes do cotidiano da sociedade, como o direito das crianças e do adolescente.

Em vista disso, o sindicato realiza e/ou apoia diversos eventos ao longo do ano. Entre as programações realizadas pelo Sindcon-PA está o concurso de iluminação natalina, desenvolvido em parceria com a Federação da Indústria do Estado do Pará (FIEPA). No concurso, que já existe há 15 anos, os condomínios são incentivados a decorar suas dependências e

Vanda CondeSíndica do Ed. Assembleia Paraense

““Estou extremamente satisfeita com as consultorias ou qualquer outro serviço prestado pelo Sindcon-PA. Sempre que preciso resolver algum problema, peço a ajuda do sindicato e todas as vezes fui muito bem atendida. Hoje, no prédio, temos noções de administração condominial e até brigada de incêndio graças aos treinamento do Sindcon-PA.”

empresas parceiras que apoiam o ‘Calendário SiNdCON-PA.

Page 54: Revista ALVO ed 20

54 Revista alvo - Edição 20

divididos nas categorias verticais e horizontais, são avaliados por quesitos como tema, criatividade, iluminação, originalidade e harmonia. “É sempre muito gratificante realizar o concurso que sempre começa por ocasião do Círio de Nazaré e segue até o dia 12 de janeiro, quando comemoramos o aniversário de Belém. Os condomínios participam ativamente e sempre ocorre uma competição saudável entre eles. Um querendo fazer uma decoração mais bonita que a do condomínio vizinho. Quando sai o resultado, todos querem saber em que posição o vizinho ficou”, comenta o presidente.

NATAL Também há 15 anos, o Sindcon-PA realiza

a Campanha Natal da Solidariedade, com a arrecadação de roupas, alimentos, brinquedos, livros e calçados que são doados para a Creche Lar Acolhedor da Tia Socorro, no bairro do Tapanã. Só com as doações de livros, a instituição - que cuida de 68 crianças e adolescentes - já conseguiu montar uma biblioteca.

Jandira Soares Empresa Síndica

““A presença do Sindcon-PA é um marco na organização dos condomínios no estado do Pará, suas ações contribuíram significativamente para a realidade que vivemos hoje, síndicos conscientes da complexidade dos seus condomínios, conhecedores da importância de profissionalizar os serviços necessários para uma boa gestão. Nossos parabéns pelos 25 anos de credibilidade e contribuição para o interesse do bem comum dos condomínios do Estado do Pará.”

Page 55: Revista ALVO ed 20

55Revista alvo - Edição 20

Page 56: Revista ALVO ed 20

56 Revista alvo - Edição 20

CAPA

SINDCON PREMIA CRIANÇAS EM CONCURSO

Pelo 15º ano consecutivou o Sindicato dos Condomínios no Estado do Pará (Sindcon-PA) realizou o concurso que escolheu 12 desenhos e 12 frases de crianças entre o maternal e o 5ºano de escolas públicas e particulares da Região Metropolitana de Belém. Os 24 trabalhos selecionados já estão compondo o calendário institucional de 2015 do sindicato, distribuído aos seus colaboradores, parceiros e amigos.

Neste ano, o concurso teve como tema ‘O direito de ser criança’ e teve a participação de mais de 4 mil crianças de 198 escolas. A cerimônia de premiação, ocorrida em dezembro do ano passado no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, reuniu as crianças vencedoras que receberam, como premiação, o calendário com a sua frase ou desenho, além de R$ 200 e mais R$ 100 em cartão-presente das lojas Yamada. As escolas das crianças vencedoras também foram premiadas.

Jaci ColaresPres. do Conselho Regional de

Corretores Imobil iários (Creci-PA)

““Nestes 25 anos, o Sindcon-PA tem mostrado a pujança da administração que tem tido. Desde as gestões antes do Nazareno e, principalmente, na dele. É uma comemoração da qual vale a pena falar e elogiar, porque tem mostrado bons trabalhos dentro daquilo a que se destina.”

Edna SampaioSíndica do Ed. Importadora

““Entre os serviços que mais demandamos ao Sindcon-PA estão a emissão de ticket alimentação e alguma consultoria relacionada a departamento pessoal, convenção coletiva. Em qualquer uma destas situações, sempre encontramos um sindicato pronto a nos atender. Parabenizamos o Dr. Nazareno pela administração e o Sindcon-PA pelos 25 anos de atuação.”

Page 57: Revista ALVO ed 20

57Revista alvo - Edição 20

CONFIRA AS FRASES PREMIADAS:JANEIRO“Trabalhar ainda não! Primeiro vem a educação!” - José Leôncio dos Santos Siqueira - 10 anos - 5º ano - Centro Educacional Primeira InfânciaFEVEREIRO“Trabalho infantil, NÃO! Ensino e educação, SIM! Falta de convivência, NUNCA! Afeto e amor na família, SEMPRE!” - Anna Clara Leal Maria Fernandes - 10 anos - 5º ano - Centro Educacional Primeira InfânciaMARÇO“A criança tem que brincar de forma saudável com seus pais para se transformar em um adulto feliz” - Rhenan Savyo Rodrigues Assef Souza - 8 anos - 3º ano - Centro de Estudo e Aprendizagem Integral - CEAIABRIL“As crianças têm que parar de sofrer bullying, exploração e apanhar dos pais” - Robert Marley Reis Braga - 9 anos - 3º ano - Escola Municipal República de PortugalMAIO“Ser criança é sentir pura alegria, ainda mais quando tem perto de si a família” - Salomão Henrique Cunha de Abreu - 8 anos - 3º ano - Colégio São PauloJUNHO“Negando a minha educação você destrói o meu amanhã” - Angelo Nícolas Oliva Costa - 9 anos - 4º ano - Centro Educacional Primeira Infância

JULHO“Esporte e lazer é o melhor trabalho que uma criança pode ter” - Fabíola Hercilia Luz da Paixão - 9 anos - 5º ano - Centro de Ensino Clube do PimpolhoAGOSTO“Criança tem que ter nome, querendo você ou não, tem direito de ser amada e de ter educação” - Izabelly Cristiny da Silva Maciel - 7 anos - 3º ano - Centro Educacional PiagetSETEMBRO“Brincar, estudar, viver… Trabalhar, só quando crescer!” - Isabela Guedes de Almeida - 9 anos - 4º ano - Centro Educacional Oneide Lima - CEOLOUTUBRO“Adultos nos deixem ser livres pensadores, não nos obriguem a viver com as suas verdades, mas nos ajudem a viver sem as suas mentiras” - Raíss Ottília Miranda Schmidt - 10 anos - 5º ano - Centro Educacional Primeira InfânciaNOVEMBRO“Cansado de brincar de exploração, trocou a enxada pela caneta e foi lutar pela educação” - Enzo Rodrigues Prieto - 8 anos - 3º ano - Centro de Educação Montessoriana do Pará - CEMPDEZEMBRO“Criança não tem o direito de dormir no papelão. Criança tem direito é de dormir no colchão” - Kayk Wyllyan Lima Borges - 9 anos - 3º ano - Escola Municipal República de Portugal

Page 58: Revista ALVO ed 20

58 Revista alvo - Edição 20

Fotográfo paraense é destaque com projeto ‘querida, encolhi as pessoas’, que revela situações inusitadas e grandes ideias em

um mundo povoado por miniaturas

por Adriana Pereira

PeqUeNAS PeSSOASGrANdeS imAGeNS

ArTe

Page 59: Revista ALVO ed 20

59Revista alvo - Edição 20

Crianças brincando em um brócolis gigante, um motoqueiro passeando pelo parapeito da Estação das Docas, em Belém, e uma aventura em um “rio” de refrigerante. Cenas inusitadas como estas, fazem parte do projeto “Querida, encolhi as pessoas”, do fotógrafo paraense Renan Viana. O trabalho começou no início do ano de 2014, quando o fotógrafo achou, em um antiquário, uma caixa com bonecos em miniatura. Desde então, as imagens publicadas na web, vêm encantando milhares de internautas que se impressionam pela perfeição dos detalhes no cenário criado e pela criatividade do fotógrafo. “As miniaturas imitam o real e dão possibilidade de criar o que imaginamos impossível, já que as figuras humanas não passam de 2 centímetros”, explica o fotógrafo, que já recebeu duas propostas para expor seu projeto no Estado de São Paulo. “A primeira imagem que publiquei do projeto foi de uma miniatura sentada em uma lente. Lembro que assim que comprei os bonecos corri para casa e fiz essa foto. Na época, o perfil do projeto nas redes sociais ainda não existia, então, publiquei no meu

Instagram pessoal. O retorno foi grande e muito rápido, e, aquilo me inspirou a continuar e fazer cada vez mais imagens diferentes”, lembra entusiasmado Renan, que é formado em Comunicação Social com ênfase em Multimídia e pós-graduado em Design, Computação Gráfica e Multimídia, além de fotográfo profissional com experiência no mercado

de fotografia publicitária, editorial e institucional. SUCESSO

Atualmente, as imagens são divulgadas em um perfil próprio do “Querida, encolhi as pessoas”, no Instagram e também no Facebook. Aproveitando o sucesso, Renan criou um site para, além de divulgar o projeto, disponibilizar para venda quadros com as fotografias. “Algumas pessoas haviam me

solicitado as fotos para usar como artigo decorativo em suas casas, foi então que pensei em criar esse espaço para comercializar as peças do projeto”, comenta o fotógrafo que não esconde a satisfação no sucesso de suas fotografias. “Utilizo o Instagram como o principal meio de divulgação do trabalho,

Renan Viana - Fotógrafo

““Virou vício e coleção. Hoje o número de miniaturas aumentou muito. Já são itens indispensáveis na minha mochila. Sempre que surge uma ideia pela rua, ou por onde estiver, acabo fotografando.”

Page 60: Revista ALVO ed 20

60 Revista alvo - Edição 20

pois, é uma galeria de bolso de grande alcance e de muita audiência. O projeto já ganhou reconhecimento dentro do aplicativo, sendo divulgado, inclusive, como perfil sugerido (referência) pelo pelo Instagram mundial - @instagram”, por duas vezes, completa orgulhoso. “Já fotografei nas cidades de Belém e São Paulo e, neste ano, o projeto chega ao Chile após ser contemplado com uma viagem com todos os custos pagos em uma promoção fotográfica feita pelo governo do país”, concluiu.

A coleção de bonecos em miniatura do fotógrafo continua. “Virou vício e coleção. Hoje o número de miniaturas aumentou (e muito). Já são itens indispensáveis na minha mochila. Sempre que surge uma ideia pela rua, ou por onde estiver, acabo fotografando”, comenta.

Acompanhe o projeto “QUERIDA, ENCOLHI AS PESSOAS”:

Site: www.encolhiaspessoas.com.brFacebook: www.facebook.com/encolhiaspessoasInstagram: @encolhiaspessoas

ArTe

Page 61: Revista ALVO ed 20

61Revista alvo - Edição 20

Os Diretores da Empresa SÍNDICA® foram homenageados pelo Conselho Especial de Eventos do Estado do Pará e Amapá que tem como presidente a Ilma. Dra. Lucy Gorayeb Mourão.

O evento ocorreu em janeiro de 2015. Na ocasião, as Diretoras da Empresa SÍNDICA, Jandira Soares e Graça Vilhena, e o Diretor Marco Antônio Contente Vaz, foram homenageados como destaque no segmento Administração de Condomínios, recebendo a Comenda Muiraquitã, O Oscar da Amazônia.

emPreSA SÍNdiCA reCeBeTrOFéU mUirAqUiTã

eveNTOS

Diretora Presidente Jandira Soares - Empresa SÍNDICA®

Diretora Administrativa Graça Vilhena - Empresa SÍNDICA®

Diretor Operacional Marco Antônio - Empresa SÍNDICA® e Elaine Castelo Branco - Conselho de Eventos do Estado do Pará

Page 62: Revista ALVO ed 20

62 Revista alvo - Edição 20

iNAdimPlêNCiA em CONdOmÍNiOS: COmO lidAr e reSOlver?

Inadimplência em condomínio sempre existiu, mas após o advento do Novo Código Civil, em 2002, os condomínios, na sua grande maioria, vivem uma situação financeira calamitosa em decorrência do alto índice de moradores em situação inadimplente, e isso deve-se, na maioria dos casos, à baixíssima penalidade imposta pelo NCC, que derrubou a multa para ínfimos 2% (dois por cento) e os juros para 1% (um por cento) ao mês, o que antes era praticado 20% e 10%, respectivamente.

Em um passado não muito recente, só habitava em condomínios as famílias mais abastadas financeiramente, e, naquele tempo, o índice de inadimplência não era tão galopante como hoje, onde a maioria dos moradores preocupa-se, primeiro, em pagar a prestação do carro, o cartão de crédito, plano de saúde... e, por último, a taxa condominial. Isso vem fazendo com que muitos síndicos, sem saber como agir, deixam de pagar encargos importantes do condomínio, como o INSS, que é a dívida mais comum nos condomínios.

O sindico, principalmente aquele que trabalha sem o auxílio de uma boa administradora de condomínios, muitas vezes não está preparado para lidar com a alta inadimplência, e isso comumente é motivo de sérias discussões nas assembleias gerais, onde os pagantes assíduos e pontuais cobram atitudes enérgicas por parte do síndico, e este, para mostrar que está fazendo algo, toma atitudes arbitrárias que, em muitos casos, vai parar na esfera da Justiça, tipo cortar a água, não permitir a abertura dos portões por parte dos porteiros, não recolher o lixo, não entregar correspondências e, o mais grave, expor o nome do devedor.

É fato esclarecer que nenhuma dessas atitudes desastrosas vai resolver o problema da inadimplência, e o que é pior, em muitos casos o devedor reverte a situação sobre o condomínio, levando-o à Justiça, obrigando à toda comunidade condominial arcar com o ônus da demanda judicial.

Existe o inadimplente temporário, que por razões de

desemprego ou doença não consegue cumprir com o pagamento. O pior devedor é o contumaz, aquele que está sempre devendo, não paga nunca, faz acordo e não cumpre, quita a dívida somente quando vende o apartamento ou é executado. Este devedor, além de não se importar com os demais condôminos, acaba por gerar grandes problemas ao condomínio.

No caso do inadimplente temporário, o ideal é que tão logo a taxa deixe de ser paga, o morador entre em contato com o síndico. O morador nessa situação deve procurar o mais rápido possível o síndico e a administradora para explicar sua situação e expressar sua vontade de pagar, de preferência por escrito. Dessa forma a administração saberá o motivo

daquela inadimplência.Já os permanentes são um caso

à parte, pois são os que realmente dão prejuízo ao condomínio. Estes sim devem ser cobrados pelos administradores. A cobrança amigável ainda é a mais rápida e com menos custos para ambas as partes, então, tentar fazer um acordo é sempre uma boa saída.

De qualquer modo, é necessário ser cauteloso quanto ao tratamento dado ao morador com taxas condominiais em atraso. Morador inadimplente não pode ser rechaçado, excluído e nem passar por situações vexatórias, humilhantes ou sofrer perseguições por parte de quem quer que seja dentro do condomínio.

No entanto, o inadimplente não pode votar e nem ser votado nas assembleias, mas pode participar com críticas, sugestões e opiniões. Jamais ser excluído!

Do mesmo modo, ser proibido de usar as áreas comuns, como piscinas e playgrounds, não é recomendado, visto que pode gerar mais conflitos, desestimulando o morador a quitar sua dívida, assim como ter o nome exposto em elevadores e quadros de aviso.

Por outro lado, existem punições legais que chegam até à perda do imóvel, por meio de leilão que o condomínio pode realizar para quitar as dívidas, e muitas vezes o morador desconhece a lei.

áreA COmUm

Existem punições legais que chegam até à perda do imóvel, por meio de leilão que o condomínio pode realizar para quitar as dívidas, e muitas vezes o morador desconhece a lei.”

iNáCiO mONTeirO ArAújOAdministrador de empresas

Page 63: Revista ALVO ed 20

63Revista alvo - Edição 20

Page 64: Revista ALVO ed 20

64 Revista alvo - Edição 20

BriNqUedO de

GeNTe GrANdeCom um saldo de 80 mil pessoas em 4 dias

de evento, a comic con experience foi

realizada pela primeira vez no Brasil

e reuniu inúmeras facetas do universo

da cultura pop, fãs e profissionais de

quadrinho, livros, cinema, TV, games e

colecionáveis.

eNTreTeNimeNTOtexto e fotos: marcelo Sousa

Page 65: Revista ALVO ed 20

65Revista alvo - Edição 20

H i s t ó r i a s em quadrinhos, bonecos de personagens e fantasias, definitivamente já deixaram de ser coisa de criança e agora são itens mais que disputados entre pessoas de todas as idades, sejam elas homens ou mulheres. Inclusive, as histórias em quadrinhos viraram simplesmente HQ´s, os bonecos são chamados ‘action figures’ e as fantasias receberam o nome de ‘cosplay’. Tudo isso pôde ser observado bem de perto durante a Comic Con Experience (CCXP), que foi realizada pela primeira vez no Brasil em dezembro do ano passado. O evento ocorreu no Espaço dos Imigrantes Exhibiton & Convention Center, em São Paulo, e durante os 4 dias de realização reuniu mais de 80 mil pessoas entre fãs e profissionais de quadrinhos, cinema, TV, games e colecionáveis, além de ter apresentado inúmeras facetas da cultura pop mundial. O local do evento foi completamente tomado por estandes de estúdios de cinema, lojas especializadas, galerias de artistas independentes, além de uma programação que se estendia por 3 auditórios.

Idealizada pelos fundadores do site OMELETE, uma das principais referências da cultura pop de

entretenimento no país, a CCXP superou suas expectativas ao

realizar o maior evento de cultura pop da América latina. Foram mais de 70 expositores, 220 quadrinhistas nacionais e internacionais, além de lançamentos exclusivos de livros, pré-estréias de filmes e seriados, e painéis com artistas internacionais. “Nosso objetivo é mostrar para o público e para as

empresas que temos condições de ter um mercado profissional de cultura pop. Sempre fomos fãs dos eventos similares de outros países e queríamos que o Brasil tivesse a sua Comic Con. Conseguimos. O evento foi um sucesso”, afirmou Pierre Mantovani, sócio da CCXP, durante a cerimônia de encerramento.

Grandes nomes da indústria de quadrinhos compareceram ao evento participando de painéis, ministrando workshops e, principalmente, atendendo os fãs que enfrentavam filas gigantescas para adquirir um autógrafo de seus ídolos. Um dos objetivos do evento é gerar um grande fomento de mercado e trazer um olhar mercadológico para um setor que tem enorme potencial de capitalização. Não à toa houve um crescimento de 72% de empresas que atuam no comércio de itens de cultura pop nos

últimos dois anos.

Pierre Mantovani - Empresário

““Nosso objetivo é mostrar para o público e para as empresas que temos condições de ter um mercado profissional de cultura pop. Sempre fomos fãs dos eventos similares de outros países e queríamos que o Brasil tivesse a sua Comic Con.”

Page 66: Revista ALVO ed 20

66 Revista alvo - Edição 20

DESTAQUESUma das atrações de destaque na CCXP foi o

estande da HP, onde foram colocadas 60 câmeras dispostas em um círculo capturando a performance, em 360 graus, dos participantes. Eles podiam postar o vídeo na redes sociais e, de quebra, ainda levavam o flipbook com os registros da experiência para casa. O estande da Warner trazia esculturas em tamanho real dos personagens dos principais Blockbusters, como O Hobbit, Mad Max, Exodus, Uma noite no museu 3, além de exibir ao público o Batmóvel verdadeiro da série de TV.

Outro espaço de enorme destaque foi o dos Estúdios Disney, que apresentava em uma gigantesca tela o trailer inédito de Vingadores 2, uma das estreias mais esperadas de 2015, além de estátuas dos personagens e réplicas usadas nos filmes. Também estavam no estande Disney, os itens de Star Wars, que sempre atraem um público numeroso e diversificado, assim como os lançamentos tão aguardados da Pixar,

que levou seu presidente, Jim Morris, ao evento. Ele esteve em um dos painéis apresentando novidades sobre os futuros lançamentos da empresa.

PROGRAMAÇÕES Uma outra atração do evento foi a parceria da

Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e a SP Cine, que trouxeram uma série de nove workshops

com cerca de 2 horas de duração cada, ministrados por artistas premiados mundialmente, visando fomentar e desenvolver talentos nacionais com foco no processo criativo de histórias em quadrinhos, trazendo similaridades com praticamente todas as outras expressões da cultura pop, como pode ser visto nos desdobramentos de

personagens e histórias criadas originalmente para as HQs e que encontram grande sucesso no cinema, séries de TV, literatura, games etc. “A parceria com a CCXP aproveita o excelente momento do cenário brasileiro de quadrinhos independentes

entretenimento

Alfredo Manevy Secretário Adjunto de Cultura de São Paulo

“ “A parceria com a CCXP aproveita o excelente momento do cenário brasileiro de quadrinhos independentes para fomentar a criação de universos narrativos em outras plataformas do audiovisual .”

Page 67: Revista ALVO ed 20

67Revista alvo - Edição 20

para fomentar a criação de universos narrativos em outras plataformas do audiovisual. A presença de expoentes do mercado de HQs entre os convidados do evento facilita o intercâmbio entre as áreas e potencializa os resultados criativos”, destaca Alfredo Manevy, Secretário Municipal Adjunto de Cultura de São Paulo. Ivan Costa, um dos organizadores da CCXP afirma que esse tipo de iniciativa vai ao encontro dos objetivos da CCXP, de contribuir para a profissionalização e para o crescimento do mercado brasileiro de cultura pop e entretenimento.

Os grandes estúdios de cinema também marcaram presença na CCXP, trazendo trailers inéditos, objetos originais usados nos filmes e uma série de brindes e atividades para o público, que fazia fila para participar das cabines de fotos, jogos e ver de perto os figurinos famosos das produções hollywoodianas. Uma programação especial incluía painéis, mesas redondas, rodadas de negócios e atividades de networking voltadas para líderes, executivos e criadores das diferentes áreas que compõem o universo de cultura pop e entretenimento para discutir oportunidades, tendências e soluções para a profissionalização e crescimento desse

Page 68: Revista ALVO ed 20

68 Revista alvo - Edição 20

mercado, aproximando esses

profissionais para a discussão dos caminhos do mercado brasileiro de cultura pop e entretenimento.

COSPLAY Quem esteve circulando no evento também

conferiu a enorme quantidade de pessoas fantasiadas de seus personagens favoritos de quadrinhos, cinema e games. Os cosplayers já são figuras carimbadas nesse tipo de evento. “Eu sempre procuro me caracterizar de um personagem que eu me identifique e que as pessoas conheçam. Acho bastante divertido quando pedem parar tirar foto comigo”, diz Luana Lobato , que exibia sua fantasia de Supergirl em meio a constantes flashes de máquinas e celulares.

Esteve também presente no evento a Chiaroscuro Studio, uma das principais agenciadoras de talentos internacionais para o mercado de quadrinhos e ilustração, situada junto ao Artists’ Alley , um espaço para quadrinistas independentes apresentarem seus trabalhos e também para que os artistas que atuam nas grandes

e d i t o r a s possam interagir com seu

público e vender prints, sketchbooks, artes originais e outros materiais.

Um grande nome do cenário nacional marcou presença e foi homenageado no evento. Maurício de Sousa esteve representando a maior empresa de quadrinhos nacional, lançando seus produtos mais novos, as grafic novels, com histórias de seus personagens clássicos voltadas para um público mais adulto.

Ricardo Alencar e sua namorada Patrícia Rocha saíram de Belo Horizonte para São Paulo só por conta do evento. “Não paramos nem 20 minutos no hotel, só deixamos as malas e viemos correndo pra cá. Já comprei, no cartão de crédito, presentes equivalentes ao ano inteiro. Sempre junto grana para gastar nesses eventos, que dificilmente encontramos na nossa cidade.”, confessam. Assim, fica claro que essa vertente de mercado

constitue-se em um wallet-share em constante crescimento e que, definitivamente, HQ´s, action figures e cosplayers não são coisas para crianças.

entretenimento

Ricardo Alencar - Arquiteto

““Não paramos nem 20 minutos no hotel, só deixamos as malas e viemos correndo pra cá. Já comprei no cartão de crédito presentes equivalentes ao ano inteiro. Sempre junto grana pra gastar nesses eventos, que dificilmente encontramos na nossa cidade.”

Page 69: Revista ALVO ed 20

69Revista alvo - Edição 20

Page 70: Revista ALVO ed 20

70 Revista alvo - Edição 20

por Thiago Vianafotos: Gabriel SAP

Sofisticação, esti lo e potência. esses foram os principais elementos que se destacaram no 28º Salão internacional do Automóvel de São Paulo. evento movimentou mais de r$ 280 milhões

velOzeS &AvASSAlAdOreS

texto e fotos: marcelo Sousa

AUTOmÓveiS

Page 71: Revista ALVO ed 20

71Revista alvo - Edição 20

Page 72: Revista ALVO ed 20

72 Revista alvo - Edição 20

Os 85 mil metros quadrados do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, abrigaram um gigante no final do ano passado. O 28º Salão do Internacional do Automóvel de São Paulo já se tornou uma gigantesca vitrine no mercado automobilístico. O evento contou com mais de 100 horas de programação e reuniu mais de 545 veículos de 41 marcas, sendo 150 desses, lançamentos exclusivos. A organização do evento afirmou que o investimento de R$ 26 milhões teve retorno de cerca de R$ 280 milhões em negócios.

Os 750 mil visitantes do evento puderam dispor de inúmeras atrações, dentre elas, o tão almejado sonho de dirigir uma Ferrari, que estava promovendo test-drive de sua máquina. Além dos muitos lançamentos que estiveram em

exposição, os “Super Carros” que atraem fãs do mundo todo, estiveram presentes entre as marcas expostas. Sonhos de consumo como Rollsroyces, Lamborghinis, Porches, Mercedes, Jaguar e Ferraris fizeram o público se comportar como criança

em uma loja de brinquedos. O empresário Daniel Correa aproveitou estava de passagem pela capital paulista e aproveitou para visitar o evento. “Quando soube que o Salão ia coincidir com minha estadia na cidade, não pude deixar de vir. Agora estou com uma enorme indecisão sobre

o meu próximo modelo”, afirmou o empresário.

DESTAQUES Um dos pontos fortes do 28º Salão do Automóvel

de São Paulo, foi o significativo crescimento no

Daniel Correa - Empresário

““Quando soube que o Salão ia coincidir com minha estadia na cidade, não pude deixar de vir. Agora estou com uma enorme indecisão sobre o meu próximo modelo.”

AUTOmÓveiS

Page 73: Revista ALVO ed 20

73Revista alvo - Edição 20

número de mulheres circulando pelo evento. Além das mais de 120 modelos que acompanhavam os carros com sorrisos e charme, encantando o público masculino, outras 200 mil mulheres passaram pela feira visitando os 84 expositores de 11 países diferentes, contabilizando cerca de 25% do público. Isso é reflexo dos novos tempos. Na opinião da Doutora Rosângella Bier “acabou essa história de que carro é coisa de homem. Eu tenho três na garagem de casa e já estou aqui de olho em cada coisa linda que nem sei onde vou colocar”, brinca. Outro destaque foi o stand da NISSAN, que encantou os espectadores ao apresentar o Kicks, seu mais novo modelo sport. Um crossover conceito da Nissan que está praticamente pronto para ser produzido. Ele foi baseado no Nissan Extrem, apresentado há dois

anos no próprio Salão de São Paulo mas, desta vez, a Nissan teve a clara intenção de deixar o modelo viável para produção. A Nissan trouxe ainda uma versão do March em homenagem às Olimpíadas do Rio 2016 e fez a avant-prémiere do Sedã Compacto

Versa, segundo modelo a ser produzido em Resende (RJ).

E para quem preferia um estilo mais off-road, a Jeep trouxe toda a liberdade e espírito de aventura sobre 4 rodas com seus modelos Renegade, que além de estarem dispostos no estande, também possuíam um espaço alternativo

para test-drive na área externa do evento. Quem também marcou presença foi a HotWheels, que expôs suas miniaturas de modelos históricos de sua linha para os visitantes do estande de 105 metros quadrados.

Rosângella Bier - Médica

““Acabou essa história de que carro é coisa de homem. Eu tenho 3 na garagem de casa e já estou aqui de olho em cada coisa linda, que nem sei onde vou colocar.”

“A marca Nissan, como sempre, trouxe ao Salão do Automóvel muitas inovações e tendências para o mercado.”

Page 74: Revista ALVO ed 20

74 Revista alvo - Edição 20

SUCESSO Entre as novidades do Salão do Automóvel

2014, estava a forte presença da interatividade com redes sociais e o ambiente on-line. Somente no Facebook, foram 230 mil fãs que conseguiram adquirir ingressos antecipados com até 30% de desconto. Estades de fotos sugerindo hashtags do evento eram encontrados em todos os cantos. Mas não é só de carros que se faz uma feira desse porte. Atrações musicais diversas, entre músicos famosos e Djs, alegraram os visitantes do evento, que também dispuseram de simuladores virtuais ultra realísticos de pilotagem, um jogo oficial da Stock Car, que além de divertir o público , também oferecia ao participante a possibilidade de ganhar uma viagem, com tudo pago, para assistir à final da Stock Car em Curitiba (PR) com um acompanhante, e um espaço dedicado exclusivamente ao herói nacional, Ayrton Senna, que exibia 20 capacetes customizados por celebridades em homenagem aos 20 anos do legado do piloto.

AUTOmÓveiS

Page 75: Revista ALVO ed 20

75Revista alvo - Edição 20

Page 76: Revista ALVO ed 20

76 Revista alvo - Edição 20

Nos próximos anos, o estado do Pará deverá receber quatro novos empreendimentos, dois deles na região metropolitana de Belém que já possui quatro empreendimentos do tipo. Castanhal e Paragominas também estão na

l ista de municípios paraenses com shoppings em construção.

Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping Centers (ALSHOP), no final de 2012, apontou que cerca de 157 shoppings estavam em construção em todo o Brasil. A maioria deles tinha a previsão de inauguração para meados de 2015, totalizando 28 mil novas lojas e investimentos superior a R$ 8 bilhões. Cerca de 10% destes empreendimentos estão localizados na Região Norte. No Pará, atualmente, temos pelo menos quatro novos empreendimentos em construção, dois na Região Metropolitana de Belém, um em Castanhal e outro em Paragominas. Estes empreendimentos, juntos, devem geram quase 10 mil novos empregos.

Os números apontam um expressivo crescimento no setor de shopping centers em todo o Brasil. Para se ter uma ideia, o primeiro shopping center no Brasil foi inaugurado em 1966. Treze anos depois, o Brasil só possuía mais seis empreendimentos do tipo. Hoje, quase 50 anos depois, são mais de 500. Até 2006, o número de shoppings no Brasil era de aproximadamente 350. Entre 2007 e 2013 o número saltou para 497, um crescimento de quase 50%.

Atualmente, Belém possui quatro grandes empreendimentos distribuídos em bairros como Batista Campos, Reduto, Parque Verde e Castanheira. Esses empreendimentos geram hoje mais de 10 mil

ShOPPiNG CeNTerS em exPANSãO NO eSTAdO

por Adriana Pereirafotos: marco Nascimento e divulgação

NeGÓCiOS

Page 77: Revista ALVO ed 20

77Revista alvo - Edição 20

empregos. Dois deles completaram, em 2013, 20 anos de atividades na cidade e foram responsáveis pela mudança de comportamento do mercado consumidor paraense em relação à atividade varejista. Nos anos de 2009 e 2012, foram inaugurados dois outros shoppings na capital, o que começou a chamar a atenção de investidores e consumidores.

INVESTIMENTOSSegundo a Federação das

Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), até 2016, o estado do Pará deverá receber mais de R$ 130 bilhões em investimentos, gerando cerca de 140 mil empregos. Este cenário tem chamado a atenção de diversos grupos como o capixaba Sá Cavalcante, que já começou as obras do Shopping Metrópole, em Ananindeua. “Cada empreendimento é concebido a partir das particularidades regionais onde estão inseridos e os números apresentados pela FIEPA projetam para o estado do Pará um dos maiores crescimentos nacional neste período”, analisa o presidente da Sá Cavalcante Shopping Center, Leonardo de Sá Cavalcante. Com mais de 71.100 m² de Área Bruta Locável (ABL) – área de lojas - e um total de R$ 340 milhões em investimentos, o Shopping Metrópole estará localizado bem no entorno do viaduto do Coqueiro, na BR-316 e terá mais de 260 operações entre lojas, supermercado e lazer. O projeto prevê ainda a construção de três torres comerciais.

Na fase de construção, o Shopping Metrópole deverá empregar 1.200 pessoas, já em operação serão 4 mil empregos diretos e outros 12 mil indiretos.

Também em Belém, na Avenida Centenário, segue em reta final a construção do Shopping Bosque Grão-Pará, do Grupo Jereissati Centros Comerciais. Com

45 mil m2 de área bruta locável, o empreendimento terá uma característica que chama a atenção: um número considerável de lojistas operarão uma loja em shopping center pela primeira vez, sendo que alguns deles terão no shopping sua primeira operação de varejo. “Enquanto alguns setores apresentam números modestos de crescimento, os shopping centers continuam a mostrar a força do varejo brasileiro (o crescimento das vendas em shopping centers deverá ser de 8,5% - Fonte Abrasce). A pouca disponibilidade de tempo, a sensação da insegurança, o deslocamento cada vez mais difícil e outros fatores, tem levado cada vez mais pessoas para dentro dos

shopping centers”, comenta o Superintendente do empreendimento, Antonio Carlos Maziviero, que também garante que o “Bosque Grão-Pará está focado na perspectiva de levar ao seu público não somente um dos empreendimentos mais bonitos da Região Norte,

Antonio carlos Maziv iero

““Enquanto alguns setores apresentam números modestos de crescimento, os shopping centers continuam a mostrar a força do varejo brasileiro.”

Page 78: Revista ALVO ed 20

78 Revista alvo - Edição 20

mas também um dos mais completos, com atividades voltadas ao lazer como nenhum outro empreendimento da região”.

Cassius Martins e Ana Paula Alcântara já possuem um salão de beleza no bairro do Umarizal e agora partem para uma nova operação. Desta vez, dentro do Shopping Bosque Grão-Pará. A expectativa é de crescimento “Tínhamos dentro do nosso planejamento a abertura de um nova unidade em outra cidade. Mas com a apresentação do projeto do shopping, não tivemos dúvidas e aceitamos a proposta. É uma área de Belém carente em serviços como o nosso e outros serviços. O objetivo é crescer junto com a região e com o empreendimento, para assim dar continuidade ao nosso plano de crescimento”, pontua Cassius. Já o casal Larissa e Ricardo Coelho, e a empresária Nassandra Lima estão estreando no varejo. Larissa e Ricardo levarão para o mix do novo empreendimento o Bee Baboo, um parque infantil voltado para crianças de 0 a 9 anos, com um conceito diferenciado do que já é apresentado hoje em dia. “Há mais ou menos 5 anos que estávamos procurando um ponto que oferecesse segurança e acessibilidade para o nosso tipo de negócio e o shopping se apresentou com um local ideal. Foi um casamento perfeito”, comenta Larissa. Nassandra também prepara uma novidade para a cidade. A Nana Pet será a primeira boutique pet de Belém. “Não seremos um PetShop. Vamos oferecer roupas e acessórios para animais de estimação. Tudo dentro das últimas tendências de moda”, adianta a empresária. O Shopping Bosque Grão-Pará abre as suas portas no dia 4 de agosto.

INTERIORA incidência destes empreendimentos no

interior também é um fator que comprova o grande crescimento do segmento em todo o Brasil. Em 2014, pela primeira vez, o número de shoppings centers fora das capitais superou os empreendimentos localizados nos grandes

centros. 51% deles não estão nas capitais.

No Pará, esta proporção ainda é favorável para capital, mas a diferença deve ser amenizada em um futuro bem próximo. Em maio de 2013 foi inaugurado o Shopping Pátio Marabá, levando para o sul e sudeste do estado um novo conceito de consumo e lazer. O empreendimento, com mais de 32.500 m² de ABL, surgiu da união do Grupo Leolar, de Marabá (PA), e Dan-Hebert Participações, de Brasília (DF). Com investimento total de R$ 300 milhões, o Shopping Pátio Marabá inaugurou o conceito de empreendimentos multiuso no estado do Pará e deve inaugurar em breve duas torres comerciais já previstas no projeto inicial. Hoje, o empreendimento já emprega mais de 3 mil pessoas. Antes do Shopping Pátio Marabá, os dois únicos

representante do segmento de shopping center na região era o Shopping Verdes Mares, pequeno empreendimento localizado em Marabá, e o Partage Shopping Parauapebas (ex-Unique), inaugurado em 2011 com 14.500 m² de ABL.

No oeste do estado, em Santarém, o Grupo Franere/Mr. Malls (MA) inaugurou, no fim de 2014, o Shopping Rio Tapajós, que teve investimentos na ordem de R$ 90 milhões. O shopping tem

NeGÓCiOS

Superintendente do Shopping Grão-Pará e lojistas do empreendimento.

Larissa e Ricardo Coelho - Empresários

““Há mais ou menos 5 anos que estávamos procurando um ponto que oferecesse segurança e acessibilidade para o nosso tipo de negócio e o shopping se apresentou com um local ideal. Foi um casamento perfeito.”

Page 79: Revista ALVO ed 20

79Revista alvo - Edição 20

Shopping Pátio BelémInaugurado em outubro de 1993 com o nome Iguatemi Belém, o shopping foi o primeiro empreendimento deste porte na cidade e foi responsável pela mudança de comportamento do consumidor e do mercado de varejo em Belém.

Castanheira Shopping CenterAinda em 1993, Belém ganhou outro centro de compras. Localizado às margens da BR-316, o Castanheira Shopping Center passou a atender a demanda de consumo também do município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.

Boulevard ShoppingBelém só ganhou seu terceiro shopping mais de 15 anos depois da inauguração dos dois primeiros. Em novembro de 2009, o Boulevard Shopping abriu suas portas na Avenida Visconde (Doca) de Souza Franco e deu início a onda de grandes investimentos em centro de compras no estado.

Parque ShoppingInaugurado em abril de 2012, o Parque Shopping ratificou a importância da Rodovia Augusto Montenegro no processo de desenvolvimento da cidade. Hoje, a área é uma das que mais cresce em Belém, recebendo investimentos em condomínios residenciais e outros empreendimentos de grande porte como grandes redes de lojas e supermercados.

Page 80: Revista ALVO ed 20

80 Revista alvo - Edição 20

148 lojas em 25 mil m² de ABL e gera quase 5 mil empregos diretos e indiretos. Hoje, a cidade também é atendida pelo Paraíso Shopping Center, pequeno empreendimento de 9.500 metros quadrados de área total e 92 operações entre lojas e praça de alimentação, além de 2 salas de cinema.

Já na região nordeste do estado, além de Belém e Ananindeua, as cidades de Castanhal e Paragominas também terão centros de compras nos próximos anos. O Grupo paraense MB Capital, por meio de sua divisão de shopping centers, prepara a inauguração do Shopping Paricá, em Paragominas e do Shopping Modelo, em Castanhal. Para o grupo, o mercado paraense não está saturado e o comércio de shopping centers na região norte atende proporcionalmente metade do percentual de compras do comércio geral, estatística que está de acordo com o cenário nacional. Já no interior, o cenário é ainda mais promissor pois as cidades estão crescendo e carecem deste tipo de equipamento, o amadurecimento da economia nestas cidades possibilitou a formatação de uma classe consumidora que até então tinha que se deslocar para outros centros na busca por estes serviços.

Em Paragominas, o Shopping Paricá terá 115 lojas e um hipermercado, além de cinemas, restaurantes, parque infantil e estacionamento com mil vagas. O empreendimento se localizará às margens do principal ponto turístico da cidade, o Lago Verde, e terá 33 mil metros quadrados de área construída e 18 mil de ABL para atender cerca de meio milhão de consumidores

em uma região formada pelos 10 municípios no entorno da cidade. Seus investidores trabalham para que o empreendimento seja o primeiro shopping center da Amazônia a obter o selo LEED, uma certificação internacional de construção sustentável.

O Shopping Modelo, de Castanhal, tem um investimento de aproximadamente R$ 180 milhões, o que possibilitará um empreendimento com 20 mil metros quadrados de ABL para a operação de 115 lojas entre hipermercados, cinemas e praça de alimentação, além de 1.100 vagas de garagem. Na geração de empregos, estima-se pelo menos mil vagas diretas durante a construção e duas mil quando em funcionamento.

SHOPPINGS DE BAIRROAlém dos grandes empreendimentos já em

operação, Belém conta ainda com centros de compras de pequeno porte como o IT Center, no bairro da Sacramenta. Outros empreendimentos deste tipo devem surgir na cidade nos próximos anos. São os chamados Shoppings de Bairro. Um deles, o Shopping Pinheiro, já está em pleno funcionamento no distrito de Icoaraci. Ainda estima-se outros empreendimentos deste tipo em diversos bairros de Belém. O mais novo shopping center de Belém deve surgir no bairro de Sã Brás, em uma área na José Bonifácio, onde funcionava a antiga Belauto Automóveis.

NeGÓCiOS

Page 81: Revista ALVO ed 20

81Revista alvo - Edição 20

Page 82: Revista ALVO ed 20

82 Revista alvo - Edição 20

Primeiramente, é importante dizer que não existe a P. Sherman 42, Wallaby Way, Sydney. O endereço mundialmente famoso e repetido à exaustão na animação “Procurando Nemo” é fictício, criado unicamente para o longa. mas não desanimem, a cidade tem como cenário

belas praias e um povo bastante acolhedor. vale a pena conhecer

por Adriana Pereira

A Oceania é o segundo menor continente do planeta em extensão e número de habitantes, só perde para a Artártida. Mas como tamanho não é documento, é exatamente lá que está localizada a cidade de Sydney. Jovem, com um pouco mais de 200 anos, a capital do estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, é a cidade mais populosa de todo o continente, com quase 5 milhões de habitantes. Exuberante de ponta a ponta, não à toa, ela é conhecida como a pérola australiana e reúne cartões postais como a Harbour Bridge e a Opera House.

HISTÓRIA

O capitão James Cook foi o primeiro europeu a alcançar a região de Sydney, em 29 de Abril de 1770. Ele procurava um lugar para enviar condenados britânicos. Foi, então, que a região foi escolhida para abrigar uma colônia penal. Os condenados para lá enviados construíram ruas, pontes, cais, edifícios públicos e,

já em 1822, a cidade já possuía bancos, mercados, policiamento e vias públicas bem estabelecidas. A industrialização no final do século XIX, e a construção de linhas de trens ligando Sydney ao interior, atraiu ainda mais gente à cidade e, no início do século XX, a cidade já tinha mais de um milhão de habitantes.

Localizada em uma área de clima subtropical úmido, lá o inverno é moderado, com temperatura média de 12°C. Embora a temperatura na área central raramente caia abaixo de 10 °C no inverno, em subúrbios mais afastados e próximos das montanhas a oeste (Montanhas Azuis), como Penrith e Campbelltown, temperaturas próximas a zero ou mesmo negativas são comuns. O verão é quente, com média de 23 °C, contudo, em alguns dias a temperatura ultrapassa os 40 °C.

Quem já esteve por lá garante que é um lugar inesquecível. Em junho de 2013, a social media Amanda Pinho visitou e se encantou com a cidade. Foram poucos dias para desbravar alguns dos principais lugares da

sidney TUriSmO

P. S H E R M A N 4 2 , W A L L A B Y W A Y .

Page 83: Revista ALVO ed 20

83Revista alvo - Edição 20

Page 84: Revista ALVO ed 20

84 Revista alvo - Edição 20

região, o suficiente para ter uma ótima impressão do local. “Estive lá no começo do inverno, então o clima foi algo que chamou a minha atenção. O primeiro dia foi bem chuvoso e a vegetação seca embelezava as ruas. No segundo dia, no entanto, mesmo com o frio, o sol abriu e finalmente pude aproveitar a costa leste”, lembra. Sobre os lugares mais legais para um turista visitar. Amanda descreve: “Sem dúvida, o entorno da Circular Quay - a baía, os bares, os restaurantes, as lanchonetes e a icônica Opera House são um encanto para os olhos, para o paladar e para a alma”, conta. Se começou a bater a vontade de visitar Sydney, então aproveita mais essa dica da social media: “É difícil de descrever o momento. Assisti a um pôr-do-sol incrível do Opera Bar (@operabarsydney) que fica ainda nos domínios do próprio Opera, às margens da baía, com direito a música ao vivo, a Habour Bridge à distância e um menu que não era caro, levando em consideração a vista privilegiada que eu tinha diante de mim. Porém, se você quiser e puder desfrutar de algo mais luxuoso, a dica é o Quay, do outro lado da baía (@quayrestaurant)”, continua. Outro passeio legal, de acordo com Amanda, é conhecer as

praias da cidade. “A que eu achei mais legal foi a Manly Beach. Para chegar até lá, é preciso pegar uma ferry que sai justamente do Circular Quay e te proporciona uma nova visão da Opera House. Indescritível”, relata.

ARRUME AS MALAS

Sydney é um lugar incrível, com muitas atrações turísticas, parques e infinitas praias. Se você ficou

com vontade de encarar o passeio, além de precisar se acostumar com o fuso horário local – que é 13 horas à frente do horário de Brasília – pode anotar as dicas da jornalista Mayara Tavares Cardoso de Albuquerque, que voltou da região em julho de 2014.

1) O bairro Circular Quay. É lá que estão a Sydney Harbour Bridge e o Opera House. Na Opera House há opções de restaurantes com

uma vista sensacional de Sydney. Você pode ainda conhecer a Opera House por dentro, seja assistindo a um espetáculo – o que eu recomendo – ou fazendo o tour guiado durante o dia.

2) O Wild Life Sydney Zoo, onde você pode tirar aquela foto abraçada com um coala ou ao lado de um canguru, tão típicos da Austrália. Ao lado do zoo

Amanda Pinho - Social Media

Estive lá no começo do inverno, então o clima foi algo que chamou a minha atenção. O primeiro dia foi bem chuvoso e a vegetação seca embelezava as ruas. No segundo dia, no entanto, mesmo com o frio, o sol abriu e finalmente pude aproveitar a costa leste.”

TUriSmO

Page 85: Revista ALVO ed 20

85Revista alvo - Edição 20

fica também o Sea Life Sydney Aquarium, com arraias gigantes e tubarões. Também vale a visita.

3) O bairro Darling Harbour, principalmente à noite, é um destino imperdível! É um porto onde ficam diversos restaurantes, barzinhos e lojinhas de souvenir. A vista da cidade, cheia de luzes, deixa o local com uma vista sensacional.

4) Sydney é cheia de praias, mas minha recomendação seria Bondi Beach, a praia mais conhecida da cidade e onde foram filmados diversos filmes e séries como “Bondi Rescue”. Há ainda uma trilha chamada Bondi Coogee Coastal Walk que é uma caminhada de 6 km que beira o litoral entre a praia de Cooge e Bondi. O percurso é bem bonito e dura cerca e duas horas.

5) Royal Botanic Gardens. Um parque lindíssimo bem no centro da cidade. Dentro dele fica a Casa do Governo e o Conservatório de música de Sydney e do Mrs. Macquarie´s Point. É possível ter uma vista linda da Harbour Bridge e da Opera House. SABORES

Se você aprecia restaurantes e não pode deixar de experimentar as boas iguarias da cozinha, Mayara, fala sobre a experiência do menu em Sydney. “A comida na Austrália é um pouco parecida com a americana: muita fritura. Destaco o filé/frango schnitzel, que é uma carne/frango empanado com um molho por cima, à sua escolha, e o fish and chips, um peixe frito com batatas. Entretanto, em Sydney, você encontra todos os tipos de comida para todos os gostos ou mesmo comidas típicas de todos os lugares do mundo”, garante a jornalista.

Page 86: Revista ALVO ed 20

86 Revista alvo - Edição 20

e AÍ, vOCê é Um CidAdãO?Em um domingo destes, comecei a passear com minha esposa e filha na Praça da República. Era bem cedinho, as tradicionais barracas de artesanato ainda nem estavam funcionando. Os corredores cobertos por aquele fascinante túnel de centenárias mangueiras proporcionavam uma sombra maravilhosa. Apesar de estarmos na região central de Belém, sempre movimentada, tudo estava muito calmo e tranquilo. Chamou-me a atenção a calçada naquele momento, pela sua limpeza. Lembro-me que tinham vários garis, com os seus uniformes alaranjados, terminando o serviço de varredura, alguns já visivelmente cansados, provavelmente pela árdua jornada de trabalho. Ao dar um bom dia, aproveitei e indaguei por quanto tempo ali estavam, “desde às três da madrugada doutor.”, um deles me respondeu limpando o suor do rosto.

O tempo foi passando, minha esposa entretida com os artesanatos, fazendo compras e eu ali com minha filha no colo observando o despertar daquele domingo. Os vendedores tomando posto em suas barraquinhas e o calçadão que antes parecia uma exclusividade a minha família, agora passava a ser disputado ombro a ombro. O local já não era mais adequado para um passeio familiar, ainda mais com uma recém-nascida, foi aí que decidimos voltar. Em direção ao carro vi um cenário que muito me chocou, uma quantidade impressionante de lixo jogada na calçada, na grama, na sarjeta, enfim, em vários pontos da Praça. Já dentro do carro, sentado ao volante aguardando a minha esposa acomodar nossa filha na cadeirinha, notei aquele grupo alaranjado sentado debaixo de uma mangueira aproveitando a sombra, visivelmente exaustos. Alguns deitados recuperando a energia, outros simplesmente conversando. Foi nesse momento que vi aquele senhor, o mesmo que desejei um bom dia, provavelmente fazendo a mesma análise. Com certeza, no lugar dele me sentiria desrespeitado. Tanto esforço e nenhuma consideração, e o pior, a grande maioria dos transeuntes ali, ainda seriam capazes de taxá-los como preguiçosos.

Sempre é mais fácil cobrar, julgar e responsabilizar o outro, mas não podemos esquecer de que uma sociedade é formada por meio da parceria do poder público com os seus cidadãos, e que estes não possuem apenas direitos, mas também deveres. Neste caso, por exemplo, temos o direito de passear em uma praça limpa, porém, temos o dever de manter o espaço limpo e conservado também. Vamos refletir e tentar exercer a nossa cidadania para que tenhamos uma bela cidade.

mUiTO PArTiCUlAr

GUilherme meNdeSJornalista

EXCELENTE LOCALIZAÇÃO NA PEDREIRA

3244-265898224-1444

Page 87: Revista ALVO ed 20

EXCELENTE LOCALIZAÇÃO NA PEDREIRA

3244-265898224-1444

Page 88: Revista ALVO ed 20

88 Revista alvo - Edição 20

exerCiTANdO A SAúdeA prática de exercícios físicos aumentou de forma significativa nos últimos anos, assim como o número de academias e a quantidade de atividades alternativas. Para atrair mais público, as academias passaram a se renovar e inovar cada vez mais, trazendo para seus espaços modalidades diferentes, criativas e dinâmicas, que são perfeitas para aquelas pessoas que acham a musculação entediante.

Essas novas modalidades surgem de vários estilos, da dança à luta, do individual ao coletivo, atividades como a Zumba, o Ritmos e o Kangoo que são extremamente dinâmicas fazendo uma brincadeira entre a música e movimentos aeróbicos e trazem uma motivação especial ao dia a dia estressante, assim como o CrossFight que é uma modalidade que mistura movimentos de lutas e do treinamento funcional, tendo um incentivo à parte por professores que sabem bem como motivar seus alunos e cada aula chega a queimar até 400 calorias (ACHÔA, 2013).

Existem ainda aquelas atividades que todo mundo vê ou ouve falar, têm curiosidades mas não têm oportunidade como é o caso do SlackLine ou das atividades circenses que eram praticadas por grupos específicos de pessoas e agora estão invadindo as academias e conquistando os adeptos de um estilo ainda mais alternativo de prática esportiva.

Seja qual for a atividade escolhida é sempre bom fazer algo que seja agradável para si, para que a prática seja prazerosa e não uma obrigação, Segundo a Organização Mundial da Saúde, 150 minutos de atividades físicas por semana diminuem o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer de mama, câncer de colo e depressão, além de fortalecer os músculos, a estrutura óssea e melhorar a qualidade de vida.

ACelerAr

Essas novas modalidades surgem de vários estilos, da dança à luta, do individual ao coletivo, atividades como a Zumba, o Ritmos e o Kangoo que são extremamente dinâmicas fazendo uma brincadeira entre a música e movimentos aeróbicos e trazem uma motivação especial ao dia a dia estressante.”

AdriANO FAriASProfessor de Educação Física

Page 89: Revista ALVO ed 20

89Revista alvo - Edição 20

Page 90: Revista ALVO ed 20

90 Revista alvo - Edição 20

A Associação Amor de Patas ajuda animais de rua que vivem abandonados à própria sorte

por Catarina Barbosafotos: jefferson Ferreira

Lembro da primeira vez que levei um animal de rua pra casa. Eu tinha mais ou menos oito anos e, quando cheguei com aquele filhote de gato, minha avó surtou porque não era fã de bichos. Logo, a felicidade de ter levado um animal para casa foi interrompida, porque não me deixaram ficar com o gatinho e até hoje não sei o que aconteceu com ele.

Agora, com 30 anos, tenho um cachorro e sempre que posso ajudo animais de rua. Uma vez resgatei um animal que estava há mais de uma semana na frente de uma casa abandonada, na Dr.Moraes, em Belém. Recebi a denúncia por telefone e fui ao local. Quando cheguei, percebi que o cachorro estava preso e gritava desesperadamente. Quando finalmente conseguimos tirá-lo, pude notar a extensão do ferimento que ele tinha na barriga. Na clínica, a veterinária explicou que ele provavelmente estava sendo devorado por ratos, por entre as frestas

das tábuas da casa de madeira, e que o caso era muito complicado.

O Pirata – como o batizamos – morreu no dia seguinte. Era como se ele estivesse apenas esperando que o tirassem dali para morrer em paz. Só que ajudar o Pirata e outros animais é um trabalho que não consigo fazer sozinha. Resgatar um bicho saudável é uma coisa, mas um animal extremamente debilitado requer parceria e foi com esse propósito que eu e mais cinco voluntárias fundamos a Associação Amor de Patas.

O trabalho, desenvolvido por Anita Brasil (presidente), Catarina Barbosa (eu sou a vice-presidente), Aína Gorayeb, Elyne Santiago, Nathália Proença e Rebeca Amanajás, e por mais de 20 voluntárias, é feito de diversas maneiras: alguns animais são resgatados das ruas e ficam sob

A m i G U i N h O S d O P e i T O

reSPONSABilidAde SOCiAl

Page 91: Revista ALVO ed 20

91Revista alvo - Edição 20

nossa tutela até que sejam adotados. Em outros casos são custeadas – com verba de doações – o tratamento de animais de quem é de baixa renda ou até mesmo de rua, sendo que nesse último caso, quando não é possível a ONG acolher, eles ficam com pessoas intituladas “lar temporário” – que abrigam esses bichinhos até que eles sejam adotados; e há ainda o pedido por divulgação de animais desaparecidos ou maltratados.

A associação funciona como um trabalho qualquer. Há funções definidas entre os membros. As voluntárias responsáveis pelos animais tem que saber dos remédios, histórico de saúde e também os dias de levar o bichinho ao veterinário, sendo que elas também ficam responsáveis por fazer a entrevista dos interessados na adoção.

CASTRAÇÃO X FILHOTESClaro, é indiscutível que dez entre dez pessoas que

gostam de animais amam filhotes. Eles cheiram a leite, são fofinhos, engraçados e fáceis de levar pra cima e pra baixo, mas o ideal é que ao adotar, comprar ou ganhar um bichinho, você o castre. A prática é a única forma de impedir a superpopulação e ainda evita uma série de doenças que podem prejudicar seu pet.

A veterinária Cláudia Rufino explica, por exemplo, que o anticoncepcional comumente usado em fêmeas é uma verdadeira bomba de hormônios, que contribui severamente para o desenvolvimento de câncer. “O ideal é realizar a castração antes do primeiro cio da fêmea, o que acontece por volta dos cinco meses. Já o macho, a idade ideal é depois de um ano, seja cão ou gato”, defende.

Além da castração, são explicadas aos novos donos as obrigações da posse responsável, informações sobre os primeiros cuidados, vacinas e a importância da visita regular ao veterinário.

ADOTE!

Existem inúmeras formas de ajudar animais de rua e uma delas é adotar um animal. O publicitário Marco Antônio Braga fez a parte dele ao adotar a Margot, gatinha que tinha dois meses quando foi abandonada na porta do consultório da esposa dele. Resgatada muito magra e com verme – como quase todos os animais tirados das ruas – nos primeiros dias ela comia desesperadamente, mas rapidamente se acostumou com a nova casa e a comer calmamente. O publicitário conta, orgulhoso, que ela o escolheu como dono e é muito inteligente. “Ela é tão esperta que aprendeu a usar a areia de gatos de primeira. Ela também tem algumas manias como derrubar o sabonete líquido do banheiro social só pra ver ele fazer barulho ou pegar sol de manhã na sacada. Quando avalio, vejo que a minha vida e da minha esposa mudou pra melhor com a chegada da Margot”, afirma.

Só gratidão

Qual é o pagamento? “Gratidão”, responde Aína Gorayeb ao ser indagada sobre qual recompensa ela tem ao ser voluntária. Na associação, cada membro tem uma história especial com um animal, a dela foi com o Vitório, um cão

Marco Antônio Braga e a gatinha Margot.

Aína Gorayeb e Vitório.

Page 92: Revista ALVO ed 20

92 Revista alvo - Edição 20

que não possui o movimento das patas traseiras, devido a sequelas de uma doença. Por incrível que pareça, o Vitório tinha uma dona, que o abandonou quando ele mais precisava. As voluntárias se reuniram e decidiram, então, alugar um kitnet para poder tratá-lo.

Hoje, o Vitório tem um lar. Ele foi adotado por um senhor que o ama tanto quanto a voluntária. A cadeirinha de rodas que ele usa para passear foi feita pela Aína com a ajuda do pai. “No primeiro dia que ele usou a cadeira, ele correu nas ruas, sentindo o vento bater no focinho até cansar”, conta emocionada dizendo que esse foi um dos dias mais felizes de sua vida.

As voluntárias da associação ajudam muitos animais e você também pode fazer a sua parte: dar comida ou banho, fazer carinho ou garantir a castração daquele bichinho que perambula pela sua rua faz diferença. E a sua atitude pode até não salvar o mundo, mas vai mudar pra sempre a vida daquele bichinho, pode ter certeza.

Como ajudar a associação?Doando ração, material de limpeza,

camas, brinquedos, jornais, toalhas, coleiras, vasilhas, shampoo e sabonetes. Também são aceitos doação em dinheiro. Para mais informações, siga o Amor de Patas nas redes sociais:

Facebook.com/amordepatas1Instagram: @amordepatasE-mail: [email protected]

Quero ser voluntárioSer voluntário é muito gratificante, mas

requer tempo e dedicação. Hoje, antes de aceitar novos integrantes, é realizada uma reunião com as fundadoras a fim de explicar o funcionamento da ONG. Para saber mais é só enviar um e-mail para [email protected]

reSPONSABilidAde SOCiAl

Page 93: Revista ALVO ed 20

93Revista alvo - Edição 20

Page 94: Revista ALVO ed 20

94 Revista alvo - Edição 20

eveNTOS

No último dia de fevereiro, foi realizada no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, em Belém do Pará, a solenidade de posse do Sereníssimo Grão-Mestre do Pará Wagner Spindola de Ataíde e também do Grão-Mestre Adjunto Raimundo Magno Braga da Silva. O evento foi prestigiado por Grão-Mestres de todo o Brasil e de outros países, assim como por autoridades locais e imprensa.

POSSe dO NOvO GrãO-meSTre dA

mAçONAriA dO PArá

Wagner Spíndola de Ataíde - Sereníssimo Grão-Mestre do Pará.

fotos: Neto Maia

Page 95: Revista ALVO ed 20

95Revista alvo - Edição 20

Page 96: Revista ALVO ed 20

96 Revista alvo - Edição 20

Com o case “Futuro sustentável, apoiamos essa ideia”, o Centro Educacional Logos recebeu, em dezembro, o prêmio Top Socioambiental da Associação dos Dirigentes Vendas e Marketing do Brasil - Seção Pará (ADVBPA), que ocorreu no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia. A ação premiada teve a participação efetiva de professores e alunos da escola, que recolheram 1.025 sacolas plásticas e devolveram para o supermercado. O cliente entregava as sacolas e, em troca, recebia uma ecobag. Ao todo, foram distribuídas 396 ecobags na ação.

COléGiO lOGOS reCeBe PrêmiO TOP SOCiOAmBieNTAl POr CASe de SUCeSSO

Elba e Jair Magave - Diretores do Centro Educacional Logos

eveNTOS

Page 97: Revista ALVO ed 20

97Revista alvo - Edição 20

Page 98: Revista ALVO ed 20

98 Revista alvo - Edição 20

Pérolas do enem “No começo Vila Velha era muito atrazada mas com o tempo foi se sifilizando”.“Os Estados Unidos tem mais de 100.000 Km de estradas de ferro asfaltadas”“As estrelas servem para esclarecer a noite e não existem estrelas de dia porque o calor do sol queimaria elas”A vontade é de rir até lagrimar, mas quando se lembra que esse é o nível intelectual de quem também vai às urnas, certamente explica muita coisa.

veja bem...Bêbados, talvez, também estivessem os projetistas, marqueteiros, vendedores, diretores... da Hasbro, multinacional americana fabricante da massinha Play-Doh, quando desenharam e puseram no mercado esta pouco inocente “seringa para confeitar bolinhos”. Só faltou usar a coitada da Holly Aston como garota-propaganda.

muy amigosEnquanto uns e outros se preocupam com a liberalização do cigarro do capeta, o álcool (ou melhor, o excesso dele) continua aprontando das suas por aí.A foto é da britânica Holly Aston que, durante uma festa com amigos (da onça), prá lá de Bagdah, acabou fazendo uma tatuagem, digamos, fálica nas costas. O desenho conta inclusive com o gozado detalhe de uma gota projetada da glande.Especialistas afirmam que o desenhista deve ter se inspirado em Picasso.

r$ 1,99Complete a frase: Meu único critério pra contratar um fornecedor é o preço baixo. Sou um cliente muito ..................Só tenha um cuidado. A sua resposta pode ser a mesma do seu cliente.

lado ADepois de postar um selfie durante o banho com as três filhas, o casal gay Korndale e Kaleb Lewis conseguiu viralizar a imagem com milhares de curtidas e compartilhamentos e saltou do anonimato direto para uma campanha da gigante Nikon.No filme eles dizem como a foto aconteceu e falam um pouco sobre sua rotina diária, que não é nada diferente de uma família com um casal hétero.A Nikon contou uma bela história e, de quebra, contribuiu pra um mundo mais tolerante.

Fala pra mãeNão, não é uma montagem. Essa é a mais nova marmota que os gringos da terra do Tio Sam inventaram: barba colorida.Se o caro leitor gostou e está pensando em adotar o visual, a coluna sugere que mostre essa foto pra genitora e pergunte sua opinião. Mas lembre-se: mãe não se engana!

lAdO B

APOeNA AUGUSTOAdministrador de empresas

Seu mundo mais seguro

O Grupo Elite oferece o mais completo projeto de segurança para você, sua empresa ou residência.

Com 18 anos de experiência no mercado de segurança patrimonial, nossos projetos são desenvolvidos de acordo com a necessidade do cliente, empregando todos os recursos necessários

SEGURANÇA ARMADA, ELETRÔNICA, PATRIMONIAL, CONTROLE DE ACESSO, ESCOLTA ARMADA E

SEGURANÇA PESSOAL PRIVADA. para prestar o melhor serviço.

Presente em 143 municípios no Pará e também no Amapá, contamos com pro�ssionais treinados e credenciados junto aos órgãos o�ciais de �scalização. Com a Elite Segurança seu mundo �ca mais seguro.

Tel. 91 3204-5000 • www.eliteseguranca.com

DZ9

Page 99: Revista ALVO ed 20

99Revista alvo - Edição 20

Seu mundo mais seguro

O Grupo Elite oferece o mais completo projeto de segurança para você, sua empresa ou residência.

Com 18 anos de experiência no mercado de segurança patrimonial, nossos projetos são desenvolvidos de acordo com a necessidade do cliente, empregando todos os recursos necessários

SEGURANÇA ARMADA, ELETRÔNICA, PATRIMONIAL, CONTROLE DE ACESSO, ESCOLTA ARMADA E

SEGURANÇA PESSOAL PRIVADA. para prestar o melhor serviço.

Presente em 143 municípios no Pará e também no Amapá, contamos com pro�ssionais treinados e credenciados junto aos órgãos o�ciais de �scalização. Com a Elite Segurança seu mundo �ca mais seguro.

Tel. 91 3204-5000 • www.eliteseguranca.com

DZ9

Page 100: Revista ALVO ed 20

100 Revista alvo - Edição 20