rotary 111 anos servindo - rotary4610.org.br · os textos e artigos são de responsabilidade de...

28
COMUNICADO MENSAL Página 7 Mensagem do Governador Eleito Distrito 4610 | São Paulo - Brasil - Edição 08 | Fevereiro 2016 Página 6 Reunião do Colégio de Governadores Brasileiros 111 anos do Rotary Página 10 ROTARY 111 ANOS SERVINDO UM PRESENTE PARA O MUNDO

Upload: dangdiep

Post on 10-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

COMUNICADO MENSAL

Página

7 Mensagem do Governador Eleito

Distrito 4610 | São Paulo - Brasil - Edição 08 | Fevereiro 2016

Página

6 Reunião do Colégio de Governadores Brasileiros

111 anos do Rotary

Página

10

ROTARY 111 ANOS SERVINDOUM PRESENTE PARA O MUNDO

Comunicado Mensal • 08 | Fevereiro/20162

EXPEDIENTE

Comissão Distrital de Imagem PúblicaAparecido Rodrigues de Souza - RC de Jandira

ConselheiraGov. Ligeia Benícia de A. StivaninRotary Club de Cotia Granja Viana

MembrosEunice Farias Rossoni - RCSP Bom RetiroMaria Fernanda A. Guimarães - RC Stna Parnaíba C. HistóricoSergio de Castro - RCSP OesteZilda Bum Calencautcy - RCSP Bom Retiro

Projeto Gráfico, Diagramação e Revisão: Spar Comunicação (www.spar.com.br)

EDITORIAL:

O Distrito 4610 conta com meios de comunicação que atualizam os clubes sobre o que acontece no mundo rotário. Através de seu site, Boletim Informativo Semanal (BIS) e Comunicado Mensal, publica avisos e matérias e divulga campanhas e atividades dos clubes. São relatos de acontecimentos realizados pelos clubes em benefício à comunidade ou do programa de intercâmbio de jovens.

Para participar envie um email com texto em Word (anexado), com nome completo do seu clube, data e local em que foram realizadas as ações noticiadas, para [email protected]. É preciso enviar o nome completo da entidade beneficiada (se for o caso), com um breve relato sobre o projeto ou ação, expli-cando sua importância junto à comunidade. Além disso, incluir os nomes dos parceiros (se for o caso), e foto digital (em alta resolução, anexada ao email

Rotary InternationalDistrito 4610

Av. Higienópolis, 996 - 5º andar - sala [email protected] +55 (11) 3667-7479

Governadora 2015-16 do Distrito 4610Ligeia Benícia de A. Stivanin | Rotary Club de Cotia Granja Viana

Presidente 2015-16 Rotary International K.R. “Ravi” Ravindran | Rotary Club de Colombo, Sri Lanka

Diretor 2015-17 Rotary InternationalJosé Ubiracy Silva | Rotary Club Recife, Brasil, Distrito 4500

Os textos e artigos são de responsabilidade de seus autores. Os demais são de responsabilidade da redação do D. 4610

como arquivo). As fotos tiradas de celulares precisam ter no mínimo 3MPx. Para foto de grupo de até seis pessoas, mencione nome e sobrenome de cada um, da esquerda para a direita. A notícia não poderá ultrapassar 20 linhas de texto. Informe nome e te-lefone de contato do remetente no caso de dúvida.

Sobre o uso e a publicação de textos e imagens: O clube colaborador deve aceitar e se responsabilizar pela autoria e originalidade do material enviado, bem como pela autorização de terceiros citados ou constantes nas fotos. Para melhor leitura, a equipe de comunicação dá-se o direito de condensar ou adaptar textos e imagens a serem publicadas bem como de não publicar todas as notícias recebidas, por motivo de espaço ou interesse da notícia. Estamos esperando para ver seu clube dando o que falar!

0304050607

19

10

20232426

MENSAGEM DO PRESIDENTE RI

111 ANOS DO ROTARY RELATÓRIO DE FREQUÊNCIA

MENSAGEM DO DIRETOR RI

MENSAGEM DA GOVERNADORA

MENSAGEM DO GOVERNADOR ELEITO

REUNIÃO DO COLÉGIO DE GOVERNADORES BRASILEIROS

1812 ABTRF - PROGRAMA

SEGURO SOLIDÁRIO

RESPONSABILIDADE DIGITAL

HOMENAGENS

NOTICIÁRIO

1º GP ROTARY EMPRESARIAL DE KARTROTARY CLUB DE ITAPEVI AÇÃO SOLIDÁRIA

Fevereiro /2016 | 08 • Comunicado Mensal 33

MENSAGEM DO PRESIDENTE

K.R. “Ravi” RavindranPresidente 2015-16

Ao viajar a serviço do Rotary, você tem uma perspectiva diferente e um novo senso de propósito.

“”

Na vida, as experiências mais importantes são, às vezes, as mais breves. Elas passam num piscar de olhos. Duram dias, horas, momentos. São estas experiências que ficam na nossa memória e continuam vivas mesmo depois de anos. Nestes momentos, vemos algo que não tínhamos percebido antes, entendemos algo que não havíamos compre-endido e criamos vínculos que não esperávamos.Para mim, este ano está sendo completamente diferente de tudo o que já vivi. Viajei pelo mundo e conheci diversos países e conti-nentes. Fui a lugares que jamais havia visitado e retornei a locais já conhecidos para enxergá-los, pela primeira vez, sob a ótica rotária.

Ao viajar a serviço do Rotary, você tem uma perspectiva diferente e um novo senso de propósito. Você se sente parte de algo muito maior do que si mesmo. Quando você sai de casa de madrugada ou embarca em um avião ou trem rumo a terras desconheci-das, você tem certeza de que não encontrará estranhos no seu destino final. Você sabe que haverá rotarianos, trabalho a ser feito, coisas a aprender e, talvez, algo a ensinar. Haverá a possibilidade de estabelecer contatos, fazer amizades e criar memórias para a vida inteira.

Este ano, como viajante, fui recebido por rotarianos do mundo todo. Daqui a alguns meses, de 28 de maio a 1º de junho, convido você a fazer parte da minha expe-riência e viajar à Coreia do Sul para a nossa 107ª Convenção.

Os coreanos têm o seguinte ditado: “Quando uma pessoa nascer, mande-a para Seul”. A ci-dade é um destino maravilhoso, com ricas tradições, conveniên-cias modernas e cultura única. Mas eu peço que se junte a mim não apenas pelo turismo, mas pe-las experiências que terá com ou-tros rotarianos.

Por um curto período, você verá o Rotary como eu o tenho visto, co-nhecendo toda a sua diversidade, hospitalidade e potencial. Você será recebido como um velho amigo por pessoas que nunca viu antes, compartilhará suas ideias mesmo não falando o idioma, conhecerá as conquistas do Rotary e sairá de lá inspirado a ir ainda mais além.Antes do final deste ano rotário, faça o que eu fiz: deixe sua casa, embarque em uma nova aventura rumo ao desconhecido, confiante de que o Rotary irá recebê-lo de braços abertos. Junte-se a mim e a outros companheiros para conhecer a Coreia e se conectar com o mundo!

ABTRF - PROGRAMA SEGURO SOLIDÁRIO

Comunicado Mensal • 08 | Fevereiro/20164

ESTAMOS DIANTE DE UM CENÁRIO DESAFIADOR

MENSAGEM DO DIRETOR RI

José UbiracyDiretor do Rotary International 2015-17

Nossa área de atuação está concentrada nas comunidades, principalmente as carentes que habitam o entorno dos nossos clubes de Rotary. Situam-se em pequenas cidades, muitas delas desprovidas das condi-ções mínimas de sobrevivên-cia, não apenas no Brasil, mas em países vizinhos da América Latina. É com este sentimento que manifesto a minha preo-cupação pelo fato de evidenciar que o nosso potencial de servir não está sendo devidamente explorado.

Para uma avaliação aprofundada deste cenário desafiador estamos convocando todos os nossos Governadores 2015-2016 para uma próxima reunião, em São Paulo, dias 15 e 16 de fevereiro. Com esse mesmo objetivo reuni-me com o Colégio de Diretores, um en-contro recente, extremamente produtivo.

Também mantive reunião com os nossos Coordenadores para analisar vários problemas, e constatar um nível de

frequência comprometedor na maioria dos clubes. Isso, aliado à falta de motivação para o trabalho que compete aos rotarianos rea-lizar, com mais afinco e entusias- mo, o que não vem acontecendo.

As carências humanas são muitas, desde a crise de água, as precárias condições de saúde pública, a falta de alimentação básica, o desamparo dos idosos e crianças, muitas delas entre-gues à própria sorte.

É nesse cenário desafiador em que o Rotary precisa atuar para que possamos demonstrar a nossa fraternidade e o nosso apoio levando um pouco de bem-estar a essas parcelas carentes da humanidade.

No momento, ocorrências de alta relevância levam-nos a chamar a atenção de todos os clubes e distritos para ações sociais, em caráter de emergência, que pre-cisam ser tomadas. Precisamos acompanhar e atuar de perto sobre os efeitos pernicio-sos do mosquito Aedes Aegypti, que se expande e transmite doenças graves como dengue, chikungunya e zika, responsável pela microcefalia em milhares de crianças brasileiras.

Outro grande problema de cunho social requer nossa participação. É urgente a presença do Rotary para amenizar os efeitos da maior

catástrofe ambiental do Brasil, ocorrida em Mariana-MG, e seus reflexos em suas comunidades carentes e desassistidas. Há um campo vasto para ações dos nossos clubes.

Finalmente, uma notícia relevante: O presidente da ABPH - Asso-ciação Brasileira de Portadores de Hepatite, médico Rotariano Hum-berto Silva, estará em São Paulo, dia 15 de fevereiro, apresentando aos Governadores Distritais o pro-jeto de Prevenção e Tratamento da HEPATITE, uma iniciativa de grande impacto no campo da Saúde. Dr. Humberto estará na Conferên- cia Presidencial, em Cannes (França), dia19 de fevereiro, ao lado do ex-governdor, Dr. Nadir Zacarias, fazendo a mesma apre-sentação. Ele pretende disponibilizar a doação de 1milhão de kits a serem usados para detectar a HEPATITE “C”. Será mais uma forma do Rotary marcar presença e se envolver, em nível mais abrangente.

Que Deus nos inspire a todos deste imenso país para que impulsio-nados pelos desafios que nos esperam possamos concretizar as ações benfazejas do Rotary, na certeza de que estaremos cumprindo os propósitos e as metas do presidente Ravi, sem esquecer, todavia, as ações da Pólio Plus.

Fevereiro /2016 | 08 • Comunicado Mensal 55

Ligeia B. de Almeida StivaninGovernadora 2015-16

MENSAGEM DA GOVERNADORA

Neste mês de fevereiro, mês do ani-versário de nossa secular instituição, uma das mais prestigiosas do se-tor, com 111 anos de trabalhos em prol da humanidade tivemos várias comemorações pelos Rotary Clubs do Distrito 4610, registrados neste Comunicado Mensal. Para comple-tarmos outro século de existência precisamos trabalhar a tolerância, a amizade, o companheirismo e princi-palmente, saber trabalhar em equipe.Cada um de nós que aceitou um car-go na gestão 2015-16 deve saber que a importância do bom desempe-nho das funções do cargo de todos nós, líderes, irá determinar o anda-mento das ações do clube e do distri-to Todos somente terão sucesso se estiverem engajados com o mesmo objetivo! Mas como formar boas equipes e conseguir resultados surpreenden-tes?Ter empatia com os companheiros, colocar-se no lugar do outro, reco-nhecer seu compromisso com seus parceiros e com as expectativas de-positadas em cada um, buscando sempre resultados que contribuam para o sucesso. Uma equipe moti-vada se resume em colaboradores satisfeitos, comprometidos com o ideal de servir, e principalmente em ambiente harmonioso.Uma organização como o Rotary valoriza mais a gestão de pessoas, reconhecendo a importância que as

mesmas têm sobre os resultados e algumas delas investindo em trei-namentos( seminários, workshops, fóruns, palestras, entre outros), que conscientizem o rotariano sobre o relacionamento interpessoal, fazen-do a diferença em quaisquer ativida-des que a equipe vir a executar.

É mais do que necessário que todos os rotarianos saibam também o seu papel no distrito, pois assim é pos-sível evitar conflitos que venham aparecer nos relacionamentos no dia-a-dia, pois na prática, o traba-lho em equipe se torna muito difícil, devido aos diversos tipos de perso-nalidade, que se não souberem lidar com as diferenças, atrapalharão na busca por resultados. Cada um deve aceitar a diversidade que existe no Rotary e somar diferenças e seme-lhanças em busca de resultados po-sitivos, obedecendo hierarquias!

Orientar-se pela Prova Quádrupla auxilia muito para que os líderes se respeitem se integrem mais na re-alização de tarefas. “A Prova Quá-drupla foi adotada pelo Rotary em l943, tendo sido traduzida para mais de cem idiomas e reproduzida em centenas de lugares diferentes. As perguntas da Prova Quádrupla de-vem ser de conhecimento de todos os rotarianos, e por eles obedecidas. Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos: 1) É a VERDADE? 2) É JUS-TO para todos os interessados? 3) Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES? 4) Será BENÉFICO para todos os interessados? Lembrando que pessoas de bom--senso, que têm empatia e facilida-de de relacionamento, conseguem

fazer com que o trabalho em equipe não seja somente em sua área, mas acaba conscientizando indiretamen-te outros companheiros, fazendo que o ambiente no Rotary seja har-mônico e todos trabalhem em con-junto, garantindo assim sucesso em todas as ações realizadas, em todos os Rotary Clubs e Distrito.

Portanto, a chave para atingir o su-cesso em equipe, é conscientizar-se sobre o trabalho em conjunto, e o trabalho e responsabilidade indivi-duais, colocando -se no lugar dos companheiros de trabalho. Compre-ender que, para crescer, necessita--se ter um aprendizado contínuo!

Procurar abrir o leque de informa-ções voltadas a relacionamentos interpessoais, gestão de pessoas, porque o Rotary valoriza as pessoas que saibam ser flexíveis e que com-preendam o sentido de trabalhar em equipe, o comprometimento e a responsabilidade com os projetos e programas rotários.

No próximo mês de março, em ho-menagem à mulher lançamos uma Campanha :” Dê um presente para o Rotary! Coloque uma mulher no seu clube neste mês”! Cada Rotary Club se compromete em admitir uma mulher ou mais no seu quadro as-sociativo no mês de março e assim teremos um crescimento no quadro total.

Nossa ideia levou o Diretor Bira a criar a Campanha “Benditas Mulhe-res” para os oito países da América do Sul onde ele é diretor.

Comunicado Mensal • 08 | Fevereiro/20166

REUNIÃO DO COLÉGIO DE GOVERNADORES BRASILEIROS

O encontro envolvendo os atuais 38 governadores do Rotary International no Brasil, nas dependências do Colégio Rio Branco, em São Paulo, promoveu uma conversa franca, objetiva e direta da experiên- cia que os dirigentes rotários estão tendo nos sete meses de administração. “Considerei válido o que disseram e principalmente as alternativas que buscaram para resolverem questões administrativas”, elogiou o Diretor do Rotary International, o empresário José Ubiracy Silva, associado do Rotary Club do Recife, Distrito 4500 do Rotary International, que promoveu o encontro. “É preciso conhecer as dificuldades que estão passando, e as soluções que encontraram”, enfatizou o dirigente rotário responsável pelos paísesda América do Sul.

As dificuldades são semelhantes e de há muitos anos, como retenção de associados, admissão de novos integrantes nos clubes, captação de recursos para a Fundação Rotária, entre outros temas como: desconhecimento das normas, situação financeira e acesso ao portal eletrônico. “O interessante é que cada um mostrou onde foi difícil e como buscou a solução, mesmo que momentânea”, elogiou José Ubiracy Silva que mostrou a importância de se avaliar a gestão antes do final, para que haja possi-bilidade de se alcançar os objetivos definidos.Da mesma forma que os governadores estão fazendo essa avaliação, os presidentes dos clubes rotários também devem avaliar o que já foi feito e o que resta ainda a ser realizado”, comentou ao apontar pontos de análise como: retenção de associados, ingresso de mulheres nos clubes rotários, utilização do Rotary Club Central no portal eletrônico, subsídios globais, subsídios distritais, Fundo Anual e Fundo para a campanha mundial contra a paralisia infantil.

Na opinião de José Ubiracy Silva as informações que está recebendo dos atuais governadores rotários no Brasil servirão para preparar os próximos diri-gentes para a Gestão 2016-17, que começa no mês de julho deste ano até o mês de junho do ano que vem. “São informações valiosas que servirão para preparar os sucessores e que certamente ajudarão na administração dos distritos no futuro”, acredita o atual Diretor do Rotary International, que atuará nas gestões 2015-16 e 2016-17. “Será possível desenvolver um trabalho continuado”, planeja ao ter pela frente a organização dos treinamentos para os governadores eleitos e indicados, bem como o Instituto Rotary Brasil, que será em agosto na cidade do Recife, Pernambuco.

HEPATITE ZERO – Um programa de âmbito nacional foi sugerido aos distritos rotários brasileiros para que seja desenvolvido em parceria com a Associa-ção Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), visando uma campanha mundial contra a Hepatite. “Hoje existem mais de meio milhão de portadores das hepatites B e C no Mundo e, segundo a OMS, as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS”, disse o médico Humberto Silva, que fez uma rápida exposição sobre o tema e ofereceu mais de um milhão de kits para exame preventivo.

“A hepatite tem cura e pode ser erradicada de 15 a 20 anos”, anunciou o médico ao apontar os objetivos da campanha: identificar os portadores do vírus da hepatite; dar suporte clínico e psicológico a esses portadores; oferecer oportunidade de tratamento a todas as vítimas da doença. “Um exame salva uma vida, sendo descoberto a tempo”, garante o espe-cialista ao acreditar que o Rotary poderá atingir o diagnóstico em massa.

POR/MARCIO MEDEIROS

““

““ ““

Fevereiro /2016 | 08 • Comunicado Mensal 77

EMOCIONANTES MOMENTOS DE COMPANHEIRISMO NA ASSEMBLEIA INTERNACIONAL

MENSAGEM DO GOVERNADOR ELEITO

Os governadores, que já vivenciaram esta experiên-cia, falaram que esta é uma das melhores memórias do Rotary na vida de cada rotariano. E agora posso afirmar que esta experiência se insere e concorre em primazia entre outras que Marisa e eu já compartilhamos.

Mas nesta Assembleia vivemos a primazia de momentos de intenso companheirismo, informação e inspiração para expandir conhecimento rotário para nosso Distrito. Tivemos a felicidade de conhecer os desafios e as oportunidades que tere-mos no ano em que viveremos Rotary intensamente com o lema “Rotary a Serviço da Humanidade”. Acrescentamos a inspiração de que o objetivo principal da Assembleia Internacional é que voltemos para casa com renovada energia, inspira-dos, com disposição e preparados para que a gestão rotária distrital seja um sucesso. A Assembleia proporcionou-nos a feliz oportunidade de compartilhar o verdadeiro-companheirismo rotário, com mais três casais de Governadores de regiões diferentes do Brasil com os quais fortalecemos nossos laços de amizade ao ponto de nos considerarmos queridos e verdadeiros irmãos em Rotary.São eles os Companheiros Andre e Tânia (D-4580), Hermes e Norma (D-4470), Renato e Laura (D-4630), ilustres casais governadores 2016-17. Nosso contato começou bem antes da viagem, nos encontros que tivemos no GITS, GETS e Con-venção Internacional em São Paulo, criando uma

sólida amizade, no estilo da doutrina reverbe-rada pelo nosso querido Governador e Instrutor Sizenando Affonso, quando afirma, nem todo ami-go pode ser companheiro, mas todo companheiro tem tudo para ser seu melhor amigo.

Sou testemunha viva de que esta afirmativa é verdadeira, pois Marisa e eu conseguimos mais seis novas verdadeiras amizades que foram proporcio-nadas pelo companheirismo rotário. Ainda faço o registro de que além dos três casais que compar-tilharam conosco todo o tempo da Assembleia, durante os seus trabalhos de treinamento também convivemos os melhores momentos de companheirismo com os demais quarenta casais da língua portuguesa, ou seja, trinta e oito do Brasil e dois de Portugal.

Os governadores, que já vivenciaram esta experiên-cia, falaram que esta é uma das melhores memórias do Rotary na vida de cada rotariano. E agora posso afirmar que esta experiência se insere e concorre em primazia entre outras que Marisa e eu já compartilhamos.

““““

Comunicado Mensal • 08 | Fevereiro/20168

A Assembleia Internacional teve sua abertura oficial no dia 17 e seu encerramento dia 23 de janeiro. Entretanto, os quatro casais que fizeram esta viagem juntos se encontraram no dia 07 de janeiro no Aeroporto de Guarulhos, iniciando--se ai um tour por algumas cidades dos Estados Unidos que antecederia o inicio da Assembleia Internacional. Nesse tour prévio, vivemos momentos incríveis de perfeito companheirismo pelas cidades de San Francisco, Salsalito, Carmel, Santa Monica, Los Angeles, Hollywood, Santa Barbara, Los Angeles, Las Vegas e Grand Cannyon. Uma viagem de carro, durante a qual percorremos cerca 1900 km e através da qual vivenciamos momentos inesque-cíveis, um novo instante de companheirismo em nossas vidas para enriquecer a história da nossa vida rotária.

Planejamos chegar em San Diego logo depois do almoço do dia que antecederia o inicio da Assembleia Internacional, mas por conta de um cancelamento de um voo de Las Vegas para San Diego, só conseguimos chegar a noite, e assim não conseguimos fazer um primeiro reconhecimento da cidade. Já no dia 17, todos com ansiedade para co-nhecer o programa de atividades, sentir o que vinha pela frente, começamos o dia com a inscrição e às 15 horas foi realizado Culto ecumênico, que emocionou a todos pela participação do coral dos jovens de San Diego, cantando diversas musicas que tocaram o coração de todos os presentes na sessão. A abertura da Assembleia foi solenemen-te anunciada pelo presidente eleito do RI, John Germ, dando as Boas Vindas a todos. Na sequencia tivemos a apresentação das bandeiras do mundo rotário, feita pelos interactianos e rotaractianos. Após, ouvidos os Hinos Nacionais do Sri Lanka e Estados Unidos, foram apresentadas as personalidades rotarias, moderadores, instrutores do seminário, lideres de treinamento.’

Momento de grande emoção foi na segunda-feira, dia 18 de janeiro, quando nosso Presidente John Germ emocionou a todos com um discurso de 12 minutos que culminou com a apresentação do Lema de 2016-17, “ROTARY A SERVIÇO DA HUMANIDADE”.

Todos os dias pela manhã e a tarde havia o momento musical com canções de com-panheirismo e após palestras nas plenárias, focando assuntos rotários e de liderança. Em seguida, íamos para as salas de treinamento no estilo ‘workshop”, trocando ideias e com-partilhando conhecimentos rotários, tais como: o lema 2016-17, Menção Presidencial, Metas e planos do Desenvolvimento do Quadro Asso-ciativo, o papel do Governador, o Centenário-da Fundação Rotária, a Fundação a serviço da Humanidade, seu futuro e estratégias, compar-tilhando esse momento Rotário no debate de oportunidades para liderança e responsabilidade, comunicação com a mídia em casos de crise, a Marca do Rotary (logos e outras marcas registradas), liderança – o momento para liderar é agora, prioridades e metas de 2016 -17 e outros assuntos de interesse rotário. Momentos de descontração e companheirismo preenchiam parte das noites. O Brasil foi destaque em dois momentos. Um foi no Jantar Dançante Internacional ocorrido na terça-feira dia 19 de janeiro, quando cada região do Brasil se apresentou com seu traje típico. Os Distritos do Estado de São Paulo se apresentaram de branco com camiseta estampada com a imagem do Ayrton Senna e a bandeira brasileira, em sua homenagem que foi muito bem recebida por todos os países ali representados, por ser uma figura conhecida mundialmente. Outro foi durante a noite do Festival que ocorreu na quinta-feira dia 21 de janeiro. Toda a delegação brasileira estava com a mesma roupa verde e amarela, causando grande impacto quando entrou para a apresentação do Brasil. Essa apresentação tradicionalmente é muito esperada por todos os participantes da Assembleia.

Como sempre ocorre anualmente na Assembleia, o grupo brasileiro de Casais Governadores, fizeram a diferença, recebidos e aplaudidos de pé, por uma

Fevereiro /2016 | 08 • Comunicado Mensal 99

plateia de mais de 1300 presentes. Terminada o exaustivo período de treinamento, sem tempo se-quer para visitar San Diego, por conta da agenda extensa, e já no aeroporto para o voo de retorno, senta-se a meu lado um senhor, que também iria fazer conexão no aeroporto de Dallas.

Iniciamos uma conversa descontraída e no desenrolar da mesma ele me pergunta se eu era Governador Eleito.

Surpreso com a pergunta olhei mais atentamente para ele e foi quando o reconheci, era o Presidente de RI 2003-04, Jonathan B. Majiyabe, da Nigeria. Foi uma feliz coincidência, que nos proporcionou mo-mentos de descontração, ate a hora do embarque. Isto é Rotary, momentos vividos que ficam em nos-sas memórias compartilhando amor, através do sa-dio companheirismo, com todos que estão ao nosso redor e fortalecendo nosso ideal, o que nos dá certeza de que estamos no caminho certo.

Esta experiência, de vivenciar o clima de treinamento na Assembleia Internacional com certeza será uma marco histórico entre os melhores momentos da nossa memória do Rotary, oportunidade em que compartilhamos momentos de amor e amizade.

Marisa e Osmar Azevedo

Comunicado Mensal • 08 | Fevereiro/201610

PARLAMENTO PAULISTANO REVERÊNCIA 111 ANOS DO ROTARY

Esta tradicional sessão solene foi realizada no dia 25 de fevereiro, presidida pelo Vereador e rotariano Gilson Barreto.

O Palácio Anchieta, sede das prinicpais manifesta-ções políticas e sociais desde muito pouco tempo depois da fundação desta gigantesca Cidade em 1554. Em 1924 o Rotary “estabelece-se no Planalto de Piratinga”, afirma Antonio José da Costa, um dos incentivadores deste evento ao lado do saudoso Vereador Alfredo Martins

A reunião iniciada com a execução do Hino Nacional Brasileiro, prosseguiu com a aprentação de um coral de alunos do Colégio Branco, deslumbrando todos os presentes ao plenário constituido de senhoras, se-nhores convidados ilustres e rotarianos associados dos clubes dos Distritos 4420, 4430 e 4610, de-vidamente representados pelos Governadores Maria Luiza Mendaçoli Zago, Paschoal Leardini e Ligeia Stivanin, que em seus pronunciamentos mostraram a alta qualidade do rotarismo praticado em nossa região. Em nome do Distrito 4420 falou o Governador Hiroshi Shimuta e do Distrito 4610, o Governador Renato Figueiredo .

Especial homenagem foi pres.tada ao companhei-ro Miguel Cristofe, pelo seu centenário. Essa belís-sima vida foi saudada por Antonio José da Costa, quando ao lado de sua esposa Fauzia foi aplaudido, de pé, por todos os presestes.

A mesagem inspiradora do Presidente Ravi Ravin-dran, Seja um Presente praa o mundo, foi exaltada pelo Vereador Gilson Barreto que, encerrando a reunião convidou a todos para uma confrternização no restaurante escola da Câmara Municipal de São Paulo.

Por/Sergio de Castro

Fevereiro /2016 | 08 • Comunicado Mensal 1111

Comunicado Mensal • 08 | Fevereiro/201612

ABTRF - PROGRAMA SEGURO SOLIDÁRIO

O Programa Seguro Solidário, foi instituído através de convênio firmado entre a ABTRF- Associação Brasileira de The Rotary Foundation e a empresa Seguradora Porto Seguro, devidamente autorizado pelos Curadores da Fundação Rotária do Rotary International, e se regula por esta Norma, consoante definições e instruções a seguir estabelecidas:

I- O QUE É O PROGRAMA SEGURO SOLIDÁRIO?1. É uma iniciativa da Seguradora Porto Seguro, atra-vés de convenio ajustado com a ABTRF para doar 5% do valor dos prêmios líquidos das apólices de seguros de automóveis de rotarianos (as) e seus fa-miliares para a Fundação Rotária através da ABTRF.

2. Estas doações são feitas a partir dos seguros de veículos de rotarianos (as), seus cônjuges, ascendentes e descendentes, feitos com as segura-doras Porto Seguro, Itaú ou Unibanco.

II- O premio do seguro do rotariano ou de seu familiar tem algum tipo de acréscimo por esta doação?

NÃO - Esta é uma doação da Seguradora Porto Seguro, pelos seguros efetuados pelas pessoas físicas mencionadas no item I , nº 2 acima, a preços de mercado. É válida e efetuada inclusive de maneira retroativa para seguros efetuados até 11 meses anteriores a data da solicitação do crédito a ser efetuado pelo segurado(a).

III- O que deve fazer o (a) Rotariano (a) para que a Porto Seguro efetue esta doação para a ABTRF 2.

Basta entrar no site www.abtrf.org.br e clicar em Seguro Solidário para informar os seus dados e os dados de seu seguro para que a informação seja enviada automaticamente à Porto Seguro ou também o interessado, Rotariano (a), seu Clube ou

seu Distrito, pode enviar um e-mail (modelo em anexo) para [email protected] com as seguintes informações:

- Seguradora: Nome da Seguradora (Porto Seguro, Itaú ou Unibanco)- Número da apólice (consta do cartão de seguro) Nome do segurado:- Nome do (a) rotariano (a) quando não for o próprio segurado.- Número de registro do (a) Rotariano (a) em Rotary International.- Nome do Rotary Club.- Número do Rotary Club em Rotary International.- Número do Distrito.- Grau de parentesco (cônjuge, mãe, pai, sogra, sogro. filha, filho, nora, genro), quando o segurado não for rotariano (a).

IV- Esta contribuição efetuada pela Porto Seguro é considerada no resultado acumulado de contri-buições do Clube ao qual o(a) rotariano(a) ou seu parente esta ligado?

SIM - Seu valor é considerado como resultado de contribuição do Clube e do Distrito ao qualo (a) rotariano (a) esta ligado.

V- Como acompanhar os créditos das doações da Porto Seguro?

Mensalmente a Diretoria da ABTRF, recebe através do funcionário no Escritório do Rotary International em São Paulo (RIBO) responsável pelo recebimento e pelo controle das doações, do Departamento da FUNDAÇÃO ROTÁRIA, e encaminha ao Gover-nador de cada Distrito a relação dos depósitos efetuados pelos Clubes de sua área, e ele deve encaminhar esta informação aos interessados. É importante registrar que os créditos aconte-

““

““

Fevereiro /2016 | 08 • Comunicado Mensal 1313

cem em média 45-60 dias após sua solicitação, através do envio do e-mail para; [email protected]

VI- Há reconhecimento para estas doações?

SIM - Os Rotary Clubs e Distritos aos quais estão ligados os segurados ou familiares recebem os créditos destes valores doados pela Porto Seguro e eles são considerados em seus resultados na contribuição anual para a Fundação Rotária.

VII- O Rotariano recebe reconhecimento por esta doação efetuada pela Porto Seguro?

O maior reconhecimento recebido pelo rotariano é que, com o simples ato da informação de seu seguro ou de parente determinado no Item I, nº 2 deste Norma, via e-mail, ajuda na arrecadação para a Fundação Rotária via ABTRF, aumentando desta maneira os recursos financeiros que serão utilizados nos vários programas humanitários e sociais da FUNDAÇÃO ROTÁRIA. Os reconhecimentos definidos pela FUNDAÇÃO ROTÁRIA são efetuados ao doador dos recursos financeiros, no caso, às Seguradoras Porto Seguro, Itaú ou Unibanco.

VIII- Seguros de veículos em nome de empresas de rotarianos podem ser considerados no convênio Seguro Solidário?

SIM - Desde que o veículo seja de uso pessoal do rotariano (ou familiares citados). Não podem ser considerados os seguros de veículos de uso profissional ou de frota da empresa.

IX- Informações gerais1. Poderão ser obtidas informações adicionais e/ou

complementares pelos Governadores e Presidentes de Rotary Clubs, através dos seguintes coordena-dores de área da ABTRF e dos funcionários do RIBO:

Coordenadores de áreaRegião Norte: Arno [email protected]ão Nordeste: Hugo da Cruz Dó[email protected]ão Centro-oeste: José Luiz [email protected]ão São Paulo: Mario César de [email protected]ão Sudeste: Antônio Elias [email protected]ão Sul: Amaury Cezar Cruz [email protected]

Funcionário do Escritório do Rotary International em São Paulo (RIBO) Responsável pelo recebimento e controle das doações, aos cuidados do Departamento da FUNDAÇÃO ROTÁRIA – Telefone (11) 3826-2966 - Fax: (11) 3667-6575.

2. As definições e instruções ora estabelecidas, substituem todas as anteriormente editadas, sendo certo que, qualquer dúvida ou omissão em relação ao funcionamento e execução do PROGRAMA SEGURO SOLIDÁRIO, bem como das Normas ora fixadas, serão dirimidas pela Diretoria da ABTRF e, se necessário, ouvida a Empresa Seguradora Porto Seguro.

Comunicado Mensal • 08 | Fevereiro/201614

ROTARY DOAÇÕES E SUBSÍDIOS

PROJETO ROTÁRIO TRAZ MUDANÇAS SOCIAIS E MOBILIDADE

Com a ajuda de um Subsídio Global, Rotary Clubs do México e dos EUA financiaram uma oficina itineran-te que oferece serviço de conserto de cadeiras de rodas a deficientes físicos.

DOAÇÕES• Faça a diferença através do Rotary

Faça uma doação ao Rotary no dia 23 de fevereiro em comemoração ao seu 111° aniversário. Ao fazer uma contribuição à nossa organização, você ajuda líderes locais a melhorarem as condi-ções de vida de suas comunidades e a fazerem uma diferença duradoura no mundo.

SUBSÍDIOFerramenta de pedido de subsídios

Veja algumas atualizações em nossa ferramenta de pedido de subsídios no site: www.rotary.org

• Uma vez que o processo de autorização é fina-lizado, o pedido é enviado diretamente ao Rotary. Não é mais necessário que o contato principal envie o pedido.

• Os bolsistas podem agora iniciar seus próprios relatórios. Antigamente, apenas os clubes e distritos patrocinadores podiam fazer isso. Estas e outras mudanças foram feitas com base no feedback coletado de rotarianos em pesquisas e grupos e enfoque. Juntos, continuaremos melhorando o processo de pedido de subsídios. Nos próximos meses faremos melhorias significativas, inclusive no que se refere à solicitação de subsídios para financiar equipes de formação profissional. Divulgue estas informações em seus clubes e distritos, e direcione as perguntas ao funcionário regional encarregado de subsídios.

RECURSOS PARA SUBSÍDIOS GLOBAIS

O Guia sobre Subsídios Globais (antigo Manual sobre Gerenciamento de Subsídios) já está disponí-vel. Este guia aborda o que os rotarianos precisam saber para solicitar Subsídios Globais e como tornar seus projetos mais sustentáveis.

Ele também é um ótimo recursos para o Seminário Distrital sobre Gerenciamento de Subsídios. A publicação pode ser baixada no nosso website ou encomendada em shop.rotary.org.br

Além disso, criamos um infográfico que explica o conceito de sustentabilidade.

O novo Plano de Treinamento para Subsídios Globais ajuda os clubes patrocinadores com seus projetos financiados por estes subsídios.

A capacitação é um elemento essencial de projetos sustentáveis e os pedidos de subsídios devem incluir um plano detalhado.

Fevereiro /2016 | 08 • Comunicado Mensal 1515

CENTENÁRIO DA FUNDAÇÃOA comemoração do centenário da nossa Fundação Rotária acontecerá em 2016-17 e incluirá reconhecimentos aos seus sucessos mais signifi-cativos, inclusive as conquistas de clubes e distritos por meio dos nossos subsídios.

Durante a Convenção de 2017, em Atlanta, a Fun-dação irá reconhecer dez projetos de destaque concluídos em 2015-16 e financiados por Subsídios Globais.

Esperamos que esta iniciativa motive ainda mais os rotarianos a participarem de nossos programas para promover a compreensão mundial, a paz e a boa vontade através da melhoria da saúde, do apoio à educação e do combate à pobreza.

BOLSAS DE ESTUDOS ROTARY/ UNESCO-IHE

A Fundação Rotária e o Instituto Unesco-IHE para Educação em Água estão oferecendo dez bolsas para estudantes de pós-graduação no campus do Instituto de Delft, Holanda.

O prazo para inscrição é 15 de junho.

Os bolsistas receberão diploma de mestrado em recursos hídricos e saneamentos urbanos, ges-tão de recursos hídricos ou engenharia e ciências hídricas.

Os beneficiários das bolsas trabalharão com seus clubes patrocinadores em um projeto humanitário na área de recursos hídricos e saneamento. Para mais informações, consulte o kit de inscrição e os termos e condições.

ASSOCIADOS EMPOTENCIAL

Os líderes de distritos e clubes podem monitorar os candidatos à associação em um só lugar, sejam eles pessoas interessadas em entrar para o Rotary ou indicados para associação, rotarianos que estiverem se mudando ou ex-associados que pretendem voltar para a nossa organização.

Faça o login no Meu Rotary e aces-se as páginas sobre adminis-tração de clubes e distritos para descobrir como é fácil gerenciar os dados dos candidatos à associação e acessar relatórios.

SAIBA MAIS SOBRE O CENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA

A nossa Fundação completará 100 anos em 2016. Como uma maiores das organizações humanitárias do mundo, a Fundação tem apoiado milhares de pro-jetos que visam fornecer água limpa, combater doenças e promover a paz e a educação básica. Porém, o seu maior projeto é a erradicação da poliomielite no mundo.

Doações e Subsídios é um boletim tri-mestral que visa ajudá-lo a apoiar a nossa organização através de contribuições e atividades financiadas por subsídios.

Envie suas perguntas e comentários para [email protected].

Comunicado Mensal • 08 | Fevereiro/201616

Fevereiro /2016 | 08 • Comunicado Mensal 1717

REUNIÃO DE DELEGADOS 87ª CONFERÊNCIA DISTRITAL

Tenho a satisfação de informar-lhe que, por indicação da Gov. Ligeia Stivanin, estou incumbido de presidir a reunião dos Delegados dos Clubes na Conferência Distrital que será realizada no período de 13 a 15 de maio de 2016.

Essa reunião tem por objetivo apresentar, discutir e votar propostas enviadas pelos Clubes do Distrito, que deverão, mediante comprovante de entrega, encaminhá-las até o dia 10 de março de 2016, para a secretaria do Distrito - Av. Higienópolis, 996, 5º andar – sala 507 – CEP. 01238-910 – São Paulo - SP. A reunião dos Delegados está agendada para o dia 14 de maio de 2016, sábado, das 15h30 às 17h00 no Hotel Tauá & Convention Atibaia, sala Pará.

De acordo com Artigo 15.050.1 do Regimento Interno de R.I., para cada grupo de 25 associados, ou fração superior à metade desse número, o Rotary Club pode indicar um eleitor para a Conferência Distrital, sendo certo que cada Clube tem direito no mínimo a um Delegado na Conferência Distrital.

Os Delegados designados pelos Clubes deverão ser de preferência ex-presidentes ou ter participado do Conselho Diretor e apresentar suas credenciais, modelo anexo, no setor de Inscrições da Conferência Distrital, a partir das 09h00 do dia 14 de maio. Na referida reunião serão apresentadas para deliberação dos Delegados as propostas entregues pelos Clubes no prazo legal.

POR/ RENATO FIGUEIREDO

““

““

Comunicado Mensal • 08 | Fevereiro/201618

RESPONSABILIDADE DIGITALHoje em dia, praticamente não vivemos mais sem celulares, WhatsApp, redes sociais e afins. Em meados de dezembro, uma liminar polêmica fez com que o aplicativo WhatsApp ficasse fora do ar por algumas horas e esse tema “bombou” nas redes sociais e nos grupos. E é justamente sobre esses grupos que falaremos.

Com a disseminação do WhatsApp e aplicati-vos do gênero, como telegram, entre outros, esse tipo de comunicação foi tomando uma força inimaginável há algum tempo. Vimos o próprio presidente da Câmara dos Deputados ter seu celular apreendido numa operação da Polícia Federal que descobriu ser esse seu modo de comunicação predileto.

Mas o motivo de voltarmos ao assunto não é apenas a disseminação do aplicativo ou a investigação da PF que envolve políticos do mais alto escalão da República. Os pedidos que chegaram a esse colunista estão ligados especial-mente aos grupos de WhatsApp, em particular, as implicações de certas colocações. Os grupos se tornaram formas muito eficazes para comunica-ção familiar, profissional e de amizade. Em primeiro lugar, acima do Direito, devemos ter noções de etiqueta e educação. Não faz sentido, por exemplo, uma conversa, via grupo, às três da madrugada falando de uma “balada” que apenas dois ou três membros tenham participado.

Outra coisa que tem acontecido frequentemen-te são as “mensagens erradas”, quando se man-da para o grupo errado algo que deveria ser para outro, o que pode causar grande constrangimento tanto para quem visualiza como para quem envia a mensagem. No âmbito do Direito, em especial, do criminal, chegamos às conversas em grupo que partem para as agressões verbais, ou para os mal entendidos que geram mal estar. Como sempre falo aos meus clientes e amigos, devemos sempre to-mar muito cuidado com o que escrevemos, muitas vezes quem lê não interpreta aquilo que quem escreveu queria dizer, em outras uma simples vírgula muda totalmente o sentido de uma fra-

““

““se, e há ainda aqueles casos em que se quis dizer exatamente o que todos entenderam, mas o grupo não é propriamente o local mais indicado para se dizer.

A cada dia crescem os processos por injúria, calúnia e difamação decorrentes de conversas en-tre grupos de WhatsApp e outros aplicativos. E não adianta simplesmente quem escreveu apa-gar, pois a prova está ali para todos, e com tes-temunhas. Os casos de preconceito, racismo, homofobia e até mesmo pedofilia, por exem-plo, também ficam ali registrados e sem chan-ce de se “passar uma borracha”, e lembro ainda, que o “agredido” pode até levar na “esportiva”, mas qualquer membro do grupo pode se sentir ofendido e levar o caso ao conhecimento das autoridades. O simples armazenamento de certos vídeos ou fotos, podem gerar um problema criminal, afinal, na grande maioria das vezes certos vídeos ou fotos foram feitos à revelia de quem deles participa, ou feitos com consentimento, mas apenas para algo íntimo entre quem produziu e quem foi participante.

Por isso, eu sempre digo: Cuidado!!! Você está sen-do monitorado! Vivemos hoje em dia num imenso “big brother” e uma simples palavra mal colocada pode gerar sérios problemas. Vamos usar a tecno-logia sim, mas com respeito e acima de tudo muita responsabilidade.

José Antonio Figueiredo Antiório FilhoColunista da Revista Vertical Shop News

Coluna “Seus Direitos” RC de Osasco

Fevereiro /2016 | 08 • Comunicado Mensal 1919

HOMENAGENS

A revista “The Rotarian”, edição de novembro de 2015, trouxe a relação dos agraciados pela Fundação Rotária no ano 2014-15, contemplando reconhecimento por Serviços Destacados e também rotarianos Citados por Serviços Meritóri-os, aqueles que realizaram significantes serviços ativos em favor da Fundação Rotária por período superior a um ano, em seus respectivos Distritos.

Paulo Eduardo Grimaldi, membro do Rotary Club de São Paulo Memorial da América Latina foi citado no Distrito 4610.

Os Governadores Carlos Jerônimo da Silva Gueiros 1998-99 e Amilton Medeiros Silva 2008-09 do Distrito 4610 que fize-ram parte da organização da Convenção Mundial de São Paulo do Rotary Interna-tional, receberam placa de homenagem do Presidente Gary Huang pelo trabalho realizado no Comitê de Hospitalidade da Convenção Internacional, considerada por pesquisa com uma das melhores da história, no mês de novembro.

Rotary Foundation Award Winners Vencedores da Premiação da Fundação Rotária

Comunicado Mensal • 08 | Fevereiro/201620

NOTICIÁRIO

REGOESP – REUNIÃO DE GOVERNADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Foi realizada em São José do Rio Preto, este even-to tradicional pertinente aos Distritos 4310, 4420, 4430, 4470, 4480, 4510, 4540, 4590, 4600, 4610 e 4620. A Governadora Sueli Noronha Kaiser, Distrito 4480, fez a declaração de abertura na noite de 19 de fevereiro, com muita categoria no Hotel St.Paul, local onde foram realizadas todas sessões até o encerramento no dia 21, domingo, perto das 17 horas. O Coordenador, Governador Macio Sansone cumpriu seu importante trabalho com notável categoria.

O diretor 2011/13 José Antonio Figueiredo Antiório representou a Governadora Ligeia Stivanin e o Distrito 4610 do Rotary International. A presença do Prefeito da majestosa cidade de Rio Preto, Valdomiro Lopes, deu especial importância à Regoesp que teve início em suntuosa Praça e Ave-nida da Cidade, com o plantio de uma árvore, Ipê, logo após a sua chegada à Cidade pelo Diretor Bira, Diretores Pretoni, Antiório e o coordenador deste momento ímpar e importante, companheiro mili-tante da agricultura no país, Euclides De Carli, onde sentimos o valor da instituição rotária em toda aquela região de grande progresso do Estado de São Paulo. O pronunciamento sobre a Fundação Rotária e ABTF, a sua atualidade, pelo Diretor José Alfredo Pretoni, foi muito importante. O Diretor José Ubiracy Silva, o nosso Bira, fez um pronunciamento efusivo e completo sobre a dinâmica do Rotary em nossos dias.

POR/SERGIO DE CASTRO

Fotos Zuleica e João Passos

Fevereiro /2016 | 08 • Comunicado Mensal 2121

EVENTO COMEMORA O ANIVERSÁRIO DO ROTARY E HOMENAGEIA LÍDERES COMUNITÁRIOS

A Associação Comercial de São Paulo, região Sudoeste, fez acontecer uma significativa solenidade no dia 23 de fevereiro, comemorativa do Aniversário da maior organização de serviços voluntários do mundo.

Aconteceu também o reconhecimento aos ganhadores do Concurso Natal Iluminado de 2015 e apresentação de um coral Mórmon, extraordinário, que valorizou este evento com a presença de mais de uma centena de pessoas. O Rotary esteve representado por Willy Gross, Governador do Distrito 4610 em 2000-01, representando também a Governadora Ligeia Stivanin, em viagem de trabalho rotário ao exterior.

A Presidente do Rotary Club de São Paulo Butantã, Anna Stoianov Giovanolli, após belíssimas palavras, concedeu o Titulo de Associado Paul Harris, ao ilus-tre lider comunitário, Ricardo Aparecido Granja que, emocionado agradeceu a distinção, enaltecendo a vida do fundador Paul Percy Harris que em 1905, na Cidade de Chicago, Illinois, EUA, iniciou este

movimento que após 111 anos, transformou-se em um legítimo orgulho para toda a humanidade. Esteve presente também a presidente do Rotary Club de São Paulo, Beth Torres, acompanhada de seu marido, o também ex-presidente deste clube, celula-mater do rotarismo em São Paulo, Paulo Torres. Parabéns a todos, os que proporcionaram esta magnífica reunião, Ricardo Granja, pela As-sociação Comercial, Sérgio de Castro, coordenador da imagem pública e o Rotary Club de São Paulo Butantã, com ótima representação liderada por Anna e Marly Baruffaldi, ex-presidente da Associação Comercial e Edson Cunha Borcato, Governador Assistente e coordenador da próxima Conferência Distrital, que será no mês de maio na Cidade de Atibaia, Estado de São Paulo, onde se encon-tra concentrada a maior densidade do Rotary em nosso país. Esteve presente também o Gover-nador Nadir Zacarias.

Os clubes homenageados foram, Rotary Club de São Paulo, já citado e Alto de Pinheiros, Butantã, Campo Limpo, Caxingui, Jaguaré, Jardim das Bandei-ras, Morumbi, Oeste, Parque Continental, Pinheiros e Sumaré. Uma reunião verdadeiramente um pre-sente para o mundo.

POR/SERGIO DE CASTRO

Comunicado Mensal • 08 | Fevereiro/201622

“38ª REUNIÃO INTERCLUBES WALDIS DELLAMANHA Aconteceu em São Paulo, dia 25 de fevereiro, a tra-dicional reunião interclubes promovida pelo Rotary Club de São Paulo-Sumaré, com a adesão dos clu-bes do Distrito 4610. Evento oficial do Distrito, em sua trigésima oitava edição, foi realizada no Edifício Rotary, propriedade da Fundação de Rotarianos de São Paulo, reconhe-cida como a maior obra rotária na área da educação

A Mulher no Rotary, isto é, cada rotariana empe-nhando-se para admitir outra mulher, Hepatite Zero, Desenvolvimento do Quadro Social, Combate efetivo aos efeitos nefastos do vírus transmissor da denge, zika e chicungunya e outras doenças, além, é claro, da erradicação da pólio no mundo , doação de filtros para água potável para a região de Ma-riana e outros temas fundamentais para o atual momento do Rotary no mundo, foi eficientemente desenvolvido pelo Diretor Bira em sua palestra que

demonstrou também a internacionalidade, a união e o companheirismo, prerrogativas inerentes a esta reunião realizada desde 1978 para comemorar a fundação do Rotary.

A reunião foi presidida por Ulysses Gomes Ribei-ro, iniciada com excelente reflexão feita pela pre-sidente indicada, 2017-18, Carla Bimbo Lungov. Coordenada pelo Governador Willy Gross que fez a apresentação do orador, a reunião contou como sempre, sendo tradicional no Rotary-Sumaré, o excelente serviço do protocolo com o ex-Presi-dente Victório Faé Neto. Foi lida pelo ex-Presidente Luiz Gabriel de Castro Prada, mensagem enviada pelo patrono desta reunião, Waldis Dellamanha.

O Diretor José Antonio Figueiredo Antiório, representou o Distrito 4610 e a Governadora Ligeia Stivanin em sua apresentação, foi muito aplaudi-do pelo excelente conteúdo, no qual agradeceu a presença prestigiosa do Diretor Ubiracy Silva que também fez uma ampla apresentação sobre os mais significativos projetos da atualidade rotária e a mensagem aguda e inspiradora do Presidente Ravi Ravidran, na certeza de que este evento foi um dos mais vigorosos e importantes do ano ro-tário, sendo aplaudido de pé por todos os presen-tes, consolidando assim sua reputação de reunião dedicada ao Aniversário do Rotary, a Paz e a Compreensão Mundial.

POR/SERGIO DE CASTRO

Fevereiro /2016 | 08 • Comunicado Mensal 2323

““““Em comemoração ao 111º aniversário de fundação do Rotary

International, o Rotary Club de Cotia Granja Viana Empresarial promoveu o 1º GP Rotary Empresarial de Kart no Kartódromo da Granja Viana.

Com a presença do Gov. 2016/2017 Osmar Azevedo repre-sentando a Governadora Ligeia Stivanin do Distrito 4610, do Presidente 2015-16, Luis Gustavo Napolitano foi apresenta-do o mais novo clube da região que está em formação o Ro-tary Club de Cotia Tradição que terá como primeiro presidente o jornalista Eduardo Soares.

O evento foi um companheirismo entre rotarianos e amigos, encerrando com uma prova disputadíssima tendo como ga-nhador o ex intercambista José Victor Barauna. A idéia é levar o evento para todo o Distrito 4610 anualmente em fevereiro, como um projeto permanente do Distrito 4610.

Por José Roberto Baraúna,Secretário 2015-16

Rotary Club de Cotia Granja Viana Empresarial

1º GP ROTARY EMPRESARIAL DE KART

Comunicado Mensal • 08 | Fevereiro/201624

ROTARY CLUB DE ITAPEVI - AÇÃO SOLIDÁRIA

Agradecemos a toda equipe da Secretaria da Saúde, Secretaria do Trabalho e Emprego, e a Secretária de promoção social, Prof. Pauli-nho, Sandra Mendes, Pastora Ruth Frederico Gianezzi e ao Grupo Irmãos Lopes pela parce-ria e apoio em nossa Ação Solidária realizada no último final de semana de fevereiro.

Um agradecimento muito especial a cada Companheiro do Rotary Club de Itapevi e o Rotaract que participaram diretamente e também aqueles que não conseguiram

participar por compromissos assumidos anteriormente, mas que torceram muito pelo nosso projeto.

Rogério Valente, Sandra, Jackes Alexandri-no Oliveira, Roberto, Rosie Vidovix Unswor-th, Marco Marco Moreno,Cibele,Suelini, Fer-nando, Hermogenez Sant’Anna,Luiz Carlos, Ale Ale Hamoud Jarouche Jarouche, José Américo, Silvana,, Arnaldo Gomes, Paulo Sueoka, Marcos Tonel, Valéria, Amarildo, Ricardo, André Barnabé, André Luiz,Belo, Jefferson, Carlinhos e Fernanda.

UNIDOS SOMOS FORTE E FAZEMOS A DIFERENCIA, ATÉ O DIA 16/04 onde reali-zaremos mais uma Ação Solidária do Rotary Itapevi.

Fevereiro /2016 | 08 • Comunicado Mensal 2525

Circulante Circulante Disponível Exigível Curto Prazo Caixa Geral 1.500,00 Contribuições e Taxas 6.816,05 Bancos 352,74 Contas a Pagar 12.641,00 Aplicações Financeiras 375.971,83 Total 377.824,57 Total 19.457,05 Realizável Curto Prazo Valores a Receber 3.974,24 Provisões 15.198,89 Adiantamentos Diversos 1.759,58 Total 5.733,82 Total Ativo Circulante 383.558,39 Total Passivo Circulante 34.655,94 Permanente Imobilizado 72.608,11 Patrimônio Social Depreciações 37.493,53- Patrimônio Social 151.978,84

Fundo Reserva Estatutária 151.978,84 Total 35.114,58

Superavit Acumulados 232.038,19 Total do Ativo 418.672,97 Total do Passivo 418.672,97

Receitas Operacionais Despesas Operacionais Receitas Mensalidades 376.943,50 Despesas Admin. e Diversas 401.719,81 Taxas Intercambistas 105.550,00 Total 482.493,50 Total 401.719,81 Receitas Extraordinárias Outras Receitas 14.755,82 Receitas Financeiras 10.360,06

25.115,88 Superavit 01/07/15 a 30/12/15 105.889,57

Total 507.609,38 Total 507.609,38

Ligeia Benícia de Almeida Stivanin - Presidente Osias Chasin - Contador - CRC - 1SP067837/O-1Amilcar Jesus Alves - Tesoureiro Osfe Contábil Ltda

Fonte: Osfe Contábil Ltda

Associação Distrital de Rotarianos - Distrito 4610CNPJ 60.909.249/0001-46

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO - Período 01/07/2015 a 30/12/2015

Prestação de Contas

Receitas Despesas

BALANÇO PATRIMONIAL - Período 01/07/2015 a 31/12/2015Ativo Passivo

BALANÇO DO 1º SEMESTRE GESTÃO 2015-16

ROTARY CLUB DE ITAPEVI - AÇÃO SOLIDÁRIA

DIA DO ROTARY NA CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVI

O Rotary de Itapevi prestou Homenagem aos Empresários e Comerciantes mais antigos da Cidade juntamente com a comemoração dos 111 anos do Rotary.

Comunicado Mensal • 08 | Fevereiro/201626

RELATÓRIO DE FREQUÊNCIA

RC de Barueri 03/06/81 15 16 1 4 45,00 137,76 9,18

RC de Barueri Alphaville 19/03/86 47 41 (6) 4 71,00 2.650,67 56,40

RC de Barueri Centro Comercial Alphaville 30/06/15 21 16 (5) 4 46,00 15,31 0,73

RC de Barueri Tamboré 24/04/02 21 19 (2) 4 46,00 333,35 15,87

RC de Cajati 23/06/15 20 17 (3) 2 68,00 187,19 9,36

RC de Carapicuiba 25/04/88 21 21 - 2 88,00 267,19 12,72

RC de Carapicuiba Fazendinha 16/03/10 19 11 (8) 2 63,00 96,04 5,05

RC de Cotia Caucaia do Alto 29/04/98 16 15 (1) 3 77,00 137,76 8,61

RC de Cotia Granja Viana 03/06/92 19 21 2 4 60,00 1.579,64 83,14

RC de Cotia Granja Viana Empresarial 16/05/07 26 44 18 5 41,00 108,31 4,17

RC de Cotia Mulheres Empreendedoras 27/04/12 15 13 (2) 4 41,00 0,00 0,00

RC de Embu 29/05/72 16 12 (4) 1 20,51 15,31 0,96

RC de Iguape 13/04/68 17 21 4 3 73,00 1.224,47 72,03

RC de Ilha Comprida 05/09/01 11 10 (1) 5 55,00 137,76 12,52

RC de Itapecerica da Serra 05/06/69 9 8 (1) 4 60,00 61,22 6,80

RC de Itapevi 22/05/03 20 21 1 4 88,00 1.106,23 55,31

RC de Jandira 18/12/03 12 13 1 2 77,00 167,98 14,00

RC de Juquitiba 13/03/02 12 10 (2) 5 83,00 0,00 0,00

RC de Osasco 22/05/59 43 42 (1) 2 58,00 2.637,75 61,34

RC de Osasco Quitaúna 30/06/92 20 18 (2) 4 72,00 45,92 2,30

RC de Pariquera-Açu Imigrantes 23/09/13 16 18 2 4 71,00 275,51 17,22

RC de Registro 28/04/65 34 42 8 2 66,00 794,74 23,37

RC de Registro Ouro 22/09/93 34 34 - 3 62,00 750,00 22,06

RC de Santana de P. Aldeia Serra 30/06/98 15 15 - 5 63,00 61,24 4,08

RC de Santana de P. Centro Histórico 04/05/06 18 12 (6) 2 50,00 0,00 0,00

RC de São Paulo 13/02/24 99 91 (8) 4 47,00 612,28 6,18

RCSP Alto da Lapa 25/11/03 19 22 3 4 78,00 96,42 5,07

RCSP Alto de Pinheiros 20/12/74 21 18 (3) 5 57,00 171,49 8,17

RCSP Armando de Arruda Pereira 02/12/10 14 15 1 4 72,00 168,37 12,03

RCSP Avenida Paulista 16/10/91 21 20 - 4 77,00 1.167,07 55,57

RCSP Barra Funda 28/09/67 33 25 (8) 2 59,00 331,39 10,04

RCSP Bela Vista Bixiga 10/08/11 9 11 2 4 50,00 30,61 3,40

RCSP Bom Retiro 23/04/67 17 19 2 5 85,00 101,17 5,95

RCSP Brooklin 04/04/63 18 18 - 2 36,00 0,00 0,00

RCSP Butantã 22/01/92 12 11 (1) 4 73,00 79,47 6,62

RCSP Campo Limpo 06/03/02 9 10 1 4 77,00 300,00 33,33

RCSP Caxingui 30/06/73 10 9 (1) 2 88,00 30,61 3,06

RCSP Jabaquara 20/01/88 13 13 - 4 48,00 0,00 0,00

RCSP Jaguaré 27/03/69 28 24 (4) 4 78,00 61,22 2,19

RCSP Jardim América 06/01/69 11 0 (11) 4 60,00 0,00 0,00

RCSP Jardim das Bandeiras 29/09/69 20 21 1 4 65,00 61,23 3,06

RCSP Lapa 05/05/93 45 43 (2) 5 61,00 0,00 0,00

RCSP Memorial da América Latina 06/04/94 25 22 (3) 4 65,00 945,93 37,84

RCSP Moema 31/07/96 15 17 2 4 67,00 81,07 5,40

RCSP Morumbi 12/11/81 11 13 2 2 75,00 91,84 8,35

RCSP Oeste 21/07/53 25 27 2 3 58,00 244,91 9,80

RCSP Pacaembu 05/06/89 21 21 - 2 78,00 30,62 1,46

RCSP Parque Continental 12/10/94 21 21 - 2 74,00 229,59 10,93

RCSP Pinheiros 07/05/64 16 15 (1) 4 77,00 0,00 0,00

RCSP Sé 22/05/02 16 12 (4) 3 80,00 0,00 0,00

RCSP Sumaré 11/06/71 23 19 (4) 3 53,00 1.466,24 63,75

RCSP Vila Nova Conceição 30/06/08 10 10 - 2 65,00 0,00 0,00

RC de Taboão da Serra 02/02/67 13 13 - 3 76,00 0,00 0,00

RC de Taboão da Serra Pirajuçara 04/03/92 21 20 (1) 4 73,00 30,61 1,46

RC de Vargem Grande Paulista 01/05/02 6 11 5 3 94,00 45,92 7,65

1.139 1.101 -37 188 66,49 19.169,41 798,56

RealizadoPer Capita

US$

Realizado2015-16 US$

Fundação RotáriaClubes Admissão

em RIAumento ou perda N

úmer

o re

uniõ

es Freqüência %

Total de Clubes: 54

Total de Associados

30/06/15 31/01/16

Entrada de Associados

O Distrito 4610 dá as boas vindas aos novos companheiros e deseja que sua permanência

no Rotary seja

UM PRESENTE PARA O MUNDO.

Dezembro 2015

Entradas de Associados

RC de Barueri Tamboré Seimor Walchhutter

RC de Carapicuíba Fazendinha Sérgio Paulo da Costa Barral

RC de RegistroMarcio Prado Bueno, Adier Silva e Willian de Sá

RC de Vargem Grande Paulista Dumara Medonça

RCSP Memorial da América Latina Vilso Lobato

RCSP Morumbi Elias Awad e Antonio Barros

Baixa de AssociadosRC de Barueri Centro Comercial Alphaville: Homero Barcellos e José SousaRC de Cajati – Heider Oliveira e Suzana Pereira PolakRC de Cotia Granja Viana – Carlos FoltynekRC de Cotia Granja Viana Empresarial: Antonio SaadRC de Itapecerica da Serra – Nadia Vieira e Karla FariaRC de Itapevi – João da SilvaRC de Registro Ouro – Augusto Souza FilhoRC de Santana de Parnaíba Centro Histórico – Waldyr Cortese

RC de São Paulo: Claudio Penteado, Marcus Fundão Pessoa e Nilson GennariRCSP Avenida Paulista – Jairo da Rocha SoaresRCSP Barra Funda – Salvador Sardinha e Robson MendesRCSP Barra Funda: José Fazzi e Edson de MouraRCSP Campo Limpo – Verônica SilvaRCSP Jabaquara – Tsutomu Fujita, Pedro Heller, Antonio Mori, Marco Vichies e Arlete de AlmeidaRCSP Jardim das Bandeiras – Claudio LeaoRCSP Lapa – Cristina NegliaRCSP Memorial da América Latina: Ivonete AquinoRCSP Oeste: Felipe Feitosa e Francisco FeitosaRCSP Pinheiros – Milton D’Amelio

Fevereiro /2016 | 08 • Comunicado Mensal 2727

Comunicado Mensal • 08 | Fevereiro/201628