jornal servindo de fevereiro 2011

12

Upload: vilson-olipa

Post on 03-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Servindo de fevereiro 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Servindo de fevereiro 2011

16

Dom Javier fala sobre sua visita ao Vaticano

Página 12 Fevereiro / 2011

O bispo diocesano Dom FranciscoJavier Delvalle Paredes falou ao

Jornal Servindo, sobre a visita ad Limi-na Apostolorum (visita aos túmulosdos apóstolos), realizada de 4 a 14 denovembro de 2010. Dom Javier fala daemoção de se encontrar com o PapaBento XVI e relata um pouco da audi-ência com o Sumo Pontífice.

Jornal Servindo: Dom Javier,de maneira geral, como foi a visita adLimina Apostolorum?

Dom Javier: Devo dizer, commuita sinceridade, que foi uma expe-riência única. Em primeiro lugar con-sidero uma graça e uma bênção muitoespecial de Deus, que me fez expe-rimentar este tipo de convivênciacom todos os bispos do Paraná enum lugar tão especial como é oVaticano, tendo oportunidade de co-nhecer, mais de perto, aquilo que érealmente, nossa Igreja CatólicaApostólica, cuja cabeça visível é oPapa que reside em Roma.

JS: Qual foi a mensagem do PapaBento XVI aos bispos do Regional SulII?

Dom Javier:Na audiência ge-ral, concedida pelo Papa Bento XVI,para todos os bispos do Regional SulII, ele nos falou da Igreja universal,que frutifica e se concretiza numa

Igreja particular. Além disso, faloumuito da vida consagrada, que éconsiderada um dom de Deus e que,através de seu carisma e de seutrabalho, enriquece a Igreja e visu-aliza o Reino de Deus.

JS: Houve algum momento emque o Papa dirigiu-se especificamenteà Diocese de Campo Mourão?

Dom Javier:Tivemos uma outraocasião para nos encontrar com oPapa a nível de Província. Nessa oca-sião, cada bispo de nossa provínciateve a oportunidade de apresentar aDiocese. Apresentei a realidade daDiocese de Campo Mourão e o Papafez uma pergunta para mim, sobre osdesafios que há, hoje, no trabalho daevangelização. Em linhas gerais, apre-sentamos uma Igreja que tem espe-rança, de modo especial, pelo cleroque tem e pelos leigos comprometidosnesta construção do Reino. O Papaagradeceu muito aos padres e leigosde nossa regional.

JS: De maneira resumida, qual foio relatório feito ao Papa, sobre a nossaDiocese?

Dom Javier: Quando eu fui es-colhido como administrador diocesa-no, há três anos, eu recebi um livrocom a orientação de elaborar um rela-tório que seria apresentado durante avisita ad Limina. Este relatório deve-ria ser entregue um ano antes da visita.Na esperança de que viria um outrobispo, eu engavetei. Quando veio aminha escolha, como bispo, fui apres-sado pela nunciatura a elaborar esterelatório, que contempla 5 anos decaminhada do povo de Deus, na Dio-cese, de 2003 a 2008.

JS: Como se dividiu a audiênciapapal? Como se dividiu cada uma daspartes da visita?

Dom Javier: Primeiro, os 24 bis-pos do estado do Paraná fomos rece-bidos em uma audiência geral. No diaseguinte, houve a divisão em dois gru-

pos. O nosso grupo, composto pornossa Província, teve a oportunidadede conversar com o Papa e tirar acostumeira fotografia. Nos demais dias,visitamos os túmulos de São Pedro eSão Paulo e os seguintes Ministériosou Secretarias: Signatura Romana,Vida Consagrada, Doutrina da Fé,Conselho Pontifício para Leigos, Con-selho Pontifício da Família, ConselhoPontifício dos Migrantes, Congrega-ção para o Clero, Congregação dosBispos, Congregação do Culto Divino,Meios de Comunicação, Embaixadado Brasil. Participamos de uma Missae jantar no Pio Brasileiro, que é ondese hospedam os padres do Brasil, emestudo no Vaticano. Cada Ministériotem um bispo representante, nos Regi-onais. Durante a visita, cada bispo doRegional Sul II apresentou algo sobrea Secretaria que representa.

JS: Fale-nos sobre a emoção departicipar desta visita.

Dom Javier: A emoção, se sepode medir, é sem tamanho. É umaoportunidade única, uma experiênciaúnica e são poucos que experimen-tam. A última vez que os bispos doParaná estiveram com o Papa foi em2002. Uma descoberta surpreendenteda vida da Igreja, da pessoa do Papa ea convivência fraterna entre bispos doRegional. Também destaco este co-nhecimento da realidade, de como fun-ciona esta Igreja, para estar presenteem todas as partes do mundo e parti-lhar um pouco, em uma semana, davida, no Vaticano. Quantos peregri-nos! Quantos turistas que passam porali diariamente, para conhecer estacidade única do mundo. Tudo isto criauma emoção muito grande. Eu só pos-so dizer que, talvez, nem merecia pas-sar por isto. Deus me abençoou e meconcedeu isto.

Encontro de Dom Javier com o Papa Bento XVI

Visita ad Limina Apostolorum Papa com os bispos do Regional Sul II (Paraná)

Page 2: Jornal Servindo de fevereiro 2011

Fevereiro / 2011 Fevereiro / 2011

Diretor:Dom Francisco Javier DelvalleParedes

Assessor:Pe. Sidinei Teixeira Gomes

Coordenador:Vilson Olipa (44) 9958-9797

Colaboradores desta edição:Pe. Luiz Antônio Belini, AmaniSpachinski, Maria Joana TittonCalderari, Seminarista AlfredoRafael Belinato Barreto, Pe.Ricardo Arica Ferreira

Queridos e amados filhos deDeus da Diocese de Campo Mou-rão.

Que imensa alegria e senti-mento de gratidão a Deus, po-der novamente entrar em con-tato com cada um e cada umade vocês através do nosso efi-caz Jornal Servindo, a fim delhes fazer chegar a minha sau-dação fraterna e o meu abraçode Pastor, carregado de Bên-ção e bons augúrios para queneste ano que estamos iniciandoseja uma nova experiência daproteção divina.

A caminhada do Povo deDeus continua e nós, como par-te deste povo de Deus, tambémcontinuamos o nosso seguimen-to ao Cristo na sua Igreja, sendoparticipante ativo desta grandetarefa de todos juntos continu-armos a construção do Reino deDeus. Retomando os trabalhosfortalecidos, renovados e ilumi-nados pelo Espírito Santo, cadaum de nós a partir de seu lugare estado (bispo, padres, leigos,seminaristas, religiosos/as e to-dos os batizados), somos convo-cados a nos deixar conduzir pelaforça de Deus, sem medo e comsegurança e confiança; partici-par e partilhar das alegrias, tris-tezas e esperanças, que a vidano dia a dia nos oferece, massempre na certeza da presençae proteção de Deus e MariaSantíssima.

Ao longo do ano iremos ten-do este contato amigo, onde po-deremos ir aprofundando assun-

tos que dizem respeito a todacaminhada com a Igreja Dioce-sana, muito querida e amada porDeus.

Finalizo esta saudação comas palavras do Salmista“Que a bondade do Senhoresteja sobre nós” Sl 89,17, eque, em outra passagem, nosfala de Deus dizendo: “Miseri-córdia e piedade é o Senhor,ele é amor, é paciência, e com-paixão, o Senhor é muito bompara todos, sua ternura abraçatoda criatura” Sl 144,8. Comestas palavras do Salmista con-vido a todos os diocesanos ediocesanas a nos apaixonar poreste Deus e nos colocar à suadisposição para um renovadoe animado compromisso de vi-venciar nossa missão de discí-pulos missionários.

Deus nos abençoe e nos guarde!

Editoração Eletrônica:Jonas Rodrigues. - 44 3025-2036 /9145-1499 / 9915-3400

Tiragem: 11 mil exemplares.Impressão: Grafinorte.

Site:www.diocesecampomourao.com.brPermite-se a reprodução total ouparcial do material veiculado noJornal Servindo, desde que ci-tada a fonte.

Assinaturas do Jornal Servindo,procure as paróquias ouinforme-se pelo telefone(44) 3529-4103 ou pelo e-mail:[email protected]

Expediente

Página 02 Página 11

RESUMO GERAL

Saldo anterior (31/10/10) ............................... 62.445,20...........................................................................ENTRADA ..........................................................Contribuição das Paróquias .............................. 119.595,00Contribuição Ref. 13º Salário ............................ 9.960,25Reembolso Almoço do Clero ............................. 558,80Reembolso Encargos Sociais ........................... 2.147,84Crisma ................................................................ 14.936,00Venda Eucaliptos (Lenha) ................................. 6.778,0010% da Venda do Imóvel de Fênix ................... 1.800,00TOTAL: Entradas + saldo anterior ................... 218.221,09......................................................................................................................................................SAÍDA ................................................................Manutenção da Cúria e Imóveis ........................ 83.024,23Residência Episcopal ........................................ 3.992,66Centro Pastoral Dom Virgílio de Pauli ................ 509,73Centro de Pastoral Dom Eliseu .......................... 184,91Seminário São José ........................................... 1.146,33Seminário Propedêutico São José C. Mourão .. 8.000,00Seminário de Teologia Dom Virgílio - Cambé ..... 26.482,02Seminário de Filosofia N. Sra. Guadalupe-Mgá. 12.555,00Consórcio Nacional Volkswagen ...................... 746,19Total .................................................................. 136.641,07Saldo em 30/11/10 ........................................... 57.258,93

RESIDÊNCIA EPISCOPAL:

Telefonia Oi! .................................................... 334,02Copel ............................................................... 259,55Sanepar .......................................................... 267,41Embrapel Embalagens Ltda ............................ 29,94Salários ........................................................... 1.445,62Provedor UOL ................................................. 24,00TV a Cabo Campo Mourão Ltda ..................... 148,50Alimentação .................................................... 90,00Villa Bellagio Paisagismo Ltda ........................ 22,50Manutenção/Conservação de Imóveis .......... 1.371,12SUB TOTAL .................................................... 3.992,66

Água, Luz e telefone ......................................Seminário São José - Campo Mourão ............ 1.146,33Centro de Past. Dom Virgílio de Pauli ............. 509,73Centro de Past. Dom Eliseu ............................ 184,91SUB TOTAL .................................................... 1.840,97........................................................................Repasse da Cúria Diocesana ........................Seminário Propedêutico - C. Mourão ............. 8.000,00Seminário de Teologia - Cambé ...................... 26.482,02Seminário de Filosofia - Maringá .................... 12.555,00SUB TOTAL .................................................... 47.037,02

MANUTENÇÃO DA CÚRIA E IMÓVEIS:

Sanepar .................................................................. 52,92Copel ...................................................................... 267,14Telefonia Oi! ........................................................... 1.037,63Correio ................................................................... 151,85Locação Sistema Contabilidade/Folha Pagto ........ 327,11Encargos Sociais: INSS+FGTS+PIS ...................... 9.926,23Combustível .......................................................... 918,75Fundo de Reserva ................................................. 21.613,75Monte Carmelo Op. Viagens .................................. 189,00Côngruas e Salários ............................................... 21.744,96Plano de Saúde ...................................................... 2.240,00Atelier Sacro Benchaya Ltda ................................. 495,66Manutenção/Conservação de Imóveis .................. 388,80Capela Santa Paula Elisabete Cerioli ..................... 352,22Mensalidade do Prever .......................................... 33,00Vales Transportes ................................................... 744,00M S Guaiume Segurança Monitorada ..................... 75,00Ikiágua Ltda ........................................................... 24,00Tribunal Eclesiástico .............................................. 510,00Viagem Dom Javier à Curitiba ............................... 999,99Materiais de Escritório ............................................ 311,95Théos Informática-Prog. SGCP. ............................ 55,80Mestrado Pe. Geovani ........................................... 700,00PUCPR - Campus Maringá (Inscrição Vest. Filosofia) 2.390,00Materiais de Limpeza .............................................. 78,40Labore - Medicina do Trabalho ............................... 30,00Assinatura Jornal Tribuna do Interior ..................... 143,00Honorários Advocáticios ........................................ 9.000,00Pagto. Acerto Contadora Marisa parc. 08/15 ......... 5.000,00Fiorella - Pães e Doces ......................................... 482,42Viagem do Clero Pontal do Paraná ....................... 2.000,00Despesas com Cartório ......................................... 375,15Mark Viagens e Turismo Ltda ................................ 261,00Pedágios ................................................................ 105,20SUB TOTAL ............................................................ 83.024,93

Balancete Novembro/2010

Palavra do Bispo

Pelo fato de ser um importanteevento, a visita ad Limina Aposto-lorum, publicamos, na íntegra, umaentrevista com o bispo diocesanoDom Francisco Javier DelvalleParedes, sobre o encontro com opapa Bento XVI.

Na próxima edição, enfatizare-mos a Campanha da Fraternidadeque, este ano, traz como tema Fra-ternidade e a Vida no Planeta.Nesta edição, o colunista Pe. LuizAntonio Belini faz uma introduçãodo assunto.

Dando sequência à série queapresenta o resumo da biografia deum padre do livro “Intrépidos Mis-

Editorial

Capa

Logo do 19º Plano Diocesano de Ação Evangelizadora,que tem projetos sendo elaborados para estas 3

prioridades: catequese, família e juventude.

Padres e diáconos

01 - Pe. Carlos Alberto Rodriguesda Silva

08 - Pe. Jurandir CoronadoAguilar

11 - Pe. Waldomiro Lúcio TardivoFo. - scj

13 - Pe. José Maria Mendonça19 - Pe. Sidnei Teixeira Gomes21 - Pe. Gessi de Matos24 - Pe. José Norberto Konrad –

scj

Religiosas

01 - Irmã Gabriela Belli01 - Irmã Marcia Cavalcante06-Irmã Elisângela Ramos

de Souza20 - Madre Rosinei24 - Irmã Erlaine S. Souza

ANIVERSÁRIOS – FEVEREIRO

sionários - Biografias de Presbíte-ros”, organizado pelo Pe. JurandirCoronado Aguilar, nesta edição,trazemos um pouco da vida doMonsenhor Aleixo Salusniak.

Os assuntos juventude e cate-quese têm um espaço garantidonesta edição do Servindo, pois sãoprioridades do 19º Plano de Evan-gelização da diocese. A terceira, enão menos importante prioridade, éa família, que terá espaço na pró-xima edição.

Comece a sua leitura, agora,pela matéria sobre a ordenação dodiácono Clauber Magela FreireKrieck, na próxima página.

1 a 4 - Curso dos bispos, no Rio de Janeiro10 - Colação de Grau da UEPR/Fecilcam

7 a 11 - Retiro de Seminaristas e Encontro de Formadores12 - Posse do bispo de Umuarama13 - Visita de Dom João Bosco e Encontro da Pastoral Familiar19 - Confirmação em Rancho Alegre

27 - Confirmação no Lar Paraná, Campo Mourão

Agenda do bispo / Fevereiro

Dom Francisco JavierDelvalle Paredes

Bispo diocesano de Campo Mourão

Paróquia iniciapreparaçãopara jubileu

A paróquia Nossa Senhora dasGraças de Engenheiro Beltrão re-ceberá o reitor do Santuário Basí-lica do Divino Pai Eterno de Trin-dade-GO, Pe. Robson de Oliveira,no dia 17 de fevereiro, às 19h30.

A missa com o Pe. Robson e oshow com a Banda Christi, deMaringá, fazem parte da prepa-ração para o jubileu de ouro daparóquia, que começará em 8 desetembro de 2012.

DIA HORAS QUEM O QUE PARA QUEM ONDE

05 09:00 P. DA CRIANÇA Capacitação – COPEL Coord. Ramos e Áreas Sede da Pastoral da Criança 05 A ORAÇÃO Reunião Diocesana Coordenadores Paroquiais A definir

05 14:00 17:00

CDL – CNLB Reunião Preparatória Representantes das Paróquias Sala da Cúria

05 e 06 08:00 17:00

DIÁCONOS Escola de Formação Candidatos ao Diaconato Permanente Seminário São José

05 e 06 RCC Assembleia Diocesana Coordenadores e Ministérios CDF – Lar Paraná 07 a 11 SEMINARISTAS Retiro Espiritual Seminaristas Chácara Rainha da Paz - Maringá

11 DIÁLOGO ECUM.

E ENS. RELIGIOSO Reunião da ASSINTEC Núcleo C. Mourão

Comissão do Diálogo Ecumênico e Instituições de Ensino

A definir

11 A 13 CURSILHO Feminino – Jovem Jovens Convidadas CDF – Lar Paraná 12 19:00 FORMADORES Abertura do Ano de Formação Formadores, Seminaristas e Povo Catedral São José

12 08:30 11:30

CEBs Reunião Diocesana Coordenadores Paroquiais Centro Catequético

12 09:00 P. DA CRIANÇA Capacitação – Guia do Líder Responsáveis pelas FABs Sede da Pastoral da Criança

12 13:00 17:00

IAM (Infância e Adolesc. Missionária)

Planejamento e Formação Coordenadores Paroquiais – Decanato C. Mourão Santuário

12 14:00 VICENTINOS Reunião Conselho Central Pres. Obras Unidas e Conselho Central Centro Catequético

13 08:00 11:00

IAM (Infância e Adolesc. Missionária)

Planejamento e Formação Coordenadores Paroquiais – Decanato Goioerê Candeias

13 08:00 17:00

P. FAMILIAR Encontro Diocesano Coordenadores Paroquiais Centro Catequético

17 13:30 17:30

DIÁLOGO ECUM. E ENS. RELIGIOSO

Reunião de Estudos P/ Ensino Religioso

Comissão do Diálogo Ecumênico e Professores do Ensino Religioso

FECILCAM

19 08:30 15:00 CATEQUESE Reunião Diocesana Equipes de Coordenação Paroquiais CDF – Lar Paraná

19 13:00 17:00

IAM (Infância e Adolesc. Missionária)

Planejamento e Formação Coordenadores Paroquiais – Decanato Juranda Juranda

19 14:00 P. DA CRIANÇA Assembleia Eletiva - COHAPAR Pároco, Setor, Área, Ramos e Líderes Paróquia Sagrada Família 19 SERRA Aniversário de Ordenação Pe. Ricardo Seminário São José

19 e 20 P J Formação Diocesana Jovens

20 08:00 12:00

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA Retiro/Espiritualidade Bíblica Decanal

Equipes Missionárias Paroquiais Decanato de Campo Mourão

Santuário N. Sra. Aparecida

20 P. DA CRIANÇA Encontrão de Líderes – Área 01 Setor, Área, Ramo e Líderes A definir 21 a 23 CLERO Curso para o Clero Bispo, Padres e Diáconos CDF – Lar Paraná

23 09:00 CDAE Reunião Equipe de Assessoria Equipe de Assessoria Sala da Cúria 25 e 26 CEBs Reunião Regional Coordenadores e Assessores Diocesanos Maringá 25 a 27 CURSILHO Masculino – Jovem Jovens Convidados CDF – Lar Paraná

26 CATEQUESE Reunião Decanal – C. Mourão Coordenadores/Equipes Paroquiais Santuário N. Sra. Aparecida

26 13:00 17:00

IAM (Infância e Adolesc. Missionária)

Planejamento e Formação Coordenadores Paroquiais – Decanato E. Beltrão Eng. Beltrão

26 14:00 P. DA CRIANÇA Assembleia Eletiva – B. Ferraz Pároco, Setor, Área, Ramos e Líderes Paróquia Santa Rita de Cássia

27 08:00 12:00

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA Retiro/Espiritualidade Bíblica Decanal

Equipes Missionárias Paroquiais – Decanato de Juranda

Juranda

27 P. DA CRIANÇA Encontrão de Líderes – Área 02 Setor, Área, Ramo e Líderes A definir 27 SERRA Aniversário Ord. Episcopal Dom Javier A definir

“Considero uma graça e uma bênção muito

especial de Deus, que me fez experimentar este

tipo de convivência com todos os bispos do

Paraná e num lugar tão especial”.

Dom Francisco Javier, falando sobre a visita ad Limina Apostolorum, ao Vaticano

CALENDÁRIO – FEVEREIRO - 2011

Page 3: Jornal Servindo de fevereiro 2011

Nada mais gratificante do quefalar sobre Maria, nossa Mãe

espiritual. Melhor ainda é falar comela todos os dias e, principal-mente em momentos especiais,demonstrando nosso carinho egratidão. Para isso, as Sagra-das Escrituras, a Sagrada Tradi-ção e a Igreja oportunizaram inú-meros títulos, que mais facil-mente nos aproximam a ela.

O Ano Litúrgico proporcionamomentos especiais para umameditação aprofundada sobreNossa Senhora, utilizando-se dostítulos; alguns, consideradoscomo “dogmas de Fé”. Desde oinício da história do cristianismoos cristãos, principalmente cató-licos, têm dedicado especial re-verência à Mãe de Jesus. Essadevoção filial consolidou a sagra-da lista de nomes pelos quaisconhecemos nossa Mãe e a ela

nos dirigimos para invocá-la e mani-festar-lhe nossa sincera devoção.As distintas formas de culto ao nomede Maria Santíssima, conforme aprocedência tem sua fundamenta-ção, primeiramente, na liturgia, sen-do estabelecidas pela Igreja, paracomemorações, celebrações e ritu-ais. Posteriormente, em relação aoslocais onde se manifestavam, maisacentuadamente, uma devoção, se-guida de culto. E, paralelamente aessas duas origens, há os títulosresultantes das manifestações po-pulares, em que o povo, a ela recor-re, de acordo com sua fé e determi-nadas necessidades.

É uma graça peculiar, poder invocara Mãe de Deus sob um título que maisa aproxima de seus filhos e, a estes,da Mãe. Durante este mês de feverei-ro, logo no início, somos convidados apensar um pouquinho mais sobre nos-sa “Mãezinha do céu” com o sagrado

Amani Spachinski deOliveira é professor,

escritor, poeta e contista.Membro da Academia

Mourãoense de Letras eAssociação Mourãoense de

Escritores. E-mail:[email protected]

nome de Nossa Senhora de Belém.Este título nos convida a refletir sobrea maternidade de Nossa Senhora, nacidade de Belém. Jesus Nasceu emBelém de Judá. Para lá se dirigiram aopastores ao ouvirem a mensagem doAnjo: “eis que eu vos anuncio umagrande alegria que será para todo povo,nasceu-vos hoje o Salvador”. E ospastores disseram: “Vamos até Be-lém, e vejamos o que aconteceu, e oque o Senhor nos deu a conhecer”. DoOriente, os magos, guiados pela es-trela chegaram a Belém. Lá encontra-ram o recém-nascido, sua mãe Mariae José, e o adoraram... Conforme SãoMateus e São Lucas no capítulo 2,respectivamente.

No dia dois de fevereiro, a Diocesede Guarapuava, com a qual, CampoMourão tem fortes ligações históricas,religiosas e geográficas, celebra aFesta de Nossa senhora de Belém.Essa devoção e culto a Nossa Senho-ra teve origem pelo início do ano de1800, culminando com o título de Pa-droeira da Catedral e, por “ipso facto”,

Página 10 Página 03

Ordenação presbiteral em Campina da LagoaInstituto Secular Santa Paulina surgiu na diocese

Nossa Senhora de Belém

Fevereiro / 2011 Fevereiro / 2011

da Diocese. Com muita devoçãodevemos olhar para Nossa Senho-ra de Belém e, com a mesma dis-posição dos serviçais nas “bodasde Caná”, ouvir e obedecer ao queela nos tem a dizer: “Fazei tudo oque Jesus vos disser”. Nossa Se-nhora de Belém, rogai por nós.

História da Paróquia São JudasTadeu de Quinta do Sol, é o título dolivro de autoria do Padre Luiz AntonioBelini, lançado em dezembro de 2010,na Igreja Matriz de Quinta do Sol.

O livro conta a história da comuni-dade paroquial desde seus primórdios,com entrevistas, cronologia e um ricoacervo fotográfico. “O lançamento daobra se inscreve no clima do resgatehistórico que envolveu a celebração dojubileu diocesano, a pouco encerrado”,declara o autor do livro.

História de paróquia vira livro

O Diácono Clauber Magela Freire Krieck foi ordenado presbítero, no

dia 11 de dezembro, na Paróquia SantaTerezinha, em Campina da Lagoa. A Mis-sa, presidida pelo bispo diocesano DomFrancisco Javier Delvalle Paredes, contoucom a presença de vários padres, semina-ristas, familiares do diácono e população.

A ordenação diaconal de Clauber foi em2 de julho, na Paróquia Santa Cruz deCampo Mourão, por ocasião do encera-mento do Ano Sacerdotal.

Lema escolhido por Clauber: “Sem mim,nada podeis fazer” Jo 15,5.

Sua primeira Missa foi em Campina daLagoa, no dia 12 de dezembro.

Missa com ordenação na Paróquia de Campina da Lagoa

Dom Javier e Pe. Clauber Clauber com seus pais

Capa do livroPe. Luiz A. Belini

Há pouco mais de 4 anos, foifundado o Instituto Secular

Santa Paulina e já tem membrosem 10 estados brasileiros.

O Instituto, que tem o apoio dasirmãs religiosas da Congregaçãodas Irmãzinhas da Imaculada Con-ceição, vive o carisma e a espiritu-alidade da referida Congregação.

De acordo com Clementina deSousa Dias, 71 anos, de Mamborê,coordenadora do Instituto e quefez os primeiros contatos para acriação do mesmo, há 6 consagra-das leigas em Mamborê. Estasvivem em suas famílias, trabalhamou são aposentadas e se envolvemem trabalhos na comunidade, mas fa-zem os votos como as irmãs religiosas.Para ser uma consagrada leiga, é ne-cessário que a mulher seja solteira,com mais de 18 anos, ou viúva.

Há em torno de 30 integrantes doInstituto nos estados de Goiás, Piauí,Ceará, São Paulo, Minas Gerais, RioGrande do Sul, Mato Grosso do Sul,Espírito Santo, Santa Catarina e Paraná.

Anualmente as integrantes parti-cipam do encontro dos Institutos Se-culares, em Aparecida-SP. A coor-denação que, por enquanto, é toda deMamborê, realiza reuniões mensais.Clementina esclarece que o objetivoé que pessoas de outras localidadestambém façam parte da equipe decoordenação, futuramente.

Uma vez por ano acontece um en-contro entre as integrantes do Instituto.De 13 a 15 de novembro do ano passado,o encontro foi em Mamborê e contoucom a presença de pessoas do Ceará,Piauí, Rio Grande do Sul e Paraná.

O Instituto ainda não tem o reco-nhecimento oficial da Igreja, mas otrabalho é acompanhado pelo bispodiocesano e outros padres.

“Procuramos levar uma vida total-mente normal, sem aparência de seruma organização. Nem camisetas como nome do Instituto, utilizamos. Procu-ramos viver de acordo com o Evange-lho, seguindo o carisma e a espiritua-lidade de Santa Paulina, que já sãovividos pela Congregação das Irmãzi-

Capa do folder dedivulgação do

Instituto

Clementina deSousa Dias,

coordenadora

Missa, durante o encontro, presididapelo vigário paroquial Pe. Durvalino

Rodrigues de Oliveira

Participantes, com Pe. Durvalino eIr. Dionísia Pereira Duarte, durante

o encontro em Mamborê, emnovembro de 2010

nhas da Imaculada Conceição”, de-clara a coordenadora Clementina.

Interessados em obter outras in-formações sobre o Instituto, poderãofalar diretamente com a coordenado-ra Clementina de Sousa Dias, atravésdo telefone residencial (44) 3568-2511ou celular (44) 9984-2127.

O Movimento de Cursilho de Cris-tandade - MCC realizou a Ultreyafestiva de final de ano, em Mamborê,no dia 4 de dezembro.

Houve uma Missa, na Igreja Matrize, em seguida, o jantar de confrater-nização no CTG Galpão da Amizade.

A Missa foi presidida pelo asses-sor do MCC, na Diocese, Pe. CarlosCezar Candido. A Ultreya contou,também, com a presença do Pe.Gessí Matos, ex-assessor espiritu-al e do Pe. Sidinei, vigário paroquialde Mamborê. Severino Flores, deApucarana, um dos dirigentes deCursilho na Diocese há muitos anos,também esteve em Mamborê.

De acordo com o casal coordena-dor diocesano do Movimento DivoneyMartins Pereira e Vera, participaramda Ultreya cursilhistas das paróquiasdas seguintes cidades: Nova Cantu,Juranda, Farol, Ubiratã, Campo Mou-rão, Goioerê, Luiziana, Boa Esperan-ça, Moreira Sales e Mamborê.

MCC diocesano realizou

Ultreya em Mamborê

Pe. Carlos: bênção aos cursilhistas

"Como Igreja, não podemos permanecer alheios".Pe. Luiz Antonio Belini, sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que é Fraternidade e a Vida no Planeta

Pe. Carlos e Severino Flores

Page 4: Jornal Servindo de fevereiro 2011

Página 04 Página 09

Formação sobre a Campanhada Fraternidade 2011

Em dezembro, foram orde-nados padres os diáconos Pau-lo César Nogueira, da Congre-gação da Sagrada Família deBergamo, em Peabiru; Claudi-nei Francisco de Oliveira e Síl-vio José do Nascimento, ambosda Congregação do SagradoCoração de Jesus, em Araruna.

A Pastoral da Família dioce-sana realizará um encontro deabertura dos trabalhos do ano de2011, no dia 13 de fevereiro. Seráno Centro de Formação Pastoralda Paróquia São Francisco de As-sis, em Campo Mourão, das 8h30às 16h. O Encontro contará com apresença de Dom João BoscoBarbosa de Souza, bispo de União daVitória e Bispo Referencial da Pas-toral Familiar, no Regional Sul II.

A Paróquia Santo Antoniode Ubiratã comemorou 50 anos,em janeiro. No sábado (15), hou-ve missa e apresentação teatralda equipe do Ministério de Artes

PARÓQUIASGIRO PELAS

Renascer de Maringá; no domin-go (16), missa, com participaçãode todas as capelas, trazendo aimagem do seu padroeiro e bên-ção de veículos.

A paróquia Nossa Senhoradas Candeias, de Goioerê, cele-bra a sua padroeira no dia 2 defevereiro. Em preparação, há umtríduo nos dias 30 e 31 de janeiro e1° de fevereiro. Cada dia a missaserá presidida por um padre que játrabalhou na paróquia.

A 18ª edição da Rota da Féserá no dia 13 de fevereiro. Sairáde Campo Mourão e passará pelosmunicípios de Goioerê e Ubiratã.

A comunidade paroquialNossa Senhora das Graças deEngenheiro Beltrão agradece ocarinho manifestado pelo bispo di-ocesano Dom Javier, pela visitasurpresa na noite do Ano Novo, nacelebração de ação de graças peloano, dia 31 de dezembro.

Caríssimos diocesanos e diocesanas, sau-dações neste início de 2011...

O ano se inicia e, com ele, algumasalterações que desde já quero lhes apresen-tar: este ano não sou o coordenador dioce-sano da liturgia e, sim, a senhora LiliamHannel, cantora da Catedral e do SantuárioNossa Senhora Aparecida. Deixei esta co-ordenação visto que atuo na assessoriadiocesana dos MECEs e, agora como Reitordo Seminário, sou também assessor doSAV (Serviço de Animação Vocacional).Porém, continuarei dando as formações nasparóquias que me convidarem sobre Litur-gia, bem como a senhora Liliam, que está àdisposição para encontros de Cantos Litúr-gicos.

Então, nesta edição, além de vos atualizarsobre tais alterações, quero me dirigir aosMECEs com as seguintes orientações, vis-ta que muitas destas já são de vossosconhecimentos:

Não cabe aos Ministros Extraordináriosda Comunhão Eucarística quando estãoatuando: preparar o altar no momento dapreparação dos dons (ofertório); fazer apurificação após a comunhão; dar bênçãoou passear com o Santíssimo; lavar asmãos durante a Missa; ficar em pé durantea consagração; usar calças justíssimas esaias acima do joelho; salto alto; jalecossujos ou amarrotados; nunca atuarem dechinelos ou rasteirinhas; cabelos desarru-mados; brincos, colares, unhas, maquia-gem, batons, dentre outros, que possamchamar a atenção mais do que Jesus CristoEucarístico cujo qual estão a serviço.

Padronização do traje: o jaleco da corcreme que está em vigor em toda a nossaDiocese foi uma conquista. Agora o próxi-mo passo será o de padronizarmos a partede baixo, ou seja, a calça ou a saia, na corpreta. Algumas paróquias já deram estepasso. Outras, foram além: os homensusam gravatas. Porém, isso foi uma deci-são tomada cada uma, com o seu pároco.Para o momento, estamos buscando ade-quar em toda a diocese a parte de baixo, nacor preta. Por isso, dentro da possibilidadede cada um, ori-entamos que jávão se adequan-do neste passoque estamosdando.

Bom, para omomento é issoque tenho a lhesfalar. Encerro, de-sejando um óti-mo e abençoadoano para todosnós e para os nos-sos trabalhos.

Um fraternoabraço a todos.Feliz 2011!

Liturgia

Pe. Ricardo Arica FerreiraReitor do Seminário

Propedêutico, assessordiocesano dos MECEs e

assessor do SAV -Serviço de Animação

VocacionalE-mail:

[email protected]

A Pastoral da Juventude - PJ ava-liou, em março de 2010, os objetivospara 2010-2011. Nos dias 11 e 12 dedezembro, houve a aprovação em as-sembleia.

Objetivo geral:“Rearticular e organizar a estrutu-

ra da PJ, trabalhando um processo demotivação e animação das novas eantigas lideranças, de acordo com osprojetos 1 e 2 do Plano Trienal doRegional, inspirados na Palavra deDeus, zelando pela realidade e os donsque cada um tem.”

Objetivos específicos:1 - Resgatar a identidade da PJ nosgrupos existentes e criar novos.2 - Formar a equipe de assessoria.3 - Manter a escola de formação.4 - Elaborar um subsídio próprio denossa diocese para a etapa de for-mação (EFJ)5 - Formar pólos em quatro pontosda diocese, onde facilite a partici-pação de um número maior de pa-róquias e participantes nas EFJ.6 - Criar alternativas objetivas decomo envolver o crismando nasatividades da PJ afim de posterior-

Trabalhos da juventude diocesanamente inseri-los nos grupos de jo-vens.7 - Missão jovem (em prazo inde-terminado) - tornar a missão que éde experiência do grupo de B. Fer-raz diocesana. (experiência)

Setor JuventudePublicamos o calendário das ativi-

dades do Setor Juventude da diocese,para o ano de 2011.

-Reunião do Setor - 6 de fevereiro,às 9h, em Peabiru-II Gincana de Integração da Ju-ventude - 27 de fevereiro, em Ran-cho Alegre-IV Jornada Diocesana da Juven-tude - 17 de julho, em Campina daLagoa-Estudo sobre o DNJ - 28 de agos-to, local a definir-DNJ - 30 de outubro, em BarbosaFerraz.

Outras datas importantes:-Mapeamento de lideranças - julhoe agosto-Jornada Mundial da Juventude -16 de agosto, em Madri (Espanha)-Assembleia (Plano de Evangeli-zação) - 18 de setembro

Fevereiro / 2011 Fevereiro / 2011

A CNBB escolheu para este ano, como temada Campanha da Fraternidade, “Fraternida-

de e a Vida no Planeta” e, como lema, “A criaçãogeme em dores de parto” (Rm 8,22). Para tratardeste assunto, representantes de algumas paró-quias da Diocese estiveram reunidos no dia 5 dedezembro de 2010, no Centro Diocesano de For-mação - CDF, em Campo Mourão.

Oito padres e o bispo da Diocese de Serrinha, naBahia, estiveram em duas paróquias da Diocese deCampo Mourão, em janeiro. Dom Ottorino Assolari, quefoi sagrado bispo em Campo Mourão, em 2005, Pe.Genivaldo Barboza, que é da Diocese e está realizandoo trabalho missionário na Bahia, juntamente com algunspadres oriundos da Itália e outros brasileiros, realizam,anualmente, uma viagem no período de férias.

Este ano, realizaram a viagem ao sul, passando porCuritiba e Peabiru, onde há a Casa de Formação daCongregação da Sagrada Família de Bérgamo, Congre-gação à qual Dom Ottorino pertence. Em Mamborê,cidade onde nasceu o Pe. Genivaldo, houve uma Missa,na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, nodia 9 de janeiro. Esta foi presidida por Dom Ottorino econcelebrada pelos 8 padres. Em seguida, o grupo viajoupara Foz do Iguaçu e um dos países da fronteira.

Paulo Cesa conduzindo o encontro de formaçãoCartaz da Campanha

da Fraternidade 2011

O engenheiro agrônomo Paulo Cesa, da Ema-ter de Mamborê, foi convidado para falar sobrea questão ambiental, que é o ponto principal, emse tratando do tema da CF 2011.

No final do dia, algumas metas foram traça-das, com possíveis trabalhos que podem ser exe-cutados; desta forma pode-se ter um rumo a serseguido e o objetivo da CF 2011, atinjido.

Padres e bispo da Bahia na Diocese

Dom Ottorino e padres durante a Missa em Mamborê

Bispo e padres de Serrinha, com Pe. Francisco, páro-co de Mamborê, e pessoas da comunidade

No final de 2010, alguns padres daSociedade Missionária dos Pa-

dres de São Tiago visitaram a Diocesede Campo Mourão. Liderando o grupoestava o Pe. André Gautreau, 84 anose que trabalhou na Diocese de 1963 a1994. Juntamente, estava o Pe. MichelMenard, Superior Geral da Congrega-ção e Pe. Paul Dassous, Superior Pro-vincial, que reside em Campinas-SP.

Os padres André e e Michel sãofranceses e o Pe. Paul é haitiano.

O motivo principal da visita foi paraagradecer a homenagem feita ao Pe.Yves Jean Marie Pouliquen, dando o seu

Padres visitam a Diocese

Pe. André Gautreau, Pe. Luca Pelis (Vigário Geral da Diocese de Campo Mourão),Pe. Paul Dassous e Pe. Michel Menard

nome dado à Escola Diocesana de Teo-logia Pastoral. Pe. Yves foi um dos pri-meiros padres, dessa Congregação, queveio para a Diocese de Campo Mourão.

A Sociedade Missionária dos Pa-dres de São Tiago trabalha na França,Haiti e Brasil.

O Pe. André Gautreau chegou àDiocese em janeiro de 1963 e traba-lhou, também, em algumas paróquiasque pertenciam à Diocese de CampoMourão e, atualmente, fazem parte daDiocese de Umuarama. Aposentou-se em 1994, quando estava na Paró-quia de Rancho Alegre d’Oeste.

Pe. Yves Pouliquen

Mapa antigoda Diocese

de C. Mourão

Page 5: Jornal Servindo de fevereiro 2011

Segundo antiquíssima tradição,no dia três de fevereiro, a Igreja

comemora o martírio de São Braz,bispo de Sebaste, Diocese locali-zada no atual território da Armênia.Não obstante a escassez de fontesseguras sobre sua vida, a abundân-cia de tradições conservadas aolongo dos séculos nos permitemdelinear traços de sua personalida-de, que em linhas gerais não diver-gem muito da vida e dos feitos deoutros mártires cristãos deste mes-mo período. Cronologicamente pode-se situar o nascimento de Braz nasegunda metade do séc. III, períodoem que a comunidade cristã se viuintensamente agitada pela voraci-dade das perseguições institucio-nalizadas pelo Império Romano.

São Braz: Testemunho Cristãonos Primeiros Séculos da Igreja

Após o ano 251 com o edito de perse-guição geral promulgado pelo impera-dor Décio, a Igreja só haveria de retornarà paz em 313 com o reconhecimento desua liceidade concedido por Constanti-no através do edito de Milão.

De acordo com antiga tradição, antesde ser sagrado bispo, Braz teria exerci-do a medicina e, como bom cristão, ausara sempre em favor dos mais neces-sitados e pobres. Seu trabalho, aliado àfé, operara incontáveis milagres àque-les que o procuravam, de forma que suafama de santidade propagou-se antesmesmo de seu martírio. Com a mortedo bispo de Sebaste, Braz foi aclamadoseu sucessor e assim tornou-se chefedessa comunidade cristã num momen-to de violenta perseguição. Nesse am-biente, destacou-se igualmente pela

atenção dispensada aos mártires desua diocese. As atas do martírio desanto Eustáquio informam que tendoeste sido martirizado o bispo Braz jun-tou com muita reverência seus ossos,bem como os de santo Orestes dando-lhes sepultura cristã. Se no Ocidente aperseguição havia cessado em 313pelo edito de Milão, no Oriente a mes-ma continuou sob o governo de Licínio.Deste modo, Braz foi martirizado porordem do prefeito de Sebaste, Agrico-láo, em 316. Segundo as atas, após serflagelado, foi pendurado num andaimee com pentes de ferro descarnaram-lheos ossos sendo, por fim, degolado.

O costume de abençoar a gargantano dia sua memória advém do milagrepor ele operado a caminho do martírio.Com o sinal da Cruz Braz curou ummenino que se engasgara com espi-nha de peixe. Tanto seu exemplo devida, quanto a proteção que invoca-mos sob seu nome para nossa gar-ganta apontam para a concretizaçãode nossa vocação cristã. Mais do que

implorar a bênção contra os malesfísicos, o testemunho de São Braznos impele a fazer da vida umaconstante proclamação das mara-vilhas de Deus, isto é, nossa açãono mundo deve se manifestar comoum grande hino de ação de graçasa Deus, através de nossa vivênciacristã. A fé professada com oslábios deve tornar-se conhecida porgestos e obras que as sinalizem.

Seminarista AlfredoRafael Belinato

Barreto,3º ano de Teologia

Página 08 Página 05

O papa João Paulo II será beatifi-cado no dia 1º de maio. A publica-ção do decreto, comprovando ummilagre atribuído à intercessão deJoão Paulo II, foi publicado pelopapa Bento XVI, no dia 14 de janei-ro. O milagre, agora confirmado,refere-se à cura da freira francesaMarie Simon Pierre, que sofria dadoença de Parkinson. João Paulo IIfoi papa entre 16 de outubro de1978 e 2 de abril de 2005, quandofaleceu após mais de 25 anos comoSucessor de São Pedro. Fonte:CNBB

A Província de Maringá, formadapelas dioceses de Campo Mourão,Paranavaí, Umuarama e Maringá, es-tará reunida nos dias 21 e 22 de maiopara a realização do Seminário Provin-cial das CEBs. O evento será no Cen-tro de Formação Bom Pastor, na cida-de de Maringá.

João Paulo II foi escolhido como padro-eiro da JMJ - Jornada Mundial da Juventu-de, que acontecerá em Madri, Espanha,de 16 a 21 de agosto. A JMJ foi criada pelopapa João Paulo II, em 1985. Fonte:Catolicanet

Pe. Luiz AntonioBelini é Pároco de

Quinta do Sol

A cada ano, a Igreja do Brasil nosapresenta uma problemática

sobre a qual nos debruçamos paracompreender, julgar, transformar erezar. É a Campanha da Fraterni-dade, vivenciada fortemente notempo quaresmal (é justamentepor isso chamada de “campanha”),mas que deve permear todo o ano.Neste ano de 2011, o lema será:A criação geme em dores departo (Rm 8,22); e o tema: Fra-ternidade e a Vida no Planeta.No centro da questão está o pro-blema do aquecimento global eas mudanças climáticas. Muitose tem discutido sobre isso, in-clusive sobre a responsabilidadeque o homem tem nessas trans-formações. Estamos longe de umconsenso entre os especialistas.

Em todo caso, essas mudanças es-tão no centro de nossos noticiárioscotidianamente. Como Igreja, nãopodemos permanecer alheios. Porisso o objetivo geral da Campanha daFraternidade 2011: “contribuir para aconscientização das comunidadescristãs e pessoas de boa vontadesobre a gravidade do aquecimentoglobal e das mudanças climáticas, emotivá-las a participar dos debates eações que visam enfrentar o proble-ma e preservar as condições de vidano planeta” (Texto-Base n.6).

Ao longo do ano, teremos oportuni-dade de refletir muito sobre tudo isso.Um primeiro enquadramento para essaproblemática desde nossa fé pode serjá uma releitura do livro do Gênesiscom olhos ecologicamente corretos.Os verbos “dominar” (1,26) e “subme-

A intenção geral do Papa, con-fiada ao Apostolado da Oração,neste mês, é por todos os cien-tistas e os homens de cultura,para que por meio da sincerapesquisa da verdade possamchegar a conhecer o único verda-deiro Deus.

Intenção missionária: Paraque a Igreja, consciente de suaidentidade missionária, se esfor-ce em seguir fielmente Cristo eproclamar o seu Evangelho atodos os povos.

Fevereiro

Fevereiro / 2011 Fevereiro / 2011

ter” (1,28) não significam explorardesordenadamente os recursos doplaneta. Isto é importante, princi-

palmente a partir deste último século,quando o homem conseguiu um pata-mar tecnológico capaz de transfor-mar incrivelmente o planeta. Dominare submeter devem ser compreendi-dos pela ótica do cuidado. “A palavradominar vem do latim dominus, quesignifica ‘senhor’. Dominar significaexercer o senhorio sobre os demais,e este exercício do senhorio deve serfeito a partir do modelo de ‘Senhor’que é o próprio Deus. A narrativa dacriação nos mostra como Deus exer-ce o senhorio em relação à natureza:ele a cria, ordena o seu crescimentoe a sua evolução a fim de que elapossa trilhar um caminho de perfei-ção, garante a sua continuidade, cui-da dela e a abençoa. Assim, o exer-cício do senhorio, ou a dominação,por parte do ser humano deve signifi-car respeito à ação criativa divina,

contribuir com o crescimento e aevolução da natureza em todas assuas dimensões, cuidado com omeio ambiente e fazer dele umafonte de bênçãos, ou seja, de co-munhão com ela e, a partir dela,harmonia interior, comunhão comas outras pessoas e caminho deconhecimento e estreitamento derelações com o próprio Criador”(Texto-Base n.103).

Fraternidade e a Vida no Planeta

E ntre os padres contemplados no livro“Intrépidos Missionários. Biografias

de Presbíteros”, organizado sob a direçãodo Pe. Jurandir Coronado Aguilar, reitordo Seminário de Teologia Dom Virgílio dePauli da Diocese de Campo Mourão,encontra-se a biografia de Mons. AleixoSelusniak. Aleixo nasceu no atual muni-cípio de Campo Magro, região metropo-litana de Curitiba em 4 de maio de 1925.Seus pais, Pedro Paulo Selusniak e AnnaBulgo Manosso, eram filhos de imigran-tes ucranianos e italianos, respectivamen-te, que vieram para o Brasil em fins doséc. XIX, visando melhores condições devida. Entretanto, segundo Mons. Aleixo,sua família era muito pobre, por issopassou a infância em meio a diversasprivações. Batizado no dia seguinte aonascimento, fez sua primeira comunhãona capela Nossa Senhora da Conceiçãode Campo Magro em 1° de janeiro de1934. Embora demonstrasse profundareligiosidade, durante a infância, o meninoAleixo não dera a conhecer desejo deingressar no seminário e tornar-se padre.

Em 9 de maio de 1937, estimuladopor seu tio paterno, frei Casimiro deÓrleans, Aleixo ingressou no conventode Santo Antonio dos Frades MenoresCapuchinhos em Butiatuba, região deAlmirante Tamandaré. Antes de iniciaros estudos filosóficos, em 7 de dezembrode 1941 Aleixo recebeu o hábito capu-chinho e conforme o costume vigente naépoca teve seu nome de batismo substi-tuído pelo nome religioso de frei EstevãoMaria de Campo Magro. Entre os anosde 1942-1949 frei Estevão cursou filoso-fia e teologia no convento Nossa Senho-ra das Mercês em Curitiba. Aos 2 deabril de 1949 recebeu a ordenação dia-conal por imposição das mãos de DomÁtico Eusébio da Rocha, na Igreja Ima-

Monsenhor Aleixo Salusniak (1925-1998)

culado Coração de Maria, em Curitiba.A ordenação presbiteral foi-lhe concedi-da por imposição das mãos de DomInácio de Ribeirão Preto, confrade ca-puchinho que havia se tornado bispomeses antes, na Igreja Nossa Senhoradas Mercês, no dia 28 de agosto de 1949.

Entre 1950-1955 frei Estevão Ma-ria trabalhou no seminário capuchinhoem Irati, e nas paróquias de Bandei-rantes e Joaquim Távora na Diocesede Jacarezinho. Em 13 de maio de1955 foi designado pároco de Cruzeirodo Oeste, tendo como vigário, freiGaspar Zonta. Neste período inaugu-rou a primeira capela da cidade deUmuarama, atual paróquia São Fran-cisco de Assis e celebrou a primeiraMissa na cidade de Mariluz. Ao des-crever sua chegada em Mariluz, em1955, Mons. Aleixo afirmou em 1992:“Naquele tempo eram matas e a genteandava por baixo das matas comodebaixo de um túnel verde. Eram pás-saros, aqui nesta região aonde nósviemos; havia ainda os tucanos famo-sos, hoje não existem mais; havia osmicos, os macacos, umas árvores

multisseculares que faziam avenida,por assim dizer, até chegar aqui emMariluz onde, em 1955, eu cheguei”.Em 1959 tornou-se pároco de Tomazi-na, no Norte Pioneiro e presidente doHospital São Vicente de Paulo. Em1961, precisou deixar a cidade, moti-vado por querelas de cunho político.

Ao sair de Tomazina frei Estevão foitrabalhar no seminário capuchinho emIrati. Entretanto, descontente com aOrdem religiosa, tomou a decisão dedeixar a mesma e se incardinar numaDiocese, tornando-se padre diocesano.Assim sendo, em 6 de fevereiro de 1968,saiu do convento Santo Antonio de Bu-tiatuba, onde se encontrava, e refugiou-se no seminário diocesano no bairro doBatel em Curitiba, retomando seu nomede batismo. Acolhido por Dom Eliseu naDiocese de Campo Mourão, auxiliou nacatedral São José durante a quaresmade 1968, sendo nomeado pároco daparóquia Nossa Senhora das Graças deBarbosa Ferraz, onde chegou em 16 deabril de 1968. Neste município, seu tra-balho foi de autêntico pioneirismo não serestringindo apenas ao âmbito religioso,

mas estendendo-se aos mais diversosaspectos da vida social. Atendendo auma população de 70 mil habitantes,padre Aleixo Selusniak testemunhou he-roicamente as virtudes do pastor solícitoe dedicado a seu rebanho. Visando aten-der as exigências das reformas realiza-das pelo Concílio Vaticano II (1962-1965) construiu a nova igreja matriz,promoveu a formação das lideranças e acriação das paróquias São Pedro deCorumbataí do Sul e Santa Rita de Cás-sia de Barbosa Ferraz.

Ao completar 25 anos de sua pre-sença em Barbosa Ferraz em 1993 foi-lhe concedida a cidadania honorária,como reconhecimento por seu traba-lho. Em 8 de junho de 1996, DomVirgílio de Pauli condecorou-lhe com otítulo de “Monsenhor capelão do SantoPadre”. Na ocasião Dom Virgílio afir-mou: “Sem dúvida nenhuma, o grandedesbravador espiritual desta região foimonsenhor Aleixo e, portanto, a SantaSé achou por bem conceder-lhe estehonorífico título que deve tanto engran-decer a ele e toda a região”.

Consumido pelos 30 anos de incan-sáveis trabalhos realizados em prol daIgreja diocesana de Campo Mourão,particularmente em Barbosa Ferraz,mons. Aleixo faleceu em odor de san-tidade no dia 25 de setembro de 1998.A comoção por seu falecimento tomoutoda a população que compareceumassivamente aos funerais, testemu-nhando a grandeza deste homem deDeus que em 1992 disse: “Sou padrehá 43 anos; dei minha vida pela Igreja,pela minha gente, pelo meu povo”.

Seminarista AlfredoRafael Belinato Barreto

3º ano de Teologia

Monsenhor Aleixo Salusniak

Está em fase final de aprovação oprocesso de beatificação da brasileiraFrancisca de Paula de Jesus, chamadade “Nhá Chica”. Ela nasceu em SãoJoão del Rei-MG, em 1810 e faleceu emBaependi-MG, em 1895. A Santa Sé vaianalisou a cura da professora Ana LúciaMeirelles Leite, de Caxambu-MG, quesofria de um problema congênito nocoração. Ela foi curada sem passar porcirurgia; apenas pelas orações de NháChica. Isto foi em 1995. Fonte: Zenit

O Responsável pelo Setor Juventu-de da CNBB, Padre Carlos Sávio, par-ticipou da reunião preparatória da Jor-nada Mundial da Juventude de Madri.Ele representou o Brasil, que partici-pou juntamente com outros 83 países.Fonte: Rádio Vaticano.

O Conic - Conselho Nacionalde Igrejas Cristãs do Brasil , pu-

bl icou uma mensagem para oDia Nacional de Combate àIntolerância Religiosa, come-morado no dia 21 de janeiro.“Os brasi le i ros se declarampraticantes de mais de 30 re-l igiões diferentes. A diversi-dade é uma das nossas gran-des r iquezas e p rec isamosestimular na sociedade a con-vivência pacíf ica dentro dasdiferenças rel igiosas”, diz umtrecho da mensagem.

Fonte: Rádio Aparecida

Dom Dirceu Vegini assumiu adiocese de Foz do Iguaçu no dia30 de dezembro, em substitui-ção a dom Laurindo Guizzardi,que teve seu pedido de renúnciaaceito pelo papa, por causa daidade.

Fonte: CNBB - Regional Sul II

A coordenação diocesana da Pas-toral do Dízimo realizou a última reu-nião do ano, no dia 21 de novembro,em Ubiratã. Foi na capela São Vicen-te e contou com a presença do coor-denador diocesano Marco AntonioAdamo, de Moreira Sales, e do as-sessor, Diácono Permanente ArturBaretta, de Araruna.

O coordenador da Ação Evangeli-zadora na Diocese e pároco de Mam-borê, Pe. Francisco Dantas de Car-

Pastoral do Dízimo se reúne em Ubiratã

Participantes da reuniãoMarco Antonio Adamo

e Pe. Francisco

valho, ministrou uma palestra sobrea importância das 3 dimensões doDízimo: religiosa, missionária e so-cial. Falou da experiência na Paró-quia de Mamborê, que se sustentasem a necessidade de festas. Quan-do há festa, é de confraternização,como é o caso da festa da Padroeira,em dezembro.

O Pe. José Elias Feyh, pároco deUbiratã, falou sobre a experiênciaem sua Paróquia.

Page 6: Jornal Servindo de fevereiro 2011

Catequese: uma das prioridades do Plano

Página 06 Página 07

Início de ano sempre traz consigo odesejo de olhar para o passado, de

projetar o futuro… E quanta mudan-ça em tão pouco tempo! Buscandona memória, vemos tantos momen-tos bons vividos nos anos 70 quandoaqui chegamos, colocando nossaesperança nesta terra. A Diocese deCampo Mourão, sob orientação doprimeiro bispo Dom Eliseu, vivia ostempos áureos da implantação dareformas conciliares, voltava-se paraatender as necessidades básicas dopovo: educação, saúde...

Um outdoor na entrada da únicaestrada asfaltada de Campo Mou-rão anunciava que era o maiorentroncamento rodoviário, obra dovisionário prefeito Horácio Ama-ral. Mas onde estavam as outras“rodovias”? Eram então, estradasde terra perigosas, barrentas nachuva, empoeiradas no sol... as-sim como a cidade, devido ao pou-co asfalto que tinha. Lembro-medas tempestades de pó vermelhoproduzidas no tempo das terrasreviradas pelos tratores, que ator-mentavam a todas nós, donas decasa. E ainda tinha a fuligemdas queimadas nas terras queestavam sendo abertas, destoca-das, anunciando o fim do ciclo damadeira. E veio o ciclo da culturado café, do algodão que emprega-

Maria Joana TittonCalderari – membro daAcademia Mourãoense

de Letras, graduadaLetras UFPR, especiali-

zação Filosofia-FECILCAMe Ensino Religioso-PUC-

Recomeçar… com esperança!vam milhares de trabalhadores.Quantas escolas, igrejas, comu-nidades desapareceram… Infeliz-mente, a geada, o preço, a políti-ca econômica inviabilizou o plan-tio, o êxodo rural esvaziou o cam-po e encheu as periferias das ci-dades que passaram de 20% a84% da população. Quem temfome e precisa de alimentos…

A tão desejada e abençoadachuva (para as mulheres, hora defaxina na casa) trazia também omedo da erosão, medo de ver o“sítio ir abaixo”. Quando vinhachuva pesada era um desesperopara os agricultores que viam suaspropriedades sendo lavadas pelaenxurrada, a terra boa indo embo-ra, os plantios perdidos, as ero-sões ferindo a terra, os rios sendoassoreados...

As sementes que nasciam naterra ácida competiam com as er-vas daninhas e na hora da colhei-ta, a lavoura estava “suja”, dificul-tando o trabalho, colhedeiras ve-lhas “embuchando”, quebrando atoda hora, causando mais perdasao pequeno e difícil lucro. A pro-dutividade na região era baixíssi-ma, em torno de 70 sacas de sojapor alqueire, 150 sacas de milho.O valor do alqueire de terra era emtorno de Cr$ 100,00 (= R$ 541,00).

Hoje as terras supervalorizadas,vendidas na moeda “soja”, che-gando a 1500, 2000 sacas/alquei-re dependendo da região. A cres-cente produtividade da soja - até207 sacas/alqueire, milho 450/550sacas/alqueire é perseguida comafinco, resultado de pesquisa emtodos os campos, investimentosdesde o preparo da terra, da se-mente, do plantio à colheita, cor-reção do solo, adubação, rotaçãode cultura e principalmente o plan-tio direto, a grande revolução nocampo e a assistência técnica. OParaná fez a lição de casa e dáexemplo para o mundo que podeproduzir alimentos e conservar anatureza.

O campo desenvolveu e as cida-des também. Hoje o censo apontanas cidades da região, índices percapita acima da média do Brasil e doParaná. O que cantava com os alu-nos nos anos 70 e não entedia muitobem, tornou-se realidade: “No centrooeste do Paraná, em região outrorahostil, um município hoje há quehonra e orgulha o Brasil. CampoMourão, modelo do Paraná, lindotorrão, mais lindo de quantos há. Teupovo bom e hospitaleiro, tuas rique-zas sem igual, simbolizam o celeiroda grandeza nacional”.

As visões proféticas do professorMartelo, do prefeito Horácio Amaral,de Dom Eliseu: já são cinco rodoviasasfaltadas nos unindo a todo Brasil,

levando o nome de Campo Mourão asriquezas produzidas e industrializa-das neste “celeiro nacional” para omundo. Os programas de assistên-cia as mães e crianças (APMI, Clubede Mães) implantados por Dom Eli-seu, tornaram-se parte dos progra-mas municipais. A Pastoral da Crian-ça implantada por Dom Virgílio éagora um programa internacional comapoio dos governos. As Campanhasda Fraternidade da CNBB refletem osproblemas da sociedade, buscamsoluções, pressionam os governospara as mudanças. Ecologia, defesada vida é o grito do momento. A igrejacumpre seu papel de iluminar, detrazer a ESPERANÇA para mais esteano que se inicia…

Paróquia celebra Jubileu de Prata

Fazendo parte da execução do 19°Plano Diocesano da Ação Evangeliza-dora, alguns integrantes da Catequese,que é uma das 3 prioridades estabele-cidades, participaram da 1ª etapa daEscola Regional Bíblico-CatequéticaEmaús, de 13 a 16 de janeiro, emCuritiba.

As outras prioridades são juventu-de e família. Estas foram aprovadasdurante a 33ª Assembleia da Diocesede Campo Mourão, realizada no dia 12de setembro de 2010, no Lar Paraná.

Neste momento, na história da ca-tequese, se vivencia e se vislumbra umnovo jeito de catequizar: catequese deIniciação à Vida Cristã de inspiraçãocatecumenal. Este novo jeito é umpedido insistente da Igreja, evidencia-do pelos documentos eclesiais maisrecentes: Documento de Aparecida,Diretório Nacional de Catequese e asDiretrizes da Ação Evangelizadora.

Os conteúdos da Escola contempla-ram os eixos Bíblico-Catequético, Meto-dológico-Catequético e Litúrgico-Cate-quético. Assim como nas escolas de nívelbásico e médio, a dimensão existencialdeve perpassar por todos os eixos.

Abaixo, os nomes dos partici-pantes, decanatos que repre-sentam e paróquia à qual per-tencem:Decanato de Campo Mourão: TâniaAparecida Caetano Pinto SilveiraParóquia Nossa Senhora do Cara-vággio, Lar Paraná - Eixo: Metodo-lógico-CatequéticoDecanato de Juranda: Marcelo ZatiParóquia Nossa Senhora Mãe de Deus- Eixo: Metodológico-CatequéticoDecanato de Goioerê: Maria Auxili-adora A. FerreiraParóquia N. Sra. do Perpétuo So-corro, Vila Guaíra, Goioerê - Eixo:Litúrgico-CatequéticoDecanato de Iretama: Antonio Car-los Krauz FerreiraParóquia Nossa Senhora Apareci-da, de Luiziana - Eixo: Bíblico-Cate-quéticoRepresentante do decanato de En-genheiro Beltrão: Reinaldo SoaresParóquia Sagrado Coração de Je-

sus, de Jussara - Eixo: Bíblico-CatequéticoCoordenação Diocesana: Maria doCarmo Caíres MachadoParóquia N. Sra. Aparecida, da VilaUrupês - Eixo: Litúrgico-Catequético

Opinião/ExpectativaQual sua expectativa em relação à Esco-

la Regional Bíblico-Catequética Emaús?Esta pergunta foi feita aos 6 parti-

cipantes, antes do início da Escola.Veja as respostas de cada um:

Marcelo Zati: São as melhorespossíveis. Sou catequista há 6 anos, fiz oscursos básicos na paróquia e, também,concluí a Escola Diocesana de Cateque-se (2007/2008). Quero aprofundar meusconhecimentos para poder cada vez maisajudar a minha Igreja.

Tânia Aparecida CaetanoPinto Silveira: A minha expectati-va é grande, pois a formação para ocatequista deve ser constante. Poderme aperfeiçoar para repassar e contri-buir com a formação minha e dosoutros companheiros, será bastantevalioso.

Maria Auxiliadora A. Ferreira:Trazer conhecimentos aos catequis-tas, com um jeito novo de catequizar,um novo jeito de aprender, um novoviver missionário em nossa catequeseparoquial. Despertar mais interesse eadquirir novos horizontes, semeando aPalavra viva no meio do povo.

Fevereiro / 2011 Fevereiro / 2011

A Paróquia São Francisco de Assis, doJardim Gutierrez, em Campo Mourão,

realizou uma reunião no dia 20 de novembrode 2010, para tratar da celebração do seuJubileu de Prata.

Estiveram reunidos, no Centro de Pastoral,o pároco Pe. Edinaldo Velozo da Silva, leigose pioneiros. Foi, também, convidado o PadreDoutor Jurandir Coronado Aguilar, que parti-cipou na equipe central do Jubileu Diocesano.

O Pe. Jurandir expôs sobre a motivaçãobíblica: o significado do Jubileu na SagradaEscritura; o resgate que a Igreja fez do anojubilar na história e os elementos que foramcolhidos no Jubileu dos 50 anos de criação daDiocese de Campo Mourão.

No Ano Jubilar fazemos presente “a ori-gem de nossa história, a realidade que esta-mos vivendo, aquilo que queremos para nossacomunidade para que seja um ano de graça, dereconstrução, de júbilo”, disse Padre Jurandir. Pe. Jurandir e Pe. Edinaldo

“A esperança de um mundo melhor está

numa juventude sadia, com valores,

responsável e, acima de tudo, voltada

para Deus e para o próximo”Papa João Paulo II em carta ao Cardeal Eduardo Francisco Pironio, durante o Seminário sobre as

Jornadas Mundiais da Juventude organizado na Polônia, em 1996

Antonio Carlos Krauz Ferreira:É o início de um grande trabalho que,com certeza, dará ótimos frutos. Comocatequista, estou ansioso para receberessa formação e repassar aos outros.

Reinaldo Soares: Preparar-meainda mais para ser um bom catequis-ta e colaborar na formação dos novoscatequistas.

Maria do Carmo CairesMachado: É grande a expectativa.Acredito que a Escola irá ajudar nosconhecimentos, orientações, estudos,buscas, atendendo as necessidadesdos catequistas da diocese e comolevar adiante estes ensinamentos. Tam-bém, procurar observar todas as infor-mações possíveis, que atenda o pedidoda nossa Igreja, dos nossos catequis-tas, da nossa Diocese. Será um mo-mento oportuno de crescimento espiri-tual e catequético.

Conclusão, após aprimeira etapa da EscolaOs novos desafios da catequese

nos levam a sermos inovadores, bus-cando novos caminhos para evangeli-zar, com alegria, com convicção. Ocatequista deve destruir paradigmas eideias que limitam a ação. Devemosconstruir sonhos a partir da realidadeque podemos ter: evangelização parti-cipativa em que todos planejam e exe-cutam; ensinam e aprendem.

Transferênciasde padres na

dioceseComo é de praxe e, de acor-

do com a necessidade, algumastransferências de sacerdotesocorrem nesta época do ano.

O Pe. Roberto Cesar de Oli-veira deixou a paróquia NossaSenhora das Graças de Enge-nheiro Beltrão e assumiu a pa-róquia Nossa Senhora das Gra-ças de Barbosa Ferraz.

O Pe. Nilson Reis Gonçal-ves deixou a paróquia NossaSenhora das Graças de Barbo-sa Ferraz e foi para a paróquiaNossa Senhora Aparecida deJaniópolis.

O Pe. Gerson de AraújoCosta saiu da paróquia NossaSenhora Aparecida de Janiópo-lis e assumiu como pároco daparóquia Santo Antônio de Ara-runa.

O Pe. Raimundo Santana dosReis deixou a paróquia de Jani-ópolis e assumiu como vigárioparoquial em Araruna.

O Pe. Ademar Oliveira Linsdeixou a catedral São José e foipara Foz do Iguaçu.

O Pe. João da Silva foi trans-ferido da paróquia Santa Tere-sinha de Campina da Lagoa eassumiu como administradorparoquial da paróquia SagradoCoração de Jesus de Jussara.

O decanato de Goioerê realizou umretiro dos Ministros Extraordinários daComunhão Eucarística - MECEs, dia5 de dezembro.

De acordo com a Irmã Dionísia Pe-reira Duarte, coordenadora diocesanada Ação Missionária, foi trabalhado, noretiro, de maneira especial, a espirituali-

Participantes da diocese juntamente com o Dom José Antônio Peruzzo,bispo da diocese de Palmas e Francisco Beltrão e bispo referencial

da catequese do Regional Sul II

Participantes do Retiro

dade bíblica no método da leitura orante.Romualdo José de Souza, coorde-

nador dos MECEs, na Diocese, infor-mou que 181 ministros participaram doretiro, que teve a abertura e o encerra-mento com presença do pároco daParóquia Nossa Senhora das Candei-as, Pe. Ivan Luiz Walter.

Retiro decanal dos MECEs em Goioerê

Page 7: Jornal Servindo de fevereiro 2011

Catequese: uma das prioridades do Plano

Página 06 Página 07

Início de ano sempre traz consigo odesejo de olhar para o passado, de

projetar o futuro… E quanta mudan-ça em tão pouco tempo! Buscandona memória, vemos tantos momen-tos bons vividos nos anos 70 quandoaqui chegamos, colocando nossaesperança nesta terra. A Diocese deCampo Mourão, sob orientação doprimeiro bispo Dom Eliseu, vivia ostempos áureos da implantação dareformas conciliares, voltava-se paraatender as necessidades básicas dopovo: educação, saúde...

Um outdoor na entrada da únicaestrada asfaltada de Campo Mou-rão anunciava que era o maiorentroncamento rodoviário, obra dovisionário prefeito Horácio Ama-ral. Mas onde estavam as outras“rodovias”? Eram então, estradasde terra perigosas, barrentas nachuva, empoeiradas no sol... as-sim como a cidade, devido ao pou-co asfalto que tinha. Lembro-medas tempestades de pó vermelhoproduzidas no tempo das terrasreviradas pelos tratores, que ator-mentavam a todas nós, donas decasa. E ainda tinha a fuligemdas queimadas nas terras queestavam sendo abertas, destoca-das, anunciando o fim do ciclo damadeira. E veio o ciclo da culturado café, do algodão que emprega-

Maria Joana TittonCalderari – membro daAcademia Mourãoense

de Letras, graduadaLetras UFPR, especiali-

zação Filosofia-FECILCAMe Ensino Religioso-PUC-

Recomeçar… com esperança!vam milhares de trabalhadores.Quantas escolas, igrejas, comu-nidades desapareceram… Infeliz-mente, a geada, o preço, a políti-ca econômica inviabilizou o plan-tio, o êxodo rural esvaziou o cam-po e encheu as periferias das ci-dades que passaram de 20% a84% da população. Quem temfome e precisa de alimentos…

A tão desejada e abençoadachuva (para as mulheres, hora defaxina na casa) trazia também omedo da erosão, medo de ver o“sítio ir abaixo”. Quando vinhachuva pesada era um desesperopara os agricultores que viam suaspropriedades sendo lavadas pelaenxurrada, a terra boa indo embo-ra, os plantios perdidos, as ero-sões ferindo a terra, os rios sendoassoreados...

As sementes que nasciam naterra ácida competiam com as er-vas daninhas e na hora da colhei-ta, a lavoura estava “suja”, dificul-tando o trabalho, colhedeiras ve-lhas “embuchando”, quebrando atoda hora, causando mais perdasao pequeno e difícil lucro. A pro-dutividade na região era baixíssi-ma, em torno de 70 sacas de sojapor alqueire, 150 sacas de milho.O valor do alqueire de terra era emtorno de Cr$ 100,00 (= R$ 541,00).

Hoje as terras supervalorizadas,vendidas na moeda “soja”, che-gando a 1500, 2000 sacas/alquei-re dependendo da região. A cres-cente produtividade da soja - até207 sacas/alqueire, milho 450/550sacas/alqueire é perseguida comafinco, resultado de pesquisa emtodos os campos, investimentosdesde o preparo da terra, da se-mente, do plantio à colheita, cor-reção do solo, adubação, rotaçãode cultura e principalmente o plan-tio direto, a grande revolução nocampo e a assistência técnica. OParaná fez a lição de casa e dáexemplo para o mundo que podeproduzir alimentos e conservar anatureza.

O campo desenvolveu e as cida-des também. Hoje o censo apontanas cidades da região, índices percapita acima da média do Brasil e doParaná. O que cantava com os alu-nos nos anos 70 e não entedia muitobem, tornou-se realidade: “No centrooeste do Paraná, em região outrorahostil, um município hoje há quehonra e orgulha o Brasil. CampoMourão, modelo do Paraná, lindotorrão, mais lindo de quantos há. Teupovo bom e hospitaleiro, tuas rique-zas sem igual, simbolizam o celeiroda grandeza nacional”.

As visões proféticas do professorMartelo, do prefeito Horácio Amaral,de Dom Eliseu: já são cinco rodoviasasfaltadas nos unindo a todo Brasil,

levando o nome de Campo Mourão asriquezas produzidas e industrializa-das neste “celeiro nacional” para omundo. Os programas de assistên-cia as mães e crianças (APMI, Clubede Mães) implantados por Dom Eli-seu, tornaram-se parte dos progra-mas municipais. A Pastoral da Crian-ça implantada por Dom Virgílio éagora um programa internacional comapoio dos governos. As Campanhasda Fraternidade da CNBB refletem osproblemas da sociedade, buscamsoluções, pressionam os governospara as mudanças. Ecologia, defesada vida é o grito do momento. A igrejacumpre seu papel de iluminar, detrazer a ESPERANÇA para mais esteano que se inicia…

Paróquia celebra Jubileu de Prata

Fazendo parte da execução do 19°Plano Diocesano da Ação Evangeliza-dora, alguns integrantes da Catequese,que é uma das 3 prioridades estabele-cidades, participaram da 1ª etapa daEscola Regional Bíblico-CatequéticaEmaús, de 13 a 16 de janeiro, emCuritiba.

As outras prioridades são juventu-de e família. Estas foram aprovadasdurante a 33ª Assembleia da Diocesede Campo Mourão, realizada no dia 12de setembro de 2010, no Lar Paraná.

Neste momento, na história da ca-tequese, se vivencia e se vislumbra umnovo jeito de catequizar: catequese deIniciação à Vida Cristã de inspiraçãocatecumenal. Este novo jeito é umpedido insistente da Igreja, evidencia-do pelos documentos eclesiais maisrecentes: Documento de Aparecida,Diretório Nacional de Catequese e asDiretrizes da Ação Evangelizadora.

Os conteúdos da Escola contempla-ram os eixos Bíblico-Catequético, Meto-dológico-Catequético e Litúrgico-Cate-quético. Assim como nas escolas de nívelbásico e médio, a dimensão existencialdeve perpassar por todos os eixos.

Abaixo, os nomes dos partici-pantes, decanatos que repre-sentam e paróquia à qual per-tencem:Decanato de Campo Mourão: TâniaAparecida Caetano Pinto SilveiraParóquia Nossa Senhora do Cara-vággio, Lar Paraná - Eixo: Metodo-lógico-CatequéticoDecanato de Juranda: Marcelo ZatiParóquia Nossa Senhora Mãe de Deus- Eixo: Metodológico-CatequéticoDecanato de Goioerê: Maria Auxili-adora A. FerreiraParóquia N. Sra. do Perpétuo So-corro, Vila Guaíra, Goioerê - Eixo:Litúrgico-CatequéticoDecanato de Iretama: Antonio Car-los Krauz FerreiraParóquia Nossa Senhora Apareci-da, de Luiziana - Eixo: Bíblico-Cate-quéticoRepresentante do decanato de En-genheiro Beltrão: Reinaldo SoaresParóquia Sagrado Coração de Je-

sus, de Jussara - Eixo: Bíblico-CatequéticoCoordenação Diocesana: Maria doCarmo Caíres MachadoParóquia N. Sra. Aparecida, da VilaUrupês - Eixo: Litúrgico-Catequético

Opinião/ExpectativaQual sua expectativa em relação à Esco-

la Regional Bíblico-Catequética Emaús?Esta pergunta foi feita aos 6 parti-

cipantes, antes do início da Escola.Veja as respostas de cada um:

Marcelo Zati: São as melhorespossíveis. Sou catequista há 6 anos, fiz oscursos básicos na paróquia e, também,concluí a Escola Diocesana de Cateque-se (2007/2008). Quero aprofundar meusconhecimentos para poder cada vez maisajudar a minha Igreja.

Tânia Aparecida CaetanoPinto Silveira: A minha expectati-va é grande, pois a formação para ocatequista deve ser constante. Poderme aperfeiçoar para repassar e contri-buir com a formação minha e dosoutros companheiros, será bastantevalioso.

Maria Auxiliadora A. Ferreira:Trazer conhecimentos aos catequis-tas, com um jeito novo de catequizar,um novo jeito de aprender, um novoviver missionário em nossa catequeseparoquial. Despertar mais interesse eadquirir novos horizontes, semeando aPalavra viva no meio do povo.

Fevereiro / 2011 Fevereiro / 2011

A Paróquia São Francisco de Assis, doJardim Gutierrez, em Campo Mourão,

realizou uma reunião no dia 20 de novembrode 2010, para tratar da celebração do seuJubileu de Prata.

Estiveram reunidos, no Centro de Pastoral,o pároco Pe. Edinaldo Velozo da Silva, leigose pioneiros. Foi, também, convidado o PadreDoutor Jurandir Coronado Aguilar, que parti-cipou na equipe central do Jubileu Diocesano.

O Pe. Jurandir expôs sobre a motivaçãobíblica: o significado do Jubileu na SagradaEscritura; o resgate que a Igreja fez do anojubilar na história e os elementos que foramcolhidos no Jubileu dos 50 anos de criação daDiocese de Campo Mourão.

No Ano Jubilar fazemos presente “a ori-gem de nossa história, a realidade que esta-mos vivendo, aquilo que queremos para nossacomunidade para que seja um ano de graça, dereconstrução, de júbilo”, disse Padre Jurandir. Pe. Jurandir e Pe. Edinaldo

“A esperança de um mundo melhor está

numa juventude sadia, com valores,

responsável e, acima de tudo, voltada

para Deus e para o próximo”Papa João Paulo II em carta ao Cardeal Eduardo Francisco Pironio, durante o Seminário sobre as

Jornadas Mundiais da Juventude organizado na Polônia, em 1996

Antonio Carlos Krauz Ferreira:É o início de um grande trabalho que,com certeza, dará ótimos frutos. Comocatequista, estou ansioso para receberessa formação e repassar aos outros.

Reinaldo Soares: Preparar-meainda mais para ser um bom catequis-ta e colaborar na formação dos novoscatequistas.

Maria do Carmo CairesMachado: É grande a expectativa.Acredito que a Escola irá ajudar nosconhecimentos, orientações, estudos,buscas, atendendo as necessidadesdos catequistas da diocese e comolevar adiante estes ensinamentos. Tam-bém, procurar observar todas as infor-mações possíveis, que atenda o pedidoda nossa Igreja, dos nossos catequis-tas, da nossa Diocese. Será um mo-mento oportuno de crescimento espiri-tual e catequético.

Conclusão, após aprimeira etapa da EscolaOs novos desafios da catequese

nos levam a sermos inovadores, bus-cando novos caminhos para evangeli-zar, com alegria, com convicção. Ocatequista deve destruir paradigmas eideias que limitam a ação. Devemosconstruir sonhos a partir da realidadeque podemos ter: evangelização parti-cipativa em que todos planejam e exe-cutam; ensinam e aprendem.

Transferênciasde padres na

dioceseComo é de praxe e, de acor-

do com a necessidade, algumastransferências de sacerdotesocorrem nesta época do ano.

O Pe. Roberto Cesar de Oli-veira deixou a paróquia NossaSenhora das Graças de Enge-nheiro Beltrão e assumiu a pa-róquia Nossa Senhora das Gra-ças de Barbosa Ferraz.

O Pe. Nilson Reis Gonçal-ves deixou a paróquia NossaSenhora das Graças de Barbo-sa Ferraz e foi para a paróquiaNossa Senhora Aparecida deJaniópolis.

O Pe. Gerson de AraújoCosta saiu da paróquia NossaSenhora Aparecida de Janiópo-lis e assumiu como pároco daparóquia Santo Antônio de Ara-runa.

O Pe. Raimundo Santana dosReis deixou a paróquia de Jani-ópolis e assumiu como vigárioparoquial em Araruna.

O Pe. Ademar Oliveira Linsdeixou a catedral São José e foipara Foz do Iguaçu.

O Pe. João da Silva foi trans-ferido da paróquia Santa Tere-sinha de Campina da Lagoa eassumiu como administradorparoquial da paróquia SagradoCoração de Jesus de Jussara.

O decanato de Goioerê realizou umretiro dos Ministros Extraordinários daComunhão Eucarística - MECEs, dia5 de dezembro.

De acordo com a Irmã Dionísia Pe-reira Duarte, coordenadora diocesanada Ação Missionária, foi trabalhado, noretiro, de maneira especial, a espirituali-

Participantes da diocese juntamente com o Dom José Antônio Peruzzo,bispo da diocese de Palmas e Francisco Beltrão e bispo referencial

da catequese do Regional Sul II

Participantes do Retiro

dade bíblica no método da leitura orante.Romualdo José de Souza, coorde-

nador dos MECEs, na Diocese, infor-mou que 181 ministros participaram doretiro, que teve a abertura e o encerra-mento com presença do pároco daParóquia Nossa Senhora das Candei-as, Pe. Ivan Luiz Walter.

Retiro decanal dos MECEs em Goioerê

Page 8: Jornal Servindo de fevereiro 2011

Segundo antiquíssima tradição,no dia três de fevereiro, a Igreja

comemora o martírio de São Braz,bispo de Sebaste, Diocese locali-zada no atual território da Armênia.Não obstante a escassez de fontesseguras sobre sua vida, a abundân-cia de tradições conservadas aolongo dos séculos nos permitemdelinear traços de sua personalida-de, que em linhas gerais não diver-gem muito da vida e dos feitos deoutros mártires cristãos deste mes-mo período. Cronologicamente pode-se situar o nascimento de Braz nasegunda metade do séc. III, períodoem que a comunidade cristã se viuintensamente agitada pela voraci-dade das perseguições institucio-nalizadas pelo Império Romano.

São Braz: Testemunho Cristãonos Primeiros Séculos da Igreja

Após o ano 251 com o edito de perse-guição geral promulgado pelo impera-dor Décio, a Igreja só haveria de retornarà paz em 313 com o reconhecimento desua liceidade concedido por Constanti-no através do edito de Milão.

De acordo com antiga tradição, antesde ser sagrado bispo, Braz teria exerci-do a medicina e, como bom cristão, ausara sempre em favor dos mais neces-sitados e pobres. Seu trabalho, aliado àfé, operara incontáveis milagres àque-les que o procuravam, de forma que suafama de santidade propagou-se antesmesmo de seu martírio. Com a mortedo bispo de Sebaste, Braz foi aclamadoseu sucessor e assim tornou-se chefedessa comunidade cristã num momen-to de violenta perseguição. Nesse am-biente, destacou-se igualmente pela

atenção dispensada aos mártires desua diocese. As atas do martírio desanto Eustáquio informam que tendoeste sido martirizado o bispo Braz jun-tou com muita reverência seus ossos,bem como os de santo Orestes dando-lhes sepultura cristã. Se no Ocidente aperseguição havia cessado em 313pelo edito de Milão, no Oriente a mes-ma continuou sob o governo de Licínio.Deste modo, Braz foi martirizado porordem do prefeito de Sebaste, Agrico-láo, em 316. Segundo as atas, após serflagelado, foi pendurado num andaimee com pentes de ferro descarnaram-lheos ossos sendo, por fim, degolado.

O costume de abençoar a gargantano dia sua memória advém do milagrepor ele operado a caminho do martírio.Com o sinal da Cruz Braz curou ummenino que se engasgara com espi-nha de peixe. Tanto seu exemplo devida, quanto a proteção que invoca-mos sob seu nome para nossa gar-ganta apontam para a concretizaçãode nossa vocação cristã. Mais do que

implorar a bênção contra os malesfísicos, o testemunho de São Braznos impele a fazer da vida umaconstante proclamação das mara-vilhas de Deus, isto é, nossa açãono mundo deve se manifestar comoum grande hino de ação de graçasa Deus, através de nossa vivênciacristã. A fé professada com oslábios deve tornar-se conhecida porgestos e obras que as sinalizem.

Seminarista AlfredoRafael Belinato

Barreto,3º ano de Teologia

Página 08 Página 05

O papa João Paulo II será beatifi-cado no dia 1º de maio. A publica-ção do decreto, comprovando ummilagre atribuído à intercessão deJoão Paulo II, foi publicado pelopapa Bento XVI, no dia 14 de janei-ro. O milagre, agora confirmado,refere-se à cura da freira francesaMarie Simon Pierre, que sofria dadoença de Parkinson. João Paulo IIfoi papa entre 16 de outubro de1978 e 2 de abril de 2005, quandofaleceu após mais de 25 anos comoSucessor de São Pedro. Fonte:CNBB

A Província de Maringá, formadapelas dioceses de Campo Mourão,Paranavaí, Umuarama e Maringá, es-tará reunida nos dias 21 e 22 de maiopara a realização do Seminário Provin-cial das CEBs. O evento será no Cen-tro de Formação Bom Pastor, na cida-de de Maringá.

João Paulo II foi escolhido como padro-eiro da JMJ - Jornada Mundial da Juventu-de, que acontecerá em Madri, Espanha,de 16 a 21 de agosto. A JMJ foi criada pelopapa João Paulo II, em 1985. Fonte:Catolicanet

Pe. Luiz AntonioBelini é Pároco de

Quinta do Sol

A cada ano, a Igreja do Brasil nosapresenta uma problemática

sobre a qual nos debruçamos paracompreender, julgar, transformar erezar. É a Campanha da Fraterni-dade, vivenciada fortemente notempo quaresmal (é justamentepor isso chamada de “campanha”),mas que deve permear todo o ano.Neste ano de 2011, o lema será:A criação geme em dores departo (Rm 8,22); e o tema: Fra-ternidade e a Vida no Planeta.No centro da questão está o pro-blema do aquecimento global eas mudanças climáticas. Muitose tem discutido sobre isso, in-clusive sobre a responsabilidadeque o homem tem nessas trans-formações. Estamos longe de umconsenso entre os especialistas.

Em todo caso, essas mudanças es-tão no centro de nossos noticiárioscotidianamente. Como Igreja, nãopodemos permanecer alheios. Porisso o objetivo geral da Campanha daFraternidade 2011: “contribuir para aconscientização das comunidadescristãs e pessoas de boa vontadesobre a gravidade do aquecimentoglobal e das mudanças climáticas, emotivá-las a participar dos debates eações que visam enfrentar o proble-ma e preservar as condições de vidano planeta” (Texto-Base n.6).

Ao longo do ano, teremos oportuni-dade de refletir muito sobre tudo isso.Um primeiro enquadramento para essaproblemática desde nossa fé pode serjá uma releitura do livro do Gênesiscom olhos ecologicamente corretos.Os verbos “dominar” (1,26) e “subme-

A intenção geral do Papa, con-fiada ao Apostolado da Oração,neste mês, é por todos os cien-tistas e os homens de cultura,para que por meio da sincerapesquisa da verdade possamchegar a conhecer o único verda-deiro Deus.

Intenção missionária: Paraque a Igreja, consciente de suaidentidade missionária, se esfor-ce em seguir fielmente Cristo eproclamar o seu Evangelho atodos os povos.

Fevereiro

Fevereiro / 2011 Fevereiro / 2011

ter” (1,28) não significam explorardesordenadamente os recursos doplaneta. Isto é importante, princi-

palmente a partir deste último século,quando o homem conseguiu um pata-mar tecnológico capaz de transfor-mar incrivelmente o planeta. Dominare submeter devem ser compreendi-dos pela ótica do cuidado. “A palavradominar vem do latim dominus, quesignifica ‘senhor’. Dominar significaexercer o senhorio sobre os demais,e este exercício do senhorio deve serfeito a partir do modelo de ‘Senhor’que é o próprio Deus. A narrativa dacriação nos mostra como Deus exer-ce o senhorio em relação à natureza:ele a cria, ordena o seu crescimentoe a sua evolução a fim de que elapossa trilhar um caminho de perfei-ção, garante a sua continuidade, cui-da dela e a abençoa. Assim, o exer-cício do senhorio, ou a dominação,por parte do ser humano deve signifi-car respeito à ação criativa divina,

contribuir com o crescimento e aevolução da natureza em todas assuas dimensões, cuidado com omeio ambiente e fazer dele umafonte de bênçãos, ou seja, de co-munhão com ela e, a partir dela,harmonia interior, comunhão comas outras pessoas e caminho deconhecimento e estreitamento derelações com o próprio Criador”(Texto-Base n.103).

Fraternidade e a Vida no Planeta

E ntre os padres contemplados no livro“Intrépidos Missionários. Biografias

de Presbíteros”, organizado sob a direçãodo Pe. Jurandir Coronado Aguilar, reitordo Seminário de Teologia Dom Virgílio dePauli da Diocese de Campo Mourão,encontra-se a biografia de Mons. AleixoSelusniak. Aleixo nasceu no atual muni-cípio de Campo Magro, região metropo-litana de Curitiba em 4 de maio de 1925.Seus pais, Pedro Paulo Selusniak e AnnaBulgo Manosso, eram filhos de imigran-tes ucranianos e italianos, respectivamen-te, que vieram para o Brasil em fins doséc. XIX, visando melhores condições devida. Entretanto, segundo Mons. Aleixo,sua família era muito pobre, por issopassou a infância em meio a diversasprivações. Batizado no dia seguinte aonascimento, fez sua primeira comunhãona capela Nossa Senhora da Conceiçãode Campo Magro em 1° de janeiro de1934. Embora demonstrasse profundareligiosidade, durante a infância, o meninoAleixo não dera a conhecer desejo deingressar no seminário e tornar-se padre.

Em 9 de maio de 1937, estimuladopor seu tio paterno, frei Casimiro deÓrleans, Aleixo ingressou no conventode Santo Antonio dos Frades MenoresCapuchinhos em Butiatuba, região deAlmirante Tamandaré. Antes de iniciaros estudos filosóficos, em 7 de dezembrode 1941 Aleixo recebeu o hábito capu-chinho e conforme o costume vigente naépoca teve seu nome de batismo substi-tuído pelo nome religioso de frei EstevãoMaria de Campo Magro. Entre os anosde 1942-1949 frei Estevão cursou filoso-fia e teologia no convento Nossa Senho-ra das Mercês em Curitiba. Aos 2 deabril de 1949 recebeu a ordenação dia-conal por imposição das mãos de DomÁtico Eusébio da Rocha, na Igreja Ima-

Monsenhor Aleixo Salusniak (1925-1998)

culado Coração de Maria, em Curitiba.A ordenação presbiteral foi-lhe concedi-da por imposição das mãos de DomInácio de Ribeirão Preto, confrade ca-puchinho que havia se tornado bispomeses antes, na Igreja Nossa Senhoradas Mercês, no dia 28 de agosto de 1949.

Entre 1950-1955 frei Estevão Ma-ria trabalhou no seminário capuchinhoem Irati, e nas paróquias de Bandei-rantes e Joaquim Távora na Diocesede Jacarezinho. Em 13 de maio de1955 foi designado pároco de Cruzeirodo Oeste, tendo como vigário, freiGaspar Zonta. Neste período inaugu-rou a primeira capela da cidade deUmuarama, atual paróquia São Fran-cisco de Assis e celebrou a primeiraMissa na cidade de Mariluz. Ao des-crever sua chegada em Mariluz, em1955, Mons. Aleixo afirmou em 1992:“Naquele tempo eram matas e a genteandava por baixo das matas comodebaixo de um túnel verde. Eram pás-saros, aqui nesta região aonde nósviemos; havia ainda os tucanos famo-sos, hoje não existem mais; havia osmicos, os macacos, umas árvores

multisseculares que faziam avenida,por assim dizer, até chegar aqui emMariluz onde, em 1955, eu cheguei”.Em 1959 tornou-se pároco de Tomazi-na, no Norte Pioneiro e presidente doHospital São Vicente de Paulo. Em1961, precisou deixar a cidade, moti-vado por querelas de cunho político.

Ao sair de Tomazina frei Estevão foitrabalhar no seminário capuchinho emIrati. Entretanto, descontente com aOrdem religiosa, tomou a decisão dedeixar a mesma e se incardinar numaDiocese, tornando-se padre diocesano.Assim sendo, em 6 de fevereiro de 1968,saiu do convento Santo Antonio de Bu-tiatuba, onde se encontrava, e refugiou-se no seminário diocesano no bairro doBatel em Curitiba, retomando seu nomede batismo. Acolhido por Dom Eliseu naDiocese de Campo Mourão, auxiliou nacatedral São José durante a quaresmade 1968, sendo nomeado pároco daparóquia Nossa Senhora das Graças deBarbosa Ferraz, onde chegou em 16 deabril de 1968. Neste município, seu tra-balho foi de autêntico pioneirismo não serestringindo apenas ao âmbito religioso,

mas estendendo-se aos mais diversosaspectos da vida social. Atendendo auma população de 70 mil habitantes,padre Aleixo Selusniak testemunhou he-roicamente as virtudes do pastor solícitoe dedicado a seu rebanho. Visando aten-der as exigências das reformas realiza-das pelo Concílio Vaticano II (1962-1965) construiu a nova igreja matriz,promoveu a formação das lideranças e acriação das paróquias São Pedro deCorumbataí do Sul e Santa Rita de Cás-sia de Barbosa Ferraz.

Ao completar 25 anos de sua pre-sença em Barbosa Ferraz em 1993 foi-lhe concedida a cidadania honorária,como reconhecimento por seu traba-lho. Em 8 de junho de 1996, DomVirgílio de Pauli condecorou-lhe com otítulo de “Monsenhor capelão do SantoPadre”. Na ocasião Dom Virgílio afir-mou: “Sem dúvida nenhuma, o grandedesbravador espiritual desta região foimonsenhor Aleixo e, portanto, a SantaSé achou por bem conceder-lhe estehonorífico título que deve tanto engran-decer a ele e toda a região”.

Consumido pelos 30 anos de incan-sáveis trabalhos realizados em prol daIgreja diocesana de Campo Mourão,particularmente em Barbosa Ferraz,mons. Aleixo faleceu em odor de san-tidade no dia 25 de setembro de 1998.A comoção por seu falecimento tomoutoda a população que compareceumassivamente aos funerais, testemu-nhando a grandeza deste homem deDeus que em 1992 disse: “Sou padrehá 43 anos; dei minha vida pela Igreja,pela minha gente, pelo meu povo”.

Seminarista AlfredoRafael Belinato Barreto

3º ano de Teologia

Monsenhor Aleixo Salusniak

Está em fase final de aprovação oprocesso de beatificação da brasileiraFrancisca de Paula de Jesus, chamadade “Nhá Chica”. Ela nasceu em SãoJoão del Rei-MG, em 1810 e faleceu emBaependi-MG, em 1895. A Santa Sé vaianalisou a cura da professora Ana LúciaMeirelles Leite, de Caxambu-MG, quesofria de um problema congênito nocoração. Ela foi curada sem passar porcirurgia; apenas pelas orações de NháChica. Isto foi em 1995. Fonte: Zenit

O Responsável pelo Setor Juventu-de da CNBB, Padre Carlos Sávio, par-ticipou da reunião preparatória da Jor-nada Mundial da Juventude de Madri.Ele representou o Brasil, que partici-pou juntamente com outros 83 países.Fonte: Rádio Vaticano.

O Conic - Conselho Nacionalde Igrejas Cristãs do Brasil , pu-

bl icou uma mensagem para oDia Nacional de Combate àIntolerância Religiosa, come-morado no dia 21 de janeiro.“Os brasi le i ros se declarampraticantes de mais de 30 re-l igiões diferentes. A diversi-dade é uma das nossas gran-des r iquezas e p rec isamosestimular na sociedade a con-vivência pacíf ica dentro dasdiferenças rel igiosas”, diz umtrecho da mensagem.

Fonte: Rádio Aparecida

Dom Dirceu Vegini assumiu adiocese de Foz do Iguaçu no dia30 de dezembro, em substitui-ção a dom Laurindo Guizzardi,que teve seu pedido de renúnciaaceito pelo papa, por causa daidade.

Fonte: CNBB - Regional Sul II

A coordenação diocesana da Pas-toral do Dízimo realizou a última reu-nião do ano, no dia 21 de novembro,em Ubiratã. Foi na capela São Vicen-te e contou com a presença do coor-denador diocesano Marco AntonioAdamo, de Moreira Sales, e do as-sessor, Diácono Permanente ArturBaretta, de Araruna.

O coordenador da Ação Evangeli-zadora na Diocese e pároco de Mam-borê, Pe. Francisco Dantas de Car-

Pastoral do Dízimo se reúne em Ubiratã

Participantes da reuniãoMarco Antonio Adamo

e Pe. Francisco

valho, ministrou uma palestra sobrea importância das 3 dimensões doDízimo: religiosa, missionária e so-cial. Falou da experiência na Paró-quia de Mamborê, que se sustentasem a necessidade de festas. Quan-do há festa, é de confraternização,como é o caso da festa da Padroeira,em dezembro.

O Pe. José Elias Feyh, pároco deUbiratã, falou sobre a experiênciaem sua Paróquia.

Page 9: Jornal Servindo de fevereiro 2011

Página 04 Página 09

Formação sobre a Campanhada Fraternidade 2011

Em dezembro, foram orde-nados padres os diáconos Pau-lo César Nogueira, da Congre-gação da Sagrada Família deBergamo, em Peabiru; Claudi-nei Francisco de Oliveira e Síl-vio José do Nascimento, ambosda Congregação do SagradoCoração de Jesus, em Araruna.

A Pastoral da Família dioce-sana realizará um encontro deabertura dos trabalhos do ano de2011, no dia 13 de fevereiro. Seráno Centro de Formação Pastoralda Paróquia São Francisco de As-sis, em Campo Mourão, das 8h30às 16h. O Encontro contará com apresença de Dom João BoscoBarbosa de Souza, bispo de União daVitória e Bispo Referencial da Pas-toral Familiar, no Regional Sul II.

A Paróquia Santo Antoniode Ubiratã comemorou 50 anos,em janeiro. No sábado (15), hou-ve missa e apresentação teatralda equipe do Ministério de Artes

PARÓQUIASGIRO PELAS

Renascer de Maringá; no domin-go (16), missa, com participaçãode todas as capelas, trazendo aimagem do seu padroeiro e bên-ção de veículos.

A paróquia Nossa Senhoradas Candeias, de Goioerê, cele-bra a sua padroeira no dia 2 defevereiro. Em preparação, há umtríduo nos dias 30 e 31 de janeiro e1° de fevereiro. Cada dia a missaserá presidida por um padre que játrabalhou na paróquia.

A 18ª edição da Rota da Féserá no dia 13 de fevereiro. Sairáde Campo Mourão e passará pelosmunicípios de Goioerê e Ubiratã.

A comunidade paroquialNossa Senhora das Graças deEngenheiro Beltrão agradece ocarinho manifestado pelo bispo di-ocesano Dom Javier, pela visitasurpresa na noite do Ano Novo, nacelebração de ação de graças peloano, dia 31 de dezembro.

Caríssimos diocesanos e diocesanas, sau-dações neste início de 2011...

O ano se inicia e, com ele, algumasalterações que desde já quero lhes apresen-tar: este ano não sou o coordenador dioce-sano da liturgia e, sim, a senhora LiliamHannel, cantora da Catedral e do SantuárioNossa Senhora Aparecida. Deixei esta co-ordenação visto que atuo na assessoriadiocesana dos MECEs e, agora como Reitordo Seminário, sou também assessor doSAV (Serviço de Animação Vocacional).Porém, continuarei dando as formações nasparóquias que me convidarem sobre Litur-gia, bem como a senhora Liliam, que está àdisposição para encontros de Cantos Litúr-gicos.

Então, nesta edição, além de vos atualizarsobre tais alterações, quero me dirigir aosMECEs com as seguintes orientações, vis-ta que muitas destas já são de vossosconhecimentos:

Não cabe aos Ministros Extraordináriosda Comunhão Eucarística quando estãoatuando: preparar o altar no momento dapreparação dos dons (ofertório); fazer apurificação após a comunhão; dar bênçãoou passear com o Santíssimo; lavar asmãos durante a Missa; ficar em pé durantea consagração; usar calças justíssimas esaias acima do joelho; salto alto; jalecossujos ou amarrotados; nunca atuarem dechinelos ou rasteirinhas; cabelos desarru-mados; brincos, colares, unhas, maquia-gem, batons, dentre outros, que possamchamar a atenção mais do que Jesus CristoEucarístico cujo qual estão a serviço.

Padronização do traje: o jaleco da corcreme que está em vigor em toda a nossaDiocese foi uma conquista. Agora o próxi-mo passo será o de padronizarmos a partede baixo, ou seja, a calça ou a saia, na corpreta. Algumas paróquias já deram estepasso. Outras, foram além: os homensusam gravatas. Porém, isso foi uma deci-são tomada cada uma, com o seu pároco.Para o momento, estamos buscando ade-quar em toda a diocese a parte de baixo, nacor preta. Por isso, dentro da possibilidadede cada um, ori-entamos que jávão se adequan-do neste passoque estamosdando.

Bom, para omomento é issoque tenho a lhesfalar. Encerro, de-sejando um óti-mo e abençoadoano para todosnós e para os nos-sos trabalhos.

Um fraternoabraço a todos.Feliz 2011!

Liturgia

Pe. Ricardo Arica FerreiraReitor do Seminário

Propedêutico, assessordiocesano dos MECEs e

assessor do SAV -Serviço de Animação

VocacionalE-mail:

[email protected]

A Pastoral da Juventude - PJ ava-liou, em março de 2010, os objetivospara 2010-2011. Nos dias 11 e 12 dedezembro, houve a aprovação em as-sembleia.

Objetivo geral:“Rearticular e organizar a estrutu-

ra da PJ, trabalhando um processo demotivação e animação das novas eantigas lideranças, de acordo com osprojetos 1 e 2 do Plano Trienal doRegional, inspirados na Palavra deDeus, zelando pela realidade e os donsque cada um tem.”

Objetivos específicos:1 - Resgatar a identidade da PJ nosgrupos existentes e criar novos.2 - Formar a equipe de assessoria.3 - Manter a escola de formação.4 - Elaborar um subsídio próprio denossa diocese para a etapa de for-mação (EFJ)5 - Formar pólos em quatro pontosda diocese, onde facilite a partici-pação de um número maior de pa-róquias e participantes nas EFJ.6 - Criar alternativas objetivas decomo envolver o crismando nasatividades da PJ afim de posterior-

Trabalhos da juventude diocesanamente inseri-los nos grupos de jo-vens.7 - Missão jovem (em prazo inde-terminado) - tornar a missão que éde experiência do grupo de B. Fer-raz diocesana. (experiência)

Setor JuventudePublicamos o calendário das ativi-

dades do Setor Juventude da diocese,para o ano de 2011.

-Reunião do Setor - 6 de fevereiro,às 9h, em Peabiru-II Gincana de Integração da Ju-ventude - 27 de fevereiro, em Ran-cho Alegre-IV Jornada Diocesana da Juven-tude - 17 de julho, em Campina daLagoa-Estudo sobre o DNJ - 28 de agos-to, local a definir-DNJ - 30 de outubro, em BarbosaFerraz.

Outras datas importantes:-Mapeamento de lideranças - julhoe agosto-Jornada Mundial da Juventude -16 de agosto, em Madri (Espanha)-Assembleia (Plano de Evangeli-zação) - 18 de setembro

Fevereiro / 2011 Fevereiro / 2011

A CNBB escolheu para este ano, como temada Campanha da Fraternidade, “Fraternida-

de e a Vida no Planeta” e, como lema, “A criaçãogeme em dores de parto” (Rm 8,22). Para tratardeste assunto, representantes de algumas paró-quias da Diocese estiveram reunidos no dia 5 dedezembro de 2010, no Centro Diocesano de For-mação - CDF, em Campo Mourão.

Oito padres e o bispo da Diocese de Serrinha, naBahia, estiveram em duas paróquias da Diocese deCampo Mourão, em janeiro. Dom Ottorino Assolari, quefoi sagrado bispo em Campo Mourão, em 2005, Pe.Genivaldo Barboza, que é da Diocese e está realizandoo trabalho missionário na Bahia, juntamente com algunspadres oriundos da Itália e outros brasileiros, realizam,anualmente, uma viagem no período de férias.

Este ano, realizaram a viagem ao sul, passando porCuritiba e Peabiru, onde há a Casa de Formação daCongregação da Sagrada Família de Bérgamo, Congre-gação à qual Dom Ottorino pertence. Em Mamborê,cidade onde nasceu o Pe. Genivaldo, houve uma Missa,na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, nodia 9 de janeiro. Esta foi presidida por Dom Ottorino econcelebrada pelos 8 padres. Em seguida, o grupo viajoupara Foz do Iguaçu e um dos países da fronteira.

Paulo Cesa conduzindo o encontro de formaçãoCartaz da Campanha

da Fraternidade 2011

O engenheiro agrônomo Paulo Cesa, da Ema-ter de Mamborê, foi convidado para falar sobrea questão ambiental, que é o ponto principal, emse tratando do tema da CF 2011.

No final do dia, algumas metas foram traça-das, com possíveis trabalhos que podem ser exe-cutados; desta forma pode-se ter um rumo a serseguido e o objetivo da CF 2011, atinjido.

Padres e bispo da Bahia na Diocese

Dom Ottorino e padres durante a Missa em Mamborê

Bispo e padres de Serrinha, com Pe. Francisco, páro-co de Mamborê, e pessoas da comunidade

No final de 2010, alguns padres daSociedade Missionária dos Pa-

dres de São Tiago visitaram a Diocesede Campo Mourão. Liderando o grupoestava o Pe. André Gautreau, 84 anose que trabalhou na Diocese de 1963 a1994. Juntamente, estava o Pe. MichelMenard, Superior Geral da Congrega-ção e Pe. Paul Dassous, Superior Pro-vincial, que reside em Campinas-SP.

Os padres André e e Michel sãofranceses e o Pe. Paul é haitiano.

O motivo principal da visita foi paraagradecer a homenagem feita ao Pe.Yves Jean Marie Pouliquen, dando o seu

Padres visitam a Diocese

Pe. André Gautreau, Pe. Luca Pelis (Vigário Geral da Diocese de Campo Mourão),Pe. Paul Dassous e Pe. Michel Menard

nome dado à Escola Diocesana de Teo-logia Pastoral. Pe. Yves foi um dos pri-meiros padres, dessa Congregação, queveio para a Diocese de Campo Mourão.

A Sociedade Missionária dos Pa-dres de São Tiago trabalha na França,Haiti e Brasil.

O Pe. André Gautreau chegou àDiocese em janeiro de 1963 e traba-lhou, também, em algumas paróquiasque pertenciam à Diocese de CampoMourão e, atualmente, fazem parte daDiocese de Umuarama. Aposentou-se em 1994, quando estava na Paró-quia de Rancho Alegre d’Oeste.

Pe. Yves Pouliquen

Mapa antigoda Diocese

de C. Mourão

Page 10: Jornal Servindo de fevereiro 2011

Nada mais gratificante do quefalar sobre Maria, nossa Mãe

espiritual. Melhor ainda é falar comela todos os dias e, principal-mente em momentos especiais,demonstrando nosso carinho egratidão. Para isso, as Sagra-das Escrituras, a Sagrada Tradi-ção e a Igreja oportunizaram inú-meros títulos, que mais facil-mente nos aproximam a ela.

O Ano Litúrgico proporcionamomentos especiais para umameditação aprofundada sobreNossa Senhora, utilizando-se dostítulos; alguns, consideradoscomo “dogmas de Fé”. Desde oinício da história do cristianismoos cristãos, principalmente cató-licos, têm dedicado especial re-verência à Mãe de Jesus. Essadevoção filial consolidou a sagra-da lista de nomes pelos quaisconhecemos nossa Mãe e a ela

nos dirigimos para invocá-la e mani-festar-lhe nossa sincera devoção.As distintas formas de culto ao nomede Maria Santíssima, conforme aprocedência tem sua fundamenta-ção, primeiramente, na liturgia, sen-do estabelecidas pela Igreja, paracomemorações, celebrações e ritu-ais. Posteriormente, em relação aoslocais onde se manifestavam, maisacentuadamente, uma devoção, se-guida de culto. E, paralelamente aessas duas origens, há os títulosresultantes das manifestações po-pulares, em que o povo, a ela recor-re, de acordo com sua fé e determi-nadas necessidades.

É uma graça peculiar, poder invocara Mãe de Deus sob um título que maisa aproxima de seus filhos e, a estes,da Mãe. Durante este mês de feverei-ro, logo no início, somos convidados apensar um pouquinho mais sobre nos-sa “Mãezinha do céu” com o sagrado

Amani Spachinski deOliveira é professor,

escritor, poeta e contista.Membro da Academia

Mourãoense de Letras eAssociação Mourãoense de

Escritores. E-mail:[email protected]

nome de Nossa Senhora de Belém.Este título nos convida a refletir sobrea maternidade de Nossa Senhora, nacidade de Belém. Jesus Nasceu emBelém de Judá. Para lá se dirigiram aopastores ao ouvirem a mensagem doAnjo: “eis que eu vos anuncio umagrande alegria que será para todo povo,nasceu-vos hoje o Salvador”. E ospastores disseram: “Vamos até Be-lém, e vejamos o que aconteceu, e oque o Senhor nos deu a conhecer”. DoOriente, os magos, guiados pela es-trela chegaram a Belém. Lá encontra-ram o recém-nascido, sua mãe Mariae José, e o adoraram... Conforme SãoMateus e São Lucas no capítulo 2,respectivamente.

No dia dois de fevereiro, a Diocesede Guarapuava, com a qual, CampoMourão tem fortes ligações históricas,religiosas e geográficas, celebra aFesta de Nossa senhora de Belém.Essa devoção e culto a Nossa Senho-ra teve origem pelo início do ano de1800, culminando com o título de Pa-droeira da Catedral e, por “ipso facto”,

Página 10 Página 03

Ordenação presbiteral em Campina da LagoaInstituto Secular Santa Paulina surgiu na diocese

Nossa Senhora de Belém

Fevereiro / 2011 Fevereiro / 2011

da Diocese. Com muita devoçãodevemos olhar para Nossa Senho-ra de Belém e, com a mesma dis-posição dos serviçais nas “bodasde Caná”, ouvir e obedecer ao queela nos tem a dizer: “Fazei tudo oque Jesus vos disser”. Nossa Se-nhora de Belém, rogai por nós.

História da Paróquia São JudasTadeu de Quinta do Sol, é o título dolivro de autoria do Padre Luiz AntonioBelini, lançado em dezembro de 2010,na Igreja Matriz de Quinta do Sol.

O livro conta a história da comuni-dade paroquial desde seus primórdios,com entrevistas, cronologia e um ricoacervo fotográfico. “O lançamento daobra se inscreve no clima do resgatehistórico que envolveu a celebração dojubileu diocesano, a pouco encerrado”,declara o autor do livro.

História de paróquia vira livro

O Diácono Clauber Magela Freire Krieck foi ordenado presbítero, no

dia 11 de dezembro, na Paróquia SantaTerezinha, em Campina da Lagoa. A Mis-sa, presidida pelo bispo diocesano DomFrancisco Javier Delvalle Paredes, contoucom a presença de vários padres, semina-ristas, familiares do diácono e população.

A ordenação diaconal de Clauber foi em2 de julho, na Paróquia Santa Cruz deCampo Mourão, por ocasião do encera-mento do Ano Sacerdotal.

Lema escolhido por Clauber: “Sem mim,nada podeis fazer” Jo 15,5.

Sua primeira Missa foi em Campina daLagoa, no dia 12 de dezembro.

Missa com ordenação na Paróquia de Campina da Lagoa

Dom Javier e Pe. Clauber Clauber com seus pais

Capa do livroPe. Luiz A. Belini

Há pouco mais de 4 anos, foifundado o Instituto Secular

Santa Paulina e já tem membrosem 10 estados brasileiros.

O Instituto, que tem o apoio dasirmãs religiosas da Congregaçãodas Irmãzinhas da Imaculada Con-ceição, vive o carisma e a espiritu-alidade da referida Congregação.

De acordo com Clementina deSousa Dias, 71 anos, de Mamborê,coordenadora do Instituto e quefez os primeiros contatos para acriação do mesmo, há 6 consagra-das leigas em Mamborê. Estasvivem em suas famílias, trabalhamou são aposentadas e se envolvemem trabalhos na comunidade, mas fa-zem os votos como as irmãs religiosas.Para ser uma consagrada leiga, é ne-cessário que a mulher seja solteira,com mais de 18 anos, ou viúva.

Há em torno de 30 integrantes doInstituto nos estados de Goiás, Piauí,Ceará, São Paulo, Minas Gerais, RioGrande do Sul, Mato Grosso do Sul,Espírito Santo, Santa Catarina e Paraná.

Anualmente as integrantes parti-cipam do encontro dos Institutos Se-culares, em Aparecida-SP. A coor-denação que, por enquanto, é toda deMamborê, realiza reuniões mensais.Clementina esclarece que o objetivoé que pessoas de outras localidadestambém façam parte da equipe decoordenação, futuramente.

Uma vez por ano acontece um en-contro entre as integrantes do Instituto.De 13 a 15 de novembro do ano passado,o encontro foi em Mamborê e contoucom a presença de pessoas do Ceará,Piauí, Rio Grande do Sul e Paraná.

O Instituto ainda não tem o reco-nhecimento oficial da Igreja, mas otrabalho é acompanhado pelo bispodiocesano e outros padres.

“Procuramos levar uma vida total-mente normal, sem aparência de seruma organização. Nem camisetas como nome do Instituto, utilizamos. Procu-ramos viver de acordo com o Evange-lho, seguindo o carisma e a espiritua-lidade de Santa Paulina, que já sãovividos pela Congregação das Irmãzi-

Capa do folder dedivulgação do

Instituto

Clementina deSousa Dias,

coordenadora

Missa, durante o encontro, presididapelo vigário paroquial Pe. Durvalino

Rodrigues de Oliveira

Participantes, com Pe. Durvalino eIr. Dionísia Pereira Duarte, durante

o encontro em Mamborê, emnovembro de 2010

nhas da Imaculada Conceição”, de-clara a coordenadora Clementina.

Interessados em obter outras in-formações sobre o Instituto, poderãofalar diretamente com a coordenado-ra Clementina de Sousa Dias, atravésdo telefone residencial (44) 3568-2511ou celular (44) 9984-2127.

O Movimento de Cursilho de Cris-tandade - MCC realizou a Ultreyafestiva de final de ano, em Mamborê,no dia 4 de dezembro.

Houve uma Missa, na Igreja Matrize, em seguida, o jantar de confrater-nização no CTG Galpão da Amizade.

A Missa foi presidida pelo asses-sor do MCC, na Diocese, Pe. CarlosCezar Candido. A Ultreya contou,também, com a presença do Pe.Gessí Matos, ex-assessor espiritu-al e do Pe. Sidinei, vigário paroquialde Mamborê. Severino Flores, deApucarana, um dos dirigentes deCursilho na Diocese há muitos anos,também esteve em Mamborê.

De acordo com o casal coordena-dor diocesano do Movimento DivoneyMartins Pereira e Vera, participaramda Ultreya cursilhistas das paróquiasdas seguintes cidades: Nova Cantu,Juranda, Farol, Ubiratã, Campo Mou-rão, Goioerê, Luiziana, Boa Esperan-ça, Moreira Sales e Mamborê.

MCC diocesano realizou

Ultreya em Mamborê

Pe. Carlos: bênção aos cursilhistas

"Como Igreja, não podemos permanecer alheios".Pe. Luiz Antonio Belini, sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que é Fraternidade e a Vida no Planeta

Pe. Carlos e Severino Flores

Page 11: Jornal Servindo de fevereiro 2011

Fevereiro / 2011 Fevereiro / 2011

Diretor:Dom Francisco Javier DelvalleParedes

Assessor:Pe. Sidinei Teixeira Gomes

Coordenador:Vilson Olipa (44) 9958-9797

Colaboradores desta edição:Pe. Luiz Antônio Belini, AmaniSpachinski, Maria Joana TittonCalderari, Seminarista AlfredoRafael Belinato Barreto, Pe.Ricardo Arica Ferreira

Queridos e amados filhos deDeus da Diocese de Campo Mou-rão.

Que imensa alegria e senti-mento de gratidão a Deus, po-der novamente entrar em con-tato com cada um e cada umade vocês através do nosso efi-caz Jornal Servindo, a fim delhes fazer chegar a minha sau-dação fraterna e o meu abraçode Pastor, carregado de Bên-ção e bons augúrios para queneste ano que estamos iniciandoseja uma nova experiência daproteção divina.

A caminhada do Povo deDeus continua e nós, como par-te deste povo de Deus, tambémcontinuamos o nosso seguimen-to ao Cristo na sua Igreja, sendoparticipante ativo desta grandetarefa de todos juntos continu-armos a construção do Reino deDeus. Retomando os trabalhosfortalecidos, renovados e ilumi-nados pelo Espírito Santo, cadaum de nós a partir de seu lugare estado (bispo, padres, leigos,seminaristas, religiosos/as e to-dos os batizados), somos convo-cados a nos deixar conduzir pelaforça de Deus, sem medo e comsegurança e confiança; partici-par e partilhar das alegrias, tris-tezas e esperanças, que a vidano dia a dia nos oferece, massempre na certeza da presençae proteção de Deus e MariaSantíssima.

Ao longo do ano iremos ten-do este contato amigo, onde po-deremos ir aprofundando assun-

tos que dizem respeito a todacaminhada com a Igreja Dioce-sana, muito querida e amada porDeus.

Finalizo esta saudação comas palavras do Salmista“Que a bondade do Senhoresteja sobre nós” Sl 89,17, eque, em outra passagem, nosfala de Deus dizendo: “Miseri-córdia e piedade é o Senhor,ele é amor, é paciência, e com-paixão, o Senhor é muito bompara todos, sua ternura abraçatoda criatura” Sl 144,8. Comestas palavras do Salmista con-vido a todos os diocesanos ediocesanas a nos apaixonar poreste Deus e nos colocar à suadisposição para um renovadoe animado compromisso de vi-venciar nossa missão de discí-pulos missionários.

Deus nos abençoe e nos guarde!

Editoração Eletrônica:Jonas Rodrigues. - 44 3025-2036 /9145-1499 / 9915-3400

Tiragem: 11 mil exemplares.Impressão: Grafinorte.

Site:www.diocesecampomourao.com.brPermite-se a reprodução total ouparcial do material veiculado noJornal Servindo, desde que ci-tada a fonte.

Assinaturas do Jornal Servindo,procure as paróquias ouinforme-se pelo telefone(44) 3529-4103 ou pelo e-mail:[email protected]

Expediente

Página 02 Página 11

RESUMO GERAL

Saldo anterior (31/10/10) ............................... 62.445,20...........................................................................ENTRADA ..........................................................Contribuição das Paróquias .............................. 119.595,00Contribuição Ref. 13º Salário ............................ 9.960,25Reembolso Almoço do Clero ............................. 558,80Reembolso Encargos Sociais ........................... 2.147,84Crisma ................................................................ 14.936,00Venda Eucaliptos (Lenha) ................................. 6.778,0010% da Venda do Imóvel de Fênix ................... 1.800,00TOTAL: Entradas + saldo anterior ................... 218.221,09......................................................................................................................................................SAÍDA ................................................................Manutenção da Cúria e Imóveis ........................ 83.024,23Residência Episcopal ........................................ 3.992,66Centro Pastoral Dom Virgílio de Pauli ................ 509,73Centro de Pastoral Dom Eliseu .......................... 184,91Seminário São José ........................................... 1.146,33Seminário Propedêutico São José C. Mourão .. 8.000,00Seminário de Teologia Dom Virgílio - Cambé ..... 26.482,02Seminário de Filosofia N. Sra. Guadalupe-Mgá. 12.555,00Consórcio Nacional Volkswagen ...................... 746,19Total .................................................................. 136.641,07Saldo em 30/11/10 ........................................... 57.258,93

RESIDÊNCIA EPISCOPAL:

Telefonia Oi! .................................................... 334,02Copel ............................................................... 259,55Sanepar .......................................................... 267,41Embrapel Embalagens Ltda ............................ 29,94Salários ........................................................... 1.445,62Provedor UOL ................................................. 24,00TV a Cabo Campo Mourão Ltda ..................... 148,50Alimentação .................................................... 90,00Villa Bellagio Paisagismo Ltda ........................ 22,50Manutenção/Conservação de Imóveis .......... 1.371,12SUB TOTAL .................................................... 3.992,66

Água, Luz e telefone ......................................Seminário São José - Campo Mourão ............ 1.146,33Centro de Past. Dom Virgílio de Pauli ............. 509,73Centro de Past. Dom Eliseu ............................ 184,91SUB TOTAL .................................................... 1.840,97........................................................................Repasse da Cúria Diocesana ........................Seminário Propedêutico - C. Mourão ............. 8.000,00Seminário de Teologia - Cambé ...................... 26.482,02Seminário de Filosofia - Maringá .................... 12.555,00SUB TOTAL .................................................... 47.037,02

MANUTENÇÃO DA CÚRIA E IMÓVEIS:

Sanepar .................................................................. 52,92Copel ...................................................................... 267,14Telefonia Oi! ........................................................... 1.037,63Correio ................................................................... 151,85Locação Sistema Contabilidade/Folha Pagto ........ 327,11Encargos Sociais: INSS+FGTS+PIS ...................... 9.926,23Combustível .......................................................... 918,75Fundo de Reserva ................................................. 21.613,75Monte Carmelo Op. Viagens .................................. 189,00Côngruas e Salários ............................................... 21.744,96Plano de Saúde ...................................................... 2.240,00Atelier Sacro Benchaya Ltda ................................. 495,66Manutenção/Conservação de Imóveis .................. 388,80Capela Santa Paula Elisabete Cerioli ..................... 352,22Mensalidade do Prever .......................................... 33,00Vales Transportes ................................................... 744,00M S Guaiume Segurança Monitorada ..................... 75,00Ikiágua Ltda ........................................................... 24,00Tribunal Eclesiástico .............................................. 510,00Viagem Dom Javier à Curitiba ............................... 999,99Materiais de Escritório ............................................ 311,95Théos Informática-Prog. SGCP. ............................ 55,80Mestrado Pe. Geovani ........................................... 700,00PUCPR - Campus Maringá (Inscrição Vest. Filosofia) 2.390,00Materiais de Limpeza .............................................. 78,40Labore - Medicina do Trabalho ............................... 30,00Assinatura Jornal Tribuna do Interior ..................... 143,00Honorários Advocáticios ........................................ 9.000,00Pagto. Acerto Contadora Marisa parc. 08/15 ......... 5.000,00Fiorella - Pães e Doces ......................................... 482,42Viagem do Clero Pontal do Paraná ....................... 2.000,00Despesas com Cartório ......................................... 375,15Mark Viagens e Turismo Ltda ................................ 261,00Pedágios ................................................................ 105,20SUB TOTAL ............................................................ 83.024,93

Balancete Novembro/2010

Palavra do Bispo

Pelo fato de ser um importanteevento, a visita ad Limina Aposto-lorum, publicamos, na íntegra, umaentrevista com o bispo diocesanoDom Francisco Javier DelvalleParedes, sobre o encontro com opapa Bento XVI.

Na próxima edição, enfatizare-mos a Campanha da Fraternidadeque, este ano, traz como tema Fra-ternidade e a Vida no Planeta.Nesta edição, o colunista Pe. LuizAntonio Belini faz uma introduçãodo assunto.

Dando sequência à série queapresenta o resumo da biografia deum padre do livro “Intrépidos Mis-

Editorial

Capa

Logo do 19º Plano Diocesano de Ação Evangelizadora,que tem projetos sendo elaborados para estas 3

prioridades: catequese, família e juventude.

Padres e diáconos

01 - Pe. Carlos Alberto Rodriguesda Silva

08 - Pe. Jurandir CoronadoAguilar

11 - Pe. Waldomiro Lúcio TardivoFo. - scj

13 - Pe. José Maria Mendonça19 - Pe. Sidnei Teixeira Gomes21 - Pe. Gessi de Matos24 - Pe. José Norberto Konrad –

scj

Religiosas

01 - Irmã Gabriela Belli01 - Irmã Marcia Cavalcante06-Irmã Elisângela Ramos

de Souza20 - Madre Rosinei24 - Irmã Erlaine S. Souza

ANIVERSÁRIOS – FEVEREIRO

sionários - Biografias de Presbíte-ros”, organizado pelo Pe. JurandirCoronado Aguilar, nesta edição,trazemos um pouco da vida doMonsenhor Aleixo Salusniak.

Os assuntos juventude e cate-quese têm um espaço garantidonesta edição do Servindo, pois sãoprioridades do 19º Plano de Evan-gelização da diocese. A terceira, enão menos importante prioridade, éa família, que terá espaço na pró-xima edição.

Comece a sua leitura, agora,pela matéria sobre a ordenação dodiácono Clauber Magela FreireKrieck, na próxima página.

1 a 4 - Curso dos bispos, no Rio de Janeiro10 - Colação de Grau da UEPR/Fecilcam

7 a 11 - Retiro de Seminaristas e Encontro de Formadores12 - Posse do bispo de Umuarama13 - Visita de Dom João Bosco e Encontro da Pastoral Familiar19 - Confirmação em Rancho Alegre

27 - Confirmação no Lar Paraná, Campo Mourão

Agenda do bispo / Fevereiro

Dom Francisco JavierDelvalle Paredes

Bispo diocesano de Campo Mourão

Paróquia iniciapreparaçãopara jubileu

A paróquia Nossa Senhora dasGraças de Engenheiro Beltrão re-ceberá o reitor do Santuário Basí-lica do Divino Pai Eterno de Trin-dade-GO, Pe. Robson de Oliveira,no dia 17 de fevereiro, às 19h30.

A missa com o Pe. Robson e oshow com a Banda Christi, deMaringá, fazem parte da prepa-ração para o jubileu de ouro daparóquia, que começará em 8 desetembro de 2012.

DIA HORAS QUEM O QUE PARA QUEM ONDE

05 09:00 P. DA CRIANÇA Capacitação – COPEL Coord. Ramos e Áreas Sede da Pastoral da Criança 05 A ORAÇÃO Reunião Diocesana Coordenadores Paroquiais A definir

05 14:00 17:00

CDL – CNLB Reunião Preparatória Representantes das Paróquias Sala da Cúria

05 e 06 08:00 17:00

DIÁCONOS Escola de Formação Candidatos ao Diaconato Permanente Seminário São José

05 e 06 RCC Assembleia Diocesana Coordenadores e Ministérios CDF – Lar Paraná 07 a 11 SEMINARISTAS Retiro Espiritual Seminaristas Chácara Rainha da Paz - Maringá

11 DIÁLOGO ECUM.

E ENS. RELIGIOSO Reunião da ASSINTEC Núcleo C. Mourão

Comissão do Diálogo Ecumênico e Instituições de Ensino

A definir

11 A 13 CURSILHO Feminino – Jovem Jovens Convidadas CDF – Lar Paraná 12 19:00 FORMADORES Abertura do Ano de Formação Formadores, Seminaristas e Povo Catedral São José

12 08:30 11:30

CEBs Reunião Diocesana Coordenadores Paroquiais Centro Catequético

12 09:00 P. DA CRIANÇA Capacitação – Guia do Líder Responsáveis pelas FABs Sede da Pastoral da Criança

12 13:00 17:00

IAM (Infância e Adolesc. Missionária)

Planejamento e Formação Coordenadores Paroquiais – Decanato C. Mourão Santuário

12 14:00 VICENTINOS Reunião Conselho Central Pres. Obras Unidas e Conselho Central Centro Catequético

13 08:00 11:00

IAM (Infância e Adolesc. Missionária)

Planejamento e Formação Coordenadores Paroquiais – Decanato Goioerê Candeias

13 08:00 17:00

P. FAMILIAR Encontro Diocesano Coordenadores Paroquiais Centro Catequético

17 13:30 17:30

DIÁLOGO ECUM. E ENS. RELIGIOSO

Reunião de Estudos P/ Ensino Religioso

Comissão do Diálogo Ecumênico e Professores do Ensino Religioso

FECILCAM

19 08:30 15:00 CATEQUESE Reunião Diocesana Equipes de Coordenação Paroquiais CDF – Lar Paraná

19 13:00 17:00

IAM (Infância e Adolesc. Missionária)

Planejamento e Formação Coordenadores Paroquiais – Decanato Juranda Juranda

19 14:00 P. DA CRIANÇA Assembleia Eletiva - COHAPAR Pároco, Setor, Área, Ramos e Líderes Paróquia Sagrada Família 19 SERRA Aniversário de Ordenação Pe. Ricardo Seminário São José

19 e 20 P J Formação Diocesana Jovens

20 08:00 12:00

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA Retiro/Espiritualidade Bíblica Decanal

Equipes Missionárias Paroquiais Decanato de Campo Mourão

Santuário N. Sra. Aparecida

20 P. DA CRIANÇA Encontrão de Líderes – Área 01 Setor, Área, Ramo e Líderes A definir 21 a 23 CLERO Curso para o Clero Bispo, Padres e Diáconos CDF – Lar Paraná

23 09:00 CDAE Reunião Equipe de Assessoria Equipe de Assessoria Sala da Cúria 25 e 26 CEBs Reunião Regional Coordenadores e Assessores Diocesanos Maringá 25 a 27 CURSILHO Masculino – Jovem Jovens Convidados CDF – Lar Paraná

26 CATEQUESE Reunião Decanal – C. Mourão Coordenadores/Equipes Paroquiais Santuário N. Sra. Aparecida

26 13:00 17:00

IAM (Infância e Adolesc. Missionária)

Planejamento e Formação Coordenadores Paroquiais – Decanato E. Beltrão Eng. Beltrão

26 14:00 P. DA CRIANÇA Assembleia Eletiva – B. Ferraz Pároco, Setor, Área, Ramos e Líderes Paróquia Santa Rita de Cássia

27 08:00 12:00

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA Retiro/Espiritualidade Bíblica Decanal

Equipes Missionárias Paroquiais – Decanato de Juranda

Juranda

27 P. DA CRIANÇA Encontrão de Líderes – Área 02 Setor, Área, Ramo e Líderes A definir 27 SERRA Aniversário Ord. Episcopal Dom Javier A definir

“Considero uma graça e uma bênção muito

especial de Deus, que me fez experimentar este

tipo de convivência com todos os bispos do

Paraná e num lugar tão especial”.

Dom Francisco Javier, falando sobre a visita ad Limina Apostolorum, ao Vaticano

CALENDÁRIO – FEVEREIRO - 2011

Page 12: Jornal Servindo de fevereiro 2011

16

Dom Javier fala sobre sua visita ao Vaticano

Página 12 Fevereiro / 2011

O bispo diocesano Dom FranciscoJavier Delvalle Paredes falou ao

Jornal Servindo, sobre a visita ad Limi-na Apostolorum (visita aos túmulosdos apóstolos), realizada de 4 a 14 denovembro de 2010. Dom Javier fala daemoção de se encontrar com o PapaBento XVI e relata um pouco da audi-ência com o Sumo Pontífice.

Jornal Servindo: Dom Javier,de maneira geral, como foi a visita adLimina Apostolorum?

Dom Javier: Devo dizer, commuita sinceridade, que foi uma expe-riência única. Em primeiro lugar con-sidero uma graça e uma bênção muitoespecial de Deus, que me fez expe-rimentar este tipo de convivênciacom todos os bispos do Paraná enum lugar tão especial como é oVaticano, tendo oportunidade de co-nhecer, mais de perto, aquilo que érealmente, nossa Igreja CatólicaApostólica, cuja cabeça visível é oPapa que reside em Roma.

JS: Qual foi a mensagem do PapaBento XVI aos bispos do Regional SulII?

Dom Javier:Na audiência ge-ral, concedida pelo Papa Bento XVI,para todos os bispos do Regional SulII, ele nos falou da Igreja universal,que frutifica e se concretiza numa

Igreja particular. Além disso, faloumuito da vida consagrada, que éconsiderada um dom de Deus e que,através de seu carisma e de seutrabalho, enriquece a Igreja e visu-aliza o Reino de Deus.

JS: Houve algum momento emque o Papa dirigiu-se especificamenteà Diocese de Campo Mourão?

Dom Javier:Tivemos uma outraocasião para nos encontrar com oPapa a nível de Província. Nessa oca-sião, cada bispo de nossa provínciateve a oportunidade de apresentar aDiocese. Apresentei a realidade daDiocese de Campo Mourão e o Papafez uma pergunta para mim, sobre osdesafios que há, hoje, no trabalho daevangelização. Em linhas gerais, apre-sentamos uma Igreja que tem espe-rança, de modo especial, pelo cleroque tem e pelos leigos comprometidosnesta construção do Reino. O Papaagradeceu muito aos padres e leigosde nossa regional.

JS: De maneira resumida, qual foio relatório feito ao Papa, sobre a nossaDiocese?

Dom Javier: Quando eu fui es-colhido como administrador diocesa-no, há três anos, eu recebi um livrocom a orientação de elaborar um rela-tório que seria apresentado durante avisita ad Limina. Este relatório deve-ria ser entregue um ano antes da visita.Na esperança de que viria um outrobispo, eu engavetei. Quando veio aminha escolha, como bispo, fui apres-sado pela nunciatura a elaborar esterelatório, que contempla 5 anos decaminhada do povo de Deus, na Dio-cese, de 2003 a 2008.

JS: Como se dividiu a audiênciapapal? Como se dividiu cada uma daspartes da visita?

Dom Javier: Primeiro, os 24 bis-pos do estado do Paraná fomos rece-bidos em uma audiência geral. No diaseguinte, houve a divisão em dois gru-

pos. O nosso grupo, composto pornossa Província, teve a oportunidadede conversar com o Papa e tirar acostumeira fotografia. Nos demais dias,visitamos os túmulos de São Pedro eSão Paulo e os seguintes Ministériosou Secretarias: Signatura Romana,Vida Consagrada, Doutrina da Fé,Conselho Pontifício para Leigos, Con-selho Pontifício da Família, ConselhoPontifício dos Migrantes, Congrega-ção para o Clero, Congregação dosBispos, Congregação do Culto Divino,Meios de Comunicação, Embaixadado Brasil. Participamos de uma Missae jantar no Pio Brasileiro, que é ondese hospedam os padres do Brasil, emestudo no Vaticano. Cada Ministériotem um bispo representante, nos Regi-onais. Durante a visita, cada bispo doRegional Sul II apresentou algo sobrea Secretaria que representa.

JS: Fale-nos sobre a emoção departicipar desta visita.

Dom Javier: A emoção, se sepode medir, é sem tamanho. É umaoportunidade única, uma experiênciaúnica e são poucos que experimen-tam. A última vez que os bispos doParaná estiveram com o Papa foi em2002. Uma descoberta surpreendenteda vida da Igreja, da pessoa do Papa ea convivência fraterna entre bispos doRegional. Também destaco este co-nhecimento da realidade, de como fun-ciona esta Igreja, para estar presenteem todas as partes do mundo e parti-lhar um pouco, em uma semana, davida, no Vaticano. Quantos peregri-nos! Quantos turistas que passam porali diariamente, para conhecer estacidade única do mundo. Tudo isto criauma emoção muito grande. Eu só pos-so dizer que, talvez, nem merecia pas-sar por isto. Deus me abençoou e meconcedeu isto.

Encontro de Dom Javier com o Papa Bento XVI

Visita ad Limina Apostolorum Papa com os bispos do Regional Sul II (Paraná)