jornal servindo - fevereiro de 2013

16
Página Fevereiro / 2013 SERVINDO JORNAL Diocese de Campo Mourão - Paraná Ano 25 - Fevereiro 2013 / Nº 244 Formação e informação a serviço da diocese Assembleia diocesana Pág. 3 JMJ: Bote Fé - Campo Mourão Pág. 10 Ordenações presbiterais em dezembro Pág. 12 e 13 JUVENTUDE CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013 FRATERNIDADE E Eis-me aqui, envia-me Eis-me aqui, Eis-me aqui, Eis-me aqui, envia-me envia-me envia-me (Is 6,8)

Upload: vilson-olipa

Post on 12-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal Servindo - fevereiro de 2013 - Diocese de Campo Mourão, PR

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Servindo - fevereiro de 2013

Página PáginaFevereiro / 2013 Fevereiro / 201316

Ivailândia SERVINDOJORNAL Diocese de Campo Mourão - Paraná

Ano 25 - Fevereiro 2013 / Nº 244

Formação e informação a serviço da diocese

Assembleia diocesana

Pág. 3

JMJ: Bote Fé - Campo Mourão

Pág. 10

Ordenações presbiterais

em dezembroPág. 12 e 13

JUVENTUDE

CAMPANHA DA

FRATERNIDADE 2013FRATERNIDADE E

Eis-me aqui,

envia-meEis-me aqui,

Eis-me aqui,

Eis-me aqui,

envia-meenvia-meenvia-me

(Is 6,8)

Padroeiros: São Gabriel Arcanjo e São Sebastião

Localização: R. Mato Grosso, 106Telefone: (44) 3538-125887.275-000 - Distrito de Ivailândia

- Engenheiro Beltão, PRNúmero de capelas: 5: Nossa Se-

nhora Aparecida, nas localidades: Conserva, Mandjuba e Sussuí; São Paulo, no Triângulo; e São Donato, no Salto das Bananeiras. Há atendi-mento também à comunidade da re-gião da usina.

Patorais e outros: Pastoral do Ba-tismo, Equipe Missionária, terço em família organizado pelo Apostolado da Oração; Infância Missionária. Em implantação: Pastorais Familiar, Ju-ventude e Liturgia.

Data de criação: 12/10/1990Pároco: Pe. Benedito Batista, 64

anos de idade e 17 anos de ordenação sacerdotal

Secretária: Alda Cristina

HistóricoA comunidade, que completará 22

anos da criação da paróquia, neste ano, teve o início de sua história em

1953, quando foi celebrada a primei-ra missa na localidade. Foi uma missa campal, próximo à residência de Wal-ther Thibes, presidida pelo Pe. Aloy-sio Jacob.

A primeira igreja, de madeira, foi construída no final do ano de 1953 e se localizava a aproximadamente 800 metros do local da atual. “Era muito bonita. Uma pena que foi desmancha-da”, lamenta Fernando Castro Vieira, 69 anos, que reside no distrito desde 1952.

A segunda igreja, em alvenaria, foi construída em 1977, no local onde

está a atual. A construção da atual igreja teve início em 3 de março de 1999 e foi concluída em dezembro do mesmo ano.

PadresO primeiro pároco empossado foi

o Pe. Neri de Paulo. Também tra-balhou na paróquia o Pe. Ottorino Assolari, membro da Congrega-ção Sagrada Família de Bérgamo. Atualmente ele é bispo da diocese de Serrinha, BA. Pe. Ottorino foi auxiliado pelo Pe. Ettore Dotti, da mesma congregação, e que atual-mente é bispo de Naviraí, MS.

Outros padres que trabalharam na paróquia São Gabriel Arcanjo e São Sebastião: Pe. Marcelino Bravo, Pe. Antonio Pereira (Paco), Pe. Antonio Bajek, Pe. Aédio Odilon Pego e, des-de 9 de setembro de 2011, o pároco é o Pe. Benedito Batista.

O Pe. Benedito tem 64 anos de ida-de e nasceu em Assaí, PR. Após ser irmão religioso da Congregação do Sagrado Jesus, durante 10 anos, fez um ano de postulantado, em 1990, no Seminário São José, e foi ordena-do padre em 1995, na paróquia Santa Rosa de Lima de Iretama.

Igreja matriz São Gabriel Arcanjo e São Sebastião

Placa de inauguração da casa paroquial

Pe. Benedito Batista, pároco Casa paroquial

Segunda igreja, fotografada em 7 de maio de 1998. A parede da frente é no formato de um livro aberto

Foto: Fernando C. Vieira

Page 2: Jornal Servindo - fevereiro de 2013

Página PáginaFevereiro / 2013 Fevereiro / 2013

02 15

Palavra do BispoBalancete Novembro/ 2012

Diretor: Dom Francisco Javier Delvalle Paredes

Assessor: Pe. Sidinei Teixeira Gomes Coordenador: Vilson Olipa (44) 9958-9797Colunistas: • Pe. Luiz Antônio Belini• Pe. Lussamir Rogério de Souza• Lilian Hanel• Maria Joana Titton Calderari • Diácono Alfredo Rafael Belinato Barreto • Amani Spachinski de Oliveira

Editoração Eletrônica: Jonas Rodrigues. - 44 3025-2036 / 9145-1499 / 9915-3400

Tiragem: 11.500 mil exemplares. Impressão: Grafinorte.

Site:www.diocesecampomourao.com.brPermite-se a reprodução total ou parcial do material veiculado no Jornal Servindo, desde que citada a fonte.

Expediente

CALENDÁRIO – FEVEREIRO - 2013

Dom Francisco Javier Delvalle Paredes - Bispo diocesano

de Campo Mourão

Capa

DIA HORAS QUEM O QUE PARA QUEM ONDE

208:00

12:00LEIGOS (CNLB) Reunião da

PresidênciaDelegados Diocesanos CDF – Lar Paraná

2 A. da ORAÇÂO Reunião preparatória

Coordenadoras Paroquiais A DEFINIR

2 e 308:00

17:00NOVOS DIÁCONOS 5º Período de

FormaçãoCandidatos

Matriculados Seminário São José

3 Alfredo Rafael Ordenação Presbiteral Comunidade P. N. Sra. das Graças –

B. Ferraz

5 P. DA CRIANÇA Reunião da Coord. Estadual

Coordenações Diocesanas Curitiba

6 a 8 CNBB CONSEPMembros do

Conselho Episcopal

Brasília

7 09:00 CDAE Reunião Equipe da CDAE Sala da CDAE

7 19:00EQ. COORDENAÇÃO

SETOR FAMÍLIAReunião Conjunta

Equipe de Coordenação e Assessores da

FamíliaSala da CDAE

7 e 8 CÁRITASReunião do Conselho

Ampliado

Coordenadores Diocesanos Apucarana

908:30

11:30CEBs Reunião Diocesana Coordenadores

Paroquiais Centro Catequético

10 a 12 JOVENS ? Setor Juventude CDF – Lar Paraná

11 SETOR JUVENTUDE Cruz e Ícone da JMJ Grupos de Jovens Praça da Matriz12 CARNAVAL13 CINZAS14 08:00 CONS. PRESBITERAL Residência Episcopal

16 CATEQUESE Encontro de Coordenadores

Coordenadores/Equipes

ParoquiaisCDF – Lar Paraná

17 Willian Ordenação Presbiteral Comunidade Paróquia Sta. Rita –

Alvorada

17 IAM Formação Adultos 1ª Etapa

Coordenadores Adultos da

InfânciaA DEFINIR

21 CLERO Pastoral Presbiteral Decanato de Eng. Beltrão Eng. Beltrão

23 Jilliard Ordenação Presbiteral Comunidade Siqueira Campos

22 a 24

08:00

16:00CURSILHO 7º Cursilho Jovem

Misto Convidados CDF – Lar Paraná

24 a 02 OFICINAS DE ORAÇÃO Início das Oficinas Interessados Paróquias

25 COMIRE Reunião Executiva Representantes Ponta Grossa27 e 28 CLERO Pastoral Presbiteral Padres e Diáconos CDF – Lar Paraná

Informações pelo e-mail/MSN: [email protected]

Caríssimos diocesanos e dioce-sanas, graça e paz!

Com alegria retomamos as nos-sas atividades pastorais neste novo ano de graça que o Bom Deus nos concede, após este período de fé-rias e descanso.

Estamos vivendo o Ano da Fé, ano de aprofundamento dos con-teúdos essenciais de nossa fé e de íntima experiência com Deus. Vi-veremos ainda neste ano, grandes acontecimentos, como a Jornada Mundial da Juventude, ocasião em que o Vigário de Cristo, Sua San-tidade o Papa Bento XVI, visitará novamente o nosso querido país.

Quero nesta edição, em continui-dade com o que venho realizando mensalmente, concluir a partilha da Carta Pastoral, abordando os dois últimos pontos: A resposta abre perspectivas – na qual são realizadas algumas considerações conclusivas e também, sugestões para a celebração do Ano da Fé na diocese de Campo Mourão. Por fim dirijo também algumas palavras ao clero de nossa diocese – palavra de ânimo e exortação aos padres e di-áconos, a fim de que se empenhem com criatividade generosa na cele-bração deste Ano de Graça.

Ao concluirmos esta partilha, vos convoco à profunda experiência cristã neste ano privilegiado. Re-conheço que na fé de cada cristão acontece o maravilhoso intercâm-bio entre o céu e a terra. O homem oferece a Deus sua vontade sincera, livre e disponível. Deus concede ao homem o penhor da graça onipoten-te e da felicidade definitiva.

A concretização desse propósito implica decisões e atitudes que o manifestem. Por isso, o Ano da Fé será tanto mais proveitoso, se nele trabalharmos para a construção de uma Igreja diocesana imbuída das seguintes perspectivas:

EditorialAinda em ritmo de início de

ano, estamos desejando que os leitores do Jornal Servindo tenham um ótimo ano! Em se tratando de diocese, começa-mos com ótimas notícias, como as duas ordenações presbiterais ocorridas no final de 2012. O Pe. Adilson e o Pe. Calderan já estão trabalhando nas paróquias Santo Antonio de Farol e Santo Antonio de Araruna, respectiva-mente. Em fevereiro e março, outros quatro diáconos serão or-denados padres.

Como já informamos, o sub-sídio para os encontros dos gru-pos de reflexão (CEBs) não mais seguirão no interior do Jornal Servindo; eles serão enviados separadamente e gratuitamente, conforme quantidade solicitada pelas paróquias.

Além de um interessante iti-nerário que os símbolos da JMJ - Jornada Mundial da Juventude terão em Campo Mourão, dia 11 de fevereiro, haverá missa, à noite, na praça São José e show com a banda Dominus.

Boa leitura!

As assinaturas do Jornal Servindo podem ser feitas nas secretarias paroquiais Cartaz da Campanha da Fraternidade 2013, que

tem como referência a cruz de Jesus Cristo, trazendo, em primeiro plano, uma jovem que demonstra alegria em responder ao chamado que Deus lhe faz.

Igreja compromissada com a fé me-diante ações pastorais e sociais con-cretas, que venham ao encontro dos homens de hoje nos seus sofrimentos.

Igreja de comunhão que firma sua fé na experiência do encontro com Cristo.

Igreja com fé consciente e esclare-cida através da catequese e da forma-ção bíblico-teológica. Assim podere-mos dar razão de nossa esperança.

Igreja que celebra o que realmente crê. Peço que no decorrer do Ano da Fé

se multipliquem as orações individu-ais e comunitárias, sejam organizadas celebrações litúrgicas e atos de pieda-de devocional nas paróquias, capelas e grupos. Que a figura de Maria seja con-templada com carinho e como modelo de fé. Que a catequese se empenhe na transmissão criativa e fiel da Verdade cristã católica. Intensifique-se a prática da caridade, sinal concreto de fé since-ra (cf. Tg 2,14-17). Penitenciemo-nos pelas vezes que fomos negligentes ou indiferentes à missão batismal. Nes-se sentido, serão de grande proveito, espiritual e pastoral, as peregrinações aos santuários diocesanos e a nossa Igreja mãe, a Catedral São José.

Ao clero de nossa diocese digo que as disposições que envolvem o Ano da Fé precisam penetrar nas fibras profundas da Igreja. Esta necessida-de torna-se ainda mais grave àqueles que, revestidos pelo sacramento da Ordem, possuem o nobre dever de conduzir e conservar o rebanho no re-dil do Bom Pastor (cf. Jo 10,11).

O Concílio Vaticano II recordou, que “o objetivo do ministério e da vida dos padres é a promoção da glória de Deus em Cristo, a qual consiste em que os seres humanos acolham cons-ciente e livremente, com gratidão, a obra de Deus realizada em Cristo, e a manifestem em toda a sua vida” (PO 2). É momento oportuno, para que regressando às fontes da vocação nos reencontremos com a caridade de

Cristo, deixando-nos acolher por Ele que, embora sendo rico se fez pobre, a fim de nos enriquecer com sua pobreza (cf. 2Cor 8,9).

Que colhamos intensamente na celebração Eucarística os tesouros da salvação e todos os auxílios que nos são necessários à realização de nossa missão (cf. Pio XI, MN, 31). Recordemos sempre que a caridade vivida por causa de Cristo é a supre-ma lei dos cristãos, sendo também o critério de toda ação pastoral. Com sinceridade rogo que, através de vossa adesão e criatividade, o signi-ficado e os efeitos do Ano da Fé se-jam experimentados nas paróquias desta diocese, tornando grande nos-sa alegria (cf. At 8,8).

“Avance para águas mais pro-fundas...” (Lc 5,4)

Queridos diocesanos, avançar para águas mais profundas foi a ordem do Senhor Jesus a Pedro. É, igualmente, o imperativo pedagógi-co que nos deve impulsionar a bem viver a proposta da Igreja neste ano rico em significado e fecundidade cristã. Percorrendo a trilha da fé (cf. Rm 4,12), sob a proteção da Bem--aventurada Virgem Maria, Mãe de nosso Deus e Senhor Jesus Cristo e de seu castíssimo esposo São José, nos deixemos tocar de novo pela fe-licidade perfeita que só aquele que crê é capaz de experimentar e com-preender (cf. Lc 1,45-55).

Que Deus vos abençoe e confir-me vossa vocação cristã neste tem-po de Graça!

FEVEREIRO / 2013

A intenção geral é para que as famílias de migrantes, em particular as mães, sejam sustentadas e acompanhadas em suas dificuldades.

Intenção missionária: Para que as populações que experimentam as guer-ras e conflitos possam ser protagonistas da construção de um futuro de paz.

MANUTENÇÃO DA CÚRIA E IMÓVEISSanepar, Copel, Oi! e Correio ........................................1.504,58 Locação Sist. Contabilidade/Folha Pgto ...........................373,51 Encargos Sociais: INSS+FGTS+PIS+IRRF .................14.003,79 Combustível-Cúria-Pastoral ...........................................1.836,00 Fundo de reserva .........................................................19.802,18 Côngruas/Salários ........................................................38.304,70 Plano de Saúde ..............................................................2.800,00 Capela Santa Paula Elisabete Cerioli................................846,82 Mensalidade do Prever........................................................37,00 Materiais de escritório .......................................................391,35 Théos Informática-Prog. SGCP ...........................................68,50 Despesas mat. limpeza/cafezinho (cúria) ........................225,40 Atlântico Parc. 12/60 Terrenos Jd Botânico II ................2.680,05 Reforma da cúria ..........................................................64.046,36 Reforma sala de reunião (casa bispo)............................7.371,83 Advocacia Andrade & Rodrigues ...................................2.853,00 Form. Hum.-IATES (Pe. Aédio/Gerson/Ricardo/Valdecir) ...... ........................................................................................1.200,00 Pós-Grad. Dir. Can. Matrimonial Parc 11/18 (Jackeline) ......... ...........................................................................................280,00 Mestrado Direito Canônico (Pe. Clauber/Lussamir) .......1.739,55 Inscrição seminaristas faculdade - PUCPR....................1.142,00 Tribunal Eclesiástico ..........................................................622,00 Repasse Escola Diaconal...............................................1.244,00 Doação a CNBB para formação de novos padres .........2.600,00 Despesas Encontro dos Leigos .........................................641,00 Despesas Pastoral da Juventude ...................................1.495,00 Despesas Assembleia do Povo de Deus...........................984,70 Despesa Inventário Dn. Carmem ...................................1.038,78 Despesas com farmácia ....................................................679,41 Despesas com veículos..................................................1.016,00 Despesas com viagens - bispo..........................................509,00 Despesas com materiais litúrgicos ...............................17.659,06 Manutenção e conservação ..............................................630,50 Custas Ref.Processos Judiciais .....................................1.226,70 Custas Judiciais - Dr. Luiz Tortola ..................................9.170,51 Liberty Seguros S/A - Veículos Cúria - Parcela 4/7 ........1.678,15 HDI Seguros S/A - Veículo Diácono - Parcela 1/4 .............592,82 Mensalidade Alarme (Alerta Campo Mourão) ...................100,00 Tsuda e Marques Comunicação Visual (Banners) .........4.000,00 Refrigeração Mamborê - Parcela 1/6 .............................2.151,00 Gruchinski Purificadores de Água Ltda - Parcela 1/3 ........222,00 Print Color - Parcela 1/3 ....................................................400,00 Jornal Tribuna do Interior...................................................143,00 Panificadora Fiorella ..........................................................305,80 Artes Gráficas Ivaí Ltda .......................................................90,00 Florense Flores e Presentes .............................................850,00 Doação ................................................................................15,37 Água mineral .......................................................................45,00 .................................................................................... 211.616,42RESIDÊNCIA EPISCOPALOi!, Copel e Sanepar .........................................................822,82 Salários...........................................................................1.766,44 Alimentação ....................................................................1.422,79 Manutenção e Conservação................................................44,08 Mensalidade UOL ................................................................ 11,90 Embratel TvSat - Claro TV ................................................134,89 Valgás ..................................................................................90,00 Wanderley Valin Me - Tapeçaria ........................................420,00 Lavanderia São Paulo .......................................................160,00 L.A.Bortolini e Cia Ltda - Padaria ......................................138,40 ........................................................................................ 5.011,32 OUTROS (Água, luz, telefone, manutenção, seguro, etc) .........Seminário São José - Campo Mourão ...........................2.459,26 Centro Past. Dom Virgílio de Pauli ....................................517,25 Centro Past. Dom Eliseu ...................................................644,95 ........................................................................................3.621,46 OUTROS (Repasse da Cúria)Semin. Proped. São José - Campo Mourão ...................8.000,00 Semin. de Filosofia N. S. Guadalupe - Maringá ...........12.555,00 Semin. de Teologia Dom Virgílio - Cambé ....................18.240,00 ......................................................................................38.795,00 RESUMO GERALSaldo em 30/11/12 ........................................................41.175,21 EntradasContribuição das Paróquias .......................................131.515,00 Contribuição Ref. 13º Salário .......................................10.972,00 Crisma ............................................................................8.262,00 Reembolso Encargos-Pis/Secraso/Senalba...................1.839,26 Reembolso Correio/Labore ...............................................170,00 Reembolso Almoço do Clero .............................................371,35 Reembolso Materiais Liturgicos ...................................15.816,95 Resg. Fundo de Reserva(Obra)/Parc. terrenos............74.098,24 Reembolso Banner Ano da Fé .......................................2.482,00 Casa de Formação - Colégio..........................................2.488,00 Casa de Formação ........................................................2.879,00 Repasse Paróquias 1% CNBB (Ago a Nov) ...................9.005,73 ....................................................................................259.899,53

Saldo anterior (31/10/12) + entradas ..........................322.231,84SaídasManutenção da Cúria e Imóveis ................................. 211.616,42 Residência Episcopal ..................................................... 5.011,32 Centro Pastoral Dom Virgílio de Pauli ...............................517,25 Centro de Pastoral Dom Eliseu .........................................644,95 Seminário São José .......................................................2.459,26 Seminário Propedêutico São José C. Mourão ..............8.000,00 Seminário Filosofia N. Sra. Guadalupe - Mgá. .............12.555,00 Seminário de Teologia Dom Virgílio - Cambé ...............18.240,00 ....................................................................................259.044,20

Página PáginaFevereiro / 2013 Fevereiro / 201316

Sagrada Família - Cohapar SERVINDOJORNAL Diocese de Campo Mourão - Paraná

Ano 25 - Fevereiro 2013 / Nº 244

Formação e informação a serviço da diocese

Assembleia diocesana

Pág. 3

JMJ: Bote Fé - Campo Mourão

Pág. 10

Ordenações presbiterais

em dezembroPág. 12 e 13

JUVENTUDE

CAMPANHA DA

FRATERNIDADE 2013FRATERNIDADE E

Eis-me aqui,

envia-meEis-me aqui,

Eis-me aqui,

Eis-me aqui,

envia-meenvia-meenvia-me

(Is 6,8)

Mantenha-se atualizado quanto aos assuntos da Igreja, da Diocese e de

sua paróquia, visitando constantemente

o site:www.diocesecampomourao.com.br

ANIVERsÁRIOs - FEVEREIRO 2013

PADRES E DIáCONOS1 - Pe. Carlos Alberto Rodrigues da Silva – Nascimento2 - Pe. Deniz Aparecido Ferreira – Ordenação2 - Pe. Guido José Kievel – Ordenação2 - Pe. Roberto Carlos Reis – Ordenação7 - Pe. Paulo César Nogueira – Ordenação8 - Pe. Jurandir Coronado Aguilar – Nascimento9 - Pe. Jorge Pereira da Silva – Ordenação10 - Pe. Pedro Paulo Dias – Ordenação11 - Pe. Edinaldo Velozo da Silva – Ordenação11 - Pe. José Gonçalves de Almeida – Ordenação12 - Pe. Ivan Luiz Walter – Ordenação13 - Pe. José Maria Mendonça – Nascimento14 - Pe. Nilson Reis Gonçalves – Ordenação15 - Pe. José Carlos Kraus Ferreira – Ordenação17 - Pe. Paulo Roberto de Lima – Ordenação17 - Pe. Valdecir Liss – Ordenação18 - Pe. Ediberto Henrique de Mercena – Ordenação19 - Pe. Lussamir Rogério de Souza – Ordenação19 - Pe. Sidnei Teixeira Gomes – Nascimento19 - Pe. Ricardo Arica Ferreira – Ordenação21 - Pe. Gessi de Matos – Nascimento24 - Pe. Durvalino Rodrigues de Oliveira – Ordenação

25 - Pe. Genivaldo Barboza – Ordenação25 - Pe. João Veloso Arantes – Ordenação

RELIGIOSAS2 - Ir. Alice Follmann – Profissão2 - Ir. Alice Maria Scherer – Profissão2 - Ir. Carmelita Inez R. Piovesan – Profissão2 - Ir. Lizandra Inês Both – Profissão2 - Ir. Rosinei – Nascimento2 - Ir. Silvia Sanagiotto – Profissão2 - Ir. Rosália Mayer – Profissão6 - Ir. Elisângela Ramos de Souza – Nascimento6 - Ir. Elisangela Silva Gomes – Profissão11 - Ir. Maria Beatriz Fernandes – Profissão11 - Ir. Paula Porto – Profissão14 - Ir. Lourdes Luís Marinho – Profissão21 - Ir. Consolata das Chagas Ocultas – Nascimento23 - Ir. Helena Makiyama – Nascimento24 - Ir. Maria Dall’Ago – Nascimento

SEMINARISTA7 - André Arnaldo Rodrigues Camilo

Page 3: Jornal Servindo - fevereiro de 2013

Página PáginaFevereiro / 2013 Fevereiro / 201314 03

Diocese de Campo Mourão realiza Assembleia

FEVEREIRO / 2013DIA 1ª LEITURA SALMO 2ª LEITURA EVANGELHO COR

1 Hb 10,32-39 Sl 37 Mc 4,26-34

2 Ml 3,1-4 Sl 24 Hb 2,14-18 Lc 2,22-40

3 Jr 1,4-5.17-19 Sl 71 1Cor 12,31-13,13 Lc 4,21-30

4 Hb 11,32-40 Sl 31 Mc 5,1-20

5 Hb 12,1-4 Sl 22 Mc 5,21-43

6 Hb 12,4-7.11-15 Sl 103 Mc 6,1-6

7 Hb 12,18-24 Sl 48 Mc 6,7-13

8 Hb 13,1-8 Sl 27 Mc 6,14-29

9 Hb 13,15-21 Sl 23 Mc 6,30-34

10 Is 6,1-8 Sl 138 1Cor 15,1-11 Lc 5,1-11

11 Gn 1,1-19 Sl 104 Mc 6,53-56

12 Gn 1,20-2,4a Sl 8 Mc 7,1-13

13 Jl 2,12-18 Sl 51 2Cor 5,20-6,2 Mt 6,1-6.16-18

14 Dt 30,15-20 Sl 1 Lc 9,22-25

15 Is 58,1-9a Sl 51 Mt 9,14-15

16 Is 58,9b-14 Sl 86 Lc 5,27-32

17 Dt 26,4-10 Sl 91 Rm 10,8-13 Lc 4,1-13

18 Lv 19,1-2.11-18 Sl 19 Mt 25,31-46

19 Is 55,10-11 Sl 34 Mt 6,7-15

20 Jn 3,1-10 Sl 51 Lc 11,29-32

21 Est 4,17n.p-r.aa-bb.gg-hh Sl 138 Mt 7,7-12

22 1Pd 5,1-4 Sl 23 Mt 16,13-19

23 Dt 26,16-19 Sl 119,1-8 Mt 5,43-48

24 Gn 15,5-12.17-18 Sl 27 Fl 3,17-4,1 Lc 9,28b-36

25 Dn 9,4b-10 Sl 79 Lc 6,36-38

26 Is 1,10.16-20 Sl 50 Mt 23,1-12

27 Jr 18,18-20 Sl 31 Mt 20,17-28

28 Jr 17,5-10 Sl 1 Lc 16,19-31

Com presença de mais de 120 pes-soas, representando as 39 paró-

quias da diocese de Campo Mourão, aconteceu a Assembleia Diocesana no dia 2 de dezembro de 2012, no CDF – Centro Diocesano de Formação, no Lar Paraná, em Campo Mourão. Par-ticiparam padres e coordenadores de pastorais, movimentos e serviços.

Na parte da manhã, o bispo dioce-sano dom Francisco Javier Delvalle Paredes deu as boas vindas e o Pe. Mario Spaki, da diocese de Ponta Grossa e secretário executivo do Re-gional Sul II, da CNBB, trabalhou o tema “Renovação Paroquial e as Ur-gências da Evangelização”. “Talvez um dos maiores desafios da Igreja seja construir relacionamentos autên-ticos”, disse o Pe. Spaki, referindo-se à importância dos católicos buscarem todas as formas e meios para contatos e para a evangelização.

O Pe. Gaspar Gonçalves da Silva, coordenador da CDAE – Coordena-ção Diocesana da Ação Evangeliza-dora, apresentou o que já foi implan-tado do 19º PDAE – Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, lançado em 2011. Em 2013, haverá sequência do trabalho com as três prioridades do 19º PDAE: Família, Juventude e

Catequese. De maneira especial, se-rão trabalhadas as Cinco Urgências da Evangelização: Formação de li-deranças contemplando a formação bíblica; Formação de uma espiritua-lidade bíblica e missionária; Cuidar dos cuidadores, daqueles que cuidam das pastorais, movimentos e serviços da evangelização; Revitalizar e am-pliar os pequenos grupos de reflexão da Palavra de Deus, comunidade de comunidades e trabalhar o projeto das ações solidárias e de defesa da vida.

“A vida eclesial continua”, disse dom Francisco Javier Delvalle Pare-des durante a homilia da celebração presidida pelo bispo diocesano. Dom Javier referia-se ao fato da participa-ção de pessoas de diferentes idades presentes na Assembleia, o que de-monstra uma Igreja de raízes firmes e que vai se renovando sempre.

Na parte da tarde, os participantes foram organizados em grupos para discussão e para responderem um formulário sobre como estão os tra-balhos de execução dos projetos das três prioridades do 19º PDAE. Estes foram apresentados em uma plenária.

Dom Francisco Javier e o coordena-dor Pe. Gaspar avaliaram como muito positiva a Assembleia Diocesana.

Dom Javier na abertura da Assembleia

Pe. Mario Spaki, secretário executivo do Regional Sul II

Celebração eucarística

Trabalho em gruposOs padres da diocese de Campo Mourão, junta-

mente com o bispo diocesano, diáconos e se-minaristas participaram de um encontro de convi-

vência e reflexão, realizada de 9 a 12 de dezembro, na paróquia Santo Antonio de Araruna.

A convivência é realizada anualmente e, além de

momentos de oração, meditação, palestras, há es-paço para o lazer, visando uma integração perfeita entre todos os participantes.

ENTREVISTA DO MÊSO Jornal Servindo conver-

sou com o Pe. José Elias Feyh, pertencente à Congregação Companhia de Jesus (jesuítas). Atualmente ele é o pároco da paróquia Santo Antonio de Ubiratã.

O Pe. José Elias tem 55 anos de idade e 20 anos de ordena-ção presbiteral. Ele nasceu em Poço das Antas, RS, no dia 5 de maio de 1957. Sua ordena-ção sacerdotal foi no dia 2 de janeiro de 1993. “Nasci prema-turo, com 5 meses de gestação, pesando 1,6kg”, disse o Pe. José Elias, que acrescentou: “A pri-meira coisa que engoli foram 3 gotas de água de Santo Inácio de Loyola, pois minha mãe era devota”.

Jornal Servindo: Como foi sua in-fância?

Pe. José Elias Feyh: Muito pobre, mas de família grande e religiosa. Trabalhei na roça a partir dos 7 anos de idade para sobreviver. Toda noite rezávamos o terço e íamos aos cultos todos os domingos; missas eram sa-ras.

JS: Onde estudou?Pe. José Elias: Iniciei meus estu-

dos aos 8 anos, na escola paroquial Santa Inês. Depois da 5ª série parei de estudar e fiquei longe da sala de aula durante 5 anos. Deixei a casa paterna aos 17 anos para trabalhar e estudar. Entrei no seminário com 21 anos, após um bom tempo de namoro. Fiz dois anos de noviciado em Cas-cavel, PR, em 1982 e 1983. Já o 2º Grau, fiz no seminário, em Salvador do Sul, RS.

Em 1984 fiz 1° ano de Juniorado

em João Pessoa, PB, após os primei-ros votos (castidade, pobreza e obe-diência). De 1985 a 1987 cursei três anos de filosofia na Faje - Faculdades Jesuítas em Belo Horizonte, MG e, em 1988, fiz 1° ano de magistério no Seminário de Itaúba, MT, diocese de Sinop, MT.

De dia em lecionava para os semi-naristas e a noite era professor de ma-temática na Escola Estadual.

Em 1989 voltei a Belo Horizonte e cursei Teologia por 3 anos e meio na Faje. Um detalhe, nos 7 anos de BH morei numa favela e ia ao seminário durante o dia. À noite e nos finais de semana ficava na favela. Chamáva-mos de comunidade inserida no meio dos pobres. Tenho boas lembranças e saudades.

Fiz licenciatura plena de Filosofia na Unisinos de São Leopoldo, RS, em 1994 e 1995.

JS: Onde trabalhou, antes de in-gressar no seminário e/ou antes, da

Pe. José Elias Feyh ordenação?Pe. José Elias: Trabalhei nos aviá-

rios e oficina do seminário em Salva-dor do Sul, RS. Como estudante je-suíta, sempre trabalhei em paróquias, basicamente com catequese, famílias e juventude.

JS: Onde trabalhou, como sacerdo-te?

Pe. José Elias: Primeiramente, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em São Leopoldo, 1993. Em 1994 e metade de 1995, na Vila Vi-centina, quase-paróquia Nossa Se-nhora Medianeira. De agosto de 1995 a fevereiro de 2000 fui pároco na pa-róquia São José de Maringá. Em 2000 (fevereiro-março), fiz estudos na Ve-nezuela. De abril a agosto fui páro-co na paróquia Nossa Senhora dos Remédios em São Luiz, MA. Em se-tembro de 2000 fui pra Marcelândia, diocese de Sinop, MT e, de março de 2001 a março de 2004, fui parar na mesma paróquia.

De abril de 2004 a janeiro de 2005 fiz a 3ª provação em São Leopoldo, RS, que é a última etapa de formação de um jesuíta.

Em 2005 voltei à paróquia como pároco até fevereiro de 2006, onde fui transferido para Ubiratã, PR, para ficar perto de minha mãe que estava com câncer, em fase terminal. Ela faleceu no carnaval de 2007. Fui vi-gário paroquial de Ubiratã, em 2006 e 2007. Em 30 de dezembro de 2007 dom Mauro Aparecido dos Santos me deu a posse de pároco e aqui estou eu até hoje.

JS: Fale-nos sobre a presença dos jesuítas na diocese de Campo Mou-rão.

Pe. José Elias: Os jesuítas estão presentes desde 1956, quando foi rezada a 1ª missa onde hoje é a ca-pela Santo Inácio. Era uma colônia de japoneses. Na diocese os jesuítas

estiveram presentes em, pelo menos, uma dezena de paróquias, inclusive na Catedral São José.

JS: Por que quis ser padre? Pe. José Elias: Para alguns eu de-

volvo a pergunta: Por que casar?Muitos não sabem explicar porque

casam, mas quem quer ser padre, ou quando se é padre certamente se sabe o porquê. É um chamado de Deus; começa-se cedo e vai se confirmando no longo dos estudos até a ordenação.

No meu caso é de berço. Na região onde eu nasci todas as famílias falam da vocação sacerdotal, é conversa do dia-a-dia. Nosso município tem 50 sacerdotes, 02 bispos e muitos reli-giosos. Lá é um fato também cultural e social.

JS: O que significa “ser padre”?Pe. José Elias: Ser padre é servir o

povo de Deus e, através dele, servir o próprio Cristo. É estar à disposição das necessidades do povo. É amar e servir em tudo a Jesus Cristo, nosso Senhor.

Primeiramente, quis ser francisca-no, pela beleza da vida de São Fran-cisco, mas quando conheci melhor os franciscanos, então desisti.

Eu conhecia os jesuítas desde crian-ça. Sempre íamos no seminário bus-car água de Santo Inácio. Meus pri-mos estavam no seminário. Quando éramos crianças, adolescentes ouví-amos e líamos as histórias das revo-luções guaranis, eu me apaixonei por Santo Inácio.

Escolhi, com 21 anos, seguir Jesus Cristo na Companhia de Jesus. Aqui estou com 30 anos de vida religiosa e 20 anos de sacerdote. Só tenho que agradecer a Deus.

Deus é bom, Ele é muito bom! Eu sempre digo que vivo por graça de Deus.

Deus abençoe a todos.

Clero e seminaristas participam de convivência

Celebração eucarística

Page 4: Jornal Servindo - fevereiro de 2013

Página PáginaFevereiro / 2013 Fevereiro / 2013

Logo do jubileu de pérolas

04 13

Paróquia Santo Antonio de Farol abre Ano Jubilar

O diácono José Sidnei Calderan foi ordenado presbítero no dia

23 de dezembro, na igreja matriz da paróquia São Judas Tadeu, em Terra Boa, PR. A missa foi presidida pelo bispo diocesano dom Francisco Ja-vier Delvalle Paredes e concelebrada por diversos padres da diocese, bem como da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, que trabalham na paróquia São Judas Tadeu.

O diácono José Sidnei Calderan tem 35 anos de idade. Ele nasceu em Terra Boa, no dia 14 de julho de 1977, e é filho de José Arlindo Calderan e Ro-salina dos Santos Calderan, presentes na celebração.

“Caríssimo diácono José Sidnei, este é o dia que o Senhor preparou. Hoje nos alegramos contigo e esta-mos aqui em nome de Deus para re-alizar este grande mistério de amor que se expressa na escolha que Ele fez por ti”, foram as palavras iniciais da homilia de dom Francisco Javier.

“Em nome de nosso coordenador, Pe. João Donisetti Pitondo, e todos os padres, te acolhemos com carinho em nossa família presbiteral”, disse o monsenhor Aédio Odilon Pego.

Um grupo de pessoas da paróquia Santo Antonio de Araruna compareceu na cerimônia, saudando o neo-sacerdo-te, que trabalhará naquela paróquia.

No momento de sua fala, o Pe. Calderan fez vários agradecimentos, começando pela “infinita bondade de Deus, por ter proporcionado o dom da vida; também ao meu pai e à mi-nha mãe, por serem as pessoas que me conduziram e que me levaram à Igreja; a buscar Deus”. Momento de muita emoção quando o sacerdote lembrou de um período de doença e de pessoas amigas que o apoiaram: o casal Henrique e Virgínia, bem como o reitor do seminário Pe. Jurandir Co-ronado Aguilar.

O pároco anfitrião Pe. Guido José Kievel, SCJ agradeceu a dom Fran-cisco Javier e a todos que participa-

ram, de uma forma ou de outra, dos preparativos para a ordenação.

As próximas quatro ordenações serão em fevereiro e março de 2013: diácono Alfredo Rafael Belinato Bar-reto, dia 3 de fevereiro, na paróquia Nossa Senhora das Graças, em Bar-bosa Ferraz; diácono Willian Oliveira Lopes, dia 17 de fevereiro, às 9h, na paróquia Santa Rita de Cássia, no Jar-dim Alvorada, em Campo Mourão; diácono Jilliard Adolfo de Souza, dia 23 de fevereiro, no Santuário Bom Je-sus da Cana Verde, em Siqueira Cam-pos, PR; e diácono Reinaldo Adriano Andrade, dia 3 de março, na paróquia Divino Espírito Santo, em Fênix.

Diácono Calderan é ordenado padre

Pe. Jurandir apresentando o diácono para ser ordenado padre

Imposição das mãos

Pe. Calderan com seus pais

Em 2014 a paróquia Santo Antonio de

Farol completará 30 anos de sua criação. Para celebrar este im-portante momento para a comunidade, foi aberto o Ano Jubilar, com uma missa no dia 19 de janeiro. A cele-bração eucarística foi presidida pelo vigário paroquial Pe. Adil-son Mitinoru Naruishi.

“Alegremos e exultemos no Se-nhor pelos 30 anos de criação desta tão querida e importan-te paróquia para a diocese de Campo Mourão e para a Igreja no mun-do e, especialmente, por este Ano Jubilar que, com certeza será para todos nós, um ano da Gra-ça do Senhor, no qual bênçãos e bênçãos serão derramadas”, dizia o comentário inicial da missa de abertura do jubileu de pérolas.

A paróquia Santo Antonio foi cria-da em 20 de janeiro de 1984, quando dom Virgílio de Pauli era bispo da diocese de Campo Mourão.

O presidente da paróquia, Silvio Zamora, fez a leitura da carta de dom Francisco Javier Delvalle Paredes, sobre o Ano Jubilar. Houve a entrada solene da imagem de Santo Antonio e do círio do jubileu.

A diocese de Campo Mourão optou pela

transferência de alguns dos seus padres, como sempre acontece no início de um novo ano, objeti-vando encontrar a melhor forma para que o trabalho seja uniforme em toda a diocese.

O Pe. Pedro Speri deixa a paróquia Santa Teresi-nha de Campina da Lagoa e vai para a paróquia Santo Antonio de Araruna; o Pe. Gerson de Araújo Costa deixa a paróquia Santo Antonio de Araruna, pois foi nomeado reitor do Seminário de Teologia dom Virgílio de Pauli, em Cambé; o Pe. Gianny José Gracioso Bento será o pároco da pa-róquia Santa Teresinha de Campina da Lagoa; o Pe. Raimundo Santana atuará na paróquia Nossa Senhora das Graças

e no Santuário Santa Rita de Cássia, ambos em Barbosa Ferraz; o Pe. Ri-cardo Arica Ferreira deixa a paróquia Nossa Senhora de Fátima de Quarto Centenário e assume a paróquia São Francisco de Assis, na Vila Teixeira, Campo Mourão; o Pe. Edinaldo Velo-zo da Silva deixa a paróquia São Fran-

cisco de Assis e vai para a paró-quia Nossa Senhora de Fátima de Quarto Centenário. Na paró-quia São Judas Tadeu de Quinta do Sol, o Pe. Luiz Antônio Beli-ni passa a ser vigário paroquial e o Pe. José Carlos Kraus Ferreira assume como pároco.

Quanto aos seis diáconos que estão sendo ordenados pa-dres nos meses de dezembro de 2012, fevereiro e março de 2013, foram assim designados: o Pe. Adilson Mitinoru Naruishi atuará na paróquia Santo Anto-nio de Farol e será responsável

pela animação bíblica no decanato de Goioerê; o Pe. Willian Oliveira Lo-pes trabalhará na paróquia Santa Te-resinha de Campina da Lagoa e será responsável pela animação bíblica no decanato de Juranda; o Pe. José Sid-nei Calderan atuará na paróquia San-to Antonio de Araruna; o Pe. Alfredo

Rafael Belinato Barreto será reitor da Escola de Teologia para Leigos, rei-tor da Escola Santo Estêvão, respon-sável do arquivo da diocese, diretor espiritual do Seminário de Maringá, auxiliará na paróquia Santa Cruz de Campo Mourão, responsável pela animação bíblica no decanato de En-genheiro Beltrão e residirá na casa do bispo; o Pe. Jilliard Adolfo de Souza atuará na paróquia Nossa Senhora do Caravággio, no Lar Paraná, Campo Mourão e será responsável pela ani-mação bíblica no decanato de Iretama; o Pe. Reinaldo Adriano Andrade será vigário paroquial na paróquia Imacu-lada Conceição de Mamborê, além de coordenar o grupo dos seis novos presbíteros; o Pe. Francisco Dantas de Carvalho permanecerá como pároco de Mamborê, mas será o diretor espi-ritual no Seminário Dom Virgílio de Pauli de Cambé, permanecendo dois dias por semana no seminário.

Transferências de padres e designação dos novos presbíteros

Dom Javier anunciando as transferências na Assembleia Diocesana dia 2 de dezembro de 2012

Pe. Markus e Pe. Adilson

Presidentes das capelas receberam a velas do jubileu das mãos do pároco Pe. Markus Prim

Berrante e sino foram tocados após a proclamação da abertura do Ano Jubilar

Page 5: Jornal Servindo - fevereiro de 2013

Página PáginaFevereiro / 2013 Fevereiro / 2013

Iniciamos o ano de 2013 retoman-do nosso 19º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora (2011-2014). Passamos o período das implanta-ções e formações. As três priorida-des, família, catequese e juventude, já estão suficientemente alicerçadas e deveremos passar para uma nova fase. Temos tido presente sempre as cinco urgências da evangelização, tal como exposto em nosso Plano de Ação das Prioridades e Urgências do 19º PDAE - Diocesano: forma-ção de lideranças; fortalecimento da espiritualidade bíblica; cuidar dos “cuidadores”; revitalização dos gru-pos de reflexão e levantamento das

ações sociais e caritativas em âmbi-to diocesano.

Iluminados por um ideal, que é o que almejamos ser como diocese: uma Igreja em busca constante de conversão pastoral; uma Igreja em estado permanente de missão; uma Igreja comprometida com os po-bres, defensora da vida, solidária e samaritana. Aproveitando todos os momentos fortes da vida litúrgica e social para evangelizarmos.

Quero destacar uma daquelas ur-gências da evangelização, porque é nosso alimento: a espiritualida-de bíblica. Ao iniciarmos o tercei-ro ano de nossa caminhada com o

Plano, mantermo--nos atentos à espiri tualidade

é fundamental para não esmorecer-mos. A espiritualidade refere-se às motivações que nos inspiram. Sem motivações concretas, firmes, vivas e explícitas, constantemente fortale-cidas, nenhum grupo, instituição ou sociedade consegue levar a termo um projeto longo e profundo. Muito menos em nível eclesial. Elas cor-respondem às razões fundamentais das nossas escolhas, iniciativas e do nosso próprio ser. Em poucas pala-vras, devemos seguir o exemplo de Maria, com o qual iniciamos o nos-so ano, no Evangelho da solenidade da Santa Mãe de Deus. Tendo ou-vido tudo o que diziam do Menino,

afirma Lucas que “Maria, porém, conservava todos esses fatos, e me-ditava sobre eles em seu coração” (2,19). Conservar e meditar em nosso coração é a raiz de nossa espi-ritualidade cristã. É o que sustenta e orienta nossa ação.

12 05

Pe. Luiz Antonio Belini, pároco de Quinta do Sol

Espiritualidade e pastoral no novo ano

Irmãs carmelitas celebram jubileu de prata de presença na diocese

Diácono Adilson é ordenado presbíteroDurante uma celebração eucarís-

tica de quase três horas de du-ração, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Urupês, Campo Mourão, foi ordenado padre o diá-cono Adilson Mitinoru Naruishi. A missa, presidida pelo bispo dioce-sano dom Francisco Javier Delvalle Paredes e concelebrada por diversos padres da diocese, foi na manhã do dia 16 de dezembro. Foi a primeira, de um total de seis ordenações, que aconteceram no mês de dezembro e acontecerão nos meses de fevereiro e março de 2013.

O Pe. Adilson Mitinoru Na-ruishi tem 31 anos de idade; ele nasceu em Campo Mourão, no dia 26 de maio de 1981 e é fi-lho de Carlos Mitinori Naruishi e Aparecida da Silva Naruishi, presentes na cerimônia. Sua or-denação diaconal foi no dia 16 de setembro de 2012, na Catedral São José, em Campo Mourão.

“Convido a todos e a todas para fazer deste um momento de fé; de mergulho no mistério de Deus, no amor de Deus, olhar com fé os sinais que iremos celebrar, para descobrir a mão carinhosa de Deus para com nossa Igreja. De modo especial, para com esta Igreja diocesana que se encontra em Campo Mourão e que, neste Ano da Fé, nos abençoa com este jovem disposto a colocar sua vida a serviço da construção do Rei-no de Deus”, disse dom Javier, no início da celebração.

“O sacerdote é alguém do meio do povo, escolhido por Deus, para servir a Deus a favor dos irmãos e irmãs”, foram algumas das pala-

vras do bispo diocesano, durante a homilia que antecedeu ao momento da ordenação presbiteral.

O Pe. Jurandir Coronado Aguilar, reitor do Seminário de Teologia Dom Virgílio de Pauli de Cambé, PR e que

acompanhou o diácono Adilson em seus últimos anos de formação, fez a apresentação do mesmo para que fos-se ordenado padre.

“Primeiramente agradeço a Deus por tudo o que Ele tem feito na minha vida, desde quando, aqui neste santuário, comecei a minha caminhada, após a crisma, com um grupo de adolescentes”, iniciou sua mensagem o já ordenado Pe. Adil-son. “Peço muito para que Deus e Nossa Senhora me ajudem neste ministério. Sei dos desafios, das dificuldades, mas conheço também as alegrias que é ser padre, que é servir à Igreja, servir ao Povo de Deus. Por isso peço a vocês as suas orações para que o meu ministério seja fecundo”, disse o neo-sacerdo-te momentos antes de consagrar-se a Nossa Senhora Aparecida, padro-eira da paróquia e santuário, loca-lizada na Vila Urupês, em Campo Mourão.

“Quanto ao lema da minha orde-nação, algumas pessoas me pergun-taram o porquê de eu não completar a frase. O lema é ‘Para mim o viver é Cristo’ (Fl 1,21). Agora eu posso dizer o resto da frase: ‘...e o morrer é lucro’ (Fl 1,21b), pois alcancei o meu ministério sacerdotal e pretendo exercê-lo com toda a graça de Deus e com a intersessão de Nossa Senho-ra. Obrigado a todos”, concluiu o Pe. Adilson Mitinoru Naruishi.

No encerramento, o chanceler do bis-pado, Pe. Lussamir Rogério de Souza, fez a leitura da ata de ordenação.

No mesmo domingo (16/12), no fi-nal da tarde, houve a primeira missa presidida pelo Pe. Adilson, no Santu-ário Nossa Senhora Aparecida.t

Pe. Jurandir apresenta o diácono Adilson para ser ordenado

Pe. Adilson presidindo sua primeira missa

Diácono Adilson prostrado durante a cerimônia de ordenação

Imposição das mãos – momento em que acontece a ordenação presbiteral Pe. Adilson com seus pais

As monjas da Ordem da Bem Aventurada Virgem Maria do

Monte Carmelo celebraram 25 anos de presença em Campo Mourão. A missa em ação de graças foi no dia 14 de dezembro de 2012 e foi presidida pelo bispo diocesano dom Francisco Javier Delvalle Paredes e concelebrada pelo monsenhor Aédio Odilon Pego.

O Mosteiro Nossa Senhora do Car-mo foi fundado em Umuarama em

11 de dezembro de 1983. A transfe-rência para Campo Mourão, em 14 de dezembro de 1987, aconteceu a pedido de dom Virgílio de Pauli. As fundadoras foram: madre Luiza do Coração Eucarístico e Ir. Dolores de Jesus Crucificado. Atualmente, a co-munidade compõem-se de 14 monjas, cujo apostolado consiste na oração e entrega de suas vidas, no trabalho e fraternidade, próprios de seu carisma.

Uma celebração eucarística de ação de graças e compromisso

encerrou os dois anos de formação, realizada em várias etapas e nos cin-co decanatos da diocese. A missa foi no dia 9 de dezembro, no Santuário

Diocesano Nossa Senhora Apareci-da, e contou com a participação de 155 catequistas formadores nas paró-quias. A missa foi presidida pelo bis-po diocesano dom Francisco Javier Delvalle Paredes e concelebrada pelo

assessor diocesano da Catequese, Pe. José Carlos Kraus Ferreira, e alguns párocos.

Também esteve presente, na cele-bração, a coordenadora da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul

Irmãs carmelitas com bispo diocesano

Pastoral Catequética conclui formação II, Regina Helena Mantovani e a se-cretária Helena Maria Loli.

“Agradecemos a Deus, aos nossos familiares, aos catequistas formadores: Tânia, Marcelo, Reinaldo, Antonio Carlos, Maria do Carmo, Maria Auxiliadora, que tanto se empenharam e dedicaram tempo e traba-lho com seriedade e com-promisso”, disse a coorde-nadora diocesana Maria do Carmo Caires Machado, que acrescentou agradecimentos aos catequistas formadores paroquiais, pela paciência, fé, compromisso, despren-dimento de tempo e da fa-mília em vários momentos, bem como ao Pe. José Carlos

Kraus, “o qual esteve presente conos-co, não medindo esforços, com muito amor e alegria”. Ela também agrade-ceu ao bispo diocesano Dom Javier pelo apoio, confiança e motivação a servir à Igreja de Jesus Cristo.

Missa em ação de graças

Page 6: Jornal Servindo - fevereiro de 2013

Página PáginaFevereiro / 2013 Fevereiro / 201306 11

Décima edição do Cristo é Nosso Show

No dia 22 e fevereiro o calendá-rio litúrgico marca a comemoração da Cátedra de São Pedro. Esta fes-ta, atualmente pouco conhecida por nós, remonta ao séc. IV, quando já era celebrada em Roma. A existên-cia desta festa cristã é atestada por uma inscrição do Papa Damaso, da-tada do ano 370. Nela o Papa fala da existência da importante cadeira no Vaticano, honrada por festas litúrgi-cas por sua intrínseca relação com Pedro, o Príncipe dos Apóstolos e primeiro bispo romano.

O termo “cátedra” vem do grego “káthedra” e significa cadeira. No vocabulário eclesiástico refere-se, sobretudo, à sede do Bispo na igreja principal da Diocese. Esta igreja, de-nominada “Catedral” desde o Con-cílio de Tarragona (celebrado em

516), deve seu nome à cátedra epis-copal nela localizada. A cátedra, por sua vez, simboliza a tríplice missão do Bispo: reger, ensinar e santificar o povo a ele confiado.

São Pedro, a quem foi dado por Cristo o cuidado da Igreja (Mt 16,16-20; Jo 21,15-18), enriqueceu a cátedra episcopal com o significa-do novo absorvido pela festa litúrgi-ca que se estendeu até os dias atuais. Trata-se do forte apelo à unidade eclesial evidente nesta celebração. Ter presente a festa da Cátedra de São Pedro, é regressar ao Símbolo da Fé quando diz: “Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica”. Essa unidade está radicada na uni-cidade de Jesus Cristo como Reden-tor da humanidade. Nas Palavras do Catecismo da Igreja Católica: “Tal

como só há um único Cristo, tam-bém só pode haver um único ‘cor-po’ de Cristo, uma única ‘esposa’ de Cristo, isto é, uma única Igreja de Jesus Cristo” (129).

Quem visita a Basílica de São Pe-dro no Vaticano, encontra sinal visí-vel dessa compreensão teológica e espiritual no monumento à Cátedra de Pedro projetado e construído por Gian Lorenzo Bernini entre os anos 1647 e 1653. O monumento foi exe-cutado em forma de grande trono de bronze, sustentado pelas estátuas de quatro doutores da Igreja, dois do Ocidente, Santo Agostinho e Santo Ambrósio, e dois do Oriente, São João Crisóstomo e Santo Atanásio. Oriente e Ocidente, unidos sim-bolicamente pela figura de Pedro, apregoam a Igreja em plena unida-

de. Vivenciando o “Ano da Fé” somos convida-

dos a redescobrir a beleza de crer no seio da Igreja compreendida como mistério de comunhão. Unidos aos nossos pastores, professando uma só fé, perseveremos na Verdade, até o dia feliz em que “Deus será tudo em todos” (1Cor 15,28) e nós seremos tudo em Deus!

Diácono Alfredo Rafael Belinato Barreto

Festa da Cátedra de São Pedro: Epifania da unidade eclesial

27ª Rota da Fé será em fevereiro“Maravilhoso, como tudo o

que Jesus realiza em nossa Igreja”, foi a definição do Cristo é Nosso Show, feita pelo coordenador geral do evento Edilson Bizerra. O evento, que aconteceu pelo décimo ano, foi nos dias 1° e 2 de dezembro de 2012. O início, no sábado (1), foi com uma celebração eucarística no Santuário Nossa Senhora Aparecida. No domingo (2), mais de cinco mil pessoas participaram do 10° Cristo é Nosso Show, no parque de exposi-ções de Campo Mourão.

Numa realização do Santuário Nos-sa Senhora Aparecida, com parceria do Agenna Som, o evento teve seis tendas: Vocacional, Maria, Jovens, Crianças, Capela de louvor e Fra-ternidade o Caminho. Na parte mu-sical, estiveram presentes a cantora Adriana, Banda Ceremonya, Banda

Estância Divina, DJ Léo – Electro-cristo, Fraternidade O Caminho, Pe. Chrystian Shankar e Frei Rinaldo – TV Século 21, Cléber e Fernando e Comunidade Servos Adoradores da Misericórdia.

“É uma alegria realizarmos o even-to há 10 anos, pois em todo este tem-po, pudemos ver a misericórdia de Deus agindo em tudo o que nós fize-mos. Gostaria de agradecer a todos os que conosco acreditaram neste sonho de levar momentos de alegria, oração e louvor a Deus, através de um evento de evangelização”, declarou Bizerra, que também é presidente da Associa-ção de Evangelização Cristo é Nosso Show, que realiza: festival de música, programa diário na Rádio Colmeia AM, possui uma página na internet, organiza o show de lançamento do evento anual e, em seguida, o evento.

Na noite de 2 de dezembro, na celebração eucarística na

paróquia Santo Antonio de Ubira-tã, aconteceu a festiva celebração do jubileu das irmãs religiosas da CRB - Conferência dos Religiosos do Brasil, subnúcleo dos religiosos e religiosas de Ubiratã.

Nessa Missa celebrou-se os 50 anos de vida religiosa da Ir. M. Alice Follmann, Filha do Amor Divino, e Ir. Domingas Stella, Irmã Ministra dos En-fermos, e 25 anos da Ir. Vilma Galbardi, da Congregação das

Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria, e a intenção da Ir. Elaine Cristina Ferreira, da mesma Congregação, que dia 9 de dezembro fez os seus Votos Perpétuos, em Maringá.

A missa foi presidida pelo pá-roco de Ubiratã, Pe. José Elias Feyh, SJ e teve a animação do SAV - Serviço de Animação Vo-cacional da paróquia. Participa-ram da celebração e confraterni-zação as irmãs das comunidades religiosas de Nova Cantu, Cam-pina da Lagoa e Ubiratã.

Celebração durante o Cristo é Nosso Show

Encontro de religiosos

Subnúcleo de Ubiratã da CRB celebra jubileus

PADRE, qUERO ANULAR MEU CASAMENTO!

Querido leitor, querida leitora, que a graça esteja com todos vós!

Iniciamos este novo ano com as graças e bênçãos de Deus e o desejo sincero de poder servi-Lo, servin-do-O no Povo de Deus confiado a nossos cuidados. Queremos, duran-te este ano, como apresentado na edição passada, dar continuidade à série de artigos, CONHECENDO SEUS DIREITOS.

Padre, quero anular meu casa-mento! Eis a exclamação que ou-vimos quando os fiéis vêm buscar uma orientação para questões de nulidade matrimonial. Certamente

que ninguém está obrigado a conhe-cer a linguagem canônica para dar entrada em um processo de nulida-de. No entanto, é preciso esclarecer que existe uma diferença entre anu-lar um matrimônio e declarar a nuli-dade do mesmo. Anular um matri-mônio significa tornar sem validade algo que ocorreu de modo válido, isso a Igreja não faz. Declarar nulo é constatar, mediante um processo canônico, que o vínculo matrimo-nial nunca existiu, portanto, não houve matrimônio.

Esta diferenciação é importante. Ela nos ajuda a compreender que um processo eclesiástico de nuli-dade matrimonial é diferente de um processo civil de divórcio. No pro-

cesso eclesiástico não se trata de buscar uma “separação na Igreja”, como se pode pensar.

“O que Deus uniu o homem não separe!” (Mc 10,9. Cf. Mt 19,6). O matrimônio é indissolúvel. A Igreja não tem poder para anular um casa-mento realizado validamente. Ela sempre irá buscar a verdade sobre o matrimônio. Se durante o proces-so for constatado que aquele matri-mônio foi inválido, então, mediante uma sentença judicial, a Igreja irá declará-lo nulo. Caso contrário, se o matrimônio foi considerado válido, a Igreja nada pode fazer. Neste caso, o matrimônio continua existindo com todas as suas obrigações.

Quais são as causas, os motivos, pelos quais um matrimônio pode ser declarado nulo? Como saber se o meu matrimônio tem possibilidades de ser

declarado nulo pela Igreja? Estas per-guntas serão respondidas na próxima edição. No próximo mês nos encon-traremos novamente! Se você quiser enviar a sua pergunta, sugestão, ou pedir esclarecimentos, entre em con-tato comigo pelo e-mail: [email protected], aguardo você.

Forte abraço e que Deus os aben-çoe!

Conhecendo seus direitos

Pe. Lussamir Rogério de Souza

Juiz Auditor - Câmara Eclesiástica

Centenas de pessoas, uma vez mais, farão a peregrinação por lugares santos, nos muni-

cípios de Campo Mourão e Goioerê, na já tradicional caminhada denomi-nada Rota da Fé. No dia 3 de feverei-ro acontecerá a vigésima sétima edi-ção desta forma de turismo religioso, que nasceu na diocese de Campo Mourão e é realizada pela Associação São José, sob a responsabilidade do coordenador técnico da Pastoral do Turismo do Brasil, Ruben O. Moya-no.

O valor da inscrição para adultos é de R$ 30,00. Os adolescentes, com idade entre 11 e 17 anos, pagam R$ 15,00. Menores de 10 anos ou pesso-as com alguma deficiência, não pa-gam. As inscrições podem ser feitas no Centro Catequético, em Campo Mourão (fone (44) 3525-1634) e em

diversas paróquias da diocese.Haverá mostra e venda de artesanato local.Programação:

6h30 - Café de manhã na catedral São José. Bênção7h - Saída para Goioerê. Ônibus8h15 - Paróquia N. S. das Can-deias. Missa e bênção da garganta (Bênção de São Brás)11h - Pedreira Goioerê (soltura 20 mil peixes). Caminhada de 2,5 km12h30 - Almoço no Clube de Campo14h - Parque Ecológico. Dinâmica. Caminhada de 2 km15h - Saída para Cachoeira das Co-bras. Ônibus15h30 - Cachoeira das Cobras. Refle-xão. Caminhada de 1,5 km17h - Lanche contemplando natureza17h45 - Regresso a Campo Mourão19h - Chegada em Campo Mourão

Rota da Fé em fevereiro de 2011, na paróquia Cristo Redentor, em Goioerê O Ministério Jovem da RCC – Re-

novação Carismática Católica realizou a décima edição da Missão Je-sus no Litoral. Foi de 26 de dezembro a 5 de janeiro de 2013. Um momen-to marcante foi a chegada, ao litoral, da Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ - Jornada Mundial da Juventude, no dia 29 de dezembro.

Um total de 15 missionários da diocese de Campo Mourão partici-param da missão, neste ano: Ariady Lucia Andrade, Luciane Padilha de Freitas, Renato Coneglian, Natani Demarco, Jean Carlos Lopes, Cintya Fonseca Luiz (de Ubiratã); Fabiano (Mamborê); Anderson Bernardes, Ana Paula Cussolin, Greicy Kelly (Campo Mourão); Liliane Mofardini (Goioerê); Silvia (Barbosa Ferraz); Renivaldo Sturion (Terra Boa); Ja-

queline, Renata Puerta e Pe. Marcus Prim (Farol). O casal Reinaldo Ba-tista e Arieli Dallago da diocese de Campo Mourão, estiveram nos dias 29 e 30 de dezembro, participando de uma celebração especial em ação de graças pelos 10 anos da missão.

Estiveram presentes, durante os 10 dias de missão, padres e os bispos de Pa-ranaguá, Curitiba, Londrina e Maringá.

“A Missão Jesus no Litoral, mais do que evangelização dos veranistas, é um alavancar na vida dos jovens que se entregam à ação do Espírito Santo; eles voltam para suas dioceses com um novo ardor missionário, sendo obedientes ao chamado da nossa Igre-ja, que nos pede um estado permanen-te de missão”, explicou Cintya Fonse-ca Luiz, coordenadora do Ministério Jovem da diocese de Campo Mourão.

Jovens da diocese na missão

Jovens da diocese no Jesus no Litoral

Page 7: Jornal Servindo - fevereiro de 2013

Página PáginaFevereiro / 2013 Fevereiro / 201310 07

“Não deixe ninguém lhe dizer que o Concílio não mudou nada. Eu acho que ele a mudou, afirma Robert e depois que você lembrar o tipo de Igreja com a qual vivíamos antes do Concílio Vaticano II, acredito que você concordará e se alegrará comigo e ficará feliz com o que o Concílio conseguiu fazer, irreversivel-mente, eu espero”. O testemunho é de Robert Blair Kaiser, correspondente da revista Time em Roma e que cobriu as quatro sessões do Concílio Vaticano II, de 1962-1965, em conferência publicada pela revista britânica The Tablet em 11-10-2012, da qual reproduzo trechos.

“O Concílio mudou a forma como pen-samos sobre Deus, sobre nós mesmos, sobre nossos cônjuges, nossos primos protestantes, budistas, hindus, muçulma-nos e judeus, até mesmo a forma como pensamos sobre os russos.

Os judeus? O Concílio reverteu o anti-semitismo de longa data da Igreja. Até o Concílio, os católicos acreditavam que, se os judeus não se convertiam ao catolicismo, era porque havia algo de errado com eles. Os padres do Concílio mudaram essa perspectiva decidindo que os judeus ainda viviam sua antiga aliança com Deus... Eles se tornaram nossos irmãos e irmãs.

Antes do Concílio, pensávamos que éramos pecadores miseráveis, quando apenas estávamos sendo nada mais do que humanos. Após o Concílio, tive-

mos uma nova visão de nós mesmos. Aprendemos a dar maior importância para encontrar e seguir a Jesus como ‘o caminho’. Não importava muito o que dizíamos. O que importava era o que nós fazíamos: ajudar a alimentar os famintos, vestir os nus e encontrar abrigo para os desabrigados. Isso é o que nos fez seguidores de Jesus.

Antes do Concílio, nos era dito que seríamos excomungados se colocás-semos nossos pés em uma igreja pro-testante. Após o Concílio (não era mais ‘protestantes’, mas ‘irmãos separados’), paramos de lutar contra os metodistas e os presbiterianos e conspiramos com eles na luta pela justiça e pela paz.

Antes do Concílio, pensávamos que apenas os protestantes liam a Bíblia. Após o Concílio, temos visto uma nova apreciação Católica das Escrituras; elas receberam um lugar mais proeminente na missa; e, em muitas paróquias, temos grupos que se reúnem toda a semana para estudar a Bíblia.

Antes do Concílio, tínhamos orgulho de saber que nós éramos as únicas pessoas na terra que poderiam esperar a salvação, ‘não existe salvação fora da Igreja’ can-távamos. Após o Concílio, começamos a ver que havia algo de bom e algo de grandioso em todas as religiões. E não mais achávamos que tínhamos todas as respostas. Após o Concílio Vaticano II, começamos a pensar em nós mesmos

não como ‘a única e verdadeira Igreja’. Nós éramos ‘um povo peregrino’, grupo de viajantes humildes em uma viagem na qual, embora estivéssemos sujeitos à chuva, neve, ventos, furacões, sede, fome, doenças, continuávamos nossa caminhada com oração e esperança de que iríamos, de alguma maneira, chegar ao nosso destino.

Antes do Concílio, identificávamos ‘sal-vação’ com ‘chegar ao céu’. Após o Con-cílio, sabíamos que tínhamos a obrigação de trazer justiça e paz para o mundo na nossa própria sociedade contemporânea, compreendendo de uma nova maneira as palavras que Jesus nos deu quando ele nos ensinou a orar: ‘venha a nós o vosso Reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu.’

Antes do Concílio, éramos obcecados pelo pecado. Passamos a ter um novo senso de pecado. Nós não machucamos a Deus quando pecamos, nós pecamos quando machucamos alguém, ou nós mesmos. Após o Concílio, tivemos uma nova visão de sagrada esperança de nós mesmos, redefinindo a santidade como o famoso monge trapista Thomas Merton fez: ser santo é ser humano.

Antes do Concílio, nos era dito que estávamos condenados ao inferno se fizéssemos amor com nossos cônjuges sem a finalidade de fazer bebês. Após o Concílio, sabíamos que tínhamos um dever (e o prazer aprovado por Deus) de fazer amor, mesmo se não pudéssemos ter outro bebê.

Antes do Concílio, pensávamos que Deus falava diretamente ao papa e que

ele transmitia a palavra para a pirâmide eclesiástica – primeiro aos bispos, em seguida, para os sacerdotes, em seguida, às freiras e, devidamente filtrada, para nós. Após o Concílio, aprendemos uma nova geometria. A Igreja não era uma pirâmide. Era mais como um círculo, onde todos são incentivados a ter voz. Nós somos a Igreja. Nós temos o direito e o dever de pronunciar-nos sobre o tipo de Igreja que queremos. (...)

Concílio ajudou-nos a todos a ser mais reais, mais humanos e mais amorosos. O Concílio ajudou-nos a perceber que o mundo é um lugar bom. É bom porque Deus o fez, e ele assim o fez porque ele nos amou e amou o mundo também. E assim deveríamos fazer”. Que este ano da Fé nos ajude a viver o amor.

Igreja antes e pós Vaticano II

Maria Joana Titton Calderari - membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia - FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- [email protected]

Ordenação presbiteral na Sagrada Família de Bérgamo

A arquidiocese do Rio de Janeiro instalou o tribunal, dia 18 de janei-ro de 2013, para começar a pesqui-sar a vida de Odete Vidal (Odetin-ha), para o processo de beatificação da menina carioca que morreu em 1939, com nove anos de idade. Fonte: CNBB

“Convido todos a rezarem, pe-dindo com insistência o grande dom da unidade entre todos os dis-cípulos do Senhor”, disse o papa Bento XVI, na Audiência Geral do dia 18 de janeiro, sobre a unidade dos cristãos. Nos países do hemis-fério norte aconteceu em janeiro a Semana de Oração pela Unida-de dos Cristãos, que este ano teve como tema: “O que Deus exige de nós?” (Mq 6, 6-8). Fonte: Rádio Vaticano

O Tribunal Europeu de Direitos Humanos julgou e deu ganho de causa a Nadia Eweida, uma funcio-nária da companhia aérea British Airways, que havia sido proibida de usar uma cruz no pescoço du-

rante o horário de trabalho. A com-panhia foi condenada por práticas de discriminação religiosa. Fonte: zenit.org

A Cruz da JMJ - Jornada Mun-dial da Juventude e o Ícone de Nos-sa Senhora estão percorrendo todas as dioceses e arquidioceses do Bra-sil, desde setembro de 2011. No Regional Sul II (estado do Paraná), os símbolos ficarão de 1º a 28 de fevereiro de 2013. Na província de Maringá, os símbolos estarão na diocese de Umuarama dias 7 e 8 de fevereiro; diocese de Paranavaí, dias 8 e 9; arquidiocese de Marin-gá, dias 9 e 10; e diocese de Campo Mourão, dia 11 de fevereiro. Fon-te: jovensconectados.org.br

A CNBB - Conferência Nacio-nal dos Bispos do Brasil lançará a Campanha da Fraternidade de nú-mero 50, no dia 13 de fevereiro. O tema deste ano é “Fraternidade e Juventude” e, o lema, “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). Fonte: CNBB

Fazer parte da Igreja Católica não é o mesmo que estar associado ou afilhado a uma entidade de qual-quer natureza. A Igreja é de origem divina e constitui-se na família dos seguidores de Jesus Cristo. Ser ca-tólico é, antes de tudo, ser cristão. Não somos meramente membros da Igreja, somos, em verdade, a própria Igreja edificada na Terra por Jesus. No entanto, é preciso ser Igreja com os pés no chão. Emoção, aparência, oportunismo e superficialidade não caracterizam nem movimentam a Fé. Esta só se tornará uma virtude interior ativa, se embasada na hu-mildade, obediência e caridade. Não podemos brincar de ser católico. É preciso ter coragem de testemunhar a Vida e a obra de Jesus, como fize-ram os primeiros cristãos. O catoli-cismo tem seu fundamento em três bases distintas, porém, que se com-pletam entre si. As Sagradas Escri-turas, que tratam da História Sagra-da do povo escolhido, tendo como centro a pessoa de Jesus, em seu tríplice múnus, sacerdote, profeta e rei. A História Sagrada do povo de Deus tem seu ápice em Jesus e serve de orientação, inclusive para Histó-ria profana, que se divide em “antes

e depois de Cristo”. A segunda base é a Sagrada Tradição, que apresenta os principais pontos da doutrina ca-tólica como dogmas de fé e outros como prática constante da Igreja. E a terceira base é o Magistério ou Hierarquia católica, que segue sem interrupção, desde São Pedro, o pri-meiro Papa. O Magistério da Igreja é responsável por toda sua doutrina e continuidade da mensagem de Je-sus na Terra. Em conformidade com a sagrada Escritura e com a sagrada Tradição o Magistério da Igreja nos assegura a legitimidade de nossa Religião.

Para organizar a liturgia e as ce-lebrações, a Igreja instituiu Ano Eclesiástico, período do tempo que celebra toda a obra da Reden-ção de Jesus, durante as épocas religiosas e festas específicas. Di-ferente do ano civil e comercial, não se determina por um dia fixo. Inicia-se com o primeiro domingo do Advento e termina no último sábado do Tempo Comum, ou seja, na véspera do primeiro domingo do Advento. O ano eclesiástico é dividido em três épocas ou três ci-clos: Natal, Páscoa e Pentecostes. O ciclo da Páscoa inicia-se com a

Celebração da Quarta--feira de Cinzas, pri-meiro dia do tempo da

Quaresma. Ao celebrar a Missa das Cinzas, a Igreja nos convida para a conversão, mudança de vida e consciência de que devemos cum-prir nossos deveres de batizados, praticar a penitência e a caridade. A imposição das Cinzas nos con-vida à lembrança de que a vida hu-mana é passageira e frágil, estan-do sujeita à morte. As cinzas que se utiliza no ritual são elaboradas com a queima dos ramos que fo-ram bentos no Domingo de Ramos do ano anterior, misturando a elas água benta. Ao impor as cinzas, o ministrante, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e cre-de no Evangelho”, nos mostra toda nossa fragilidade e a necessidade de não sermos orgulhosos. Duran-te o tempo forte da quaresma, a Igreja nos convida, também, a vi-ver com mais intensidade a Cam-panha da Fraternidade, que foi ins-tituída como proposta concreta de evangelização, tendo como foco a missão de despertar o espírito co-munitário, enfatizar um posiciona-mento mais cristão, educar para a vida em fraternidade e renovar a

consciência da responsabilidade social. Este ano, comemorando cinquenta anos de sua criação, a campanha traz como tema “Frater-nidade e Juventude” e com o lema: “Eis me aqui, envia-me”. A Igreja deposita sua esperança na juventu-de, por serem os jovens corajosos, animados e autênticos. A Quares-ma deve ser para nós católicos uma intensa e sincera preparação para a Páscoa da Ressurreição. Vi-vamos esse tempo com o coroação aberto para que Jesus ressuscite e habite em nosso interior, para ser-mos mais felizes com Ele em nos-sa caminhada rumo ao céu.

Conversão, penitência e ressurreição

Amani Spachinski de Oliveira é professor, escritor, poeta e contista. Membro da Academia Mourãoense de Letras e Associação Mourãoense de Escritores. E-mail: [email protected]

Peregrinação dos símbolos da JMJ 2013 na dioceseOnze de fevereiro será o dia da

diocese de Campo Mourão rece-ber a Cruz e o Ícone da JMJ - Jornada Mundial da Juventude, que acontece-rá de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro. A Semana Missionária, de 16 a 20 de julho, é uma pré-Jornada e distribuirá jovens de vários países, pelas dioceses do Brasil. Já estão con-firmados mais de oitenta jovens da Polônia, para a Semana Missionária, na diocese de Campo Mourão.

Programação da peregrinação dos símbolos, dia 11 de fevereiro, por pa-róquias do decanato de Campo Mou-rão e outros locais:9h - Concentração9h20 - Nossa S. do Perpétuo Socorro, Jardim Orly (1ª Estação)9h40 - Saída10h - Santuário N. S. Aparecida, Vila Urupês (2ª Estação)10h20 - Saída10h40 - Santa Rita de Cássia, Jardim Alvorada (3ª Estação)11h - Saída11h20 - Santa Cruz, Santa Cruz (4ª Estação)11h40 - Saída12h - CENSE (5ª Estação)

12h20 - Saída12h40 - Divino E. Santo, Jardim Ae-roporto (6ª Estação)13h - Saída13h20 - CTR (7ª Estação)13h40 - Saída14h - Almoço (São Francisco)15h - São F. de Assis, Vila Teixeira (8ª Estação)15h20 - Saída15h40 - Cadeia Pública (9ª Estação)16h - Saída16h20 - Seminário São José, BR 369 (10ª Estação)16h40 - Saída

Trajetória da peregrinação

17h - Monte Carmelo, BR 369 (11ª Estação)17h20 - Saída17h40 - Capela de Adoração Perpétua, BR 369 (12ª estação)18h - Saída18h20 - Sagrada Família, Coha-par (13ª Estação)18h40 - Saída19h - Nossa S. do Caravággio, Lar Paraná (14ª Estação)20h10 - Saída para a Catedral20h30 - Missa (Praça São José)22h30 - Banda Dominus0h - Quariti

1h30 - Adoração com a Comunidade O Caminho4h - Encerramento

O diácono Rogério Nabarrete Tei-xeira, 27 anos de idade, foi or-

denado padre no dia 15 de dezembro, na paróquia São João Batista de Pea-biru. A missa foi presidida por Dom Ettore Dotti, bispo de Naviraí, MS. O Pe. Rogério presidiu a sua primeira missa no dia 16 de dezembro, na mes-ma igreja da ordenação.

Rogério havia sido ordenado diá-cono no dia 1º de maio de 2012, en-colhendo como lema “Se, portanto, eu, o Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também deveis lavar-vos os pés uns dos outros” (Jo 13,14). O lema da ordenação sacerdotal foi: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim.” (Gl 2,20)

Imposição das mãos

Page 8: Jornal Servindo - fevereiro de 2013

Página PáginaFevereiro / 2013 Fevereiro / 201308 09

Confirmação na paróquia Santo Antonio de Araruna, dia 25 de novembro

Novos MECEs foram investidos na paróquia Santo Antonio de Araruna, durante uma celebração eucarística, no dia 15 de dezembro

A comunidade da paróquia Santo Antonio de Araruna prestou uma homenagem ao Pe. Gerson de Araújo Costa, pelos dois anos de trabalho na paróquia. A missa de despedida do sacerdote foi no dia 31 de dezembro

A paróquia Nossa Senhora da Guia de Boa Esperança investiu os MECEs: Adriano Macedo e Célia Capel, no dia 23 de dezembro

Celebração de Ano Novo no Santuário Santa Rita de Cássia em Barbosa Ferraz

Missa da padroeira de Barbosa Ferraz, Nossa Senhora das Graças, com coroação da imagem, dia 27 de novembro

Sacramento da Confirmação no Santuário Santa Rita de Cássia, em Barbosa Ferraz, dia 22 de dezembro

Encenação na noite de Natal, no Santuário Santa Rita de Cássia, em Barbosa Ferraz

Missa de Natal na paróquia Santa Teresinha de Campina da Lagoa

A paróquia Santa Rita de Cássia do Jardim Alvorada, Campo Mourão, realizou a sua assembleia paroquial dia 24 de novembro

Sacramento da Confirmação na paróquia Santa Rita de Cássia, no Jardim Alvorada, Campo Mourão, com presença do monsenhor Aédio Odilon Pego

Dedicação da igreja e do altar da igreja matriz da paróquia Santa Rita de Cássia, no Jardim Alvorada, Campo Mourão. A missa, presidida pelo bispo diocesano dom Francisco Javier, foi no dia 13 de dezembro

A comunidade da paróquia São Francisco de Assis, da Vila Teixeira, Campo Mourão, realizou o gesto concreto da solidariedade, doando aproximadamente um mil quilos de alimentos natalinos. Os alimentos formaram as cestas de Natal, que foram entregues pelos Vicentinos, às famílias assistidas, na véspera do Natal

Um total de 36 pré-adolescentes fizeram a Primeira Eucaristia, na paróquia São Pedro de Corumbataí do Sul, dia 24 de novembro

Missa de Natal na paróquia São Pedro de Corumbataí do Sul

Missa do Ano Novo, presidida por dom Francis-co Javier Delvalle Paredes, na paróquia Nossa Senhora das Graças de Engenheiro Beltrão

Vinte e cinco adolescentes receberam a sagra-da Comunhão, pela primeira vez, no dia 16 de janeiro, na paróquia Santo Antonio de Farol

Festa de Reis na capela Nossa Senhora Aparecida da Vila Seca, município de Farol, no dia 6 de janeiro

A formação sobre o tema da CF – Campanha da Fraternidade 2013, realizado dia 10 de dezem-bro, no CDF – Centro Diocesano de Formação, em Campo Mourão

Primeira Eucaristia, dia 25 de novembro, na pa-róquia Nossa Senhora Aparecida de Janiópolis

O grupo de oração jovem Res-gatando Almas, da paróquia San-to Antonio de Ubiratã, iniciou um programa na Rádio Boa Vista, uma emissora local. A estreia foi no dia 12 de janeiro, às 18h, e pode ser ouvido, todos os sábados, pela fre-quência 104,9 MHz ou pela inter-net: www.fmboavista.com.

As Oficinas de Oração e Vida da paróquia São Francisco de Assis, da Vila Teixeira, Campo Mourão, realizaram um retiro, como tema “Transfiguração”. Foi no dia 20 de janeiro, na igreja matriz.

A congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição despediu-se da paróquia Imaculada Conceição de Mamborê, durante uma cele-bração eucarística no dia 29 de dezembro. A congregação permaneceu por quase 15 anos na paróquia

Dom Mauro Aparecido dos Santos, arcebispo de Cascavel, presidiu missa na capela São Sebastião, na localidade de Pensamento, dia 20 de janeiro. A capela pertence à paróquia Imaculada Conceição de Mamborê

Missa do Ano Novo na paróquia São João Batista de Moreira Sales

Missa de Natal na paróquia São João Batista de Moreira Sales

A assembleia da paróquia São João Batista de Peabiru, realizada em novem-bro, reuniu aproximadamente 130 agentes e teve como tema “Conversão pastoral e Igreja em estado permanente de Missão”

Celebração da Epifania do Senhor na paróquia São Pedro de Paraná d’Oeste, dia 6 de janeiro

Um casamento comunitário, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Quarto Centenário, reuniu 23 casais, no dia 22 de dezembro. O sacramento do Matrimônio foi recebido após três finais de semana de preparação

Tendo como tema “Que o mundo veja que somos um porque Deus nos uniu”, foi realizado o 3º Retiro de Casais, na paróquia São José de Ran-cho Alegre d’Oeste. Foi no dia 9 de dezembro, com presença de 41 casais

Missa de Ano Novo na paróquia São Pedro de Roncador

Investidura de novos coroinhas na paróquia São Pedro de Roncador, dia 16 de dezembro

Encerramento da novena de Natal na paróquia São Pedro de Roncador

Coordenadores da Pastoral Fa-miliar da província de Maringá, composta pelas dioceses de Marin-gá, Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí, se reuniram dia 24 de novembro em Cianorte. A diocese de Campo Mourão foi representa-da pelo casal José Fernandes dos Santos (Lafaete) e Maria, bem como pelo agente Gabriel Dalmo-nego.

Durante o encontro, foi esco-lhido o Pe. Onildo como assessor provincial da pastoral e, para co-ordenar a Pastoral Familiar nos próximos três anos na província de Maringá, foi eleito o casal Lafae-te e Maria, da diocese de Campo Mourão.

O próximo compromisso será dia 23 de março, para tratar do encon-tro provincial que acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro de 2013. Lafaete e Maria no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Cianorte

Casal da diocese é coordenador provincial da Pastoral Familiar

Page 9: Jornal Servindo - fevereiro de 2013

Página PáginaFevereiro / 2013 Fevereiro / 201308 09

Confirmação na paróquia Santo Antonio de Araruna, dia 25 de novembro

Novos MECEs foram investidos na paróquia Santo Antonio de Araruna, durante uma celebração eucarística, no dia 15 de dezembro

A comunidade da paróquia Santo Antonio de Araruna prestou uma homenagem ao Pe. Gerson de Araújo Costa, pelos dois anos de trabalho na paróquia. A missa de despedida do sacerdote foi no dia 31 de dezembro

A paróquia Nossa Senhora da Guia de Boa Esperança investiu os MECEs: Adriano Macedo e Célia Capel, no dia 23 de dezembro

Celebração de Ano Novo no Santuário Santa Rita de Cássia em Barbosa Ferraz

Missa da padroeira de Barbosa Ferraz, Nossa Senhora das Graças, com coroação da imagem, dia 27 de novembro

Sacramento da Confirmação no Santuário Santa Rita de Cássia, em Barbosa Ferraz, dia 22 de dezembro

Encenação na noite de Natal, no Santuário Santa Rita de Cássia, em Barbosa Ferraz

Missa de Natal na paróquia Santa Teresinha de Campina da Lagoa

A paróquia Santa Rita de Cássia do Jardim Alvorada, Campo Mourão, realizou a sua assembleia paroquial dia 24 de novembro

Sacramento da Confirmação na paróquia Santa Rita de Cássia, no Jardim Alvorada, Campo Mourão, com presença do monsenhor Aédio Odilon Pego

Dedicação da igreja e do altar da igreja matriz da paróquia Santa Rita de Cássia, no Jardim Alvorada, Campo Mourão. A missa, presidida pelo bispo diocesano dom Francisco Javier, foi no dia 13 de dezembro

A comunidade da paróquia São Francisco de Assis, da Vila Teixeira, Campo Mourão, realizou o gesto concreto da solidariedade, doando aproximadamente um mil quilos de alimentos natalinos. Os alimentos formaram as cestas de Natal, que foram entregues pelos Vicentinos, às famílias assistidas, na véspera do Natal

Um total de 36 pré-adolescentes fizeram a Primeira Eucaristia, na paróquia São Pedro de Corumbataí do Sul, dia 24 de novembro

Missa de Natal na paróquia São Pedro de Corumbataí do Sul

Missa do Ano Novo, presidida por dom Francis-co Javier Delvalle Paredes, na paróquia Nossa Senhora das Graças de Engenheiro Beltrão

Vinte e cinco adolescentes receberam a sagra-da Comunhão, pela primeira vez, no dia 16 de janeiro, na paróquia Santo Antonio de Farol

Festa de Reis na capela Nossa Senhora Aparecida da Vila Seca, município de Farol, no dia 6 de janeiro

A formação sobre o tema da CF – Campanha da Fraternidade 2013, realizado dia 10 de dezem-bro, no CDF – Centro Diocesano de Formação, em Campo Mourão

Primeira Eucaristia, dia 25 de novembro, na pa-róquia Nossa Senhora Aparecida de Janiópolis

O grupo de oração jovem Res-gatando Almas, da paróquia San-to Antonio de Ubiratã, iniciou um programa na Rádio Boa Vista, uma emissora local. A estreia foi no dia 12 de janeiro, às 18h, e pode ser ouvido, todos os sábados, pela fre-quência 104,9 MHz ou pela inter-net: www.fmboavista.com.

As Oficinas de Oração e Vida da paróquia São Francisco de Assis, da Vila Teixeira, Campo Mourão, realizaram um retiro, como tema “Transfiguração”. Foi no dia 20 de janeiro, na igreja matriz.

A congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição despediu-se da paróquia Imaculada Conceição de Mamborê, durante uma cele-bração eucarística no dia 29 de dezembro. A congregação permaneceu por quase 15 anos na paróquia

Dom Mauro Aparecido dos Santos, arcebispo de Cascavel, presidiu missa na capela São Sebastião, na localidade de Pensamento, dia 20 de janeiro. A capela pertence à paróquia Imaculada Conceição de Mamborê

Missa do Ano Novo na paróquia São João Batista de Moreira Sales

Missa de Natal na paróquia São João Batista de Moreira Sales

A assembleia da paróquia São João Batista de Peabiru, realizada em novem-bro, reuniu aproximadamente 130 agentes e teve como tema “Conversão pastoral e Igreja em estado permanente de Missão”

Celebração da Epifania do Senhor na paróquia São Pedro de Paraná d’Oeste, dia 6 de janeiro

Um casamento comunitário, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Quarto Centenário, reuniu 23 casais, no dia 22 de dezembro. O sacramento do Matrimônio foi recebido após três finais de semana de preparação

Tendo como tema “Que o mundo veja que somos um porque Deus nos uniu”, foi realizado o 3º Retiro de Casais, na paróquia São José de Ran-cho Alegre d’Oeste. Foi no dia 9 de dezembro, com presença de 41 casais

Missa de Ano Novo na paróquia São Pedro de Roncador

Investidura de novos coroinhas na paróquia São Pedro de Roncador, dia 16 de dezembro

Encerramento da novena de Natal na paróquia São Pedro de Roncador

Coordenadores da Pastoral Fa-miliar da província de Maringá, composta pelas dioceses de Marin-gá, Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí, se reuniram dia 24 de novembro em Cianorte. A diocese de Campo Mourão foi representa-da pelo casal José Fernandes dos Santos (Lafaete) e Maria, bem como pelo agente Gabriel Dalmo-nego.

Durante o encontro, foi esco-lhido o Pe. Onildo como assessor provincial da pastoral e, para co-ordenar a Pastoral Familiar nos próximos três anos na província de Maringá, foi eleito o casal Lafae-te e Maria, da diocese de Campo Mourão.

O próximo compromisso será dia 23 de março, para tratar do encon-tro provincial que acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro de 2013. Lafaete e Maria no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Cianorte

Casal da diocese é coordenador provincial da Pastoral Familiar

Page 10: Jornal Servindo - fevereiro de 2013

Página PáginaFevereiro / 2013 Fevereiro / 201310 07

“Não deixe ninguém lhe dizer que o Concílio não mudou nada. Eu acho que ele a mudou, afirma Robert e depois que você lembrar o tipo de Igreja com a qual vivíamos antes do Concílio Vaticano II, acredito que você concordará e se alegrará comigo e ficará feliz com o que o Concílio conseguiu fazer, irreversivel-mente, eu espero”. O testemunho é de Robert Blair Kaiser, correspondente da revista Time em Roma e que cobriu as quatro sessões do Concílio Vaticano II, de 1962-1965, em conferência publicada pela revista britânica The Tablet em 11-10-2012, da qual reproduzo trechos.

“O Concílio mudou a forma como pen-samos sobre Deus, sobre nós mesmos, sobre nossos cônjuges, nossos primos protestantes, budistas, hindus, muçulma-nos e judeus, até mesmo a forma como pensamos sobre os russos.

Os judeus? O Concílio reverteu o anti-semitismo de longa data da Igreja. Até o Concílio, os católicos acreditavam que, se os judeus não se convertiam ao catolicismo, era porque havia algo de errado com eles. Os padres do Concílio mudaram essa perspectiva decidindo que os judeus ainda viviam sua antiga aliança com Deus... Eles se tornaram nossos irmãos e irmãs.

Antes do Concílio, pensávamos que éramos pecadores miseráveis, quando apenas estávamos sendo nada mais do que humanos. Após o Concílio, tive-

mos uma nova visão de nós mesmos. Aprendemos a dar maior importância para encontrar e seguir a Jesus como ‘o caminho’. Não importava muito o que dizíamos. O que importava era o que nós fazíamos: ajudar a alimentar os famintos, vestir os nus e encontrar abrigo para os desabrigados. Isso é o que nos fez seguidores de Jesus.

Antes do Concílio, nos era dito que seríamos excomungados se colocás-semos nossos pés em uma igreja pro-testante. Após o Concílio (não era mais ‘protestantes’, mas ‘irmãos separados’), paramos de lutar contra os metodistas e os presbiterianos e conspiramos com eles na luta pela justiça e pela paz.

Antes do Concílio, pensávamos que apenas os protestantes liam a Bíblia. Após o Concílio, temos visto uma nova apreciação Católica das Escrituras; elas receberam um lugar mais proeminente na missa; e, em muitas paróquias, temos grupos que se reúnem toda a semana para estudar a Bíblia.

Antes do Concílio, tínhamos orgulho de saber que nós éramos as únicas pessoas na terra que poderiam esperar a salvação, ‘não existe salvação fora da Igreja’ can-távamos. Após o Concílio, começamos a ver que havia algo de bom e algo de grandioso em todas as religiões. E não mais achávamos que tínhamos todas as respostas. Após o Concílio Vaticano II, começamos a pensar em nós mesmos

não como ‘a única e verdadeira Igreja’. Nós éramos ‘um povo peregrino’, grupo de viajantes humildes em uma viagem na qual, embora estivéssemos sujeitos à chuva, neve, ventos, furacões, sede, fome, doenças, continuávamos nossa caminhada com oração e esperança de que iríamos, de alguma maneira, chegar ao nosso destino.

Antes do Concílio, identificávamos ‘sal-vação’ com ‘chegar ao céu’. Após o Con-cílio, sabíamos que tínhamos a obrigação de trazer justiça e paz para o mundo na nossa própria sociedade contemporânea, compreendendo de uma nova maneira as palavras que Jesus nos deu quando ele nos ensinou a orar: ‘venha a nós o vosso Reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu.’

Antes do Concílio, éramos obcecados pelo pecado. Passamos a ter um novo senso de pecado. Nós não machucamos a Deus quando pecamos, nós pecamos quando machucamos alguém, ou nós mesmos. Após o Concílio, tivemos uma nova visão de sagrada esperança de nós mesmos, redefinindo a santidade como o famoso monge trapista Thomas Merton fez: ser santo é ser humano.

Antes do Concílio, nos era dito que estávamos condenados ao inferno se fizéssemos amor com nossos cônjuges sem a finalidade de fazer bebês. Após o Concílio, sabíamos que tínhamos um dever (e o prazer aprovado por Deus) de fazer amor, mesmo se não pudéssemos ter outro bebê.

Antes do Concílio, pensávamos que Deus falava diretamente ao papa e que

ele transmitia a palavra para a pirâmide eclesiástica – primeiro aos bispos, em seguida, para os sacerdotes, em seguida, às freiras e, devidamente filtrada, para nós. Após o Concílio, aprendemos uma nova geometria. A Igreja não era uma pirâmide. Era mais como um círculo, onde todos são incentivados a ter voz. Nós somos a Igreja. Nós temos o direito e o dever de pronunciar-nos sobre o tipo de Igreja que queremos. (...)

Concílio ajudou-nos a todos a ser mais reais, mais humanos e mais amorosos. O Concílio ajudou-nos a perceber que o mundo é um lugar bom. É bom porque Deus o fez, e ele assim o fez porque ele nos amou e amou o mundo também. E assim deveríamos fazer”. Que este ano da Fé nos ajude a viver o amor.

Igreja antes e pós Vaticano II

Maria Joana Titton Calderari - membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia - FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- [email protected]

Ordenação presbiteral na Sagrada Família de Bérgamo

A arquidiocese do Rio de Janeiro instalou o tribunal, dia 18 de janei-ro de 2013, para começar a pesqui-sar a vida de Odete Vidal (Odetin-ha), para o processo de beatificação da menina carioca que morreu em 1939, com nove anos de idade. Fonte: CNBB

“Convido todos a rezarem, pe-dindo com insistência o grande dom da unidade entre todos os dis-cípulos do Senhor”, disse o papa Bento XVI, na Audiência Geral do dia 18 de janeiro, sobre a unidade dos cristãos. Nos países do hemis-fério norte aconteceu em janeiro a Semana de Oração pela Unida-de dos Cristãos, que este ano teve como tema: “O que Deus exige de nós?” (Mq 6, 6-8). Fonte: Rádio Vaticano

O Tribunal Europeu de Direitos Humanos julgou e deu ganho de causa a Nadia Eweida, uma funcio-nária da companhia aérea British Airways, que havia sido proibida de usar uma cruz no pescoço du-

rante o horário de trabalho. A com-panhia foi condenada por práticas de discriminação religiosa. Fonte: zenit.org

A Cruz da JMJ - Jornada Mun-dial da Juventude e o Ícone de Nos-sa Senhora estão percorrendo todas as dioceses e arquidioceses do Bra-sil, desde setembro de 2011. No Regional Sul II (estado do Paraná), os símbolos ficarão de 1º a 28 de fevereiro de 2013. Na província de Maringá, os símbolos estarão na diocese de Umuarama dias 7 e 8 de fevereiro; diocese de Paranavaí, dias 8 e 9; arquidiocese de Marin-gá, dias 9 e 10; e diocese de Campo Mourão, dia 11 de fevereiro. Fon-te: jovensconectados.org.br

A CNBB - Conferência Nacio-nal dos Bispos do Brasil lançará a Campanha da Fraternidade de nú-mero 50, no dia 13 de fevereiro. O tema deste ano é “Fraternidade e Juventude” e, o lema, “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). Fonte: CNBB

Fazer parte da Igreja Católica não é o mesmo que estar associado ou afilhado a uma entidade de qual-quer natureza. A Igreja é de origem divina e constitui-se na família dos seguidores de Jesus Cristo. Ser ca-tólico é, antes de tudo, ser cristão. Não somos meramente membros da Igreja, somos, em verdade, a própria Igreja edificada na Terra por Jesus. No entanto, é preciso ser Igreja com os pés no chão. Emoção, aparência, oportunismo e superficialidade não caracterizam nem movimentam a Fé. Esta só se tornará uma virtude interior ativa, se embasada na hu-mildade, obediência e caridade. Não podemos brincar de ser católico. É preciso ter coragem de testemunhar a Vida e a obra de Jesus, como fize-ram os primeiros cristãos. O catoli-cismo tem seu fundamento em três bases distintas, porém, que se com-pletam entre si. As Sagradas Escri-turas, que tratam da História Sagra-da do povo escolhido, tendo como centro a pessoa de Jesus, em seu tríplice múnus, sacerdote, profeta e rei. A História Sagrada do povo de Deus tem seu ápice em Jesus e serve de orientação, inclusive para Histó-ria profana, que se divide em “antes

e depois de Cristo”. A segunda base é a Sagrada Tradição, que apresenta os principais pontos da doutrina ca-tólica como dogmas de fé e outros como prática constante da Igreja. E a terceira base é o Magistério ou Hierarquia católica, que segue sem interrupção, desde São Pedro, o pri-meiro Papa. O Magistério da Igreja é responsável por toda sua doutrina e continuidade da mensagem de Je-sus na Terra. Em conformidade com a sagrada Escritura e com a sagrada Tradição o Magistério da Igreja nos assegura a legitimidade de nossa Religião.

Para organizar a liturgia e as ce-lebrações, a Igreja instituiu Ano Eclesiástico, período do tempo que celebra toda a obra da Reden-ção de Jesus, durante as épocas religiosas e festas específicas. Di-ferente do ano civil e comercial, não se determina por um dia fixo. Inicia-se com o primeiro domingo do Advento e termina no último sábado do Tempo Comum, ou seja, na véspera do primeiro domingo do Advento. O ano eclesiástico é dividido em três épocas ou três ci-clos: Natal, Páscoa e Pentecostes. O ciclo da Páscoa inicia-se com a

Celebração da Quarta--feira de Cinzas, pri-meiro dia do tempo da

Quaresma. Ao celebrar a Missa das Cinzas, a Igreja nos convida para a conversão, mudança de vida e consciência de que devemos cum-prir nossos deveres de batizados, praticar a penitência e a caridade. A imposição das Cinzas nos con-vida à lembrança de que a vida hu-mana é passageira e frágil, estan-do sujeita à morte. As cinzas que se utiliza no ritual são elaboradas com a queima dos ramos que fo-ram bentos no Domingo de Ramos do ano anterior, misturando a elas água benta. Ao impor as cinzas, o ministrante, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e cre-de no Evangelho”, nos mostra toda nossa fragilidade e a necessidade de não sermos orgulhosos. Duran-te o tempo forte da quaresma, a Igreja nos convida, também, a vi-ver com mais intensidade a Cam-panha da Fraternidade, que foi ins-tituída como proposta concreta de evangelização, tendo como foco a missão de despertar o espírito co-munitário, enfatizar um posiciona-mento mais cristão, educar para a vida em fraternidade e renovar a

consciência da responsabilidade social. Este ano, comemorando cinquenta anos de sua criação, a campanha traz como tema “Frater-nidade e Juventude” e com o lema: “Eis me aqui, envia-me”. A Igreja deposita sua esperança na juventu-de, por serem os jovens corajosos, animados e autênticos. A Quares-ma deve ser para nós católicos uma intensa e sincera preparação para a Páscoa da Ressurreição. Vi-vamos esse tempo com o coroação aberto para que Jesus ressuscite e habite em nosso interior, para ser-mos mais felizes com Ele em nos-sa caminhada rumo ao céu.

Conversão, penitência e ressurreição

Amani Spachinski de Oliveira é professor, escritor, poeta e contista. Membro da Academia Mourãoense de Letras e Associação Mourãoense de Escritores. E-mail: [email protected]

Peregrinação dos símbolos da JMJ 2013 na dioceseOnze de fevereiro será o dia da

diocese de Campo Mourão rece-ber a Cruz e o Ícone da JMJ - Jornada Mundial da Juventude, que acontece-rá de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro. A Semana Missionária, de 16 a 20 de julho, é uma pré-Jornada e distribuirá jovens de vários países, pelas dioceses do Brasil. Já estão con-firmados mais de oitenta jovens da Polônia, para a Semana Missionária, na diocese de Campo Mourão.

Programação da peregrinação dos símbolos, dia 11 de fevereiro, por pa-róquias do decanato de Campo Mou-rão e outros locais:9h - Concentração9h20 - Nossa S. do Perpétuo Socorro, Jardim Orly (1ª Estação)9h40 - Saída10h - Santuário N. S. Aparecida, Vila Urupês (2ª Estação)10h20 - Saída10h40 - Santa Rita de Cássia, Jardim Alvorada (3ª Estação)11h - Saída11h20 - Santa Cruz, Santa Cruz (4ª Estação)11h40 - Saída12h - CENSE (5ª Estação)

12h20 - Saída12h40 - Divino E. Santo, Jardim Ae-roporto (6ª Estação)13h - Saída13h20 - CTR (7ª Estação)13h40 - Saída14h - Almoço (São Francisco)15h - São F. de Assis, Vila Teixeira (8ª Estação)15h20 - Saída15h40 - Cadeia Pública (9ª Estação)16h - Saída16h20 - Seminário São José, BR 369 (10ª Estação)16h40 - Saída

Trajetória da peregrinação

17h - Monte Carmelo, BR 369 (11ª Estação)17h20 - Saída17h40 - Capela de Adoração Perpétua, BR 369 (12ª estação)18h - Saída18h20 - Sagrada Família, Coha-par (13ª Estação)18h40 - Saída19h - Nossa S. do Caravággio, Lar Paraná (14ª Estação)20h10 - Saída para a Catedral20h30 - Missa (Praça São José)22h30 - Banda Dominus0h - Quariti

1h30 - Adoração com a Comunidade O Caminho4h - Encerramento

O diácono Rogério Nabarrete Tei-xeira, 27 anos de idade, foi or-

denado padre no dia 15 de dezembro, na paróquia São João Batista de Pea-biru. A missa foi presidida por Dom Ettore Dotti, bispo de Naviraí, MS. O Pe. Rogério presidiu a sua primeira missa no dia 16 de dezembro, na mes-ma igreja da ordenação.

Rogério havia sido ordenado diá-cono no dia 1º de maio de 2012, en-colhendo como lema “Se, portanto, eu, o Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também deveis lavar-vos os pés uns dos outros” (Jo 13,14). O lema da ordenação sacerdotal foi: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim.” (Gl 2,20)

Imposição das mãos

Page 11: Jornal Servindo - fevereiro de 2013

Página PáginaFevereiro / 2013 Fevereiro / 201306 11

Décima edição do Cristo é Nosso Show

No dia 22 e fevereiro o calendá-rio litúrgico marca a comemoração da Cátedra de São Pedro. Esta fes-ta, atualmente pouco conhecida por nós, remonta ao séc. IV, quando já era celebrada em Roma. A existên-cia desta festa cristã é atestada por uma inscrição do Papa Damaso, da-tada do ano 370. Nela o Papa fala da existência da importante cadeira no Vaticano, honrada por festas litúrgi-cas por sua intrínseca relação com Pedro, o Príncipe dos Apóstolos e primeiro bispo romano.

O termo “cátedra” vem do grego “káthedra” e significa cadeira. No vocabulário eclesiástico refere-se, sobretudo, à sede do Bispo na igreja principal da Diocese. Esta igreja, de-nominada “Catedral” desde o Con-cílio de Tarragona (celebrado em

516), deve seu nome à cátedra epis-copal nela localizada. A cátedra, por sua vez, simboliza a tríplice missão do Bispo: reger, ensinar e santificar o povo a ele confiado.

São Pedro, a quem foi dado por Cristo o cuidado da Igreja (Mt 16,16-20; Jo 21,15-18), enriqueceu a cátedra episcopal com o significa-do novo absorvido pela festa litúrgi-ca que se estendeu até os dias atuais. Trata-se do forte apelo à unidade eclesial evidente nesta celebração. Ter presente a festa da Cátedra de São Pedro, é regressar ao Símbolo da Fé quando diz: “Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica”. Essa unidade está radicada na uni-cidade de Jesus Cristo como Reden-tor da humanidade. Nas Palavras do Catecismo da Igreja Católica: “Tal

como só há um único Cristo, tam-bém só pode haver um único ‘cor-po’ de Cristo, uma única ‘esposa’ de Cristo, isto é, uma única Igreja de Jesus Cristo” (129).

Quem visita a Basílica de São Pe-dro no Vaticano, encontra sinal visí-vel dessa compreensão teológica e espiritual no monumento à Cátedra de Pedro projetado e construído por Gian Lorenzo Bernini entre os anos 1647 e 1653. O monumento foi exe-cutado em forma de grande trono de bronze, sustentado pelas estátuas de quatro doutores da Igreja, dois do Ocidente, Santo Agostinho e Santo Ambrósio, e dois do Oriente, São João Crisóstomo e Santo Atanásio. Oriente e Ocidente, unidos sim-bolicamente pela figura de Pedro, apregoam a Igreja em plena unida-

de. Vivenciando o “Ano da Fé” somos convida-

dos a redescobrir a beleza de crer no seio da Igreja compreendida como mistério de comunhão. Unidos aos nossos pastores, professando uma só fé, perseveremos na Verdade, até o dia feliz em que “Deus será tudo em todos” (1Cor 15,28) e nós seremos tudo em Deus!

Diácono Alfredo Rafael Belinato Barreto

Festa da Cátedra de São Pedro: Epifania da unidade eclesial

27ª Rota da Fé será em fevereiro“Maravilhoso, como tudo o

que Jesus realiza em nossa Igreja”, foi a definição do Cristo é Nosso Show, feita pelo coordenador geral do evento Edilson Bizerra. O evento, que aconteceu pelo décimo ano, foi nos dias 1° e 2 de dezembro de 2012. O início, no sábado (1), foi com uma celebração eucarística no Santuário Nossa Senhora Aparecida. No domingo (2), mais de cinco mil pessoas participaram do 10° Cristo é Nosso Show, no parque de exposi-ções de Campo Mourão.

Numa realização do Santuário Nos-sa Senhora Aparecida, com parceria do Agenna Som, o evento teve seis tendas: Vocacional, Maria, Jovens, Crianças, Capela de louvor e Fra-ternidade o Caminho. Na parte mu-sical, estiveram presentes a cantora Adriana, Banda Ceremonya, Banda

Estância Divina, DJ Léo – Electro-cristo, Fraternidade O Caminho, Pe. Chrystian Shankar e Frei Rinaldo – TV Século 21, Cléber e Fernando e Comunidade Servos Adoradores da Misericórdia.

“É uma alegria realizarmos o even-to há 10 anos, pois em todo este tem-po, pudemos ver a misericórdia de Deus agindo em tudo o que nós fize-mos. Gostaria de agradecer a todos os que conosco acreditaram neste sonho de levar momentos de alegria, oração e louvor a Deus, através de um evento de evangelização”, declarou Bizerra, que também é presidente da Associa-ção de Evangelização Cristo é Nosso Show, que realiza: festival de música, programa diário na Rádio Colmeia AM, possui uma página na internet, organiza o show de lançamento do evento anual e, em seguida, o evento.

Na noite de 2 de dezembro, na celebração eucarística na

paróquia Santo Antonio de Ubira-tã, aconteceu a festiva celebração do jubileu das irmãs religiosas da CRB - Conferência dos Religiosos do Brasil, subnúcleo dos religiosos e religiosas de Ubiratã.

Nessa Missa celebrou-se os 50 anos de vida religiosa da Ir. M. Alice Follmann, Filha do Amor Divino, e Ir. Domingas Stella, Irmã Ministra dos En-fermos, e 25 anos da Ir. Vilma Galbardi, da Congregação das

Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria, e a intenção da Ir. Elaine Cristina Ferreira, da mesma Congregação, que dia 9 de dezembro fez os seus Votos Perpétuos, em Maringá.

A missa foi presidida pelo pá-roco de Ubiratã, Pe. José Elias Feyh, SJ e teve a animação do SAV - Serviço de Animação Vo-cacional da paróquia. Participa-ram da celebração e confraterni-zação as irmãs das comunidades religiosas de Nova Cantu, Cam-pina da Lagoa e Ubiratã.

Celebração durante o Cristo é Nosso Show

Encontro de religiosos

Subnúcleo de Ubiratã da CRB celebra jubileus

PADRE, qUERO ANULAR MEU CASAMENTO!

Querido leitor, querida leitora, que a graça esteja com todos vós!

Iniciamos este novo ano com as graças e bênçãos de Deus e o desejo sincero de poder servi-Lo, servin-do-O no Povo de Deus confiado a nossos cuidados. Queremos, duran-te este ano, como apresentado na edição passada, dar continuidade à série de artigos, CONHECENDO SEUS DIREITOS.

Padre, quero anular meu casa-mento! Eis a exclamação que ou-vimos quando os fiéis vêm buscar uma orientação para questões de nulidade matrimonial. Certamente

que ninguém está obrigado a conhe-cer a linguagem canônica para dar entrada em um processo de nulida-de. No entanto, é preciso esclarecer que existe uma diferença entre anu-lar um matrimônio e declarar a nuli-dade do mesmo. Anular um matri-mônio significa tornar sem validade algo que ocorreu de modo válido, isso a Igreja não faz. Declarar nulo é constatar, mediante um processo canônico, que o vínculo matrimo-nial nunca existiu, portanto, não houve matrimônio.

Esta diferenciação é importante. Ela nos ajuda a compreender que um processo eclesiástico de nuli-dade matrimonial é diferente de um processo civil de divórcio. No pro-

cesso eclesiástico não se trata de buscar uma “separação na Igreja”, como se pode pensar.

“O que Deus uniu o homem não separe!” (Mc 10,9. Cf. Mt 19,6). O matrimônio é indissolúvel. A Igreja não tem poder para anular um casa-mento realizado validamente. Ela sempre irá buscar a verdade sobre o matrimônio. Se durante o proces-so for constatado que aquele matri-mônio foi inválido, então, mediante uma sentença judicial, a Igreja irá declará-lo nulo. Caso contrário, se o matrimônio foi considerado válido, a Igreja nada pode fazer. Neste caso, o matrimônio continua existindo com todas as suas obrigações.

Quais são as causas, os motivos, pelos quais um matrimônio pode ser declarado nulo? Como saber se o meu matrimônio tem possibilidades de ser

declarado nulo pela Igreja? Estas per-guntas serão respondidas na próxima edição. No próximo mês nos encon-traremos novamente! Se você quiser enviar a sua pergunta, sugestão, ou pedir esclarecimentos, entre em con-tato comigo pelo e-mail: [email protected], aguardo você.

Forte abraço e que Deus os aben-çoe!

Conhecendo seus direitos

Pe. Lussamir Rogério de Souza

Juiz Auditor - Câmara Eclesiástica

Centenas de pessoas, uma vez mais, farão a peregrinação por lugares santos, nos muni-

cípios de Campo Mourão e Goioerê, na já tradicional caminhada denomi-nada Rota da Fé. No dia 3 de feverei-ro acontecerá a vigésima sétima edi-ção desta forma de turismo religioso, que nasceu na diocese de Campo Mourão e é realizada pela Associação São José, sob a responsabilidade do coordenador técnico da Pastoral do Turismo do Brasil, Ruben O. Moya-no.

O valor da inscrição para adultos é de R$ 30,00. Os adolescentes, com idade entre 11 e 17 anos, pagam R$ 15,00. Menores de 10 anos ou pesso-as com alguma deficiência, não pa-gam. As inscrições podem ser feitas no Centro Catequético, em Campo Mourão (fone (44) 3525-1634) e em

diversas paróquias da diocese.Haverá mostra e venda de artesanato local.Programação:

6h30 - Café de manhã na catedral São José. Bênção7h - Saída para Goioerê. Ônibus8h15 - Paróquia N. S. das Can-deias. Missa e bênção da garganta (Bênção de São Brás)11h - Pedreira Goioerê (soltura 20 mil peixes). Caminhada de 2,5 km12h30 - Almoço no Clube de Campo14h - Parque Ecológico. Dinâmica. Caminhada de 2 km15h - Saída para Cachoeira das Co-bras. Ônibus15h30 - Cachoeira das Cobras. Refle-xão. Caminhada de 1,5 km17h - Lanche contemplando natureza17h45 - Regresso a Campo Mourão19h - Chegada em Campo Mourão

Rota da Fé em fevereiro de 2011, na paróquia Cristo Redentor, em Goioerê O Ministério Jovem da RCC – Re-

novação Carismática Católica realizou a décima edição da Missão Je-sus no Litoral. Foi de 26 de dezembro a 5 de janeiro de 2013. Um momen-to marcante foi a chegada, ao litoral, da Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ - Jornada Mundial da Juventude, no dia 29 de dezembro.

Um total de 15 missionários da diocese de Campo Mourão partici-param da missão, neste ano: Ariady Lucia Andrade, Luciane Padilha de Freitas, Renato Coneglian, Natani Demarco, Jean Carlos Lopes, Cintya Fonseca Luiz (de Ubiratã); Fabiano (Mamborê); Anderson Bernardes, Ana Paula Cussolin, Greicy Kelly (Campo Mourão); Liliane Mofardini (Goioerê); Silvia (Barbosa Ferraz); Renivaldo Sturion (Terra Boa); Ja-

queline, Renata Puerta e Pe. Marcus Prim (Farol). O casal Reinaldo Ba-tista e Arieli Dallago da diocese de Campo Mourão, estiveram nos dias 29 e 30 de dezembro, participando de uma celebração especial em ação de graças pelos 10 anos da missão.

Estiveram presentes, durante os 10 dias de missão, padres e os bispos de Pa-ranaguá, Curitiba, Londrina e Maringá.

“A Missão Jesus no Litoral, mais do que evangelização dos veranistas, é um alavancar na vida dos jovens que se entregam à ação do Espírito Santo; eles voltam para suas dioceses com um novo ardor missionário, sendo obedientes ao chamado da nossa Igre-ja, que nos pede um estado permanen-te de missão”, explicou Cintya Fonse-ca Luiz, coordenadora do Ministério Jovem da diocese de Campo Mourão.

Jovens da diocese na missão

Jovens da diocese no Jesus no Litoral

Page 12: Jornal Servindo - fevereiro de 2013

Página PáginaFevereiro / 2013 Fevereiro / 2013

Iniciamos o ano de 2013 retoman-do nosso 19º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora (2011-2014). Passamos o período das implanta-ções e formações. As três priorida-des, família, catequese e juventude, já estão suficientemente alicerçadas e deveremos passar para uma nova fase. Temos tido presente sempre as cinco urgências da evangelização, tal como exposto em nosso Plano de Ação das Prioridades e Urgências do 19º PDAE - Diocesano: forma-ção de lideranças; fortalecimento da espiritualidade bíblica; cuidar dos “cuidadores”; revitalização dos gru-pos de reflexão e levantamento das

ações sociais e caritativas em âmbi-to diocesano.

Iluminados por um ideal, que é o que almejamos ser como diocese: uma Igreja em busca constante de conversão pastoral; uma Igreja em estado permanente de missão; uma Igreja comprometida com os po-bres, defensora da vida, solidária e samaritana. Aproveitando todos os momentos fortes da vida litúrgica e social para evangelizarmos.

Quero destacar uma daquelas ur-gências da evangelização, porque é nosso alimento: a espiritualida-de bíblica. Ao iniciarmos o tercei-ro ano de nossa caminhada com o

Plano, mantermo--nos atentos à espiri tualidade

é fundamental para não esmorecer-mos. A espiritualidade refere-se às motivações que nos inspiram. Sem motivações concretas, firmes, vivas e explícitas, constantemente fortale-cidas, nenhum grupo, instituição ou sociedade consegue levar a termo um projeto longo e profundo. Muito menos em nível eclesial. Elas cor-respondem às razões fundamentais das nossas escolhas, iniciativas e do nosso próprio ser. Em poucas pala-vras, devemos seguir o exemplo de Maria, com o qual iniciamos o nos-so ano, no Evangelho da solenidade da Santa Mãe de Deus. Tendo ou-vido tudo o que diziam do Menino,

afirma Lucas que “Maria, porém, conservava todos esses fatos, e me-ditava sobre eles em seu coração” (2,19). Conservar e meditar em nosso coração é a raiz de nossa espi-ritualidade cristã. É o que sustenta e orienta nossa ação.

12 05

Pe. Luiz Antonio Belini, pároco de Quinta do Sol

Espiritualidade e pastoral no novo ano

Irmãs carmelitas celebram jubileu de prata de presença na diocese

Diácono Adilson é ordenado presbíteroDurante uma celebração eucarís-

tica de quase três horas de du-ração, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Urupês, Campo Mourão, foi ordenado padre o diá-cono Adilson Mitinoru Naruishi. A missa, presidida pelo bispo dioce-sano dom Francisco Javier Delvalle Paredes e concelebrada por diversos padres da diocese, foi na manhã do dia 16 de dezembro. Foi a primeira, de um total de seis ordenações, que aconteceram no mês de dezembro e acontecerão nos meses de fevereiro e março de 2013.

O Pe. Adilson Mitinoru Na-ruishi tem 31 anos de idade; ele nasceu em Campo Mourão, no dia 26 de maio de 1981 e é fi-lho de Carlos Mitinori Naruishi e Aparecida da Silva Naruishi, presentes na cerimônia. Sua or-denação diaconal foi no dia 16 de setembro de 2012, na Catedral São José, em Campo Mourão.

“Convido a todos e a todas para fazer deste um momento de fé; de mergulho no mistério de Deus, no amor de Deus, olhar com fé os sinais que iremos celebrar, para descobrir a mão carinhosa de Deus para com nossa Igreja. De modo especial, para com esta Igreja diocesana que se encontra em Campo Mourão e que, neste Ano da Fé, nos abençoa com este jovem disposto a colocar sua vida a serviço da construção do Rei-no de Deus”, disse dom Javier, no início da celebração.

“O sacerdote é alguém do meio do povo, escolhido por Deus, para servir a Deus a favor dos irmãos e irmãs”, foram algumas das pala-

vras do bispo diocesano, durante a homilia que antecedeu ao momento da ordenação presbiteral.

O Pe. Jurandir Coronado Aguilar, reitor do Seminário de Teologia Dom Virgílio de Pauli de Cambé, PR e que

acompanhou o diácono Adilson em seus últimos anos de formação, fez a apresentação do mesmo para que fos-se ordenado padre.

“Primeiramente agradeço a Deus por tudo o que Ele tem feito na minha vida, desde quando, aqui neste santuário, comecei a minha caminhada, após a crisma, com um grupo de adolescentes”, iniciou sua mensagem o já ordenado Pe. Adil-son. “Peço muito para que Deus e Nossa Senhora me ajudem neste ministério. Sei dos desafios, das dificuldades, mas conheço também as alegrias que é ser padre, que é servir à Igreja, servir ao Povo de Deus. Por isso peço a vocês as suas orações para que o meu ministério seja fecundo”, disse o neo-sacerdo-te momentos antes de consagrar-se a Nossa Senhora Aparecida, padro-eira da paróquia e santuário, loca-lizada na Vila Urupês, em Campo Mourão.

“Quanto ao lema da minha orde-nação, algumas pessoas me pergun-taram o porquê de eu não completar a frase. O lema é ‘Para mim o viver é Cristo’ (Fl 1,21). Agora eu posso dizer o resto da frase: ‘...e o morrer é lucro’ (Fl 1,21b), pois alcancei o meu ministério sacerdotal e pretendo exercê-lo com toda a graça de Deus e com a intersessão de Nossa Senho-ra. Obrigado a todos”, concluiu o Pe. Adilson Mitinoru Naruishi.

No encerramento, o chanceler do bis-pado, Pe. Lussamir Rogério de Souza, fez a leitura da ata de ordenação.

No mesmo domingo (16/12), no fi-nal da tarde, houve a primeira missa presidida pelo Pe. Adilson, no Santu-ário Nossa Senhora Aparecida.t

Pe. Jurandir apresenta o diácono Adilson para ser ordenado

Pe. Adilson presidindo sua primeira missa

Diácono Adilson prostrado durante a cerimônia de ordenação

Imposição das mãos – momento em que acontece a ordenação presbiteral Pe. Adilson com seus pais

As monjas da Ordem da Bem Aventurada Virgem Maria do

Monte Carmelo celebraram 25 anos de presença em Campo Mourão. A missa em ação de graças foi no dia 14 de dezembro de 2012 e foi presidida pelo bispo diocesano dom Francisco Javier Delvalle Paredes e concelebrada pelo monsenhor Aédio Odilon Pego.

O Mosteiro Nossa Senhora do Car-mo foi fundado em Umuarama em

11 de dezembro de 1983. A transfe-rência para Campo Mourão, em 14 de dezembro de 1987, aconteceu a pedido de dom Virgílio de Pauli. As fundadoras foram: madre Luiza do Coração Eucarístico e Ir. Dolores de Jesus Crucificado. Atualmente, a co-munidade compõem-se de 14 monjas, cujo apostolado consiste na oração e entrega de suas vidas, no trabalho e fraternidade, próprios de seu carisma.

Uma celebração eucarística de ação de graças e compromisso

encerrou os dois anos de formação, realizada em várias etapas e nos cin-co decanatos da diocese. A missa foi no dia 9 de dezembro, no Santuário

Diocesano Nossa Senhora Apareci-da, e contou com a participação de 155 catequistas formadores nas paró-quias. A missa foi presidida pelo bis-po diocesano dom Francisco Javier Delvalle Paredes e concelebrada pelo

assessor diocesano da Catequese, Pe. José Carlos Kraus Ferreira, e alguns párocos.

Também esteve presente, na cele-bração, a coordenadora da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul

Irmãs carmelitas com bispo diocesano

Pastoral Catequética conclui formação II, Regina Helena Mantovani e a se-cretária Helena Maria Loli.

“Agradecemos a Deus, aos nossos familiares, aos catequistas formadores: Tânia, Marcelo, Reinaldo, Antonio Carlos, Maria do Carmo, Maria Auxiliadora, que tanto se empenharam e dedicaram tempo e traba-lho com seriedade e com-promisso”, disse a coorde-nadora diocesana Maria do Carmo Caires Machado, que acrescentou agradecimentos aos catequistas formadores paroquiais, pela paciência, fé, compromisso, despren-dimento de tempo e da fa-mília em vários momentos, bem como ao Pe. José Carlos

Kraus, “o qual esteve presente conos-co, não medindo esforços, com muito amor e alegria”. Ela também agrade-ceu ao bispo diocesano Dom Javier pelo apoio, confiança e motivação a servir à Igreja de Jesus Cristo.

Missa em ação de graças

Page 13: Jornal Servindo - fevereiro de 2013

Página PáginaFevereiro / 2013 Fevereiro / 2013

Logo do jubileu de pérolas

04 13

Paróquia Santo Antonio de Farol abre Ano Jubilar

O diácono José Sidnei Calderan foi ordenado presbítero no dia

23 de dezembro, na igreja matriz da paróquia São Judas Tadeu, em Terra Boa, PR. A missa foi presidida pelo bispo diocesano dom Francisco Ja-vier Delvalle Paredes e concelebrada por diversos padres da diocese, bem como da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, que trabalham na paróquia São Judas Tadeu.

O diácono José Sidnei Calderan tem 35 anos de idade. Ele nasceu em Terra Boa, no dia 14 de julho de 1977, e é filho de José Arlindo Calderan e Ro-salina dos Santos Calderan, presentes na celebração.

“Caríssimo diácono José Sidnei, este é o dia que o Senhor preparou. Hoje nos alegramos contigo e esta-mos aqui em nome de Deus para re-alizar este grande mistério de amor que se expressa na escolha que Ele fez por ti”, foram as palavras iniciais da homilia de dom Francisco Javier.

“Em nome de nosso coordenador, Pe. João Donisetti Pitondo, e todos os padres, te acolhemos com carinho em nossa família presbiteral”, disse o monsenhor Aédio Odilon Pego.

Um grupo de pessoas da paróquia Santo Antonio de Araruna compareceu na cerimônia, saudando o neo-sacerdo-te, que trabalhará naquela paróquia.

No momento de sua fala, o Pe. Calderan fez vários agradecimentos, começando pela “infinita bondade de Deus, por ter proporcionado o dom da vida; também ao meu pai e à mi-nha mãe, por serem as pessoas que me conduziram e que me levaram à Igreja; a buscar Deus”. Momento de muita emoção quando o sacerdote lembrou de um período de doença e de pessoas amigas que o apoiaram: o casal Henrique e Virgínia, bem como o reitor do seminário Pe. Jurandir Co-ronado Aguilar.

O pároco anfitrião Pe. Guido José Kievel, SCJ agradeceu a dom Fran-cisco Javier e a todos que participa-

ram, de uma forma ou de outra, dos preparativos para a ordenação.

As próximas quatro ordenações serão em fevereiro e março de 2013: diácono Alfredo Rafael Belinato Bar-reto, dia 3 de fevereiro, na paróquia Nossa Senhora das Graças, em Bar-bosa Ferraz; diácono Willian Oliveira Lopes, dia 17 de fevereiro, às 9h, na paróquia Santa Rita de Cássia, no Jar-dim Alvorada, em Campo Mourão; diácono Jilliard Adolfo de Souza, dia 23 de fevereiro, no Santuário Bom Je-sus da Cana Verde, em Siqueira Cam-pos, PR; e diácono Reinaldo Adriano Andrade, dia 3 de março, na paróquia Divino Espírito Santo, em Fênix.

Diácono Calderan é ordenado padre

Pe. Jurandir apresentando o diácono para ser ordenado padre

Imposição das mãos

Pe. Calderan com seus pais

Em 2014 a paróquia Santo Antonio de

Farol completará 30 anos de sua criação. Para celebrar este im-portante momento para a comunidade, foi aberto o Ano Jubilar, com uma missa no dia 19 de janeiro. A cele-bração eucarística foi presidida pelo vigário paroquial Pe. Adil-son Mitinoru Naruishi.

“Alegremos e exultemos no Se-nhor pelos 30 anos de criação desta tão querida e importan-te paróquia para a diocese de Campo Mourão e para a Igreja no mun-do e, especialmente, por este Ano Jubilar que, com certeza será para todos nós, um ano da Gra-ça do Senhor, no qual bênçãos e bênçãos serão derramadas”, dizia o comentário inicial da missa de abertura do jubileu de pérolas.

A paróquia Santo Antonio foi cria-da em 20 de janeiro de 1984, quando dom Virgílio de Pauli era bispo da diocese de Campo Mourão.

O presidente da paróquia, Silvio Zamora, fez a leitura da carta de dom Francisco Javier Delvalle Paredes, sobre o Ano Jubilar. Houve a entrada solene da imagem de Santo Antonio e do círio do jubileu.

A diocese de Campo Mourão optou pela

transferência de alguns dos seus padres, como sempre acontece no início de um novo ano, objeti-vando encontrar a melhor forma para que o trabalho seja uniforme em toda a diocese.

O Pe. Pedro Speri deixa a paróquia Santa Teresi-nha de Campina da Lagoa e vai para a paróquia Santo Antonio de Araruna; o Pe. Gerson de Araújo Costa deixa a paróquia Santo Antonio de Araruna, pois foi nomeado reitor do Seminário de Teologia dom Virgílio de Pauli, em Cambé; o Pe. Gianny José Gracioso Bento será o pároco da pa-róquia Santa Teresinha de Campina da Lagoa; o Pe. Raimundo Santana atuará na paróquia Nossa Senhora das Graças

e no Santuário Santa Rita de Cássia, ambos em Barbosa Ferraz; o Pe. Ri-cardo Arica Ferreira deixa a paróquia Nossa Senhora de Fátima de Quarto Centenário e assume a paróquia São Francisco de Assis, na Vila Teixeira, Campo Mourão; o Pe. Edinaldo Velo-zo da Silva deixa a paróquia São Fran-

cisco de Assis e vai para a paró-quia Nossa Senhora de Fátima de Quarto Centenário. Na paró-quia São Judas Tadeu de Quinta do Sol, o Pe. Luiz Antônio Beli-ni passa a ser vigário paroquial e o Pe. José Carlos Kraus Ferreira assume como pároco.

Quanto aos seis diáconos que estão sendo ordenados pa-dres nos meses de dezembro de 2012, fevereiro e março de 2013, foram assim designados: o Pe. Adilson Mitinoru Naruishi atuará na paróquia Santo Anto-nio de Farol e será responsável

pela animação bíblica no decanato de Goioerê; o Pe. Willian Oliveira Lo-pes trabalhará na paróquia Santa Te-resinha de Campina da Lagoa e será responsável pela animação bíblica no decanato de Juranda; o Pe. José Sid-nei Calderan atuará na paróquia San-to Antonio de Araruna; o Pe. Alfredo

Rafael Belinato Barreto será reitor da Escola de Teologia para Leigos, rei-tor da Escola Santo Estêvão, respon-sável do arquivo da diocese, diretor espiritual do Seminário de Maringá, auxiliará na paróquia Santa Cruz de Campo Mourão, responsável pela animação bíblica no decanato de En-genheiro Beltrão e residirá na casa do bispo; o Pe. Jilliard Adolfo de Souza atuará na paróquia Nossa Senhora do Caravággio, no Lar Paraná, Campo Mourão e será responsável pela ani-mação bíblica no decanato de Iretama; o Pe. Reinaldo Adriano Andrade será vigário paroquial na paróquia Imacu-lada Conceição de Mamborê, além de coordenar o grupo dos seis novos presbíteros; o Pe. Francisco Dantas de Carvalho permanecerá como pároco de Mamborê, mas será o diretor espi-ritual no Seminário Dom Virgílio de Pauli de Cambé, permanecendo dois dias por semana no seminário.

Transferências de padres e designação dos novos presbíteros

Dom Javier anunciando as transferências na Assembleia Diocesana dia 2 de dezembro de 2012

Pe. Markus e Pe. Adilson

Presidentes das capelas receberam a velas do jubileu das mãos do pároco Pe. Markus Prim

Berrante e sino foram tocados após a proclamação da abertura do Ano Jubilar

Page 14: Jornal Servindo - fevereiro de 2013

Página PáginaFevereiro / 2013 Fevereiro / 201314 03

Diocese de Campo Mourão realiza Assembleia

FEVEREIRO / 2013DIA 1ª LEITURA SALMO 2ª LEITURA EVANGELHO COR

1 Hb 10,32-39 Sl 37 Mc 4,26-34

2 Ml 3,1-4 Sl 24 Hb 2,14-18 Lc 2,22-40

3 Jr 1,4-5.17-19 Sl 71 1Cor 12,31-13,13 Lc 4,21-30

4 Hb 11,32-40 Sl 31 Mc 5,1-20

5 Hb 12,1-4 Sl 22 Mc 5,21-43

6 Hb 12,4-7.11-15 Sl 103 Mc 6,1-6

7 Hb 12,18-24 Sl 48 Mc 6,7-13

8 Hb 13,1-8 Sl 27 Mc 6,14-29

9 Hb 13,15-21 Sl 23 Mc 6,30-34

10 Is 6,1-8 Sl 138 1Cor 15,1-11 Lc 5,1-11

11 Gn 1,1-19 Sl 104 Mc 6,53-56

12 Gn 1,20-2,4a Sl 8 Mc 7,1-13

13 Jl 2,12-18 Sl 51 2Cor 5,20-6,2 Mt 6,1-6.16-18

14 Dt 30,15-20 Sl 1 Lc 9,22-25

15 Is 58,1-9a Sl 51 Mt 9,14-15

16 Is 58,9b-14 Sl 86 Lc 5,27-32

17 Dt 26,4-10 Sl 91 Rm 10,8-13 Lc 4,1-13

18 Lv 19,1-2.11-18 Sl 19 Mt 25,31-46

19 Is 55,10-11 Sl 34 Mt 6,7-15

20 Jn 3,1-10 Sl 51 Lc 11,29-32

21 Est 4,17n.p-r.aa-bb.gg-hh Sl 138 Mt 7,7-12

22 1Pd 5,1-4 Sl 23 Mt 16,13-19

23 Dt 26,16-19 Sl 119,1-8 Mt 5,43-48

24 Gn 15,5-12.17-18 Sl 27 Fl 3,17-4,1 Lc 9,28b-36

25 Dn 9,4b-10 Sl 79 Lc 6,36-38

26 Is 1,10.16-20 Sl 50 Mt 23,1-12

27 Jr 18,18-20 Sl 31 Mt 20,17-28

28 Jr 17,5-10 Sl 1 Lc 16,19-31

Com presença de mais de 120 pes-soas, representando as 39 paró-

quias da diocese de Campo Mourão, aconteceu a Assembleia Diocesana no dia 2 de dezembro de 2012, no CDF – Centro Diocesano de Formação, no Lar Paraná, em Campo Mourão. Par-ticiparam padres e coordenadores de pastorais, movimentos e serviços.

Na parte da manhã, o bispo dioce-sano dom Francisco Javier Delvalle Paredes deu as boas vindas e o Pe. Mario Spaki, da diocese de Ponta Grossa e secretário executivo do Re-gional Sul II, da CNBB, trabalhou o tema “Renovação Paroquial e as Ur-gências da Evangelização”. “Talvez um dos maiores desafios da Igreja seja construir relacionamentos autên-ticos”, disse o Pe. Spaki, referindo-se à importância dos católicos buscarem todas as formas e meios para contatos e para a evangelização.

O Pe. Gaspar Gonçalves da Silva, coordenador da CDAE – Coordena-ção Diocesana da Ação Evangeliza-dora, apresentou o que já foi implan-tado do 19º PDAE – Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, lançado em 2011. Em 2013, haverá sequência do trabalho com as três prioridades do 19º PDAE: Família, Juventude e

Catequese. De maneira especial, se-rão trabalhadas as Cinco Urgências da Evangelização: Formação de li-deranças contemplando a formação bíblica; Formação de uma espiritua-lidade bíblica e missionária; Cuidar dos cuidadores, daqueles que cuidam das pastorais, movimentos e serviços da evangelização; Revitalizar e am-pliar os pequenos grupos de reflexão da Palavra de Deus, comunidade de comunidades e trabalhar o projeto das ações solidárias e de defesa da vida.

“A vida eclesial continua”, disse dom Francisco Javier Delvalle Pare-des durante a homilia da celebração presidida pelo bispo diocesano. Dom Javier referia-se ao fato da participa-ção de pessoas de diferentes idades presentes na Assembleia, o que de-monstra uma Igreja de raízes firmes e que vai se renovando sempre.

Na parte da tarde, os participantes foram organizados em grupos para discussão e para responderem um formulário sobre como estão os tra-balhos de execução dos projetos das três prioridades do 19º PDAE. Estes foram apresentados em uma plenária.

Dom Francisco Javier e o coordena-dor Pe. Gaspar avaliaram como muito positiva a Assembleia Diocesana.

Dom Javier na abertura da Assembleia

Pe. Mario Spaki, secretário executivo do Regional Sul II

Celebração eucarística

Trabalho em gruposOs padres da diocese de Campo Mourão, junta-

mente com o bispo diocesano, diáconos e se-minaristas participaram de um encontro de convi-

vência e reflexão, realizada de 9 a 12 de dezembro, na paróquia Santo Antonio de Araruna.

A convivência é realizada anualmente e, além de

momentos de oração, meditação, palestras, há es-paço para o lazer, visando uma integração perfeita entre todos os participantes.

ENTREVISTA DO MÊSO Jornal Servindo conver-

sou com o Pe. José Elias Feyh, pertencente à Congregação Companhia de Jesus (jesuítas). Atualmente ele é o pároco da paróquia Santo Antonio de Ubiratã.

O Pe. José Elias tem 55 anos de idade e 20 anos de ordena-ção presbiteral. Ele nasceu em Poço das Antas, RS, no dia 5 de maio de 1957. Sua ordena-ção sacerdotal foi no dia 2 de janeiro de 1993. “Nasci prema-turo, com 5 meses de gestação, pesando 1,6kg”, disse o Pe. José Elias, que acrescentou: “A pri-meira coisa que engoli foram 3 gotas de água de Santo Inácio de Loyola, pois minha mãe era devota”.

Jornal Servindo: Como foi sua in-fância?

Pe. José Elias Feyh: Muito pobre, mas de família grande e religiosa. Trabalhei na roça a partir dos 7 anos de idade para sobreviver. Toda noite rezávamos o terço e íamos aos cultos todos os domingos; missas eram sa-ras.

JS: Onde estudou?Pe. José Elias: Iniciei meus estu-

dos aos 8 anos, na escola paroquial Santa Inês. Depois da 5ª série parei de estudar e fiquei longe da sala de aula durante 5 anos. Deixei a casa paterna aos 17 anos para trabalhar e estudar. Entrei no seminário com 21 anos, após um bom tempo de namoro. Fiz dois anos de noviciado em Cas-cavel, PR, em 1982 e 1983. Já o 2º Grau, fiz no seminário, em Salvador do Sul, RS.

Em 1984 fiz 1° ano de Juniorado

em João Pessoa, PB, após os primei-ros votos (castidade, pobreza e obe-diência). De 1985 a 1987 cursei três anos de filosofia na Faje - Faculdades Jesuítas em Belo Horizonte, MG e, em 1988, fiz 1° ano de magistério no Seminário de Itaúba, MT, diocese de Sinop, MT.

De dia em lecionava para os semi-naristas e a noite era professor de ma-temática na Escola Estadual.

Em 1989 voltei a Belo Horizonte e cursei Teologia por 3 anos e meio na Faje. Um detalhe, nos 7 anos de BH morei numa favela e ia ao seminário durante o dia. À noite e nos finais de semana ficava na favela. Chamáva-mos de comunidade inserida no meio dos pobres. Tenho boas lembranças e saudades.

Fiz licenciatura plena de Filosofia na Unisinos de São Leopoldo, RS, em 1994 e 1995.

JS: Onde trabalhou, antes de in-gressar no seminário e/ou antes, da

Pe. José Elias Feyh ordenação?Pe. José Elias: Trabalhei nos aviá-

rios e oficina do seminário em Salva-dor do Sul, RS. Como estudante je-suíta, sempre trabalhei em paróquias, basicamente com catequese, famílias e juventude.

JS: Onde trabalhou, como sacerdo-te?

Pe. José Elias: Primeiramente, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em São Leopoldo, 1993. Em 1994 e metade de 1995, na Vila Vi-centina, quase-paróquia Nossa Se-nhora Medianeira. De agosto de 1995 a fevereiro de 2000 fui pároco na pa-róquia São José de Maringá. Em 2000 (fevereiro-março), fiz estudos na Ve-nezuela. De abril a agosto fui páro-co na paróquia Nossa Senhora dos Remédios em São Luiz, MA. Em se-tembro de 2000 fui pra Marcelândia, diocese de Sinop, MT e, de março de 2001 a março de 2004, fui parar na mesma paróquia.

De abril de 2004 a janeiro de 2005 fiz a 3ª provação em São Leopoldo, RS, que é a última etapa de formação de um jesuíta.

Em 2005 voltei à paróquia como pároco até fevereiro de 2006, onde fui transferido para Ubiratã, PR, para ficar perto de minha mãe que estava com câncer, em fase terminal. Ela faleceu no carnaval de 2007. Fui vi-gário paroquial de Ubiratã, em 2006 e 2007. Em 30 de dezembro de 2007 dom Mauro Aparecido dos Santos me deu a posse de pároco e aqui estou eu até hoje.

JS: Fale-nos sobre a presença dos jesuítas na diocese de Campo Mou-rão.

Pe. José Elias: Os jesuítas estão presentes desde 1956, quando foi rezada a 1ª missa onde hoje é a ca-pela Santo Inácio. Era uma colônia de japoneses. Na diocese os jesuítas

estiveram presentes em, pelo menos, uma dezena de paróquias, inclusive na Catedral São José.

JS: Por que quis ser padre? Pe. José Elias: Para alguns eu de-

volvo a pergunta: Por que casar?Muitos não sabem explicar porque

casam, mas quem quer ser padre, ou quando se é padre certamente se sabe o porquê. É um chamado de Deus; começa-se cedo e vai se confirmando no longo dos estudos até a ordenação.

No meu caso é de berço. Na região onde eu nasci todas as famílias falam da vocação sacerdotal, é conversa do dia-a-dia. Nosso município tem 50 sacerdotes, 02 bispos e muitos reli-giosos. Lá é um fato também cultural e social.

JS: O que significa “ser padre”?Pe. José Elias: Ser padre é servir o

povo de Deus e, através dele, servir o próprio Cristo. É estar à disposição das necessidades do povo. É amar e servir em tudo a Jesus Cristo, nosso Senhor.

Primeiramente, quis ser francisca-no, pela beleza da vida de São Fran-cisco, mas quando conheci melhor os franciscanos, então desisti.

Eu conhecia os jesuítas desde crian-ça. Sempre íamos no seminário bus-car água de Santo Inácio. Meus pri-mos estavam no seminário. Quando éramos crianças, adolescentes ouví-amos e líamos as histórias das revo-luções guaranis, eu me apaixonei por Santo Inácio.

Escolhi, com 21 anos, seguir Jesus Cristo na Companhia de Jesus. Aqui estou com 30 anos de vida religiosa e 20 anos de sacerdote. Só tenho que agradecer a Deus.

Deus é bom, Ele é muito bom! Eu sempre digo que vivo por graça de Deus.

Deus abençoe a todos.

Clero e seminaristas participam de convivência

Celebração eucarística

Page 15: Jornal Servindo - fevereiro de 2013

Página PáginaFevereiro / 2013 Fevereiro / 2013

02 15

Palavra do BispoBalancete Novembro/ 2012

Diretor: Dom Francisco Javier Delvalle Paredes

Assessor: Pe. Sidinei Teixeira Gomes Coordenador: Vilson Olipa (44) 9958-9797Colunistas: • Pe. Luiz Antônio Belini• Pe. Lussamir Rogério de Souza• Lilian Hanel• Maria Joana Titton Calderari • Diácono Alfredo Rafael Belinato Barreto • Amani Spachinski de Oliveira

Editoração Eletrônica: Jonas Rodrigues. - 44 3025-2036 / 9145-1499 / 9915-3400

Tiragem: 11.500 mil exemplares. Impressão: Grafinorte.

Site:www.diocesecampomourao.com.brPermite-se a reprodução total ou parcial do material veiculado no Jornal Servindo, desde que citada a fonte.

Expediente

CALENDÁRIO – FEVEREIRO - 2013

Dom Francisco Javier Delvalle Paredes - Bispo diocesano

de Campo Mourão

Capa

DIA HORAS QUEM O QUE PARA QUEM ONDE

208:00

12:00LEIGOS (CNLB) Reunião da

PresidênciaDelegados Diocesanos CDF – Lar Paraná

2 A. da ORAÇÂO Reunião preparatória

Coordenadoras Paroquiais A DEFINIR

2 e 308:00

17:00NOVOS DIÁCONOS 5º Período de

FormaçãoCandidatos

Matriculados Seminário São José

3 Alfredo Rafael Ordenação Presbiteral Comunidade P. N. Sra. das Graças –

B. Ferraz

5 P. DA CRIANÇA Reunião da Coord. Estadual

Coordenações Diocesanas Curitiba

6 a 8 CNBB CONSEPMembros do

Conselho Episcopal

Brasília

7 09:00 CDAE Reunião Equipe da CDAE Sala da CDAE

7 19:00EQ. COORDENAÇÃO

SETOR FAMÍLIAReunião Conjunta

Equipe de Coordenação e Assessores da

FamíliaSala da CDAE

7 e 8 CÁRITASReunião do Conselho

Ampliado

Coordenadores Diocesanos Apucarana

908:30

11:30CEBs Reunião Diocesana Coordenadores

Paroquiais Centro Catequético

10 a 12 JOVENS ? Setor Juventude CDF – Lar Paraná

11 SETOR JUVENTUDE Cruz e Ícone da JMJ Grupos de Jovens Praça da Matriz12 CARNAVAL13 CINZAS14 08:00 CONS. PRESBITERAL Residência Episcopal

16 CATEQUESE Encontro de Coordenadores

Coordenadores/Equipes

ParoquiaisCDF – Lar Paraná

17 Willian Ordenação Presbiteral Comunidade Paróquia Sta. Rita –

Alvorada

17 IAM Formação Adultos 1ª Etapa

Coordenadores Adultos da

InfânciaA DEFINIR

21 CLERO Pastoral Presbiteral Decanato de Eng. Beltrão Eng. Beltrão

23 Jilliard Ordenação Presbiteral Comunidade Siqueira Campos

22 a 24

08:00

16:00CURSILHO 7º Cursilho Jovem

Misto Convidados CDF – Lar Paraná

24 a 02 OFICINAS DE ORAÇÃO Início das Oficinas Interessados Paróquias

25 COMIRE Reunião Executiva Representantes Ponta Grossa27 e 28 CLERO Pastoral Presbiteral Padres e Diáconos CDF – Lar Paraná

Informações pelo e-mail/MSN: [email protected]

Caríssimos diocesanos e dioce-sanas, graça e paz!

Com alegria retomamos as nos-sas atividades pastorais neste novo ano de graça que o Bom Deus nos concede, após este período de fé-rias e descanso.

Estamos vivendo o Ano da Fé, ano de aprofundamento dos con-teúdos essenciais de nossa fé e de íntima experiência com Deus. Vi-veremos ainda neste ano, grandes acontecimentos, como a Jornada Mundial da Juventude, ocasião em que o Vigário de Cristo, Sua San-tidade o Papa Bento XVI, visitará novamente o nosso querido país.

Quero nesta edição, em continui-dade com o que venho realizando mensalmente, concluir a partilha da Carta Pastoral, abordando os dois últimos pontos: A resposta abre perspectivas – na qual são realizadas algumas considerações conclusivas e também, sugestões para a celebração do Ano da Fé na diocese de Campo Mourão. Por fim dirijo também algumas palavras ao clero de nossa diocese – palavra de ânimo e exortação aos padres e di-áconos, a fim de que se empenhem com criatividade generosa na cele-bração deste Ano de Graça.

Ao concluirmos esta partilha, vos convoco à profunda experiência cristã neste ano privilegiado. Re-conheço que na fé de cada cristão acontece o maravilhoso intercâm-bio entre o céu e a terra. O homem oferece a Deus sua vontade sincera, livre e disponível. Deus concede ao homem o penhor da graça onipoten-te e da felicidade definitiva.

A concretização desse propósito implica decisões e atitudes que o manifestem. Por isso, o Ano da Fé será tanto mais proveitoso, se nele trabalharmos para a construção de uma Igreja diocesana imbuída das seguintes perspectivas:

EditorialAinda em ritmo de início de

ano, estamos desejando que os leitores do Jornal Servindo tenham um ótimo ano! Em se tratando de diocese, começa-mos com ótimas notícias, como as duas ordenações presbiterais ocorridas no final de 2012. O Pe. Adilson e o Pe. Calderan já estão trabalhando nas paróquias Santo Antonio de Farol e Santo Antonio de Araruna, respectiva-mente. Em fevereiro e março, outros quatro diáconos serão or-denados padres.

Como já informamos, o sub-sídio para os encontros dos gru-pos de reflexão (CEBs) não mais seguirão no interior do Jornal Servindo; eles serão enviados separadamente e gratuitamente, conforme quantidade solicitada pelas paróquias.

Além de um interessante iti-nerário que os símbolos da JMJ - Jornada Mundial da Juventude terão em Campo Mourão, dia 11 de fevereiro, haverá missa, à noite, na praça São José e show com a banda Dominus.

Boa leitura!

As assinaturas do Jornal Servindo podem ser feitas nas secretarias paroquiais Cartaz da Campanha da Fraternidade 2013, que

tem como referência a cruz de Jesus Cristo, trazendo, em primeiro plano, uma jovem que demonstra alegria em responder ao chamado que Deus lhe faz.

Igreja compromissada com a fé me-diante ações pastorais e sociais con-cretas, que venham ao encontro dos homens de hoje nos seus sofrimentos.

Igreja de comunhão que firma sua fé na experiência do encontro com Cristo.

Igreja com fé consciente e esclare-cida através da catequese e da forma-ção bíblico-teológica. Assim podere-mos dar razão de nossa esperança.

Igreja que celebra o que realmente crê. Peço que no decorrer do Ano da Fé

se multipliquem as orações individu-ais e comunitárias, sejam organizadas celebrações litúrgicas e atos de pieda-de devocional nas paróquias, capelas e grupos. Que a figura de Maria seja con-templada com carinho e como modelo de fé. Que a catequese se empenhe na transmissão criativa e fiel da Verdade cristã católica. Intensifique-se a prática da caridade, sinal concreto de fé since-ra (cf. Tg 2,14-17). Penitenciemo-nos pelas vezes que fomos negligentes ou indiferentes à missão batismal. Nes-se sentido, serão de grande proveito, espiritual e pastoral, as peregrinações aos santuários diocesanos e a nossa Igreja mãe, a Catedral São José.

Ao clero de nossa diocese digo que as disposições que envolvem o Ano da Fé precisam penetrar nas fibras profundas da Igreja. Esta necessida-de torna-se ainda mais grave àqueles que, revestidos pelo sacramento da Ordem, possuem o nobre dever de conduzir e conservar o rebanho no re-dil do Bom Pastor (cf. Jo 10,11).

O Concílio Vaticano II recordou, que “o objetivo do ministério e da vida dos padres é a promoção da glória de Deus em Cristo, a qual consiste em que os seres humanos acolham cons-ciente e livremente, com gratidão, a obra de Deus realizada em Cristo, e a manifestem em toda a sua vida” (PO 2). É momento oportuno, para que regressando às fontes da vocação nos reencontremos com a caridade de

Cristo, deixando-nos acolher por Ele que, embora sendo rico se fez pobre, a fim de nos enriquecer com sua pobreza (cf. 2Cor 8,9).

Que colhamos intensamente na celebração Eucarística os tesouros da salvação e todos os auxílios que nos são necessários à realização de nossa missão (cf. Pio XI, MN, 31). Recordemos sempre que a caridade vivida por causa de Cristo é a supre-ma lei dos cristãos, sendo também o critério de toda ação pastoral. Com sinceridade rogo que, através de vossa adesão e criatividade, o signi-ficado e os efeitos do Ano da Fé se-jam experimentados nas paróquias desta diocese, tornando grande nos-sa alegria (cf. At 8,8).

“Avance para águas mais pro-fundas...” (Lc 5,4)

Queridos diocesanos, avançar para águas mais profundas foi a ordem do Senhor Jesus a Pedro. É, igualmente, o imperativo pedagógi-co que nos deve impulsionar a bem viver a proposta da Igreja neste ano rico em significado e fecundidade cristã. Percorrendo a trilha da fé (cf. Rm 4,12), sob a proteção da Bem--aventurada Virgem Maria, Mãe de nosso Deus e Senhor Jesus Cristo e de seu castíssimo esposo São José, nos deixemos tocar de novo pela fe-licidade perfeita que só aquele que crê é capaz de experimentar e com-preender (cf. Lc 1,45-55).

Que Deus vos abençoe e confir-me vossa vocação cristã neste tem-po de Graça!

FEVEREIRO / 2013

A intenção geral é para que as famílias de migrantes, em particular as mães, sejam sustentadas e acompanhadas em suas dificuldades.

Intenção missionária: Para que as populações que experimentam as guer-ras e conflitos possam ser protagonistas da construção de um futuro de paz.

MANUTENÇÃO DA CÚRIA E IMÓVEISSanepar, Copel, Oi! e Correio ........................................1.504,58 Locação Sist. Contabilidade/Folha Pgto ...........................373,51 Encargos Sociais: INSS+FGTS+PIS+IRRF .................14.003,79 Combustível-Cúria-Pastoral ...........................................1.836,00 Fundo de reserva .........................................................19.802,18 Côngruas/Salários ........................................................38.304,70 Plano de Saúde ..............................................................2.800,00 Capela Santa Paula Elisabete Cerioli................................846,82 Mensalidade do Prever........................................................37,00 Materiais de escritório .......................................................391,35 Théos Informática-Prog. SGCP ...........................................68,50 Despesas mat. limpeza/cafezinho (cúria) ........................225,40 Atlântico Parc. 12/60 Terrenos Jd Botânico II ................2.680,05 Reforma da cúria ..........................................................64.046,36 Reforma sala de reunião (casa bispo)............................7.371,83 Advocacia Andrade & Rodrigues ...................................2.853,00 Form. Hum.-IATES (Pe. Aédio/Gerson/Ricardo/Valdecir) ...... ........................................................................................1.200,00 Pós-Grad. Dir. Can. Matrimonial Parc 11/18 (Jackeline) ......... ...........................................................................................280,00 Mestrado Direito Canônico (Pe. Clauber/Lussamir) .......1.739,55 Inscrição seminaristas faculdade - PUCPR....................1.142,00 Tribunal Eclesiástico ..........................................................622,00 Repasse Escola Diaconal...............................................1.244,00 Doação a CNBB para formação de novos padres .........2.600,00 Despesas Encontro dos Leigos .........................................641,00 Despesas Pastoral da Juventude ...................................1.495,00 Despesas Assembleia do Povo de Deus...........................984,70 Despesa Inventário Dn. Carmem ...................................1.038,78 Despesas com farmácia ....................................................679,41 Despesas com veículos..................................................1.016,00 Despesas com viagens - bispo..........................................509,00 Despesas com materiais litúrgicos ...............................17.659,06 Manutenção e conservação ..............................................630,50 Custas Ref.Processos Judiciais .....................................1.226,70 Custas Judiciais - Dr. Luiz Tortola ..................................9.170,51 Liberty Seguros S/A - Veículos Cúria - Parcela 4/7 ........1.678,15 HDI Seguros S/A - Veículo Diácono - Parcela 1/4 .............592,82 Mensalidade Alarme (Alerta Campo Mourão) ...................100,00 Tsuda e Marques Comunicação Visual (Banners) .........4.000,00 Refrigeração Mamborê - Parcela 1/6 .............................2.151,00 Gruchinski Purificadores de Água Ltda - Parcela 1/3 ........222,00 Print Color - Parcela 1/3 ....................................................400,00 Jornal Tribuna do Interior...................................................143,00 Panificadora Fiorella ..........................................................305,80 Artes Gráficas Ivaí Ltda .......................................................90,00 Florense Flores e Presentes .............................................850,00 Doação ................................................................................15,37 Água mineral .......................................................................45,00 .................................................................................... 211.616,42RESIDÊNCIA EPISCOPALOi!, Copel e Sanepar .........................................................822,82 Salários...........................................................................1.766,44 Alimentação ....................................................................1.422,79 Manutenção e Conservação................................................44,08 Mensalidade UOL ................................................................ 11,90 Embratel TvSat - Claro TV ................................................134,89 Valgás ..................................................................................90,00 Wanderley Valin Me - Tapeçaria ........................................420,00 Lavanderia São Paulo .......................................................160,00 L.A.Bortolini e Cia Ltda - Padaria ......................................138,40 ........................................................................................ 5.011,32 OUTROS (Água, luz, telefone, manutenção, seguro, etc) .........Seminário São José - Campo Mourão ...........................2.459,26 Centro Past. Dom Virgílio de Pauli ....................................517,25 Centro Past. Dom Eliseu ...................................................644,95 ........................................................................................3.621,46 OUTROS (Repasse da Cúria)Semin. Proped. São José - Campo Mourão ...................8.000,00 Semin. de Filosofia N. S. Guadalupe - Maringá ...........12.555,00 Semin. de Teologia Dom Virgílio - Cambé ....................18.240,00 ......................................................................................38.795,00 RESUMO GERALSaldo em 30/11/12 ........................................................41.175,21 EntradasContribuição das Paróquias .......................................131.515,00 Contribuição Ref. 13º Salário .......................................10.972,00 Crisma ............................................................................8.262,00 Reembolso Encargos-Pis/Secraso/Senalba...................1.839,26 Reembolso Correio/Labore ...............................................170,00 Reembolso Almoço do Clero .............................................371,35 Reembolso Materiais Liturgicos ...................................15.816,95 Resg. Fundo de Reserva(Obra)/Parc. terrenos............74.098,24 Reembolso Banner Ano da Fé .......................................2.482,00 Casa de Formação - Colégio..........................................2.488,00 Casa de Formação ........................................................2.879,00 Repasse Paróquias 1% CNBB (Ago a Nov) ...................9.005,73 ....................................................................................259.899,53

Saldo anterior (31/10/12) + entradas ..........................322.231,84SaídasManutenção da Cúria e Imóveis ................................. 211.616,42 Residência Episcopal ..................................................... 5.011,32 Centro Pastoral Dom Virgílio de Pauli ...............................517,25 Centro de Pastoral Dom Eliseu .........................................644,95 Seminário São José .......................................................2.459,26 Seminário Propedêutico São José C. Mourão ..............8.000,00 Seminário Filosofia N. Sra. Guadalupe - Mgá. .............12.555,00 Seminário de Teologia Dom Virgílio - Cambé ...............18.240,00 ....................................................................................259.044,20

Página PáginaFevereiro / 2013 Fevereiro / 201316

Sagrada Família - Cohapar SERVINDOJORNAL Diocese de Campo Mourão - Paraná

Ano 25 - Fevereiro 2013 / Nº 244

Formação e informação a serviço da diocese

Assembleia diocesana

Pág. 3

JMJ: Bote Fé - Campo Mourão

Pág. 10

Ordenações presbiterais

em dezembroPág. 12 e 13

JUVENTUDE

CAMPANHA DA

FRATERNIDADE 2013FRATERNIDADE E

Eis-me aqui,

envia-meEis-me aqui,

Eis-me aqui,

Eis-me aqui,

envia-meenvia-meenvia-me

(Is 6,8)

Mantenha-se atualizado quanto aos assuntos da Igreja, da Diocese e de

sua paróquia, visitando constantemente

o site:www.diocesecampomourao.com.br

ANIVERsÁRIOs - FEVEREIRO 2013

PADRES E DIáCONOS1 - Pe. Carlos Alberto Rodrigues da Silva – Nascimento2 - Pe. Deniz Aparecido Ferreira – Ordenação2 - Pe. Guido José Kievel – Ordenação2 - Pe. Roberto Carlos Reis – Ordenação7 - Pe. Paulo César Nogueira – Ordenação8 - Pe. Jurandir Coronado Aguilar – Nascimento9 - Pe. Jorge Pereira da Silva – Ordenação10 - Pe. Pedro Paulo Dias – Ordenação11 - Pe. Edinaldo Velozo da Silva – Ordenação11 - Pe. José Gonçalves de Almeida – Ordenação12 - Pe. Ivan Luiz Walter – Ordenação13 - Pe. José Maria Mendonça – Nascimento14 - Pe. Nilson Reis Gonçalves – Ordenação15 - Pe. José Carlos Kraus Ferreira – Ordenação17 - Pe. Paulo Roberto de Lima – Ordenação17 - Pe. Valdecir Liss – Ordenação18 - Pe. Ediberto Henrique de Mercena – Ordenação19 - Pe. Lussamir Rogério de Souza – Ordenação19 - Pe. Sidnei Teixeira Gomes – Nascimento19 - Pe. Ricardo Arica Ferreira – Ordenação21 - Pe. Gessi de Matos – Nascimento24 - Pe. Durvalino Rodrigues de Oliveira – Ordenação

25 - Pe. Genivaldo Barboza – Ordenação25 - Pe. João Veloso Arantes – Ordenação

RELIGIOSAS2 - Ir. Alice Follmann – Profissão2 - Ir. Alice Maria Scherer – Profissão2 - Ir. Carmelita Inez R. Piovesan – Profissão2 - Ir. Lizandra Inês Both – Profissão2 - Ir. Rosinei – Nascimento2 - Ir. Silvia Sanagiotto – Profissão2 - Ir. Rosália Mayer – Profissão6 - Ir. Elisângela Ramos de Souza – Nascimento6 - Ir. Elisangela Silva Gomes – Profissão11 - Ir. Maria Beatriz Fernandes – Profissão11 - Ir. Paula Porto – Profissão14 - Ir. Lourdes Luís Marinho – Profissão21 - Ir. Consolata das Chagas Ocultas – Nascimento23 - Ir. Helena Makiyama – Nascimento24 - Ir. Maria Dall’Ago – Nascimento

SEMINARISTA7 - André Arnaldo Rodrigues Camilo

Page 16: Jornal Servindo - fevereiro de 2013

Página PáginaFevereiro / 2013 Fevereiro / 201316

Ivailândia SERVINDOJORNAL Diocese de Campo Mourão - Paraná

Ano 25 - Fevereiro 2013 / Nº 244

Formação e informação a serviço da diocese

Assembleia diocesana

Pág. 3

JMJ: Bote Fé - Campo Mourão

Pág. 10

Ordenações presbiterais

em dezembroPág. 12 e 13

JUVENTUDE

CAMPANHA DA

FRATERNIDADE 2013FRATERNIDADE E

Eis-me aqui,

envia-meEis-me aqui,

Eis-me aqui,

Eis-me aqui,

envia-meenvia-meenvia-me

(Is 6,8)

Padroeiros: São Gabriel Arcanjo e São Sebastião

Localização: R. Mato Grosso, 106Telefone: (44) 3538-125887.275-000 - Distrito de Ivailândia

- Engenheiro Beltão, PRNúmero de capelas: 5: Nossa Se-

nhora Aparecida, nas localidades: Conserva, Mandjuba e Sussuí; São Paulo, no Triângulo; e São Donato, no Salto das Bananeiras. Há atendi-mento também à comunidade da re-gião da usina.

Patorais e outros: Pastoral do Ba-tismo, Equipe Missionária, terço em família organizado pelo Apostolado da Oração; Infância Missionária. Em implantação: Pastorais Familiar, Ju-ventude e Liturgia.

Data de criação: 12/10/1990Pároco: Pe. Benedito Batista, 64

anos de idade e 17 anos de ordenação sacerdotal

Secretária: Alda Cristina

HistóricoA comunidade, que completará 22

anos da criação da paróquia, neste ano, teve o início de sua história em

1953, quando foi celebrada a primei-ra missa na localidade. Foi uma missa campal, próximo à residência de Wal-ther Thibes, presidida pelo Pe. Aloy-sio Jacob.

A primeira igreja, de madeira, foi construída no final do ano de 1953 e se localizava a aproximadamente 800 metros do local da atual. “Era muito bonita. Uma pena que foi desmancha-da”, lamenta Fernando Castro Vieira, 69 anos, que reside no distrito desde 1952.

A segunda igreja, em alvenaria, foi construída em 1977, no local onde

está a atual. A construção da atual igreja teve início em 3 de março de 1999 e foi concluída em dezembro do mesmo ano.

PadresO primeiro pároco empossado foi

o Pe. Neri de Paulo. Também tra-balhou na paróquia o Pe. Ottorino Assolari, membro da Congrega-ção Sagrada Família de Bérgamo. Atualmente ele é bispo da diocese de Serrinha, BA. Pe. Ottorino foi auxiliado pelo Pe. Ettore Dotti, da mesma congregação, e que atual-mente é bispo de Naviraí, MS.

Outros padres que trabalharam na paróquia São Gabriel Arcanjo e São Sebastião: Pe. Marcelino Bravo, Pe. Antonio Pereira (Paco), Pe. Antonio Bajek, Pe. Aédio Odilon Pego e, des-de 9 de setembro de 2011, o pároco é o Pe. Benedito Batista.

O Pe. Benedito tem 64 anos de ida-de e nasceu em Assaí, PR. Após ser irmão religioso da Congregação do Sagrado Jesus, durante 10 anos, fez um ano de postulantado, em 1990, no Seminário São José, e foi ordena-do padre em 1995, na paróquia Santa Rosa de Lima de Iretama.

Igreja matriz São Gabriel Arcanjo e São Sebastião

Placa de inauguração da casa paroquial

Pe. Benedito Batista, pároco Casa paroquial

Segunda igreja, fotografada em 7 de maio de 1998. A parede da frente é no formato de um livro aberto

Foto: Fernando C. Vieira