riopharma especial 116

16
Logomarca expressa momento da profissão Pág. 8 Trabalhos científicos serão divulgados na Revista Brasileira de Farmácia Pág. 15 Nº 116 l Nov l Dez 2014 REVISTA ÓRGÃO OFICIAL DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Em uma edição especial

Upload: crf-rj

Post on 07-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Riopharma Especial 116

Logomarca expressa momento da profissãoPág. 8

Trabalhos científicos serão divulgados na Revista Brasileira de Farmácia Pág. 15

Nº 116 l Nov l Dez 2014R E V I S T A

ÓRGÃO OFICIAL DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

E m u m a e d i ç ã o e s p e c i a l

Page 2: Riopharma Especial 116

2 l Revista nº 116 nov l dez 2014

ConviTe do PResidenTe

índicePág. 2 ConviTe do PResidenTe

Pág. 10 o CenTRo de Convenções

Pág. 4 A hisTóRiA do RioPhARMA

Pág. 8 A LogoMARCA do CongResso

Pág. 3 ediToRiAL

Pág. 14 A CoMissão CienTíFiCA

Pág. 15 PRêMio RioPhARMA - PeRsonALidAdes

Pág. 15 PRêMio RioPhARMA - TRABALhos CienTíFiCos

Pág. 10 A gRAde do CongResso

Pág. 11 FeiRA, sTAnds e PATRoCínios

Pág. 7 A oiTAvA edição

Pág. 9 A CidAde

Pág. 12 evenTos PARALeLos

Pág. 14 As CoMissões

Pág. 12 ABF, uMA PARCeRiA de Peso

Pág. 14 A CoMissão oRgAnizAdoRA

Na condição de presidente do Conselho Re-gional de Farmácia do Estado do Rio de Janei-ro, tenho a grata satisfação de, em nome de toda a Diretoria, convidar você a participar do 8º Congresso RIOPHARMA, a ser realizado no período de 15 a 17 de outubro de 2015.

O congresso acontecerá no Centro de Convenções SulAmérica, um local de grandes eventos e em região central da cidade do Rio de Janeiro. Serão três dias nos quais criare-mos um ambiente ideal para a apresentação

de trabalhos científicos; para atualização, capacitação e desenvolvimento profissio-nal; para encontros com colegas e empresas do segmento; para homenagens a nomes de reconhecido saber e, principalmente, para levantarmos questões sobre os velhos e os novos paradigmas da profissão.

Contamos com a sua valiosa presença.

Dr. Marcus AthilaPresidente do CRF-RJ

Page 3: Riopharma Especial 116

Este número extra de nossa revista objetiva fazer a apresentação prévia do 8º Congresso RIOPHARMA de Ciências Farmacêuticas. Em sua oitava edição, a ser realizada em outubro do próximo ano, o con-gresso terá como tema central “A Prescrição Farma-cêutica e os Novos Paradigmas da Profissão”. Identi-ficamos neste tema uma importância ímpar diante do quadro nacional onde o farmacêutico, o seu conhecimento acadêmico e a sua vasta e histórica experiência como profissional da saúde aparecem com um novo valor aos olhos da sociedade. Este novo valor nos obriga a uma verdadeira reconstru-ção da profissão sob diferentes luzes, cujas matizes passam pela humanização do ofício, pela tecnologia avançada e por corretas políticas públicas. O desafio primeiro é entender-se capaz de mudar a si próprio; o desafio segundo é mostrar-se melhor depois da transformação.

o desafio definitivo é ter a coletividade favorecida

pelas mudanças.

Esta é a pretensão do 8º Congresso RIOPHARMA, fundamentada, antes de qualquer coisa, no traba-lho de duas comissões de alto nível. Contamos com a Comissão Organizadora e a Comissão Científica,

cujos colegas são dedicados e empenhados em ofe-recer um congresso no Rio de Janeiro, não somente compatível com o sonho dos seus idealizadores, res-ponsáveis pela primeira edição em 1999, mas alinha-do com os desejos e a necessidade real de rediscutir a profissão. Tanto em formato quanto em conteúdo, serão contempladas áreas críticas de discussão, que passarão por questões de atualização profissional, do intercâmbio de informações técnico-científicas e por questões de políticas farmacêuticas da saúde.

Nesta edição, além das informações iniciais da oi-tava edição, oferecemos um breve passeio histórico pelas diferentes edições do Congresso RIOPHARMA, desde o seu início. Este passeio nos ajudará a dar a verdadeira dimensão do evento, ao mesmo tempo em que nos torna conscientes, como organizadores, patrocinadores, expositores, congressistas e demais participantes, do nosso papel em prol da proteção da saúde da população e da valorização da profis-são, em um privilegiado momento da Farmácia.

Dr. Carlos SantaremPresidente do

8º Congresso RioPharma

Reconstruindoa profissão

ediToRiAL

3 l Revista nº 116 nov l dez 2014

Page 4: Riopharma Especial 116

A história do RioPhARMAReunindo profissionais que atuam na área farm acêutica, convidados e autoridades nacionais

e internacionais, o Congresso RIOPHARMA fez uma história marcada por momentos grandiosos.

MeMóRiA

4 l Revista nº 116 nov l dez 2014

1º Congresso

2º Congresso

“Qualidade e integração na América Latina - Por uma

globalização sem desigualdades”Realizado em junho de 1999, o evento ofere-

ceu 3 conferências, 9 palestras, 18 mesas-redon-das, 8 cursos e vários painéis.

“Atuação Farmacêutica: Tecnologia e Ética”

Realizado em maio de 2001, o congresso con-tou com 3 conferências magnas, 12 mesas-redon-das, 15 palestras, 8 cursos e atividades sociocul-turais.

Page 5: Riopharma Especial 116

A história do RioPhARMAReunindo profissionais que atuam na área farm acêutica, convidados e autoridades nacionais

e internacionais, o Congresso RIOPHARMA fez uma história marcada por momentos grandiosos.

3º Congresso

4º Congresso

“Assistência Farmacêutica: Reconstruindo a unidade”

Realizado em junho de 2003, o congresso foi es-truturado com 3 conferências, 12 mesas-redondas, 14 palestras e 3 fóruns: o de Atenção Farmacêuti-ca, o de Assistência Farmacêutica Pública e o de Indústria Farmacêutica e Farmoquímica.

“A transformação do conhecimento”Realizado em junho de 2005, pôde oferecer

aos participantes 4 conferências, 8 mesas-redon-das, 20 palestras, lançamento de livro, atividades socioculturais, além do Encontro Nacional sobre Deontologia e Ensino Farmacêutico.

5 l Revista nº 116 nov l dez 2014

Page 6: Riopharma Especial 116

5º Congresso

6º Congresso

7º Congresso

“ Humanização e Respeito à Vida “Realizado em setembro de 2007, o congresso

contou com 4 conferências, 12 mesas-redondas, 20 palestras e 7 cursos.

“Segurança do paciente: uma questão de todos e de cada um de nós “

Realizado em setembro de 2011, o evento ofe-receu 2 mesas-redondas, 38 palestras, 8 cursos, 1 “workshop”, 1 fórum, 1 encontro e 2 seminários.

“ Antigas Práticas, Novos Desafios da Profissão Farmacêutica “

Realizado em agosto de 2013, o congresso contou com 1 conferência, 6 mesas-redondas, 1 fórum, 29 palestras, 4 cursos.

6 l Revista nº 116 nov l dez 2014

Page 7: Riopharma Especial 116

7 l Revista nº 116 nov l dez 2014

A escolha do tema do 8° Congresso RIOPHARMA nos remete a uma exposição de temas sob foco de elevado cunho humanístico, uma vez que, ao levan-tarmos assuntos como a prescrição farmacêutica e outros paradigmas da atualidade profissional, o fa-remos em sintonia com os valores e preceitos éticos da nossa profissão, ao mesmo tempo em que volta-dos para o desenvolvimento de capacidades relacio-nadas à inserção da ciência farmacêutica e de seus benefícios no cotidiano do ser humano.

e o cotidiano mudouE poderá ter mudado ainda mais, logo após a lei-

tura deste texto.Até mesmo a velocidade das mudanças do coti-

diano está mudando. Mais rapidamente ainda.Uma nova epidemia ou uma nova droga podem

estar surgindo nesta hora.Agora mesmo, uma nova ação de prevenção ou

um novo tratamento podem estar sendo desenvol-vidos para melhorar a qualidade de vida das pesso-as. E, até mesmo, aumentar sua expectativa de vida. Ou não; visto que a água que chega aos nossos lares pode estar com uma quantidade indesejável e peri-gosa de antimicrobianos, de hormônios e tóxicos dos mais variados, nunca antes imaginável.

Neste quadro, o farmacêutico encontra uma gama variada de oportunidades, as quais serão, elas mesmas, catalisadoras de enormes mudanças em

A oitava ediçãosua vida como profissional e na vida das pessoas, como usuárias dos produtos e serviços farmacêuti-cos. Diante de tais oportunidades, teremos de ser capazes de nos reconstruir como profissionais e de partirmos para uma reconstrução da Farmácia como ciência e como profissão, reconhecendo as novas prioridades da humanidade, vislumbrando as fu-turas ações, quebrando os paradigmas antigos, es-crevendo as novas verdades. Sendo os verdadeiros agentes de mudança.

Esta reconstrução nos conduzirá a um novo por-tal. O 8º Congresso RIOPHARMA tem a pretensão de ajudar a iluminá-lo, bem como contribuir com o nosso preparo para atravessá-lo, com a propriedade única e poderosa de quem domina a Ciência Farmacêutica.

Para o presidente do CRF-RJ, Marcus Athila, esta edição do congresso, “pela magnitude dos temas que serão colocados para discussão, já se mostra como um evento onde os farmacêuticos, professo-res, estudantes de Farmácia, empresas e até mesmo outros profissionais que atuam na área das Ciências da Saúde, não podem faltar”.

Para Maria Letice, presidente da ABF, “o evento terá como característica a diversidade dos temas e o alto nível dos palestrantes”.

Carlos Santarem, como presidente do 8° RIO-PHARMA, ressalta que os participantes do congresso “terão um rico envolvimento com os aspectos críti-cos da profissão, através da participação em debates com colegas de reconhecido saber e experiência”.

TRAnsFoRMAção

Page 8: Riopharma Especial 116

8 l Revista nº 116 nov l dez 2014

A logomarca do CongressoOs membros da Comissão Organizadora do 8º Congresso, ao discutirem a logomarca do evento, enten-

deram que seu desenho deveria expressar a essência da oitava edição e, desta forma, trouxeram para si a responsabilidade pela idealização da imagem. Isto porque a essência do congresso teve a sua formulação e o seu preparo conduzidos pelos integrantes da própria Comissão e, por isso mesmo, ninguém melhor para tratar do assunto. Assim foi feito.

A referênciaComo primeiro passo, a referência na qual

a logomarca deveria estar associada seria “re-construção”.

o desenho principalA primeira decisão foi a de manter a imagem

característica do RIOPHARMA, com o desenho estilizado das ondas das praias do Rio onde se veem mergulhadas as representações do gral e do pistilo. A disposição das ondas, criando grais em posições contrárias, assegura a mensagem subliminar de visões diferentes sobre o mesmo tema, que sempre levam à reflexão. Exatamen-te como tem de ser nosso congresso.

o tipo das letras foi mantidoo mesmoEste cuidado preliminar em manter a simbo-logia básica da logomarca se baseou no fato de que, mais do que simplesmente o novo, é a renovação pela reconstrução aquilo que o congresso quer provocar.

A marca específica da oitava edição foi escolhida de maneira cuidadosa. Deveria ser algo que expressasse o rompimento com uma evolução linear e uma corajosa re-construção a partir de si mesmo. Essa é a linha do oitavo congresso e é esse o desafio do momento para a nossa

profissão. Assim foi escolhida a imagem do Oroboros, que se posiciona para formar a figura do oito.

A idealização da logomarca coube, exclusivamente, à Comissão Organizadora; no entanto, a sua concretização só foi possível através de uma equipe especializada de criação, que interpretou e projetou a ideia da Comissão

A marca

Page 9: Riopharma Especial 116

9 l Revista nº 116 nov l dez 2014

A cidadeA cidade do Rio de Janeiro tem reconhecida

competência na organização de megaeventos.São eventos festivos, religiosos e esportivos

que congregam, cada um, e em poucos dias, milhões de pessoas.

Este fato nos garante afirmar que a cidade estará pronta e disponível com todos os seus recursos para receber todos os participantes do 8° Congresso RIOPHARMA.

Bons aeroportos, bons hotéis, hostels, fa-cilidade de acesso ao Centro de Convenções SulAmérica por ônibus, táxi e metrô, bons res-taurantes e uma excelente comida esperam aqueles que desejam participar de um magní-fico congresso no Rio.

Tudo isto, com a reconhecida hospitalidade da cidade e cercado por belezas naturais ini-gualáveis.

Por essas e outras razões, a cidade do Rio de Janeiro está entre as mais cotadas no mundo para a realização de congressos; e por esta e outras razões esperamos receber você em outu-bro, no RIOPHARMA.

As dimensõesAs letras e as ondas, ao invés de tra-

balhadas em apenas duas dimensões, ga-nharam profundidade em uma terceira di-mensão. O objetivo foi criar a ideia de que existe uma nova forma de se enxergar qual-quer problemática, e sob uma nova ótica. Existirá sempre uma nova dimensão.

em um desenho extremamente rico.A instituição de um logo bem construído, à luz de nos-

sos valores e impregnado com a essência que formulamos, o torna uma verdadeira bandeira; uma missão escrita na forma de desenho e arte. Ao construirmos a logomarca, esta foi a nossa intenção. Esta é a nossa responsabilidade.

As coresEm todas as edições do Congresso RIO-

PHARMA existe o conceito de duas cores principais. Aí também se apresenta a ques-tão da dualidade que nos leva a provocar pensamentos sobre os vários conflitos, tão comuns ao cotidiano humano, principal-mente no meio científico.

Manter as duas cores, enxergando-as como uma visão dual e entendendo que o nosso congresso tem a responsabilidade de levantar os paradigmas e rediscuti-los sob óticas diferentes, foi uma decisão unânime.

As cores escolhidas para este congresso foram o vinho e o ouro. A primeira cor colo-ca a essência do alimento e da sabedoria; a segunda, a essência da nobreza.

Page 10: Riopharma Especial 116

10 l Revista nº 116 nov l dez 2014

Serão três dias de muitas atividades voltadas para troca de experiências, atualização profissional e ca-pacitação em temas importantes e apresentados por profissionais nacionais e internacionais.

A grade do Congresso está desenhada para ocor-rerem conferências, mesas-redondas, painéis, fórum, simpósios, palestras e cursos, distribuídos de uma forma que permita ao participante usufruir ao máxi-mo de toda a programação.

A grade do Congresso

O Centro de Convenções SulAmérica tem loca-lização central, infraestrutura e tecnologia de pon-ta para atender grandes eventos. São espaços des-tinados para receber, simultaneamente, palestras, “workshops”, congressos, convenções e feiras nacio-nais ou internacionais.

O Centro de Convenções SulAmérica está situado na Av. Paulo de Frontin, Cidade Nova, bem ao lado da Prefeitura do Rio, região central da cidade. Sua locali-zação é privilegiada, já que está a apenas 15 minutos do Aeroporto Santos Dumont, a 20 minutos do Ae-

o Centro de ConvençõesVista panorâmica em 3D do segundo pavimento – local de realização do Congresso

O 8° Congresso RIOPHARMA oferecerá aos pro-fissionais farmacêuticos uma programação científica bem fundamentada e repleta de oportunidades de investimento em sua vida profissional.

roporto Internacional Tom Jobim, a menos de 10 mi-nutos da Rodoviária Novo Rio e entre as estações de metrô Estácio e Cidade Nova. Além disso, as principais linhas de ônibus que circulam pela cidade passam pelo local, facilitando o deslocamento. Uma diversifi-cada rede hoteleira também pode ser encontrada nas proximidades do Centro de Convenções SulAmérica.

Os expositores, visitantes e congressistas podem contar com o conforto e a segurança do estaciona-mento coberto, com aproximadamente 1.000 vagas (no subsolo).

Venha conviver,

ouvir e dialogar com

profissionais atuantes e

respeitados no segmento.

Aproveite o 8° Congresso

para identificar as novas

oportunidades de colocação

no mercado de trabalho e

para capacitar-se a elas.

Page 11: Riopharma Especial 116

A Feira, os “stands” e os patrocínios

negóCios

Marcar a imagem da sua empresa em um evento no qual os farmacêuticos discutirão os paradigmas da profissão e os novos caminhos não é tão somente um investimento; embora, como investimento, seja indiscutível.

Estar presente na feira, como empresa, é mostrar para esse novo profissional farmacêu-tico, com novas atribuições e formador de opi-nião cada vez mais fortalecido pelo reconheci-mento da sociedade, que a sua empresa, além de prestigiar este momento da profissão, tem produtos e serviços capazes de ajudar o farma-cêutico em todos os segmentos nos quais ele atuará e influenciará.

Quanto aos patrocínios, eles se apresenta-rão das formas mais variadas, no sentido de permitir toda a combinação viável e vantajosa para as empresas que ajudarão a fazer do RIO-PHARMA um evento de sucesso.

Para mais informações sobre a feira, os “stands” e as diferentes formas de

patrocínio, envie um e-mail para [email protected]

11 l Revista nº 116 nov l dez 2014

Page 12: Riopharma Especial 116

12 l Revista nº 116 nov l dez 2014

Durante os três dias, uma feira com “stands” e novidades per-mitirá aos congressistas percorrer por um espaço onde as insti-tuições e empresas apresentarão seus serviços e produtos para um público visitante altamente qualificado e estimado em 1.500 participantes.

E durante o congresso, ocorrerá a reunião plenária do Con-selho Federal de Farmácia. Assim nos assegurou pessoalmente nosso presidente, Walter da Silva Jorge João, em reunião reali-zada em Brasília, com o presidente do CRF-RJ e o presidente do 8° Congresso RIOPHARMA. Teremos, durante todo o evento, a presença de todos os conselheiros de todos os estados do país, participando, visitando a feira e trocando experiências.

Acompanhando toda a programação científica, muitos mo-mentos de encontros, confraternização e homenagens marca-rão os três dias da 8ª edição do RIOPHARMA.

No primeiro dia, uma novidade: nasce na edição deste ano o “Prêmio RIOPHARMA - Personalidade”, conferido a personali-dades cujas ações ajudaram na valorização da nossa profissão. Os nomes dos premiados: Jorge Cavalcanti de Oliveira e Levy Gomes Ferreira.

Ainda no primeiro dia e logo após a conferência, acontecerá a solenidade de entrega da Comenda de Mérito Farmacêutico, quando nomes de reconhecida importância para a Farmácia serão homenageados pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro. Após a solenidade e com uma boa mú-sica de fundo, um coquetel reunirá os presentes.

No segundo dia, após a segunda conferência, mais encon-tros: desta vez com a solenidade dedicada ao “Dia da Orienta-ção Farmacêutica”, e nela, a “Homenagem aos Quarenta”, quan-do também serão homenageados os colegas que atingiram a nobre marca de 40 anos de profissão.

No terceiro e último dia, e após uma conferência dedicada ao tema “Trabalhos Científicos”, mais uma oportunidade de en-contros e confraternização. O congresso elegeu este dia para a premiação dos trabalhos científicos apresentados e aprovados.

Com o espírito do Rio de Janeiro, o 8° Congresso RIOPHARMA abraçará a todos com imensa satisfação.

eventos paralelos

Mais:

uma parceria de peso

ABF,

Page 13: Riopharma Especial 116

13 l Revista nº 116 nov l dez 2014

Um projeto do peso do Congresso RIOPHARMA exige apoio de instituições renomadas e junção de forças. Esta é a visão do CRF-RJ.

A reputação do RIOPHARMA atravessa fronteiras e, por isso mesmo, elas não são barreiras que possam impedir a inscrição de profissionais e estudantes de outros estados. A história do RIOPHARMA mostra a participação de farmacêuticos dos mais diferentes lugares do País, em busca de atualização profissio-nal. Na história do congresso encontramos, inclusive, profissionais de outros países.

Entendendo a responsabilidade que nos cabe em assegurar e continuar sacramentando a reputação do nosso congresso, enxergamos a parceria da ABF como fator crítico de sucesso. Daí a celebração de um convênio com a associação que, de mãos dadas com o CRF-RJ, envidará todos os seus esforços na or-ganização do 8° Congresso RIOPHARMA.

São muitas as razões que embasam esta decisão. Algumas delas, apresentamos a seguir:

n A ABF:

n Congrega Farmacêuticos e Acadêmicos de Far-mácia;n Foi criada em 20 de janeiro de 1916. Está sedia-

da na cidade do Rio de Janeiro, sendo a mais antiga associação farmacêutica em atividade no país;n É uma instituição de fins não econômicos, de

caráter científico-profissional;n Possui âmbito nacional, o que confere caráter

nacional a eventos por ela realizados;n Promove a Memória da Farmácia: o Museu de

Farmácia Antônio Lago funciona em sua sede;n Edita sem interrupção, desde 1920, a Revista

Brasileira de Farmácia-RBF, periódico indexado de âmbito internacional, bastante respeitado nos meios farmacêutico e científico.

Não bastassem tais razões, o “Dia Nacional do Farmacêutico” falaria por si só. A Resolução nº 460, de 23/3/2007, do Conselho Federal de Farmácia, re-conhece o dia 20 de janeiro como o “Dia do Farma-cêutico”, em todo o território nacional, considerando que “a comemoração nesta data ocorre desde 20 de janeiro do ano de 1942, em face da decisão unânime dos farmacêuticos reunidos na cerimônia comemo-rativa de aniversário da Associação Brasileira de Far-macêuticos -ABF” e que “a data escolhida refere-se à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos -ABF, criada em 20 de janeiro de 1916, à época, a maior instituição representativa da categoria far-macêutica no país”. A Lei nº 12.338, de 25/11/2010, instituiu, então, o dia 20 de janeiro como o “Dia Na-cional do Farmacêutico”.

Com a celebração do convênio com a ABF para a re-alização do 8° RIOPHARMA, o CRF-RJ repete uma par-ceria de sucesso selada em edições do passado e que se consagraram no meio científico: o 3°, 4° e 5° Congressos RIOPHARMA, respectivamente em 2003, 2005 e 2007.

CRediBiLidAde

Page 14: Riopharma Especial 116

14 l Revista nº 116 nov l dez 2014

O 8º Congresso RIOPHARMA de Ciências Farmacêuticas teve seu desenho estrutural alinhavado nos mes-mos moldes do primeiro congresso, e como assim foi repetido nos quatro congressos posteriores até a quinta edição, inclusive. Foi uma opção, entre tantas outras possíveis, mas com uma história de mais de uma década de sucesso. Desta forma, o arcabouço do congresso foi montado com duas comissões, cada uma delas com responsabilidades específicas.

As ComissõesesTRuTuRA

A Comissão organizadora

8º RIOPHARMA

Carlos SantaremPresidente

Aline Coppola NappVice-Presidente

Maria Letice Couto de AlmeidaTesoureira

Elizabeth Zagni Schmied GonzagaSecretária

Alaíde dos Santos RodriguesBruno da Silva FreireDenise Hammes TorresElizabeth Valverde MacedoFábio Lima ReisJosé Roberto Lannes AbibJosélia Cintya Quintão Pena FradeMaely Peçanha Fávero RettoMarcus Vinicius Romano AthilaRaquel Costa Dutra NascimentoRobson Roney BernardoTalita Barbosa Gomes

A Comissão Científica

A Comissão Científica do 8º RIOPHAR-MA é composta por nomes de farmacêu-ticos de alto conceito no meio científico, os quais serão responsáveis, entre tantas atividades, pela elaboração das instruções para submissão de trabalhos científicos e para a apresentação dos aprovados du-rante o congresso; pela elaboração dos cri-térios para avaliação, aprovação, recusa e certificação dos trabalhos científicos; pela elaboração dos critérios para concessão do 8º Prêmio RIOPHARMA ao melhor trabalho científico e Menções Honrosas aos traba-lhos que se destacaram nas suas áreas; pela elaboração dos critérios de divulgação de todas as fases da avaliação e da apresenta-ção dos trabalhos.

Está como presidente da Comissão Científica, o Dr. Luiz Fernando Secioso Chiavegatto.

Page 15: Riopharma Especial 116

15 l Revista nº 116 nov l dez 2014

As Comissões Prêmio RioPhARMA

A Comissão Organizadora do 8º Congresso criou uma nova modalidade para o Prêmio RIOPHARMA. Assim, a cada edição do congresso, a Comissão Or-

inovAção

ganizadora elegerá dois nomes, os quais contribuí-ram com a valorização do profissional farmacêutico.

Os primeiros agraciados serão dois nomes bas-tante conhecidos pelos farmacêuticos. São eles: Jor-ge Cavalcanti de Oliveira e Levy Gomes Ferreira.

Prêmio RioPhARMA – Personalidades

A data limite para envio dos resumos dos traba-lhos científicos é 15 de junho de 2015 e, em breve, será divulgada a metodologia de inscrição para a submissão à Comissão Científica do 8º RIOPHARMA.

A submissão dos resumos não está condicionada ao pagamento da taxa de inscrição no Congresso. Entretanto, após a aprovação do trabalho pela Co-missão Científica, pelo menos um dos autores deve-rá estar inscrito no evento, havendo o limite de apre-sentação de três trabalhos por inscrição.

Os autores deverão apresentar o trabalho aprova-do na forma de pôster, com a dimensão máxima de 0,95m de largura por 1,50m de altura, sendo respon-sáveis pela fixação no painel conforme área de conhe-

Prêmio RioPhARMA – Trabalhos Científicos

Todos os trabalhos aprovados serão publicados na RBF (Revista Brasileira de Farmácia), em uma numeração especial, somente para os trabalhos do congresso.

Ao melhor de todos será conferido o Prêmio RIOPHARMA – Trabalhos Científicos. Aos trabalhos científicos que se destacarem será conferida Men-ção Honrosa. O julgamento será realizado pela Co-missão Científica do evento, com base no resumo enviado.

Presidente da Comissão Científica:Luiz Fernando Secioso Chiavegatto

Coordenadoras:Carla Patrícia de Morais e CouraCarmelinda Monteiro da Costa AfonsoMelissa Manna Marques

Avaliadores dos Trabalhos Científicos:Alex Sandro Rodrigues BaienseAna Lucia Vazquez VillaBarbara da Silva e Souza LorcaCarla Holandino QuaresmaCatharina Eccard FingoloEduardo Ricci JuniorElisabete Pereira dos SantosErica Velloso PennaforteFernanda Marques PeixotoGisela Maria Dellamora OrtizJoão dos Santos Gonçalves

José Carlos Saraiva GonçalvesLais Bastos da FonsecaLeonardo Moreira da CostaLucio Mendes CabralMaely Peçanha Fávero RettoMarcia Maria Barros dos PassosNaira Villas Boas Vidal de OliveiraRenata da Silva ZardoRita de Cássia Elias EstrelaRita de Cássia da Silva Ascenção BarrosRobson Roney BernardoSheila GarciaTarcísio José PalhanoThais Biondino SardellaTheo Luiz Ferraz de SouzaValéria Pereira de SousaValter Luiz da Conceição GonçalvesZaida Maria Faria de Freitas

8º Congresso RioPhARMA - Comissão Científica

* N

omes

dos

col

egas

farm

acêu

ticos

con

firm

ados

até

o

fech

amen

to d

esta

edi

ção.

cimento e por sua retirada ao final da apresentação.

Page 16: Riopharma Especial 116

20 l Revista RioPharma l ago . set . out 2014