rio das ostras 12 09 2014

32

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 03-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Rio das Ostras 12 09 2014
Page 2: Rio das Ostras 12 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS2 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de setembro de 2014

EXPEDIENTE - Propriedade: EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e Agências de Notícias • Sede e Parque Gráfico Próprios. Rua: Benedito Peixoto, 90 Centro Macaé/RJ Tel. (22) 2106-6060 - CNPJ: 29699.626/0001-10 • Registrado na forma da

lei • Diretor Presidente: Oscar Pires • Vendas de Publicidade: Felipe (22-21066060) • Diagramação: Cézar Lobo ([email protected]) • Fotos: Wanderley Gil ([email protected]) • Acesse: www.odebateon.com.br • E-Mail: [email protected] • A direção de O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. • Filiado à ADJORI - RJ Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ADI Brasil • ANJ Associação Nacional de Jornais.

RIO DAS OSTRAS

FOTOS: GABRIEL SALES

Prefeitura o�cializa união de mais de 100 casais

Casal José Francisco e Graziela de Oliveira comemora a entrega do documento, ao lado das filhas

A última sexta-feira, 5, foi uma noite muito especial para os 104

casais que participaram do Casamento Coletivo promo-vido pela Prefeitura de Rio das Ostras durante a Semana da Família, em maio. A Secretaria de Bem-Estar Social entregou as certidões de casamento a esses pares que, assim, oficia-

lizam sua união.De acordo com a secretária

Rose Santos a iniciativa foi um grande sucesso, tanto que a Administração Pública já conta com uma lista de quase 200 casais interessados em oficializar a união.

Por conta dessa demanda, a Prefeitura já planeja realizar, em dezembro, um novo casa-

mento coletivo.Rozelma Rodrigues e An-

dré Oliveira Santos disseram que só puderam realizar esse sonho com a ajuda da Prefei-tura, já que não tinham como arcar com as despesas do cartório. “Estamos junto há três anos, e selar essa união nos deixa mais confiantes e nos permite planejar o futu-

ro”, afirma Rozelma.João Batista da Conceição

e Adenilza Paes de Souza, que vivem juntos há 12 anos, decidiram oficializar a união em respeito aos preceitos de sua religião. “O que ganha-mos não nos permite arcar com essas despesas. Agora estamos muito mais felizes e em paz com Deus”, destacou.

Vivendo em união há dois anos, José Francisco Couto e Graziela Terra de Oliveira têm uma filha, Vanda Vitó-ria. Para eles, participar do casamento coletivo foi uma felicidade. “Essa oportuni-dade veio para realizar nos-so sonho e abençoar a nossa pequena filha”, completou José Francisco.

André de Oliveira e Rozelma Rodrigues se sentem mais confiantes após receber certidão de casamento

Page 3: Rio das Ostras 12 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de setembro de 2014 3

MAuRICIO ROChA

Banco de Empregos: empresa oferece 150 vagasO Banco de Empregos da Prefeitura

de Rio das Ostras está cadastran-do interessados em participar de

um processo seletivo para empresa de ônibus da Região. Estão disponíveis 150 vagas, com oportunidades para motoris-tas, cobradores, borracheiros, mecânicos e lanterneiros. Os interessados devem procurar o Banco de Empregos, no Cen-tro de Cidadania, no Âncora, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A seleção será realizada no Centro da Cidadania, no sábado, dia 13, a partir das 8h30. Dependendo da descrição da vaga, os candidatos deverão realizar uma pro-va de Português, Matemática e prática de direção.

“No último processo seletivo desta empresa recebemos cerca de 400 can-didatos. Estamos preparados para rece-ber um grande número de interessados novamente. O ideal é que os candidatos

tragam seus documentos até a próxima sexta, dia 12”, destaca Maria do Carmo Trilha, coordenadora do Banco de Em-pregos.

A coordenadora também explica que a empresa possui escola para treinamen-to de seus colaboradores. “Os aprovados serão treinados”, afirma.

DOCUMENTAÇÃO

Para se inscrever é necessário levar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, carteira profissional e comprovante de residência, PIS/PASEP ou Cartão do Cidadão e Certificado de Reservista. Os candidatos a motoristas deverão ter carteira de habilitação nas categorias: D, E ou AD.

Mais informações sobre este processo seletivo podem ser obtidas pelos telefo-nes 2771- 6413 e 2771-6428.

Banco de Empregos cadastra interessados em participar de processo seletivo para empresa de ônibus da Região, que oferece 150 vagas.

Page 4: Rio das Ostras 12 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS4 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de setembro de 2014

Padaria Escola inscreve para cursos de quali�cação

GABRIEL SALES

Prefeitura de Rio das Ostras oferece, até dia 12 de setembro, 50 vagas para cursos de Panificação e Confeitaria na Padaria Escola

A Prefeitura de Rio das Ostras oferece aos mora-dores mais dois cursos de

Qualificação Profissional reco-nhecidos pelo mercado. Graças a uma parceria entre o Senai e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, foram abertas 50 vagas para os cursos de Panificação e Confeitaria. As inscrições podem ser reali-zadas na sede da Padaria Escola, no Parque da Cidade, das 9h às 17h, até o dia 12 de setembro ou quando forem preenchidas as vagas.

Para fazer as inscrições, é ne-cessário residir no Município e levar os seguintes documentos: original e duas cópias (uma fi-ca arquivada na Prefeitura e a outra no Senai) da carteira de Identidade, CPF, comprovantes

de residência e da escolaridade exigida para o curso (60 ano con-cluído do Ensino Fundamental). Os interessados também devem ter mais de 18 anos.

CERTIFICAÇÃO DO SENAI

O curso de Panificação, que acontece de segunda a sexta, das 8h às 12h, terá 300 horas de au-las práticas e teóricas e vai ensi-nar o aluno a fazer diversos tipos de pães e produtos congêneres, desde o preparo das massas até a conservação.

Já o curso de Confeitaria, que também tem 300 horas de aulas práticas e teóricas, de segunda a sexta, das 13h às 17h, vai possibi-litar conhecer os ingredientes e as boas práticas de fabricação e hi-giene e dominar a técnica de ma-

nipulação, sempre respeitando os padrões de qualidade e segurança exigidos.

Os dois cursos oferecem certi-ficado com a chancela do Senai, que garante aos alunos formados uma excelente receptividade nas empresas da região.

Nos anos de 2013 e 2014, a Pa-daria Escola formou 105 padeiros e 44 confeiteiros, além de 32 cozi-nheiros industriais. A previsão é de que 45 alunos se formem nos cursos de Cozinheiro Industrial e Auxiliar de Cozinha já no final de setembro.

O início das aulas dos cursos de Panificação e Confeitaria está previsto para o dia 6 de outubro. Mais informações sobre as ativi-dades da Padaria Escola podem ser obtidas pelo telefone (22) 2771-6364.

Page 5: Rio das Ostras 12 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de setembro de 2014 5

MEIO AMBIENTE

Preservar a Mata Atlântica pode dar lucro ao produtor De acordo com o estudo, o investimento para se atingir 30% de cobertura vegetal em 37 mil áreas prioritárias ao longo de toda a Mata Atlântica custaria, por ano, cerca de R$ 445 milhõesMartinho Santafé

Um estudo publicado na última edição da revis-ta Science, liderado pe-

la bióloga brasileira Cristina Banks-Leite, aponta que pa-gar taxas para que proprietá-rios em zonas rurais preser-vem uma porção maior de terras do que é obrigatório por lei, parece ser uma for-ma viável de evitar a perda de serviços prestados pela Mata Atlântica, bem como para impedir a disseminação de pragas e garantir a quali-dade das águas.

Cristina, que é professora do Imperial College de Lon-dres, na Inglaterra, e profes-sora visitante da Universida-de de São Paulo (USP), reco-nhece que o pagamento por serviços ambientais (PSA) já está em andamento no Brasil. “Mas isso costuma acontecer em escala mais local, por ini-ciativa de organizações não governamentais (ONGs) e de municípios”, observa.

Sua proposta é ampliar

DIVuLGAçãO

essa iniciativa para a escala nacional, em que o governo faria um programa para se-lecionar áreas prioritárias e propor pagamentos aos pro-prietários.

Não sairia caro: de acordo com o estudo, o investimento para se atingir 30% de cober-tura vegetal em 37 mil áreas prioritárias ao longo de toda a Mata Atlântica custaria, por ano, cerca de R$ 445 mi-lhões. Isso representa menos de 0,01% do PIB anual brasi-leiro, ou 6,5% do que é pago em subsídios agrícolas.

Segundo os pesquisadores, a área extra alocada à floresta causaria um prejuízo peque-no à produtividade (0,61% do PIB agrícola produzido nesses municípios) e nem afetaria, de fato, os ganhos dos agricultores, já que esta-riam recebendo pagamento por seu empenho na manu-tenção do ecossistema, com o benefício de assegurar a preservação desse hotspot de biodiversidade em que mui-

O mínimo para manter a �orestaO Código Florestal exi-ge que a vegetação nativa seja mantida em 20% de cada pro-priedade, de maneira que seria necessário ampliar essa área sem utilização agropecuária por meio de pagamentos.

Segundo Cristina, uma das perguntas iniciais do projeto era avaliar o mínimo de mata necessária para manter a flo-resta. “Até agora ninguém ti-nha conseguido um resultado consistente”, afirma a pesqui-sadora. Para se aprofundar nas análises ecológicas, ela sentiu falta de mais conhecimento

matemático e está cursando uma graduação a distância na área, pela Open University. Com essa visão, ela trouxe o olhar econômico para o artigo publicado na Science.

A partir dos dados sobre a fauna de vertebrados residen-te no estado de São Paulo, os pesquisadores ampliaram a estimativa para a Mata Atlân-tica inteira seguindo princípios ancorados na realidade. “Não podemos delimitar uma porção da avenida Paulista e dizer que ali precisa ser floresta”, brinca Cristina. A piada é séria; afinal,

as maiores cidades brasileiras foram erguidas em plena Mata Atlântica.

As 37 mil áreas prioritárias selecionadas pelo grupo são, na verdade, propriedades rurais em que os donos já seguem a lei e mantêm 20% da área preserva-da. “Já há uma certa quantidade de animais e plantas vivendo ali, de maneira que a recuperação seria mais simples.”

De acordo com a conta feita pelo grupo, seria necessário restaurar 424 mil hectares pa-ra chegar ao objetivo de 30% de cobertura nessas áreas. A

proporção do PIB que estimam ser o custo, menos de 0,01%, vale só para os primeiros três anos, quando parte da floresta precisaria passar por medidas de recuperação ativa. Depois disso, o custo deveria cair para 0,0026% do PIB.

Essa é uma visão de conser-vação mais voltada à prática, que se concentra em evitar que se percam serviços ecossistê-micos que de fato melhoram a vida das pessoas que moram no entorno. “Não tem a ver com a perda de espécies: algumas

vão ser perdidas, outras, mais generalistas, aparecerão”, diz Cristina. Ela acredita que o tra-balho seja um primeiro passo importante no sentido de pôr em prática a sua proposta.

“Existe agora um interesse do Ministério do Meio Am-biente, além das secretarias correspondentes em alguns estados e de ONGs, mas falta-va ter um valor e dizer quanto e onde preservar.” Segundo ela, o dinheiro existe, o momento é propício e os contatos que o grupo tem no governo indicam que a iniciativa é viável.

tas espécies estão em risco de extinção.

Os números partem de projetos de longo prazo dos biólogos Jean Paul Metzger e Renata Pardini, da USP, que avaliaram os efeitos da frag-

mentação da Mata Atlântica paulista na diversidade de anfíbios, aves e mamíferos.

O estudo de uma das áreas foi o doutorado de Cristi-na, concluído em 2009 sob orientação de Metzger. Os

resultados indicam que é preciso preservar pelo menos 30% da floresta para que se-ja mantida a integridade das comunidades de vertebrados essenciais ao funcionamento do ecossistema.

Page 6: Rio das Ostras 12 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS6 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de setembro de 2014

Parque de Tubos passará por modi�cações no trânsitoIntervenção visa garantir melhoria na fluidez do tráfego de veículos

O trânsito no Par-que de Tubos so-frerá importantes

alterações em locais on-de são registrados con-gestionamentos diaria-mente, em especial nos horários de pico.

Entre as medidas que serão adotadas a partir da próxima segunda-feira (15) está a abertura da via em continuidade à Rodovia Norte-Sul, que recebeu asfalto e sinali-zação indicativa para os motoristas.

Além disso, as novi-dades incluem também medidas para organizar o trânsito para quem utiliza o retorno para o Centro ou segue em dire-ção a Rio das Ostras pela RJ-106, minimizando os conflitos viários que causam retenções neste trecho.

Estas ações já vinham sendo negociadas pela Secretaria de Mobili-dade Urbana junto à Petrobras desde que a nova gestão assumiu a pasta, em julho. Com isso, além de beneficiar

CRéDITO

Motoristas que trafegam pelo Parque de Tubos devem ficar atentos às novas rotas

a logística e o desloca-mento dos trabalha-dores de empresas do entorno, as mudanças também trarão mais conforto e bem-estar aos condutores que precisam trafegar pela RJ-106 diariamente.

“Creio que são mu-danças que irão revolu-

cionar o trânsito neste local e melhorar a qua-lidade de vida, tanto de quem trabalha nas em-presas sediadas no Par-que de Tubos, quanto da população em geral que precisa trafegar pe-la RJ-106. Isso porque o tráfego excessivo faz com que os motoristas

tenham que aguardar muito para conseguir fazer o retorno em dire-ção Centro ou seguir em direção a Rio das Ostras. E com a implantação destas mudanças, estas dificuldades serão mini-mizadas”, disse o secre-tário de Mobilidade Ur-bana, Evandro Esteves.

As principais altera-ções no entorno do Par-que de Tubos serão as seguintes: o cruzamento da rua paralela com a RJ-106 (em frente ao retor-no para o Centro) será fechado ao tráfego. Com isso, esta rua paralela passará a funcionar em mão única, no sentido Imboassica, e os condu-tores que trafegam nela terão que seguir direto (passando em frente a IESA Oléo & Gás S.A.) para fazer o retorno em direção à Estrada Mel-

quíades Ribeiro Almei-da.

Após esta conversão, a via permanecerá em mão única, até o entron-camento com a chamada “Estrada Asfaltada” (via onde está localizado o estacionamento da Pe-trobras). A partir daí, a estrada é liberada em mão dupla até o trevo na Norte-Sul, onde os con-dutores deverão acessar a rodovia em direção a RJ-106. Ao chegarem na RJ-106, posteriormente, poderão fazer o retorno para o Centro ou seguir em direção a Rio das Os-tras.

Com o fechamento do acesso da rua paralela à RJ-106 ao retorno pa-ra o Centro que fica na rodovia para diminuir os conflitos viários, vale ressaltar que o estacio-namento irregular de

veículos, em especial nos canteiros, também será fiscalizado. Sen-do assim, solicita-se às pessoas que trabalham no Parque de Tubos que utilizem o estaciona-mento das empresas ou que estacionem somente em locais permitidos.

Por se tratar de um local com grande flu-xo de veículos, agentes de trânsito atuarão na orientação dos condu-tores sobre as mudan-ças, para permitir ao máximo a fluidez e a se-gurança viária. Por isso, os motoristas devem re-duzir a velocidade ao se aproximarem dos locais das mudanças, respeitar as orientações e a sinali-zação implantada. Os pedestres também só de-vem fazer a travessia das vias em circunstâncias e locais seguros.

Page 7: Rio das Ostras 12 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de setembro de 2014 7

Caminhada pela preservação reúne centenas de pessoas

MAuRICIO ROChA

Material que ia para o lixo virou arte em defesa da natureza pelas mãos de professores e alunos

O dia ensolarado foi o cenário perfeito para a Caminhada

pela Preservação do Ca-nal das Corujas, em Rio das Ostras, neste sábado, dia 6, que reuniu cente-nas de pessoas e coloriu as ruas de Nova Cidade. Alunos das escolas locais, idosos do Feliz Idade e moradores da localidade se uniram aos servidores municipais no evento promovido pela Prefeitu-ra, que teve o objetivo de conscientizar a população para que não despeje lixo no Canal, Área de Preser-vação Permanente (APP). Ao final da caminhada, os participantes plantaram mudas nativas.

A caminhada mobilizou várias secretarias munici-pais e reuniu crianças, jo-vens e idosos em prol da preservação do Canal das Corujas. Eles percorre-ram ruas da Nova Cidade e o entorno do Canal, com faixas, cartazes e adereços feitos com material reci-clado, com mensagens de proteção à natureza. O grupo caminhou emba-lado pela música da Ban-da da Escola Municipal Inayá Moraes D´Couto.

O secretário do Am-

biente, Nivaldo Talon, e a secretária de Educa-ção, Andrea Machado, participaram do evento. Nivaldo informou que no dia anterior, a Secre-taria do Ambiente havia realizado uma limpeza no Canal, quando foram retirados quase 1 mil qui-los de resíduos - incluindo lixo doméstico e inserví-veis, como sofá e fogão. “Queremos mostrar aos moradores a importân-cia de manter o Canal das Corujas limpo, além de informar sobre os ser-viços gratuitos de coleta oferecidos pela Prefei-tura e sobre os horários da coleta de lixo”, disse o secretário Nivaldo.

Pessoas de diferentes idades deram um exem-plo de cuidado com os recursos naturais. Léo Cortes, aluno do 2o ano da Escola Municipal Jo-venil Bastos da Silva, fez parte do evento e ainda plantou uma árvore nati-va para contribuir com o reflorestamento da mar-gem do Canal. “Eu acho muito legal participar dessa caminhada e plan-tar uma árvore. Eu faço minha parte para ajudar a natureza, não jogo lixo

no chão e nem no canal”, contou o menino.

Com a mesma disposi-ção das crianças para abra-çar a causa, Rosa Matheus, de 74 anos, integrante do Feliz Idade, esbajava ale-gria. “A gente quer con-tribuir para preservar a natureza. Eu não jogo lixo pela cidade e ainda faço trabalho de reciclagem no Programa Feliz Idade”, diz. Os idosos do Programa desfilaram carregando lin-das corujinhas, feitas com caixas de leite, e viseiras feitas de EVA.

TRABALHO ITINERANTE

Como parte das ações permanentes de Educação Ambiental, a Secretaria do Ambiente vai dar início a um trabalho de cons-cientização localizado em pontos críticos de Rio das Ostras.

De acordo com o secre-tário Nivaldo Talon tendas serão instaladas em pontos que já foram identificados pela equipe, onde há ame-aça aos recursos naturais por despejo irregular de lixo ou outras formas de degradação. O projeto será itinerante.

A proposta da Secreta-ria é que a equipe possa agir em situações de irre-gularidade, antecipando-

se ao dano ambiental e educando as pessoas en-volvidas. Enquanto isso, um profissional fica en-

carregado de conversar e orientar os moradores no entorno das áreas escolhi-das para a ação.

Page 8: Rio das Ostras 12 09 2014
Page 9: Rio das Ostras 12 09 2014

Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de setembro de 2014 9O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 10: Rio das Ostras 12 09 2014

10 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de setembro de 2014 O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Exposição de fotos abre Semana da Pátria na Cidade

GABRIEL SALES

Educadores e moradores da Cidade prestigiaram a abertura da mostra

R io das Ostras iniciou a Semana da Pátria nesta segunda-feira, 8, com a

abertura de exposição na Casa da Cultura Bento Costa Júnior , no Centro, reunindo fotos feitas por professores da Rede Municipal. A mostra “Olhar que Revela a Pátria” também conta com uma versão virtual, que pode ser visitada pelo link http://www.riodasostras.rj.gov.br/semanadapatria/. O prefeito Sabino, secretários de governo e educadores marcaram presen-ça na solenidade, que foi aberta pelo Coro Som da Pessoa, com-posto por servidores.

“Considero muito importan-te valorizar o olhar do professor sobre o Brasil, lembrando que não existe um país independen-te se não investirmos na cultu-ra e na arte. Vocês, educadores, têm uma missão complexa, que exige tempo e dedicação, de despertar nos alunos o senti-mento de Pátria”, disse Sabino.

A secretária de Educação, An-drea Machado, lembrou que ao longo da semana uma série de atividades que remetem à Pá-tria serão realizadas nas esco-las. “Consideramos esse tema muito importante para se li-mitar ao desfile cívico, por isso optamos por realizar ações que valorizem a história e a cultura brasileiras”, explicou Andrea.

Segundo o vice-presidente

da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Mário Marcelo, a parceria permanente com a Educação é fundamental. “Só conseguimos amar o que co-nhecemos, por isso precisa-mos conhecer sempre melhor a nossa Pátria. A integração entre a Cultura e a Educação é funda-mental para isso”, afirmou.

Curadora da mostra, que reúne fotos de 17 professores, Anna Rosaura Trancoso, que está à frente da Coordenadoria Municipal de Educação Conti-nuada, enfatizou a importân-cia do evento. “A exposição é fruto de um curso de fotografia que ministrei para os educa-dores. Fotografar é um ato de generosidade porque nos leva a emprestar o olhar para que o outro veja aquilo que vemos”, destacou.

“O Olhar que Revela a Pátria” vai permanecer em cartaz até o dia 30 deste mês. Na exposi-ção, cada professor mostra, por meio de imagens, a sua forma de ver a Pátria enquanto ambiente que está ao nosso redor, o meio no qual vivemos. A concepção da mostra parte do significado da palavra encontrado no di-cionário, descrita como “a ter-ra natal ou adotiva de um ser humano, que se sente ligado por vínculos afetivos, culturais, valores e história”.

SERVIÇO:

“O Olhar que Revela a Pátria”Casa da Cultura Bento Costa JuniorRua Dr. Bento Costa Jr, 70 - CentroAberto de 9h às 18h ( com exceção das segundas-feiras)Entrada francaCompartilhar no Facebook FacebookComp

Page 11: Rio das Ostras 12 09 2014
Page 12: Rio das Ostras 12 09 2014

12 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de setembro de 2014 O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Cinco alimentos que melhoram a visãoO que engorda e faz mal à saúde também prejudica a visão

Por causa do calor tropical, ou ainda por causa dos vo-tos do fim de ano, os pri-

meiros meses de 2014 são os mais indicados para abandonar velhos hábitos que fazem mal à saúde e adotar uma dieta equilibrada, cortando carboidratos, gordura trans, carne vermelha, embuti-dos, sal e açúcar.

Praticamente, tudo o que faz mal à saúde e à boa forma preju-dica também a visão. Mas, pen-sando exclusivamente na saúde dos olhos, é possível ingerir ali-mentos que de fato contribuem para enxergar bem.

De acordo com o oftalmolo-gista Renato Neves, diretor-pre-sidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, determina-dos alimentos têm o poder de re-tardar ou ainda atenuar doenças oculares. A seguir, o especialista aponta cinco alimentos que têm o poder de melhorar a visão.

CENOURAS E ALIMENTOS DE COR LARANJA

“É de conhecimento popular que comer cenoura faz bem aos olhos. E é verdade. Tanto cenou-ras quanto as demais frutas e legumes de cor alaranjada. Isso porque o betacaroteno, que é um antioxidante natural, é uma das formas indiretas de se obter a vi-tamina A que contribui com que a retina e outras partes do olho fun-cionem sem problemas. Vale res-saltar que tanto a cenoura quanto a abóbora contêm também muita vitamina C – ótimo para a saúde em geral.”

FOLHAS VERDES“Saladas de folhas verdes são

uma ótima opção não só para o verão, mas para todo o ano. Afinal, principalmente as verduras de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis, con-têm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos pro-vocados pelos radicais livres. Por conter luteína e zeaxantina, con-tribuem bastante para reduzir o risco de degeneração macular e

catarata. Além disso, esses dois poderosos antioxidantes contri-buem para diminuir o descon-forto com relação ao brilho, me-lhoram o contraste e também po-dem aumentar o alcance visual.”

OVOS“Além de também ser uma

fonte privilegiada de luteína e zeaxantina, a gema contém zin-co, que contribui igualmente para reduzir o risco de degenera-ção macular relacionada à idade (DMRI). Como os danos oxida-tivos à retina são um relevante fator de risco para a DMRI, esse tipo de antioxidante pode, então, prevenir danos celulares e a per-da gradual da visão.”

FRUTAS VERMELHAS E CÍTRICAS

“Essas frutas são ricas em vi-tamina C – que também tem um papel fundamental na prevenção de doenças oculares. Por serem poderosos antioxidantes, atuam na prevenção de doenças ocula-res e também impedindo a pro-gressão de doenças já instaladas, como o glaucoma. De todo modo, além de adotar uma dieta rica nesse tipo de alimento, é impor-tante consultar um especialista e fazer o tratamento indicado.”

PEIXES “Ricos em ômega-3 e ômega-6,

os peixes que fazem bem à saúde ocular são aqueles geralmente servidos em restaurantes japone-ses: salmão, atum, truta, além de anchovas e cavala. Por conterem ácido graxo, atuam na prevenção da Síndrome do Olho Seco. Mas, como também são ricos em vita-minas A, B6, B12, C, D e E, além de minerais, oferecem outros tantos benefícios à saúde ocular e à saú-de geral como um todo.”

Neves diz, ainda, que as recei-tas devem levar mais castanhas, linhaça e óleo de canola – já que também evitam a síndrome do olho seco, muito frequente nas grandes cidades e na terceira idade.

DIVuLGAçãO

Tudo o que faz mal à saúde e à boa forma prejudica também a visão

Page 13: Rio das Ostras 12 09 2014
Page 14: Rio das Ostras 12 09 2014
Page 15: Rio das Ostras 12 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de setembro de 2014 15

CLASSIFICADOSAnuncie: (22) 21066060 [email protected] DEBATE RIO DAS OSTRAS

www.odebateon.com.br/classificados Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de setembro de 2014 - Ano X, Nº 1196 Fundador/Diretor: Oscar Pires

Page 16: Rio das Ostras 12 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS16 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de setembro de 2014

Page 17: Rio das Ostras 12 09 2014
Page 18: Rio das Ostras 12 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS18 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de setembro de 2014

Page 19: Rio das Ostras 12 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de setembro de 2014 19

Page 20: Rio das Ostras 12 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS20 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de setembro de 2014

Page 21: Rio das Ostras 12 09 2014
Page 22: Rio das Ostras 12 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS22 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de setembro de 2014

PM recupera carro roubado e apreende duas espingardasOcorrências foram registradas em Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

grupamentos em atua-ção destacada pelo coman-do do 32º Batalhão de Polícia Milicar (BPM) de Macaé pro-moveram na manhã de quinta-feira (4) ações em Rio das Os-tras e Casimiro de Abreu.

Por determinação da 3ª Cia da Polícia Militar, uma guar-nição da PM realizou ação na rua Uruguaia, sem número, no bairro Operário, em Rio das Ostras. O local foi indica-do através de denúncia sobre veículo abandonado.

A guarnição identificou um veículo Kadett, de cor verme-lha, placa KOF-2893. Após consulta no Portal de Segu-rança foi verificado que carro era produto de furto, registra-do na 151ª Delegacia de Polícia de Nova Friburgo, conforme registro de ocorrência.

O encontro do veículo rou-bado foi registrada pelos po-liciais na 128ª Delegacia de Polícia de Rio das Ostras.

Também na quinta-feira, outra guarnição da Polícia

Militar fez a apreensão de du-as armas de fogo, localizadas através de denúncia.

De acordo com a ocorrência, as informações recebidas pela polícia eram referentes ao esconderijo de armamento, em meio a vegetação situada na margem do quilômetro 4 da Estrada Serramar, na altura do distrito de Córrego da Luz, em Casimiro de Abreu.

Ao verificar as informações, a guarnição da PM localizou um saco preto de lixo preso em uma árvore. Dentro do sa-co foram encontradas duas es-pingardas, sendo uma arma de calibre 28 com dez munições intactas e outra de calibre 36.

A apreensão das armas foi registrada pelos policiais na 121ª Delegacia de Polícia de Casimiro de Abreu.

Nas últimas semanas, o co-mando do 32º BPM tem intensi-ficado as ações de segurança não apenas em Macaé, mas também em todos os municípios da área de abrangência do Batalhão.

O foco principal, segundo o comando, é garantir o com-bate aos principais crimes registrados na região, como o roubo de veículos e o tráfico de entorpecentes. O trabalho tem gerado êxito à PM.

DIVuLGAçãO/P2

Kadett encontrado em Rio das Ostras foi roubado em Friburgo

DIVuLGAçãO/P2

Espingardas foram encontradas em mata na Estrada Serramar

Policia realiza ações em Macaé e em Rio das Ostras

Na última sexta-feira (25), a Polícia Militar realizou a apreensão de drogas em vários pontos da cidade e cumpriu dois mandados de prisão.

A primeira delas foi feita ainda pela manhã, na rua da Feirinha, s/nº, em Rio das Ostras, onde, quatro suspeitos com idades entre 26 e 33 anos, que estavam em um carro, fo-ram abordados por uma equipe da polícia que ao examinar o veículo encontrou sete buchas de maconha,

Ao todo foram apreendidos 47 pinos de cocaína e 9 buchas de maconha

tendo sido encontrados logo em se-guida, após uma busca mais especí-fica, 37 pinos de cocaína além de R$ 1.015 em espécie.

Já no período da tarde, desta vez em Macaé, foi à vez da P2 (Serviço Reservado) abordar dois suspeitos de roubar um carro, enquanto patru-lhava área próximo a rua Professor Antônio Alvares Parada, no Parque Aeroporto. Ao verificar que o carro era roubado e dada a voz de prisão um fugiu e o outro foi preso e en-caminhado para 123ª Delegacia de Polícia.

Durante o período da noite, na Ajuda de Baixo, próximo ao merca-do J. Pavani, um menor de 15anos, foi

apreendido com dez pinos de cocaí-na e duas buchas de maconha além de R$ 380 em espécie.

No Lagomar outro menor de 15 anos também foi apreendido sobe suspeita de associação com tráfico de entorpecentes. Segundo a polícia, sobre seu porte havia um rádio de médio alcance. Ele foi encaminha-do para a Delegacia de Polícia, onde após ser ouvido, foi liberado.

E por último, a P2 durante patru-lhamento na Malvina, após identi-ficar atitude suspeita abordou dois indivíduos que transitavam pelo local. Ao verificar que ambos eram foragidos a equipe cumpriu os man-dados de prisão imediatamente.

WANDERLEy GIL

Todo material recolhido pela PM ficou apreendido na 123ª DP

Page 23: Rio das Ostras 12 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de setembro de 2014 23

Cidade atrai investidores do mercado de BelezaNeste final de semana, a

Secretaria de Desen-volvimento Econômi-

co e Turismo de Rio das Os-tras participou de encontros com representantes de gran-des empresas de Cosméticos durante a Beauty Fair 2014, Feira Internacional de Beleza Profissional realizada de 6 a 9 de setembro em São Paulo. O objetivo foi apresentar a cida-de como mercado e divulgar a 7ª edição da Cosmetic & Cia, que acontece de 27 a 29 de se-tembro, na Área de Eventos de Costazul.

Institutos de pesquisas e associações do setor de bele-za apontam que grandes em-presas do ramo de cosméticos estão se instalando no estado do Rio de Janeiro, conforme divulgado na última sexta-feira, dia 5, no Jornal O Dia. E foi pensando em atrair no-vos investidores - e divulgar o

Município - que a Secretária de Desenvolvimento Econô-mico e Turismo, Carla Ennes, participou do evento em São Paulo, reunindo-se com em-presários do setor. A Feira é considerada o maior evento do segmento nas Américas e o segundo maior do mundo.

A Secretária participou de encontros de negócios com representantes de indústrias como a diretora da Bel Col Cosméticos, Marilene Coelho, que esteve em Rio das Ostras no ano passado na Cosmetic & Cia e irá retornar na edição deste ano.

“Segundo dados da Secreta-ria de Estado de Desenvolvi-mento, as empresas de cosmé-ticos e beleza investirão cerca de R$ 800 milhões e emprega-rão mais de 1,5 mil pessoas no Rio de Janeiro. É considerado o segundo mercado do País, e é por isso que estamos inves-

tindo nesta área. Fui conhecer melhor o mercado e conversar com as indústrias para trazê-las para Rio das Ostras. Nossa vitrine é a Cosmetic & Cia, que qualificará cerca de 900 pro-fissionais da área de beleza da cidade e região”, disse Carla Ennes.

Atualmente o Estado do Rio de Janeiro é um importante polo de fabricação de itens do setor de higiene e cosméticos. Reúne mais de 200 empresas do segmento, com o maior número das fábricas instala-das na Baixada Fluminense. A previsão é de que mais 1,5 mil empregos serão criados no Estado com a chegada de fa-bricantes como Cless e Mane, e a expansão de outras, como Embelleze, Niely e P&G.

Cosmetic & Cia 2014 - De olho neste mercado, que cres-ce de 6% a 8% no Brasil, Rio das Ostras sediará, de 27 a 29

de setembro, na Área de Even-tos de Costazul, a 7ª edição da Cosmetic & Cia, evento que reúne os principais nomes e empresas do segmento de Be-leza nas áreas de Estética, Ca-belo, Maquiagem e Manicure.

Ao longo destes sete anos, milhares de pessoas - entre cabeleireiros, esteticistas, manicures, maquiadores e

empreendedores - tiveram acesso às novidades do mer-cado da beleza.

Nesta edição estão progra-madas seis ações voltadas à qualificação destes profissio-nais: Simpósio de Estética, Shows de Cabelos, Workshop de Maquiagem, Workshop de Estética, Workshop de Cabe-los e Jornada de Manicure.

GABRIEL SALES

Page 24: Rio das Ostras 12 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS24 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de setembro de 2014

COISAS DE RIO DAS OSTRAS E DO BRASIL por JUSSARA LEITE

*** Os Amigos da Bossa receberam, este mês, além dos Amigos dos Amigos da Bos-sa, duas ótimas cantoras que se apresen-tam em estilos diferentes, musicalmente falando, e cada uma na sua fazendo a ale-gria dos presentes. São elas, TININHA e LENE MORAES. Os músicos que as acom-panharam são da melhor qualidade. Para-béns a todos! A nota da noite foi o FRED que adora um microfone e aproveitando o momento, com fundo musical, deu o seu recado apaixonado!!! Ele adora um xaveco! Dourado, você arrumou um concorrente! Inclua-o no próximo show que vai dar pé.

Page 25: Rio das Ostras 12 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de setembro de 2014 25

*** ANIVERSÁRIO DO DOURA-DO: O amigo completou 70 anos com muita energia e disposição! Sincera-mente, não parece! Dourado, você pode se orgulhar, pois você está mui-to bem, tanto fisicamente como de saúde também. O tema da festa foi brega, com direito a concurso, muita dança e muita alegria. O aniversarian-te estava, como sempre digo, quando me refiro a momentos de alegria, um pinto no lixo, espalhando alegria e fe-licidade por chegar aos 70 e por re-ceber seus familiares e amigos que, obviamente, curtiram muito. O Ale-xandre cantou e encantou com a sua apresentação de músicas bregas e os excelentes comes e bebes ficaram por conta do Buffet do Pedro Hoffman e sua esposa Adelina. Fartura, tanto nos comes, quanto nos bebes! Foi tanta cerveja que ao sairmos pensei que iria encontrar uma ambulância na porta para, no caso de qualquer eventuali-dade, socorrer os que deixaram cair na cervejada! Dourado mandou ver, tirando o dindim da aplicação e nos proporcionando uma festa para nin-guém botar defeito. É uma pena que só daqui a outros 70 anos teremos o prazer de estarmos juntos festejando com ele e com a Stela, pois ele vai ter que começar novamente a colocar co-mo a ‘dona baratinha, o dinheirinho na caixinha’! Dourado, parabéns por tudo de bom e pelos seus setentinhas. Será que daqui a 70 anos, ao nos en-contrarmos no céu (espero que o fes-tejo seja lá), a cerveja será liberada?

Page 26: Rio das Ostras 12 09 2014
Page 27: Rio das Ostras 12 09 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de setembro de 2014 27

COMPRANDO

Aprenda a comprar um imóvel na planta sem correr riscosComprar um imóvel na fase da planta ou em construção possibilita planejar com arquitetos, o seu futuro lar

A compra de um imóvel na planta ou em cons-trução ainda carrega o

estigma de negócio arrisca-do, porém com vantagens. O advogado Marcelo Dornellas, especialista em direito imo-biliário diz que os riscos de-pendem de fatores para sua implementação, tais como regulariadade e qualidade das obras em certezas no prazo de entrega. Veja dicas para fazer um bom negócio.

VANTAGENS DOSIMÓVEIS NA PLANTA

As construtoras geralmen-te facilitam as condições de pagamento com prazos estendidos e entradas mais baixas para atrair comprado-res e levantar os montantes necessários para a conclusão das obras.

A documentação neces-sária para realizar a compra do imóvel é adquirida com menos burocracia, pois esses imóveis não possuem pen-dências juntos aos órgãos governamentais.

Quem se interessa por esse tipo de investimento natural-mente não tem a necessidade de se mudar rapidamente e, com o prazo para o término das obras, é possível plane-jar melhor a mudança. Além disso, a infraestrutura des-ses imóveis tem as recentes novidades do mercado, com projetos modernos que le-vam em conta a evolução no estilo de vida das pessoas e por isso oferecem vantagens como garagens extras, lixeiras para coleta seletiva e maior preocupação com segurança e meio ambiente.

Comprar um imóvel na fa-se da planta ou em constru-ção possibilita planejar com arquitetos, o seu futuro lar, com o toque personalizado, como por exemplo, a amplia-ção de ambientes, mudanças nas paredes, piso e elementos

DIVuLGAçãO

As orientações para a compra de um imóvel pronto também valem para os imóveis ainda em construção

decorativos, evitando, uma reforma pesada no imóvel.

Investimento com liqui-dez: a liquidez dependerá de fatores, como a localização e configuração da planta. O fato é que os imóveis mais modernos tendem a possuir maior mercado para venda e, no caso de necessidade de livrar-se dos débitos, você conseguirá vender o imóvel com mais facilidade.

Valorização após o término da obra: embora não seja uma regra, os imóveis costumam valer mais depois de pron-tos e são, inclusive, alvos de investidores que almejam o lucro nesse tipo de transação.A COMPRA DO IMÓVEL NA PLANTA

A Proteste, Associação Bra-sileira de Defesa do Consu-

midor, orienta como passos fundamentais para a compra de um imóvel na planta ou em fase de acabamento:

Procurar por entradas pro-porcionais ao valor do imóvel é o primeiro passo, pois a en-trada deve ficar entre 20% e 30% do valor total do imóvel. Embora entradas em meno-res percentagens que essas pareçam atrativas, significam dívidas maiores, pois os pra-zos são longos e somados a maiores montantes de juros.

Depois da entrada é pre-ciso poupar o restante do valor a ser pago para possuir a maior percentagem possí-vel do valor total do imóvel. Apenas depois de finalizadas as obras, será possível nego-ciar o financiamento junto às instituições, e quanto menos

você precisar financiar, me-nor serão os gastos posterio-res com juros. As parcelas para a amortização da dívida só começam a ser pagas após a expedição do Habite-se. Segundo o Dr. Marcelo Dor-nellas, há casos em que as co-bre antes do habite-se ou até da entrega das chaves.

Pesquise as melhores con-dições de financiamento, pois quando o imóvel estiver pronto chega a hora de finan-ciar o restante do valor dele. Embora os bancos ofereçam maiores prazos para os finan-ciamentos de imóveis, muitas incorporadoras trabalham com menores taxas de juros para tornar seu negócio mais atrativo.

CUIDADOS QUE DIMINUEM O

RISCO DO NEGÓCIOOs materiais publicitários

são coloridos e atrativos, mas podem não corresponder à realidade do projeto. Para assegurar-se contra inconve-nientes, verifique se a planta e o memorial descritivo, apro-vados pela prefeitura, condi-zem ao que é prometido pela construtora

Pesquise os antecedentes da construtora responsável pela obra. Para tanto, va-le visitar imóveis prontos da construtora e conversar com moradores para atestar a qualidade de suas obras. O memorial descritivo da obra contém informações impor-tantes, tais como a orientação da edificação em relação à ilu-minação e ventilação, bem co-mo os materiais utilizados no acabamento do imóvel. Sendo assim, é importante estudá-lo e verificar se o projeto está de acordo com suas expecta-tivas.

Avalie também se o projeto está com os trâmites legais em dia. Ele deve ser aprovado pela prefeitura e estar regis-trado no Cartório de Registro de Imóveis de sua comarca. Atente-se para a forma de cessão de direitos ou trans-ferência constante no con-trato. As instituições finan-ceiras normalmente exigem a expedição do habite-se para a liberação de financiamentos. Portanto, confira as taxas que devem ser pagas após a expe-dição do auto de conclusão da obra. Os contratos, nesse tipo de negócio, contêm prazos de início e fim da obra e devem estipular multas em caso de atraso na entrega prevista.

As orientações para a com-pra de um imóvel pronto tam-bém valem para os imóveis ainda em construção. Pro-curar um advogado especia-lizado para orientá-lo sobre a confiabilidade do contrato em questão é a primeira delas.

Page 28: Rio das Ostras 12 09 2014
Page 29: Rio das Ostras 12 09 2014
Page 30: Rio das Ostras 12 09 2014
Page 31: Rio das Ostras 12 09 2014
Page 32: Rio das Ostras 12 09 2014