rio das ostras 23 08 13

40

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 28-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Rio das Ostras 23 08 13
Page 2: Rio das Ostras 23 08 13

2 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

EXPEDIENTE - Propriedade: EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e Agências de Notícias • Sede e Parque Gráfico Próprios. Rua: Benedito Peixoto, 90 Centro Macaé/RJ Tel. (22) 2106-6060 - CNPJ: 29699.626/0001-10 • Registrado na forma da lei • Diretor Presidente: Oscar Pires • Vendas de Publicidade: Paulo Só (22-9926-6222) • Diagramação: Cezar

Lobo ([email protected]) • Fotos: Wanderley Gil ([email protected]) • Acesse: www.odebateon.com.br • E-Mail: [email protected] • A direção de O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. • Filiado à ADJORI - RJ Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ADI Brasil • ANJ Associação Nacional de Jornais.

O DEBATE RIO DAS OSTRAS

A Prefeitura de Rio das Ostras, lança nes-ta quinta-feira, dia

22, na Câmara Municipal, às 18h, o Programa de Educa-ção Fiscal. Primeira cidade do Estado do Rio a aderir ao Programa, a iniciativa visa a conscientização da população, de forma prática

e objetiva, de que o correto pagamento dos tributos é um exercício de cidadania e que esse hábito permite ao cidadão cobrar, com mais efetividade, a correta aplica-ção desses impostos e a qua-lidade dos gastos públicos.

O projeto, gerido pela Secretaria Municipal de

Planejamento, será voltado para as escolas com o obje-tivo de incentivar os alunos a acompanhar a aplicação dos recursos públicos. A di-nâmica funcionará através de palestras e eventos pe-riódicos que serão aplicada pelo grupo de professores multiplicadores formados

no curso de Educação Fis-cal, realizado nos dias 14 e 15 deste mês. Essa ação te-rá o suporte de servidores das Secretarias de Fazenda, Educação e Planejamento.

A ideia é trabalhar para que as escolas passem a in-serir a Educação Fiscal no seu planejamento pedagógi-

co, a fim de formar cidadãos conscientes de seus direitos e obrigações, tornando cada munícipe conhecedor, e ao mesmo tempo responsável ,pela gestão pública demo-crática de Rio das Ostras, acompanhando a aplicação do dinheiro proveniente dos seus tributos.

Rio das Ostras lança Programa de Educação Fiscal

MAURICIO ROCHA

Page 3: Rio das Ostras 23 08 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 3 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Formação Profissional Por Luciana Leal

Conforme a tecnologia avança as pessoas se acos-tumam a seus benefícios. Ficou muito claro que os avanços proporcionados pela tecnologia dos com-putadores trouxe muito mais benefícios do que ma-lefícios aos seres humanos.

Desta forma, profissio-nais mais bem pagos e me-nos sacrificados realizam suas tarefas graças ao prin-cipal e mais importante ga-nho que a utilização da nova tecnologia permitiu: Uma melhor qualidade de vida.

Entretanto, as profissões

Os avanços da tecnologia e o mercado de trabalho

também sofreram grande impacto com os avanços tecnológicos e algumas se tornaram extintas como: pintor de letreiros e carta-zes, telefonista, telefrafista, datilógrafo... assim como outras que estão quase su-mindo como cobrador de ônibus, operador de caixa e revelador de filme fotográ-fico. Porém surgem novas profissões como progra-mador, analista de mídias sociais, gestor ambiental, webdesigner, etc.

Tudo isso tornou a socie-dade escrava dos computa-dores e é, hoje, impensável gerir qualquer empresa ou uma pessoa levar uma vida

normal sem que seja preci-so dominar ou entender seu funcionamento.

O SAYS – Centro de En-sino oferece CURSOS DE

INFORMÁTICA que estão atentos às mudanças e avan-ços do mundo tecnológico para você não ficar fora do mercado e garantir sucesso

na vida pessoal e profissio-nal. Escolha uma de nossas formações na área de in-formática e destaque-se no mundo globalizado!

Page 4: Rio das Ostras 23 08 13

4 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

por Pr. Fabio M. Martins

[email protected]

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de

aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro.

Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Mateus 6.24)

Teologia & Vida

A QUEM EU SIRVO?

O Evangelho de Mateus tem por objetivo apresentar Jesus com o rei dos Judeus. Encontramos referências acerca da realeza de Cristo e Sua autoridade desde o primeiro até o último capí-tulo. É o livro dos decretos do Rei. Nele existem cinco grandes discursos. É o livro em que mais Jesus fala.

No texto em epígrafe Je-sus destaca a importância de definirmos a qual rei vamos servir. Ele argumenta que é impossível servir a dois reis ou senhores. Não se pode servir a Deus e às riquezas. Efetivamente no mundo pós-moderno, muitos são os valores (ou deuses) que querem tomar lugar do Rei Verdadeiro: sucesso, prazer, reputação, reconhecimento e bens. É fato que muitas pessoas vivem em busca dis-so. Basta olhar os programas da TV, os assuntos que do-minam as colunas sociais, a vida de famosos, as conver-sas do dia a dia e coisas do tipo. Definir quem é meu rei ou senhor de minha vida tem implicações eternas.

Quem é seu mestre? A qual senhor você serve?

Qual o nome do seu rei? No cas do cristianismo seu Rei é Cristo, o Messias pré-anun-ciado no Antigo Testamento pelos profetas. Seus súditos devem, em primeiro lugar, reconhecer sua autorida-de. No final de seus escri-tos Mateus registra: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mt 28.18). Jesus foi traído e morto. No entanto, seus acusadores jamais poderiam imaginar que ele ressuscitaria ao ter-ceiro dia. Nenhum outro venceu a morte. Todos os deuses cultuados pelo mun-do têm seu túmulo onde ja-zem seus restos mortais. O túmulo de Cristo está vazio. Satanás reconheceu sua au-toridade (Mt 4.10); seus ou-vintes fizeram o mesmo (Mt 7.29); o centurião romano

de igual forma (Mt 8.9); e os discípulos foram revestidos desta autoridade (Mt 10.1). Você reconhece a autorida-de de Cristo? Ouve sua voz e obedece a seus decretos? Busca seu reino (Mt 6.33) e clama pelo estabelecimen-to dele neste mundo tal vil e cruel? (Mt 6.10).

Em segundo lugar, um súdito de Cristo aceita e reconhece Seus decretos. Como dito anteriormente, em Mateus existem cinco longos discursos de Jesus: 1º O Sermão da montanha (Mt 5-7); 2º A instrução para a missão (Mt 10); 3º Ensino em parábolas (Mt 13); 4º Conselhos para a co-munidade; e 5º Discurso de adeus ou de despedida. Em todos Ele visa destacar os valores éticos, verdadeiros e

significativos do Reino. Fala de coragem, relacionamento e vida eterna. Ignorar Suas palavras e verdades é negá-lo profunda e substancial-mente. O cidadão do Reino labuta pelo cumprimento de Seus decretos, defendendo Suas verdades. Por quais leis lutamos? Quais verdades de-fendemos? Quais os valores praticamos e vivenciamos diariamente?

João Batista ao referir-se a este Reino disse: “Arrepen-dei-vos porque está próximo o Reino dos Céus” (Mt 3.2). Cidadãos do Reino Celestial são pessoas arrependidas, que reconheceram seus pe-cados e se curvaram diante do Filho de Deus. Seja você um destes cidadãos.

Page 5: Rio das Ostras 23 08 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 5 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Públicos com ida-des diferentes se en-contram para voltar

no tempo. Relembrar histó-rias contadas pelos antigos, os hábitos perdidos ao longo da vida e as velhas e boas can-tigas de rodas são algumas das ações propostas pelo Projeto Revirando o Baú, inserido no Programa Leitura Viva, que funciona na Casa de Cultura Bento Costa Júnior, unidade da Fundação Rio das Ostras de Cultura. O Revirando o Baú atende a pessoas da ter-ceira idade, crianças, jovens e adultos.

O programa é desenvol-vido pela Casa de Leitura Casimiro de Abreu, Ponto de Leitura cadastrado no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), do Go-verno Federal. Funciona na Casa de Cultura Bento Costa Júnior, unidade da Fundação Rio das Ostras de Cultura. É ali que o públi-co da terceira idade troca experiências, contribuindo para o resgate histórico.

Para as crianças, o pro-jeto é realizado na Esco-la Municipal João Bento. Já os jovens e adultos são contemplados por meio da EJA, na Escola Municipal

Professora Marinete Co-elho de Souza. Esses dois últimos grupos são moti-vados a buscar entender as tradições de Rio das Os-tras, por meio de pesquisas em suas escolas estudando a história da cidade e sua memória.

Núbia Galeno, de 73 anos, diz o quanto é gratificante poder falar abertamente sobre sua vida e tudo que já vivenciou. “O diálogo dentro das famílias está cada vez mais raro. Aqui a gente troca ideia e pode ouvir músicas e histórias que gostamos sem receio do que vão pensar e dizer”, conta a aposentada.

Para Maria de Fátima Targino, de 60 anos, os en-contros oferecem um gran-de aprendizado cultural. “É numa conversa ou ativida-de do Projeto que vamos aprendendo mais sobre os porquês dos hábitos de nossos pais e avós. E, cla-ro, voltar ao tempo em que a vida era mais tranquila e sadia nos deixa comovi-dos, já que percebemos o quanto contribuímos para a construção da sociedade atual”, relata.

Músicas como “Meus

Tempos de Crianças”, de Ataulfo Alves, e textos co-mo “Brincadeiras de On-tem e Hoje”, de Ana Cris da Mata, se misturam ao pagode do grupo Molejo. Prova de que estão abertos a novas tendências.

“É incrível ver a lucidez dos idosos ao relembrar suas histórias. E mesmo assim se abrindo às novas modas. Mais legal ainda é ver a sagacidade da crian-çada para entender as ge-rações passadas. Para cada um aplicamos uma lingua-gem diferente, um jeito no-vo de ‘revirar o baú’, mas sempre com o objetivo de resgatar os bons costumes construídos no passado”, explica Adriana Izidoro, coordenadora do Projeto Leitura Viva. Ela acrescen-ta ainda que o tema é tão importante que está sendo abordado pelos museus de todo o País sob o título “Memória e Identidade”.

VAGAS ABERTAS – Ainda há vagas para a tur-ma com público da tercei-ra idade. Os interessados podem procurar a Casa de Cultura Bento Costa Ju-nior, no Centro, de terça a sexta-feira, de 9 às 17h.

Projeto promove tradições e resgata histórias

Maria

FOTOS: CÁSSIA LIU

Page 6: Rio das Ostras 23 08 13

6 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Fóruns promovem a Educação para o Trânsito

Feira de Preços Especiais abre última chamada

GABRIEL SALES

A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Desenvolvi-mento Econômico, vai dar uma últi-ma oportunidade para os empresá-rios que se interessem em participar da Feira de Preços Especiais – Fepe, que será realizada na primeira se-mana de setembro. Tendo em vista a grande procura, a última chamada pública será realizada na próxima segunda-feira, dia 26, até as 12h de terça, dia 27.

Os interessados devem preparar a documentação para entregar na se-de da Secretaria, que fica na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, no Centro, das 12h de terça-feira até o dia 29 de agosto. Além do formulário de cadastramento preenchido; os em-presários devem levar comprovan-te de inscrição de CNPJ; alvará de funcionamento; contrato social ou documento equivalente; Identidade; CPF; e certidões negativas de tribu-tos federais; divida ativa da União; Municipal; de débitos trabalhistas; de FGTS; e de INSS.

Escolha dos Estandes - Os em-presários já cadastrados na FEPE devem comparecer no Auditório Inayá Morais D'Couto, na sede da Secretaria de Turismo, na próxima sexta-feira, dia 23, das 13h às 20h30, para a escolha dos estandes. Na oca-sião será entregue o manual do ex-positor com todas as informações necessárias quanto aos procedimen-tos legais e participação no evento.

FEIRA DE PREÇOS ESPECIAIS – A Feira de Preços Especiais será realizada entre os dias 5 e 8 de se-tembro, com a participação exclu-siva de empresas estabelecidas no município. Ao todo, serão disponibi-lizados 100 estandes, dos quais sete obrigatoriamente serão destinados a bares, lanchonetes e similares, que medirão cerca de 20m2. O restan-te dos estandes terão aproximada-mente 9m2. Além dessas estruturas, haverá áreas externas reservadas a empresas do ramo automotivo ou de grandes produtos

Prefeito Sabino recebe alunos de Cantagalo

Educar para o trânsito é um constante desafio. Em Rio das Ostras, por meio de uma parce-

ria entre a Secretaria de Educação e a Guarda Municipal, estudantes estão sendo orientados sobre leis e atitudes que garantem maior segurança a pe-destres, ciclistas e motoristas. Nesta sexta-feira, dia 23, às 18h, no auditó-rio do Colégio Municipal Professora América Abdalla, o município lança os Fóruns de Educação para o Trân-sito, envolvendo não apenas alunos e professores, mas também pais e comu-nidade em geral.

“Identificamos a necessidade de uma conscientização social no que diz respeito à Educação para o Trân-sito em nossa comunidade escolar, visando uma mudança de compor-tamento e a maior segurança dos nossos alunos e familiares. Essas motivações levaram algumas direto-ras de escolas a sugerir que fossem criados os Fóruns de Educação pa-ra o Trânsito, para que desta forma pudéssemos oportunizar reflexão, informações e esclarecimento de dú-vidas para a comunidade no espaço escolar”, explica Fernanda Rezende, coordenadora do projeto.

Os fóruns, que vão acontecer nas unidades da Rede Municipal, vão

se somar a uma série de iniciativas realizadas desde o início da atual Administração, envolvendo alu-nos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Por meio dos projetos de Educação para o Trânsito, uma iniciativa da Coor-denadoria de Programas Educacio-nais da Secretaria de Educação com apoio da Coordenação de Trânsito da Guarda Municipal, estão sendo desenvolvidos diferentes projetos envolvendo os estudantes.

Educar para o trânsito não é ape-nas ensinar regras de circulação, mas também contribuir para for-mar cidadãos responsáveis, autô-nomos e comprometidos com a preservação da vida. “Diante do quadro de violência que vem se apresentando no trânsito e tam-bém em outras esferas sociais, é necessário o envolvimento de toda a sociedade nessa tarefa de edu-car. A família e a escola são a base formadora e não podem se eximir

de tal responsabilidade”, enfatiza Fernanda, coordenadora dos pro-jetos de Educação para o Trânsito da Secretaria de Educação.

Com o objetivo de esclarecer dú-vidas e compartilhar valores que gerem mudanças comportamentais, estão sendo iniciados os fóruns que vão acontecer em diferentes unida-des de ensino da Rede Municipal. A Educação para o Trânsito nas esco-las está prevista no Código Nacional de Trânsito Brasileiro.

Estudantes das escolas municipais Carlos Mauricio Franco e Trindade, de Cantagalo, participaram hoje, 21, de um café-da-manhã com o prefei-to Sabino. Cerca de 20 alunos, além das diretoras Denilce Martins e Sa-mantha Barros, conversaram com o prefeito sobre projetos das unidades escolares e melhorias no Ensino.

O encontro faz parte de uma agen-

da permanente da Gestão Municipal com alunos e educadores das esco-las municipais, que inclui reuniões semanais para aproximar a Admi-nistração da Comunidade. Além de informar, de forma direta, sobre ações e projetos da Prefeitura à co-munidade, o prefeito ainda ouve as reivindicações da população e dis-cute soluções.

ÍCARO OLEGÁRIO

Page 7: Rio das Ostras 23 08 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 7 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Onshore e Offshore por Wellgton J. Oliveira

[email protected]

Apesar de parecerem novos, os cursos à dis-tância já existem desde

1890 na Alemanha e desde 1881 na Universidade de Chicago, que oferecia um curso da língua hebraica por correspondência. Há documentos que provam que já no início do século XX existiam produções de filmes educacionais e também trans-missões radiofônicas, todas nos Estados Unidos.

No Brasil essa prática só che-gou com força em 1937 com a criação do Serviço de Radiodi-fusão Educativa, do Ministério da Educação; o esquema era trazer aulas no rádio que eram acompanhadas por material impresso. A primeira empresa particular a trazer o serviço de ensino a distância foi o Institu-

GSI de Macaé: 100% uma escola de Pintura Industrialto Monitor, que desde 1939 já atendeu mais de 5 milhões de pessoas.

O Instituto Universal Brasi-leiro, que foi criado em 1941, até hoje tem uma gama imensa de alunos por correspondência que aprendem novas profissões por meio de material impresso e, recentemente, fitas de vídeo. Com o foco na formação técni-ca, o IUB, que atualmente conta com 200 mil alunos, já atendeu durante toda a sua história mais de 4 milhões de pessoas.

A GSI Treinamento Indus-trial, inovando mais uma vez, também está para concluir seu projeto de curso à distância na formação profissional de Pintor Industrial onde o aluno será acompanhado online por Ins-trutor/Inspetor de Pintura In-dustrial qualificado pelo SNQC junto a ABRACO - Associação Brasileira de Corrosão, após a

conclusão das aulas teóricas On-Line o aluno somente terá que comparecer na unidade da GSI de Macaé/RJ para partici-par das aulas práticas e aplica-ção das provas para terem direi-to a seus devidos certificados.

CURSOS DA GSI TREINA-MENTO INDUSTRIAL:

a)Curso de formação de Pin-tor Industrial (Certificação ABRACO) - Inscr. Abertas;

b)Curso de formação de Pin-tor Industrial - A Distância (Certificação GSI) - EM breve!!!

c)Curso de formação de Deli-neador de Pintura (Certificação GSI) - Em breve!!!

d)Curso de formação de Pin-tor Letrista (Certificação GSI) - Em breve!!!

e)Curso de Pintura Airless (Certificação GSI) - Em breve!!!

Inscreva-se em nosso site e acompanhe o início das matrí-

culas:Site: WWW.gsimacae.com.

brFacebook: GSI Treinamento

Industrial PS: Em breve cursos direta-

mente da ABRACO na GSI de Macaé (Encarregado de Pin-

tura Industrial e Inspetor de Pintura Industrial N-1), envie seu email com interesse nestes cursos para: [email protected]

Page 8: Rio das Ostras 23 08 13

8 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

por Iza FreireModa

[email protected] Tropical Holiday

Talvez você já saiba quais são as tendências de ma-quiagem para a primavera verão 2014, mas alguém já lhe contou porquê e quais make ups realmente têm potencial para virarem hits na próxima estação? Ve-nham comigo, respondere-mos agora.

Muito sobre tendências 2014 para maquiagens <ht-tp://www.acordabonita.com/category/curso-de-automaquiagem/> vem sendo repetido desde o fim das principais tempo-radas de desfiles nacionais e internacionais. Todavia, pouco se fala acerca do que realmente tem potencial para transpor as passarelas e atingir o cotidiano (quem dirá sobre seus devidos por-quês…).

Com devido afastamen-to temporal, agora sim

podemos entrever quais modismos provavelmente entrarão em voga. Aliás, com um pouco de senso crítico e olhar treinado já percebemos a emulação das tendências, ou melhor: suas adaptações para a re-alidade das ruas, gostos e habilidades de cada pes-soa. Exatamente esta ca-pacidade de flexibilização e adaptação determina a viabilidade do que é apre-sentado em exageros con-ceituais sobre o catwalk, pois somente algo fácil de reproduzir e utilizar no dia a dia pode vir a fazer a cabeça das mulheres em larga escala.

Tendências de Maquia-gem verão 2014: Quais se-rão hits e por quê?

Analisando a viabilida-de, façamos agora um pa-ralelo entre o exibido nas passarelas e o que pode ser adotado. Além de exibir fo-tografias, também iremos deliberar acerca dos “por-

quês” os quais justificam a adoção das tendências em cheque.

Bom, dividir as tendên-cias <http://www.acor-dabonita.com/2013/06/girly-conheca-o-estilo-que-inspirou-a-colecao-verao-2014-da-estilista-stella-mccartney-e-en-tenda-como-surgiu/>por fotografias seccionadas é um tanto difícil, pois as belezas dos desfiles geral-mente constroem-se com simultaneidade de fatores. Mas, vamos lá, tentemos!

Por que o delineado nos olhos é uma forte tendên-cia de maquiagem para o verão 2014?

Look presente em inú-meros desfiles nacionais e internacionais, em va-riadas formas, grossuras, cores e combinações.

Delinear é uma das for-mas mais práticas e efica-zes de evidenciar a beleza dos olhos. Além de por em evidência, o delineado

também tem a capacidade de modificar o olhar tan-to em termos de formato quanto de mensagem trans-mitida. Dependendo apenas de leves mudanças, este ti-

po de maquiagem transpassa ares de inocência, ousadia, feminilidade, sensualidade ou até mesmo de anarquia! Ademais, o gosto por olhos delineados já está tão enrai- zado na psique feminina

que creio fazer parte de nosso “DNA psicológi-co”.

Menos sendo um “ta-bu” no que concerne à maquiagem <http://w w w. a c o r d a b o n i t a .com/2013/07/curso -ab-gratuito-de-automa-quiagem-online-guia-de-licoes/>, visto que o amor pelo delineador é sempre acompanhado de dúvidas e incertezas acerca de seu método de aplicação, qual mu-lher nunca desejou por ao menos um dia ter os olhos com o delineado de gatinho à lá Twiggi?

Além de tudo isso, convenhamos, seja fino, grosso, duplo ou colori-do, delinear os olhos é um clássico da moda!

Page 9: Rio das Ostras 23 08 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 9 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

por Eduardo CamilloArquitetando Espaços

Já falei anteriormente aqui na coluna sobre a importância da contratação de um profissional que no caso é o Arquiteto e os riscos de ter eventuais proble-mas quando optamos em não ter. Fui questionado por um ca-sal de clientes sobre o projeto

Iluminação Natural ou Artificial

A Sandrin possui vários modelos de iluminação embutida como esse da foto que ajuda e muito no dia-a-dia na cozinha. Além de focar a área de maior importância evita a famosa sombra quando temos somente uma fonte de luz no teto.

de iluminação ideal e lembrei de uma coluna minha que eu falei exatamente sobre isso e resolvi falar novamente sobre o assunto.

No projeto de iluminação, uma de suas principais deci-sões é qual componente uti-

lizar e seu modelo (lâmpadas, luminárias, reatores, janela e etc.) já que cada um desempe-nha uma função e qualidade diferente. A eficiência do sis-tema de iluminação artificial adotado no projeto depende do desempenho de todos os elementos envolvidos e da in-tegração com a iluminação na-tural já existente.

Um projeto de iluminação deverá ser feito levando em consideração as dimensões do ambiente, bem como sua fun-

ção, a idade média dos ocupan-tes do recinto (o nível de ilumi-nação será maior quanto maior for à idade destes ocupantes) e a quantidade de horas que es-tas pessoas ficarão expostas à iluminação artificial.Escolher com critério os aparelhos de iluminação e o tipo de lâmpa-da que deva ser empregada é de extrema importância para que o ambiente não tenha suas cores deformadas e a decora-çãoprejudicada.

Iluminação é parte de um

projeto global. Ela define em muitos casos as características do ambiente: se ele é alegre ou triste, frio ou quente, comercial ou íntimo. A iluminação de ca-da ambiente deve ser principal-mente projetada de acordo com sua função, valorizando sempre o conforto visual.

A cozinha é um ambiente de trabalho e a luz adequada é essencial para evitar dedos cor-tados no lugar de cebola. Lâm-padas embutidas no vão abaixo dos móveis da cozinha como as halógenas, refletores e tubos fluorescentes, irão criar luz clara, brilhante e sem sombra. Lâmpa-das de baixa reprodução de cores podem confundir e mascarar ali-mentos impróprios para o con-sumo. Fluorescentes são muitas vezes erroneamente considera-das como fora de moda, porém elas são ideais ao trabalho.

Até a próxima semana com mais algumas dicas de Arqui-tetura. Grande abraço.

A harmonia impera nesse ambiente não é? Veja como a iluminação natural junto com a artificial abaixo dos armários aéreos dá um charme e tranquilidade. Quanto menos melhor é o lema da decoração hoje em dia, então, o ponto principal é nas áreas de maior trabalho (cooktop, pia e mesa de apoio) estejam sempre iluminadas.

Page 10: Rio das Ostras 23 08 13

10 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Aroma e Sedução

[email protected]

In s p i r a d o p e l a grande paixão por fragrâncias e pelo

sonho em divulgar o es-pírito e a cultura fran-cesa, Armand Petitjean, que havia sido aluno de François Coty (conside-rado o pai da perfumaria de luxo do século XX), lançou a marca LANCÔ-ME em 21 de fevereiro de 1935, com cinco fragrân-cias diferentes, em uma feira de perfumaria na ci-dade de Bruxelas, na Bél-gica. As cinco fragrâncias (Tropiques, Tendres Nuits, Kypre, Bocage e Conquête) eram vendi-das em frascos criados pelo habilidoso artista

LANCÔME

por Ellen Carvalho

George Delhomme, que viria dar forma aos mais belos e elegantes frascos de perfume do mundo. Os famosos frascos atu-almente são peças de colecionadores, como por exemplo, os dos perfumes Cachet Bleu (1935) e The Amphora of Marrakech (1947), que são os mais dispu-tados nos dias de hoje. Além disso, a nova em-presa oferecia também dois batons e um pó chamado Conquête. Já no ano seguinte a em-presa ingressou no mer-cado de cosméticos com o lançamento do creme Nutrix, que possuía em sua formulação o sérum natural, ingrediente com qualidades nutri-

beneficiando do apor-te financeiro da nova proprietária, a marca introduziu no mercado uma enorme varieda-de de produtos de alta qualidade conquistan-do grande e inabalá-vel reputação em seu segmento. Mas não foi somente na perfuma-ria que a LANCÔME se destacou. Entre os inú-meros produtos lançado neste período, a marca francesa foi respon-sável pela introdução, em 1970, da primeira máscara de cílios. So-mente em 1990 a marca chegou ao Brasil com linhas de tratamen-to solar, maquiagem e perfumes, tornando-se a número 1 na catego-ria de produtos de luxo.

Nesse mesmo ano, Sicos, a fábrica da LANCÔME em Caudry, no norte da França, festejou seus 20 anos. Como presente re-cebeu o acento que co-roa a sua sigla: SICÔS. Em 1995, se tornou a primeira marca do seg-mento a lançar cosmé-ticos com tecnologia de nanocápsulas, minúscu-las partículas que fazem com que os ingredientes penetrem mais profun-damente na pele.

O sucesso das inova-ções da marca deve-se em grande parte aos “técnicos” que saem da escola LANCÔME e que divulgam a mensagem da marca pelo mundo inteiro. A beleza é uma ciência viva que preci-sa ser constantemente reinventada. Desde sua fundação a marca tem superado incansavel-mente as fronteiras en-tre tecnologia e criação, estabelecendo novos limites. São três cen-tros master de Pesqui-sa e Desenvolvimento (França, Estados Uni-dos e Japão), 3.000 pes-quisadores, parcerias constantes com grandes nomes do mundo da ci-ência (biólogos, derma-tologistas e farmacêuti-cos) e mais de 300.000 mulheres entrevistadas em todos os países do mundo nos últimos três anos. Tudo isso permite que LANCÔME tenha um conhecimento ini-gualável sobre a pele, seus mecanismos e ne-cessidades específicas.

tivas e regenerativas, cuja fórmula permanece imutável até hoje. Era o começo de uma marca ícone neste segmento, com seus perfumes de prestígio, cremes revolu-cionários e maquiagens visionárias.

Somente em 1950 os produtos da marca fo-ram introduzidos no

mercado americano. No ano de 1964, devido a grande paixão do fun-dador da empresa por rosas, a LANCÔME in-troduziu em seu logotipo uma rosa na horizontal abaixo do nome. Nes-te mesmo ano a marca foi comprada pela em-presa francesa L’Óreal. Nos anos seguintes, se

Page 11: Rio das Ostras 23 08 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 11 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Gasolina e leite contribuem para alta do índiceINFLAÇÃO EM AGOSTO

Em 12 meses, índice registra alta de 6,15% e se mantém dentro do limite da meta do governo

[email protected]

Após registrar sua menor alta em três anos, o Índice Nacio-

nal de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), que mede a inflação oficial, voltou a subir e apresentou uma variação de 0,16% em agosto, ficando aci-ma da taxa de 0,07% registra-da em julho. No acumulado do ano, o índice foi para 3,69%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística (IBGE).

Apesar da alta, no acumu-lado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 ficou em 6,15%, abai-xo dos 6,40% relativos aos 12 meses anteriores. Assim, a in-flação se manteve, pelo segun-do mês consecutivo, dentro do limite da meta do governo, que é de 4,5%, com margem de dois pontos percentu-ais para cima ou para baixo.

No estado do Rio de Janeiro, o IPCA-15 registrou uma alta de 0,14%, taxa bem acima da verificada em julho, que foi de 0,03%. No acumulado de 12 meses, o índice apresenta uma alta de 6,34% no estado.

O aumento da taxa pode ser explicado, em grande parte, pela menor queda dos grupos Alimentos e Bebidas, que pas-sou de -0,18%, em julho, para -0,09%, em agosto, e de Trans-porte (de-0,55% para -0,30%). Além disso, a alta dos grupos de Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,20% para 0,45%) e Educação (de 0,11% para 0,68%) contri-buíram com o crescimento do índice.

No grupo de alimentos, o destaque para a alta ficou com o leite longa vida (5,46%), que liderou o ranking dos princi-pais impactos individuais do mês de agosto, com 0,06 pon-to percentual. Outros itens também se destacaram com resultados em alta, como o feijão preto (5,35%), a cer-veja consumida no domicílio (3,33%), a cerveja consumida

fora do domicílio (1,17%), o lanche (0,96%) e a refeição (0,36%). Apesar das altas, alguns alimentos continu-aram a apresentar quedas significativas, como o tomate (-22,96%), a cebola (-20,09%), o feijão carioca (-6,03%), a ba-tata inglesa (-4,81%) e as fru-tas (-1,99%).

Apesar da desaceleração constante em grande parte dos alimentos, a batata ingle-sa e a farinha de mandioca ainda apresentam uma alta significativa no acumulado de 12 meses, atingindo a marca de 99,46% e 112,18%, respec-tivamente.

No grupo dos Transportes, os ônibus urbanos (de -1,02% para -1,69%), os ônibus inter-municipais (de -0,91% para -0,70%), o trem (-1,15% para -1,96%) e o metrô (-2,02% para -2,24%) continuaram a refletir as desonerações ini-ciadas em julho. No entan-

to, a gasolina, que passou de -0,69% para 0,03%, e o etanol (-3,71% para -0,22%) fizeram com que o grupo Transportes apresentasse uma queda me-nor de julho para agosto (de -0,55% para -0,30%), contri-buindo com a alta do índice geral.

Apesar de as decisões de redução das tarifas de ônibus urbanos e revogação dos rea-justes previstos para os ônibus intermunicipais terem sido tomadas em junho, a influên-cia das medidas só começou a ocorrer no mês de julho e ainda impacta positivamente as taxas de agosto.

Porém, os constantes au-mentos no preço da gasoli-na fizeram com que o grupo Transportes apresentasse uma alta, influenciando a ace-leração do índice geral. Des-de 2012, a Petrobras já elevou, por duas vezes, o preço da ga-solina e quatro vezes o preço

do diesel nas refinarias. Em janeiro deste ano, houve um novo aumento, desta vez de 5,4% no diesel e de 6,6% na gasolina. Em março, o diesel voltou a ser reajustado em 5%. Após a última alta, a pre-sidente da estatal, Maria das Graças Foster, disse que não havia previsão para novos au-mentos. Porém, a alta do dó-lar vem pressionando as con-tas da Petrobras. Além disso, a companhia tem exportado menos e importado mais, au-mentando o impacto negativo do câmbio.

Segundo o último levanta-mento da Agência Nacional de Petróleo (ANP), referente ao período de 14 a 10 de agos-to, o valor médio de venda da gasolina em Macaé aumentou de R$ 3,183, registrado no fim de julho, para R$ 3,193. Atual-mente, o valor mínimo é de R$ 3,089, no Posto Alessandra, na rodovia BR-101, e o máximo é

de R$ 3,349, no Posto da Can-cela Preta.

Em relação ao grupo de Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,20%, em julho, pa-ra 0,45%, em agosto), que também influenciou a alta dos índices, os resultados dos serviços médicos den-tários (1,12%) e de produtos de higiene pessoal (0,42%) impulsionaram o aumento do grupo de uma maneira geral. Porém, os preços dos remédios permanecem em queda e registraram uma variação negativa de 0,21%.

D e s s a f o r m a , o s g r u -pos de alimentos e bebidas (de -0,18% para -0,09%), transportes (de -0,55% pa-ra -0,30%), saúde e cuida-dos pessoais (de 0,20% para 0,45%) e educação (de 0,11% para 0,68%) foram os setores que mais contribuíram para o movimento de aceleração da inflação em agosto.

WANDERLEY GIL

Preços

Page 12: Rio das Ostras 23 08 13

12 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

[email protected]

Quando vi sua ca-rinha linda, me sen-ti fortalecida, como me perpetuasse, pois você é uma parte de mim que o mundo vai ter mesmo quando eu não estiver mais aqui.

Espero viver mais alguns anos para ver você crescer e para que se lembre de mim, quem sabe, quando for adulta e em algum momento me citar, se lembre da minha ca-ra ou que, pelo menos tenha dentro de você a lembrança de quem fui.

Eu amo a vida, em-bora já tenha tido vontade de desis-tir, mas quando isso acontecia, sempre surgia algo que me impulsionava e me fazia sentir que viver é muito bom.

Duda, sabe o que os pais mais querem pa-ra a vida dos filhos? Querem que eles se-jam felizes, sem im-posições, sem precon-ceitos, sem nada que possa impedir suas escolhas.

Eu tento ser assim com o seu pai e com a sua tia Isadora.

Já fui chamada de

louca pelos dois, mas sem loucura não se vi-ve a vida e não se con-segue ser feliz.

Como sua avó quero te dar umas dicas que, espero, façam dife-rença em sua vida, por isso minha lindinha, seja feliz. Ser feliz é o que importa.

Saiba que muitas coisas vão acontecer na sua caminhada que vão te deixar mal. Tenha fé, não se aba-le nem se desespere. Siga em frente. As ad-versidades acontecem com todos que estão nesse mundo.

Ame muito. Huma-

nos e animais. Você verá que tem mui-tos humanos que são animais e muitos ani-mais melhores que os humanos. Mas ame. Esse sentimento faz qualquer pessoa me-lhor.

Não menospreze ninguém. Cada um tem a sua capacidade de amar, de compre-ender e de se dar sem interesse.

Faça muitos amigos. Eles serão importan-tes por toda a sua vi-da.

Apaixone-se pelos livros, eles te levarão para um mundo ma-

EDUARDA - 17/08/2013

Literatura por Leda Ferreira

Eng.Segurança TrabalhoConsultor/InstrutorPerito Judicial [email protected]

O governo federal anunciou em 24de julho, um crédito de R$ 200 milhões para fortalecer projetos de catadores de materiais recicláveis e reutili-záveis. O lançamen-to da terceira etapa do Projeto Cataforte, com ênfase em ne-gócios sustentáveis e rede solidária, será acompanhado de um edital público com as normas para a conces-são dos empréstimos,

por meio do Banco do Brasil.

Para ter acesso à linha de microcré-dito, os interessados deverão apresentar um plano de negócio. Com base no plano, poderão ter acesso ao crédito. Dos R$ 200 milhões, R$ 30 mi-lhões serão não reem-bolsáveis (sem neces-sidade de pagamento posterior), disponibi-lizados como investi-mento - o que será o caso de capacitação de mão de obra. Em

contraponto, em-préstimos para capital de giro, por exemplo, deverão ser reembol-

sados.Entre as áreas às

quais o aporte será destinado estão as-sessoramento técnico, contabilidade, gestão, técnica de produção, desenvolvimento de tecnologia social e capacitação de recur-sos humanos. Outro objetivo, segundo o governo, é a entrada das cooperativas no mercado, permitindo que os empreendi-mentos possam par-ticipar de licitações para prestar serviços de coleta seletiva para prefeituras e competir nos serviços de logís-tica reversa e benefi-

ciamento de produtos recicláveis. Na terceira etapa, a expectativa é selecionar 35 redes de cooperativas.

Será criado também o comitê estratégi-co do programa, com representantes da Secretaria-Geral da Presidência, dos mi-nistérios do Trabalho, o Meio Ambiente, da Fundação Banco do Brasil, da Fundação Nacional de Saúde, do Banco Nacional de Desenvolvimento Eco-nômico e Social (BN-DES), da Petrobras e do Banco do Brasil.

O Cataforte existe desde 2009 e tem si-

do implementado em etapas. A primeira foi destinada à capacita-ção, assessoramento técnico e planeja-mento de atuação em rede. A segunda, à lo-gística, em que foram entregues caminhões a catadores. Em am-bas essas etapas fo-ram investidos R$ 40 milhões - um quinto do que será disponi-bilizado na

terceira fase do pro-jeto.

“Estamos elevando o patamar (do proje-to). Queremos apoiar de maneira mais glo-bal essas redes, com mais aporte de re-

cursos e mais ações”, disse a coordenadora do Comitê, Daniela Metello. Segundo a coordenadora, quando se pensa em eliminar situações de extrema pobreza no país, tem de se considerar a condição dos catado-res. “É um

público em um qua-dro de exclusão eco-nômica e social muito agravado.

Se temos essa inten-ção (eliminar a extrema pobreza), esse é um pú-blico para o qual temos de olhar.” (Fonte Agên-cia Brasil).

Meio Ambiente por Antônio Ribeiro Peixoto

ravilhoso, cheio de curiosidades que vão deixá-la des-lumbrada e com sede de conheci-mento.

Não se deixe in-fluenciar por fofo-cas, procure a ver-dade. Tenho cer-teza que você será capaz de julgar os

fatos e tirar suas próprias conclu-sões, sem influên-cias externas.

Seja você mes-ma e tenha muita confiança em su-as ideias. Lute por elas.

Mas, principal-mente, ame, pois o amor é tudo.

Page 13: Rio das Ostras 23 08 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 13 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Energia Vital

[email protected]

Hoje em especial resolvi fa-lar sobre um esporte que be-neficia muito nossa saúde, a natação, que é a capacidade do homem ou outros seres atra-vés de movimentos e técni-cas específicas se deslocarem no meio líquido. Além de ser útil, é recreativa, preventiva e competitiva. Por movimentar praticamente todos os mús-culos <http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsculo> e a r t i c u l a ç õ e s < h t t p ://p t .w i k i p e d i a .o r g / w i k i /Articula%C3%A7%C3%B5es> do corpo, a prática da natação é considerada um dos melho-res exercícios físicos existen-tes trazendo ótimos benefí-

cios para o organismo, ajudan-do a melhorar a coordenação motora, sendo recomendada para pessoas com problemas respiratórios, como a asma, e também é a única atividade fí-sica indicada para menores de 3 anos. Como atividade recre-ativa, a natação é muito difun-dida. Muitas pessoas entram na água apenas para se diver-tir, tanto em piscinas <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pisci-na> artificiais como nos ma-res <http://pt.wikipedia.org/wiki/Mar>, lagos <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lago> e rios <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio>. Embora os estilos de natação também se-jam utilizados no lazer, é mui-to comum que os nadadores recreativos utilizem estilos menos técnicos, geralmente

mantendo a cabeça fora de água. Para tanto necessitamos de um aprendizado específico com profissionais qualifica-dos e experientes na técnica, desta forma, podendo desen-volver um nado harmonioso com técnicas específicas pa-ra cada tipo de nado (Crawl, Costas, Peito e Borboleta).

Esse aprendizado deve ser feito numa escola de natação. Aqui em Rio das Ostras temos o precursor Eduardo Thomp-son com a Aquática Dejamo, que implantou e trouxe o es-porte para nossa cidade e é responsável pela formação da maioria dos profissionais que atuam na cidade e principal-mente de atletas que despon-tam no cenário esportivo da cidade. Tanto atletas de nata-ção como de triatlhon, pois é

a modalidades mais específica e técnica para ser bem desen-volvida dentro desta tríade (nadar, pedalar e correr).

Muitas pessoas dizem ter medo de se afogar, medo da água, e acham que só porque não são mais crianças não conseguem aprender, errado. Todos nós podemos, temos vários adultos e pessoas de idade mais avançada se tor-nando nadadores e se bene-ficiando da atividade. Alguns até arriscam pequenas traves-sias no mar e ficam realizados com o feito, muito importante também para autoestima.

Mas gostaria de deixar aqui meu manifesto, pois o esporte deve ser para todos, mas sem o apoio do município isso fica muito difícil, pois como já dis-se foram feitos muitos atletas

campeões e muitos saíram do projeto de convênio com o município onde várias crianças carentes tiveram a oportunidade de participar, aprender, competir e se be-neficiar.

Prefeito, onde está o con-vênio? Como pode uma escola deste porte não ser abraçada pelo município? Como pode deixar várias crianças na espera para praticar a natação? Sei que temos projetos nos mares, mas é a piscina que favorece e possibilita a especificidade no esporte aquático.

Escola de fazer Atletas e Campeões

Por Dra. Simone Bastos

Page 14: Rio das Ostras 23 08 13

14 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Coisas de Rio das Ostras e do Brasilpor Jussara Leite

*** Esta semana começo me desculpando por dois furos que mais pareceram dois rombos, pois errei em trocar nomes e não colocar outro em dois co-mentários que fiz. 1º: Ao divulgar a linda recepção no OÁSIS (casa de festas) comemorativa da parceria com o Buffet de Macaé, me esqueci de colocar o seu nome. Como se trata de um Buffet de alta reputação, realmente o lapso foi imperdoável. Ainda está em tempo de me redimir informando que a degustação ficou por conta do RICARDO CARDOSO, que é dig-no de muitos elogios. Feito o adendo, passemos para o 2º furo: Este foi pior, mas nada é tão ruim que não possa ser corrigido! Ao elogiar MARCELINO, aquele que tudo indica, é o fiel parceiro dos Riostrenses na nossa Câmara de Vereadores, comentei que outro legislador o havia apoiado, fato inverídico que só me dei conta ao ler o jornal dias depois. Quem também colocou a boca no trombone foi o Gelsinho, filho da Carmem e do Gelson, como todos sabem. Agora, o lamentável do caso foi a morte do amigo dele, por negligência e incompetência, portanto descasos com a vida dos que precisam ser atendidos no nosso PS e em alguns outros casos no HPM. Não queiram tapar o sol com a peneira, porque não dá mais! A bem da verdade não posso deixar de dizer que se não fos-se pela morte do amigo, a voz do Marcelino seria a única! Robinho se pronunciou, mas foi em defesa do indefensável, pois quem não tem competência que não se estabeleça! Se a impossibilidade de um bom trabalho vem de cima, que se esclareça. Mas quem tem peito para isso? Quem quer deixar cargos sem ser por livre e espontânea pressão? Afinal, o que está acontecendo? Seria falta de diálogo? Seria prepotência ou má escolha dos escolhidos? O fato é que ouço de várias pessoas que assumiram cargos de responsabilidades que estão trabalhando muito e deve ter pelo menos um pouco de verdade nisso, pois os coitados nem participam mais de coisas bo-as e relaxantes como os encontros dos Amigos da Bossa. Ouvi de um dos agraciados em uma reunião, que Sabino cobra e cobra muito! Acredito, acredito mesmo, porque aqui estava quando ele foi Prefei-to antes do Carlos Augusto e sei que ele não dava moleza! Mas então, o que é que está acontecendo, novamente pergunto? Que a coisa está enrolada, ah, lá isso está! Vou repetir o que já escrevi anterior-mente: as outras coisas podem esperar, mas a saúde não, porque com a saúde não se brinca e parece que estão brincando com ela e com a verdade. Não vejo a hora de poder elogiar outras secretarias como elogio agora a secretaria do Gelson, que parece estar dando certo. Será que é porque lá realmente todos acatam as ordens e trabalham?

*** Utilidade pública: aos que se sentem maltra-tados pelos maus motoristas das vans, falei com o chefe dos transportes e ele, com muita gentileza e me pareceu honestidade, sugeriu que os que se sen-tirem lesados ao não receber o troco, por menor que ele seja (mas é dinheiro do passageiro) ou que se sintam descriminados por serem idosos e até mesmo os estudantes que não são recolhidos ao sinalizar para que o motorista os recolha, alegando na maioria das vezes que por já terem recolhido dois estudantes e dois idosos e mesmo que estes já tenham desci-do do coletivo, o motorista não quer deixar outros entrarem em substituição, mesmo tendo vaga, que

entrem em contato e façam a denúncia pelo telefone da Ouvidoria de Transporte no nº 2771-2842. Agora, no meu entender, para que a denúncia possa ser fei-ta, sugiro que os motoristas sejam obrigados a usar um crachá como usam os motoristas dos ônibus ou que no painel dos veículos seja fixada a identificação do mesmo e do veiculo. Infelizmente vão pagar os justos pelos pecadores, mas se faz necessário diante de muitas reclamações dos usuários. Obviamente, têm os que respeitam os passageiros com educação suficiente para serem diferenciados dos que não têm, porém isso faz parte do trabalho, da responsabilidade deles. Imaginem a atenção, a educação, e a hones-tidade seja em qual profissão for, passar a não ser mais obrigação e sim favor! Eles estão ganhando, não estão trabalhando de graça! São esses que denigrem as profissões e não os bons!

*** Não entendi! E acho que muitos não entende-ram, principalmente os prejudicados. O que será que aconteceu para que o evento que já há alguns anos é realizado nesta cidade fosse cancelado em cima

da hora? Estou me referindo ao campeonato de Bo-dyboard. Posso estar enganada, mas isso não deve ter partido do Betinho, atual secretário de Esporte e Lazer, pois ele tem um histórico de bom secretá-rio. Qual terá sido o mistério que frustrou o sonho e expectativa dos jovens que treinaram e esperaram pelo momento de competir. Lamentável!

*** Aproveitando o gancho quero elogiar uma fun-cionária que atende muito bem e se não consegue o intento não é por culpa dela e sim das candidatas que lamentavelmente não querem trabalho, querem é emprego! Maria do Carmo, do Banco de Empregos que tenta nos atender e servir a todos que ao banco recorrem, com simpatia e educação, você é um must! É um trabalho ingrato, pois a mesma dificuldade a Tania também tinha, mas quando o funcionário(a) trabalha com boa vontade o que depende deles me-rece elogios.

*** Atenção: Os moleques que riscam os carros es-tão atuando na Rua do Banco do Brasil. Policiamento neles!

Page 15: Rio das Ostras 23 08 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 15 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

*** Aproveitando o gancho quero elogiar uma fun-cionária que atende muito bem e se não consegue o intento não é por culpa dela e sim das candidatas que lamentavelmente não querem trabalho, querem é emprego! Maria do Carmo, do Banco de Empregos que tenta nos atender e servir a todos que ao banco recorrem, com simpatia e educação, você é um must! É um trabalho ingrato, pois a mesma dificuldade a Tania também tinha, mas quando o funcionário(a) trabalha com boa vontade o que depende deles merece elogios.

*** Atenção: Os moleques que riscam os carros

estão atuando na Rua do Banco do Brasil. Policia-mento neles!

*** COISA BOA! A comemoração dos 38 anos de casamento do casal Jurema e Paulo em sua vivenda. O almoço que nos foi oferecido estava uma delícia! Bom vinho, cerveja muito gelada, várias sobreme-sas, convidados comunicativos, enfim, eles sabem viver! Não basta ter dinheiro e não saber usá-lo, pois o dinheiro foi feito para nos dar conforto e para cur-tir a vida! Parabéns ao casal e nossos agradecimen-tos por fazermos parte de momentos como esse.

*** Aniversário do Bernardo: Ele é uma graça, mas... difícil de controlar! Paola, sua mãe, fez uma festa para ele muito sugestiva já que ele adora cavalos. Fazen-dinha com direito a escorrega gigante, distribuição de 80 pintinhos, almoço e uma deliciosa sobremesa que estava tão boa que Juarez repetiu a dose. Banana cozida ou assada com sorvete e calda de morango ou chocolate. HUM!!! Não foi possível tirar várias fotos porque ele não parava e nem queria ser fotografado. O que importa é que ele curtiu muito o aniversário que estava bem diferenciado e caprichado.

Page 16: Rio das Ostras 23 08 13

16 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Socialpor Mark Ramos

por Mark [email protected]

É com muita ale-gria e satisfação que apresento esta

coluna social desta sema-na, com um gostinho pe-culiar e com cheirinho de neném! Pela primeira vez, o Cenarium Hall foi palco para uma linda recepção em comemoração ao primei-ro aninho de vida da linda Leticia, filha de Wagner e

Adriana, que escolheram o Cenarium Hall para come-morar esta data de vitória. Muitos convidados de fora estiveram presentes. Ale-gria, sofisticação, luxo e bom gosto, é claro que não faltaram para esta produção. O casal Wagner e Adriana, cúmplices de nosso trabalho nos deu uma missão de fazer desta data, um sonho. Disse que não faço festas infantis e que se quisessem eu pode-ria pensar em algo bacana,

óbvio para uma festa infantil, mas com a minha caracterís-tica profissional, minha assi-natura, minha identidade de trabalho.

Bem, o resultado foi sem sombra de dúvidas surpre-endente mais uma vez! Uma

decoração linda, impecável e muito delicada ao mesmo tempo. Usei as cores azul céu e o rosa bebê para re-tratar a delicadeza de minha proposta, numa decoração provençal e com ar bucóli-co. Claro, tudo com a apro-vação do casal e que muito somou também com ideias e com resultados. Muitos doces personalizados, inú-meros mini ursinhos para lembranças, ursos persona-lizados foram usados como acabamento de nossa ideia principal, levar ao Cenarium Hall, luxo, mas ao mesmo tempo a delicadeza dos ur-sinhos.

Na área Cerimônia foram montados alguns brinque-dos para alegrar as crianças e somados a um direciona-

mento por profissionais da arte, palhaços, alegria e mui-tas brincadeiras.

Fiquei muito satisfeito com o resultado e tenho plena convicção de nosso dever cumprido, com respeito, profissionalismo e excelen-te atendimento, tudo per-feito e que aproveito para agradecer aos pais Wagner e Adriana pelo crédito dado às minhas empresas e apro-veito para desejar a vocês e principalmente à linda e doce aniversariante Leticia, muita saúde, prosperidade e muitos anos de vida e espero por vocês, quem sabe, daqui a 14 anos! O registro desta produção ficou por conta da fotógrafa Kelly Oliveira. Nunca deixem de sonhar! Mark Ramos.

Page 17: Rio das Ostras 23 08 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 17 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 18: Rio das Ostras 23 08 13
Page 19: Rio das Ostras 23 08 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 19 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

[email protected]

Casa e Estilo por Alexandre Silva Leal

Móveis planejados

Quando se pensa em mó-veis planejados vem logo a ideia de quartos, salas, co-zinhas, banheiros, etc., mas essa tendência vem mu-dando, os estabelecimentos comerciais estão também aderindo aos planejados,

pois eles atendem perfei-tamente às necessidades, pois como são projetados de forma personalizada, aproveitam-se todos os es-paços disponíveis.

Com a praticidade dos planejados, os estabeleci-mentos comerciais estão procurando dar elegância e funcionalidade nos es-

paços, assim tornando am-bientes modernos e perso-nalizados que mantenham os produtos organizados e mais atraentes aos olhos dos consumidores, assu-mindo também caráter es-tético e funcional, contri-buindo com a beleza dos ambientes. São diferencia-dos, pois dão um toque de exclusividade e permitem adaptações posteriores, sendo assim seus desejos prontamente atendidos.

Visando esses novos consumidores, as fábricas estão fazendo parcerias

com estilistas que, além de assinar coleções, também usam os planejados em suas lojas, mostras, assim despertando atenção de novos clientes em poten-cial. Com essas parcerias, quem ganha sempre é o consumidor que, além de planejar suas residências, tem o local de trabalho agradável, bonito e sempre atual, harmonizado.

Com a tecnologia em-pregada hoje em dia junto com a praticidade, cores, recortes, pode-se fazer quase tudo com planeja-dos para qualquer tipo de estabelecimento, desde o projeto mais simples até o mais elaborado.

A preocupação com o

meio ambiente, respon-sabilidade social, torna os planejados uma ótima opção para qualquer am-biente, seja ele comercial ou residencial, pois são produzidos com madeiras de reflorestamento certi-ficadas, e além de deixar o ambiente mais agradável também colabora com o meio ambiente.

”A Predilecta Moveis Planejados tem uma am-pla escolha de soluções de conforto sustentável para seus sonhos”

Page 20: Rio das Ostras 23 08 13

20 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Sempre na Moda Por Valessa Coiffeur

Ideal para gestantes e crian-ças a partir dos três anos de ida-de, a Escova Salvatore Cosméti-

cos não possui formol e derivados. É feita a base de tanino de algas e uma mistura de aminoácidos e ativos ex-traídos da natureza. Promove um li-so natural, substituindo o alisamento químico.

Nós sempre buscamos inovações para atender cada vez melhor a ne-cessidade de nossos clientes. E, para garantir a credibilidade do salão de beleza e o retorno do consumidor, é fundamental que a escolha criteriosa do produto a ser utilizado atenda às exigências dos clientes.

A Valessa Coiffeur pensa não ape-nas na qualidade final, mas em todo processo e na ideia de que você usa

Cabelos visivelmente tratados : 0% de

formol e derivados

um bom produto até que conheça o melhor deles. Um conceito de que é realmente possível ter os cabelos dos sonhos sem agredir a saúde.

É necessário que tenha sempre um pós-tratamento indicado pelo profis-sional até a próxima visita ao salão.

Nutriçãopor Carolina Eliziá[email protected]

O Programa de Alimenta-ção do Trabalhador (PAT) foi instituído pela Lei nº 6.321, de

14 de abril de 1976 e regulamentado pelo Decreto nº 5, de 14 de janeiro de 1991. O PAT tem por objetivo melho-rar as condições nutricionais dos tra-balhadores, com repercussões positi-vas para a qualidade de vida, a redução de acidentes de trabalho e o aumento da produtividade.

Os Benefícios do programa são:

Para o Trabalhador - Melhoria de suas condições nutri-

cionais e de qualidade de vida; - Aumento de sua capacidade física;

Programa de Alimentação do Trabalhador

- Aumento de resistência à fadiga; - Aumento de resistência a doen-

ças; - Redução de riscos de acidentes de

trabalho.

Para Empresas- Aumento de produtividade; - Maior integração entre trabalha-

dor e empresa; - Redução do absenteísmo (atrasos

e faltas); - Redução da rotatividade; - Isenção de encargos sociais sobre

o valor da alimentação fornecida; - Incentivo fiscal (dedução de até

quatro por cento no imposto de ren-da devido).

Page 21: Rio das Ostras 23 08 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 21 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

A Logosofia, ao abrir outros horizontes para a vida, oferece novos e

valiosos elementos de primor-dial importância para o desen-volvimento das faculdades da inteligência e propõe uma das concepções máximas do pensa-mento, sobre a qual haverá de forjar-se a individualidade do futuro. Apresenta, como fór-

Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)

Surge uma nova cultura para a humanidade

mula ideal para responder às exigências dos problemas futuros, o princípio de refor-ma individual sobre a base de uma evolução efetiva do pensamento humano rumo a conceitos mais amplos e fecundos, que orientem o homem, permitindo-lhe uma superação verdadeira em to-das as ordens da vida.

Estamos em terras de ho-mens livres. Sendo assim, entendemos que toda obra fecunda que tenda ao bem comum, que propicie a su-peração moral e o aperfei-çoamento do indivíduo, deve encontrar o auspício de to-dos os que nasceram em ber-ços honestos e sintam correr, em suas veias, o sangue ab-

negado dos que em todas as épocas se preocuparam pelo bem-estar e pelo progresso da humanidade.

Nossos propósitos concen-tram, como já manifestamos em conferências públicas e em inumeráveis publicações, os mais elevados fins de cul-tura e de superação em todas as ordens do esforço huma-no.

Queremos, para as gera-ções contemporâneas e fu-turas, um mundo melhor, baseado em compreensões amplas acerca das altas prer-rogativas que se abrem ao porvir dos homens, quando estes

procuram merecê-las e torná-las suas, mediante o

estudo e o entendimento dos problemas que dizem respeito à inteligência, no harmônico jogo do esforço, da consagração e da conside-ração geral.

Oferecemos, para cum-primento dos deveres que entendemos ineludíveis da consciência, nossos afãs e a produção de nosso espírito, como trabalhadores incan-sáveis e decididos, para que esta obra, que já se desen-volve em milhares de seres, se difunda e se estenda pelo mundo, levando a palavra de alento, construtiva e fecun-da, a fim de comover o co-ração e a mente de todos e oferecer sua ajuda ali, onde devem ser contempladas as

necessidades do futuro, ao se projetarem as novas nor-mas que haverão de imperar no mundo, tal como de uns tempos para cá vem sendo preconizado.

E, quando nos é dado ouvir, de uma inumerável quantidade de pessoas, os benefícios obtidos graças à aplicação do ensinamen-to logosófico, pensamos que não nos equivocamos ao admitir, com tão funda-das razões, que nossa obra haverá de constituir uma das maiores contribuições para o bem da humanida-de.

Texto extraído do livro Co-leção da Revista Logosofia - págs. 123 e 124

Começam preparativos para Festival de Frutos do MarDEORK DANIEL

Na próxima segunda-feira, dia 26, repre-sentantes da Secretaria

de Turismo vão se reunir com os empresários interessados em participar da 17ª edição do Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras. O encontro es-tá marcado para às 15h no au-ditório Inayá Moraes d`Couto, localizado na sede da própria Secretaria, Extensão do Bosque.

Esta será a segunda reunião de planejamento do Festival e vai servir para definir o número de restaurantes par-ticipantes, datas para apre-sentação da receita, valor do prato e assuntos gerais. Além disso, também será marcada a data para realização da fo-to do prato escolhido para o material de divulgação.

A 17ª edição do evento con-tará com workshops e acon-tecerá de 1º a 30 de novem-bro de 2013, nos restaurantes participantes.

Page 22: Rio das Ostras 23 08 13

22 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

PM estoura rinha e encontra 73 galos feridos CRIME AMBIENTAL

Ao todo 10 pessoas foram detidas e autuadas por crime ambiental. Elas prestaram depoimento e foram liberadas

[email protected]

Policiais do Serviço Reservado da Polícia Militar (P2), estouraram na manhã do último domingo (18),

uma rinha que funcionava em Rio das Os-tras. Após denúncias anônimas, os milita-res chegaram ao local em que os animas eram sacrificados, no bairro Vila Verde.

Ao todo, 73 galos eram utilizados na rinha que funcionava em uma casa. No local, havia uma espécie de cati-veiro para as aves da espécie China, que eram criadas inadequadamente e encontravam-se feridas.

De acordo com informações da Polícia Militar, dez pessoas que estavam no local no momento da chegada dos militares, foram detidas e autuadas por crime am-biental. Elas prestaram depoimento na 128ª Delegacia Policial de Rio das Ostras (DP) e foram liberadas em seguida.

Outros participantes da rinha con-seguiram fugir, ao avistarem as viatu-

ras da polícia. Segundo a polícia, dez pessoas fo-

ram autuadas em flagrante por crime ambiental. Gilberto Correia Gonçal-ves, 37 anos, dono do local, afirmou à polícia que não tinha conhecimen-to de que a rinha seria uma prática ilegal. “Os animais são criados para a briga, não posso ser responsabilizado por isso”, disse.

A casa onde os galos foram encon-trados está acautelada pela polícia. Os animais estão permanentemente sob vigilância dos policiais até que sejam levados para um centro de triagem de animais em Seropédica.

A rinha de galo é proibida no País pela Lei 9.605, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais. No seu ar-tigo 32, a legislação aborda a prática de "ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésti-cos ou domesticados, nativos ou exó-ticos". A pena é de detenção de três meses a um ano, além de multa. As aves

Rio das Ostras se une por mais segurança VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

dando continuidade às ações da ges-tão municipal no combate à violência con-tra a mulher, o prefeito da cidade de Rio das Ostras e secretários de governo se reu-niram com representantes da sociedade civil e das polícias, na última sexta-feira (16), no auditório do Polo da UFF no mu-nicípio.

Esse foi o primeiro encontro com mem-bros do movimento “Chega de estupros em Rio das Ostras”, após a audiência pú-blica, realizada em maio deste ano, que de-finiu algumas diretrizes para as políticas de proteção às mulheres na cidade.

O objetivo da reunião foi levantar e apresentar dados que possam servir para embasar o trabalho de combate à violência contra a mulher no município. Segundo levantamento do ISP - Instituto de Segu-rança Pública do Estado do Rio de Janeiro, entre os meses de janeiro a maio deste ano, foram registrados na cidade 21 casos de estupros.

Os representantes do governo demons-traram preocupação com o panorama atual e falaram sobre as ações que o mu-nicípio vem desenvolvendo em prol da se-gurança, como a criação da Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres, a partir de lei sancionada pelo prefeito, no início deste mês.

Prefeito e secretários se reuniram com representantes da sociedade civil e polícias

DIVULGAÇÃO

Esse

contro com

ano

Na reunião, foram passadas as medidas tomadas em parceria com setores da so-ciedade civil organizada e órgãos públicos. A Prefeitura vem promovendo palestras oferecidas na Casa da Mulher, qualifica-ção dos servidores que atuam no atendi-mento ao público feminino, assim como melhorias da iluminação pública e inten-sificação da limpeza de terrenos baldios. Também está sendo feito um trabalho de conscientização das vítimas para que de-nunciem seus agressores.

As secretarias de Bem-Estar Social e de Educação estão preparando os professores para que possam identificar possíveis ví-

timas, já que muitas das vezes, crianças e adolescentes sofrem violência doméstica e têm medo de denunciar seus agressores.

A secretaria de Saúde também vem dis-cutindo o problema e já está atuando na identificação e notificação de agressões a mulheres que buscam atendimento na rede municipal, além de oferecer atendimento integral e multiprofissional às vítimas.

O grupo trabalha agora na produção de um dossiê com estatísticas e informações para serem divulgadas para a população e entidades civis sob forma de cartilhas, que ainda esclarecerão a comunidade quanto às formas de denúncia.

Page 23: Rio das Ostras 23 08 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 23 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Dança

[email protected]

De olho em um novo público, as academias de

dança já estão realizando aulas exclusivas para ca-sais. E o mais interessan-te é a grande presença de jovens! Eles estão vendo a Dança de Salão não só como atividade física, e sim de lazer e, lógico, dando uma apimentada no relacionamento, des-cobrindo uma forma di-ferente de namorar...

Hoje em dia encontra-se facilmente música

UMA FORMA DIFERENTE DE NAMORAR

por Luiz Vieira

ao vivo nos barzinhos e eventos sociais. Com is-so surge aí a oportunida-de perfeita para dançar e curtir a dois: troca de olhares, sorrisos e cum-plicidade... Gestos que se perdem com a rotina!

Nesse tipo de aula o casal dança junto, o que permite treinar em ca-sa, e isso já é mais um motivo para que os dois estejam juntinhos nova-mente. Com o tempo a afinidade vem crescendo e a habilidade aumenta cada vez mais. Daí co-meçam a curtir em fes-

tas de família e a “tirar onda” com os amigos!

Os ritmos são variados

passando pelo bolero, forró, soltinho e samba de gafieira. É uma gran-

de oportunidade para ca-sais de todas as idades aprenderem e se envol-verem cada vez mais.

Pensando mais além, já é a prática de uma ativi-dade física que incorpora à rotina do casal de uma forma divertida e praze-rosa. Eles chegam à aula sorrindo e saem cada vez mais felizes! Os dias de aula passam a ser moti-vo de contagem regres-siva na semana... Fazem vídeos da sua evolução... Querem compartilhar em redes sociais... Fazem no-vos amigos... Enfim, é um hábito super saudável que vale a pena se viciar!

Page 24: Rio das Ostras 23 08 13

24 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Decoração por Nilo Martins

[email protected]

A casa na cidade decora-da como na fazenda.

A cozinha com cara de fazenda um clássico que nos remetem ao ambiente da roça, ladrilhos hidráuli-

cos, pisos e revestimentos de cimento sem queima, super sustentável. Dialo-gar com referências com ar campestre. Daí o legal é misturar diversos elemen-tos criando um clima com toques contemporâneo em contraste com a cidade.

DECORANDO

Bancos de madeira pinta-dos de amarelo que trazem o sol e alegram uma mesa antiga de fazenda pode ser usada tranquilamente em uma sala de jantar urbana, trazendo ao ambiente um

tom acolhedor. Use tecidos sintéticos que imitam seda e tem durabilidade e qua-lidade para enfrentar o dia a dia de uma casa. Lembre o estilo, porque é você que deve combiná-lo colocando

suas referências. Pisos e assoalhos de madeira e um belo tapete, lustres e sopei-ras trazem elementos de sua historia para compor o ambiente. Quartos com camas de cabeceiras altas e colchas florias e mantas e almofadas com cores contrastantes . Integrando os ambientes, acolhendo e recebendo amigos, pois o bom da vida é acolher. Relacionar com o campo mesmo dentro da cidade com suas características em comum carregando a essência das metrópoles. O bruto dos materiais, que junto a elementos decora-tivos mais leves denotam e expõem toda a beleza dos designers brasileiros em moveis e acessórios. Papeis de paredes estampadas nos lugares certos dispostos como quadros entre apa-radores e mesas trazendo sempre estímulo a decorar e decorar com elegância. A distância jamais apaga a verdadeira amizade.

Abraços Nilo Sergio

Page 25: Rio das Ostras 23 08 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 25 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Fotodepilação e Fototerapias

O que é Fotodepilação por Luz Intensa Pulsada (IPL)?

Por Layla Alves

[email protected]

É o método não in-vasivo de remoção de pelos através da utili-

zação de uma luz policromá-tica com vários cumprimen-tos de onda. O sistema emite ondas de luz que são absorvi-das pela melanina dos pelos transformando-se em calor e danificando as células germi-nativas responsáveis pelo seu crescimento.

O Equipamento de Fotode-pilação da D’pil tem registro na ANVISA e é detentor de uma tecnologia de última ge-ração cuja finalidade é dire-cionar o calor somente ao fo-lículo piloso oferecendo uma sensação de conforto à pele.

Como o pelo é eliminado? O sistema emite ondas de

luz que são absorvidas pela

melanina dos pelos transfor-mando-se em calor e danifi-cando as células germinativas responsáveis pelo seu cresci-mento.

Como funciona o proces-

so de remoção de pelos por IPL?

Começamos orientando o cliente no preenchimento de um questionário para conhe-cermos seus hábitos, sua roti-na de cuidados diários com a pele, sua relação com a expo-sição solar e por fim determi-nar seu fototipo.

Logo em seguida reforça-mos as informações impor-tantes dos cuidados neces-sários durante o tratamento entregando para o cliente uma relação de cuidados que deve-rá ser seguida.

Após tirarmos todas as dú-vidas do cliente, solicitamos que o mesmo autorize o iní-

cio das sessões de remoção de pelo, assinando um termo de consentimento.

E antes de darmos início ao tratamento, avaliamos a área a ser tratada e submetemos o cliente a um teste de prova para apurarmos sua sensibi-lidade.

Quantas sessões serão ne-

cessárias?O número de sessões de-

penderá de diversos fatores: fototipo de pele; área a ser de-pilada; característica do pelo, sexo, idade e estado hormo-nal do cliente.

Em cada parte de nos-so corpo o pelo é diferente, mesmo que seja na mesma área. Assim temos pelos com menor ou maior facilidade para serem eliminados. Ou-tro fator muito importante a ser considerado é a fase em que se encontra o pelo que

será removido. A melhor fa-se é a anágena, fase em que o pelo encontra-se conectado às suas células germinativas. Como em nosso corpo o pelo cresce de forma desordenada e cada pelo encontra-se em uma fase diferente, são ne-cessárias em média de 8 a 10 sessões para que os pelos de uma área sejam atingidos na fase inicial (anágena) e assim eliminados.

A Fotodepilação é indicada para eliminação duradoura, indolor e eficiente dos pelos indesejáveis pelo preço único de R$ 55,00 por área e sessão. Agende hoje mesmo sua ava-liação gratuita.

Page 26: Rio das Ostras 23 08 13

26 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a lei-tura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.

Na sala de aula, o docente pode valorizar os usos da escrita pre-sentes no cotidiano para ensinar os devidos conteúdos. O professor, ao propor atividades que envolvem os usos da escrita que ainda não fazem parte do cotidiano, pode introduzir essas práticas de letra-mento de forma que os indivíduos compreendam a função da escrita no contexto social e sua relação

Educação Infantil

Tutora do CEDERJ pela UNIRIO - Disciplinas Alfabetização/Música e EducaçãoPedagoga com FORMAÇÃO TECNOLÓGICA em Mídias na Educação pela UFRJ/ Por Dentro dos Meios pela SEEDUC / Gestão em EaD pela UFF / TICs pelo PROINFO / Produção de Material Didático para a Diversidade -UFF

LETRAMENTO

Por Teresa Giarollacom o contexto escolar (Terzi, 2001).

Sendo assim, ler e es-crever através das práti-cas sociais pode favorecer o acesso ao conhecimen-to, habilitando o aluno a interpretar diferentes textos que circulam so-cialmente e a produzir textos eficazes nas dife-rentes situações sociais de que participa. Cabe à escola e à educação co-mo lugar de formação do sujeito social e espaço de construção da moral e da ética, de circulação das ideologias (pelo menos deveria ser), proporcio-nar ao aluno possibili-dades para o exercício da compreensão, capaci-tando-o a utilizar-se da palavra de outrem não de maneira autoritária, mas de maneira internamen-te persuasiva para dela fazer uso num exercício

de revisão e réplica.Atualmente, ser alfabe-

tizado, isto é, saber ler e escrever, tem se revela-do condição insuficiente para responder adequa-damente às demandas da sociedade. Há alguns anos, não muito distan-tes, bastava que a pessoa soubesse assinar o nome, porque dela, só interes-sava o voto. Hoje, saber ler e escrever de forma mecânica não garante a uma pessoa interação plena com os diferentes tipos de textos que cir-culam na sociedade. É preciso ser capaz <http://www.webartigos.com/ar-tigos/letramento-leitura-e-escrita/18622/> de não apenas decodificar sons e letras, mas entender os significados e usos das palavras em diferentes contextos.

O que falta a uma pes-

soa que sabe ler e es-crever? Por que muitos terminam a Educação <http://www.webartigos.com/artigos/letramento-leitura-e-escrita/18622/> Básica e não conseguem entender uma bula de remédio ou redigir uma simples carta?

Para Moacir Gadotti apud Vargas (2000: 14):

O ato de ler é incomple-to sem o ato de escrever. Um não pode existir sem o outro. Ler e escrever não apenas palavras, mas ler e escrever a vida, a história. Numa sociedade de privilegiados, a leitura e a escrita são um privi-légio. Ensinar <http://www.webartigos.com/artigos/letramento-lei-tura-e-escrita/18622/> o trabalhador apenas a es-crever o nome ou assiná-lo na carteira profissio-

nal, ensiná-lo a ler alguns letreiros na fábrica como perigo, atenção, cuidado, para que ele não provoque algum acidente e ponha em risco o capital do patrão não é suficiente... Não basta ler a realidade. É preciso escrevê-la.

Sabendo ler, aprendemos a pensar racionalmente, a criticar, a ponderar sobre a nossa realidade e a fazer escolhas. São as ideias que libertam o indivíduo. No dia em que aprendermos a pensar por conta própria, jamais serviremos a alguém sem o nosso próprio consen-timento. Teremos alcançado a liberdade.

Page 27: Rio das Ostras 23 08 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 27 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Banho e Tosa

[email protected]

De o l h o n e s s e comportamento, os fabricantes de

produtos de higiene e em-belezamento animal estão sempre inovando. Para os donos que querem ver seus cães mais bonitos, a novida-de que pode ser encontrada nas prateleiras de pet shops é a hidratação de chocolate para pelos, à base de extrato de cacau.

A escova de chocolate é ideal para cães que passa-

Os animais de estimação estão cada vez mais parecidos com seus donos

de do animal, as hidratações devem ser feitas quinzenal-mente. "Quando os donos perceberem que os pelos es-tão novamente ressecados, é hora de uma hidratação", recomenda.

O uso não tem contra-in-dicação, porque a fórmula não contém formol. As hi-dratações custam a partir de R$ 10, mais o valor do banho. Para maiores infor-mações ligue (22) 2760-7187 - Império da Tosa

ram por processos químicos anteriores ou com exposição excessiva ao secador e, ago-ra, precisam tratar profun-damente os fios, mantendo o resultado por muito mais tempo. O novo método deixa os animais mais cheirosos e com pelos sedosos e bri-lhantes.

"A hidratação é indicada para todos os tipos de pelos, mas os resultados são mais perceptíveis em animais de pelos longos", diz a esteticis-ta. "Pode, sim, ser feito em poodles, mas de preferên-cia em yorkshires de pelos

pretos, para se notar a dife-rença. O pelo fica mais liso, macio e brilhante."

A máscara de hidratação de chocolate tem a proprie-dade de restaurar e revita-lizar os pelos ressecados do animal, deixando-os fortes e saudáveis. Sua fórmula con-tém vitaminas A e E, que, juntas, previnem a perda do brilho dos pelos causada por fatores externos.

E ainda há o silicone, res-ponsável por desembaraçar e recuperar a vitalidade dos pelos, deixando-os macios e fáceis de pentear. Para ace-

lerar o resultado, acrescen-ta-se concentrado de choco-late para cabelos ressecados.

A aplicação do produto deve ser feita após o banho do animal, quando ele ain-da estiver com o pelo mo-lhado. Depois disso, massa-geie e deixe agir de cinco a dez minutos. "É necessário o banho antes da aplicação para se retirar toda a oleo-sidade. Durante a secagem, já é possível perceber como os pelos ficam macios, sedo-sos e brilhantes. O resultado é perfeito".

Para não prejudicar a saú-

por Thamires Silva

VeterináriaPor Dra. Solange Mattos

O que é diabetes canina? Os cães podem desenvolver

outros problemas, normal-mente depois de viver com diabetes por um ou mais anos. O controle cuidadoso da con-centração de glicose no san-gue ajudará a minimizar po-tenciais complicações a longo prazo.

A formação de cataratas é a complicação mais comum e importante da diabetes cani-na. Evitando altas concentra-ções de glicose no sangue pode ajudar a prevenir ou retardar o desenvolvimento de cataratas.

Que animais apresentam um risco maior?

[email protected]

Embora qualquer cão possa desenvolver diabetes, afeta mais frequentemente cães de meia-idade ou idosos, espe-cialmente fêmeas não castra-das.

Se acha que seu cão está em risco de desenvolver diabetes, considere testar o seu animal de estimação uma vez por ano durante um exame regular.

Diagnóstico e Detecção

Conhecer os sinais da dia-betes é o primeiro passo para proteger a saúde do seu cão. Se qualquer uma das frases abaixo descreve seu animal de

ou infecções. Além disso, o vete-rinário irá analisar a urina do seu cão para pesquisar a presença de glucose e corpos cetónicos e, se in-dicado, irá então medir a concen-tração sanguínea da glucose do seu cão. Um diagnóstico de diabetes só se torna definitivo quando a glu-cose é encontrada na urina e em concentrações persistentemente elevadas no sangue.

Controle da diabetes

Se foi diagnosticada diabetes no seu cão, então agora é hora de aprender a cuidar do seu animal de estimação diabético. O objeti-vo do controle da diabetes é man-ter as concentrações de glucose em níveis que não sejam eleva-dos, evitando picos e quedas, e reduzir ou eliminar os sinais da diabetes, tais como sede e micção excessivas. Embora a diabetes não possa ser curada, a doença pode ser controlada com sucesso com injecções diárias de insulina e al-terações na dieta. E um controle bem sucedido da diabetes signifi-ca que o seu cão pode levar uma vida feliz, saudável, ativo e com qualidade de vida.

Diabetes em Cães

estimação, fale com seu Médico Veterinário sobre a possibilida-de de diabetes:

·Bebe mais água do que o nor-mal (polidipsia)

·Urina mais frequentemente, produz mais urina por dia, ou tem "acidentes" em casa (poli-úria)

·Apresenta sempre fome (po-lifagia), mas mantém ou perde peso

·Tem olhos turvos

Ao avaliar se o seu cão tem dia-betes, o seu Médico Veterinário pode perguntar sobre esses si-nais e irá verificar a saúde geral do seu cão para descartar a pos-sibilidade de outras condições

Page 28: Rio das Ostras 23 08 13

28 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Inglês sim!

[email protected]

Sou do tempo em que curso de Inglês era um bem de luxo.

Eram poucos no mercado e estudar o idioma era ter uma formação além da es-colar e, na verdade, acom-panhava mesmo a formação escolar, o tempo de duração de um curso era de dez anos. Eu mesma iniciei meu curso aos sete anos e concluí aos dezesseis, fora o ano a mais que fiz para formação de

Prazos para aprender

Por Márcia Lage

professor. Foi bastante tem-po, mas eu aprendi de fato. Seria este o tempo necessá-rio para aprender Inglês? Só é possível desta forma, tão demorado? E como fica o adulto, que precisa aprender “pra ontem”?

Sabemos que hoje há uma proliferação de cursos pro-metendo fluência em dezoi-to meses e até menos. De fato, há outros métodos de-senvolvidos para se tornar possível um aprendizado mais condensado, mas não completo, que isso fique

está estudando e buscando um tempo mais curto para alcançar resultados, lembre-se que é preciso, pelo menos, seis meses para que algum resultado comece a aparecer, para que você possa se per-ceber em um processo de co-municação, então não desista antes disso, e empenhe-se, o seu resultado depende disso.

claro. Li em um matéria que, segundo o professor Micha-el Jacobs, o aprendizado de inglês é concretizado com 1.200 horas de estudo, e isso pode variar de acordo com a dedicação e esforço por par-te do aluno. Se considerar-mos que a pessoa estude três horas semanais, isso levaria oito anos. Caso ela estude duas diárias, de domingo a domingo, aí pode levar até dois anos, pouco menos. Mas a verdade é que estudar tem um começo, mas nunca um fim, há sempre algo novo a aprender.

Você que está lendo pode estar entrando em desespero

e se desiludindo de aprender Inglês, mas estamos falando aqui de aprender o idioma de forma completa, mas não de estabelecer uma co-municação de forma prática, isso pode ser feito em me-nos tempo, mas é importan-te frisar que todo o tempo estimado, seja ele longo ou curto, é um tempo estimado, em termos de conteúdo, mas ninguém pode lhe dizer em quanto tempo, realmente, você será fluente, pois este resultado dependerá de vá-rios fatores, inclusive da sua dedicação e força e vontade. De qualquer forma, se você vai começar a estudar ou já

Ser Humano por Juliana Alves

[email protected]

Quando meu filho vai começar a falar? Qualquer pai e mãe

se faz essa pergunta e espera ansiosamente pela primeira palavra do bebê. Em média, as crianças começam a balbu-ciar com 1 ano. Os primeiros sons estão mais para sílabas do que palavras, como “mã” e “pa”. Mas não importa como aconteça, esse momento trará uma emoção enorme.

Para que a criança continue desenvolvendo suas habilida-des com a fala, é preciso esti-mulá-la. O jeito mais natural de fazer isso é conversar com os bebês. No entanto, uma

pesquisa realizada na Uni-versidade de Chicago (EUA) provou que ações não-verbais podem ser tão importantes quanto o bate-papo para me-lhorar esse aprendizado. Por exemplo, o ato de apontar para um livro enquanto se diz “a mamãe vai pegar um livro” facilita a memorização dessa palavra. Segundo os pesquisadores, com pequenos ajustes nas conversas os pais podem dar um estímulo mais eficiente à fala das crianças. Falar dentro de um contexto e fazer gestos (como apontar para o objeto) podem favore-cer o aprendizado, pois é uma maneira de o adulto apresen-tar o mundo para a criança.

No entanto, a fala também depende de vários outros fa-tores para se desenvolver. Ela é uma expressão da linguagem e, como tal, resulta da integra-ção entre diversos sistemas. A criança precisa estar com o sistema neurológico preser-vado, a parte motora e psico-lógica também. Ou seja, até o carinho que você dá para o seu filho pode fazer diferença no desenvolvimento da fala.

A seguir, algumas dicas que você pode adaptar sem muito trabalho ao seu cotidiano:

Narre o mundo: Converse com o seu bebê sobre aquilo que o rodeia.

Atenção ao tom de voz: Não tenha medo de se expressar

na frente do seu filho, porque isso vai ajudá-lo a decodificar as emoções.

Dê atenção e espaço pa-ra o bebê: Passar um tempo se dedicando integralmente à criança é importante para criar um ambiente emocional saudável e também para per-ceber o que ela tem a dizer, mesmo que não o faça com palavras. Dar espaço para o silêncio também é importan-te - ele também é uma forma de comunicação.

Cante: A sonorização, a ri-ma e o ato de cantar transfor-mam a fala em brincadeira, e isso comprovadamente ajuda o desenvolvimento da lingua-gem, do vocabulário e facilita o período de alfabetização.

Leia histórias e poesias: As histórias, além do estímulo que representam à imagina-ção, aumentam o vocabulário e a curiosidade sobre a lingua-gem.

Explore sinônimos: Quando seu filho perguntar “qual é o nome disso?”, não se contente em dar uma só resposta.

Permita a convivência: Con-viver com outras crianças é importante.

Criança aprende brincan-do: É isso mesmo. Nada de transformar o aprendizado da criança em algo mecânico. Se a criança está se divertindo e fazendo determinada ativi-dade com prazer, ela aprende muito mais rápido.

A dica é: entre pela porta que ela abre para você. Ou se-ja, se ela se mostrou interes-sada por um livro específico, em vez de forçar a leitura de outro, ajude-a a explorá-lo. Se ela está tímida, não a obri-gue a ficar no colo de todos os parentes da festa. E nada de desespero: se você prestar um pouquinho de atenção, vai identificar a vontade do seu fi-lho em determinado momento e saber aproveitar da melhor maneira possível para o seu desenvolvimento.

O papel do outro no desenvolvimento da linguagem da criança

Page 29: Rio das Ostras 23 08 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 29 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Saúde por Carol Passos/ CorenRJ25607

[email protected]

A esquizofrenia <ht-tp://www.copacabana-runners.net/esquizofre-nia-paranoide.html> é uma desordem cerebral crônica, grave e incapa-citante, que afeta em tor-no de 1% da população. Pessoas com esquizofre-nia podem escutar vozes e acreditar que outros estão lendo e controlan-do seus pensamentos ou conspirando para preju-dicá-las. Essas experiên-cias são aterrorizantes e podem causar medo, re-colhimento ou agitação extrema.

Pessoas com esquizo-frenia podem falar coisas que não fazem sentido, ficar sentadas por horas sem se mover ou falando muito pouco, ou podem parecer perfeitamente bem até dizer o que re-almente estão pensando. Uma vez que muitas pes-soas com esquizofrenia podem ter dificuldade de

* Sintomas cognitivos, que são problemas com: atenção, certos tipos de memória e funções de execução que nos per-mite planejar e organi-zar. Déficits cognitivos também podem ser difí-ceis de reconhecer como parte da esquizofrenia, porém são os mais inca-pacitantes para levar um vida normal.

Quando a esquizofre-nia começa?

Sintomas psicóticos, como alucinações e de-lírios, geralmente apare-cem nos homens duran-te a adolescência tardia e vinte e poucos anos, e nas mulheres entre 25 e trinta e poucos anos. Esquizofrenia raramen-te aparece depois dos 45 anos de idade ou antes da puberdade, embora já tenham sido registrados casos em crianças de 5 anos.

Em adolescentes os primeiros sinais da es-

quizofrenia incluem mu-dança de amigos, queda no desempenho escolar, problemas para dormir e irritabilidade. Uma vez que muitos adolescentes, normais também podem ter esse comportamento, o diagnóstico pode ser difícil de fazer nesse es-tágio. Pesquisas têm mos-trado que a esquizofrenia afeta igualmente homens e mulheres e ocorre em taxas similares em todos os grupos étnicos pelo mundo.

Causas da esquizofrenia

Assim como muitas outras doenças mentais, acredita-se que esquizo-frenia seja uma combina-ção de fatores genéticos e ambientais. Todas as fer-ramentas da ciência mo-derna estão sendo usadas para descobrir as causas da esquizofrenia <http://www.copacabanarun-ners.net/esquizofrenia-causas.html>.

TratamentoUma vez que a causa

da esquizofrenia ainda é desconhecida, os tra-tamentos atuais focali-zam na eliminação dos sintomas da doença. Os tratamentos para esqui-zofrenia <http://www.copacabanarunners.net/esquizofrenia-tratamen-to.html> incluem medi-camentos antipsicóticos e tratamento psicosso-cial. Os tratamentos dis-poníveis podem aliviar muitos dos sintomas, porém a maioria das pes-soas com esquizofrenia devem ter que enfrentar alguns sintomas residu-ais pela vida toda. Apesar disso, hoje em dia muitas pessoas com esquizofre-nia conseguem levar vi-das construtivas em suas comunidades. Pesquisas estão desenvolvendo medicamentos mais efi-cientes e procurando entender as causas da esquizofrenia para achar formas de prevenção e tratamento.

manter um emprego ou cuidar de sim mesmas, a carga em sua família po-de ser significativa.

Sintomas da esquizo-frenia

Os sintomas da esqui-zofrenia <http://www.copacabanarunners.net/esquizofrenia-sintomas.html> se encaixam em três categorias gerais:

* Sintomas positivos, que são pensamentos e percepções diferentes co-mo alucinações, delírios e desordens no pensamen-to e movimento.

* Sintomas negativos, que representam a perda ou diminuição na capa-cidade de iniciar planos, falar, expressar emoções ou encontrar prazer na vida cotidiana. Esses sin-tomas são difíceis de re-conhecer como parte da esquizofrenia e podem ser confundidos por pre-guiça ou depressão <ht-tp://www.copacabana-runners.net/depressao-sintomas-causas.html>.

O que é esquizofrenia?

Page 30: Rio das Ostras 23 08 13
Page 31: Rio das Ostras 23 08 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 31 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Beleza e Saúdepor Rodrigo Tavares

[email protected]

Desenvolvido em Buenos Ai-res – Argentina,pelo Dr. Julio Ferreira, famoso cirurgião plás-tico que desde 1998 se dedica a elaboração de peeling’s e pro-dutos para o tratamento da pe-le humana e suas mais diversas disfunções estéticas como flaci-dez, rugas superficiais e profun-das, manchas , acne e sequelas , e também as tão indesejáveis estrias.

Sabemos que estrias são de difícil tratamento, e que os melhores ainda são a ba-se de peeling’s e ácidos. ODr. Júlio elaborou uma fórmula que utiliza a associação de ácidos com outros princípios ativos que regeneram a pele e “ atacam as estria de todos os lados” !!! Estou falando do

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ESTÉTICA - é a forma mais prática e objetiva para se habilitar à profissão de Esteticista

COLORPEELUmpeeling específicopara estrias

Color Peel que, em sessões semanais práticas e indolo-res devolve a auto-estima àqueles que sofrem com es-trias. Um tratamento único e inteligente que além de agir sobre o colágeno e elastina, age também sobre a pigmen-tação alterada das áreas aco-metidas! Isso é fantástico!!!

As estrias são rupturas das fibras colágenas e elásticas da pele, formando “cicatrizes in-ternas na derme”, aparentando pequenas depressões lineares ou fusiformes, com bordas bem delimitadas, e coloração variadas que vão do vermelho ao roxo e branco ( de acordo com o estágio das mesmas. Su-as causas são diversas, entre elas: fatores genéticos, mecâ-nicos, nutricionais, hormonais e medicamentos( especialmen-te corticóides tópicos ou sistê-

micos). Você que sofre com estrias

acabou ganhar um aliado pode-roso, eficiente e prático: Color

Peel, já há disposição em nossa cidade.

Grande abraço a todos.

Page 32: Rio das Ostras 23 08 13

32 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A 29 DE AGOSTO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 33: Rio das Ostras 23 08 13
Page 34: Rio das Ostras 23 08 13
Page 35: Rio das Ostras 23 08 13
Page 36: Rio das Ostras 23 08 13

4 Classificados RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A29 DE AGOSTO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 37: Rio das Ostras 23 08 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A29 DE AGOSTO DE 2013 Classificados 5 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 38: Rio das Ostras 23 08 13

6 Classificados RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A29 DE AGOSTO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 39: Rio das Ostras 23 08 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A29 DE AGOSTO DE 2013 Classificados 7 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Imóveis

Charles [email protected]

Com o expressivo au-mento do crédito imobili-ário, extensão dos prazos dos financiamentos habi-tacionais, queda nas taxas de juros e o crescente aumento dos lançamen-tos imobiliários, mui-tos brasileiros puderam concretizar a compra do primeiro imóvel, algo que não ocorria facilmente há uma década. O sonho da casa própria, no entanto, requer muitos cuidados que passam despercebi-dos por muitos compra-

dores. Seguem abaixo alguns deles:

* Fazer uma análise cri-teriosa da real situação fi-nanceira do casal. Se es-tiver endividado, o ideal é quitar as dívidas para posteriormente adquirir o imóvel;

* Escolher o imóvel adequado à renda, o ide-al é financiar somente o necessário para que a prestação não prejudi-que o orçamento fami-liar. As parcelas do fi-nanciamento devem ser pagas em dia, pois hoje, a alienação fiduciária, fi-cou muito mais fácil pa-

ra os bancos tomarem os imóveis dos clientes que ficam inadimplentes. No passado os bancos po-deriam levar até 15 anos para reaver o bem, mas, hoje é bem mais rápido este processo;

* Verificar a infraestru-tura onde o novo imóvel estará localizado, tais co-mo: padaria, supermerca-do, escola, posto de gaso-lina, estes custos podem aumentar bastante de um local para outro e, dificilmente é levado em consideração. Quando o cliente muda de moradia, o aumento médio do cus-

to de vida é da ordem de 10% a 30%;

* Reservar recursos pa-ra mobílias e armários que variam entre 20% e 30% do valor do imóvel, sendo que em alguns ca-sos podem chegar a 50% do valor;

* Comparar as taxas de juros e condições de financiamentos em dife-rentes instituições finan-ceiras;

* Reservar aproxima-damente 5% do valor do imóvel para pagamento de taxas, impostos e ou-tras pertinentes à trans-ferência do imóvel.

Planejamento na aquisição do 1º Imóvel

por Charles Oliveira

Diante disso, o primeiro passo antes mesmo de visi-tar o imóvel é realizar um planejamento financeiro familiar e baseado nele, adquirir um imóvel que atenda às necessidades plenas da família. O sonho da casa própria só é bom quando está bem estrutu-rado, caso contrário pode-rá tornar-se um pesadelo.

E X I JA M S E M P R E PROFISSIONAIS QUA-LIFICADOS E CREDEN-CIADOS PARA A NEGO-CIAÇÃO IMOBILIÁRIA.

Page 40: Rio das Ostras 23 08 13

8 Classificados RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,23 A29 DE AGOSTO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS