rio das ostras 05 12 2014

24

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 06-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Rio das Ostras 05 12 2014
Page 2: Rio das Ostras 05 12 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS2 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de dezembro de 2014

EXPEDIENTE - Propriedade: EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e Agências de Notícias • Sede e Parque Gráfico Próprios. Rua: Benedito Peixoto, 90 Centro Macaé/RJ Tel. (22) 2106-6060 - CNPJ: 29699.626/0001-10 • Registrado na forma da

lei • Diretor Presidente: Oscar Pires • Vendas de Publicidade: Felipe (22-21066060) • Diagramação: Cézar Lobo ([email protected]) • Fotos: Wanderley Gil ([email protected]) • Acesse: www.odebateon.com.br • E-Mail: [email protected] • A direção de O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. • Filiado à ADJORI - RJ Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ADI Brasil • ANJ Associação Nacional de Jornais.

RIO DAS OSTRAS

Homenagem à padroeira da Cidade prossegue até segunda, dia 8Devotos de Nossa Se-

nhora da Conceição já estão celebrando o dia

da Padroeira de Rio das Os-tras. No dia 8, data que a Igre-ja Católica consagra a Mãe de Jesus, estará previsto um passeio ciclístico, café da ma-nhã, missa, coroação a Nossa Senhora e a tradicional procis-são, momento mais esperado pelos fiéis. A novena vai até domingo, 7, com missa às 19h, na Matriz, e noites temáticas, com comidas e bebidas típi-cas. A igreja de Nossa Senhora da Conceição se localizada no Centro, em frente a Praça José Pereira Câmara. Este ano, a festa traz o tema “Caminhamos com Maria em Missão”, com a presença de diversos padres convidados de outras paróquias. Espiri-tualidade, caridade, reflexão e entretenimento são os qua-tros pontos da celebração. A cada dia da novena serão recolhidas doações de alimen-tos não perecíveis para as ati-vidades sociais dos Vicenti-nos. Açúcar, macarrão, arroz, leite, biscoito, café, feijão, óleo, kit de higiene e material de limpeza estão entre os itens.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Dia 05/12 – 19hSanta Missa – Pe. Luiz Fernando – EuclidelândiaDoação: ÓleoNoite Mineira

Dia 06/12 – 19hSanta Missa – Pe. João EvangelhoDoação: Kit HigieneNoite Nordestina

Dia 07/12Santa Missa – 8h, 18h e 20h – Pe. AlexandreDoação: Papel Higiênico, sabão em pó e material de limpezaNoite GaúchaAlmoço Beneficente – 12h

DIA 8/12Ofício da Imaculada Conceição – 6hCafé da manhã – 6h40Santa Missa – 8hPasseio Ciclístico – 10h (Concen-tração Praça José P. Câmara)Procissão – 17h30 (Praça São Pe-dro)Santa Missa – 18hCoroação de Nossa Senhora - 19h

GABRIEL SALES

A coroação de Nossa Senhora da Conceição faz parte da programação religiosa

Page 3: Rio das Ostras 05 12 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de dezembro de 2014 3

Dia de Conscientização teve testes rápidos de Aids

Jovens foram foco da Campanha Nacional contra Aids

MAuRICIO ROChA

R io das Ostras mobilizou a população na segunda-feira, 1º de Dezembro,

em torno da prevenção e tra-tamento da Aids. As pessoas foram convidadas a saber mais sobre a doença e a realizar o teste de rápido diagnóstico. Ao todo, 175 pessoas realizaram o exame na data, Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Um trailer foi instalado na Praça José Pereira Câmara, no Centro, onde a equipe da Secre-taria de Saúde distribuiu mate-rial informativo, preservativos e conversou com a população. O público também pode aferir a pressão e realizar o teste rápi-do anti-HIV, nas salas da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em frente à praça.

PARTIU TESTE!

Este ano, a campanha do Mi-nistério da Saúde teve como Eu me previno, Eu me testo, Eu me conheço. #partiuteste, com fo-co nos jovens, de 15 a 24 anos. O principal objetivo da mobiliza-ção é dar maior visibilidade às questões do viver com o HIV e à importância do teste e o trata-mento como prevenção.

“É preciso levar informações sobre Aids ao maior número possível de pessoas. O Estado do Rio de Janeiro tem o tercei-

ro maior índice de incidência da doença no Brasil e o terceiro também entre as mulheres grá-vidas brasileiras. A detecção da doença, por meio do exame, é muito importante para comba-ter a expansão da Aids”, explica a secretária de Saúde Ana Cris-tina Guerrieri.

Alana Marques, de 27 anos, foi uma das pessoas que reali-zaram o teste. Para ela, é pre-ciso superar o preconceito. “As pessoas precisam se informar e fazer o exame. As pessoas têm que ter consciência de que a vida é mais importante do que medo ou preconceito”, opina a

moradora do Nova Esperança.

FALANDO ABERTAMENTE

Portadora do HIV há 25 anos, Alba Valéria de Oliveira com-pareceu à praça para apoiar a equipe da Secretaria de Saúde

na campanha. Ela é uma das pacientes atendidas pelo Pro-grama de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/Aids do Município.

Nascida no Rio Grande do Sul, Alba descobriu a doença realizando exames durante a gestação de sua filha, que hoje tem 22 anos e não foi infectada com o vírus. Há 19 anos ela toma os medicamentos e tem quali-dade de vida, mantendo hábitos saudáveis. Sem medo dos olha-res preconceituosos, Alba fala sobre a doença abertamente e busca contribuir para redu-zir o isolamento dos pacientes dentro da sociedade. “É preci-so dar voz às pessoas que têm o HIV e estão isoladas, caladas, com vergonha e medo. Algumas vezes o preconceito começa dentro da própria família”, diz Alba, que há cinco anos é atendida pelo pro-grama da Secretaria de Saúde.

PROGRAMA

O Programa Municipal de DST/AIDS conta com uma equipe multidisciplinar, com infectologista, pediatra, gineco-logistas, nutricionistas, psicólo-gos, dermatologista, equipe de enfermagem e assistente social. Além das consultas, os pacien-tes recebem medicamentos gratuitamente.

Page 4: Rio das Ostras 05 12 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS4 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de dezembro de 2014

Exposição Fluídos de Luz marca entrada de 2015

Mandalas estarão na nova exposição na Casa de Cultura Bento Costa Junior

DIVULGAÇÃO

Uma exposição para oferecer positivida-de, prosperidade, paz

e saúde para 2015. Assim é definida a próxima mostra da Fundação Rio das Ostras de Cultura, “Fluídos de Luz”, que volta à cidade nesta sex-ta, 5. O público poderá con-ferir cerca de 30 peças, entre mandalas e artes em telas e telhas, que retratam elemen-tos da natureza, tudo com bastante colorido. A mostra ficará aberta ao púbico na Casa de Cultura Bento Cos-ta Junior, até 5 de janeiro, de terça a domingo, de 9h às 18h, inclusive feriados, com entrada franca.

Reunindo trabalhos dos artistas plásticos Valéria Apolinário e Paulo Roberto de Oliveira, a exposição traz uma nova proposta para es-ta edição. Cromoterapia e cristais dão às mandalas uma harmonização mais completa, colaborado assim para a res-tauração do equilíbrio físico e emocional por meio das cores. Segundo pesquisadores, esses elementos são utilizados pela humanidade desde as antigas civilizações como o Egito, Ín-dia, Grécia e China.

“Com as mandalas, eu me encontrei. Elas se movem por si mesmas e me levam

sempre ao melhor caminho. Paulo Roberto e eu nos en-contramos por causa da arte

e vivemos para ela. Trabalha-mos com a arte aqui em Rio das Ostras, a cidade onde

decidimos viver nossa his-tória de vida”, conta Valéria Apolinário.

Page 5: Rio das Ostras 05 12 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de dezembro de 2014 5

KANá MANhãES

Instituição conta com sete laboratórios, entre eles o de Química

EDUCAÇÃO SUPERIOR

Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária destaca-se pela qualidade Graduação visa capacitar profissionais para atender demanda atual e futura de Macaé e região Juliane Reis [email protected]

Um curso cujo objetivo é levar os participantes entenderem o impacto

das tecnologias e do cresci-mento acelerado da população humana sobre o meio ambien-te, assim como capacitar os estudantes para que possam oferecer as respostas que a sociedade da região da bacia de Campos necessita para um desenvolvimento sustentável. Assim é o curso de graduação de Engenharia Ambiental e Sanitária que é oferecido desde 2011 pela Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA). As inscrições já es-tão abertas e os interessados podem se inscrever pelo site www.fsma.edu.br.

As aulas para os alunos que ingressarem agora estão pre-vistas para começar em feve-reiro de 2015. Ao todo são 10 períodos, totalizando uma duração média de cinco anos. O egresso do curso pode atu-ar na administração, gestão e ordenamento ambientais e no monitoramento e mitiga-ção de impactos ambientais, seus serviços afins e correla-tos. E graças à formação sani-tária, o egresso poderá ainda atuar nas atividades relacio-nadas aos sistemas de abas-tecimento de água, incluindo captação, adução, reservação, distribuição e tratamento; na coleta e tratamento de esgoto; no controle sanitário do am-biente, no controle de vetores biológicos, em instalações prediais hidrossanitárias e no saneamento de edificações e alimentos.

Em entrevista à redação do Jornal O Debate, um dos membros do Núcleo Estru-turante do Curso, o professor Marcos Santos, disse que o curso vem atender uma de-manda de mercado na cidade e região, e que este mercado está em alta no Brasil todo.

“A proposta da faculdade,

aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), é formar engenheiros sanitaristas e ambientais, profissionais com capacitação para atuar no tra-tamento de esgoto e efluentes, coleta e tratamento de resí-duos e coleta e tratamento de água, além da atuação na área da engenharia ambiental. Um dos nossos desafios é traba-lhar, e muito, com a formação sanitária e ambiental de nos-sos estudantes, de modo que possam sair da faculdade com todas as competências para atuarem em nossa região e em todo o país. São áreas que estão em alta: a questão ambiental e a questão sanitária. O curso visa, inclusive, contribuir para que os municípios da bacia de Campos, com destaque para Macaé, tenham profissionais com sólida formação em en-genharia, meio ambiente e saneamento, possibilitando

Frio a Quissamã, e também as Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) e Estações de Tratamento de Águas (ETA) que já existem na região. Este é um diferencial do curso: os estudantes, além da parte teó-rica, estão sempre conhecen-do a realidade regional através de aulas práticas.

Marcos ressalta que, a partir

do segundo período, os estu-dantes interessados terão a oportunidade de participar da seleção para os Programas de Iniciação Cientifica da ins-tituição, onde são oferecidas bolsas de iniciação científica, onde alguns dos trabalhos são selecionados para eventos na-cionais e até mesmo interna-cionais.

desenvolvimento crescente e sustentável, que é o que a população deseja.”, explicou Marcos.

Ele ressalta ainda que a fa-culdade está empenhada em garantir uma formação sólida e de excelência ao participante. “O curso possui uma base con-sistente de engenharia, além de disciplinas da área ambiental e sanitária, que permitem ao egresso atuar com segurança. A direção da faculdade não tem medido esforços para garantir ao cursante uma formação sóli-da. Para tanto, nossa instituição está bem equipada. Ao todo são oito bem equipados laborató-rios: Geologia, biologia, micro-biologia, química, física, ecolo-gia, Limnologia e Hidrologia”, enfatizou.

No decorrer dos cursos, os profissionais terão a oportu-nidade de conhecer os ecos-sistemas, que vão desde Cabo

Page 6: Rio das Ostras 05 12 2014
Page 7: Rio das Ostras 05 12 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de dezembro de 2014 7

Page 8: Rio das Ostras 05 12 2014

8 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de dezembro de 2014 O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Natação no Mar celebra esporte e união

Natação no Mar é marcada por união e alegria

GABRIEL SALES

O clima chuvoso do úl-timo domingo, dia 30, pode ter afastado al-

guns banhistas da praia em Rio das Ostras, mas não os alunos da Natação no Mar. Centenas de pessoas come-moraram o aniversário do projeto, um dos mais concor-ridos entre os promovidos pela Prefeitura. Nadadores de outros estados, como Mi-nas Gerais e Paraíba, pres-tigiaram a festa, que contou com visitas ilustres, como o atleta Artur Pedroza, tetra-campeão estadual de mara-tona de Águas Abertas.

Alunos de diferentes fai-xas etárias participaram das travessias de 100m, 400m, 800m e 1,6 km, com premia-ção dos primeiros colocados. Também houve exposição de trabalhos artesanais e de reciclagem produzidos pe-la equipe do Projeto e pela ONG Mare. As crianças ain-da brincaram com bolhas de sabão.

O aposentado Wilson Co-elho, de 84 anos, sai da água como um menino depois da travessia. Há quatro anos no projeto, ele se sente em família. “Esse projeto é for-

midável! É como uma família que te acolhe, num clima de união e amizade. Desde que eu comecei a nadar também não tive problemas de doen-ças”, conta “Seu” Wilson.

O Secretario de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jor-ge, diz que o Natação no Mar se diferencia por sua qualida-de. “É muito importante pa-ra a cidade tanto pelo núme-ro de inscritos quanto pela qualidade. Os alunos, além de praticar esporte, passam a ter uma consciência ambiental e um maior respeito à nature-za”, opina o secretário.

O projeto, que completou 9 anos em 2014, atende a mais de 500 pessoas, desde crianças até idosos, de forma democrática. O Natação no Mar é coordenado pela pro-fessora Izabel Thomas, uma entusiasta do esporte.

Campeão nas águas, Artur Pedroza destaca que as au-las também servem para dar mais segurança às pessoas. “Foi muito legal ver pessoas de várias idades aqui, felizes, participando, com espírito não competitivo. É muito bacana o que é feito aqui em

Rio das Ostras, democrati-zando o acesso ao esporte. A natação também é im-portante por uma questão de sobrevivência no mar, de segurança”, finaliza o atle-ta. Pedroza foi padrinho da

pequena Maria Laura Ma-ciel, de 10 anos, que fez sua travessia de 800 metros pela primeira vez. Pedroza foi companheiro de clube do atual subsecretário de Esporte e Lazer de Rio das

Ostras, também nadador, Raphael Thuin. “Eu sou fã da Natação no Mar. Esse é um dos melhores projetos esportivos do Brasil, unin-do pessoas de 7 a 90 anos”, completou Thuin.

Page 9: Rio das Ostras 05 12 2014
Page 10: Rio das Ostras 05 12 2014

10 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de dezembro de 2014 O DEBATE RIO DAS OSTRAS

COISAS DE RIO DAS OSTRAS E DO BRASIL por JUSSARA LEITE

*** Informação: O show de Bossa Nova que deve-ria ter acontecido dia 27/11 no ESPAÇO JEQUITIBÁ foi transferido por causa da chuva. Tão logo seja re-marcado o evento avisarei aos interessados.

*** Minha solidariedade a dois guerreiros injusti-çados. Os dois têm personalidade forte, mas todos os dois têm o meu apreço, consideração e respeito. É muita petulância tentarem menosprezar o tra-balho por eles feito! RANGEL, queria eu ter ¼ da sua inteligência, do seu preparo e da sua instrução! Você vive quieto na sua casa, vive do seu trabalho, e vive para amar e ser amado pela sua filha e pelo seu genro que é o filho querido que você ganhou. Será que quem ousou criticá-lo tem cacife para isso? Nem que o passado e o presente fossem ilibados não seria permitido tal afronta! Os cães ladram e a caravana passa e você, sim, pode fazer parte dela, pois para

participar de uma boa caravana tem que ter berço, tem que ter feeling! Receba o nosso abraço solidário e o meu beijo esperto!

*** MAIA (Praia Mar) agora é a sua vez: queria eu que você tivesse sido presidente da associação do bairro onde moro! Queria eu ter a sua força e determinação! Foi com o seu empenho e trabalho que o seu bairro (seu, pois quando se fala em Praia Mar lembramo-nos de imediato de você) se tornou conhecido e elogiado pelas realizações que a duras penas você conseguiu. Não podemos nos esquecer da sua participação no Conselho de Segurança que realmente não se ouve mais falar. Amigo, o mal dos símios é esconderem o próprio rabo sentando em cima para que possam falar dos outros sem motivos para tal. Quem dera que cada um de nós tivesse a sua disposição e fizéssemos algo pelo menos parecido

com o que você fez. Parabéns e saiba que estamos juntos!

*** O trânsito em Rio das Ostras está um caos! Está um FUDEVU DE CAÇAROLÊ! Não sou tão imbecil para não saber o motivo! Porém, onde estão os en-tendidos do assunto? Alguma solução para minimi-zar o transtorno tem que ser feito! As cabeças pen-santes têm que achar uma solução, pelo menos um paliativo. Quem sabe a solução está em pelo menos no Centro colocar mais ruas com mão única. Quem sabe não ser permitido mão dupla em ruas mais es-treitas para que o fluxo de carros flua mais rápido? Vamos agir, minha gente, vamos agir!

*** SABADÃO DA SIMONE: Amanhã, dia 06/11, a partir das 19 horas, samba de raiz no Braseiro Ca-rioca com direito a estacionamento próprio! E las-queira! Bom demais!

Page 11: Rio das Ostras 05 12 2014

Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de dezembro de 2014 11O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 12: Rio das Ostras 05 12 2014
Page 13: Rio das Ostras 05 12 2014

Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de dezembro de 2014 13O DEBATE RIO DAS OSTRAS

CLASSIFICADOSAnuncie: (22) 21066060 [email protected] DEBATE RIO DAS OSTRAS

www.odebateon.com.br/classificados Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de dezembro de 2014, Ano X, Nº 1208 Fundador/Diretor: Oscar Pires

Page 14: Rio das Ostras 05 12 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS14 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de dezembro de 2014

Page 15: Rio das Ostras 05 12 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de dezembro de 2014 15

Page 16: Rio das Ostras 05 12 2014
Page 17: Rio das Ostras 05 12 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de dezembro de 2014 17

Cras de Rocha Leão faz apresentação de Natal

Momento de confraternização entre os assistidos do Cras de Rocha Leão

MAuRICIO ROChA

Os alunos do Centro de Referência de Assistência Scial -

Cras de Rocha Leão par-ticipam nesta terça, dia 2, a partir das 18h30, das ati-vidades de encerramento do ano. O público poderá assistir às apresentações de Dança da Turma Baby Class e de Jazz dos inte-grantes dos projetos Ge-ração Kids e Teen.

Também estão previs-tas as apresentações de um musical com mem-bros do Projeto Vencen-do Barreiras e do espetá-culo de dança sênior do Projeto Feliz Idade. As atividades serão anima-das pelo Coral Aquarela que promete, mais uma vez, emocionar o públi-

co que for prestigiar o encontro.

“O Cras oferece ser-viços de escuta e aco-lhimento, orientações, apoio social, visitas do-miciliares, atividades socioeducativas, gru-pos de convivência, de-fesa de direitos, além de encaminhamento para programas e projetos sociais”, destacou a se-cretária de Bem-Estar Social, Rose Santos.

Atualmente, o Cras atende a cerca de 300 famílias nos mais di-versos serviços. O Cras de Rocha Leão fica na Rua Isolino Almeida, 5, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Rio das Ostras promove XVII Travessia Dia VerãoO litoral riostren-

se vai estar bem movimentado no

próximo domingo, dia 7, quando atletas de todo o Estado estarão em Rio das Ostras para participar da XVII Travessia Dia Verão realizada na Praia do Bos-que, finalizando o Circuito Estadual de Águas Aber-tas 2014.

A concentração do evento está prevista para as 7h com a entrega dos kits para os nadadores. O evento começa às 8h com a realização da Tra-vessia, que terá um per-curso de 5km. Por conta da distância, somente atletas da categoria Ju-venil (acima de 15 anos) poderão participar dessa prova.

Em seguida, será rea-lizada a Mini Travessia,

com um percurso de 1,2km. A largada está prevista para às 10h30 com atletas de todas as idades mais as Faixas Etárias 09/10 anos (Mi-rim), 11/12 anos ( Petiz)

e 13/14 anos (Infantil).Os nadadores mais

novos, com idade en-tre 7 e 10 anos, poderão disputar a Travessinha, que tem um percurso menor, de apenas 100m.

Vale lembrar que é proibido o uso de pé de pato, palmar e qualquer outro material que ajude na propulsão e flutuação do nadador. Não será permitida a ultrapas-

sagem a partir da faixa de chegada (funil). Para nadadores acima de 60 anos será permitido o uso da roupa térmica.

O Circuito é promo-vido pela Faberj - Fa-

zendo Águas Abertas e Esportes no Rio de Janeiro em parceria com a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Atletas de todo o Estado do Rio estarão na Cidade para participar da travessia neste domingo, dia 7

SECOM

Page 18: Rio das Ostras 05 12 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS18 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de dezembro de 2014

Festival tem apresentações de ginástica rítmica e de trampolim

No domingo haverá o Torneio de Ginástica Rítmica e a Copa de Ginástica Artística

MAuRICIO ROChA

O ginásio poliesportivo Be-nedito Zarour vai ser palco, neste final de semana, dias

6 e 7 de dezembro, do Fest Giro. O evento é inédito na região, unindo shows e competições de todas as modalidades de ginástica e dança. As apresentações começam às 9h.

No sábado, dia 6, o encontro começa com a Copa de Ginástica Rítmica. Na parte da tarde, a par-tir das 14h, será realizado o Tor-neio de Ginástica de Trampolim. O encerramento será feito com um show proporcionado pelo Festival de Dança e Ginástica, a partir das 19h.

O domingo será aberto com o Torneio de Ginástica Rítmica (masculino e feminino), a partir das 9h, junto com a Copa de Gi-nástica Artística.

Além dos atletas riostrenses, estão confirmados ginastas do Rio de Janeiro, Niterói, São Gon-çalo, Campo Grande, Alcântara, Cabo Frio, Macaé, São Pedro da Aldeia, Araruama, Maricá, Fri-burgo e São Paulo.

O Fest Giro tem organização daEscola Giro e conta com o apoio institucional da Prefeitu-ra de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Mostra Identidade Cultural no Parque dos PássarosO Projeto Natureza e Arte,

desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental

de Rio das Ostras, irá lançar mais uma exposição. Desta vez, o des-taque fica por conta da mostra “Identidade Artesanal de Rio das Ostras”, resultado de um tra-balho realizado, durante quatro meses, por artesãos do Município sob a orientação do estilista e ar-tista plástico Cocco Barçante. A iniciativa é uma realização da Se-cretaria Municipal de Desenvol-vimento Econômico e Turismo, em parceria com Sebrae.

O lançamento oficial da expo-sição acontece no dia 10, no Par-

que dos Pássaros, às 19h30, e a visitação gratuita ocorre sempre de terça a domingo, das 9h às 16h, até o dia 11 de janeiro.

A mostra tem por proposta unir arte com natureza, utilizan-do sobras de diversos materiais. De acordo com Cocco Barçante, o projeto também atingiu o ob-jetivo de desenvolver uma cole-ção que revelasse a diversidade cultural da Cidade para o artesa-nato e a Cultura. “Trabalhei com pessoas que têm uma excelente produção artesanal na região. Conseguimos obter a identidade cultural de Rio das Ostras sem que os artesãos perdessem sua

essência”, comemorou o artista plástico.

“Fechar o ano com uma expo-sição coletiva, onde a união dos artesãos faz toda a diferença, é gratificante. Este trabalho en-volveu servidores de várias se-cretarias e da Fundação Rio das Ostras de Cultura, além de artis-tas, músicos e, claro, artesãos do Município”, destacou Tatá Costa, coordenador do Projeto Nature-za e Arte e chefe da Divisão de Ca-pacitação e Educação Ambiental da Secretaria do Ambiente de Rio das Ostras.

Os interessados em conhecer a mostra “Identidade Artesanal de

Rio das Ostras” devem compare-cer ao Parque dos Pássaros, que fica na Rua Petrópolis, s/nº, no Jardim Mariléa. O telefone para informações e agendamento de grupos de visita é (22) 2771-6420.

ÁRVORE DE NATAL

No dia 10 de dezembro, a partir das 20h, também serão inaugu-rados o presépio e a Árvore de Natal do Parque dos Pássaros, composta de plantas vivas e ma-terial reciclável, confeccionados por membros da ONG Maré de Artes e da Associação Jubarte de Artesãos. O público também po-

derá conferir a apresentação do Coral Som da Pessoa.

CONHEÇA O ARTISTA

Há 30 anos Cocco Barçante de-senvolve criações na área de Arte em têxtil, na cidade de Petrópolis, no interior do Estado do Rio de Janeiro.

Desde 2002, o artista plástico coordena o Projeto Sentimentos do Rio, que tem por objetivo re-alizar um registro artesanal da Cidade Maravilhosa, destacan-do sua beleza e Cultura em uma linha de roupas e acessórios de moda.

Page 19: Rio das Ostras 05 12 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de dezembro de 2014 19KANá MANhãES

Polícia Militar recebe reforço para �m de anoMais de 100 agentes foram recrutados para compor o efetivoThuany [email protected]

A Polícia Militar do 32° Batalhão se prepara para receber um re-

forço de mais de 100 homens que irão compor as equipes atuantes nas áreas comer-ciais das cidades abrangidas pelo Comando, especialmente Macaé e Rio das Ostras, para as compras de fim de ano.

De acordo com a corporação, por conta da grande movimen-tação de pessoas nos pontos de concentração comercial, e o aumento da circulação de di-nheiro, os mais de 100 agentes designados auxiliarão aqueles militares que já atuam no efe-tivo ordinário da região. Eles são oriundos do 29° Batalhão de Itaperuna e do 36°, de Santo

Antônio de Pádua. Além deles, cerca de 30 recrutas promovi-dos na semana passada foram remanejados e se apresentam ao comando na semana que vem.

Juntamente com o reforço humano, veículos de policia-mento também são esperados. Ao todo, seis motocicletas e diversas viaturas serão utili-zadas pelos policiais no patru-lhamento e combate ostensivo aos delitos, principalmente o roubo a pedestres, que inclui os assaltos no transporte pú-blico e o roubo a veículos.

Segundo o comandante da PM, tenente-coronel Jorge Fernando Pimenta, as estraté-gias a serem postas em prática não diferem muito das já utili-zadas pelo comando. “Desde o início do mês, intensificamos o

policiamento a pé, com duplas ou trios de agentes, que con-tam com o apoio das viaturas e guarnições que promovem as diligências motorizadas, além da presença do triciclo que percorre as principais ruas do comércio de Macaé, agilizando o andamento das ocorrências” explicou Pimenta.

A PM também informou que as operações de incursão em comunidades consideradas como áreas de risco e de pa-trulhamento no trânsito con-tinuam no mesmo ritmo. Vale lembrar que há três meses seguidos Macaé e região vêm apresentando quedas cons-tantes nos índices criminais, com o aumento de prisões e de apreensões de veículos rou-bados e material ilícito, como armas e drogas.

PM reconhece tra�cante e prende mais trêsPRISÃO

Um criminoso, tido co-mo um dos responsáveis pe-la venda de drogas no bairro Âncora, em Rio das Ostras, foi reconhecido pela Polícia Militar e acabou sendo preso, na noite de terça (02). Mais três pessoas, envolvidas com o tráfico, também foram de-tidas, sendo uma delas uma menor de 17 anos.

A PM informou que uma guarnição estava em diligên-cia pela região, quando des-

Entre os envolvidos estão uma mulher e um menor

confiou de dois elementos conduzindo uma moto. Uma abordagem foi realizada e o condutor afirmou que não possuía habilitação. Com o objetivo de verificar melhor a situação, os policiais condu-ziram os suspeitos até a dele-gacia, onde ficou constatado que o veículo não era fruto de roubo.

No entanto, um comandan-te da PM que também estava no departamento, reconhe-ceu o piloto da moto como um dos responsáveis pela venda de drogas no bairro Âncora. Ao ser indagado, o suspeito, de 37 anos, delatou que certa

quantidade de entorpecente seria entregue na localidade por outras duas pessoas. O outro rapaz que estava com ele também foi reconhecido.

Os homens da PM seguiram então até o endereço forneci-do e conseguiram flagrar as duas suspeitas, uma mulher de 35 anos e uma menor de 17, com quase 100 cápsulas de cocaína em seu poder.

Por conta da descoberta do material, os quatro envolvi-dos na ocorrência foram de-tidos por tráfico de drogas, permanecendo na delega-cia da cidade. O material foi apreendido.

ARquIVO/O DEBATE

Um dos traficantes foi reconhecido por um PM na delegacia

Page 20: Rio das Ostras 05 12 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS20 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de dezembro de 2014

Page 21: Rio das Ostras 05 12 2014
Page 22: Rio das Ostras 05 12 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS22 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de dezembro de 2014

Município ganha Centro de Educação Ambiental

Casa que abriga o projeto fica na Avenida Linda, em Nova Esperança

MAuRICIO ROChA

R io das Ostras é reconhe-cida por suas políticas de preservação ambien-

tal, como forma de manter suas bacias hidrográficas, restinga, fauna e flora. Reforçando as ações de educação ambiental será inaugurado, nesta segun-da-feira, dia 8, às 10h, o Cedro - Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras. A população local e os visitantes terão a pos-sibilidade de saber mais sobre o ecossistema predominante da Mata Atlântica na região. A casa que abriga o projeto fica na Ave-nida Linda, em Nova Esperança.

A iniciativa da Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca do Municí-pio é voltada para o desenvolvi-mento da educação ambiental, envolvendo comunidade, es-tudantes, instituições filantró-picas e ONGs que atuam com projetos ambientais, tendo co-mo princípio o que determina a Política Nacional de Educa-ção Ambiental, conforme a Lei 9795/99. Mais dois centros estão

em fase de conclusão, sendo um em frente à sede da Prefeitura, na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Iriry, e outro no Parque Municipal, em Mar do Norte.

Segundo o secretário do Am-biente de Rio das Ostras, Nival-do Talon, o Cedro tem como proposta promover, ainda mais, a aproximação entre o homem e a natureza, além de desenvol-ver nos moradores e visitantes o sentimento de preservação tão necessário nos dias atuais. “Nossos principais temas serão a sustentabilidade e os impactos ambientais no nosso Município. Além disso, também abordare-mos questões ligadas à destina-ção adequada de resíduos sóli-dos e cidadania”, destacou.

De acordo com a bióloga e co-ordenadora do Cedro, Nathália Ferreira, o espaço vai funcionar de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h para visitação gratuita. “Vamos sensibilizar a população sobre a necessidade de preser-var nossos rios e mananciais,

principalmente no momento em que a escassez de água tem sido abordada pela mídia”, afir-mou.

Em breve um telefone será disponibilizado para agenda-mento de grupos. O e-mail [email protected] já está disponível para contato e outras informações.

HOMENAGEM – O Centro de Educação Ambiental que se-rá inaugurado no dia 8 recebe o nome de Leandro Sarzedas, uma homenagem ao professor que chegou a ser nomeado secretá-rio do Ambiente, mas faleceu no início de 2013. Sarzedas deixou marcas positivas em Rio das Os-tras, principalmente nas ques-tões ligadas ao meio ambiente.

“Acreditamos ser uma ho-menagem justa, uma vez que Leandro Sarzedas teve efeti-va participação na elaboração de projetos com preocupação ambiental. Hoje muita coisa do que fazemos vem da orientação dele”, destacou o secretário Ni-valdo Talon.

Page 23: Rio das Ostras 05 12 2014
Page 24: Rio das Ostras 05 12 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS24 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de dezembro de 2014