rio das ostras 08 05 2015

12

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 22-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Rio das Ostras 08 05 2015
Page 2: Rio das Ostras 08 05 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS2 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 8 a 14 de maio de 2015

EXPEDIENTE - Propriedade: EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e Agências de Notícias • Sede e Parque Gráfico Próprios. Rua: Benedito Peixoto, 90 Centro Macaé/RJ Tel. (22) 2106-6060 - CNPJ: 29699.626/0001-10 • Registrado na forma da lei

• Diretor Presidente: Oscar Pires • Vendas de Publicidade: Felipe (22-21066060) • Diagramação: Paulinho Lobo ([email protected]) • Fotos: Wanderley Gil ([email protected]) • Acesse: www.odebateon.com.br • E-Mail: [email protected] • A direção de O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. • Filiado à ADJORI - RJ Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ADI Brasil • ANJ Associação Nacional de Jornais.

RIO DAS OSTRAS

Inscrições para creches estarão abertas entre os dias 7 e 8 maio

CEzAR FERNANDES

A Secretaria de Educação de Rio das Ostras está abrindo inscrições para

preenchimento de 104 vagas de creche, destinadas a crian-ças com 3 anos completos até 31 de março de 2015 ( nascidas entre 1º de abril de 2011 e 31 de março de 2012). O cadastro será nesta quinta e sexta-feira, 7 e 8 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Ciep Mestre Marçal, no Jardim Campomar.

Durante o cadastro, os res-ponsáveis devem preencher a Ficha de Inscrição e apre-sentar original e cópia dos documentos solicitados. O edital completo com infor-mações do processo seletivo foi publicado na edição nº 737 do Jornal Oficial, de 1º a 7 de maio de 2015. O jornal também pode ser acessado pelo link http://www.rioda-sostras.rj.gov.br/jornal-ofi-cial.html.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Os responsáveis devem apresentar os seguintes do-cumentos no momento da inscrição: certidão de nas-cimento da criança; car-teira de identidade do(s) responsável(is) legal(is); l a u d o / p a r e c e r m é d i c o da deficiência da criança, quando for o caso; extrato atualizado comprovando o recebimento de benefício do Programa Bolsa Família; comprovante de inscrição no Cadastro Único do Governo Federal, quando for o caso; comprovante de residência atual e em anos anteriores em Rio das Ostras em nome do responsável ou declara-ção emitida pelo proprie-tário do imóvel, com firma

reconhecida em cartório; contracheque, recibo de pagamento, declaração de trabalhador autônomo ou carteira de trabalho (cópia da folha onde está registra-do o vínculo empregat&iac! ute;cio e da folha com foto-grafia) da mãe e/ou do pai ou do representante legal, caso a criança não resida com o(s) genitor(es); declaração de não recebimento do benefí-cio Auxílio Creche/Auxílio Educação ou similar; cartei-ra de vacinação da criança; certidão de nascimento dos demais filhos com idade até 17 anos; declaração de es-colaridade, em caso de mãe adolescente (12 a 18 anos).

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Serão considerados os seguintes critérios para se-leção e prioridades: laudo/

parecer médico comproba-tório da deficiência da crian-ça (quando for o caso); com-provação de beneficiário do Programa Bolsa Família; ins-crição no Cadastro Único do Governo Federal realizada até a data desta publicação; comprovação de maior tem-po de residência no municí-pio de Rio das Ostras; com-provação do vínculo empre-gatício do(s) genitor(es), na falta do(s) mesmo(s), com-provante do vínculo empre-gatício do responsável legal; comprovação de não recebi-mento do benefício Auxílio Creche/Auxílio Educação ou similar; comprovação de matrícula na rede públ! ica de ensino, em caso de mãe adolescente; comprovação de maior número de filhos com idade até 17 anos. Em caso de empate serão utili-zados os seguintes critérios, nesta ordem: beneficiário

do Programa Bolsa Família; residente há mais tempo no município de Rio das Ostras; maior número de filhos com idade até 17 anos.

RESULTADOS E RECURSOS

A relação com a classifica-ção geral dos inscritos será publicada no Jornal Oficial no dia 15 de maio e afixada no dia 18 de maio no mural da Secretaria Municipal de Educação (Rua Guanaba-ra, nº 3.603 - Extensão do Bosque). Poderão ser inter-postos recursos, quanto à pontuação total no processo seletivo, por meio de formu-lário próprio da Secretaria Municipal de Educação, a ser preenchido pelo responsável pela inscrição da criança e entregue na Divisão de Re-cepção e Arquivo no dia 18. Após análise dos recursos,

será divulgada a relação final da classificação geral no Jor-nal Oficial do dia 22 de maio e afixado no mural da Secre-taria Municipal de Educação no dia 25 de maio.

O responsável pela criança contemplada com a vaga terá que comparecer à Unidade Escolar indicada, nos dias 25 e 26, para efetivar a ma-trícula, munido de original e cópia dos seguintes docu-mentos: certidão de nasci-mento da criança; carteira de identidade do(s) responsável (is) legal(is); laudo/parecer médico da deficiência da criança, quando for o caso; comprovante de residência em nome do responsável ou declaração de residência emitida pelo proprietário do imóvel, com firma reconhe-cida em Cartório Civil; car-teira de vacinação da crian-ça; 1 foto 3x4 da criança.

Page 3: Rio das Ostras 08 05 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 8 a 14 de maio de 2015 3

Começa campanha de vacinação contra gripeComeçou nesta segunda, 4 de

maio, e segue até dia 22, a Cam-panha de Vacinação Contra a

Influenza em Rio das Ostras, alinha-da à campanha do Governo Federal. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar contra a gripe pelo menos 80% da população-alvo, que reúne cerca de 25 mil moradores. O “Dia D” será no próximo sábado, 9 de maio, quando os postos estarão aber-tos, de 8h às 17h, exclusivamente para vacinação.

Devem se proteger contra a gripe os grupos vulneráveis às formas mais graves da doença, como crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas).

No “Dia D”, serão 11 pontos de vaci-

nação disponíveis. A campanha tem o objetivo de reduzir a mortalidade, complicações e internações por infec-ções causadas pelo vírus da influenza na população que precisa de mais pro-teção. É importante levar a caderneta de vacinação.

Confira os postos de vacinação no sábado, Dia D (9/05)Posto de Saúde Cidade PraianaPosto de Saúde RecantoPosto de Saúde OperárioPosto de Saúde Nova EsperançaPosto de Saúde Jardim MariléaPosto de Saúde Família AncoraPosto de Saúde Família Rocha LeãoPosto de Saúde Família CantagaloPosto de Saúde Família Mar do NorteCentro de Saúde Nova CidadeCentro de Saúde de Rio das Ostras

MAURICIO ROCHA

Idosos devem se vacinar contra a gripe

Dia do Caminhante é festejado na Reserva UniãoNo próximo sábado, 9, a

Prefeitura de Rio das Ostras, em parceria com

a Reserva Biológica da União, realizará uma Caminhada Co-memorativa do Dia do Cami-nhante, festejada no Brasil no dia 8 de maio. A concentração está prevista para as 8h, na en-trada do Parque, localizado em Rocha Leão.

A Trilha Ecológica da Reserva União tem um trajeto de pouco mais de 13 quilômetros, com vá-rios trechos de Mata Atlântica, onde poderão ser vistos exem-plares do Mico-leão-dourado, já que a Reserva é o habitat na-tural da espécie. A caminhada é aberta ao público, porém, desta vez terá um número limitado para 50 participantes. Consi-derada uma caminhada pesada pela longa distância e trechos com mais dificuldades, é acon-selhável não levar crianças.

Durante o percurso aconte-cerão quatro paradas técnicas, onde os guias explicarão sobre a fauna e flora local, já que a caminhada tem objetivo edu-cacional.

Para aproveitar melhor o per-curso, os participantes devem estar com roupas e calçados confortáveis e levar garrafas de água, frutas, filtro solar, re-pelente e chapéu. As inscrições serão feitas exclusivamente

pelo site www.caminhadas.in-fo. É necessário imprimir e le-var o Termo de Compromisso que será preenchido no ato da inscrição.

A RESERVA

- A Reserva Biológica União é uma Unidade de Conservação

do grupo de Proteção Integral, administrada pelo Instituto Chico Mendes, e fica nos mu-nicípios de Rio das Ostras, Ca-simiro de Abreu e Macaé. O

município de Rio das Ostras abriga 53% da área da reserva, exatamente onde está a trilha interpretativa que hoje já fun-ciona com 3.300m.

MAURICIO ROCHA

A Reserva Biológica União é uma Unidade de Conservação do grupo de Proteção Integral

Page 4: Rio das Ostras 08 05 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS4 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 8 a 14 de maio de 2015

Começa primeira fase de vacinação contra aftosa

Secretaria do Ambiente disponibiliza equipe técnica para vacinação

R io das Ostras tem aproximada-mente 300 pecuaristas, com cer-ca de 10 mil cabeças de gado. To-

dos devem vacinar o rebanho contra fe-bre aftosa duas vezes por ano. A primeira etapa da Campanha Nacional acontece sempre no mês de maio. No Município, o trabalho de vacinação é gratuito para os pequenos produtores, sendo feito pela Secretaria do Ambiente, Sustentabilida-de, Agricultura e Pesca em parceria com a Emater-RJ e com o Núcleo de Defesa Agropecuária, com sede em Casimiro de Abreu.

A Prefeitura disponibiliza uma equipe técnica com veterinário, técnicos e vacinadores. Segundo o diretor do Deap – Departamento de Agricultura e Pecuária de Rio das Ostras, Anselmo Nazário, o trabalho pode ser feito em cada propriedade onde houver instalações adequadas para o manuseio do rebanho, bas-tando somente um agendamento prévio. “Os produtores que não possuem espaço adequado para a execução do serviço poderão agen-dar e levar o gado até o Curral Co-

munitário, na Estrada Califórnia, em Cantagalo”, completou.

Os pequenos produtores rurais de Rio das Ostras podem encontrar as doses da vacina em estabelecimen-tos comerciais credenciados de Ca-simiro de Abreu e Macaé. Para que a vacina tenha o resultado esperado, a imunização deve ser feita nas datas previstas e as vacinas precisam es-tar acondicionadas na temperatura adequada.

AFTOSA

A febre aftosa é uma doença alta-mente contagiosa e que se espalha rapidamente entre os bovinos. Os animais contaminados apresen-tam febre, aftas na boca, nas tetas e entre as unhas, babam, mancam e param de se alimentar. A vacina-ção é fundamental na erradicação e prevenção da doença e todos os animais que são infectados têm que ser sacrificados e enterrados na pro-priedade. Há 19 anos o Rio de Janei-ro não registra casos da doença.

MAURICIO ROCHA

Prefeitura mantém apoio aos pequenos produtoresPequenos produtores de fei-

jão de Rio das Ostras estive-ram reunidos nesta segunda,

dia 4, no Deap - Departamento de Agricultura e Pecuária de Rio das Ostras, quando foram informados sobre as condições de plantio para este ano. Com limitações no orça-mento, a Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca do Município reduziu insu-mos e maquinário, mas manterá o apoio técnico para os produtores que apostarão na cultura em 2015.

Com a adesão de apenas 20 pro-dutores, a safra deste ano deve ser bem menor, o que significa uma produção média de 20 toneladas. Apesar das restrições, o Deap man-terá o apoio técnico aos agricul-tores. “Vamos disponibilizar um trator para preparar a terra para o plantio, que está previsto para co-meçar em poucos dias. Entretanto,

a compra das sementes e a aduba-ção estarão por conta dos produto-res”, comentou Anselmo Nazário, diretor do Deap.

No ano passado, cerca de 70 agri-cultores de Cantagalo, zona rural de Rio das Ostras, participam do projeto de feijão. Apesar das difi-culdades econômicas, o produtor Waldemir Alves Barcelos planeja plantar feijão ainda este ano. Ele diversifica sua plantação e destaca a banana como opção de renda. “Ape-sar da pouca chuva, as bananas que começo a colher já têm mercado ga-rantido aqui mesmo em Cantagalo. Pretendo, inclusive, ampliar minha plantação este ano e para isso já ad-quiri novas mudas”, comenta.

O início da colheita do feijão está previsto para o mês de setembro, quando os produtores esperam uma produção de 900 quilos por hectare. Poucos produtores devem apostar no plantio do feijão este ano

MAURICIO ROCHA

Page 5: Rio das Ostras 08 05 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 8 a 14 de maio de 2015 5

SANEAMENTO & saúdeSaneamento básico: Conheça os benefícios que esse investimento trazSaneamento básico é o con-

junto de medidas adotadas em uma cidade, para melho-

rar a vida e a saúde dos habitantes impedindo que fatores físicos de efeitos nocivos possam prejudicar as pessoas no seu bem-estar físico mental e social. E podemos ir além, afirmando que esse serviço é um di-reito à cidadania.

A falta de saneamento básico pode afetar a economia de uma cidade, porque tem a capacida-de de reduzir a produtividade do trabalhador, impactar o apren-dizado de crianças e jovens, além de afastar o interesse turístico de regiões que sofrem com o despejo

irregular de esgoto.Atualmente, 80% das doenças

que atingem a população mundial são de veiculação hídrica, e estu-dos apontam que essas doenças, propagadas pela falta de sanea-mento básico, matam cerca de 10 milhões de pessoas por ano.

Um município que não investe em saneamento prejudica direta-mente a sua população, além de ter a sua economia modificada, uma vez que a falta desse servi-ço aumenta significativamente a proliferação destas doenças, como por exemplo, as infecções gastrointestinais, que levam à diarreia, doença que age direta-

mente na queda da eficiência de trabalhadores e rendimento es-colar dos estudantes.

Preservação, turismo, trabalho, saúde e cidadania. Os benefícios de se investir em saneamento são inúmeros e trazem além de retor-nos garantido, a tão almejada qua-lidade de vida para a população.

Durante o mês de maio, nossa coluna irá apresentar os benefí-cios de se investir em saneamento e em contra partida, mostrar o que acontece quando uma cidade não enxerga no saneamento básico uma oportunidade de investir em melhores condições de vida para todos. Não perca.

Dúvidas e sugestões, entre em contato conosco através do 0800 7771 0001- Odebrecht Ambiental, é mais saúde e qualidade de vida para Rio das Ostras.

DICAS DE SAÚDE

Cuidados com a rede de esgoto:Em casa

Construir corretamente a caixa de gordu-ra - que recebe a água da cozinha - e também a caixa de passagem - que recebe as águas do banheiro e do tanque. Isso contribui para uma vida com mais saúde, higiene e conforto.

No banheiro Não jogue no vaso sanitário papel higiênico,

absorventes, fraldas descartáveis, cotonetes, preservativos, guimbas de cigarro, fio dental e outros objetos de difícil desintegração. Com isso, você ajuda a rede de esgoto de sua casa a funcionar melhor e evita entupimentos.

Na cozinhaNão lance na pia restos de alimentos, cascas

de frutas e legumes, esponjas, buchas, e panos usados. Utilize sempre o ralinho, e depois co-

loque tudo no lixo.

Na caixa de gordura Conserve a caixa tampada e limpe-a fre-

quentemente. Sempre que houver uma ca-mada de gordura boiando, retire-a com a pá, coloque num saquinho e jogue no lixo. Isso evita transbordamentos, mau cheiro, entupi-mentos e outros transtornos.

Nas áreas Mantenha os ralos do piso sempre limpos e

com grade de proteção. Colete o lixo da varre-dura ao invés de jogá-lo nos ralos.

Na área externa da casa Utiliza calhas e tubos para transportar as

águas da chuva até a rua. Ela vai cair nas sarje-tas e chegar até a boca-de-lobo mais próxima.

Page 6: Rio das Ostras 08 05 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS6 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 8 a 14 de maio de 2015

COISAS DE RIO DAS OSTRAS E DO BRASIL por JUSSARA LEITE

***Olá! Quero lhes contar que este ano comemorei duas vezes o meu aniversário, mas faço a ressalva que não fiquei mais velha duas vezes. Pode ser que isso não faça diferença para vcs, mas me fez e muita por-que curti no dia 30/04 à noite no Mundi com direito a esticada até às 3,30 da manhã seguinte e depois no dia 02/05 no Braseiro Carioca comemoração dupla com a minha amiga Simone Vasconcellos que ani-versariava no dia 03/05. Amigos deram-me a honra de lá estarem! O restaurante ficou lotado para alegria do Robertão e quero acrescentar que esta família é uma das coisas mais interessantes e maravilhosas que conheço. A meu pedido, a Si fez um bolo lindo e

do tamanho que deu suficientemente para que todos conhecidos e não conhecidos saboreassem uma fa-tia. Musica ao vivo com a cantora Angélica que por acaso é filha do Roberto e nada mais que por acaso ela canta sempre por lá para orgulho do papai ba-bão. Annah Miller estava bonitona da cabeça aos pés, aliais com um cabelo lindo e um corpão que me fez lembrar meus áureos tempos! Agradeço aos que lá estiveram me abraçando e também a Maria, Mauro, garçons e músicos do restaurante Mundique festeja-ram comigo. Em tempo: Agradeço os presentes ga-nhos. Eu não queria presentes, mas já que vieram... Isa (bonitona do Rangel e lindrasta da Flávia), se faz

necessário que eu informeas amigas onde elas po-dem adquirir as belezas que vcs me deram. Adorei!

***Dia 01/05 O DEBATE completou 39 anos de existência. Parabéns aos proprietários e a todos que fazem parte dessa empresa.

***Dia das Mães! Um abraço bem apertado para as mães solteiras, casadas, adotivas, de leite e para os pais que também ajudam na boa formação dos filhos.

***Como são muitas fotos (03 eventos) as bocas de Matildes que estão arranhando os dentes vão ficar para a próxima semana!

Page 7: Rio das Ostras 08 05 2015
Page 8: Rio das Ostras 08 05 2015

8 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 8 a 14 de maio de 2015 O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 9: Rio das Ostras 08 05 2015

Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 8 a 14 de maio de 2015 9O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Pais acham que crianças obesas são saudáveisEmbora 94% dos pais entrevistados tenham admitido que o filho fosse obeso ou que estivesse com sobrepeso, eles disseram que encontravam dificuldades para ajudar na mudança de seu comportamento para conseguir controlar o peso

É muito comum associar-mos crianças gordinhas a crianças saudáveis. Os

bebês e crianças gordinhas são sempre tidas como mais “fofas” e bonitinhas. Mas, es-te traço cultural tende a fazer com que os pais não perce-bam quando o filho está com sobrepeso.

Descobriu-se que 1 em cada 3 pais cujos filhos foram enca-minhados para um ambulató-rio de obesidade, não percebe o excesso de peso do filho co-mo um problema de saúde, su-gere um novo estudo, publica-do no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics.

Os pesquisadores desco-briram que 31% dos pais de crianças obesas ou com ex-cesso de peso consideram a saúde do seu filho excelente ou muito boa, e 28% dos pais não considera o excesso de peso um problema de saúde.

Segundo a pesquisa, a per-cepção desses pais pode ter alguma relação com “a nor-malização da obesidade” nos dias de hoje. Como as pessoas se deparam mais e mais com pessoas com sobrepeso ao seu redor, talvez elas não reconhe-çam mais o excesso de peso e não percebam as consequên-cias médicas para uma criança que permanece acima do peso.

Para determinar como os pais estavam motivados a ajudar a fazer mudanças nos hábitos alimentares e nos níveis de atividade física de seus filhos, os pesquisado-res entrevistaram 202 pais cujos filhos tinham sido en-caminhados por um médico a uma clínica de obesidade infantil. As crianças tinham idades entre 5 e20 anos, e 94% delas eram obesas.

É PRECISO MANTER ASCRIANÇAS EM MOVIMENTO

O estudo revelou que os pais achavam mais fácil aju-dar seus filhos a comerem alimentos mais saudáveis do que incentivá-los a fa-zer mais exercícios todos os dias.

A pesquisa mostrou que quase 62% dos pais relata-ram que estavam tomando medidas para melhorar a dieta de seus filhos, aumen-tando a ingestão de frutas e legumes, e reduzindo o fast food, os doces e os lanches, mas apenas 41% dos pais disseram estar ajudando a criança a aumentar seu nível de atividade física, como ca-minhar, dançar ou praticar esportes diariamente.

A d i s c r e p â n c i a e n t r e a prontidão dos pais para fa-zer mudanças nas dietas de seus filhos em comparação com os níveis de atividade física foi surpreendente. Os pesquisadores disseram que não está claro por que os pais sentiam-se menos confortáveis para incentivar um estilo de vida mais ativo em seus filhos com exces-so de peso. Eles sugeriram algumas possíveis razões: barreiras financeiras, o pró-prio sedentarismo dos pais e o receio sobre a capacidade de seus filhos com excesso de peso de realizarem ativi-dades físicas com segurança.

O s r e s u l t a d o s t a m b é m mostraram que os pais pare-ciam mais dispostos a fazer mudanças nos níveis de ati-vidade física de seus filhos q u a n d o e s s e s e r a m m a i s jovens. Já na adolescência, esta tarefa tornou-se cada vez mais difícil.

DIVuLGAçãO

Page 10: Rio das Ostras 08 05 2015
Page 11: Rio das Ostras 08 05 2015

Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 8 a 14 de maio de 2015 11O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 12: Rio das Ostras 08 05 2015

12 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 8 a 14 de maio de 2015 O DEBATE RIO DAS OSTRAS