rio das ostras 02-05-14

32

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 06-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Rio das Ostras 02-05-14
Page 2: Rio das Ostras 02-05-14

2 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

EXPEDIENTE - Propriedade: EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e Agências de Notícias • Sede e Parque Gráfico Próprios. Rua: Benedito Peixoto, 90 Centro Macaé/RJ Tel. (22) 2106-6060 - CNPJ: 29699.626/0001-10 • Registrado na forma da lei • Diretor Presidente: Oscar Pires • Vendas de Publicidade: Felipe (22-21066060) • Diagramação: Cézar

Lobo ([email protected]) • Fotos: Wanderley Gil ([email protected]) • Acesse: www.odebateon.com.br • E-Mail: [email protected] • A direção de O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. • Filiado à ADJORI - RJ Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ADI Brasil • ANJ Associação Nacional de Jornais.

O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Orçamento Participativo debate ações prioritárias

A secretaria de bem-estar da Prefeitura de rio das ostras e a on You cursos firmaram parceria para oferecer dez bolsas de estudo para adolescentes que participam de projetos sociais do centro integrado de convivência ii, em nova esperança e dos cras – centros de referência de assistência social sul e norte. nesta quinta, 24, o diretor de marketing da escola de idiomas, bruno Lecler, esteve reunido com os responsáveis pelos adolescentes que foram beneficiados. as aulas já começaram e as bolsas integrais serão renovadas até o final do curso básico, com duração prevista para 2 anos. Para isso, os alunos precisam ter desempenho satisfatório e boa frequência.

Adolescentes ganham bolsas de estudo de idiomaDIVULGAÇÃO

As reuniões do Orçamento Participativo – OP chegam ao Setor O, que compreende Terra

Firme, Reduto da Paz, Verdes Mares, Mar y Lago, Enseada, Floresta, Praia Mar, Bosque da Praia. Os moradores terão a oportunidade de apontar à Ad-ministração Pública quais as melho-rias necessárias às localidades e quais devem ser os investimentos prioritá-rios da gestão.

A terceira reunião OP 2014 aconte-ce nesta terça, 29, na Escola Municipal Alberto Jorge, a partir das 18h. Gerido pela Secretaria de Planejamento, o OP é uma ferramenta democrática, que permite ao cidadão debater e definir os destinos da Cidade.

Já foram realizadas reuniões em Cantagalo, em 3 de abril, e Rocha Leão, no último dia 24. O Conselho do Orça-mento Participativo seleciona as pro-postas mais votadas e as encaminha para as secretarias de governo perti-nentes para análise e viabilização.

reunião do oP em rocha Leão foi realizada no último dia 24 de abril

GABRIEL SALES

Page 3: Rio das Ostras 02-05-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 3 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Formação Profissional Por Luciana Leal

A partir deste ano o Brasil se-d i a r á g r a n d e s

eventos como a Copa do Mundo e as Olímpiadas em 2016. Com o aumento do fluxo de estrangeiros no país, as oportunidades se multiplicam. Assim, mais do que nunca, quem começar a aprender o idioma ou aprimorar seus conhecimentos na língua poderá ter muitas opor-tunidades de trabalho. O Rio sediará as Olimpía-das, portanto, o inglês se-rá a língua oficial da Rio 2016.

Inglês na Copa e OlimpíadasPor Luciana [email protected] profissionais que preci-

sam se preparar para os próximos eventos, assim como taxistas, guias e co-merciantes.

O SPEED SAYS é uma

ótima oportunidade para quem deseja alavancar a carreira e estar preparado para o futuro. Matricule-se e descubra um mundo de oportunidades!

Pesquisa revela que o Brasil está entre os piores países que falam a língua inglesa, ocupa a 31ª posi-ção. Portanto, se você se preparar até lá, sabe que vai ter um grande diferen-cial, dentre muitas pesso-as.

Ainda há tempo. É fun-damental estudar inglês antes que chegue a Copa e as Olimpíadas, pois estes eventos irão gerar milha-res de empregos no Brasil, trazendo turistas do mun-do inteiro.

Iniciar os estudos na língua inglesa deve ser uma tarefa imediata. Tem muita gente de olho nes-

se mercado e se você tem dúvida de qual curso es-colher para começar a es-tudar ou aprimorar seus conhecimentos na língua, escolha o SAYS - Centro de Ensino. Além de con-tarmos com profissionais experientes na área, o SAYS se preocupa com o efetivo aprendizado do aluno, com preço acessí-vel, gerando oportunida-de para todos que desejam preparar-se profissional-mente.

O SPEED SAYS é um curso de inglês de 18 me-ses voltado para alunos acima de dezoito anos, visando também atender

Page 4: Rio das Ostras 02-05-14

4 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

por Eduardo CamilloArquitetando Espaçoseduardo camiloarquiteto e sócio diretor da sandrin ambientes [email protected]

Vocês já repararam como os projetos das edificações estão fi-

cando cada vez mais com uma aparência e forma orgânica? Repara-se nos projetos cons-truídos para as olimpíadas, ou até mesmo a Copa do Mundo, já se foram muitas edições e não sei se lembram das for-mas como foram construídos os estádios, os ginásios, ou seja, essa arquitetura vem se modificando com o tempo e adquirindo novos acabamen-tos e formas inusitadas. Essa semana, pesquisando alea-toriamente em alguns blogs de arquitetura e decoração, encontrei um post muito le-gal que fala exatamente sobre esse assunto que eu não co-nhecia, e resolvi dividir essa informação com vocês. Todo o texto a seguir foi extraído do blog - arquitetandoideias.blogspot.com.br - da Arquite-

ta Elenara Stein Leitão.Biomimétrica - Aprenden-

do com a natureza.Bios (Vida) + Mimesis (imi-

tação) deram origem à Biomi-mética, uma área da ciência que procura aprender com a natureza. Mas mais que imi-tação, ela procura aprender com a natureza.

“A biomimética não consiste em propor formas de aproxi-mação orgânica à arquitetura, ou de reinterpretar poetica-mente a natureza: não se trata de desenvolver metáforas ar-quitetônicas da natureza. Não penso que os edifícios tenham que se assemelhar a plantas ou organismos biológicos, mas sim acredito que podem fun-cionar como eles: podem mo-ver-se, transferir ar e umida-de, filtrar poluição, reorientar

suas peles, modificar o calor e o frio, alertar aos ocupan-tes de mudar as condições sociais e meio-ambientais… etc.” Dennis Dollens.

Exemplos a seguir do que já foi construído e o que ainda está em construção.

water discus Hotel - o hotel tem como formato grandes discos, dispostos tanto em cima quanto embaixo da água sendo planejado o lançamento de um hotel subaquático em dubai. owater discus Hotel permitirá que os visitantes durmam abaixo da superfície do mar, podendo ter como vista a vida marinha.

cubo d’Água (centro aquático nacional), Pequim 2008 arquitetos: Ptw architects, cscec, ccdi, e arup

Já dá para imaginar o que vem por aí na Arquitetura mundial nos próximos anos, não é? Até semana que vem!

Page 5: Rio das Ostras 02-05-14
Page 6: Rio das Ostras 02-05-14

6 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

MAURICIO ROCHA

meta da secretaria de saúde é imunizar 24 mil pessoas até dia 9 de maio

Município vacina mais de 5,5 mil pessoas contra gripeNo último sá-

bado, 26, Dia D da Campanha

de Vacinação contra a Influenza (gripe), mais de 2.500 pessoas procu-raram um dos postos de saúde de Rio das Ostras, além da Unidade Móvel, instalada no Centro, pa-ra receber sua dose. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 24 mil pessoas até o próximo dia 9 de maio. Até agora, mais de 5.500 pessoas receberam a vacina.

Quem faz parte do pú-blico-alvo e ainda não se imunizou deve procurar os postos de saúde, lem-brando que as unidades têm dias e horários dife-rentes para vacinação. A campanha é direcionada aos idosos (pessoas aci-

ma de 60 anos), crian-ças de 6 meses a 5 anos incompletos, grávidas, mulheres que tiveram filho há menos de 45 dias, doentes crônicos e profissionais de saúde.

O aposentado Adão Neves Braga procurou bem cedinho, no sába-do, o Centro de Saúde da Extensão do Bosque para tomar a vacina. Ele diz que o resultado da vacinação é ótimo e há 5 anos toma sua dose para se ver livre da gri-pe. A gestante Flávia de Oliveira, com 2 meses de gestação, também já se vacinou. Ela aprovei-tou o dia para receber sua dose de proteção. “Faço o que for neces-sário para garantir uma gestação tranquila e

com saúde”, disse.A mineira Juliana

Zangirolane, que reside na cidade há pouco mais de um ano, não teve dú-vida e levou o filho Ma-theus, de 1 ano e 11 me-ses, para se vacinar. “É melhor ele chorar agora do que ficar doente no futuro”, comentou.

A vacinação é voltada para os grupos que estão mais vulneráveis a con-trair a forma mais grave da gripe, lembrando que os portadores de doen-ças crônicas devem le-var uma prescrição mé-dica para tomar a vaci-na. Segundo os critérios do Ministério da Saúde, a meta é imunizar pelo menos 80% dos morado-res incluídos nos grupos prioritários.

campanha é direcionada aos idosos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, grávidas, mulheres que tiveram filho há menos de 45 dias e doentes crônicos

MAURICIO ROCHA

Page 7: Rio das Ostras 02-05-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 7 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)

[email protected] - (22) 9809-8112 - www.logosofia.org.br

[email protected]

(22) 2106-6060

Uma das causas que mais dificulta a evo-lução consciente do

ser é a personalidade, com sua característica tensão egoísta. O homem nasceu para ser al-go mais do que é e, para isso, é indispensável que ele saiba constituir-se em um homem verdadeiro, em um ser huma-no que honre a sua espécie, e seja para os demais um exem-plo de virtudes, cuja realiza-ção superior se torne inques-tionável.

A mente não deve jamais entreter-se em pequenezas que lhe roubam o tempo; há de elevar-se o entendimento e focalizar tudo que seja impor-tante e mereça ser observado; em resumo, onde se possa descobrir algo que enriqueça

seu acervo interno. Existe no mundo uma

quantidade de tipos psicoló-gicos iguais, de idênticas ca-racterísticas, como se fossem feitos em séries. Assim, por exemplo, há os crédulos, que tudo admitem sem raciocinar, e os incrédulos que, racioci-nando ou não, nada admitem; os acentuadamente egoístas, os charlatães, os trapaceiros empedernidos, os servis, os néscios, os que discutem, e muitos outros. Naturalmente que nos tipos compreendidos em cada série existe ainda uma variedade imensa, que distingue um do outro.

É indispensável que saiba constituir-se em um

homem verdadeiro, em um ser humano que honre a

sua espécie.Pois bem, a Logosofia trata

de criar novas séries de tipos psicológicos, com mentes adestradas que, eliminando as características negativas, possam manifestar as altas qualidades latentes no ser. É uma tarefa grande, na verda-de, a de dotar a mente huma-na dos elementos necessários para que seja uma realidade a existência destes novos ti-pos psicológicos, altamente superiores aos comuns em inteligência, em moral e em sentimentos. Sem dúvida, é possível observar já quantas mudanças o ensinamento operou na alma de muitos, os quais irão perfilar-se depois como exemplos destacados de seu poder transformador.

O conhecimento logosófico

vai dirigido à mente, porque é nela onde se elaboram os elementos com que cada um há de atuar em seus diversos campos de ação; onde se de-senvolvem as energias; onde se orienta a vida; onde se fa-cilitam à razão todos os recur-sos para que julgue, e de onde se levam ao coração todas as satisfações que o homem ex-perimenta quando começa a saber de verdade. É como se surgisse no interno do ser uma nova vida extraída das próprias profundezas da ve-lha vida, já que experimenta a imanência de algo superior a ele, de algo que se identifi-ca com seu sentir e, ao mesmo tempo, transparece em sua própria consciência, como uma esperança extensa e in-timamente concebida.

A vida humana não pode jamais se circunscrever ao simples fato de existir, porque então seria similar à vida ve-getativa dos animais; ela tem uma missão a cumprir: a de superar-se, conquistando pal-mo a palmo os tesouros que a Sabedoria Universal guarda em seu seio e oferece àqueles que são dignos de possuí-los, isto é, àqueles que avançam para eles dignificando-se e mostrando a regularidade de um processo conscientemen-te realizado.

É indispensável que saiba constituir-se em um homem verdadeiro, em um ser huma-no que honre a sua espécie.

trechos extraídos do livro introdução ao conhecimento Logosófico.

O homem nasceu para ser algo mais

Page 8: Rio das Ostras 02-05-14

8 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Socialpor Mark Ramos

por Mark [email protected]

Re a l i z a r s o -nhos é a nossa meta e o nosso

prazer. Entender os so-nhos das pessoas, suas conquistas e seus dese-jos, nos faz compreender de fato que nascemos pa-ra servir e de fato reali-zar sonhos. Por entender estes argumentos é que

hoje abro a minha coluna social retratando o casa-mento deste querido ca-sal, Renata e Márcio que escolheram o palco das grandes emoções, o lindo Cenarium Hall.

Um casal fantástico e cúmplices de nosso tra-balho, por muito tempo não lidava com uma noi-va tão sonhadora e hoje compartilho com todos vocês esta vitória deste

casal encantador e cati-vante. Na decoração usei o azul turquesa que está em evidência, somados ao vermelho sangue e que obtivemos um resultado

fantástico, tudo atrelado ao dourado que também está em alta no mercado de decoração. Uma deco-ração com muitas flores em tons de rosa seco com branco, usamos mobílias anos 20 como cenografia principal, dando carac-terísticas de um gran-de castelo, tudo, como sempre, impecável, a co-meçar pela linda e emo-cionante cerimônia que aconteceu na ÁREA CE-RIMÔNIA do Cenarium Hall, uma recepção para poucos convidados, nu-ma proposta otimizada, mas com muita emoção e muita alegria no ar. Tudo impecável, vestido, pais, padrinhos, noivo, convi-dados, decoração e Bu-ffet, numa harmonia só.

Sentimo-nos honra-

dos em sermos escolhi-dos para a concretização deste grande evento e que aproveito para de-sejar ao casal Renata e Márcio muitas felicida-des, grandes prosperida-des, muitos filhos e que temos mais uma vez a certeza do nosso dever cumprido com respeito e profissionalismo. Não deixe de acessar e se en-cantar através de nosso site: www.cenariumhall.com.br <http://www.cenariumhall.com.br> e contemplar as produ-ções mais comentadas de nossa região Costa do Sol. Nunca deixem de sonhar! Mark Ramos.

Fotos do casal e convidados: Lentes claras FotografiaFotos decoração: mark ramos

Page 9: Rio das Ostras 02-05-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 9 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 10: Rio das Ostras 02-05-14

10 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Aroma e Sedução por Ellen Carvalho

dayana [email protected]

Escolher um perfume para presentear pode ser uma tare-fa difícil. Especialistas dão di-

cas do que levar em consideração na hora da compra e acertar em cheio no Dia das Mães

Comemorado no segundo domin-go de maio, o Dia das Mães é uma daquelas datas que não dá para dei-xar passar em branco. Escolher um presente nem sempre é fácil, ainda mais se a opção for um perfume, tão pessoal e subjetivo.

O primeiro passo para não errar é observar e entender o perfil e o

Acerte no perfume para presentear a sua mãe

estilo da sua mãe. O perfume, assim co-mo a moda, reflete um gosto pessoal. Tente descobrir al-guns perfumes que a presenteada gos-ta e já usou para, na hora de compra, optar por outros na mesma direção ol-fativa”.

VEJA ALGUMAS INDICAÇÕES PARA PRESEN-TEAR AS MÃES

Euphoria - Cal-vin Klein

Acqua de Gió - Armani (Esse é bem dia a dia para mulheres de todas as idades)

Angé ou Démon LE SECRET - Gi-venchy.

Trésor - Lancô-me

Jadore

Eternity - Calvin Klein.

Page 11: Rio das Ostras 02-05-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 11 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Alunos de música assistem ópera no Municipal do Rio

No dia 19 de abril alunos do centro de Formação artística de música, dança e teatro de rio das ostras assistiram a ópera “carmen de bizet”, do coro e orquestra sinfônica do theatro municipal do rio de janeiro. na oportunidade, os estudantes puderam estar de perto de um dos maiores templos de arte do brasil. esta viagem abriu o calendário da escola de visitas e apreciação de espetáculos.

DIVULGAÇÃO

Page 12: Rio das Ostras 02-05-14
Page 13: Rio das Ostras 02-05-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 13 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Oficina ensina receitas saudáveis e a hipertensos

combinação de ervas e especiarias substituem o sal e mantém o sabor da comida

GABRIEL SALESÉ possível re-d u z i r b a s -tante o sal da

comida sem que ela perca o sabor? Nutri-cionistas da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras mostraram que sim, em uma oficina de culinária saudável promovida nesta sex-ta-feira, 25. A Oficina abriu a programação do Município pelo Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, em 26 de abril. As ati-vidades continuam no dia 1º de maio, durante o evento de comemora-ção ao Dia do Trabalho.

Pacientes do Progra-ma Municipal de Con-trole da Hipertensão e Diabetes – HiperDia participaram de uma oficina prática de er-vas e especiarias. Eles aprenderam a fazer o sal de ervas, mistu-rando o sal a temperos como manjericão, ale-crim, salsa, coentro, en-tre outros. “O objetivo é mostrar que é possível reduzir o sódio da ali-mentação sem prejudi-car o sabor dos alimen-tos”, explica Dina Reis, coordenadora da Área Técnica de Alimenta-ção e Nutrição da Se-cretaria de Saúde.

Tendo como base as especiarias, os alunos prepararam um peixe com crostas de ervas. Também aprenderam a fazer caldo de legu-mes caseiro, mil folhas de legumes e requeijão de ricota caseiro.

“Está provado e apro-vado. Ficou tudo ótimo e muito saudável”, dis-se Maria Beatriz Duar-te, a “Tia Bia”, que tem 78 anos e há mais de 50 convive com o tra-tamento para a hiper-tensão. “Minha alimen-tação tem que ser bem

regrada e com muito pouco sal”, explica.

Os integrantes do Programa também ti-veram aulas teóricas sobre a hipertensão, sua prevenção e con-trole, e alimentação saudável. Ao final, eles receberam mudas de temperos, uma amostra do sal de ervas e certi-ficados de participação no curso.

PROGRAMAÇÃO - No dia 1º de maio, as equipes de Secretaria de Saúde também vão participar do evento promovido em ho -menagem ao Dia do Trabalho, em frente à entrada de Costazul, a partir de 15h.

Os trabalhadores vão receber orientações sobre como prevenir, controlar e os fatores

de risco associados à hipertensão arterial. Have r á a i n d a u m a apresentação de dança do grupo Vitalidade, do Programa Municipal

de Saúde do Idoso.

HIPERTENSÃO - A Hipertensão Arterial, a “pressão alta”, é na maioria das vezes, uma

doença assintomática e uma das principais causadoras das doen-ças do coração. Por ano,

quase 300 mil pes-

soas morrem no Brasil por doenças cardiovas-culares, e em mais da metade dos casos, em decorrência da hiper-tensão.

oficina de culinária saudável reuniu integrantes do Programa Hiperdia

ECOEFICIENTES

Page 14: Rio das Ostras 02-05-14
Page 15: Rio das Ostras 02-05-14
Page 16: Rio das Ostras 02-05-14

16 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 17: Rio das Ostras 02-05-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 17 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Imóveis por Charles Oliveira

cHarLes oLiVeira é proprietário da METRO QUADRADO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS - Corretor credenciado e Conselheiro do CRECI-RJ - [email protected]

- COMPRANDO UM TERRENO -

Charles Oliveira é proprietário da Metro Quadrado

Empreendimentos Imobili-ários, administrador, corre-tor de imóveis credenciado, com experiência no merca-do imobiliário, marketing e publicidade.

Adquirir um imóvel exi-ge muita atenção!

Jamais compre um lote sem vê-lo. Visite o local an-tes de fechar o negócio ou de antecipar qualquer va-lor ao vendedor. Localize o terreno na planta aprovada

pela prefeitura, verificando a infraestrutura e os servi-ços existentes, como ruas abertas, demarcação de lo-tes, transporte, rede de água e energia elétrica e demais serviços públicos. Redobre sua atenção antes de adqui-rir terrenos localizados em áreas de proteção de ma-nanciais - áreas legalmente protegidas pela legislação ambiental (APPs, áreas de preservação permanente e APAs, áreas de preservação ambiental), pois apresen-tam restrições de uso.

CONSULTA AOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS.

Na prefeitura, verifique

se o loteamento está devi-damente aprovado e se o cronograma de obras foi ou está sendo cumprido. Pesquise se a área não é de utilidade pública ou de interesse social. Solicite, certidão de localização ambiental, certidão ne-gativa de débito de IPTU. Procure saber no código de obras do Município a taxa de ocupação refe-rente ao lote de terreno em questão.

DOCUMENTOS DO IMÓVEL

Cópia autenticada da escritura definitiva em nome dos vendedores,

registrada no Cartório de Registro de Imóveis (CGI), Certidão negativa de ônus reais, certidão de inteiro Teor, certidão de reipersecutórias.

DOCUMENTOS DO VENDEDOR

Certidões de Ações Cí-veis e Criminais, Exe-cuções Fiscais, Tutela e Curatela, Distribuição de Ações e Execuções (Justi-ça Federal).

O pagamento do imóvel deverá ser efetuado so-mente após ter em mãos todos os documentos acima mencionados. A escritura pode ser assi-

nada no cartório de registro civil, ficando por conta do comprador todas as despesas do cartório/ITBI/escrituras emolumentos etc. Registre seu imóvel após a escritura de compra e venda, pois somen-te o registro garante o direito de propriedade.

Só adquira o imóvel se a si-tuação do terreno estiver re-gularizada. Procure a asses-soria de uma imobiliária cre-denciada, que seja idônea no mercado imobiliário do Mu-nicípio para ter a segurança de que fará um bom negócio.

Page 18: Rio das Ostras 02-05-14

18 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 19: Rio das Ostras 02-05-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 19 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 20: Rio das Ostras 02-05-14

20 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Por Layla AlvesFotodepilação e Fototerapias

Saúde por Carol Passos/ CorenRJ25607

carol [email protected]

Uma alimentação ri-ca em legumes, frutas e verduras confere ao or-ganismo os nutrientes necessários para evitar a queda de cabelo. Assim, a raiz do cabelo fica mais fortalecida e as chances de sua queda diminuem. Contudo, alguns indiví-duos possuem uma maior propensão para a queda de cabelos, causada por um fator genético, como é o caso de calvos e carecas.

Outro fator importante é a saúde. Os cabelos ten-dem a cair mais quando o indivíduo está anêmico

que danificam a raiz e o comprimento do cabelo desnecessariamente

Não lavar os cabelos com água muito quente, a ideal é a morna

Evitar penteados como dreads e tranças, que pu-xam muito a raiz do ca-belo, favorecendo a sua queda

Pentear os cabelos com pentes de cerdas largas

Utilizar remédios casei-ros para queda de cabelo é uma boa dica, é natural, fortalece os fios da raiz às pontas como:

Seiva da babosa

Para utilizar as proprie-dades medicinais da babo-sa é necessário cortar as suas folhas gordas e utili-zar o gel transparente, que é, na verdade, a sua seiva.

Modo de Preparo

Passe a seiva acabada de ser retirada da babosa por todo o couro cabeludo, deixe atuar por 24 horas e retire com água morna e com o shampoo habitual.

Esse remédio para que-da de cabelo pode ser re-petido a cada 15 dias. Não é preciso usar touca, es-fregar ou aquecer, assim

evita irritações da pele.

Gérmen de trigoO consumo de gérmen

de trigo é um ótimo re-médio caseiro para tratar a queda de cabelo devido ao seus nutrientes, e pode ser considerado um com-plemento alimentar no tratamento para queda de cabelo. Por isso adicione 2 colheres de gérmen de trigo em pó num copo de leite ou suco e beba dia-riamente.

Os resultados de um tratamento caseiro não são imediatos e devem ser seguidos por no mínimo 3 meses para se avaliar os seus benefícios.

ou sofre de qualquer outra doença. Para contornar estas e outras situações que provocam a queda de cabelo, recomenda-se:

Não dormir sobre os ca-belos molhados

Não prender os cabelos molhados, a menos que seja um coque bem solto e que isto não seja frequente

Lavar os cabelos somen-te quando for necessário, com shampoo e condicio-nador adequados ao seu tipo de cabelo

Evitar usar o secador, prancha, alisantes e ou-tros produtos químicos

Como evitar a queda de cabelo

Flacidez Facial: como retardar o seu aparecimento

Layla [email protected]

Flacidez facial agora não é mais problema das mulheres mais maduras.

Sabe-se que é cada vez mais comum, jovens querendo tra-tar ou até prevenir o mal.

A flacidez facial surge devi-do ao aparecimento de altera-ções na pele, principalmente na derme, no subcutâneo e na área muscular facial. Por isso, os cuidados com a pele devem começar cedo, a partir dos 25 anos. A partir dos 30 anos a pele começa a perder colágeno, proteína de impor-tância fundamental no com-bate à flacidez facial.

Fatores genéticos e tipo de pele influenciam muito. Quanto mais fina e clara for

a pele, maior a chance de fla-cidez precoce. A exposição excessiva ao sol e sem prote-ção, também é nociva, já que prejudica as fibras elásticas e a produção de colágeno na face. Estresse, tabagismo, má alimentação, insônia, exces-so de atividade física e efeito sanfona também são grandes responsáveis pelo apareci-mento do problema.

Um estudo realizado em consultórios dermatológicos recentemente revelou que 70% das mulheres acima de 35 anos já apresentam sinais de flacidez facial.

Cuidados simples podem retardar os efeitos da flacidez facial. O uso de protetor solar (mesmo que a pessoa não es-teja exposta diretamente ao sol) é fundamental. Hidra-

tação oral e local também faz muita diferença, assim como uma alimentação saudável e regrada. O uso de certos medi-camentos dermatológicos que estimulem o colágeno, também é recomendado.

Uma excelente opção vem se popularizando e trazendo óti-mos resultados é o tratamento com Luz Intensa Pulsada, o chamado fotorrejuvenesci-mento D’pil que estimula a produção de fibras de coláge-no e elastina, deixando a pele com aspecto mais jovem e sau-dável. Este tratamento atenua rugas e linhas de expressão e dá luminosidade à pele. A faixa etária que mais se beneficiará com esse tratamento é a de 30 a 60 anos.

Este tratamento é recomen-dado nos casos de envelheci-

mento da pele não apenas da face, como também no pesco-ço, colo e mãos e em diversos tipos de pele. Os tratamentos oferecidos pela D’pil são in-dolor e unissex a um preço único de R$ 55,00 por área e sessão. Tenha uma pele jovial e bonita todos os dias. Esta-mos esperando por você!

Page 21: Rio das Ostras 02-05-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 21 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Meio Ambiente por Antônio Ribeiro Peixoto

antonio PeixotoEng.Segurança TrabalhoConsultor/InstrutorPerito Judicial [email protected]

Energia Vital Por Dra. Simone Bastos

Por dra. simone [email protected]

Aconteceu neste último fi-nal de semana vários eventos esportivos e dentre eles o VII Campeonato Estadual de Ma-ratonas Aquáticas realizado pela FARJ em Itaipu - Nite-rói - RJ. Nadadores de várias agremiações e grandes clu-bes participaram do Rio de janeiro, dentre estes estavam às equipes Natação do Mar, e a Escola de natação Aquá-tica Dejamo, ambas de Rio das Ostras. Com excelente atuação a equipe da Aquáti-ca composta por seis atletas teve excelente resultado, pois todos os integrantes subiram ao pódio, todos mostraram através de seus resultados a eficiência do trabalho e treino recebido pelo técnico Walla-ce Bandeira. Tivemos a nossa querida Larissa Emerich no topo do pódio feminino com nada mais do que 1° lugar

geral feminino, engolindo to-das as adversárias presentes, uma fera da nossa cidade. No mesmo ritmo Diana Macha-do Thompson com 1° lugar na categoria 20 +, Cauê Machado Thompson 1° lugar na cate-goria 13/14 anos, Erik Marcio Silveira Terra em 2° lugar na categoria 16/17 anos, Mônica Machado em 2° lugar na ca-tegoria 50+, e Marciano Paes Terra com o 3° lugar na cate-goria 40+. O mar como todos disseram estava bem mexido e marolado, exigindo bastan-te da navegação de cada um, mas com a temperatura per-feita a 24 graus. Essa equipe só vem confirmar o excelente comando do técnico Wallace e a seriedade do comando da escola de natação, dirigida por Eduardo Thompson. E o ano está apenas começando. Fico muito feliz de ver o resultado e participar desta equipe, des-sa família da natação, que está sempre trazendo resultados

Nataçãopositivos para nosso esporte na cidade, sejam através de seus atletas, ou através das competições de águas aber-tas, piscinas, as quais reali-zam com grande experiência e sucesso. Uma história lon-ga com um caminho florido, pois sementes bem planta-das são colhidas com louvor, uma história responsável por

Investimento signi-ficativo do governo federal reduzirá as emis-

sões de gases de efeito estufa geradas pela siderurgia no país. Encabeçadas pelos mi-nistérios do Meio Ambiente (MMA) e do Desenvolvimen-to, Indústria e Comércio Ex-terior (MDIC), as ações para a promoção do carvão vege-tal, matéria prima renovável

Governo investe pesado buscando reduzir emissões das siderúrgicas

disponível para a produção de aço e ferro. Apesar de ser con-siderado um fenômeno natu-ral, o efeito estufa tem sofrido alterações que se tornaram as causadoras do aquecimento global. As mudanças decor-rem do aumento descontro-lado da emissões de gases po-luentes, entre eles o dióxido de carbono e metano. A libe-ração dessas substâncias na atmosfera ocorre por conta de diversas atividades huma-nas e econômicas, entre elas, o transporte, o desmatamen-to, a agricultura e a pecuária. O fomento ao carvão vegetal aumentará a eficiência no se-

tor, diminuirá as emissões e incentivará o desenvolvimen-to da siderurgia. O mundo todo está ivestindo em uma solução que agrega vontade política, competência técni-ca e científica, inovação tec-nológica, viabilidade social e econômica para modernizar a carbonização e tornar a in-dústria mais competitiva.

“O Brasil é o único país ca-paz de construir um modelo de desenvolvimento que ga-ranta a segurança do ponto de vista energético, e que pode-mos reduzir as emissões em vários setores”, afirmou o ministro do Desenvolvimen-

to, Indústria e Comércio Ex-terior, Fernando Pimentel. O segmento produtivo classifi-cou como positivo o conjunto de ações. “Temos, hoje, 100% das usinas do setor de ferro fazendo uso do carvão vege-tal. O fato de ser um recurso renovável e menos poluente é um diferencial”, declarou o presidente do Sindicato das Indústrias de Ferro (Sindfer), Fausto Varela. “A indústria do aço está engajada na expan-são do uso do carvão vegetal. Entre as nossas propostas, está a construção de um pro-jeto de certificação nacional de empresas sustentáveis”,

emendou o presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, Benjamim Batista Filho.

As ações contribuirão para atingir o compromisso in-ternacional de redução das emissões de gases de efeito estufa da siderurgia a carvão vegetal, assumido pelo Brasil, em 2009, na Conferência de Conpenhagem.

Com o lançamento deste pacote de medidas, estima-se que sejam retirados o mínimo de 450 mil toneladas de CO2 equivalente da atmosfera até 2018.

grandes atletas da cidade que já foram alunos, e hoje atuam como diversos pro-fissionais na cidade. Sou suspeita, pois amo nadar, e mesmo me dedicando a outras modalidades como a corrida e o ciclismo, não deixo a água por nada, pois é nesse meio que me acho e me sinto viva. Exatamente

isso, é Vital. Quer nadar? Não sabe? Junte-se a nós. Venha, vai adorar.

Page 22: Rio das Ostras 02-05-14

22 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Cidade é a melhor do País em Desenvolvimento Social

JORGE RONALD

Rio das Ostras ganhou destaque especial no Bra-

sil neste mês. Logo após o Município receber o Prêmio Prefeito Empre-endedor, do Sebrae, por seus projetos de fomento ao emprego e geração de renda, uma pesquisa na-cional apontou a cidade como a melhor em Desen-volvimento Social, entre aquelas com mais de 100 mil habitantes. O estudo foi publicado pela Revista Exame, na última edição, no 1064.

A pesquisa, realizada por uma consultoria indepen-dente, também classificou Rio das Ostras como a 2ª colocada em Desenvolvi-mento Econômico e a 16ª melhor cidade para se in-vestir, à frente de capitais como São Paulo (18º) e Fortaleza (24º).

O estudo da consultoria Urban Systems analisou 293 cidades brasileiras aci-ma de 100 mil habitantes, com base em 27 indicado-res de áreas como Edu-cação, Saúde, Economia, Sociodemografia, entre outras. Rio das Ostras con-quistou o primeiro lugar

em desenvolvimento social por investimentos impor-tantes como a criação da Zona Especial de Negócios (Zen), do Instituto Muni-cipal de Educação de Rio das Ostras (Imero) e pelo planejamento da cidade, iniciado com a criação do Plano Diretor do Municí-pio, em 1999.

A cidade hoje se benefi-cia das medidas que foram iniciadas no final da dé-cada de 90, pensando no crescimento sustentável e na independência da re-ceita dos royalties do pe-tróleo.

Segundo a Revista Exa-me, graças a esses e outros investimentos públicos, a qualidade de vida, que de acordo com a publicação, “teria tudo para piorar” com o grande aumento po-pulacional, melhorou. “Rio das Ostras deixou de ser a prima pobre de Macaé e de Búzios para se transformar numa das cidades brasilei-ras que mais avançaram em indicadores sociais e econômicos”, descreve a reportagem.

EDUCAÇÃO O estudo utiliza os nú-

meros da Firjan para mos-trar que o salário dos traba-lhadores locais aumentou em 81%. Com destaque na Educação, a pesquisa aponta que hoje o abando-no escolar é quase zero e a maioria dos professores da Rede Municipal têm nível superior. A nota dos alunos também está acima da mé-dia brasileira.

A revista ouviu o especia-lista Guilherme Mercês, da Firjan, que confirma que a cidade faz bom uso da sua receita de royalties. “Esse dinheiro só se transforma em melhores serviços pú-blicos se for bem aplicado”, descreve Mercês, que ainda diz que a cidade tem “mui-to boa saúde financeira” e que vem buscando reduzir

a dependência dos repasses da exploração de petróleo.

Mas o grande destaque da cidade se deu por seu planejamento.

“Quando propusemos nosso Plano Diretor, busca-mos equilibrar nossa voca-ção turística com a atração de novos negócios, criação de empregos, aumento dos salários e qualificação dos nossos moradores. Esta-mos no momento de resga-tar esse desenvolvimento, priorizando a Educação, Saúde e os projetos sociais. Ainda há muito trabalho pela frente”, diz o prefeito Sabino.

A Revista Exame identi-fica a retomada do desen-volvimento ordenado do Município, com a redis-

cussão pública do seu Pla-no Diretor. “A cidade está refazendo o plano diretor com vistas a 2030. É sinal de que novos saltos de qua-lidade podem vir pela fren-te”, encerra o texto.

PRÊMIO – O estudo nacional confirma o reco-nhecimento recebido pela cidade por seus projetos de geração de renda e oferta de oportunidades aos pe-quenos e médios empre-endedores. O Sebrae con-cedeu, no último dia 14, o prêmio de Prefeito Empre-endedor a Rio das Ostras, na categoria Novos Proje-tos, disputado entre todos os municípios do Rio de Janeiro.

Page 23: Rio das Ostras 02-05-14
Page 24: Rio das Ostras 02-05-14

24 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Coisas de Rio das Ostras e do Brasilpor Jussara Leite

HOJE SÓ NO SAPATINHO,

SÓ NO SOCIAL.*** Já diz o velho ditado: Quem tem

padrinho não morre pagão! E eu digo: Quem tem amigos não fica na mão!

*** A comemoração do aniversário do Rangel como sempre foi ótima! Este ano tendas com cortinas brancas deram um toque especial à festa que delicadamente parecia uma festa de casamento. O local dispensa comentários, mas como não sei deixar pela metade e não sei não elogiar quando gosto, o que tenho a declarar é que adóoro participar deste evento, não só por se tratar do aniversário do meu amigo, mas pelo local onde é comemora-do que reputo como de sonhos. É muito lindo, muito bem cuidado, resumindo, um charme! O Buffet Rosa Confeiteira, sob a supervisão do Robinho, aquela gra-cinha de jovem que assumiu com garra o que a sua mãe conseguiu com muito trabalho, como sempre estava muito bom. O bolo, uma delícia e o Chopp não é nem bom lembrar, pois Juarez tomou todas e um pouquinho mais. O serviço de garçom, nota 10, com a ressalva de que copo nenhum chegava a ficar vazio. Que beleza!!!!! E a música? Show para ninguém colocar defeito! Aliás, o Osval-do saxofonista toca todos os anos, pois o aniversariante não o dispensa. Rangel atendeu a todos com alegria e satisfação pelas presenças e nos fez curtir tudo de bom que se pode oferecer para aqueles por quem nutrimos algum sentimento. Rangel, mais uma vez parabéns, para-béns por tudo, com o adendo que espe-ro podermos estar vivos no próximo ano para mais uma vez aproveitarmos com alegria e requinte o seu aniversário. Gra-ta por você nos proporcionar momentos tão agradáveis.

Page 25: Rio das Ostras 02-05-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 25 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

*** Nosso amigão, o gran-de admirador das mulheres Celso Jappour, regressou da cirurgia realizada em março com mais corda do que antes! Domingo nos ofereceu um en-contro em sua residência que como sempre, fica na nossa memória. Personas gratas que compõem o seu circulo de amizades estavam presen-tes e degustaram petiscos, sal-gadinhos, beberam Devassa, vinhos das melhores safras e brincadeiras como quebrar a moringa para as adultas e procurar ovos de páscoas pa-ra as crianças. O prêmio para as duas que quebraram as mo-ringas foi um relógio e muitas balas e doces para os petizes. Meu velho guerreiro, cheio de disposição como sempre, nos recebendo com prazer, ale-gria e sem medo de ser feliz que é uma das suas caracte-rísticas. Passamos uma tarde muito agradável, inclusive, passando pelo seu acervo de fotos, muitas fotos de pessoas que lhe são caras e que parti-ciparam de alguma forma da sua vida, que aliás continua sendo bem vivida! Boas ideias não lhe faltam, pois imagina-ção ele sempre teve. Jappour, as “solteiras e as devassas” farão parte da sua e da nossa existência por muitos e mui-tos anos, se Deus quiser e ele há de querer! Beijos!!!!

Page 26: Rio das Ostras 02-05-14

26 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Volta Master de Ciclismo é atração no FeriadãoApós o sucesso da pri-

meira edição, a Volta Master de Ciclismo

retorna a Rio das Ostras neste feriado prolongado. A prova reúne diversas modalidades em quatro dias de compe-tição, de 1 a 4 de maio, que acontecerão em Rio das Os-tras, na Rodovia do Contorno, e em Macaé. De acordo com os organizadores, a expectati-va é de que a prova conte com cerca de 200 competidores da categoria Master. As ins-crições estarão abertas até a véspera da prova, 30 de abril. A Volta Master de Ciclismo está inserida no projeto Rio das Ostras Cidade Bike, que visa promover o esporte no Município.

As emoções começam na próxima quinta, 1º de maio, na Rodovia do Contorno, na altura de Nova Cidade, às 14h,

quando acontece a largada da prova de contra-relógio. No sábado, 3, a partir das 9h, é a vez dos competidores encara-rem a prova de estrada, cujo início será em Nova Cidade, passando pela Zona Especial de Negócios-Zen e voltando ao local da largada. Já no do-mingo, 4, acontece a última etapa, com a prova de Circui-to, a partir das 9h.

"Vamos receber atletas de quatro países estrangeiros – Estados Unidos, Itália, Fran-ça e Áustria – e brasileiros de 12 estados diferentes. É mais uma prova importante do ca-lendário do ciclismo no País. Além de mostrar o ciclismo como esporte, nosso objetivo é estimular o uso de bicicleta no dia-a-dia, o que tem im-pacto na saúde dos moradores e na mobilidade urbana”, ob-serva o secretário de Espor-

te e Lazer, Alberto Moreira Jorge.

“Estamos de braços abertos para receber todos os atletas, que nos oferecem um espe-táculo de cores e velocidade, como são os eventos de ci-clismo", completou o subse-cretário de Esporte e Lazer, Raphael Thuin.

Devido ao sucesso da pri-meira edição da Volta Master, a Confederação Brasileira de Ciclismo subiu a pontuação da prova, o que tem atraído mais competidores. “A reali-zação dessa edição certamen-te é um legado da qualidade que foi apresentada no evento do ano passado. É uma satis-fação muito grande ver que na nesta edição teremos atletas internacionais. Temos a cer-teza de que isso vai dar um charme especial ao evento”, declarou Artur Castro, or-

ganizador do evento, vice-presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro – Fecierj.

“É uma responsabilidade grande realizar uma prova as-sim, já que a categoria conta com os verdadeiros amantes do ciclismo. A maior parte formada por pessoas com outras profissões, que inves-tem tempo e dinheiro para pedalar. São essas pessoas que movimentam o mercado do ciclismo no mundo. Nada mais justo que dedicar esse espaço a eles”, explica Edu-ardo Almeida, diretor da Fe-cierj.

A Volta Master de Ciclismo do Rio faz parte do calendá-rio da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro – Fecierj e do ranking estadu-

al. A prova tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e é realizada pela Prefeitura de Rio das Ostras, Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur), Grupo BikeROs, Confederação Brasileira de Ciclismo (CBB) e Fecierj.

CIDADE BIKE

A Volta Master de Ciclis-mo Rio faz parte das iniciati-vas do projeto Rio das Ostras Cidade Bike, cujo objetivo é estimular o ciclismo como prática, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, além de promover a sustentabilida-de e a mobilidade urbana. O projeto visa também incluir Rio das Ostras como zona de aclimatação olímpica para de-legações estrangeiras para os Jogos do Rio 2016.

Page 27: Rio das Ostras 02-05-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 27 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Banho e Tosa por Thamires Silva

thamires [email protected]

Quando a temperatura come-ça a baixar, não são só os huma-nos que sentem frio, os animais também. Os mais afetados são os de pelagem curta. Algumas raças, como o Husky Siberia-no, o Malamute do Alaska e o São Bernardo, possuem carac-terísticas que os fazem mais resistentes ao frio (sub pelo e maior camada de gordura sob a pele). Podemos observar que no frio, algumas doenças apare-cem com maior frequência. Por isso, devemos preparar nossos animais para atravessarem o inverno.

O cão pode apresentar sinais clínicos que lembram muito o resfriado humano, com tosse, espirros, febre, falta de apetite e coriza. Damos o nome a esse quadro de traqueobronquite ou "tosse dos canis". Essa doença

pode aparecer em qualquer época do ano, porém, há uma maior predisposição nos meses frios pela baixa temperatura. A doença pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos e é altamente contagiosa entre os cães através do contato direto entre os animais

Além das doenças respirató-rias, os animais idosos com pro-blemas osteoarticulares como artrose, calcificações na colu-na ou hérnia de disco, passam a sentir mais dor quando expos-tos a baixas temperaturas.

Choques de temperatura, co-mo dar banho, secar o cão com secador (em casa ou pet shop) e sair em seguida com ele na rua, será prejudicial, seja ele jovem ou não.

Aconselhamos tomar os se-guintes cuidados no inverno:

Mantenha a pelagem do ani-

Cuidados com os animais no invernomal mais comprida no inverno, evitando tosas muito baixas;

Coloque roupa no cão de pe-lagem curta, caso ele se ressinta muito do frio. Existem animais que tremem de frio exagerada-mente! Cães grandes e gatos não toleram roupas; (leia arti-go: roupinha: necessidade ou luxo?)

Se costuma nevar ou gear em sua região, sapatos protegem as patas do cão de queimaduras causadas pelo frio;

Há cães que, embora tenham casinha, preferem dormir ao re-lento ou ficar na chuva... Prenda esse animal num local abrigado nos dias muito frios ou chuvo-sos;

Vacine seu cão anualmente contra a traqueobronquite, se ele frequenta locais com outros animais (pet shops, hotéis para cães, exposições);

Quando der banho em seu animal, use água morna e se-

que-o bem. Não deixe que ele saia na rua, no mínimo por 30 minutos após o banho. Isso va-le, principalmente, para cães que tomam banho em pet shop, pois o secador é extremamente quente e haverá um choque de temperatura se ele sair no frio;

Leve seu cão para passear na rua nos horários mais quentes do dia (das 11:00 as 15:00hs);

Aumente em 20 a 30% o ali-mento do seu cão/gato no in-verno. Isso não vale para cães e gatos obesos, sem atividade ou com grande tendência a ga-nhar peso.

Outras espécies: no caso de peixes, regule a temperatura da água e cheque sempre se o ter-mostato está funcionando cor-retamente. Cubra a gaiola das aves à noite e deixe-as longe de correntes de ar. Os répteis não controlam a temperatura do corpo. Se você deixar sua tartaruga ao relento em dias

muito frios, ela pode morrer. Coloque-a em local abrigado.

Todo animal tem direito a um abrigo no inverno. Na nature-za, os cães selvagens podem se abrigar em tocas durante o frio. Outras espécies também procu-ram abrigo.

Providencie uma casinha para seu animal, caso ele viva em um quintal, ou deixe-o preso num local abrigado como garagem, lavanderia, ou mesmo dentro de casa, quando a temperatu-ra estiver muito baixa. Assim, quando você estiver quentinho, embaixo dos cobertores, poderá dormir tranquilo, com a cer-teza que seu amigão não está passando frio!Império da tosa 22 2760 7187

solange [email protected]

Veterinária Por Dra. Solange Mattos

Úlcera de córnea ou ceratite ulcerati-va é muito comum

doenças oculares caninos e que por vezes pode afetar gatos também. Em geral, uma úlcera da córnea pode ser definida como uma con-dição na qual a camada ex-terior da córnea é danificada e perdida. Esta condição se desenvolve devido a várias razões, como infecções, trauma ocular ou pela expo-sição a produtos químicos. Úlcera de córnea em cães é uma doença grave que pode levar à perda da visão. As-sim, o diagnóstico precoce e o tratamento imediato é absolutamente necessário.

Úlcera de córnea em ca-ninos

solange [email protected]

A condição indica a perda de células do epitélio da córnea (que pode ser acompanhada por uma perda do colagénio subjacente da córnea) devido a várias razões que serão discuti-das mais tarde. Lesão do epité-lio da córnea é comum em cães e gatos. Na maioria dos casos, as células perdidas são natural-mente substituídos por novos e a úlcera está totalmente cura-do. Mas, em alguns casos, que as novas células não são formados ou as células recém-formadas são mais fracos para causar lesão ou infecção. Tais úlceras da córnea podem permitir que os microorganismos entram no olho e o olho fica infectado. Caso contrário, a úlcera pode se espalhar para as camadas mais profundas do olho e pode levar a rupturas nos olhos.

Úlcera da córnea em cães pode ser de dois tipos - superfi-cial e profunda. Embora as úlce-

ÚLCERA DE CÓRNEA

ras superficiais envolvam uma perda da camada exterior da córnea (parcial ou total), elas podem levar apenas alguns dias para curar, enquanto as profun-das necessitam de muito mais tempo para a cura. A última categoria pode deixar uma ci-catriz na córnea ou pode voltar a ulcerar ou pode se recusar a curar.

Causas e sintomas

Os olhos dos cães são propen-sos a úlceras da córnea, uma vez que a prática de atividades diversas podem causar riscos e lesões da córnea. A córnea arranhada em cães pode ocor-rer por sua própria fricção da pata, por uma folha de grama, lutando com outros animais e por cílios encravados ou extra-viado. Úlceras podem também desenvolver a partir de infec-ções oculares causadas por ví-rus ou bactérias, a exposição a substâncias químicas (como em shampoos) e calor, ou fumo. O olho seco ou ceratoconjuntivite seca (diminuição da produção de lágrima) é outra razão para úlceras de córnea em cães. É

principalmente observada em raças de cães com olhos pro-tuberantes e também em cães idosos. Como a condição é do-lorosa, os sintomas da úlcera de córnea em cães incluem o aumento pawing ou esfre-gando os olhos, apertando os olhos, vermelhidão, lacrimeja-mento, córnea opaca, vermelho ou verde, forma de descarga de muco no olho, vermelhidão das pálpebras e na área circundan-te da córnea, letargia e altera-ções no comportamento do cão normal.

O tratamento para úlcera de córnea canina

Se você notar qualquer um dos sintomas acima citados, leve seu cão de estimação a um veterinário imediatamente. O

médico irá realizar um diag-nóstico através da observação direta, após o uso de fluores-ceína. Se a causa é a infecção do olho por bactérias ou vírus, serão colhidas amostras para a realização de sensibilidade cultura citologia, e antibióti-cos, a fim de descobrir o agente infeccioso em particular. Só o médico veterinário está apto a diagnosticar e tratar seu cão ou gato, com esta enfermidade.

Sendo assim, o ponto mais importante é que você tem que tratar esta enfermidade de seu cão de estimação, no mínimo, para evitar complicações, como a perda da visão. Com o cuida-do de um profissional capacita-do, esta doença no cão comum pode ser facilmente superada.

Page 28: Rio das Ostras 02-05-14

28 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Governo realiza obras para melhorar tráfego na RJ 106

MOBILIDADE

Após planejar, junto ao governo do Estado, através do Departamento de Estra-das de Rodagem (DER), e a

Intervenções ocorrem no trecho da rodovia próximo a região de Imboassica

prefeitura de Rio das Ostras, a realização das obras de du-plicação da RJ 106, a prefei-tura retomou nesta semana a realização de intervenções no trecho da Rodovia Amaral Peixoto pertencente ao mu-nicípio, próximo a região de Imboassica.

Os trabalhos correspondem

a segunda fase das obras que visam ampliar a capacidade de fluxo da estrada em um dos seus trechos de maior conges-tionamento, principalmente nos horários de rush, período em que cerca de 40 mil veícu-los trafegam entre Rio das Os-tras e Macaé.

De acordo com a prefeitura,

normalmente sem registro de alterações. Para não prejudicar a fluidez do tráfego, as obras terão início sempre às 8h30 e término às 16h30, período que foge aos momentos de maior movimentação de carros.

As intervenções se con-centram no trecho situado próximo à margem da Lagoa de Imboassica, na direção do trevo que dá acesso à Estrada Norte/Sul, cuja inauguração, priorizada pela gestão muni-cipal no início do ano passado, representa melhorias signifi-cativas no trânsito, ao criar uma nova rota para o tráfego pesado de caminhões que se-gue para o Parque de Tubos.

Também no ano passado, além de garantir a continui-dade das obras da Estrada Norte/Sul, o governo muni-cipal promoveu a expansão da RJ 106 no trecho compre-endido entre o São Marcos e a Imboassica, perímetro que funciona hoje em mão única e duas faixas.

Na semana passada, o pre-feito Dr. Aluízio Júnior (PV) e representantes da prefeitura de Rio das Ostras acompanha-ram a apresentação do proje-to inicial, desenvolvido pelo DER, para a realização das obras de duplicação da Rodo-via Amaral Peixoto.

O projeto executivo apre-sentado deverá ser revisto por necessidade de atualização de diagnósticos, especialmente no trecho do lote 1, que compre-ende o percurso da ponte Es-taiada sobre o Rio das Ostras, na divisa entre as duas cidades, e a Lagoa de Imboassica, perí-metro macaense.

KANÁ MANHÃES

Obras retomadas nesta semana buscam ampliar o acesso do tráfego de veículos na rodovia amaral Peixoto

as obras são realizadas pela secretaria de Manutenção, Vias, Parques e Cemitérios que conta com um efetivo de 10 trabalhadores, dois cami-nhões e uma retroescavadei-ra. Após a colocação do novo meio fio, a pista receberá pa-vimentação.

O trânsito no local segue

Veículos abandonados são recolhidos no Município

A Secretaria Muni-cipal de Segurança Pública de Rio das Os-

tras deu início nesta semana a uma ampla ação de reco-lhimento dos carros abando-nados pela cidade. Até o mo-mento, mais de 60 apreensões foram realizadas. Começando pelo Âncora, localidade com maior número de veículos abandonados no município, a equipe da Secretaria está percorrendo toda a cidade, retirando os carros e os levan-do para o depósito municipal, localizado na Extensão Ser-ramar. Os proprietários que quiserem reaver os veículos

apreendidos deverão com-parecer ao depósito portando o documento do automóvel. Após 90 dias, os carros irão para um leilão público.

Carros abandonados em vias públicas trazem uma série de problemas para os moradores, como acúmulo de água para-da, propiciando a proliferação do mosquito da dengue, além de outros vetores de doenças. Neuci Vieira, morador do Ân-cora há 16 anos, concorda com a medidas. “Esses carros ficam abandonados na porta da mi-nha casa; dá rato, mosquito, as crianças brincam no local e correm o risco de se machucar.

A Prefeitura tem que retirar mesmo”, relata o morador.

O secretário municipal de Segurança Pública, Paulo Cé-sar Viana, explica que veículos abandonados podem também ser usados por criminosos co-mo esconderijo ou até mesmo para abordar suas vítimas. “Temos que cuidar da nossa população. Qualquer ação que iniba a ação de criminosos tra-rá benefícios para a segurança pública”, diz o secretário.

A Prefeitura alerta os proprie-tários dos automóveis que estão abandonados em vias públicas para que recolham seus carros , evitando que sejam rebocados.

Carros apreendidos serão levados para depósito municipal, em extensão serramar. após 90 dias, veículos irão para leilão público.

MAURICIO ROCHA

Page 29: Rio das Ostras 02-05-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 29 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Casa e Estilo por Alexandre Silva Leal

alexandre silva [email protected]

Há diversos tipos de sofás para decorar sua sala,

porém, antes de escolher o modelo, é importante verificar qual se encaixa melhor, de acordo com o tamanho do ambiente. A escolha do tamanho e do modelo está diretamente ligada à dimensão do lo-cal. Os sofás mais cobi-çados atualmente são os que têm opção com chai-se, que oferece prolonga-mento, tornando-os mais confortáveis. Em alguns deles, a chaise é retrátil,

assim como o encosto, e seguindo essa tendência de potencializar o con-forto tem fabricantes que oferecem modelos moto-rizados “basta um clique no controle remoto que a chaise avança, lembran-do que irá precisar de uma tomada em um pon-to central no piso. Outro também que tem sido bas-tante procurado é o sofá em L para quem deseja ocupar todos os espaços do ambiente em questão. Independente do modelo escolhido é preciso ter critérios em relação a cor que deve estar em sinto-nia com a decoração, tem

que se ter em mente que cores muito chamativas, fica bonito mas é capaz de enjoar logo, se a intenção não é trocar o sofá a cur-to prazo, pense em cores mais sóbrias como bege, marrom, chumbo ou gra-fite. Dessa forma pode-se brincar com as cores vi-brantes nas almofadas.

Além da cor, preste atenção ao tipo de tecido escolhido. Para quem tem crianças o ideal é couro pois não absorve líqui-dos e odores, há também os de linho com almofa-das de algodão. No living abuse dos tecidos mais refinados como seda, os aveludados ficam melhor na sala de televisão. Na hora que estiver olhando os móveis planejados pa-ra sua casa é bom já olhar

com a loja que às vezes tem alguns modelos e nessa hora você já esco-lhe a cor dos sofás, junto com a cor do ambiente. Na Predilecta contamos com uma ampla cartela de cores com mais de 300 opções para você achar a cor que mais lhe agrada, para seus móveis e tam-

bém contamos com uma linha grande de modelos de sofás e poltronas.

“A Predilecta Móveis Planejados tem uma am-pla escolha de soluções de conforto sustentável”

O sofá ideal para cada ambiente

Page 30: Rio das Ostras 02-05-14
Page 31: Rio das Ostras 02-05-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 31 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Beleza e Saúde por Rodrigo TavaresCURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ESTÉTICA - é a forma mais prática e objetiva para se habilitar à profissão de Esteticista

rodrigo [email protected]

A cada dia que passa, mais se sabe que a expo-sição solar deve ser evita-da ao máximo por todos aqueles que querem saúde, longevidade e pele bonita. Porém, muitas pessoas se queixam de ficarem, por isso, com uma cor páli-da na pele e solicitam em nossa clínica uma forma de compensar o proble-ma. O bronzeamento arti-ficial foi proibido em nos-so país, apesar de eu não ser 100% contra, pois eu prefiro um bronzeamento assistido por profissional a um bronzeamento indis-criminado, feito na praia, piscina ou na “laje”.

BRONZE SAUDÁVELO ANO TODO!

No entanto, existe uma saída ainda me-lhor, totalmente sau-dável e com resultado já na primeira sessão: bronzeamento por va-porização. Feito com produto de qualidade (nós usamos um im-portado dos EUA), o sistema é totalmente seguro e saudável!!! Pode ser feito tantas vezes quanto quiser, pois além de bronze-ar, o produto contém 10 essências naturais extraídas de plantas e frutas, combinadas com vitaminas A e E, que são antioxidantes poderosas, como todos sabem. Nosso sistema não amarela e não man-

cha, devido a qualidade de nosso produto que tem aprovação do FDA e registro na ANVISA. E tem mais: quem tem manchas na pele pode fazer, pois além de não piorar, elas são disfarça-das, assim como as es-trias, celulite e varizes.

Assim acabamos com o problema, nossas clientes vão à praia já bronzeadas e curtem na sombra o vento e o mar, sem pro-vocar danos à pele e sem rebote dos tão inconve-nientes melasmas.

Bronzeamento por vaporização: Verão o ano todo!!!

Grande abraço a to-

dos!

Page 32: Rio das Ostras 02-05-14

32 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,2 A 8 DE MAIO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS