rio das ostras - 21-03-14

32

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 21-Mar-2016

262 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Rio das Ostras - 21-03-14
Page 2: Rio das Ostras - 21-03-14

2 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

EXPEDIENTE - Propriedade: EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e Agências de Notícias • Sede e Parque Gráfico Próprios. Rua: Benedito Peixoto, 90 Centro Macaé/RJ Tel. (22) 2106-6060 - CNPJ: 29699.626/0001-10 • Registrado na forma da lei • Diretor Presidente: Oscar Pires • Vendas de Publicidade: Paulo Só (22-9926-6222) • Diagramação: Cézar

Lobo ([email protected]) • Fotos: Wanderley Gil ([email protected]) • Acesse: www.odebateon.com.br • E-Mail: [email protected] • A direção de O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. • Filiado à ADJORI - RJ Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ADI Brasil • ANJ Associação Nacional de Jornais.

O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Rio das Ostras participa do Salão Mineiro do Turismo

clarissa benevenuto santos, representante do soU bH, ao lado de cristiane, turismóloga de rio das ostras

DIVULGAÇÃO

Uma parceria entre a Prefeitura e o Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau levou Rio das Ostras para o 6º Salão Mineiro do Turismo, promovido durante o 8º Salão do Turismo da ABAV/MG

– Associação Brasileira de Agências de Viagens. O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de março em Belo Horizonte, Minas Gerais, com representantes de diversos municípios brasileiros.

A Secretaria Municipal de Turismo divulgou as belezas naturais da Ci-dade e os grandes eventos, entre eles o Jazz & Blues Festival e Ostrascycle, distribuindo material informativo aos participantes.

O evento também serviu para troca de experiências com outros municí-pios, o que contribui para aprimorar o Turismo desenvolvido em Rio das Ostras, em especial na promoção de eventos que atraem mais visitantes.

Caminhada promove Educação AmbientalNeste fim de sema-

na, os moradores do Âncora foram con-

vidados a refletir sobre a importância de suas ações para a limpeza e conserva-ção da sua localidade e para a preservação ambiental. No último sábado, 15, aconteceu a 1ª Caminhada Ecológica pelo Âncora, promovida pelo Conselho Municipal de Pla-nejamento e Orçamento Par-ticipativo (POP) com apoio da Prefeitura.

Durante o percurso, pela Rua das Flores, integrantes do Conselho e servidores das secretarias de Saúde e do Ambiente conversa-vam com moradores e co-merciantes e entregavam panfletos informativos so-bre horários de coleta de lixo e dicas de prevenção à dengue. O evento incluiu uma ação concentrada de limpeza, com varrição de ruas, podas de árvores e re-colhimento de entulho e de lixo de grande porte. Foram

plantadas mudas de árvores nativas no local, que rece-berão cuidados também dos moradores.

O secretário do Ambiente, Nivaldo Talon, participou da caminhada e defendeu o trabalho constante de educa-ção ambiental. “Rio das Os-tras recebe pessoas de várias partes do País, com hábitos e culturas diferentes. Precisa-mos manter nosso trabalho educativo permanente, in-formando sobre horários de coleta e lembrando aos mo-radores e comerciantes de que o ambiente limpo valo-riza o imóvel e o comércio”, explica Nivaldo.

A presidente do Conselho, Eunice Dias, diz que a inten-ção do POP é realizar essas ações por toda a cidade. “Es-sa foi só a primeira caminha-da. Queremos mobilizar mais pessoas”, afirma.

Limpeza e saúde estão diretamente relaciona-dos. Jorgito Pinheiro, co-

ordenador do Programa de Combate à Dengue, também participou do trabalho de conscientiza-

ção, junto com a equipe da Vigilância em Saúde. “Li-xo jogado nas ruas e nas calçadas pode virar cria-

douros do mosquito. Por isso, essa ação também é importante para nosso trabalho preventivo”.

caminhada ecológica no Âncora também teve plantio de mudas de árvores nativas

MAURICIO ROCHA

Page 3: Rio das Ostras - 21-03-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 3 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Formação Profissional Por Luciana Leal

O Dia de São Pa-trício, em inglês “Saint Patrick’s

Day”, é uma festa anual que celebra o domínio da che-gada de São Patrício, um dos padroeiros da Irlanda. Patrício da Irlanda foi pri-meiramente um missionário cristão, sendo depois sagra-do bispo e santo padroeiro da Irlanda. É normalmente comemorado no dia 17 de março pelos países que fa-lam a língua inglesa. Quan-do tinha dezesseis anos foi capturado e vendido como escravo para a Irlanda, de onde escapou e retornou à

St. Patrick’s Day! Dia de São PatrícioPor Luciana [email protected] casa de sua família seis anos

mais tarde. Iniciou então sua vida religiosa e retornou pa-ra a ilha de onde tinha fugi-do para pregar o Evangelho. Converteu centenas de pes-soas, muitas delas se torna-ram monges. Para explicar como a Santíssima Trinda-de era três e um ao mesmo tempo utilizava o trevo de três folhas e por isso ele tem papel importante na cultura Irlandesa.

Vários países comemo-ram esse dia, com desfiles, festivais, comidas típicas e claro, muita cerveja! (bebi-da típica da Irlanda). “Saint Patrick” é muito reverencia-do nos Estados Unidos de-

vido ao grande número de imigrantes irlandeses. Em Manhattan, Nova Iorque, há uma catedral com o seu no-me, sede da arquidiocese da metrópole. Neste dia há di-versas comemorações na Ir-landa e nos Estados Unidos, conhecidas como paradas de São Patrício, onde ocorrem festejos e desfiles em me-mória do santo, sendo essa a principal forma de afirmação do orgulho dos imigrantes e descendentes de irlandeses na América. Em Chicago/EUA um dos rios principais da cidade é tingido de verde por 5 horas, como parte das festividades.

O SAYS - Rio das Ostras

celebra o Saint Patrick’s Day com muita alegria e convida a todos para visitar nossa unidade na Rua Rego Barros, 268 - Centro (rua do shop-

ping de madeira). Acesse nosso site www.says.com.br <http://www.says.com.br> ou ligue: 22 2764-1967. Fale certo, fale SAYS!

Page 4: Rio das Ostras - 21-03-14
Page 5: Rio das Ostras - 21-03-14
Page 6: Rio das Ostras - 21-03-14

6 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Plataforma P-58 entra em operação no Parque das Baleias

PETRÓLEO

Unidade vai produzir simultaneamente no pré-sal e no pós-sal da Bacia de Campos

A p l ata f o r m a d e produção da Pe-trobras P-58 entrou

em operação na última se-gunda-feira, conforme pre-visto no Plano de Negócios e Gestão 2014-2018. A unida-de está localizada no com-plexo denominado Parque das Baleias, na porção ca-pixaba da Bacia de Campos. A produção teve início por meio do poço 7-BFR-7-ESS, produtor de reservatório pré-sal, que apresentou ex-celente produtividade, con-forme esperado.

A P-58 é parte do projeto Norte de Parque das Baleias,

que compreende a produção dos campos de Baleia Fran-ca, Cachalote, Jubarte, Ba-leia Azul e Baleia Anã.

A P-58 está instalada a cerca de 85 km da costa do Espírito Santo, em águas com profundi-dade de 1.400 metros. A ela se-rão interligados, nos próximos meses, 15 poços produtores, dos quais oito do pré-sal e sete do pós-sal, e 9 poços injetores, por meio de 250 km de dutos flexí-veis e dois manifolds submari-nos (equipamentos que trans-ferem o óleo dos poços para a plataforma).

Do tipo FPSO (unidade que produz, armazena e transfere

petróleo, na sigla em inglês), a unidade tem capacidade pa-ra processar diariamente até 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural.

A exportação de óleo da plataforma será realizada por meio de navios alivia-dores e o escoamento de gás natural por gasoduto até a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, localizada no município de Linhares, no Espírito Santo.

A obra gerou cerca de 4.500 empregos diretos, 13.500 indi-retos, e alcançou 64% de índi-ce de conteúdo nacional.

A construção dos módulos de processamento de óleo e compressão de gás da plata-forma foi feita no Rio de Ja-neiro. Estes módulos foram transportados para o esta-leiro Honório Bicalho, na cidade de Rio Grande - RS, onde ocorreu a construção dos módulos de painéis elé-tricos e de geração principal de energia, bem como a inte-gração de todos os módulos no casco da plataforma.

Ainda conforme previs-to no Plano de Negócios e Gestão 2014-2018 da Petro-bras, três novas plataformas entrarão em operação no

segundo trimestre de 2014. Em Roncador, na Bacia de Campos, a plataforma P-62 irá desenvolver o campo em conjunto com as plataformas P-52, P-54 e P-55. Esta últi-ma entrou em produção em dezembro de 2013.

No campo de Papa Terra, entrarão em operação a P-61 e a plataforma semissubmer-sível de apoio à perfuração de poços SS-88 TAD (Ten-der Assisted Drilling). Essas unidades desenvolverão a produção de Papa-Terra em conjunto com a P-63, que entrou em produção em no-vembro de 2013.

Page 7: Rio das Ostras - 21-03-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 7 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)

[email protected] - (22) 9809-8112 - www.logosofia.org.br

Viver a vida internamente significa ter con-seguido ver e estimar essa vida dentro de si mesmo, o que permite por sua vez abarcar

todo o mecanismo psicológico e mental do próprio ser; conhecendo-o em suas partes e funcionamento, chega-se a conhecê-lo em sua totalidade.

Todas as pessoas têm casas nas quais vivem. Essas casas estão destinadas àqueles que as habitam, a fim de que vivam nelas na intimidade,cuidando-as como coisa inseparável da vida. A maioria não faz, acaso, o contrário? Não agrada a muitos viver na casa de pa-rentes e de amigos?

Não gostam outros de meter-se frequentemente na casa alheia? E não há, ainda, aqueles que se rodeiam de parentes e de amigos, aos quais convidam quase diariamente, como se temessem estar a sós dentro de seus próprios lares? Muitos não usam sua casa somen-te para dormir? Assim é como o próprio lar permanece vazio e tudo ali evoca solidão e tristeza. Que atrativos pode ter em tais condições? Nenhum, certamente.

Analogamente, não é isto, grande parte do que acon-tece com a vida: em vez de se viver internamente, vive-se no externo, ignorando tudo quanto existe dentro dela? Não levamos continuamente nossos pensamen-

tos fora da própria mente? Levar os pensamentos fora da mente significa en-

tregar a outros nossos projetos, pensamentos e ideias, comunicando-lhes ingenuamente, quando nem sequer estabelecemos as bases do que pensamos fazer.

A vida interna, que a Logosofia descreve, abarca a mental e a sensível, ou seja,

a vida psicológica.

A atenção que nos exige o fato de viver nossa vida internamente não nos impede, em absoluto, nossa vida de relação com os demais; ao contrário, ela assumirá maior consciência. Mas dentro da atenção que nos re-clama a vida interna, acha-se o estudo de nosso pre-sente e de nosso futuro, sem deixar o exame de nosso passado, como elemento ilustrativo para as atuações vindouras. Que perspectivas tem nossa vida no pre-sente? Que deveremos fazer para nos encontrarmos amanhã com um futuro melhor?

Esta indagação deverá ser como um espelho, no qual vejamos diariamente refletida a imagem de nossos propósitos. Somente assim se poderá fixar, de manei-ra permanente, o pensamento-raiz que depois haverá

de brotar, crescer e florescer, tal como fora concebido. O conhecimento logosófico abre novas possibili-

dades e amplia os horizontes mentais. Isto produz o inexprimível prazer de sentir palpitar a vida com fe-licidade em meio de gratíssimas emoções, que a cons-ciência se encarrega de prolongar em evocações que se conectam a experiências felizes.

É preciso, pois, concretizar para a vida tudo aquilo que se aspirou, sem esmorecer ante as dificuldades, porque estas provam nossa resistência e a firmeza de nossa vontade.

Convirá, pois, que cada um assegure dentro de si mesmo a consciência da vida que vive, sabendo por que a vive. Isto criará constantes estímulos e a sensa-ção de alegria que se haverá de experimentar suprirá a angústia anterior, permitindo, assim, na nova forma de vida, o nobre e amplo uso das faculdades da inte-ligência. Deste modo, tudo será útil e benéfico para a observação, desde que, para os fins da superação inte-gral que se persegue nada seja indiferente.

trechos extraídos do livro introdução ao conhecimento Logosófico, p. 372

Rumo à vida interna

PETRÓLEO

Page 8: Rio das Ostras - 21-03-14

8 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Socialpor Mark Ramos

por Mark [email protected]

O Cenarium Hall foi palco para ce-lebrar o casamento

do casal de empresários Ca-mila e Felipe numa noite que foi linda e de muita emoção. Numa recepção para amigos íntimos e familiares, a noite foi marcada sem sombra de dúvidas por uma produção

elegante, ousada e com as características do casal.

Do luxo da decoração com detalhes que fizeram a dife-rença nos quesitos, luxo e beleza, fomos até uma am-bientação que retratava um botequinho que intitulamos como: O Boteco da Camila e do Felipe, como caracterís-tica do casal, que realmente foi um acerto, com direitos a petiscos, mesinhas de bar, garçons com indumentária

de malandro, tudo perfeito.Há de se ressaltar a alegria

contagiante do casal Camila e Felipe, uma cumplicidade ímpar, uma satisfação de es-tarem proporcionando para todos naquela noite, algo bem produzido, valorizando cada pessoa escolhida que foi escolhida para estar pre-

sente naquele momento tão importante.

Desde o momento em que o casal nos procurou, enten-di o quanto era importante para eles celebrarem no Cenarium Hall. Senti-me honrado pelo crédito da-do tanto a mim, quanto às minhas empresas, onde fui escolhido para reger toda esta história e concretizar todo este sonho. Um casal com um astral maravilhoso e

cúmplice de nosso trabalho, aproveito a oportunidade para agradecer o carinho e quero desejar através desta coluna social, muitas felici-dades, muitas realizações, muitos filhos e vida longa!

Não deixe de acessar e conferir de perto o nosso site: www.cenariumhall.com.br <http://www.cena-riumhall.com.br>

Nunca deixem de Sonhar! Mark Ramos

Um Sonho Realizado!

Page 9: Rio das Ostras - 21-03-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 9 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 10: Rio das Ostras - 21-03-14

10 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Aroma e Sedução por Ellen Carvalho

ellen [email protected]

A grande perfu-maria france-sa, baseada em

composição elaborada de perfumes e extratos, data do final do século XIX, tendo atingido um grau de desenvolvimen-to magnífico!

Resumindo:

1880 - 1890As formulações eram

preparadas com uma única flor.

1889 - Começam as pesquisas para a prepa-ração de sintéticos "mais naturais"

1900 - 1920A virada do século e a

A EVOLUÇÃO DA PERFUMARIA FRANCESAeletricidade marcaram o início de uma nova era.

Madame Curie des-cobriu o urano, época em que os primeiros Zepelins atravessavam o céus...

É lançado o Chypre com aromas de patcho-li e musgo que deram nome a várias famílias futuras, inspirando mui-tos clássicos nas décadas subsequentes.

Como as mulheres desta época, os perfu-mes emanciparam-se. As mulheres começa-ram a trabalhar, apesar de estarem em funções subordinadas.

ANOS 20Época do Charleston e

das novas notas olfativas para tentar acompanhar

teria errado na compo-sição da fórmula da fra-grância encomendada pela figurinista Coco Chanel. Em vez de ape-nas 1% de aldeído unde-cilênico, a solução rece-beu acidentalmente uma dose dez vezes maior. A fragrância resultante foi considerada extraordi-nária e deu início a um "boom" no uso dos alde-ídicos na fabricação de perfumes. Outro mérito deste perfume foi refor-çar a associação entre o uso do perfume e o jogo da sedução. A discussão ganhou fôlego na déca-da de 50, quando a atriz Marilyn Monroe decla-rou que usava apenas uma gotinha de Chanel nº 5 para dormir.

ANOS 30Notas orientais (mis-

turas com baunilha) são o máximo da época e dá-se o retorno de algumas fragrâncias clássicas.

ANOS 40Depois da Guerra, a

esperança em tempos melhores fez com que surgissem as notas ver-des, como que para des-pertar o aroma agradá-vel e a paz dos campos. Lançam-se perfumes para mulheres sensuais

ANOS 50Época do rock´n´roll

e das fragrâncias mais comportadas.

ANOS 60Em plena era de Woo-

dstock, as notas florais e aldeídicas são predomi-nantes em quase todas as criações.

ANOS 70A grande descoberta

da época foi a catego-ria dos orientais para as mulheres que gostavam de provocar.

ANOS 80Época do consumis-

mo. Surgiram os flo-rientales. Houve um in-cremento dos perfumes florais doces.

ANOS 90Características: fra-

grâncias leves e frescas. Temas mais importan-tes: água. Notas ozôni-cas: recordam a água, o mar ou o frescor perfu-mado de um pedaço de melão gelado.

ANOS 2000Principais caracterís-

ticas: - Volta ao romantismo,

florais / - Novos soliflo-rais / Novos aldeídicos / Novos Chypres / Novos orientais

a evolução da moda. A década de 20 foi uma das mais criativas na área da perfumaria.

Nasceu Chanel nº 5, o

primeiro perfume com materiais sintéticos. Aliás, ao que parece, um assistente do perfumis-ta francês Ernest Beaux

Page 11: Rio das Ostras - 21-03-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 11 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Sustentabilidade e recursos hídricos em debate

A Prefeitura de Rio das Os-tras começou segunda, 17, a se-mana em comemoração ao Dia

Mundial da Água, 22 de março. Ao longo do dia aconteceram palestras em escolas do Município, com o ob-jetivo de despertar os estudantes para o tema. O tema da programação, que se estende por toda a semana, é Sus-tentabilidade Hídrica. Na sexta-feira, 21, às 18h, na Câmara Municipal, será ministrada uma palestra sobre recur-sos hídricos pela presidente do Inea, Isaura Fraga, e secretário estadual do Ambiente, Índio da Costa.

Logo pela manhã, às 9h, a bióloga Nathália Ferreira falou sobre “Doen-ças de Veiculação Hídrica”. O encon-tro aconteceu na Colégio Estadual Ja-cintho Xavier Martins, em Extensão do Bosque.

A Semana da Água segue nesta ter-ça, 18, com mais um ciclo de palestras. Às 9h, o encontro acontece no Parque dos Pássaros, na Avenida Petrópolis, s/n, com Rodolfo Almeida, da empre-sa Vicel, abordando o tema “Águas Tratadas, Consciência Limpa”. Na parte da tarde, a partir das 14h, acon-

tece mais uma palestra, desta vez no Centro do Idoso, no Parque da Cida-de, com as palestrantes Jeovana La-deira e Beatriz Klen, da Secretaria de Saúde.

O tema será “Contaminação da Água por Resíduos Sólidos”. A pro-gramação do dia se encerra com pa-lestra de Aladim Mendes, Coordena-dor de Saneamento da Secretaria de Saúde, às 19h, no Parque dos Pássaros.

Na programação completa, que po-de ser conferida no site da Prefeitu-ra, www.riodasostras.rj.gov.br, ainda acontecem exposição de miniestação de tratamento de esgoto, oficina e re-colhimento de resíduos no mangue do rio das Ostras, prevista para sábado, 22, quando se comemora o Dia Mun-dial da Água. Nessa data, acontece o projeto “Cuidando do rio das Ostras”, com o recolhimento de resíduos des-cartados indevidamente no mangue.

A concentração será a partir das 8h, na Avenida Linda, esquina com Rua Luiza Viana, na localidade de Novo Rio das Ostras, bem ao lado do via-duto.

Page 12: Rio das Ostras - 21-03-14

12 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Convênio incrementa ações esportivas na Cidade

Por meio do convênio com Governo Federal, Prefeitura vai democratizar ainda mais a prática esportiva

GABRIEL SALES

A Prefeitura de Rio das Ostras fechou com o Gover-no Federal mais um convênio

para o Município. Desta vez, o obje-tivo é estimular a democratização da prática esportiva e de lazer e a inclu-são de pessoas com deficiência física por intermédio de aulas, gincanas, campeonatos e apresentações cul-turais em diversos locais da Cidade.

Em Rio das Ostras, o Programa Federal de Esporte e Lazer da Ci-dade – PELC oferecerá vagas para dança, natação, futebol, karatê, jiu-jitsu, dama, xadrez, ginastica, vôlei,

basquete, handebol, hidroginástica, entre outras modalidades.

O Ministério dos Esportes inves-tirá cerca de R$ 900 mil para a con-tratação de pessoal e a realização de eventos.

Os núcleos funcionarão no Ginásio Esportivo José de Almeida, em Ro-cha Leão, no Ginásio Benedito Za-rour, no Jadim Mariléa, no Centro Esportivo Chico Leite, no Village, no Parque da Cidade, em Nova Cidade, no Campo de Futebol Cidade Beira Mar, em Cidade Praiana, na Praça Antônio Antunes, no Mar do Norte.

Os contribuintes de Rio das Ostras têm mais uma oportunidade para quitar,

em conta única e com desconto, o IPTU - Imposto de Propriedade Ter-ritorial Urbana, cobrança que é feita de todo cidadão que possui imóvel no município.

Agora, o desconto é de 8% para pagamento até o dia 15 de abril. Ainda é possível imprimir as guias para pagamento pela inter-net, com acesso on-line pelo en-dereço www.riodasostras.rj.gov.br, por meio do link “Prefeitura Eletrônica”.

PTU com desconto de 8% até 15 de abril

Jovens debatem Orçamento Participativo em conferênciaInformar a juventude e con-

tribuir para a construção de uma gestão pública participativa, a par-

tir de ações dentro das escolas. Esse é o objetivo do Orçamento Participati-vo Jovem de Rio das Ostras que, nesta quinta, 20, realiza a sua 3ª Conferência Municipal. A Conferência terá a par-ticipação de alunos das unidades mu-nicipais, estaduais e particulares - do 7° ano do Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio - e vai propor debates em torno de temas importantes para o Município. O prefeito Sabino par-ticipará da cerimônia de abertura do evento, que contará com um bate-papo entre os adolescentes e representantes do Grupo Cultural AfroReggae, orga-nização que luta pela transformação social pela cultura e pela arte.

Os debates estão organizados em cinco eixos temáticos: Representação Juvenil e Mercado de Trabalho; Edu-cação e Cultura; Mobilidade, Acessi-bilidade e Infraestrutura; Tributos e Orçamento; e Saúde, Ambiente e Esporte e Lazer. Durante a Confe-rência também serão escolhidos os novos conselheiros, que representa-rão os alunos das escolas no biênio 2014-2015.

De acordo com o subsecretário de Planejamento, Urbanismo e Habita-ção, Vladimir Paschoal, o OP Jovem permite a aproximação da Admi-nistração Pública com a juventude. “Queremos ouvir o que eles têm a di-zer, discutir como eles estão inseridos na sociedade. É um grande desafio”, destacou.

De acordo com o coordenador He-raldo Modesto, o OP Jovem passou por uma grande reformulação. “Mu-damos o foco que antes era centrado na questão orçamentária e de tributos para a discussão de políticas públicas para a juventude. Temos a oportuni-dade criar um debate importante. Va-mos atender a mais escolas”, destacou Modesto.

EU CUIDO, EU INVENTO – Du-rante a Conferência, serão premiados os estudantes ganhadores do Projeto “Rio das Ostras: Eu Cuido, Eu Inven-to”, que estimula a valorização do patrimônio público. Os participantes reproduziram patrimônios já exis-tentes ou a idealização de um proje-to para a Cidade, em maquetes e de-senhos. Os trabalhos serão julgados por representante da Associação de Arquitetos e Engenheiros de Rio das Ostras – AERO, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA, Ordem dos Advogados do Brasil, da Câmara Municipal, do Orçamento Participativo e do Conselho de Polí-tica Urbana. Os vencedores receberão camisas, medalhas, kits para as esco-las e uma viagem para Minas Gerais.

REFERÊNCIA – O projeto do OP Jovem de Rio das Ostras atraiu o inte-resse de outras prefeituras da região. Representantes da Prefeitura de Bú-zios e Macaé visitaram o Município no ano passado para conhecer de per-to as atividades desenvolvidas em Rio das Ostras e levar a experiência bem-sucedida do projeto para suas cidades.

conferência vai ampliar os debates, como esse realizado na assembleia geral do oP jovem em 2013

GABRIEL SALES

Page 13: Rio das Ostras - 21-03-14
Page 14: Rio das Ostras - 21-03-14
Page 15: Rio das Ostras - 21-03-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 15 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 16: Rio das Ostras - 21-03-14

16 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 17: Rio das Ostras - 21-03-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 17 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 18: Rio das Ostras - 21-03-14

18 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 19: Rio das Ostras - 21-03-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 19 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Imóveis por Charles Oliveira

cHarLes oLiVeira é proprietário da METRO QUADRADO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS - Corretor credenciado e Conselheiro do CRECI-RJ - [email protected]

cuidados ao alugar seu imóvel

Para os proprie-tários de imóveis, alugar o bem pode

ser uma forma de conseguir uma renda extra, porém, é necessário tomar alguns cuidados antes de realizar a locação, senão, o que deveria ser um benefício, poderá se tornar um problema. Buscar ajuda profissional, pode ser uma alternativa para evitar dor de cabeça na hora de es-colher o inquilino! “Temos visto em nossa prática que a grande maioria das pesso-as que compram um imóvel para alugar não conhecem

as leis que regem este tipo de negócio, seus direitos, deve-res, índices e procedimentos de reajustes, entre outros inúmeros detalhes”.

Os problemas com paga-mentos e danos aos imóveis são os mais comuns. Para evitá-los, é fundamental contar com uma assessoria profissional em todas as fases da locação. Alguns detalhes, como a aprovação do inqui-lino e a escolha do contrato podem ser cruciais para defi-nir se tal locação será ou não um problema para o proprie-tário. Veja algumas Dicas:

1. Aprovação do Inquilino: É preciso ter paciência du-rante este processo, já que é importante a consulta a an-tigos proprietários e admi-

nistradoras de alugueis, jus-tamente para conhecer a ro-tina de pagamento do futuro inquilino, além de procurar informações em cartórios de protestos, sistemas bancários e de restrições financeiras. Deve-se exigir a apresenta-ção de todos os documentos originais de identificação e arquivar suas cópias. O mes-mo vale para os comprovan-tes de renda e patrimônio pessoal. Temos visto muita falsificação e por isso vale a pena entrar em contato com as referências pessoais e comerciais, além de fazer uma entrevista com o futu-ro inquilino em seu local de trabalho.

2. Contrato: O registro do contrato é essencial, afinal,

é ele o responsável por fazer valer todas as clausulas do acordo de locação. Alguns proprietários e inquilinos pedem para que seja feita à averbação do documento no registro de imóveis, ou seja, o registro em cartório. Do contrário, algumas cláusulas podem ser anuladas se preci-so serem executadas.

3. Garantias: Para ter a se-gurança de que o inquilino irá honrar com o contrato de locação, é importante exigir garantias. O tipo de garantia de locação mais tradicional ainda é o fiador.

Outra opção é o seguro-fiança contratado por uma seguradora, que cobra uma taxa mensal para cobrir uma

eventual inadimplência no aluguel.

A garantia caução geral-mente representa o equiva-lente a três meses de alu-guel e deve ser depositado em caderneta de poupança, em nome do proprietário do imóvel. Se o inquilino ao final da locação estiver em dia com suas obrigações, o dinheiro e remuneração lhe são devolvidos.

Procure sempre uma imobiliária ou um profis-sional para ter a melhor orientação e realizar uma negociação com segurança.

Page 20: Rio das Ostras - 21-03-14

20 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 21: Rio das Ostras - 21-03-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 21 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Meio Ambiente por Antônio Ribeiro Peixoto

antonio PeixotoEng.Segurança TrabalhoConsultor/InstrutorPerito Judicial [email protected]

Ano passado, foi produzido no mun-do todo quase 49

milhões de toneladas mé-tricas de lixo eletrônico, sete quilos por habitante do planeta, e para 2017 o número aumentará 33%, de acordo com um estudo pu-blicado pela Universidade das Nações Unidas. O estu-do da iniciativa Step, uma aliança de organização da ONU, empresas, governos e ONG’s, é o primeiro mapa global de lixo eletrônico e mostra a quantidade de re-

síduos eletrônicos que cada país gera. Para 2017 o volu-me anual de lixo eletrôni-co será de 65,4 milhões de toneladas, o equivalente a 200 edifícios como o Empi-re State de Nova York ou 11 construções como a Grande

Pirâmide de Giza.

Step também assinalou que em 2012, China e Es-tados Unidos encabeça-ram a lista dos países que mais fabricam equipamen-tos eletrônicos e elétricos (EEE), 11,1 e 10 milhões de toneladas, respectivamente, e os que geraram mais lixo eletrônico, 7,3 e 9,4 milhões.

Quando se analisa a pro-dução per capita, os Esta-

dos Unidos geraram 29,8 quilos de lixo eletrônico por pessoa, seis vezes mais que a China. Na América Latina, Brasil e México fo-ram os países que geraram mais lixo

eletrônico. O Brasil pôs no mercado em 2012 dois milhões de toneladas de EEE e gerou 1,4 milhões de toneladas de lixo eletrôni-co, sete quilos por habitan-te. Já o México 1,5 milhão de toneladas e gerou um milhão de

toneladas de lixo, o equi-valente a nove quilos por habitante. Embora haja ca-da vez mais iniciativas para enfrentar este problema, a velocidade de geração de lixo eletrônico supera to-

das as medidas adotadas. Existe

muita informação sobre os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde dos primitivos métodos de reciclagem deste lixo, a falta de dados globais dificulta entender a mag-nitude real do problema. A Step divulgou também um estudo realizado pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) e pelo Centro Nacional de Reciclagem Eletrônica dos Estados Unidos que deta-lha a geração, a coleta e a exportação de alguns tipos de equipamentos eletrôni-cos de segunda mão. Os da-dos mostram que em 2010 os EUA geraram 258,2 mi-

lhões de unidades usadas de computadores, televi-sões e telefones celulares, e muitos deles foram para a América Latina. Dois terços das unidades utilizadas fo-ram recolhidas para serem reutilizadas e recicladas e 8,5% dos aparatos foram exportados como unidades inteiras. Outros aparatos usados que também foram exportados dos Estados Unidos à América Latina foram artigos eletrônicos de grande tamanho, como televisões e monitores. E os principais destinos latino-americanos foram México, Venezuela e Paraguai.

Energia Vital Por Dra. Simone Bastos

Por dra. simone bastos

[email protected]

Hoje em dia de-paro muito com homens, mulhe-

res, crianças, idosos, e até bebês que apresentam pro-blemas nos pés, por des-cuido ou desconhecimen-to em ralação aos cuidados que se deve ter com eles. E principalmente aquela famosa dor no dedão que chamamos de “unha en-cravada" ou aquele descon-forto na planta do pé que surge debaixo do dedão

mas conhecido com “olho de peixe" e por aí vão vá-rios fatores que levam as pessoas a procurarem um especialista. Realmente existe um para cuidar de tudo isso, sem prejudicar a matriz da unha quando for desencravá-la ou observar se é um calo ou uma verru-ga plantar.

O podólogo é um profis-sional que atua na área da saúde e sua formação lhe dá capacidade para tra-tar de casos em diferen-tes níveis de patologias. Ele é um enfermeiro dos

pés. Conhecimento, atua-lização e principalmente, estudo, são os principais aliado dele, no decorrer da sua profissão.

Ele sabe lidar com ca-los, calosidades, verruga plantar, unha encravada, fissuras, micoses, verifi-car a marcha, confeccio-nar anteparos, fazer teste de sensibilidade e orientar as pessoas sobre medidas de prevenção, e ter cuida-do especial com pessoas diabéticas.

O objetivo do podólogo no pé diabético é reduzir as incidências com proble-mas graves como as ampu-tações como, por exemplo, a perda do hálux (dedão).

Para as pessoas com dia-betes o pé merece uma atenção especial. Como

Cuide bem dos seus pés

são vulneráveis a ferimen-tos, é preciso examiná-los todos os dias, principal-mente para aqueles que so-frem de neuropatia. Assim, a inspeção será baseada na procura de úlceras, calos ou qualquer outro proble-ma visível.

O tratamento multidis-ciplinar faz parte do dia do podólogo, ou seja, or-topedista, dermatologista, micologista e podólogo formam um conjunto de profissionais que deve ser respeitado em todos os níveis, principalmente no que diz respeito ao limite de atuação de cada um. A podologia também nos esclarece quanto à postu-ra profissional, higiene e conscientização quanto à esterilização e técnicas

convencionais e inovado-ras, pois sabemos que tanto o antigo como o novo, tem muito a nos ensinar.

Enfim, nossos pés mere-cem carinho e cuidado, não só quando eles estão com dor, pois eles sustentam e propulsionam o peso do corpo durante o andar e o correr, além de auxiliarem na manutenção do equilí-brio durante mudanças de posição.

Telma Carvalho Podóloga

Page 22: Rio das Ostras - 21-03-14

22 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Projeto que reduz maioridade penal pode ser votado em abrilLEGISLAÇÃO

o alto índice de crimes pra-ticados por menores causando em alguns casos comoção so-cial como um alerta ao Con-gresso para alterar a legislação, levou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), a afirmar nesta terça-feira (18), que pretende colocar em vo-tação, possivelmente em abril,

Presidente do Senado, Renan Calheiros, pretende colocar projeto em votação

Continua combate a incêndio em Itapebussus

o projeto de lei que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crime hediondo, tráfico de drogas, tortura e terrorismo.

Ele fez o anúncio depois de receber em seu gabinete a mãe de Yorrally Ferreira, morta na última semana, aos 14 anos, com um tiro na ca-beça disparado pelo ex-namo-rado, que completou 18 anos um dia depois que cometeu o crime. A mãe da vítima, Rose-mary Dias da Silva, moradora de Novo Gama, no entorno do Distrito Federal, pediu ao se-

nador agilidade na tramitação do projeto.

Como foi apresentado um recurso para que a matéria não seja arquivada e possa ser analisada pelo plenário, em virtude da Comissão de Constituição e Justiça ter rejeitado o projeto dia 19 de fevereiro numa votação em caráter terminativo.

“A disposição é pautar a matéria mas estou conversan-do ainda - já que a matéria é complexa - para que não te-nhamos obstáculo no dia em que essa matéria puder ser

apreciada”, declarou Renan.O projeto, de autoria do

senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), também deter-mina a responsabilização penal a partir dos 16 anos quando houver reincidência nos crimes de prática de le-são corporal grave ou roubo qualificado (em que o crime é praticado à mão armada, por exemplo). Pelo texto, a penalização de menores de 18 anos deve ser proposta pelo Ministério Público e julgada por juiz especializa-do em questões de infância

e adolescência.O relator do projeto no

Senado, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), defendeu que os parlamentares aprovem o texto em plenário.

‘O caminho dessa proposta não é o extremo, é o meio, é o equilíbrio. E esta proposta que eu relatei é uma propos-ta que admite para maiores de 16 anos e menores de 18, mas com critérios, apenas para crimes hediondos, inafiançá-veis, como os que assistimos”, afirmou.

CHACINA

Polícia identifica cinco assassinados

a polícia civil de Rio das Ostras identificou as cinco vítimas de uma cha-cina, em que uma mulher e quatro homens foram exe-cutados com tiros na cabe-ça na madrugada do último sábado (15), dentro de uma casa em um condomínio no bairro Cidade Praiana. Até agora ninguém foi preso. O caso está sendo investigado sob sigilo na 128ª Delegacia de Polícia.

Segundo a polícia, os cin-co homens eram naturais da Bahia e estavam traba-lhando em Rio das Ostras. Eles foram identificados como Edevilson Calumbi Bomfuir, 32 anos, Adria-no Barbosa dos Santos, 31 anos, Elmo Ramos Pereira, também de 31 anos, e An-derson Santos dos Reis, de 23 anos. Já a mulher, que de acordo com as investiga-ções, seria de Campos dos Goytacazes, teria conheci-do um dos homens durante o Carnaval, foi identificada como Joana Maria Guima-

Crime ocorreu em uma casa no bairro Cidade Praiana no último sábado (15)

rães Ferreira, de 34 anos. Na porta da casa havia si-

nais de arrombamento, mas nada foi roubado do local do crime. Na casa, foi en-contrado um veículo Corsa Sedan, azul, placa JSZ 1937, de propriedade da mulher assassinada.

Os corpos das cinco ví-timas foram trazidos para o IML (Instituto Médico Legal) de Macaé.

A reportagem do Jornal O Debate contatou a 128ª Delegacia de Polícia, mas o delegado que investiga o caso, Diogo Teixeira Schet-tini não foi encontrado para comentar o assunto. Ainda segundo o órgão, qual-quer informação sobre as investigações está sendo divulgada pela assesso-ria de imprensa da Polícia Civil no Rio de Janeiro.

Em nota, a assessoria in-formou que a polícia de Rio das Ostras aguarda o resulta-do da perícia que foi realiza-da no local. Testemunhas es-tão sendo ouvidas e imagens de câmeras de segurança analisadas. A polícia de Rio das Otras não divulgou mais detalhes para não atrapalhar as investigações.

Equipes dos Bombeiros e da Defesa Civil Municipal, além da Guarda Municipal e Coordenadoria de Proteção Ambiental, continuam na ma-nhã de segunda, 17, tentando eliminar os últimos focos de incêndio que atingem a Arie de Itapebussus, em Rio das Ostras. O fogo começou na noite de sábado, dia 15, na Unidade de Conservação e se alastrou rapidamente devido aos fortes ventos e ao tempo seco. Segundo estimativas do Capitão Rafael Brazão, res-ponsável pelo destacamento dos Bombeiros de Rio das Os-tras, a queimada já pode ter atingido 20 mil m2 da área.

O combate às chamas per-durou por todo o fim de se-mana, com ação das equipes e apoio de maquinário da Pre-feitura, como caminhões-pipa e retroescavadeira para isolar áreas de fogo. No domingo, um helicóptero dos Bombei-ros também contribuiu para avaliar a área e debelar focos. Nesta segunda, ainda foram identificados pontos de in-cêndio, que se alastram em direção a um trecho da mata ainda não atingido. Devido à impossibilidade de aproxima-ção dos carros-pipas, em meio à mata, o combate tem que ser feito com bombas costais, car-regadas pelos profissionais.

O prefeito Sabino está

acompanhando de perto o trabalho das equipes, ao lado dos secretários municipais do Ambiente, Nivaldo Talon, e de Segurança Pública, Paulo Cé-sar Viana. No domingo, o Co-mandante do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Ma-caé, Ten. Cel. Jorge Alberto Vicenzi, também esteve em vistoria no local.

“Estamos unindo esforços, Prefeitura e Corpo de Bom-beiros, para apagar as chamas. O vento forte e o clima seco e muito quente ajudaram a pro-pagar o incêndio. O cenário é muito triste, principalmente porque Itapebussus é uma área que precisa ser preser-

vada, com vegetação de res-tinga, nativa da nossa região, e habitat de animais em extin-ção. Vamos fazer tudo o que tiver ao nosso alcance para conter essa queimada”, disse o prefeito Sabino durante os trabalhos.

A Prefeitura pede à popu-lação que não se aproxime da área, que inclui a Praia de Itapebussus, por conta do risco de contato com fogo e a fumaça. As causas do incêndio estão sendo apuradas. A Arie (Área de Relevante Interesse Ecológico) de Itapebussus é de suma importância para a preservação dos ecossistemas da região.

Page 23: Rio das Ostras - 21-03-14
Page 24: Rio das Ostras - 21-03-14

24 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Coisas de Rio das Ostras e do Brasilpor Jussara Leite

COISAS BOAS:

*** Dia 25, terça-feira, estare-mos no Ponto Tropical nos de-liciando com a apresentação da CRIS ARAÚJO. Tenho a certeza que será um show agradabilíssi-mo, pois além dela ser uma graça de pessoa, é sensível, simpática, boa cantora e encanta a todos. O repertório para os que passaram dos 30 é da melhor escolha, por-tanto quem gostar de boa música e quiser passar bons momentos em um ambiente selecionado por apenas 25,00 por pessoa, não deixe para a última hora a com-pra do convite que está à venda na padaria do Juarez em Costa Azul, na Pousada Sonho Verde e na Art’Manha.

*** Dia 29/03 sábado, MARK RAMOS estará comemorando com amigos, clientes e muitas pessoas bonitas e bem trajadas, em sua casa de festas CENA-RIUM HALL, mais um ano de sucesso. Sabem como classifico esta casa de festas? Como se fos-se o Hotel Copacabana Palace de Rio das Ostras. Obviamente não no estilo nem nas decorações, mas sim no status! Estarei lá para pa-rabenizar e abraçar o Mark e sua família se tudo até lá correr bem. Vamos nos produzir e prestigiar quem nos prestigia.

*** Elogios aos que tiveram a iniciativa de buscar formas de proteção a crianças e adolescen-tes com relação às violências se-xuais! Após um longo e tenebroso inverno de um ano e três meses,

algo de bom, responsável e concreto parece que vai acon-tecer nesta cidade! Que bom! Já não era sem tempo, só es-pero que iniciativas como esta não fiquem na conversa fiada! Que mais coisas boas e oportu-nas em benefício da população aconteçam! Estarei sempre aqui elogiando e agradecendo quando as coisas boas aconte-cerem e forem inseridas nos programas da prefeitura. Dito isto, quero alertar ao SR. pre-feito que, como nem tudo são flores, o Centro de Reabilita-ção voltou a ser uma bagunça! Todo o empenho e trabalho feitos pela Eloisaneth quando lá esteve como gerente, que conseguiu abnegadamente co-locar a casa em ordem, foram por água abaixo! É lamentável que os bons serviços por ques-tões políticas não tenham sido aproveitados em benefício do povo. O centro de reabilitação é de extrema necessidade e importância e quando bem ad-ministrado dá bons frutos. Ali-ás, como tudo na vida, quando bem administrado dá certo e agrada a maioria. Não entendo, não dá para entender o porquê de se trocar o certo pelo du-vidoso! Imposições burras se tornam atraso de vida! As filas de espera que anteriormente passaram a não mais existir estão dando volta nos quar-teirões, pois agora as esperas já estão na casa de quase mil pessoas. Casos muito sérios

não podem esperar o tanto que estão esperando para se-rem atendidos e solucionados.

*** Stela e Dourado Bossa Nova foram fazer um tour em Floripa! Isto é que é vidinha mais ou menos! Dourado ficou enciumado por eu não colocar fotos dele e só ter colocado por duas semanas seguidas fotos da Stela. Semana passada co-loquei fotos dele fantasiado de pirata, mas como ele não esta-va em Rio das Ostras não viu. Vocês são testemunhas que coloquei até mais de uma foto!

*** Passei pela Praça José Câmara noite dessas e vi o ônibus que lá havia sido colo-cado para que os exames fos-sem realizados gratuitamente, principalmente nas mulheres e observei que o haviam esta-cionado justamente na passa-gem que dá acesso de um lado para o outro da praça e, com isso, sem nenhum aviso pré-vio ou em um ponto em que os motoristas soubessem que não poderiam passar e pegar o sinal em frente a Laticínios para seguir para o lado da feirinha. Pensei: o trânsito já está muito ruim, como é que ainda complicam mais colo-cando este ônibus bem aqui? E comentei a burrada com amigas e acrescentei: será que ninguém vai se dar conta de como vai ficar o trânsito aqui? Será que ninguém pensou em colocá-lo sobre a calçada como foi colocado anteriormente no

ano passado? Ah, não é possí-vel! Hoje me avisaram que o desconfiômetro de alguém de-morou, mas funcionou e agora ele está no lugar certo! Aleluia!

COISAS RUINS:

*** Atenção, pais de jovens e adolescentes: Instruam suas filhas a não ficarem nas praias agora desertas ou com poucas pessoas, pois os tarados estão à solta! Em frente à minha re-sidência presenciei uma cena horrível dia desses. E olhem que foi de dia com o sol quen-te! Uma família com duas crianças e uma jovem, estava próxima da água, as crianças brincando e a adolescente em pé estava e um sujeito largou a bicicleta na vegetação e fi-cou olhando a mocinha. Ele vestia bermuda e usava boné (como sempre usam) e qual não foi a minha surpresa e revolta, reparei que ele estava se masturbando. Minha gente, que vontade de dar uma surra bem dada naquele safado! Os pais dela nem se deram con-ta! Imaginem se a menina es-tivesse sozinha ou com uma coleguinha? Vocês devem es-tar se perguntando: e por que ela (eu) não chamou a polícia? Porque, além das desculpas dadas para não atenderem a determinados chamados, mes-mo com boa vontade eles não chegariam a tempo de dar o flagrante. Não tem mais jeito!

Tudo quanto é coisa ruim es-tá vindo para a cidade que era tudo de bom! O negócio é co-locarmos as barbas de molho e termos o maior cuidado para não sermos pegos de surpresa!

*** Minha gente, não gosto e nem sei lidar com a internet, por isso gostaria que os inter-nautas de Rio das Ostras me ajudassem no seguinte: pre-cisamos fazer uma campanha para que todos que perderam seus entes queridos assassi-nados por menores, unidos fossem a Brasília imprensar contra a parede a cambada de políticos que estão se fazendo de mortos sendo que os mor-tos não são eles e sim os que estão enterrados nos cemité-rios pelo Brasil a fora em con-sequência da impunidade que assola este país e que fosse co-brado dos que insurgem a favor de bandidos e seus familiares que são os famosos inconse-quentes dos direitos humanos que só são humanos em favor dos marginais, principalmente dos “di menores”. As leis têm que voltar a ser como eram, ou seja, menor tem que trabalhar, pois trabalho não mata nin-guém e cabeça de desocupado dá no que estamos vendo dia-riamente, ou seja, cabeça de de-socupado é oficina de diabo! A população tem que se unir, pois só na base do receio do que possa acontecer, os políticos vão proceder a favor dos que sofrem nas mãos dos bandidos.

Page 25: Rio das Ostras - 21-03-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 25 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

*** Dia 12/03/2014 meu caro Dr. Rangel e sua filha Flávia inaugu-raram a nova sede da RANGEL EMPREEENDIMENTOS IMOBILI-ÁRIOS. Bem situada, muito bonita e com a administração do Rangel, com a equipe de advogados e com a organização da Flavinha, será mais um sucesso certamente. Caríssimos, minhas desculpas por não ter comparecido à inauguração, mas justo naquele dia não me encontrava em Rio das Ostras. Espero sinceramente que muitos bons negócios sejam realizados na nova sede e recebam o meu abraço bem apertado, o tanto que dê para vocês perceberem o quanto desejo que o sucesso seja grande. Parabéns pela realização!

Page 26: Rio das Ostras - 21-03-14

26 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Decoração TENDÊNCIA DE

CORES E ESTILOS

por Nilo Martins

nilo sé[email protected]

O preto domina tudo, assim como o branco de uma beleza completa e ab-soluta. É a harmonia perfeita, sinô-

nimo de elegância sofisticação e bom gosto. E nos dá a possibilidade de brincar desde a parede até mesmo nos detalhes com origi-nalidade. O verde esmeralda traduz tranqui-lidade equilíbrio e prosperidade. Misturar estilos pode ser uma alternativa para trazer cor à sua casa. O importante é compor as tonalidades escolhidas, pois estampas pre-cisam combinar entre si. No estilo tropical traduz descontração. A utilização de cores e estampas ajuda a compor ideais. Uma dica interessante é manter as paredes brancas e decorá-las com objetos temáticos, use e abu-se da diversidade que o Brasil nos oferece. A vocação para morar bem com tudo de bom em qualquer lugar, na praia, serra, nos gran-des centros urbanos, seguindo tendências com casas amenas, com cores e mais felicida-de. Inspire-se, surpreenda, se atualize crian-do e estruturando os ambientes. Impossível não sonhar com um mergulho na piscina na época de calor sem fim. Curtir um frio na serra com lareira e um bom vinho. Crie um cenário ainda mais tentador com efeitos de cor pincelados de muita harmonia. Pequenos acessórios dão um toque bem moderno a ca-da ambiente. Harmonize, seja feliz.

Abraços, Nilo Sergio

Page 27: Rio das Ostras - 21-03-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 27 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Veterinária Por Dra. Solange Mattos

Banho e Tosa

thamires [email protected]

Duvido que exista algum dono com um peludo em casa que

não tenha arranhões no seu carro, nas portas de casa, nos móveis e pior, na sua própria pele.

As unhas dos nossos pe-ludos podem ficar extre-mamente "cortantes" por diversos motivos:

- No ambiente onde circu-la o piso é liso (azulejo, taco, laminados, mármore, etc..), tem vida sedentária ou pas-seia pouco - como as unhas têm um crescimento con-tínuo elas não são desgas-tadas o suficiente por falta de atrito com o solo. Se você escuta o "tic, tic, tic" do seu cão caminhando pode ter certeza que as unhas estão

Porque cortar as unhascompridas.

- O cachorro rói a unha deixando-a com formato irregular e com lascas - isso acontece por tédio, ansieda-de, alergia ou alguma dor

- Unha quebrada - como isso acontece? Sei lá! Por-que o peralta tentou escalar um muro, árvore... (para al-cançar uma presa), pisou de mau jeito em alguma super-fície dura ou cavou, as unhas estão compridas, etc...

- A quinta unha está com-prida - como não encostam no chão não são desgastadas e se tornam longas e afiadas. Do mesmo jeito que não po-demos esquecer de calibrar o estepe, não podemos dei-xar de aparar a 5ª unha.

- A unha foi cortada - al-

gumas vezes ocorrem ra-chaduras e formam-se las-cas ao se cortar a unha ou então ficam "restos" gruda-dos e mais frequentemente a maneira (o ângulo) como é cortada forma uma ponta afiada .

Unhas compridas são um perigo para nossos perten-ces, para nós e para os pró-prios cachorros que:

- se machucam ao se co-çarem

- não têm firmeza para an-dar - os cachorros ficam de pé apoiados nos dedos (di-gitigrade) ao contrário, por exemplo, dos ursos que se apóiam na sola (plantigrade)

- podem ter problemas nas articulações, nos ossos, no quadril, na coluna ou pés

deformados

- e nos piores dos casos, de tão compridas acabam entrando na própria pele

Na maioria dos casos, o cão, ao se movimentar, já li-xa as próprias garras, mas é sempre bom dar uma olhada nelas. Principalmente se seu amigo não anda sobre terre-nos abrasivos.

Neste caso, elas crescem demais, o que gera descon-forto ao caminhar, e, não raro, encravam. "O local machucado serve de porta de entrada para microorga-nismos e isso gera compli-cações", alerta o veterinário Cláudio Luiz Caldas.

Para o corte das garras, são necessárias ferramentas que só um especialista pos-sui. Então, deixe o serviço para ele. Até porque parte da unha canina é bem vas-cularizada e pode sangrar bastante.

por Thamires Silva

OS PROBLEMAS DERMATOLÓGICOS EM CÃES E A RELAÇÃO DA EUTANÁSIA OU ABANDONO

Dica: a maioria dos cães não gosta de cortar as unhas, então, para ter melhores re-sultados, treine o seu bichi-nho desde pequeno a ficar calmo enquanto as unhas são cortadas.

IMPÉRIO DA TOSA (22) 2760-7187

Na rotina clínica dos atendimentos ve-terinários, a cada dez

animais recebidos, possivel-mente quatro serão diagnos-ticados com problemas der-matológicos, mesmo que a queixa principal do dono não esteja relacionado a esse fator.

Os problemas dermatológi-cos estão relacionados a uma coceira persistente na pele, que causa muito incômodo ao animal. Os problemas der-matógicos também estão por detrás de muitas eutanásias ou abandonos.

As doenças de pele deixam a pelagem menos atraente, o

solange [email protected]

que causa muitas vezes re-pulsa das pessoas e até mes-mo do dono dos animais. Os tratamentos relacionados às moléstias exigem um grande compromisso e muita de-dicação por parte do dono, que na maioria das vezes é recompensada com a cura do animal, desde que a doença seja acompanhada do início, a maioria pode ser cadenciada. Logo, o diagnóstico rápido, a argumentação convincente com os proprietários, e esco-lha de tratamento eficiente influenciam na criação do vínculo com o proprietário e estabelecimento da confiança e credibilidade do clínico.

A sarna é a doença de pe-le que mais causa coceira, se

manifesta de duas maneiras, recebendo nomes distintos: escabiose e demodécica. A sarna demodécica é transmi-tida apenas de mãe para fi-lhote nas primeiras horas de vida, quando os animais ainda apresentam baixa imunidade. Já a escabiose é transmitida através do contato direto com objetos, animais e ambientes contaminados.

O tratamento da escabio-se e demodécica são feitos com banhos usando xam-pus antissépticos, anti-seborrréicos ou antifúngi-cos, além das medicações antiparasitárias, indicadas pelo médico veterinário ca-pacitado logo após a certeza do diagnóstico da moléstia.

Lembrando que, a melhor forma de prevenção de muitos males que acome-

tem os animais, são os cui-dados com a alimentação e manejo sanitário.

Page 28: Rio das Ostras - 21-03-14
Page 29: Rio das Ostras - 21-03-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 29 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Casa e Estilo por Alexandre Silva Leal

alexandre silva [email protected]

Dias de folga são um convite para reuniões

com amigos e familia-res. Uma boa pedida é aproveitar o Espaço Gourmet, tão comum hoje em dia nas casas e até em apartamentos. Para evitar transtornos durante os momentos de lazer temos que pres-tar bastante atenção nos detalhes da decoração para evitar problemas.

Primeiro não deve-mos colocar geladeira próxima ao fogão ou churrasqueira, pois

para o melhor aprovei-tamento de todos os ambientes de sua casa.

A Predilecta Móveis Planejados tem uma ampla escolha de solu-ções de conforto sus-tentável.

ESPAÇO GOURMET

espaços para se guardar o máximo possível de utensílios que serão usados nas reuniões, lembrando sempre que a Predilecta Móveis Planejados disponibi-liza de várias soluções

pode prejudicar o seu desempenho, o ideal é que a área gastronômi-ca seja dividida em três partes: Área quente (Churrasqueira, Fogão e Forno ), Área Molha-da ( Torneiras e Pias ), Área Gelada (Gela-deiras, Freezer, Ade-gas) lembrando que a primeira deve ficar o mais longe possível da última, a bancada de preparo dos alimentos deve ficar próxima a área quente, assim não dificulta na hora do preparo e evita desgas-tes na hora da diversão.

Na hora da decora-ção deve se valorizar

a praticidade. Coi-fas, além da utilida-de também ajudam a compor a decoração e junto com o Cooktop dão um charme a mais trazendo modernida-de ao ambiente. Pode se colocar uma barra com imã na parede pa-ra deixar os utensílios à mão de quem cozi-nha e manter longe do alcance das crian-ças por ficar no alto, e também pendurar nas paredes quadros com referências a comidas, temperos e rótulos de alimentos fica muito agradável compon-do o ambiente. Pode

também ter vasos com temperos, que na hora da preparação dos ali-mentos estarão sem-pre frescos. Uma mesa grande com cadeiras confortáveis ajuda na interação dos con-vidados, se o espaço gourmet for ao ar livre deve-se ter algum ti-po de cobertura, pois a chuva pode levar os planos literalmente por água abaixo. Em apartamento deve ser fechada com vidro que pode ser aberto e fechado. Embaixo das bancadas deve se fazer como nas cozi-nhas, aproveitar todos

Page 30: Rio das Ostras - 21-03-14

30 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Sempre na Moda Por Valessa Coiffeur

No verão, os cabelos sofrem com as agres-sões externas. É tempo de muito sol, praia, vento, cloro, sal e os fios ficam bem mal-tratados. As consequências logo aparecem: ressecamento, dificuldade para desembara-çá-los, desbotamento, falta de brilho, que-bra e pontas duplas. E quando o calorão se vai é hora de recuperar os estragos. Os cabelos precisam entrar num verdadeiro tratamento de choque.

Valessa Coiffeur conta quatro passos pa-ra tornar os cabelos saudáveis novamente:

1. CorteNo final desta estação, é aconselhado dar

uma passadinha no salão. O cabeleireiro vai diagnosticar os problemas que o seu cabelo enfrenta e aconselhará o tratamento ideal. O primeiro passo sugerido é sempre o corte, dando fim nas pontas quebradas e fortale-cendo os fios.

2. HidrataçãoFazer uma hidratação profunda uma vez

por semana é necessário para recuperar a vitalidade dos fios que se encontram secos e desidratados. Em casa, use máscaras e shampoos hidratantes para ajudar na ma-nutenção e intensificar o tratamento.

Recuperação das madeixas3. Reconstrução dos fiosA hidratação deve ser feita para que ha-

ja uma reposição das vitaminas e minerais perdidos. Além disso, também é necessário restituir a fibra capilar de dentro para fora, devolvendo as proteínas, colágeno e amino-ácidos da queratina, presentes naturalmente nos cabelos. Estes tratamentos de recons-trução dos fios consistem num shampoo que remove os resíduos e abre as cutículas capilares, permitindo receber os nutrientes. Além do shampoo, é recomendado o uso de uma máscara de tratamento - que repõe a massa dos fios, em seguida usando a chapi-nha. O produto acompanhado do calor sela as cutículas, mantendo as substâncias den-tro dos fios e devolvendo o brilho e a maciez dos cabelos.

4. Recuperação da corO sol, a água do mar e o cloro também in-

fluenciam muito na coloração dos cabelos, desbotando-os ou dando tons feios aos fios (amarelo, esverdeado ou alaranjado). Mu-lheres de cabelos loiros e ruivos são as mais prejudicadas nesse ponto. Após a hidratação e reconstrução, é a vez da coloração. Para devolver o tom e a luminosidade, é indicado o uso de um tonalizante ou de um banho de brilho.

Nutriçãopor Carolina Eliziá[email protected]

[email protected]

(22) 9926-6222(22)99837-3461

Page 31: Rio das Ostras - 21-03-14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 31 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Beleza e Saúde por Rodrigo TavaresCURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ESTÉTICA - é a forma mais prática e objetiva para se habilitar à profissão de Esteticista

rodrigo [email protected]

Técnica não invasiva in-dicada para o tratamento da gordura localizada e da

celulite em todos os graus, a “lipo gessada”(como intimamente a cha-mamos) tem uma história muito interessante de sua descoberta. Vou contar pra vocês essa história que, de tão interessante, resolvi transcrevê-la na íntegra, de acordo com treina-mento recebido.

Tudo aconteceu com o “Dr. J. Bus-sade - médico clínico, cirurgião geral e pesquisador, formado pela UFERJ desde 1969 introdutor da medicina estética no Brasil, um dos pioneiros da medicina ortomolecular na Amé-rica Latina e grande estudioso da Nutrição, Homeopatia e Fitoterapia.

A descoberta do LIPOESULTU-RA GESSADA ocorreu no final da década de 70, antes da expressão se tornar uma das marcas de maior su-cesso no mercado mundial da Esté-tica. Feita durante uma lipoaspiração cirúrgica.

Na época o médico usava um pro-duto para complementar a limpeza de ferramentas cirúrgicas. Esse pro-

LIPOESCULTURA GESSADAUMA HISTÓRIA FANTÁSTICA!

duto, usado como auxiliar antibac-tericida estava ao lado da cubeta que recolhia a gordura retirada na lipoaspiração. Em determinado mo-mento este produto caiu dentro da cubeta cheia de gordura, derreten-do-a instantaneamente.

A intuição do pesquisador foi lon-ge naquele momento mágico.

Após este episódio o médico testou o produto em uma gordura suína (mais compacta), que não derreteu de imediato, mas após 24 horas. Em seguida foi testada a bo-vina, suja gordura se assemelha a uma fibrose celulítica. Mergulhada no líquido, a gordura bovina perma-neceu intacta por 48 horas.

Após quatro dias veio a surpre-sa: a gordura bovina também havia sido eliminada após uma simples compressão palmar do médico, que era o que faltava para empurrá-la para fora das entranhas da carne vermelha.

A partir daquele momento algo diferente e transformador havia si-do descoberto. Os primeiros testes foram realizados no próprio médico e em seus familiares, até a consoli-dação clínica primária.

Como a descoberta do produto

se deu durante uma lipoaspiração cirúrgica, o primeiro nome que veio à mente do cientista foi chamá-la de ESCULTURA SEM CIRURGIA, já que era exatamente o que ele fazia na prática, sem agulha ou métodos perfurantes.

Mas ainda havia o efeito termoli-porredutor, lipolítico e antiadiposi-dade, onde foi encaixado o LIPO na palavra ESCULTURA, ficando assim LIPOESCULTURA. Nesta época nem mesmo o termo lipoescultura existia.

Como havia a necessidade de ve-dar, imobilizar ou isolar as partes do corpo tratadas, veio o “GESSADA” , como um sinônimo de imobilizado.

Daí veio o nome de LIPOESCUL-TIRA GESSADA, que seria no futu-ro uma das marcas mais famosas e conceituadas do mercado mundial da estética.

Sua fórmula é um segredo guar-dado a sete-chaves. Somente três pessoas possuem a fórmula ponta a ponta, esta que dará ao mercado mundial um dos cosmecêuticos mais eficientes empregado no com-bate às patologias estéticas.”

Estamos colocando à disposição dos interessados mais essa “ arma poderosa” para tratar as adiposida-des que tanto perturbam mulheres e homens, cada dia mais!

Espero que tenham gostado dessa novidade. Grande abraço a todos, e até a próxima!!!

Page 32: Rio das Ostras - 21-03-14

32 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,21 A 27 DE MARÇO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS