rio das ostras 17 01 14

40

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 13-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Rio das ostras 17 01 14
Page 2: Rio das ostras 17 01 14

2 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

EXPEDIENTE - Propriedade: EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e Agências de Notícias • Sede e Parque Gráfico Próprios. Rua: Benedito Peixoto, 90 Centro Macaé/RJ Tel. (22) 2106-6060 - CNPJ: 29699.626/0001-10 • Registrado na forma da lei • Diretor Presidente: Oscar Pires • Vendas de Publicidade: Paulo Só (22-9926-6222) • Diagramação: Cézar

Lobo ([email protected]) • Fotos: Wanderley Gil ([email protected]) • Acesse: www.odebateon.com.br • E-Mail: [email protected] • A direção de O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. • Filiado à ADJORI - RJ Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ADI Brasil • ANJ Associação Nacional de Jornais.

O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Parque dos Pássaros abre série de exposições do anoA exposição “Voos”,

da artista plástica Ar-gina Seixas, já pode

ser visitada gratuitamente no Parque dos Pássaros, em Rio das Ostras. O coquetel de lan-çamento da mostra, que faz parte do Projeto Natureza e Arte, desenvolvido pelo Nú-cleo de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal do Ambiente, aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 8.

Argina Seixas é natural de Guapimirim e, como profes-sora, pôde exercitar a pintura e o convívio com a natureza, o que lhe proporcionou experi-mentar diferentes materiais. A artista utiliza uma técnica de sombreamento para pin-tar o olhar dos animais, sendo uma característica marcante em seu trabalho. “Estou muito

feliz em estar aqui nesse es-paço tão especial para nós ar-tistas. Quero aproveitar para agradecer pela oportunidade que tenho em expor pela pri-meira vez em Rio das Ostras”, disse Argina.

A subsecretária do Ambien-te, Alice Guida, e o responsá-vel pelo Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura, Tatá Costa, recepcionaram os con-vidados durante a abertura da mostra, que ainda contou com a presença do presiden-te da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cosme dos San-tos. “Precisamos apoiar cada vez mais a cultura e as artes e nosso Município. Por isso, parabenizo a todos que se empenharam para a realiza-ção de mais essa exposição”, comentou Cosme.

Admiradores das artes plás-ticas podem conferir as obras de terça a domingo, entre 9h e 16h, até 10 de fevereiro. O Parque dos Pássaros fica no final da Rua Petrópolis, s/nº, no Jardim Marilea.

OFICINAS DE VERÃO – As oficinas no Parque dos Pássa-ros fazem parte do Programa de Oficinas Recicláveis desen-volvidas pela Secretaria do Ambiente de Rio das Ostras. As atividades começam no dia 15 de janeiro e seguem até 26 de fevereiro, sempre às quar-tas e sextas, entre 14h e 17h.

Todas as aulas serão gra-tuitas, bastando apenas que os participantes levem em-balagens de vidros, plásticos, caixas de leite, filtros de pa-pel e papelão, entre outros

materiais que podem ser reaproveitados. Inscrições e informações pelo e-mail

[email protected] ou pelos telefones 2771-6420 e 2771-6421.

MAURICIO ROCHA

Argina

Page 3: Rio das ostras 17 01 14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 3 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Formação Profissional Por Luciana Leal

To d o s n ó s n o s preocupamos em planejar nossa vida

profissional. Um bom pro-fissional tem sempre os seus objetivos bem definidos, por isso daremos algumas dicas de como começar a montar um plano de car-reira. Depois de planejado, basta por seu plano em prá-tica.

Primeiramente comece a tomar notas de todos os da-dos que considerar relevan-tes para o seu plano e defina os tópicos mais importan-tes. Com uma boa base de idéias em rascunho, reflita sobre os seus objetivos de

Planejando sua vida profissional carreira e analise que com-

petências suas o vão ajudar a atingir este objetivo. Ano-te quais aspectos precisa desenvolver.

Pense também, nas suas experiências profissionais anteriores e analise de que forma pode aproveitar es-tas vivências para a função que exerce ou que pretende exercer.

Outro ponto importante é preocupar-se com os com-portamentos/atitudes que influenciam – positiva ou negativamente – o seu de-senvolvimento profissio-nal e o seu relacionamento com os outros. Lembre-se de avaliar o seu estilo de comunicação, de decisão, administração do tempo,

solução de pro-blemas, organi-zação, etc.

Uma das fases mais importan-tes no desen-volvimento do seu plano de

carreira é a sua situa-ção profissional atual. Analise de que forma poderá desenvolvê-la, pois seus contatos com os seus superiores, su-bordinados e colegas de trabalho poderão ser valiosos, além de

lhe dar ou-t ra s p e r s -p e c t i v a s .

Liste o que mais lhe agrada na sua situação atual e o que gos-taria que fosse diferente.

Naturalmente, seguindo essas dicas é possível uma melhor or-ganização das suas idéias e do que realmente almeja para sua vida profissional. Lembre-se que descrever e refletir sobre o que pretende contribuirá muito para o seu sucesso.

Page 4: Rio das ostras 17 01 14
Page 5: Rio das ostras 17 01 14
Page 6: Rio das ostras 17 01 14

6 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Pr o f i s s i o n a i s d a Educação de Rio das Ostras têm mais uma

oportunidade de capacitação. O curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, destina-do a educadores que atuam com alunos do sétimo ao no-no ano de Ensino Fundamen-tal e Ensino Médio, está com inscrições abertas até 14 de fevereiro.

O curso acontece em par-ceria com a Secretaria Mu-nicipal de Ciência, Tecnolo-gia e Inovação, por meio do convênio firmado com a UAB – Universidade Aberta do Brasil, no polo que funciona no Centro Municipal de Qua-lificação Profissional.

Ofertado totalmente na mo-dalidade à distância pelo Cen-tro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Fede-ral de Juiz de Fora (UFJF), o curso é gratuito e desenvolvi-do em nível de extensão, com carga de 180 horas e objetivo de capacitar profissionais das escolas públicas para trabalhar coletivamente na prevenção do uso de drogas, além de atuar no fortalecimento da comunidade com projetos de prevenção.

Outros profissionais das áreas de segurança pública, saúde assistência social, que desenvolvam atividades em escolas públicas, também podem se inscrever para o processo seletivo, que dis-ponibiliza 10 mil vagas para municípios de Minas Gerais e Rio de Janeiro. As vagas se-rão preenchidas obedecendo a dois critérios de seleção: grupos de no mínimo três e de no máximo dez educado-res-cursistas por escola e or-dem de inscrição.

O resultado final do pro-cesso seletivo será divulga-do em 28 de fevereiro e o início das aulas está previs-to para o primeiro semestre de 2014. Informações e ins-crições pelo site www.cead.ufjf.br, da Universidade Fe-deral de Juiz de Fora.

A Secretaria de Ci-ência, Tecnologia e Inovação de Rio das

Ostras, por meio do Pro-grama Municipal de Qua-lificação Profissional, abre na próxima segunda-feira, dia 20, as inscrições para a formação de novas turmas do curso “Informática Para o Mundo do Trabalho”. As inscrições poderão ser reali-zadas pela internet, por meio

do Portal da Prefeitura www.riodasostras.rj.gov.br/secti. Ao todo, estão sendo ofere-cidas 129 vagas, com 10% de-las destinadas a pessoas com deficiência.

O curso tem como objetivo habilitar o aluno para traba-lhar com redação de textos, planilhas eletrônicas, apre-sentação de slides, correios eletrônicos e navegadores de internet, desenvolvendo,

portanto, habilidades na uti-lização de computadores pa-ra auxiliar em suas atividades profissionais. No caso de lo-cais sem acesso à internet, as aulas acontecerão no Centro Municipal de Inclusão Digi-tal de São Cristóvão.

Para participar, é neces-sário residir em Rio das Ostras, ter no mínimo 16 anos completos até a data da matrícula, escolaridade

mínima de Ensino Médio incompleto e não estar ma-triculado em outro curso de qualificação profissional. As aulas serão realizadas nos Centros de Inclusão Digital, distribuídos por diferentes localidades do Município, por isso, é im-portante que o candidato se inscreva para as vagas disponíveis o mais próximo possível de sua residência.

Segunda temporada do Soul da Casa

DIVULGAÇÃO

Curso de prevenção ao uso de drogas para educadores

Novas turmas para curso gratuito de informática

Depois do sucesso de público em 2013, com apresentações de vá-

rios artistas da Região, a Fun-dação Rio das Ostras de Cultu-ra retorna com o Soul da Casa, no dia 23 de janeiro. Sempre as quintas-feiras e com pre-ços populares, que variam de R$ 10 a R$ 20, os shows apre-sentam à população sucessos da Música Popular Brasileira. No palco do Teatro, os artistas executam diversos gêneros, passando pelo samba, rock, forró, baião, entre outros. As apresentações acontecem a partir das 20h30.

Quem abre a segunda tem-porada é Micha Devellard, que homenageará Raul Sei-xas. A cantora, que já partici-pou do Soul da Casa com um tributo ao Barão Vermelho, disse se sentir honrada em voltar ao palco do Teatro Po-pular.

“Cantar Raul é uma tarefa de muita responsabilidade. Ele marcou duas décadas do rock nacional e revolucionou as ideias na época da ditadura. Agora, ser convidada para re-tornar no Soul da Casa é uma alegria muito grande. Selecio-namos os clássicos de Raul pa-ra deixar a abertura na história de Rio das Ostras”, conta.

Para Cosme dos Santos,

presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, o Soul da Casa é um evento de su-cesso por isso não pode parar. “Deu muito certo. Foi melhor do que nós imaginávamos. Vimos no olhar de nossos artistas o brilho de satisfação em integrar a programação musical do Teatro Popular. Se deu certo precisamos conti-nuar com ele”, disse.

SOUL DA CASA – Na primeira temporada do Soul da Casa o público teve a oportunidade de prestigiar grandes cantores e compo-sitores brasileiros. Maria Bethânia, Caetano Veloso, Elis Regina, Barão Verme-lho, Luiz Gonzaga, Domin-guinhos, entre outros, es-tiveram no repertório dos

cantores locais.O objetivo do Soul da

Casa é abrir as portas do Teatro Popular de Rio das Ostras para dar oportuni-dade aos talentos locais que desejam se lançar no cená-rio musical da Região. A ar-recadação dos ingressos é destinada aos cantores que também contratam bandas para a apresentação.

Page 7: Rio das ostras 17 01 14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 7 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)

br - (22) 9809-8112 - www.logosofia.org.br

Vontade é a força psíquica que move as ener-gias humanas e põe em atividade as deter-minações da inteligência para o bem, defesa

e superação do indivíduo. A falta de vontade anula essas possibilidades e prostra o ser na indiferença e na inércia, faz sua inteligência fracassar e chega até a perverter sua sensibilidade, porque o expõe a todas as tentações e contingências que o ameaçam.

Os movimentos da vontade, pequenos ou grandes, são impulsionados por dois fatores de primordial importân-cia, que se alternam e se substituem de forma temporária ou permanente: a necessidade e o estímulo.

A necessidade atua sobre a vontade determinando mo-vimentos quase automáticos, que forçam o ser a realizar até as coisas que ele não quer ou que devia ter feito, por determinação do próprio pensar e sentir; seu principal agente é a premência, que não admite demoras de ne-nhuma espécie enquanto urge o cumprimento de uma obrigação, ou a satisfação de uma exigência inevitável.

O estímulo age também sobre a vontade, mas ativa por sua vez a inteligência e o sentimento, despertando o nobre

afã de substituir a escassez pela abundância em cada um dos setores da vida em que a vontade desempenha papel preponderante.

Por mais cansada que a pessoa se sinta ao término de uma jornada, se lhe é oferecida a oportunidade de distrair-se com algum passatempo favorito, dificilmente deixará de fazê-lo. Isto significa que a perspectiva de passar um momento agradável influi sobre a vontade, ativando-a. Fica assim demonstrado como a vontade se mobiliza, in-citada por um estímulo qualquer, o que dá ideia do muito que se pode conseguir quando ela se ativa em virtude de estímulos edificantes, como são os que o conhecimento transcendente proporciona.

A decisão vigoriza o temperamento e faz com que o ânimo se recupere no instante

em que começa a decair

A antideficiência a ser aplicada nos casos de falta de vontade é a decisão. Para que seja efetiva, terá de ser pra-ticada com responsabilidade - como toda antideficiência

exige -, sobrepondo-se com empenho à apatia até triunfar. O ser deve demonstrar que é capaz de contrapor à abulia que o domina a decisão de combatê-la. Conseguirá, assim, ter vontade para tudo.

Primeiramente, será necessário querer uma coisa ou querer fazer algo; mas querê-lo com força, para permitir que a antideficiência entre em vigor. O simples fato de pensar que estamos levando à prática uma disposição emanada de nós mesmos, que tem por fim imediato nosso próprio benefício, contribuirá de maneira decisiva e sem maiores tropeços para a conquista daquilo que buscamos.

A vontade, assim fortalecida, vai se erigindo em valor ina-preciável, constituindo-se na força que move o homem na procura dos bens que prometeu para sua vida e seu destino.

Tendo isso presente, não serão deixadas para amanhã as coisas que podem ser feitas hoje, já que isso permite ao ser ganhar um tempo que, no dia seguinte, poderia ser destinado a outros afazeres.

Deficiência: Falta de Vontade Antideficiência: Decisão

Page 8: Rio das ostras 17 01 14
Page 9: Rio das ostras 17 01 14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 9 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

por Eduardo CamilloArquitetando Espaços

Atualmente o so -nho das pessoas que gostam de cozinhar

e receber, é ter um espaço onde possam fazer as duas coisas ao mesmo tempo, e como a cozinha sempre foi o centro dos acontecimentos de uma casa, surgiu recen-temente uma tendência que vem se tornando o sonho de consumo de muitos. A cozi-nha gourmet passa a ser o centro da casa, onde se pode cozinhar e conversar. É o es-paço onde o cozinheiro não fica longe de suas visitas e ao mesmo tempo pode ser um ambiente para diversão em conjunto.

Sofisticado e aconchegante, com uso de diferentes mate-riais que combinam entre si, o espaço gourmet é um ambiente onde abriga eletrodomésticos de alta tecnologia, cooktops,

fornos, coifas, entre outros elementos. Quanto ao estilo podem ser feitas combinações do moderno com o rústico ou totalmente hightech, quem di-ta as regras é o estilo de vida de cada família. Há pessoas que querem uma cozinha mais completa com forno à lenha, churrasqueira e forno de pizza.

A princípio, para montar um espaço gourmet em sua casa, é preciso planejar e dividir bem os espaços. A ideia é de integra-ção na casa, por isso, muitas ve-zes é necessário passar por pe-quenas reformas para adequar os ambientes. Os equipamentos de som e TV têm espaço garan-tido e se for próximo à piscina a diversão fica completa.

Gourmet é o nome que se dá a uma cozinha ou produto ali-mentar (incluindo bebidas) que estejam associados à ideia de alta cozinha, evocando assim,

um ideal cultural, associado com as artes culinárias. A pa-lavra gourmet tem ascendên-cia francesa e o seu significado original designava os bons apre-ciadores de vinho. Atualmente já faz parte do vocabulário por-tuguês e alargou o seu âmbito a tudo o que se relaciona com os prazeres da mesa, sempre na

perspectiva da autenticidade e da qualidade. E é claro, não se esquecer de dar um toque pes-soal em cada escolha, seja dos eletrodomésticos, móveis entre outros complementos. Assim, você personaliza e dá identida-de ao ambiente.

Nesta semana iniciamos a montagem de uma cozinha gour-

met em parceria com o Cenarium Hall, compartilho com vocês ago-ra a imagem do projeto e semana que vem a foto do ambiente e o passo a passo para se ter um es-paço útil e funcional como esse. Até semana que vem. Abraço!

Afinal, por que o termo Gourmet?

Page 10: Rio das ostras 17 01 14

10 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Aroma e Sedução por Ellen Carvalho

[email protected]

Qua n d o r e -lacionamos bebidas com

perfumes, pode até parecer e stranho, mas se pensarmos na origem do perfume que começa no Egito e logo depois com o povo Árabe que deu uma enorme contri-buição para as águas de cheiro e também para bebidas destila-das que conhecemos hoje, tudo se explica.

Foi através da desco-berta do processo de

Perfumes masculinodestilação em alam-biques que inventa-ram a água de rosas (primeiro perfume moderno sem álcool) e não demorou mui-to para dominarem a destilação do álcool. Avanço total para os perfumes e para as bebidas destiladas!!!

Agora temos um bom motivo para unir estes dois temas com exemplos modernos de experiências de consumo.

Thierry Mugler, o famoso perfumista fundiu muito bem es-tes temas em seu per-

sua fragrância.Notas de trufas e

fumaça envelhecidos em barris de carvalho poderiam estar es-tampados em rótulo de bom whisky mas neste caso, comple-tam o charme deste perfume.

O perfume é produ-zido através de uma mistura de óleos es-senciais aromáticos, álcool e água com o objetivo de propor-cionar um agradável aroma ao corpo hu-mano. Desde os tem-pos antigos o perfume vem sendo utilizado,

o perfume foi elabo-rado pela primeira vez no Egito por volta de 2.000 a.C.

No mercado é pos-sível encontrar per-fumes de diversas marcas e flagrâncias nacionais, importa-dos masculino, femi-ninos e infantis para todos os gostos. Entre os vários tipos de per-fumes se destacam os amadeirados, doces e cítricos que são bas-tante utilizados.

Eu fiz uma pesqui-sa na internet para procurar saber qual é o perfume masculino mais usado na atuali-dade e encontrei uma lista onde você pode analisar com calma se você conhece algu-mas das flagrâncias e qual a que realmente o agrada.

Os 10 perfumes masculinos mais usa-dos

1 0 º Bv l g a r i B l a c k Unissex9º Dolce & Gabbana8º Polo Sport7º Hugo Boss6º Azzaro Silver Black5º Kouros4º 212 Men3º Animale For Men2º Azzaro1º Ferrari Black

Page 11: Rio das ostras 17 01 14
Page 12: Rio das ostras 17 01 14
Page 13: Rio das ostras 17 01 14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 13 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 14: Rio das ostras 17 01 14

14 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Coisas de Rio das Ostras e do Brasilpor Jussara Leite

*** Como é que ainda tem quem ache certo com tanto emprego dis-ponível pessoas ficarem nos sinais de trânsito perturbando e por que não dizer enchendo o saco, jogando bolinhas para o alto. Alguns saíram da frente do ex Mirante do Poeta e estão no sinal da entrada de Costa Azul. Por ora só um permanece no sinal do Mirante e por sinal, é até um rapaz com uma aparência razo-ável que poderia estar empregado. Agora tem uma turma que migrou para Costa Azul que constrange, não só pela aparência, mas pelo mau cheiro também. Sabino, estão que-rendo acabar com a menina dos seus olhos! Não foi o caminho das Índias que eles e outros tipos indesejáveis acharam, mas sim o caminho de Costa Azul, lamentavelmente.

*** Rosinha, Lindinha e Joaninha, onde estão vocês? Tentei me comu-nicar no final do famigerado ano de 2013 e não obtive êxito! Rosangila, Néinha, Marcia, tia Bia, Edilane, Mariza, também recebam o meu abraço, a minha lembrança e o de-sejo de saúde e paz.

*** Agora, vamos aos elogios: Para-benizo Mariana Confot que escreve a coluna deste jornal Yoga e felici-dade. Gosto de tudo que você escre-ve! NAMASTE. Outro que também merece elogios, Yasmim Flores, que deu uma sumidinha, mas já está de volta escrevendo sobre flores que é uma das coisas mais lindas que a

natureza nos dá. Gosto muito tam-bém das orientações das colunistas Solange Mattos e Thamires Silva. Gente, tenho consciência que sou crítica, porém sou extremamente sensível, portanto em se tratando de animais, flores e espiritualidade, é comigo mesmo!

*** Outro que merece elogios (e os meus são sempre sinceros, pois quando gosto, quando percebo que a coisa não é na base da safadeza, dou a Cesar o que é de Cesar sem constrangimentos) é o Magno, genro da Carmem e do Gelso, marido da Jaqueline. Ele merece a minha aten-ção e respeito. Está fazendo um tra-balho correto e o mais interessante é que ele trabalhava em um ramo bem diferente daquele assumido agora. Ele é honesto, organizado e tem a maior boa vontade em resolver os problemas inerentes à secretaria para onde foi designado, e o melhor, não é puxa-saco nem bajulador. Faz o seu trabalho com dignidade, é amigo dos amigos e não é interes-seiro. Enfim, ele é tudo de bom para a gestão Sabino. Quem diria! Quem dera que todos os que receberam a atenção do Sabino trabalhassem corretamente! Alerta às periguetes: A Jaqueline não dá moleza não! Só um detalhe não está me agradando; eles não estão mais indo nos Ami-gos da Bossa! Estão perdendo sho-ws muito bons. Magno, mantenha-se como você sempre foi e não fique se

achando como a maioria que recebe cargos, mesmo quando os tais cargos não são tão cargos assim. Continue o rapaz humilde e bom caráter que você sempre foi. Parabéns!

*** A carestia de homens desim-pedidos e de bom caráter está cres-cendo em Rio das Ostras! Mulheres corretas, inteligentes, saudáveis e até bonitas estão sem parceiros, sem companheiros. O que será que está acontecendo? Ou são comprometi-dos (se bem que alguns são adeptos de que cavalo amarrado também pasta) ou são meio barro, meio ti-jolo! A coisa está caminhando para que Rio das Ostras não vá só impor-tar ching-lings. É bom começarem a pensar em importar homens com H maiúsculo, ou seja, fiéis, mentes sadias e inteligentes para percebe-rem que nem tudo que reluz é ouro! Entenderam?

*** Por lembrar as lojas ching-lin-gs, vocês, meus leitores, repararam o que está abrindo de lojas 'mequetre-fes'? É quase uma ao lado da outra! Isso quer dizer o quê? A meu ver é que a invasão de baixa renda é tão grande que o negócio é abrir comér-cio para vender para eles. As lojas mais parecem porta de tinturarias de anos atrás com as peças pendu-radas até no teto com tudo quanto é cor possível e imaginária. Coisa fina é outra coisa!

*** Será que vou morrer e não vou saber o motivo da saída do Roger do

jornal RJ News? Afinal ele foi sem-pre fiel e amigo do Prefeito e como acho se tratar de um dos bons jor-nais que por aqui circulam, fiquei curiosa! Roger, não captei a mensa-gem! Será que as bocas de Matildes já estão sabendo o que realmente aconteceu ou será que a verdade será trancada a sete chaves?

*** Sei que se conselho fosse bom não seria dado e sim vendido, mesmo assim quero alertar ou aconselhar (como queiram) os proprietários do restaurante TRAINEIRA, recém-inaugurado, que fica na Av. Amazonas em frente à feirinha. A parte externa, o varandão, é muito gostosa, mas a parte interna precisa passar por um aprimoramento no que tange ao som que está muito alto. De qualquer ma-neira é mais um point noturno para encontros com os amigos como foi o meu caso quando revi o meu querido DR. Ilton que trabalhava no Centro de Reabilitação e não trabalha mais, seu filho David e seu sobrinho. Na foto, além deles está a figurinha carimbada, minha amiga Elô.

Amigos da Bossa: Já estão sendo vendidos os convites para a noite de 28/01/14. Quem gosta de samba não deve perder! Lene Moraes vi-rá na cadência do samba animar a noitada. Canta bem, é simpática e o repertório também é bom. Adquira os convites ao preço de 30,00 reais na Padaria Costa Azul, Art’Manha, Pousada Sonho Verde.

Page 15: Rio das ostras 17 01 14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 15 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 16: Rio das ostras 17 01 14

16 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Socialpor Mark Ramospor Mark [email protected]

O cenarium Hall, mais uma vez, foi palco principal

para celebrar o amor, a fa-mília e a união, desta vez do doce e simpático casal Filipe e Mariana, que vie-ram de Macaé para confra-ternizarem com amigos e

familiares numa noite que além de linda e alegre, se tornou MÁGICA para to-dos que estiveram ali e que puderam contemplar de perto esta união. Um casal cúmplice de nosso traba-lho e que, por meses, es-peravam ansiosos por este dia e que confiaram a mim assinando esta produção linda e sofisticada. Cada

detalhe foi pensado cuida-dosamente para expressar o tanto de carinho que este casal queria passar naquela noite a todos, sem exceção.

Uma cerimônia repleta de gente bonita e bem vestida, somada a tanta emoção que não faltaram lágrimas no momento da cerimônia tão esperada por todos.

Uma decoração linda e sofisticada para receber os convidados com mui-to carinho e atenção, pois sempre foi esta a intenção do casal Mariana e Filipe, cúmplices do nosso tra-balho, me encantei com os dois quando na primeira vez que entraram em meu escri-tório no Cenarium Hall, pa-ra avaliarmos um orçamento e que não demorou muito vieram a confirmar o desejo

de realizar o casamento aqui no palco do Cenarium Hall. Sei o quanto foi difícil, mais foram fiéis a mim e ao meu trabalho. Aproveito a opor-tunidade para agradecer o carinho e o crédito dado ao Cenarium hall e ao Mark Buffet e Decoração, para re-alizarmos o tão esperado e sonhado dia do casal. Visua-lize esta e outras produções através de nosso site: www.cenariumhall.com.br ou atra-vés do Facebook.

Nunca deixem de sonhar! Espero por vocês na próxi-ma semana em mais uma coluna social.

(Mark Ramos)

Page 17: Rio das ostras 17 01 14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 17 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 18: Rio das ostras 17 01 14
Page 19: Rio das ostras 17 01 14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 19 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Casa e Estilo por Alexandre Silva Leal

[email protected]

Vamos Decorar

Decorar uma casa não é tarefa fácil, tanto que existem profissionais

especializados em tornar este trabalho menos árduo.

Móveis não devem bloque-ar a circulação de pessoas.

“Antes de optar pelo desig-ner, não deixe de pensar na funcionalidade de móveis, eletrodomésticos e objetos decorativos."

Normalmente, o excesso de objetos tende a dar a impres-são que você não sabe de fato aquilo que gosta e aumenta a chance de exibir peças não tão legais assim. Faça uma edição em suas coleções e tente guardar itens que você

já não gosta mais.Como já foi tratado em mui-

tas de nossas reportagens, ambientes decorados apenas com cores neutras podem ser elegantes, mas as chances de que eles sejam tediosos tam-bém aumentam. As cores cer-tas podem transformar um ambiente e se der errado você sempre pode pintar com uma nova tonalidade por cima.

Fique atento no tamanho do mobiliário que você escolhe para a sua casa. Evite móveis grandes, porque reduz a circu-lação das pessoas e o cômodo tende a parecer menor. Mes-ma coisa para o excesso de móveis ou uma má distribui-ção deles. Para evitar, nunca esqueça de medir os móveis na loja e testar em casa com

fita adesiva. Para acertar na disposição, vale se inspirar em ambientes semelhantes aos que você tem em casa em sites e revistas.

Antes de comprar camas, cadeiras, poltronas e sofás, tenha em mente que por mais lindos que eles sejam, serão móveis onde você de-verá usar em seus momentos de relaxamento. Ou seja, eles devem ser extremamente confortáveis. Antes de levar, teste bastante, procure a opi-nião de quem possui móveis similares.

O tapete deve ter tamanho suficiente para delimitar e definir áreas dentro de um ambiente. Ele não pode ficar ilhado entre sofás, atrapalhar a movimentação de cadeiras ou tampar toda a área dispo-nível do piso. Lembre-se, ele é um tapete, não um carpete.

Desorganização pode estra-gar todo o trabalho que você

teve para escolher móveis, acabamentos e itens para ca-sa. Invista em organizadores, armários, estantes e espaços de armazenamento para ti-rar a bagunça do alcance dos olhos.

”A Predilecta Moveis Plane-

jados tem uma ampla escolha de soluções de conforto sus-tentável para seus sonhos”

Page 20: Rio das ostras 17 01 14

20 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 21: Rio das ostras 17 01 14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 21 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Meio Ambiente por Antônio Ribeiro Peixoto

Eng.Segurança TrabalhoConsultor/InstrutorPerito Judicial [email protected]

Literatura por Leda Ferreira

[email protected]

Leitores ob-sessivos são aqueles que es-

tão sempre antenados com novos lançamen-tos e descobrem livros antigos, que não são mais impressos pelos editores e para encon-trá-los, somente em se-bos, e é uma maravilha entrar nestas lojas on-de existe um arsenal de preciosidades.

Outro dia, li num jor-nal de grande circula-ção, uma reportagem sobre dedicatórias encontradas em livros

adquiridos em sebos. Logo depois, assis-ti pela televisão num programa dedicado à literatura, informações sobre o mesmo assunto, então fui pesquisar na internet e achei histó-rias incríveis.

Uma blogueira conta que, garimpando num sebo, descobriu um li-vro do autor moçam-bicano Mia Couto com dedicatória muito ca-rinhosa para “Valéria”.

Te m p o s d e p o i s a blogueira foi trabalhar numa livraria onde fez amizade com vá-rios clientes, entre eles uma mulher assídua

frequentadora do lugar.Um dia, a blogueira

comentou com a mu-lher a aquisição do li-vro de Mia e recitou parte da dedicatória escrita pelo autor. Para surpresa da vendedora, a cliente, emocionada, falou sobre um texto que havia escrito no livro falando de sua amizade com o autor e informou que a tal “Va-léria” era ela.

A vendedora se sen-tiu na obrigação de de-volver o livro à verda-deira dona, que tinha ganhado o livro quando residia em Angola e, ao se separar do marido,

DEDICATÓRIAS voltou a morar no Bra-sil tendo deixado todos os seus livros por lá.

Nenhuma das duas descobriu os caminhos que o livro tomou para voltar às mãos de sua dona, que como era amiga do autor, contou a ele o ocorrido.

Quando Mia Couto veio ao Brasil, fez uma dedicatória especial para a blogueira em seu livro Terra Sonâm-bula, pela generosidade de ter devolvido o livro para sua amiga Valéria.

Histórias de livros com dedicatórias que

são perdidos e retor-nam aos donos existem muitas e emocionantes.

Porém existem as histórias de livros que seus donos se livram deles logo ao recebê-los, como a dos livros Aritmética, de Fernan-da Young e Até o Dia em que o Cão Morreu, de Daniel Galera que um leitor encontrou num sebo em São Pau-lo, novos, sem marcas, com dedicatórias para o fotógrafo J. R. Duran.

Existem ainda, pes-soas que colecionam dedicatórias, mas isso é uma outra história que dá uma crônica bem maior que essa.

O s E s t u d o s d e Análises de Riscos Industriais são ex-tremamente impor-tantes para proteger a população sediada em torno de uma instalação, conven-cional ou industrial, suscetível a aciden-tes pela dispersão de substâncias tóxicas, incêndios, explosões, ondas de choque, en-tre outros. Tais ocor-rências, na maioria das vezes, não ficam limitadas às instala-ções da empresa em questão, tornando-se

objeto de estudo em um processo de li-cenciamento ambien-tal. A progressiva ex-pansão da capacidade produtiva ao longo de décadas gerou graves

problemas de de-gradação ambiental, além de consequên-cias de qualidade de vida e de saúde. O crescimento da pre-ocupação com a con-servação e a presença da qualidade ambien-tal tem se tornado ca-da vez mais ativa em países, em virtude da evolução do his-tórico de problemas ambientais gerados ao longo dos anos principalmente pela operação de proces-sos industriais, que

geram degradação da qualidade ambiental tanto em sua opera-ção de rotina quanto em acidentes am-bientais (explosões, derramamentos, va-zamentos, transbor-damentos em equi-pamentos ou instala-ções). Na década de 80, surge no Brasil a primeira legislação ambiental em virtu-de dessa crescente expansão econômica e, ao mesmo tempo, a preocupação com a preservação. A ava-liação de impactos ambientais e o licen-ciamento de ativi-dades efetivam, ou potencialmente po-luidoras, são estabe-lecidas pela Política

Nacional de Meio Ambiente, de 1981, como dois de seus instrumentos de im-plantação. Para se analisar uma plan-ta industrial tem-se dois cenários: o inter-no e o externo. No ce-nário interno a planta é um problema que está vinculado ao Ministério do Traba-lho. Porém se for um cenário externo a es-ta planta industrial, passa a ser um pro-blema ambiental, on-de neste caso há uma multiplicidade de legislações variando de acordo com o Mu-nicípio e Estado. Com o decreto nº 42.159 de 02 de dezembro de 2009, foi estabe-

lecido a necessidade de um responsável técnico para área ambiental. Assim, no contexto do licen-ciamento ambiental, é obrigatória a exis-tência do responsá-vel pela área do Meio Ambiente, sendo em muitos casos práticos aqueles responsáveis pela área de Meio Ambiente, sendo em muitos casos práticos aqueles responsáveis pela área de Segu-rança e Saúde. Risco é toda possível fonte acidental de perigo, produção de dano ou dificuldade, ou fre-quência prevista dos efeitos indesejáveis decorrentes da expo-sição a um poluen-

te. O risco ambiental deve ser considera-do como um proces-so que se estrutura ao longo do tempo, não estando restrito aos eventos “natu-rais” ou tecnológicos catastróficos,como grandes enchentes, acidentes industriais, etc.

A construção do risco, tomada com um somatório de pro-cessos em diferentes intervalos temporais está vinculado ao modo de vida moder-na e à vida cotidiana nas cidades.

Page 22: Rio das ostras 17 01 14

22 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Concessionária da BR 101 critica suspensão da cobrança de pedágio

ESTRADAS

Na última segunda-feira (13), a justiça de Campos suspendeu cobrança em duas praças de pedágio em Serrinha e Gandu

[email protected]

A Autopista Fluminen-se, concessionária que administra a BR 101,

divulgou nota informando que foi surpreendida no final da tar-de da última segunda-feira (13), com o recebimento de uma me-dida liminar concedida pelo juiz de direito da 2ª Vara da Família de Campos dos Goytacazes, Ral-ph Manhães Júnior, determi-nando a suspensão da cobrança do pedágio nas praças 1 e 2, em Serrinha e Gandu, localizadas nos quilômetros 40 e 123 da BR 101, respectivamente.

Ainda segundo a nota, a con-cessionária discorda dos termos da referida decisão, por consi-derá-la injusta, já que vem de-senvolvendo seus trabalhos em conformidade com o contrato de concessão, tendo implantado importantes melhorias em prol dos usuários da rodovia BR-101/RJ, a qual encontra-se, inclusive, em plena fase de duplicação. A Autopista Fluminense informou também que foram mais de R$ 803 milhões investidos pela con-cessionária na BR 101-RJ até de-zembro do ano passado.

Ainda segundo a concessioná-ria, a Autopista Fluminense dará cumprimento à decisão liminar, suspendendo a cobrança de pe-dágio nas referidas praças desde ontem (14), sendo que apresen-tará o recurso cabível contra a referida decisão, esperando que ela seja revertida o mais breve possível, restabelecendo-se a cobrança de pedágio nas duas praças.

Por fim, a concessionária conclui informando que por questões operacionais, os usuá-rios serão liberados nas cabines, após a abertura das respectivas cancelas, com o devido registro da passagem dos veículos sem a cobrança da tarifa.

A reportagem do Jornal O DE-BATE entrou em contato com o Juiz Titular da 2ª Vara da Famí-

WANEDERLEY GIL

lia de Campos dos Goytacazes, Ralph Manhães Júnior, mas ele não foi encontrado para comen-tar o assunto. Por estar acumu-lando funções, ele assumiu a 1ª Vara Cível da cidade, de onde saiu decisão de suspender a co-brança de pedágio na BR 101.

Durante o relato, na decisão do processo, Ralph Manhães Jú-nior, fala que a sentença se deu às inúmeras infrações contra-tuais cometidas pela concessio-nária, no que se refere ao con-trato de concessão da rodovia BR 101, em especial, no trecho que o corta o município, além de desrespeitar flagrantemente às normas do Código Consumei-rista, sem se importar com os consumidores, principalmente no que refere à segurança, colo-cando em risco, com sua atitude ou omissão, a vida daqueles que

transitam pelo trecho. O juiz diz ainda, no documen-

to, que há quase seis anos, após ter assumido a administração da rodovia BR 101, nos trechos indicados, a concessionária pra-ticamente não cumpriu quais-quer dos prazos estabelecidos no contrato de concessão para que providenciasse melhorias e aumentasse a segurança na rodovia, a despeito de estar há vários anos cobrando pedágio dos consumidores, sem a devi-da contraprestação. Ao contrá-rio, após seis anos de concessão, a situação atual é bem pior do que antes daquele ato, já que os acidentes com mortes conti-nuam acontecendo de maneira assustadora, presenciando a comunidade deste município várias tragédias em que filhos se tornam órfãos e pais perdem

os seus filhos, dano este irrepa-rável.

Em outro trecho do documen-to, o juiz diz: é inacreditável que os consumidores tenham que pagar pedágio vários anos sem que quilômetro algum tenha sido entregue até a presente data aos seus destinatários, que também não têm informação al-guma de quando isso ocorrerá, havendo uma espera irritante quanto às obras que caminham de forma lenta.

O juiz cita também que a con-cessionária financiou e vem fi-nanciando as obras ditas de me-lhorias com dinheiro público, já que obteve vários financiamen-tos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) para tal fim, além do dinheiro dos con-sumidores que pagam vários pedágios numa única viagem, o

que configura o abuso por parte da demanda na relação consu-meirista. Segundo o juiz, a con-cessionária, além de não fazer os investimentos programados, visando à segurança daqueles que transitam na rodovia sob concessão, o despeito da exis-tência de prazos expressos nes-se sentido, vem fazendo alguns reparos e obras com dinheiro público e dos consumidores, pa-recendo assim, que a concessão em questão é o melhor negócio do mundo.

Segundo a justiça de Campos dos Goytacazes, caso a conces-sionária descumpra a determi-nação, os responsáveis podem pagar multa de até R$ 300 mil por dia e por praça de pedágio.

A Polícia Rodoviária Federal já foi notificada para fazer com que a decisão seja cumprida

Page 23: Rio das ostras 17 01 14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 23 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

por Iza FreireModa

[email protected] Tropical Holiday

Os biquínis, as sandálias, as bol-sas e os chapéus

já foram escolhidos para arrasar nesta moda verão 2014. Mas e as saídas de praia? Já pensou no me-lhor modelo que combi-na com o seu corpo, que seja ideal para esconder o bumbum depois do ba-nho de mar? Veja as ten-dências que o Verão 2014 traz para essas peças.

As hot pants são ótimas opções para quem quer algo versátil. Os indi-cados são uma hot pant que vira saia. Regulando a altura da pala e descen-do-a até o quadril, ela se transforma numa "sai-nha" a partir do biquíni, escondendo o bumbum e deixando a mulher mais confortável.

Para as moças do bum-bum mais empinado, as estilistas ponderam: "Se for uma pessoa mais discreta, sugerimos uma roupa mais soltinha na área dos quadris, como uma bata ou vestido mais fluido".

Se você tem quadris

SAÍDAS DE PRAIA: VEJA AS TENDÊNCIAS PARA A MODA VERÃO 2014largos, é melhor não usar tangas de amarração late-ral, assim eles não parece-rão ainda maiores.

Uma boa alternativa para saída de praia é o kaftan, um vestido solti-nho, até os joelhos, que marca a cintura e deixa a silhueta super bonita e simétrica.

E não se preocupe em ousar nessas peças tão necessárias. "Hoje em dia não precisamos mais nos preocupar com a combi-nação de cores, gostamos muito de fazer mix de estampas. Fica despoja-do e chique ao mesmo tempo. É bacana brincar com essas possibilidades e dar uma descontraída no look."

Hot Pants - estará super em alta na pró-xima estação. Para quem não está asso-ciando nome à pessoa, é aquele modelo no qual a calcinha é gran-de, acima do umbigo, estilo vovó. Além de elegante, ajuda a colo-car os pneuzinhos em seu devido lugar e não permite o bumbum fi-car à mostra.

Animal Print - não só em roupas casuais essa estampa esta-rá em evidência, nos b i q u í n i s t a m b é m . Em diversas cores e estampas, o Animal Print veio para ficar.

Tropical - estampa de palmeiras, árvores,

feminina.Ma r i n h e i ro - u m

charme a mais, que promete chegar e ficar.

P re t o e B ra n c o - a p o s t e n a m i s t u r a dessas cores. Além de clássicos, algumas es-tampas estão vindo bem divertidas com essas cores. Opte por usar uma peça de cada cor ou usar conjuntos em que uma peça con-tenha a cor da outra em detalhes. Fica lindo, elegante, charmoso.

folhas… não importa o desenho, está virando moda. Tem algo que remete mais ao Brasil do que isso?

Étnico - os estilistas gostaram tanto dessa nova onda que resol-veram levá-la para a moda praia. E acer-taram. O biquíni fica um charme com essa estampa, além de ser elegante.

Babado - nunca sai de moda e ajuda a dar um charme na peça praiana. Ajuda a fazer a linha Lolita.

Franja - uma moda que está pegando em peças casuais, agora chega aos biquínis. Seja em modelo toma-

ra que caia, seja em maiô ou biquíni cor-tininha, a franja pro-mete estar presente nas praias dando um plus a mais.

Bolinha - o retrô fica por conta dos biquínis de bolinha, só que não só de amarelinhos vive es-sa tendência: ela vem em várias cores e em alguns modelos, até, misturados em um só modelo. Lindo, lindo, lindo a meu ver!

Listras - veio para dar elegância e aju-dar a alongar o cor-po da mulher. Listras bicolores ou multi-color ficam lindas e valorizam a silhueta

Page 24: Rio das ostras 17 01 14

24 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Decoração por Nilo Martins

[email protected]

Reflexos inteli-gentes procure posicioná-los onde

eles causem reflexos em objetos e paredes boni-tas, aposte no acabamento, existem de todos estilos e modelos bordas diferen-tes e cores diversas. Em ambientes pequenos, mé-dios e grandes de formas circulares transformam os ambientes tornando-os agradáveis e elegantes du-plicando áreas e espaços. Espelhos em diversos ta-manhos dispostos de forma aleatórias trazem efeitos luminosos a corredores e

salas. Eles traduzem luz e leveza aos ambientes. Com resultados enormes a sua decoração, com planeja-mento de espaços. Muita elegância e requinte e am-plitude seus desejos serão atendidos basta apenas posicioná-los. Procure ins-talar os espelhos nas áreas de circulação, você pode fazer isso revestindo pa-redes, fixando-os em cima de bancadas ou embutidos na marcenaria, em portas de armários e em diversas peças de mobiliário. A gran-de vantagem dos espelhos e que não existe incom-patibilidade entre eles e a decoração já existente ou planejada. Espelhos gran-

ESPELHOS AUMENTE SEU ESPAÇO.

des são ideais para ambientes peque-nos eles ampliam e trazem lumino-sidade aos ambien-tes. Simplesmente encostados as pa-redes criam efei-tos imponentes em qualquer espaço, virando belos ob-jetos de arte. Co-ringa na decoração além de aumentar visualmente es-paços são fáceis de colocação, com preços acessíveis podem trocar de lugar sem proble-mas, são elegantes e as vezes dramá-ticos. Sobre mesas trazem efeito de-masiado elegante entre vasos e flo-res de bom gosto. Refletido no inte-rior e exterior au-menta sua casa vi-sualmente criando belos espaços.

Abraços e boa sorte nas escolhas. Nilo Sergio

Page 25: Rio das ostras 17 01 14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 25 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Fotodepilação e Fototerapias Por Layla Alves

Alternativa indolor na guerra contra os pelos

[email protected]

Depilação dura-doura é o desejo de toda mulher. Assim

é o método de fotodepilação, que por meio da IPL (Luz In-tensa Pulsada) elimina os pe-los através do calor emitido pela luz. Recente no Brasil, a fotodepilação é a sensação do momento e o que tem mais chamado a atenção é que o tratamento é praticamente indolor. Isso tem feito com que, além das mulheres, mui-tos homens estejam aderindo à fotodepilação.

Se a preferência das mulhe-res é depilar as pernas, buço, virilha e axilas os homens por sua vez depilam principalmen-

te pescoço, peito e costas. Além de cada vez mais vaidosos, os homens buscam praticidade e procedimentos indolores e a fotodepilação propicia isso.

A fotodepilação é frequen-temente confundida com a de-pilação a laser, mas a principal diferença é que o laser emite uma luze comprimento de on-da contínua, monocromática e unidirecional. Assim, a con-centração de energia é maior no local, o que torna o tratamento doloroso.

Já a IPL emite uma luz que contém vários comprimentos de onda, policromática, não di-recionada e dispersa. Este con-junto faz com que a concentra-ção de energia seja menor, mas com a mesma eficiência e com a diferença que trata vários tipos

de pele e pelos. Além de ser mais dispersa, a aplicação é feita com a tecnologia sub-zero, que ame-niza ainda mais a dor.

Outra vantagem em relação às aplicações a laser é a possibi-lidade de tratar vários tipos de cores de pelo e todas as texturas de pelo, do mais grosso ao mais fino. Com relação aos métodos convencionais de depilação, co-mo cera e a lâmina, a luz inten-sa pulsada ainda clareia a pele manchada e elimina os proble-mas da foliculite.

A fotodepilação pode ser apli-cada em todas as áreas corporais e faciais, de mulheres e homens, exceto sobrancelha, região de mucosa, couro cabeludo e região testicular.

Na D’pil, todos os clientes pas-sam por uma avaliação gratuita,

ligue (22) 2764 1759 / 99900 7787 e agende a sua hoje ainda ou faça-nos uma visita na Av. Amazonas, nº 333 Lj 01 Centro ( rua da feirinha ) e conquiste você também uma pele lisinha sem dor.

Page 26: Rio das ostras 17 01 14

26 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Educação Infantil Por Teresa Giarolla

Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a lei-tura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.

Na sala de aula, o docente pode valorizar os usos da escrita pre-sentes no cotidiano para ensinar os devidos conteúdos. O professor, ao propor atividades que envolvem os usos da escrita que ainda não fazem parte do cotidiano, pode introduzir essas práticas de letra-mento de forma que os indivíduos compreendam a função da escrita no contexto social e sua relação

Tutora do CEDERJ pela UNIRIO - Disciplinas Alfabetização/Música e EducaçãoPedagoga com FORMAÇÃO TECNOLÓGICA em Mídias na Educação pela UFRJ/ Por Dentro dos Meios pela SEEDUC / Gestão em EaD pela UFF / TICs pelo PROINFO / Produção de Material Didático para a Diversidade -UFF

LETRAMENTO

com o contexto escolar (Terzi, 2001).

Sendo assim, ler e es-crever através das práti-cas sociais pode favorecer o acesso ao conhecimen-to, habilitando o aluno a interpretar diferentes textos que circulam so-cialmente e a produzir textos eficazes nas dife-rentes situações sociais de que participa. Cabe à escola e à educação co-mo lugar de formação do sujeito social e espaço de construção da moral e da ética, de circulação das ideologias (pelo menos deveria ser), proporcio-nar ao aluno possibili-dades para o exercício da compreensão, capaci-tando-o a utilizar-se da palavra de outrem não de maneira autoritária, mas de maneira internamen-te persuasiva para dela fazer uso num exercício

de revisão e réplica.Atualmente, ser alfabe-

tizado, isto é, saber ler e escrever, tem se revela-do condição insuficiente para responder adequa-damente às demandas da sociedade. Há alguns anos, não muito distan-tes, bastava que a pessoa soubesse assinar o nome, porque dela, só interes-sava o voto. Hoje, saber ler e escrever de forma mecânica não garante a uma pessoa interação plena com os diferentes tipos de textos que cir-culam na sociedade. É preciso ser capaz <http://www.webartigos.com/ar-tigos/letramento-leitura-e-escrita/18622/> de não apenas decodificar sons e letras, mas entender os significados e usos das palavras em diferentes contextos.

O que falta a uma pes-

soa que sabe ler e es-crever? Por que muitos terminam a Educação <http://www.webartigos.com/artigos/letramento-leitura-e-escrita/18622/> Básica e não conseguem entender uma bula de remédio ou redigir uma simples carta?

Para Moacir Gadotti apud Vargas (2000: 14):

O ato de ler é incomple-to sem o ato de escrever. Um não pode existir sem o outro. Ler e escrever não apenas palavras, mas ler e escrever a vida, a história. Numa sociedade de privilegiados, a leitura e a escrita são um privi-légio. Ensinar <http://www.webartigos.com/artigos/letramento-lei-tura-e-escrita/18622/> o trabalhador apenas a es-crever o nome ou assiná-lo na carteira profissio-

nal, ensiná-lo a ler alguns letreiros na fábrica como perigo, atenção, cuidado, para que ele não provoque algum acidente e ponha em risco o capital do patrão não é suficiente... Não basta ler a realidade. É preciso escrevê-la.

Sabendo ler, aprendemos a pensar racionalmente, a criticar, a ponderar sobre a nossa realidade e a fazer escolhas. São as ideias que libertam o indivíduo. No dia em que aprendermos a pensar por conta própria, jamais serviremos a alguém sem o nosso próprio consen-timento. Teremos alcançado a liberdade.

Page 27: Rio das ostras 17 01 14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 27 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Veterinária Por Dra. Solange Mattos

Banho e Tosa por Thamires Silva

[email protected]

Você sabia que a tosa nos animais não está direcio-

nada apenas a aparência tosar-e-um-cuidado-para-aparencia-e-higiene ? Pois é, este cuidado é também muito importante para a higiene deles. Existem pessoas que tosam seus animais por questões de estética, sem considerar o quanto isso fará bem ou mal a eles. É importante ressaltar que a tosa é sau-dável, mas nem sempre pa-ra todos os animais.

Quando tosamos um ani-mal estamos contribuindo na prevenção de doenças de pele, problemas ocasio-

nados por pulgas e carra-patos, além da queda dos pelos que pode acontecer devido ao comprimento e embaraço.

Por mais que estejamos falando da tosa é muito importante também a es-covação. Animais de pelo longo, por exemplo, devem ser escovados diariamen-te. Isso porque a remoção dos pelos mortos ajuda na circulação e ativa o sistema imunológico. Já se tratan-do de animais com o pelo curto, é recomendado que se escove ao menos uma vez por semana. Os pelos quando embaraçados, po-dem abafar a pele e propi-ciam o surgimento de fun-gos, micoses e consequen-temente dermatites.

Existem algumas raças que não devem ser tosa-das, nunca. São os animais de pelos curtos que trocam de pelagem duas vezes ao ano. Já para outros, a tosa é necessária, assim nasce-rão pelos mais fortes. Po-rém devemos ficar atentos, pois, existem casos, que quanto mais cortamos o pelo, mais feio ele fica.

A tosa higiênica é feita principalmente no inver-no e em animais de pelos longos. Ela é feita na re-gião genital e nas patinhas garantindo a higiene por determinado período, aju-dando também a acertar a forma dos pelos. Nos ma-chos a tosa também deve ser feita na barriga, evitan-do que o animal se suje ao

fazer xixi, já que o seu pipi está voltado para frente. Ah, as unhas são cortadas e as orelhas limpas, sempre.

O procedimento na co-nhecida “tosa bebê” é fei-to com tesoura e ajuda de pentes. Ela é prática e per-mite que as escovações se-jam em menos quantidade, já que ela diminui o risco do pelo embolar. Converse com o tosador para definir o quanto vai ser cortado, o que normalmente fica en-tre um e dois dedos.

O carinho com que se cuida e trata cada animal é a garantia que tais pro-cedimentos estão sendo feitos de maneira correta. Fatores essenciais para a satisfação, tanto do cliente,

quanto do animal que sabe quando é bem tratado.

Se você é marinheiro de primeira viagem e não sabe por onde começar na hora de decidir se vai tosar ou não, tome muito cuidado. Leve o seu animal a um pet shop de confiança.

Trabalhamos para ofere-cer o melhor para seu ami-go, o Banho e Tosa Bom pra cachorro fica localizado da rua Washington Viana, Centro - Rio das Ostras .

Na rotina clínica dos atendimentos veterinários, a ca-

da dez animais recebidos, possivelmente quatro serão diagnosticados com proble-mas dermatológicos, mesmo que a queixa principal do dono não esteja relacionado a esse fator.

Os problemas dermatoló-gicos estão relacionados a uma coceira persistente na pele, que causa muito incô-modo ao animal. Os proble-mas dermatógicos também estão por detrás de muitas eutanásias ou abandonos.

As doenças de pele deixam a pelagem menos atraente, o que causa muitas vezes re-pulsa das pessoas e até mes-

[email protected]

mo do dono dos animais. Os tratamentos relacionados às moléstias exigem um grande

OS PROBLEMAS DERMATOLÓGICOS EM CÃES E A RELAÇÃO DA EUTANÁSIA OU ABANDONO

compromisso e muita dedi-cação por parte do dono, que na maioria das vezes é re-

compensada com a cura do animal, desde que a doença seja acompanhada do início, a maioria pode ser cadencia-da. Logo, o diagnóstico rápi-do, a argumentação convin-cente com os proprietários, e escolha de tratamento efi-ciente influenciam na cria-ção do vínculo com o pro-prietário e estabelecimento da confiança e credibilidade do clínico.

A sarna é a doença de pe-le que mais causa coceira, se manifesta de duas maneiras, recebendo nomes distintos: escabiose e demodécica. A sarna demodécica é trans-mitida apenas de mãe para filhote nas primeiras horas de vida, quando os animais

ainda apresentam baixa imunidade. Já a escabio-se é transmitida através do contato direto com objetos, animais e ambientes conta-minados.

O tratamento da escabio-se e demodécica são feitos com banhos usando xam-pus antissépticos, anti-se-borrréicos ou antifúngi-cos, além das medicações antiparasitárias, indicadas pelo médico veterinário capacitado logo após a certeza do diagnóstico da moléstia. Lembrando que, a melhor forma de preven-ção de muitos males que acometem os animais, são os cuidados com a alimen-tação e manejo sanitário.

Page 28: Rio das ostras 17 01 14

28 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Inglês sim! Por Márcia Lage

Energia Vital Por Dra. Simone Bastos

[email protected]

A DP é uma doença degenerativa do sistema nervoso

central, é uma doença pri-mária de causa obscura. Ocorre morte celular dos neurônios produtores de dopamina. É caracterizada como uma doença progres-siva do movimento, devido disfunção destes neurônios que controlam e ajustam comandos conscientes vin-

dos do córtex cerebral para o corpo humano. É uma das doenças neurológicas mais frequentes. Embora seja mais comum em idosos e seu pico de incidência seja por volta dos 60 anos, ela pode aparecer em jovens. O portador da DP pode apre-sentar tremores, rigidez dos músculos, dificuldade de caminhar, dificuldade de equilibrar, de engolir. Apresenta uma tríade ca-racterística que são: tremor de repouso, bradicinesia

(lentidão dos movimentos, perda dos movimentos har-moniosos), e rigidez. Pode apresentar também acine-sia (perda parcial ou total dos movimentos do corpo), micrografia (escrita dimi-nuída), expressões como máscara, instabilidade pos-tural, alterações da marcha, e postura encurvada para frente. Como a morte ce-lular ocorre lentamente os sintomas são progressivos no decorrer dos anos.

Apesar dos avanços no conhecimento dos meca-nismos fisiopatológicos da doença, o trata mento clíni-co ainda é limitado. Ainda não é pos sível impedir a evolução da doença, e os trata mentos medicamen-

Doença de Parkinson

tosos são passíveis de efei-tos colaterais que afetam a qualidade de vida dos pa cientes, principalmente nas fases mais avançadas da doença.

Pesquisando sobre a efi-cácia da acupuntura sobre a DP, descobri estudos ex-perimentais que indicam efeitos benéficos, como neuroproteção, estímu-lo neurotrófico, proteção imu nológica e modulação da função de neurotrans-missores. Estudos clíni-cos indicam potenciais benefícios da acupuntura principal mente na motri-cidade, no sono, na quali-dade de vida e nos efeitos colaterais dos medica-mentos. Foram feitas ex-

perimentações, e em um dos estudos na qual 85% de 20 pacientes de DP relataram que não houve melhora na deambulação, mobilidade e comporta-mento emocional, mas que no sono e descanso, tremor, escrita, depres-são e bradicinesia tiveram uma melhora significati-va. Como a acupuntura vem para equilibrar o or-ganismo e promover saú-de, é totalmente indicada na DP.

[email protected]

Em 3 de Janeiro des-te ano, aproximada-mente 200 linguistas

se reuniram na conferência da “American Dialetic So-ciety” para votar em qual se-ria a palavra do ano de 2013. Algumas indicações foram sharknado, doge, bitcoin, selfie, Obamacare, craitivas construções linguísticas. Po-rém a palavra escolhida foi uma velha conhecida nossa: “because”.

A palavra “because”, que quer dizer simples-

O novo uso de “because”mente “porque”, ago-ra surgiu com um novo e surpreendente uso. O linguista americano Bem Zimmer descreve as novas possibilidades gramaticais de “becau-se” como: ”Because não precisa mais ser seguido por “by” ou por uma sen-tença inteira. Agora pode vir simplesmente seguido por palavras fundamenta-das como “because scien-ce” ou “because reasons”. Jessica Love, transexual nórdica, define o novo uso como “uma forma diverti-da, e cheia de significado

qual for a origem, ameri-canos vêm se divertindo com essa nova construção e linguistas buscam nomes para isso, como “because noun” ou “preposicional because”, ou simplesmente “because x”. O legal é saber que mais uma vez pode se notar que a língua é viva, se transforma e sempre traz novas possibilidades. Just because!

de definir uma situação”. Mark Liberman, professor, percebe que o novo “becau-se” parece geralmente estar associado ao fato de o que vem a seguir, como razão ou motivo, é talvez fraco.

A origem desse novo uso é incerta, mas há teorias. Neal Whitman defende a ideia de que “because x” viria da construção “becau-se, hey” tirando o “hey”, de uma sketch de “Saturday Night Live”, de 1987 (um famoso programa de humor nos EUA): If you ever fall off the Sears Tower, just go real limp, because maybe

you’ll look like a dummy and people will try to ca-tch you because, hey, free dummy. O que significaria: uma piada de duplo senti-do, no final dando a razão por que, mas subtraindo o “hey” que seria a inter-jeição explicando a razão, acaba sendo o “because free dummy”. Getchen Mc Culloch acredita mais que possa ter vindo do “me-me” “because of reasons” popularizado pelo “Three Word Comic #139” de 2011, resumido para “because reasons”.

De qualquer forma, seja

Page 29: Rio das ostras 17 01 14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 29 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Saúde por Carol Passos/ CorenRJ25607

[email protected]

A esquizofrenia <ht-tp://www.copacabana-runners.net/esquizofre-nia-paranoide.html> é uma desordem cerebral crônica, grave e incapa-citante, que afeta em tor-no de 1% da população. Pessoas com esquizofre-nia podem escutar vozes e acreditar que outros estão lendo e controlan-do seus pensamentos ou conspirando para preju-dicá-las. Essas experiên-cias são aterrorizantes e podem causar medo, re-colhimento ou agitação extrema.

Pessoas com esquizo-frenia podem falar coisas que não fazem sentido, ficar sentadas por horas sem se mover ou falando muito pouco, ou podem parecer perfeitamente bem até dizer o que re-almente estão pensando. Uma vez que muitas pes-soas com esquizofrenia podem ter dificuldade de

* Sintomas cognitivos, que são problemas com: atenção, certos tipos de memória e funções de execução que nos per-mite planejar e organi-zar. Déficits cognitivos também podem ser difí-ceis de reconhecer como parte da esquizofrenia, porém são os mais inca-pacitantes para levar um vida normal.

Quando a esquizofre-nia começa?

Sintomas psicóticos, como alucinações e de-lírios, geralmente apare-cem nos homens duran-te a adolescência tardia e vinte e poucos anos, e nas mulheres entre 25 e trinta e poucos anos. Esquizofrenia raramen-te aparece depois dos 45 anos de idade ou antes da puberdade, embora já tenham sido registrados casos em crianças de 5 anos.

Em adolescentes os primeiros sinais da es-

quizofrenia incluem mu-dança de amigos, queda no desempenho escolar, problemas para dormir e irritabilidade. Uma vez que muitos adolescentes, normais também podem ter esse comportamento, o diagnóstico pode ser difícil de fazer nesse es-tágio. Pesquisas têm mos-trado que a esquizofrenia afeta igualmente homens e mulheres e ocorre em taxas similares em todos os grupos étnicos pelo mundo.

Causas da esquizofrenia

Assim como muitas outras doenças mentais, acredita-se que esquizo-frenia seja uma combina-ção de fatores genéticos e ambientais. Todas as fer-ramentas da ciência mo-derna estão sendo usadas para descobrir as causas da esquizofrenia <http://www.copacabanarun-ners.net/esquizofrenia-causas.html>.

TratamentoUma vez que a causa

da esquizofrenia ainda é desconhecida, os tra-tamentos atuais focali-zam na eliminação dos sintomas da doença. Os tratamentos para esqui-zofrenia <http://www.copacabanarunners.net/esquizofrenia-tratamen-to.html> incluem medi-camentos antipsicóticos e tratamento psicosso-cial. Os tratamentos dis-poníveis podem aliviar muitos dos sintomas, porém a maioria das pes-soas com esquizofrenia devem ter que enfrentar alguns sintomas residu-ais pela vida toda. Apesar disso, hoje em dia muitas pessoas com esquizofre-nia conseguem levar vi-das construtivas em suas comunidades. Pesquisas estão desenvolvendo medicamentos mais efi-cientes e procurando entender as causas da esquizofrenia para achar formas de prevenção e tratamento.

manter um emprego ou cuidar de sim mesmas, a carga em sua família po-de ser significativa.

Sintomas da esquizo-frenia

Os sintomas da esqui-zofrenia <http://www.copacabanarunners.net/esquizofrenia-sintomas.html> se encaixam em três categorias gerais:

* Sintomas positivos, que são pensamentos e percepções diferentes co-mo alucinações, delírios e desordens no pensamen-to e movimento.

* Sintomas negativos, que representam a perda ou diminuição na capa-cidade de iniciar planos, falar, expressar emoções ou encontrar prazer na vida cotidiana. Esses sin-tomas são difíceis de re-conhecer como parte da esquizofrenia e podem ser confundidos por pre-guiça ou depressão <ht-tp://www.copacabana-runners.net/depressao-sintomas-causas.html>.

O que é esquizofrenia?

Page 30: Rio das ostras 17 01 14

30 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Nutriçãopor Carolina Eliziá[email protected]

Sempre na Moda Por Valessa Coiffeur

Conheça algumas tendên-cias para 2014. Estar sempre por dentro das novidades em

decorações de unhas é sempre impor-tante pois ninguém quer ficar fora da moda, não é mesmo?

Não basta apenas cuidar das unhas, é preciso conhecer os melhores es-maltes e também saber o tipo de de-coração que está na moda e que você goste. Neste verão vários estilos estão sendo cogitados, uma das surpresas é a cor Branca que vai estar com tudo no verão. Acredite! É a grande ten-dência e mesmo estando um pouco sumido, no verão 2014 será um grande

Unhas Verão 2014sucesso. Mas não é qualquer branco, diferente do branco que todo mundo já conhece a tendência é um branco mais forte que lembra bastante o fa-moso 'corretivo' da escola, aquela cor mais forte.

Outra grande tendência são as unhas geométricas e também a fran-cesinha colorida com stiletto. São mo-delos diferentes que agradam a todas, mais em 2014 você vai ouvir falar mui-to mais nesses estilos de decoração de unhas. O Salão Valessa Coiffeur, conta com ótimos profissionais em design de unhas especiais (Fibra, gel e sili-cone) e todos os tipos de decorações.

Esteatose hepática é o termo utilizado para definir o acúmu-lo de gordura no fígado. Ela é

dividida em dois tipos: a esteatose he-pática alcoólica, causada pelo exces-sivo consumo de álcool, e a esteatose hepática não-alcoólica.

Como tratar o fígado gorduroso?A melhor maneira de tratar o fígado

gorduroso é através de uma perda de peso gradual (não se deve perder rá-pido demais), exercícios físicos e uma dieta direcionada.

·Dieta para o fígado gorduroso: Au-menta o consumo de verduras, legu-mes e frutas. Fique longe dos alimen-tos tipo “fastfood”.

·Perda de peso: Uma perda de peso gradual é a melhor maneira de redu-

ESTEATOSE HEPÁTICA OU GORDURA NO FÍGADO

zir a gordura acumulada no fígado. Perder muito peso ou rápido demais não é recomendado e pode até ser perigoso.

·Exercícios físicos: Se não pratica atividade física, consulte um médico antes de começar. A atividade física deve ser incorporada na vida diária para prover seus benefícios.

·Álcool: Deve ser evitado.

DICAS DE ALIMENTAÇÃO:A proteína não deve ser em excesso

já que pode dificultar o trabalho do fígado ao digeri-la. Portanto, deve-se consultar um nutricionista para balancear a quantidade adequada na dieta.

CUIDE DE SEU FÍGADO!!!

Page 31: Rio das ostras 17 01 14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 31 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Beleza e Saúde por Rodrigo TavaresCURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

EM ESTÉTICA - é a forma mais prática e objetiva para se habilitar à profissão de Esteticista

[email protected]

A pele sofre constante-mente um processo de envelhecimento natural e

gradual. Esse processo não pode ser interrompido, mas pode ser retardado por meio de recursos cosmecêuticos(peeling's, cremes, loções...) e tecnológicos( apare-lhos) não invasisvos, ou proce-dimentos invasivos como aplica-ções de Botox, preenchimentos e cirurgias plásticas.

Além dos já consagrados peeling's, principalmente os que compõem a MENE & MOY SYS-TEM, a radiofrequência é consi-derada hoje um avanço importan-te na luta contra o envelhecimen-to cutâneo, por conseguir retardar esse processo de forma significa-tiva e sem apresentar riscos ao cliente, nem afastamento de suas atividades diárias.

O estímulo ao colágeno é a

RADIOFREQUÊNCIA + PEELING'S PARA REJUVENESCIMENTO FACIALUMA ASSOCIAÇÃO BOMBÁSTICA !!!

chave para o rejuvenescimento ! O objetivo ao tratar da flacidez da pele é trabalhar com a sua estrutura de suporte. Se uma quantidade suficiente de calor for entregue ao colágeno, a sua estrutura irá mudar, causando um enrijecimento de suas fibras. O calor promovido pela radiofre-quência( que é diferente do calor provocado por mantas térmicas, saunas, etc...), é gerado a partir de ondas eletromagnéticas que se transformam em energia tér-mica ao entrar em contato com as células, fazendo um aque-cimento " de dentro pra fora ". Isso provoca um engrossamento e encurtamento das fibras de co-lágeno tornando-as mais firmes e lisas, diminuindo a aparência envelhecida.

O efeito citado acima é de caráter imediato, e com resfria-mento da pele o resultado não é duradouro. Mas acontece que com a radiofrequência consegue-

se atingir um fenômeno chamado neocolagênese( formação de novo colágeno) a longo prazo, trazendo assim resultados reais, duradou-ros e progressivos .

A aplicação é simples e indo-lor, o cliente sente apenas aqueci-mento local, sem nenhuma com-plicação no dias seguintes.

É sempre bom lembrar que

a radiofrequência é um equipa-mento e que para obtenção de excelentes resultados deve ser operado por profissional bem qualificado. Não basta ter um bom aparelho, é imprescindível ter um bom operador. Cuidado com preços apelativos, geralmen-te é sinônimo de má qualidade!!!!

Grande abraço a todos !!!

Page 32: Rio das ostras 17 01 14

32 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 33: Rio das ostras 17 01 14
Page 34: Rio das ostras 17 01 14

2 Classificados RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 35: Rio das ostras 17 01 14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 Classificados 3 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 36: Rio das ostras 17 01 14

4 Classificados RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

IPVA

Guias de recolhimento do IPVA já estão disponíveisProprietários de veículos já podem emitir o boleto de pagamento pela internet em www.fazenda.rj.gov.br

Paty [email protected]

O boleto de paga-mento do Imposto sobre a Propriedade

de Veículos Automotores - IPVA- já está disponível no portal da Secretaria Estadu-al de Fazenda do Rio de Ja-neiro (www.fazenda.rj.gov.br), nos terminais e no site do Banco Bradesco (www.bradesco.com.br), desde o dia 14 de janeiro. As guias de recolhimento podem ser pagas em qualquer agência e também pela internet. A mé-dia da redução de imposto deste ano chega a 5,5% para os contribuintes que já paga-vam o IPVA em 2013.

O proprietário do veículo tem duas opções: pagar à vis-ta ou parcelado. Na primeira opção, o desconto para paga-mento em cota única oferece 10% de desconto. Já para a segunda opção, o parcela-mento pode ser feito em três vezes. O desconto oferecido este ano é maior que o de 2013, quando foi concedido 8% para pagamento em cota única.

Após o pagamento da pri-meira parcela, a segunda guia já ficará automatica-mente disponível após 48 horas. É necessário ficar atento para os prazos que vão do dia 22 de janeiro até o

WANDERLEY GIL

Valor do IPVA pago no Espírito Santo é duas vezes inferior ao valor pago em todo o estado do Rio de Janeiro

dia 19 de fevereiro, de acordo com o número final da placa do carro.

O pagamento do IPVA só será efetuado pelos proprie-tários de veículos fabricados

do ano de 1999 a 2013, que chegam a somar 4,4 milhões. Os mais antigos estarão in-sentos do IPVA e somente pagarão taxa de licencia-mento e seguro obrigatório.

No entanto, as pessoas que obtiveram perda to-tal do veículo ou sofreram roubo, este ano, esses pro-prietários contarão com uma nova lei que reembol-

sa, de forma proporcional, , ou seja, se alguém teve o carro roubado em maio terá o valor do IPVA devolvido proporcional aos meses de junho a dezembro.

Ipva no rj é um dos mais caros do Brasilos proprietários de ve-ículos são obrigados, anu-almente, a pagar o Imposto de Veículos Automotores, cujo o valor varia de estado para estado. Ele é calculado baseado no valor do carro em relação à tabela da Fun-dação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE. A partir

desse resultado é que se es-tabelece o total da alíquota a ser aplicada, que varia de 1% a 4% nos estados do Brasil.

Os estados do Rio de Janei-ro, São Paulo e Minas Gerais são os locais onde o valor do IPVA é mais alto, chegando a 4%. Comparando com o es-tado do Espírito Santo, por

exemplo, um carro da Fiat, modelo 2011, 1.0, que é ava-liado em R$20 mil em média , no Rio de Janeiro, o valor do IPVA custa o dobro. Se o valor a ser pago no Espírito Santo é de R$ 412,66, no es-tado do Rio passa a ser R$ 835,32, pelo mesmo veículo.

Considerando um carro

mais caro, como exemplo um Troller, último modelo, onde o proprietário paga aqui cer-ca de R$2.808,16 anualmente pelo IPVA, no Espírito Santo ele vai pagar R$1.404,08 so-mente.

“Muitas empresas da região vão até Vitória registrar os seus veículos para poder pa-

gar taxas mais baratas”, con-fessa um vendedor de carros de uma concessionária em Macaé.

Entre os estados que co-bram valores mais baixos pe-lo IPVA estão o Acre, Tocan-tins, Paraíba, Sergipe, além do Espírito Santo e Santa Catarina.

Page 37: Rio das ostras 17 01 14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 Classificados 5 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

IPVA

Page 38: Rio das ostras 17 01 14

6 Classificados RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Imóveis por Charles Oliveira

Charles [email protected]

ALUGUEL DE TEMPORADA REQUER CUIDADOS

Se nas férias escola-res os planos são de viajar com toda a famí-lia e, para garantir mais conforto e privacidade, alugar um imóvel, é bom tomar alguns cui-dados para não acabar encontrando transtor-nos no lugar do lazer. Pesquisar e negociar são as regras básicas.

O ideal é que o inte-ressado em alugar o imóvel planeje a via-gem e visite o local com pelo menos três meses de antecedência

Planejar o aluguel com bastante antece-dência, possibilitando, assim, uma ampla pes-quisa e também a visita antecipada ao imóvel.

Quando for conhecer o imóvel, deve-se confe-rir a instalação elétri-ca e hidráulica, prin-cipalmente o esgoto, que pode entupir com a presença de areia da praia, no caso de estar localizada no litoral. Observar o estado das paredes também é uma dica, para identificar se existem infiltrações.

Normalmente, o bra-sileiro busca pelo imó-vel com cerca de 30 dias de antecedência da viagem, mas o cor-reto, indica corretores, é que a procura comece três meses antes. Mas, caso todo esse planeja-mento não tenha sido possível e só agora vo-cê decidiu pelo aluguel para a viagem de janei-

ro, é importante pedir indicação de amigos e familiares e fazer uma busca online em por-tais de confiança.

Uma boa dica é olhar comentários de quem já utilizou o imóvel em fóruns e blogs. Também é preciso ve-rificar se o anunciante disponibilizou fotos, caso não, é indicado solicitar ao proprietá-rio imagens atuais por e-mail para conferir a situação do aparta-mento ou casa.

Outra dica valendo-se do mundo virtual é, com o endereço em mãos, conferir no Goo-gle Street View as ima-gens do imóvel, assim como os arredores do imóvel. Também é im-

portante ligar para os telefones disponíveis, para certificar-se que está negociando com o proprietário ou alguém autorizado.

Contrato

O cuidado na hora de assinar o contrato é essencial, mesmo que o aluguel seja por pe-ríodo curto. Há peque-nas diferenças entre os documentos assinados para temporada: ele não pode ser maior de 90 dias e o pagamen-to, que normalmente é feito no mês subse-quente, é dividido em uma metade para a re-serva e o restante pa-

ra quando encerrar o contrato,

É importante que a lista dos móveis, ele-trodomésticos, ele-trônicos e utensílios disponíveis na casa ou apartamento e as condições em que eles se encontram estejam no contrato, para evi-tar desentendimentos futuros. Lembre-se: Quanto maior for o tempo de locação do imóvel, é possível ne-gociar os valores das diárias com o proprie-tário e pedir descon-tos. Também verifi-que se é permitido ao inquilino usufruir as áreas de lazer do con-domínio, como a qua-dra, o salão de jogos e a piscina.

(22) 9926-6222(22)99837-3461

[email protected]

Page 39: Rio das ostras 17 01 14

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 Classificados 7 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 40: Rio das ostras 17 01 14

8 Classificados RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 17 A 23 DE JANEIRO DE 2014 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS