jornal rio das ostras 17 10 2014

32

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 05-Apr-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal rio das ostras 17 10 2014
Page 2: Jornal rio das ostras 17 10 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS2 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014

EXPEDIENTE - Propriedade: EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e Agências de Notícias • Sede e Parque Gráfico Próprios. Rua: Benedito Peixoto, 90 Centro Macaé/RJ Tel. (22) 2106-6060 - CNPJ: 29699.626/0001-10 • Registrado na forma da

lei • Diretor Presidente: Oscar Pires • Vendas de Publicidade: Felipe (22-21066060) • Diagramação: Cézar Lobo ([email protected]) • Fotos: Wanderley Gil ([email protected]) • Acesse: www.odebateon.com.br • E-Mail: [email protected] • A direção de O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. • Filiado à ADJORI - RJ Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ADI Brasil • ANJ Associação Nacional de Jornais.

RIO DAS OSTRAS

MAURICIO ROCHA

Final de semana foi da criançada em Rio das Ostras

Circo para Todos foi uma das atrações do fim de semana das crianças

O fim de semana foi es-pecial para centenas de crianças em Rio das Os-

tras. Para comemorar o dia de-las, 12 de outubro, a cidade pre-parou uma série de atividades lúdicas e educativas, no Parque Municipal e na Praça São Pedro. A Rede InterTV trouxe ao Mu-nicípio o projeto Rio Interior, que teve a participação da Pre-feitura. Brincadeiras, corrida, capoeira, circo e contação de histórias foram algumas das atividades.

No sábado, a Praça São Pedro ficou movimentada durante to-do o dia. Alunos e profissionais de vários projetos da Prefeitura e da Fundação Rio das Ostras de Cultura, encantaram o público com muita música, apresenta-ções teatrais, brincadeiras e ro-da de capoeira. A brinquedote-ca, da Secretaria de Bem-Estar Social, foi o espaço preferido dos pequenos, que se diverti-ram com desenho, pintura e contação de histórias.

Com o rostinho pintado, Isabelly Cristina, de 8 anos, aproveitou bastante o dia. “Es-tou achando tudo muito legal! Adoro desenhar e pintar”, disse a menina, ao lado da amiga Na-dyne Martins, de 7 anos.

O público também tirou fotos com personagens caracteriza-dos e pôde ver a exposição de

carros antigos.Quem se interessou por in-

formações de qualificação e em-prego buscou a tenda do Sebrae e do Banco de Empregos da Pre-feitura, onde foram realizados mais de 100 atendimentos nes-se dia. Foi ainda uma oportuni-dade para conhecer o trabalho de reaproveitamento de mate-rial e artesanato da ONG Mare. Alunos das escolas da cidade le-varam seus projetos campeões da Feira Eco Ostras, promovida pela Secretaria de Educação.

Já no fim da tarde, os shows foram o ponto alto da festa, com apresentação do Expresso Santiago, que trouxe O cantor Gabriel Silva, sucesso no The Voice, da Rede Globo, e grupo Jazz Brasil Ensemble. O dia terminou com uma exibição, na Praça, do filme de animação “Minhocas”.

“Nosso objetivo é levar arte, cultura e diversão a população e todas as parcerias nesse sen-tido são muito bem-vindas. Agradecemos à Rede InterTV pela escolha da nossa cidade. A festa no Parque Municipal foi maravilhosa. É uma satisfação ver as crianças e as famílias fe-lizes”, disse o prefeito.

No domingo pela manhã, pe-lo projeto Rio Interior, foram promovidas corridas, de 3km e 5km, com a participação de

mais 400 competidores. Os alunos da Escola de Atletismo da Secretaria de Esporte e Lazer se destacaram mais uma vez, entre eles, a jovem Yasmim dos Santos, de 14 anos, primeira co-locada do feminino, na corrida de 5km.

No Parque Municipal, tam-bém houve brincadeiras com a apresentação de personagens infantis, palhaços, pula-pula e distribuição de pipoca e algo-dão doce. Cerca de 300 crianças atendidas pelas quatro unida-des da Casa da Criança, da Se-

cretaria de Bem Estar Social, além de alunos das escolas da rede municipal participaram do evento.

Amanda de Oliveira também aproveitou o Dia das Crianças, para levar a filha Julia para se divertir. Ela escolheu Rio das Ostras para morar há 9 anos.

“Meus filhos maiores parti-cipam dos projetos esportivos e adoram. Eu já tinha vindo aqui no ano passado com o projeto Os-trinha na Floresta. É muito bom passar o dia aqui entre tantas ati-vidades e a natureza”, concluiu.

Quem escolheu a Praça São Pedro para passar o Dia das Crianças aproveitou a manhã ouvindo histórias e músicas infantis do Livro Mágico, da escritora e professora da re-de municipal Marcia Lisboa, acompanhada do músico Mar-celo Pfeil.

O domingo terminou com uma apresentação do Circo pa-ra Todos, com Os Entrupinados, na Concha Acústica.

Foi um final de semana de so-nho para as crianças, em meio a palhaços, bailarinas e princesas.

Page 3: Jornal rio das ostras 17 10 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014 3

Cocco Barçante cria coleção com artesãos do MunicípioNo próximo dia 24,

das 13h às 20h, arte-sãos e artistas plásti-

cos do Município farão, na Casa de Cultura Dr. Bento Costa Júnior, no Centro, a mostra da coleção “Iden-tidade Artesanal de Rio das Ostras”, com 40 obras criadas sob a orientação do artista plástico e estilista Cocco Barçante. Numa par-ceria da Prefeitura de Rio das Ostras com o Sebrae, foram oferecidas quatro meses de oficinas e mais de 100 horas de consultoria de Design em Artesanato com o estilista. Durante esse período, artistas e artesãos locais puderam encontrar a identidade artesanal da cidade com base na diversi-dade cultural e nas catego-

rias de Artes inspiradas na vocação do Município para o Artesanato e a Cultura.

CONHEÇA O ESTILISTA

Formado no Curso Téc-nico em Estilismo da Fa-culdade SENAI-CETIQT, Cocco Barçante é docente do Centro de Moda do SE-NAC-RIO e professor do Centro de Artes Calouste Gulbenkian e da Casa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro.

O artista plástico reali-za oficinas de artesanato sustentável e, em março de 2012, fundou a Casa de Cultura Cocco Barçante em Petrópolis, onde desenvolve inúmeras atividades ligas à

Cultura e ao Artesanato.Em maio deste ano, Coc-

co Barçante participou da Semana da Família de Rio das Ostras, na Área de Even-tos de Costazul, realizando o workshop “Criatividade e Identidade”. Sua palestra, destinada aos artesãos do Município, revelou como é possível transformar ideias em produtos economica-mente viáveis.

HOMENAGEM

Durante a exposição “Identidade Artesanal de Rio das Ostras”, na Casa de Cultura Dr. Bento Costa Júnior, os artistas também irão homenagear a Funda-ção Rio das Ostras de Cultu-ra pelo seu 17º aniversário.

GABRIEL SALES

Artesãos de Rio das Ostras recebem consultoria de Cocco Barçantes.

Page 4: Jornal rio das ostras 17 10 2014
Page 5: Jornal rio das ostras 17 10 2014
Page 6: Jornal rio das ostras 17 10 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS6 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014

Rio das Ostras prepara Festival de Frutos do MarR io das Ostras já se orga-

niza para a 18ª edição do Festival de Frutos do

Mar, evento que tem contribu-ído para consolidar a cidade no cenário gastronômico da região da Costa do Sol. Os restaurantes estão preparando seus cardá-pios especiais para o evento, que deve acontecer entre 14 e 30 de novembro. Nesta edição, graças a uma parceria com a Firjan, o show da cantora Luciana Mello vai abrir o festival, pelo projeto Caravana Sesi Cultural.

Nesta segunda-feira, 13, a equipe da Secretaria Municipal de Desen-

volvimento Econômico e Turis-mo se reuniu com integrantes do Núcleo Gastronômico de Rio das Ostras, desenvolvido pelo Sebrae, e do Convention & Visitors Bureau da cidade para definir detalhes do evento.

“O Festival de Frutos do Mar de Rio das Ostras já faz parte do calendário de eventos da cidade. Empresários, turistas e moradores aprovam essa iniciativa que, além de promover a gastronomia local, colabora para o turismo, aquecendo nossa economia”, diz Carla Ennes, secretária municipal de Desenvol-vimento Econômico e Turismo. A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo se reuniu com integrantes

do Núcleo Gastronômico da cidade para debater preparativos do Festival de Frutos do Mar

GABRIEL SALES

Prefeitura limpa 23 km de rios e canais na CidadePrefeitura de Rio das Os-

tras já deu início ao tra-balho de prevenção aos

alagamentos, antecipando-se à temporada de chuvas. A Se-cretaria de Serviços Públicos concluiu, na primeira semana de outubro, a limpeza de 23 quilômetros de rios e canais, incluindo os canais de Medei-ros, Corujas, Liberdade e Chá-cara Marilea e rio das Pedras e Jundiá.

O trabalho é continuo e se intensifica nessa época, com objetivo de manter limpos os corpos hídricos da cidade, já que o acúmulo de lixo contri-bui para inundações no perío-do das fortes chuvas de Verão. A limpeza, que começou em julho, terminou no último dia 6, tendo sido retirado o volume correspondente a cerca de 200 caminhões de dejetos.

Além da limpeza dos canais e rios, a Prefeitura vem fazendo manutenção da rede de dre-nagem e recuperando trechos que foram danificados, devido ao montante acumulado de li-xo e areia. O serviço vem sendo

ampliado para atender ao crescimento do número de residências nas localidades. Esta semana, equipes traba-lham na limpeza e troca de rede de drenagem em Nova

Cidade, Gelson Apicelo e Extensão Serramar.

EDUCAÇÃO

Os rios e canais sofrem

com o grande volume de lixo depositado de forma irregular pelos próprios moradores, incluindo deje-tos de grande porte, como móveis, pneus e até gela-

deiras. Para enfrentar essa questão, a Prefeitura aposta na educação ambiental, com projetos mantidos pelas se-cretarias de Educação e do Ambiental.

As equipes trocam as manilhas quebradas da rede de drenage

MAURICIO ROCHA

Page 7: Jornal rio das ostras 17 10 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014 7

Oficina teve tema o trabalho educativo de prevenção ao uso de tabaco, álcool e outras droga

Programa Saúde na Escola capacita educadores

GABRIEL SALES

O Programa Saúde na Escola (PSE) em Rio das Ostras tem atuado na formação profissional por in-

termédio de oficinas. A parceria entre Educação e Saúde, além de permitir a capacitação, elabora materiais didático-pedagógicos relacionados aos temas do programa. O público-alvo dessas ofici-nas são a equipe do Núcleo de Atenção ao Educando, orientadores pedagógi-cos e educacionais, professores orien-tadores, entre outros educadores.

“Reflexão ao Trabalho Educativo em ambiente escolar: prevenção ao uso de tabaco, álcool e outras drogas” foi o tema da última oficina. A capacitação aconteceu no auditório do Colégio Mu-nicipal Professora América Abdalla na terça-feira, 7 de outubro, e teve como

dinamizadoras a psicóloga Maria Apa-recida Tavares de Paula e a terapeuta ocupacional Jorgina Helena Lopes, profissionais da Secretaria de Saúde.

Em setembro, o Programa Saúde na Es-cola promoveu uma oficina sobre o tema “Prevenção de Violências e Promoção de Cultura de Paz em unidades escolares: sensibilizando e instrumentalizando”. O programa, que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promo-ção, prevenção e atenção à saúde, engloba diferentes áreas. Entre essas, a educação para saúde sexual e prevenção das DSTs / Aids; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, promoção da cultura de paz e a formação dos gestores e das equipes de Educação e Saúde que atuam no PSE.

Page 8: Jornal rio das ostras 17 10 2014
Page 9: Jornal rio das ostras 17 10 2014

Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014 9O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 10: Jornal rio das ostras 17 10 2014

10 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014 O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Alunos do curso de Teatro são premiados em festival

Cia Corpus in Scena recebe prêmio de melhor espetáculo

DIVULGAÇÃO

R io das Ostras se conso-lida como celeiro de ar-tistas. O grupo Corpus

in Scena, composto por alunos e atores formados pelo Centro de Formação Artística de Mú-sica, Dança e Teatro, recebeu neste domingo, 12, o prêmio de melhor espetáculo no Festi-val de Teatro Infantil (Festin), realizado no Teatro Trianon, em Campos. A peça “Meu Avô, Dom Quixote” também ganhou destaque como melhor ceno-grafia, sonoplastia, direção, para Vivaldo Franco, e melhor atriz, para Maria Gabriela Tei-xeira.

Entre os quatro atores, dois ainda são alunos do Centro de Formação e dois já estão forma-

dos há três anos. Para Vivaldo, professor da unidade e diretor da companhia de teatro, o apoio da Prefeitura sempre foi im-portante para as companhias de teatro de Rio das Ostras, que se apresentam dentro e fora do município.

“Desde o início recebemos apoio. A Fundação de Cultura abriu seu Teatro Popular para mostrarmos nosso trabalho. Temos orgulho de dizer que somos de Rio das Ostras, cida-de que incentiva os artistas”, afirma Vivaldo.

Para Cosme dos Santos, pre-sidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, essa é uma demonstração de que a Fun-dação está no caminho certo.

“Fomentar o mercado das ar-tes, inserindo os profissionais qualificados no nosso Centro de Formação Artística, é ter a certeza de que muitos resul-tados como esses virão”, disse.

CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA – Inaugurado em 2004, o Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro já formou centenas de profissionais em cursos téc-nicos. Durante esse período, alunos e ex-alunos ganharam destaque no cenário local e nacional. As aulas, oferecidas pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, são gratuitas e é preciso fazer prova de seleção para ingressar na unidade.

Page 11: Jornal rio das ostras 17 10 2014
Page 12: Jornal rio das ostras 17 10 2014

12 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014 O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Até o dia 31 deste mês, a Casa da Educação sedia a mostra de Trabalhos Pedagógicos da Alfabetização

Dia do professor é festejado com ampla programaçãoR io das Ostras promove

uma ampla programa-ção ao longo de outubro

em homenagem aos profes-sores, que celebram o seu dia nesta quarta-feira, 15. Oficinas de Arte, Mesa-redonda sobre Educação Inclusiva, Seminá-rio de Educação Física e Expo-sição dos Trabalhos Pedagógi-cos da Alfabetização são alguns dos eventos comemorativos organizados pela Secretaria de Educação, por meio da Co-ordenadoria de Formação e Acompanhamento Pedagógico / Casa da Educação.

Até o dia 31 de outubro, a Casa da Educação sedia a mostra que reúne jogos e atividades desenvolvidas pe-los alunos e professores que participam dos encontros de Formação Continuada do Pacto Nacional de Alfabeti-zação na Idade Certa (Pnaic). A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

No sábado, dia 18, entre 8h e 17h, no Colégio Municipal Professora América Abdalla, será realizado o I Seminário de Educação Física de Rio das Ostras. São aguardados cerca de 120 professores que vão participar de debates, obter aprofundamento teórico e conhecer experiências sobre a disciplina e suas práticas pe-dagógicas.

EDUCAÇÃO ESPECIAL

“Um Novo Olhar para a Edu-cação Especial e Inclusiva” é o tema da mesa-redonda que acontece na terça-feira, dia 21, na Escola Municipal Ma-ria Teixeira de Paula. O evento, que será realizado das 18h às 21h, deve reunir cerca de 100 educadores. Quem conduz a discussão em torno do tema são os especialistas João Beau-clair, formado em Neuroedu-

cação, Paty Fontes, pedagoga, e Sônia Branco, fonoaudióloga e arte terapeuta.

A oficina “Arte na Educa-ção”, programada também para a terça, 21, das 14h às 17h, na Casa da Educação, é volta-da para gestores da Educação Infantil e Anos Iniciais do En-sino Fundamental. Conduzida pela professora e especialista em Arte Terapia Anna Rosau-ra Trancoso, a oficina promo-ve a reflexão sobre a impor-tância das práticas artísticas para o desenvolvimento cria-tivo, emocional e intelectual dos alunos.

PASSEIO E MOSTRA

Com o objetivo de levar os educadores a conhecer me-lhor e fortalecer seus víncu-los afetivos com o Município, a Oficina de Arte em Rio das Ostras, em sua quarta edição, promove uma passeio maríti-mo. Marcado para quinta-fei-ra, dia 23, com saída da Praia do Cemitério, o passeio terá como guia um pescador que vai contar a história da antiga

GABRIEL SALES

vila na qual moravam muitas famílias que viviam da pesca.

Encerrando o mês de ho-menagens aos professores, os alunos do Curso de Espanhol da Casa da Educação realizam

a Mostra Musical na terça-feira, dia 28, a partir das 19h. O evento homenageia os edu-cadores ao mesmo tempo em que reverencia a cultura his-pânica.

A Coordenadoria de For-

mação e Acompanhamento Pedagógico / Casa da Edu-cação fica na Rua Araruama, 86, no Centro. Informações sobre cursos e atividades po-dem ser obtidas pelo telefone 2771-6448.

Espaço voltado para a formação continuada, a Casa da Educação sediou várias atividades

GABRIEL SALES

Page 13: Jornal rio das ostras 17 10 2014

Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014 13O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Prefeitura e Incra buscam parcerias para zona ruralRepresentantes da Pre-

feitura de Rio das Os-tras e do Incra - Insti-

tuto Nacional de Colonização e Reforma Agrária estiveram reunidos para tratar de temas relativos ao atendimento faci-litado que deve ser proporcio-nado aos produtores assenta-dos de Cantagalo, Zona Rural do Município. O encontro, que também contou com a participação de uma comis-são formada por agricultores, aconteceu na Sede da Ad-ministração Municipal e foi conduzido pelo Chefe de Ga-binete, Aldem Vieira, repre-sentando o prefeito Sabino, e pelo secretário do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, Nivaldo Talon.

A reunião tratou ainda da instalação da Sala da Cida-dania Digital, iniciativa que vai permitir aos produtores acesso a diversos serviços ofe-recidos pelo Instituto sem sair da localidade. O espaço tem

previsão de instalação ainda este ano, nas dependências do Deap – Departamento de Agricultura e Pecuária do Mu-nicípio, que fica em Cantagalo. A Sala da Cidadania ajudará, por exemplo, no processo de emissão de DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, que é o Programa Nacional de For-talecimento da Agricultura Familiar, documento funda-mental para que os agriculto-res assentados possam comer-cializar seus produtos com a Prefeitura.

“Com a implantação da Sala da Cidadania, vamos resolver problemas e disponibilizar di-versas informações sem que o produtor tenha que se deslo-car até o Rio de Janeiro. Com isso, estaremos contribuindo para o desenvolvimento da nossa área rural”, comentou o Secretário do Ambiente, Nivaldo Talon.

O técnico agrônomo do

Incra-RJ, Rodrigo Bomfim, destacou que o Instituto vai capacitar um servidor do mu-nicípio para atender os produ-tores, que terão a possibilida-de de renegociar débitos com o Pronaf e solicitar a emissão

de documentos (comprovante de atividade rural e de assen-tado, declaração de aptidão ao Pronaf, entre outros). O funcionário do Incra ainda sinalizou positivamente com a possibilidade de cessão de

uma área pertencente ao Ins-tituto para a construção de um creche em Cantagalo, cuja so-licitação já foi formalizada pe-la Prefeitura. Possíveis locais para a instalação ainda passam por avaliação.

Reunião com técnicos do Incra aconteceu na sede da Prefeitura

MAURICIO ROCHA

Page 14: Jornal rio das ostras 17 10 2014
Page 15: Jornal rio das ostras 17 10 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014 15

CLASSIFICADOSAnuncie: (22) 21066060 [email protected] DEBATE RIO DAS OSTRAS

www.odebateon.com.br/classificados Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014, Ano X, Nº 1201 Fundador/Diretor: Oscar Pires

Page 16: Jornal rio das ostras 17 10 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS16 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014

Page 17: Jornal rio das ostras 17 10 2014
Page 18: Jornal rio das ostras 17 10 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS18 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014

Page 19: Jornal rio das ostras 17 10 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014 19

Page 20: Jornal rio das ostras 17 10 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS20 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014

Page 21: Jornal rio das ostras 17 10 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014 21

ACIDIFICAÇÃO

ONU: acidi�cação dos oceanos podeprovocar perda de 1 trilhão de dólaresA acidificação dos oceanos é a diminuição do pH dos oceanos da Terra, causada por um aumento das emissões de dióxido de carbono devido à atividade humana

Martinho Santafé

Aeconomia global pode perder, anualmente, 1 trilhão de dólares até o

final do século caso não se-jam tomadas medidas urgen-tes para para impedir a aci-dificação dos oceanos, afirma o documento “Uma síntese atualizada dos impactos da acidificação dos oceanos so-bre a Biodiversidade Mari-nha”, lançado nesta semana pela Organização das Nações Unidas (ONU). A cifra reflete somente a perda econômica das indústrias ligadas aos arrecifes de coral, uma das espécies mais vulneráveis a este fenômeno.

“Quando os ecossistemas param de funcionar como deveriam, eles não nos dão os serviços e os benefícios que ofereciam. No caso dos arrecifes de coral, eles são essenciais para a sobrevi-vência de milhares de pes-soas em muitas regiões do mundo e serão significativa-mente afetados”, afirmou o especialista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cul-tura (Unesco) sobre o assun-to, Salvatore Arico.

O relatório, elaborado por uma equipe de 30 especia-

listas, afirma que a acidifi-cação dos oceanos aumen-tou em cerca de 26% desde os tempos pré-industriais e vai continuar aumentando nos próximos 50 a 100 anos, afetando drasticamente os organismos marinhos e os ecossistemas, bem como os bens e serviços que forne-cem.

A acidificação dos oceanos é a diminuição do pH dos

oceanos da Terra, causada por um aumento das emis-sões de dióxido de carbono devido à atividade humana. O relatório sublinha que es-te fenômeno está ocorrendo em níveis sem precedentes, ameaçando a biodiversidade marinha e, consequentemen-te, a humanidade.

Os esforços para monito-rar as mudanças na química

dos oceanos, especialmente a acidificação - quando o pH da água cai devido à maior absorção do dióxido de car-bono da atmosfera -, e o seu impacto sobre os ecossiste-mas marinhos estão cres-cendo ao redor do mundo, apesar do grande empenho necessário para tais estudos.

Desde o início da revolu-ção industrial, o oceano ab-

sorveu cerca de um terço do dióxido de carbono (CO2) emitido pelas atividades humanas. Ou seja, sem ele, a quantidade do gás na atmosfera seria ainda maior e as consequências das mudanças climáticas, mais marcantes. Mas essa absorção tem efeitos nas propriedades químicas do oceano, entre os quais está a acidificação.

DIVULGAÇÃO

Pedido de seguro-desemprego terá de ser feito pela internet em 2015O Ministério do Trabalho e

Emprego anunciou no última sexta-feira (10), por meio de resolução publicada no Di-ário oficial da união que, os empregadores terão de usar um aplicativo chamado "Em-pregador Web" no Portal Mais

Emprego para fazer o pedido de seguro-desemprego e de comunicação de dispensa de seus funcionários. A mudança havia sido acordada durante reunião do Conselho Delibe-rativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) na

quarta-feira (8) da mesma semana.

O uso do Empregador Web no Portal Mais Emprego per-mitirá o preenchimento do Requerimento de Seguro-De-semprego/Comunicação de Dispensa, de forma individual

ou coletiva, mediante arqui-vo de dados. Os formulários Requerimento de Seguro-Desemprego/Comunicação de Dispensa (guias verde e marrom) impressos em gráfi-cas serão aceitos na rede de atendimento do Ministério do

Trabalho e Emprego até o dia 31 de março de 2015.

De acordo com o governo, os empregadores terão aces-so ao Empregador Web no Portal Mais Emprego no en-dereço eletrônico http://mai-semprego.mte.gov.br.

Page 22: Jornal rio das ostras 17 10 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS22 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014

Polícia Militar promete intensi�car ações em Rio das OstrasAtividades serão postas em prática a partir desta segunda quinzena de outubro

Nas últimas semanas, mo-radores e pessoas que traba-lham em Rio das Ostras recla-maram do aumento da prática de crimes como roubo e furtos na cidade. Em resposta, o co-mando do 32° BPM intensifi-cará, a partir desta terça-feira (15), os trabalhos de patrulha-mento e combate ao crime nas regiões de maior incidência dos delitos.

Diversos bairros têm sofrido com a onda criminosa. Casos foram registrados nos bairros do Centro, Extensão do Bosque, Operário, Costa Azul, dentre outros. Trabalhadores, donas de casa, estudantes, idosos, ninguém escapou.

Por conta dos pedidos da população, o comandante da Polícia Militar, Jorge Pimenta, prometeu reforçar o efetivo nas áreas consideradas mais afeta-das. “Nosso setor de Inteligên-cia têm trabalhado na análise das últimas ocorrências, jus-tamente para poder planejar a

melhor estratégia a ser coloca-da em prática.”

Para o tenente-coronel, as úl-timas ocasiões de delito foram, provavelmente, em decorrência do considerável número de dro-gas apreendidas que aconteceu no município. “Temos sufocado o tráfico, especialmente no fim de setembro, quando fizemos

uma grande apreensão de ma-terial ilícito dentro de um tonel, em um terreno baldio. Os ele-mentos que eram responsáveis por esse material recolhido são obrigados a repor o dinheiro referente às vendas que evita-mos e por isso, vão para a rua roubar.”

Como já divulgado anterior-

mente pelo comandante, além das atividades de prevenção, há foco também no combate dire-to aos criminosos. “Apenas na semana passada, prendemos seis elementos que estavam assaltando moradores de moto pelos bairros da cidade. Com certeza, prenderemos outros com o aumento das rondas.”

KANÁ MANHÃES

Casos foram registrados nos bairros do Centro, Extensão do Bosque, Operário, Costa Azul

Detran e Guarda Municipal fazem operaçõesDesde o início deste ano, a Se-cretaria de Segurança Pública de Rio das Ostras e o Detran vêm re-alizando operações de trânsito na cidade. Em apenas uma semana, mais de vinte veículos irregulares foram apreendidos.

A principal intenção, que conta com a parceria da Guarda Muni-cipal com o departamento, é para diminuir o número de acidentes que têm acontecido na região. Por meio da conscientização dos condutores em relação à im-portância de respeitar o Código de Trânsito Brasileiro, que rege, entre outras obrigações, que a documentação dos veículos e dos motoristas esteja totalmente re-gularizada.

Do dia 2 ao dia 9 de outubro, foram mais de 20 veículos apre-endidos por estarem com os do-cumentos atrasados. Todos eles foram levados e encaminhados para o Depósito Público Muni-cipal. Os usuários que desejam reaver os produtos recolhidos devem pagar as tributações em atraso.

Apenas em 2014, seis opera-ções foram realizadas. Nesse meio tempo, 484 veículos foram flagrados com irregularidades, principalmente quanto à docu-mentação e ao estado precário de alguns que impossibilitava a cir-culação pelas ruas. Dentro desse número, 151 já foram autorizados para liberação.

Representantes das duas enti-dades destacam que o propósito destas ações não é punir os con-dutores, mas conscientizá-los. De olho nesse tipo de proposta, a Secretaria de Segurança Públi-ca tem promovido palestras nas escolas das redes municipal e particular. A última foi realizada no dia 3, para aproximadamente 100 alunos, da creche ao segun-do grau, no Centro Educacional Cristão, no bairro da Liberdade.

Polícia Militar prende cinco homens em Rio das Ostras

TRÁFICO

O sábado (11) foi movimentado em Rio das Ostras. Em apenas duas ocorrências, cinco suspeitos foram detidos por tráfico de dro-gas nos bairros Jardim Mariléia e Cidade Praiana.

O primeiro caso aconteceu du-rante um patrulhamento dos po-liciais do Grupo de Ações Tática, o GAT, na Rua Porto Tubarão, no Ma-riléia. Eles suspeitaram de um carro que trafegava pela rua de modo sus-peito. Ao abordarem o veículo, três

Os suspeitos foram surpreendidos enquanto traficavam

homens foram revistados e com eles foram encontrados 30 pinos de cocaína e oito tabletes de maconha, além de certa quantia em dinheiro. Os suspeitos foram autuados por tráficos e levados para a delegacia.

Já em outra ronda, a mesma equipe do GAT trafegava pela Travessa Amazonas, na Cidade Praiana, quando percebeu dois elementos andando pela rua e em atitude suspeita. Na abordagem, foram achadas 30 buchas de ma-conha. Identificados como Genil-son Almeida de Oliveira, de 25 anos e Clalk Mariano Rodrigues, de 24, foram conduzidos para a delegacia, onde permanecem detidos.

DIVULGAÇÃO

Três homens foram autuados em flagrante

Page 23: Jornal rio das ostras 17 10 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014 23

INDICADORES

In�ação se eleva para consumidores de baixa renda

de acordo com último levantamento realizado pe-la Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mede a inflação aos consumidores de renda fami-liar (até 2,5 salários mínimos por mês), a inflação voltou a se elevar para os consumidores de baixa renda em setembro. No mês passado, o Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) ficou em 0,46%, de-pois de apresentar estabilidade em agosto.

Como já era esperado, o maior destaque de alta sobre o indicador foi registrada na tarifa de energia elétrica, que se elevou 2,78% no período,

Maior destaque de alta sobre o indicador foi registrado na tarifa de energia elétrica

acompanhado logo em seguida pelo aluguel residencial, com alta de 0,6%.

Entre as outras três do top 5 das influências de alta, estão o gás de botijão (1,92%), o frango inteiro (3,4%) e a tarifa de ôni-bus urbano (0,36%).

Além disto, o FGV detec-tou também altas nos preços da carne bovina, que subiu 2,81%, depois de registrar alta de 0,48% no mês anterior; me-dicamentos em geral (-0,20% para 0,33%), tarifa de telefo-ne residencial (-1,97% para -0,81%), roupas (-0,66% para 0,09%) e show musical (0,75% para 2,75%).

Já nas classes de despesa, sete das oito classes compo-nentes do índice apresentaram acréscimo em suas taxas de variação, sendo elas respecti-vamente alimentação (-0,03%

WANDERLEy GIL

Alta é de 4,49% no ano e de 6,53% nos últimos 12 meses.

para 0,49%); habitação (0,23% para 0,70%); transportes (-0,25% para 0,41%); saúde e cuidados pessoais (0,20% para 0,42%); comunicação (-0,93% para 0,03%); vestuário (-0,48% para -0,11%) e educação, lei-tura e recreação (0,38% para 0,48%).

Entretanto, o grupo despesas diversas apresentou decrésci-mo de 0,12% para 0,06% em sua taxa de variação, com des-taque para o item clínica vete-rinária, tendo na qual a taxa passou de 1,55% para 1,10%.

Contudo, ainda segundo o FGV a taxa para a baixa renda ficou abaixo da registrada para o conjunto da população, cal-culada pelo Índice de Preços ao Consumidor - Brasil (IPC-BR), que ficou em 0,49% no mês passado e 6,97% no acumulado em 12 meses.

Page 24: Jornal rio das ostras 17 10 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS24 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014

COISAS DE RIO DAS OSTRAS E DO BRASIL por JUSSARA LEITE

*** Deu zebra semana passada e algumas fotos de amigos e conheci-dos presentes à inauguração do res-taurante MOON não saíram nesta coluna. Espero que esta semana dê tudo certo com o meu computador. Escrevi sobre a Lindinha e sobre a elegância do Nilo mais magro 19 Kg, e a foto não saiu!

ANIVERSÁRIOS NOTA 10 *** Gilberto, um dos homens mais gentis e atenciosos

que conheço, fez 80 anos sábado passado. Sônia, sua es-posa com toda a disposição que lhe é peculiar, organizou uma festa ótima em sua casa. As fotos vão mostrar.

Page 25: Jornal rio das ostras 17 10 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014 25

*** Quem será o benemérito que no Dia das Crianças distribuiu brinquedos caros, doces e bolos, montou pula-pulas nas ruas dos bairros Nova Cidade, Nova Aliança e Âncora? Isto está parecendo coisa de político fazendo politicagem ou de traficante querendo comprar a leal-dade e o silêncio dos moradores. Quando a esmola é grande até os Santos descon-fiam!!!

*** Estou sentindo falta da Rosinha, da Neinha, da Tia Bia, do Rangel e da Rose-marie. Espero que todos estejam bem. Recebam o meu abraço.

*** Minha gente, está faltando cardio-logista nesta cidade ou é muita gente com problema cardiovascular! Arnaldo, Lu-quinha (Dr. Lucas), e Dra. Ângela estão com os horários para consultas aperta-díssimos. O que quer dizer que eles são bons e fazem sucesso. Uma pena que o Dr. Sergio Manhães foi embora! Bem que ele também poderia abrir consultório em Rio das Ostras. Falando em consultório, o Dr. Lucas e me parece o Oftalmologista que trabalha anexo a ele, vão se mudar para a Av. Governador Roberto Silveira. Tão logo isso aconteça, darei o endereço certo.

*** Mas o povo está ficando muito sem vergonha! Candidato que entrava nas “comunidades” pedindo voto, a respos-ta era a seguinte: Quanto é que você está pagando? Quanto é que eu vou ganhar? É ser muito venal! Como dizem que os exemplos vêm de cima, está explicado o efeito cascata.

*** Caros leitores, não se deixem en-rolar mais uma vez pelos petistas de má qualidade! Quando a D. Dilma sair da pre-sidência, mais escândalos de corrupção e roubalheira vão aparecer. Por que será que o Lula se empenha tanto para que ela continue? A preocupação é grande. Será alguma coisa que pode vir a ser des-vendada pela P.F.? Será que envolve certa empresa de telefonia e um dos maiores frigoríficos da atualidade? HUM!!!

*** O 3º Festival de Vinhos realizado pela Vivian e Leo, proprietários da CO-CORICÓ, como já informei será na Casa de Festa OÁSIS, no dia 25/10, a partir das 16 horas. Ainda tem convites à venda. Os interessados procurem na loja ou entrem em contato com a Micheli. Vale a pena comparecer! Representantes das melho-res vinícolas do sul do país fazem parte do evento.

*** Jurema também mandou ver! Como diria Marcelo Resende, Vai Vendo: BuÅet Pedro RoÅ-man, banda contratada pelo Paulinho Carro Bom, vinda diretamente do Caribe, a tenda ficou linda com efeitos de luzes, lembranças variadas como é

costume Jurema nos brindar, Paulinho vestindo uma camisa de seda pura comprada em Java, be-bidas para todos os gostos, fotógrafo profissional Ricardo, as mesas ornamentadas com vasos de or-quídeas (é mole ou querem mais), enfim, Jurema deixou Paulinho mais pobre! Ah, coitado! Ju, sua festa estava linda! Pena que vocês só aniversariem uma vez no ano!

OBSERVAÇÕES DA SEMANA:

ANIVERSÁRIO NOTA 10

Page 26: Jornal rio das ostras 17 10 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS26 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014

Ciro Bottini faz palestra sobre vendas na cidadeO Sebrae, em parceria com

a Secretaria de Desen-volvimento Econômico

e Turismo de Rio das Ostras, promove no dia 23, a partir das 19 horas, palestra com o apre-sentador Ciro Bottini, um dos vendedores mais conhecidos do País. O evento é gratuito.

No encontro, que acontece no Auditório da Câmara Mu-nicipal, o apresentador irá ensinar as técnicas para con-quistar o cliente e concretizar vendas para as empresas. Bot-tini criou um estilo divertido e original para vender produ-

tos na TV, o que fez com que conquistasse uma grande au-diência e credibilidade junto ao público.

O encontro conta com o apoio da Associação Comer-cial e Industrial de Rio das Ostras (ACIRO), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Município, Rio das Ostras Convention & Visitors Bu-reau e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Simi-lares de Rio das Ostras (Sin-dOstras).

Os interessados em par-

ticipar da palestra devem se inscrever pelos telefones (22) 2762-9419 e 2762-9472 ou pelo e-mail [email protected]

CONHEÇA O APRESENTADOR

Ciro Bottini é apresentador de televisão, palestrante, lo-cutor, empresário, especialis-ta em comunicação aplicada em vendas e vendedor oficial de um importante canal de televendas.

Começou sua carreira co-mo vendedor televisivo na TV Gazeta de São Paulo, progra-ma pioneiro em vendas de au-tomóveis. Tornou-se conhe-cido do grande público com a estreia do canal Shoptime em 1995, ano em que entrou no ar a programação do primei-ro canal fechado dedicado às vendas na América Latina.

Bottini também ministra concorridas palestras motiva-cionais, verdadeiros shows de vendas com grande interativi-dade com a plateia.

Page 27: Jornal rio das ostras 17 10 2014
Page 28: Jornal rio das ostras 17 10 2014
Page 29: Jornal rio das ostras 17 10 2014
Page 30: Jornal rio das ostras 17 10 2014
Page 31: Jornal rio das ostras 17 10 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014 31

Seminário debate Educação Física Escolar neste sábadoR io das Ostras promove o I Seminário de Educação

Física neste sábado, 18, das 8h às 17h, no Colégio Mu-nicipal Professora América Abdalla. Com o objetivo

de ampliar o debate sobre a Educação Física Escolar e suas práticas pedagógicas, o encontro faz parte da programação do mês do professor. O evento é uma parceria das secreta-rias de Educação, por meio da Coordenadoria de Formação e Acompanhamento Pedagógico, de Esporte e Lazer e de Bem-Estar Social.

“Educação Física Escolar: Implicações para a Prática Pedagógica – Diálogos Necessários” é o tema do seminário, que deve reunir cerca de 120 participantes. Participam co-mo palestrantes os professores e doutores Flávio de Cam-pos (USP), Amparo Cupolillo (UFRRJ) e Marcos Antônio Carneiro (UFRJ) que abordam, respectivamente, a Edu-cação Física Escolar, seus objetivos e formas de avaliação.

O seminário conta ainda com os minicursos “Educação Física Escolar e Videogames” e “Educação Física Escolar e Gênero” e mesas-redondas. Seminário voltado para as práticas pedagógicas de Educação Física deve reunir 120 professores

MAURICIO ROCHA

Page 32: Jornal rio das ostras 17 10 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS32 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 17 a 23 de outubro de 2014