rio das ostras jornal - edição 52

16
Ano III Nº 52 - de 26 de abril de 2013 à 10 de maio de 2013 www.riodasostrasjornal.blogspot.com Município de Rio das Ostras e Região Costa do Sol - RJ R$ 1,00 A 1º Vara de Rio das Ostras acatou o pedido de indisponibilidade de bens do Ex- Prefeito, também são réus os ex-secretários municipais de administração Marcelo Chebor da Costa e a de planejamento Rose- marie da Silva e Souza Teixeira, além da Fundação Roberto Trompo- wsky Leitão de Almeida, o presidente da fundação, Flávio Serra Terra de Faria e o diretor da entidade, Antônio Carlos Guelfi. Páginas 10 Petrobras aprova contratação de 23 novas embarcações de apoio Páginas 8 O Rio das Ostras Jornal ultrapassa marca de 1.500.000 (um milhão e quinhentos mil) acessos na Internet Página 11 Cientistas ‘enxergam’ regiões do cérebro atingidas pela dor Página 3 Vacinação contra a gripe é prorrogado até 10 de maio em Rio das Ostras Página 6 Página 12 Página 14 Igreja Católica traça estratégias para frear crescimento de igrejas evangélicas em áreas pobres Prefeito Sabino e vereadores participam de solenidade de início da duplicação da BR-101 em Casimiro Moção de repúdio contra a CEDAE é aprovado na Câmara de Rio das Ostras Página 13 Justiça bloqueia bens do ex-prefeito Carlos Augusto por fraudar o VI Concurso Público Começa a Semana da Empresa Bacana em Rio das Ostras Página 5

Upload: rio-das-ostras-jornal

Post on 28-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Rio das Ostras Jornal - Edição n° 52 "O Blog Que Virou Jornal"

TRANSCRIPT

Page 1: Rio das Ostras Jornal - Edição 52

Ano III Nº 52 - de 26 de abril de 2013 à 10 de maio de 2013 www.riodasostrasjornal.blogspot.com Município de Rio das Ostras e Região Costa do Sol - RJR$ 1,00

A 1º Vara de Rio das Ostras acatou o pedido de indisponibilidade de bens do Ex- Prefeito, também são réus os ex-secretários municipais de administração Marcelo Chebor da Costa e a de planejamento Rose-marie da Silva e Souza Teixeira, além da Fundação Roberto Trompo-wsky Leitão de Almeida, o presidente da fundação, Flávio Serra Terra de Faria e o diretor da entidade, Antônio Carlos Guelfi. Páginas 10

Petrobras aprova contratação de 23 novas

embarcações de apoio

Páginas 8

O Rio das Ostras Jornal ultrapassa marca de 1.500.000 (um milhão e quinhentos mil) acessos na InternetPágina 11

Cientistas ‘enxergam’

regiões do cérebro

atingidas pela dorPágina 3

Vacinação contra a gripe é prorrogado até 10 de maio em

Rio das Ostras

Página 6

Página 12

Página 14

Igreja Católica traça estratégias para frear crescimento de igrejas evangélicas em áreas

pobres

Prefeito Sabino e vereadores participam de solenidade de início da duplicação da BR-101 em Casimiro

Moção de repúdio contra a CEDAE é aprovado na

Câmara de Rio das OstrasPágina 13

Justiça bloqueia bens do ex-prefeito Carlos Augusto por fraudar o VI Concurso Público

Começa a Semana da Empresa Bacana

em Rio das OstrasPágina 5

Page 2: Rio das Ostras Jornal - Edição 52

2 Rio das Ostras Jornal

“Eu discordo do que VOCÊ diz,mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”. (Voltaire)

Exposição “As Cores da Melhor Idade” permanece no Parque

dos Pássaros

Rio das Ostras Jornal, “O blog que virou jornal”. CNPJ: 14.898.193/0001-54 *Comunicação de utilidade pública e notícias regionais Editor - Fundador: Angel Morote - Diretora Comercial: Regina Pereira - Web Master e Revisão: Gabriel MartinsColaboradores: Rodrigo Oliveira e Pr. Fábio Ferreira Redação: Rio das Ostras - RJ Publicação Quinzenal - Tiragem: 5000 exemplares Contato: 22-98276846 *Site: www.riodasostrasjornal.blogspot.com - Email: [email protected] artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, e não correspondem a opinião do Jornal, os mesmos não tem vínculo empregatício.

EditorialPor Angel Morote

A falta de mão de obraRio das Ostras já mudou há muito tempo no seu estado

físico literalmente quanto a sua população, reparei que tudo agora devemos vasculhar e tirar conclusões para embarcar numa empreitada rumo ao crescimento em qualquer área que queiramos fazer. Por exemplo, fazer uma obra ou reforma de uma casa, é tão difícil como ganhar na loteria, se contratamos uma empreiteira para fazer o serviço, não há dinheiro que pague, pelo custo absurdo, e se contratamos um mestre de obras ou um pedreiro também não há dinheiro que pague, porque antes da primeira semana de serviço o “homem” some e ficamos na mão, após um ato de confiança.

Evidentemente não podemos generalizar essas atitudes, mas, em Rio das Ostras é diferente, em geral todos os serviços prestados nesta amada cidade é pela metade, ou melhor, não existe, até quando você vai numa loja qualquer ou de departamentos, a primeira coisa que encontramos ao entrar no estabelecimento são grupinhos de vendedores batendo um “papinho”, e você é considerado como um invisível, na verdade, você não existe. E quando você é percebido, o atendente mal te dá um bom dia e nada simpático, ou melhor, nada agradável. Vamos um pouquinho mais longe, entramos no estabelecimento para comprar, pagar e não levar de graça, a não ser, o muito obrigado, quando conseguimos concluir uma compra e quando não, fica por isso mesmo, você continua “invisível”.

Nas repartições públicas riostrense ou não, também não é nada diferente, entramos num departamento qualquer, cumprimentamos por educação na chegada e você não houve nada de retorno. Após um longo tempo de espera e sem resolver o problema às vezes, vamos embora, mesmo assim agradecemos pelo atendimento, e ouvimos chamando “o próximo”. Na realidade, não sei se é um vicio ou educação, cumprimentar e agradecer na chegada ou na saída de um estabelecimento, ou será que fazemos parte de outro mundo?

Em resumo, não entramos num estabelecimento comercial para comprar nada de graça, até porque pagamos, ou entrar numa repartição pública para ser o “próximo” ao encontrarmos atendentes sem a mínima condição para atender uma pessoa sequer, e imagina quando é uma fila. Tanto comercial quanto pública o atendimento é de péssima qualidade, não generalizando, mas, é difícil, e como. Atender com educação, não faz mal a ninguém. Fica a dica.

Para os atendentes educados e atenciosos, vão meus parabéns, pelo atendimento, independente de concluir uma compra, pela atenção dispensada na repartição e pelo carinho de se aproximar do próximo sem olhar a diferença econômica ou social.

Parabéns amigo trabalhador pelo seu DIA! E vamos que vamos!

A mostra As Cores da Melhor Idade, que faz parte do Projeto Natureza e Arte, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria do Ambiente de Rio das Ostras, ainda poderá ser visitada ao longo do mês de maio, no hall do Parque dos Pássaros, sempre de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada franca.

Abrindo a série de exposições deste ano, o casal Armando e Nely Machuy apresenta 30 obras utilizando técnicas de óleo e acrílico sobre tela retratando paisagens, animais e a força da natureza.

O Parque dos Pássaros fica na Rua Petrópolis, s/nº, no Jardim Mariléa.

Dando continuidade à política de valorização dos artistas locais, a Prefeitura de Rio das Ostras e a Fundação Cultura, em parceria com alguns músicos do projeto Música da Cidade, celebrará o aniversário de um ano deste evento, que destacou talentos de toda a região. Para a comemoração, apresentações do trio em Lá Menor, da banda Afrojan e do cantor Marcos Matarazzo, além do DJ Victor Hugo Mafra. Os shows acontecem neste sábado, 27, a partir das 16h, na Concha Acústica da Praça São Pedro, no Centro.

Ao todo, 28 bandas e sete DJ’s estiveram presentes entre as nove edições. Para Renata Cabral, uma das idealizadoras do projeto, é a oportunidade que o município teve para apresentar seus músicos. “Muito bom saber que a cidade

em que produzimos nossas canções é a mesma que abre espaço para executarmos nosso som. É a classe artística local sendo redescoberta”, relata.

DJ VICTOR HUGO MAFRA – Produtor de Mashups, mistura de duas ou mais músicas, uma com vocal e outra instrumental perfeitamente sincronizadas.

MARCOS MATARAZZO – Coloca sua voz meio soul a estilos como rock alternativo e sintetizadores, sua voz poderosa mostra a que veio. “Arte é minha religião. Deus é arte e Arte é Deus”, conta.

TRIO EM LÁ MENOR – Repleto de percussões, o trio mostra o melhor da MPB, do samba e do forró pé de serra, uma característica que encanta o público.

AFROJAM – Uma banda que tem em sua proposta a rotatividade de músicos em cada apresentação. O objetivo é apresentar a verdade de cada integrante a cada apresentação, tornando-as únicas.

Música da Cidade comemora um ano de sucesso em Rio das Ostras neste sábado

Gabriel Sales

Page 3: Rio das Ostras Jornal - Edição 52

Rio das Ostras Jornal 3

Economia

Cientistas ‘enxergam’ regiões do cérebro atingidas pela dor

Constatação foi obtida com ressonância mag-nética em 114 pessoas

Cientistas disseram ter sido capazes de “en-xergar” as regiões do cérebro onde é registrada a dor, segundo um estudo divulgado nesta se-mana.

Pela primeira vez foi possível medir a in-tensidade da dor com o uso de ressonância magnética, e dizer se um remédio funcionou para aliviar a sensação.

A pesquisa foi publicada no “New England Journal of Medicine”. Ela pode abrir caminho para futuras análises que permitam avaliar com precisão a gravidade da dor, de acordo com os cientistas.

“Por enquanto, não há uma forma aceitável de medir a dor e outras emoções além de per-guntar a uma pessoa como ela se sente”, afir-mou Tor Wager, principal autor do estudo, em entrevista à agência AFP.

O estudo foi dirigido por Wager, professor de neurociência da Universidade do Colorado, em Boulder, junto com colegas da Universidade

de Nova York, da Universidade Johns Hopkins e da Universidade de Michigan.

CalorPara a pesquisa, a equipe de cientistas fez

ressonâncias magnéticas em 114 voluntários no momento em que eles recebiam calor no ante-braço direito. A temperatura administrada foi

de moderada a quente.Os pesquisadores se surpreenderam ao des-

cobrir que os sinais encontrados nos cérebros ocorriam como padrão entre diversas pessoas, permitindo aos cientistas prever o quanto de dor alguém estava sofrendo com 90% a 100% de exatidão.

“Encontramos um padrão, por meio de múltiplos sistemas cerebrais, que diagnostica quanta dor uma pessoa sofre em resposta a um calor doloroso”, explicou Wager.

Um subgrupo de participantes em que os indivíduos haviam sofrido desilusões amorosas foi apresentado a imagens dos ex--namorados e cônjuges. Pesquisas anteriores apontavam que a atividade mental de uma pessoa nesta condição poderia ser similar a de alguém que sofre dor física, mas o novo estudo aponta que os sinais foram diferentes nos dois casos.

Os pesquisadores também descobriram que os sinais da dor diminuíam nos cérebros dos pacientes que haviam sido tratados com analgésicos.

Mesmo que a tecnologia ainda não esteja plenamente disponível, os pesquisadores espe-ram que, nos próximos anos, esse avanço possa levar ao desenvolvimento dos primeiros testes objetivos sobre a dor, ou contribuir para o estu-do e o alívio da dor crônica.

Page 4: Rio das Ostras Jornal - Edição 52

4 Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras promove Caminhada no feriado

Passeios por trechos de mata, plantações e criações de animais bovinos e equinos fazem parte do roteiro da Caminhada na Na-tureza – Circuito Pau Brasil, que será realizada no próximo dia 1º de maio em Cantagalo pela As-sociação de Caminhantes Anda Rio das Ostras, em parceria com a Prefeitura. O evento tem apoio do Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau e da Anda Bra-sil.

Com percurso de aproxima-damente 10 km, a caminhada, que é gratuita e não tem limite de idade para participar, terá ini-cio às 8h com saída e chegada num local sinalizado, próximo à Escola Municipal Trindade. As inscrições já podem ser feitas no site ecobooking.com.br ou no dia do evento, no próprio local.

Nesse circuito será ofere-cido um café da manhã rural, organizado pelos moradores lo-cais. Também será montada uma

Atividade será realizada no próximo dia 1º de maio em Cantagalo, zona rural de Rio das Ostras

De acordo com a secretária de Turismo, Carla Ennes, o circuito Pau Brasil oferece aos caminhantes passeios por estradas vicinais, que são utilizadas no dia-a-dia do homem do campo. “O turismo rural é uma atividade diferenciada, que tem como um dos objetivos mostrar a vida simples da zona rural”, disse ela.

Transporte – A Secretaria de Educação também estará incentivando a Caminhada. Vai disponibilizar dois ônibus escolares que sairão da Secretária de Turismo, localizada na Praça Prefeito Claudio Ribeiro, na Ex-tensão do Bosque, para levar os caminhantes até Cantagalo. Terão duas saídas do Centro para Cantagalo, às 7h30 e 8h30, e na volta, os ônibus virão de Cantagalo também em dois horários – 13h e 14h. Terão preferência no transporte quem realizar a inscrição pelo site ecobooking.com.br

feirinha para venda de produtos cultivados na área rural, como geleias, doces, biscoitos ca-seiros, queijos, artesanato, licores e pimentas.

Maurício Rocha

Page 5: Rio das Ostras Jornal - Edição 52

Rio das Ostras Jornal 5

Começa a Semana da Empresa Bacana em Rio das Ostras

Centenas de pessoas prestigiaram, na quarta, 24, o primeiro dia da Semana da Empresa Bacana, iniciativa da Prefei-tura de Rio das Ostras, em parceria com o Sebrae, que tem por objetivo estimular a formalização de microempreendedores no município. Na estrutura, montada no Jardim Mariléa, os interessados podem fazer a regularização sem burocracia e com a orientação do Sebrae.

Durante a abertura do evento, o pre-feito Sabino destacou a importância de apoiar os microempreendedores do mu-nicípio. “Rio das Ostras tem um poten-cial muito grande. Temos uma popula-ção crescente, que precisa se alimentar, vestir, se divertir... A sustentabilidade econômica do município depende mais de microempreendedores, que geram empregos e recolhem aqui seus impos-tos, do que de grandes empresas, que recolhem impostos e investem em ou-tros municípios”, destacou.

Para o secretário de Desenvolvi-mento Econômico, Mário Almeida, a cidade tem um compromisso de apoiar os empreendedores pela série de benefí-cios que trazem ao município. “Preten-demos apoiar ainda mais os empreen-dedores. O nosso horizonte se ampliou com essa parceria com o Sebrae”, elo-giou.

Após uma experiência na informa-lidade, a empreendedora Mônica Mar-ques formalizou seu negócio de coffee break e buffets há um ano e meio e não se arrepende. “Com a formalização, tive a oportunidade de ampliar a cadeia de clientes. Posso vender para empresas, que exigem CNPJ, e não somente para os meus vizinhos. As pessoas pensam que se paga horrores, mas não é nada disso, pelo contrário é muito simples. Estou muito satisfeita. Vou migrar de Micro Empreendedor Individual para Microempresa”, comemora.

Maurício Rocha

Page 6: Rio das Ostras Jornal - Edição 52

6 Rio das Ostras Jornal

Vacinação contra a gripe é prorrogado até 10 de maio em Rio das Ostras

A meta da Secretaria de Saúde é imunizar pelo menos 80% do público-alvo da campanha

Considerando que o índi-ce de pessoas imunizadas está abaixo do esperado em todo o País, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Rio das Ostras tam-bém amplia a campanha até 10 de maio, com vacinação em todos os postos de saúde da rede.

No município, até sábado,

dia 20, já haviam sido aplica-das 6.189 doses, o que repre-senta 37% da população a que se destina a campanha: ges-tantes, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias, idosos, profissionais de saúde e portadores de do-enças crônicas.

A Secretaria Municipal de

Saúde espera aumentar o nú-mero de pessoas que buscam os postos para tomar a vacina, principalmente as crianças.

O município já recebeu

8.500 doses da vacina e deve receber mais um lote do Go-verno do Estado na próxima

semana. A meta da Secreta-ria de Saúde é imunizar pelo menos 80% do público-alvo

da campanha, que em Rio das Ostras reúne cerca de 17 mil pessoas.

Banco de Empregos de Rio das Ostras

DESCRIÇÃO DA VAGA VAGAS

AJUDANTE DE BOMBEIRO HID. 1AJUDANTE DE CAMINHÃO 6AJUDANTE DE COZINHA 7AJUDANTE DE INSTALAÇÃO DE REDE 1AJUDANTE DE MECÂNICO 1AJUDANTE DE PADEIRO 2AJUDANTE DE PEDREIRO 37AJUDANTE DE INSTALAÇÃO DE EQUIP. DE SEGURANÇA 1AJUDANTE DE SERRALHEIRO 1AÇOUGUEIRO 2APLICADOR DE MANTA ASFALTICA 1ARMADOR DE FERRO 3ASSISTENTE COMERCIAL 1ATENDENTE 26AUXILIAR ADMINISTRATIVO 4AUXILIAR DE EXPEDIÇÃO 1AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 3BALCONISTA 3CABELEIREIRA 5CAIXA 1CAMAREIRA 2CHAPEIRO 3CONFEITEIRA 1COORDENADOR DE VENDAS 1CORTADOR DE FRIOS 2COSTUREIRA 1COZINHEIRO 5CUIDADOR DE IDOSO 1DESINGNER GRÁFICO 1DIGITADOR 1DOMÉSTICA 19ELETRICISTA 2EMPACOTADOR 2ENTREGADOR 2ESCOVISTA 1ESTAGIÁRIO DE INFORMÁTICA 1ESTETICISTA 1GARÇOM 3GERENTE COMERCIAL 1GOVERNANTA 1INSTRUTOR DE SOM 1INSTRUTOR DE INFORMÁTICA 2INSTRUTOR DE MANDARIN 1INSTALADOR DE VIDRO TEMPERADO 3INSTALADOR DE INSULFILME 1MANICURE 1 5MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO 2MECÂNICO DIESEL 2 MONTADOR 1MONTADOR DE ESTRUTURA 1MOTORISTA CARRETEIRO 14OPERADOR DE FORNO/TÊMPERA 2OPERADOR DE TELEMARKETING 50PADEIRO 1PEDICURE 10PEDREIRO 33PINTOR DE AUTOMOTIVO 5PIZZAIOLLO 1PROFESSOR ADMINISTRAÇÃO 2PROFESSOR DE ESPANHOL 2PROFESSOR DE INFORMÁTICA 2PROFESSOR DE INGLÊS 2PROFESSOR DE CURSOS 10PROJETISTA 3PROMOTOR DE VENDAS 1RECEPCIONISTA 2REPOSITOR 5TÉCNICO HIGIENE DENTAL 1TÉCNICO CONTÁBIL 1TÉCNICO DE REFRIGERACAO 4TÉCNICO ELETRÔNICA 2TÉCNICO ELETROMECANICA 1VENDEDOR 15

Secretaria de Bem-Estar Social – Av. Desembargador Ellis Hermydio Figueira, s/nº, Jardim Campomar, em Rio das Ostras. Mais informações Tels.: (22) 2771-6413 / 2771-6428

Page 7: Rio das Ostras Jornal - Edição 52

Rio das Ostras Jornal 7

Postos dos bairros do Recanto, Âncora, Nova Esperança, Operário, Cidade Praiana e Rocha Leão serão reformadas

Para atender à população com mais confor-to e garantir um ambiente adequado de trabalho aos profissionais, a Prefeitura de Rio das Ostras fará uma série de reformas nas unidades de saú-de do município. Receberão melhorias os pos-tos do Recanto, Âncora, Nova Esperança, Ope-rário, Cidade Praiana e Rocha Leão.

A Prefeitura fez um levantamento das ne-cessidades das unidades de saúde, identificando prioridades. “Nosso objetivo é oferecer um am-

Obras de melhorias nas unidades de saúde

são feitas em Rio das Ostras

biente mais confortável, segu-ro e agradável à população que busca atendimento nos postos e para os profissionais de saú-de que trabalham nas unidades. Nos preocupamos em especial com a acessibilidade desses

locais”, explica a secretária de Saúde, Ana Cristina Guerrieri.

A reforma do posto de saú-de do Recanto inclui pintura interna e externa da unidade, além da recuperação de por-tas e janelas, grades e muro. A unidade também terá reforma-da sua sala de curativos. Essas mesmas melhorias receberão as unidades de Cidade Praiana e de Rocha Leão, onde ainda haverá recuperação da varan-da. As obras contemplam ain-da a construção de cisternas de reuso (para aproveitamento da água da chuva em serviços de limpeza, jardins, banheiros etc.).

No posto de saúde do Ân-cora, serão colocados revesti-mentos de parede, teto e pisos, além de novas esquadrias, vi-dros e portão. As redes elétrica e hidráulica serão reformadas. A unidade ganha ainda novo bebedouro e aparelho de ar condicionado. A obra também inclui a construção da cisterna de reuso.

As obras em Nova Espe-rança vão contemplar corre-ção de infiltração, pintura de paredes e tetos, recuperação e instalação de portas e janelas, além de reforma na área de espera. Haverá manutenção das redes elétrica e hidráuli-ca, do telhado e construção de cisterna.

Na unidade de saúde do Operário, a reforma inclui a colocação de novo piso e por-tas, além de pintura interna e externa. Serão reformadas as instalações hidráulica e elé-trica – com inclusão de no-vos pontos de luz – reforma do banheiro e recuperação de muro.

RECURSOS - O proces-so de execução das obras já foi encaminhado à licitação. O investimento, de cerca de R$ 625 mil, será realizado com recursos captados do Governo Federal, o que per-mite ao Município utilizar verba própria em novas me-lhorias dos serviços públicos.

Page 8: Rio das Ostras Jornal - Edição 52

8 Rio das Ostras Jornal

Petrobras aprova contratação de 23 novas embarcações de apoio

Rio das Ostras recebe mais de R$13 milhões em royalties

Unidades serão cons-truídas no Brasil, com 60% de conteúdo local

A Petrobras aprovou nesta quinta--feira (18/4) a contratação de 23 em-barcações de apoio, como parte do 3º Plano de Renovação da Frota de Embarcações de Apoio Marítimo. As unidades, do tipo PSV 4500 e OSRV 750, cumprirão requisitos de conteúdo local de 60% e serão construídas no Brasil. Os preços apresentados foram competitivos, atendendo às métricas e

VENDO OU TROCO POR IMÓVEL COMERCIAL ou IMÓVEIS RESIDENCIAIS

DE MENOR VALOR

Casa no centro de Rio das Ostras c/ 5 quartos, sendo 02

suítes, copa, cozinha, sala de estar, salão, 02 banheiros,

área de serviço, varandas, garagem, sauna, piscina e um prédio anexo com 02 andares

– Base R$ 500.000,00 Contato 22-99114849.

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) liberou para o Município de Rio das Ostras R$ 13.936.459,21, referente à parcela de royalties do mês de abril pela exploração e produção de petróleo na Bacia de Campos. A cidade acumula então um total de R$ 109.016. 990,55 nos cofres públicos do município.

Os recursos são estabelecidos por meio do percentual de petróleo extraído da Bacia de Campos. A parcela de R$13.936.459,21, já se encontra nos cofres públicos do município e registra uma queda de cerca de R$ 1milhão e 250 mil, em relação aos valores (R$15.189.994,32), pagos pela ANP ao

município no mesmo período do ano 2012.Por enquanto Rio das Ostras ainda recebe os

royalties e parcelas de Participações Governamentais e Especiais, mesmo com a derrubada a favor do veto da redistribuição dos royalties com os outros 5 mil e poucos municípios do Brasil. Até que o Supremo Tribunal Federal (STF) tome uma decisão definitiva sobre a partilha com os de mais municípios.

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia concedeu uma liminar que suspendeu parte da Lei dos Royalties do Petróleo (12.734/12). De acordo com a ministra, a norma afronta a Constituição e o sistema federativo.

orçamentos esperados. Esta foi a 4ª Rodada do

Plano de Renovação da Frota. Em julho deste ano, a Petro-bras irá ao mercado para con-tratar outras 24 embarcações de apoio marítimo (5ª Roda-da), cumprindo, assim, a meta de contratar, até 2014, 146 embarcações a serem constru-ídas no Brasil, conforme pre-visto no 3º Plano de Renova-ção da Frota de Embarcações de Apoio Marítimo.

Page 9: Rio das Ostras Jornal - Edição 52

Rio das Ostras Jornal 9

Page 10: Rio das Ostras Jornal - Edição 52

10 Rio das Ostras Jornal

Justiça bloqueia bens do ex-prefeito Carlos Augusto por fraudar o VI Concurso Público

O Juiz de Direito Rodrigo Leal Manhães de Sá determinou o valor de até 14 milhões de reais o bloqueio requerido pela Promotoria

A 1º Vara de Rio das Os-tras acatou o pedido de indis-ponibilidade de bens do Ex- Prefeito, também são réus os ex-secretários municipais de administração Marcelo Chebor da Costa e a de planejamento Rosemarie da Silva e Souza Teixeira, além da Fundação

Roberto Trompowsky Leitão de Almeida, o presidente da fundação, Flávio Serra Terra de Faria e o diretor da entidade, Antônio Carlos Guelfi.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) tinha ajuizado uma Ação Civil Pública por impro-bidade administrativa, com pe-dido de reparação de dano mo-ral coletivo e indisponibilidade de bens, do ex-prefeito Carlos Augusto Carvalho Baltazar.

De acordo com o Juiz de Direito Rodrigo Leal Manhães de Sá:

• O ex-prefeito Carlos Augusto, autorizou a contrata-ção e homologou o concurso mesmo diante de todas as irre-gularidades que estavam sendo investigadas pelo Ministério Público.

ção ré e seus Presidente e Diretor Administra-tivo, nos termos do art. 3º da Lei nº 8429/92, em razão da contratação ora impugnada, con-correram para os atos delineados na inicial e deles se beneficiaram.

Portanto, uma vez preenchidos os re-quisitos legais que autorizam a cautelar pre-vista no art. 7º, p. único da Lei nº 8245/92, DEFIRO A MEDIDA REQUERIDA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO E DETERMINO A INDISPONIBILIDADE DOS BENS DOS RÉUS até atingir o valor de R$ 14.000.000,00

(quatorze milhões de reais).Segundo o Ministério Público, ele e ou-

tras cinco pessoas, incluindo o diretor e o pre-sidente da Fundação Roberto Trompowsky, são responsabilizados por fraudes em concur-so público para cargos na prefeitura. Entre as irregularidades apontadas estão falta de segu-rança, desorganização, plágio de questões de outros concursos, desaparecimento de provas e favorecimento de candidatos.

Veja as imagens com os autos do pro-cesso.

• A ex- secretária Rosemarie da Silva foi quem indicou a Fundação Trompowsky e teve ativa participação durante o processo administrativo que acompanhou o concurso e culminou com a contratação da fundação. O réu Marcelo Chebor autorizou a ré a reali-zar a prestação de serviços referente ao concurso público.

• Por sua vez, quanto à Funda-

Page 11: Rio das Ostras Jornal - Edição 52

Rio das Ostras Jornal 11

“O Blog Que Virou Jornal” se consolida também na internet

É com grande satisfação que anunciamos que o nos-so Rio das Ostras Jornal, na versão on-line, ultrapassou a marca de 1.500.000 (Um mi-lhão e quinhentos mil) visi-tas no seu endereço eletrôni-co - www.riodasostrasjornal.blogspot.com.br - se consoli-dando como o primeiro blog/jornal de noticias da cidade, com uma média de 3.000 vi-sitas por dia. Fato que obri-gou ao seu Editor e Funda-dor, Angel Morote, a colocar o blog nas bancas de jornais,

isto é, criar uma versão im-presso, com suas imagens e textos simples de blogueiro, facilitando a compreensão e leitura da população.

Com muito trabalho e de-dicação nosso Rio das Ostras Jornal entrou no ar virtual-mente em 2009 e agora con-tamos com 1.530.000 (Um milhão, quinhentos e trinta mil) acessos no blog - www.riodasostrasjornal.blogspot.com.br. Foi ficando conhe-cido na rede, mas sabíamos que faltava alguma coisa para informar a população. As expectativas foram maio-res ao publicar nossas maté-rias, notas ou recados para que a comunidade ficasse por dentro do que acontecia na cidade. E aí, com muito es-forço, conseguimos colocar o

O Rio das Ostras Jornal ultrapassa marca de 1.500.000 (um milhão e quinhentos mil) acessos na Internet

mais antigos, muito menos os melhores, simplesmente somos o Rio das Ostras Jor-nal.

Muito obrigado que-ridos leitores e todos que contribuíram para alcançar-mos esta marca de mais de 1.500.000 - UM MILHÃO E QUINHENTOS MIL VI-SITAS.

Sem vocês não seria pos-sível, e realmente o nosso alvo sempre foi você, o lei-tor riostrense.

Você também nos pode achar no facebook e no twit-ter.

Visite nossa página: www.riodasostrasjornal.blo-gspot.com.br

Rio das Ostras Jornal na sua versão impressa em 1° de fe-vereiro de 2011, espalhando--o nas ruas da nossa querida cidade, carente de informa-

ção e por isso “OBlog Que Virou Jornal”.

Agora o Rio das Ostras Jornal está nas bancas a cada

15 dias, todo colorido e com 16 páginas, sempre abordan-do noticias de interesse da população riostrense. Não somos os primeiros, nem os

Page 12: Rio das Ostras Jornal - Edição 52

12 Rio das Ostras Jornal

Prefeito Sabino e vereadores participam de solenidade de início da duplicação da BR-101 em Casimiro

O evento acon-teceu no can-teiro de obras próximo á Pra-ça do Pedágio

Começou na quinta-feira, 25 de abril, as obras de du-plicação da rodovia BR-101 no trecho entre Casimiro de Abreu e Rio Bonito. O pre-feito de Rio das Ostras, Sa-bino, e os vereadores, Presi-dente da Câmara, NINI, Gel-sinho Apicelo, Neco, Alex Amarrado, Derlan e Ademir da Farmácia, além do pre-feito de Casimiro, Antônio Marcos estiveram presentes à solenidade que marcou o início do trabalho de cons-trução, ao lado do Ministro dos Transportes, Cesar Bor-ges, do vice-governador Luiz Fernando Pezão, do secretá-rio estadual de Transportes, Julio Lopes, e de autoridades da região. O secretário de Transportes Públicos de Rio das Ostras, Edson Pereira, também participou. O even-to aconteceu por volta das

11h00, no pedágio da locali-dade de Boa Esperança (Km 194), em Casimiro de Abreu.

Sabino foi um dos gesto-res que mais trabalharam pela conquista dos licenciamentos

ambientais necessários à exe-cução da obra, desde o seu mandato como deputado es-tadual.

“A duplicação da BR-101 entre Rio Bonito e Casimiro de Abreu é uma importan-te conquista que beneficiará toda a região. A melhoria no trecho era uma antiga reivin-dicação tanto da população quanto minha, ainda como deputado estadual. A dupli-cação traz mais segurança aos moradores e visitantes de Rio das Ostras, reduzindo

o risco de acidentes. Além disso, impulsiona a economia local, movimentando o turis-mo e viabilizando o tráfego de equipamentos da indústria do petróleo e dos trabalhado-res do setor”, disse o prefeito Sabino.

O empenho do prefeito Sabino em acelerar a obra de duplicação se baseia no alto índice de acidentes com mor-tes nesse trecho. Neste ano já foram registradas pelo menos 30 mortes nessa área da rodo-via. Em 2012 foram 52 e em

2011, 36 pessoas morreram em acidentes no trecho.

A duplicação já obteve li-cenças de instalação emitidas pelo Ibama e pelo Instituto Chico Mendes de Conserva-ção da Biodiversidade (ICM-Bio). A obra a ser realizada pela Autopista Fluminense compreende o trecho entre o km 190,3 (Casimiro de Abreu) e o km 261,2 (Rio Bonito) da BR-101 RJ/Norte, com extensão total de 70,9 quilômetros. Serão construí-das mais duas faixas de rola-mento, acostamentos, viadu-tos e pontes.

Page 13: Rio das Ostras Jornal - Edição 52

Rio das Ostras Jornal 13

Moção de repúdio contra a CEDAE é aprovado na Câmara de Rio das Ostras

Todos os vereadores vo-tam pelo descaso da Estatal em fornecer apoio à popula-ção e principalmente pela fal-ta d’água na cidade.

Na última sessão realiza-da na tarde da quarta-feira 24 de abril na Câmara de Vere-adores de Rio das Ostras, foi votado e aprovado por una-nimidade, isto é por todos os vereadores, uma Moção de Repúdio, indicada pelo vere-ador Marcelino da Farmácia.

Com a indicação da Moção de Repúdio de nº 006/2013, contra a CEDAE, indicado pelo vereador Mar-celino da Farmácia, votado e aprovado na câmara por todos os edis, mostra o grau de in-satisfação da população pelo descaso da empresa Estatal em prestar o caótico e defi-ciente serviço à comunidade

de Rio das Ostras. A chamada empresa

“Nova CEDAE”, que conti-nua se lixando com a popula-ção riostrense, em teimar em cobrar, contas absurdas e va-lores descomunais em nome do endereço do imóvel, pela falta do líquido nas torneiras, a falta de apoio à solicitação de instalação de redes e medi-dores feitos pelos munícipes e empreiteiras, entre outros assuntos levaram a vereança de Rio das Ostras a confirmar oficialmente a Moção de Re-púdio.

O Rio das Ostras Jornal tem acompanhado as inúme-ras entrevistas e audiências públicas realizadas na câma-ra e chegou à conclusão, que para sanar o fornecimento, a qualidade do líquido, o apoio aos empresários e popula-

gusto, tenha assinado com grande festa um convênio com a CEDAE a administração, distribuição e fornecimento por 50 anos.

Constituída em agosto de 1975, a Com-panhia Estadual de Águas e Esgotos (CE-DAE) é oriunda da fusão da Empresa de Águas do Estado da Guanabara (CEDAG), da Empresa de Saneamento da Guanabara (ESAG) e da Companhia de Saneamento do Estado do Rio de Janeiro (SANERJ). A empresa operava em déficit e mudou seu logotipo com o intuito de esconder a má qualidade do atendimento e que por isso na verdade em Rio das Ostras nunca funcio-nou e agora ganha uma Moção de Repúdio da câmara.

A CEDAE opera e mantém a captação, tratamento, adução, distribuição das redes de águas. Tem um faturamento mensal de cerca de R$ 300.000.000,00 (trezentos mi-lhões de reais). E ainda temos de quebra de pagar o tratamento e destino final dos es-gotos gerados no município a uma empresa particular, Foz do Brasil, vinculado a uma divida de mais de 1 bilhão de reais.

ção em geral seria a municipalização d’água na cidade. Após tantas pro-messas para melhorar a captação, dis-tribuição e aumento da capacidade de fornecimento feito pelo presidente do órgão estatal, Wagner Victer e pelo seu presidente regional Fernando Arruda.

Rio das Ostras aplicou mais de 90 milhões de reais para acabar com o problema de abastecimento d’água na cidade, mas, o problema está longe de acabar se o prefeito Sabino não muni-cipalizar a água no município, embora seu antecessor ex-prefeito Carlos Au-

Page 14: Rio das Ostras Jornal - Edição 52

14 Rio das Ostras Jornal

Igreja Católica traça estratégias para frear crescimento de igrejas evangélicas

em áreas pobresUm dos principais temas discutidos durante a Con-

ferência Nacional dos Bispos do Brasil, da Igreja Ca-tólica, foram as estratégias da igreja para reforçar sua presença em meio a comunidades mais pobres.

Esse trabalho, voltado para as chamadas Comuni-dades Eclesiais de Base (CEBs), faz parte das inicia-tivas da Igreja Católica para recuperar sua presença nas áreas mais pobres, onde perde fiéis para as igrejas evangélicas.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o padre Benedito Ferraro, assessor da Ampliada Nacional das CEBs, afirma que a volta da discussão em torno desse tema, que havia perdido força com o distanciamento da Igreja Católica com a esquerda, é um reconhecimento de parte dos bispos de que a retração abriu espaço para as evangélicas, como a Assembleia de Deus.

Defensores das CEBs esperam grande apoio do papa Francisco, que como bispo foi o relator Docu-mento de Aparecida, que marcou o início da retomada das CEBs em 2007, na Conferência do Episcopado Latino-Americano. O apoio por parte do Papa é es-perado tanto por ele ter participado do Documento de Aparecida quanto por sua defesa de uma “igreja para os pobres” – embora sem viés esquerdista.

A própria eleição do papa Francisco, primeiro líder da Igreja Católica não europeu, foi atribuída por vário veículos de imprensa em todo o mundo como uma estratégia do Vati-cano para frear o crescimento dos evangélicos, sobretudo na América Latina, e para impedir a diminuição no número de

fiéis católicos.A América Latina é, atualmente, a região do mundo que

concentra o maior número de católicos em todo o mundo, número esse estimado em cerca de 1 bilhão e 100 milhões de pessoas. O Brasil é o país com o maior número de católi-cos, com 126 milhões de fiéis.

Pastor FábioCobertura EspiritualQuerido leitor Graça e Paz. Gostaria de trazer algo importantíssimo para sua reflexão particular sobre “COBERTURA ESPIRITUAL”.Qualquer um de nós que servimos a Jesus e pertencemos a sua igreja na Terra, ou seja, fazemos parte do Corpo de Cristo sendo membros ativos da Igreja, temos a segurança de que somos “guardados, cobertos Espiritualmente” por um pastor. A Cobertura Espiritual é algo sério no Reino de Deus, pois reflete exatamente uma proteção espiritual pelo nosso comprometimento no Reino e nossa Aliança com Jesus que é A Pedra Angular da Igreja.Mateus 16:19 “E Eu te darei as chaves do Reino dos Céus, e tudo o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra será desligado nos Céus”Jesus deu o privilégio a Sua Igreja que não é um templo e sim os Membros do Seu Corpo no qual Ele mesmo é A Cabeça, de ligar e desligar na Terra. Isso quer dizer que como Corpo de Cristo temos a responsabilidade, autorização e privilégio de com unidade no Corpo, ligar e desligar aqui na Terra e os Céus concordarem .Isto é um assunto forte e importante. Imagine alguém que necessita de uma cura física ou emocional onde a medicina e a ciência não podem resolver, então entra a Igreja de Jesus e liga aqui na Terra, (orando) liberando a Palavra de cura e os Céus concordam e a pessoa recebe a cura! Aleluia, isso é a Igreja ligando na Terra e os Céus realizando o impossível aos homens.Só os que estão debaixo de “COBERTURA ESPIRITUAL” ou seja, sendo membros da igreja de Jesus são os que podem ter a oportunidade e privilégio de ligar e desligar.Hebreus 13; 7 e 17 7 – “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a Palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver”.17 – “Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles, porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas, para que o façam com alegria, e não gemendo, porque isso não vos seria útil”.Os pastores estão com a “função” de cobrir os membros do Corpo de Cristo Espiritualmente, velando, orando, suplicando todos os dias por eles, e isso deve ser feito com alegria e não com gemidos. Jesus disse no Evangelho de João 21: 15,16 e 17 no fim de cada versículo diz: “Apascenta as minhas ovelhas”.Só podemos apascentar as ovelhas que estão no aprisco no redil, as que estão fora não se pode cuidar. Portanto querido leitor, se você é evangélico e está na nossa cidade, veio de outro município fixou residência aqui e AINDA NÃO SE FEZ MEMBRO DE NENHUMA IGREJA, VOCÊ ESTÁ FORA DO CORPO DE CRISTO. Por favor com a máxima urgência procure uma igreja o quanto antes, converse com o pastor e seja membro da igreja e esteja sob COBERTURA ESPIRITUAL não fique fora do aprisco.O lobo sempre vai atrás das ovelhas longe da malhada porque se tornam presas fáceis. Juntas dificultam a captura, pois o pastor das ovelhas luta bravamente para proteger as ovelhas do lobo.Medite, pondere, reflita e decida urgente e se você ainda não tem Jesus como O Bom Pastor se decida logo também a Tê-lo como Senhor e salvador e faça parte do redil de Jesus aqui na Terra e lá no Céu.Pr. Fabio Ferreira Igreja Batista Nova Jerusalém

Polícia apreende maconha e arma de choque no carro do cantor evangélico Justin Bieber

Em turnê mundial, o cantor pop Justin Bieber, que se identifica como evangélico, tornou-se novamente alvo dos holofotes devido a uma polêmica ligada à sua vida pessoal. Durante uma apresentação do cantor em Estocolmo, capital da Suécia, na última quarta-feira, 24 de abril, a polícia encontrou uma pequena quantidade de maconha no carro que estava à disposição do cantor canadense.

“Fizemos uma busca no carro de Justin Bieber e encontramos uma pequena quantidade de droga”, afirmou Lars Byström, porta-voz da polícia, em entrevista à agência de notícias AFP.

De acordo com as informações da

revista Veja, policiais que faziam ronda nos arredores do hotel onde Bieber estava hospedado notaram um forte odor de maconha próximo ao carro que levaria o cantor para o local do show. A polícia então acionou o esquadrão antidrogas, que revistou o

carro e encontrou uma pequena quantidade de maconha e uma arma de choque. Entratanto, a polícia não realizou nenhuma prisão: “Nós não temos nenhum suspeito”, disse Byström, que revelou que agora, a droga apreendida será analisada, como parte do inquérito.

Esta não é a primeira vez que o cantor adolescente se envolve num caso de uso de drogas. No último mês de janeiro, Justin Bieber foi fotografado fumando um cigarro de maconha.

Por Tiago Chagas

Page 15: Rio das Ostras Jornal - Edição 52

Rio das Ostras Jornal 15

“Cristãos secretos” na Coreia do Norte são detidos em campos de concentração por se recusarem a reconhecer ditador Kim Jong Um como divindade

Dr. Hollywood filia-se ao PSC e deve ser candidato a deputado em 2014: “Aqui não

temos vergonha da Palavra de Deus”

A Coreia do Norte, país que tem estampado as manchetes da imprensa mundial por ameaçar atacar a Coreia do Sul e os Estados Unidos, é tida pelas organizações missionárias como a nação mais fechada ao cristianismo, e por con-sequência, o país que mais perse-gue cristãos em todo o mundo.

Norte-coreanos que profes-sam a fé cristã estão sendo man-tidos em centros de detenção e privados de alimentação por se recusarem a reconhecer o ditador Kim Jong Un (foto) como uma di-vindade.

O país, que após a guerra das Coreias tornou-se comunista, é oficialmente ateu, mas na prática existe uma imposição de culto à dinastia Kim por parte do governo.

Kim Jong Sung, avô do atual ditador e já falecido, é considerado um ser de natureza divina, e seus descendentes herdaram, segundo a

crença local, a divin-dade do líder e o direi-to a ocuparem o posto de chefe da nação.

De acordo com as leis do país, qualquer pessoa que professe uma fé que não colo-que a dinastia Kim no centro de sua adora-ção, deve ser presa. Há informa-ções, de acordo com o Acontecer Cristiano, de que imagens de satélite localizaram campos de concentração, onde são mantidos presas as pessoas que são consi-deradas criminosas de religião. Nesses campos, estariam aproxi-madamente 200 mil pessoas.

A perseguição a cristãos co-meçou no país em 1953, e um dos casos mais emblemáticos é o desaparecimento de bispos cató-licos que viviam no país. As au-toridades de Pyongyang, capital

do país, negam haver a existência dos bispos e desde 1980, ignoram qualquer pergunta sobre o caso.

Os cristãos secretos da Coreia do Norte, grupo de pessoas que se reúnem às escondidas, somam segundo a Missão Portas Aber-tas, entre 200 e 400 mil pessoas, que se mantém firmes à fé cristã, mesmo sob o risco de serem con-denados à prisão perpétua ou pena de morte, se forem flagrados cul-tuando a Deus ou apenas portando uma Bíblia.

Por Tiago Chagas

O cirurgião plástico e apresentador de TV Robert Rey, conhecido como Dr. Hollywood, filiou-se ao Partido Social Cristão (PSC), e de acordo com informações da própria legenda, deverá ser candidato a deputado federal nas próximas eleições.

Nascido em São Paulo e adotado por uma família mórmon dos Estados Unidos quando ainda era criança, Robert Rey, hoje com 51 anos, é casado e tem dois filhos. Ele se formou cirurgião plástico e protagonizou por anos um reality show em Beverly Hills, com mulheres que aceitavam ser filmadas enquanto eram submetidas aos procedimentos estéticos.

De acordo com o site do PSC, mesmo partido do pastor Marco Feliciano, Robert Rey teria escolhido a legenda por princípios cristãos: “Procurei este partido porque aqui não temos vergonha da palavra de Deus. Entendo que o mundo está entrando no caos porque as pessoas não querem ouvir mais a palavra de Deus”, afirmou o cirurgião plástico, também conhecido por suas roupas extravagantes.

A filiação de Robert Rey foi oficializada no último dia 18 de abril, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Na ocasião, a presença do cirurgião causou um pequeno alvoroço no local, e houve filas de pessoas querendo cumprimentá-lo.

A estratégia do PSC seria usá-lo, ao lado de Feliciano, para somar votos para a legenda e assim, conseguir eleger uma bancada maior.

Page 16: Rio das Ostras Jornal - Edição 52

16 Rio das Ostras Jornal

Panificadores são capacitados em Rio das Ostras

Palestras abordaram assuntos como atendimento, higienização, segurança do trabalho e qualidade da matéria prima, entre outros

Criar um novo conceito de qualidade para o setor de pani-ficação de Rio das Ostras. Este foi o objetivo do Seminário que aconteceu na tarde da quarta, 24, no auditório da Secretaria de Tu-rismo entre membros do Sindica-to da Indústria de Panificação e Confeitaria de Niterói, São Gon-çalo e Rio das Ostras com donos

de padaria de Rio das Ostras e estudantes da Padaria Escola. Fo-ram quatro palestras que aborda-ram assuntos importantes como atendimento, higienização, segu-rança do trabalho e qualidade da matéria prima.

Foi apresentada neste Semi-nário a primeira parte do Plano de Atenção para Desenvolvi-mento do Setor de Padarias e

Confeitarias. Essa pesquisa foi desenvolvida pelo Instituto de Panificação do Estado do Rio de Janeiro em união com a revista Tecnoplan. O evento também foi importante para aproximar os alunos da Padaria Escola, manti-da pela secretaria de Desenvolvi-mento Econômico, das empresas empregadoras.

Para o subsecretário de De-

A iniciativa visa levar para aos alunos das redes municipal e particular a consciência de cidadania no trânsito.

As Secretarias de Educação e de Segurança Pública de Rio das Ostras firmaram convênio com o Detran-RJ, na quarta-feira, dia 24, para desenvolver junto às escolas o “ Programa Trânsi-to na Escola”. A iniciativa visa levar para aos alunos das redes municipal e particular desde a Educação Infantil até o 5º ano do ensino fundamental, a consciência de cidadania no trânsito.

A proposta do projeto é mudar o comportamento no trân-sito dos cidadãos e os profissionais de ensino entendem que a ferramenta mais poderosa para essa mudança é a educação. “Só com cidadãos conscientes e respeitando as leis do trânsito que os números de violência no trânsito e o desrespeito podem ser redu-zidos no País”, comentou a coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria de Educação, Fernanda Rezende.

O evento prossegue nesta sexta-feira, dia 26, na Casa de Educação, reunindo os professores municipais, no horário das 8h30 e 13h30. Na parte da tarde, das 13h30 às 16h, direcionado para profissionais de ensino da rede particular e da Ronda Esco-lar, que inclui nos respectivos currículos os temas interdisciplina-res “noções de trânsito” e “educação para o trânsito”.

senvolvimento Econômico, Vir-gilio Lagrimante, Rio das Ostras precisa realizar mais ações para os panificadores. “A qualidade do produto não está apenas em sua produção propriamente dita. O valor agregado está relacio-nado ao atendimento, à higieni-zação e, principalmente, à quali-dade da matéria-prima utilizada. Não basta a técnica”, relata.

Elizabeth Furtado é dona de padaria há 28 anos e elogia a iniciativa. “Quem quer ficar no mercado precisa buscar novas ferramentas, conceitos e novi-dades. Sempre prezei pela qua-lidade de meus produtos e vejo que realmente é isso que fideliza meus clientes. Estou aqui para entender melhor essa engrena-gem e avaliar se estou no cami-nho correto e o que preciso me aperfeiçoar”, explica.

Ao final do Seminário, os participantes passaram por uma oficina de experimentação patro-cinada por diversas empresas do ramo.

Rio das Ostras e Detran realizam

projeto de Educação no Trânsito