jornal je notícias - zona sul - nº 52

16
SÃO PAULO, JUNHO/2014 ANO IV - Nº 52 - GRATUITO 4 ANOS Carrapato: uma picada, várias doenças Pág. 03 Cinco alimentos que melhoram a visão Pág. 04 Evite doenças circulatórias no outono/inverno Pág. 07 Concurso vai levar banda para a Expomusic Pág. 08 TOC aumenta riscos de problemas no coração Pág. 10

Upload: jornal-je-noticias

Post on 10-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Leia a edição de junho do jornal JE Notícias, que circula em Interlagos, Campo Grande, Socorro, Cidade Dutra, enfim, zona sul de São Paulo.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal JE Notícias - Zona Sul - Nº 52

SÃO PAULO, JUNHO/2014 ANO IV - Nº 52 - GRATUITO

4 ANOS

Carrapato: uma picada, várias doenças Pág. 03

Cinco alimentos que melhoram a visão Pág. 04

Evite doenças circulatórias no outono/inverno Pág. 07

Concurso vai levar banda para a Expomusic Pág. 08

TOC aumenta riscos de problemas no coração Pág. 10

Page 2: Jornal JE Notícias - Zona Sul - Nº 52

ANUNCIE (11) 2826-1082 / 97495-0743 (VIVO) / 95422-2040 (TIM) .............SÃO PAULO, JUNHO / 2014 - 4 ANOS EM CIRCULAÇÃO2 ACESSE: www.portalje.com.br

EXPEDIENTEEDIÇÃO 052 - JUNHO/2014

15.000 exemplaresDistribuição Gratuita

FALE COM A REDAÇÃOR. Olivia Guedes Penteado, 561

Cj. 02 - Socorro - 04766-001São Paulo/SP

E-mail: [email protected]: www.portalje.com.br

Editor-Chefe: Hans Misfeldt (MTB 74.353/SP)

PARA ANUNCIARLIGUE AGORA!

(11) 2826.1082 (24h)(11) 97495.0743 (VIVO)[email protected](11) 95422-2040 (TIM)[email protected]

Tamanhos DisponíveisPágina Inteira (24cm x 28cm)Meia Página (24 cm x 14 cm)

1/4 página (12cm x 14 cm)Padrão (12cm x 7cm)

H. D. BROCHNER MISFELDT COMUNICAÇÃO - MECNPJ 11.280.212/0001-96 - CCM: 3.997.960-1

www.misfeldt.com.br

Uma publicação:

De acordo com a Lei Federal 5250 de 09/02/1967, Artigo 2º: “É livre a publicação e circulação no território nacional de livros, JORNAIS e outros periódicos, salva

se clandestino, ou quando atentem contra a moral e os bons costumes”; e Lei Federal 6015 de 31/12/1973. Regulamentação Específica e Federal.

Os artigos opinativos, o conteúdo dos anúncios e a índole dos participantes da coluna Correio Sentimental são de responsabilidade de seus autores.

DISTRIBUIÇÃO DO JORNAL JE NOTÍCIAS(displays próprios*)

- Sonda Cidade Dutra (24 horas) - Av. Sen. Teotônio Vilela, 1433- Ricoy Supermercados - Av. Nossa Sra. do Sabará, 4.563 - Próx. Zike Tuma- Ricoy Alvarenga - Estrada do Alvaren-ga, 1.694 - Mar Paulista/Pedreira- Sacolão Campo Grande - Av. N. Sra. Sabará, 2.031 - Próx. Banco do Brasil

*Reposição a cada 2 dias, assim o JE circula o mês todo.

Agradecemos pela graça alcançada todos os

dias!SF/HDBM

DEUS SEJASEMPRE

LOUVADO!

CONDOMÍNIOS- Residencial dos Lagos 1 - Av. Miguel Yunes - Marajoara Park - Av. João Peixoto Viegas- Mund - Av. N. Sra. Sabará, 500- Lumina - Av. Sgto. Geraldo Santana- Bosque do Sul - Av. Sgto. Geraldo Santana- Sabará - Av. N. Sra. Sabará, 4.350

* Distribuição porta a porta garantida: O JORNAL não fica parado na portaria!

Chove chuva..............

Segura coração!!!A Copa do Mundo chegou, final-

mente. Há sete anos, quando anun-ciado como sede do Mundial, o Brasil mal tinha um estádio com capacida-de para receber tantos espectadores. Hoje, o que vemos, apesar de quase acabados aos 45 do segundo tempo, são estádio modernos, de última ge-ração... e de valores muito altos tam-bém. Com os custos investidos na reforma do Estádio Mané Garrincha, por exemplo, seria possível construir 30 hospitais completos para atender

a mais de 1 milhão de pessoas cada um. Portanto, caros, segurem o cora-ção. Esporte é bom, futebol é alegria, mas depois de julho, a festa da FIFA acaba. E o Brasil volta a sua norma-lidade, com alguns de seus estádios--elefantes-brancos que de nada vão servir - há menos para shows mi-lionários. Esperamos que estejamos enganados. E esperamos que o Bra-sil conquiste o HEXA em casa, por-que senão... meu amigo... o coração do Brasileiro vai parar!

Tenha seu site em até

3x sem juros. Ligue2826-1082

Page 3: Jornal JE Notícias - Zona Sul - Nº 52

ANUNCIE (11) 2826-1082 / 97495-0743 (VIVO) / 95422-2040 (TIM) .............3SÃO PAULO, JUNHO / 2014 - 4 ANOS EM CIRCULAÇÃO

CONDOMÍNIOS

Carrapato: uma picada, várias doenças

Uma das pragas mais de-testadas pelos seres humanos e certamente pelos animais são os carrapatos, que com apenas uma picada, pode transmitir do-enças graves.

Os cães em especial afeta-dos por carrapatos podem con-trair ao menos duas doenças: a babebiose e a erliquiose. A pri-meira doença infecta e destrói os glóbulos vermelhos dos cães e causa febre, anemia, tendên-cia a sangramentos e até a mor-te do animal.

A segunda doença ataca as células de defesa do animal e causa febre, perda de peso, falta de apetite, vômitos, sangramen-tos pelo nariz e até a morte.

Além disso, os cães podem ficar estressados e até contrair anemia como consequência das picadas, em caso de grandes in-festações.

Os carrapatos fazem ninhos com milhares de ovos, que in-festam a residência. O ideal é utilizar produtos que sejam específicos para eliminar os ni-nhos, que geralmente ficam em locais altos e com frestas, como muros e batentes de portas e ja-nelas.

Há dois tipos mais comuns desse ácaro: carrapato estrela (de capivaras e cavalos) e ver-melho (de cães). As aves podem ajudar a espalhar o bicho para outros lugares.

Como eliminar?- Aplique inseticida (líquido

ou em pó) no ambiente. Se os carrapatos estiverem espalha-dos, chame uma empresa espe-cializada;

- Quando o carrapato está no animal e no homem, é preciso tratar os dois;

- Se for passear no mato, use repe-lente, botas e evite tocar na grama ou nos animais;

- Na volta, lave as botas com sabão de coco, seque-as ao sol, tome banho, lave o cabelo e veja se há carrapatos na roupa, na pele ou na cabeça.

Febre maculosaNo ano passado, o Ministério

da Saúde registrou 66 casos e 29 mortes por febre maculosa no país. A doença causa febre alta e manchas na pele, pela ação da bactéria Rickettsia ri-ckettsii, transmitida pela picada do carrapato.

Dicas para evitar a doença- Use roupas claras e com

mangas compridas, para facili-tar a visualização de carrapatos;

- Coloque calças compridas, com a parte inferior por dentro de botas, preferencialmente de cano longo e vedadas com fita adesiva de dupla face;

- Examine o próprio corpo a cada 3 horas, para verificar a presença de carrapatos. Quanto mais rápido forem retirados, me-nor a chance de infecção;

- Retire os carrapatos (caso sejam encontrados), preferen-cialmente com auxílio de uma pinça de sobrancelhas ou cirúr-

gica;- Não esmague o carrapato

com as unhas, pois ele pode liberar bactérias e contaminar partes do corpo com lesões;

- Para o controle em áreas de ocorrência de foco, a equipe de zoonoses da cidade deve ser acionada, para orientar as medi-das específicas a serem implan-tadas, como informações sobre o ciclo do carrapato, transmis-são da doença e atividades que devem ser feitas.

Page 4: Jornal JE Notícias - Zona Sul - Nº 52

ANUNCIE (11) 2826-1082 / 97495-0743 (VIVO) / 95422-2040 (TIM) .............SÃO PAULO, JUNHO / 2014 - 4 ANOS EM CIRCULAÇÃO4 ACESSE: www.portalje.com.br

ACESSE www.youtube.com/programatutube

DIVULGAR O QUE VOCÊ FAZ DE

MELHOR. ESSE É O NOSSO

LEMA. ANUNCIE NO JE: 2826-1082

Cinco alimentos que melhoram a visão

Por causa do calor tropical, ou ainda por causa dos votos do fim de ano, os primeiros meses de 2014 são os mais indicados para abandonar velhos hábi-tos que fazem mal à saúde e adotar uma dieta equilibrada, cortando carboidratos, gordura trans, carne vermelha, embuti-dos, sal e açúcar. Praticamente, tudo o que faz mal à saúde e à boa forma pre-judica também a visão. Mas, pensando exclusivamente na saúde dos olhos, é possível ingerir alimentos que de fato contribuem para enxergar bem. De acor-do com o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, determinados alimentos têm o poder de retardar ou ain-da atenuar doenças oculares. A seguir, o especialista aponta cinco alimentos que têm o poder de melhorar a visão.

1. Cenouras e alimentos de cor laranja“É de conhecimento popular que co-

mer cenoura faz bem aos olhos. E é ver-dade. Tanto cenouras quanto as demais frutas e legumes de cor alaranjada. Isso porque o betacaroteno, que é um antioxi-dante natural, é uma das formas indire-tas de se obter a vitamina A que contribui com que a retina e outras partes do olho funcionem sem problemas. Vale ressaltar que tanto a cenoura quanto a abóbora contêm também muita vitamina C – óti-mo para a saúde em geral.”

2. Folhas verdes“Saladas de folhas verdes são uma

ótima opção não só para o verão, mas para todo o ano. Afinal, principalmente as verduras de tonalidade verde-escu-ro, como espinafre, couve e brócolis, contêm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres. Por conter luteína e zeaxantina, contribuem bastante para reduzir o risco de degeneração macular e catarata. Além disso, esses dois podero-sos antioxidantes contribuem para dimi-nuir o desconforto com relação ao brilho, melhoram o contraste e também podem aumentar o alcance visual.”

3. Ovos“Além de também ser uma fonte pri-

vilegiada de luteína e zeaxantina, a gema contém zinco, que contribui igualmente para reduzir o risco de degeneração ma-cular relacionada à idade (DMRI). Como os danos oxidativos à retina são um re-levante fator de risco para a DMRI, esse tipo de antioxidante pode, então, prevenir danos celulares e a perda gradual da vi-são.”

4. Frutas vermelhas e cítricas“Essas frutas são ricas em vitamina

C – que também tem um papel funda-mental na prevenção de doenças ocula-res. Por serem poderosos antioxidantes, atuam na prevenção de doenças oculares e também impedindo a progressão de do-enças já instaladas, como o glaucoma. De todo modo, além de adotar uma dieta rica nesse tipo de alimento, é importante consultar um especialista e fazer o trata-mento indicado.”

5. Peixes “Ricos em ômega-3 e ômega-6, os

peixes que fazem bem à saúde ocular são aqueles geralmente servidos em restau-rantes japoneses: salmão, atum, truta, além de anchovas e cavala. Por conterem ácido graxo, atuam na prevenção da Sín-drome do Olho Seco. Mas, como também são ricos em vitaminas A, B6, B12, C, D e E, além de minerais, oferecem outros tantos benefícios à saúde ocular e à saú-de geral como um todo.”

Neves diz, ainda, que as receitas de-vem levar mais castanhas, linhaça e óleo de canola – já que também evitam a sín-drome do olho seco, muito frequente nas grandes cidades e na terceira idade.

Page 5: Jornal JE Notícias - Zona Sul - Nº 52

ANUNCIE (11) 2826-1082 / 97495-0743 (VIVO) / 95422-2040 (TIM) .............5SÃO PAULO, JUNHO / 2014 - 4 ANOS EM CIRCULAÇÃO

Dores noturnas ou sensibilidade próxima as articulações são sinais de tendiniteIncômodos, como limitações dos movi-mentos, sensibilidade no tendão próximo de articulações e dores noturnas, que pio-ram com a prática de atividades físicas, podem sinalizar uma tendinite. Caracteri-zada como uma inflamação ou lesão nos tendões, que têm como função unir os músculos aos ossos e auxiliar na força de contração para realização dos movimen-tos, a doença acontece quando força os tendões acima do que eles aguentam. De acordo com o ortopedista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Alberto Croci, outras causas também podem influen-ciar na doença. “Processos inflamatórios provocados por reumatismos, diminuição dos hormônios de tireóide ou femininos, determinadas medicações ou excesso de retenção hídrica, como inchaço, são al-guns exemplos”, comenta.

Como a patologia pode ser causada por atividades repetitivas, é importante res-saltar que simples hábitos, como aque-cimentos dos músculos antes de realizar atividades físicas, redução de movimentos repetitivos, fazer pausas durante o expe-diente, caso trabalhe em frente ao com-putador por muito tempo, e beber água são algumas dicas que podem auxiliar na prevenção. As formas de tratamento são indicadas de acordo com cada caso. Se-gundo o ortopedista Alberto Croci, após avaliação de um especialista, é iniciado o tratamento, geralmente com uso de anal-gésicos, anti-inflamatórios, corticóides ou infiltrações locais. Em casos mais graves é indicada a imobilização da região, evitan-do outros processos de atrito no local, que pode ter cura desde que seja identificada a causa e feito o diagnóstico.

Obesidade: balão intragástrico éaliado na perda de peso

Uma doença que afeta mundialmente muitas pessoas é a obesidade. Somente no país, o percentual de obesos cresceu 54% no intervalo de seis anos. Isto é, o número de brasileiros com o problema su-biu de 11,4% para 17%, entre 2006 e 2012. Esses dados, que fazem parte de um egundo dados do Ministério da Saú-de. A pesquisa aponta ainda que, ao todo, 51% da população acima de 18 anos pos-sui o IMC (índice de massa corporal) igual ou acima de 25, sendo que os homens são a maioria com 54,5 da população contra 48,1 entre mulheres.

Inúmeros fatores ocasionam a obesi-dade que podem ser decorrentes de má alimentação e diminuição ou falta da prá-tica de atividades físicas. O envelhecimen-to também é uma causa para o aumento do peso, assim como fatores genéticos e emocionais bem como estresse e ansieda-de. Há também problemas relacionados aos hormônios que contribuem para o au-mento de peso. No entanto, quando o peso está muito elevado pode ser fator de risco para o surgimento de doenças como dia-betes, hipertensão e colesterol alto.

Como reduzir o peso?Para diminuir os ponteiros da balança

e melhorar a qualidade de vida, é preciso mudar os hábitos diariamente, evitando o consumo de alguns alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares e apostar também na prática de atividades físicas. Já para quem possui um IMC aci-ma de 27, uma indicação muito frequente entre os médicos é o uso de Balão Intra-gástrico.

“O método foi desenvolvido há cerca de 20 anos e é um procedimento temporário, que não causa danos à saúde do paciente. Ele contribui para a eliminação de quilos e, geralmente, é sugerido pacientes que não conseguem perder peso apenas com trata-mento clínico”, explica o Dr. Sérgio Barri-chello, médico gastroenterologista, endos-copista e especialista em emagrecimento na Clínica Healthme.

A permanência do balão gástrico no es-tômago é de até seis meses. No entanto, pacientes que não conseguiram eliminar a quantidade os quilos necessários, pode haver a necessidade de recolação do balão intragástrico no intervalo de um mês. Ele é eficaz na eliminação de peso, pois nesse período proporciona uma sensação de sa-ciedade no paciente, devido o volume que ele ocupa, garantindo assim uma elimina-ção de até 20% do peso inicial.

Page 6: Jornal JE Notícias - Zona Sul - Nº 52

ANUNCIE (11) 2826-1082 / 97495-0743 (VIVO) / 95422-2040 (TIM) .............SÃO PAULO, JUNHO / 2014 - 4 ANOS EM CIRCULAÇÃO6 ACESSE: www.portalje.com.br

PROCURE O SEU AMOR NESTA COLUNA - SEM FOTO: GRÁTIS

COM FOTO R$ 20,00LIGUE (11) 2826.1082/3804.3764

PATROCINE A COLUNA CORREIO SENTIMENTAL.

Yuri, 42 anos, deseja conhecer mu-lheres para amizade ou compromisso sério. Altura 1,80m / 70Kg. Reside no

litoral. VIVO: (13) 99617-1187

Aureni, 67 anos, busca homens para relacionamento sério.

(11) 99331-9046 Claro

Maria Aparecida, viúva, 43 anos, gosta-ria de conhecer homens para relacio-

namento sério. (11) 98383-9680 TIM

Roberto, 44 anos, 1,80m, moreno, gostaria de conhecer moças

entre 40 e 45 anos, para relacionamen-to sério, sem vícios. (11) 96092-9273 Oi

Gilmar, 56 anos, busca mulheres p/ rela-cionamento sério ou amizade com idade entre 45 a 50 anos. F: 98789-8586 TIM

ou 96592-0423 Claro

Maria Aparecida, viúva, 43 anos, gostaria de conhecer homens para

relacionamento sério.(11) 98383-9680 TIM

Elcio, 65, sem preconceito de cor, gost. conhecer mulheres acima de 55 a. q morem em Santo Amaro. TIM 9 4820 4369 / Oi 946864069

Harry, 28 anos, moreno de olhos verdes, quer conhecer mulheres a partir de 18. F: 98216-6072 TIM /

99244-1042 Claro.

Professora universitária Vani, 48 anos, gostaria de conhecer homens para amizade ou futuro relacionamento

com idade superior a 48 anos.(11) 5666-5686

Loira, procura pessoas para amizade, tenho 1,67m, 65 anos. F: 98302-9555 (TIM)

F: 98897-9413 (Claro)

Eunice, 55 anos, gostaria de conhecer homens de 45 a 65 anos,

para relacionamento sério. (11) 97640-9601 Claro

Morena, 1.60m, 55kg, 39 anos, procura homens de 35 a 40 anos para relacion.

sério.9 9575 8649

Gonçalves, 50 anos, empresário, gostaria de conhecer mulheres p/ relac. sério sem limite de idade.

9 8570 1977 TIM

Barbara, 32 anos, morena, quer conhe-cer homens p/ relac. sério de 30 a 43

anos. TIM 9 5236 0435.

BOLO DE FUBÁ CREMOSO DE LIQUIDIFICADORINGREDIENTES1 xícara bem cheia de fubá2 xícaras de leite1 lata de leite condensadoA mesma medida de água3 ovos2 colheres de copa de manteiga1 colher de sopa de óleo1 1/2 xícaras de açúcar100 g de queijo parmesão1 colher de sobremesa de fermento em pó1 pitada de salMODO DE PREPAROBater todos os ingredientes no liquidificadorLembre-se de adicionar primeiro os líquidos depois os secosUntar uma forma retangular e enfarinhar com fubá, despejar a misturaLevar ao forno pré-aquecido, em 180°, por cerca de 30 minutos, ou até dourar

Luciana, divorciada, 48 anos, gostaria de conhecer homens para relac. sério.

Fone: 98601-5431 TIM

Rogério, 23, gostaria de conhecer mu-lheres de 19 a 24 anos para relac. sério

ou amizade. F: 94625-5175 Oi

NOVOS CORAÇÕES

Mulher procura homem de 40 a 60 anos, evangélico, sincero, honesto e

trabalhador ou aposentado. P/ compromisso sério. F: 96087-0453

Miguel, 58 anos, procura relaciona-mento sério na zona sul.

F: 3486-2101 / 9.4965-8542

Carlos, 44 anos, moro sozinho, procuro relacionamento sério com pessoas que

querem ser felizes, de 25 a 35 anos.9.69966794 Oi / 99454 2520 Claro

Antonio, 38 anos, quer conhecer mo-ças de 27 a 32 para relac. sério.

F: 9 9354 9517 Claro

ANUNCIE NO CORREIO SENTIMENTALSEJA UM PATROCINADOR DA PÁGINA.

Page 7: Jornal JE Notícias - Zona Sul - Nº 52

ANUNCIE (11) 2826-1082 / 97495-0743 (VIVO) / 95422-2040 (TIM) .............7SÃO PAULO, JUNHO / 2014 - 4 ANOS EM CIRCULAÇÃO

30/06/14

Saiba como evitar doenças circulatórias frequentes no outono/inverno

Com as temperaturas abai-xo de 15 graus e com a sen-sação térmica chegando a 10 graus, as pessoas ficam mais suscetíveis a desenvolver al-guma doença causada pela má circulação. Os problemas circulatórios correspondem a 22% das mortes no Brasil, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde. Esse número vem se tornando uma preocupação, principalmente com a chegada do inverno.

“Durante esse período pode ocorrer à contração das artérias periféricas, principal-mente quando há gordura nas artérias, atrapalhando ainda mais que o sangue chegue até alguns tecidos”, afirma o Dr. Fernando Bacalhau (CRM-SP: 116.809), cirurgião vascular com título de especialista pela Sociedade Brasileira de An-

giologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e membro da Socie-dade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC).

A má circulação é causada pelo acúmulo de gordura nas paredes das artérias, quando isso acontece, elas ficam en-durecidas e estreitas tornando a circulação do sangue mais lenta. Esse tipo de problema atinge mais as mulheres, prin-cipalmente aquelas que estão acima do peso ou fazem uso do anticoncepcional.

“O corpo pode emitir sinais de que está com problemas na circulação, a pessoa pode sen-tir dormência ou inchaço nos membros, formigamento nas mãos e nos pés. No caso de câimbras, paralisia ou fadiga muscular pode ser um indício de arteriosclerose”, explica o cirurgião vascular.

O problema na circulação

pode estar associado à gené-tica, obesidade, alimentação desequilibrada e até mesmo o sedentarismo.

“No caso das pessoas que já tem uma artéria do coração comprometida não haverá irri-gação do músculo cardíaco e consequentemente um infar-to que é uma das causas de morte. Se a artéria que faz a irrigação cerebral também es-tiver obstruída ela pode gerar um acidente vascular cerebral. Por isso, os cuidados no inver-no não podem ser ignorados”, alerta o Dr. Fernando.

Vida longaO tratamento para as doen-

ças circulatórias pode ser feito por meio de medicamentos ou cirurgia se for necessário, mas a melhor forma ainda de evitar a doença é a prevenção, espe-cialmente se o paciente já tem

alguma doença que contribui para a obstrução das artérias. “Se você é diabético ou hiper-tenso é importante aprender a controlar essas doenças, parar de fumar, praticar exercícios físicos regularmente, manter uma alimentação balanceada é uma maneira de prevenir as doenças de circulação”, escla-rece o cirurgião vascular.

Previna-seConfira algumas recomen-

dações, feitas pelo cirurgião vascular Dr. Fernandopara me-lhora a má circulação:

• Vista roupas confortáveis e evite as peças mais justas, pois elas podem comprimir os músculos das pernas e cintu-ra;

• Consuma alimentos ricos em fibras eles ajudam na boa digestão;

• Se for possível durma

com os pés sobre uma almofa-da alta pode melhorar o retor-no venoso;

• Faça exercícios físicos;• Opte por alimentos com

gorduras poli-insaturadas;• Beba muita água entre

dois e três litros por dia;• Use meias elásticas, pois

melhora a circulação sanguí-nea.

Sobre o médicoDr. Fernando Bacalhau

(CRM-SP: 116.809), cirurgião vascular com título de especia-lista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC).

ANUNCIE NO JE2826-1082

Page 8: Jornal JE Notícias - Zona Sul - Nº 52

ANUNCIE (11) 2826-1082 / 97495-0743 (VIVO) / 95422-2040 (TIM) .............SÃO PAULO, JUNHO / 2014 - 4 ANOS EM CIRCULAÇÃO8 ACESSE: www.portalje.com.br

ECONÔMICOSLIGUE (11) 2826-1082

Conheça o Adesivo com tecnologia à base d’água

Os reparos que precisam ser realizados em ambientes como escritórios, hospitais, lo-jas e até mesmo residências, com intensa movimentação de pessoas, requerem cuida-do e atenção, uma vez que o uso de produtos que possuem solventes orgânicos, podem ge-rar desconforto à quem inala a substância. Para esse tipo de necessidade, a Cascola, marca multissolução em adesivos e selantes, possui no seu portfólio Cascola Base D’Água, adesivo de contato com alta força de co-lagem, livre de solventes orgâ-nicos e odor suave, ideal para aplicações também em ambien-tes sustentáveis.

Cascola Base D’Água é de fácil aplicação e, quando usado corretamente em camadas uni-formes, rende três vezes mais que um adesivo à base de sol-vente, característica que o tor-na ideal para revestimento de madeiras em geral com uso de

laminados plásticos ou naturais. Além do uso convencional para recobrir móveis, revestimento de placas de madeiras utilizadas posteriormente para decoração ou revestimento de parede de alvenaria.

“Cascola Base D’Água é uma opção prática e econômica ao profissional, pois além de ser monocomponente, o produto tem rendimento médio de 100 gramas a 150 gramas por m²”, explica Luiz Felipe Pateo, geren-te da marca Cascola.

ANUNCIE NO JE NOTÍCIAS(11) 2826-1082(11) 3804-3764

Concurso musical recebe inscrições e levará banda ganhadora para Expomusic 2014

A Edifier, famosa por desenvolver produtos com excelentes tecnologias acústicas para o cenário fo-nográfico mundial, está che-gando ao Brasil com força to-tal. Por isso, a empresa está recebendo inscrições para o Festival Edifier, evento que acontece em agosto. O pre-miado receberá a oportuni-dade de participar da Expo-music 2014, em setembro.

Qualquer banda, de qual-quer estilo musical, podem se inscrever, desde que este-jam localizadas em São Pau-lo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais. Os interessados em se inscrever devem entrar em contato com o email [email protected], enviando nomes e links das redes sociais da banda, nomes dos integrantes, e os contatos (nome, email e te-lefone) do responsável pelo cadastro.

Os embates e o anda-mento do concurso podem ser acompanhamos pelo Fa-cebook, na fanpage oficial: https://www.facebook.com/festivaledifier.

DINÂMICA DO CONCURSOPRIMEIRA FASE - As

inscrições são abertas para

bandas de São Pau-lo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os inscritos serão con-vocados até 20 de junho para enviarem materiais (foto da banda, release, mú-sica cover gravada, música própria gra-vada e sugestão de jingle para Edifier – de acor-do com briefing a ser envia-do pela produção).

SEGUNDA FASE – A cada semana, serão selecionadas 4 bandas, totalizando 16 bandas no mês. No final de cada semana, aquela que ti-ver melhor desempenho no Facebook (na página do Fes-tival) em relação a divulgação participarão de um encontro oficial em estúdio parceiro do Festival. A cada encontro, uma banda se classifica para a terceira etapa.

TERCEIRA FASE – das se-lecionadas na fase anterior, aquelas que apresentarem o melhor jingle – escolhi-do pela comissão julgadora – serão classificadas para etapa final. No total, serão 4 bandas – uma referente a cada mês (maio, junho e ju-lho) e uma repescagem.

FINAL – O Festival Edi-fier termina com um grande

show em agosto, que contará com a participação das qua-tro bandas selecionadas + duas grandes atrações (ban-da convidada e uma grande atração já conhecida no ce-nário). A data e local serão divulgados em breve.

INSCRIÇÕESAs inscrições devem ser

enviadas para o email cadas-tro@festivaledif ier.com.br com nome e links da banda (facebook, site, etc); nomes dos integrantes; nome do responsável pela inscrição e contatos (telefone, email, en-dereço completo).

O Festival Edifier é uma realização da Edifier, con-ceituada empresa no cenário fonográfico mundial, com o apoio da Atlantis Produções e divulgação da Misfeldt Co-municação.

Informações: https://www.facebook.com/festiva-ledifier

Page 9: Jornal JE Notícias - Zona Sul - Nº 52

ANUNCIE (11) 2826-1082 / 97495-0743 (VIVO) / 95422-2040 (TIM) .............9SÃO PAULO, JUNHO / 2014 - 4 ANOS EM CIRCULAÇÃO

5522-9793LIGUE AGORA:

Rua Comendador Elias Zarzur, 181 - Santo Amaro Proximo ao INSS SANTO AMARO

em 30 dias.

sua indenização de atéRECEBA

R$ 28.960,00

VOCÊ TAMBÉM FOI VÍTIMA DO

TRÂNSITO?

Confira dicas para evitar as dores de atividades físicas

Quem começa a se exercitar precisa de motivação para não desistir. Afinal, as tentações são muitas e o corpo demora para perceber que a atividade física está se tornando um hábito. Sentimos mais fome, mais sono, preguiça e, depois das atividades, chegam as dores muscula-res. Porém, nada disso deve nos fazer desistir do objetivo de conquistar mais saúde e uma silhueta mais enxuta. A professora Ana Paula Oliveira, da rede de academias Smart Fit do Recife (PE),

ensina dez maneiras de mandar a dor tar-dia para longe e seguir em frente com a prática esportiva. Confira:

Procure sempre a orientação profis-sional para a montagem do treino: “pa-rece uma dica simples, mas muita gente acaba tentando fazer um programa de treinamentos sozinha e exagera na dose, levando a dores e lesões desnecessárias”.

Durante o treino, respeite o limite do corpo: “não use cargas com grau de di-ficuldade de execução logo na primeira série. É preciso paciência para evoluir aos poucos”.

Aumente a intensidade, a quantidade e o tempo dos exercícios de forma gradu-al: “esse incremento deve ser, em média, de 10% de acordo com a frequência do aluno”.

Procure fazer apenas uma intervenção de intensidade, carga ou tempo dos exer-cícios por semana: “aumente um exercí-cio só de cada vez para não ficar com o corpo todo dolorido”.

Durante o treino, respeite o tempo de intervalo entre as séries.

Faça um esfriamento aeróbio grada-tivo para encerrar o seu treino: “ou um alongamento da musculatura”.

Antes do exercício, aqueça cerca de 10 minutos com uma atividade aeróbia que utilize a musculatura a ser trabalha-da: “é excelente para prevenir lesões”.

Caso a dor já esteja instalada, massa-gens podem aliviar e amenizar a dor.

Realizar exercícios aeróbios de baixo impacto também auxilia no alívio das do-res.

Em caso de dor, respeite a recupera-ção do seu corpo e descanse. “Não sub-meta a musculatura a grandes esforços e procure se hidratar e alimentar adequa-damente.”

Academia Smart FitEm 2009, o Grupo Bio Ritmo trouxe

o modelo Smart Fit ao Brasil, a primei-ra academia a oferecer um modelo para quem deseja praticar exercícios aeróbicos e musculação com praticidade e sem bu-rocracia. Em dezembro de 2011, se uniu a Sportcity, o maior grupo mexicano de academias, para levar a marca Smart Fit ao México, se tornando a primeira rede de academias brasileira a conquistar o mercado internacional. A marca expandiu ainda mais na América Latina e finca sua bandeira também no Chile. A proposta deu tão certo que já são mais de 100 uni-dades pelo Brasil, localizadas nas mais importantes cidades do País como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Recife, Fortaleza, Natal, e Porto Alegre. Hoje o Grupo possui cerca de 140 unida-des e mais de 400 mil alunos.

www.smartfit.com.br

Page 10: Jornal JE Notícias - Zona Sul - Nº 52

ANUNCIE (11) 2826-1082 / 97495-0743 (VIVO) / 95422-2040 (TIM) .............SÃO PAULO, JUNHO / 2014 - 4 ANOS EM CIRCULAÇÃO10 ACESSE: www.portalje.com.br

TOC aumenta risco de problemas no coração Existem pessoas que evitam

pisar nas linhas que aparecem entre as lajotas da calçada, enquanto caminham pela rua. Outros, jamais guardam objetos fora de ordem ou simplesmen-te nunca sentam à mesa, sem antes passar um bom tempo la-vando as mãos. De fato, a maio-ria das pessoas tem algum tipo de "ritual" diante de determina-das situações. Porém, quando algumas atitudes ultrapassam os limites do bom senso e se tornam verdadeiras compul-sões, podemos estar diante de um problema conhecido como Transtorno Obsessivo Compul-sivo, ou TOC, que atinge apro-ximadamente cinco milhões de pessoas no Brasil.

“Ao elevar sobremaneira os níveis de estresse e ansiedade, esse problema pode afetar não só o comportamento de uma pessoa, mas também o funcio-namento de seu sistema cardio-vascular à medida que prejudi-ca sua qualidade de vida, pois

pode influenciar diretamente seus hábitos alimentares, práti-ca de exercícios e, consequen-temente, gerar sobrepeso e hipertensão arterial sistêmica. Tanto que o número de eventos cardiovasculares entre porta-dores de TOC diminui conside-ravelmente, quando eles pro-curam tratamento, já que isso possibilita o melhor controle dos fatores de risco cardiovas-culares”, revela o cardiologista do Hospital do Coração (HCor), Jairo Pinheiro.

TOCDescrito como um distúr-

bio psiquiátrico pertencente ao grupo dos Transtorno de An-siedade, o TOC é caracterizado por recorrentes pensamentos de obsessão e comportamen-tos compulsivos. Em cada uma delas, os pensamentos do indi-víduo são invadidos por ideias ou imagens tão desagradáveis para ele mesmo que o deixam inseguro e o forçam a repetir

comportamentos bastante inco-muns – como conferir a mesma coisa várias vezes, limpar o que já foi limpo antes, entre vários outros hábitos – com o objetivo de aliviar o medo e a tensão que sente, sempre que algo incomo-da a sua consciência. “Os por-tadores de TOC acreditam que se não agirem dessa forma, algo terrível pode acontecer com eles ou a alguém de sua família, por exemplo”, explica o Dr. Pinhei-ro. “Porém, quanto mais eles re-petem um determinado tipo de comportamento, mais pensa-mentos obsessivos surgem em sua mente. Por isso, à medida que o seu estado psicológico se agrava, maiores são as chances de sofrerem infartos e AVCs”, explica o cardiologista.

AnsiedadeEm casos crônicos, a ansie-

dade gerada durante as crises de TOC é suficiente para pro-vocar infartos até mesmo em indivíduos que não pertencem

a nenhum grupo de risco asso-ciado a doenças cardíacas. Isso ocorre em função de descargas hormonais capazes de fazer su-bir a pressão arterial e acelerar a frequência cardíaca.

TratamentoExistem dois tipos de trata-

mento para TOC. Um deles é à base de medicamentos, no qual são ministrados inibidores de recaptação de serotonina. A outra maneira é através de acompanhamento psicológico, sendo observado bons resulta-dos através da terapia cognitivo--comportamental, cujo princípio básico é trabalhar com o pa-ciente questões relacionadas ao pensamento e comportamento.

SintomasO que realmente caracteriza

o TOC é a presença constante de pensamentos obsessivos que fazem com que a pessoa viva em função deles e desencadeie rituais compulsivos para mini-

mizar a ansiedade. Entre os sin-tomas mais comuns do distúrbio estão: preocupação excessiva com limpeza e higiene pesso-al; dificuldade para pronunciar algumas palavras; pensamen-tos depressivos ou agressivos relacionados com morte, acidentes ou doenças; e in-decisão motivada pelo medo de que uma escolha errada, diante de situações simples do dia-a-dia, desencadeie alguma desgraça. As causas do TOC ainda não são total-mente conhecidas. Embora seja um problema multifato-rial, pesquisas sugerem que a origem está em alterações na comunicação entre zonas cerebrais que utilizam sero-tonina. “Fatores psicológicos e a relação do individuo com a família também têm forte influência no desenvolvi-mento do distúrbio”, afirma a psicóloga Marina Marins, do Serviço de Psicologia do HCor.

Page 11: Jornal JE Notícias - Zona Sul - Nº 52

ANUNCIE (11) 2826-1082 / 97495-0743 (VIVO) / 95422-2040 (TIM) .............11SÃO PAULO, JUNHO / 2014 - 4 ANOS EM CIRCULAÇÃO

Postura errada, sedentarismo e obesidade são fatores que favorecem o desenvolvimento da escoliose

Dores e incômodos nas costas, dificuldade para respirar e alterações na posição regular dos ombros e quadril podem ser indícios de problemas na coluna. Em muitos casos, o diagnóstico é a escoliose, caracterizada por deformidade na colu-na vertebral. O problema, que tem tratamento, atin-ge de 3% a 7% da popu-lação mundial. As infor-mações são de Marcus Alexandre Mello Santos, especialista em ortopedia e traumatologia do Com-plexo Hospitalar Edmun-do Vasconcelos, em São Paulo.

A maioria dos casos é agravada por outros pro-blemas de saúde, hábitos e comportamentos. Obe-sidade, sedentarismo e postura inadequadaapa-recem na lista de fatores de complicação. “Entre os adolescentes, a esco-liose não costuma gerar

dor. “Por essa razão, con-tamos com a observação e análise de professores de educação física e pe-diatras.” O especialista ainda ressalta que, na população, a média é de 7 mulheres para cada 1 homem afetados pela es-coliose.

De acordo com ele, essa deformidade se apresenta em três formas: idiopáticas (sem razão aparente), neuromuscu-lares (desequilíbriosneu-rológicos ou musculares) e congênitas (que nasceu com o indivíduo). “Nos deparamos bastante com pessoas saudáveis que, de um dia para o outro, começam a ter dores. Ao investigar, por meio de exames de imagem (raio-x e ressonância-magnética, entre outros), descobrimos a escoliose idiopática que correspon-de a 70% das deformida-des da coluna.”

Depois de identifica-do, a escoliose deve ser acompanhada por meio de exames de raio-x. O tratamento inclui fisio-terapia e uso de coletes ortopédicos para acertar a curvatura da coluna e, em algumas situações, medicações. “A cirurgia é indicada normalmente para curvas que têm pro-babilidade de progressão. Acima de 40 e 50 graus, fazemos intervenção ci-rúrgica”, revela doutor Marcus.

Há quinze anos traba-lhando como ortopedista, atendendo casos de de-formidades vertebrais (es-colioses, cifoses e outras deformidades da coluna), o médico revela que a ci-rurgia é eficaz na grande parte dos tratamentos. Apenas os pacientes que apresentam curvas muito elevadas podem não ob-ter o sucesso esperado.

Faculdade oferece Bolsa de 100% para curso de Ciências Contábeis

Estão abertas as inscrições para o Vestibular do início do 1º semestre de 2015, da Faculdade Legale, que ofe-rece 100 bolsas de estudos integrais (100% gratuitas) para os oito semes-tres do curso de Bacharelado em Ciên-cias Contábeis.

As inscrições poderão ser realiza-das até o dia 21 de outubro de 2014, exclusivamente, pelo site do Instituto Nosso Rumo – www.nossorumo.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 50,00.

Para mais informações, o Instituto Nosso Rumo disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Candidato pelo telefo-ne (11) 3664-7878, pelo e-mail [email protected] e pelo link “Fale Conosco” de seu site.

ANUNCIE NO JE NOTÍCIAS(11) 2826-1082

Page 12: Jornal JE Notícias - Zona Sul - Nº 52

ANUNCIE (11) 2826-1082 / 97495-0743 (VIVO) / 95422-2040 (TIM) .............SÃO PAULO, JUNHO / 2014 - 4 ANOS EM CIRCULAÇÃO12 ACESSE: www.portalje.com.br

A Primeira Igreja Batista do Socorro - Pibs, está comemorando seu 34º aniversário e cele-brando sua nova casa. São 34 anos de histó-ria e evangelização, com uma história sempre marcada por devoção e crescimento. Desde 1980, a igreja vem demonstrando tais marcas por meio de sua influência verdadeira e pro-funda no coração das pessoas. A Pibs espera alcançar muito mais pessoas e tocar em seus corações para que sintam a alegria de nosso Senhor Jesus Cristo. A Pibs deseja tornar a re-gião cada vez mais abençoada!

“Fico cada dia mais impressionado com o que Deus vem fazendo no meio do seu povo aqui na Pibs... toda semana sabemos que Ele tem respondido as nossas orações!”, afirma o pastor Ademir Caitano Alves.

Inauguração da nova casaA comemoração do aniversário da Pibs rea-

lizada em abril contou como um fato marcante e significativo. Depois de dois anos de muito trabalho e dedicação dos membros da igreja, o novo templo chega a sua primeira fase de conclusão. Esse momento é representado pela conclusão da fachada espelhada e de seu jar-dim frontal.

“A experiência de depender de Deus em todos os momentos é o nosso maior desafio. Chegamos até aqui porque aprendemos a difí-cil lição de depender de Cristo Jesus!”, revela o pastor.

A igreja fica localizada na rua Olívia Guedes Penteado, 1155, no Socorro.

PIBS COMEMORA 34 ANOS CELEBRANDO A CASA NOVA

ANUNCIENO

JORNALJE

NOTÍCIAS.LIGUE28261082

Page 13: Jornal JE Notícias - Zona Sul - Nº 52

ANUNCIE (11) 2826-1082 / 97495-0743 (VIVO) / 95422-2040 (TIM) .............13SÃO PAULO, JUNHO / 2014 - 4 ANOS EM CIRCULAÇÃO

JE IMÓVEISLOJA SHOP. INTERLAGOS

Passo-o-Ponto de esquina dentro do Shopping Interlagos.

40m2 de loja + 40m2 de mezanino. Agende uma visita: 98225-7090

SALÃO BELEZA PRÓX. SABARÁPasso-o-Ponto: salão de beleza com

tudo dentro, próx. Padaria Thalita e Igreja Verde. Ótima localização. Direto c/ proprietário: 2826-1082

SOBRADO AO LADO DO METRÔ3 dorm., 2 vagas, 2 salas, quarto

empregada, a 50 metros do metrô, Av. Nações Unidas, Shopping SP Market, Credicard Hall. Aluguel R$

2.600,00, direto c/prop. 98173-5204

ANUNCIE NO CLASSIFICADOS E JEIMÓVEISTítulo + 4 linhas - R$ 8,00 / Linha Adicional - R$ 2,00

Ligue agora: 2826-1082/3804-3764

CLASSIFICADOSLIMPEZA PÓS-OBRA

HATF - Empresa especializada em limpeza pós-obra, limpeza de fa-

chada, pintura, higienização, entre outros. www.hatf.com.br 2779-4218

GRÁFICA CARTÕES DE VISITAGráfica Misfeldt, cartões de visita 4x0, sem verniz, a partir de 100 unidades por R$ 25,00 . Compre

online www.graficamisfeldt.com.br ou ligue 3804-3764

VENDO LAVADORA VAPVendo lavadora de alta pressão

hidrojato em perfeito estado, pouco uso. Valor R$ 250,00. C/ Francisca

telefone 5613-6773

ANUNCIE AQUI NESTE ESPAÇOIMOBILIÁRIAS E CORRETORES

PREÇOS ESPECIAIS!

TENHA SEU SITEem até 3x sem juros

Ligue 2826-1082 c/ Daniel

Purificador de água Vitale indica o momento certo de trocar o refil

Preocupada em oferecer soluções que agreguem qualidade de vida e con-forto às famílias brasileiras, a Lorenzetti lança o purificador de água Vitale, ideal para quem busca água pura e tratada, com economia e respeitando o meio am-biente. Compacto e com design arrojado, o produto oferece ao consumidor duas possibilidades de instalação: sob a pia ou na parede, possuindo também bica móvel, característica que o torna total-mente versátil.

Outra novidade que o produto apre-senta é a etiqueta LorenAvisa, que indica o momento correto para a troca do refil do purificador. O consumidor deve apli-car o LorenAvisa no produto e acionar o botão. A partir deste momento, inicia-se a contagem do tempo. Ao longo de seis meses, aparecerá a palavra “trocar”, in-dicando a hora certa para a substituição do refil do produto.

Desenvolvido a partir do investimento da Lorenzetti em pesquisas e estudos >

> voltados ao avanço tecnológico de seus produtos, o purificador de água Vitale oferece três etapas de filtragem, dentre elas a passagem pelo carvão ati-vado com prata coloidal, responsável por eliminar o excesso de cloro, gostos e odores desagradáveis da água e evitar a proliferação de bactérias. Por meio do uso do produto, é possível ter água pura e cristalina, adequada para consumir, la-var alimentos e cozinhar.

Econômico, o purificador Vitale pos-sui refil com capacidade para purificar dois mil litros de água, o que equivale a 100 galões de 20 litros ou mais de 1.300 garrafas pets de 1,5 litro de água, que poderiam ser descartadas de forma incorreta, impactando o meio ambiente.

Page 14: Jornal JE Notícias - Zona Sul - Nº 52

ANUNCIE (11) 2826-1082 / 97495-0743 (VIVO) / 95422-2040 (TIM) .............SÃO PAULO, JUNHO / 2014 - 4 ANOS EM CIRCULAÇÃO14 ACESSE: www.portalje.com.br

Ibiúna recebe a visita da Banda Sinfônica do Estado e a visita de Regente de Interlagos

COLUNA DO ABRAHÃO

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, re-gida pelo maestro Marcos Sadao Shirakawa, esteve na cidade de Ibiúna no interior do estado, numa apresentação no mês de maio, com fins culturais e social, pois a entrada foi gratuita, no entanto foi arrecadado ao menos 400 quilos de alimentos não perecíveis, que fo-ram destinados ao Fundo Social de Solidariedade. A região da Zona Sul da capital foi representada nesse evento pelo regen-te Izaque Estevo que rege orquestras e coral em São Paulo e atualmente rege, também, orquestra na Ci-dade de Ibiúna.

Foi por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secreta-ria de Estado da Cultura, através do projeto Progra-mas em Rede, que a pre-feitura da cidade levou ao município de Ibiúna uma apresentação da Banda

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (Foto Abrahão Oliveira)

LIMPEZA PÓS-OBRALIMPEZA DE FACHADAPINTURA E LIMPEZA EM GERAL

(11) 2779-4218 / 96312-7271WWW.HATF.COM.BR

ATENDE TODA GRANDE SP

Telhanorte apresenta dicas e soluções para deixar a casa aquecida no inverno

O inverno está chegando e não há nada melhor do que se proteger das baixas temperaturas em uma casa aconchegante e calorosa. Pensando nisso, a mul-tiespecialista em construção e re-forma Telhanorte preparou uma série de dicas e soluções para aquecer cada ambiente da casa.

Na cozinha: durante o frio, la-var a louça com água gelada se torna um pesadelo para muitas pessoas. Por isso, a utilização da torneira elétrica faz toda a dife-rença. Nesse sentido, a Torneira Elétrica Articulável Multitempera-turas da Corona é uma ótima op-ção, pois além de apresentar bica móvel de jatos direcionáveis e conforto térmico, economiza até 70% de água e energia, quando utilizada na potência econômica. Por R$ 165,90, na Telhanorte.

Na sala: para aquecer este ambiente, a dica é decorá-lo com

mantas, almofadas e tapetes, que proporcionam a sensação de aconchego e conforto. Além dis-so, a iluminação deve ser com-posta por lâmpadas quentes, de cor amarela. Se não for possível investir na troca de toda a ilumi-nação da casa, uma alternativa é trocar as cúpulas das luminárias ou adquirir produtos fabricados em tecido, como o Abajur Gal-lery na cor vermelha da Startec, ideal para o uso em bancadas e mesas. Por R$ 182,90, na Te-lhanorte.

No quarto: para dormir tran-quilamente nas madrugadas frias, a sugestão é colocar tapetes ao lado da cama, para evitar a friagem ao se levantar, e cortinas nas janelas, evitando a passa-gem do ar frio. Além disso, vale a pena investir em aquecedores termo cerâmicos, que aquecem rapidamente o ambiente de ma-

neira uniforme. O Aquecedor Termo Ceramic A05 da marca Mondial é uma alternativa eco-nômica e prática para ambientes pequenos e médios. O aparelho possui dois níveis de potência para aquecimento e baixo consu-mo de energia. Por R$ 128,90, na Telhanorte.

No banheiro: decorar o ba-nheiro com tapetes felpudos de algodão ou poliéster deixam o ambiente aquecido e confortá-vel. Além disso, a instalação de um chuveiro eletrônico é a me-lhor opção para quem quer se livrar do frio com um bom ba-nho quente. Nesse sentido, a Duo Shower Turbo Eletrônica da Lorenzetti é a solução que alia chuveiro e ducha em um mesmo produto e permite a escolha gradual e precisa da temperatura. Por R$ 238,90, na Telhanorte.

Confira dicas da Danfoss sobre aquecimento residencial

No inverno, algumas regiões do Brasil sofrem com as baixas temperaturas dentro e fora de casa. O país conta com diver-sos métodos de aquecimento residencial, sendo que os mais comuns são os baseados em ar quente gerado pelo uso de apa-relhos fixos ou portáteis. Há tam-bém sistemas de aquecimento por água quente que trabalham através de radiadores de parede ou piso aquecido, calefação por combustível como lareiras inter-nas à lenha ou gás e a calefação por meio de pisos aquecidos ele-tricamente.

“A primeira dica é pesquisar ao máximo e saber o que se quer para a residência, pois existem diversas opções no mercado, desde sistemas que quebram a sensação de frio até equipamen-tos que aquecem o local a até 28°C”, pontua Nelson Gomes, engenheiro de vendas de Heating Solutions da Danfoss.

Caso a decisão seja o aque-cimento residencial por meio de pisos, é importante destacar que a escolha da superfície influencia na eficiência e economia de ener-gia da solução.

Por um conceito básico de transferência de calor, cada ma-terial possui uma capacidade diferente de transmissão. Como o ar tem a menor condutividade térmica, materiais com composi-ção mais porosa - como polies-tireno (isopor®), fibra de vidro e madeira, por exemplo - tendem a reduzir a dissipação de calor. Por isso, optar por materiais mais compactos como pedras e por-celanas facilita a propagação de

calor, colaborando com o desem-penho da calefação.

Outro ponto importante na hora de instalar o sistema de aquecimento é verificar a es-pessura do piso, pois os mais espessos tendem a dificultar a transmissão de calor, o que torna a resposta do sistema mais lenta, porém com maior conservação de calor. Já os pisos mais finos proporcionam aquecimento mais rápido, mas com menor conser-vação de calor.

Os cuidados com o sistema de aquecimento variam muito com o tipo. No caso dos sistemas de aquecimento de piso elétrico, não há praticamente nenhuma manutenção para ser feita, uma vez que são cabos de grande re-sistência e durabilidade, enterra-dos e conectados a um termosta-to eletrônico.

Para os consumidores que ti-verem seus projetos acompanha-dos por arquitetos, deve-se ter em mente que o momento ideal para a instalação do aquecimento resi-dencial é na obra. Dessa forma, é possível incluir isolamentos, janelas duplas e demais recursos que aumentam a eficiência da climatização do ambiente.

“Por mais que o Brasil seja um país tropical, o desconforto está na diferença de temperatura, ou seja, para quem está habitua-do a viver aos 28ºC, estar a 15ºC é muito desconfortável! É impor-tante conhecer as tecnologias dis-poníveis para poder selecionar a que for mais adequada para cada cliente e sempre proporcionando a maior eficiência possível”, con-clui Gomes.

Page 15: Jornal JE Notícias - Zona Sul - Nº 52

ANUNCIE (11) 2826-1082 / 97495-0743 (VIVO) / 95422-2040 (TIM) .............15SÃO PAULO, JUNHO / 2014 - 4 ANOS EM CIRCULAÇÃO

Ibiúna recebe a visita da Banda Sinfônica do Estado e a visita de Regente de Interlagos

COLUNA DO ABRAHÃO

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, re-gida pelo maestro Marcos Sadao Shirakawa, esteve na cidade de Ibiúna no interior do estado, numa apresentação no mês de maio, com fins culturais e social, pois a entrada foi gratuita, no entanto foi arrecadado ao menos 400 quilos de alimentos não perecíveis, que fo-ram destinados ao Fundo Social de Solidariedade. A região da Zona Sul da capital foi representada nesse evento pelo regen-te Izaque Estevo que rege orquestras e coral em São Paulo e atualmente rege, também, orquestra na Ci-dade de Ibiúna.

Foi por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secreta-ria de Estado da Cultura, através do projeto Progra-mas em Rede, que a pre-feitura da cidade levou ao município de Ibiúna uma apresentação da Banda

Sinfônica do Governo do Estado de São Paulo. A apresentação aconteceu no dia 18 de maio, no Centro Cultural de Ibiú-na (CCI), com a presen-ça do prefeito Professor Eduardo Anselmo Domin-gues Neto, bem como de secretários municipais, representantes do legis-lativo, imprensa local e oficial do Governo do Es-tado, estudantes e aman-tes da música em questão e não poderíamos deixar de mencionar a presença do regente Izaque Estevo que foi prestigiar a apre-sentação.

O maestro Marcos Shirakawa, também ma-estro da Banda Sinfônica de Cubatão, professor da EMESP Tom Jobim e di-retor do Programa Banda Escola de Cubatão (BEC), além de comandar o concerto com regência num estilo singular, inte-ragiu com os espectado-res dando oportunidades para perguntas e res-

pondendo com maestria e precisão. E no final do evento recebeu àqueles que se interessaram em maiores informações e detalhes sobre a música e principalmente sobre a banda em questão. Já o regente e professor de música Izaque Estevo e o maestro Shirakawa, conversaram sobre o inte-resse e apoio do prefeito professor Eduardo para a cultura na cidade de Ibi-úna e principalmente a música instrumental e a iniciativa do Governador Geraldo Alckmin.

Abrahão Oliveira é jor-

nalista (MTB 64.142), músico violinista, técnico em eletricidade e mem-bro do Conselho Admi-nistrativo da Quezyto Construções Elétricas e Automação. E-mail [email protected]

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (Foto Abrahão Oliveira)

Page 16: Jornal JE Notícias - Zona Sul - Nº 52

ANUNCIE (11) 2826-1082 / 97495-0743 (VIVO) / 95422-2040 (TIM) .............SÃO PAULO, JUNHO / 2014 - 4 ANOS EM CIRCULAÇÃO16 ACESSE: www.portalje.com.br