jornal rio das ostras 07 11 2014

32

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 06-Apr-2016

239 views

Category:

Documents


18 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal rio das ostras 07 11 2014
Page 2: Jornal rio das ostras 07 11 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS2 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de novembro de 2014

EXPEDIENTE - Propriedade: EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e Agências de Notícias • Sede e Parque Gráfico Próprios. Rua: Benedito Peixoto, 90 Centro Macaé/RJ Tel. (22) 2106-6060 - CNPJ: 29699.626/0001-10 • Registrado na forma da

lei • Diretor Presidente: Oscar Pires • Vendas de Publicidade: Felipe (22-21066060) • Diagramação: Cézar Lobo ([email protected]) • Fotos: Wanderley Gil ([email protected]) • Acesse: www.odebateon.com.br • E-Mail: [email protected] • A direção de O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. • Filiado à ADJORI - RJ Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ADI Brasil • ANJ Associação Nacional de Jornais.

RIO DAS OSTRAS

GABRIEL SALES

Festival de Frutos do Mar chega à 18ª edição

Pratos inéditos serão vendidos para degustação durante Festival de Frutos do Mar

Cardápios inéditos, com o melhor sabor dos frutos do mar e bom preço serão

degustados por moradores e visi-tantes de Rio das Ostras a partir de 14 de novembro. Em sua 18ª edição, o Festival de Frutos do Mar do município, promovido pela Prefeitura, vem fortalecer o 1º Núcleo Gastronômico da ci-dade, desenvolvido em parceria com o Sebrae. Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desen-volvimento Econômico e Turis-mo, o evento proporciona aos apreciadores da boa gastronomia a oportunidade de conhecer os diferentes estilos dos restauran-tes locais. O evento movimenta diversos restaurantes até dia 30 de novembro, com um cardápio com valores de até R$ 25.

“Participo há muitos anos do Festival por causa da qualidade dos pratos e do atendimento. Meu marido e eu já fomos a vários even-tos como este e, sem dúvida, o de Rio das Ostras é um dos melhores. Sou amante de frutos do mar e sei quando um cardápio é bem feito e elaborado”, conta Norma Estrada.

ECONOMIA

Eventos como o Festival de

Frutos do Mar também colabo-ram positivamente para o aque-cimento da economia local. Na última edição, em 2013, os res-taurantes participantes tiveram um excelente retorno. Alguns empresários, como Silva Turiel,

alcançaram um aumento em seus estabelecimentos de até 100% de frequentadores durante o evento.

“Eu participo desde 2003 do Festival e não penso em parar. É uma ótima oportunidade de mos-trar nossa casa para os visitantes

e ter um faturamento bem acima dos outros meses de baixa tempo-rada. Na edição passada, conse-guimos dobrar nossas vendas no período de um mês”, conta.

Para Fábio Carvalho, que parti-cipa do Núcleo Gastronômico, o

Festival atrai clientes que geral-mente não frequentam os restau-rantes. “Eles acabam voltando no decorrer do ano. A divulgação é um dos pontos fortes do projeto”, destaca.

SHOW –

No dia 15 de novembro, a par-tir das 21h, Luciana Mello fará show de lançamento do Festival de Frutos do Mar de Rio das Os-tras. A cantora se apresenta pelo projeto Caravana Sesi Cultural na Praça São Pedro, no Centro. Luciana vem lançar o novo CD “Nega”.

NÚCLEO GASTRONÔMICO

O 1º Núcleo Gastronômico de Rio das Ostras vem cada vez mais se solidificando por meio da parceria entre a Pre-feitura, o empresariado local e o Sebrae. O projeto baseia-se na integração dos estabeleci-mentos, fomentando a rede de serviços. Neste período, já foi realizado um diagnóstico da rede de restaurantes locais a fim de estabelecer um plane-jamento estratégico de ações.

Page 3: Jornal rio das ostras 07 11 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de novembro de 2014 3

Page 4: Jornal rio das ostras 07 11 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS4 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de novembro de 2014

MAuRICIO ROChA

Alunos debatem �loso�a em olimpíada latino-americana

O professor Daniel, que leciona Filosofia no Imero, ao lado dos alunos Rhayelle, Adler e Débora

Depois de sediar a Olim-píada Estadual de Fi-losofia em agosto deste

ano, Rio das Ostras marcou presença na etapa latino-americana, realizada no Uru-guai. Dois professores e cinco alunos do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero) viajaram até a cidade de Maldonado, em Punta del Este, Uruguai, para partici-par do encontro. Com o tema “Qual o Caminho para a Re-construção de Nós Mesmos?”, a olimpíada foi realizada entre os dias 16 e 18 de outubro.

Esta é a segunda edição latino-americana do evento que conta com a participação de alunos de Rio das Ostras. No ano passado, um grupo da Cidade esteve no encontro, realizado em Belo Horizonte. O professor de Filosofia Daniel Linhares, que acompanhou o grupo junto com a também edu-cadora Deborah Floresta, fala da importância da olimpíada, que não oferece premiação.

“Para cada um de nós, a olim-píada foi uma oportunidade de nos construir e reconstruir como pessoas, vivendo expec-tativas, superando frustrações.

Todos saímos ganhando, pela possibilidade de nos apro-fundar no tema, e também a escola e a cidade ganharam. Rio das Ostras se tornou uma referência e foi muito elogiada pela organização da olimpíada estadual, que aconteceu aqui”, explicou Daniel.

APRENDIZADO

O estudante Adler Franco, de 16 anos, que está no 3° ano do Curso de Formação de Pro-fessores, fala do aprendizado que o evento proporciona. “Todos participantes querem debater, expor as suas ideias, e estão dispostos a ouvir. Exis-tem muitas pessoas que di-zem suas opiniões por dizer, sem saber a razão daquele pensamento. Na olimpíada você chega com sua opinião e, escutando os outros, pode mudar o seu ponto de vista ou fortalecer ainda mais os seus argumentos”, afirmou.

“Foi uma oportunidade de conhecer pessoas com cultu-ras e opiniões diversas. Tra-balhamos muito a questão do respeito ao outro, aprenden-do com os que têm pontos de

vistas diferentes dos nossos. A olimpíada também contribuiu na minha formação como fu-tura professora. Em todos os debates sempre se abordava a educação como agente trans-formador das pessoas que, por sua vez, podem transformar o mundo”, enfatizou Rhayelle Faria, de 18 anos, que também cursa o 3º ano.

Enquanto Rhayelle e Adler participaram da edição latino-americana de 2013, Débora Nunes, que também está no 3º ano, fez sua estreia no evento. “Comecei a participar do gru-po de Estudo de Filosofia do Imero este ano e tenho apren-dido muito. Na olimpíada tive-mos contato com professores de importantes instituições e

eu pude constatar o quanto a Filosofia nos aproxima, já que pensamos nas mesmas ques-tões, independente de nossa língua ou cultura”, constatou a estudante de 18 anos.

Além de Adler, Rhayelle e Débora, também os estudan-tes Larissa Provenzano e Tha-ís Knust estiveram na olimpí-ada latino-americana.

Page 5: Jornal rio das ostras 07 11 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de novembro de 2014 5

Produção de petróleo bate recorde em setembroPETRÓLEO

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) a produção da matéria-pri-ma bateu recorde em se-tembro no país, atingindo os 2,358 milhões de barris diá-rios referente ao mês - uma alta de 1,4% na produção em relação ao mês anterior e de 12,6% frente a setembro de 2013.

Contudo, a produção de gás teve uma queda de 2,2% em comparação com agosto, mas manteve uma alta de 13,8% frente a setembro do ano pas-sado.

Apesar da queda na produ-ção do derivado, a produção total de petróleo e gás na-tural no Brasil em setem-bro alcançou cerca de 2,92 milhões de barris de óleo

Segundo ANP, resultado foi 1,4% superior ao registrado no mês anterior.

equivalente (BOE) por dia. O volume é o maior já re-gistrado, superando os 2,89 milhões de barris diários do mês anterior.

PRÉ-SAL

Segundo a ANP, a produ-ção no pré-sal cresceu 0,2% na passagem de agosto para setembro, somando 648,1 mil barris de óleo equiva-lente por dia, sendo 533,3 mil barris diários de petró-leo e 18,3 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Ainda de acordo com o órgão, a tendência é que, da-qui em diante, este percen-tual se eleve gradualmente.

WANDERLEy GIL

Produção no pré-sal

cresceu 0,2% na

passagem de agosto para

setembro

Aumenta o número de mulheres que engravidam após os 30GRAVIDEZ

Pesquisa do Ministério da Saúde (MS) mostra que mais brasileiras esperam chegar aos 30 anos ou mais para planejar o primeiro filho. Isso ocorre prin-cipalmente com mulheres que possuem mais escolaridade.

Segundo estudos do “Saúde Brasil”, do Ministério da Saúde, percentual de mães na faixa etá-ria de 30 anos cresceu na última década, já o número de mulhe-res sendo mães com menos de 19 anos, caiu.

Com isso, o estudo revela que o número da população brasilei-ra vem diminuindo. Desde 2005 a taxa de fecundidade tem sido mantida abaixo de 2,1 filhos por mulher, ou seja, menor que a necessária para que a população

Em busca de realização profissional mulheres engravidam cada vez mais tarde

não venha diminuir no futuro.De acordo com Thereza de

Lamare, Diretora do Departa-mento de Ações Pragmáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, o aumento de idade pa-ra ter o primeiro filho indica as-pectos positivos, como maiores oportunidades no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo traz algumas preocupações, uma vez que, quanto maior a idade, maior também a dificul-dade de engravidar.

A administradora de em-presas, Priscila Linhares, é uma das mulheres que optou em esperar estar mais esta-bilizada profissionalmente e financeiramente para plane-jar o primeiro filho. Casada há cinco anos e hoje com 35 anos, Priscila começou a tentar uma gravidez há um ano.

“Primeiro eu quis curtir meu casamento, estar com a vida bem estabilizada, ter casa pró-

pria, para dar o conforto que meu filho precisa. Estamos tentando há mais ou menos um ano, já fiz vários exames e sei que por enquanto não pre-ciso de tratamento”, explicou.

Ainda de acordo com Thereza de Lamare, o Brasil está seguin-do uma tendência observada em países desenvolvidos, com a inserção ainda mais forte da mulher no mercado de trabalho e com mais acesso a métodos anticoncepcionais.

É mais um grande avanço pa-ra as mulheres os dados revela-dos por essa pesquisa. A mulher passa a definir se vai engravidar e quando vai optar pela idade de reprodução, além do fato de adiamento da gravidez, estar li-gado ao momento profissional de cada uma, provando que as mulheres estão cada vez mais assumindo seu papel no mer-cado de trabalho.

DIVuLGAçãO

Mulheres engravidam cada vez mais tarde

Page 6: Jornal rio das ostras 07 11 2014
Page 7: Jornal rio das ostras 07 11 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de novembro de 2014 7

Page 8: Jornal rio das ostras 07 11 2014
Page 9: Jornal rio das ostras 07 11 2014

Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de novembro de 2014 9O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Sem sombra de dúvidas o mais esperado foi a entrada oficial de Lídia e Rodrigo ao centro do palco, onde dançaram, fotografaram com estilo e desfrutaram daquela que seria, A FES-TA MAIS ANIMADA DE 2014. Nunca se viu tanta gente bem humorada e feliz. Ao som do DJ Flantana, a Festa seguiu com uma pista de

dança animadíssima. Um dos fatores que mais me chamaram a atenção foi o aproveitamento dos noivos na festa, dançaram muuuuuuuito, se divertiram bastante, confraternizaram, pas-saram por momentos sóbrios como das fotos oficiais, mas não perderam a essência do que eles sempre procuraram, em festejar com seus

amigos e familiares, o principal objetivo. Con-cluo esta coluna, dizendo que esta recepção foi magnífica e divertida. Desejo ao casal, muita paz, prosperidade e muito amor no coração.

Nunca deixem de SONHAR! (Mark Ramos)

A Alegria dos convidados. O Casal. A Festa.

Page 10: Jornal rio das ostras 07 11 2014

10 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de novembro de 2014 O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Crianças serão imunizadas contra Pólio e Sarampo

MAuRICIO ROChA

Vacinação contra Pólio e Sarampo começa sábadoComeça em Rio das Ostras no

próximo dia 8 de novembro a Campanha de Vacinação

contra a Poliomielite e Sarampo, que busca proteger as crianças menores de 5 anos dessas doenças, seguindo a proposta do Ministério da Saúde. A vacinação prossegue até dia 28 de novembro.

Os dias “D” da campanha serão dias 8 e 22, dois sábados, quan-do 14 unidades básicas de saúde, incluindo a Clínica da Família, estarão abertas para imunizar as crianças, de 8h às 17h. Durante a semana, a campanha acontece somente nos postos que já fazem vacina de rotina.

O público-alvo da vacinação con-tra a poliomielite são as crianças com idades entre 6 meses a 5 anos incompletos. Contra o sarampo, devem se imunizar as crianças a partir de 1 ano de idade até meno-res de 5 anos. A meta do Ministé-rio da Saúde é vacinar 95% dessa população.

CADERNETA

A Secretaria Municipal de Saúde lembra aos responsáveis a impor-tância de levar a Caderneta de Va-cinação das crianças, pois haverá avaliação do estado vacinal.

POSTOS DE VACINAÇÃO NOS DIAS “D”

Centro de Saúde da Extensão do BosquePosto de Saúde do OperárioCentro de Saúde de Nova CidadePosto de Saúde de Nova EsperançaPosto de Saúde Jardim MarileaPosto de Saúde Rocha LeãoPosto de Saúde CantagaloPosto de Saúde Mar do NortePosto de Saúde RecantoPosto de Saúde ÂncoraPosto de Saúde Boca da BarraPosto de Saúde Cidade PraianaPosto de Saúde Dona Edimeia (Nova Esperança)Clínica da Família

MAuRICIO ROChA

Page 11: Jornal rio das ostras 07 11 2014
Page 12: Jornal rio das ostras 07 11 2014

12 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de novembro de 2014 O DEBATE RIO DAS OSTRAS

MAuRICIO ROChA

Festa do Feijão e do Produtor agitam Cantagalo

A produtora Silvia Maria Barcelos comemorou as boas vendas durante a Festa do Feijão

Centenas de pessoas se reuniram em Can-tagalo, Zona Rural de

Rio das Ostras, para come-morar a colheita do feijão no Município. Como tra-dicionalmente acontece, a Décima Festa do Feijão e a Segunda Fespro - Festa do Produtor Rural, marcaram esse momento especial pa-ra quem tira o sustento da terra. Entre sexta, dia 31 de outubro, e domingo, 2 de novembro, apresentações artísticas e culturais, con-curso de beleza e premia-ções, entre outras atrações movimentaram o espaço, montado em um terreno próximo à praça Valdemar Alves Barcelos especialmen-te preparado para receber os visitantes.

O prefeito Sabino com-pareceu à festa e destacou a importância da produção agrícola para a economia do Município. “Muita gente não sabe que nossa Zona Rural tem uma produção agrícola expressiva. Nossa produção está cada vez mais diversi-ficada e conquistando mer-cados. Os produtores locais merecem nosso reconheci-mento. Esta Feira represen-ta uma oportunidade para o grande público conhecer a qualidade de nosso feijão”, ressaltou. Os produtores ru-rais comemoraram os bons resultados da comerciali-zação de seus produtos na Feira. “As vendas estão aque-cidas. O apoio da Prefeitura está sendo fundamental. Com ele conseguimos au-mentar a produção e a qua-lidade do feijão que planta-mos em nossa propriedade”, afirmou a agricultora Silvia Maria Barcelos, que mantém uma plantação com a ajuda do marido Waldemir Alves Barcelos.

PREMIAÇÃO DE PRODUTORES

No evento também foi rea-lizada, no sábado, dia 1, a pre-miação dos produtores que se destacaram durante o ano. Leandro Barcellos ganhou premiação por sua produção de leite; Márcio Bernadino pelo plantio de uvas; e o pro-dutor Lindomar Muniz pela proteção do meio ambiente em sua propriedade, com um trabalho de preservação de mananciais.

“Queremos mostrar que Cantagalo pode produzir muito mais porque aqui te-mos o apoio da Prefeitura. Então, aproveito para agra-decer o suporte constante que a Secretaria do Ambien-te, Sustentabilidade, Agri-cultura e Pesca tem me dado nestes últimos meses”, res-saltou Márcio Bernadinho, que se tornou conhecido por ser o primeiro produtor de uvas da Baixada Litorânea.

PRODUTIVIDADE No sábado também hou-

ve a entrega de prêmio pela produtividade do feijão. O terceiro lugar ficou com o produtor Aldemar Coelho; o segundo com Clélia Lúcia de Melo; e a grande vencedora foi a agricultora Solange dos Santos Lyma, que ganhou a premiação devido à produ-ção de 2.347 quilos de feijão por hectare em sua proprie-dade.

De acordo com o diretor do Departamento de Agricultu-ra e Pecuária do Município, Anselmo Nazário, a Prefeitu-ra vem cumprindo seu papel de diversificar a produção agrícola na cidade. “Temos mudas para distribuir para os produtores da região. Não vamos ficar só no milho e no feijão. Aqui em Cantagalo identificamos quatro pro-dutores que querem plantar café. É uma cultura bastante promissora. Estamos ava-

liando”, destacou.Presente ao evento, o se-

cretário de Ambiente, Sus-tentabilidade, Agricultura e Pesca, Nivaldo Talon, ressal-tou a importância da inaugu-ração do espaço da Feira do Produtor Rural, realizada nesta sexta, dia 31. “O espa-ço irá funcionar de forma permanente de quarta a do-mingo, para atender à comu-nidade local e aos visitantes, o que irá gerar renda para

os moradores de Cantagalo. Aproveitem a festa e não dei-xem de visitar a Feira em seu espaço definitivo”, convidou o secretário.

A Festa do Feijão e a Festa do Produtor Rural são uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, com apoio da Associação de Produtores Rurais de Rio das Ostras, do Sindicato Rural de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras e Emater – RJ, empresa res-ponsável pela assistência técnica e extensão rural no Estado do Rio de Janeiro.

LEILÃO E PRATO TÍPICO

No domingo, dia 2, a Festa do Feijão e do Produtor Ru-ral foi palco de um animado leilão de galinhas, bezerros, carneiros, cabritos, leitoas, dentre outros animais. O dinheiro arrecadado será revertido para a construção da Horta Comunitária e a reforma do Curral de Ferro, beneficiando, deste modo, a comunidade de Cantagalo.

No domingo também foi realizada a escolha do prato típico da festa, com a vitó-ria do restaurante “Feijoada Carioca”. Por sinal, o público contou com várias opções de feijoada para se deliciar du-rante todo o final de semana.

O restaurante Feijoada Carioca foi eleito o melhor prato típico da Festa do Feijão, em Cantagalo.

Page 13: Jornal rio das ostras 07 11 2014

Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de novembro de 2014 13O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Adriana Izidoro, coordenadora do Ponto de Leitura

Dia da Cultura é celebrado com o�cinas na Cidade

DIVuLGAçãO / CAROLINE FROSSARD

R io das Ostras tem muito que comemorar nesta quarta-feira, 5, data que se celebra o Dia Nacional da Cultura. Para marcar

o momento, o polo da Casa de Leitura Casimiro de Abreu, que funciona na Casa de Cultura Bento Costa Júnior,promove até sexta-feira, 7, oficinas que abordam temas diferentes. Entre esses leitura, mágica e “Fanzine”, a revista de fã, neologismo for-mado pela contração dos termos ingleses “fanatic” e “magazine”. As atrações da Semana da Cultura começam às 13h30 e têm entrada é gratuita.

Rio das Ostras tem vários motivos para celebrar o Dia da Cultura. Além de se destacar na promoção da arte, oferecendo oportunidades para aprendiza-gem e aperfeiçoamento dos talentos da cidade, a Fundação de Cultura do município busca fomentar o resgate histórico dos sambaquis, a Vila de Pesca-dores e a construção da cidade até sua emancipa-ção política. São quase 20 anos de desenvolvimento artístico-cultural na cidade.

Na quarta, 5, será ministrada a oficina “Tem Má-gica na Leitura” a partir da história “A Menor Faze-dora de Mágica do Mundo”, de Pedro Bandeira. Dia 6, quinta, a oficina literária aborda o tema “Um Rio de Histórias de Lucia Fidalgo e outros contos”. Na sexta, 7, a Semana da Cultura será encerrada em Rio das Ostras com a palestra “Matrix é Aqui - Técnicas para o despertar da Consciência”. A Casa de Leitu-ra Casimiro de Abreu é um dos Pontos de Leitura reconhecidos pelo Ministério da Cultura.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira, 7Das 13h30 às 17hOficina de Fanzine

Das 19h às 20h30Palestra “Matrix é Aqui - Técnicas para o desper-

tar da Consciência”

Page 14: Jornal rio das ostras 07 11 2014
Page 15: Jornal rio das ostras 07 11 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de novembro de 2014 15

CLASSIFICADOSAnuncie: (22) 21066060 [email protected] DEBATE RIO DAS OSTRAS

www.odebateon.com.br/classificados Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de novembro de 2014, Ano X, Nº 1204 Fundador/Diretor: Oscar Pires

Page 16: Jornal rio das ostras 07 11 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS16 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de novembro de 2014

Page 17: Jornal rio das ostras 07 11 2014
Page 18: Jornal rio das ostras 07 11 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS18 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de novembro de 2014

Page 19: Jornal rio das ostras 07 11 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de novembro de 2014 19

Page 20: Jornal rio das ostras 07 11 2014
Page 21: Jornal rio das ostras 07 11 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de novembro de 2014 21

Corpo de Bombeiros dá início à Operação Verão Thuany [email protected]

O Corpo de Bombeiros já deu o pontapé nas atividades pro-movidas pela Corporação pa-

ra a alta temporada. Ainda faltando um mês e meio para a chegada da estação mais quente do ano, teve início, na manhã deste último sá-bado (01), a Operação Verão.

Com o intuito de oferecer con-forto e segurança aos moradores e turistas que frequentam as praias da região abrangida pelo 9° GBM, a Operação Verão conta com um aumento de 40% do efetivo ordi-nário durante os finais de sema-na. O comandante Jorge Vincenzi comentou como a ação acontece. “Contamos com 54 homens, dis-tribuídos nas praias entre as ci-dades da nossa responsabilidade banhadas pelo litoral, neste caso, Macaé, Rio das Ostras e Casimi-ro de Abreu. O reforço do efetivo ocorre aos sábados e domingos, dias de maior concentração de pessoas nesses locais.”

Os guarda-vidas ficam posiciona-dos em postos de observação espa-lhados estrategicamente pelos três municípios. Em Macaé, são três

pontos localizados entre o começo da Praia Campista e o fim da Praia dos Cavaleiros; dois na Praia do Pe-cado, um na Lagoa de Imboassica e outro no Bar do Coco. Já em Rio das Ostras, um está na Praia de Costa Azul e outro, na Praia do Remanso. Em Barra de São João, Casimiro de Abreu, um fica situado na orla co-nhecida como Praião.

Além dos agentes que atuam como guarda-vidas, os bombei-ros têm, nesta alta temporada, o auxílio de uma embarcação que navega pela Praia dos Cavaleiros e um jet ski que auxiliam no pa-trulhamento e nas ocorrências de afogamento. Este, inclusive, é um fator de preocupação para o coronel Vincenzi. “Infelizmente, muitos banhistas não se atentam para o perigo que o mar oferece. Dispomos de sinalização em todos os trechos e trabalhamos constan-temente a orientação às pessoas. Porém, conseguimos diminuir os índices de afogamento no verão passado, destacando que nenhum óbito foi registrado em todo o perí-odo. Nosso trabalho este ano segue o mesmo método adotado.”

Ainda de acordo com o coman-do do 9° GBM, 1433 salvamentos

procurem não deixar crianças pequenas desacompanhadas ou longe de observação; não fre-quentar lugares sem a presença de um guarda-vidas; obedecer à sinalização e evitar, a todo custo, o banho de mar caso tenha consu-mido bebida alcoólica.

aconteceram de janeiro até outu-bro. Contudo, estes dados são sazo-nais, uma vez que, apresentam pico nos meses de férias. Para se ter uma noção, a média antes da alta tem-porada é de 140 atendimentos por mês. Apenas em março deste ano, o número subiu para 638 casos.

ORIENTAÇÃO A MORADORES E TURISTAS

Alguns cuidados simples po-dem ser tomados para que se im-peça uma emergência, seja ela de qualquer natureza. Os bombeiros orientam pais e responsáveis que

WANDERLEy GIL

O efetivo de guarda-vidas nas praias tem aumento de 40% para esta temporada

LEI SECA

Operação Lei Seca em Rio das Ostras

durante a noite e a madrugada de sábado (01), agentes de fiscalização da Operação Lei Seca aborda-ram diversos condutores em áreas estratégicas de Rio das Ostras.

Um dos principais pontos de interceptação foi a entrada do bairro Costa Azul, local que abriga bares, restaurantes e é um dos mais importantes cartões-postais do município.

Segundo a Secretaria de Governo do Estado, a ação se desencadeou por todo o Rio de Janeiro, incluindo capital e interior, para conscientizar a população dos riscos de dirigir após ingerir bebida alcoólica.

Além do balão de ar quente, a Operação Lei Seca programou outras ações, como homens-balão nos blocos de rua, distribuição de adesivos e ventarolas para os foliões, e boias-blimps flutu-antes.

Os fiscais se posicionaram em pontos estratégicos da cidade

MáRCIO SIquEIRA

Um dos principais pontos de interceptação foi a entrada do bairro Costa Azul

Page 22: Jornal rio das ostras 07 11 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS22 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de novembro de 2014

CIDADES VERDES

Conferência Cidades Verdes debate urbanismo e mudanças climáticas O evento teve o objetivo de alertar para a urgência das cidades reduzirem a emissão de carbonos na atmosfera

Martinho Santafé

Os dilemas do urbanismo dian-te das mudanças climáticas e a necessidade de se pensar

cada vez mais em estratégias efica-zes para o desenvolvimento urbano foram abordados no Rio de Janeiro esta semana, durante a 4ª Confe-rência Cidades Verdes, realizada no Auditório da Federação das In-dustrias do Rio de Janeiro (Firjan.

O evento teve o objetivo de aler-tar para a urgência das cidades re-duzirem a emissão de carbonos na atmosfera e adaptar as cidades a mudanças climáticas inevitáveis. A meta da redução das emissões de todo o município do Rio de Ja-neiro é 20% até 2020.

Segundo o secretário de Polí-ticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inova-ção (MCTI), Carlos Nobre, o Rio de Janeiro tem metas importan-tes e significativas de reduções de emissões de gases de efeito estufa como poucas cidades brasileiras do mesmo porte.

“É um grande marco, não é fácil, mas eu acho que o Rio está toman-do todas as medidas”, disse Nobre ao lembrar que as políticas adota-das na cidade fomentam a eficiên-cia nos transportes, para reduzir as emissões de gases poluentes. “É possível sim, que em seis anos, o Rio consiga atingir essa meta de 20% de redução”, disse.

O secretário acredita que é mui-to importante debater o conheci-mento com pesquisadores, cien-tistas e com a sociedade porque sem esse tipo de troca, as ideias não vão adiante. Ele destacou ain-da a importância das áreas verdes nas grandes cidades: “a vegetação na cidade é um atenuador impor-tante do aquecimento global, do aumento da temperatura e reduz também a poluição”.

O papel das cidades no climaNobre avalia que, embora o Rio de Janeiro seja uma cidade consi-derada verde, quando comparada a outras no país, ainda faltam políticas mais contundentes para “se tornar realmente uma cidade verde a exem-plo de grandes centros mundiais co-mo Nova York, Londres e Paris”.

De acordo com o presidente da Co-missão Mista sobre Mudanças Climá-

ticas (CMMC) do Congresso Nacio-nal, deputado Alfredo Sirkis (PSB-RJ), cerca de 70% das emissões de gases de efeito estufa se originam nas cidades e por isso elas têm um papel importante em relação à questão do clima. O deputado lembra também que as cidades são muito vulneráveis às consequências que essas mudan-ças provocam.

“É importante discutir como di-

minuir as emissões e, por outro lado, como adaptar as cidades às consequ-ências inevitáveis do aquecimento global, que estão aí e vão acontecer. A gente precisa preparar as cidades para que não haja vítimas e prejuí-zos como tem havido numa série de situações que a gente conhece bem”, disse Sirkis ao lembrar recentes en-chentes e deslizamentos que ocorre-ram no estado.

Segurança alimentar em pautaSegundo Field, ao contrário dos tex-

tos anteriores do IPCC, este teve um foco maior na “dimensão humana”. “Mais atenção sobre como as pessoas serão afetadas pode ajudar a garantir que elas saiam de uma condição de fome ou violência e tenham uma vida mais confortável.”

A iniciativa foi bem recebida por ON-Gs ambientalistas que acompanharam os trabalhos na semana que passou.

Um dos temas aprofundados foi a segurança alimentar. Em 2007, o IPCC colocava, por exemplo, a pos-sibilidade de que regiões mais altas e frias poderiam se beneficiar se tor-

nando mais aptas para a agricultura - o que talvez compensasse perdas em outras regiões. Agora, o texto é claro em mostrar que o que temos visto são apenas impactos negativos. E destaca a relação mais abrangente do proble-ma, relacionado com o aumento de preços dos alimentos.

Page 23: Jornal rio das ostras 07 11 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de novembro de 2014 23

Page 24: Jornal rio das ostras 07 11 2014
Page 25: Jornal rio das ostras 07 11 2014
Page 26: Jornal rio das ostras 07 11 2014
Page 27: Jornal rio das ostras 07 11 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de novembro de 2014 27

Idosos têm programação especial neste sábado, dia 8A Secretaria de Bem-Estar

Social de Rio das Ostras preparou uma série de

atividades para os idosos que integram o Projeto Feliz Idade do Município no próximo final de semana. A programação, com apresentações de diversos grupos de dança e corais, além de show de talentos, acontece no sábado, dia 8, a partir das 14h, na quadra coberta do Par-que da Cidade, em Nova Cidade. Nelson Carlos, que é o cover ofi-cial do cantor Roberto Carlos, também marcará presença na confraternização.

Em Rio das Ostras, o Dia In-ternacional do Idoso, que foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi lembrado em 1º de outubro com um encontro que aconte-ceu na Praça José Pereira Câ-

mara, contando com centenas de integrantes do Projeto Feliz Idade. Todos participaram de atividades lúdicas e recreati-vas como oficina de memória e alongamento. O momento também foi marcado por um abraço simbólico à praça, uma espécie de “abraço de avós”, como forma de deixar claro o carinho pela cidade e pelos moradores.

Agora, uma programação especialmente preparada pe-la Prefeitura marca o encer-ramento das atividades deste ano. Segundo os organizadores o encontro também acontece para destacar a importância dos idosos, além de refletir sobre os direitos que essa grande parcela da sociedade tem e precisa ser respeitada.

MAuRICIO ROChA

A Caminhada da Primavera faz parte da programação anual do Município

Cidade prioriza alimentação infantil saudável

CAMINHADA DA PRIMAVERA

Ainda como parte da pro-gramação, a Caminhada da

Primavera, que faz parte do calendário de eventos do Mu-nicípio, acontece no domingo, 9, a partir das 8h. A concentra-ção acontecerá na Praça Amaro

Borges Macabu (Praça da Tele-mar), na Extensão do Bosque. O grupo seguirá até a Praça São Pedro, no Centro.

A Prefeitura de Rio das Ostras vem concentrando esforços para promover a ali-mentação saudável dos bebês e das crianças do Município. Para isso, a Secretaria de Saú-de desenvolve ações, algumas pioneiras, em prol dessa causa. Alguns desses projetos foram escolhidos para apresentação em um importante evento da área, os Encontros Nacionais de Aleitamento Materno e de Alimentação Complementar Saudável, que acontecem a partir do dia 24 de novembro, em Manaus, no Amazonas.

Rio das Ostras levará ao encontro experiências exi-tosas voltadas à alimentação de crianças: as iniciativas do Município durante a Semana Mundial do Aleitamento Ma-terno em 2014; o piquenique no Parque Municipal, que re-úne mães e gestantes para in-centivar a amamentação; e a oficina de culinária voltada pa-ra crianças com diabetes, que propõe alternativas saudáveis e adequadas a esse público.

Este ano, a Semana de Alei-tamento Materno envolveu as unidades básicas de saúde e o Hospital Municipal, integran-do mais de 500 pessoas, com forte envolvimento das famí-lias. A programação incluiu palestras, “Hora do Mama-ço”, amamentação ao ar livre, mostra fotográfica, apresen-tação de música e dança, além da participação de um grupo voluntário de palhaços.

Os piqueniques no Parque da Cidade começaram no fim de 2013, em uma parceria da Secretaria de Saúde e da ONG Grupo Maternando. Os encon-tros, quinzenais, reúnem mu-lheres, grávidas ou não, para troca de informações e emo-ções, promovendo apoio mú-tuo para enfrentar a delicada fase da gestação e o pós-parto.

A população vem trocando a alimentação natural por co-mida industrializada e, no ca-so das crianças com diabetes, esse hábito dificulta o controle da doença. Para oferecer alter-nativas saudáveis, de forma lú-

dica, o Município promoveu a primeira “Oficina Culiná-ria para Crianças portadoras de Diabetes”. Os pequenos e seus pais aprenderam a fazer biscoitinhos integrais diet de laranja e castanha do Pará, ricos em fibras e sem açúcar.

TREINAMENTO Nesta semana, dias 5 e 6 de

novembro, a Secretaria Muni-cipal de Saúde ofereceu capa-citação para médicos, enfer-meiros, técnicos de enferma-

gem, nutricionistas e agentes comunitários de saúde sobre aleitamento materno. O obje-tivo é intensificar o incentivo à amamentação, promovendo um atendimento mais huma-nizado às mulheres e às famí-lias, de forma que os recém-nascidos já deixem a materni-dade sendo alimentados com leite materno. O curso é mi-nistrado por profissionais do Município que foram capaci-tados pela Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz.

IBFAN – Os Encontros Nacionais de Aleitamento Materno e de Alimentação Complementar Saudável são promovidos pela Internatio-nal Baby Food Action Network – IBFAN, uma rede inter-nacional em defesa da ama-mentação, que está presente em 164 países. Os encontros acontecem a cada dois anos e promovem o debate amplo sobre o aleitamento materno e a alimentação complemen-tar apropriada.

MAuRICIO ROChA

Piquenique no Parque da Cidade é uma das experiências exitosas em prol da amamentação

Page 28: Jornal rio das ostras 07 11 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS28 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de novembro de 2014

TRÁFICO

PM efetua prisões e apreensões de drogas em toda a região

O final de semana também regis-trou diversas prisões por tráfico e apreensão de drogas e material ilícito. Ao todo, cinco pessoas foram presas e três menores apreendidos.

Em Macaé, um homem de 26 anos foi preso enquanto vendia drogas, em uma rua do bairro Parque Aeropor-to. Segundo a PM, o homem, de 26 anos, estava em atitude suspeita e ao ser abordado, entregou aos policiais 13 sacolés de cocaína e R$ 120,00 em dinheiro. Levado para a delegacia, ele foi indiciado por tráfico.

No Lagomar, um rapaz de 18 anos também foi preso pelo mesmo crime. Uma viatura que fazia patrulhamen-to por uma das ruas do bairro des-confiou do suspeito e, ao abordá-lo, a equipe encontrou em seu bolso 40 papelotes de cocaína, duas trouxi-nhas de maconha e um rádio comu-nicador. Ele foi conduzido para a DP, onde permanece.

Já em Rio das Ostras, o Grupo

Macaé, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu foram os locais dos acontecimentos

de Ações Táticas se dirigiu até uma rua do bairro Recanto, com base em uma informação de que lá haveria um ponto de venda de drogas. Já no local, os policiais localizaram dois suspeitos e, na revista, encontraram um revólver calibre 38 com seis mu-nições, 14 pedras de crack, 11 buchas de maconha e oito papelotes de coca-ína. Identificados como um menor de 15 anos e um jovem de 18, eles foram levados para a delegacia.

Na cidade de Casimiro de Abreu, uma denúncia via 190 dava conta de que um homem estaria carregando certa quantidade de cocaína para ser comercializada. Assim que chegaram ao local informado, no Centro, os agentes se aproximaram de um rapaz que estava com um pino de cocaína. Alegando ser usuário, ele disse ter comprado a droga de outro elemento.

Com posse do endereço do suspei-to, um menor de 16 anos, os policiais o encontraram na própria casa e ele confessou ter enterrado a carga em um terreno baldio. Neste lugar, fo-ram achados 104 pinos de cocaína. Por causa do flagrante, ele foi levado para a delegacia da cidade, onde con-tinua apreendido.

ASSASSINATOS

Dia de sábado marcado por dois homicídios

Durante o sábado (01), duas pessoas foram assassinadas nas cidades de Macaé e Rio das Os-tras. Em ambos os casos, as ví-timas foram atingidas por tiros.

O primeiro delito ocorreu por volta das 5h da manhã, no bairro Ajuda de Baixo. A vítima estaria bebendo em um bar, quando dois homens encapuzados, em uma moto, passaram atiran-do. O homem, que tinha duas passagens por furto e uma por receptação de veículo, foi atingi-do por seis tiros na cabeça e dois nas costas. Os suspeitos fugiram em seguida.

Os crimes aconteceram em Macaé e em Rio das Ostras

No local, a perícia foi aciona-da e encontrou oito cápsulas de pistola calibre 380. O corpo do homem foi removido e levado para o IML. Ninguém ainda foi preso.

E à tarde, no bairro Âncora, em Rio das Ostras, outro ho-mem foi morto. O caso aconte-ceu por volta das 15h, quando dois suspeitos abordaram a ví-tima, dispararam contra ela na região do peitoral e fugiram logo depois.

Segundo testemunhas, o ho-mem de 27 anos seria usuário de drogas e teria sido assassina-do pelos criminosos por dívida com o tráfico. O corpo foi con-duzido para o IML. As investiga-ções continuam, mas nenhum dos criminosos foi detido.

Menor de idade, mulher e dois homens são presos com drogas em Rio das Ostras

PRISÃO

Três pessoas acabaram sendo presas no começo da tarde de terça-feira (04), no Jardim Miramar, em Rio das Ostras. Dois homens e uma mulher foram flagrados com cocaína e maconha.

O fato aconteceu depois que policiais militares rece-beram uma informação de que, em uma rua do bairro, havia um ponto de venda de

Já em Macaé, outro homem é flagrado com maconha no Parque da Cidade

drogas. Eles se encaminharam ao local e lá avistaram dois ele-mentos suspeitos. Durante a abordagem, foram encontra-dos oito trouxas de maconha.

Enquanto os policiais faziam a revista, outro rapaz que pas-sava pela rua percebeu a viatu-ra e tentou escapar, correndo para dentro de uma casa, mas os agentes conseguiram captu-rá-lo a tempo. Onde ele havia se escondido, foram achados mais seis sacolés de cocaína.

Uma mulher de 23 anos e um menor, de 17, que estavam den-tro da residência, confessaram que também eram traficantes e

entregaram o restante da droga para a PM.

Os quatro envolvidos foram conduzidos para a delegacia da cidade e indiciados por tráfico, onde permanecem detidos até o momento.

Em Macaé, um homem de 36 anos também foi flagrado por policiais fumando maco-nha, no Parque da Cidade, em plena luz do dia. Para a PM, ele alegou ser apenas usuário. Le-vado para a delegacia, ele pres-tou depoimento e foi liberado em seguida. O material, duas buchas de maconha, foi apre-endido.

DIVuLGAçãO

Além das drogas, quatro traficantes foram detidos

Page 29: Jornal rio das ostras 07 11 2014
Page 30: Jornal rio das ostras 07 11 2014
Page 31: Jornal rio das ostras 07 11 2014
Page 32: Jornal rio das ostras 07 11 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS32 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de novembro de 2014