jornal escolar 17

47
Olá. Já são dezassete (17) edições do nosso Jornal “Campo de Sol”! Esta edição deste jornal surge, uma semana antes da Comemoração do Dia da Mãe, que é já no dia 30 de Abril de 2009. Um dia que é sempre memorável. A nossa escola, como sempre, faz questão de lembrar estes dias festivos e para isso convida todas as mães a vir à Escola. Contamos ter uma casa cheia como sempre. Os conteúdos aqui expostos são a súmula das actividades realizadas desde o início de Janeiro. Obrigado a todos quanto tornaram possível mais esta edição do Jornal Escolar Online, que é agora publicada! Prof. Élvio Sousa Coordenador das Tecnologias de Informação e Comunicação e do Projecto Jornal Escolar online, “Campo de Sol” Comemoração do Dia de Carnaval Uma vez mais, nesta época de cor e festa, dispensamos as palavras. Aqui se retrata como foi vivido a nossa festa.

Upload: elvio-rui-sousa

Post on 22-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal online da EB1/PE Campo de Baixo - Porto Santo, por Elvio Sousa, CTIC

TRANSCRIPT

Olá. Já são dezassete (17) edições do nosso Jornal “Campo de Sol”!

Esta edição deste jornal surge, uma semana antes da Comemoração do Dia da Mãe, que é já no dia 30 de Abril de 2009. Um dia que é sempre memorável. A nossa escola, como sempre, faz questão de lembrar estes dias festivos e para isso convida todas as mães a vir à Escola. Contamos ter uma casa cheia como sempre. Os conteúdos aqui expostos são a súmula das actividades realizadas desde o início de Janeiro. Obrigado a todos quanto tornaram possível mais esta edição do Jornal Escolar Online, que é agora publicada!

Prof. Élvio Sousa Coordenador das Tecnologias de Informação e Comunicação e do Projecto Jornal Escolar online, “Campo de Sol”

Comemoração do Dia de Carnaval Uma vez mais, nesta época de cor e festa, dispensamos as palavras. Aqui se retrata como foi vivido a nossa festa.

Sessão de esclarecimento sobre o alcoolismo

No passado dia 13 de Fevereiro, duas técnicas do Centro de Saúde do Porto Santo, a saber a Enfermeira Sandra e Psicóloga Carlota abordaram questões sobre o alcoolismo. Muito subtilmente as técnicas abordaram questões como: O álcool dá força? Faz bem? O álcool alimenta? O álcool faz mal à saúde? Na 1.ª parte foi feita uma apresentação sobre os malefícios do álcool e na segunda parte da sessão a visualização de um vídeo animado sobre a temática. Neste vídeo a ideia principal que se passou aos alunos do 1.º Ciclo é que o álcool é, fundamentalmente, uma droga.

Mónica e uma história sobre o Álcool Era uma vez um grupo de macacos que andavam a brincar. Na floresta havia um bar onde iam muitos animais que bebiam muito álcool. Os animais que lá iam, estavam todos malucos, uns davam murros em cima da das mesas, outros cantavam… O irmão da Mónica, chamado Manuel, foi ao bar dos malucos e a Mónica foi atrás dele para ver o que o irmão ia fazer. Um dia a Mónica foi falar com o rei da selva sobre o álcool e o mocho explicou-lhe que o álcool é uma droga muito poderosa e faz muito mal à saúde. Depois foi ter com o irmão que estava ao pé dos amigos que bebiam muito e quando a Mónica lá chegou, os outros macacos queriam que ela bebesse álcool, mas ela disse que não, porque sabia que fazia mal à sua saúde. O seu irmão disse aos seus amigos para a deixarem em paz. O Manuel abraçou a irmã e foram-se embora. A partir daí a sua família ficou sempre feliz e alegre. Depois o irmão da Mónica nunca mais bebeu álcool e nunca mais teve amigos que bebessem álcool.

Curso de Identificação de Aves

A EB1/PE Campo de Baixo realizou, uma vez mais, uma actividade muito interessante. No passado dia 6 de Março, juntamente com a Porto Santo Verde. Nem mais nem menos de que um curso de identificação de aves. As crianças foram todas empolgadas munidas dos seus binóculos para observar as garças e as gaivotas entre outras criaturas voadoras.

Projecto “O Alertinha”

As turmas do 3.º e do 4.º ano estão a desenvolver um projecto ligado à segurança intitulado “Alertinha”, com o apoio da Câmara Municipal do Porto Santo. As aulas integram-se no O.T.L. “Educação Ambiental” que este ano lectivo está sob a responsabilidade da prof. Margarida Vasconcelos. As sessões decorrem quinzenalmente e são orientadas pelo Chefe Municipal de Protecção Civil, Carlos Drumond. No dia 10 de Fevereiro, os alunos aprenderam a usar os extintores, bem como as suas características, a sua utilidade, quais os tipos de extintor que existem.

Obras na Escola – Mudança de Instalações

Foi com enorme satisfação que após a mini interrupção do Carnaval pudemos fazer a mudança de instalações da Escola para o Pavilhão Multiusos do Porto Santo, em virtude das obras de beneficiação e remodelação da velhinha escola.

Pré-selecção para o Festival da Canção 2009

Decorreu na EB1/PE Campo de Baixo, no passado dia 27 de Março de 2009 a pré-selecção para o Festival da Canção 2009. O júri foi composto pelo Director da Escola, Prof. Raimundo, o Coordenador TIC, Prof. Élvio, Prof. de Música, Prof. Nazaré e as funcionárias Celeste e Sandra. Catorze alunos deram o seu melhor e no final foram apurados as seguintes crianças para a grande final: Patrícia (As cores de uma canção) e a Erica (A eterna ternura) do 2.º ano, a Mara (A fada dos desejos) do 3.º ano e por fim a Mariana (Mundo mais colorido) e a Sofia (Aprende-se com o coração) do 4.º ano.

Comemoração do Dia Mundial da Floresta Para a comemoração deste dia os alunos da nossa escola

deslocaram-se ao Sítio dos Morenos para plantar mais uns

espécimes arbóreos com o apoio da autarquia e outras

entidades. Mais uma tarde bem passada sem dúvida. Foi

com grande entusiasmo que os alunos ouviram as

explicações técnicas, de por exemplo, a maneira correcta de

utilizar numa enxada. Todos juntos em prol de um Porto

Santo cada vez melhor!

A Porto Santo Verde, a Câmara Municipal do Porto Santo e a Direcção Regional de Florestas uniram esforços no dia 21 de Março para comemorar, com as Escolas o Dia Mundial da Floresta. A Actividade teve como objectivos: proceder à remoção de plantas invasoras e à plantação de algumas árvores, de modo a enriquecer a flora local, privilegiando o contacto com a natureza; divulgar os cuidados a ter na plantação de árvores e os comportamentos correctos a adoptar no sentido da sua preservação. No final de cada visita foram entregues sacos com sementes de dragoeiro ou alfarrobeira a todos os participantes, que foram realizados na Ecoteca com a colaboração dos Amigos da Ecoteca e do Lar de Idosos.

Clube TIC | Projecto Jornal Escolar

No âmbito da actividade de Clube TIC, todos os alunos da escola puderam observar online a última edição do nosso jornal, que já é um enorme sucesso dentro e fora da escola. Todos gostam de se ver no jornal, como é evidente. Gostam ainda de ver publicados os seus trabalhos, textos e outras actividades que vão desenvolvendo ao longo das suas vivencias na escola. O Jornal online é uma ferramenta que serve para recordar, no presente e no futuro. Obviamente um projecto a continuar. Está sempre online em: http://issuu.com/elviopxo/docs/jornalcs16

Projecto Saúde Oral Para que as crianças comecem a ter bons hábitos de higiene oral, os pais devem mostrar aos seus filhos que é importante escovar os dentes duas vezes por dia e usar fio dentário. Também se deve levar as crianças ao dentista regularmente. A primeira consulta deverá ser por volta dos dois anos. A melhor maneira de escovar os dentes de leite é: - Utilizar uma pequena quantidade de pasta dentífrica com flúor; - Usar uma escova com filamentos macios; - Escovar todas as superfícies dos dentes suavemente.

Clube TIC | Projecto PMate

No âmbito do Plano TIC da nossa escola, realizou-se no passado dia 20 de Março, no Externato Nossa Senhora da Conceição, a Final Concelhia MINImat/MINIbio Madeira 2009 do Porto Santo. O encontro contou com muita animação e com várias actividades proporcionadas pela escola anfitriã. As equipas apuradas nesta final disputaram ainda no dia 14 de Abril de 2009, no Externato Nossa Senhora da Conceição (10:00), a prova regional. Todas as equipas que participaram estão de parabéns, em especial as equipas vencedoras.

Taça de Educação Rodoviária

Em Fevereiro, os alunos do 2.º, 3.º e 4.º ano de escolaridade tiveram oportunidade de participar no projecto “Taça Escolar de Educação Rodoviária” (fase de escola). Foi com muito agrado que verificamos que todos os alunos realizaram a prova teórica tiveram mais de 50 %, por isso, todos puderam participar na prova prática de bicicleta. O aluno aprovado foi o Tiago do 4.º ano que também mostrou as suas capacidades na fase concelhia com sucesso. Assim ele será representante do Porto Santo na Fase Regional que irá decorrer na cidade do Funchal no próximo dia 15 de Maio.

Vivências dos alunos do Pré-Escolar

“The English Corner”

Vários foram os temas abordados no Clube de

Língua Estrangeira na sala do Pré-escolar

durante o segundo período, entre eles:

“Weather” e “Seasons”.

Vejam só como eles são aplicados…

Os alunos do 1.º Ciclo:

Aprenderam o alfabeto em Inglês…

E construíram animais: lion, pig,

duck, cow,…

So pretty!

Carnaval

Audição de contos

Ouviram a história “Snow

White and the Seven

Dwarfes”…

e comemoraram “S.

Valentine`s Day”,

“Carnival”…

As professoras Maria Santos e Andreia Castanheira

continuaram a promover actividades de interacção entre as

turmas do 4.º ano de escolaridade desta escola e do 4.º ano

de escolaridade da Escola EB1 c/PE de Porto Santo no

âmbito do subprojecto eTeam. Para além da construção do

PicTeamNary os alunos puderam comunicar entre si nas

actividades do Dia de São Valentim e Carnaval.

No blog http://picteamnary-edu-le.blogspot.com/

é possível visualizar fotos dessas actividades em que os

alunos se foram conhecendo e formando pares - “school

friends”.

Outros Trabalhos!

Easter Card ☺

Elaboraram o Easter Card:

Easter eggs, Easter eggs

Green, yellow, blue

Green, yellow, blue.

Easter bunny, Easter bunny

So funny!

Clube TIC | Páscoa

No âmbito da actividade de Clube TIC, por altura

do tempo pascal, os alunos executaram no tuxpaint um trabalho que depois foi enviado por email para os nossos contactos, a desejar uma Santa Páscoa.

“A Coordenação TIC e a Direcção da EB1/PE

Campo de Baixo - Porto Santo deseja a todos uma Feliz Páscoa!”

PRL | Educação Alimentar No âmbito do Plano Regional de Leitura e do O.T.L Educação Alimentar, os alunos do 2.º ano de escolaridade desenvolveram com a professora Maria Santos actividades que consistiram na leitura e

análise dos poemas “À mesa” e “Os números do menino guloso” de Luísa Ducla Soares, que culminaram na escrita de poemas à maneira da mesma autora e rescrita de poemas com recurso a imagens.

1.º Ano

Eis alguns trabalhos efectuados pelos professores de actividades e ainda do curricular.

2.º Ano

Aqui ficam alguns registos fotográficos da turma do 2.º

Ano, com a cortesia da professora titular da turma,

Agostinha Oliveira.

As minhas tarefas em casa…

Algumas tarefas realizadas:

Varrer, fazer a cama, ajudar a mãe, regar as plantas.

Nas próximas duas páginas apresentamos uma entrevista ao Sr. Padeiro que é o resultado de uma

visita de estudo efectuada pela turma.

3.º Ano

Igualmente aqui ficam alguns registos fotográficos da turma do 3.º Ano, com a cortesia da professora titular da turma,

Helena Pinto. Nas fotos vemos a turma a trabalhar na prenda do Dia do Pai.

Fica ainda o registo de alguns textos escolhidos e trabalhados no âmbito do Plano Regional de Leitura, com a

turma.

Pequena poesia dedicada à Paz. Assim deveria estar sempre o nosso planeta, em Paz.

Graça gosta de paz.

Guilherme gosta de paz Guida gosta de paz.

A paz não lhes matou o pai. A paz não lhes queimou a casa.

A paz não espanta o gado. Graça, Guilherme e Guida já não gritam.

As granadas nunca estoiram. Agora o sangue já não irriga as ruas.

Graça, Guilherme e Guida já não querem gritar À gente grande

Que se fica sempre a ganhar Quando não é necessário gritar

Para a guerra acabar.

Mara

Selecção de Textos “SOU O VENTO” Dormia na lua, comia no chão O menino Trapalhão Brincava ao sol, saltava no colchão. O menino Trapalhão Nadava na areia, abraçava um tubarão. O menino Trapalhão era diferente O cabelo era verde e virado para a frente. O nariz bicudo era reluzente. A boca redonda era transparente. O menino Trapalhão é amigo Come tanto chocolate que nem eu consigo. Mas, se estiveres triste dá-te abrigo. O menino Trapalhão é distraído Na escola soma letras, como é divertido!

Sou o vento que na Segunda-feira vou pelo ar. Sou o vento que na Terça-feira levo as folhas para longe. Sou o vento que na Quarta-feira sopro bem forte as árvores. Sou o vento que na Quinta-feira vou ao mar e tiro um peixe. Sou o vento que na Sexta-feira vou à loja e tiro o telhado. Sou o vento que no Sábado subo às nuvens e fico a descansar Sou o vento que no Domingo vou à praia e jogo com os meninos. Sou o vento que na vida estou sempre a passar.

Ana Dulce do 3.º Ano

Se uma árvore falasse… Se uma árvore falasse, o que iria dizer? -Unida a tantas árvores uma floresta iria nascer. Se uma árvore falasse, o que iria dizer? - Nasço de uma semente e quero florescer. Se uma árvore falasse, o que iria dizer? - Cuidado com os raios de sol sombra eu posso-te oferecer.

Imagina se uma árvore falasse… Pedro

“O Dragão” de Luísa Ducla Soares (PRL Madeira)

Era uma vez uma menina que se chamava Ching-Ling que vivia na China, no país dos dragões que adorava conhecer um dragão. Toda a sua família gostava de dragões. O seu pai fazia dragões de louça, a mãe bordava dragões em seda e o irmão tinha bonecos de dragões.

A menina ia para a escola e sonhava com dragões. Um dia não veio para casa pelo caminho habitual mas sim pela floresta chamada Clareira dos Dentes de Dragão.

Ela encontrou um dragão pequenino que nem um palmo de mão cobria e levou-o para casa e colocou-o junto dos seus outros répteis de estimação. Tinha que lhes dar de comer.

Eles comiam insectos, por isso Ching-Ling foi procurar insectos na floresta.

Processamento de texto por António Ortelã.

Acontece que estava a chover muito e a menina molhou-se e ficou doente, com muita febre. Teve de ser internada no hospital e teve de libertar todos os seus répteis, menos o Dragão.

Ching-Ling levou o dragão consigo para o hospital. O Dragão no hospital tinha fome e numa ida à enfermaria comeu todos os medicamentos que encontrou.

Medicamentos que ainda não tinham sido testados nos humanos e que serviam para fazer crescer anões e acalmar loucos. A menina voltou para casa com o seu Dragão e este começou a crescer muito.

Começou também a ajudar nas tarefas de casa. Descascava as batatas da mãe com as unhas, balançava o berço do irmão da menina com a cauda,

ajudava a cortar as árvores secas, levava a menina para a escola no seu dorso e começou mesmo a servir de transporte escolar para as outras crianças.

Aprendeu a ler e a escrever. Mas embora os pais da menina gostassem da ajuda achavam melhor ele ir embora. Ele continuou em casa e passou a ser conhecido e com fama mundialmente. Muitos cientistas ficaram interessados em estudá-lo. Ele foi preso, metido numa jaula num jardim Zoológico e começou a ser visitado por todos os que pudessem pagar 100 moedas. A menina ficou muito triste e foi visitar o seu amigo que cada vez crescera mais e mais. Cheia de pena do Dragão disse-lhe para fazer um buraco, queimar a jaula e fugir. O Dragão assim fez e fugiu para muito longe e nunca mais ninguém o viu.

Podemos aprender que estamos bem quando os outros também estão bem.

Processamento de texto por Miguel, 3.º Ano.

“Coelho Branco e a Cabra Cabrês”, de Alice Vieira. Era uma vez um coelho branco que resolveu ir à horta buscar umas couves para comer. Quando regressou a casa reparou que a sua porta estava fechada a sete chaves e a sete cadeados. O Coelho Branco pensou logo que era impossível estar fechada porque deixara a porta aberta. O coelhinho bateu à porta da sua casa três vezes e de cada vez a mesma Cabra respondeu-lhe: “-

Sou a Cabra Cabrês, que te salto em cima e te faço em três”. O Coelho muito assustado foi pedir ajuda aos amigos para tirarem a Cabra Cabrês de sua casa. Pediu ajuda ao cão, ao boi e ao galo mas estes disseram logo que estavam muito cansados e por isso não o podiam ajudar. O pobre Coelho chorou e chorou… e uma pobre formiga que por ali passava e que também era sua amiga resolveu oferecer a sua ajuda.

Quando chegaram à porta de casa do Coelho bateram à porta e a Cabra Cabrês disse logo: - “Sou a Cabra Cabrês, que te salto em cima e te faço em três”. E a Formiga Rabiga respondeu: “- Sou a Formiga Rabiga, que te salto em cima e te furo a barriga! Podia-se a cabra ter acreditado na Formiga porque esta saltou-lhe para cima e deu-lhe tantas dentadas, com tanta força, que a Cabra Cabrês, com toda a força que tinha, furou a porta, fugiu e nunca mais se ouviu falar dela.

Processamento de texto por Pedro, 3.º Ano.

Dia do Pai – 19 de Março de 2009 (Comemoração – Pré e 1.º Ciclo)

Mais um dia festivo comemorado na nossa escola com pompa e circunstância. Memorável. Até jogamos à bola com

os nossos pais!

Vejam só a selecção de fotos que temos para lhe oferecer!

Tenho um papá Muito meu amigo Que me dá beijinhos E brinca comigo. E à noitinha

Quando me vou deitar Muitos beijinhos Ao Pai vou dar.

4.º Ano

Eis alguns, uma pequena amostra apenas, daquilo que é feito no 4.º Ano.

Vamos dar um final à história: Oriana e a velhinha

Para ajudar, Oriana fez as seguintes acções: remodelou a casa, pedindo aos habitantes da floresta. A casinha transformou-se num palácio autêntico. Móveis e loiças novinhas surgiram do nada.

No dia seguinte, Oriana foi ao banco e abriu uma conta bancária com cinquenta mil euros e presenteou-lhe com uma belíssima limousine branquinha.

A velhinha nem acreditava no que estava a acontecer. De seguida, Oriana e a velha foram às compras. Compraram roupas, jóias e um animal de estimação, um cãozinho chamado Zézé. No fim do dia, Oriana fez uma enorme surpresa à velhinha, ofereceu-lhe uma cirurgia plástica numa clínica chamada “Corporation Dermostética”.

Depois de toda esta transformação, a velhinha ficou belíssima e arranjou imensos amigos e namorados. A velhinha que era muito infeliz, passou a ser a mulher mais feliz de toda a floresta e arredores. Trabalho realizado pela turma do 4º ano de escolaridade

Legenda da planta da sala de

aula

A - Porta B - Quadro C - Cadeiras D - Mesas E - Balde do lixo F - Pilar…

G - Armário (4ºano) H - Armário (2ºano) I - Mesa redonda J - Computador K - Ventoinha Paulo Dias 4ºano

Festividades de Santo Amaro

Para concluir este trabalho, apresentamos aquilo que deveria estar no início do jornal, mas como optamos por uma foto

reportagem, deixamos estas lindas fotos para o fim. Comemoração do Santo Amaro pelas ruas da cidade. Visita à Câmara Municipal, Direcção Regional de Administração

Publica do Porto Santo, Casa do Povo e Delegação Escolar.

Esperemos que goste!

Mensagem à Comunidade Educativa do Director da Escola “Caros pais e digníssimos membros Nesta mensagem gostaria de fazer uma retrospectiva do que têm sido as actividades escolares que norteiam a actividade docente e não docente nesta Escola. Todas as actividades pedagógicas têm tido como objectivo o envolvimento da comunidade educativa, o desenvolvimento integral da criança e das suas competências através de actividades lúdicas, desportivas, artísticas, integrantes da dimensão europeia, de sistematização de conhecimentos e da educação para a cidadania. Os valores que integram o nosso Projecto Educativo têm sido trabalhados com as crianças nos vários momentos de socialização com os seus docentes, não docentes, comunidade e com os seus pares. Aliás, só se pode educar o Homem em sociedade. Para a consecução destas metas pude contar com uma equipa de colegas e pessoal não docente, da qual me orgulho, pois denoto sempre nos mesmos um extremo profissionalismo e dedicação a toda a comunidade escolar e educativa. As nossas relações profissionais são intensas, verdadeiras, de partilha e de ambiente fraterno. Perseguimos sempre um objectivo comum e para todos nós as crianças estão sempre em primeiro lugar. Há uma ajuda recíproca e disponível o que nos tem permitido realizar projectos de envergadura e de projecção no meio local, regional e até além fronteiras. Por outro lado, saliento também que a amizade, carinho, atenção, cooperação e parceria que tenho sentido da parte dos pais das nossas crianças tem sido o factor primordial para o

bom funcionamento da nossa escola. Sublinho também que a amizade, objectivo comum e o sentimento de pertença da nossa comunidade escolar tem-nos permitido ultrapassar todas as situações que se têm colocado. A Liga de Pais tem tido também um papel preponderante na resolução de várias situações que surgiram ao longo dos oito anos em que já estou nesta escola. Tenho visto a escola a crescer como uma filha jovem (tem quase 37 anos, oficialmente, nasceu a 16 de Maio de 1972), rebelde, exigente, reivindicativa mas consciente dos pais e mães que tem tido. Todos eles procuraram proporcionar-lhe sempre o melhor. Também esta escola sabe ser MÃE pois quem se sentou nos seus bancos jamais a retira do seu coração. Esse sentimento perpetua-se na vida de todos os seus ex-alunos que a recordam sempre com saudade. Dentro de pouco tempo teremos novas instalações, novos alunos, … Será uma época de renovação, pois tal como ansiamos pelas várias estações do ano também precisamos de novidades. Teremos certamente… O nosso trabalho como docentes, pessoal não docente, pais, alunos e comunidade não se esgota. É incomensurável e inesgotável e poderemos dizer que é dessa interacção e actividade que nasce a EDUCAÇÃO, a verdadeira formação do EU das nossas crianças. Um bem-haja a todos pela vossa disponibilidade e amizade. Despeço-me, endereçando um abraço forte para todos.”

José Raimundo Vasconcelos

Agradecimento O Coordenador deste projecto agradece a todos os docentes da EB1/PE Campo de Baixo, que facultaram trabalhos e fotos e comigo colaboraram nesta publicação.

Élvio Sousa, Coordenador TIC da EB1/PE Campo de Baixo

Porto Santo, 24 de Abril de 2009

Sugestões | Críticas: [email protected]