jornal escolar - novembro

8
o remexido Jornal escolar do Agrupamento Vertical de Escolas de São Bartolomeu de Messines Ano 1 … Número 6 … Edição: Núcleo Vida Activa da Escola EB 2.3 João de Deus Novembro de 2010 Futebol em 1910 ÉPOCA DE 1910/1911 O campeonato de futebol de Lisboa da época de 1910/1911 foi organizado pela Associação de Futebol de Lisboa, nas três categorias. O campeonato começou em 13 de Novembro de 1910, com sete clubes inscritos. O CIF reforçou-se com alguns jogadores oriundos do Lisbon Cricket Club. O CIF sagrou-se campeão em primeiras categorias, tendo-se classificado nos lugares de honra seguintes, o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal. Os jogadores que mais se destacaram deste clube, foram Eduardo Luís Pinto Basto, Merik Barley, W. Sissener, Augusto Sabbo e Luis Kruss Gomes. Campeonato de Lisboa (Classificação 1910-11) 1 CI Futebol 2 SL Benfica 3 Sporting CP 4 SC Campo Ourique 5 SC Império 6 Lisboa 7 União Belenense Nesta época, a entrada nos campos de futebol passou a ser feita com a aquisição de um bilhete de entrada, que custava 120 reis.

Upload: joao-patacao

Post on 10-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Escolar de Novembro

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal escolar - Novembro

o remexido Jornal escolar do Agrupamento Vertical de Escolas de São Bartolomeu de

Messines

Ano 1 … Número 6 … Edição: Núcleo Vida Activa da Escola EB 2.3 João de Deus … Novembro de 2010

Futebol em 1910

ÉPOCA DE 1910/1911 O campeonato de futebol de Lisboa da época de 1910/1911 foi organizado pela Associação de Futebol de Lisboa, nas três categorias. O campeonato começou em 13 de Novembro de 1910, com sete clubes inscritos. O CIF reforçou-se com alguns jogadores oriundos do Lisbon Cricket Club.

O CIF sagrou-se campeão em primeiras categorias, tendo-se classificado nos lugares de honra seguintes,  o Sport Lisboa e Benfica  e  o Sporting Clube de Portugal. Os jogadores que mais se destacaram deste clube, foram Eduardo Luís Pinto Basto, Merik Barley, W. Sissener, Augusto Sabbo e Luis Kruss Gomes.

Campeonato de Lisboa (Classificação 1910-11)

1 CI Futebol2 SL Benfica3 Sporting CP

4 SC Campo Ourique

5 SC Império6 Lisboa

7 União BelenenseNesta época, a entrada nos campos de futebol passou a ser feita com a aquisição de um bilhete de entrada, que custava 120 reis.

Em primeiras categorias, nesta época, e para o campeonato, o CIF empatou 0-0 e 1-1 com o Sport Lisboa e Benfica e venceu o Sporting Clube de Portugal por 2-0 e 1-0. Foi o primeiro campeonato organizado pela A.F.L., orgulhando-se o CIF de ter sido o primeiro vencedor. O CIF,

Page 2: Jornal escolar - Novembro

para além de sócio fundador, conforme diploma existente no Clube, é também sócio honorário da Associação de Futebol e Lisboa, em quem ainda hoje se encontra filiado.

Micaela Guerreiro e Roddolfo Casimiro (7ºD)

Subida impossível SilvesRealiza se no próximo dia 7 de Novembro ,mais uma edição(a 10ª) da já mítica subida impossível de Silves no sitio de Enxerim -Silves, com a organização a cabo do moto clube Albufeira.

Esta prova inédita na península Ibérica, onde os pilotos terão uma subida de cerca de 100 metros mas com um grau de inclinação um bocado elevado, onde ganha o piloto que fizer o maior numero de metros em menos tempo, prova bastante apreciada pelo numeroso publico que costuma assistir a esta prova.

Tó Zé Guia (8ºD)

HalloweenAntigamente o ano certo iniciava-se no Inverno. Cada 31 de Outubro pela noite celebrava-se o Soúin, uma festa em honra dos defuntos.Nessa noite recordavam os seus parentes e recordavam os seus parente e acreditavam poder contactá-los. Para se guiarem pela noite talhavam nabos e colocavam uma vela dentro como uma lanterna. Ao talhar vários adornos , as luzes seriam mais atractivas, as crianças não teriam medo e os espíritos malignos fugiriam. Para animar ainda mais as criaças, disfarçavam-se e distribuíam doces.Quando o primeiro colonos chegaram dá América, viram abóboras enormes ideais para talhar. Assim o costume e a celebração da véspera de Todos os Santos prolongou-se por todo o território.

E hoje em dia, celebração continua, e é conhecida pelo nome de Halloween.

Vera Lúcia (6ºC)

AlgarviadasGastronomia Natalícia

Quando Já tanto se disse e escreveu, afirmando que o bacalhau cozido, acompanhado de hortaliças e batatas, é um prato português obrigatório na ceia de Natal que se realiza no dia 24 - antes da meia noite - talvez cause estranheza dizer-se que no Algarve só recentemente esse hábito se vai introduzindo. Ninguém se recorda de há 20 ou 30 anos comer bacalhau para festejar no Natal, fosse na véspera, fosse no dia.

Vinte e quatro de Dezembro é dia de grande azáfama para a preparação da ceia e das refeições do Natal, diferentes desde «o quebra jejum» até à «oitava da festa». A quantidade, qualidade e diversidade dos pratos dependia, como hoje, das possibilidades económica de cada um, mas raramente faltavam as filhós, os pasteis de batata doce ou azevias, chamados empanadilhas em Tavira e Vila Real de Santo António e trutas em Olhão, aqui passadas por mel em vez de açúcar e canela; fatias douradas e bolinhos. Toda esta diversidade entra na designação geral de «fritos», havendo todavia a particularidade de na serra de Monchique

Page 3: Jornal escolar - Novembro

se chamar «fritos» a uma filhó enrolada de massa muito fina e quebradiça. Dos pratos salgados natalícios salientaremos como muito generalizado a galinha de cabidela

com batatas e a batata cerejada, no campo apenas acompanhada por grossas fatias de pão branco caseiro.

Jéssica Vicente 8ºA

Notícias da escolaFundação Jack Petchey

Decorreu no hotel Montechoro a entrega de prémios de realização e de liderança das várias instituições apoiadas pela Fundação Jack Petchey. A cerimónia começou pouco depois das 19:30 e terminou depois das 21:30. O senhor Jack Petchey fez questão de estar presente para a fotografia de cerimónia com os premiados. Estiveram presentes centenas de pessoas, entre crianças, jovens e adultos. A grande maioria foi receber o prémio de realização e por cada instituição ainda houve um adulto que recebeu o prémio de liderança. Da nossa escola estiveram presentes todos os premiados que se fizeram acompanhar de familiares ou amigos. Foram eles os alunos: Ana Filipa Neves; Inês Cabrita; Alexandre Calado; Ema Martins; Catarina Nunes; Tiago Silva; Ana Raquel Guerreiro; João Mealha e Eduard Chaban.  A nossa premiada, escolhida de entre os alunos para receber o prémio de liderança, foi a professora Carla Lyra.

Cláudio (7ªA)

Congresso “História e cultura das sociedades”No passado mês de Outubro, os professores Emanuel Ramos e Pedro Santos (em representação da escola) e Gonçalves (em representação do UDM) participaram no Congresso “História e cultura das sociedades” realizado em Albufeira. Debateram-se as tradições culturais, o urbanismo e o ambiente.

Rodolfo Casimiro (7ºD)

ComunicaçãoFoi com grande agrado que recebi o “Jornal da Escola” e com enorme contentamento presenciei a publicação do artigo I Congresso Cultural! Foi também com agrado que verifiquei a continuidade na publicação do Jornal da Escola, actividade levada a cabo pela equipa do “Núcleo de Vida Activa”, apelando à participação de toda a comunidade educativa, dando-a a conhecer em simultâneo. É este o caminho! Em conformidade com o artigo publicado encontro-me no dever/obrigação, de utilizar o mesmo meio para comunicar com esta Comunidade Educativa, começando por saudar todos os seus elementos: alunos, funcionários, professores e encarregados de educação. De todos guardo as melhores recordações, profissionais e pessoais e não seria justo se não deixasse algumas palavras de apreço para aqueles com quem mais privei, os alunos, especialmente às actuais turmas do 6.º A e B: Caríssimos alunos, foram imensos os momentos que partilhamos, momentos de aprendizagem e crescimento, logo, de satisfação. Partilhamos o mesmo caminho durante um ano lectivo e para além das aprendizagens disciplinares outros momentos marcaram esse caminho… participamos neste jornal,

Page 4: Jornal escolar - Novembro

os alunos do 6.º A construíram um blogue, abrimos espaços de discussão no Moodle do Agrupamento, comunicamos através de e.mail… foi grande o nosso percurso. O caminho faz-se caminhando… “dêem o vosso melhor e não me deixem ficar mal”.

Através deste meio fica a promessa do II Congresso Cultural, agora a realizar no Algarve no decorrer de 2011. A toda Comunidade Educativa um grande bem-haja.

O Professor, António Filipe

Page 5: Jornal escolar - Novembro
Page 6: Jornal escolar - Novembro

página donúcleo vida activa

No sentido de propiciar a inclusão na sociedade e auxiliar a integração na vida activa, os alunos que frequentam o Núcleo Vida Activa beneficiam de um conjunto de áreas e de actividades que têm por objectivo elevar as suas capacidades cognitivas, motoras e socio-afectivas.

Áreas vocacionais internasComércio

No passado dia 18 de Outubro (segunda feira) o Núcleo Vida Activa abriu a sua loja para vender alguns dos seus produtos: marmelada e salame.

Caldo VerdeApanham-se as folhas de couve, lavam-se e passam-se na máquina. Depois colocamos em pequenos sacos com um selo de identificação e vendemos.

Esta hortaliça é um vegetal muito rico em Cálcio, Fósforo e Ferro, minerais importantes à formação e manutenção de ossos e dentes e à integridade do sangue. Contém ainda vitamina A, indispensável à boa visão e à saúde da pele; e vitaminas do Complexo B, que tem por

funções proteger a pele, evitar problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

Este ano lectivo o NVA criou uma marca para os seus produtos – Messinelândia. Todos os produtos manufacturados pelos alunos do núcleo terão um selo com a denominação, proveniência e marca.

DesportoPelo quarto ano consecutivo, o NVA realiza uma vez por semana um jogo de futebol entre professores, alunos e comunidade envolvente no Estádio Municipal.

A actividade é aberta a todos os que nela queiram participar - Basta aparecer às sextas feiras entre as 14:30h e as 16:20h.

Ida à feira

Page 7: Jornal escolar - Novembro

Página realizada por: Paulo Santos (6ºB); Rodolfo Casimiro e Micaela Guerreiro(7ºD); Vera Lopes (6ºC) e Jéssica Vicente (8ºA)

Page 8: Jornal escolar - Novembro