rio das ostras 05 09 2014

32
O DEBATE FOTOGRAFIA CLASSIFICADOS SOCIAL Compra, venda e aluguel de imóveis PÁG.14 PÁG.8 E 9 RIO DAS OSTRAS Diga não à fotografia gratuita PÁG.5 www.odebateon.com.br/classificados Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014, Ano IX, Nº 1195 Fundador/Diretor: Oscar Pires Tendências da Gastronomia em Festas! PÁG.12 PÁG.10 PÁG.2 Segunda fase da vacinação contra HPV começou dia 1º D ando continuidade à campanha do Governo Federal, Rio das Ostras co- meçou segunda-feira, 1º de setembro, a vacinação da segunda dose contra HPV (pa- pilomavírus humano), vírus que pode causar câncer de colo de útero. Equipes da Secretaria de Saúde vão até às escolas públicas e parti- culares imunizar as meninas de 11 a 13 anos. Prefeitura reúne fornecedor para programa habitacional Morre Marcelo Lartigue diretor do jornal Perú Molhado de Búzios Marcelo Lartigue, 60 anos, um dos fundado- res do jornal “Perú Molhado” que circula em Ar- mação dos Búzios, faleceu no Hospital Silvestre Adventista, no Rio de Janeiro. Vítima de duas paradas cardíacas, Marcelo, que era argentino e morava na Região dos Lagos há mais de 30 anos, chegou a passar por um transplante de fígado há cerca de uma semana. GABRIEL SALES Arte nascida de recortes de papel é destaque na cidade

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 03-Apr-2016

236 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

O DEBATE

FOTOGRAFIA CLASSIFICADOS SOCIAL

Compra, venda e aluguel de imóveis

PÁG.14PÁG.8 E 9

RIO DAS OSTRAS

Diga não à fotografia gratuita

PÁG.5

www.odebateon.com.br/classificados Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014, Ano IX, Nº 1195 Fundador/Diretor: Oscar Pires

Tendências da Gastronomia em Festas!

PÁG.12

PÁG.10 PÁG.2

Segunda fase da vacinação contra HPV começou dia 1ºDando continuidade à campanha do

Governo Federal, Rio das Ostras co-meçou segunda-feira, 1º de setembro,

a vacinação da segunda dose contra HPV (pa-pilomavírus humano), vírus que pode causar câncer de colo de útero. Equipes da Secretaria de Saúde vão até às escolas públicas e parti-culares imunizar as meninas de 11 a 13 anos.

Prefeitura reúne fornecedor para programa habitacional

Morre Marcelo Lartigue diretor do jornal Perú Molhado de Búzios

Marcelo Lartigue, 60 anos, um dos fundado-res do jornal “Perú Molhado” que circula em Ar-mação dos Búzios, faleceu no Hospital Silvestre Adventista, no Rio de Janeiro. Vítima de duas paradas cardíacas, Marcelo, que era argentino e morava na Região dos Lagos há mais de 30 anos, chegou a passar por um transplante de fígado há cerca de uma semana.

GABRIEL SALES

Arte nascida de recortes de papel é destaque na cidade

O DEBATE RIO DAS OSTRAS2 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014

EXPEDIENTE - Propriedade: EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e Agências de Notícias • Sede e Parque Gráfico Próprios. Rua: Benedito Peixoto, 90 Centro Macaé/RJ Tel. (22) 2106-6060 - CNPJ: 29699.626/0001-10 • Registrado na forma da

lei • Diretor Presidente: Oscar Pires • Vendas de Publicidade: Felipe (22-21066060) • Diagramação: Cézar Lobo ([email protected]) • Fotos: Wanderley Gil ([email protected]) • Acesse: www.odebateon.com.br • E-Mail: [email protected] • A direção de O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. • Filiado à ADJORI - RJ Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ADI Brasil • ANJ Associação Nacional de Jornais.

RIO DAS OSTRAS

GABRIEL SALES

Na mostra, intitulada Pop Arte Recorte, Pádua Bastos ousa em diferentes

direções até chegar à técnica de criar e reproduzir imagens humanas

Arte nascida de recortes de papel é destaque na CidadeO Projeto Natureza e Arte, desen-

volvido pelo Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras,

acaba de lançar mais uma mostra. Desta vez, o destaque fica por conta do artista plástico, web-designer e ilustrador Pá-dua Bastos, que transforma pequenos recortes de papel em obras de arte.

O lançamento oficial da exposição aconteceu na sexta-feira, dia 29, no Par-que dos Pássaros e a visitação gratuita acontece sempre de terça a domingo, das 9h às 16h, até o dia 28 de setembro.

Na mostra, intitulada “Pop Arte Re-corte”, Pádua Bastos ousa em diferentes direções até chegar à técnica de criar e reproduzir imagens humanas ou paisa-gísticas a partir de pequeninos pedaços de revistas.

O processo é ecologicamente correto, uma vez que faz uso de material recicla-do para retratar obras famosas e rostos inesquecíveis do grande público.

A exposição, que vem percorrendo espaços culturais do Brasil e exterior, se integra agora ao Projeto Natureza e Arte da Secretaria do Ambiente da Prefeitura de Rio das Ostras.

Os interessados em conhecer as obras de Pádua Bastos devem comparecer ao Parque dos Pássaros, que fica na Rua Pe-trópolis, s/nº, no Jardim Mariléa. O te-lefone para informações e agendamento de grupos de visita é 2771-6420.

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014 3

Universitários do CEFET visitam Rio das OstrasAlunos do curso de Ges-

tão do Turismo do CE-FET, do campus Nova

Friburgo, realizaram neste fi-nal de semana, dias 30 e 31 de agosto, visita técnica a Rio das Ostras. A iniciativa teve por objetivo conhecer os atrativos naturais e culturais de nosso Município.

No primeiro dia, os estudan-tes assistiram à palestra “Atu-alidades das políticas públicas de Rio das Ostras” e fizeram caminhada pelo Centro da ci-dade, passando por diversos pontos de interesse, como a Casa da Cultura Bento Costa Júnior, Centro de Formação Artística, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Colônia dos Pes-cadores, Figueira Centenária, Praça do Artesão e Poço das

Pedras, marco da construção do Município.

Já no domingo os alunos co-nheceram os atrativos naturais de Rio das Ostras, percorrendo o Parque dos Pássaros, Parque Municipal, Lagoa do Iriry, Pra-ça da Baleia, Monumento Na-tural dos Costões Rochosos e Orla da Praia da Tartaruga.

O grupo foi recebido pelo Secretário Municipal do Am-biente, Nivaldo Talon, no Par-que Municipal; e teve a opor-tunidade de visitar a Feira de Adoções de Cães e Gatos, que disponibiliza dezenas de ani-mais para adoção. Os alunos também fizeram uma cami-nhada pelas trilhas do Parque Municipal.

De acordo com Márcio Cer-queira, Chefe de Divisão de

Eventos da Secretaria de De-senvolvimento Econômico e Turismo, a escolha do municí-pio como destino de uma via-gem técnica por uma conceitu-ada instituição de ensino é um indicador de que a Prefeitura realiza políticas públicas que poderão servir de subsídios para o desenvolvimento de outras cidades. “Esses univer-sitários serão multiplicadores do Turismo Sustentável em Nova Friburgo, reproduzindo nossas experiências positivas, fortalecendo ainda mais a ati-vidade turística em todo o Es-tado”, ressaltou.

A instituição demonstrou in-teresse em realizar uma nova visita técnica para conhecer os atrativos rurais de Rio das Ostras.

Grupo foi recebido pelo Secretário Municipal do Ambiente, Nivaldo Talon, no Parque Municipal

Estudantes assistiram à palestra Atualidades das políticas públicas de Rio das Ostras

DIVuLGAçãO SEDTuR

O DEBATE RIO DAS OSTRAS4 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014

Transporte Universitário: mais alunos bene�ciadosA Prefeitura de Rio das

Ostras está realizando o recadastramento, para

o segundo semestre, do bilhete eletrônico para os alunos de En-sino Técnico em Nível Médio e Nível Superior que estudam fora da cidade. Para ter direito ao benefício, os interessados de-vem se cadastrar até a próxima sexta, dia 5.

Com o novo cadastro, a Pre-feitura amplia o número de es-tudantes beneficiados pelo Pro-grama Municipal de Transporte Universitário, que vai incluir novos alunos. O programa é ge-rido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Só podem participar do pro-

cesso de recadastramento os estudantes que realizaram seu cadastro no período de 27 de janeiro a 21 de fevereiro deste ano, na sede da Secretaria. Os alunos também devem residir em Rio das Ostras, estar matri-culados em curso técnico ou de graduação; e não possuir outra formação no mesmo nível e/ou modalidade de ensino.

O Programa de Transporte Universitário de Rio das Ostras atualmente beneficia estudan-tes que estudam em cidades co-mo Cabo Frio, Campos, Macaé, Nova Friburgo, Niterói e Rio de Janeiro. O bilhete eletrônico traz uma importante economia aos cofres públicos, uma vez que

só são pagas as viagens efetuadas. Outra vantagem é que o sistema permite a geração de relatórios que mostram como os cartões estão sendo utilizados.

DOCUMENTOS

Para ter direito ao benefício, os alunos devem comparecer, até o dia 5 de setembro, das 9h às 16h, à sede da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Praça Prefeito Cláudio Ribei-ro, s/nº, Extensão do Bosque, para a entrega dos seguintes do-cumentos: comprovante de reno-vação de matrícula e quadro de horário das disciplinas em que está matriculado.

CADASTRO

A Prefeitura também efetua, até o dia 5 de setembro, o cadas-tro de novos alunos que queiram participar do Programa e não se inscreveram no início do ano. Os interessados devem protocolar requerimento no Protocolo Ge-ral da Prefeitura, situado à Rua Campo de Albacora, n0 75, Lote-amento Atlântica.

Na ocasião, deverá ser ane-xada cópia dos seguintes docu-mentos: formulário de requeri-mento (já disponível na página da Secretaria, no endereço www.riodasostras.rj.gov.br/secti ); identidade; CPF; título de elei-tor; comprovante de residência;

comprovante de matrícula; qua-dro de horário das disciplinas em que está matriculado; declaração de que não possui outra formação no mesmo nível e/ou modalida-de de ensino; identidade e CPF do responsável legal (quando o aluno requerente for menor de 18 anos).

A data limite para ajustes, correções e entrega de docu-mentos que ficarem pendentes no processo de solicitação do benefício será de 12 de setem-bro. Após esta data o processo será arquivado.

Mais informações sobre o Transporte Universitário es-tão disponíveis pelos telefones 2771-6441 / 2771-6442.

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014 5

Segunda fase da vacinação contra HPV começou dia 1º

MAuRICIO ROChA

Dando continuidade à campanha do Governo Federal, Rio das Ostras

começa nesta segunda-feira, 1º de setembro, a vacinação da segunda dose contra HPV (pa-pilomavírus humano), vírus que pode causar câncer de colo de útero. Equipes da Secretaria de Saúde vão até as escolas pú-blicas e particulares imunizar as meninas de 11 a 13 anos. O ca-lendário completo da campanha em Rio das Ostras segue abaixo.

O cronograma de vacinação começa na segunda-feira nas es-colas municipais Ciep Brizolão

349 Mestre Marçal, no Jardim Campomar, Carlos Maurício, Trindade e Profª Marinete Coe-lho Souza, em Cantagalo, e na es-cola Maria da Penha de Oliveira, no Palmital. Na rede privada, a vacinação começa dia 9.

A primeira dose da vacina foi ministrada em março deste ano. Em Rio das Ostras, 2750 meninas foram imunizadas contra o vírus. Todas as escolas, públicas e priva-das do Município, que têm alunas na faixa-etária da campanha estão sendo contempladas, num total de 37 unidades de ensino.

Seguindo a estratégia do Minis-

tério da Saúde, esta dose é apli-cada 6 meses após a primeira. As meninas vão receber ainda uma terceira dose, em 2019, cinco anos depois da fase inicial.

É importante destacar que as meninas que não tomaram a dose inicial, em março, devem se vacinar agora, nesta segunda fase da campanha. Para receber a

primeira dose da vacina é neces-sário apresentar um termo de autorização assinado pelos pais. Os termos estão disponíveis na direção das escolas. As meninas que receberam a primeira dose mas já completaram 14 anos ain-da assim devem tomar as doses seguintes.

A chefe da Divisão de Imuniza-

ção da Secretaria de Saúde, Lou-ise Andrade, explica que a ação nas escolas foi uma estratégia recomendada pelo Ministério da Saúde para introdução da va-cina contra o HPV no calendário regular. “A partir de 2015, a vaci-na já estará inserida na rotina de vacinação e será ministrada nos postos de saúde”, explica Louise.

Segunda dose da vacina contra HPV será aplicada nas escolas para meninas de 11 a 13 anos

O DEBATE RIO DAS OSTRAS6 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014

Inscrição para o EducaMais encerra este mês

interessados em ingres-sar na educação superior no segundo semestre devem ficar atentos. O Programa Educa-Mais Brasil encerra este mês as inscrições para as vagas ofe-recidas para este semestre. As inscrições são gratuitas e os in-teressados devem se inscrever pelo site www.educamaisbrasil.com.br. Prazo encerra no dia 30 de setembro.

As bolsas oferecidas são para os cursos de graduação (Pre-sencial e EAD) e pós-graduação (Presencial e EAD).

Para concorrer a uma das va-gas, o candidato precisa cumprir alguns critérios, entre eles não possuir condições financeiras de arcar com as mensalidades

Interessados devem se inscrever pelo www.educamaisbrasil.com.br. Para Macaé há vagas para graduação e pós-graduação

de até 50% em todo o país e é considerado o maior programa de inclusão educacional do pa-ís e está há 10 anos no merca-do, permitindo que estudantes impossibilitados de pagar uma mensalidade integral tenham acesso a instituições de ensino particulares através de bolsas de estudo parciais.

Em Macaé, as instituições parceiras do programa e que oferecem cursos de pós-gra-duação são: Esab - Escola Su-perior Aberta do Brasil, Facul-dade Redentor e Universidade Estácio de Sá.

Já as instituições que ofe-recem vagas para graduação são: Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé (Fafima), Universidade Estácio de Sá e Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Outras informações sobre o EducaMais Brasil estão dispo-níveis no site www.educamais-brasil.com.br ou por meio da central de atendimento, nos telefones: 0800 724 7202/ 0800 724 7775.

ARquIVO

O Programa é uma oportunidade de inclusão das pessoas que estão fora do cenário educacional

ENSINO SUPERIOR

integrais e estar, há pelo me-nos seis meses, sem estudar, no caso da graduação. As vagas são limitadas e o processo de aprovação ocorre enquanto

houver vestibular nas institui-ções parceiras.

O principal objetivo do Pro-grama é incluir as pessoas que estão fora do cenário educa-

cional, oferecendo uma alter-nativa para quem não pode en-trar em uma faculdade, curso ou escola de qualidade sem esse benefício. Oferece bolsas

Ansiedade com provas afeta a saúde dos estudantesA preocupação com o futuro também é uma grande fonte de ansiedade entre os jovens

O medo de não conse-guir bons resultados nos exames tem gera-

do excesso de ansiedade nos jovens estudantes a ponto de comprometer o seu equilíbrio emocional e físico. O dado foi revelado na pesquisa reali-zada pelo IPOM – Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente – em parceria com o Instituto Sou +Jovem, com o objetivo de investigar as cau-sas e os impactos da ansieda-de na saúde dos estudantes.

Do total de 1.300 jovens, en-tre 16 e 25 anos, que participa-ram da pesquisa entre os me-ses de junho e julho deste ano, 68% apresenta sintomas de nervosismo fora do controle às vésperas das provas. Desse percentual, 61% relatam frio na barriga e dores no estôma-go por causa dos exames. Já 64% apresentam problemas para dormir nas noites que

FOTOMONTAGEM

Mais da metade dos entrevistados, 53%, se preocupa demais com o amanhã e teme não conseguir realizar seus sonhos

antecedem as provas, tendo insônia ou acordando e dor-mindo várias vezes ao longo da noite.

Como resultado, acordam fadigados e com baixa ener-gia. Entre os entrevistados, 67% têm dificuldade em se concentrar e memorizar matérias e conteúdos, e 54% revelam que por mais que se dediquem aos estudos, não têm o rendimento que gos-tariam. Já 58% afirmam que costumam sentir dores de ca-beça e 35,53% percebem que há um aumento no consumo de álcool e cigarro nos meses dos exames.

A preocupação com o fu-turo também é uma grande fonte de ansiedade entre os jovens. Mais da metade dos entrevistados, 53%, se pre-ocupa demais com o que o amanhã e teme não conse-guir realizar seus sonhos e ter

uma carreira bem sucedida. Segundo Myriam Durante,

psicoterapeuta e presidente do IPOM, essa falta de con-trole emocional generaliza-da é a responsável por esses transtornos físicos que os jovens vêm sentindo. “Quan-do a fisiologia do indivíduo é modificada pelo estresse e pela ansiedade, os proces-sos inconscientes do corpo, como temperatura, frequ-ência de pulso, respiração e pressão sanguínea também se alteram. O cérebro, assim como os demais órgãos, pas-sa a não trabalhar com todo seu potencial, fazendo com que a pessoa tenha mais difi-culdade para memorizar no-vas informações ou lembrar conteúdos que já assimilou. A longo prazo, pode compro-meter não apenas a saúde mental como também a físi-ca”, explica.

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014 7

Cidade recebe maior prova ciclística latino-americana

MAuRICIO ROChA

Após mais de quatro horas de prova, os competidores cruzam a linha de chegada em Rio das Ostras

Rio das Ostras foi o palco da chegada dos ciclistas na 5ª

etapa da edição 2014 do Tour do Rio, maior even-to deste gênero de ciclis-mo da América Latina. A competição teve início dia 26 de agosto e chegou na manhã de sábado, 30, em solo riostrense. Domin-go, 31, às 7h da manhã, na sede da Prefeitura de Rio das Ostras, os atletas deram a largada para a úl-tima etapa da competição, que serão mais 180km saindo em direção à Quin-ta da Boa vista, no Rio de Janeiro. No total, os atle-tas percorrem 997km de prova.

Após mais de 4 horas na estrada, os ciclistas atra-vessaram a linha de che-gada liderados pelo bra-sileiro Rafael Andriato, vencedor da etapa com a diferença de milésimos de segundos do segundo co-locado, o argentino Cris-tian Clavero e do terceiro lugar, o brasileiro Kleber Ramos da Silva em uma chegada emocionante. O líder geral da competição, o espanhol Oscar Sevilla terminou na sétima colo-cação nesta fase.

A cidade já recebeu

três edições do evento, que conta com mais de 60 atletas nacionais e in-ternacionais disputando pelo lugar mais alto do pódio.

O Prefeito de Rio das Ostras, Sabino, foi quem deu a bandeirada na chegada e falou sobre o evento para o público presente. “Todo nosso setor hoteleiro, nosso co-mércio, turismo, esporte e transporte se beneficiam do Tour do Rio, além de termos o reconhecimen-to de que Rio das Ostras é realmente a Cidade Bike. Resultado de muito traba-lho e dedicação”.

Betinho, Secretário de Esportes e Lazer, tam-bém fala sobre o Tour do Rio em Rio das Ostras. “Recebemos a competi-ção desde 2012 e é sempre ótimo para a cidade. Ter a visibilidade para o espor-te através de um even-to desse porte é muito gratificante”.A cidade já recebeu três edições do evento, que conta com mais de 60 atletas nacio-nais e internacionais dis-putando pelo lugar mais alto do pódio.

Eduardo Almeida, Di-retor de Mobilidade Ur-

bana da Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobili-dade Urbana de Rio das Ostras, ressalta a impor-tância do evento para a cidade. “Eventos desse nível chamam atenção da população interessa-da em ciclismo e agregam cada vez mais usuários da bicicleta, que além de trazer benefícios para a saúde, também melhora a mobilidade urbana”, ex-plica Eduardo Almeida.

Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014 9O DEBATE RIO DAS OSTRAS

10 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014 O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Prefeitura reúne fornecedor para programa habitacional

GABRIEL SALES

No encontro com empresários, a Secretária Carla Ennes anunciou que a Prefeitura irá atuar como facilitadora de negócios entre indústria, empresários e comerciantes da cidade.

A Prefeitura de Rio das Os-tras, em parceria com a RD Engenharia, realizou

um encontro, na quinta-feira, dia 28, com os empresários lo-cais interessados em se tornar fornecedores de material para a construção dos 480 imóveis pelo Programa Minha Casa Minha Vida, no Município. Os apartamentos serão constru-ídos na localidade de Cláudio Ribeiro. O evento, realizado no Auditório da Escola Muni-cipal Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar, contou com a presença da secretária e do subsecretário de Desenvol-vimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, Carla Ennes e Leonardo Dantas; além do subsecretário de Planejamen-to, Vladimir Paschoal.

Na abertura do encontro, a Secretária Carla Ennes desta-cou que a Prefeitura irá atuar como facilitadora de negócios entre indústria, empresários e comerciantes da cidade. “Es-tamos abertos para conversar com todos os interessados. Vamos atrair novos negócios para Rio das Ostras. Quere-mos que as empresas que venham se instalar no Muni-cípio gerem empregos para nossos moradores”, disse.

CURSOS E EMPREGOS

Na ocasião, o consultor do Sebrae Mario Max Carvalho enfatizou que a instituição, com o apoio da Associação Brasileira de Cimento Por-tland (ABCP), irá oferecer em Rio das Ostras cursos profis-sionalizantes, ministrados por especialistas. “Além de capa-citar a mão-de-obra local, pre-tendemos organizar rodadas de negócios no Município”, explicou. Também ficou de-cidido que a construtora RD irá disponibilizar o canteiro de obras, no Claúdio Ribeiro, para utilização dos cursos na parte teórica e prática.

Durante a reunião, foi anunciado que o Banco de Empregos da Prefeitura fica-rá responsável pelo processo de contratação dos profissio-nais envolvidos no projeto. A expectativa é de que sejam gerados cerca de 300 postos de trabalho já em setembro. “Estamos funcionando a todo vapor, com centenas de vagas a cada semana. Queremos que os empresários anunciem co-nosco. É fundamental este entrosamento”, destacou a coordenadora do Banco de

Empregos, Maria do Carmo Trilha.

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

No encontro o engenheiro Julius César Vannier, coor-denador da RD Engenharia, empresa que irá construir os condomínios do projeto Minha Casa Minha Vida em Rio das Ostras, se colocou à disposição para esclarecer as dúvidas dos empresários e comerciantes da cidade. “A

preferência é pelas empresas locais”, explicou.

“Quero fomentar os negó-cios aqui em Rio das Ostras e esta oportunidade com o projeto Minha Casa Minha Vida é única. Já fornecemos para grandes empresas. Também será uma oportu-nidade de gerar empregos”, afirmou o empresário Mar-celo Vieira, proprietário da empresa Grupo RCA e RCR, especializado em aluguel de andaimes e gerenciamento de resíduos.

INVESTIMENTOS

A Prefeitura de Rio das Os-tras está investindo cerca de R$ 4,5 milhões em infraestru-tura, com iluminação, água e saneamento básico para a ins-talação dos dois condomínios, com 240 apartamentos cada, com área de lazer, no Cláudio Ribeiro. Todos os apartamen-tos serão adaptáveis a pessoas com deficiência. Próximo ao local, os moradores contarão com creche e unidade básica de saúde.

12 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014 O DEBATE RIO DAS OSTRAS

OBITUÁRIO

Morre Marcelo Lartigue diretor do jornal Perú Molhado de BúziosMarcelo faleceu depois de sofrer duas paradas cardíacas, em hospital do Rio

Marcelo Lartigue, 60 anos, um dos fundado-res do jornal “Perú Mo-

lhado” que circula em Armação dos Búzios, faleceu na manhã de terça (2), no Hospital Silvestre Adventista, no Rio de Janeiro.

Vítima de duas paradas cardí-acas, Marcelo, que era argentino e morava na Região dos Lagos há mais de 30 anos, chegou a passar por um transplante de fígado há cerca de uma semana. O órgão foi doado pela própria filha, Eva Lar-tigue, de 18 anos, que passa bem.

Marcelo permaneceu no Hospital após a cirurgia e rea-giu bem ao transplante. No en-tanto, ele passou mal, teve duas paradas cardíacas e não resistiu.

O velório aconteceu no Gran Cine Bardot Búzios. Já o sepul-tamento do corpo de Marcelo foi realizado na quarta-feira (3), no Cemitério de Santana, no Bairro dos Ossos, em Arma-ção dos Búzios.

Marcelo fundou em 23 de fevereiro de 1981 o jornal Perú Molhado, ao lado do português

Aníbal Fernando, que faleceu em 2010, também sepultado no Cemitério de Santana.

Marcado pelo humor políti-co e social, o Perú Molhado se expandiu ao longo dos seus 33 anos de fundação.

De acordo com as informa-ções da equipe do jornal, o Perú Molhado possui corresponden-te em Brasília, no Rio e cobriu as três últimas Copas do Mundo e as duas últimas Olimpíadas com correspondente próprio. Atu-almente o jornal é impresso na gráfica DMC, tem periodicidade semanal de 10 mil exemplares e é distribuído nas principais ban-cas do Rio de Janeiro, Cabo Frio, Búzios, Macaé e Rio das Ostras.

O jornal também conta com ir-reverência a história de escolha do seu nome. De acordo com a história do Perú Molhado, Mar-celo Lartigue disse: “Existem muitas histórias sobre o que sig-nifica o nome Perú Molhado, mas são todas mentiras. A verdade é que eu não sei, não me lembro”.

ARquIVO PERú MOLhADO

Corpo de Marcelo Lartigue foi sepultado nesta quarta-feira, em Búzios

Estudantes devem �car atentos ao prazo para contrato do Fies

EDUCAÇÃO

o fundo nacional de De-senvolvimento da Educação (FNDE) definiu novo prazo pa-ra solicitação de aditamento de contratos do Fundo de Finan-ciamento Estudantil (Fies) re-ferentes ao primeiro e segundo semestres de 2013 e ao primei-ro semestre de 2014. De acordo com o MEC, os estudantes terão até o dia 30 de setembro para fa-zer os pedidos de renovação, sus-pensão, transferência, dilatação ou encerramento no Sistema

Prazo para solicitar adiantamento de contrato encerra dia 30 de setembro

Informatizado do Fies (SisFies). A Portaria nº 365/2014, que

implementou a medida, foi pu-blicada na sexta-feira, 29 de agos-to, no Diário Oficial da União.

Ainda segundo o órgão, o Fies financia de 50% a 100% dos encargos educacionais, depen-dendo da renda familiar mensal bruta e do comprometimento dessa renda com os custos da mensalidade. Podem requerer o financiamento alunos com renda familiar mensal bruta de até 20 salários mínimos.

A taxa de juros é de 3,4% ao ano, e os estudantes só come-çam a amortizar o financia-mento 18 meses após o encer-ramento do curso. O prazo para

quitar a dívida é de três vezes o período financiado acrescido de doze meses. No caso de um curso com duração de quatro anos, por exemplo, o aluno tem 13 anos para amortizar o finan-ciamento (3 x 4 anos do curso regular + 12 meses).

As inscrições podem ser fei-tas no SisFies durante todo o ano. O Fies é destinado a alunos regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos, oferecidos por instituições cadastradas no programa e que tenham ob-tido resultados positivos nas avaliações do Sistema Nacio-nal de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

DIVuLGAçãO

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014 15

CLASSIFICADOSAnuncie: (22) 21066060 [email protected] DEBATE RIO DAS OSTRAS

www.odebateon.com.br/classificados Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014 - Ano IX, Nº 1195 Fundador/Diretor: Oscar Pires

O DEBATE RIO DAS OSTRAS16 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS18 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014 19

O DEBATE RIO DAS OSTRAS20 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS22 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014

a petrobras ganhou um alia-do de peso para acelerar e aumen-tar a produção no pré-sal. Trata-se das Boias de Sustentação de Risers

(BSRs) ou boias flutuantes, tecno-logia que permite instalar de forma segura os dutos que transportam o petróleo do poço, no leito marinho,

Petrobras garante que pré-sal tem os poços mais produtivos

os poços de petróleo mais produtivos do Brasil estão no pré-sal, de acordo com a Petro-bras. Localizado no campo de Sapinhoá, na Bacia de Santos, o melhor poço do país produz em média 34 mil barris por dia.

O poço é um dos quatro in-terligados ao FPSO Cidade de São Paulo, que atingiu sua capacidade máxima de pro-dução - 120 mil barris por dia - em julho, com apenas quatro poços. FPSO (Floating Pro-duction Storage Offloading Unit) é a sigla em inglês que identifica uma plataforma flu-tuante de produção, armaze-namento e transferência de petróleo.

A superação das previsões iniciais da Petrobras também aconteceu com a plataforma

Companhia aposta em novas tecnologias para ampliar a produção de petróleo em reservas de águas profundas

Cidade de Angra dos Reis, no campo de Lula. Inicialmente, a previsão era de que ela atin-gisse sua capacidade, de 100 mil barris por dia, por meio de seis poços. Mas foram ne-cessários apenas quatro, cada um produzindo cerca de 24 mil barris por dia, para chegar à marca.

Na comparação com a produ-tividade de outras áreas simila-res no mundo, o pré-sal da Bacia de Santos, com média de 25 mil bpd, assume a liderança. No Mar do Norte, a média é 15 mil bar-ris de petróleo por poço/dia e, no Golfo do México, são 10 mil barris de petróleo por poço/dia.

Até o mês de julho de 2014, as áreas de pré-sal da Bacia de Santos contavam com 28 poços produtores, sendo 13 da Bacia de Santos e 15 da Bacia de Campos. Os bons resultados dos poços do pré-sal fizeram com que a região atingisse o recorde diário de 546 mil barris produzidos no dia 13 de julho. O número ultrapassou em 5% o recorde anterior de 24

AGêNCIA PETROBRAS

Produção de petróleo no pré-sal continua sendo a maior aposta da Petrobras

Tecnologia impulsiona produção

de junho, quando a produção foi de 520 mil barris.

As perspectivas para o pré-sal são de produção ainda maior nos próximos quatro

anos. Até o final de 2018, devem ser instaladas 20 novas plata-formas na região, sendo 19 na Bacia de Santos. Isso elevará a contribuição do pré-sal para

52% da produção total da com-panhia. Das reservas provadas da Petrobras no Brasil (16 bi-lhões de barris de óleo equiva-lente), 27% estão no pré-sal.

até as plataformas, na superfície da água. A boia tem dez metros de altura, 40 metros de largura e 52 metros de comprimento, o que equivale a apro-ximadamente metade de um campo de futebol.

Com as boias, o sistema de trans-porte de petróleo fica mais protegido das ondas e das fortes correntes ma-rítimas, comum na Bacia de Santos, área do pré-sal. Isso porque as boias trazem uma maior estabilidade para o sistema de produção e permitem que a Petrobras comece a instalar os equipamentos submarinos antes mesmo da chegada da plataforma ao local de produção. O conceito da BSR começou a ser desenvolvido na déca-da de 90 com o objetivo de minimizar a transferência dos movimentos das plataformas para os risers de produção.

Quatro boias já foram instaladas na Bacia de Santos, sendo duas no FPSO (plataforma que produz, armazena e transfere petróleo, na sigla em in-glês) Cidade de São Paulo, instalado

no campo de Sapinhoá, e as outras duas no FPSO Cidade de Paraty, na área nordeste do campo de Lula. Três novos poços produtores no FPSO Ci-dade de São Paulo já foram interliga-dos após a conclusão da instalação das BSRs e atualmente a produção total da plataforma é de 120 mil bar-ris diários de petróleo (capacidade máxima da plataforma) com quatro poços produtores.

No FPSO Cidade de Paraty, já fo-ram interligados dois novos poços produtores, após a conclusão da ins-talação das boias de sustentação e atualmente a produção total da pla-taforma é de 95 mil barris diários de petróleo, com três poços produtores. Nas próximas semanas, será interli-gado mais um poço produtor, o que permitirá alcançar a capacidade má-xima de produção da plataforma, de 120 mil barris diários. A produção no pré-sal já atingiu o recorde de 546 mil barris de petróleo por dia em 13 de ju-lho deste ano.

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014 23

O candidato a depu-tado estadual e ex-prefeito de Rio das

Ostras, Carlos Augusto (PSL), visitou Barra de São João no último sábado, dia 30. Ele se reuniu com moradores locais, a quem apresentou algumas das propostas que pretende desenvolver na Assembleia Legislativa. Entre elas, es-tão a reabertura do Hos-pital Regional de Barra de São João e a recuperação e duplicação da ponte que li-ga o segundo distrito de Ca-simiro de Abreu a Tamoios.

“Existe uma grande ne-cessidade de representan-tes da nossa região na Alerj para defender os interesses e necessidades dessa área. Com a experiência que adquiri em Rio das Ostras

tenho certeza que posso colaborar muito pelo de-senvolvimento dessas lo-calidades”, avaliou Carlos Augusto.

O candidato também respondeu perguntas, ou-viu sugestões do público presente e destacou seu compromisso de trabalhar para incentivar a geração de emprego e renda na re-gião. Ele se lembrou de sua experiência bem sucedida em Rio das Ostras, com a oferta de mais de 15 mil vagas em cursos profis-sionalizantes por meio do Programa de Qualificação Profissional e a estrutu-ração da Zona Especial de Negócios, na qual foram oferecidos cerca de 5 mil empregos diretos. “Temos muito o que fazer para criar

condições para que o nosso morador tenha condições de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho e vou trabalhar para que isso se torne uma realidade em nossa região”, comentou.

O anfitrião da reunião, o empresário Jomair Soares, se disse confiante no traba-lho de Carlos Augusto na Alerj. “Conheço Carlos Au-gusto há mais de 30 anos. É um homem de caráter, sério e que cumpre o que fala. Ele foi um bom pre-feito para Rio das Ostras, investiu em saneamento, segurança , educação e saúde e com certeza tem muita competência para nos representar como de-putado estadual”, avaliou Jomair, morador de Barra de São João há 25 anos.

Carlos Augusto se reúne com moradores de Barra de São João e apresenta propostas de melhorias para a localidade

O DEBATE RIO DAS OSTRAS24 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014

COISAS DE RIO DAS OSTRAS E DO BRASIL por JUSSARA LEITE

MOMENTO ÚNICO:*** Caríssimos, ainda es-

tou literalmente viajando! A viagem para o Festival Gastronômico em TIRA-DENTES foi boa demais! Deu tudo certo! Vou por partes descrever o que me for possível. Começando pelo ônibus que, além de bom, quem nos levou e nos trouxe de volta sãos e sal-vos, também merece elo-gios, pois o SR. Ruy, o mo-torista, foi 10. Educado, de boa aparência, simpático e o principal, ótimo chofer. Dirigindo com tranquili-dade, habilidade e respon-sabilidade, deixou a todos relaxados. O serviço de bordo não foi aquela Bras-temp, mas deu para o gasto e as rodo-moças, Adriana Sodré (mais conhecida co-mo irmã Paula) e Jussara Leite (Madre Tereza de Calcutá), deram o melhor de si e tudo saiu como era do desejo das duas. A ale-gria tomou conta da ex-cursão, nos momentos das brincadeiras como sorteios na ida e na volta. Chegan-do ao destino, nos fixamos na pousada SERRA VISTA cujas proprietárias D. Eny e Fabiana nos recebem sempre com muita cordia-lidade e atenção. Elas são duas amorecas! Além desta atenção para as duas, tam-bém destaco o café da ma-nhã e a roupa de cama que são de 1ª qualidade. Bem, sobre o festival o que posso dizer é que, além de mui-to bem organizado, foram servidos na parte gastro-nômica várias novidades, mas o que realmente me encanta e destaco são os shows musicais para todos os gostos, pois as apresen-tações acontecem em dois locais, melhor informando, em duas praças que ficam lotadas de gente fina, bem vestida, pois com o friozi-nho, os agasalhos realçam a elegância tanto dos ho-mens quanto das mulhe-res. Me amarro em outra atração que são os vinhos

adquiridos no próprio lo-cal do festival! Este ano eles inovaram oferecendo aos que compravam as gar-rafas e as taças, uma sacola transparente feita de um material firme já com gelo para que as garrafas ali fi-cassem deixando os vinhos geladinhos. Sensacional! A criatividade me encanta! Bem, todos que lá se apre-sentaram são sucessos co-nhecidos e queridos. Outro detalhe importantíssimo é que, mesmo com o número elevado de pessoas que lá estavam não vi nenhuma briga ou discussão! O po-liciamento passivamente tomava conta do pedaço sem problemas, o que sig-nifica que “coisa e gente fina é outra coisa”! Deta-lhe: não vi gente feia e mal acabada! Dá gosto parti-cipar de um evento deste nível, sem dúvidas! No dia seguinte, durante a manhã fomos a Prado fazer com-prinhas artesanais muito boas e o que é melhor com preços para todas as bolsas e bolsos. À noite, caímos novamente na gandaia e aproveitamos tudo de bom que vimos e sentimos em lá estar. Fora tudo isto, Ti-radentes é uma gracinha, com suas igrejas lindas, suas ruas com aquele cal-çamento de pedras que dão à cidade um charme a mais, suas pousadas e ca-sarios bem no estilo colo-nial, suas charretes colori-das com seus cavalos bem tratados e bem cuidados com arreios e enfeites nas mesmas cores das charre-tes, suas lojinhas com inú-meros artesanatos e verda-deiras joias em marcassitas e prata. Outro detalhe são os que se apresentam nos restaurantes com vesti-mentas diferenciadas,, de-clamando poesias ao som de um violão que toca mú-sicas, tanto antigas quanto modernas de acordo com o que é falado. É tudo de bom almoçar ouvindo e assistindo o que nos é

apresentado por jovens inteligentemente caracte-rizados. No próximo ano, se Jussara Mineira fizer novamente esta excursão e obviamente se eu estiver viva, estarei dentro! Real-mente o que a prefeitura de Tiradentes apresenta é digno de muitos elogios e serve de aprendizado para outros municípios. Uma mineirada sadia, simpáti-ca, educada, alegre, ainda mais depois de sorverem bons vinhos. Tudo dentro da maior ordem possível! Ah, sim, não posso me es-quecer dos lindos sombrei-ros este ano iluminados em tom verde que guarnecem as mesas e que dão aquele toque chiquérrimo ao vi-sual. Jussara já anunciou a próxima excursão que será no princípio de dezembro para as duas feiras em BH. Quem fizer reserva a partir do final de setembro terá a vantagem de pagar par-celado, portanto, quando chegar a hora da viagem estará tudo pago, aí o que sobrar ficará para as com-prinhas e olha que não vai faltar o que comprar! Liguem para ela e confir-mem preço e demais deta-lhes. Bem, agora as fotos da delícia de viagem. Te-mos fotos da mãe e filha, proprietárias da pousada, do Sr. Hélio, este Sr. todo elegante de terno e gravata que é um tipo faz tudo na pousada e que muito agiu desenvolvendo com pres-teza o serviço do café ma-tinal, o grupo de celebri-dades Riostrense que deu brilho à excursão, alguns casais e grupo de mineiros de São João Del Rei e BH, Pedacinho do Céu, conjun-to que toca bandolim divi-namente e a foto um tanto escura, mas que espero dê para ser vista do Roberto Menescal e a graciosa Fer-nanda Takai. Esta semana, nada de política, nada de fofoca, nada de reclama-ções! Só coisas boas e pen-samentos positivos!

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014 27

MEIO AMBIENTE

Nas maiores cidades do país, perda de água tratada chega a quase 40%O estudo considerou a perda no faturamento, ou seja, a diferença entre a água produzida e a efetivamente cobrada dos clientes

Martinho Santafé

Os números do Ranking do Saneamento divul-gados esta semana pe-

lo Instituto Trata Brasil, com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Sa-neamento de 2012, são alar-mantes: a cada 10 litros de água tratada nas 100 maiores cidades brasileiras, 3,9 litros (39,4%) se perdem em vaza-mentos, ligações clandesti-nas e outras irregularidades.

O estudo considerou a per-da no faturamento, ou seja, a diferença entre a água pro-duzida e a efetivamente co-brada dos clientes. De acordo com o instituto, o indicador de referência para a perda de água por faturamento é 15%. Dos 100 municípios da lista, quatro possuem nível de perda menor ou igual ao patamar. Em 11 deles, as per-das superam 60% da água produzida.

De acordo com o presi-dente executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos,

DIVuLGAçãO

Só 10% reduziram as perdasApenas 10% dos municípios analisados na pesquisa regis-traram melhoria de mais de 10% na redução de perdas de água. Em média, de acordo com o levantamento, a melho-ra nas perdas dos municípios foi de apenas 0,05% na com-paração entre 2011 e 2012.

As soluções, segundo Car-los, variam de acordo com o tamanho e as características de cada município. Em ci-dades com índices de perda muito elevados, por exemplo, a instalação de equipamentos como controladores de vazão e pressão tem reflexos rápi-

dos na perda por vazamentos.Em relação ao saneamen-

to, o ranking mostra que, nos 100 maiores municípios do país, 92,2% da população têm acesso à água tratada. Em 22 das cidades, o atendimento chega a 100%, atingindo a universalização do serviço.

No entanto, os dados de co-leta e tratamento de esgoto são bem inferiores. A média de população atendida por coleta de esgoto nas cidades avaliadas é 62,46%. Os núme-ros do tratamento são ainda menores: em média, 41,32% do esgoto do grupo de maio-

res cidades do país é tratado. Entre as 10 cidades com pio-res índices no quesito, três são capitais: Belém, Cuiabá e Porto Velho, sendo que as du-as últimas têm tratamento de esgoto nulo.

Considerando acesso à água, coleta e tratamento de esgoto e o índice de perdas, o estudo fez um ranking com os 20 municípios com melhores e os 20 com piores resultados em saneamento. Além disso, o instituto traçou uma pers-pectiva de universalização dos serviços nos próximos 20 anos, como quer o governo

federal, com base na evolução dos indicadores entre 2008 e 2012.

Entre as 20 cidades com melhores resultados, todas atingiram ou atingirão a me-ta nos próximos anos. No entanto, nos 20 municípios com piores notas, entre eles seis capitais, apenas um deve atingir a universalização se o ritmo de melhoria se manti-ver. “É um dado preocupante, na medida em que a gente tem uma meta clara para duas dé-cadas”, avalou Édison Carlos.

De acordo com o presidente do Trata Brasil, a situação só

será revertida se as políticas de saneamento entrarem na agenda de prioridades dos gestores públicos e a popula-ção pressionar por avanços no setor. “Tem que ser prio-ridade, principalmente dos prefeitos, mesmo as cidades em que os serviços são opera-dos por empresas estaduais. Isso não tira a responsabili-dade dos prefeitos, que têm que brigar por metas mais rápidas e mais amplas. É pre-ciso foco”, avaliou. “O eleitor, o cidadão, tem que cobrar. É investimento, não é milagre”, comparou.

Apesar dos registros, os municípios fazem pouco para reduzir as perdas de água

as perdas se refletem dire-tamente na capacidade de investimento das empresas e podem comprometer a ex-pansão e qualidade dos servi-ços. “A perda é um reflexo da gestão da empresa. Qualquer autoridade que pensa em sa-neamento como um negócio, teria que atacar as perdas. Quando a empresa tem per-das muito altas, não consegue nem custear o próprio servi-ço. Qualquer litro de água recuperado é um litro a mais que ele vai receber”, avaliou.

Apesar dos registros, os municípios fazem pouco pa-ra reduzir as perdas de água por faturamento, de acordo com o estudo. Entre 2011 e 2012, mais da metade das ci-dades pesquisadas (51) não reduziu em nada as perdas ou até piorou os resultados no período. Segundo o Trata Brasil, os números sugerem que “diminuir perdas de água não vem sendo uma priorida-de entre os municípios bra-sileiros”.

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014 29

Procon inicia �scalização de hotéis e pousadasCom o objetivo de

assegurar os direi-tos do consumidor,

incluindo a segurança alimentar, o Procon Rio das Ostras, órgão ligado a Procuradoria Geral do Município, iniciou nesta terça, dia 2, uma fisca-lização direcionada aos hotéis e pousadas do mu-nicípio.

De acordo com a co-ordenadora executiva do Procon, Luciana Oli-

veira, durante a inspe-ção a equipe verifica se o estabelecimento está cumprindo as exigên-cias do Código de Defesa do Consumidor.

“Procuramos ver se todos os setores do es-tabelecimento estão dentro das conformida-des, como por exemplo, se todos os produtos da cozinha estão dentro do prazo de validade ou acondicionados de forma

correta”, disse.Entre os procedimen-

tos averiguados, a equi-pe do Procon confere se o Código de Defesa do Consumidor e o cartaz da própria instituição estão em locais visíveis, se há algum tipo de ven-da casada (quando o es-tabelecimento oferece um produto ou serviço na aquisição de outro); se há exigência de valor mínimo para compras

A equipe verifica se hotéis e pousadas estão cumprindo as exigênciasdo Código de Defesa do Consumidor

MAuRICIO ROChA

ou consumo com cartão de crédito e se existem diferenças entre tran-sações efetuadas com o uso do cartão, cheque ou dinheiro.

“Na primeira visita, ve-

rificamos todos os itens e orientamos os responsá-veis pelo estabelecimen-to. Nós damos um prazo para o cumprimento das eventuais irregularidades e depois voltamos para

conferir. O nosso objetivo é proteger o consumidor e orientar os comercian-tes”, alegou o coordena-dor executivo do Procon Rio das Ostras, Alexandre Machado.

Cidade capacita guardas em gestão de segurançaA Prefeitura de Rio

das Ostras, em parceria com a

Faculdade Estácio de Sá, está oferecendo a guar-das municipais o curso tecnológico de Gestão de Segurança.

De acordo com o se-cretário de Segurança Pública, Paulo Cesar Viana, o objetivo é qua-lificar ainda mais os servidores. “Com essa

capacitação, além de formarmos gestores em segurança pública, tere-mos condições de fazer um melhor atendimento à população”, declarou.

No vestibular, reali-zado no último dia 29 de agosto, 70 servidores passaram na prova e já efetuaram matrícula. Um novo grupo vai fazer a prova de seleção na pró-xima sexta-feira, dia 5.

Como o Curso de Gestão de Segurança é realizado à distância, a Secretaria já prepa-rou uma sala dentro da própria sede para que os servidores possam acompanhar as vídeo-aulas. “Dessa forma, os guardas aproveitam o tempo e podem trocar informações e conhe-cimento após as aulas”, contou o secretário.

Curso tecnológico de Gestão de Segurança está sendo oferecido aos guardas em parceria com a Faculdade Estácio de Sá

DIVuLGAçãO

O DEBATE RIO DAS OSTRAS32 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 5 a 11 de setembro de 2014