rio das ostras 30 05 2014

32
O DEBATE NUTRIÇÃO CLASSIFICADOS FOTOGRAFIA Dicas para melhorar a alimentação do seu filho Felizes e Realizados Compra, venda e aluguel de imóveis PÁG. 13 PÁG.1 4 PÁG. 2 PÁG. 30 RIO DAS OSTRAS www.odebateon.com.br Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 30/5 a 5/6 de 2014, Ano IX, Nº 1181 Fundador/Diretor: Oscar Pires GABRIEL SALES PÁG. 3 Ciência Móvel encanta público em Rio das Ostras PÁG. 5 Cerca de 5 mil estudantes conheceram o projeto “Ciência Móvel” da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A unidade esteve em Rio das Ostras oferecendo extensa programação educacional Padaria Escola forma Padeiros e Confeiteiros A Padaria Escola de Rio das Ostras formou mais três turmas. A cerimônia contou com a presença de centenas de pessoas que fes- tejaram a conquista de 46 novos padeiros e confeiteiros. Prefeitura dá continuidade às obras na cidade Cidade investe na humanização da Saúde MAURICIO ROCHA Sábado é dia de Pedalada das Crianças O projeto “Conhecendo e Reconhecendo Rio das Ostras”, da Secretaria de Educação, desta vez chega à zona rural da Cidade. Neste sábado, 31, às 8h, estudantes, educadores e comunida- de se reúnem na Praça Valdemar Barcelos, em Cantagalo, para dar início à segunda Pedalada das Crianças. PÁG. 2

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 23-Feb-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Rio das Ostras 30 05 2014

O DEBATE

NUTRIÇÃO CLASSIFICADOS FOTOGRAFIA

Dicas para melhorar a alimentação do seu filho

Felizes e Realizados

Compra, venda e aluguel de imóveis

PÁG. 13 PÁG.1 4

PÁG. 2

PÁG. 30

RIO DAS OSTRASwww.odebateon.com.br Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 30/5 a 5/6 de 2014, Ano IX, Nº 1181 Fundador/Diretor: Oscar Pires

GABRIEL SALES

PÁG. 3

Ciência Móvel encanta público em Rio das Ostras

PÁG. 5

Cerca de 5 mil estudantes conheceram o projeto “Ciência Móvel” da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A unidade esteve em Rio das Ostras oferecendo extensa programação educacional

Padaria Escola forma Padeiros e Confeiteiros

A Padaria Escola de Rio das Ostras formou mais três turmas. A cerimônia contou com a presença de centenas de pessoas que fes-tejaram a conquista de 46 novos padeiros e confeiteiros.

Prefeitura dá continuidade às obras na cidade

Cidade investe na humanização da Saúde

MAURICIO ROCHA

Sábado é dia de Pedalada das Crianças

O projeto “Conhecendo e Reconhecendo Rio das Ostras”, da Secretaria de Educação, desta vez chega à zona rural da Cidade. Neste sábado, 31, às 8h, estudantes, educadores e comunida-de se reúnem na Praça Valdemar Barcelos, em Cantagalo, para dar início à segunda Pedalada das Crianças. PÁG. 2

Page 2: Rio das Ostras 30 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS2 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 30/5 a 5/6 de 2014

EXPEDIENTE - Propriedade: EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e Agências de Notícias • Sede e Parque Gráfico Próprios. Rua: Benedito Peixoto, 90 Centro Macaé/RJ Tel. (22) 2106-6060 - CNPJ: 29699.626/0001-10 • Registrado na forma da

lei • Diretor Presidente: Oscar Pires • Vendas de Publicidade: Felipe (22-21066060) • Diagramação: Cézar Lobo ([email protected]) • Fotos: Wanderley Gil ([email protected]) • Acesse: www.odebateon.com.br • E-Mail: [email protected] • A direção de O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. • Filiado à ADJORI - RJ Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ADI Brasil • ANJ Associação Nacional de Jornais.

RIO DAS OSTRAS

Padaria Escola forma Padeiros e Confeiteiros

MAURICIO ROCHA

A Padaria Escola de Rio das Ostras, mantida pela Pre-feitura, formou mais três

turmas nesta segunda-feira, 26. A cerimônia contou com a pre-sença de centenas de pessoas que festejaram a conquista de 46 novos padeiros e confeiteiros qualificados para ingressar no mercado de trabalho. O evento também marcou o início das au-las de três novas turmas – duas de Cozinheiro Industrial e uma de Auxiliar de Cozinha – com 54 alunos, que começam nesta terça, 27.

A Padaria Escola oferece aos moradores, em parceria com Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan, cursos de qualificação profissional com a chancela do Senai. A qualificação garante aos formandos uma excelente receptividade nas empresas.

O prefeito Sabino, ao lado do vice-prefeito Gelson Apicelo, prestigiou a formatura e lem-brou que o mercado está de portas abertas para o profissio-nal qualificado. “Acreditem em seus sonhos. Aqui temos uma

conjunção maravilhosa de po-der público com empresários para gerar empregos e renda. As oportunidades só surgem pela Educação. Não parem de estu-dar, de buscar o conhecimento. Este é um projeto da Prefeitu-ra bem-sucedido. Desde o ano passado já capacitamos cerca de 250 profissionais”, ressaltou.

Para o Secretário de Desen-

volvimento Econômico, Mário de Almeida, os cursos ofereci-dos pela Padaria Escola repre-sentam a possibilidade de abrir frentes de trabalho. “Destas turmas também podem sur-gir futuros empreendedores. Vocês estão investindo em seu futuro”, afirmou.

O coordenador pedagógico do Senai, Jefferson Correa de

Souza, elogiou o empenho dos novos profissionais. “É com satisfação que assisto a esta formatura com tantos alunos qualificados pela Prefeitura e pela Firjan. Sabemos que vocês abriram mão de muita coisa pa-ra chegar até aqui. Continuem se capacitando, sempre”, acon-selhou.

NOVOS EMPREGOS – As três turmas que se formaram comprovaram, mais uma vez, que os cursos oferecidos pela Padaria Escola qualificam ci-dadãos para ingressarem no mercado de trabalho. Cerca de 80% dos formandos já estão contratados ou têm planos pa-ra abrir seu próprio negócio no Município.

Sábado é dia de Pedalada das Crianças O projeto “Conhecendo e Re-

conhecendo Rio das Ostras”, da Secretaria de Educação, desta vez chega à zona rural da Ci-dade. Neste sábado, 31, às 8h, estudantes, educadores e co-munidade se reúnem na Praça Valdemar Barcelos, em Canta-galo, para dar início à segunda

Pedalada das Crianças.Promovido pelo programa

de Educação Ambiental Eco-Ostras, o passeio está dentro da programação da Semana Muni-cipal de Meio Ambiente.

A escolha da zona rural teve o objetivo de privilegiar a observa-ção das atividades econômicas

locais, a agricultura e o turismo, temas da Semana de Meio Am-biente.

Para preparar a garotada para o passeio, foram realizadas pa-lestras nas escolas municipais de Cantagalo sobre o uso cons-ciente e responsável da bicicleta

como meio de transporte.Entre os objetivos do “Co-

nhecendo e Reconhecendo Rio das Ostras” estão despertar o interesse pela atividade física, o conhecimento do ambiente, o incentivo ao uso da bicicleta na mobilidade urbana e auxiliar na educação para o trânsito.

O evento é realizado em par-ceria com a Bikero e as secreta-rias de Segurança Pública, de Transportes Públicos, Acessi-bilidade e Mobilidade Urbana, de Saúde, de Turismo e de Am-biente, Sustentabilidade, Agri-cultura e Pesca, com o apoio da Porto Seguro.

Cerca de 30 mil pessoas participaram do Dia do Desafio em 2013

Page 3: Rio das Ostras 30 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 30/5 a 5/6 de 2014 3

Prefeitura dá continuidade às obras na cidadeDando sequencia às

obras de melhorias na cidade, a Prefei-

tura anunciou projetos para Jardim Mariléa e localida-des próximas. Estão previs-tas obras de infraestrutura e projeto urbanístico, além de construção de elevatória de esgoto. Os investimentos chegam a aproximadamente R$ 8 milhões.

O anúncio foi feito pelo Prefeito Sabino e o vice-prefeito Gelson Apicelo, em reunião, realizada neste mês, com a Associação de Mora-dores, incluindo o presidente Edson Carvalho, moradores e empresários locais.

Durante o encontro, o pre-feito apresentou e entregou uma cópia dos projetos aos moradores. Sabino destacou que apesar de o município estar sofrendo com a queda de arrecadação e repasse de recursos dos royalties, aos poucos as obras estão sen-do retomadas na cidade. Ele também destacou que mais dois outros pacotes de obras estão sendo elaborados pe-la Secretaria de Obras para várias localidades do Muni-cípio.

Nessa primeira etapa, cujo processo está em tramitação, serão beneficiadas as ruas Joaquim José Caridade, Rio

Claro, Ruas 1, 2, 3, 4 e 5, Por-to do Tubarão e ainda Rua Acerbal Pinto Malheiros, das Camélias, das Camelinhas, dos Crisântemos, Volta Re-donda, Um e Dois, Travessa Acerbal Pinto Malheiros.

O prefeito também ressal-tou que o problema da falta de água também está sendo solucionado em parceria

com a Cedae, uma vez que a Prefeitura está instalando cerca de 5 quilômetros de tubulação, entre Costazul e o Praiamar, que vai levar água para os moradores da parte Norte da cidade.

MELHORIAS - Dentro da Proposta de desenvolvimen-to dessa região do Município

também foi anunciado par-cerias com o governo Federal e Estadual para construir o Centro Vocacional Tecnoló-gico. Os moradores também foram informados sobre a ampliação da rede CNEC, que se comprometeu em construir um Centro Univer-sitário, com a geração de cer-ca de 20 cursos de graduação

e um teatro com capacidade de 800 lugares nessa área da cidade.

Os moradores dessas loca-lidades também vão poder usufruir, nos finais de se-mana e feriados, da quadra esportiva da Escola Muni-cipal Nilton Balthazar, para atividades recreativas e es-portivas.

Prefeitura anuncia obras de infraestrutura e projeto urbanístico para Jardim Mariléa

GABRIEL SALES

Page 4: Rio das Ostras 30 05 2014
Page 5: Rio das Ostras 30 05 2014
Page 6: Rio das Ostras 30 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS6 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 30/5 a 5/6 de 2014

TCE inclui site da Prefeitura entre melhores da Região

PATRICk GOMES

O coordenador do departamento de Internet Ícaro Olegário anuncia melhorias no Portal de Rio das Ostras

O Tribunal de Contas do Estado - TCE divulgou o resultado do estudo

realizado em 2013, que avalia diferentes aspectos socioeconô-micos das cidades fluminenses. No que diz respeito aos portais oficiais de internet, a Prefeitu-ra de Rio das Ostras apresentou os melhores índices da Região, com maior oferta de serviços, notícias e interatividade.

O website do Município, ge-rido pela Secretaria de Comu-nicação Social, foi o primeiro colocado da Região no quesito Interatividade e um dos cinco do Estado a oferecer informa-ções sobre 100% dos temas considerados relevantes pela instituição.

Segundo o TCE, “em relação aos 37 quesitos resultantes da soma do estágio informativo e do interativo, a maioria dos 80 municípios analisados teve um desempenho sofrível. Foram identificados somente cinco sítios com aproveitamento su-perior a 70%: Volta Redonda, Petrópolis, Angra dos Reis, Rio das Ostras e Macaé mostraram bom desempenho”, descreveu o relatório.

Em relação às informações básicas, o TCE avalia o Portal de Rio das Ostras como completo, incluindo temas como história e geografia do Município, finan-ças, dados de saúde e educação, infraestrutura, trabalho e em-prego, Plano Diretor, entre ou-tros assuntos.

No quesito interatividade, o site de Rio das Ostras foi o me-lhor na região. O desempenho diferenciado do município se dá pela oferta de serviços online, como solicitação de guias de IP-TU, ISS, ITBI, acompanhamen-to de processos, de licitações, cadastro de fornecedores, ban-co de empregos e Fale Conosco.

O serviço de Fale Conosco é um dos mais requisitados por meio do website. Em 2013, fo-ram recebidos 8.901 e-mails, uma média mensal de 742 men-sagens. O número de e-mails respondidos mensalmente é 25% superior ao registrado em 2012. Para agilizar o atendimen-

to, boa parte dos questionamen-tos ou solicitações é respondida pela Secretaria de Comunica-ção, com base em informações dos demais órgãos municipais. Demandas específicas são encaminhadas às secretarias responsáveis para retorno ao cidadão.

Segundo o webmaster res-ponsável pelo Portal e coor-denador do departamento de Internet da Secretaria de Co-municação Social, Ícaro Ole-gário, além do Fale Conosco, os serviços mais procurados são as publicações do Jornal Oficial, oportunidades no Banco de Emprego, informações turísti-cas e notícias sobre a cidade.

“A cada dia o Portal vem se posicionando como uma das principais ferramentas de comunicação entre o poder público, munícipes, turistas e

entidades de diferentes setores da sociedade. Prova disso são os números: só em 2014 o portal já registrou mais de 1 milhão e 200 mil acessos, sendo 20% deles por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O Jornal Oficial, por exemplo, alcançou 120 mil do-wnloads”, destaca Ícaro.

A pesquisa também analisou os sítios municipais a partir de cinco transações on-line. Mais uma vez o Portal de Rio das Os-tras se destacou entre as cidades da Baixada Litorânea, sendo o único a oferecer três das transa-ções propostas. Pelo site da Pre-feitura é possível obter certidão negativa de débito, realizar ma-trícula escolar on-line e obter a Nota Fiscal Eletrônica (NFe).

NOVIDADES - Um novo projeto de Portal da Prefeitura

de Rio das Ostras está sendo desenvolvido, com a inserção de mais serviços e acesso faci-litado a partir dos dispositivos móveis. A versão atualizada do

website também vai promover maior integração entre as redes sociais como forma de ampliar os canais de comunicação com a comunidade.

Page 7: Rio das Ostras 30 05 2014
Page 8: Rio das Ostras 30 05 2014
Page 9: Rio das Ostras 30 05 2014

Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 30/5 a 5/6 de 2014 9O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 10: Rio das Ostras 30 05 2014
Page 11: Rio das Ostras 30 05 2014
Page 12: Rio das Ostras 30 05 2014

12 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 30/5 a 5/6 de 2014 O DEBATE RIO DAS OSTRAS

IMPOSTOS

Arrecadação de Macaé chega a R$ 1 bilhão em cinco mesesExpectativa é que o município feche 2014 com uma receita total de R$ 2,2 bilhões, superando estimativa

Márcio [email protected]

Ao registrar um novo momento financeiro, a partir da busca pelo

equilíbrio entre a gestão tribu-tária e a realidade econômica impulsionada pelas atividades de produção da principal ma-triz energética do país: o pe-tróleo, Macaé chega em maio à expressiva arrecadação de R$ 1.046 bilhão.

Possuindo atualmente co-mo principal fonte as receitas oriundas de taxas arrecada-das pela secretaria municipal de Fazenda, tendo o Imposto Sobre Serviços (ISS) como principal força econômica, e ampliando também valores referentes a outras marcas, como o Imposto de Transfe-rência de Bens Imóveis (IB-TI), que registrou em 2013 o maior percentual de cresci-mento entre todas as recei-tas que formam o orçamento municipal, a Capital Nacional do Petróleo se mantém no topo entre as cidades do Es-tado com maior potencial de arrecadação, e pode alcançar em 2014 um feito histórico: o de ultrapassar o volume de recursos públicos produzidos por Campos dos Goytacazes, a cidade que mais "faturou" com receitas nos últimos anos no Norte Fluminense, cujas riquezas são baseadas funda-mentalmente nos recursos gerados pela exploração e pro-dução do petróleo na Bacia de Campos, principalmente com os repasses trimestrais da Par-ticipação Especial (PE).

Seguindo o caminho inver-so à cidade campista, Macaé se orgulha ao registrar todos os anos a redução gradativa pela dependência dos recursos do petróleo, aproveitando as po-tencialidades tributárias para expandir a receita própria, ampliando assim as bases de

investimentos em setores prio-ritários, como a Saúde e a Edu-cação.

De acordo com dados divul-gados neste mês pela secreta-ria municipal de Fazenda, no último quadrimestre de 2013, os recursos do petróleo repre-sentaram 26,26% do total de riquezas geradas pelo municí-pio, quando as receitas próprias correspondiam a R$ 65,65%.

Segundo dados do Impos-tômetro, sistema alimentado pela Associação Comercial e Industrial de São Paulo, Ma-caé obteve até ontem (26) R$ 1.046.992.842,22, repre-sentando um aumento de R$ 135.544.224,98 a mais que o acumulado pelo município no mesmo período no ano passado: R$ 911.448.517,24.

Também de acordo com o Impostômetro, por mês Macaé é capaz de gerar R$ 216.569.769,46. Já por dia o mu-nicípio alcança a arrecadação de R$ 7.171.184,42.

Para cada um dos 220 mil ha-bitantes da cidade, segundo da-dos do IBGE, Macaé gera recur-sos equivalentes a R$ 4.135,96.

A previsão é que até o fim do ano a arrecadação municipal chege a R$ 2,2 bilhões.

WANDERLEy GIL

Município amplia receita própria e reduz dependência dos recursos oriundos do petróleo

R$ 1.046 biVolume de recursos arrecadados por Macaé durante janeiro e maio deste ano, segundo Impostômetro

R$ 216 miQuantia arrecadada por mês pelo município neste ano

R$ 135 miAumento na arrecadação de Macaé entre 2013 e 2014

NÚMEROS

NÚMEROS

Balanço de receita será apresentado pela FazendaOs números aponta-dos pelo Impostômetro, sobre a estimativa de ar-recadação de Macaé neste ano, poderão ser compara-dos nesta semana, através da apresentação que será feita pela secretaria mu-nicipal de Fazenda sobre o balanço do primeiro qua-drimestre de receitas.

A apresentação acontece amanhã (28), durante a sessão

WANDERLEy GIL

Ramirez fará apresentação

ordinária da Câmara de Verea-dores, e cumpre as diretrizes da lei de responsabilidade fiscal.

Os números totais de geração de receitas próprias, parcelas dos royaties e repasses gover-namentais serão referentes ao período de janeiro a abril deste ano, consolidados pela Fazen-da.

A apresentação será feita pelo secretário municipal de Fazenda, Ramirez Cândido.

Page 13: Rio das Ostras 30 05 2014

Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 30/5 a 5/6 de 2014 13O DEBATE RIO DAS OSTRAS

NUTRIÇÃO por CAROLINA ELIZIÁ[email protected]

Dicas para melhorar a alimentação do seu filho1.Dar o exemplo é o pri-

meiro passo!Se a criança observa que

os pais temhábitos sau-dáveis de comer frutas, verduras e legumes, bem como se movimentar, as chances de seguir estes passos na vida adulta são maiores.

2.Obrigar o seu filho “raspar” o prato não é uma boa ideia.

Respeitar a saciedade é muito importante, claro que temos que observar.

3.Evite distrações no mo-mento das refeições.

Televisão, Videogames, Tablet e outros brinquedos devem ser mantidos afas-tados nessa hora.

4.Não torne a hora das refeições um filme de ter-ror!

Este deve ser um mo-mento agradável. Evite brigas.

5. Não associe refeições

com prêmios e recompen-sas ou punições!

Atitudes como“Se você comer tudo, tem sobreme-sa” ou então “Se não comer direito, vai ficar de castigo!”

6. Não troque o almoço por lanches.

É comum que crianças peçam outros alimentos que não a própria comida na hora do almoço. Por isso, seja firme! Mesmo que seja difícil, não ofereça o que ele está pedindo a não ser que seja parte da refeição.

7. Tenha paciência! Não desista de oferecer um determinado alimento nas primeiras vezes que a criança recusar.

8. Envolva seus filhos nas compras e preparo das re-feições! Isso o ajuda a criar um ótimo vínculo com os alimentos.

Diante de tantas dificul-dades, muitos pais desistem

e começam a dar alimen-tos que em geral apresen-tam maior aceitação, co-

mo biscoitos recheados, refrigerantes, salgadinhos e demais produtos indus-

trializados que podem não possuir um perfil nutri-cional tão interessante.

IMPOSTOS

Page 14: Rio das Ostras 30 05 2014
Page 15: Rio das Ostras 30 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 30/5 a 5/6 de 2014 15

CLASSIFICADOSAnuncie: (22) 21066060 [email protected] DEBATE RIO DAS OSTRAS

www.odebateon.com.br/classificados Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 30/5 a 5/6 de 2014, Ano IX, Nº 1181 Fundador/Diretor: Oscar Pires

Page 16: Rio das Ostras 30 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS16 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 30/5 a 5/6 de 2014

Page 17: Rio das Ostras 30 05 2014
Page 18: Rio das Ostras 30 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS18 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 30/5 a 5/6 de 2014

Page 19: Rio das Ostras 30 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 30/5 a 5/6 de 2014 19

Page 20: Rio das Ostras 30 05 2014
Page 21: Rio das Ostras 30 05 2014
Page 22: Rio das Ostras 30 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS22 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 30/5 a 5/6 de 2014

Estudantes conhecem biodiversidade

Apesar da fauna e flora de Casimiro de Abreu se-rem bem ricas, algumas

pessoas desconhecem estas características. Nesta quinta-feira, dia 22, alunos da Rede Municipal de Ensino do muni-cípio receberam informações teóricas e, em seguida, foram conhecer as belezas do Parque Natural Municipal Córrego da Luz. As atividades foram rea-lizadas pela Prefeitura de Ca-simiro de Abreu por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Nas apresentações nas salas de aula, os biólogos aponta-ram as presenças de bambus e vinháticos no meio da vege-tação. Destacaram ainda duas espécies de plantas em extin-ção que fazem parte da biodi-versidade do parque: a Braúna e o Palmito Juçara. Na fauna eles ressaltaram o mico-leão-dourado e algumas espécies de cobras e répteis.

Durante os 20 minutos de caminhada no Parque Natu-ral Municipal Córrego da Luz, os olhares dos jovens ficaram atentos na busca de animais e de espécies diferentes de plan-tas. “Com estes conhecimentos valorizamos o que temos ao nosso redor”, disse o estudan-te do 9º ano do Ensino Médio, Evandro Aguiar. Já o aluno do 8º ano, Matheus Lopes, infor-mou que sempre costuma ir para serra e gosta bastante de estar em contato com a natu-reza. “Aqui pudemos conhecer algumas espécies diferentes”.

De acordo com o diretor do Departamento de Meio Am-biente, Luizmar Mozer, os encontros foram bem produ-tivos. “As dúvidas surgiram e puderam ser esclarecidas pe-los nossos profissionais. Com certeza muitos saíram com vá-rias informações novas”. Estas foram as primeiras visitações após o parque ter sido criado.

AÇÕES - As atividades em comemoração ao Dia Interna-cional da Biodiversidade foram realizadas na Escola Agrícola e no CIEP Brizolão 459 Munici-palizado José Bicudo Jardim.

Casimiro participa deConferência Estadual

O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Casi-miro de Abreu, Luiz Fernando Shinkado, participou na última sexta-feira, dia 23, da 2ª Confe-rência Estadual de Defesa Ci-vil, realizada no Rio de Janeiro. O coordenador de Defesa Civil do município, Cezar Magalhães, também esteve presente no evento.

Com participação recorde de 84 cidades do Estado, foi discu-tido com representantes de di-ferentes setores provenientes de todo o Brasil melhorias nas ações de defesa civil, priorizan-do a prevenção. “A intenção é que as propostas debatidas

Estado recebeu 203 princípios e 500 diretrizes dos municípios do Rio de Janeiro

durante a conferência no Rio de Janeiro possibilitem a cons-trução de uma cultura e política pública de proteção e defesa ci-vil”, afirmou Shinkado.

No total, o Estado recebeu 203 princípios e 500 diretri-zes dos municípios do Rio de Janeiro. Destas, dez princípios e 30 diretrizes serão enviados à etapa nacional, em Brasília. Houve também a eleição de 100 representantes do Estado para a 2ª Conferência Nacio-nal de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC), que ocorre de 4 a 7 de novembro. “Esta é uma oportunidade única de levar o tema redução do risco de de-sastres ao debate, por meio da participação popular. Assim, vamos encontrando soluções para evitar as perdas em situ-ações de desastres”, finalizou Shinkado.

DIVuLGAçãO

Luiz Fernando Shinkado (à esq.) presente na Conferência Estadual de Defesa Civil

Projeto ajuda moradores a ter acesso a casa própriaSecretaria de Habitação, Saneamento e Urbanismo já beneficiou cerca de 90 famílias

O projeto Planta Social, realizado pela Prefeitu-ra de Casimiro de Abreu

por meio da Secretaria Munici-pal de Habitação, Saneamento e Urbanismo, tem ajudado aos munícipes a realizarem o sonho de ter a casa própria. Com ele, o morador consegue a planta do futuro imóvel a ser construído e também ficar isento das taxas, o que gera uma grande economia. Desde que foi lançada, a inicia-tiva já beneficiou cerca de 90 famílias.

De acordo com a arquiteta da Secretaria de Habitação, Marilene Accurso, as plantas só podem ser feitas para ca-sas de até 60 metros quadra-dos e que estejam no primei-ro pavimento. Os projetos

visam dar toda a habitabi-lidade e acessibilidade para às famílias que vão morar no novo lar. “Neste espaço con-seguimos colocar dois quar-tos, mas já tive um caso em que projetei três e ficou mui-to bem subdividido”, disse Marilene. No final do pro-cesso, o proprietário recebe um documento legitimando a posse. “É bom ressaltar-mos que não podemos fazer ampliação de imóvel algum”, destacou a arquiteta.

Quem se encaixa no progra-ma fica isento do preço do pro-jeto e das taxas. Segundo Mari-lene, a economia é grande, pois, normalmente, somente as taxas giram em torno de R$ 500 e em relação ao projeto existem en-

genheiros que cobram até R$ 25 o metro quadrado.

Segundo a secretária mu-nicipal de Habitação, Sane-amento e Urbanismo,Eliane Benjamim, a iniciativa da prefeitura não só oferece uma qualidade de vida às pessoas de baixa renda, facilitando o acesso ao sonho da casa pró-pria, mas, também, evita o crescimento desorganizado.

Para ter acesso, o beneficiá-rio precisa ser dono de um ter-reno, ter uma renda familiar de até três salários mínimos e procurar a secretaria para apresentar os documentos como CPF, Identidade e Com-provante de Residência. Os interessados devem ir à secre-taria às segundas e terças-feiras,

de 9 às 17 horas, e às quartas, de 9 horas ao meio dia. Aquelas pessoas que já possuem a casa pronta na metragem determi-nada e preenchem as outras exigências, podem procurar a secretaria para conseguir o Habite-se e legalizar o imóvel.

Um dos beneficiados pelo programa foi Marcelo Ramos. Ele e a mãe ficaram sabendo do projeto por meio de ami-gos e foram até a secretaria. “Meu filho é portador de ne-cessidades especiais e a planta projetada incluiu um banhei-ro adaptado. Se não fosse este projeto, a construção da mi-nha casa iria demorar muito mais. Agradeço a todos que me receberam super bem”, disse Maria da Glória Peres.

Page 23: Rio das Ostras 30 05 2014
Page 24: Rio das Ostras 30 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS24 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 30/5 a 5/6 de 2014

COISAS DE RIO DAS OSTRAS E DO BRASIL por JUSSARA LEITE

*** DENTRE OUTRAS, FICAM AS PERGUNTAS: Como fica a farmácia que deveria fornecer remédios gra-tuitamente aos pacientes moradores, atendidos na rede pública neste mu-nicípio? Faço um alerta aos que de lá saem frustrados por não acharem do analgésico, até os antibióticos e pior, os remédios para problemas mais graves cujos preços são impossíveis de serem pagos pela maioria. Aten-ção aos que de lá saem revoltados culpando quem os atende: A culpa da falta dos medicamentos não é das pessoas que os atende, portanto cul-pem aqueles que devem ser culpados e não os que até ficam constrangidos por não poder atendê-los. E o que me dizem, ou melhor, o que dizem ao prefeito Sabino sobre o que acon-tece ou como está o Centro de Rea-bilitação? Locais que precisam ter pessoas capacitadas e responsáveis administrando, obrigatoriamente têm que ter no comando quem saiba administrar com competência. Ve-readores, levantem seus busanfans das cadeiras que ocupam na Câmara e vão agir, vão tomar conhecimento do que acontece nesta cidade e fa-

çam o que deve ser feito em prol dos munícipes sem pensarem no próprio bolso em 1º lugar!

*** Só um detalhe: Jamais seria candidata a cargos públicos que de-pendessem de mim como, por exem-plo, ser prefeita, governadora ou presidenta porque não estou prepa-rada para isso. Sabedora que sou das responsabilidades e da capacidade em lidar com o dinheiro que não é meu, lidar com os parasitas, ter que ver e ouvir absurdos, conviver com os sanguessugas e oportunistas e principalmente lidar com a corrup-ção realmente não é a minha praia. A irresponsabilidade é tamanha que qualquer um se acha com esse direi-to. Por isso não só posso como devo criticar o que vejo estar errado e os que só querem ser políticos em be-nefício próprio. É vergonhoso!

*** COISA BOA: Robinho, as bocas de Matildes me disseram que você es-tá enxutérrimo, que emagreceu bas-tante! Precisamos conversar, pois eu estou me sentindo uma anta, mas não consigo parar de comer doce, prin-cipalmente chocolate, sem falar no

refrigerante. Você se lembra quando estivemos na ALERJ quando Carlos Augusto e você receberam uma mo-ção, sei lá do que, pois não me lem-bro, e eu arrumei a sua gravata, o seu colarinho que de tão gordinho você estava, que as pontas ficavam viradas para o alto? E eu lhe dizia: Robinho o paletó tem que ficar abotoado quan-do você for chamado para receber a homenagem! Sua família estava quase toda lá e sua mãe o olhava toda orgulhosa! Que bom Robinho! Certamente você não se transformou em um Antônio Bandeiras ou em um Rodrigo Santoro, mas deve estar um gato! Parabéns.

*** Não foram as bocas de Ma-tildes que me contaram, mas sim um passarinho! Valéria (Turismo) e Paraguaçu vão fazer 20 anos de casados e irão comemorar na Euro-pa! Que chic! Será que após esses 20 anos de convivência o Maurício vai adquirir um pouquinho da simpatia e alegria da Valéria? Torço para isso acontecer, pois afinal eu e a torcida do Fluminense gostamos muito dela e achamos que ela é merecedora. Afi-

nal são 20 anos! Maurício, se segure e não diga: Vai se catar, pois quem vive comigo não reclama e está satisfeita! Sem sacanagem, parabéns aos dois e que a viagem seja maravilhosa!

*** BAR DA BOCA: Noite dessas estive depois de uma longa ausência no restaurante que reputo como um dos poucos que gosto por achá-lo aconchegante, pitoresco e bonito. Aurélio, como sempre muito simpá-tico, ao me receber me informou ao perguntar pelo Leo, seu filho, que ele está com um bistrô em Macaé já há algum tempinho em um local que de-ve ser bem aprazível. Ainda lá não es-tive porque não gosto de dirigir nesta estrada que nos liga a Macaé durante à noite. Porém está na minha progra-mação conhecer o BAR DA BOCA de lá e passar informações para os meus leitores. Se for no estilo do daqui, cer-tamente vou amar!

*** De repente, nada mais que de repente o atual governador Pesão virou santo fazedor de milagres! Se eleito, vai fazer tanto por Rio das Os-tras e pela nossa região que os santos de verdade devem estar chocados!

Page 25: Rio das Ostras 30 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 30/5 a 5/6 de 2014 25

*** VALE NIGHT: Vocês sabem do que se trata? Eu já sou adepta há muito e acho certíssimo para os casais que se confiam e se respeitam. O negócio não é sair para balada, balada é “perigoso”, a convivência exagerada também, mas uma vez por semana amigas se encontra-rem para colocar os assuntos em dia, ou-vir música e dar boas risadas como sem-pre faço é salutar e faz bem para a alma. Os companheiros também devem numa boa jogar o seu futebolzinho, beber a sua cervejinha, comer um churrarquinho e jogar conversa fora com os amigos. Isto é o Vale Night ! É sair da rotina para que o casamento não se torne monótono e sem graça com o passar do tempo.

*** BALAIO DE GATOS: São tantos

neste país de meu Deus! Mas o que mais me tira do sério são as vergonheiras co-mo o caso da Petrobras sendo empurra-do com a barriga. E o caso dos mensalei-ros cuja barriga está tão grande que mais parece barriga d’água ou seria barriga cheia de M? Está mais para isso do que para aquilo! E o caso dos acomodados que estão se lixando para a criminali-dade! Para o que os “di menor” fazem e acontecem e nada é feito ou modificado em benefício dos que sofrem todo o tipo de crimes nas mãos desses facínoras que para os parlamentares são coitadinhos? Mais sem vergonhas do que eles, somos nós que votamos muito mal, que vota-mos com uma irresponsabilidade que assusta. Vamos mudar isso, vamos virar o jogo nas próximas eleições!

*** GAGO’S CHEGOU PARA VEN-CER! Quinta-feira passada, Luiz Sergio e Lena mostraram o que vieram fazer em Costa Azul! Arrebentaram no bom sentido! O novo point da Av. Governa-dor Roberto da Silveira em frente ao Camping está muito bom, se houve um pouco de falha no atendimento foi porque como sempre em Rio das Os-tras três irresponsáveis não compa-receram ao trabalho. A música estava meio devagar no repertório, mas com o passar do tempo ficou muito gostosa de ser ouvida. O ambiente estava óti-mo! Lena e o Luiz merecem o sucesso, pois eles batalham muito e começaram pequeninos e devagarzinho, no Gago’s Bar (gaguinho para quem não sabe é o apelido do Luiz) e agora estão com os

dois lugares, trabalhando como loucos. Eles merecem tudo de bom! Eles me-recem o sucesso, pois lutaram muito por isso. Além do que os dois são mui-to simpáticos e humildes. Parabéns ao casal e que Deus continue com vocês para livrá-los dos olhos gordos! AVISO: Gaguinho vai colocar telão nos jogos da Copa, só não sei informar se será em todos os jogos ou se apenas nos jogos do Brasil. As fotos da semana são do evento no GOGO’S e quero apresen-tar para vocês, o John ou Joe, ou Joey, o cãozinho que circulou por entre as mesas na noite de 5ª feira e seus ami-gos que o tratam com o carinho que ele merece. As demais fotos são da apre-sentação da Késia Estácio, nos Amigos da Bossa, na noite do dia 27/05.

Page 26: Rio das Ostras 30 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS26 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 30/5 a 5/6 de 2014

PSA proporciona reencontro MAURICIO ROCHA

Um encontro emocio-nante entre um menino e seu cão. Desta forma

pode ser definido o momento em que o pequeno João Vitor, de 8 anos, teve com Scooby, após alguns dias sem notícias do seu animal de estimação. O cão acabou ganhando o no-me de Snoopy quando foi le-vado para o PSA – Programa de Saúde Animal, coordenado pela Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras.

O encontro aconteceu na última sexta-feira, dia 23, mas essa história começou há al-guns dias e conquistou espaço nas redes sociais quando o ca-chorro, de 6 anos, foi recolhido para uma avaliação da equipe de veterinários da Prefeitura. Apesar de bem cuidado e ter dono, ele vivia livremente pe-

João Vitor e sua mãe, Cintia da Costa, reencontram o cão de estimação

Município debate Conselho de Ciência e TecnologiaNa sexta-feira, 23, foi re-

alizada, na Câmara de Vereadores, uma mesa-

redonda para criação do Con-selho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio das Ostras. O debate integrou a programação do II Encontro da Cidade com a Ciência de Rio das Ostras, promovido nos dias 22 e 23 de maio.

Durante o debate, foram abordados os temas “Rio das Ostras e a Iniciação Científica - PROINPE”, com a subsecre-

tária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelma Ferreira; “A função dos Conselhos Muni-cipais”, da professora Ivânia Ribeiro; e “Participação e Con-trole Social”, com o coordena-dor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio das Ostras, Renê Dutra.

“No I Encontro da Cidade com a Ciência, realizado em ju-nho do ano passado, ficou claro que a população desejava que o Município tivesse um prêmio de fomento à Pesquisa e, ainda, um

Conselho só para a área. Com o PROINPE, Prêmio Rio das Ostras de Incentivo à Pesquisa, iremos premiar os melhores professores da rede municipal”, destacou Nelma Ferreira.

No encontro, Ivânia Ribeiro, ex-secretária de Serviço Social de Macaé, abordou sua experi-ência na formação de Conse-lhos. “Participar de Conselhos Municipais foi um direito ga-rantido a duras penas pela so-ciedade, uma importante con-quista. Os novos conselheiros

deverão propor ações concre-tas”, defendeu.

De acordo com a professora, o novo Conselho deve sair de uma conferência convocada pela Administração Pública que tenha a participação de to-dos os setores da sociedade. “Só assim terá representatividade e poderá pluralizar discussões importantes em nosso Municí-pio”, completou.

Renê Dutra, que participou da criação de diversos Con-selhos em Rio das Ostras nos

últimos anos, lembrou o papel das associações de moradores na emancipação da cidade e a importância dos futuros conse-lheiros. “Os Conselhos devem, por exemplo, problematizar a Saúde que queremos, debater a Educação que merecemos. Essas discussões passam pelo modelo de sociedade que de-sejamos construir para nós e nossos filhos. Precisamos de-finir qual é o papel dos futuros conselheiros na construção de políticas públicas”, ressaltou.

las ruas do Operário, onde con-quistou o carinho de todos da localidade. Porém, precisando de tratamento e de uma cirur-gia, o animal ficou na sede do Programa, onde permanecerá até sua total recuperação.

Cintia Aparecida da Costa é mãe de João Vitor e mesmo vendo a tristeza do filho, que tem paralisia cerebral e uma re-lação intensa de carinho com o cão, acredita que o animal deve ficar no PSA, onde é bem cui-dado por todos. “Sei que nesse momento nosso Scooby, como ela prefere chamar, está muito melhor aqui do que conosco. Tenho certeza de que farão tu-do que for possível para ele ficar curado”, disse Cintia.

PSA - O Programa de Saú-de e Bem-Estar Animal é um Programa de Controle Popula-

cional de cães e gatos abando-nados, a população excedente de rua, mas acaba por receber aqueles que são atropelados ou portadores de alguma doença

que necessita ser tratada. O PSA, como é conhecido o Pro-grama, cuida dos animais até a sua cura, e ainda vermifuga , castra e os encaminha para

adoção. Os cães e gatos tam-bém recém um chip sob a pele pelo qual é possível obter in-formações sobre os animais e proprietários.

Page 27: Rio das Ostras 30 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 30/5 a 5/6 de 2014 27

MEIO AMBIENTE

Mais de mil espécies da faunabrasileira em risco de extinçãoMartinho

No Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio) não houve muito

o que comemorar no país e no mundo. O Ministério do Meio Ambiente apresentou o inven-tário da fauna brasileira, onde foram analisadas mais de 7,6 mil espécies, entre 2010 e 2014. Na Avaliação do Risco de Extinção da Fauna Brasileira, realizada por 929 especialistas do Brasil e do mundo, 14% das espécies, 1.051 do total, ainda estão em risco de extinção, sendo 121 com risco agravado.

Entre as espécies ameaçadas, 73% estão sob regime de prote-ção, em unidades de Conserva-ção ou dentro de um Plano de Ação Nacional. Para o presiden-te do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, não há dúvida que a criação de unidades de conservação é uma medida necessária para prote-ger as espécies “em uma reali-dade como a brasileira, em que a dinâmica de ocupação dos ha-bitats naturais é muito intensa”.

Para reforçar o trabalho den-tro dessas unidades, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assinou portaria que permite a aplicação de recur-sos de compensação ambien-tal, em até 10%, em atividades

DIVuLGAçãO

CASIMIRO DE ABREU E BARRA DE SÃO JOÃO

Mata Atlântica é tema de projetoA Escola Municipal Ro-

sa Branca, localizada às margens da RJ 142 e

rodeada pela biodiversidade da Mata Atlântica, foi uma das primeiras a receber a palestra sobre este bioma. A atividade aconteceu nesta segunda-feira, dia 26, e foi realizada também na Escola Municipal Casimiro de Abreu, em Barra de São João. As ações da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimen-

to Sustentável fazem parte da comemoração ao Dia da Mata Atlântica.

Por já viverem bem próximos à mata, os estudantes da escola Rosa Branca interagiram bas-tante durante a sensibilização, que tratou de assuntos como fauna, flora e hidrografia. Os profissionais mostraram foto-grafias de espécies caracterís-ticas e ressaltaram os impactos que esse ecossistema tem sofri-

do devido as ações do homem.De acordo com o biólogo da

secretaria, Samuel Barreto, a preocupação com a preserva-ção do meio ambiente precisa começar desde cedo. “Estas crianças são multiplicadoras de bons conceitos. Nosso encon-tro foi bem positivo, pois, estes alunos nasceram e são criados próximos à mata e, por isso, têm muitos casos para contar”.

Bem atenta à palestra estava

a pequena Elisa Macêdo. Ela disse que algumas informações estatísticas mostradas são no-vas, mas que já viu alguns dos animais mostrados na apresen-tação. “É sempre bom aprender coisas sobre a natureza. Há um tempo, vi um mico-estrela por aqui”.

Segundo o diretor do Depar-tamento de Meio Ambiente, Luizmar Mozer, os alunos são ótimos transmissores desse

conhecimento. “Eles levam as informações para as famílias e isso tem mudado a forma de agir das pessoas que preservam cada vez mais”.

Nesta terça-feira, dia 27, as sensibilizações foram realiza-das na Escola Municipal Padre Francisco Blasco Peres - Padre Paco, às 10 horas, e CIEP Brizo-lão Municipalizado 406 Ludevis Teixeira Bastos, às 14 horas.

para a conservação de espécies ameaçadas. “Saímos de 1.022 para mais de 7 mil espécies in-ventariadas e nós queremos 14 ou 15 mil nesse catálogo. Para isso precisamos ter estratégia de médio e longo prazo, de re-des de pesquisa de áreas priori-tárias, como também recursos

para serem dirigidas. Então es-tamos vinculando às unidades de conservação recursos com vistas à pesquisa e proteção dessas espécies”, afirmou.

A ministra anunciou a reti-rada de 77 espécies da lista de espécies ameaçadas de extin-ção, que será publicada pelo

ICMBio, no segundo semestre deste ano. Uma dessas espécies é a baleia jubarte.

Segundo Izabella Teixeira, um conjunto de ações permitiram a saída da jubarte da lista, como “a visão de longo prazo com a estratégia de aumentar a pro-teção dos animais, de proibir

a captura, somados ao grande programa de conservação feito pelo Instituto Baleia Jubarte, de estudar o comportamen-to da espécie, mapear as rotas migratórias e estabelecer, nes-tas áreas, medidas de manejo e conservação.”

Page 28: Rio das Ostras 30 05 2014
Page 29: Rio das Ostras 30 05 2014
Page 30: Rio das Ostras 30 05 2014
Page 31: Rio das Ostras 30 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 30/5 a 5/6 de 2014 31

“Movimente-se Estação Outono” agitou o sábado

MAURICIO ROCHA

Professores de educação física animaram e fizeram todos os participantes do evento suarem a camisa

O “sabadão” em Rio das Ostras, mesmo com chuva, foi de muito

exercício físico, diversão e es-portes, na Praia de Costazul. Futebol de areia, vôlei, body-board, jump, spinning, capo-eira e danças estavam entre as modalidades oferecidas pelo Projeto “Movimente-se Esta-ção Outono”, que contou com a orientação dos professores de educação física da Secreta-ria de Esporte e Lazer. Os par-ticipantes também puderam acompanhar apresentações de ginástica olímpica e da bicam-peã mundial de Rope Jump (pula-corda), Vivien Vajda.

Final de semana em famí-lia e ainda por cima fazendo exercício é tudo o que a vovó Maria Margarida, de 66 anos, e as netas Thamiris e Priscila Gripp mais valorizam. “A qua-lidade de vida que o exercício físico me dá é boa demais. Par-ticipo dos projetos da Prefei-tura há muitos anos e praticar esporte com minhas netas é muito prazeroso”, diz Maria Margarida, que é aluna de hi-droginástica. As netas estão acostumadas com atividades físicas, mas a companhia da avó é um estímulo. “O evento está ótimo e poder participar com a família é melhor ainda. É uma forma de incentivar a

população e no meu caso unir a família, exercício físico e di-versão”, explica Priscila Gripp.

PARAESPORTE - Sempre presente nos eventos da Se-

cretaria de Esporte e Lazer, a galera do Paraesporte tam-bém se divertiu nas mesas de pingue-pongue, quadras de vôlei e aulas de dança. O pro-jeto do Paraesporte na cidade

ganha a cada dia mais adeptos, como o nadador Diogo Silva, que destaca a importância da iniciativa para as pessoas com deficiência física ou mental. “Comecei a fazer a natação

pelo Projeto de Paraesporte. Também tive a oportunidade de conhecer pessoas com as mesmas dificuldades que eu e isso tudo é bem maneiro”, comenta o atleta.

Page 32: Rio das Ostras 30 05 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS32 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 30/5 a 5/6 de 2014