rio das ostras 07 08 2015

12
O DEBATE RIO DAS OSTRAS PÁG 4 PÁG.10 www.odebateon.com.br/classificados Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de agosto de 2015, Ano X, Nº 1235 Fundador/Diretor: Oscar Pires PROJETO CASA DA CRIANÇA GARANTE FÉRIAS ANIMADAS Arte e alegria alertam sobre valor da amamentação PÁG.3 PÁG.10 Rio das Ostras recebe exposição de Eisaburo Mori Prefeitura e Sebrae têm curso de capacitação PÁG.2 DIVULGAÇÃO Cidade avança para receber certificação internacional R io das Ostras acaba de avançar mais um passo para receber o certificado interna- cional de qualidade “Bandeira Azul”, de caráter socioambiental, para a Lagoa de Iriry e a Praia do Remanso, em Costazul. Os dois atra- tivos naturais da cidade já haviam passado por uma primeira instância avaliadora e foram agora aprovados pelo Júri Nacional do Programa, que se reuniu em Brasília no último dia 30 de julho para deliberar sobre as candidaturas à certifica- ção Bandeira Azul 2015/2016. Eisaburo Mori abre exposição nesta sexta, 7, trazendo 12 telas com temas abstratos A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Sebrae, promove na próxima segunda, dia 10, a oficina “Atendimento de Excelência ao Turista”. O objetivo é sensibilizar funcionários, empresários e empreendedores que atuam na linha de frente no setor de Hospedagem e Turismo no Município para a qualidade na recepção aos turistas que estarão presentes na XIII edição do Jazz & Blues Rio das Ostras, previsto para acontecer entre os dias 20 a 23 de agosto.

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 23-Jul-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Rio das Ostras 07 08 2015

O DEBATE

RIO DAS OSTRASPÁG 4 PÁG.10

www.odebateon.com.br/classificados Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de agosto de 2015, Ano X, Nº 1235 Fundador/Diretor: Oscar Pires

PROJETO CASA DA CRIANÇA GARANTE FÉRIAS ANIMADAS

Arte e alegria alertam sobre valor da amamentação

PÁG.3PÁG.10

Rio das Ostras recebe exposição de Eisaburo Mori

Prefeitura e Sebrae têm curso de capacitação

PÁG.2

DIVULGAÇÃO

Cidade avança para receber certi�cação internacional

R io das Ostras acaba de avançar mais um passo para receber o certificado interna-cional de qualidade “Bandeira Azul”, de

caráter socioambiental, para a Lagoa de Iriry e a Praia do Remanso, em Costazul. Os dois atra-tivos naturais da cidade já haviam passado por uma primeira instância avaliadora e foram agora aprovados pelo Júri Nacional do Programa, que se reuniu em Brasília no último dia 30 de julho para deliberar sobre as candidaturas à certifica-ção Bandeira Azul 2015/2016.

Eisaburo Mori abre exposição nesta sexta, 7, trazendo 12 telas com temas abstratosA Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Sebrae, promove na próxima segunda, dia 10, a oficina “Atendimento de Excelência ao Turista”. O objetivo é sensibilizar funcionários, empresários e empreendedores que atuam na linha de frente no setor de Hospedagem e Turismo no Município para a qualidade na recepção aos turistas que estarão presentes na XIII edição do Jazz & Blues Rio das Ostras, previsto para acontecer entre os dias 20 a 23 de agosto.

Page 2: Rio das Ostras 07 08 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS2 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de agosto de 2015

EXPEDIENTE - Propriedade: EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e Agências de Notícias • Sede e Parque Gráfico Próprios. Rua: Benedito Peixoto, 90 Centro Macaé/RJ Tel. (22) 2106-6060 - CNPJ: 29699.626/0001-10 • Registrado na forma da lei

• Diretor Presidente: Oscar Pires • Vendas de Publicidade: Felipe (22-21066060) • Diagramação: Paulinho Lobo ([email protected]) • Fotos: Wanderley Gil ([email protected]) • Acesse: www.odebateon.com.br • E-Mail: [email protected] • A direção de O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. • Filiado à ADJORI - RJ Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ADI Brasil • ANJ Associação Nacional de Jornais.

RIO DAS OSTRAS

CEzAR FERNADES

Cidade avança para receber certi�cação internacional

Lagoa de Iriry está entre as praias do Estado a receber o certificado internacional

R io das Ostras acaba de avançar mais um passo para receber o certifica-

do internacional de qualidade “Bandeira Azul”, de caráter socioambiental, para a Lagoa de Iriry e a Praia do Remanso, em Costazul. Os dois atrativos naturais da cidade já haviam passado por uma primeira ins-tância avaliadora e foram agora aprovados pelo Júri Nacional do Programa, que se reuniu em Brasília no último dia 30 para deliberar sobre as candidatu-ras à certificação Bandeira Azul 2015/2016.

Na ocasião também foram renovadas as certificação de duas praias e duas marinas que já possuem bandeiras hastea-das. O Júri aprovou outras três novas praias, além da Praia do Remanso e da Lagoa do Iriry.

O Júri Nacional é formado por representantes do Minis-tério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, Sociedade Bra-sileira de Salvamento Aquático, SOS Mata Atlântica e Instituto Ambientes em Rede.

A Bandeira Azul é concedi-da pela FEE - Foundation for Environmental Education (Fundação para Educação Am-biental) a partir de critérios como balneabilidade, estrutu-ra de serviços, acessibilidade e respeito ao meio ambiente. No Brasil, o certificado é concedi-do pelo Instituto Ambiente em Rede.

A decisão será encaminhada ao Júri Internacional, que se reunirá em setembro, na Di-namarca, para avaliar os nove candidatos brasileiros, junta-mente com os candidatos dos

demais países do Hemisfério Sul. O resultado final para a temporada 2015/2016 será di-vulgado nos primeiros dias de outubro. A temporada começa-rá, oficialmente, a partir do dia 1º de novembro e as bandeiras devem ser hasteadas até dia 15 de dezembro.

INSPEÇÕES TÉCNICAS As inspeções técnicas do Pro-

grama “Bandeira Azul” aconte-ceram no fim de junho. Segundo Jarbas Modesto, consultor do Sebrae, instituição que atua no processo de vistoria das áreas a serem certificadas, o Programa Bandeira Azul utiliza princípios de sistema de gestão ambiental. No caso de Rio das Ostras, o Município pode ser o primeiro do Brasil a ter duas “Bandeiras Azuis”, uma para praia oceânica

(Remanso) e a outra para a La-goa de Iriry.

“Entre as praias visitadas, a Lagoa do Iriry, em Rio das Os-tras, tem posição singular. Caso aprovada, será a primeira praia lacustre na América do Sul com a Bandeira Azul, fato que agre-gará um valor importante para sua preservação, marketing tu-rístico e pioneirismo”, destacou Jarbas Modesto.

BANDEIRA AZUL O programa, que teve início

em 1987, na Europa, visa ele-var o grau de conscientização dos cidadãos e gestores para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes, sendo aber-to a praias marítimas, fluviais e

lacustres, além de marinas.Para ser certificada, a praia

ou marina deve passar por três instâncias de avaliação, inicial-mente pelo Operador Nacional do Programa (no Brasil, é o Ins-tituto Ambiental Ratones), em seguida pelo Júri Nacional e, por último, pelo Júri Interna-cional.

O Júri Internacional é com-posto pela Foundation for En-vironmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmen-tal Program (Unep), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Sa-ving (ILS), International Coun-cil of Marine Industry (Icomia) e Reef Check Program.

Page 3: Rio das Ostras 07 08 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de agosto de 2015 3

Recuperação de semáforos garante maior segurança

Prefeitura e Sebrae têm curso de capacitação

A manutenção dos semáforos vai se

estender a diferentes pontos da Cidade

MAuRICIO ROChA

A Secretaria de Desen-volvimento Econômi-co e Turismo, em par-

ceria com o Sebrae, promove na próxima segunda, dia 10, a oficina “Atendimento de Excelência ao Turista”. O objetivo é sensibilizar fun-cionários, empresários e empreendedores que atuam na linha de frente no setor de Hospedagem e Turismo no Município para a quali-dade na recepção aos turis-tas que estarão presentes na XIII edição do Jazz & Blues Rio das Ostras, previsto para acontecer entre os dias 20 a 23 de agosto.

As aulas, que serão ministra-das pela consultora do Sebrae Beth Ulmann, acontecem das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Casa de Educação da Prefeitu-

ra, no Centro. O investimento é de R$ 50 por CPF ou, no caso de CNPJ, o valor dará direito a dois participantes por empre-sa inscrita.

Durante o curso, serão abordados tópicos funda-mentais ao atendimento de excelência ao Turista, co-mo perfil deste profissional; habilidades essenciais do profissional de atendimen-to; sete pecados no atendi-mento ao cliente; como lidar adequadamente com recla-mações; e como medir a sa-tisfação do cliente.

A Casa da Educação fica na Rua Araruama, n0 86, Cen-tro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (22) 2771-6425 / 2771-6443 ou pelo email [email protected]

CADEIA DE TURISMO INTEGRADA

O Projeto Rio-Serramar é uma iniciativa do Balcão Sebrae-RJ, com o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, para fortalecer a cadeia pro-dutiva do Turismo na região. Abrange também os muni-cípios de Niterói, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação de Búzios, Macaé, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

As ações promovidas pelo projeto envolvem o poder pú-blico, iniciativa privada e enti-dades, com o objetivo de me-lhorar a infraestrutura turísti-ca, propor ações de marketing integrado das regiões, além de fortalecer entidades de classes e incrementar a qualidade dos serviços e produtos nos muni-cípios.

Garantir a segurança e fluidez no trânsito das principais ruas da ci-

dade é o principal objetivo da Secretaria de Transpor-tes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, que vem realizando o serviço de manutenção e reposição de peças dos semáforos da cida-de. O serviço prioriza a área central do município, onde o tráfego é mais intenso.

O trabalho de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos começou na semana passada e tem o ob-jetivo de se antecipar a defei-tos dos semáforos. De acordo com o secretário Edson Luiz Pereira, “picos” de energia e a maresia aceleram o processo de deterioração dos equipa-mentos.

Na última sexta-feira, dia 31, a equipe fazia o reparo do sinal de trânsito instalado na Rodovia Amaral Peixoto, próximo à entrada da Estrada do Contorno. O trabalho vem

sendo feito em vários pontos da cidade.

AMPLIAÇÃO

O contrato prevê ainda a instalação de novos sinais de trânsito em ruas onde o fluxo de veículos vem cres-cendo, exigindo a instalação de semáforos para controle do trânsito. Também estão sendo consertadas botoeiras para travessias de pedestres.

Para informar sobre semá-foros com defeito, a popula-ção deve entrar em contato com a Secretaria de Trans-portes Públicos, no telefone (22)

Page 4: Rio das Ostras 07 08 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS4 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de agosto de 2015

Prefeitura faz melhorias em estrada para Rocha Leão

Projeto Casa da Criança garante férias animadas

Máquinas trabalham no nivelamento da Estrada do Humaitá

MAuRICIO ROChA

Moradores de Rocha Leão, em especial da Es-trada do Humaitá, que liga Cantagalo a Rocha Leão, comemoram as melhorias que vêm sen-

do feitas na via pela Prefeitura. As obras começaram nesta semana no trecho próximo à Escola Municipal Carlos Mauricio Franco e incluem o nivelamento da estrada, colocação de brita e ampliação da largura da via em alguns trechos. O objetivo é oferecer mais se-gurança à população, considerando que, desde o mês de junho, as vans de Rocha Leão transitam pelo local.

Bruna da Silva Ribeiro, 20 anos, é mãe de dois filhos e está grávida de 5 meses Ela se diz satisfeita com o re-forço do número de vans na Estrada de Humaitá. “Aqui onde eu moro sou atendida por duas vans de Cantagalo e Rocha Leão. Agora ficou mais fácil e rápido para eu ir à casa da minha mãe, no Âncora. Só preciso pegar uma condução. Sem contar que as obras de nivelamento da estrada também vão trazer mais segurança para os mo-toristas, já que o número de veículos cresceu”, disse a moradora.

Já o estudante Danilo Santos, 16 anos, aluno da Es-cola Estadual Cinamomo, diz que com a van de Rocha Leão passando agora na porta de casa, na Estrada de Humaitá, ele leva 30 minutos a menos para se deslocar até a unidade de ensino.

“Antes, tinha que fazer um percurso maior que po-dia levar até uma hora e às vezes tinha que caminhar muito”, conta Danilo.

MELHORIAS

A mudança do itinerário das vans que fazem a linha de Rocha Leão levou a Secretaria de Serviços Público a

reforçar o trabalho de manutenção da Estrada do Hu-maitá, onde antes o tráfego era bem menos intenso. Com o incremento do número de veículos, o Muni-cípio começou o trabalho de nivelamento da estrada municipal, com apoio de maquinário, e em alguns tre-chos está aumentando a largura da via em até 2 metros.

“Estamos contribuindo para melhorar a acessibili-

dade da estrada para que o fluxo das vans e carros de passeio no local seja mais ágil e seguro”, explicou o secretário de Serviços Público, Magno da Mata.

Atualmente, 27 vans circulam diariamente atenden-do a localidade de Rocha Leão. Em média, cada veículo faz de 4 a 5 viagens por dia. O percurso leva, em média, 80 minutos.

A Secretaria de Bem-Estar Social da Prefei-tura de Rio das Ostras realizou mais uma colônia de férias nas unidades do Projeto

Casa da Criança. As atividades foram desen-volvidas entre os dias 13 e 27 de julho com as crianças para oferecer uma alternativa aos pais que trabalham no período de férias escolares.

Mais de 200 crianças foram beneficiadas pe-la Casa da Criança. O Município possui atual-mente quatro unidades do Projeto, sendo duas localizadas no Âncora, uma em Cidade Praiana, e outra no Liberdade.

MAuRICIO ROChA

Aulas divertidas garantiram tranquilidade para os pais das crianças atendidas pelo projeto

Page 5: Rio das Ostras 07 08 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de agosto de 2015 5

SANEAMENTO & saúde

Mais do que uma ação em prol da qualidade de vi-da, do desenvolvimen-

to humano e da justiça social, o saneamento básico é um direito de todo cidadão, e seu princípio é impedir que fatores físicos e nocivos possam prejudicar as pessoas no seu bem-estar físico, mental e social.

Durante três meses, a coluna Saneamento & Saúde mostrou os benefícios de se investir em saneamento, a importância desses serviços e os problemas causados pela falta do sanea-mento básico, que vão desde o impacto ambiental e econô-mico, ao déficit na educação e precariedade na saúde.

Um município que não in-veste em saneamento além de prejudicar diretamente a população, tem nitidamente a sua economia modificada, uma vez que a falta desse serviço aumenta significativamente a proliferação das doenças que agem diretamente na queda da eficiência de trabalhadores e rendimento escolar dos estu-dantes.

Todos os dias são despejados no meio ambiente 5,9 bilhões de litros de esgoto sem trata-

Saneamento: básico para o desenvolvimento e qualidade de vida

como provam as pesquisas di-vulgadas pelo Trata Brasil.

Realidade em Rio das Ostras- Em Rio das Ostras a empresa responsável pelo tratamento de esgoto do município é a Ode-brecht Ambiental que, através de uma Parceria Público Pri-vada, iniciada em outubro de 2007, opera o sistema de esgo-tamento sanitário do municí-pio. Atualmente, 28% da popu-

lação tem coleta e tratamento de esgoto, porém a Estação de Tratamento de Esgoto situada no Bairro Jardim Mariléa, tem capacidade para atender 100% da cidade. Segundo a empresa, para que isso aconteça, é neces-sário que o município realize obras de expansão, construin-do novas redes e interligando aos coletores tronco, já implan-tados pela PPP.

mento. Além dos impactos ambientais, o Instituto Trata Brasil, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, vem realizando diver-sas pesquisas que comprovam que a falta de saneamento im-pacta de forma negativa os in-dicadores sociais e a economia, afetando principalmente as crianças. Pesquisas mostram que 7 crianças morrem todos os dias no País por falta de sa-neamento. São 2.500 crianças mortas todos os anos no País por negligência dos governos que não priorizam a agenda do saneamento básico.

De acordo com a pesquisa “Saneamento, Educação, Tra-balho e Turismo”, encomenda-da pelo Instituto Trata Brasil à FGV, a diferença de aproveita-mento escolar entre crianças que têm e que não têm acesso ao saneamento básico é de 18%. Outra pesquisa do Instituto Trata Brasil/FGV, “A falta que o saneamento faz” também re-vela que as principais vítimas da falta de saneamento são as

crianças na faixa etária entre 1 e 6 anos, com probabilidade 32% maior de morrerem por doenças relacionadas a falta de acesso a esgoto coletado e tratado de forma adequada.

Ainda de acordo com as pes-quisas, a implantação de rede de esgoto reflete positivamente na saúde e na qualidade de vida do trabalhador gerando o au-mento da sua produtividade e renda. A pesquisa revelou que, por ano, 217 mil trabalhadores precisam se afastar de suas atividades devido a problemas gastrintestinais ligados a falta de saneamento.

A cada afastamento, perde-se 17 horas de trabalho em mé-dia. A probabilidade de uma pessoa com acesso a rede de esgoto faltar as suas atividades por diarreia é 19,2% menor que uma pessoa que não tem aces-so à rede. Por outro lado, ao ter acesso à rede de esgoto, um tra-balhador aumenta a sua produ-tividade em 13,3%. Esses dados confirmam que Saneamento é investimento e não despesa,

Page 6: Rio das Ostras 07 08 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS6 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de agosto de 2015

COISAS DE RIO DAS OSTRAS E DO BRASIL por JUSSARA LEITE

NESTE MUNDO EMQUE VIVE-MOS, NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA! Portanto sinto-me a vonta-de para copiar o quadro da TV. Para quem tiro e para quem não tiro o chapéu! Vou começar tirando o cha-péu para o Major Santos. Não somos amigos, apenas nos conhecemos an passant, mas isso não invalida que eu o parabenize pela atitude e ação de presentear os meninos que fo-ram jogar futebol na Europa, com alguns dólares para que cada um de-les tivesse a oportunidade de trazer uma lembrança para a mãe ou para quem o merecesse. “Santos que ges-to bonito!” Parabéns! Betinho não precisa ficar triste, pois também tiro o chapéu para você e olha que com prazer é mais gostoso! Você como já escrevianteriormente deu opor-tunidade aos jovenzinhos de serem agraciados com um futuro melhor.

***Andrea do coco está muito bem e provavelmente estará retornando para Rio das Ostras no final do mês. Gente, como a ciência está avança-da, como a medicina está evoluída! Quando é que pensaríamos que um transplante salvaria vidas já sem muita esperança! Que médicos fan-tásticos, que doadores maravilho-sos que após a vida ainda estariam fazendo um bem incalculável, um bem que não tem preço. E o que di-zer dos familiares desses doadores que mesmo na dor intensa da per-da abrem mão do sofrimento para ajudar desconhecidos! É DEUS! São os anjos desencarnados ajudando esses anjos ainda encarnados. Por falar nos desencarnados vou passar para os que acreditam que existe algo mais do que este plano em que hora vivemos um telefone de um lu-gar em BH que funciona 24 horas e que tenho a certeza ajudou e muito iluminando os médicos e achando o doador para salvar a Andrea. Eles são voluntários que nos atendem com carinho, com atenção e pieda-de. Seja a hora que foro fone é 32- 32169616 e 32- 32157446 e o local chama-se CASA DO CAMINHO a proprietária é uma senhorinha de 90 anos que ainda trabalha para aju-dar os que precisam de ajuda fazen-do o bem sem olhar a quem.

***Das flores, você gosta de cau-sar, mas cuidado que cavalo não

desce escada e quem muito brinca e mexe com fogo acaba molhado para não escrever...

***Os moleques pichadores se deram mal ao tentarem pichar a varanda da minha residência. Pisa-ram em falso e caíram quebrando algumas telhas e ainda caíram em cima de uma planta espinhenta. O local não ficou bonito de ser visto, mas o susto que eles devem ter le-vado compensou, ah se compensou!

***A pedido de uma pessoa ami-ga que está passando por momen-tos muito tristes vou como fiz com o meu querido Rangel transcrever um agradecimento. Ele escreveu: Faço questão em meu nome, ape-sar de triste e inconformado com a perda por falecimento do meu filho FABIO GUIMARAES MOREIRA, ocorrido no dia 29/07/15, assim como em nome da minha esposa e de minhas filhas, externar e tor-nar público o atendimento médico prestado no pronto socorro desse município que meu filho recebeu, pedindo desculpas por não saber o nome de todos os profissionais que o atenderam, porem gostaria de deixar minha eterna gratidão aos médicos DR. Rodrigo, Dr. Felipe e Dra. Marilene pela atenção e ten-tativa de amenizar o sofrimento do meu filho. Muito obrigado. JORGE ALBERTO GOMES MOREIRA.

Jorge se nos fosse possível não passar por esse tipo de sufoco e dor, certamente a vida seria muito melhor vivida, mas o que precisa-mos aprender é pensar, é desejar que aqui seja uma passagem e que ao deixar esta vida iremos para um lugar melhor. Conhecendo você e sabendo como vocês são bons e amigos, espero sinceramente la-mentando por ele ter vivido pouco que ele agora esteja bem melhor sem os problemas de saúde adqui-ridos ainda tão jovem. Que Deus e os anjos estejam com ele e que eles possam acalentar o seu coração e da sua família.

***Uma lástima o Gilson não es-tar mais como sócio do restaurante TRAINEIRA. Na foto ele está com outra gracinha que é a CRIS do res-taurante Aquarius e é sua cunhada. Beijos para os dois. Em outra foto nosso amigo Marcos marido da Nágila da De Rossi. Amiga a foto é

só para provar que ele é comportado enquanto você está na Europa. Es-tava jantando no MUNDI sozinho., mas se não estivesse eu mesma dava cabo dele. Culpado é quem? O gato.

***Os AMIGOS DA BOSSA desse mês arrebentou! O grupo QUIN-TAL DO CÉU não é bom, é ótimo! Samba da melhor qualidade, reper-tório muito bom, eles esbanjaram simpatia, e não ficaram querendo parar e ir embora olhando o relógio. Quem não foi, perdeu! Ou quem sa-be morreu e se esqueceu de deitar! Adorei rever o Luiz Paulo veteri-nário, Silvio, Oswaldo do Baihense, meu queridinho PC e SRA., o cirur-gista dentão DR. Sergio, o Ginal-doque nos deixou órfãos quando vendeu a Casa da Praia,e muitos outros que como nós são pão-de-ló de festa pois não perdem uma! Mais uma vez agradeço ao Dourado que não precisa dos Amigos da Bossa pa-ra viver, mas que nos proporciona uma alegria incalculável com a tra-balheira de todos os meses. Vamos as fotos: atenção, foram muitas fo-tos por isso a outra parte das demais vão ficar para a próxima semana.

Page 7: Rio das Ostras 07 08 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de agosto de 2015 7

Page 8: Rio das Ostras 07 08 2015

8 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de agosto de 2015 O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 9: Rio das Ostras 07 08 2015

Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de agosto de 2015 9O DEBATE RIO DAS OSTRAS

ALIMENTAÇÃO & saúdeLITERATURA GOURMET

FARMÁCIA NATURALDR. RÉGIS SALGADO MARTINSEditora PAE

A busca pelo bem-estar é uma ação permanen-te na vida humana. Vida afora, passamos evitan-do coisas ruins, ou enfrentando-as. Em ambos os casos, visamos sempre o bem-estar. No livro Farmácia Natural o leitor encontra uma visão mo-derna sobre cuidados com a saúde, baseada na segurança dos resultados. Utiliza-dos corretamente, os recursos naturais garantem ao organismo debilitado o retorno à condição de normalidade, ou seja, à saúde. Neste manual você terá acesso aos melhores re-médios que a far-mácia natural tem a nos oferecer.

dos corretamente, os recursos naturais garantem ao organismo debilitado o retorno à condição de normalidade, ou seja, à saúde. Neste manual

Produtos orgânicos

Os produtos orgânicos, embora mais caros, ganharam a mesa de quem busca alimentos saudáveis. Nos supermercados já é comum encontrar seções especialmente montadas para atrair os compradores que visam a qualidade acima de tudo, quando o assunto é o que servem à mesa de refeições.

Os orgânicos são alimentos livres de agrotóxicos, hormônios, substâncias químicas e fertilizantes sintéticos em qualquer fase da produção. Esse diferencial evita as intoxicações agudas e crônicas - que muitos consumidores de alimentos convencionais apresentam ao longo da vida -, mas não interfere no nível de vitaminas ou minerais ingeridos.

Segundo especialistas de nutrição, mesmo que os orgânicos não apresentem agrotóxicos e conservantes são calóricos e pouco nutritivos, o que não invalida seu papel na alimentação. Quanto mais alimentos orgânicos forem consumidos, melhor.

E assim é porque, em uma amostragem aleatória de frutas e legumes, 29% dos ali-mentos analisados apresentavam resíduos de agrotóxicos acima do limite permitido. Se alguém os consumisse estaria sob risco de sofrer náuseas, vômitos, mal-estar e dor de cabeça. O consumidor que ingere esse tipo de substância acima do nível permitido pode apresentar, ao longo da vida, alergias respiratórias, diabetes, distúrbios de tireoide e até câncer. Há, ainda, estudos que associam as substâncias tóxicas ao mal de Parkinson.

Comece substituindo legumes, verduras e frutas considerados campeões dos agrotóxicos, de acordo com a Anvisa: cenoura, pepino, pimentão, alface, mamão e uva. Vale procurar os produtos em lojas especializadas, supermercados ou em feiras específi cas, organizadas pela prefeitura.

Para não ser enganado em suas compras, o consumidor deve observar o selo “SisOrg” na embalagem do produto, pois é a garantia de que foi produzido de acordo com as exigências do Ministério da Agricultura.

Em geral, os consumidores destacam o sabor e o aroma intensos dos produtos orgânicos, ressaltando que a digestão melhora e a disposição física se prolonga ao longo de todo o dia.

Page 10: Rio das Ostras 07 08 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS10 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de agosto de 2015

Rio das Ostras recebe exposição de Eisaburo Mori

DIVULGAÇÃO

Arte e alegria alertam sobre valor da amamentação

A Fundação Rio das Ostras de Cultura promove a partir da próxima sexta,

dia 7, na Casa de Cultura Bento Costa Júnior, no Centro, a ex-posição “Três Fases”, do artista plástico nipo-brasileiro Eisa-buro Mori. A mostra, que fica aberta até 30 de agosto, traz 12 telas que revelam as diferentes fases de seu trabalho. A entrada é franca.

Desde o destaque da premia-ção no 1º Salão de Arte de São Caetano do Sul (SP) em 1966, o artista vem participando de salões importantes, como o Salão Paulista (Museu de Arte de São Paulo – MASP) e o Salão

Seibi, onde teve a oportunida-de de conviver com renomados artistas, como Takaoka, Tomie Othake e Manabu Mabe.

Mori, que trabalha com temas abstratos, tem obras em acervos do Museu de Arte Contemporâ-nea de Campinas (SP), Museu da Fundação Armando Alva-res Penteado (SP) e Museu de Belém do Pará, além de peças espalhadas em coleções par-ticulares dos Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Espanha, Portugal, Japão e China.

CONHEÇA O ARTISTA

Eisaburo Mori, que largou a

lavoura no interior de São Paulo para trocá-la pelo que denomi-na a “arte como exercício do en-contro de si mesmo”, construiu uma carreira coerente, que mes-cla sensibilidade e paixão. Suas obras começaram com elemen-tos do Figurativismo, ganhou uma vertente Construtivista e, nos últimos anos, buscou inspi-ração no Geometrismo.

O artista viveu na capital paulista

até os 14 anos e, em 1957, se mudou com seus pais para Macaé, retor-nando para São Paulo em 1965. Atualmente mora em Rio das Os-tras, onde continua a pintar.

Nas décadas de 60-70, Mori vivenciou movimentos cultu-rais e artísticos importantes, no Brasil e no mundo, como o Neo-Concreto, Arte-Cinética e Pop-Arte. Seu nome consta no 1º Dicionário de Artes Plásticas

do país, editado em 1969 pelo crítico carioca Roberto Pontual.

SERVIÇO:Exposição “Três Fases”Local: Casa de Cultura Bento

Costa JúniorRua Bento Costa Júnior, CentroQuarta a domingo, das 13h às 17hTelefone: (22) 2764-1768

Eisaburo Mori abre exposição nesta sexta, 7, trazendo 12 telas com temas abstratos

Mães, pais, avós, pro-fissionais de saúde e apoiadores da ama-

mentação se reuniram no sába-do, dia 1º de agosto, na Praça São Pedro, no evento que marcou o início da Semana da Amamen-tação de Rio das Ostras. O belo dia de sol completou o clima de festa, que contou ainda com ex-posição de fotos, apresentação teatral, performances de pa-lhaços e, claro, muitas mulhe-res amamentando seus bebês, levando amor e saúde para seus pequenos.

As atividades da Semana do Aleitamento Materno conti-nuam nos postos de saúde até sexta-feira, dia 7, com palestras, distribuição de material infor-mativo, rodas de conversa, en-tre outras.

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras decidiu começar a Semana do Aleitamento Ma-terno com o “Mamaço”, even-to que estimula a amamentação em público e se originou a partir de eventos, em diferentes cida-

des do País, nos quais mulhe-res foram constrangidas e até impedidas de amamentar seus filhos em locais públicos.

O evento de sábado foi pro-movido em parceria entre a Prefeitura e os grupos Mater-nando e Gineceu, de apoio à amamentação. Palhaços e a companhia Pigmentus de Tea-tro animaram o “Mamaço”.

Entre as mães com seus be-bês estavam Danielle Brites e a pequena Isabela, de 5 meses. A neném se alimenta exclusi-vamente de leite materno e es-banja saúde. Danielle é mãe de três filhos e uma entusiasta do aleitamento materno.

“O meu primeiro filho ama-mentei só até o 3º mês e depois logo introduzi outros alimen-tos. Eu era muito nova e não tinha muita informação sobre o assunto. Já com meu segundo filho fiz tudo certinho”, conta Danielle, que é também defen-sora do parto normal e huma-nizado. Ela afirma que, mesmo tendo plano de saúde, preferiu Danielle Brites amamenta Isabela e diz que leite materno é amor líquido

fazer o Pré-Natal na Rede Mu-nicipal de Saúde de Rio das Os-tras e participou das aulas de hidroterapia para gestantes.

A secretária de Saúde, Ana Cristina Guerrieri, que também é pediatra, esteve no evento apoiando a causa.

“A amamentação não é só im-portante para nutrir a criança.

É também essencial para inten-sificar a ligação entre a mãe e o bebê. É preciso esclarecer que não existe leite fraco ou escasso; o leite materno é um alimento completo para as crianças até os seis meses e a mãe produz a quantidade de leite necessá-ria para seu filho”, explica Ana Guerrieri.

SEMANA

As atividades da Semana do Aleitamento Materno, pro-movidas pelo Programa Saúde da Criança e Área Técnica de Nutrição e Alimentação, con-tinuam até sexta-feira, dia 7 de agosto, nos postos de saúde.

GABRIEL SALES

Page 11: Rio das Ostras 07 08 2015

Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de agosto de 2015 11O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Eisaburo Mori abre exposição nesta sexta, 7, trazendo 12 telas com temas abstratos

Page 12: Rio das Ostras 07 08 2015

12 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 7 a 13 de agosto de 2015 O DEBATE RIO DAS OSTRAS