rio das ostras 22 11 13

40

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 23-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Rio das ostras 22 11 13
Page 2: Rio das ostras 22 11 13

2 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

EXPEDIENTE - Propriedade: EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e Agências de Notícias • Sede e Parque Gráfico Próprios. Rua: Benedito Peixoto, 90 Centro Macaé/RJ Tel. (22) 2106-6060 - CNPJ: 29699.626/0001-10 • Registrado na forma da lei • Diretor Presidente: Oscar Pires • Vendas de Publicidade: Paulo Só (22-9926-6222) • Diagramação: Elton

Santos ([email protected]) • Fotos: Wanderley Gil ([email protected]) • Acesse: www.odebateon.com.br • E-Mail: [email protected] • A direção de O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. • Filiado à ADJORI - RJ Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ADI Brasil • ANJ Associação Nacional de Jornais.

O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Empresários dizem que Cosmetic & Cia ampliou oportunidades de negócios

O

O P r e f e i t o S a b i n o s e reuniu com expositores da

Cosmetic & Cia na noite desta quinta-feira, dia 21, para fazer um balanço do evento e já começar a traçar, em parceria com os profissionais da área, a edição do próximo ano. uma das propostas foi a criação, em parceria com os empresários do ramo de estética e beleza, de um Salão de Beleza Es-cola para capacitar novos

profissionais e aprimorar a técnica daqueles já esta-belecidos.

No início da reunião foi exibido um vídeo com depoimentos dos próprios expositores du-rante a feira. Todos elo-giaram a organização e a estrutura do evento e apontaram sugestões pa-ra que o próximo evento seja ainda melhor. Foram sugeridos parceria com grandes empresas do ramo, workshops mais interativos, a realização

de jornadas técnicas para profissionais da cidade e uma divulgação maior em municípios da região.

De acordo com o pre-feito Sabino, a Feira Cosmetic & Cia deve ter como objetivo para o em-presário, a fidelização do cliente para o ano todo. "É claro que é importante fa-zer bons negócios e divul-gar sua marca em grandes eventos como esse. Mas o melhor é fazer com que o cliente passe a frequentar o seu estabelecimento ou

utilizar o seu serviço du-rante todo o ano", disse.

Em seu pronuncia-mento, o prefeito disse que se a Administração Municipal tiver o apoio e a parceria da iniciativa privada, seria possível a implantação de um Salão de Beleza Escola na cida-de. "Esse espaço seria um centro profissionalizante para qualificar ainda mais os profissionais da cida-de. Será um espaço para realizarmos oficinas téc-nicas, workshops e trei-namentos de uma forma geral. Para isso, é neces-sário o comprometimento dos empresários em levar seus produtos e profissio-nais para ministrar esses trabalhos", explicou.

NOVOS NEGÓCIOS - Afonso Ielo Esteves é promotor de vendas de

uma marca de cosméti-cos que tem sua empresa estabelecida em Macaé. Ele participou da Cosme-tic & Cia e gostou tanto do evento que pretende abrir uma filial em Rio das Ostras. "Tivemos um resultado excelente na fei-ra, não só de venda como de divulgação da marca. A seriedade da Prefeitura na organização e interação com os expositores e o fato de ter muitas promo-toras residentes em Rio das Ostras, me levaram a querer abrir um novo estabelecimento aqui na cidade. ", disse.

Distribuidores de uma marca de cosméticos em Araruama, o casal Mar-lon e Jane Campos parti-cipou da Cosmetic & Cia e elogiou a organização do evento. "Tudo estava

excelente, desde a orga-nização até a infraestru-tura, além de termos tido uma boa visitação publi-ca. Não tivemos nenhu-ma falha que comprome-tesse o sucesso da feira. A sugestão para o próximo ano é de que um dia se-ja dedicado apenas para profissionais da área", opinou.

O massoterapeuta Dei-vison Frazão avaliou a feira como produtiva, principalmente porque conquistou novos clientes. "Esse foi um espaço fun-damental para apresentar o trabalho que propicia o bem-estar das pessoas. Muitas pessoas ficaram conhecendo e, por conta disso, já conquistei novos clientes fixos. Agora é es-perar a edição do ano que vem", falou.

Prefeito Sabino se reuniu com expositores do evento para avaliação do evento e definição da próxima ediçãoGABRIEL SALES

Page 3: Rio das ostras 22 11 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 3 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Formação Profissional Por Luciana Leal

O Dia de Ação de Graças (conhecido em inglês como “Thanksgiving Day”) é um feriado

celebrado majoritariamente nos Estados Unidos e Canadá. Nos Es-tados Unidos é celebrado na quar-ta quinta-feira de novembro, e no Canadá, na segunda segunda-feira de outubro. Neste ano o “Thanksgi-ving Day “ nos Estados Unidos será no dia 28 de novembro e no Canadá foi no dia 14 de outubro.

Como o próprio nome diz, o Dia de Ação de Graças é um dia onde as pessoas se juntam para demonstra-rem a sua gratidão a Deus e outras pessoas pelas bênçãos e coisas boas recebidas durante o ano. Este é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e Canadá, junta-mente com o Natal e o Ano Novo.

O Dia de Ação de Graças é um feriado familiar, onde normalmen-

Thanksgiving Day: Dia de Ação de Graças te familiares fazem longas viagens

para estarem reunidos. Outra grande tradição deste feriado é a comida. As famílias celebram este dia com muita fartura gastronô-mica, onde tipicamente se come peru (por isso também é conhe-cido como “Turkey Day “- Dia do Peru), batata-doce, purê de batata, torta de abóbora, torta de maçã, torta de nozes, entre muitas ou-tras coisas.

O Dia de Ação de Graças é tam-bém muito conhecido por grandes desfiles. O mais conhecido desfile de todos é o da Macy's em Nova Iorque, onde participam centenas de figuras mediáticas e persona-gens do mundo infantil e da fan-tasia como Mickey, Homem Ara-nha, entre outros. No Dia de Ação de Graças também é disputado um jogo de futebol americano, um dos esportes mais apreciados nos Esta-dos Unidos.

A Sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças é conhecida como

Black Friday (Sexta-feira Negra em português). Nesse dia, várias lojas fazem promoções surpreendentes, e por esse motivo, as lojas ficam su-

perlotadas! Este ano o Black Friday será no próximo dia 29 de novem-bro e o SAYS - Centro de Ensino antecipa o Black Friday oferecendo

promoções imperdíveis na matrí-cula de todos os cursos durante esta semana! Faça-nos uma visita e aproveite essa oportunidade!

Page 4: Rio das ostras 22 11 13

4 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

por Pr. Fabio M. Martins

[email protected]

“Portanto, sede vós perfeitos como perfeito

é vosso Pai celeste” (Mateus 5.48)

Teologia & Vida

C o n t a - s e q u e há muito tem-po, num Reino distante, havia

um Rei que não acredita-va na bondade de Deus. Tinha, porém, um súdito que sempre lhe lembrava dessa verdade. Em todas situações dizia: " Meu rei, não desanime, porque Tu-do que Deus faz é Perfeito. Ele Nunca erra!"

Um dia, o rei saiu para caçar juntamente com seu súdito, e uma fera da flo-resta atacou o rei. O súdito conseguiu matar o animal, porém não evitou que sua Majestade perdesse o dedo mínimo da mão direita. O monarca ficou furioso pe-lo que havia acontecido, e sem mostrar agradeci-mento por ter sua vida salva pelos esforços de seu servo, perguntou a este: "E agora, o que você me diz? Deus é bom? Se Deus fosse bom eu não teria sido ata-cado, e não teria perdido o meu dedo." O servo res-pondeu: "Meu rei, apesar de todas essas coisas, so-mente posso dizer-lhe que Deus é bom, e que mesmo

isso, perder um dedo, é pa-ra seu bem! Tudo que Deus faz é Perfeito. Ele Nunca erra !!!" O rei, indignado com a resposta do súdito, mandou que fosse preso na cela mais escura e mais fétida do calabouço.

Após algum tempo, o rei saiu novamente para caçar e aconteceu dele ser ataca-do, desta vez por uma tri-bo de índios que vivia na selva. Estes índios eram temidos por todos, pois sabia-se que faziam sacri-fícios humanos para seus deuses. Mal prenderam o rei, passaram a preparar, cheios de júbilo, o ritual do sacrifício. Quando já estava tudo pronto, e o rei já estava diante do altar,

o sacerdote indígena, ao examinar a vitima, obser-vou furioso: "Este homem não pode ser sacrificado, pois é defeituoso! Falta-lhe um dedo!" E o Rei foi libertado. Ao voltar para o palácio, muito alegre e ali-viado, libertou seu súdito e pediu que viesse em sua presença.

Ao ver o servo, abraçou-o afetuosamente dizendo-lhe: "Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Você já deve estar sabendo que escapei da morte justa-mente porque não tinha um dos dedos. Mas ainda tenho em meu coração uma gran-de duvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você fosse preso da manei-

DEUS NÃO ERRA!ra como foi? Logo você, que tanto O defendeu!?" O servo sorriu e disse: "Meu Rei, se eu estivesse junto contigo nessa caçada, cer-tamente seria sacrificado em teu lugar, pois não me falta dedo algum!

Portanto, lembre-se sem-pre: TUDO O QUE DEUS FAZ É PERFEITO. ELE NUNCA ERRA! Ainda que estejamos passando por tristezas hoje, não significa que o Senhor nos abando-nou. Nossa tribulação pode consolar os que estiverem em angústia (2 Co 1.4) e ainda não podemos esque-cer que, de alguma forma, todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus (Rm 8.28)

Page 5: Rio das ostras 22 11 13
Page 6: Rio das ostras 22 11 13
Page 7: Rio das ostras 22 11 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 7 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Muitos conti-nuam sendo o que são até o fi-nal de seus dias,

ignorando a existência em si mesmos de tão extraordinária potência transformadora eas-similadora.

A árvore é como é porque não tem consciência de seu poder fertilizante, nem de sua condição de existência ani-mada. Carente de mobilida-de, ela nasce, vive e morre no mesmo lugar, e só é sensível às mudanças de estação ou aos fatores que contrariam a normalidade de suas funções naturais. O animal a sobrepu-ja por sua organização bioló-gica e suas possibilidades de movimento e configuração instintiva; porém, ao não

Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)

Por que sou o que sou?

br - (22) 9809-8112 - www.logosofia.org.br

EDUCAÇÃO

conter em si possibilidades conscientes, cumpre o mes-mo destino prefixado para sua espécie.

O ser humano, por sua pró-pria vontade e inteligência, pode, ao contrário, transfor-mar sua vida, superar sua pró-pria espécie e alcançar, pela evolução consciente, os graus mais altos da perfeição, meta ideal em cuja cúspide a alma encontra desvelados para si os mistérios que antes a pre-ocuparam e que, por serem indecifráveis para a inteligên-cia comum, a mantiveram na ignorância, sem conhecer, e muito menos compreender, o Pensamento Criador de to-da a existência universal. Mas esse poder permanece laten-te, isto é, sem possibilidade de

manifestação dentro do ser, enquanto não tome contato com uma força superior que o desperte do letargo interno.

Força superior é a que ema-na de inteligências supersen-síveis, assistidas pela Lei da Sabedoria e facultadas para promover, em outras, fases de conveniente desenvolvimen-to, em ordenadas e pacientes aprendizagens.

O ser, despertado para rea-lidades da índole citada, sente – e deve senti-lo por imperio-sa lei de frequência e de colo-cação – que se acendem nele novas luzes. São elas, pois, que haverão de iluminar lhe o caminho, permitindo-lhe descobrir dentro de si mesmo possibilidades de um tipo di-ferente.

Quem quiser chegar a ser o que não é deverá

principiar por não ser o que

Ao conectar-se à força supe-rior a que me referi, serão des-pertadas, por lógica gravitação de sua influência, as potências adormecidas do entendimento. Isso ocorrerá à medida que o processo transformador se vá realizando, e que a consciência se afirme numa fase plenamen-te evolutiva, não esquecendo que "Quem quiser chegar a ser o que não é deverá principiar por não ser o que é", como ad-verte o princípio logosófico.”

Deixar de ser é deixar de existir, chame-se a essa exis-tência de ser vivente, estado psicológico, estado de consci-

ência, de coisa, de tempo ou de lugar; é fechar um capítulo da existência para abrir outro, no qual se começa a ser de outro modo.

Fácil será compreender, agora, que dizer "Por que sou o que sou?" vale tanto como dizer: "Ainda não tentei ser outra coisa". Muito pronta-mente, porém, você deixará de ser o que é, se se propuser mudar as velhas modalidades por outras novas e melhores, e, sobretudo, se começar a viver uma vida de enriquecimento moral, intelectual e psicológico capaz de mudar a anterior, que, ao que parece, já não satisfaz a seu entendimento.

Page 8: Rio das ostras 22 11 13

8 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 9: Rio das ostras 22 11 13
Page 10: Rio das ostras 22 11 13

10 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Aroma e Sedução por Ellen Carvalho

[email protected]

Imaginado pelo estilista america-no que se declara ligado aos valores tradicionais do ca-samento, Eternity anuncia-se como "o perfume que celebra o amor eterno". Pelo con-trário, Obsession, o seu primeiro perfume, lançado em 1985, explora-va o tema erotismo e da sensualidade. Eternity nasceu de

uma idéia de Cal-vin Klein, que se inspirou em duas grandes histórias de amor. A sua própria história, misturada com a do duque de Win-dsor. Com efeito, Calvin Klein, para celebrar o casa-mento, colocou no dedo de sua futura mulher a aliança que pertencera ao duque e que este dera como prova de amor à mulher com quem se ca-sara e por quem

abdicara do trono. No interior des-ta aliança encon-trava-se gravada a palavra eterni-ty. Um símbolo que Calvin Klein decidiu oferecer às mulheres que usassem o perfu-me. Eternity é um bouquet de flores brancas, realçado de notas verdes, de especiarias e amadeiradas: fré-sia, tangerina e salva como nota de cabeça, lírio-do-vale, narciso,

lírio branco e ca-lêndula como no-ta de coraçao, pa-tcholi, sândalo e âmbar como nota de saída. Nada po-deria simbolizar melhor a pureza que as flores bran-cas, o lírio-do-vale como aroma ver-de, o narciso deli-cado e o opulento lírio branco. Cal-vin Klein costuma definir assim sua criaçoes: "O pu-ro, o moderno e o simples, é o que eu faço de melhor". Quem poderá du-vidar que estes três qualificativos c o r r e s p o n d e m perfeitamente a este "perfume de eternidade", de uma diafaneidade virginal, inscrito num regresso aos "verdadeiros va-lores". Apresen-tado num frasco d e s e n h a d o p o r Pierre Dinand, feito de transpa-rência e de pureza geométrica, Eter-nity classifica-se deliberadamente na categoria dos grandes perfumes românticos.

Um bouquet de flores brancas

Page 11: Rio das ostras 22 11 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 11 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Prefeitura de Rio das Ostras abre processo seletivo para ingresso no Ensino Médio

EDUCAÇÃO

As inscrições para o pro -cesso seletivo para ingresso

no 1º Ano (Ensino Mé-dio) do Curso de For-mação de Professores do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero) serão abertas nesta quarta-feira, dia 20. Estão sen-do oferecidas 30 vagas e o cadastro deve ser fei-to na sede da Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Guana-bara, nº 3603, Extensão do Bosque, até sexta-feira, 22, sempre das 9 às 17 horas.

No ato da inscrição deverão ser apresenta-dos os seguintes docu-mentos: Registro Civil de Nascimento ou Ca-samento ou Carteira de Identidade do candidato (original e cópia); com-provante de residência no município em nome do candidato ou res-ponsável (será aceita também declaração de residência, emitida pelo proprietário do imóvel, com firma reconhecida em cartório). As neces-sidades especiais para a realização da prova de-

vem ser informadas no ato da inscrição.

As provas serão re-alizadas no dia 15 de dezembro, domingo, no Instituto Municipal de Educação (Imero), situ-ado na Rua Manoel Pe-dro Freire, s/nº - Nova Cidade. A prova começa às 9h e tem duração de quatro horas, com tér-mino previsto para as 13 horas. A avaliação reúne 40 questões multidisci-plinares (com conteúdo compatível com o 9º ano do Ensino Funda-mental) e uma redação. O edital completo está disponível no portal da Prefeitura: www.rioda-sostras.rj.gov.br.

Imero - Com bons re-sultados no Exame Na-cional de Ensino Médio (Enem), o Instituto Mu-nicipal de Educação de Rio das Ostras (Imero) já formou cerca de 300 professores em 9 anos de atividades. O Curso de Formação de Profes-sores, além das discipli-nas relacionadas a essa área, também oferece o conteúdo regular do Ensino Médio, possibi-litando a formação inte-gral dos estudantes.

Inscrições para Curso de Formação de Professores do Imero começam nesta quarta-feira, dia 20; prova será em 15 de dezembro

DIVULGAÇÃO

Page 12: Rio das ostras 22 11 13

12 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Eng.Segurança TrabalhoConsultor/InstrutorPerito Judicial [email protected]

O Brasil preci-sa encarar o p r o b l e m a d a

falta de água de fren-te, comtransparência, seriedade e planeja-mento. A falta deágua potável, já é umareali-dade em diversas regi-ões, milhões de pesso-as sofrem por isso.

Temos que inves-tir em campanhas de educação de consu-mo responsável, em saneamento básico, em preservação dos sistemashíbridos, em despoluição de rios,

enfim, existe muito trabalho a se fazer.

Cada brasileiro deve cobrar ações de seus governos locais e es-taduais afim de pre-servar o uso da água.

A cada interruptor que desligo; a cada torneira que fecho; a cada folha de papel que deixo de imprimir ou não destruo; a cada árvore que não derru-bo ou que replanto; a cada ser vivo que não abato; a cada riacho e rio que refloresto minimamente as suas margens; a cada pal-mo de terra que não escavo na costumeira ganância por lucros imediatos se não te-nho como repor o que

extraio; a cada sacola plástica que não uso ou que já não a arre-messo ao lixo pós-uso e a devolvo para reu-tilização; a cada sobra de tudo que consumo e descarto cuidadosa mente guarnecida; a cada entulho que não lanço às ruas inade-quadamente; a cada dia que deixo o meu carro na garagem por economia e para não p o l u i r m a i s o a m -biente, eu, ao fechar os olhos, lá no fundo da minha consciência aliviada, tranqüila, revigorada, é como se ouvisse aplausos, mui-tos aplausos de todos os cantos, juntos com sorrisos de mais sete

bilhões de seres hu-manos que ocupam a nossa Terra, inclusive o meu próprio e de ou-tros trilhões de seres vivos de todas as es-pécies, a me prestar o justo reconhecimento por ter feito algo, qual-quer coisa que for, por quem nos assegura a vida – a Natureza! E como é bom, recon-fortante, partilhar is-so com todos! Vejo-os, ouço-os, como que se eu estivesse desfilan-do perante essa mul-tidão, sentindo -me, aliviado, recompensa-do, um herói – embora me reconheça igual a todos que sou o mais insignificante até, mas que nesse momento

diferente de alguns porque me conscien-tizei a tempo, como também por acreditar verdadeiramente que é possível fazer algo e que está ao nosso alcance.Utopia, deva-neio, loucura? Não! É possível sim, e ainda é tempo de parar, des-cer do nosso patamar de egoísmo, refletir e começar a agir em ca-da detalhe, a todo ins-tante, insignificante que possa parecer, na mais simples das ati-tudes que se reconhe-ça, mas que de efeito positivo, benéfico, e multiplicador inesti-mável.Cada um é res-ponsável por si e tam-bém pelos outros, mas

infelizmente poucos têm essa consciência.De uma coisa tenha-mos certeza: todos pa-garemos um alto preço se não despertarmos e nos mobilizarmos a tempo!

Faça a sua parte ago-ra, já, posto que nunca é tarde para começar e todos agradeceremos!

Antonio PeixotoEng. Segurança do

TrabalhoConsultor/Treina-

mento Perito Judicial Ambiental

[email protected]

Meio Ambiente por Antônio Ribeiro Peixoto

Literatura por Leda Ferreira

[email protected]

No dia 16 de no-vembro fez 30 anos que Janete

Clair, mulher chamada de usineira dos sonhos por Carlos Drummond de Andrade faleceu, dei-xando sua marca na tele-visão brasileira.

Janete começou como radioatriz e locutora na Rádio Tupi em 1943.

Quando conheceu Al-fredo Dias Gomes, ra-dioator que se tornou seu marido, se transferiu para a Rádio América em 1945, pois por pertencer ao Partido Comunista, Dias teve problemas com a Tupi e Janete começou a escrever para ajudar no orçamento da família.

Escreveu cerca de 30 radionovelas, a maioria para a Rádio Nacional, onde estreou em 1956, época que adotou o nome

de Janete Clair, sobreno-me em alusão a uma das suas músicas preferidas, Clair de Lune, de Claude Debussy.

A estreia na TV se deu com a novela O ACUSA-DOR, em 1964, na Tupi.

Sua ida para a Rede Globo foi em 1967, quan-do José Bonifácio de Oli-veira Sobrinho, o Boni, a

chamou às pressas, para "salvar" a novela ANAS-TÁCIA, A MULHER SEM DESTINO, que estava com audiência baixa, orçamento alto e excesso de personagens.

A solução foi acontecer um terremoto na ilha on-de se passava a trama que matou 100 personagens e deu um salto de 20 anos, recomeçando a história.

A audiência aumentou e Janete conquistou seu

JANETE CLAIR lugar, passando a ser cha-mada anos depois como A Dama dos Nossos So-nhos.

Em 1975, Janete escre-via com Gilberto Braga a novela BRAVO!, quando a censura vetou a novela Roque Santeiro, de Dias Gomes, que entraria no ar no horário das 20 h.

Janete foi chamada para escrever uma tra-ma para entrar no lugar da novela vetada.

Assim surgiu PECADO CAPITAL, onde mora-dores do Catete sofriam com problemas trazidos pelas obras do Metrô.

A novela é considerada um dos melhores traba-lhos de Janete.

EU PROMETO, de 1983, foi o último traba-lho de Janete. Os capítu-los restantes foram es-critos por Glória Perez, com supervisão de Dias Gomes.

Além de radionovelas, telenovelas e casos es-peciais, Janete escreveu um romance - NENÊ BONET, em 1980 e uma fotonovela A MULHER PERFEITA, publicada pela revista Cartaz em 1972, com Francisco Cuoco, ator que foi pro-tagonista de 7 novelas de sua autoria.

Page 13: Rio das ostras 22 11 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 13 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Ser Humano por Juliana Alves

Os Transtornos G l o b a i s d o Desenvolvi-

mento (TGD) são dis-túrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifes-tar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comuni-cação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreita-mento nos interesses e nas atividades.Os TGD englobam os di-ferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.

Com relação à inte-ração social, crianças

com TGD apresen-tam dificuldades em iniciar e manter uma conversa. Algumas evitam o contato visu-al e demonstram aver-são ao toque do outro, mantendo-se isola-das. Podem estabele-cer contato por meio de comportamentos não-verbais e, ao brin-car, preferem ater-se a objetos no lugar de movimentar-se junto das demais crianças. Ações repetitivas são bastante comuns.

Os Transtornos Glo-bais do Desenvolvi-mento também cau-sam variações na aten-ção, na concentração e, eventualmente, na coordenação motora. Mudanças de humor sem causa aparente e

acessos de agressivida-de são comuns em al-guns casos. As crianças apresentam seus inte-resses de maneira dife-renciada e podem fixar sua atenção em uma só atividade, como obser-var determinados obje-tos, por exemplo.

Com relação à comu-nicação verbal, essas crianças podem repetir as falas dos outros - fe-nômeno conhecido co-mo ecolalia - ou, ainda, comunicar-se por meio de gestos ou com uma entonação mecânica, fazendo uso de jargões.

Como lidar com o TGD na escola?

- Crianças com trans-tornos de desenvol-vimento apresentam diferenças e merecem atenção com relação

às áreas de interação social, comunicação e comportamento. Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser in-cluídos em classes com os pares da mesma fai-xa etária.

- Estabelecer rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar re-gras de convívio social são atitudes de extre-ma importância para garantir o desenvolvi-mento na escola. Boa parte dessas crianças precisa de ajuda na aprendizagem da au-torregulação.

- Apresentar as ati-vidades do currículo visualmente é outra ação que ajuda no pro-cesso de aprendizagem

desses alunos. Faça ajustes nas atividades sempre que necessário e conte com a ajuda do profissional responsá-vel pelo Atendimento Educacional Especia-lizado (AEE). Tam-bém cabe ao professor identificar as potên-cias dos alunos. Invis-ta em ações positivas, estimule a autonomia e faça o possível para conquistar a confiança da criança. Os alunos com TGD costumam procurar pessoas que sirvam como 'porto seguro' e encontrar essas pessoas na esco-la é fundamental para o desenvolvimento.

Transtorno Global do Desenvolvimento

Page 14: Rio das ostras 22 11 13

14 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Coisas de Rio das Ostras e do Brasilpor Jussara Leite

*** VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA! Capa dos mais im-portantes jornais do mundo: COR-RUPÇÃO. Onde? Onde? No Brasil! A quadrilha acabou com o PT e sumiu com o nosso dinheiro! Por falar em di-nheiro, por que não se fala onde está o que foi roubado, desviado, usurpado? Por que não se fala em tomar de volta e aplicar corretamente o que nos foi tomado? Resposta: Porque este país não é sério, porque grande parte dos mandatários não é correta, confiável e nem honesta.

*** HERÓI PIZZOLINO: Bem fei-to, adorei, amei, pois só os poderosos inteligentes não sabiam que o que ele fez seria feito! Ele está errado? Que nada! Farinha pouca, o pirão dele es-tá em primeiro lugar! Os poderosos foram muito trouxas ou coniventes?

*** ATRASADINHA: O desfile de modas no Shopping Mariléa levou ao recinto muita gente. Sinal que pode dar certo se a organização melhorar um pouco mais na próxima vez. De-talhe: os sapatos e bolsas da boutique Maria Linda para o verão estão lindos e de bom gosto.

*** HIGIENE MENTAL: O passeio para BH dia 06/12 terá mais uma boa opção! Iremos também à outra feira voltada para o artesanato que inclui novidades trazidas, ou melhor, apre-sentadas por vários outros países. Ain-da tem vagas! Os interessados conta-tem a minha xará no cel. 99277-6140. A galera que vai é muito animada!

*** NOVIDADES: Minha cara Ro-semarie em breve será comerciante. Ela não quis me adiantar qual será o

ramo, porém a sua sócia que está com ela na foto, me adiantou que vou gos-tar! Tomara que o que vem por aí dê certo, pois elas merecem!

*** FAJARDINHO infelizmente ficou dodói com um problema sério no rim. Como já passei por isso, sei o quanto dói. Como ele sumiu do meio artístico e social, só posso esperar que ele já esteja recuperado e informá-lo que não há nada melhor para o proble-ma que umas cervejas estupidamente geladas!!!

*** BETINHO, BETINHO! Se você não der mais para ser secretário ou ve-reador, não se apavore! Vá ser empre-sário da noite e organizador de festas, shows e tudo o mais que seja ligado à música. O Show do MILTON GUE-DES ARRASOU!!! Se não foi o melhor que assisti em Rio das Ostras foi um dos melhores. Aliás, justiça seja feita, pois gostamos também da apresenta-ção do Felipe Evans sempre simpático, porém ele podemos assistir com fre-quência, já o Milton é uma vez na vi-da e outra talvez na morte! Parabéns e obrigada pela oportunidade!!! Agora, não entendi o cunho político, pois pa-gamos para ajudar a APAE, portanto, sinceramente, não esperava o discurso do Fred. Alvíssaras se em breve como foi anunciado pelo rapaz, retornarem os eventos musicais e faço votos que o Ibama e a Feema não mantenham a proibição e permitam o retorno dos musicais nas areias de Costa Azul que aquilo sim foi inesquecível para quem teve o privilégio de participar. Quem se lembra, agradeça ao Gil! Ia me es-quecendo; Sabino, retribua ao seu assecla Fred com um aumentozinho, pois ele fez o dever de casa direitinho!

Page 15: Rio das ostras 22 11 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 15 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 16: Rio das ostras 22 11 13

16 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Socialpor Mark Ramos

por Mark [email protected]

Que alegria poder contemplar mais um evento de sucesso

produzido por Mark Buffet e Decoração em parceria com Cenarium Hall, assinado por Mark Ramos. Aconteceu no último dia 04 de outubro, no espaço de Festas Cenarium Hall uma das noites esperadas por nossos clientes em que a cada dois meses, realizamos noites nomeadas por “NOI-TE DE DEGUSTAÇÃO”. O objetivo destas degustações é mostrar melhor a nossa pro-posta de gastronomia, pro-porcionando ao cliente mais segurança, mais seriedade, sempre na certeza de nossa qualidade e dedicação aos detalhes, num somatório nos quesitos paladar, textura, qua-lidade e beleza.

A gastronomia do Mark Bu-ffet é assinada pelo renomado Chefe Maurício Saes somado ao apoio do Chefe Vinícius Batalha, com único objetivo: somar com toda a produção do Cenarium Hall, levando cada vez mais, variedade, qualidade, diferencial aos mais diversos sa-bores e paladares com resulta-dos cada vez mais satisfatórios.

Gastronomia, um conceito tão abrangente que inclui na

própria palavra outro termo de vasta dimensão: astronomia. De fato, o conceito e a abrangência da palavra, avançam por hori-zontes que vão muito além da cozinha. Envolve uma interven-ção muito maior; a criação de uma atmosfera completa se faz necessária. Assim, o trabalho do Chef, inicia-se na cozinha e termina quando a última vela do candelabro que ornamen-ta o salão é acesa, compondo, assim, todo o Cenarium para a recepção em questão. (Chefe Maurício Saes)

Bem, esta noite marcou mais uma vez a concordância e har-monia entre Buffet/Decoração/Cenarium Hall/Mark Buffet/ Sonorização e Iluminação-Pis-ta de Dança, através de nosso parceiro e amigo DJ Flantana / ao som do mais doce som do Celso Violinos. Vários clientes estiveram presentes e puderam contemplar a nossa mais nova gastronomia, sempre procuran-do atender as necessidades e a realidade de cada cliente que tenha o interesse de montar uma proposta de orçamento co-nosco, portanto, obtemos uma proposta de cardápio extenso que irá atender cada necessida-de. Os convidados passaram por um MENU muito bem elabo-rado pelo Chefe Maurício Saes numa miscelânea de sabores e texturas somados a finalização da degustação também dos do-

ces finos, bolo massa fina e cup-cakes. Vários casais de noivos presentes, pais de debutantes e representantes de formatura puderam contemplar e se en-cantar e entender melhor toda a estrutura que oferecemos, tais como: decoração completa, bu-ffet completo, transfer de noi-va (locação de carro de luxo), segurança, doces e bombons finos, bolos cenográficos, tudo que é necessário para uma re-cepção impecável. O Cenarium Hall possui uma estrutura para atender qualquer evento, con-siderado em nossa região Cos-ta do Sol como referência em

excelência de trabalho nestes segmentos, com um trabalho sempre impecável e luxuoso, vem a cada dia alcançando ca-da vez mais espaço e credibi-lidade neste mercado hoje tão competitivo como o de FESTA! Vale muito a pena comemorar e sonhar! Acesse e confira de per-to nossa estrutura, o que temos para oferecer para fazer do seu sonho, uma realidade! Acesse: www.cenariumhall.com.br <ht-tp://www.cenariumhall.com.br> e se encante!

Fotos: aos olhos de MARK RAMOS

Page 17: Rio das ostras 22 11 13
Page 18: Rio das ostras 22 11 13
Page 19: Rio das ostras 22 11 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 19 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

[email protected]

Casa e Estilo por Alexandre Silva Leal

Papel de Parede:

Essa semana fala-remos sobre Papel de Parede, que e uma

excelentealternativa para de-coração com um grande leque de possibilidades ,oferecen-do praticidade e versatilida-de ,pois possuem diversas opções de cores ,texturas, que combinam com os mais diferentes estilos de casa .

Os homens primitivos, uti-lizavam pinturas para decorar

as paredes de suas cavernas, que ate hoje serve de estudos paraevolução humana pois além de registrar sua historia tinha caráter decorativo,Da pintura das cavernas ou a de-coração de ambientes demons-tra nossa necessidade de ex-pressar nossa individualidade.

O primeiro registro da uti-lização do papel de parede foi na china duzentos anos antes de cristo,sendo feito rudimentarmente de palha de arroz evoluindo poste-riormente para pergaminho

vegetal,Inicialmente as pintu-ras eram feitas a mão pelos ar-tesões, depois evoluíram para grandes carimbos de madeira ganhando cores e motivos, No Brasil a introdução do Papel de Parede aparece com a for-te imigração europeia no final do século passado. Até 1930 ocorreu um pequeno consumo deste produto através das im-portações. Em função dos al-tos custos para trazer o produ-to para o Brasil, o Papel como Revestimento de Paredes foi-ficando esquecido,Por volta de

1960, com a modernização dos processos de produção, redu-ção dos custos e consequen-temente a popularização do revestimento como alterna-tiva para decorar as paredes, amplia-se consideravelmente o consumo do produto na Eu-ropa, Estados Unidos, parte da América Latina e Brasil .

A instalação e pratica e precisa, a cola utilizada não tem cheiro forte não man-cha , a maioria dos modelos de papeis de paredes são laváveis,entre outras alter-

nativas que além do design inovador,apresentam exce-lente durabilidade e a melhor relação custo-benefício.

Então para decorar sua ca-sa , pense em novas possibi-lidades ,novos produtos que como os moveis planejados estão ai para todos, pense nis-so, mas não esqueça de ver a qualidade do produto ,a segu-rança que a empresa te passa .

“A Predilecta Moveis Plane-jados tem uma ampla escolha de soluções de conforto sus-tentável“.

Page 20: Rio das ostras 22 11 13

20 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Nutriçãopor Carolina Eliziá[email protected]

Sempre na Moda Por Valessa Coiffeur

Atuar como manicure e pedicu-re é ter uma profissão que, além de trabalhar com a beleza, trabalha, também, com a saúde das unhas das pessoas. Atualmente, podemos perceber que homens e mulheres estão cada vez mais vaidosos e em busca constante da elevação da au-toestima.

A manicure e pedicure, como uma boa profissional, tem de saber que há milhares de profissionais da área em sua cidade. Portanto, para atrair seus clientes, além do trabalho bem feito e com responsabilidade, ela

Manicure e pedicure

deverá possuir um diferencial. Este quesito, só é conseguido por meio de estudos, aperfeiçoamentos e postura profissional.

Não basta apenas ser uma exce-lente manicure. É preciso estar por dentro das novidades e oferecer às clientes muitas opções. As unhas se transformaram em acessório fashion e a profissional deve ir além das simples 'misturinhas' para uma relação fiel e duradoura.

A Valessa também conta com ex-celentes profissionais da área: Ma-nicures e depiladoras.

Esteatose hepática é o termo utilizado para definir o acúmulo de gordura no fígado. Ela é divi-

dida em dois tipos: a esteatose hepática alcoólica, causada pelo excessivo consu-mo de álcool, e a esteatose hepática não-alcoólica.

Como tratar o fígado gorduroso?A melhor maneira de tratar o fígado

gorduroso é através de uma perda de peso gradual (não se deve perder rápido demais), exercícios físicos e uma dieta direcionada.

·Dieta para o fígado gorduroso: Au-menta o consumo de verduras, legumes e frutas. Fique longe dos alimentos tipo “fastfood”.

·Perda de peso: Uma perda de peso

ESTEATOSE HEPÁTICA OU GORDURA NO FÍGADO

gradual é a melhor maneira de reduzir a gordura acumulada no fígado. Perder muito peso ou rápido demais não é reco-mendado e pode até ser perigoso.

·Exercícios físicos: Se não pratica ati-vidade física, consulte um médico antes de começar. A atividade física deve ser incorporada na vida diária para prover seus benefícios.

·Álcool: Deve ser evitado.

DICAS DE ALIMENTAÇÃO:A proteína não deve ser em excesso já

que pode dificultar o trabalho do fígado ao digeri-la. Portanto, deve-se consultar um nutricionista para balancear a quan-tidade adequada na dieta.

CUIDE DE SEU FÍGADO!!!

Page 21: Rio das ostras 22 11 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 21 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Prova Brasil mede o desenvolvimentoda educação pública em Rio das Ostras

EDUCAÇÃO

A partir des-ta q u i n ta -feira, dia 21, alunos da Rede

Municipal de Rio das Os-tras fazem a Prova Brasil, um sistema de avaliação do governo federal com o objetivo de medir o desenvolvimento do Ensino Básico do País. As provas serão aplica-das na Cidade até o dia 28 para 3.265 estudantes,

sendo 1.843 do 5º ano e 1.431 do 9º ano matricu-lados em diferentes uni-dades de ensino (confira o calendário abaixo). É muito importante a participação de todos os alunos para que seja re-alizado um diagnóstico preciso da educação no Município.

Este ano, pela primei-ra vez, alunos da Rede Municipal de Rio das

Ostras também fazem a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). A prova, que será aplicada também entre os dias 21 e 28, vai medir os níveis de alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática de 1.843 alunos de 20 unidades de ensino. Essa avalia-ção se insere no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Ida-

de Certa (PNAIC) que contou com a adesão da Prefeitura.

A Prova Brasil e a ANA integram o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que, a partir dos resultados ob-tidos, oferece subsídios concretos para a formu-lação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas vol-tadas para a Educação

Básica. Além disso, pro-cura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior com-preensão dos fatores que influenciam o desempe-nho dos alunos.

SAERO - O município conta com o Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras (Sae-ro) que, em sua última edição, avaliou 1.839 alunos do 5º ano e 1.443

do 9º ano do Ensino Fundamental. Os alu-nos do 5º ano tiveram uma média geral de 6,3, sendo 6,9 em Português e 5,7 em Matemática. Já no 9º ano, a média ficou em 5,5, com 6,9 em Por-tuguês e 4,7 em Matemá-tica. As notas superaram a do ano anterior, mos-trando um avanço con-tinuado do aprendizado na Rede Municipal.

Alunos da Rede Municipal participam também da Avaliação Nacional de Alfabetização, realizada pela primeira vez na Cidade

MAURICIO ROCHA

Page 22: Rio das ostras 22 11 13

22 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Festival de Novos Talentos de Rio das Ostras já começou

FESTIVAL

Começou na quarta, 20, feriado do Dia da Consciên-

cia Negra, a 11ª edição do Festival de Novos Ta-lentos de Rio das Ostras. O evento distribuirá até R$ 10 mil em prêmios para os três primeiros colocados. Nesta roda-da, 12 cantores buscarão seu espaço na final. Com o apoio da Fundação de Cultura do Município, os artistas se apresentam a partir das 20h, em um palco instalado em fren-te ao Shopping Village,

no calçadão da rua Rego Barros, no Centro.

Além de também po-der ser premiada, a tor-cida pode ajudar na clas-sificação do cantor. Ao todo, são 36 vozes que buscam ser reveladas ao público de Rio das Ostras e Região. E esse pode ser só o primeiro passo. O evento já revelou nomes que hoje despontam no cenário nacional, como Héverton Castro, que participa do programa The Voice Brasil, na Rede Globo. A sambista Taís Macedo, que hoje

possui uma carreira só-lida, também já fez parte do time.

Para Cosme dos San-tos, presidente da Fun-dação de Cultura apoiar este Festival é dar supor-te para que artistas locais tenham uma oportunida-de de se lançar. “É muito ruim ver um artista sem espaço para se apresen-tar. A gente acredita que com este evento alguns deles possam mostrar seu talento e começar a fazer suas apresentações na região”, conta o pre-sidente.

Evento, que já lançou cantores no cenário nacional, tem apoio da Fundação de Cultura

MAURICIO ROCHA

Page 23: Rio das ostras 22 11 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 23 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

por Iza FreireModa

M eninas, e s t o u In Love c o m a

nova Tendência do momento, Blusas de Guipir! Para quem não sabe o "Guipir é um entrelaçado de pontos com linhas de tecidos delicados, um tipo de renda mais grossa, muito chic.

Quem não lembra dos famosos shorti-nhos de guipir que dominaram a estação passada??? Eles são l indos. Mas agora, as Blusas de Guipir são as que estão do-minando o guarda-roupa das It Girls! As mais famosas são de manga longa. Por se-rem transparentes, a

dica é usar com uma blusinha de alças fi-nas por baixo. O ideal é que seja da mesma cor da blusa ou algu-ma combinação com blusinha branca ou p re t a d e p e n d e n d o da cor da Blusa de Guipir, por exemplo, blusa de guipir verde + blusinha de alça na cor branca, fica lin-do! Para quem gosta de ousar, somente um sutiã basta, mais cuidado com a cor! O chic mal descombi-nado pode virar bre-ga!!!! E nobre".

No f i m d a s e m a -na passada tive um evento que pedia um look mais socia l e elegante. Optei pelo charme comportado

Look Blusa Guipir da saia lápis, e o gla-mour ficou por conta da blusa de Guipir da Calmoni <http://www.calmoni.com.br/>, pela qual estou in love! A nova cole-ção está de capotar!!! Guipir é um entrela-çado de pontos com linhas de tecidos de-licados, um tipo de renda mais grossa, muito chique e nobre. Deixou o look super sofisticado! A dica de styling é colocar uma camisetinha de alças finas por bai-xo da blusa. Escolhi uma na cor preta, em primeiro lugar para dar uma sensação de continuidade à saia, e também, porque o fundo escuro propor-

cionou mais destaque à cor turquesa da blu-sa. Achei que ficou incrível!!! Para com-por a produção, um sapato transparente (está super em alta!) l indo e super con-fortável, e a clutch também transparen-te que trouxe sobrie-dade e modernidade ao look. Espero que essa produção sirva de inspiração para quem precisa ir a um evento elegante, mas não quer optar por um vestido e deseja inovar com elegância. ficadica. O que acha-ram do look?!

Page 24: Rio das ostras 22 11 13
Page 25: Rio das ostras 22 11 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 25 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Fotodepilação e Fototerapias Por Layla Alves

Diferença entre fotodepilação e laser

[email protected]

Todos nós concorda-mos com uma coisa: pelos incomodam bas-

tante! E não é todo mundo que suporta uma sessão de depila-ção com cera. A saída, nesse caso, é resolver logo o proble-ma com a depilação a laser ou com a fotodepilação. Mas, você sabe a diferença entre os dois processos? A luz a laser emite um único feixe que chega até o final da camada da hipoder-me e queima o folículo. A luz pulsada emite vários feixes de ondas, que atingem o começo da hipoderme e do pelo, sendo menos agressivo. Os dois mé-todos são duradouros, porém, depois de um tempo os pelos voltam a crescer, devendo ser feito em média uma sessão de manutenção por ano. Descubra quais as diferenças entre elas

pelos, exceto sobrancelha. A dor é igual à de uma sessão de depilação com cera quente.

Desvantagens: é doloroso e o custo do tratamento é alto. Se o laser não for aplicado por um profissional capacitado, há riscos de deixar manchas e queimaduras na pele.

Fotodepilação

Como funciona: a luz pul-sada não é um laser, mas também utiliza a luz como energia de tratamento. A luz queima o folículo, impedindo que ele cresça novamente. As ondas de luz pulsada ainda permitem fazer outros tipos de tratamentos como fotor-rejuvenescimento, combate a acne e manchas, basta ajustar as ondas na máquina especí-fica.

Vantagens: o método é du-radouro e praticamente indo-

lor. O custo do tratamento sai até 80% mais barato.

Desvantagens: Peles ne-gras ficam mais susceptíveis a queimaduras, assim como as bronzeadas.

Compare e escolha o me-lhor tratamento para se li-vrar dos pelos de maneira duradoura e indolor por um preço justo.

Visite a D’pil Rio das Os-tras e conheça a fotodepila-ção por luz intensa pulsada, ou ligue 2764 1759 e agende uma avaliação gratuita e des-cubra como é ter a pele sem pelos, sem sofrimento do jei-to que você sempre quis.

e escolha a melhor para você.

Depilação a laser

Como funciona: o laser penetra até hipoderme, on-de fica o folículo do pelo, e é atraído pela melanina (res-

ponsável pela cor da pele e dos pelos.). Ele produz um calor intenso que destrói o fo-lículo, impedindo que cresça novamente.

Vantagens: o método é du-radouro e pode ser feito em todas as áreas que contenham

Page 26: Rio das ostras 22 11 13

26 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Educação Infantil Por Teresa Giarolla

Esta necessi-da d e at ua l se dá devido ao fato de pre-

cisarmos estar em sinto-nia com a realidade social que nos cerca. A sociedade hoje é tecnológica, e a es-cola não pode ignorar este fato. Por isso ele precisa conhecer como as tecno-logias funcionam e para que servem, pois assim pode identificar e definir o seu potencial pedagógi-

co e finalmente integrar a tecnologia ao processo pe-dagógico.

"...precisamos estar em sintonia com a realidade social que nos cerca".

Assim, o professor po-de desenvolver a habilida-de de usar o computador e outras tecnologias combi-nadas com uma variedade de estratégias de ensino/aprendizagem de modo a enriquecer a aprendiza-gem dos alunos.

O professor deve apro-priar-se deste conheci-mento porque os objetivos da educação estão relacio-nados com democratização e não com exclusão; com solidariedade e não com preconceito e exploração; com respeito à diversida-de e não com homogenei-zação

Penso que o professor deve apropriar-se deste conhecimento porque os objetivos da educação es-

tão relacionados com de-mocratização e não com exclusão.

A lógica neoliberal do mercado, que é intrinseca-mente excludente, e já do-minou a tecnologia, a usa para atingir seu objetivo de continuar dominando e mantendo os níveis de lu-cro e diferenças sociais que temos hoje.

A escola, especialmente a pública, tem o papel de garantir que a cultura, a

ciência e a técnica não se-jam propriedade exclusiva das classes dominantes. O papel da escola é desmis-tificar a linguagem tecno-lógica e iniciar seus alunos no domínio do manuseio, interpretação, criação e recriação dessa linguagem, democratizando-a.

O CEME desenvolve esta linha de inclusão na socie-dade atual, pois a escola prepara para a vida em prol da dignidade social.

Tutora do CEDERJ pela UNIRIO - Disciplinas Alfabetização/Música e EducaçãoPedagoga com FORMAÇÃO TECNOLÓGICA em Mídias na Educação pela UFRJ/ Por Dentro dos Meios pela SEEDUC / Gestão em EaD pela UFF / TICs pelo PROINFO / Produção de Material Didático para a Diversidade -UFF

O Professor deve ser tecnologicamente

alfabetizado?

Page 27: Rio das ostras 22 11 13
Page 28: Rio das ostras 22 11 13

28 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Inglês sim!English Coaching

Por Márcia Lage

marcialagge@gmail

“Coaching é um processo que utiliza técnicas, fer-ramentas e recursos de di-

versas ciências. Algumas pessoas dizem que Coaching é ciência, mas na realida-de é um cocktail, um mix de recursos e técnicas que funcionam em ciências do comportamento (psicologia, sociolo-gia, neurociências) e de ferramentas da administração de empresas, esportes, gestão de recursos humanos, planeja-mento estratégico e outros.

É um processo que produz mudanças

positivas e duradouras. Conduzido de maneira confidencial, individualmente ou em grupo, o Coaching é uma oportunida-de de visualização clara dos pontos indi-viduais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas.”

Esta definição está no site do IBC Coaching (Instituto Brasileiro de Co-aching). O coaching é uma ferramenta sensacional, que vem sendo descoberta e utilizada por muitos, principalmente no meio empresarial. O processo acon-tece entre as figuras do Coach (quem aplica) e do Coachee (cliente), e pode ser utilizado em várias áreas da vida.

Por que não no ensino? Como Instru-tora de Inglês e Coach (formada pelo INEXH-Instituto Nacional de Exce-lência Humana), acredito que ensinar Inglês utilizando ferramentas de Coa-ching é um caminho para melhor de-senvolver o aprendizado. O que é feito de diferente? É uma aula de Inglês, po-dendo ser individual ou em grupo, mas que vai atender objetivos específicos do aluno, vai trabalhar com metas, traçan-do objetivos específicos, dando prazos e tarefas. O aluno identifica o ponto onde está e coloca sua meta e tempo para atingi-la, e tem suas responsabili-dades dentro do processo. A quebra de barreiras, bloqueios que são comuns no

processo de aprendizagem também pode ser trabalha-da. Tudo é feito no ritmo do aluno, de forma confortável e tranquila.

Buscar novos caminhos, estudar, aprender, desen-volver capacidades, você pode ter o melhor sempre. “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original” - Al-bert Einstein.

Energia Vital Por Dra. Simone Bastos

[email protected]

Hoje vim fa-lar sobre o q u e s o m o s e a s n o s s a s

responsabilidades. Aten-do vários tipos de pessoas com diversos problemas e alterações, e a maioria responsabiliza alguma coisa ou alguém pelo seu sofrimento ou pela sua doença. Será que tem al-gum responsável maior que você mesmo? Difí-cil aceitar ou entender

que tudo que acontece em nossa vida e trajetó-ria somos nós os grandes responsáveis. Para cada caso uma causa, mas que com certeza você é o su-jeito da questão. Se você vive amargurado, triste, insatisfeito e reclaman-do de tudo, sua vida será desta forma. Se você diz que está gordo, preguiço-so, e não consegue mudar isso, você é o fracassado. Assim como se você fuma, bebe, e não dorme direito a decisão foi sua por es-tar neste desequilíbrio.

Temos a liberdade de es-colha para tomar nossas decisões e viver a vida da forma que bem entender-mos, mas quando alguma coisa sai do lugar, dá er-rado, esquecemos que fomos nós mesmos que decidimos. Existem situ-ações que são de difícil controle orgânico, ou de dependências químicas, físicas e psíquicas, mas que sendo avaliadas são conseqüências de suas atitudes. Ninguém está livre te tomar decisões ou escolhas erradas, mas

a partir do momento que temos consciência de tu-do, persistir no erro é..... Claro que precisamos uns dos outros, o ser humano é passível de erro e mui-tas vezes, necessita de ajuda profissional, e es-tamos aqui preparados para executar da melhor maneira nossa profissão, somos uma ferramenta para ajudar a sua mudan-ça e trajetória, mas não podemos fazer nada sozi-nhos, pois a peça mais im-portante de tudo é você, mas um você consciente

com determinação de mudanças. Você que irá dar o primeiro, segundo, terceiro, e todos os outros passos adiante, nós va-mos dar a melhor opção para suas escolhas, lem-bre-se tudo depende de você. Mas toda mudança gera uma mobilização enorme em torno dela, pois saímos da zona de conforto, necessitamos de foco, objetivo e disci-plina. Pense, reflita, e aja de acordo com o que você escolher e achar melhor para você.

Você é o que você vive

Page 29: Rio das ostras 22 11 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 29 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Prefeitura de Rio das Ostras prossegue com investimentos em iluminação públicaA Prefeitura de Rio

das Ostras está dando continuidade às me-lhorias na iluminação

pública da Cidade, visando a qualidade de vida e a seguran-ça de moradores e turistas. As equipes da Secretaria de Servi-ços Públicos estão agora trocan-do as lâmpadas das localidades de Cidade Beiramar e Jardim

Campomar por outras de maior potência.

“Tendo em mente que a ilu-minação pública tem relação direta com o dia a dia das pes-soas, esse trabalho é de extrema importância para a segurança e bem-estar da população”, afir-ma o secretário Gelson Apicelo. O serviço inclui a troca de todas as luminárias dessas localidades.

As lâmpadas, antes de 80 watts, estão sendo substituídas pelas de 150 watts, mais poten-tes e com melhor desempenho. Também estão sendo instaladas luminárias com braços longos, aumentando a área iluminada. O material foi todo recuperado e está sendo reaproveitado, uma grande economia para os cofres públicos.

DIVULGAÇÃO

Page 30: Rio das ostras 22 11 13

30 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Educação por Aline Carvalho de Silveira

Diretora PedagógicaC. I. E Educarte direçã[email protected]

A população em geral tem informação fragmentada so-bre educação. Tenho buscado neste espaço trazer conteúdos informativos para discutir o tema de forma abrangente. Ter a oportunidade de discu-tir tão amplamente educação traz uma certeza: cada um de nós, pessoa física ou jurídica, deveria deixar os interesses particulares de lado e tomar a iniciativa, dentro de sua área de atuação, de discutir a edu-cação no Brasil: nossas con-quistas e nossos resultados. Atuando hoje na rede privada e com alguma vivência de rede pública, (foram quase 15 anos),

entre sala de aula e direção de escolas, pude aprender mui-to. Agora, chegando ao fim de mais um ano letivo, é preciso nos preparar para o encerra-mento, é fundamental plane-jar essas ações e é imprescin-dível “re-planejar” o próximo ano letivo. Um bom exercício é questionar o resultado de cada aspecto do que fizemos: projetos, parcerias, relaciona-mentos, conquistas coletivas e individuais. Analisar serve para transformar nossa prá-tica. Ao mesmo, estamos a pleno vapor com matrículas (renovações e novas). É o de-safio de transposição. Um ano novo letivo chegando sem o outro ter ido embora. É uma angústia saudável de quem entende a dimensão dessa responsabilidade. Por isso,

o momento é propício para ouvir pais (atuais e futuros); alunos; nossos professores; equipe pedagógica; equipe ad-ministrativa; equipe de apoio. Acho que é isso: envolver os envolvidos! É essa dinâmica que mantém vivos e viáveis os projetos pedagógicos sérios. A seguir, algumas dicas:

¦Para nós, educadores ( escola e professores )

1.Avaliem a responsabilida-de nos resultados (dificulda-des e conquistas dos nossos alunos);

2.Avaliem a interação com colegas de atuação profissio-nal.

3.Proponham estratégias e mudanças

4.Reflitam sobre a carreira e a maneira como investiram

Passando o ano letivo a limpo! Só que ele ainda não acabou ...nela

5.Pesquisem novos projetos6.Façam metas a longo, mé-

dio e curto prazos7.Façam uma limpeza em

armários e gavetas: Guarde apenas o que exemplifique questões fundamentais de aprendizagem.

ÌPara os pais em busca de

uma escola de qualidade:1.Conheça a equipe da esco-

la que seu filho estuda ou vai estudar

2.Avaliem sua participação no processo educativo de seu filho (conquistas e dificulda-des)

3.Analisem em família os resultados

4.Incentive seu filho a novas conquistas, de preferência ca-da dia mais amplas

5.Acreditem na parceria escola- família: Isso dará o maior resultado.

6.Busquem uma escola que ensine além da sala de aula.

Para concluir, penso que escola e a família devam in-vestir na “educação da von-tade”. Está mais do que pro-vado que o que nos move não é a inteligência, mas sim, a vontade. Pessoa muito inteli-gente, mas fraca na adminis-tração de sua vontade, não sai do lugar. Mas, alguém de inteligência média, e com alto potencial de domínio de sua própria vontade, atinge seus objetivos com relativa facili-dade. Rumo a 2014!

Page 31: Rio das ostras 22 11 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 31 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Beleza e Saúde por Rodrigo TavaresCURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

EM ESTÉTICA - é a forma mais prática e objetiva para se habilitar à profissão de Esteticista

[email protected]

Após o lançamento de nosso DVD DE PE-ELING, no Congresso Vida Estética, em Botafogo, fomos convidados a participar, já

na semana seguinte, de um importante congresso voltado a médicos e cirurgiões plásticos, promovi-do pela SBMCPE ( Sociedade Brasileira de Medi-cina e Cirurgia Plástica Estética), em Copacabana.

Nessa ocasião apresentamos nossas ideias participando de uma das mesas dos expositores e ministramos palestra e demonstração prática de nosso Peeling Herbal Profundo, que foi o auge de nossa atuação nesse evento.

Diversos médicos brasileiros e estrangeiros se manifestaram com elogios e interesse por nossos cursos e produtos.

A plateia contava com ilustres médicos, in-clusive médico que também é ator global!!!!!

E lá estávamos nós, mostrando que de Rio das Ostras (interior), tínhamos conteúdo para ofercer. Deu certo! Já estamos convidados para diversos eventos e fizemos excelentes parcerias!

Para o próximo ano, já temos uns 14 congres-sos pra paticipar em todo Brasil!!!

E para nossos clientes, estamos trazendo mais recursos cosmetológicos, especialmente para o tratamento de melasmas com despig-mentantes de 4ª geração e peelings de rejuve-nescimento, fotoprotetores inovadores e muito mais!

Mais uma vez, muito obrigado pelo apoio de todos que nos acompanham e incentivam.

Grande abraço a todos os meus leitores.

Estética avançada marca presença no Congresso Brasileiro de Mediciana e Cirurgia Plática Estética

Page 32: Rio das ostras 22 11 13

32 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 33: Rio das ostras 22 11 13
Page 34: Rio das ostras 22 11 13

2 Classificados RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 35: Rio das ostras 22 11 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 Classificados 3 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 36: Rio das ostras 22 11 13

4 Classificados RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 37: Rio das ostras 22 11 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 Classificados 5 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 38: Rio das ostras 22 11 13

6 Classificados RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Imóveis

Charles [email protected]

O USO DO FGTS NA COMPRA DE IMÓVEL

por Charles Oliveira

Hoje em gran-d e p a r t e d e investimentos imobiliários,

os compradores tem a pos-sibilidade de utilizar o FGTS (FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO), como parte de pagamento, sendo que para isso deverá observar algumas condições:

O FGTS poderá ser utili-zado na aquisição de imó-vel residencial urbano concluído:

Na compra à vista, para pagamento total ou parcial do preço de aquisição do imóvel, havendo, nesse úl-timo caso, necessidade de complementação com re-cursos próprios;

Na compra a prazo, com financiamento na modalida-de do SFH, para pagamento parcial do imóvel pretendi-do, havendo ainda a possibi-

lidade de complementação com recursos próprios;

No consórcio de imóveis, para pagamento de lance na obtenção da Carta de Crédi-to ou como complementação do valor da Carta de Crédito para pagamento da parcela de recursos próprios.

Não se pode usar o FGTS nas seguintes operações:

Nova utilização para aqui-sição do mesmo imóvel, an-tes de completados três anos desde a última utilização pa-ra aquisição;

Aquisição de imóvel co-mercial;

Reforma ampliação e/ou melhoria de imóvel residen-cial ou comercial;

Realização de infraestru-tura interna;

Aquisição de lotes e terre-nos;

Aquisição destinada exclu-sivamente à moradia para familiares, dependentes ou terceiros.

Sobre o imóvel:O imóvel deverá estar con-

cluído e destinar-se, obriga-toriamente, a instalação de residência do comprador, cujos recursos do FGTS es-tão sendo utilizados;

O imóvel deverá estar lo-calizado no município on-de o comprador exerça a sua ocupação principal, em município limítrofe ou inte-grante da respectiva região metropolitana, ou, ainda, no município onde o compra-dor comprovar que reside, há pelo menos um ano;

Ser residencial urbano;Apresentar, na data da

avaliação, plenas condições de habitabilidade e ausên-cia de vícios de construção;

Estar devidamente ma-triculado no Cartório de Registro de Imóveis de sua circunscrição.

Do titular da conta vin-culada do FGTS:

Não ser proprietário, usu-

frutuário, cessionário ou promitente comprador de outro imóvel residencial (inclusive apart-hotel resi-dencial), concluído ou em construção:

Financiado pelo SFH, em qualquer parte do território nacional;

No município onde exer-ça a sua ocupação principal, nos municípios limítrofes e na região metropolitana, ou no atual município de resi-dência.

Deverá contar com o mí-nimo de 3 anos de trabalho sob o regime do FGTS. O mesmo será requerido caso o cônjuge também deseje utilizar seu FGTS;

A utilização do FGTS po-derá ser feita por mais de um trabalhador, indepen-dentemente da existência de grau de parentesco en-tre eles, desde que atendam aos demais requisitos para a operação;

No caso de cônjuge: po-

dem ser utilizados os recur-sos, independentemente do regime de casamento, des-de que figurem na escritura como adquirentes do imó-vel;

No caso de União Estável: é permitida desde que possa ser comprovada e que am-bos figurem na escritura co-mo adquirentes do imóvel;

O proprietário (ou cônju-ge) não pode possuir fração igual ou superior a 40% de imóvel residencial, conclu-ído ou em construção.

O FGTS também pode-rá ser utilizado para aba-timento dos valores das prestações e para redução ou quitação do saldo deve-dor de financiamentos na modalidade do SFH.

Lembre-se sempre de procurar a assessoria de uma imobiliária ou pro-fissional credenciados, para ter a certeza de uma boa orientação e um ne-gócio na medida certa.

Page 39: Rio das ostras 22 11 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 Classificados 7 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Construtora Calper alcança sucesso devendas com Nexus Hotel & Residences

O p r i m e i r o e m p r e e n -dimento da

Construtora Calper em Macaé, o Nexus Hotel & Residences, registrou igual suces-so em vendas aos de-mais projetos da em-presa no Rio de Janei-ro. A construtora, que tem em seu histórico a característica de ou-sar quando o assunto é escolha de local pa-ra suas obras, encon-trou em Macaé solo fértil e em menos de um ano vendeu 85% do empreendimento.

Completando 20 a n o s e m 2 0 1 4 , a Construtora Calper segue com a ambição de fornecer soluções inovadoras e integra-das ao desenvolvi-mento imobiliário no mercado brasileiro,

inspirada por padrões de qualidade e tendên-cias internacionais e impulsionada por uma paixão pelo design e pela construção.

Expandindo sua área de atuação - o f o r t e d a e m p r e s a sempre foi o Rio de Janeiro (Barra da Ti-juca, Recreio, Jacare-paguá, Campo Grande e Nova Iguaçu), a em-presa escolheu Macaé por reconhecer cres-cimento próspero e vários projetos de desenvolvimento ur-bano que têm atraído empresas multinacio-nais. Grande parcela dos clientes Calper é formada por investi-dores de todo Brasil, que veem em seus p ro d u t o s s o l i d e z , qualidade e rentabi-lidade.

Nexus Hotel & Residences

A Calper tornou-se uma referência para os investidores e moradores e o Nexus Hotel & Resi-dences é uma forte evi-dência desta realidade.

Lançado em 2012, o Nexus será o primei-ro empreendimento planejado para ser o mais importante ponto de conexão de Macaé com o Brasil e o mun-do. Conceitualmente, o Nexus Hotel & Resi-dences é um comple-xo multiuso integrado, constituído por hotel bandeira Blue Tree, uma das maiores nes-te segmento no Brasil; Centro de Convenções para 450 pessoas; apart hotel; ampla área de la-zer; Centro Comercial com lojas e restauran-

Com obras já iniciadas, o empreendimento tem 85% das unidades vendidas. Aposta alta em Macaé, que aparece no mercado imobiliário como potencial de bons negócios devido ao crescimento próspero

tes; e estacionamento. Coletivamente, esses componentes fornecem aos moradores e visitan-tes do Nexus uma ampla variedade de conveni-ências e serviços, dando uma característica auto-suficiente ao projeto.

O empreendimento Nexus, elaborado em

conjunto com a Constru-tora e Incorporadora Cal-per, está situado no Vale das Palmeiras, próximo aos condomínios Green Place e Vale dos Cristais, e foi concebido como projeto transformador para Macaé, sobrepon-do a todos os desafios de um edifício pioneiro ao

desenvolvimento de uma área de ambicioso cresci-mento da cidade.

As obras já foram ini-ciadas e o estande de ven-das e informações fica na rodovia Amaral Peixoto, no acesso ao Jardim Gua-nabara. Mais informa-ções acesse http://calper.com.br/nexus/

Page 40: Rio das ostras 22 11 13

8 Classificados RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA, 22 A 28 DE NOVEMBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS