rio das ostras 13 06 2014

32

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 10-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Rio das Ostras 13 06 2014
Page 2: Rio das Ostras 13 06 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS2 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 13 a 19 de junho de 2014

EXPEDIENTE - Propriedade: EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e Agências de Notícias • Sede e Parque Gráfico Próprios. Rua: Benedito Peixoto, 90 Centro Macaé/RJ Tel. (22) 2106-6060 - CNPJ: 29699.626/0001-10 • Registrado na forma da

lei • Diretor Presidente: Oscar Pires • Vendas de Publicidade: Felipe (22-21066060) • Diagramação: Cézar Lobo ([email protected]) • Fotos: Wanderley Gil ([email protected]) • Acesse: www.odebateon.com.br • E-Mail: [email protected] • A direção de O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. • Filiado à ADJORI - RJ Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ADI Brasil • ANJ Associação Nacional de Jornais.

RIO DAS OSTRAS

CGU e Prefeitura capacitam na área de controle socialA Controladoria Geral da

União – CGU, em parce-ria com a Prefeitura de

Rio das Ostras, promoveu, de 3 a 5 de junho, a capacitação de representantes da sociedade civil, pelo programa “Olho Vivo no Dinheiro Público”. Cerca de 100 pessoas participaram dos cursos, cuja finalidade foi esti-mular a participação popular na gestão de recursos públi-cos. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre ferramentas de controle social, como a Lei de Acesso à Informação e o Portal da Trans-parência, além de visitar unida-des municipais de assistência social, educação e saúde.

Para o prefeito Sabino, a ini-ciativa se alinha à política da Administração de melhorar a gestão pública a partir da par-ticipação popular.

“A capacitação de represen-tantes da sociedade civil faz parte de nossa estratégia de fortalecer os conselhos muni-cipais e representações sociais, pois entendemos que isso con-tribui para garantir a eficiência e a transparência da gestão pú-blica”, destacou Sabino.

O prefeito recebeu o chefe-adjunto da CGU/RJ, Valmir Gomes Dias, e a coordenadora do Núcleo de Ações de Preven-ção do CGU/RJ, Carla Arêde,

para fazer um balanço sobre as ações. Entre os assuntos tratados estavam os planos de modernização e melhoria dos sistemas de administração e do Portal da Transparência. Os representantes da CGU agrade-ceram a Prefeitura pela parceria e se comprometeram a apresen-tar uma relação de ações a fim de contribuir com as medidas de transparência no Município.

Participaram da reunião as secretárias de Bem-Estar So-cial, Rose Santos, de Educação, Andréa Machado, de Saúde, Ana Cristina Guerrieri, e o secretá-

rio interino de Planejamento, Vladimir Macedo.

Dalva Gracinda, conselheira Municipal da Saúde e do Bem-Estar Social, elogiou a capacita-ção e o esforço da administra-ção em melhorar os serviços à população. “A iniciativa foi excelente. Todos estão contri-buindo, pois é um grande ser-viço e vai ajudar muito Rio das Ostras”, disse.

Já a conselheira do Orça-mento Participativo Jovem, Kívia Barbosa, de 14 anos, ficou satisfeita ao saber que diversas informações da Administração

Pública estão disponíveis para toda a população. “É importan-te saber o que a Prefeitura faz com o nosso dinheiro. Muitas pessoas não sabem que temos acesso às informações. O mais interessante é que no site do Município há diversas informa-ções sobre as contas com acesso livre para a população”, destaca.

OLHO VIVO NO DINHEIRO PÚBLICO O programa existe há 10 anos,

porém foi reformulado, acres-centando uma etapa prática, com a visita a instalações pú-

blicas para simulação de uma fiscalização da entidade. “Rio das Ostras é o primeiro municí-pio do Rio de Janeiro a receber o programa reformulado. Com a simulação, a sociedade tem a possibilidade de saber mais”, explicou Carla Aredes.

O programa Olho Vivo no Dinheiro Público é uma inicia-tiva da CGU para sensibilizar e orientar a sociedade civil orga-nizada sobre a importância da transparência na administração pública, da responsabilização e do cumprimento dos dispositi-vos legais.

CGU promoveu a capacitação de cerca de 120 servidores

MAURICIO ROCHA

Page 3: Rio das Ostras 13 06 2014
Page 4: Rio das Ostras 13 06 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS4 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 13 a 19 de junho de 2014

Cidade marca presença em Festival de TurismoA c o n v i t e d o

Governo do Estado do Rio

de Janeiro, o municí-pio de Rio das Ostras participou do 9º Fes-tival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

A feira tem o ob-jetivo de divulgar as diversidades tu-rísticas do interior do Estado por meio do projeto “Cidades Maravilhosas”. Ao todo, passaram pelo festival mais de 500 agentes de viagens e profissionais da área

de turismo.Durante o evento, a Secre-

taria de Turismo de Rio das Ostras pôde divulgar a nova data do Rio das Ostras Jazz

& Blues Festival, que este ano acontecerá entre os dias 8 e 17 de agosto, e do Ostrascycle 2015, que acontecerá de 26 a 29 de março.

Rio das Ostras divulgou as novas datas do Festival do Jazz e do Ostrascycle

MAURICIO ROCHA

Palestra dá dicas para incrementar setor turismoEmpresários do setor turístico de

Rio das Ostras aprenderam sobre empreendedorismo na última se-

gunda, 9, na palestra “Uma grande opor-tunidade para o futuro da Cidade”. Pedro Bertolucci relatou suas ações de sucesso à frente da administração pública de Gra-mado, no Rio Grande do Sul. Na oportu-nidade, o ex-prefeito disse que é preciso entender que Turismo é um produto que precisa ter valor agregado.

“Vários pontos foram reforçados por nós: a história de Gramado relacionado à colonização europeia, o clima frio que

propõe uma gastrono-mia específica, uma grife, que em nosso caso foi uma bengala de vime, o estilo ar-quitetônico da cidade, a identidade do mu-nicípio, entre outros”, falou Pedro durante a palestra.

Segundo Bertolucci, é preciso sair da zona de conforto e ousar. “Acolher o turista é o ponto principal, por isso oferecemos mui-tos cursos de capacita-ção ao trade turístico e investimos fortemen-te em eventos. Nosso

‘Natal Luz’, por exemplo, começou com uma procissão de lanternas, no ano se-guinte demos um passo a mais e hoje é o evento de sucesso que vocês já conhe-cem. Aqui vocês já têm o Festival de Ja-zz & Blues que é um exemplo de evento reconhecido pela qualidade artística e cultural”, contou.

Para a empresária Lucia Frottén, a palestra a incentivou a investir mais em seu empreendimento. “Muitas vezes a gente desanima, não conseguimos ava-liar se estamos fazendo certo. Vendo es-sa história de sucesso me reafirmo como uma empresária que contribuiu para o desenvolvimento do setor turístico de Rio das Ostras”, contou.

O chefe de gabinete Aldem Vieira representou o prefeito Sabino. “ Pedro Bertolucci é uma das maiores referên-cias de administração pública de suces-so. Tenho certeza de que temos muito o que aprender com ele. Queremos ofere-cer mais oportunidades de capacitação ao nosso empresariado ”, disse Aldem.

A palestra foi promovida em parceria entre a Secretaria de Turismo de Rio das Ostras e o Sebrae, por meio do projeto Rio-Serramar, que tem o objetivo de es-timular o turismo entre as cidades flu-minenses do Litoral (Niterói, Arraial do Cabo, Búzios, Rio das Ostras e Macaé) e da Serra (Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis).

Pedro Bertolucci esteve em Rio das Ostras para falar os empresários do trade turístico

GABRIEL SALES

Page 5: Rio das Ostras 13 06 2014
Page 6: Rio das Ostras 13 06 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS6 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 13 a 19 de junho de 2014

MEIO AMBIENTE

Mudanças climáticas já prejudicam a produtividade agrícola no mundoAlterações nas fases de reprodução e de desenvolvimento de diferentes culturas agrícolas, entre elas milho, trigo e café, já estão sendo causadas pelas mudanças climáticasMartinho

Os impactos dessas alte-rações já se refletem na queda da produtividade

no setor agrícola em países co-mo Brasil e Estados Unidos.

A avaliação foi feita por pes-quisadores participantes do Workshop on Impacts of Global Climate Change on Agriculture and Livestock, promovido pelo Programa FAPESP de Pesqui-sa sobre Mudanças Climáticas Globais. O objetivo do evento foi reunir pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos para com-partilhar conhecimentos e ex-periências em pesquisas sobre o impactos das mudanças climá-ticas globais na agricultura e na pecuária.

“Sabemos há muito tempo que as mudanças climáticas terão impactos nas culturas agrícolas de forma direta e in-direta”, disse Jerry Hatfield, diretor do Laboratório Nacional de Agricultura e Meio Ambiente do Departamento de Agricultu-ra dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês). “A questão é saber quais serão o impacto e a magnitude dessas mudanças nos diferentes países produto-res agrícolas”, disse o pesquisa-

DIVULGAÇãOdor em sua palestra no evento.De acordo com Hatfield, um

dos principais impactos ob-servados nos Estados Unidos é a queda na produtividade de culturas como o milho e o trigo. O país é o primeiro e o terceiro maior produtor mundial des-ses grãos, respectivamente. “A produção de trigo nos Estados Unidos não atinge mais grandes aumentos de safra como os ob-tidos entre as décadas de 1960 e 1980”, afirmou.

Uma das razões para a queda de produtividade dessa e de ou-tras culturas agrícolas no mun-do, na avaliação do pesquisador, é o aumento da temperatura durante a fase de crescimento e de polinização.

As plantas de trigo, soja, mi-lho, arroz, algodão e tomate têm diferentes faixas de tem-peratura ideal para os períodos vegetativo - de germinação da semente até o crescimento da planta - e reprodutivo - iniciado a partir da floração e formação de sementes.

O milho, por exemplo, não tolera altas temperaturas na fase reprodutiva. Já a soja é mais tolerante a temperaturas elevadas nesse estágio, compa-rou Hatfield.

O objetivo do evento foi reunir pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos para compartilhar conhecimentos e experiências em pesquisas sobre o impactos das mudanças climáticas globais na agricultura e na pecuária

PECUÁRIA

Rio Genética reforça rebanho leiteiro do Estado

O Rio Genética, programa da secretaria estadual de Agricul-tura para melhoramento do re-banho e aumento da produção leiteira do estado, já é respon-sável pela introdução de 11 mil animais de alto padrão genético nos plantéis fluminenses. Im-

Programa já investiu quase R$ 50 milhões no financiamento de matrizes e tourinhos

plantado em 2009, o programa vem democratizando o acesso de pequenos produtores a ma-trizes e reprodutores com apti-dão leiteira, financiados através de linha de crédito, com recur-sos do Tesouro Estadual e juros de 2% ao ano.

No último sábado (7), em Bar-ra do Piraí, no Sul do estado, a 27ª edição da Feira de Animais Rio Genética, mostrou mais uma vez porque o programa do governo do Rio de Janeiro

é reconhecido nacionalmente como uma das melhores polí-ticas públicas para fomentar a pecuária de leite no país.

Produtores vindos de diver-sas regiões ofereceram lances para a aquisição das 200 vacas e novilhas da raça girolando dis-ponibilizadas.

De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Alber-to Mofati, o volume de investi-mentos através do Rio Genética, já chega a R$ 50 milhões. Deste

total, R$ 30 milhões são oriun-dos de recursos do Tesouro Es-tadual e o restante de linhas de crédito para a pecuária do Ban-co do Brasil, beneficiando mais de 2 mil produtores.

Estreando em feiras Rio Ge-nética, o pequeno produtor Jua-rez Gomes de Paiva, de Barra do Piraí, tomou conhecimento do programa através da Emater-Rio, empresa de extensão rural vinculada à secretaria estadual

de Agricultura, e decidiu apro-veitar a oportunidade.

“É muito bom poder ter animais como estes no meu sítio. Minha vontade era comprar todos - afirmou, en-tusiasmado com a qualidade dos animais oferecidos e fe-liz com a aquisição de qua-tro vacas girolando, que vão reforçar a produção atual de 60 litros de leite/dia, comer-cializada para um laticínio local”, disse.

Page 7: Rio das Ostras 13 06 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 13 a 19 de junho de 2014 7

Rio das Ostras se prepara para a Copa do Mundo

A Praça São Pedro, onde serão colocados telões, já está decorada para a Copa Verde e Amarelo já começa a tomar conta das ruas do Município

Jogo da seleção brasilei-ra na Copa do Mundo é sinônimo de festa nas

ruas do País. E Rio das Os-tras não vai ficar de fora des-sa corrente. A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer, vai oferecer uma programação especial para que a população entre na torcida pelo Brasil nas parti-das da nossa seleção.

O secretário de Esporte e Lazer, Alberto Jorge, acredita

que Rio das Ostras vai estar em festa. “Uma Copa no Bra-sil é muito importante para o País. É uma oportunidade de confraternização entre as pessoas; essa atmosfera que só o esporte pode proporcionar. Vamos fazer uma bonita fes-ta em todo o país e, como não poderia ser diferente, Rio das Ostras vai estar presente”.

Serão instalados dois te-lões, de 4m x 3m, um dentro da Concha Acústica e outro

na área ao lado, na Praça São Pedro. Uma hora antes de a bola rolar, um DJ vai aquecer a torcida com muita música e animação. A festa continua depois das partidas.

ACESSIBILIDADE

Como a festa é para todos, a Prefeitura vai instalar uma tenda para pessoas com mo-bilidade reduzida permanente ou temporária – idosos, ges-

tantes e pessoas com defici-ência – com cadeiras e telão.

VERDE E AMARAELO NAS RUAS

Às vésperas da Copa, o verde e amarelo da Seleção vai invadindo Rio das Os-tras. As Associações de Mo-radores de Âncora, Cidade Praiana, Nova Esperança, Operário e Recanto, com o apoio da Prefeitura, come-

çaram a enfeitar as ruas do Município.

SERVIÇO

O decreto 976/2014 da Pre-feitura de Rio das Ostras de-terminou ponto facultativo, a partir das 14h, nas repartições públicas municipais, com ex-ceção dos serviços essenciais, como Pronto Socorro, Hospi-tal (adulto e infantil) e Guarda Municipal.

MAURICIO ROCHA

MEIO AMBIENTE

Page 8: Rio das Ostras 13 06 2014
Page 9: Rio das Ostras 13 06 2014

Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 13 a 19 de junho de 2014 9O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 10: Rio das Ostras 13 06 2014
Page 11: Rio das Ostras 13 06 2014
Page 12: Rio das Ostras 13 06 2014

12 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 13 a 19 de junho de 2014 O DEBATE RIO DAS OSTRAS

ÓLEO & GÁS

Produção de petróleo cresce com operação de novas plataformasOs números representam a participação de cerca de 90% da produção nacional, registrada em abril

A produção de petróleo e gás natural registrada pela Petrobras aumen-

tou de 2,323 milhões de barris de óleo equivalente por dia (bo-ed) em abril de 2013 para 2,410 milhões de boed em abril de 2014. Os números representam a participação de cerca de 90% da produção nacional, registra-da em abril, dos campos e reser-vas operados pela companhia.

Como parte significativa deste aumento se deu em concessões do pré-sal, onde a Petrobras ope-ra em parceria, a participação de outras companhias na fatia de produção de petróleo e gás no Brasil cresceu consideravel-mente nesse mesmo período, devido à maturação de projetos que essas empresas têm no país.

Desta forma, o conhecimen-to tecnológico que a companhia desenvolveu nos últimos anos foi fundamental para o aumen-to da produção de petróleo e gás nos campos o¾shore brasi-leiros. Devido a esse expertise, a produção média no pré-sal em abril deste ano, incluído o óleo operado pela Petrobras com parceiros, foi de 411 mil barris de petróleo por dia (bpd), ten-do inclusive registrado recorde diário superior a 470 mil bpd neste mesmo mês.

Em 2013, foram concluídas pela primeira vez na história da estatal nove plataformas em um ano. Essas novas unidades au-mentam a capacidade instalada em 1 milhão de barris por dia.

EXPECTATIVA AINDA

É DE AUMENTO

Entre 2020 e 2030, a pro-dução total de petróleo no Brasil (Petrobras + tercei-ros + governo) será de 5,2 milhões de barris/dia. Des-te total, o pré-sal responde-rá por 3,2 milhões. Já a de-

AGêNCIA PETROBRAS

Em 2006 foi anunciada a descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos, na área de TUPI - hoje campo de Lula

manda média de derivados chegará a 3,4 milhões de barris/dia. O Brasil passará a fazer parte do seleto gru-po de maiores exportado-res de petróleo no mundo. A quantidade excedente de petróleo exportado será de 1,8 milhão de barris por dia.

Segundo a Agência Inter-nacional de Energia, o Brasil será, em 2035, o sexto maior produtor petróleo no mundo, com a participação de 6,1%

no mercado internacional. De acordo com a projeção de agências internacionais independentes (com mode-los próprios de análise), em 2035, a Arábia Saudita con-tinuará sendo o maior pro-dutor mundial com 12,4% do mercado. Em seguida, estarão EUA (2º), Rússia (3º), Canadá (4º), Iraque (5º) e Brasil (6º). Hoje, o Brasil ocupa a 13ª po-sição no ranking dos grandes produtores de petróleo.

Page 13: Rio das Ostras 13 06 2014
Page 14: Rio das Ostras 13 06 2014
Page 15: Rio das Ostras 13 06 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 13 a 19 de junho de 2014 15

CLASSIFICADOSAnuncie: (22) 21066060 [email protected] DEBATE RIO DAS OSTRAS

www.odebateon.com.br/classificados Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 13 a 19 de junho de 2014, Ano IX, Nº 1182 Fundador/Diretor: Oscar Pires

Page 16: Rio das Ostras 13 06 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS16 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 13 a 19 de junho de 2014

Page 17: Rio das Ostras 13 06 2014
Page 18: Rio das Ostras 13 06 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS18 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 13 a 19 de junho de 2014

Page 19: Rio das Ostras 13 06 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 13 a 19 de junho de 2014 19

Page 20: Rio das Ostras 13 06 2014
Page 21: Rio das Ostras 13 06 2014
Page 22: Rio das Ostras 13 06 2014
Page 23: Rio das Ostras 13 06 2014
Page 24: Rio das Ostras 13 06 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS24 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 13 a 19 de junho de 2014

COISAS DE RIO DAS OSTRAS E DO BRASIL por JUSSARA LEITE

Meus leitores e amigos, as fotos e co-mentários sobre os dois aniversários de amigos como a Jussara Mineira e

do empresário Gilvan, vão ficar para a próxi-ma semana, pois hoje as fotos, comentários e agradecimentos estarão voltados para a co-memoração do aniversário do meu maridão Juarez. Em princípio, quero me desculpar com os que não me foi possível convidar, mas prometo que, como a feijoada foi muito elo-giada (o torresminho estava páreo duro com os do Gaguinho), tão logo possa, mesmo sem aniversários a serem comemorados (gosto muito de ter amigos por perto para com eles curtir a vida com música, comidinhas etc, etc, etc.), estarei com muita satisfação in-ventando um motivo para estarmos juntos nos divertindo no repeteco da feijoada na Ca-sa de Festa Magia, da Paola. Desta vez o bolo servido com sorvete também foi elogiado e as bebidinhas feitas na hora arrebentaram! Agradeço a todos vocês que lá compareceram fazendo com que o Juarez se sentisse como um ‘pinto no lixo’. Que me desculpem os de-mais, mas tenho um agradecimento especial à família BALTHAZAR (só faltou o Bruno, mas na próxima ele também estará presen-te) e principalmente à matriarca ZENAIDE que nos fez uma surpresa maravilhosa, pois por ser uma pessoa reservada, não é vista com frequência. Querida, você sabe da minha ad-miração por você em muitos aspectos, mas o principal é você ser mãe do Carlos Augusto e por manter esta família linda sempre unida, fazendo com que todos os intemperes da vida, se tornem passageiros. Parabéns e se a vida nos testa nos dando limões, o que devemos fazer é uma ótima limonada, que contém muita vitamina C e bem geladinha nos refres-ca e nos faz bem. Pela primeira vez Josias e Grace, do jornal Fala Sério (eles são duas gra-cinhas simpáticas e trabalham muito) parti-ciparam conosco da nossa farrinha honesta. Aos que vieram de Macaé, como os queridos Marcos Peruzzi e Fátima, aos que chegaram do Rio e mesmo cansados lá estiveram, aos que estavam trabalhando e deixaram seus afazeres para participarem da nossa alegria, meu muito obrigada. Caso não haja espaço para colocar as fotos de todos que lá estive-ram, semana que vem vocês não vão escapar! Ah, outro detalhe que reputo muito impor-tante é que estiveram presentes AMIGOS de todos os lados políticos, demonstrando que amizade e companheirismo devem es-tar acima de todas as questões divergentes. Zezinho Salvador e Sra., Carlos Afonso e Sra., Aldem Vieira e família, Magno e Sra. ( até agora o melhor secretário desta adminis-tração, e não é por ser nosso amigo de longa data não, ele é bom!) lá estavam em harmo-nia. Parabéns a vocês por não se deixarem contaminar! Gente, a vocês a minha gratidão sincera e, por favor, não se esqueçam de que gratidão é um dos mais nobres e necessários sentimentos para vivermos em paz!

Page 25: Rio das Ostras 13 06 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 13 a 19 de junho de 2014 25

Page 26: Rio das Ostras 13 06 2014
Page 27: Rio das Ostras 13 06 2014
Page 28: Rio das Ostras 13 06 2014
Page 29: Rio das Ostras 13 06 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 13 a 19 de junho de 2014 29

NUTRIÇÃO por CAROLINA ELIZIÁ[email protected]

Para assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo não podem faltar algumas guloseimas.Mas tudo isso pode aca-

bar prejudicando a die-ta e fazendo com que os

quilinhos extras apareçam. As delícias não precisam ser evi-tadas, mas sim consumidas da forma correta e sem exageros.

A pipoca não-industrializa-da é um alimento rico em fi-bras e antioxidantes, apresen-tando portanto propriedades funcionais que são uma ótima opção para o lanche.

Um mix de oleaginosas também é uma boa pedida. As mais indicadas são a castanha-do-pará, amêndoas, castanha-de-caju, amendoim sem sal,

macadâmia, avelã e nozes, que podem ser consumidas junto com frutas secas como o da-masco, a tâmara e uvas passa.

“As oleaginosas são conhe-cidas por promoverem sacie-dade, além de serem ricas em nutrientescomo proteínas, fibras, vitamina E, selênio, zinco, cobre e magnésio. No entanto, por serem muito ca-lóricas, devem ser consumi-das com moderação. Procure consumi-las sem sal ou, se não quiser abrir mão, use-o com bastante moderação.

As bebidas como os sucos naturais, chá gelado e água é a melhor pedida!!!

Page 30: Rio das Ostras 13 06 2014
Page 31: Rio das Ostras 13 06 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 13 a 19 de junho de 2014 31

Pescado será incluído na merenda escolar da CidadePara garantir a inclusão do

pescado na alimentação escolar, segundo prevê o

acordo de cooperação técnica do Fundo Nacional de Desen-volvimento da Educação (FN-DE) com o Ministério da Pesca e Aquicultura, a Prefeitura de Rio das Ostras promoveu uma reunião com os pescadores da Cidade. Durante o encontro, na noite desta terça-feira, dia 10, no auditório da Fundação Rio das Ostras de Cultura, na Praça São Pedro, foram apresentados os critérios de compra de pescado estabelecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Esco-lar (Pnae).

O prefeito Sabino participou da reunião e elogiou a qualida-de do pescado de Rio das Os-tras. “A pesca é uma atividade importante e tradicional em nossa cidade. Priorizando a compra de pescado para me-

renda escolar diretamente dos pescadores locais, garan-tiremos uma alimentação sau-dável e o incremento da renda dos trabalhadores da cidade que vivem da pesca”, afirmou Sabino.

“Toda a equipe técnica da Secretaria de Educação está à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre os do-cumentos necessários para participar da chamada pública para venda de pescados”, disse a titular da pasta, Andrea Ma-chado, aos pescadores.

Estiveram presentes na reunião o diretor do Departa-mento de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, Ronaldo Paes Leme, e o presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cosme dos Santos, além de equipe técnica.

O prefeito elogiou a qualidade do pescado de Rio das Ostras

GABRIEL SALES

Prefeitura inicia estudos para novo concurso públicoA Prefeitura de Rio das

Ostras começou os es-tudos para elaboração

do edital que determinará a data inscrição e o calendário de provas do novo concurso público para atender as ne-cessidades da Administração Municipal. A previsão é de que o cronograma seja liberado no segundo semestre deste ano.

A principio, o concurso atenderá as demandas nas áreas de Saúde e Educação.

Para as demais áreas e car-gos, estão sendo estudados as reais necessidades de ca-da Secretaria. Estima-se que o concurso público seja rea-lizado no primeiro semestre de 2015.

DECISÃO MODIFICADA - O município de Rio das Os-tras obteve decisão favorá-vel junto ao Desembargador Ferdinaldo do Nascimento, que havia decidido dar posse

a um grupo de concursan-dos aprovados para o cargo de procurador. Analisando o recurso, o Desembargador modificou sua decisão, afir-mando a impossibilidade de dar posse a qualquer candi-dato, mantendo coerência com a decisão anterior do Tribunal, por meio da De-sembargadora Norma Sueli, que reconheceu a legitimida-de do Decreto de anulação do VI Concurso Público.

Para as demais áreas e cargos, estão sendo estudados as reais necessidades de cada Secretaria

Page 32: Rio das Ostras 13 06 2014

O DEBATE RIO DAS OSTRAS32 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 13 a 19 de junho de 2014