rio das ostras 18 10 13

40

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 08-Mar-2016

244 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Rio das ostras 18 10 13
Page 2: Rio das ostras 18 10 13

2 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

EXPEDIENTE - Propriedade: EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e Agências de Notícias • Sede e Parque Gráfico Próprios. Rua: Benedito Peixoto, 90 Centro Macaé/RJ Tel. (22) 2106-6060 - CNPJ: 29699.626/0001-10 • Registrado na forma da lei • Diretor Presidente: Oscar Pires • Vendas de Publicidade: Paulo Só (22-9926-6222) • Diagramação: Cezar

Lobo ([email protected]) • Fotos: Wanderley Gil ([email protected]) • Acesse: www.odebateon.com.br • E-Mail: [email protected] • A direção de O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. • Filiado à ADJORI - RJ Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ADI Brasil • ANJ Associação Nacional de Jornais.

O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Começam atividades do curso de formação de policiais

A população de Rio das Ostras ganhará mais duas creches para atendimen-to a crianças de 6 meses a 3 anos. O Município foi um dos selecionados pelo Proinfância, programa do Fundo Nacional de De-senvolvimento da Edu-cação Básica – Fundeb, do Governo Federal para receber recursos para a construção das unidades. A Prefeitura será respon-sável por disponibilizar as áreas e profissionais de Educação. As creches serão construídas em Praia Âncora e Extensão Serramar. O projeto está orçado em aproximada-mente de R$ 3,7 milhões.

O início das obras es-tá previsto para 2014, enquanto a entrega das unidades deve acontecer em 2015. Serão atendidas 240 crianças em horário

integral. Além das duas creches, a Prefeitura e o Governo Federal acertam detalhes para anunciar a liberação de recursos pa-ra a construção de mais uma unidade, cujo local está sendo definido.

MAIS CRECHES – A Prefeitura também está em fase de estudo de área para entrega de projeto em 2014 para a obtenção de recursos do Governo Federal para a construção de mais duas creches.

De acordo com a se-cretária de Educação, Andrea Machado, as cre-ches são importantes pa-ra o desenvolvimento das crianças. "Além da ques-tão pedagógica, a oferta de creches tem relevân-cia social, pois contribui para formação integral da criança. O intuito é cons-truir mais unidades vol-

tadas ao atendimento à primeira infância", afirma a secretária de Educação Andrea Machado.

Atualmente, o Muni-cípio conta com quatro creches públicas que atendem a 522 alunos, de 6 meses a 3 anos de idade, e 17 escolas que contem-plam 3226 alunos de 4 a 5 anos de idade, no seg-mento de Educação In-fantil. Segundo dados do IBGE, de 2012, há apro-ximadamente 7500 crian-ças de 0 a 4 anos de idade residentes no Município.

LOCALIZAÇÃO – No Âncora, a Creche será construída em um ter-reno na Rua 56, próximo ao Condomínio Cláudio Ribeiro. Já no Extensão Serramar, a área escolhi-da fica na Rua 17, no an-tigo depósito da Guarda Municipal.

Visando cons-cientizar os novos policiais

sobre os desafios e o co-tidiano de sua vida pro-fissional, os alunos do curso de formação da 7ª Companhia de Práticas Pedagógicas da PM, em Rio das Ostras, partici-param de uma atividade lúdico-educativa. Nesta quarta-feira, 16, o grupo assistiu, no Teatro Popu-lar, a peça “O Preço de Uma Escolha”, escrita, encenada e dirigida por policiais militares.

O prefeito Sabino pres-tigiou o evento e deu boas vindas aos novos policiais. Ele reafirmou que o Município lu-tou muito para trazer a Companhia Pedagógica,

porque entende a segu-rança como uma res-ponsabilidade de todos. Sabino falou das belezas naturais e das qualida-des de Rio das Ostras, mas ressaltou que, como toda cidade em processo de crescimento, enfrenta alguns problemas, prin-cipalmente relacionados à segurança.

“Esperamos que daqui saiam homens que ve-nham orgulhar a Polícia Militar, pois a sociedade precisa de policiais ho-nestos e que honrem a farda que vestem. Vocês farão história na cidade, como os pioneiros da Companhia”, comentou.

O primeiro dia de atividade contou coma presença do coman-

dante do 32 o Batalhão da Polícia Militar, Co-ronel Ramiro Campos e do coordenador da 7 a Companhia de Práti-cas Pedagógicas, Major Sandro Garcia. O evento deu início às atividades que acontecerão duran-te os próximos meses. A previsão é que daqui a 60 dias, esses jovens iniciem suas atividades práticas no trabalho de patrulhamento de rua.

PEÇA - Os jovens as-sistiram a uma peça, escrita e dirigida pelo sargento Sidney Guedes, que trata o dia a dia de um policial que optou pelo mundo do crime. De acordo com o diretor, o espetáculo já faz par-te da grade curricular de

formação dos novos po-liciais. O Grupo “Disse Que” foi criado em 2010, e até agora cerca de 35

mil policiais já assisti-ram a peça. O grupo já percorreu vários muni-cípios do Rio de Janeiro

e se apresentou no Pa-raná e em Mato Grosso, que incluiu a encenação no curso daquele estado.

MAURICIO ROCHA

População de Rio das Ostras ganhará mais duas creches

Page 3: Rio das ostras 18 10 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 3 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Formação Profissional Por Luciana Leal

Qu a n d o c o m e -çamos a estudar um novo idioma,

uma das nossas maiores dificuldades é a oralidade, ou seja, começar a falar. Sabemos que a qualidade da oralidade é importan-tíssima para o aprendi-zado efetivo de uma nova língua. Existem algumas práticas que podem contri-buir muito para que se fale “bem” um novo idioma.

Primeiramente, é im-portante aprender a pen-sar no idioma, ou seja, se você estuda inglês precisa aprender também a pensar em inglês. A influência da nossa língua materna no

Aprendendo um novo idioma

aprendizado de uma se-gunda língua muitas vezes atrapalha o desenvolvimen-to na hora de utilizar oral-mente o idioma que está estudando. Quando inicia-mos o aprendizado de um novo idioma sempre o asso-ciamos ao português, ten-tando traduzir tudo o que aprendemos para a nossa língua materna, pensando que dessa forma, fica mais fácil entender a nova lín-gua. Se tentarmos traduzir tudo que escutamos, a prá-tica oral fica bem mais len-ta, dificultando a fluência e o entendimento do novo idioma.

Ao estudar um novo idio-ma pense que toda língua tem um RITMO! Para falar bem uma nova língua te-mos que OUVIR a “músi-

ca” da língua, e tentar falar no ritmo dela. Querer falar uma nova língua no ritmo e melodia da nossa língua materna só piora a quali-dade da comunicação. Lín-guas são faladas em uni-dades de som. Não se fala uma palavra por vez, como na leitura, e sim, conjuntos de palavras e seus respec-tivos sons.

No SAYS - Centro de Ensino o ensino da língua é trabalhado de maneira descontraída e atraente, tornando suas aulas ricas em conteúdo com foco na prática oral. A metodologia do SAYS visa fazer com que o aluno utilize seus princi-pais sentidos no momento do aprendizado, ou seja, ele ouve, fala, vê e escreve tudo o que é aprendido através

dos recursos multimídia, dos quais estimularão a capacidade de aprendiza-do do aluno. No SAYS você também pode contar com nossas atividades extras gratuitas: Aulas de Conver-sação, Encontros Musicais,

Sessões de Cinema e Aulas de Apoio, enriquecendo o conteúdo aprendido. O SAYS preocupa-se em sa-tisfazer seus alunos garan-tindo um aprendizado de sucesso! Fale certo, Fale SAYS!

Page 4: Rio das ostras 18 10 13

4 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

por Pr. Fabio M. Martins

[email protected]

“Refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23.3)

Teologia & Vida

O salmista no verso desta-que nos convida a abando-narmos três tipos de pesos que podem assolar nossa vida: o peso do desespero, da culpa e da arrogância. Depois de falar sobre o su-premo pastor e a confor-tável segurança que temos em Deus, Davi nos conduz numa trilha de esperança.

Quando ele diz “refrigera a minha alma”, Davi pede para que o Supremo Pastor o livre do peso do desespero. Jesus é especialista em res-taurar a esperança da alma. Quando estamos numa selva perdidos e chega nosso sal-vador, nós ficamos tranqüi-los, mesmo ainda estando na selva. Nossa solidão diminui porque temos companhia; nosso desespero decresce porque temos uma visão; a confusão se dissipa porque temos direção. Quando es-creve o Salmo 121, o autor retrata algo parecido: “Elevo os olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O

meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra” (v. 1-2). A agonia de uma alma em desespero é minimizada quando confiamos n’Ele. Se você precisa de refrigério, faça como o salmista, bus-que alento em Deus.

Em seguida Davi registra: “Guia-me pelas veredas da justiça”. Um homem em cul-pa não caminha, se arrasta; em culpa vivemos atribula-dos e como fugitivos. Ape-nas Cristo pode nos tornar justos e retos para compare-cermos à presença de nosso Deus. Na carta aos romanos Paulo registra: “não há um homem justo sequer” (Rm

3.10). Quem pode apontar o dedo?; Quem pode atirar a primeira pedra?; Quem, por mais correto que seja, não tem sobre si o peso de alguma culpa? Apenas Deus é justo. Seus decretos são justos (Rm 2.5); Suas exigên-cias são justas (Rm 8.4); Seus atos são justos (Dn 9.16). Disse Daniel: “Justo é o Se-nhor, nosso Deus, em todas as suas obras que fez” (Dn 9.14). O que fazer então se Deus é justo e perfeito e nós pecadores? Sigamos a reco-mendação do sábio: “O que encobre a sua transgressão, jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcança-rá misericórdia. Feliz o ho-mem constante no termo do Senhor; mas o que endurece o coração cairá no mal” (Pv 28.13-14). A vereda da justiça nos leva para a cruz de Cris-to, e lá não há mais culpados.

PESOS QUE NÃO PRECISAMOS CARREGAR!

Por fim, o autor deseja abandonar o peso da arro-gância quando clama pelo Nome do Senhor. Provérbios 16.5 registra que “abomina-ção é para o Senhor todo al-tivo de coração” e ainda que “a soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a que-da” (Pv 16.18). Deus odeia a arrogância. Não temos nada para nos orgulhar: temos descanso, salvação, bênçãos e um lar no céu – e não fi-zemos nada para merecer isso. Devemos parafrasear João Batista e lembrar que “é necessário que ele cresça e eu diminua” (Jo 3.30).

No Pai somos livres de todo peso extra; n’Ele somos alivia-dos, confortados e consolados. Sigamos Seus caminhos; bus-quemos Sua justiça; e nos ale-gremos em Sua presença.

Page 5: Rio das ostras 18 10 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 5 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Fundação de Cultura festeja 16 anos com Teatro lotado

Música, dança e canto fize-ram parte da

programação que cele-brou os 16 anos de cria-ção da Fundação Rio das Ostras de Cultura. O público lotou o Tea-tro Popular do Municí-pio, na noite desta sex-ta, 11, para prestigiar as apresentações da Cia de Dança Balé Baía Formo-sa e de alunos dos cur-sos técnicos do Centro de Formação Artística. Os espetáculos também comemoraram os 10 anos da Cia de Dança e do Teatro.

Ao final do evento, o presidente da Fundação de Cultura, Cosme dos Santos, convidou os ser-vidores e alunos de cur-sos técnicos a subirem ao palco para participar de uma homenagem. O presidente aproveitou o momento para falar sobre a importância do resgate das origens do Município.

“Se voltarmos no tem-po, veremos o quanto a Fundação foi impor-tante para o desenvol-vimento de Rio das Ostras. O resgate da história dos primeiros habitantes estão im-

pressos nas atividades durante esses anos de Fundação.A descoberta do registro do Sítio Ar-queológico Sambaqui da Tarioba e a Casa da Cultura Bento Costa Junior remetem nossa população diretamente às suas origens. Preci-samos agradecer pela criação desses espaços, que resgatam a cidada-nia do riostrense”, rela-ta Cosme dos Santos.

A secretária de Turis-mo, Carla Ennes, repre-sentou o prefeito Sabino e disse que a Cultura e o Turismo caminham juntos. “Somos um ca-samento perfeito. Pre-cisamos andar de mãos dadas, pois é por meio de nós que a cidade bus-ca seu desenvolvimento artístico cultural”, con-tou.

A apresentação teve início com as bailarinas da Cia de Dança Balé Baía Formosa. Depois de uma performance sobre aquecimento cor-poral, as meninas mos-traram um "mix" das melhores coreografias de dança contemporâ-nea executadas entre os 10 anos da criação da Cia. Em seguida, o

grupo mostrou temas do seu repertório, com destaque para a história da Cinderela.

“Uma emoção indes-critível. Passou um fil-me em nossa mente ao ver o quanto avançamos nestes anos. Muito me honra saber que fomos a primeira companhia de Rio das Ostras e que já estamos na estrada há 10 anos. Esta Cidade merece o que há de me-lhor em arte, pois temos um público fiel”, conta Nora Kholki, diretora da Cia.

Em seguida, alunos do Centro de Formação Ar-tística de Dança, Música e Teatro, da Fundação Rio das Ostras de Cul-tura, executaram peças musicais com violão, flauta, piano e voz.

Para a professora Cláudia Veras, Rio das Ostras deve ser aplau-dida de pé em relação às artes. “Todas as se-manas temos espetá-culos aqui no Teatro Popular com preços populares e às vezes até de graça. Um in-vestimento importan-te para o lazer e o en-tretenimento de nossa população”, conta.

GABRIEL SALES

Page 6: Rio das ostras 18 10 13

6 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

GABRIEL SALES

No mês no qual é comemo-rado o Dia do Professor, a Casa de Educação de Rio

das Ostras preparou uma programa-ção especial e variada, que começa sempre às 19h30. Nesta quarta-feira, 16, haverá apresentação de esquetes e jogos teatrais encenados por ato-res da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Na quinta-feira, 17, será realizado um chá literário seguido pelo lançamento do livro “Jogos para uma aprendizagem significativa”, da professora Márcia Lisboa, servido-ra municipal. Todos os eventos têm entrada franca.

Iniciada no dia 1º de outubro, com poemas declamados por Juliana Ra-mos, coordenadora do Programa de Leitura da Casa da Educação, a ho-menagem ao professor conta com várias atividades. No dia 10, todos os educadores foram convidados a entrar na grande Ciranda coman-dada pela professora de Artes Anna Rosaura Trancoso.

A programação prossegue no dia

Programação especial homenageia professores

18, sexta-feira, com Noite de Talen-tos, reunindo performances de pro-fessores da rede municipal. Fechan-do o mês de homenagem, no dia 22

acontecerá o show de Marcia Costa, ex-aluna do Centro de Formação Artística da Fundação de Cultura, e, no dia 24, show de chorinho do

grupo Coletivo Só Pra Moer.O endereço da Casa da Educação

é Rua Araruama, 86, Centro. Tele-fone para informações: 2771-6448.

Dia Estadual de Leitura foi festejado na CidadeA garotada de Rio das Ostras teve

mais que o Dia das Crianças para comemorar no último sábado, 12. A data, que também marca do Dia Estadual da Leitura, ganhou uma programação cultural dedicada a crianças e jovens, com oficinas de desenho, dança circular (uma dan-ça folclórica baseada nos elementos naturais) e o lançamento do livro “Tagarela, o Livro falante", de auto-ria da pequena Lethícia Lemos, de 8 anos, que lançou sua obra ao lado do avô, Ubirajara Lemos.

Entre muitas brincadeiras, um grupo optou por comemorar a data no Ponto de Leitura da Casa de Lei-tura Casimiro de Abreu. O adoles-cente Yuri Isidoro, de 15 anos, disse que desde cedo adquiriu com seus pais o hábito pela leitura, pela qual viaja no enredo das histórias, além de ampliar seus conhecimentos.

E o fascínio pelas letras pode co-meçar cedo, como mostraram os pais que levaram os pequeninos, de 2 anos, para participar das ativida-des de dança.

"Se eles começarem desde cedo a ter um tempo para ler, no futuro esse hábito fará parte do cotidiano",

explica Cléo Furtado, organizadora da dança circular.

Já a professora Adriana Izidoro, co-ordenadora do Ponto de Leitura, la-mentou que no País cerca de 70% da população é formada por analfabetos funcionais, reflexo da falta, principal-mente, do hábito de leitura. Mas ela

comemora que aos poucos esse com-portamento vem mudando.

Adriana elogia o trabalho da Ges-tão Municipal no setor da Cultu-ra, que vem apoiando iniciativas como o Ponto de Leitura. Criado há quatro anos, a entidade não ti-nha um espaço em Rio das Ostras

para trabalhar com a população, o que foi conquistado neste ano. Ela ainda destacou o projeto de Lei no 5611,de 2009, do então deputado e hoje prefeito, Sabino, que instituiu o 12 de outubro, como Dia Estadu-al da Leitura, assim como a Semana Estadual da Literatura .

O

GABRIEL SALES

Page 7: Rio das ostras 18 10 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 7 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Uma das causas que mais dificulta a evo-lução consciente do

ser é a personalidade, com sua característica tensão egoísta. O homem nasceu para ser al-go mais do que é e, para isso, é indispensável que ele saiba constituir-se em um homem verdadeiro, em um ser huma-no que honre a sua espécie, e seja para os demais um exem-plo de virtudes, cuja realiza-ção superior se torne inques-tionável.

A mente não deve jamais entreter-se em pequenezas que lhe roubam o tempo; há de elevar-se o entendimento e focalizar tudo que seja impor-tante e mereça ser observado; em resumo, onde se possa descobrir algo que enriqueça

seu acervo interno. Existe no mundo uma

quantidade de tipos psicoló-gicos iguais, de idênticas ca-racterísticas, como se fossem feitos em séries. Assim, por exemplo, há os crédulos, que tudo admitem sem raciocinar, e os incrédulos que, racioci-nando ou não, nada admitem; os acentuadamente egoístas, os charlatães, os trapaceiros empedernidos, os servis, os néscios, os que discutem, e muitos outros. Naturalmente que nos tipos compreendidos em cada série existe ainda uma variedade imensa, que distingue um do outro.

É indispensável que saiba constituir-se em um

homem verdadeiro, em um ser humano que honre a

sua espécie.Pois bem, a Logosofia trata

de criar novas séries de tipos psicológicos, com mentes adestradas que, eliminando as características negativas, possam manifestar as altas qualidades latentes no ser. É uma tarefa grande, na verda-de, a de dotar a mente huma-na dos elementos necessários para que seja uma realidade a existência destes novos ti-pos psicológicos, altamente superiores aos comuns em inteligência, em moral e em sentimentos. Sem dúvida, é possível observar já quantas mudanças o ensinamento operou na alma de muitos, os quais irão perfilar-se depois como exemplos destacados de seu poder transformador.

O conhecimento logosófico

vai dirigido à mente, porque é nela onde se elaboram os elementos com que cada um há de atuar em seus diversos campos de ação; onde se de-senvolvem as energias; onde se orienta a vida; onde se fa-cilitam à razão todos os recur-sos para que julgue, e de onde se levam ao coração todas as satisfações que o homem ex-perimenta quando começa a saber de verdade. É como se surgisse no interno do ser uma nova vida extraída das próprias profundezas da ve-lha vida, já que experimenta a imanência de algo superior a ele, de algo que se identifi-ca com seu sentir e, ao mesmo tempo, transparece em sua própria consciência, como uma esperança extensa e in-timamente concebida.

A vida humana não pode jamais se circunscrever ao simples fato de existir, porque então seria similar à vida ve-getativa dos animais; ela tem uma missão a cumprir: a de superar-se, conquistando pal-mo a palmo os tesouros que a Sabedoria Universal guarda em seu seio e oferece àqueles que são dignos de possuí-los, isto é, àqueles que avançam para eles dignificando-se e mostrando a regularidade de um processo conscientemen-te realizado.

É indispensável que saiba constituir-se em um homem verdadeiro, em um ser huma-no que honre a sua espécie.

Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)

O homem nasceu para ser algo maisbr - (22) 9809-8112 - www.logosofia.org.br

Page 8: Rio das ostras 18 10 13

8 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

por Iza FreireModa

Trabalho de missão

Um dia uma criancinha,conversando com o Senhor:Gostaria de saberque futuro me reservou?

Conhecimento tu terás,contribuirá com o futuro.Sempre se doando,tu serás o meu orgulho

Mas no palco da vida, nem tudo será igual.Um será coadjuvante,o outro papel principal.

Estudarás a vida inteira,para passar conhecimentos,terás que se dedicar,a eles a todo o momento.Crianças, jovens e adultosdeles a cuidar,fazendo de tudo uma arte,e conhecimento a aplicar.

Um dia tu serás confidente,bandido ou mocinho tu serás,caminhada de flores e espinhosmas tu nunca desistirás.

Um dia dirás que é castigo,

logo voltará atrás,sabendo que o reconhecimentonem sempre tu terás.

A profissão que terás, exigirá alma e coração,será caminhada de provas,e de resignação.

Missão essa destinada,pelo Nosso Criador,tu terás papel principalTu serás um professor.

Luzia Teixeira

Hoje o post é uma con-tinuação do assunto sobre o que será tendência para a primavera/verão 2014. Como já havia falado no post anterior, por se tra-tar de um assunto mais extenso, eu o dividi em partes. Por isso, hoje da-rei continuidade. Ah , só lembrando que quem não viu a 1ª parte deste post sobre Tendência Prima-vera Verão 2014 poderá ver no link:<http://www.makeemoda.com.br/mo-da/tendencia-primavera-verao-2014/>. E vamos ao que interessa?!

A estampa tropical é uma tendência que vem forte por aí, com flores gi-gantes e coloridas, estam-pas de animais e de folha-gens. Acho essa estampa

também a “cara” do verão. Super colorida, em tecidos leves e frescos, essa ten-dência sempre aparece com versões diferentes a cada ano, mas sem perder a identidade, afinal mora-mos em um país tropical e o verão pede isso né?

A tendência Classic Geo (estampa geométrica e cortes assimétricos) traz tecidos mais estrutura-dos, estampas e modela-gens clássicas, fazendo desta tendência o “auge” da elegância. Cortes as-simétricos e formas geo-métricas, sejam na estam-pa ou no formato mesmo da peça, são a identidade desta tendência. E aliados ao Classic Geo está a du-pla Black&White, que fez sucesso no inverno (prin-

Olá meninas!!! Tudo bem?

[email protected] - Facebook-Beleza Tropical Holiday

cipalmente com listras) e continua também no ve-rão! Eu amo essa dupla. Afinal, o pretinho básico e a elegância do branco

sempre completam nos-so guarda-roupas, não é mesmo meninas?

Meninas, fiquem liga-das porque as tendências

não acabam por aqui!! Lo-go postarei a 3° e última parte deste post!

Separei alguns looks relacionados abaixo com

essas tendências para servir de inspiração pa-ra seus guarda-roupas de verão!

Estampas

As estampas do verão 2014 serão, sem dúvi-da, a principal aposta da estação. Entre elas destacam-se: as azule-jo português, as florais e os motivos étnicos com variações de cores e tamanhos. As listras, nas cores azul e branca, também estarão muito fortes. Para o trabalho, evite looks inteiros es-tampados, assim como as calças. Opte por es-tampa nas camisas, pois é sempre a melhor pe-dida.

Page 9: Rio das ostras 18 10 13
Page 10: Rio das ostras 18 10 13

10 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

[email protected]

María Caro-lina Josefi-na Pacanins

y Niño, mais conhecida como Carolina Herrera (Caracas, 8 de janeiro de 1939) é uma estilista ve-nezuelana radicada nos Estados Unidos. Basea-da em Nova York desde 1981, em toda a década de 1970 e 1980 foi no-meada uma das mulhe-res mais bem vestidas do mundo. Seu império cresceu rapidamente e de forma constante. Ela passou a vestir Jacqueli-ne Kennedy Onassis nos últimos 12 anos da sua vida. Herrera é casada com Reinaldo Herrera Guevara, um editor da revista Vanity Fair, com quem tem duas filhas. Ela era casada ante-riormente com Guiller-mo Behrens Tello, com quem tem duas filhas também. Suas filhas são Mercedes, Carolina C. Villaquiran, Ana e Pa-tricia.

Aventurou-se na car-reira de perfumes no ano de 1988 com o no-me de Carolina Herre-ra. Em 2008, foi feita uma comemoração para a estilista em São Pau-lo pelos 20 anos de seu primeiro perfume, Ca-rolina Herrera. Ainda no ano de 2008, ganhou o prêmio Geoffrey Bee-ne pelo conjunto de sua obra do Conselho de Es-tilistas da América. Em 2011 desenhou o vestido de casamento para Bella Swan, para o filme A Sa-ga Crepúsculo: Amanhe-cer - parte 1.

Carolina Herrera co-meçou também a fazer coleções de vestidos de

Quem é Carolina Herrera?

Aroma e Sedução por Ellen Carvalho

1991; e o 212, uma das fragrâncias de maior su-cesso da grife, inspirada num estilo vanguardista nova-iorquino e lançada em 1997. Seus primeiros perfumes se transforma-ram, em menos de uma década, em verdadeiros clássicos do mundo das fragrâncias e continuam atuais como no dia de seus lançamentos.

noiva, mas foram os perfumes que contribu-íram para divulgar o seu nome no mundo inteiro, quando a empresa es-panhola de perfumaria Antonio Puig criou o fa-moso perfume feminino CAROLINA HERRE-RA. A partir deste mo-mento a estilista cons-truiria um verdadeiro império que se conso-lidou com lançamen-to de sucessos como o Herrera for Men, pri-meiro perfume mascu-lino da marca, inspirado nos dois homens com principal participação na vida da estilista, o marido Reinaldo Her-rera e o pai Guillermo Pacanins, lançado em

Page 11: Rio das ostras 18 10 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 11 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Itinerários de linhas mudam para atender moradoresCom o objetivo de melhorar o

atendimento à população, a Pre-feitura promoveu mudanças nos itinerários das linhas 5 (Recanto / Jardim Bela Vista) e 7 (Praia Mar / Cidade Beira Mar) do Transporte Complementar do Município.

Na linha 07, as vans passarão pe-la Avenida Serramar, em Extensão Serramar, para atender aos mora-dores do local. Já na linha 05, as mudanças foram realizadas no trecho que entre Jardim Bela Vis-ta e Costazul.

“A mudança na linha Serramar vi-sa trazer mais conforto e segurança a população que mora no local, con-forme solicitado por moradores em audiência com o prefeito.

Já na linha que atende Jardim Bela Vista, procuramos resolver um problema, simplificando o trajeto entre esta localidade e Costazul, além de estabelecer que a linha seja circular. As re-clamações por causa de atraso das vans, que eram constantes, diminuíram cerca de 90%”, ex-plica o secretário de Transpor-tes Públicos, Edson Pereira.

As alterações foram publica-das nas resoluções 09 e 10 da Secretaria Transportes Públi-cos, Acessibilidade e Mobilida-de Urbana, no Jornal oficial nº 656. Os novos trajetos estão em período de teste, desde o início do mês, pelo período de 30 dias. As

GABRIEL SALES

Prefeitura promove orientações no Dia do ComércioFuncionários da Coordenadoria

de Fiscalização – Comfis e do Pro-con estiveram nesta terça, 15, Dia do Comércio, na Praça José Pereira Câmara, no Centro, para um traba-lho informativo junto à população. Os servidores distribuíram cartilhas explicando que é o Boletim de Ocu-pação e Funcionamento, sem o qual o empreendimento não pode exercer suas atividades. A equipe do Procon aproveitou para tirar as dúvidas a respeito dos direitos e deveres tanto dos proprietários de estabelecimen-tos comerciais, quanto dos consumi-dores.

“Esse documento é um boletim sa-nitário, que é reavaliado anualmente por nossa equipe. Ele é emitido pela Comfis que depois, ao longo do ano, percorre as lojas para verificar se o local está cumprindo as exigências legais. Entendemos que este serviço contribui para o bem-estar da nossa população”, conta Jorge Carvalho, subsecretário de Postura.

Os impressos foram entregues para motoristas, pedestres e comercian-tes. Fiscais da Comfis e advogados do Procon fizeram orientações sobre as medidas de proteção de um esta-belecimento como, por exemplo, no caso de comércio de alimentos, esses devem estar distantes de áreas sob risco de enchentes ou de poluição ambiental.

Moradora de Nova Cidade, Raquel de Oliveira elogiou a iniciativa. “Eu frequento alguns quiosques porque

eu conheço os serviços e confio. Mas agora, com toda esta explicação, eu percebo que a Prefeitura se preocu-pa com nossa saúde. São pequenas ações, como a higiene e a utilização de touca nos cozinheiros, que fazem a diferença”, conta.

Dona de uma cafeteria no Cen-tro de Rio das Ostras, Alexandra Klen conta que a cada inspeção ela aprende um item diferente. “Tenho tudo em dia, o atestado de saúde dos meus funcionários, equipamentos de rotina como luva e touca. Isto eu aprendo com cada visita da equipe

da Comfis”, explica.Segundo Jorge Carvalho, Rio das

Ostras tem mais de 10 mil estabele-cimentos comerciais e a Prefeitura busca fiscalizar rigorosamente todos eles. “A gente dá um prazo de 10 dias para o proprietário fazer as mudan-ças necessárias e, depois, voltamos para conferir se fomos atendidos”, conta.

PROCON – Durante todo o dia, cinco advogados do Procon ficaram à disposição do público em um es-tande na Praça José Pereira Câmara. O objetivo foi tirar dúvidas da popu-

lação em relação a seus direitos ao frequentar um restaurante ou uma lanchonete.

“É direito de todos saber se o lugar que frequenta está em dia. Também é nosso dever informar ao comerciante as normas para estar de acordo com o Boletim”, conta Luciana Oliveira, coordenadora executiva do Procon.

Mais informações podem ser obti-das na Coordenadoria de Fiscaliza-ção, localizada na rua Jane Martins Figueira, Nº 1273, Jardim Mariléa, ou pelo telefone 2764-6891.

MAURICIO ROCHA

Page 12: Rio das ostras 18 10 13

12 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Literatura por Leda Ferreira

Eng.Segurança TrabalhoConsultor/InstrutorPerito Judicial [email protected]

Existem peque-nas medidas simples, mas ex-

tremamente relevantes para proteção do meio ambiente, como por exemplo:

N o t r â n s i t o : u s e transporte coletivo; exija das autoridades expansão e aperfeiço-amento do conforto e da segurança do trans-porte público; nos tra-jetos curtos, caminhe ou ande de bicicleta (não poluem e fazem

bem à saúde); se for adquirir um automó-vel, prefira os modelos flex; dirija em veloci-dade moderada; use o ar condicionado o mí-nimo possível; prefira veículos urbanos de pequenas dimensões e baixo consumo; parti-cipe dos programas de carona solidária.

Em casa: tome ba-nhos mais curtos (você irá economizar água e energia); substitua o ar condicionado por ven-tilador; não compre produtos aerossóis à base de Clorofluorcar-bonetos (CFC); dis-pense embalagens de isopor; reduza a quan-tidade de produtos de

limpeza e higiene no dia a dia; guarde o óleo usado e entregue em locais que o armaze-nem para descarte ade-quado - não o derrame na pia; junte louça e roupa suficiente para usar a carga máxima das máquinas de lavar; troque as lâmpadas

comuns para as flu-orescentes; só guarde na geladeira alimentos tampados; espere os alimentos esfriarem antes de guardá-los na geladeira; investigue frequentemente vaza-mentos e os conserte de imediato; na lim-peza do carro, use um balde com água, em lugar de mangueira;

varra e passe um pano úmido ao limpar o piso, para evitar a

lavagem; opte por embalagens de forma-to maior para produtos de uso constante, ou se a família for numerosa.

No consumo: adqui-ra produtos de madei-ra certificada ou de reflorestamento; leve um carrinho de feira ou sacolas de lona para as compras; só adquira eletroeletrônicos com o selo do PROCEL, que informa o consumo de energia e aponta os mais eficientes; apro-veite talos, folhas e ra-ízes de alimentos; só ilumine as dependên-cias da casa

efetivamente uti-lizadas; não compre produtos ou serviços de empresas que uti-lizem trabalho infantil ou escravo; cobrem dos governantes e dos le-gisladores medidas de proteção dos manan-ciais de água, criação e conservação de par-ques, praças e demais áreas verdes, e, infor-me-se sempre sobre o histórico de candidatos a cargos eletivos; como prefeito, vereador, go-vernador, deputados estadual e federal, se-nador e presidente, em relação ao meio am-biente e aos direitos do consumidor.

Em todos os lugares:

economize energia elé-trica; não descarte nada diretamente na areia da praia ou em campos gamados; se necessi-tar de sacos plásticos, reutilize-os ao máximo antes de jogá-los fora; procure uma lixeira ou leve um recipiente para coletar seus resíduos; aproveite a luz do sol para iluminação de am-bientes durante o dia; e finalmente, pressione autoridades para que veículos públicos te-nham sistemas energé-ticos menos poluentes.

Meio Ambiente por Antônio Ribeiro Peixoto

[email protected]

Nascido em Va-lença, o jornalista foi correspondente do jornal O Globo e da TV Globo em Nova York, tendo se destacado na cobertura dos ata-ques terroristas de 11 de setembro de 2001. Nos dias atu-ais, residente no Rio de Janeiro, faz reportagens para todos os jornais da Rede Globo e apre-senta aos sábados, o programa Globo-News Literatura,

EDNEY SILVESTREturbado da história do Brasil, quando houve o confis-co do dinheiro da poupança dos bra-sileiros, durante o governo de Fer-nando Collor.

Em 2013, o escri-tor lançou na XVI Bienal do Livro do Rio seu terceiro romance - VIDAS PROVISÓRIAS, onde retoma a vi-da de personagens do primeiro e do segundo livros e recria as transfor-mações que ocor-reram no Brasil e no mundo nos úl-

onde entrevista autores consagra-dos e iniciantes.

Escritor de vá-rios livros - Dias de Cachorro Lou-co, Outros Tem-pos e Contestado-res, no qual reuniu crônicas, memó-rias e entrevistas, recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Romance e o Prê-mio São Paulo de Literatura quando estreiou na ficção com o livros SE EU FECHAR OS OLHOS AGORA, que conta a his-tória de dois me-

ninos que encon-tram um corpo mutilado às mar-gens de um lago e a investigação, ocorre numa épo-ca em que o país caminhava para a industrialização. O livro foi publi-cado em Portugal, Holanda, Itália, Alemanha, Sérvia e França.

Em 2011 Edney lançou A FELI-CIDADE É FÁ-CIL, onde conta a história de um sequestro em São Paulo no ano de 1991, período con-

timos 40 anos.O jornal Correio

Brasiliense reali-zou uma enquete no início do ano com 50 intelectu-ais de vários esta-

dos e instituições ligadas à literatu-ra que revelou o nome de Edney Silvestre entre os maiores escritores vivos.

Page 13: Rio das ostras 18 10 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 13 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Na última semana, Rio das Ostras renovou, junto ao Mi-nistério de Previdência So-cial, seu Certificado de Re-gularidade Previdenciária – CRP. Este documento atesta que a cidade segue as normas de boa gestão, assegurando, assim, os repasses previden-ciários dos servidores muni-cipais efetivos. O Município comprovou o cumprimento dos critérios e exigências da Lei 9.717, de 1998, que deter-mina as regras para o funcio-namento dos Regimes Pró-prios de Previdência.

Com o CRP, a cidade pode realizar transferências volun-tárias de recursos pela União, celebrar acordos, contratos, convênios, concessão de em-préstimos, financiamentos, entre outras movimentações.

Para o presidente do Os-trasPrev, Marcelo Castro, a Cidade deve celebrar este momento como mais uma conquista. “Há anos Rio das Ostras vem se destacando na gestão previdenciária. Somos referência em todo o Brasil pela boa administração e or-ganização de nossos serviços. Renovar o CRP é um atestado de compromisso com nossos servidores e com a Adminis-tração”, relata.

Cidade tem gestãoprevidenciária reconhecida

Primavera inspira mostra do Parque dos Pássaros

A

A

O

O

DIVULGAÇÃO

Page 14: Rio das ostras 18 10 13

14 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Coisas de Rio das Ostras e do Brasilpor Jussara Leite

*** Ainda estou sem internet!

***O MUNDI II já está funcio-nando. Maria guerreira e filhos, inauguraram bem em frente à en-trada de Costa Azul (do outro lado sentido centro)mais um restau-rante que certamente irá atender bancários, médicos, policiais da 128 DP e moradores principalmen-te daquela área. Maria, passei de passagem por lá e não me foi pos-sível naquele momento fotografar a nova casa, mas tão logo possa, o farei. Parabéns a esta família que trabalha unida e permanece unida! O restaurante está muito bonito se-guindo os padrões do Mundi l.

***LITA LOPES estará se apre-sentando dia 07/11/2113 (5ª feira) no Teatro de Rio das Ostras na AV. Amazonas (Rua da feirinha) as 20:30 horas ao custo de $10,00 por pessoa. Ela estará sendo acom-panhada pelos músicos Marcão (baixista), Cau Barros (percussão), Joel Barros (acústico) e Lúcio no violão. Lita foi uma das partici-pantes dos NOVOS TALENTOS e já se apresentou mais de uma vez nos Amigos da Bossa. Vale a pena conferir, pois o show vai ser em homenagem ao poeta poetinha VINÍCIUS!

*** Por falar em show, não pos-so perder a chance de fazer uma crítica construtiva sobre o desca-so nas divulgações das coisas boas que nesta cidade acontecem! Não sei se o problema está na secretaria de comunicação ou se está na se-cretaria de cultura. Apresentações muito boas estão acontecendo no Teatro quase que semanalmente e a população só toma conhecimen-to após os eventos e assim mesmo por meio dos poucos que toma-ram conhecimento. Mário e Cos-me, vocês estão fazendo um bom trabalho e não me resta a menor dúvida quanto a isso, porem as divulgações estão muito devagar!

Vai ou não vai? Fica ou não fica? Assim não dá para ser feliz! Que-ridos, torço por vocês porque sei e sinto a vontade que vocês têm de que as coisas que dependem da parte cultural deem certo, porem está faltando divulgação, está fal-tando colocar o bloco nas ruas! Ou-tra coisa; não gostei e certamente quem estava acostumado durante estes oito ou nove anos de Novos Talentos a lá estar na Rua do Sho-pping Village também não gostou, de terem passado para a Concha Acústica as apresentações deste ano. Muito mais gostoso, simpático e interessante as apresentações se-rem na rua com as mesas e cadei-ras expostas ao longo da mesma, a oportunidade dos comerciantes do ramo gastronômico ali exis-tentes faturarem, com um espaço bem melhor e mais aconchegante do que naquele ambiente frio e in-cômodo ora escolhido que nos foi impingido. Eu lamento dizer, mas parece-me mais um boicote! Bem, por pior que seja, é melhor que o evento aconteça ali do que não acontecer como parecia já estar programado! Time que está dando certo não se mexe!

***Parece que dia 31 deste mês teremos um bingo dançante (aten-ção: não é o bingo que vai dançar e sim os que lá forem para se distrair, ouvir boa música, dançar e bingar) em uma casa de Festa. Como ainda não tenho a confirmação com de-talhes, fica para a próxima semana a melhor divulgação.

***A amiga Sandra, dois dias após a festa da primavera no Iriry onde estava feliz e animada com uma flor amarela no cabelo e uma blusa de ombro caído que ela fa-zia questão de mostrar, teve um AVC hemorrágico que nos deixou a todos que gostam dela, preocu-pados. Felizmente no caso dela não pagaram para ver como no caso do amigo do vereador Gelsinho e ela

foi levada para o hospital São Jo-sé do Avaí em Itaperuna para uma cirurgia de urgência que graças a Deus que está sempre iluminando os bons médicos, deu certo e ela está se recuperando gradativamen-te porem bem. Tão logo ela regres-se e possa participar, vou pedir ao padre Manoel que reze uma missa em agradecimento e espero con-tar com todos que a conhecem e a estimam. Quando digo que com a saúde não se brinca e não se pode esperar para amanhã o que tem que ser feito hoje, tenho ou não tenho razão!

***A PM como vocês já devem saber está de casa nova! Ótimo pra eles, mas será que também vai ser ótimo para nós? Hum! Se na Av. Gov. Roberto Silveira, bem na entrada de Costa Azul, mesmo com três, às vezes quatro viaturas paradas na porta muitas reclama-ções eram feitas com relação aos pedidos de socorro negados com a desculpa da falta de viaturas para o atendimento, imaginem agora que estão lá em frente do cemitério se irão nos atender! Carlos Augusto caprichou com até quadra espor-tiva para os policiais, mas acho que nos deixou dentro d’agua pela distância. Rapazes trabalhem com mais disposição nos atendimentos, nos chamados telefônicos e não fiquem mandando por telefone os solicitantes irem para a delega-cia fazer BO como se tornou uma constante. O povo fala, o povo re-clama certamente com razão, pois onde há fumaça há fogo! A missão e o trabalho de vocês quando bem feitocontra o tráfico de drogas é aplaudido e elogiado, pois cada dia mais as drogas estão sendo co-mercializadas para a desgraça dos pais e familiares dos que são ma-nipulados e jogados neste caminho na maioria das vezes sem volta. Ultimamente vocês estão corren-do atrás tentando pelo menos di-minuir a incidência da venda desta

desgraça que são as drogas nesta cidade de meu deus. Justiça neste quesito tem que ser feita!

***Caso Amarildo: Não foi o pri-meiro nem será o ultimo! Estou ainda tentando entender o porquê de tanto alarde se outros casos co-mo o da linda engenheira que há cinco anos teve seu carro baleado e está desaparecida até hoje ( e muitos outros) não teve a reper-cussão ora vista com o Amarildo. O que estou vendo é a mulher dele sendo produzida e provavelmen-te a teremos como candidata em campanhas futuras. Quem será que está por traz, ou melhor, na reta-guarda disso? Obviamente será mais uma tiririca com uma vota-ção estrondosa na Rocinha, sendo transformada em flor do campo, ganhando o burro do dinheiro e nós os otários bancando e pagan-do para ver não sei o que! Mas eles sabem!!! Brasil ô ô! Acorda!

***Festival de Vinhos: Amanhã dia 19, no Salão de Festas da Casa do Bosque, estará sendo realizado o 2º Festival de Vinhos Finos de Rio das Ostras sob os auspícios dos empresários do ramo, proprietá-rios da loja Cocoricó e outros mais participantes. Lá estarei documen-tando o evento, parabenizando os organizadores e expondo fotos dos VIPS presentes.

***Fotos anêmicas: Não sei o que explicar para vocês meus leitores, o porquê dos meus modelos foto-gráficos estarem desbotados duas semanas seguidas. Tenho o maior respeito por todos que aqui coloco e não estou gostando do que estou vendo. Estou traumatizada e humi-lhada, pois quando viro a pagina e vejo as fotos, SOCIAL do MARK, tão coloridas que até doem meus olhos, fico passada principalmente por vocês que todas as semanas me prestigiam e que não merecem mal serem vistos. Vamos ver se hoje a coisa muda!

Page 15: Rio das ostras 18 10 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 15 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 16: Rio das ostras 18 10 13

16 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Socialpor Mark Ramospor Mark [email protected]

Aconteceu no últi-mo dia 28 de setembro de 2013, no espaço de

festas Cenarium Hall, mais um evento de qualidade e sucesso, digo uma recepção impecável, do casal Jiselli e Janser e que escolheu o palco das grandes emoções do Ce-narium Hall para celebrar a

união, o amor, a fé, e a alegria junto dos familiares e amigos que ali estiveram presentes naquela noite Mágica!

Assinei esta decoração usando tons nudes ao gosto da noiva Jiselli, busquei levar aos espaços nossa identidade luxuosa, mas sempre com de-talhes importantes para dar característica de uma deco-ração leve e chique ao mes-mo tempo. Iniciamos com a cerimônia religiosa em nosso

olhares de todos com seu lin-do vestido e com uma produ-ção de make-up espetacular, estava linda mesmo, o noivo Janser, sempre muito elegan-te e com uma postura de dar uma pontinha de inveja... A seguir, os convidados foram sendo direcionados para a área nobre da recepção onde puderam contemplar de per-to o que havia sido preparado para aquela noite, sendo re-cepcionados por um Welcome drink, seguidos de um cardá-pio delicioso assinado pelo re-nomado chefe Maurício Saes, responsável pela nova gastro-nomia do Mark Buffet. Muita música, alegria, muitas fotos e grandes emoções também ro-

laram na recepção oficial.Numa proposta intimista,

numa recepção fechada para alguns amigos e familiares, mas tudo feito com muito ca-rinho e profissionalismo para fazer daquele dia, um dia ma-ravilhoso, onde sou testemu-nha do resultado final de todo sonho idealizado e realizado pelo casal Jiselli e Janser. Aproveito para agradecer ao casal o crédito dado ao Mark Buffet e Cenarium Hall e que temos a certeza do nosso de-ver cumprido com respeito, luxo e qualidade.

Acesse e se encante através de nosso site: www.cenariu-mhall.com.br <http://www.cenariumhall.com.br>

primeiro ambiente, onde, sem sombra de dúvidas, muita emoção rolou naquele mo-mento lindo e impecável. A noiva, depois de chegar num carro conversível, arrancou

Page 17: Rio das ostras 18 10 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 17 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 18: Rio das ostras 18 10 13
Page 19: Rio das ostras 18 10 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 19 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

[email protected]

Casa e Estilo por Alexandre Silva Leal

Prateleiras e Nichos ;

A s prateleiras e ni-chosestão a cada dia deixando seu papel de

coadjuvantes e se tornando protagonistas em casas e es-critórios em função dos espa-ços a cada dia mais reduzidos, elas ganharam um jeito des-colado demandar livros, ob-jetos pessoais, e coleções para o alto deixando uma área de circulação maior e além disso dão um charme ao ambiente, As prateleiras e nichos nas cozinhas deixa um ar despre-tensioso de dispor as coisas tais como, eletro domésticos, temperos, já nos outros am-bientes podem assumir uma característica mais decorativa ou de organização, Uma for-ma de não errar e saber antes de começar a fazer o projeto e saber o que exatamente vai

ficar naquele nicho ou naque-la prateleira, e nunca colocar uma quantidade exagerada de objetos, de modo que consiga manter uma organização e deixar os objetos sem parecer que estão amontoados ou dei-xados ali por acaso, Uma boa opção tanto pra sala quartos e ambientes coorporativos e a mistura de nichos junto com prateleiras, uma excelente ideia também são os nichos com LED´S ,que além de dar um ar de modernidade deixa o objeto em destaque, deixando o ambiente muito bonito e sem gastar muito pois o LED não gasta muito e não requer tanta manuten-ção, você também pode usar tanto as prateleiras como os nichos pra ajudar na decora-ção, numa parede branca por exemplo , pode se usar prate-leiras escuras com nichos de uma outra cor e assim vice e

versa, pode se também mis-turar prateleiras de vidro com nichos de madeiras, lembrando que tem que prestar atenção na fixação e na espessura dos mesmos, pois depois de tudo no seu devido lugar, as prateleiras os nichos começar a ficar tortos,pense nisso, na parte de fixação tem bastante op-ção, “suporte invisível” esse e bem pratico pois deixa a prateleira como se estives-se suspensa, mas diminui a resistência, também pode se usar também os” suportes tucano” uma ótima opção pois além de suportar bas-tante peso deixa a prateleira muito bonita, uma boa ideia também e colocar um papel de parede no fundo dos ni-chos e prateleiras, colocar prateleiras e nichos branco com os objetos de decoração coloridos, Nichos e pratelei-

ras num jogo extremamente interessante com as cores da parede e contrastes de ma-teriais, lembrando sempre que a Predilecta Moveis Planejados disponibiliza de varias soluções para o

melhor aproveitamento de todos ambientes de sua casa.

A Predilecta Moveis Plane-jados tem uma ampla escolha de soluções de conforto sus-tentável.

Page 20: Rio das ostras 18 10 13

20 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Nutriçãopor Carolina Eliziá[email protected]

Sempre na Moda Por Valessa Coiffeur

"SISTEMAS ALIMENTARES SUSTENTÁVEIS PARA SEGURAN-ÇA ALIMENTAR E NUTRIÇÃO"

Essa semana está sendo de grande importância nas Unidades Básicas de Saúde de Rio das Ostras, onde nós Nutricionistas estamos celebrando o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO. Com palestras, perguntas e repostas, etc..., ressalta a Nutricionista Carolina Eliziario.

O Dia Mundial da Alimentação é cele-brado no dia 16 de outubro de cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

O objetivo do Dia Mundial da Ali-

TEMA DO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO EM 2013

mentação é conscientizar o conjunto da humanidade sobre a difícil situ-ação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a parti-cipação da população na luta contra a fome. Todos os anos, mais de 150 países celebram este evento. Nos Es-tados Unidos, 450 organizações vo-luntárias nacionais e privadas patro-cinam o Dia Mundial da Alimentação e em quase todas as comunidades existem grupos locais que participam ativamente. Durante o Dia Mundial da Alimentação, celebrado pela pri-meira vez em 1981, ressalta-se cada ano um tema em que se focalizam todas as atividades.

SEU CABELO ESTÁ ENVELHECIDO?

A pergunta parece estra-nha, mas se os fios estão fi-nos, ressecados ou com cres-

cimento lento, preste atenção: a resposta pode ser sim!!!

O corpo envelhece. O couro cabeludo também envelhece. Já pensou nisso? A partir dos 25 anos, as células do couro natu-ralmente trabalham mais devagar. Por outro lado, maus hábitos co-mo álcool e cigarro, exposições ao sol, estresse e noites maldormidas aceleram o envelhescimento dos fios, explica Valessa Coiffeur. E aí o cabelo fica ralo, quebradiço, ressecado, com crescimento lento e grisalho. A prevenção tem que ser diária e o quanto antes, com-pleta Valessa. A boa notícia é que você pode ajudar na juventude do seu cabelo com as nossas dicas.

Sinais de envelhecimento, como sem volume e crescimento lento.

A hora de prevenir é agora. Procure um profissional da área para tratar dos seus fios, com os cuidados necessários, a linha de manuntençao é muito importan-te que seja levado a sério, para obter um bom resultado.

Page 21: Rio das ostras 18 10 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 21 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Beltrame e autoridades inauguram Companhia Pedagógica da PMAo todo 100 policiais serão formados a cada seis meses

[email protected]

Ao inaugurar, na última terça-fei-ra(15), a Compa-

nhia de Práticas Pedagógi-cas da Polícia Militar, com um atraso de dois meses e meio, o município de Rio das Ostras se tornou pio-neiro na região em grandes investimentos voltados à segurança pública.

Estiveram reunidos na solenidade o secretário de Segurança Pública do Esta-do do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, o dire-tor geral de Ensino e Ins-trução da Polícia Militar, Antônio Carlos Carballo Blanco, representando o comandante geral da PM, coronel José Luís Castro Menezes, o comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, coronel Ramiro Campos, o prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sa-bino, a delegada titular da 128ª DP, Dra. Carla Tava-res, além de autoridades de cidades vizinhas.

O evento contou com a presença de policiais in-tegrantes da banda da PM de Campos dos Goytacazes. Para a construção da sede da Companhia, o municí-pio de Rio das Ostras inves-tiu cerca de R$ 2,2 milhões em recursos. O prédio tem 1.250 metros quadrados, e conta com salas de aula, alojamento, banheiro e re-feitório, além de uma qua-dra poliesportiva. Ao todo, 100 policiais serão forma-dos a cada seis meses, para abastecer o efetivo do 32º BPM. As aulas da primei-ra turma começam nesta quinta-feira (17).

No prédio também está funcionando a 3ª Compa-nhia da Polícia Militar, res-ponsável pelo policiamento ostensivo da cidade de Rio das Ostras. Desde a semana passada, os novos policiais estão alojados no novo quar-tel para frequentar o curso de formação. Durante os seis meses de treinamento, esses militares irão ajudar no patrulhamento, refor-çando o policiamento da cidade. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), dão conta do aumento da criminalidade no município. De janeiro a julho deste ano foram registradas 514 ocor-rências de roubo e 1.108 de furtos, contra 310 roubos e 621 furtos, no mesmo perí-

KANÁ MANHÃES

Em

odo do ano passado.Em seu discurso, o secre-

tário José Mariano Beltra-me defendeu que a segu-rança pública não é um de-ver unicamente da polícia. “Não temos nenhuma cida-de no estado com 100% de efetivo, pois em um passado não tão distante foram cria-dos batalhões sem que hou-vesse uma produção corre-ta de policiais. É necessário que sejam aplicados cada vez mais concursos públi-cos, visando a manutenção do efetivo. Além disso, os governantes precisam de-senvolver políticas públicas sólidas, em que o governo, seja ele municipal ou esta-dual, demonstre preocupa-ção com as comunidades,

com a inserção de jovens em situação de risco em projetos de inclusão social, mostrando a eles que é mais vantajoso estar ao lado do governo do que da crimina-lidade”, disse.

De acordo com Beltra-me, os novos agentes irão passar por um estágio nas Unidades de Polícia Pacifi-cadora (UPP’s) da capital, para que depois sejam re-alocados de acordo com a demanda de efetivo do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Segundo o coman-dante do 32º BPM, tenente-coronel Ramiro de Oliveira Campos, os investimentos feitos pela Prefeitura de Rio das Ostras, demons-tram a preocupação do go-

verno em garantir a segu-rança da população. “Quero ressaltar a importância da parceria entre a Polícia Mi-litar, Polícia Civil e os pode-res Legislativo e Executivo. Rio das Ostras e Casimiro de Abreu , por exemplo, sempre foram cidades par-ceiras, endossando a visão de que a segurança pública é um dever de todos”, de-clarou.

O município ainda plane-ja transformar a antiga se-de da 3ª Companhia da PM, no bairro Costazul, em uma Central de Monitoramento e em um Núcleo de Segu-rança Pública, agregando equipes da Guarda Muni-cipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Page 22: Rio das ostras 18 10 13

22 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Discussão termina em facadas

uma discussão entre dois vizinhos terminou em facadas na tarde do último domingo (13), no bairro Nova Cidade, em Rio das Ostras. Segundo familiares da vítima, ainda não se sa-be por qual motivo os dois discutiram. Após a briga, José Maria Alves da Aqui-no, de 41 anos, levou dois golpes de faca no ombro disparados por seu vizinho identificado como Welton da Silva Reis, conhecido

Após uma briga na tarde de domingo (13), suspeito teria esfaqueado o braço de um homem

como “Pepeta”. A vítima foi levada para o

Pronto Socorro Municipal de Rio das Ostras. De acordo com a unidade hospitalar, José Maria passou por su-turas e está em observação, seu estado de saúde é está-vel. Durante o atendimento médico, a vítima indicou o autor do crime aos policiais. Os militares foram até à ca-sa do acusado, na Travessa Santa Mônica, mas não o encontraram. Segundo a polícia, a faca era a mesma utilizada em açougues. O ca-so foi registrado na 128ª De-legacia Policial de Rio das Ostras (DP), que realizará a apuração do crime.

DIVULGAÇÃO

A vítima

Petrobras assina convênio para o Jovem AprendizPROGRAMA

Na terceira edição, 850 vagas para cursos são oferecidas pela empresa na região

O gerente geral da Unidade de Opera-ções de Exploração e

Produção da Bacia de Cam-pos (UO-BC), Joelson Falcão Mendes, representando a Pe-trobras, e Josenilza Gomes de Lima, da Fundação Cultu-ral Educacional e de Radio-difusão Valença Filho (CR3), selaram na última segunda-feira (14) o novo convênio para a realização da terceira edição do Programa Jovem Aprendiz. Ao todo serão ofe-recidas 850 vagas para cur-sos profissionalizantes.

A reunião para a assina-tura do convênio foi reali-zada na base operacional da Petrobras, na Imbetiba. No encontro, foi firmado o com-promisso para oferecer for-mação e iniciação profissio-nal aos jovens selecionados para participar do programa.

Joelson Falcão Mendes destacou o sucesso do pro-grama.

“Este programa já é vito-rioso. E, podendo contar com uma instituição capacitada para desenvolver o trabalho com os jovens, não temos dúvida de que o Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) será mais uma vez bem sucedido”, afirmou.

A expectativa da CR3, que

operacionaliza o programa, é de que todos os alunos se transfor-mem em profissionais.

“Vamos trabalhar para que não haja evasão e que todos os jovens conquistem uma vaga de emprego ao final. Pa-ra tanto, estaremos com eles em todas as fases do curso, avaliando seu desempenho, tirando dúvidas e oferecen-do reforço escolar”, destacou Josenilza Gomes de Lima.

Nesta terceira edição do

PPJA, que começa no dia 11 de novembro, as 850 va-gas estão distribuídas nos municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Ca-simiro de Abreu (no distrito de Barra de São João), Con-ceição de Macabu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. O programa oferece carteira assinada, jornada de trabalho diária máxima de

quatro horas, salário mínimo integral, ticket refeição, 13º salário, férias, vale transpor-te, FGTS e assistência previ-denciária.

O PPJA tem duração de dois anos e é dividido em três etapas, sendo a primeira de formação básica, em perí-odo de seis meses, com con-teúdo que vai de linguagens e tecnologias, passando por ética, cidadania, prevenção ao uso de drogas e introdu-

WANDERLEY GIL

Joelson

ção às profissões industriais. A segunda fase é dedicada à qualificação profissional, com período que pode va-riar entre nove e doze me-ses, de acordo com a carga horária de cada um dos cur-sos (caldeireiro, auxiliar em logística, eletricista em ma-nutenção industrial, enca-nador industrial, mecânico de manutenção, soldador de tubulação, torneiro me-cânico, operador de proces-so produtivo, mecânico de usinagem e instrumentista). A última etapa é a vivência profissional. Os jovens são acolhidos pelas empresas parceiras da Petrobras, por seis meses, a fim de desen-volver as habilidades apren-didas durante a capacitação nos cursos.

O Programa Petrobras Jo-vem Aprendiz foi criado pa-ra garantir o atendimento à Lei 10.097/2000, que pre-vê a contratação do menor aprendiz por dois anos, em empresas com mais de 100 funcionários. O objetivo é beneficiar o jovem que vive em situação de vulnerabili-dade social, com a sua inser-ção no mercado de trabalho e sua inclusão social, além do desenvolvimento huma-no e do resgate da cidadania.

Page 23: Rio das ostras 18 10 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 23 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Yoga e felicidade por Mariana Confort

[email protected]

A p r á t i c a d e Yoga é muito conhecida por

acalmar e desestressar. Todas as pessoas que praticam Yoga são be-neficiadas com um es-tado de calma interior.

Todo estado de es-tresse, nervosismo, falta de concentração, tem origem na mente. A nossa mente é capaz de nos dar muitas alegrias ou nos prender às tris-tezas. Temos o poder da escolha, mas muitas vezes não conseguimos ter esse controle.

O sábio Patanjali de-finiu a prátida de Yoga:

Mantendo a Saúde do Corpo e da Mente“Yoga significa con-trolar as flutuações da mente”.

Controlar as flutua-çõesda mente através da disciplina de manter a atenção no momento presente. A nossa men-te se comporta como um macaco que pula de galho em galho, um assunto pula para outro, e depois para outro, até que nos esquecemos do assunto inicial e nos perdemos no que es-távamos fazendo. Essa flutuação dos pensa-mentos é responsável por grande parte das nossas preocupações diárias.

Praticar yoga signi-fica estar determinado

a estar atento ao agora, o momento presente. Estar consciente do seu corpo, dos seus senti-mentos. E estar cons-ciente do momento pre-sente significar aceitar as situações como elas se apresentam, é saber aceitar as mudanças, as transformações da vida. Com uma mente presente, deixamos de lamentar quando as mu-danças acontecem. Pois estamos mais receptivos, aceitando a vida como um presente, como ela se apresenta. E eu passo a reagir de acordo com minhas escolhas, não de acordo com o que eu achava que deveria ser ou continuar a ser.

O passado já acon-teceu, não podemos mudar, e também não significa que deverá acontecer novamente da mesma maneira, e quando eu deixo de criar expectativas eu relaxo, aceito o momento como ele se apresenta. Passo a reagir com mais calma e mais respeito com as pessoas ao meu redor. Da mesma forma não posso querer controlar o futuro, tudo acontece no momento presente.

A mente é uma fer-ramenta que pode ser usada a nosso favor. Com a integração da mente com o corpo e a respiração conseguimos ver com mais clareza e

passamos a controlar as flutuações da mente. A mente sempre terá as mesmas características, ela sempre irá flutu-ar, mas você pode ter o controle sobre ela e não deixar que ela tenha poder sobre você. Ten-

do a disciplina do yoga conseguimos uma maior integração entre corpo e mente, mantendo a nos-sa saúde física e mental.

Paz nos corações!Namastê.

Page 24: Rio das ostras 18 10 13

24 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Decoração por Nilo Martins

COMO DECORAR E VALORIZAR SEU ESPAÇO

[email protected]

Como decorar nossos pe-quenos espaços otimizando ambientes, já que a maio-

ria das pessoas moram em casas e apartamentos cada vez menores:

1 - Escolha tons claros2 - Use e abuse de espelhos.3º - Valorize a entrada da luz

natural no ambiente. Invista em cortinas com tecidos leves e trans-parentes.

4 - Aproveite cada espaço, pre-fira camas com gavetas, portas de correr e móveis com várias fun-ções. Um bom exemplo é o pufe.

5 - Não exagere na quantidade de objetos decorativos, não deixe os ambientes perderem o seu charme.

6 - Prefira luminárias pendura-

das ou colocadas na parede, assim como a TV, libere espaços, use su-portes apropriados.

7 - Não menospreze nenhum cantinho da casa onde podemos colocar um nicho, prateleira, me-sa de canto.

8 - Facilite a circulação, libere espaços, assim sua casa vai se man-ter organizada e clara.

9 - Crie espaços aconchegantes valorizando os ambientes, a sa-la, espaço democrático, torna-se o lugar perfeito para papos com amigos, assistir DVDs e reunir a família.

10 - Claro e escuro, pitadas de co-res no lugar certo, prazer certo entre sofás e futons, boa conversa, alegria. Mude, democratize, busque felicida-de, sonhe com o lugar ideal.

Abraços, Nilo Sergio.

Page 25: Rio das ostras 18 10 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 25 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Fotodepilação e Fototerapias Por Layla Alves

Prepare-se para o verão

[email protected]

Este ano vai ser diferente. Você não vai deixar os pre-parativos para o verão para última hora. Isso porque você tem motivos de sobra para começar hoje mesmo (ou amanhã, tudo bem!) seu tratamento para ficar belís-sima no biquíni em alguns meses. Vamos lá? Não vai doer na pele, e nem no bol-so. Tudo o que você precisa fazer é ligar pra D’pil mais próxima de você e agendar sua primeira sessão. Este é o primeiro passo para ficar:

Livre dos pelosCom a proximidade do ve-

rão, aumenta a procura por produtos e serviços volta-dos para a beleza. Sabendo

o quanto pode ser difícil e dolorosa manter uma depi-

lação em dia, surge a fotode-pilação, sucesso na Europa

verão fica mais difícil ficar longe da piscina, dos shorts e mini-saias. Então não per-ca mais tempo.

O tratamento consiste na aplicação da Luz Pulsada, 1 vez ao mês, pelo preço único de R$ 55 por área e sessão e pode ser realizada nas mais variadas partes do corpo, tanto para homens como para mulheres, afinal, corpo sem pelos e sem dor é para todos.

Esperamos sua visita na D’pil para você aproveitar todos os benefícios de uma pele lisinha o ano todo.

que vem se popularizando no Brasil. A estação mais esperada do ano aquece as academias e os cuidados com alimentação e com o corpo ficam mais evidentes. Atraídos pela durabilidade, ausência de dor e preço acessível, o tratamento é considerado uma revolução aos métodos depilatórios tradicionais.

A fotodepilação D’pil é fei-ta com Luz Intensa Pulsada, que remove os pelos sem dor e de forma duradoura. Você sente os pelos mais fi-nos e a pele mais macia logo nas primeiras sessões. Mas é preciso ter o cuidado de se proteger do sol. É reco-mendável não tomar sol 15 dias antes e 07 dias após as sessões. A gente sabe que no

Page 26: Rio das ostras 18 10 13

26 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Educação InfantilPor Teresa Giarolla

Tutora do CEDERJ pela UNIRIO - Disciplinas Alfabetização/Música e EducaçãoPedagoga com FORMAÇÃO TECNOLÓGICA em Mídias na Educação pela UFRJ/ Por Dentro dos Meios pela SEEDUC / Gestão em EaD pela UFF / TICs pelo PROINFO / Produção de Material Didático para a Diversidade -UFF

Nas mãos das crianças o mundo vira um conto de fadas,porque na inocência do sorriso infantil,tudo é possível, menos a maldade.Crianças são anjos,são pedaços de Deus que caíram do céu para nos trazer a luz vivaque há de fazer ressuscitar a verdade que vive escondida em cada um.De braços abertos a criança não cultiva inimigos,sua tristeza é momentânea.De olhos abertos a criança não enxerga o feio, o diferente,apenas aceita o modo de ser de cada um que lhe dirige o caminho.De ouvidos atentos a criança gosta de ouvir tudocomo se os sons se misturassem formando uma doce vitamina de vozes,vozes que ela pode imitar, se inspirar para crescer.Questionando, brincando, a criança está sempre evoluindo,

Magia Infantil Rosa Pinheiro dos Santos

achando esse mundo um Paraíso,mas a criança sabe no seu interior o que é o amore quer sugá-lo como se fosse seu único alimento,não lhe dê uma mamadeira de ódio,pois com certeza sua contaminação seria fatal e inesquecível.Criança me lembra: cor, amor, arco-íris, rosas,doce de brigadeiro,tintas das cores: vermelha, laranja, azul, amarelo;me lembra cachoeira, pássaros, dia de festa.Ser criança é estar de bem com a vida,é ter toda a energia do Universo em si.

O CEME deseja a todas as crianças, um “ Feliz Dia Das Crianças!”Nossas crianças passaram horas inesquecíveis no TEEN KIDS.

Page 27: Rio das ostras 18 10 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 27 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Veterinária Por Dra. Solange Mattos

[email protected]

Diabetes em Cães

Banho e Tosa por Thamires Silva

[email protected]

A falta de escovação dos pets causa inflama-ção, e seus danos não

se restringem apenas à boca. Desde o tártaro - que acarreta a perda do dente - até infec-ções nos rins, coração, fígado e articulações, são vários os problemas que a falta de hi-giene bucal pode acarretar. O perigo, é que, apesar dos estudos sobre o assunto, não existe nenhum exame rápido que comprove que a inflama-ção iniciada na boca foi levada pela corrente sanguínea e es-tá comprometendo os demais órgãos. Portanto, os donos não podem deixar de se pre-ocupar com a saúde da boca de cães e gatos. “Se não hou-vesse necessidade de escovar

os dentes, já teriam inventado alguma forma mais prática de cuidar dos dentes dos huma-nos também”. Os petiscos, que prometem combater os problemas bucais, ajudam, mas o mais importante para prevenir doenças é a mecâ-nica da escovação. Ela evita o acúmulo de restos de alimen-tos que podem fazer com que as bactérias se proliferem. Mas, cuidado, os cremes den-tais devem ser específicos pa-ra cada espécie.

A escolha da pasta

O flúor - presente em cre-mes dentais humanos - em certas quantidades pode ser tóxico para os animais. Já os produtos destinados aos cães e gatos são amparados por pesquisas laboratoriais

Escovar os dentes dos cães e gatos evita doenças e infecções

e, quando usados na dosagem correta, não provocam ne-nhum efeito colateral. Então a escolha, dentre os diversos

sabores disponíveis, é mais assertiva quando agrada o pa-ladar do bichinho. A escova-ção deve ser feita diariamen-

te, e o animal pode aprender a gostar desse momento. Se o cão apresenta determinadas dificuldades durante a alimen-tação, como mau hálito, saliva-ção intensa, ou, em casos mais graves, algum tipo de sangra-mento na região da boca, não hesite em levá-lo a um vete-rinário e pedir que seja feita uma avaliação bucal completa. Já no caso dos gatos, além dos mesmos sintomas que os cães, os felinos também podem tremer um pouco o queixo, e o mesmo cuidado deve ser prontamente adotado.

IMPÉRIO DA TOSA (22) 2760-7187.

O que é diabetes ca-nina?

Os cães podem desen-

volver outros problemas, normalmente depois de viver com diabetes por um ou mais anos. O con-trole cuidadoso da con-centração de glicose no sangue ajudará a mini-mizar potenciais com-plicações a longo prazo.

A formação de catara-tas é a complicação mais comum e importante da diabetes canina. Evitan-do altas concentrações de glicose no sangue po-de ajudar a prevenir ou retardar o desenvolvi-

mento de cataratas.

Que animais apresen-tam um risco maior?

Embora qualquer cão possa desenvolver dia-betes, afeta mais fre-quentemente cães de meia-idade ou idosos, especialmente fêmeas não castradas.

Se acha que seu cão es-tá em risco de desenvol-ver diabetes, considere testar o seu animal de estimação uma vez por ano durante um exame regular.

Diagnóstico e Detec-ção

Conhecer os s inais da diabetes é o primei-ro passo para proteger

a saúde do seu cão. Se qualquer uma das frases abaixo descreve seu ani-mal de estimação, fale com seu Médico Veteri-nário sobre a possibilida-de de diabetes:

·Bebe mais água do que o normal (polidipsia)

·Urina mais frequente-mente, produz mais urina por dia, ou tem "aciden-tes" em casa (poliúria)

·Apresenta sempre fome (polifagia), mas mantém ou perde peso

·Tem olhos turvos

Ao avaliar se o seu cão tem diabetes, o seu Médi-co Veterinário pode per-guntar sobre esses sinais e irá verificar a saúde geral do seu cão para descartar a possibilidade de outras

condições ou infecções. Além disso, o veterinário irá analisar a urina do seu cão para pesquisar a pre-sença de glucose e corpos cetónicos e, se indicado, irá então medir a concen-tração sanguínea da glu-cose do seu cão. Um diag-nóstico de diabetes só se torna definitivo quando a glucose é encontrada na urina e em concentra-ções persistentemente elevadas no sangue.

Controle da diabetes

Se fo i d iagnost ica -da diabetes no seu cão, então agora é hora de aprender a cuidar do

seu animal de estimação diabético. O objetivo do controle da diabetes é manter as concentrações de glucose em níveis que não sejam elevados, evi-tando picos e quedas, e reduzir ou eliminar os sinais da diabetes, tais como sede e micção ex-cessivas. Embora a dia-betes não possa ser cura-da, a doença pode ser controlada com sucesso com injecções diárias de insulina e alterações na dieta. E um controle bem sucedido da diabetes sig-nifica que o seu cão pode levar uma vida feliz, sau-dável, ativo e com quali-dade de vida.

Page 28: Rio das ostras 18 10 13

28 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Inglês sim!

[email protected]

Se você já assistiu esse filme (P.S. I loveyou), é um dos mais românticos da atualidade, e talvez a frase “I loveyou” seja a frase em Inglês mais co-nhecida por todos, creio que não há quem não a conheça e não tenha dito ao menos uma vez a al-guém.

Mas nem toda relação é de amor, nem sempre há um “happyend” na vi-da real, e vários tipos de relação podem existir no

P.S. I loveyou

Por Márcia Lage

decorrer da vida, e as re-lações também tem suas fases. Então como se diz outras coisas além de “I loveyou”?

Bom, se você conhe-c e a l g u é m , m a s n ã o é e x a t a m e n t e a m i -go, é um “acquaintan-ce”, depois podem ser “friends”(amigos), ca-so comece a pintar um clima a mais, essa pes-soa pode vir a ser um “crush”(paquera), e daí podem começar a ser “friendswithbenefits” (al-go tipo amizade colorida), e se desenvolver para um

cara que é “womanizer” (o sedutor que sai com todas), mas também tem as “daytrippers” (garo-tas que preferem relações passageiras a se envolver), cada um na sua, mas me-ninas, não desanimem, o “princecharming” (prín-cipe encantado) ou “Mr.right” (o cara certo) pode estar por aí, assim como a “girl nextdoor”(a garota ideal) para os meninos.

compromisso, passam a ser “boyfriendandgirlfriend”(namorado e namora-da) podendo ficarem noi-vos (getengaged) e quem sabe casar (getmarried). No meio do caminho pode acontecer de terminarem (break up) mas depois sempre fazem as pazes (makeup).

As vezes ficamos “into” ( afim) de alguém, e po-demos “chat up” (aquela conversa com segundas intenções) e “flirt” (pa-querar) é muito bom...Tem também aqueles encontros com alguém

que ainda não se conhe-ce pessoalmente, que são arranjados ou por um amigo em comum ou as vezes pela internet, e são as “blind dates” (encon-tro às escuras), mas nem sempre dá certo isso, mas você pode “fall in love” (se apaixonar) também.. E “loveatfirstsight” (amor à primeira vista), você acredita? Pior é quando “fall in love” pela pessoa errada...Algumas vezes é apenas uma “onenight stand” (encontro de uma noite só).

Tem sempre aquele

Energia Vital Por Dra. Simone Bastos

[email protected]

Segundo a visão da medi-cina ocidental, a lombalgia acontece quando uma pes-soa tem dor na região lom-bar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia, também conhecida como "dor nas costas", "dor nos rins" ou "dor nos quar-tos". Não é uma doença, é um tipo de dor que pode ter diferentes causas, algumas complexas. No entanto, na maioria das vezes, o pro-blema não é sério. Algu-mas vezes, a dor se irradia para as pernas com ou sem dormência. É frequente o problema ser postural, is-to é, causado por uma má posição para sentar, se dei-

tar, se abaixar no chão ou carregar algum objeto pe-sado. Outras vezes, a lom-balgia pode ser causada por inflamação, infecção, hér-nia de disco <http://www.minhavida.com.br/temas/h%C3%A9rnia-de-disco>, escorregamento de vérte-bra, artrose e até proble-mas emocionais. Há dois tipos de lombalgia: aguda e crônica. A aguda é o "mau jeito" com dor forte e apa-rece subitamente depois de um esforço físico. A forma crônica geralmente aconte-ce entre os mais velhos; a dor não é tão intensa, po-rém, é quase permanente. Na MTC (Medicina Tradi-cional Chinesa), oriental, as causas são as mesmas, mas vistas como forma de

deficiência por muito des-gaste da energia “Qi” dos rins, que é o órgão mais precioso, pois nele está nossa “essência”, dele a vida nasce, é nele que está o armazenamento de toda nossa energia desde que nascemos, e o mau uso ou os excessos levam à causa da dor, ou a alteração. As causas podem ser exter-nas por excesso de expo-sição ao frio e umidade, por estagnação de qi ou xue (sangue), por defici-ência do yin ou yang dos rins. Explicando melhor, na invasão de Frio a dor piora na manhã e melho-ra com exercício e calor, na rigidez e contração muscular, a dor é mais in-tensa, severa, agrava com

repouso e melhora com movimento; na invasão de umidade, apresenta inchaço, formigamento e sensação de peso; na es-tagnação de qi e xue, a dor é severa, tipo facada, pio-ra com repouso e melhora com exercício, é sensível ao toque, piora nas po-sições em pé e sentada, não melhora com calor, apresenta tensão e rigidez muscular, inabilidade de flexo-extensão do tronco (coluna) e giro do quadril; é aguda por estagnação de qi. Agora por deficiência yin do Rim, a dor é surda e surge em crises, melhora com repouso e piora com cansaço, piora com ativi-dade sexual (excesso), se for causada por deficiên-

cia yang do rim, apresen-ta sensação de frio nas costas e melhora com calor, é uma dor crônica, comum na meia idade. Descrevendo desta forma parece confuso o entendi-mento, mas temos que le-var em consideração todo o histórico do paciente, assim como avaliar as-pecto facial, pele, entre tantas características in-dividuais de cada pessoa. A lombalgia apresenta re-sultados muito positivos com o tratamento da acu-puntura, pois a avaliação não foca só na queixa e sim em todo um contexto.

Lombalgia segundo a MTC

Page 29: Rio das ostras 18 10 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 29 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Saúde por Carol Passos/ CorenRJ25607

[email protected]

Uma alimentação ri-ca em legumes, frutas e verduras confere ao or-ganismo os nutrientes necessários para evitar a queda de cabelo. Assim, a raiz do cabelo fica mais fortalecida e as chances de sua queda diminuem. Contudo, alguns indiví-duos possuem uma maior propensão para a queda de cabelos, causada por um fator genético, como é o caso de calvos e carecas.

Outro fator importante é a saúde. Os cabelos ten-dem a cair mais quando o indivíduo está anêmico ou sofre de qualquer outra doença. Para contornar estas e outras situações que provocam a queda de cabelo, recomenda-se:

Não dormir sobre os ca-belos molhados

Não prender os cabelos molhados, a menos que seja um coque bem solto e que isto não seja frequente

dades medicinais da babo-sa é necessário cortar as suas folhas gordas e utili-zar o gel transparente, que é, na verdade, a sua seiva.

Modo de Preparo

Passe a seiva acabada de ser retirada da babosa por todo o couro cabeludo, deixe atuar por 24 horas e retire com água morna e com o shampoo habitual.

Esse remédio para que-da de cabelo pode ser re-petido a cada 15 dias. Não é preciso usar touca, es-fregar ou aquecer, assim evita irritações da pele.

Gérmen de trigo

O consumo de gérmen de trigo é um ótimo re-médio caseiro para tratar a queda de cabelo devido ao seus nutrientes, e pode

ser considerado um com-plemento alimentar no tratamento para queda de cabelo. Por isso adicione 2 colheres de gérmen de trigo em pó num copo de leite ou suco e beba dia-riamente.

Os resultados de um tratamento caseiro não são imediatos e devem ser seguidos por no mínimo 3 meses para se avaliar os seus benefícios.

Lavar os cabelos somen-te quando for necessário, com shampoo e condicio-nador adequados ao seu tipo de cabelo

Evitar usar o secador, prancha, alisantes e ou-tros produtos químicos que danificam a raiz e o comprimento do cabelo desnecessariamente

Não lavar os cabelos com água muito quente, a ideal é a morna

Evitar penteados como dreads e tranças, que pu-xam muito a raiz do ca-belo, favorecendo a sua queda

Pentear os cabelos com pentes de cerdas largas

Utilizar remédios casei-ros para queda de cabelo é uma boa dica, é natural, fortalece os fios da raiz às pontas como:

Seiva da babosa

Para utilizar as proprie-

Como evitar a queda de cabelo

Page 30: Rio das ostras 18 10 13

30 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Educação por Aline Carvalho de Silveira

Diretora PedagógicaC. I. E Educarte direçã[email protected]

Nesta semana em que secelebra o Dia do Professor e o país vive

de forma muito intensa as do-res, as indignações e os ques-tionamentos de uma greve de impactos incalculáveis para os alunos e outros interessados, vale destacar a posição filosó-fica do educador e seu papel na sociedade. É fundamental pontuar que a escolha da mi-nha profissão se fez há muito tempo e eu a reafirmo a cada atitude, a cada dúvida, a ca-da decisão e direcionamento que preciso fazer na dia a dia como diretora de escola. Pre-ciso agradecer de forma espe-cial aos colegas de profissão,

meus amigos, meus alunos, seus pais e minha família por tantas homenagens... A cada um de nós cabe o desafio de transformar para cada aluno aquilo que é importante em necessário, fazendo-o obter significados fundamentais para a sua trajetória. Usarei este espaço para homenagear uma professora especial, que além de minha irmã, sabe co-mo poucos expressar através das palavras o sentido desta nossa escolha profissional. Compartilharei um texto es-crito por ela a aqueles que dão o maior sentido desta profissão: Nossos alunos.

Por FERNANDA MENDES CARVALHO, professora de História:

"A todos os meus alunos,

meu muito obrigada por vocês terem me feito e esta-rem me fazendo durante a vida... professora! Por terem me ensinado a aprender... a aprender sempre, a ensinar! Obrigada por me ensinarem que professar algo vai muito além de repetir um conteú-do, de preencher um diário, de bater no peito dizendo que reprovou ou aprovou um aluno, que fez isso ou aquilo. Obrigada por me ensinarem que a luta por uma profissão digna não passa pelo barulho de uma manifestação apenas, pela luta inglória de um re-conhecimento que não tem "preço" para quem soube ver um dia no olhar de um aluno, a sua gratidão! "

A você, meu aluno, eu TE AGRADEÇO no dia de hoje.

EDUCAÇÃO: Eu faço COM amor e não POR amor!

Page 31: Rio das ostras 18 10 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 31 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Beleza e Saúde por Rodrigo Tavares

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ESTÉTICA - é a forma mais prática e objetiva para se habilitar à profissão de Esteticista

[email protected]

Desenvolvido em Buenos Ai-res – Argentina,pelo Dr. Julio Ferreira, famoso cirurgião plás-tico que desde 1998 se dedica a elaboração de peeling’s e pro-dutos para o tratamento da pe-le humana e suas mais diversas disfunções estéticas como flaci-dez, rugas superficiais e profun-das, manchas , acne e sequelas , e também as tão indesejáveis estrias.

Sabemos que estrias são de difícil tratamento, e que os melhores ainda são a ba-se de peeling’s e ácidos. ODr. Júlio elaborou uma fórmula que utiliza a associação de ácidos com outros princípios ativos que regeneram a pele e “ atacam as estria de todos os lados” !!! Estou falando do

COLORPEELUmpeeling específicopara estrias

Color Peel que, em sessões semanais práticas e indolo-res devolve a auto-estima àqueles que sofrem com es-trias. Um tratamento único e inteligente que além de agir sobre o colágeno e elastina, age também sobre a pigmen-tação alterada das áreas aco-metidas! Isso é fantástico!!!

As estrias são rupturas das fibras colágenas e elásticas da pele, formando “cicatrizes in-ternas na derme”, aparentando pequenas depressões lineares ou fusiformes, com bordas bem delimitadas, e coloração variadas que vão do vermelho ao roxo e branco ( de acordo com o estágio das mesmas. Su-as causas são diversas, entre elas: fatores genéticos, mecâ-nicos, nutricionais, hormonais e medicamentos( especialmen-te corticóides tópicos ou sistê-

micos). Você que sofre com estrias

acabou ganhar um aliado pode-roso, eficiente e prático: Color

Peel, já há disposição em nossa cidade.

Grande abraço a todos.

Page 32: Rio das ostras 18 10 13

32 RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 33: Rio das ostras 18 10 13
Page 34: Rio das ostras 18 10 13

2 Classificados RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Prefeitura discute solução para ocupação no Âncora

Prefeito se comprometeu a trabalhar para resolver problema de déficit habitacional no Município

DIVULGAÇÃO

O prefeito Sabino esteve reunido nesta quinta, 10, com secretários de Governo a fim de buscar uma solu-

ção para a área pública ocupada no Praia Ân-cora. Após o fim da demarcação do terreno, concluída esta semana, os invasores haviam se comprometido a deixar o local, o que não aconteceu até o momento.

De acordo com Sabino, a ocupação de-ve ser encarada como uma questão so-cial. “Reconhecemos que há um déficit habitacional no Município e estamos empenhados em resolver o problema, porém resguardando o interesse públi-co”, observa o prefeito. A Secretaria de Obras está fazendo um levantamento de todas as áreas públicas do Município, a fim de construir nesses locais unidades para atendimento à população.

Participaram da reunião os secretá-rios de Obras, Wayner Fajardo, de Se-gurança Pública, Paulo César Viana, os subsecretários de Obras, Mário Jorge, de Serviços Públicos, Flávio Fonte, de Segurança Pública, Walmir De Paula, além de técnicos da Secretaria de Obras.

Page 35: Rio das ostras 18 10 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 Classificados 3 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 36: Rio das ostras 18 10 13

4 Classificados RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 37: Rio das ostras 18 10 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 Classificados 5 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 38: Rio das ostras 18 10 13

6 Classificados RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS

ImóveisCharles [email protected]

DICAS DE FINANCIAMENTO

por Charles Oliveira

Se você não dispõe de todo o dinheiro para comprar um

imóvel ou mesmo construir sua casa, a saída é recorrer a um financiamento imobili-ário. Não deixe para cuidar do financiamento na última hora: trate do assunto antes mesmo de saber que imó-vel comprar. Você ganhará tempo e, com uma carta de crédito, terá a segurança de contar com o dinheiro res-tante no momento em que precisar. Mas escolha bem que tipo de financiamen-to comporta a quantia que você pode pagar e defina que banco você prefere. Ao contrair um financiamento, você estará usando dinhei-ro emprestado por uma instituição financeira, uma construtora ou uma incor-poradora. Deverá saldar esse

empréstimo de acordo com as normas específicas desse crédito imobiliário, em de-terminado número de anos, pagando prestações mensais resultantes de um cálculo definido. Se deixar de pagar as prestações, a instituição que lhe emprestou o dinhei-ro tomará as providências para se apossar do bem que você financiou.

R E S T R I Ç Õ E S - E m princípio, toda pessoa que comprovar que tenha um ganho constante - uma renda, alta ou baixa, esta-rá habilitada a receber um financiamento imobiliário. Da mesma maneira, estará capacitada toda pessoa que comprovar, por meio de documentos e certidões, que sua situação perante o sistema judiciário e fiscal esteja em ordem. Todas as instituições que fazem financiamento de imóveis

têm regras e exigências próprias e impostas pelo Banco Central. O mon-tante do financiamento - em geral uma porcenta-gem fixa do valor de ava-liação do imóvel - vai de-pender da capacidade de pagamento do cliente. Os bancos impõem limite de idade a quem solicita um financiamento: a mínima é de 21 anos, e a máxima, somando-se a idade do pretendente ao número de anos de financiamen-to, não pode ultrapassar 75 anos. Se a pessoa tiver 65 anos e quiser financiar um empréstimo em 15 anos, não poderá obter o crédito, pois essa soma dá 80. O banco poderá con-ceder um financiamento de dez anos (65 + 10 = 75), se essa pessoa tiver condições financeiras de arcar com as prestações resultantes.

DOCUMENTOS EXIGI-DOS - Os documentos são a primeira garantia do credor de que a pessoa que recebe-rá o dinheiro é capaz de as-sumir e honrar a dívida. Al-guns bancos costumam exi-gir que você seja correntista para poder se candidatar a um financiamento; outros não fazem essa exigência de início, mas, depois que seu crédito é aprovado, você precisa abrir uma conta no banco. Não se surpreenda se, mesmo sendo cliente, o banco lhe exigir alguns dos documentos.

SEM COMPROVAÇÃO DE RENDA MENSAL - Para obter financiamento sem um comprovante de renda mensal (como os holerites, por exemplo), basta provar ao banco que você é capaz de arcar men-salmente com determinada soma. Esse sistema benefi-

cia as pessoas que não têm carteira de trabalho assi-nada - e que, portanto, não possuem contracheque ou são profissionais liberais, ou fazem parte da crescen-te economia informal.

D O C U M E N TA Ç Ã O PARA O CRÉDITO:

Certidão de nascimento ou casamento

Carteira de identidadeCPFTrês últimos contrache-

ques (se for assalariado)Da carteira de trabalho (se

for assalariado), fotocópia da folha de rosto, da página relativa ao contrato de tra-balho, da opção pelo FGTS e das alterações salariais

Última declaração do Im-posto de Renda (assalaria-dos e profissionais liberais) e/ou declaração do conta-dor (profissionais liberais)

Certidão forense esta-dual e federal (comprova se há processos judiciais e criminais contra a pessoa)

A Caixa Econômica Fe-deral (CEF) utiliza dois recursos desse tipo, para pessoas de baixa renda ou de renda média para cima: O candidato faz uma pou-pança prévia ao longo de um ano e mostra, por meio dos depósitos, que quantia financiada ele pode rece-ber. O cliente demonstra que tem um ganho cons-tante, apresentando faturas de cartão de crédito, com-provante de condomínio, pagamento da escola dos filhos etc. Comprovada a capacidade de pagamen-to, o banco lhe concede a carta de crédito para o em-préstimo, que se insere nas regras do recente Sistema Financeiro Imobiliário

Page 39: Rio das ostras 18 10 13

RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 Classificados 7 O DEBATE RIO DAS OSTRAS • • •

Page 40: Rio das ostras 18 10 13

8 Classificados RIO DAS OSTRAS (RJ), SEXTA-FEIRA,18 A 24 DE OUTUBRO DE 2013 • • • O DEBATE RIO DAS OSTRAS