rio das ostras 12 06 2015

12

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 22-Jul-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Rio das Ostras 12 06 2015
Page 2: Rio das Ostras 12 06 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS2 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de junho de 2015

EXPEDIENTE - Propriedade: EJORAN - Editora de Jornais, Revistas e Agências de Notícias • Sede e Parque Gráfico Próprios. Rua: Benedito Peixoto, 90 Centro Macaé/RJ Tel. (22) 2106-6060 - CNPJ: 29699.626/0001-10 • Registrado na forma da lei

• Diretor Presidente: Oscar Pires • Vendas de Publicidade: Felipe (22-21066060) • Diagramação: Paulinho Lobo ([email protected]) • Fotos: Wanderley Gil ([email protected]) • Acesse: www.odebateon.com.br • E-Mail: [email protected] • A direção de O DEBATE não se responsabiliza e nem endossa os conceitos emitidos por seus colaboradores em ações ou artigos assinados, sendo de total responsabilidade do autor. • Filiado à ADJORI - RJ Associação dos Diretores de Jornais do Estado do Rio de Janeiro e à ADI Brasil • ANJ Associação Nacional de Jornais.

RIO DAS OSTRAS

Casa de Cultura apresenta Coletânea Pintura Realista

A apresentadora Xuxa é uma das celebridades retratadas pela artista plástica

DIVuLGAçãO

Admiradores de artes plásticas podem conferir, até 30 de junho, o trabalho de Joelma Pinheiro com a Coletânea

Pintura Realista. Os quadros estão à mostra na Casa de Cultura Bento Costa Junior, no Centro, de terça a domingo, das 13h às 18h. A entrada é franca.

Joelma Pinheiro é mato-grossense e apresenta a arte acadêmica realista, com todo o seu exuberante talento clássico, on-de deixa a marca de seu pincel com suaves toques na tela e fidelidade entre persona-gem e retrato.

SERVIÇO:

Exposição “Coletânea Pintura Realista”Local: Casa de Cultura Bento Costa JúniorDe segunda a sexta, das 13h às 18h,Telefone: (22) 2764-1768

Fã Cine apresenta “No Tempo das Diligências”“No Tempo das Diligências”, pro-

duzido em 1939, é o próximo longa que será apresentado pelo Fã Cine. Promovido pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, o projeto exibe clássicos que marcaram as primeiras décadas do cinema. A sessão gratuita começa às 19h deste sábado, 13, na sede da Fundação, na Avenida Cris-tóvão Barcelos, no Centro, em frente à Praça São Pedro.

O Fã Cine acontece aos sábados e é aberto a toda população. Com as exibi-ções, os espectadores terão oportunida-de de conhecer a trajetória e a evolução do cinema no início do século XX.

FAROESTE Ícone do faroeste americano, “No

Tempo das Diligências” é tido como uma das principais obras dirigidas por John Ford, com a presença do famoso John Wayne. No filme, um grupo de nove pessoas é obrigado a embarcar em uma perigosa jornada no Arizona em carruagens, dentro de um território indígena. Cada um tem o seu motivo pessoal para realizar tal viagem. No meio do caminho, eles terão que enfrentar Gerônimo e seus guerreiros apaches (povos nativos), e

Ícone do faroeste americano, No Tempo das Diligências é tido como uma das principais obras dirigidas por John Ford

O Dia dos Namorados, celebrado na próxima sexta, 12, será reche-ado de atrativos em Rio das Os-

tras, que preparou atividades especiais para casais que escolherem o Município para celebrar a data mais romântica do ano. Com o apoio da Prefeitura, o proje-to Rio Serramar, do Sebrae, promoverá o “Balada do Amor Demais”, que ofere-cerá preços especiais em alguns hotéis e pousadas durante o final de semana, jantar romântico, caminhada e com-pras na Orla de Costazul.

A ação tem o objetivo de movimen-tar o “trade turístico” de Rio das Os-tras, como as pousadas e restauran-tes, gerando renda durante a baixa temporada. Mais informações sobre valores e horários da programação pelo telefone (22) 9-9265-4208.

A programação inclui jantar românti-co, com música ao vivo, em restaurante em Costazul, no valor de R$ 35. Os in-teressados devem fazer suas reservas para o jantar pelo telefone (22) 99265-4208 ou (22) 2771-5158. Além do jantar, no local estarão expostas peças produ-zidas por artesãos locais para compra. Os casais também podem adquirir fotos produzidas na hora por um fotógrafo.

Aderindo à campanha “Se dirigir não beba”, os organizadores vão dispo-nibilizar uma van para levar e buscar os casais do local de hospedagem até o restaurante onde será servido o jantar. Os interessados devem agendar o trans-lado pelo telefone (22) 2764-2349.

COMPRAS No sábado, 13, os casais poderão fa-

zer um tour pela Orla de Costazul, da Lagoa do Iriry até a Tocolândia, espaço comercial localizado próximo à Praça da Baleia, onde terão oportunidade de participar de atividades especiais em celebração ao Dia dos Namorados. Se-rá possível comprar artigos produzidos pelos artesãos da região com descontos especiais. À noite, a partir de 18h, ha-verá uma festa junina, com comidas e danças típicas, também na Tocolândia.

RIO-SERRAMAR O projeto Rio Serra Mar, do Sebrae,

envolve dez municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro para aquecer o turismo local e qualificar o atendimen-to ao turista, capacitando e aperfeiçoan-do os serviços e produtos das empresas ligadas ao setor.

Dia dos Namorados tem programação especial

contarão apenas com a ajuda do cow-boy Ringo Kid (John Wayne). O longa tem 1h36 de duração.

CHAPLIN As próximas edições do Fã Cine vão

trazer obras de Charles Chaplin, cine-asta e ator, criador do inconfundível personagem Carlitos. Dia 20 será exi-bido “Luzes da Cidade”, 27, “Tempos Modernos”, 4 de julho, “O Garoto”, e 18, “O Grande Ditador”.

Fã Cine - Filme “No tempo das diligências”Data: Sábado, 13Horário: 19hLocal: Sala de CinemaFundação Rio das Ostras de CulturaAvenida Cristóvão Barcelos, nº 109 – CentroEntrada franca

SERVIÇO:

Page 3: Rio das Ostras 12 06 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de junho de 2015 3

Ação prepara Cidade para combate a incêndio �orestal

A simulação serve para mobilizar os órgãos que atuam nessas situações de emergência

GABRIEL SALES

Circuito Pau Brasil mostra localidade rural da cidade

Quem passou nesta terça-feira, 9, à margem da Ro-dovia Amaral Peixoto,

em Rio das Ostras, deparou-se com uma grande ação da Defesa Civil Municipal, Coordenadoria de Proteção Ambiental, Resgate e Corpo de Bombeiros. As equi-pes promoviam um simulado de combate a incêndio florestal, na Unidade de Conservação de Ita-pebussus. A operação faz parte das medidas de prevenção e controle de incêndios, desas-tre que ameaça Rio das Ostras, principalmente na época de es-tiagem, como demonstra o Ma-pa das Ameaças Climatológicas do Estado do Rio de Janeiro, di-vulgado na semana passada.

A simulação promove o com-bate ao fogo em um ambiente controlado. Além de preparar as equipes para enfrentar essa ameaça ao meio ambiente e à vi-da, o exercício também serve pa-ra mobilizar os órgãos que atuam nessas situações de emergência. Considerado um sucesso, a ação envolveu cerca de 25 homens. O tempo desde o acionamento das equipes até a contenção do fogo foi de 10 minutos.

A falta de chuvas e o descuido de alguns frequentadores têm sido um dos maiores adversá-rios da preservação das áreas verdes da cidade. Em 2014 fo-ram registrados 221 focos de

incêndio e este ano já foram notificados 39 focos, uma mé-dia de 7,8 ao mês.

MAPA O Mapa das Ameaças Clima-

tológicas do Estado do Rio de Janeiro aponta Rio das Ostras como uma das 36 cidades sob maior risco de sofrer incêndios florestais. Atento às condições ambientais, o Município avan-çou muito na prevenção às queimadas e já concluiu seu Plano de Contingência de Ca-tástrofes, que inclui ações de prevenção e combate a incên-dios, além de outras ameaças materiais.

O Município está incluído na região de risco “severo” de sofrer incêndios florestais, de acordo com as projeções da Defesa Civil do Estado. Esse é o topo das categorias propostas pelo Mapa, que seguem a gra-duação de risco baixo, médio, alto, muito alto e severo.

Pelo Mapa, Rio das Ostras, as-sim como boa parte das regiões dos Lagos e Serrana, apresenta risco de 39,1% de sofrer quei-madas em florestas por conta de períodos de estiagem. A ferra-menta permitiu a confecção de 168 planos de contingência mu-nicipais para o enfrentamento desses perigos. Os planos serão colocados em prática a partir da

execução de exercícios simula-dos, como o promovido nesta terça por Rio das Ostras, com o acompanhamento do Governo do Estado, antes do começo do inverno, período considerado crítico para essas ameaças.

PLANOS O evento de lançamento do

Mapa das Ameaças Climato-

lógicas contou com a presença da equipe da Defesa Civil de Rio das Ostras, incluindo o co-ordenador, Jorge Mazzo. Ele explica que a cidade desenvol-veu seis planos de contingência, relativos às ameaças materiais: alagamento, inundação, res-saca, deslizamento, incêndio florestal e de estiagem – este último, com foco na zona rural

do Município.Os planos estabelecem os

procedimentos a serem adota-dos pelos órgãos envolvidos na prevenção, preparação e res-posta a emergências. A proposta é padronizar as ações de socor-ro, incluindo ajuda humanitá-ria e a reabilitação dos locais atingidos, para reduzir danos e possíveis prejuízos.

Passeios por estradas, plantações e criações de animais fazem parte do

roteiro Pau Brasil, da Caminha-da na Natureza, programada para o próximo domingo, 14, em Cantagalo. O evento, promovi-do pela Prefeitura, possibilita aos participantes conhecer um trecho da área rural de Rio das Ostras. A concentração está marcada para as 8h, próximo à Escola Municipal Trindade.

Com percurso de aproxima-damente 10 km, a caminhada, que é gratuita, não tem limite

de idade. As inscrições já podem ser realizadas no site caminha-das.info ou no dia do evento, no próprio local.

Como não tem caráter compe-titivo, os caminhantes não preci-sam se preocupar com a ordem de chegada. A caminhada tem o objetivo de proporcionar lazer, saúde e contemplação.

O circuito Pau Brasil estimula o turismo rural e o fomento da agricultura familiar. O evento conta com o apoio do Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau. Técnicos da Fiperj explicaram como será feito o levantamento de dados

MAURICIO ROCHA

Page 4: Rio das Ostras 12 06 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS4 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de junho de 2015

Escola ganha laboratório de Ciências capacitado para atender surdos

Curso de Panificação, realizado em parceria com o Senai, prepara moradores para mercado de trabalho

GABRIEL SALES

Padaria Escola inscreve para curso de quali�cação

A Prefeitura de Rio das Ostras ofere-ce aos moradores mais um curso de qualificação profissional reconhe-

cido pelo mercado. Graças a uma parceria entre o Senai e a Secretaria de Desenvol-vimento Econômico e Turismo, foram abertas 25 vagas para o curso de Panifi-cação. As inscrições podem ser feitas na sede da Padaria Escola, no Parque da Ci-dade, das 9h às 17h, até o dia 30 de junho, sendo que o prazo pode se encerrar antes caso sejam preenchidas as vagas.

Para realizar a inscrição é necessário residir no Município e levar os seguintes documentos: original e duas cópias (uma fica arquivada na Prefeitura e a outra no Senai) da carteira de Identidade, CPF, comprovantes de residência e da escola-ridade exigida para o curso (6º ano con-cluído do Ensino Fundamental).

Os interessados também devem ter mais de 18 anos. No ato de cadastro tam-bém é preciso levar duas fotos 3x4.

CERTIFICADO DO SENAI

O curso de Panificação será realizado de noite, das 18h às 22h; e terá 300 horas de aulas práticas e teóricas. O objetivo é ensinar o aluno a fazer diversos tipos de pães e produtos congêneres, desde o pre-paro das massas até sua conservação.

O curso oferece certificado com a chan-cela do Senai, que garante aos estudantes formados uma excelente receptividade nas empresas da região.

As aulas têm início previsto para o dia 10 de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2771-6364.

Por intermédio de uma parceria entre a Prefeitura de Rio das Ostras e Universidade Federal

do Rio de Janeiro (UFRJ), a Rede Mu-nicipal de Ensino ganhou um labora-tório de Ciências. O diferencial é que a unidade está capacitada para aten-der a alunos surdos. O laboratório foi inaugurado nesta terça-feira, dia 9, na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar.

Rio das Ostras é o primeiro municí-pio do Interior que aderiu ao Projeto Surdos, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Por conta dessa parceria, a Maria Teixeira de Paula tornou-se uma Escola Modelo Bilín-gue com professores que lecionam na Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Na inauguração do laboratório estiveram presentes a secretária de Educação de Rio das Ostras, Andrea Machado, e a idealizadora e coor-denadora geral do Projeto Surdos, a cientista Vivian Rumjanek.

O laboratório funcionará como polo de experimentos científicos para os cerca de 30 alunos surdos matricula-dos na Rede Municipal, mas também

vai atender a todos os estudantes da unidade de ensino.

“Considero o laboratório uma conquista muito grande para nossos alunos, especialmente os surdos, que terão um atendimento especializado. Temos uma equipe de educadores de-dicada, com professores que buscam o aperfeiçoamento. Agradeço a dou-tora Vivien por acreditar na Educação Básica e Pública nos apoiando com essa parceria”, afirmou a secretária de Educação.

A cientista Vivien elogiou as insta-lações do laboratório. “Dificilmente encontramos um espaço maravilhoso como esse em uma unidade de ensino pública. Por meio dessa parceria, Rio das Ostras pôde abrigar uma Escola Modelo Bilíngue, pioneiro no Estado do Rio”, enfatizou.

Equipado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), que apoia o Projeto Surdos, o labo-ratório funcionará como polo de ex-perimentos científicos para todos os estudantes da unidade escolar e para os cerca de 30 alunos surdos matri-

culados na Rede Municipal.

JOVEM CIENTISTA

Em parceria com o Projeto Surdos, a Escola Municipal Maria Teixeira de Paula já sediou cursos de Ciência Experimental de Curta Duração pa-ra Surdos e a oficina “Vendo e Apren-dendo – Experiências no Ensino de Surdos”. Com a inauguração do labo-ratório, esse trabalho vai se intensifi-car ainda mais.

A partir de setembro, os alunos que atuarem no laboratório de Rio das Ostras serão inseridos em duas ati-vidades do Projeto Surdos. Segundo Vivien, os estudantes vão poder fazer seus questionamentos sobre Ciências e serão escolhidas, a cada mês, as três melhores perguntas. Uma delas será respondida por meio de experimen-tos realizados no laboratório.

“No final do ano, o aluno de Rio das Ostras que melhor responder a uma das perguntas apresentadas por meio de experimentos vai conquistar o Prê-mio de Jovem Cientista do Projeto Surdos”, explicou a coordenadora

A cientista Vivian Rumjanek, da UFRJ, agradeceu a Prefeitura pela parceria que possibilitou equipar o laboratório

MAURICIO ROCHA

Page 5: Rio das Ostras 12 06 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de junho de 2015 5

SANEAMENTO & saúde

Estação de Tratamento de Esgoto tem capacidade para atender 100% da população de Rio das Ostras

Centro de controle operacional - ETE Jardim Mariléa

Na rua Duque de Ca-xias, número 443, está o coração do

esgotamento sanitário de Rio das Ostras. Construída em 2007, a Estação de Tra-tamento de Esgoto (ETE) Mariléa é um grande marco na evolução do saneamen-to do município.

Ao iniciar seus trabalhos através do contrato de Par-ceria Público-Privada com a Prefeitura Municipal, em 2007, a Odebrecht Ambien-

tal investiu na ampliação da capacidade de tratamento da ETE.

Diante do aumento po-pulacional projetado para Rio das Ostras, a conces-sionária ampliou a estru-tura, podendo tratar até 571 litros por segundo. Is-so significa que ao aumen-tar sua capacidade, a ETE consegue tratar 100% do efluente gerado pelas pes-soas do município.

O Caminho do esgoto -

Para chegar até a ETE, após sair dos imóveis, o esgoto percorre 212 quilômetros de rede coletora e 22 esta-ções elevatórias. Na ETE Mariléa são retirados os re-síduos grosseiros do esgoto doméstico (tecidos, papéis, areia, etc.) através de siste-mas de gradeamento e cai-xas de areia, sendo o esgoto, em seguida, direcionado para o tratamento biológi-co, não havendo a necessi-dade de aditivos químicos,

Projeto garante tratamento adequado para efluentes e adota tecnologia para reduzir emissão de gases

pois as próprias bactérias executam o trabalho.

O líquido tratado é en-caminhado ao emissário submarino e, o lodo gerado é enviado para o sistema de desaguamento, para poste-rior destinação ambiental-mente correta. Ainda, na ETE existe um moderno sistema de captação e neu-

tralização de gases, redu-zindo significativamente o odor gerado durante o processo de tratamento.

Centro de controle ope-racional- A ETE Jardim Mariléa, conta com um Centro de Controle opera-cional, onde todo sistema de coleta e funcionamento das Estações Elevatórias é

controlado remotamente pela equipe de operação, por meio de um sistema de monitoramento que além de verificar em tempo real toda e qualquer intercor-rência, permite que se re-alize ajustes e reparações sem a necessidade de des-locar equipes ao local ou, em caso de necessidade, acionar uma das equipes de campo para proceder a intervenção no local.

Na próxima semana, fala-remos sobre a preocupação da Odebrecht Ambiental em destinar corretamente o esgoto tratado e o traba-lho contínuo da concessio-nária para garantir a quali-dade das nossas praias. Dú-vidas e sugestões, entre em contato conosco através do 0800 771 0001- Odebrecht Ambiental, é mais saúde e qualidade de vida para Rio das Ostras.

Lavador de Gases - Desinfecção e desodorização

Queimador de Gases - Faz combustão dos gases gerados pelo processo biológico no reator evitando mau cheiro e reduzindo os gases poluentes.

Page 6: Rio das Ostras 12 06 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS6 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de junho de 2015

COISAS DE RIO DAS OSTRAS E DO BRASIL por JUSSARA LEITE

*** Gente, o que é aquilo que houve com a língua do Romá-rio? Antes ela era presa e ago-ra está solta como a língua dos lagartos e das cobras que ficam saindo e entrando das bocas. Haja Deus, Dinorah! Que coi-sa mais feia! Que coisa horrível para um senador dar entrevis-ta com o olho arregalado e a cada palavra dita colocando a língua para fora da boca. Nem criança faz isso! Qual seria o problema? Alguém já averi-guou?

*** Agradecimentos: Van-derlan, agradecemos a sua presteza em resolver o pro-blema que se fez com a falta de iluminação na lagoa e em frente a nossa casa e demais residências. Um abração! Mag-no garoto de ouro! Você é mais que um amigo, você é um ami-gão! Parabéns pela maneira que você conduz o seu traba-lho mesmo estando a prefeitu-ra na penúria que dizem estar. Aliás parece estar de pires na mão! Cruzessssssssssssssssss!

*** Ah, me lembrei! Dia desses chamei a atenção do Sabino para a cidade que es-tá suja e largada, agora é caso de polícia. Um dos motivos da sujeira são os pichadores que voltaram a atacar. Isso não é coisa feita por crianças, mas sim por marmanjos, por de-socupados que devem dormir de dia e à noite saem para sujar a cidade. A intenção só pode ser nos dar prejuízo já que de bom e bonito nas pichações não tem nada! Muros pinta-dinhos, limpinhos e bonitos são, sem dó, pichados, pare-des e paredões também são, portanto este é um caso para a polícia correr atrás e pegar os vândalos sem dó nem pie-dade, conforme eles fazem com os comerciantes, com os proprietários das residências e inquilinos. A polícia tem que proteger não só o patrimônio público, mas também os patri-mônios particulares, pois é do nosso bolso que sai o dinheiro para manter o município em pelo menos condições razoá-veis. Por favor, façam alguma coisa contra esses marginais!

*** Na próxima semana vou desvendar o mistério da Praça da Baleia. E hoje estou mostrando o estado que estão os quiosques da orla de Costazul. Vou matar a cobra e mostrar o pau!

Page 7: Rio das Ostras 12 06 2015

O DEBATE RIO DAS OSTRAS Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de junho de 2015 7

*** Dia 07 de junho nos-sa amiga Jussara Mineira, aniversariou. Como este ano ela não comemorou em sua casa fazendo aque-le almoço esperto e gosto-so, requisitei a presença da Ana, do Cravo e da Tatai e fomos com ela comemo-rar na noite do dia 06, no MUNDI. Levei uma torta de maracujá e ameixa, Ma-ria gentilmente deu a linda vela que vocês podem ver na foto, os meninos Gabriel e Jean que tocam e cantam aos sábados no restauran-te e que agradam muito aos que lá vão, cantaram junto com os demais clientes que lá estavam o parabéns pa-ra você. Foi uma pequena surpresa para ela, mas que

acredito a agradou. *** Agora é com você,

BETINHO! Fiquei saben-do que você foi entrevista-do ou que esteve na rádio e que fez um desabafo que já deveria ter sido feito há mais tempo. Infelizmente não ouvi porque não tenho rádio em casa. Não entendi o porquê de você não ter se pronunciado na internet, já que a provocação feita a vo-cê foi por esta via. Betinho, você conhece a fábula da raposa e as uvas? Acredito que sim, mas tem quem não conhece e para esses vou contar: Existia um vinhedo muito conhecido e uma ra-posa ao passar por baixo da parreira viu os cachos lindos e apetitosos de uvas pendu-

rados. Mais que depressa a raposa quis saboreá-las e para tal pulou para alcançar os cachos sem sequer pedir licença ao dono do vinhedo. Não lhe interessava saber o que iria acontecer de pre-juízo e do mal que poderia ser feito à plantação. Pulou uma vez, duas vezes, quatro vezes sucessivamente até que vendo e sentindo que não alcançaria as benditas e lindas uvas, desistiu, mas não sem antes dizer aos que ali estavam que as uvas es-tavam verdes, portanto não mais haveria interesse em comê-las, mesmo sabendo que elas estavam maduras, bonitas, cheirosas e ape-titosas. Quem desdenha, quer comprar! A desculpa

dos que não conseguem por este ou aquele motivo al-cançar o seu objetivo é me-nosprezar, diminuir e até mesmo acabar com tudo de bom que veem no trabalho

dos outros. Siga fazendo o seu trabalho e dando bons frutos como os da videira da fábula sem se intimidar com os que duvidam da sua capacidade.

Page 8: Rio das Ostras 12 06 2015

8 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de junho de 2015 O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 9: Rio das Ostras 12 06 2015
Page 10: Rio das Ostras 12 06 2015
Page 11: Rio das Ostras 12 06 2015

Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de junho de 2015 11O DEBATE RIO DAS OSTRAS

Page 12: Rio das Ostras 12 06 2015

12 Rio das Ostras (RJ), sexta-feira, 12 a 18 de junho de 2015 O DEBATE RIO DAS OSTRAS