revista digital de ciências – planeta sustentável – 7ª série ef - nº 03 - dezembro/ 2011

29
Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Upload: internet

Post on 22-Apr-2015

107 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Page 2: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Editorial

Através deste projeto interdisciplinar - Revista Digital ,

Planeta Sustentável - tivemos a oportunidade de orientar as pessoas da comunidade escolar e também nossas famílias de como cuidar melhor da nossa saúde e do planeta em que vivemos. Procuramos conscientizar a todos através de artigos trimestrais, em mídia digital disponibilizada no portal da escola. Na 1ª edição, foram abordados assuntos sobre o meio ambiente, já na 2ª edição, os temas tratados foram sobre saúde.

A Revista Digital - Planeta Sustentável - foi elaborada para conscientizar as pessoas sobre prevenção de doenças, como manter hábitos alimentares corretos, sustentabilidade e também como meio de conduzirmos a campanha de cadastramento de medula óssea, ocorrida na Escola no mês junho. Temos certeza de que uma semente foi plantada nos corações daquelas 205 pessoas que estiveram aqui se cadastrando como doadores, pois para cada doador é uma vida que está sendo salva. O nosso muito obrigado a você que nos acompanhou nestas três edições de 2011.

Acompanhe nesta 3ª edição os relatos de nossas famílias sobre este projeto.

Educandos da 7ª série/2011.

Page 3: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Mãe: Achei muito interessante a ideia da Revista Digital por vários motivos. Em primeiro lugar, por ser mais um veículo informativo para pais,alunos e professores. Em segundo lugar, por notar o que a revista despertou no meu filho e em seus colegas. Fico satisfeita ao saber que a escola está sempre procurando novos meios de incentivar a pesquisa, o conhecimento e o engajamento dos alunos nos temas atuais.

Pai: O trabalho mostrou as preocupações em se ter uma vida melhor, pensando na saúde, no bem estar das pessoas e na preocupação de como evitar a agressão ao meio em que vivemos. Tratou de todos assuntos com criticidade, com objetividade e clareza.

Pais do aluno Mateus Jobim

Page 4: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Professoras, achamos excelente a apresentação da Revista Eletrônica.

Muito prática, fácil de acessar os assuntos e com uma linguagem apropriada.

Gostamos também dos temas, primeiro dando uma visão geral e depois partindo para as particularidades (nº 2).

Parabéns a todos que se envolveram neste projeto e contêm conosco no que for necessário.

Mauro e Elisabete

Page 5: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Nós achamos que o trabalho foi importante, pois ajudou as pessoas a se informarem sobre doenças que podem levar à morte, como a anorexia, bulimia e as agressões físicas e morais como o bullying.

Mostrando também que os pais têm que ter mais atenção com seus filhos, para que isso não ocorra dentro do nosso próprio lar.

Alberto e Roséli

Eu,particularmente, achei maravilhoso o trabalho destas crianças, são muitas informações diferentes em que você pode se interar e se atualizar de um modo muito prático e ecologicamente correto. Além de mostrar como os alunos estão bem informados, aprendendo muitas novidades nesta escola maravilhosa,que ensina também como se prevenir contra os males desta vida.

Lia Siqueira

Page 6: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

O projeto Revista Digital é muito interessante, pois os filhos acabam ensinando muitas coisas aos pais. A escola investe muito nos jovens, pois como acredita que eles são o futuro do planeta,oportuniza de muitas formas que eles evoluam,conectados também à nova realidade digital.

A Revista Digital deve continuar tendo edições, não pode parar por aí, pois é uma forma prática de os alunos aprenderem a lidar com assuntos do dia a dia de forma correta.  Moacir Dupont Maciel e Cintia Ramos da Silva 

A Revista Digital foi uma grande ideia,pois os alunos conseguiram desenvolver textos excelentes, através do recurso da Internet e da orientação dos professores. A segunda edição, na minha opinião, foi a melhor, porque tratava de doenças que eu desconhecia e que não são tão comuns em nossa sociedade.

Cecília Amaral Godinho da Costa

Page 7: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Achei a idéia de criar uma Revista Digital muito interessante, porque abordou vários temas importantes para o conhecimento e entendimento dos nossos jovens. Roselaine Trisch

Achei um trabalho muito bem apresentado e com assuntos valiosos.Pais da aluna Larissa Cabral

Ficou muito bom, inclusive com alguns assuntos que não são muito divulgados na mídia.

Um aspecto que me chamou a atenção foi o tema sobre a importância da alimentação e prática de exercícios,mas que não é levado a sério pelas crianças,pois pode trazer problemas como, obesidade, diabetes, falta de vontade para o esporte, etc.

Neiton Blumberg

Page 8: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Eu gostei, pois está valorizando os valores humanos, dando ênfase a justiça, fraternidade, respeito, amor, solidariedade, entre outros fatores importantes. O colégio está de parabéns por esse projeto, que estimulou muitos alunos e deu uma visão ampla da realidade que vivemos.

Mãe da aluna Lysiane Zanirati Cabral

A Revista Digital foi feita pelos alunos da 7ª série, com o propósito de conscientizar as pessoas com alguns artigos importantes e que não precisam do papel para serem divulgados.

Pais do aluno Bruno Santana Massena de Lima

Page 9: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Achei muito interessante este trabalho das crianças, para a conscientização tanto delas quanto da população, da importância de preservar nosso planeta e saber usar o meio ambiente sem prejudicá-lo, preocupando-se na preservação dele, para que também no futuro todos possam usufruí-lo.

Obs.: Gostaria que tivesse outros tipos de trabalhos com

conteúdos interessantes para que os pais pudessem expressar suas opiniões. Nota dez para professores e alunos.

Grata.Karen Lucy Jaeger.

Page 10: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

É muito interessante o trabalho da escola com a proposta da Revista Digital. Vivemos em uma era em que a tecnologia deve estar associada ao conhecimento e foi isso que a Revista proporcionou, uma seleção cuidadosa de assuntos de nosso interesse, com qualidade e fundamento. É um produto que nos coloca a par de situações e registros na área da educação e do nosso mundo atual. Pais e alunos podem interagir e manter-se atualizados com assuntos escolares e pedagógicos. Admiro e aprecio muito na escola, a preocupação e a educação que tem com a natureza e o meio ambiente.

Fabiano da Rosa Penteado

É importante a Revista Digital,pois essas pesquisas esclarecem sobre os cuidados que devemos ter com a saúde e com a preservação do nosso planeta.

Pais da aluna Ana Luiza Leal Jacomini Schuch Freire

Page 11: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

A leitura das edições da Revista Digital foi muito interessante, pois aprendemos mais detalhes sobre algumas doenças que conhecíamos somente pelo nome, ignorando as causas e sintomas. Sobre ecologia e sustentabilidade aprendemos dicas simples que podem contribuir para não agravar o problema que já existe no planeta. Parabéns aos alunos e educadores que reuniram esse material.

Pais da aluna Carolina Pozza Fernandes

Eu acho que é muito importante as crianças se atualizarem com vários assuntos , como a situação que se encontra o mundo e também se preocupando com a questão da saúde!Acho muito bom para o desenvolvimento delas, pois na medida que elas vão amadurecendo, precisam estar a par de todos os acontecimentos para a formação do seu caráter e principalmente para a preparação de seu futuro.

Luciano Perufo

Page 12: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Achei de grande valia esta revista, pois traduz nossos problemas diários. Fazendo com que nossas crianças tenham consciência deles. Acho que deveria ter mais trabalhos desses, em todas as séries da escola. Deixo aqui meus parabéns aos organizadores desta Revista Digital, acho até que deveria ser editada e distribuída entre outras escolas e comunidades.

Parabéns a estes alunos que se empenharam para fazer este magnífico trabalho e parabéns a escola pela iniciativa. Sou Rita de Cássia Costa, mãe de duas colaboradoras desta revista, parabéns a todos. O mundo agradece a consciência de vocês, pois como sempre digo: “PRESERVE A NATUREZA, PARA QUE A NATUREZA POSSA TE PRESERVAR.”

Rita Costa

Page 13: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Acho ótima a iniciativa da escola de conscientizar e motivar os alunos na preservação da natureza, pois nos dias de hoje os adolescentes, muitas vezes, não têm essa consciência de como a nossa natureza está sendo prejudicada.

Por isso agradeço por vocês estarem tendo essa iniciativa e ajudando a minha filha a se interessar por isso.Agradeço.Edileusa Lima Dos Santos

O projeto da Revista Digital é um ótimo instrumento de interação entre alunos, escola e pais. Além de incentivar o uso da Internet como meio de divulgação dos trabalhos realizados, motiva os alunos a produzirem textos que refletem seus pensamentos, seu entendimento e sua capacidade de pesquisa.

A apresentação está muito boa! No primeiro acesso tive dificuldades de localizar a Revista Digital, não sei se o link não estava disponível ou se não estava bem identificado no menu de opções do site.Parabéns pela iniciativa e produção!Att,André Luís Wagner

Page 14: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

A Revista Digital ficou muito interessante, um projeto muito bom. Um jeito de passar informações importantes, de uma forma atualizada,que envolve o mundo do jovem hoje, o computador. A Júlia gosta muito de participar, acha educativo e moderno, sempre comenta em casa, o trabalho que ela fez foi sobre o copo ecológico. Ela achou interessante como ele foi desenvolvido. Então quando o aluno se integra na proposta feita é sinal de que está dando certo.Att. Elisandra R.L. Gonçalves

Achei essas edições da Revista Digital fantásticas, desde o princípio. Acredito que deste modo, os alunos consigam relatar os conteúdos pedidos de um modo diferente, sem papéis, sem cadernos, e aprendendo com isto, e, ao mesmo tempo, passando para o próprio leitor. Minha única sugestão, é que fique mais exposto ao site, mais fácil de vê-lo.Atenciosamente, Laura Rejane da Silveira Gonçalves

Page 15: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Gostaria de dar parabéns a vocês pelo excelente trabalho da revista. Oportunizar aos alunos a publicação na Web de suas produções é de suma importância para o desenvolvimento da autoria intelectual.

Na tentativa de contribuir com o trabalho da revista, farei algumas sugestões, com base em minha própria prática. Em relação ao texto escrito, percebo que ficaram muito mais interessantes para o leitor aqueles que, de fato, foram escritos com as palavras dos alunos. Muitos textos foram extraídos de livros ou sites, o que é perfeitamente natural, quando os alunos começam a produzir para outros leitores, não somente ao professor. Tenho enfrentado essa dificuldade no dia a dia com alunos de 5ª e 6ª séries.

Quanto ao formato, custei a baixar o PPT. Haveria como fazer a publicação, usando uma ferramenta de escrita colaborativa? Tenho trabalhado bastante com isso e coloco-me à disposição para compartilhar com vocês o que tenho descoberto. Notei que houve preocupação com a criação de links no sumário e isso é ótimo! Se fosse usada uma ferramenta de escrita da web, haveria a possibilidade de fazer-se links internos nos textos.Bem, novamente, parabéns, gostei muito de visitar a revista! As temáticas são atuais e relevantes!Um abraço,Rosália Lacerda

Page 16: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Parabéns aos professores que orientaram os alunos neste

trabalho. Considero extremamente importante que os alunos desenvolvam trabalhos, utilizando diversas ferramentas, que possam exercitar a criatividade dentro dos conceitos que estão adquirindo em cada matéria proposta. Recentemente tive contato com uma ex-aluna (terminou o 3º EM na escola) e ela estava passando trabalho para desenvolver uma tarefa em Word, quando o ideal seria usar o Excel. Gostaria de aproveitar e sugerir que, em conjunto com a professora de Matemática, sejam desenvolvidos trabalhos que eles possam conhecer um pouco do Excel. Nossos adolescentes estão condicionados que a Internet se resume a MSN, Twitter, Facebook, Orkut, Word e copiar e colar trabalhos. Não estou querendo que sejam experts em cada ferramenta, mas que ao menos conheçam o suficiente para saber em que situação é mais adequada usar uma ou outra ferramenta.

Maria C. Moraes

Page 17: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Eu achei esse trabalho da Revista Digital muito importante, para os alunos. Pois, eles podem utilizar até no futuro para ajudar o planeta e para se prevenir de doenças. Com essa revista pude me informar de vários assuntos que eu não tinha conhecimento, porque lendo-a, eu percebi que tendo consciência, nós poderemos mudar o planeta. Mas, eu acho que ela deveria ser mais divulgada para fora da escola, porque assim ,como eu, muita gente poderia conhecer melhor o mundo que vivemos e perceber que ele precisa de ajuda, porque destruindo ele, nós estamos destruindo a nós mesmos.

Liliana mãe da aluna Bruna M.M. Leite

Page 18: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Os assuntos abordados das edições da Revista Digital foram extremamente bem abordados, conscientizando essa juventude que vai levar adiante a evolução de nosso planeta e manter uma vida saudável.

Após os artigos, houve uma mudança nos hábitos de toda a família, principalmente no que diz respeito à natureza: reciclagem de lixo, economia de água e luz e mudança de hábitos alimentares. A revista foi de muito valor. Estão todos de parabéns!!! Aluna: Fernanda da Costa IlhaFiz com a minha mãe: Flávia Ilha Ramos

Eu achei o trabalho muito criativo, pois é muito importante ter todo esse conhecimento durante a adolescência que pode ser usado para toda uma vida. Fernanda Sampaio

Page 19: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

A Revista Digital aborda temas importantes como reciclagem, economia de energia, água etc. Temas que já haviam sido trabalhados em casa. Como minha filha está no Rainha desde a educação infantil e esses assuntos foram trabalhados ano, a ano com isso fazendo um trabalho de conscientização em grupo, pois o que precisamos para uma mudança de pensamentos e atitudes é isso, uma revolução de conceitos e para que isso aconteça começa-se o trabalho em casa passa pela escola e com a revista digital vamos levá-la para o mundo.

Lilian Melo Bernardes

Meu filho andou pesquisando mais sobre doenças que ocorrera e se preocupando sobre o meio ambiente e seus problemas desde o começo do Projeto da Revista Digital.

Elisabete Maria Jacques Seixas

Page 20: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Primeiramente, fizemos uma análise quanto à construção visual da revista. No nosso entendimento, há uso excessivo de fotos e imagens. Poderia ser usada apenas uma foto para cada assunto. O excesso de texto sobre as imagens espalhadas dá a impressão de desorganização. O fundo branco deveria predominar em todas as páginas, pois aumenta o contraste com as fontes em preto. Sugerimos que as fontes sejam padrão tanto no texto como nas frases de chamada. Embora forneça informações importantes, o conteúdo acaba cansando o leitor, face à poluição visual.

No todo, nota-se que está ‘tudo meio solto’. Os textos poderiam ser mais sucintos, objetivos. O índice deveria estar ‘mais organizado’. Sugerimos também, que os temas sejam divididos em doenças físicas e emocionais e estas subdivididas, por exemplo, dentro do campo das doenças físicas estão a cirrose, AIDS, Diabetes, etc. Dentro das emocionais: pânico, fobias, depressão, etc.

As página dobre a AIDS, FOBIAS e CIRROSE, com textos enxutos, sem sobreposição de imagens, despoluídos, são bons exemplos a seguir.

Deve-se lembrar que a maioria das pessoas tem resistência à leitura, ou pouco tempo para faze-lo. Numa mídia como esta, deve haver equilíbrio entre texto e imagem para prender o leitor desde a primeira página.

A proposta da revista é muito válida, uma ideia elogiável. Ao construir o documento houve um aprendizado. Melhor formatado, deve ser colocado na rede para circular. Aplaudimos a iniciativa dos professores e alunos da 7ª série da Escola Rainha do Brasil.

Alexandre Dresch Bandeira e Denair Inês Guzon

Page 21: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Venho comentar o meu pensamento referente ao trabalho feito com a turma, falando sobre saúde, doações, transplantes e outros. Creio que foi muito útil tanto às crianças quanto aos familiares, que se interessaram em discutir o assunto, tentando entender mais sobre o funcionamento do sistema. Sem mais, agradeço a atenção dispensada à minha filha, obrigado. Magali Terezinha Lima Rodrigues

Na minha opinião, os trabalhos estão bons e bem formatados, textos simples, mas bem apresentados, com explicações fáceis de entender. O conteúdo do trabalho nos conscientiza de que devemos cuidar do nosso corpo, da nossa mente e de nossas atitudes para viver uma vida saudável

Eva Isabel Ferreira Ribeiro

Page 22: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Achei uma iniciativa muito positiva,a criação da Revista Digital, abordando assuntos fundamentais para o conhecimento dos nossos jovens que hoje são tão ligados em Internet.

O empenho de cada um em aprimorar o assunto escolhido, fazer uma revista digital legal e com a linguagem que eles entendam, além de incentivar trabalho em grupo... tem o meu maior apoio!Parabéns a todos que contribuíram.Naiara

Primeiramente queria parabenizar a escola e os professores pelo excelente projeto. Adorei a ideia da Revista Digital, pois ajuda a conscientizar e informar os alunos sobre assuntos muito importantes com a nossa saúde.

Rosane Berti

Page 23: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

A Revista Digital é um ótimo recurso para a aprendizagem da sustentabilidade do nosso planeta,pois aborda temas como, por exemplo, o desperdício da água, que é um assunto que desperta o nosso interesse e faz a gente se ligar em coisas que não temos feito no nosso dia a dia. Também tem outros temas como, o copo ecológico que é reutilizável e as consequências do efeito estufa,o descongelamento dos pólos e consequentemente o aumento dos níveis do mar, entre outros.

A revista eletrônica está educando crianças para a consciência ecológica e ao respeito ao meio ambiente. Parabéns.

Maria Helena Hamerski

Page 24: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Achei a Revista Digital muito interessante. Abordou de forma sucinta e clara, vários assuntos atuais. Fazendo repensar sobre o nosso cotidiano.

Estamos resgatando alguns hábitos alimentares, que foi deixado um pouco de lado.

Hoje em dia é muito mais prático e rápido, comprar a comida pronta e somente esquentar no microondas. Esquecemos como é mais saudável a comida caseira. Sem falar no suco natural e feito na hora e da preciosa água.

A Revista Digital serviu de conhecimento e esclarecimentos sobre várias doenças.

Nunca tinha ouvido falar da doença Progeria.Ao meu ver, o trabalho atingiu o seu propósito. De informar

e ao mesmo tempo nos questionar, sobre como estamos cuidando da nossa saúde. Pois, como iremos cuidar do nosso planeta, se não soubermos nos cuidar primeiro.

Pais da aluna Carolinne Nery Xavier

Page 25: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Gostei da iniciativa da Revista Digital, creio que desta forma, vocês, educadores, estão passando uma forma limpa de passar as informações recebidas na escola. O que eu senti falta é de uma linguagem mais direta, aluno para aluno, em muitas matérias me passa a impressão de que eles simplesmente copiaram um texto de algum local. Gostei mais das matérias “Os resíduos e o recreio”, “Bullying” com estilo mais direto do dia a dia deles. Achei todos os assuntos ótimos, mas acho que a linguagem precisa ser mais direta. Outra coisa que a revista precisa ser revisada melhor para não ter problema de espaçamento nas frases. Quanto ao layout achei complicado o sumário e algumas páginas para ler, eu prefiro as páginas com texto e fotos ao lado como ex. “Fobia” , “Cirrose hepática”.

Em geral gostei dos temas abordados, achei uma boa iniciativa de estudo e gostaria de receber outros exemplares feitos pela turma.

Carla Andrade

Page 26: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Professoras, achei muito interessante a abordagem dos alunos(as) da 7ª série, inclusive do meu filho Ivan, da 71.

Surpreendi-me com algumas informações que desconhecia, como a doença do envelhecimento precoce e a diferença entre produtos diet e light.

Parabéns pela iniciativa e desejo sucesso nas próximas edições da Revista Digital.Att.Laura Sfair da Silva Teixeira

Minha mãe acha que a ideia da Revista Digital é muito boa, porque é uma prática sustentável, não causa poluição, pois não é necessário o descarte do papel com corantes. Também na própria edição pode conter links, enriquecendo as informações e complementando os assuntos tratados.

Mãe do aluno Gabriel Minatto

Page 27: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Li os artigos, e achei bastante interessantes, sendo que quando fui a escola era ensinado que tínhamos que nos prepararmos para o futuro e acompanhar o progresso, nunca se preocupando com a natureza.

Hoje se ensina para termos progresso temos que nos preocupar com a natureza, e o tema da moda se chama sustentabilidade.

Espero que a escola e os alunos, não deixe que isso se torne um modismo e sim um assunto para ser debatido sempre, assim como grandes empresas já estão se preocupando com a sustentabilidade, nós pais e alunos temos que fazer parte deste processo para termos um dia a dia com mais qualidade de vida.

É importante que a escola tenha estas iniciativas,e que faça cada vez mais campanhas como feita com a doação de medula óssea que aconteceu no parque farroupilha, com entrega de panfletos e participação de pais e alunos, isso faz com que todos se tornem mais participativos e mais conscientes, podendo se tornar estas campanhas mais fortes.

A escola e os alunos estão de parabéns pelos artigos, muito bem escritos e de fácil leitura facilitando a informação de todos.

Paulo Ricardo

Page 28: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

Participação: Educadores(as) da 7ª Série

Professoras Responsáveis: Fabiane Martins – Informática Educativa

Fátima Libano - Ciências

Mariluce Campos – Ciências

Roseane Teixeira – Português

Alane MedeirosAna Paula Kasper

Bruno de LimaCarolina Fernandes

Carolinne XavierDiego Alvares

Eduarda SzmidtkeFernanda Ilha

Gabriel MinattoGiovana Trombetta

Giulia da CostaGraziela JardimIsadora KleinIvan Teixeira

João Pedro LopesJúlia GonçalvesLaura Rebello

Leonardo PedrosoLia SiqueiraLuisa Ribeiro

Lysiane CabralMarcos FloresMarina Trusz

Maycon da SilvaNathália WaechterPihetro RodriguesRoberta Moraes

Rodrigo SilvaTaina Teixeira

Victoria DeorristtVictória RodriguesVictória dos SantosYuri Jacques Seixas

Alícia OliveiraAntonio Scartezzini

Betina CarboniBruna Leite

Camila DivanCaroline MacielEduardo Gobeti

Gabriel RuasGabriel PachecoGabriel Jacques

Gabriela HertkertGiovanna Perufo

Ingrid ReisJéssica Soares

Luccas PenteadoLuisa GaribaldiLuiza dos Reis

Marcelli ZaniratiMaria Carolina Alexandre

Marina KuserMarina Goulart

Matheus DornellesMatheus CardosoMatheus EspiñosaMilena AnacletoRodolfo BandeiraRyane Andrade

Thábatta MaguatiniViviane Pólvora

Yasmine Gonçalves

Alícia NunesAna Luiza Freire

Bruna SoaresCairo de Lima

Danna FerreiraDouglas do Amaral

Enrique MignoniErick BlumbergGabriel Feiertag

Gabriela CarneiroGuilherme da Silva

Guilherme de AndradesJeferson Silveira

Júlia FracassoLarissa da SilvaLarissa GoularteLeonardo Uhde

Lucas de OliveiraMarcus Severiano

Mateus Jobim Paola Soares

Vanessa RodriguesWilliam ZabotYuri Passos

Page 29: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 03 - Dezembro/ 2011

"Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei." Benjamin Franklin