revista digital de ciências – planeta sustentável – 7ª série ef - nº 01 - julho/ 2011 –...

Upload: internet

Post on 22-Apr-2015

Page 1: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

Page 2: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

O Que Você Espera do Amanhã...

Sustentabilidade

Casa EcológicaAnimais em Extinção Extinção na Mata Atlântica

Consumo de Energia nas Residências

Posto de Coleta RB - Pilhas, baterias e óleo de cozinha

I Campanha de Cadastro de Medula Óssea

Page 3: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

Editorial

Somos acostumados a ver imagens e notícias que apostam na degradação, mas há pessoas que querem colocar um fim em todos esses abusos contra a natureza. O planeta tem essa característica de se renovar e nós temos que contribuir para isso. Esse foi o pensamento que norteou os educandos da 7a Série para a idealização da Revista Digital - Planeta Sustentável, no ano de 2010.

A Revista completou um ano, e como comemoração, lançamos esta edição sobre Educação Ambiental, com o objetivo de ampliar a consciência dos alunos sobre o pensamento ecológico, econômico e social e, principalmente, a disseminar a prática desse conhecimento adquirido de uma maneira inusitada, ou seja, sem o uso do papel.

Ações Sustentáveis podem salvar o Planeta e melhorar a qualidade de vida das gerações atuais e futuras.

O debate sobre como mudar esse quadro gira em torno do conceito de sustentabilidade, ou seja, ações que atendem às necessidades do presente sem comprometer às próximas gerações, cuidando dos aspectos ambientais, sociais e econômicos, sendo demonstrado de forma consciente e crítica através dos artigos realizados pelos educandos da 7a Série.

Esta publicação pretende mostrar, de forma concisa, a amplitude das questões ambientais, buscando apresentar à comunidade escolar, temas fundamentais relativos à sustentabilidade e promovendo mudanças de atitudes , em relação ao Meio Ambiente.

Agradecemos a todos que têm nos acompanhado neste percurso, opinando, divulgando e contribuindo para compor as publicações.

Educadoras: Fabiane Martins, Mariluce Campos e Roseane Teixeira

Page 4: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

Sustentabilidade Provavelmente, você já escutou muitas vezes esta palavra. Mas,

será que você sabe realmente o que significa? Sustentabilidade é um conceito que vem tomando força nos últimos anos. O ser humano vem explorando o mundo, extraindo dele tudo o que precisa para sobreviver. Há séculos, o homem vem tirando muito mais do que realmente precisa e pior, vem jogando no Planeta os mais diversos tipos de venenos e de resíduos perigosos, fruto de suas atividades econômicas. É como se você jogasse veneno em sua comida. É exatamente isso que vem sendo feito. Para ter um planeta sustentável é necessário uma mudança de postura, com um conjunto de práticas, procedimentos e formas de agir que permitam que os recursos naturais se renovem. Assim, sustentabilidade é muito mais que um mero conceito, é uma questão de sobrevivência. Para garantir que se torne realidade, pessoas, empresas e governos devem unir esforços para aprender e aplicar essas técnicas e procedimentos, garantindo assim o uso racional dos recursos naturais de nosso planeta. Algumas atitudes como, utilizar fontes de energia de forma mais racional e econômica; usar e reutilizar água da chuva; tratar nossos esgotos de forma adequada; entre outras atitudes, para promover uma convivência mais harmônica entre os diversos grupos de pessoas que compartilham nosso ambiente.

Page 5: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

O Que Você Espera do Amanhã...

Muitas vezes pensamos no futuro. Fazemos planos e projetos,temos sonhos e muitas esperanças

A preocupação do homem em relação ao meio ambiente e às questões de preservação da fauna e da flora, por exemplo, vem de muito tempo. Entretanto, poucos dizem SIM à preservação do meio em que vivem e a maioria fala NÃO, degradando, poluindo, modificando a paisagem natural, dificultando a nossa sobrevivência.

Com todos esses problemas: desmatamento, poluição, aquecimento global, parece que ninguém se importa com o que está acontecendo e nem para o legado que deixará para seus filhos e seus netos. Nós, alunos da 7ª série, estamos de alguma forma, querendo melhorar essa situação e esperamos que a partir de agora,você também faça a diferença para que tenhamos um planeta mais saudável e limpo.

“Embriagada no egoísmo que lhe embaça a visãoA humanidade enxerga a vida como competição

O concreto toma conta do que era verdeDesequilíbrio, miséria, fome e sede

Essa lógica corrói os seres humanos

O planeta e seus recursos naturais.” Banda Forfoun

Page 6: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

O homem interfere no ecossistema através de suas atitudes e de seus

lixos poluentes. Por exemplo, nas fábricas há a utilização de produtos químicos, esses produtos exterminam vários tipos de insetos. Um exemplo são as abelhas, que desenvolvem um importante papel no meio ambiente, são polinizadoras naturais, que com o desequilíbrio ecológico em diversas regiões do planeta, estão sumindo.

A principal causa do desequilíbrio ecológico é a atividade humana, levando à extinção de muitas espécies. Cabe a nós tomar atitudes que garantam a preservação das espécies para gerações vindouras. Façamos a nossa parte, contribuindo para o meio ambiente.

Ecologia & Homem

Page 7: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

O copo de plástico é um poluente prejudicial natureza, pois é derivado do petróleo. Leva até 100 anos para se decompor, além de não poder ser reciclado. Em função disso a Escola de Educação Básica Rainha do Brasil tomou uma atitude muito importante: fazer uso do copo ecológico, copo de papel reciclado. O papel utilizado na fabricação do copo ecológico é feito de madeira de reflorestamento e produzido com 100% de fibras virgens, que não prejudicam à saúde. E tem mais uma vantagem: pode ser usado no mínimo 6 vezes. Desta forma, acarreta menos resíduos para o meio ambiente. Nossa escola, está colaborando com a preservação do meio ambiente.

Retire um copo.

Dobre a base do copo ou assopre.

Segure as bordas do copo entre os dedos polegar e indicador.

Use a região indicada pela figura ao lado para beber.

Page 8: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

Efeito EstufaPesquisadores afirmam que, num futuro bem próximo, o

aumento da temperatura, provocado pelo efeito estufa, poderá favorecer o derretimento do gelo das calotas polares e o aumento do nível das águas dos oceanos. Como consequência deste processo, muitas cidades localizadas no litoral poderão ser alagadas e desaparecer do mapa. O efeito estufa é ocasionado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em várias regiões do planeta.

Outro fator que está ocasionando o efeito estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente aqueles que resultam da queima de combustíveis fósseis. A queima do óleo diesel e da gasolina pelos veículos nas grandes cidades têm contribuído para o efeito estufa. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera, trazendo graves problemas climáticos e ecológicos ao planeta.

Page 9: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

Poluição dos Rios Os rios são muito importantes, pois geram água para o nosso consumo: para beber, preparar alimentos, cuidar da higiene

pessoal, etc. A água potável proveniente de rios vem sendo ameaçada pela poluição. Veja agora como isto está acontecendo: Os esgotos domésticos e industriais chegam aos rios sem tratamento algum, a ausência de um tratamento prévio e o despejo

indevido só piora o quadro; Os materiais orgânicos sintéticos, como plásticos, detergentes, solventes, tintas e inseticidas, são lançados diariamente nos rios; Os fertilizantes agrícolas utilizados por agricultores nas plantações são arrastados pelas águas das chuvas para dentro dos rios, o que

ocasiona a poluição por agrotóxicos.

E o óleo de cozinha, não deve ser descartado no esgoto, as pessoas devem colocá-lo em garrafas pets e depositá-las nos postos de coletas especializadas. Nossa escola possui uma unidade de coleta que está na cantina, não só coleta óleo de cozinha, mas também pilhas. Além disso, as pessoas não devem despejar produtos químicos e nem lixos nas águas. Se respeitarmos todos os conselhos, preservaremos esse bem tão precioso que é a água.

Page 10: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

Japão 2011 No dia 11 de março, um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu o Japão às 14h46 (2h46 no Brasil). Seguido de uma onda gigantesca que media 14 metros quando atingiu a cidade de Fukushima.

Foram registradas 11 mil mortes, 17.250 desaparecidos, 18 mil casas destruídas e 130 mil edifícios danificados. A comunidade brasileira no Japão é de 254 mil habitantes, sendo que a maior concentração situa-se na região centro-sul do país, área menos atingida pelo terremoto.

O acidente ocorrido em uma central nuclear, na cidade de Fukushima, no Japão, após o forte terremoto que o atingiu, foi classificado como de nível 4 na Escala Internacional de Eventos Nucleares, que vai de 0 a 7, ficando para trás, apenas por Three Mile Island, nos EUA (nível 5), em 1979 e de Tchernobil, em 1986 (grau 7).

Page 11: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

Radiação A radiação é formada por ondas eletromagnéticas ou

partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contém energia, carga elétrica e magnética. A radiação pode ser de natureza particulada (de partículas) ou ondulatória (de ondas).

A radiação de natureza particulada é caracterizada por sua carga, massa e velocidade: pode ser carregada ou neutra; leve ou pesada; lenta ou rápida. Prótons, nêutrons e elétrons ejetados de átomos ou núcleos atómicos são exemplos de radiação particulada.

A radiação eletromagnética é constituída por campos elétricos e magnéticos, variando no espaço e no tempo. É caracterizada pela amplitude (tamanho) e pela frequência (ou, alternativamente, pelo comprimento de onda) da oscilação.

Os primeiros efeitos da radiação são a produção de secreção e descontinuidade na confecção de células. Os sintomas são náuseas, vômitos e úlceras no caso de exposição muito intensa.

Page 12: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

A Água Potável no Mundo

A água cobre 75% do planeta Terra. No Brasil,na Região Sul, o município de Bagé, por exemplo, já está sofrendo racionamento de água. A palavra do momento é economizar, afinal, cada gota economizada é um ponto a mais na luta para a conservação da água no Planeta. Gastar mais de 200 litros de água por dia é desperdiçar nossos recursos naturais.

O desperdício residencial é o campeão, chega a 78% nas residências o consumo de água gasto nos banheiros. Tudo isto pode mudar com simples mudanças de hábitos. Na imagem, vemos a

quantidade desperdiçada de água em 1 dia.

Page 13: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

Os Resíduos e o Recreio Escolar

Estava um dia desses, observando o cuidado e o carinho com que os profissionais dos serviços gerais da Escola Rainha do Brasil dedicam aos ambientes da nossa escola. Mas, ao mesmo tempo, fiquei preocupada, pois alguns alunos não estão conservando a limpeza dos espaços ocupados durante o recreio. Apesar de existir lixeiras para coleta seletiva, alguns alunos deixam latas de refrigerantes, papéis, caixas de sucos no chão, como se vê nas fotos abaixo. Outro fato que chamou minha atenção foi que havia muitos copos ecológicos no chão, alguns, percebia-se que tinham sido utilizados uma vez, o que é um desperdício, pois pode ser utilizado até seis vezes.

Será que os alunos não se deram conta que a escola é deles também, e que deve ser cuidada como a nossa própria casa?

Page 14: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos da poluição do ar. A poluição, na maioria das vezes, é gerada pela queima de combustíveis fósseis. Com isso, as chances das pessoas terem doenças respiratórias aumentam. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o tempo, monumentos históricos. Recentemente, a Acrópole de Atenas teve que passar por um processo de restauração, pois a milenar construção estava sofrendo com a poluição na capital grega.

A tecnologia tem avançado no sentido de gerar máquinas e combustíveis menos poluentes. No Brasil, por exemplo, temos milhões de carros movidos a álcool, combustíveis não fósseis, que poluem menos. Testes com hidrogênio têm mostrado que num futuro bem próximo, os carros poderão andar com um tipo de combustível que lança, na atmosfera, apenas vapor de água.

Page 15: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

Limpeza das Praias do Brasil

Em uma reportagem feita pelo Fantástico, quatro regiões foram pesquisadas para verificar qual a praia mais limpa do Brasil. As praias do Sul foram consideradas as mais limpas, 700 kg de resíduos foram retirados em um dia, especificamente na praia de Capão da Canoa, preferida pelos gaúchos. A praia mais suja foi encontrada no Rio de Janeiro, recolhido 3,2 toneladas de resíduos em um dia.

Com tanto resíduo recolhido, muita gente não se importa com o que é jogado fora. Esse problema deu origem ao filme “Lixo Extraordinário”, um documentário feito para falar de homens e mulheres que convivem com essa situação, porque há 1,6 milhões de lixões no Brasil onde 72% não são autorizados e recebem 22 milhões de toneladas de resíduos por ano.

Page 16: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra, que vem ocorrendo nos últimos 150 anos. As causas do aquecimento global são muitas: queimadas, desmatamentos, poluição do ar e da água, causando assim o efeito estufa. Um estudo recente fala que as geleiras podem derreter completamente até 2016, e também cientistas comprovam que o aquecimento global pode intensificar as enchentes.

Ainda temos tempo de mudar esta situação e conscientizar o maior número de pessoas possíveis. Este é o objetivo da nossa edição digital, chegar a muitos lugares ao mesmo tempo e obter o acesso de muitas pessoas.

Page 17: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

Raios UltravioletasA radiação ultravioleta, conhecida como UV, faz parte da luz solar

que atinge o nosso planeta e é essencial para a preservação do calor e existência da vida. No entanto, em função dos buracos na camada de ozônio, estamos expostos a esta radiação. Sem a camada de ozônio, os raios UV podem causar queimaduras, fotoalergias, envelhecimento cutâneo e até o câncer de pele.

É importante compreender, em primeiro lugar, que a radiação UV que atinge a Terra se divide em radiação UVA e UVB, embora haja também os raios UVC, que não chegam até o nosso planeta. A radiação UVA é a maior parte do espectro ultravioleta e possui intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou o verão. Sua intensidade também não varia muito ao longo do dia, sendo pouco maior entre 10 e 16 horas que nos outros horários. Os raios UVA penetram profundamente na pele, sendo os principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento. Têm também importante participação nas fotoalergias e também predispõe a pele ao surgimento do câncer. É interessante saber que o UVA também está presente nas câmaras de bronzeamento artificial, em doses mais altas do que na radiação proveniente do sol.

Page 18: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

Reutilização de Pilhas e Baterias Durante muitos anos, devido ao pouco uso de aparelhos eletrônicos, não

havia preocupação com a reciclagem de pilhas e baterias. Mas com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, esses materiais tornaram-se artigos relevantes no dia a dia. Seu descarte começou a preocupar pesquisadores, ambientalistas e autoridades, por serem classificados como resíduos perigosos e compostos de metais pesados, altamente tóxicos e não-biodegradáveis.

Em função disso, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) elaborou uma resolução (n°257/99), que disciplina o descarte e o gerenciamento adequado de pilhas e baterias usadas. Consta, em seu artigo primeiro: ‘’Pós seu esgotamento energético, serão entregues pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para repasse aos fabricantes ou importadores, para que estes adotem diretamente, ou por meio de terceiros, os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequado”

As baterias e pilhas são transformadas em sais, óxidos e metais que podem ser reutilizados em indústrias cerâmicas, em novas baterias e novas aplicações que possam ser estudadas. Atualmente algumas empresas necessitam exportar as baterias para locais que façam a reciclagem.

Leve pilhas e baterias em locais de coleta para sua reutilização. A Escola de Educação Básica Rainha do Brasil também possui um posto de coleta, na Cantina da escola.

Page 19: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

As fontes de energia podem ser convencionais ou alternativas. A diferença entre elas é que uma tem baixo custo, mas causa um grande impacto ambiental (a convencional) e a outra, a alternativa, não acarreta grandes danos ambientais. Essas energias podem ser renováveis ou não renováveis:

A energia renovável é retirada de fontes naturais, por isso é inesgotável. Alguns exemplos são:

• Energia Solar: É uma energia que vem do sol, é utilizada na produção de calor e energia e ainda é pouca utilizada. Suas vantagens são: não polui o meio ambiente e não precisa de muita manutenção; suas desvantagens são: em dias nublados ou chuvosos, a produção é inexistente; em lugares altos no inverno há pouca produção.

• Energia Eólica: É uma energia gerada do vento por grandes hélices, instaladas em campo aberto que fazem energia ao se movimentarem. Suas vantagens são: é uma fonte de energia inesgotável e não polui o meio ambiente; suas desvantagens são: não há sempre vento quando se precisa de energia eólica. Esse processo faz muito barulho e por isso as casas devem ficar a 200 metros das hélices.

Obs.: Desde 2000 foram instaladas as Usinas de Mucuripe (Fortaleza-CE), Prainha (CE), e as maiores são: Parque Eólico de Osório (RS), que produz 150 MW e o Parque Eólico de Rio do Fogo (RN) que produz 49,3 MW.

A energia não renovável é uma energia que se encontra na natureza e é limitada, alguns exemplos:

• Energia hidráulica: Pode ser encontrada na água e é utilizada em hidrelétricas. Suas vantagens são: Não polui o meio ambiente; é de baixo custo de produção. Suas desvantagens são: pode provocar alterações nos ecossistemas locais; dependendo do tipo de relevo, as hidrelétricas podem causar alargamento de terras.• Petróleo: É um combustível fóssil e pode ser encontrado no subsolo da Terra. É a principal fonte de energia atualmente. Vantagens: É de fácil transporte e pode ser transformado em vários outros combustíveis. Desvantagens: produz em grande quantidade CO2.

Page 20: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

Economia Doméstica – O Planeta Agradece

Atividade Volume consumido (litros)

Torneira que pinga 3 a 5 por hora

Fio de água da torneira

16 por hora

Descarga de banheiro vazando

25 por hora

Lavar as mãos em água corrente

até 18

Lavar as mãos no lavatório

até 2

Escovar os dentes utilizando um copo

0,5

Tomar banho de banheira

150 a 200

Tomar uma ducha 20 a 80

Veja quanto você pode gastar em atividades comuns de seu dia-a-dia:

Nos dias de hoje, devemos nos conscientizar da importância da água para a nossa vida,pois poderá faltar, mas temos que começar,mudando nossos hábitos em casa, no dia a dia. A água está ficando escassa e não podemos desperdiçá-la. Daí a necessidade de tomar atitudes simples, como: • Não lavar carros com mangueiras e sim com baldes;• Fechar a torneira ao lavar a louça;• Use vassoura para limpeza de calçadas. Atenção: Seu maior vilão é o banheiro. Tenha cuidado com o chuveiro e também na hora de escovar os dentes.

Page 21: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

Casa Ecológica

Diante dos problemas ambientais que o planeta tem vivenciado, surgiram muitas ideias para minimizar a situação, uma delas é a criação de uma casa ecológica. Toda a sua construção e a sua manutenção trabalham a favor da natureza, possibilitando a criação de materiais ecológicos e de sistemas inteligentes. Como exemplo disto, podemos ressaltar o uso da água da chuva para a irrigação dos jardins e o sol, para a energia da casa.

Essas casas, além de ajudar a preservar o meio ambiente, auxiliam na economia doméstica.

Para construí-la ou reformá-la para que fique ecológica, pode-se utilizar dos seguintes recursos: a criação de um reservatório que possa receber a água da chuva, antenas para captar a energia solar, detergentes biodegradáveis e produtos de limpeza que não agridam o meio ambiente, pois o cloro da água sanitária, que muitas pessoas usam,gera poluentes que prejudicam a flora e a fauna.

A casa ecológica é uma alternativa para o meio ambiente ,pois não o agride e ajuda a preservá-lo.

Page 22: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

Consumo de Energia nas Residências

Muitas vezes, pensamos em economizar energia elétrica, mas como? Apagando as lâmpadas? Muitas pessoas pensam que as luzes dos cômodos apagadas resolvem o problema, diminui, mas não basta para se fazer economia de energia elétrica.

As donas de casa podem melhorar o uso de energia,fazendo a limpeza e pequenas tarefas de manutenção de alguns utensílios domésticos: como limpar o motor da geladeira regularmente, substituir o filtro do aquecedor, regular os equipamentos de aquecimento e de refrigeração, remover a sujeira da base, verificar vazamentos nos canos durante a limpeza anual, manter um caminho limpo para o ar condicionado, etc. Aqui, um simulador de consumo para você ver o quanto gasta na sua casa: http://www.copel.com/hpcopel/simulador/ Vale a pena conferir.

Page 23: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

Extinção na Mata Atlântica A Mata Atlântica percorria o litoral brasileiro de ponta a ponta, ocupava uma área de 1,3 milhões de quilômetros

quadrados, era a segunda maior floresta tropical do Brasil, ficando atrás apenas da floresta Amazônica. Seu grande destaque era o Pau-Brasil, a árvore que deu origem ao nome do nosso País. Algumas dessa árvores eram tão grossas que três homens não conseguiam abraçá-la. Já, hoje em dia, o Pau-Brasil é uma relíquia, existindo apenas em algumas reservas florestais e em algumas partes no sul da Bahia.

A Mata Atlântica é o bioma que mais tem espécies de flora no Brasil, pena que esse número se repete quando o assunto é espécies ameaçadas. São 276 espécies de acordo com a Lista Oficial das Espécies da Flora Brasileira ameaçadas de extinção, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Mesmo assim ainda há 1079 espécies sem a ameaça de extinção, são 261 mamíferos, incluindo a jaguatirica e o tamanduá bandeira; 1020 espécies de aves, contando com o beija-flor, a arara; 197 de répteis, como o jacaré-do-papo-amarelo; 340 de anfíbios listados como a rã-de-vidro; 350 tipos de peixes conhecidos como o dourado, o pacu e a traíra.

Atualmente, não apenas algumas espécies da fauna estão deixando de existir, mas sim uma parte da floresta também, há apenas 5% de sua extensão original, equivalente a aproximadamente cinquenta e dois mil quilômetros quadrados.

A seguir, são exibidas algumas espécies de animais que estão ameaçados de extinção:

Bugio

Tatu

Arara AzulMico Leão Dourado

Onça Pintada Bandeira

Tamanduá MacacoPreguiça

Page 24: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas, ocasionando a extinção das espécies que vivem neles. Desaparecem muitas espécies a cada dia, em função do desmatamento.

Está cada vez mais difícil encontrar a ave Arara-Azul. Infelizmente todas as espécies de araras-azuis estão em perigo de extinção. Nas regiões do Brasil, a caça desleal feita pelo homem e a devastação de áreas nativas estão contribuindo para que nos próximos anos não tenha mais nenhuma arara na natureza.Portanto, se algum dia lhe oferecerem um filhote de arara para você comprar, lembre-se que em poucos anos ela não existirá mais, nem livre na natureza. Aproveite para denunciar estes caçadores clandestinos ao IBAMA pela Linha Verde 0800-61-8080, a ligação é gratuita de qualquer ponto do País.

Precisamos preservar o que sobrou da nossa natureza, vamos ter consciência e fazer nossa parte para ajudar nosso meio ambiente.

Page 25: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

I Campanha de Cadastramento de Medula ÓsseaDoe Esperança!

Doe Vida!Ajude quem quer viver!

UM GESTO DE ESPERANÇA

Educadores, funcionários e comunidade em geral participaram no dia 17 de junho, na Escola de Educação Básica Rainha do Brasil, do projeto "Doe Esperança, Doe Vida". A iniciativa foi dos alunos da 7ª série da Instituição e teve como finalidade ampliar o cadastro de possíveis doadores de medula óssea. Neste dia, o HEMORGS cadastrou 205 possíveis doares de medula óssea. ( Maiores informações na próxima edição).

Agradecemos o empenho dos educandos da 7ª e da 8ª Séries nesse gesto de conscientização e de desprendimento, marcado pela participação de pessoas solidárias que atenderam ao apelo desses jovens.  Educadoras: Fabiane Martins e Mariluce Campos

Page 26: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

Deposite pilhas, baterias e óleo de cozinha nos coletores

disponíveis na Cantina da Escola Rainha do Brasil.

Faça a sua parte!O Meio Ambiente Agradece.

Óleo de Cozinha

Pilhase

Baterias

Page 27: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

"A natureza não faz milagres; faz revelações." Carlos Drummond de Andrade

Mensagem dos Educandos e Educadores da 7ª série.

Se todas as pessoas tivessem consciência da importância da preservação ambiental e da reciclagem não estaríamos vivendo tantas catástrofes ambientais e problemas climáticos. Este trabalho, nos fez parar e pensar sobre o que estamos fazendo para que as próximos gerações tenham um planeta limpo e sustentável. Pense nisso você também!

Page 28: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

Participação: Educadores(as) da 7ª Série

Ingrid ReisJéssica Soares

Luccas PenteadoLuisa GaribaldiLuiza dos Reis

Marcelli ZaniratiMaria Carolina Alexandre

Marina KuserMarina Goulart

Matheus DornellesMatheus CardosoMatheus EspiñosaMilena AnacletoRodolfo BandeiraRyane Andrade

Thábatta MaguatiniViviane Pólvora

Yasmine Gonçalves

Alícia NunesAna Luiza Freire

Bruna SoaresCairo de Lima

Danna FerreiraDouglas do Amaral

Enrique MignoniErick BlumbergGabriel Feiertag

Gabriela CarneiroGuilherme da Silva

Guilherme de AndradesJeferson Silveira

Júlia FracassoLarissa da SilvaLarissa GoularteLeonardo Uhde

Lucas de OliveiraMarcus Severiano

Mateus Jobim Paola Soares

Vanessa RodriguesWilliam ZabotYuri Passos

Page 29: Revista Digital de Ciências – Planeta Sustentável – 7ª série EF - Nº 01 - Julho/ 2011 – Porto Alegre - RS

Referência Bibliográfica

CRUZ, José Luiz Carvalho da. Projeto Arariba : Ciências 7ª Série - EF . SP: Editora Moderna, 2007.

Referências Eletrônicas

Disponível na Internet via http://falandodicasa.blogspot.com/2008/08/quanta-gua-gastamos-em-casa.html

em 28 de abril de 2011.

Disponível na Internet via http://www.suapesquisa.com/poluicaodoar/ em 28 de abril de 2011.

Disponível na Internet via http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente em 28 de abril de 2011.

Disponível na Internet via http://www.suapesquisa.com/efeitoestufa/ em 28 de abril de 2011.

Disponível na Internet via http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/Animais_em_extincao.htm em 28 de abril de 2011.

Disponível na Internet via http://www.portalemfoco.com.br/artigos.php?pag=artigo&artigoid=845 em 13 maio de 2011.

Disponível na Internet via http://pt.wikipedia.org/wiki/Radia%C3%A7%C3%A3o_ultravioleta em 13 de maio de 2011.

Disponível na Internet via http://www.criaarquiteturasustentavel.com.br/ em 13 de maio de 2011.

Disponível na Internet via http://www.abcdaenergia.com/enervivas/cap10.htm em 23 de maio de 2011.

Disponível na Internet via http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc11/v11a01.pdf em 23 de maio de 2011.

Disponível na Internet via http://www.planetaorganico.com.br/trabcasaeco.htm em 23 de maio de 2011.

Disponível na Internet via http://pt.wikipedia.org/wiki/Arara-azul-grande em 10 de junho de 2011.

Disponível na Internet via http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade-ambiental-o-que-e-a-

sustentabilidade-ambiental/ em 10 de junho de 2011.

Disponível na Internet via http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090603122012AAEjb3j em 10 de junho de

2011.

Disponível na Internet via http://pt.wikipedia.org/wiki/Gera%C3%A7%C3%A3o_de_energia em 10 de junho de 2011.

Disponível na Internet via http://www.todabiologia.com/ecologia/poluicao_do_ar.htm em 10 de junho de 2011.

Disponível na Internet via http://www.planetaorganico.com.br/meioagua1.htm em 10 de junho de 2011.