revista alvo leste

36
alvo LESTE ANO 5 Nº 55 Maio/2011 - distribuição gratuita Entrevista Solange Frazão Foto: Marco Máximo SUGESTÃO DE PRESENTES Para agradar todas as mamães DECORAÇÃO Planejando ambientes MERCADO DE TRABALHO Especialização Profissional RECEITA FÁCIL Prepare o almoço para sua mãe ESPECIAL Noivas & Noivos

Upload: revista-alvo-leste

Post on 24-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Vila Carrao, Tatuape, Penha, Vila Matilde, Parque do Carmo, Jardim Aricanduva, Vila Formosa

TRANSCRIPT

alvoLESTEANO 5 Nº 55 Maio/2011 - distribuição gratuita

Entrevista

Solange FrazãoFoto: Marco Máximo

SUGESTÃO DE PRESENTES

Para agradar todas as mamães

DECORAÇÃO Planejando ambientes

MERCADO DE TRABALHO

Especialização Profissional

RECEITA FÁCILPrepare o almoço para sua mãe

ESPECIAL

Noivas & Noivos

alvoLESTEíndice

MERCADO DE TRABALHOEspecialização profissional 06

SUGESTÃO DE PRESENTESNão se esqueça dos presentes das mamães

08

DECORAÇÃOCompactos e aconchegantes

10

RECEITA FÁCILTalharim com Molho de StrogonoffCheese Cake Light de Frutas Vermelhas

12

ENTREVISTASolange Frazão

16

ESPECIAL NOIVAS E NOIVOS19

12

19

Etiqueta: Detalhes que fazem toda diferençaFaça seu casamento perfeito na hora de se vestirCom datas disputadas nas igrejas...Noite de Núpcias: Enfim...sósLista de casamento na montagem do enxovalÉ hora da lua de mel. As malas já estão prontas?

Foto: Marco Máximo

16

editorial

alvoLESTE

Tel.: (11) 2225-3435/Fax.: (11) 2225-3396 [email protected]

Para anunciar

Envie suas críticas e sugestões para o e-mail: [email protected]

ou pelo fax (11) 2225-3396

Espaço do Leitor

Diretor: Nilo Targino da Silva - Projeto gráfico: Alvo Certo Publicidade Ltda - Edição de arte e diagramação: Ramiro Ferreira Aragão - Assistente de arte: Danilo Alves Cassonato - Produção: Elizabethe Casarin Santiago, Izilda Delza de Godoi - Gerência comercial: Alzira A. Feitosa - Colaboradores: Assessoria de Comunicação / Index Assessoria / Jeanne Margareth / Noticeria / Ponto3 Comunicação / XPress Comunicação - Jornalista responsável e redação: Douglas Martins MTB - 0057627- Distribuição: Tatuapé, Vila Carrão, Vila Formosa, Vila Matilde, Jd. Aricanduva, Penha, Parque do Carmo, Jd. Têxtil e Vila Sta. Isabel. Impressão: Neoband Soluções Gráficas - Tiragem desta edição: 15.000 exemplares.A Revista Alvo Leste não se responsabiliza por eventuais mudanças na programação fornecida, bem como pelas opiniões emitidas nesta edição e o conteúdo dos anúncios publicados, que são de total responsabilidade dos anunciantes.

Maio, mês das noivas...e também dos noivos

Uma das versões que considera maio como o mês das noivas refere-se ao mês da consagração de Maria, mãe de Jesus Cristo, segundo a Igreja Católica, além de ser o mês do Dia das Mães. Sendo assim, na edição deste mês, elaboramos um caderno especial dedicado às noivas. Abordamos assuntos como regras de etiqueta no cerimonial, dicas para a noite de núpcias e na hora de fazer as malas para a lua de mel. Dicas de moda para auxiliar a escolha daquele vestido tão sonhado, também não podiam ficar de fora.

Uma mãe que é referência em saúde e boa forma é a entrevistada do mês e embeleza nossa capa. Trata-se da apresentadora Solange Frazão, mãe de três filhos, que se dedica na divulgação da prática esportiva como meio de melhorar a qualidade de vida dos praticantes.

Outro assunto que vale a pena conferir é a importância de uma pós-graduação na inserção do graduado ao mercado de trabalho. Até que ponto é importante uma especialização profissional logo após da conclusão do curso superior? Quais são os tipos de pós? Confira as orientações de profissionais da área.

E ainda, decoração em pequenos ambientes. Trouxemos relevantes informações de como aproveitar cada cantinho sem perder em conforto e funcionalidade, seja na cozinha, quarto ou sala.

Depois de aproveitarmos a Páscoa, agora é hora de lembrarmos-nos do Dia das Mães, data tão especial que vale ser desfrutada em família. Então não perca tempo!

Tenha uma ótima leitura e Feliz Dia das Mães!Equipe Alvo Leste

I

ERRATA: O crédito correto da matéria A nova moda plus size, publicada na edição de abril, nº 54, são de Astrid Coningham Sekkel, consultora e cronista de moda- [email protected]

6MERCADO DE TRABALHO

Especialização profissional na inserção ao mercado de trabalho

Na hora de escolher uma pós-graduação, considere seus objetivos para equilibrar conhecimento, maturidade e competência

Com o aumento das instituições de ensino superior, anualmente as faculdades de todo o país colocam no mercado de trabalho muitas pessoas que disputam seu espaço profissional. Sendo assim, a concorrência por um emprego na área escolhida fica acirrada, o que, muitas vezes, motiva o graduado a procurar um diferencial entre os demais. Se especializar na área de atuação e estar sempre atualizado com as novas tecnologias pode ser este dife-rencial, são as conhecidas pós-graduações.

De acordo com a avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), a pós-graduação no Brasil avançou. A avaliação é feita a cada três anos, sendo a mais recente, divulgada no ano passado. Comparando com a pesquisa anterior, o estudo aponta que o número de alunos que receberam títulos de mestre e doutor chegou a 139 mil. O total de publicações científicas foi de 300 mil, entre 2007 e 2010.

No Brasil existem dois tipos de pós-graduação, a lato sensu ou a stricto sensu, a primeira compreende pro-gramas de Master Business (MBA). Com duração mínima de 360 horas. Já a stricto sensu abrange programas de mestrado e doutorado com foco maior na carreira acadêmica e cientifica, com duração recomendada de pelo menos dois anos.

O recém-formado ou o profissional que quer se atualizar no mercado de trabalho pode escolher uma das duas opções de especialização. Segundo a psicóloga e coordenadora de curso de pós-graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Janice Cabral, a melhor forma de o profissional tornar a pós um meio efetivo para o desenvolvimento da carreira é saber aproveitá-la em todos os sentidos.

“É necessário encarar a pós como uma educação continuada, um aperfeiçoamento e não apenas como um título para colocar no currículo. Tão importante quanto o curso em si, são as oportunidades que ele lhe possibilita”, afirma Janice.

Antes de fazer a escolha, é fundamental saber o que cada tipo de especialização representa. Janice explica que a pós-graduação lato sensu é ideal para profissionais que buscam atualização ou aperfeiçoamento em determinada área do conhecimento, enquanto a stricto sensu, ou seja, mestrado, doutorado e pós-doutorado, é para o profissional que deseja entrar na área acadêmica, lecionar em faculdades ou universidades e focar-se na pesquisa científica.

Com o crescimento em diferentes áreas de atuação no mercado de trabalho, todos os critérios devem ser colo-cados na balança para que não haja arrependimentos futuros na escolha de uma especialização. Há quem diga que a experiência profissional antes de uma pós-graduação traz melhores resultados, porém é preciso levantar os prós e contras e os objetivos de cada um.

A psicóloga orienta o graduado que tem interesse em se especializar em questionar-se com tais perguntas: Quero estudar e dedicar um tempo para mim? A pós-graduação é necessária para a minha área e carreira? Será que ela vai me abrir portas? “Se as respostas forem positivas, vá em frente e sucesso, caso contrário talvez não seja o melhor momento para fazer uma pós”, alerta Janice.

Fonte:Janice Cabral Psicóloga, psicomotricista, coordenadora de curso de pós-graduação em Psicomotricidade, na FMU, desde 2006Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)www.capes.gov.br

8SUGESTÃO DE PRESENTES

Presenteie com presença, mas não se esqueça dos presentesO Dia das Mães é uma data especial que pode ser marcada pela presença dos filhos em uma carinho-sa confraternização, mas, além disso, não podem

faltar os presentes, aliás, qual é a mãe que não gosta de recebê-los? Portanto, aproveite nossas suges-

tões para não errar na hora de surpreender aquela que tanto te ama.

Kit Banheira RosasLa FaçonLoja virtual: www.lafacon.com.br

Casaqueto de lã mista rebordadoLe Lis Blanc Telefone: (11) 2643-4550

Bolsa Peska-Cinza-1711Lo Lettáwww.loletta.com.br

Bota Midi-1739-marromLo Lettáwww.loletta.com.br

Bracelete de metal Le Lis BlancTelefone: (11) 2643-4550

Minissaia de couroLe Lis BlancTelefone: (11) 2643-4550

Malinha xadrez-1676-cremeLo Lettáwww.lolleta.com.br

Pulseira com banho de ouro, correnta- ria, cristais Swarovski e pingentes

de metal Estela GerominiTelefone: (11) 5542-7861

Pulseira com metal, madre pérolas e cristais Swarovski

Estela GerominiTelefone: (11) 5542-7861

Calça de índigo sobretinto ShoulderTelefone: (11) 3086-4744

Em ambientes pequenos, a criatividade e um bom planejamento na hora de decorar é fundamental para aproveitar cada cantinho, sem perder em conforto.

Compactos e aconchegantes

Eles possuem cerca de 60, 50 e até 40 metros quadrados, mas não é porque são pequenos que estes ambien-tes deixam de ser elegantes e confortáveis. Em muitos casos eles são os primeiros apartamentos de um casal, ou até mesmo de um solteiro. Caracterizá-lo, adequando o espaço com o gosto do morador, pode ser um desafio possível se algumas regras de decoração não forem esquecidas.

Para deixar um espaço reduzido com personalidade ele deve ser muito bem trabalhado. Segundo a designer de interiores, Adriana Fontana, a utilização de truques de marcenaria é muito importante, móveis com dupla função e com divisões bem pensadas ganham destaque. A personalidade de um ambiente pode se dar principalmente por meio da utilização de cores, que fazem o diferencial de qualquer espaço. “Espaços pequenos não permitem muitos objetos e apetrechos, neste caso, mais é menos”, explica a designer.

Outra dica importante é saber o que é supérfluo e o que é essencial dentro do imóvel. De acordo com a deco-radora mineira, Maria Conceição, antes de planejá-lo, é preciso saber das necessidades pessoais. “É importante ana-lisarmos o perfil do morador para que possamos atender suas expectativas, independente do tamanho do imóvel, o importante é deixá-lo confortável e funcional”, afirma.

No caso de ambientes mais compactos, a decoradora diz que algumas regras ajudam a dar a sensação de espa-ço maior. “Cores mais claras para móveis e paredes são as recomendadas, muitas pessoas gostam das cores escuras que estão na moda, mas, dependendo do caso, pode deixar o ambiente pesado visualmente” explica. “Outra dica é a utilização de espelhos nas paredes para dar sensação de amplitude”, completa.

10

DECORAÇÃO

Fotos: Plinio DondonProjeto: Andrea Fricks

Fontes: Adriana Fontana Design de interiores www.adrianafontana.com.brMaria Conceição Decoradora

Confira algumas dicas dos profissionais:

Cozinha:O ideal é que o morador não precise se deslocar muito

dentro da cozinha e que os objetos estejam próximos para dei-xar o ambiente funcional, até porque assim, torna ágil o preparo das refeições. As do tipo “americanas” ajudam na integração dos espaços, com elas, ao receber convidados, todos têm a possibilidade de participar da conversa entre os dois cômodos.

Quarto:Como é um espaço para relaxamento, é recomendado

deixar o quarto mais “clean” possível, confortável, sem muitos armários para que não fiquem carregados visualmente.

Sala:Em pequenas salas, tome cuidado com racks grandes e

estantes, elas já perderam espaço na decoração moderna, não apenas pelo tamanho, mas pela estética.

Cores:Utilizar cores contrastantes pode ser importante na me-

dida em que os ambientes não ficam cansativos. Tudo muito branco também pode ser extremamente cansativo e entediante. A cor usada com harmonia pode ajudar a alegrar e tornar o am-biente muito interessante, saindo do lugar comum.

12RECEITA FÁCIL

Talharim com Molho de Strogonoff

Ingredientes:1 colher (sopa) de óleo ou azeite500g de contra-filé cortado em tirinhas1 cebola média picada1 lata (305g) de creme de champignon Campbell's ½ colher (chá) de páprica1/3 xícara de iogurte natural4 xícaras de talharim cozido e drenadoSalsinha a gostoModo de Preparo:Aqueça o óleo em fogo médio-alto em uma frigideira. Adicione a carne e cozinhe até ficar dourada, mexendo sempre. Remova a carne da frigideira e reserve. Escorra o excesso de óleo.Na mesma frigideira, adicione a cebola e frite em fogo médio até ficar macia.Junte o creme de champignon Campbell's e a páprica na frigideira e misture até levantar fervura. Acrescente o iogurte e a carne e deixe cozinhar até estar no ponto desejado.Despeje o strogonoff sobre o talharim cozido, salpique a salsinha e sirva em seguida.

Fonte: Campbell’s

Cheese Cake Light de Frutas Vermelhas

14RECEITA FÁCIL

Ingredientes:½ pacote de biscoito de água e sal moídos (100 g)4 colheres (sopa) margarina light (52 g)Modo de fazerMisture os ingredientes até obter uma farofa úmida. Forre o fundo da forma e leve para gelar.Ingredientes: Recheio½ xícara (chá) UNIÃO LIGHT (90 g)½ xícara (chá) leite desnatado (100 ml)1 pote queijo cottage (200 g)3 ovos (cerca de 180 g)1 e ½ xícara (chá) ricota fresca (260 g)3 colheres (sopa) amido de milho (24 g)Raspas de 1 limão1 colher (sobremesa) essência de baunilha (7,5 ml)Modo de fazer:Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata por 10 minutos. Despeje sobre a base da torta e leve ao forno

pré-aquecido até dourar. Sirva em temperatura ambiente. Ingredientes: Cobertura:1 xícara (chá) frutas vermelhas (cerca de 120 g)2 colheres (sopa) UNIÃO LIGHT (28 g)½ xícara (chá) água (100 ml)1 colher (chá) amido de milho (3 g)Modo de fazer:Misture os ingredientes e leve ao fogo, mexendo até ferver. Esfrie para utilizar.

Fonte: União Docelar

Fortaleza é o seu sobrenome, enfrenta as dificuldades da vida sorrindo, se dedica por inteiro, ama verdadeiramente, desprende-se de tudo por seus filhos... dona de uma felicidade sem medidas. Com você por perto tudo fica mais fácil, o medo passa, as lágrimas secam, o dia fica mais bonito e tudo começa a fazer sentido. Realmente mãezinha, você é o meu porto seguro. Dizem que amor de mãe não tem igual, e não tem mesmo. Consigo sentir este amor em todos os seus abraços, seus beijos, seu desejo de boa noite, quando chora junto comigo, me defende com unhas e dentes e até quando me dá broncas... acredite se quiser.

É por isso e muito mais que lhe agradeço por ser minha mãe, única e tão especial. Dona do meu pequeno coração, dona do meu amor.

Com você aprendo o que é ser uma pessoa do bem, a correr atrás de meus objetivos, a nunca desistir, ser verdadeiro, honesto, é com você que aprendo a caminhar. Agradeço a Deus por sua existência, seu afeto, sua doação.

Você merece sempre o meu respeito!

Mãe, este dia é só seu!!!

F���� Di� da� M�e�. E� e� sã� o� �ot o� d� C��é�i� A�v�rad�

DIA_DAS_MAES.indd 1 20/04/2011 16:04:02

16

Fotos: Marco Máximo

Mãe, profissional e referência em saúde e beleza

Solange FrazãoAos 48 anos, a apresentadora Solange Frazão é um exemplo de como é possível conciliar as tarefas do coti-

diano com muita saúde, bem-estar e qualidade de vida. Mãe de três filhos, a ex-personal trainer mantém a boa forma com muita dedicação e simplicidade, o que já te resultou dez títulos de beleza, programas de TV e palestras, em todo o Brasil, na divulgação da importância da atividade física. Conheça agora um pouco mais da vida pessoal, profissional e materno desta musa da boa forma que leva o carisma e a determinação por onde passa.

Você nasceu em que bairro de São Paulo e como foi sua infância e juventude? Eu nasci na Vila Mariana e morei lá até os quatro anos de idade, quando me mudei para o Parque Continen-

tal. Tive uma infância privilegiada, morava em uma rua sem saída e, lá perto, tinham várias crianças e adolescentes, brincávamos muito de futebol, esconde-esconde, pega-pega e queimada. Tive uma infância e adolescência muito saudável e feliz, além disso, minha mãe sempre se preocupou com a alimentação, aprendi muito com ela.

Quando teve início o interesse pela atividade física e quando este interesse deixou de ser somente qualidade de vida e se tornou profissional?

Desde pequena, sempre fui apaixonada por esportes e exercícios físicos, participei de um concurso de beleza no bairro e percebi que, devido aos esportes, tinha uma silhueta que chamava a atenção das pessoas, foi quando comecei a notar que poderia, por meio da minha paixão pela atividade física, fazer outras coisas. Fui estudar Edu-cação Física e acabei me destacando. Tudo aconteceu “por acaso”, como consequência do meu amor pela prática esportiva.

ENTREVISTA

Como foi se tornar apresentadora e, posteriormente, deixar de ser personal trainer?Eu era personal trainer de alguns famosos e, na época, era novidade no País. Um dos meus alunos era o

César Filho, que me apresentou ao empresário Sérgio Dantino. Quando Dantino me conheceu disse que eu devia ir para a TV e marcou uma entrevista com a Hebe Camargo. Depois que fui ao programa dela, não parei mais. Ganhei meu próprio programa na TV e não tive mais tempo de dar aulas de personal.

Como é sua rotina? Dividindo o tempo entre família, trabalho, malhação e dietas.Não tenho uma rotina. Viajo muito devido minhas palestras, faço campanhas publicitárias, gravo programas

e entrevistas, mas tenho algumas prioridades. Me alimento a cada três horas, durmo oito horas por noite e pratico atividades físicas cinco vezes por semana, não como sal, açúcar, frituras, refrigerantes, bebidas alcoólicas e me permito sair da rotina alimentar apenas uma vez por semana.

Quando estou viajando vou à academia do hotel, levo marmita no avião, sempre tenho uma fruta e barra de cereal na bolsa. Quando estou em São Paulo, tomo café da manhã com meus filhos, vou ao supermercado e gosto muito de ficar em casa.

Você acredita que o brasileiro, de um modo geral, não se preocupa o quanto deveria em cuidar do corpo?Eu acredito que o número de pessoas que tem consciência da importância da alimentação e dos exercícios

físicos é ainda muito pequeno, mas nos últimos tempos a conscientização vem aumentando. Eu levanto a ban-deira mesmo! Quero mostrar para todos como podemos ter mais saúde e qualidade de vida.

Há resistência, por parte da mídia, em produzir programas que abordem importantes assuntos como qua-lidade de vida e bem-estar?

Sim. Há algum tempo, a resistência era maior. Hoje está mais fácil porque as pessoas, em sua maioria, já perceberam a importância da atividade física, alimentação e cuidados com a saúde e querem ver isso na TV, mas mesmo assim, não existe muito espaço na TV aberta para esse tipo de programa, o que é uma pena.

Você acredita que, com maior divulgação no assunto, as pessoas possam praticar mais esportes e se ali-mentar de forma mais saudável?

Com certeza! Se falar para as pessoas e mostrar a importância e os resultados maravilhosos que elas podem ter, ao praticarem exercícios e ao se alimentarem bem, a maioria vai melhorar os hábitos saudáveis no dia-a-dia.

Muito tem se falado do stress por conta do cotidiano do paulistano, trabalho, estudo, dentre outras tarefas. Praticar exercícios físicos pode ser uma “válvula de escape” para aliviar as tensões do dia-a-dia?

A atividade física pode ajudar muito! A prática de exercícios libera alguns hormônios e, entre eles, a endorfina, que nos dá a sensação de prazer e relaxamento. Então, vamos praticar!

Como é a Solange mãe?Sou uma mãe coruja e meu maior prazer é estar ao lado dos meus filhos: Bruna (24), Thabata (22) e Lucca

(18). Nem lembro direito da minha vida antes deles. Sou extremamente dedicada, preocupada e carinhosa. Quero sempre ver meus filhos bem e felizes, às vezes, até exagero um pouco, mas tudo o que fiz valeu a pena porque hoje eles estão bem, são educa-dos e, acima de tudo, são meus grandes amigos e companheiros. A palavra que define minha rela-ção com eles é: amor.

Como conciliar o tempo com os filhos e com os projetos profissionais? Como era quando eles ainda eram crianças?

Quando meus filhos eram menores eu sempre precisei da ajuda da minha família, espe-cialmente da minha mãe, Nilza Frazão, mas sempre consegui conciliar tudo porque meus filhos sempre foram a minha prioridade, muitas vezes, eles iam trabalhar junto comigo (risos). Minha agen-da é muito organizada e, por isso, consigo conciliar tudo.

Fotos: Juliana Arliani

Jogo Rápido:

Um esporte: VôleiUm livro: Querido JohnUm filme: O menino do pijama listradoUma comida: Salada completaUma mania: Arrumar a casaUma música: Amo música, impossível escolher umaUm ídolo: Ayrton SennaUm lugar: ArubaUma meta: Viver até os 120 anos com saúdeUma frase: Só o amor constrói

Seus filhos praticam atividade física e seguem as dicas de alimentação da mãe?(Risos)... Sempre tentei mostrar a eles a importância disso na vida. Todos eles praticam sim, mas não como eu.

Meu filho Lucca ama esportes e hoje cursa a faculdade de Educação Física, o que é uma grande alegria em minha vida, mas, as meninas também se preocupam, querem estar bonitas e em forma.

Qual foi a melhor lição que passou para seus filhos?A saúde. Comer bem, praticar atividades físicas, colocar o corpo em movimento. Desde que meus filhos eram

pequenos falo disso. Levar as crianças para o clube, fazer com que o esporte seja parte da vida deles, além disso, excesso de carinho e amor ajuda.

Quais são suas dicas para as mamães que querem manter o corpo em forma após a gravidez? As mães têm que ter muita calma. Nesta fase a prioridade é o bebê. Minha primeira dica é amamentar até

quando for possível, tomar muita água, passear com o bebê, ir aos parques, fazer caminhada e cuidar da alimentação. Depois da autorização médica, seria bom voltar à academia aos poucos, pesos mais leves, com cuidado. No início

18ENTREVISTA

não é fácil, mas acreditem: é possível!Você acredita que já atingiu todos os objetivos

profissionais?Já atingi muitas coisas, mas não todos objetivos.

Considero ser uma pessoa abençoada por tudo o que já conquistei. Sou realizada com o que tenho, mas es-tou sempre buscando divulgar o meu trabalho, por isso estudo, pesquiso... Sempre quero mais!

Já que busca novas conquistas, quais são os próximos projetos?

Em breve vou lançar o meu segundo DVD de gi-nástica, o primeiro já está nas bancas, voltar para a TV, abrir a minha própria academia e continuar fazendo o que faço, ou seja, palestras, campanhas publicitárias, aulas-show para divulgar a saúde, bem-estar e levar o conhecimento às pessoas.

Fotos: Marco Máximo

ESPECIAL

Noivas & Noivos

Regras de etiqueta estão presentes em diversos momentos da vida em sociedade. Trata-se de um conjunto de normas que nos auxilia a relacionarmos com diferentes comportamentos. Em uma cerimônia de casamento, esta re-gra também é válida. Existe uma série de detalhes que podem fazer a diferença para que todos os presentes possam se comportar sem cometer nenhuma gafe e nem fazer feio na data tão esperada.

Um destes exemplos é o atraso da noiva, que antigamente, era uma tradição inabalável, entretanto o respeito ao horário é considerado uma das principais regras de etiqueta em casamentos. Segundo a organizadora de casa-mentos, Silvya Queiroz, respeito ao horário é tão importante para os convidados, quanto para os padrinhos e noivos. “Todos devem chegar antecipadamente, para que a cerimônia tenha início pontualmente, sem prejudicar os próximos casamentos”, explica.

Ao chegar à igreja, é importante que o convidado saiba o lado correto para se acomodar, já que o lado esquerdo é reservado aos convidados da noiva e o lado direito para os convidados do noivo.

Outras dicas importantes para os convidados são: o tipo de roupa a ser usada dentro do templo religioso, o silêncio, em respeito aos noivos e ao responsável pela celebração e os aparelhos celulares, que devem permanecer desligados, quesito fundamental para não atrapalhar o cerimonial. As regras podem parecer formalidades desneces-sárias, mas cabe ressaltar que o casamento é um evento social e tradicional e, seguindo estas normas, a festividade se tornará muito mais elegante e harmoniosa.

Passar a gravata e o sapato pode?Para a organizadora de casamentos, as regras de etiqueta desaconselham que o noivo passe a gravata e, a

noiva, o sapato, para recolher dinheiro dos participantes da festa. Esta prática é considerada constrangedora, pois, muitas vezes, os convidados levam dinheiro suficiente apenas para pagar o estacionamento e, de repente, se vêm à frente de uma câmera flagrando o valor de sua contribuição. “Eles foram convidados, gastaram para se produzirem, para irem até o evento prestigiar os noivos e também já enviaram um presente, não precisam pagar parte da conta”, conclui Sylvia.

Detalhes que fazem toda diferençaVocê respeita as regras de etiqueta quando vai a um

casamento? Veja a importância que elas possuem para que o evento seja perfeito para noivos e convidados

Fonte: Sylvia QueirozOrganização de casamentoswww.sylviaqueiroz.com.br

Noivas & NoivosESPECIAL

20

Etiqueta

NOIVOSA elegância masculina

O noivo, há tempos deixou de ter papel de coadjuvante na cerimônia de casamento. Cada vez mais vaidoso, ele zela pela elegân-cia e estilo na hora de se arrumar, principal-mente em uma data tão especial quanto o matrimônio. Para eles, a consultora de modas, Fernanda Romero, indica tons de acordo com o horário da cerimônia.

Segundo ela, entre manhã e início de tarde, cores claras desde o branco total, passando pelos tons perolados e chegando ao marrom, são os mais indicados. Pode ser também em tons de cinza claro, chegando ao grafite. O preto pode ser usado à noite, sendo o mais adequado. “Eles ficam lindos em túnicas, smoking e os tradicionais: fraque, meio-fraque e fraquete”, opina.

Em caso do noivo ser mais baixo que a noiva, a estilista, Maria Zeli, lembra

que túnicas muito longas devem ser evita-das, pois assim diminui ainda mais a esta-tura dele. “O papel do noivo, na cerimônia do casamento adquiriu nos últimos tempos grande importância, ele brilha junto com a noiva”, afirma a estilista.

Fontes:Maria Fernanda Romeroconsultora de marketing da [email protected] Zeliestilista e consultora de modaswww.mariazeli.com.br

22

ESPECIALNoivas & Noivos

Fotos: Maison Maria Zeli

Vestidos Faça seu casamento perfeito na hora de se vestir

Dentre tantos modelos, os noivos têm de tomar a decisão certa no momento da escolha da roupa para fazer bonito na hora de entrar na igreja

Toda noiva sonha com um dia de princesa na data do casamento. Para isso, ela tem de estar bem vestida, já que será o foco das atenções durante toda a festa, mas na hora de escolher o vestido, surgem as dúvidas, tantos modelos, tons de cores, tendências da moda. O importante nesta hora é optar por um modelo bonito, mas que seja também confortável e atenda as medidas do corpo da noiva.

“Vestidos de noiva com acessórios, como laços, faixas e cintos são fortes tendências para este e o próximo ano”. A afirmação é da consultora de modas, Fernanda Romero. Para ela, detalhes na cintura destacam a silhueta e deixam a noiva feminina e elegante. Já a estilista, Maria Zeli, acredita que a tendência atual é o vestido justo em tafetá com drapeados que modelam o corpo, favorecendo as curvas e disfarçando as imperfeições. Cabelos sem véu e com adereços também é tendência moderna.

23 Noivas & NoivosESPECIAL

Coleção:Juarez Fernandes

www.juaresferandes.com.br

Dicas para escolha do vestido

Noivas altas: Não há muitas restrições, abuse nos detalhes, enfeites, bordados e babados.Noivas baixas: Procure um modelo que alongue o corpo, como um vestido não muito volumoso.Noivas magras: Cuidado para não exagerar no decote e na exposição dos ombros, pois, criará

uma imagem não muito agradável.Noivas gordinhas: Procurem modelos que criem a sensação de “acinturado” e com decotes um

pouco mais generosos, sem abusar demais. Se o colo for bonito, aproveite.Noivas com pouco busto: Não exagere nos decotes e se o modelo permitir, uma sustentação com enchimento na área dos seios é recomendada.

Confira outras dicas, de acordo com as medidas do corpo da noiva:

Noivas magras e baixas:As noivas magras e baixas devem evitar vestidos com cau-

das ou véus muito longos. Cinturas mais altas e decotes podem dar um encanto ao vestido. Excelentes opções são os modelos de cortes inteiriços, recortes verticais, diagonais, modelos evasê e sereia.

Vestidos sem mangas e com detalhes que disfarcem os om-bros. Esses detalhes podem ser alças bordadas, um bolero (da própria renda ou do tecido do vestido) e mesmo decotes diferen-tes como um ombro só.

Noivas mais altas que o noivo :Neste caso, a opção é um modelo de salto mais baixo, além

de que, com véu e grinalda já ganhará alguns centímetros a mais. Se a noiva quiser curtir este dia tão esperado sem apertos ou restrições, dançar até o final da festa e manter um sorriso natural estampado no rosto, o sapato baixinho pode ser uma ótima alter-nativa.

Noivas um pouco acima do peso:Para as mulheres que estão um pouco acima do peso, re-

comenda-se modelos retos, com poucos detalhes e com recor-tes que afinem a silhueta. Os tecidos leves, fluídos como a seda, a renda e as transparências de musseline, organza e crepe são recomendados por darem um caimento mais suave. Evite estilo romântico, com saia armada, bordados pesados, rendas grossas, decotes canoa e quadrado.

24 Noivas & NoivosESPECIAL

Foto: Maison Maria Zeli

O sonho de se casar na igreja, entrar ao lado dos pais e receber a bênção é uma tradição bem presente ainda nos tempos de hoje, porém o espaço físico das igrejas é muito concorrido. Casamentos no mesmo local da recepção podem ser uma alternativa. Há casos em que a religião dos noivos permite que o enlace seja realizado desta forma, seja em um salão de festa fechado ou em algum local aberto, como no campo ou praia.

Dentre as vantagens a serem destacadas para este tipo de cerimônia, a organizadora de casamentos, Sylvia Queiroz, ressalta a questão do deslocamento dos convidados, além de reduzir os gastos com a locação do templo, de mais uma decoração e de mais um serviço de valet. “Muitas noivas ainda sonham em se casar na igreja, embora continuem lotadas”, afirma. “As principais igrejas estão com fila de espera e algumas realizam até cinco casamentos aos sábados”.

Há também as desvantagens para o evento em local aberto, pois não pode se esquecer que, na data marcada, o tempo pode não ser favorável e chover bem na hora da festividade. Para evitar problemas como este, é necessário providenciar cobertura, o que aumentará as despesas.

Para que o evento ganhe em personalidade, a assessora de casamentos explica que, além do local da ceri-mônia, outros quesitos devem ser lembrados, tais como a decoração, a comida e a bebida, tudo para que fique de acordo com o perfil dos protagonistas da festa. “O maior elogio que os noivos podem receber é que o evento estava maravilhoso e os reconheceram em cada detalhe. O pior comentário é que o casamento não tinha nada a ver com eles, não tinha a identidade deles, e provavelmente eles mesmos se sentiram deslocados em algum momento”, completa.

Com datas disputadas nas igrejas, salões ganham espaço para cerimônias de casamentos

Muitos casais optam por realizarem seus casamentos em locais diferenciados. Com isso, salões de festa, sítios e praias podem ser alternativa

26 Noivas & NoivosESPECIAL

Cerimonial

Fonte: Sylvia Queiroz – Organização de casamentoswww.sylviaqueiroz.com.br

Personalidade na praia e campo

Para aqueles que querem fugir do casamento tradicional, locais naturais como praias paradisíacas e campo, para cerimônias à moda antiga, são boas opções.

Há empresas especializadas neste tipo de casamento e providenciam toda a logística para levar o evento para belos cenários naturais. Em praias, o portal montado na areia, com o mar de fundo revela um clima de muito romantismo. Já no campo, sítio ou chácara, lembra o período da idade média, quando a noiva chegava em uma carruagem, um verdadeiro cenário de princesa.

O essencial é realizar o sonho, mas de acordo com os desejos do casal, sem dar tanta importância aos modismos e tendências, no caso dos noivos não se identificarem com eles. “A melhor dica é que os noivos só façam aquilo que os agrade totalmente e que tenha a ver com o seu estilo de vida, mesmo que seja um estilo que esteja apenas nos sonhos, mas é o que admiram e puderam comprar”, analisa Sylvia.

28 Noivas & NoivosESPECIAL

NUPCIAS

Enfim...sósConheça diferentes formas para preparar a primeira noite como marido

e mulher e fazer com que este momento se torne inesquecível

30 Noivas & Noivos

Depois dos noivos dizerem o “sim”, se tornarem marido e mulher e curtirem a festa, é chegada a hora da noite de núpcias. Atualmente, este momento que separa a cerimônia da lua de mel, pode ser desfrutado de diferentes maneiras, de acordo com as preferências de cada casal.

Muitos hotéis possuem pacotes especiais exclusivos para este tipo de reserva e com condições personaliza-das. Decoração diferenciada com flores, acomodações de luxo e café da manhã são alguns dos serviços oferecidos, além dos tradicionais champanhes, vinhos, flores e bombons.

Há casais que preferem passar este momento em uma suíte de motel, já que muitos também possuem pacotes com serviços próprios para a ocasião. A diferença para um hotel é que, neste caso, o pagamento é feito por período e não por diária.

Se for passar a noite de núpcias em casa, o ideal é preparar bem o ambiente para deixá-lo com aquele clima romântico. Limpeza do quarto com peças novas de cama e banho são fundamentais, mas decorar com flores e aro-matizar o ambiente também faz parte da organização. Deixar pronta uma seleção de músicas com o estilo do casal também faz parte.

ESPECIAL

Fonte: www.sounoiva.com.br

O importante é que quando chegar a hora de se despedir dos convidados, tirar as últimas fotos e entrar no carro para ir embora, o casal de “pombinhos” esteja bem animado esquecendo o cansaço da festa e de toda organização, afinal eles merecem uma noite rega-da de muito romantismo para que aquele momento se torne único.

A bordo

Para aqueles que querem inovar, há empresas que oferecem pacotes exclusivos para a noite de núp-cias a bordo de um iate, com muito luxo e conforto. São suítes prontas para receberem o casal antes da viagem de lua de mel. Depois da primeira noite juntos, é servido um café da manhã e a tripulação segue com o casal para um passeio até a praia.

A história nos conta que antigamente as meninas, ainda adolescentes, aprendiam cedo a fazer crochê, tricô ou bordar suas peças para montar seu próprio enxoval. Muito antes de conhecer o marido, as peças já eram guardadas até chegar a data do matrimônio. Com o passar do tempo, esta tradição mudou e muitas noivas deixam para se organizar às vésperas do “grande dia”. Para auxiliá-las, ganha destaque a utilização da lista de casamento.

A educadora física, Fernanda Souza, 25, está contando os dias para a chegada do casório, marcado para o próximo mês de novembro. Desde o ano passado, ela organiza cada peça de suas compras e presentes que ganha, montando aos poucos seu enxoval.

Fernanda, assim como muitas noivas, tem o tempo apertado com uma série de questões do casamento para resolver: buffet, convites, vestido, lembrançinhas, dentre outros. O enxoval, muitas vezes, acaba não recebendo a atenção devida ficando em segundo plano, porém é importante que ele seja escolhido com calma e muito bom gosto.

Com a utilização da lista, os convidados da festa participam desta montagem o que traz uma praticidade, tanto para os noivos, que vão até a loja e escolhem os presentes que gostariam de ganhar, quanto para os convidados que acertam no presente sem ter muito trabalho na hora da escolha.

“Já tenho várias coisas para o enxoval, mas ainda falta muito. Espero que consiga reunir na lista de casamento os itens que faltam”, conta Fernanda.

Atualmente, muitas lojas trabalham com montagem prévia da lista de casamento, principalmente as especiali-zadas em roupas de cama, mesa e banho, mas também as de artigos domésticos, eletro-eletrônicos e até hipermer-cados.

Lista de casamento na montagem do enxoval

Cama:Jogos de lençóis para o casal e solteiros (hóspedes) Edredons, colchas e cobertores Travesseiros e fronhasProtetor de colchãoMesa:Toalhas de mesa decorativas e impermeáveisGuardanapos brancosPanos de prato e aventaisBanho:Jogos de toalhas (rosto e corpo). Toalhas pequenas para lavabo Roupões (para ele e para ela) Toalhas avulsasFontes:

Fernanda Souzaeducadora física, 25 anoswww.sosnoivas.com.br

Monte seu enxoval em alguns minutos e deixe a compra por conta dos amigos e familiares. Com a lista de casamento, organizá-lo tornou-se mais prático e rápido

Crédito: Teka

32 Noivas & NoivosESPECIAL

Enxoval

Untitled-1 1 22/11/2010 17:36:09

Foram dias corridos de organização e preparativos para o grande dia do casamento. Agora que passou, é a hora da tão esperada: viagem de lua de mel. Muitos escolhem belas praias, outros, a tranquilidade do campo e até o clima frio da serra é opção, mas independente do destino romântico, o fundamental é estar bem preparado para que tudo saia como o planejado.

Partindo deste princípio, é bom ficar atento para que nada seja esquecido em casa. Para isso, preparamos um guia com itens que não podem faltar na sua bagagem.

1) Documentos – Levar os documentos na viagem é fundamental. Esteja sempre com RG, carteira de habilita-ção, cartões bancários e, se for para o exterior, não esqueça do passaporte.

2) Máquina fotográfica e/ou filmadora - Com certeza, aqueles momentos de romantismo ficarão registrados para sempre na memória dos recém-casados, mas sempre é bom guardá-los também nos arquivos do casal, para ficar de recordação.

3) Medicamentos – Lembre-se do ditado: é melhor prevenir do que remediar. Sim, ele também é válido para a viagem de lua de mel. Mesmo que nenhum dos dois tenha algum tipo de doença, é importante ter um remédio para dor de cabeça, enjoo ou má digestão.

4) Produtos de higiene pessoal – Às vezes, coisas básicas passam despercebidas na hora de arrumar as malas, portanto não se esqueça da escova de dentes, fio dental, toalha, protetor solar, creme hidratante e repelente, dependendo do destino, este será bem importante.

5) Acessórios – É comum esquecer algo e só lembrar depois do embarque, coisas pequenas como carregador de celular, baterias para máquina fotográfica, roteiro da viagem são itens que farão falta, caso você esqueça.

Importante - Se o casal optar em passar a primeira noite em um hotel, antes da viagem, o recomendado é levar apenas uma pequena maleta com as coisas que irão utilizar naquela noite. Com isso, não será preciso desarrumar a mala inteira, caso precise procurar algo.

É hora da lua de mel. As malas já estão prontas?

Casamos. Agora é hora de arrumar as malas, mas o que realmente é necessário levar? Preparamos algumas dicas com itens que você não

pode deixar de fora da bagagem, antes da viagem de lua de mel

Fonte: www.guiadecasamento.com.br

34 Noivas & NoivosESPECIAL

Bagagem