revista alvo leste nº49

36
alvo LESTE ANO 5 Nº49 nov/2010 - distribuição gratuita Daniel Boaventura Entrevista TURISMO Cruzeiros marítimos NUTRIÇÃO Os benefícios do vinagre EXPOSIÇÃO Energia MODA PRAIA Biquínis, maiôs, sandálias

Upload: revista-alvo-leste

Post on 10-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Novembro 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Alvo Leste Nº49

alvoLESTEANO 5 Nº49 nov/2010 - distribuição gratuita

Daniel BoaventuraEntrevista

TURISMO Cruzeiros marítimosNUTRIÇÃO Os benefícios do vinagre

EXPOSIÇÃOEnergia

MODA PRAIA Biquínis, maiôs, sandálias

Page 2: Revista Alvo Leste Nº49
Page 3: Revista Alvo Leste Nº49

alvoLESTE

30

Crédito: Divulgação

12

índice06

12

14

18

28

DICASPreparativos para as festas

31

20

22

26

30

EXPOSIÇÃOO mundo da energia

NUTRIÇÃOOs benefícios do vinagre

BELEZACabelos sempre bonitos

ENTREVISTADaniel Boaventura

EDUCAÇÃOA difícil arte de educar

MODABiquínis, maiôs e sandálias

SEGURANÇASegurança nas escolas

RECEITA FÁCILFrutos do mar ao molhoBolo marmorizado

TURISMOCruzeiros marítimos

SOCIAL LESTE34

Page 4: Revista Alvo Leste Nº49

editorial

alvoLESTE

Tel.: (11) 2225-3435 / 2225-3396 [email protected]

Para anunciar

Envie suas críticas e sugestões para o e-mail: [email protected]

Espaço do Leitor

Diretor: Nilo Targino da Silva - Projeto Gráfico: Alvo Certo Publicidade Ltda - Edição de arte e diagramação: Ramiro Ferreira Aragão. Assistente de Arte: Nathália Watusi Francisco de Assis. Produção: Elizabethe Casarin Santiago, Izilda Delza de Godoi - Jornalista responsável e redação: Angela Lima MTB - 54.168 - Gerência Comercial: Alzira A. Feitosa Colaboradores: A4 Comunicação, Accesso Comunicação, Alexandre Marttos Martinez, Fabiana Conti Diniz, Imagem Corporativa, IN Assessoria de Comunicação, Index Estratégias de Comunicação, Máquina Public Relations, Mídia Help Assessoria, MKT MIX Press, Officecomm Comunicação, Perspectiva Comunicação, Sony Music Entertainment Brasil, Sueli Freitas, XPress Comunicação. Distribuição: Tatuapé, Vila Carrão, Vila Formosa, Vila Matilde, Jd. Aricanduva, Penha, Parque do Carmo, Jd. Têxtil e Vila Sta. Isabel.Impressão: Grupo Efeito Graph - Tiragem desta edição: 15.000 exemplares.A Revista Alvo Leste não se responsabiliza por eventuais mudanças na programação fornecida, bem como pelas opiniões emitidas nesta edição e o conteúdo dos anúncios publicados, que são de total responsabilidade dos anunciantes.

É Tempo de Preparação e Espera

O mês de novembro é marcado por feriados. Também é o mês em que as pessoas se preparam para as férias e festas de final de ano e o clima de alegria e encantamento começa a pairar no ar. Falando em encanto nosso entrevistado do mês é o músico e ator, Daniel Boaventura, que está ganhando as cenas na novela “Passione” na pele do Diogo. Ele nos conta um pouco da vida, da carreira e do lança-mento do novo CD “Songs 4 You”.

E já que o Natal se aproxima preparamos algumas Dicas para você se programar para as festas sem estresse. Confira também na seção Turismo a matéria sobre Cruzeiros Marítimos, é uma opção que está em alta para as férias e com planos que cabem no seu bolso.

Em Segurança e Educação vamos abordar temas delicados, mas que pais e mestres devem estar atentos. Na primeira trouxemos algumas dicas para garantir a segurança do seu filho dentro e fora do perímetro escolar. Na segunda vamos abordar o tema, “a difícil arte de educar”, com algumas dicas do educador e psiquiatra Içami Tiba.

Neste mês também já é possível conferir nas vitrines os lançamentos para o verão, por isso, bus-camos as últimas novidades e tendências para Moda Praia para você curtir no melhor estilo. A seção Beleza traz cuidados para manter os cabelos sempre bonitos e bem tratados.

Em Nutrição você vai conhecer alguns dos benefícios do vinagre que, além de tempero, faz mui-to bem para nosso organismo. Confira ainda na edição a mostra “Exposição Energia”, no Sesc Itaquera, as delícias do Receita Fácil e as novidades do seu bairro no Social Leste.

Boa Leitura.Equipe Alvo Leste.

Page 5: Revista Alvo Leste Nº49
Page 6: Revista Alvo Leste Nº49

Instalação cenográfica montada em galpão mostra o papel da energia na vida do planeta.

ENERGIAEXPOSIÇÃO

O MUNDO DA ENERGIA SE REVELA NO SESC ITAQUERA.

A exposição ficará aberta ao público durante um ano e contará com 12 espaços expositivos, propondo ao visitante uma imersão no universo da energia. Os espaços estão divididos nos seguintes temas: “O Sol – Nosso Grande Gerador de Energia”, “Energia e Vida”, “Linha do Tempo”, “Energia do Mundo Fóssil”, “Eletricidade”, “Energia Nuclear”, “Fontes Renováveis de Energia”, “Cultura do Consumo”, “Corpo”, “Casa”, “Cidade” e “Construindo o Futuro”, todos repletos de elementos cenográficos e interativos. Cada tema retrata os principais aspectos e usos da energia, tão atual quanto necessário para compreensão da condição humana, e sua harmonia e equilíbrio com o planeta.

Essa viagem ao mundo da energia tem como início uma breve introdução no auditório de recepção e um acesso imersivo no Sol, origem de toda a energia e, consequentemente, das formas de vida existentes no planeta, passando pela breve história da cultura da civilização e sua relação com a manipulação dos meios de transformação da energia. A partir daí, o visitante segue a viagem pelo universo da energia em seus mais variados aspectos corpo, casa, cidade e planeta, demonstrando como tudo está ligado por um mesmo fluxo energético que circula pelo mundo e como o dia a dia é estabelecido pela relação energia/homem.

É importante destacar que a visitação atende aos princípios de acessibilidade universal, num projeto concebido com adapta-ção de seus espaços e recursos para os mais diversos grupos com necessidades especiais, incluindo áudio-guias e vídeo-libras, maquetes e pisos táteis e identificação de espaços por meio de etiquetas em braile. Os espaços oferecem um panorama geral dos conceitos de energia, que se complementam por meio de outros recursos educativos, como os materiais de mediação para professores e estudantes. Todos os espaços contam com frases de impacto adesivadas, que amplificam o conhecimento sobre o tema exposto com muitas informações e curiosidades.

O visitante também poderá se divertir com um Gerador de Van Der Graaf, que concentra a energia estática e deixa as pesso-as literalmente de cabelo em pé. Uma enorme maquete apresenta a maneira com que a energia elétrica está presente no cotidiano da vida urbana, mostrando cenas “cartunizadas” de ambientes domésticos, conglomerados urbanos, lazer e cultura das grandes cidades (como cinemas e televisão), além do processo através do qual é possível usufruir destes benefícios.

Ao final dessa viagem, um dos objetivos da exposição é convidar os visitantes a pensar sobre os seus hábitos de consumo e práticas cotidianas. Numa época em que os indicadores apontam um aumento expressivo do consumo no país, mudanças de hábitos podem contribuir diretamente para que a transformação cultural seja possível. É preciso “Energia” para seguir em frente.

6

Imagens: Divulgação

Page 7: Revista Alvo Leste Nº49
Page 8: Revista Alvo Leste Nº49

Serviço:www.sescsp.org.br/energia11 2523-9286/ 9287 (Terça a Sábado das 9h às 17h)

O Sol - Nosso Grande Gerador de Energia - Como sugere o próprio título, este espaço dedica-se a explicar a importância do Sol como corpo celeste e fonte de toda a energia do planeta, bem como as implicações da incidên-cia luminosa e energética na crosta terrestre.

Energia e Vida - Neste ambiente que simula um jardim, o visitante confronta-se com os fundamentos da vida, por meio de instigantes fenômenos e compreende temas como a transformação da luz solar pelas plantas e pelo fitoplâncton, a importância da fotossíntese na manu-tenção e regulação da vida.

Linha do Tempo - A cada passo dentro deste túnel que se ilumina gradualmente à sua passagem, o vi-sitante vai compreendendo a relação do homem com o domínio e manipulação de diversas formas de energia.

Energia do Mundo Fóssil - O espaço simula uma verdadeira mina de carvão, em que o visitante poderá manipular por meio de luvas o mineral e acompanhará a história do uso dos recursos fósseis como fonte de ener-gia.

Eletricidade - Sendo este o uso talvez mais facil-mente assimilado pela população e largamente utilizado nas sociedades atuais, sua apresentação conta com di-versos aparelhos que demonstram nossa dependência quase absoluta da energia elétrica.

Energia Nuclear - Neste espaço, será possível conhecer melhor a forma como a energia dos átomos pode ser utilizada para nosso conforto.

Fontes Renováveis de Energia - Este espa-ço, em forma de labirinto, concentra várias maquetes que apresentam diferentes sistemas de energia alternativa.

Cultura do Consumo - Neste espaço, o visitante se defronta com diversos aspectos da sociedade de con-sumo: o acesso cada vez maior (e passageiro) aos bens de consumo; a questão do lixo, do descarte e do desper-dício e a noção de pegada ecológica.

Corpo - Este espaço é dedicado às formas como o corpo humano lida com a energia que recebe por meio da alimentação.

Casa - A casa, assim como o corpo, reflete os hábi-tos e decisões dos seus “donos”, consumindo uma enor-me quantidade de energia.

Cidade - Aqui a exposição avalia os usos de ener-gia na cidade, já que toda megalópole oferece uma infini-dade de soluções e de problemas para seus habitantes.

Construindo o Futuro - O visitante sai do caos metropolitano para um ambiente distinto, mais aberto e tranquilizador, que destina-se ao fechamento do percurso. Nesse momento, a mostra propõe a reflexão: “O que você quer mudar?”.

8

EXPOSIÇÃOESPAÇOS EXPOSITIVOS

Page 9: Revista Alvo Leste Nº49
Page 10: Revista Alvo Leste Nº49
Page 11: Revista Alvo Leste Nº49
Page 12: Revista Alvo Leste Nº49

NUTRIÇÃO12

Fonte: www.guiadereceitas.uol.com.br

OS BENEFÍCIOS DO

VINAGRE

Além de ser um importante aliado no combate às doenças, esse poderoso anti-séptico evita a formação de mofo e refres-ca o ambiente, matando as bactérias. Também ajuda a combater as larvas do Aedes Aegypti, mosquito causador da dengue. Com duas colheres de sopa de vinagre diluídas no recipiente que contém água com as larvas do mosquito são suficientes para eliminá-las.

Confira as propriedades e os usos de cada tipo:Vinagre de álcool: obtido pela fermentação do álcool, podendo ser claro ou escuro. Com sabor acentuado, é bem utilizado

para conservas e temperos. Também é aproveitado em utilidades domésticas, como higienização de frutas e verduras e limpeza em geral.

Vinagre agrin: feito do álcool com 10% de vinho branco ou tinto, sendo denominado agrin claro ou escuro. É utilizado para temperos de carnes e saladas.

Vinagre aromático ou condimentado: é mais elaborado, pois leva em seu preparo extratos de vegetais e condimentos. Tem sabor marcante e é ideal para temperos fortes, como em carnes e molhos.

Vinagre de vinho: feito da fermentação do vinho branco ou tinto. É mais puro, pois carrega os nutrientes do vinho e da uva. Indicado para tempero de saladas, carnes e também em dietas, pois é diurético.

Vinagre balsâmico: é o vinagre de vinho tinto acrescido de extratos de madeira e aroma de frutas ou mel. Bom para tem-peros agridoces, pois é adocicado.

Vinagre de maçã: proveniente da fermentação do suco da fruta. É puro e mais saudável, pois é menos ácido e preserva todos os nutrientes da fruta. É ótimo para temperar salada, pratos agridoces e molhos de carnes.

Vinagre de arroz: é feito da fermentação desse cereal. Mais suave e adocicado, é muito utilizado na cozinha oriental.Além de dar sabor aos alimentos o vinagre pode facilitar o dia a dia, diminuindo os gastos no orçamento doméstico e aju-

dando a manter seu organismo mais saudável.

Você usa o vinagre apenas para temperar salada? Pois saiba que esta solução, além de fazer bem a saúde,

também pode esterilizar e neutralizar odores.

A maçã e o vinho continuam sendo os ingredien-tes básicos mais populares. Quase todos os produtos com fermentação alcoólica podem ser aproveitados para fabricar o vinagre. A pectina, um de seus principais componentes, é uma fibra solúvel que, além de facilitar a digestão das gorduras e proteínas, ajuda a regular a ab-sorção dos açúcares, diminuindo a sensação de fome. O vinagre é um regulador do peso, pois ajuda o fígado a promover a desintoxicação do organismo e contribui para digestão de alimentos ricos em gordura.

Page 13: Revista Alvo Leste Nº49
Page 14: Revista Alvo Leste Nº49

BELEZA

Pontas duplas, raiz muito oleosa, fios quebradiços, corte com muito volume, caimento sem graça. A lista de reclamações é enorme. Confira abaixo os hábitos que mais destroem os fios e aprenda o que fazer para se livrar deles e chegar a um acordo de paz com a escova.

1. Deixar condicionador no cabelo: principalmente quem pena com os fios secos, é tentada a cada banho. Os condicionado-res abrem as escamas dos fios. Assim conseguem penetrar e tratá-los. Mas deixar o produto depois do banho é péssimo, porque as escamas não se fecham, o cabelo fica elástico e acaba se quebrando à toa.

2. Usar máscara hidratante na praia: para tomar sol, o ideal é passar um creme sem enxágue com proteção solar. E nada mais. Usar uma máscara mais poderosa não protegerá o cabelo e pode até queimar os fios. Pois esses produtos, além de não formarem uma capa contra os raios ultravioletas, têm um tempo de permanência. Excedê-lo enfraquece os cabelos.

3. Prender os fios molhados: fazer isso uma vez ou outra não tem problema. Mas manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda. Evitar o vento enquanto o cabelo não seca pode ser suficiente para evitar o cabelo armado demais.

4. Passar chapinha no cabelo molhado: os fios são profundamente agredidos. Além de queimados, eles se quebram. Antes de usar a prancha, seque bem os cabelos. Nem úmidos eles podem estar.

5. Ficar mais de três meses sem cortar: passada essa fase, as pontas começam a abrir e os fios quebram-se com facilidade. Os arrepiados aumentam o volume e os fios fracos começam a cair.

6. Desembaraçar com escovas maleáveis demais: as cerdas moles são de manuseio mais difícil, além de quebrarem os fios. Por isso, os especialistas recomendam um pente com dentes bem largos e firmes ou uma escova do tipo raquete, mais resistente.

7. Esquecer as hidratações: a hidratação tem a capacidade de dar leveza e nutrir os cabelos, recuperando a maciez, o brilho e o aspecto saudável deles. Em função do grande uso dos produtos químicos. A função da hidratação é de reverter tudo isso. Mesmo os fios oleosos merecem hidratações, feitas com produtos específicos.

8. Fazer mais de duas químicas: é preciso escolher os tratamentos que quer aplicar. Relaxamento, coloração, progressiva, luzes... Tudo isso junto deixa os fios porosos e fracos demais, arrebentando todas as pontas. Escolha dois tratamentos, no máximo, e faça hidratações, no mínimo, mensais.

SEMPRE BONITOS E BEM TRATADOS

Evite oito hábitos que mais destroem o seu cabelo. Os pecados incluem o mau uso de produtos e até falta de cuidado ao pentear.

Fonte: www.minhavida.com.br

CABELOS

Page 15: Revista Alvo Leste Nº49
Page 16: Revista Alvo Leste Nº49
Page 17: Revista Alvo Leste Nº49
Page 18: Revista Alvo Leste Nº49

18

Fot

o: D

ivulg

ação

UM CANTOR APAIXONANTE

O cantor e ator, Daniel Boaventura, nasceu em Salvador em 1970, e pas-sou a infância nos Estados Unidos... Consolidou sua carreira protagonizando al-guns musicais brasileiros como: “Bela e a Fera”, “Chicago” e “My Fair Lady". Ele é casado com a Juliana Serbeto e pai de duas meninas lindas, Joana e Isabela. Confira na entrevista o amor e dedicação que Daniel tem pela vida e pela música.

ENTREVISTA DanielBoaventura

O que mais marcou sua infância em Salvador, na Bahia, e na Pensilvânia, nos Estados

Unidos? Foi nesta fase que descobriu o gosto pela música? Eu diria que o gosto pela música aflorou nos E.U.A. Apesar de estudarmos em escola pública, meus irmãos, Lídia, Pedro (in memoriam) e eu, tí-nhamos acesso a aulas extra curriculares de ins-trumentos musicais, concertos, etc. Meus pais sempre ouviam música erudita em casa e me estimulavam sem abrir mão dos estudos, é cla-ro. Nesta fase, dos 8 aos 11 anos comecei a ouvir rock (Queen, Kiss..) foi justo nesse período que voltei ao Brasil, vendi meu trombone, iniciei meus estudos de flauta que, por sua vez, me levou ao saxofone (passei a ouvir Pink Floyd, Dire Straits, Super Tramp...). Em outras palavras, em Salvador, ocorreu o meu amadurecimen-to enquanto cantor/artista. No início, cantando, ainda adolescente, nos festivais de música do Colégio Antonio Vieira, depois participando de peças teatrais (musicais ou não) como "O Ca-samento do Pequeno Burguês" (B. Brecht), "Os Cafajestes" (A. Franco). O irônico é que, apesar de me destacar bem mais como cantor, só fui

ter minha primeira aula de canto aos 25 anos (profª. Elíbia).

Como foi sua trajetória para a televisão? O diretor Wolf Maia havia me assistido em "Os

Cafajestes" quando ainda estava em cartaz em Salva-dor e me convidou para o elenco de "Hilda Furacão" (o personagem era Camarada Zico). Meu primeiro traba-lho em TV, em 1997. Daí em diante trabalhei em quase todas as emissoras. Para interpretar o Sólon na novela “Cama de Gato” você fez aulas de dança de salão, certo?! Essas aulas continuaram de-pois da trama? Infelizmente não. Mas devo dizer que as pes-soas subestimam, e muito, as vantagens de saber

Page 19: Revista Alvo Leste Nº49

dançar. Digo isso porque com apenas um mês de aula (que é muito pouco) nos meus shows, a minha postura no palco mudou, a minha noção de espaço cênico é mais segura. A dança não serve somente para nós, profissionais do ramo artístico. Ela ajuda você a se conhecer e a conhecer os outros (soa clichê, mas é verdade). Quero voltar um dia. A música esteve presente muito cedo na sua vida e por que só agora resolveu lançar o CD "Songs 4 U"? Como foi a escolha do repertório? Porque só agora encontrei pessoas dispostas a investir. Gravadoras interessadas, um mercado carente desse estilo musical e patrocinador e uma companhia aérea dando suporte à turnê (e não foi fácil). Desde 1991 faço teatro e há 16 anos fiquei exclusi-vamente trabalhando em musicais e TV que ocupam muito do tempo. Você também pretende lançar um CD com músicas brasileiras ou quem sabe um autoral? Você compõe também? Não por agora. Gosto mesmo de cantar em inglês. Confesso que essa experiência recente com o CD italiano e o dueto com Hebe Camargo em espanhol (El Dia Que Mi Quieras), me estimularam a enveredar por outros idiomas (gostaria de arriscar algu-mas canções em francês no futuro), no entanto, não sinto vontade ainda de cantar em português. Quanto ao meu lado compositor, infelizmente não existe. Luto para ser um cantor, um crooner, um intérprete. Quero ser aceito como tal. Você se tornou referência nos musicais brasileiros. Como foi atuar nesse segmento e pretende voltar a fazer musical? Para mim, a experiência que adquiri (e ainda adquiro) com musicais foi fundamental para minha carreira em todos os senti-dos: currículo, disciplina, aprender novas técnicas vocais e de interpretação, sem contar o prazer de poder atuar ao lado de profissio-nais talentosos diante de platéias grandes me ajudou a amadurecer muito como artista. Pretendo voltar aos palcos em 2011. Como surgiu o convite para a participação na novela “Passione”? Afinal para que veio o Diogo Dias? A princípio, acho eu, a ideia do personagem era ter um perfil mais cômico. Depois, Sílvio mudou de ideia. Ele achou inte-ressante eu adotar um perfil diferente, mais sério, dramático, misterioso. Há pouco tempo fiz um personagem em "Cama de Gato" chamado Sólon que tinha um tom cômico. Silvio de Abreu já havia me convidado para trabalhar em suas novelas (sempre fui fã de seu trabalho), mas nunca conseguíamos conciliar nossos trabalhos. Quanto às intenções de Diogo, o autor não me revelou. Com a divulgação do CD e participação na novela como fica o tempo dedicado à esposa e as filhas? Nós tentamos administrar o melhor possível. Sou louco por elas. Faço tudo que posso por elas. Há quanto tempo você a Juliana estão juntos? Oito anos e meio. Para onde vocês gostam de ir quando estão de férias? Geralmente para o exterior. Nossa última foi para Paris: Dusseldorf e, é claro, EuroDisney. Qual o segredo para manter a boa forma? Não sou nenhum viciado em academia e gosto muito de comer bem e de beber (com moderação) vinho tinto. O que eu procuro fazer é malhar 4 vezes por semana, diminuir quantida-des no almoço, nos doces e tentar dormir mais de 6 horas por dia (beber água também é bom). Como você lida com assédio das fãs? Na maioria das vezes sou abordado com simpatia e educação. Eu adoro o meu público. Procuro tratá-lo com carinho e respeito. Quais os projetos profissionais e pessoais para o próximo ano? A “Tour Bradesco Prime Songs 4U” continuará firme e forte em 2011. Existe também um convite muito importante para participar de um musical fantástico que deve estrear no primeiro semestre.

Foto: TV Globo/Blenda Gomes

Page 20: Revista Alvo Leste Nº49

20EDUCAÇÃO

A DIFÍCIL ARTE DE EDUCAR

Fonte: www.tiba.com.br

Não existe uma receita pronta para educar um filho, mas há muitas atitudes que podem ajudar.

Mesmo diante de tantas informações disponíveis os pais ainda encontram dificuldades na missão de educar. Para reverter esta realidade, é necessário que todos os envolvidos na educação - como pais e professores - busquem formas de amenizar os problemas decorrentes da nova dinâmica familiar e da mudança de valores.

Seguindo a linha de ''quem ama, educa'', o psiquiatra e educador Içami Tiba, autor de 22 livros, faz um alerta, “os pais não têm o conhecimento necessário para educar os filhos, recorrendo a erros como falta de imposição de limites e superproteção”. Para o educador, se o pai faz pelo filho o que ele tem que fazer estará deixando-o 'aleijado', e no futuro ele não vai render o quanto poderia. “Esse filho pode se tornar uma pessoa sem iniciativa que, além de ficar esperando que os outros façam as coisas por ele, também quer mandar”, afirma Tiba.

Os pais devem se tornar educadores, fazendo do filho um cidadão ético e não uma pessoa mimada e dependente. O edu-cador aconselha que, eles têm que arcar com as consequências: sujou tem que limpar, tirou brinquedo do lugar tem que guardar. “Não adianta dar umas palmadas, pois depois o filho adolescente bate no pai. Muitos pais estão apanhando moralmente do filho, porque eles deixaram a tirania crescer e não tiveram a autoridade suficiente para educar”, lembra o psiquiatra.

Para Içami, alguns pais evitam o sofrimento e a frustração do filho, acreditando que favorecem a formação deles. “Outros dão computador ao filho e reclamam que não têm tempo para eles. Por exemplo, se derem o computador, devem aprender a entrar no Orkut, a fim de conhecer todos os amigos do filho. É preciso compartilhar da vida do filho. É possível conciliar a vida profissional com o papel de pai e mãe”, explica.

O educador afirma que, se os pais acompanharem a vida escolar do filho, melhor será o estudante. “O grande erro é o fato de muitos pais deixarem de lado a educação em casa, achando que a escola vai educar. A criança educada em casa aproveita melhor a escola”. E lembra que, “na escola também tem que haver regras, por isso, se fala em disciplina e em cidadania escolar. É preciso que escola e família eduquem junto à criança”.

Ainda, segundo o educador, pais e filhos devem ser companheiros, devem compartilhar e dividir coisas que não se faz com ninguém. “Amigo é amigo, que vai pra balada, que ‘segura vela’, que bebe.... Não tem essa dos pais serem amigos dos filhos, tem que ser companheiro”, explica.

Por fim, o psiquiatra alerta que o maior problema dos pais de hoje é que eles não têm o conhecimento necessário para educar os filhos. E aconselha: “Estudem. Têm matérias sobre educação nos jornais, livros e revistas. Aos educadores, digo que tem que se atualizar sempre. Ou a pessoa se atualiza ou vai continuar atuando como profissional do passado e lidando com jovens do presente”.

“Filho não é prolongamento dos pais. Filhos são pessoas com vida própria. E o pai tem de respeitar isso e orientar”. A tarefa é árdua, mas é preciso praticar!

Page 21: Revista Alvo Leste Nº49
Page 22: Revista Alvo Leste Nº49

22 ANTECIPAMOS AS NOVIDADES DA MODA PRAIA

Confira aqui inspirações e tendências que estarão iluminando areias e piscinas no próximo verão.

Nos dias quentes de verão você poderá optar por algumas tendências que vão desde o vintage – estilos anos 50 a 80 - ao tribal. As inspirações de grandes estilistas foram às listras e os cortes estilo anos 50 que evidenciam a presença de uma moda retrô renovada e super chique. As influências étnicas - principalmente africanas - pela rusticidade e pelas texturas, com estampa sempre inspiradas no reino animal, continuam em algumas peças.

Outra tendência serão pedras e minerais que sugerem os efeitos metálicos, adornos luxuosos e aplicações de pedraria. A alta costura também inspira a moda praia que traz biquínis e maiôs fortemente marcados pelo estilo esporte chique, o clássico preto e branco, amarrações e peças de um ombro só. As cores presentes nessa moda serão: tons terra, pastéis, estampas de animais, florais e cores lisas, como azul, rosa e branco.

Imagem: Divulgação Blue Beach

Biquíni brancoSaída de banhoMaiô rosawww.sambarela.com.br11 4106-6778

Fotos: Fernando Martinho

MODA

Page 23: Revista Alvo Leste Nº49
Page 24: Revista Alvo Leste Nº49

24MODA

Sandália masculina - Timber Icewww.kildare.com.br51 3593-7833

Maiô listrasBiquíni listraswww.pernambucanas.com.br0800 724 9200

Sandálias IndaiáBolsa em telawww.sandaliasindaia.com.br51 3569-1174

Bermuda masculinaÓculos de sol femininoChapéu com fitawww.lojasrenner.com.br

Sandálias infanto juvenilwww.contramao.com.br48 3265-0112

Biquíni Amir Slama - Estampawww.cea.com.br

Imagem: Divulgação Blue Beach

Page 25: Revista Alvo Leste Nº49
Page 26: Revista Alvo Leste Nº49

26SEGURANÇA

SEGURANÇA NAS ESCOLAS

A segurança das crianças e adolescentes a caminho da escola e dentro dela é sempre uma preocupação dos pais e edu-cadores. Seja nas unidades localizadas no que os especialistas chamam de áreas de risco. Seja em escolas situadas em bairros considerados seguros, há sempre o temor de furtos, danos ao patrimônio e abordagem dos alunos por traficantes.

Por isso, as instituições sempre estão investindo em grades, cadeados e câmeras de segurança. Contudo, apesar dessas medidas darem a sensação de proteção e serem importantes em alguns casos, se tomadas isoladamente tornam a escola refém do próprio bairro. E lembrando que a manutenção desses equipamentos de segurança deve ser constante.

Outra atitude importante é envolver a equipe e a comunidade no assunto, criando um grupo com todos os públicos da escola para mapear os pontos mais frágeis e discutir as possíveis soluções em conjunto. Junto a isso pequenas ações, como: ter um por-teiro atento nos horários de entrada e saída dos alunos, abordar a violência nas reuniões de pais e promover palestras preventivas com as famílias podem fazer a diferença. Conheça a seguir cinco pontos que contribuem para garantir a segurança nas escolas:

Criar um fórum de segurança: para fazer do tema um objeto permanente de discussão;Elaborar um manual interno: investir na produção e na divulgação de um manual com as regras gerais da escola, o funciona-

mento das rotinas de segurança e uma agenda com telefones úteis;Montar uma estrutura preventiva: pedir a professores e funcionários que fiquem atentos aos fatos que fujam da rotina e gerem

suspeita;Estabelecer parcerias com outras instituições: manter contato com as corporações policiais e outras instituições de segurança

pública;Registrar e conduzir casos de furto e vandalismo: é fundamental que os crimes e os atos infracionais que ocorram na unidade

sejam registrados. As crianças também podem e devem fazer sua parte não conversando nem aceitando presentes e caronas de estranhos,

não andar sozinho, evitar pontos e paradas sem movimento, atravessar a rua na faixa de pedestre, ter sempre consigo o endereço e telefone da família e quando precisar de ajuda na rua procurar sempre um policial.

Fonte: www.asterseg.com.br

Confira algumas sugestões para garantir a segurança dos seus filhos dentro e fora do perímetro escolar.

Page 27: Revista Alvo Leste Nº49
Page 28: Revista Alvo Leste Nº49

RECEITA FÁCIL28

FRUTOS DO MAR AO MOLHO Ingredientes:1 colher (sopa) de azeite1 cebola média picada2 lulas cortadas em anéis1 polvo pequeno cortado em rodelas pequenas100g de mexilhões sem casca200g de camarão médio limpo1/2 xícara (chá) de cogumelos 1/2 xícara (chá) de maionese 1 colher (chá) de molho inglês1 colher (chá) de cheiro-verde picadoModo de preparo:Aqueça o óleo em fogo médio. Doure a cebola. Junte as lulas, o polvo, os mexilhões e o camarão. Refogue me-xendo sempre por 5 minutos ou até ficarem macios. Acrescente os cogu-melos fatiados e aqueça. Misture a maionese, o molho inglês. Coloque em uma travessa e polvilhe o cheiro-verde. Sirva em seguida.

BOLO MARMORIZADOIngredientes1 caixinha de leite condensado Elegê18 biscoitos champanhe4 ovos médios1 colher (sopa) de manteiga Elegê2 xícaras (chá) de chocolate meio amargo picado1 xícara (chá) de frutas cristalizadasPreparo:Pique os biscoitos e bata no processador na função pulsar até obter uma farofa. Trans-fira para uma tigela, misture a metade do leite condensado e reserve. Bata os ovos por 5 minutos na batedeira, despeje sobre os bis-coitos e mexa delicadamente até ficar ho-mogêneo. Com a manteiga, unte uma assa-deira (25 cm de diâmetro). Arrume a massa, espalhe o chocolate e as frutas cristalizadas. Regue com o restante do leite condensado, leve ao forno pré-aquecido em temperatura média (200ºC) por 20 minutos. Retire do forno. Sirva o bolo ainda quente com sorve-te de creme.

Rendimento: 10 porçõesTempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 4 porçõesTempo de preparo: 30 minutos Fonte: www.unilever.com.br

Fonte: www.elege.com.br

Page 29: Revista Alvo Leste Nº49
Page 30: Revista Alvo Leste Nº49

TURISMO30

CRUZEIROS MARÍTIMOS:

A temporada de embarque e desembarque começou em outubro de 2010 e vai até abril de 2011. Os cruzeiros marítimos estão em alta e a cada temporada as companhias lançam mais e mais novidades. E se você pensa que essa opção de viagem está fora do seu alcance, acredite, está mais perto do que você imagina.

Uma das novidades é a variedade de descontos, algumas empresas oferecem opções, como: 25% desconto, segundo hóspede grátis para a América do Sul, plano familiar, terceiro hóspede grátis, promoções para reserva antecipada, menores grátis, pacotes para família e parcelamento dos pacotes em até 10 vezes sem juros.

Outro atrativo são os Cruzeiros Temáticos que reúnem pessoas com o mesmo gosto ou com algo em comum. Os temas variam entre: música, humor, ação, qualidade de vida, beleza, gastronomia, solteiros entre outros. Mas, os mais procurados são os cruzeiros com artistas e alguns deles já estão lotados. Alexandre Pires, Cláudia Leite, Chiclete com Banana, Daniel, Jorge e Mateus, Luan Santana e Exalta Samba, são alguns dos artistas que irão comandar o agito e a diversão em alguns navios da costa brasileira.

Algumas dicas para o primeiro cruzeiro:Antes da sua viagem, tente buscar informações adicionais sobre o seu cruzeiro no site da empresa para ter uma ideia do

mapa do navio, restaurantes e atrações. Também lembre-se de anotar quais e quando são as excursões terrestres, que são tours e atividades organizadas nas cidades portuárias pelas quais o navio vai passar.

Confira a programação para não errar o vestuário. A maioria dos cruzeiros têm ao menos uma noite de gala. Uma dica importante é sempre levar uma malinha de mão ou mochila para o seu primeiro dia no navio. Você pode demorar

um pouco até encontrar sua bagagem depois que embarca, portanto, leve os itens essenciais e uma muda de roupa.Tente agendar a sua viagem até o porto de embarque com antecedência. Pois, quando você chegar ao porto, será recebido

por seguranças e passará por um processo de detentores de metal.Depois das instruções de segurança mandatórias, saia para explorar o navio. Você também vai receber diariamente em sua

cabine um folheto com as atividades do dia no navio, horários de navegação, previsão do tempo, etc.Nos sites das empresas é possível conferir um passo a passo desde antes da viagem como os processos de vacinação e

visto, passando pelos itens de bagagens, o embarque, a bordo, o desembarque e outras diversas informações. Ficou curioso e com vontade de se aventurar pela costa brasileira? Então, e só escolher o seu destino e embarcar. Boa viagem!

Serviço: MSC Cruzeiroswww.msccruzeiros.com.br

11 5053 8500

Embarque nesse sonho

A temporada de cruzeiros da costa brasileira começou no mês passado, mas ainda há tempo para você embarcar. Confira.

Page 31: Revista Alvo Leste Nº49
Page 32: Revista Alvo Leste Nº49

32 PREPARATIVOS PARA AS FESTAS DE

Num piscar de olhos o ano termina. E precisamos estar espertos para não deixarmos tudo para última hora.

Presentes para a família, ingredientes da ceia, cartões de Natal para os mais próximos, férias, viagens, compras e arrumações. A lista de compromissos é muito extensa no último mês do ano. Somado a isso, os paulistanos têm que enfrentar o trânsito típico desta época e corredores de shoppings lotados. O resultado é muita gente estressada e irritada.

Não podemos esquecer que junto disso tudo ainda tem as tarefas de rotina do nosso dia a dia e os imprevistos com os filhos e outros familiares e também no trabalho fora de casa. Parece que tudo entra em ebulição ao mesmo tempo e aí é preciso praticar a paciência e o bom humor.

Confira algumas dicas para não se estressar no próximo mês:- Crie metas para cada semana e cada dia até o final do ano;- Defina junto com a família o melhor destino para o 13° salário;- Não deixe a compra dos presentes para a última hora;- Antes de ir as comprar seja de presentes, ou alimentos, faça uma lista;- Se for comprar alguns itens pela internet verifique o prazo de entrega e procure comprar com uma certa antecedência;- Se fizer as compras em locais aglomerados cuidado com: bolsas, carteiras, jóias, celulares e cartões. Leve o mínimo possível

e use roupas e sapatos confortáveis;- Nas ceias de Natal e Ano Novo procure organizar um cardápio leve e fácil;- Marque com antecedência seu horário no salão de beleza e faça serviço completo (cabelo, unhas, sobrancelha, depilação);- Confira os horários de funcionamento dos bancos, postos de gasolina, farmácias, supermercados, feiras, etc;- Antecipe os pagamentos das contas já que no inicio do ano vem IPVA e IPTU, matrículas e material escolar;- Faça uma revisão no carro (pneus, óleo, freios, combustível...);- Procure escolher o destino da viagem e informações sobre hospedagem ou aluguéis de casas (praia ou campo) com

antecedência;- Se tiver animal de estimação e for viajar verifique se o local para onde vai aceita animais ou providencie um lugar para o

animal ficar ou alguém para cuidar dele;- Se for viajar de ônibus ou avião compre a passagem com antecedência;- Importante. Divida as tarefas com todos os membros da família.Apesar da correria, é gostosa essa movimentação, essa preparação para celebramos o Natal e o Ano Novo. E não se esque-

ça, um sorriso constante no rosto fará bem tanto a quem recebe como a quem dá. Prepare-se e Boas Festas!

Fonte: www.g1.globo.com

DICAS

Final de Ano

Page 33: Revista Alvo Leste Nº49
Page 34: Revista Alvo Leste Nº49

SOCIAL LESTE34

CENTAURO INAUGURA LOJA NO SHOPPING PENHA

A nova loja Centauro, no Shopping Penha, já está em pleno funcionamento. Inaugurada no dia 15 de outubro, o espaço reúne inúmeras opções de calçados esportivos e produtos de categorias como futebol, natação, corrida, basquete, artes marciais, skate, surf, moda casual, fitness, além de linhas femi-ninas e infantis. Shopping Penha - Piso Antonio Lobo. Informa-ções: 4003-7210.

SHOPPING PENHA COMEMORA 18 ANOS

No dia 19 de outubro o Shopping Penha comemorou sua maioridade com uma festa lindíssima regada a muitos cho-colates da Brasil Cacau. O evento reuniu cerca de 250 convidados, entre lojistas, empresários, imprensa e perso-nalidades da região, que puderam conferir um vídeo com depoimentos e declarações dos frequentadores, firmando esses 18 anos de história e sucesso. Mais informações acesse: www.shoppingpenha.com.br.

SHOPPING METRÔ TATUAPÉ COMERA 13 ANOS

Em comemoração ao aniversário de 13 anos do Shopping Me-trô Tatuapé, no mês de outubro, passaram pelo palco da Praça de Eventos grandes músicos, como: Rocket Man Elton John Tributo, Bee Gees One Cover e Jazz Big Band Tributo a Frank Sinatra. Confira as próximas atrações do Domingo Musical no www.shoppingtatuape.com.br ou pelo telefone 2090-7420.

ONG SOTER ECOS COMEMOROU PROJETO SEMANA DAS CRIANÇAS

Entre os dias 4 e 8 de outubro cerca de 1.200 crianças de quatro a seis anos, visitaram o Espaço de Educação Ambien-tal, sede da ONG Soter Ecos. Lá elas tiveram um dia muito divertido. Além de verem animais como galinhas, perus e pa-vões, conhecerem a estação de reciclagem e compostagem, brincaram e ganharam presentes. O espaço fica na Av. João XXIII, 720 - Vila Formosa. Telefone: 2154-3592.

MCDONALD´S INAUGURA O 4° RESTAURANTE NO CENTRO COMERCIAL ARICANDUVA

A nova unidade tem uma decoração moderna, oferecendo am-bientes diversificados e uma iluminação especial. O Complexo Aricanduva já possui a maior quantidade de pontos de ven-das McDonald’s num mesmo local. São quatro restaurantes, dois McCafé e 11 quiosques, somando 17 estabelecimentos. Ainda neste ano, o polo de shoppings deve ganhar mais um quiosque. Mais informações acesse: www.aricanduva.com.br.

De 08 a 11 de Novembro, os alunos da Escola João XXIII representarão uma das histórias de Monteiro Lobato. A peça contará a história dos personagens mágicos do Sítio: Narizinho e Pedrinho, Emília, Marquês de Rabicó, Visconde de Sabugo-sa, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Cuca, Saci e outros. Fantasia, graciosidade e muita diversão! Endereço: Av. Penha de França, 35 - Penha. Sessões: 9h, 14h e 20h. Informações pelo telefone: 2227-8400.

ESCOLA JOÃO XXIII CONVIDA PARA O ESPETÁCULO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO

Page 35: Revista Alvo Leste Nº49
Page 36: Revista Alvo Leste Nº49