resumo de toda a materia em3º

35
Naturalidade e Nacionalidade Naturalidade – local onde se nasceu. Nacionalidade – País onde se nasce e vive. Portugal Portugal é o nosso país, a nossa nação. Portugal é formado por três territórios: Portugal continental que se localiza na Península Ibérica, junto de Espanha. Portugal continental encontra-se dividido em dezoito distritos: Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa (que é a capital do País), Setúbal, Évora, Beja e Faro. Arquipélago dos Açores, que tem nove ilhas distribuídas por três grupos: o grupo ocidental, que é formado pelas ilhas do Corvo e das Flores; o grupo central, que é formado pelas ilhas Graciosa, Terceira, S. Jorge, Faial e Pico, e o grupo oriental, que é formado pelas ilhas de S. Miguel e Santa Maria. Estas nove ilhas distribuem-se por três distritos. Arquipélago da Madeira, que é formado por quatro ilhas: Madeira, Porto Santo e Desertas (2). Estas ilhas formam um distrito.

Upload: arlete-pereira

Post on 17-Feb-2016

230 views

Category:

Documents


16 download

DESCRIPTION

...

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo de Toda a Materia EM3º

Naturalidade e Nacionalidade

Naturalidade – local onde se nasceu.Nacionalidade – País onde se nasce e vive.Portugal

Portugal é o nosso país, a nossa nação. Portugal é formado por três territórios:

Portugal continental que se localiza na Península Ibérica, junto de Espanha. Portugal continental encontra-se dividido em dezoito distritos: Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa (que é a capital do País), Setúbal, Évora, Beja e Faro.

Arquipélago dos Açores, que tem nove ilhas distribuídas por três grupos: o grupo ocidental, que é formado pelas ilhas do Corvo e das Flores; o grupo central, que é formado pelas ilhas Graciosa, Terceira, S. Jorge, Faial e Pico, e o grupo oriental, que é formado pelas ilhas de S. Miguel e Santa Maria. Estas nove ilhas distribuem-se por três distritos.

Arquipélago da Madeira, que é formado por quatro ilhas: Madeira, Porto Santo e Desertas (2). Estas ilhas formam um distrito.

Nota: O país divide-se em distritos. Os distritos dividem-se em concelhos. Os concelhos dividem-se em freguesias. As freguesias dividem-se em localidades.

A localização da nossa escolaA nossa escola fica em Portugal, no distrito de Setúbal, no

concelho de Seixal e na freguesia de Corroios.

Os símbolos de Portugal

Page 2: Resumo de Toda a Materia EM3º

Portugal, como todos os países do mundo, tem uma bandeira que representa o País.

A nossa bandeira tem símbolos relacionados com a formação do nosso país. Às cores verde e vermelha chama-se o campo da bandeira e essas cores significam a esperança (verde) e a coragem (vermelho). Desse campo sobressai o escudo com as cinco quinas e os sete castelos que representam os acontecimentos militares relacionados com a formação de Portugal no tempo de D. Afonso Henriques (primeiro rei de Portugal). Envolvendo o escudo encontra-se a esfera armilar que simboliza o mundo que os portugueses descobriram.

Apesar de pertencerem a Portugal, também os Açores e a Madeira têm a sua bandeira.

Bandeira dos Açores Bandeira da Madeira

Além da bandeira portuguesa, o Hino Nacional também é um símbolo que identifica o nosso país e é ouvido em vários acontecimentos em que Portugal está presente. O Hino Nacional chama-se “A Portuguesa” e existe desde 1910.

“A Portuguesa”

Heróis do mar, nobre povoNação valente, imortal,Levantai hoje de novoO esplendor de Portugal!Entre as brumas da memória,Ó Pátria sente-se a vozDos teus egrégios avós,Que há-de guiar-te à vitória!

Refrão:Às armas! Às armas!Sobre a terra e sobre o mar.Às armas! Às armas!Pela Pátria lutar!Contra os canhões,Marchar! Marchar!

Page 3: Resumo de Toda a Materia EM3º

O Corpo Humano

Aparelho Digestivo

Para aproveitar os alimentos, o nosso corpo tem de os triturar e seleccionar as substâncias mais nutritivas, ou seja, as que nos dão mais energia.

Órgãos do aparelho digestivoO Aparelho digestivo é formado pelo

Tubo Digestivo, pelo Fígado e pelo Pâncreas.

» O Tubo digestivo é composto por:Boca – onde estão os dentes e a língua.Faringe – tubo que se encontra entre a

boca e o esófago.Esófago – tubo que liga a boca ao

estômago.Estômago – é uma bolsa que se

encontra ao nível da barriga.Intestino – é um tubo com oito metros

de comprimento e está dividido em duas partes: intestino delgado e intestino grosso.

Ânus – localiza-se no fim do intestino grosso.

» O Fígado é um órgão que se localiza na parte direita do corpo junto ao estômago e em cima do intestino. Este órgão contribui na digestão porque produz um líquido – a bílis – que ajuda a degradar os alimentos.

» O Pâncreas é um órgão que se localiza debaixo do estômago e do fígado. Este órgão contribui na digestão porque produz um líquido – o suco pancreático – que ajuda a degradar os alimentos.

Digestão

Durante a digestão separam-se dos alimentos as substâncias nutritivas, que são aquelas que o nosso corpo precisa para crescer e funcionar corretamente.

A digestão tem cinco etapas:1) Mastigação

Primeiro os alimentos são triturados na boca com a ajuda dos dentes, língua e saliva. O alimento transforma-se numa papa que se chama bolo alimentar. Quando o engolimos, este passa para o estômago através do esófago.

Faringe

Page 4: Resumo de Toda a Materia EM3º

2) Digestão no estômagoQuando o bolo alimentar chega ao estômago, mistura-se com os

líquidos que o estômago produz – sucos gástricos – que ajudam a transformar o bolo alimentar em quimo.

3) Digestão no intestino delgadoDe seguida, o quimo sai do estômago e passa para o intestino

delgado onde se vai misturar com os sucos produzidos no fígado (bílis), no pâncreas (suco pancreático) e no intestino. Assim o quimo transforma-se em quilo.

4) AbsorçãoAs substâncias úteis ao corpo passam para o sangue pelas

paredes do intestino, para poderem chegar a todo o corpo.

5) Eliminação de impurezasAs substâncias que não são úteis ao corpo vão para o intestino

grosso, transformam-se em fezes e saem do corpo pelo ânus.

Aparelho Respiratório

O aparelho respiratório é responsável pela entrada de oxigénio no nosso corpo.

O aparelho respiratório é formado por vários órgãos:» Fossas nasais –

encontram-se na cabeça e comunicam com o exterior pelo nariz.

»Faringe e laringe – ligam as fossas nasais à traqueia.

» Traqueia – é um tubo que percorre o nosso peito e que se divide em dois tubos.

» Brônquios – são dois tubos que ligam a traqueia aos pulmões.

» Pulmões – são dois órgãos em forma de saco que se encontram no peito e estão protegidos pelas costelas.

Fossas

Faringe

Laringe

Traqueia

Pulmões

Brônquios

Page 5: Resumo de Toda a Materia EM3º

Nota: O pulmão esquerdo é um pouco mais pequeno que o direito devido ao espaço que o coração ocupa.

O caminho do ar

O ar entra pela boca ou pelo nariz e passa pela faringe, laringe e traqueia. A traqueia divide-se em dois tubos – os brônquios – que permitem a chegada do ar aos pulmões.

Movimentos respiratórios

Na respiração existem dois movimentos respiratórios:

» Inspiração – é a entrada de ar nos pulmões. Quando inspiramos o ar entra pelo nariz, desce pela traqueia e chega aos pulmões, que aumentam de volume.Nota: Devemos inspirar pelo nariz porque as fossas nasais têm uns pêlos que não deixam entrar o pó do ar e porque assim o ar aquece e fica mais húmido.

» Expiração – é a saída de ar. Os pulmões soltam o ar, que sai pelo nariz.Neste movimento o volume dos pulmões diminui.

Trocas gasosas

Quando o ar chega aos pulmões dá-se a hematose pulmonar, ou seja, o oxigénio passa para a corrente sanguínea e o dióxido

Page 6: Resumo de Toda a Materia EM3º

de carbono que vem no sangue passa para os pulmões, para ser expulso no ar que libertamos na expiração.

Quando o oxigénio chega às células, dá-se a hematose celular, ou seja, o oxigénio sai do sangue e passa para a célula e o dióxido de carbono, que estava na célula, passa para o sangue, para ser expulso do corpo.

Nota: Quando inspiramos, o ar que entra vem carregado de oxigénio.

Quando expiramos, o ar sai carregado de dióxido de carbono.

Higiene do aparelho respiratórioPara manter o aparelho respiratório saudável devemos:

Respirar pelo nariz e não pela boca. Respirar ar puro. Evitar locais com o ar contaminado. Evitar bebidas muito frias. Evitar mudanças de temperatura muito bruscas. Praticar exercício físico em locais arejados.

Aparelho Circulatório

O Aparelho Circulatório é responsável pela circulação do sangue no nosso corpo. Como sabes essa circulação é muito importante porque é o sangue que leva o oxigénio e os nutrientes para todas as partes do corpo e, por outro lado, leva o dióxido de carbono e as substâncias que não precisamos para os órgãos que depois as vão expulsar (mandar para fora do corpo).

A circulação sanguínea é o movimento constante que a sangue faz por todo o corpo. Este movimento é feito num só sentido.

Constituição do Aparelho Circulatório

Este aparelho é formado por:

Coração – é o principal órgão deste aparelho. É um órgão muscular oco, pois tem quatro cavidades (duas aurículas e dois ventrículos) e é responsável por bombear o sangue para as todas as partes do corpo. Fica situado um pouco para a esquerda do tórax e é ligeiramente maior do que um punho fechado. É o músculo mais activo do corpo.

Vasos sanguíneos – são tubos que percorrem todo o nosso corpo e por onde o sangue corre e há três tipos de vasos sanguíneos:

Veias – são os vasos que levam o sangue de todas as partes do corpo para o coração.

Artérias – são os vasos que levam o sangue do coração para todas as partes do corpo.

Capilares – são os vasos mais finos que permitem a entrada e saída de substância.

Page 7: Resumo de Toda a Materia EM3º

O percurso do Sangue

Na circulação do sangue há duas etapas: Pequena circulação – O sangue sai do coração pela artéria Pulmonar e vai para os pulmões, onde vai deixar o dióxido de carbono e receber o oxigénio, voltando novamente para o coração, pela veia Pulmonar. Grande circulação – o sangue sai do coração pela artéria Aorta e vai para todo o corpo distribuir o oxigénio e os nutrientes por onde são necessários e apanhar o dióxido de carbono, voltando depois ao coração pelas veias Cavas Superior e Inferior.

Constituição do Sangue

O sangue é constituído por: Glóbulos brancos – defendem-nos das infecções causadas

pelos micróbios. Glóbulos vermelhos – transportam o oxigénio e dão a cor ao

sangue. Plaquetas – fazem com que, quando nos cortamos, o sangue

coagule, evitando a sua perda.

A Higiene do Aparelho Circulatório

Para mantermos em bom funcionamento o nosso Aparelho Circulatório, devemos:

Ter uma alimentação equilibrada, evitando ingerir alimentos com muita gordura e muito sal.

Fazer exercício físico ou caminhar diariamente uma hora, em locais limpos e arejados.

Aurícula esquerdaAurícula direita

Ventrículo direito

Ventrículo esquerdo

Artéria AortaArtéria Pulmonar

Veia Pulmonar

Veia Cava Superior

Veia Cava Inferior

Válvula TricúspideVálvula Bicúspide

Page 8: Resumo de Toda a Materia EM3º

Evitar zonas contaminadas por fumo de automóveis, fábricas ou cigarros.

Dormir em quartos arejados, evitando ter plantas nesses espaços.

Aparelho Excretor

As excreções são produtos tóxicos ou inúteis que o organismo tem de eliminar, assim como o dióxido de carbono, a urina e o suor.

O Aparelho Excretor é constituído pelos órgãos responsáveis pela eliminação das excreções.

Esses órgãos são: Os Pulmões, a expiração elimina o dióxido de carbono. As Glândulas Sudoríparas, também retiram impurezas

do sangue, produzem o suor, que sai pelos pequenos orifícios (buracos) que temos na pele: os poros.

O sistema urinário.

O Sistema Urinário

Os rins funcionam como uma espécie de filtro – eles retiram as impurezas que o sangue traz.

Estas impurezas, misturadas com a água, formam a urina.

A urina segue pelos ureteres e cai gota a gota na bexiga que, quando está cheia, a expulsa (manda para fora) pela uretra.

Órgãos do Sistema UrinárioRins » são dois e têm a função de

retirar do sangue todas as impurezas.

Ureteres » são dois tubos que ligam os rins à bexiga.

Bexiga » é o órgão que armazena (guarda) a urina até esta ser expulsa para o exterior.

Uretra » é o tubo que faz a ligação da bexiga com o exterior.

Page 9: Resumo de Toda a Materia EM3º

Aparelho Reprodutor

O nascimento dos seres humanos resulta da união das células sexuais do homem e da mulher.

O Aparelho Sexual Masculino é formado por dois órgãos:

» dois testículos – que produzem um líquido com muitos espermatozóides,

» pénis – canal por onde sai o líquido com os espermatozóides.

O Aparelho Sexual Feminino é formado por três órgãos:

» dois ovários – produzem os óvulos.

» útero – local onde os bebés se desenvolvem.

» vagina – local por onde o bebé passa para nascer.

As trompas são os canais que ligam os ovários ao útero.

A formação de um novo serQuando se dá a união dos órgãos sexuais masculino e feminino,

os espermatozóides deslocam-se até às trompas à procura do óvulo.

Olá! Eu sou a célula sexual do

Homem e chamo-me

Espermatozóide!

Muito prazer! Eu sou a célula

sexual da Mulher e chamo-me

Óvulo!

Page 10: Resumo de Toda a Materia EM3º

A união de um espermatozóide com um óvulo chama-se fecundação.

Logo após a Fecundação, começa a formar-se um novo ser. O óvulo já fecundado desliza pela trompa até chegar ao útero, que é um local “fofo” e “quentinho” onde o novo ser vivo se vai desenvolver durante nove meses – gravidez.

Nota: Fecundação – união do espermatozóide com o óvulo. Gravidez – período de nove meses durante o qual se desenvolve um novo ser humano.

Gravidez - da fecundação ao nascimentoDentro do útero da mãe, o novo ser passa por várias fases de

desenvolvimento: Embrião – desde a fecundação até aos três meses de

gravidez. Durante este tempo, o novo ser vai crescendo e é alimentado pela mãe através do cordão umbilical.

Feto – período de tempo entre os três e os nove meses. Após o terceiro mês o ser vivo começa a ter forma humana, a mexer-se e a crescer rapidamente.

Nota: A partir do sétimo mês, o feto, que tinha a cabeça para cima, dá a volta e fica com a cabeça virada para baixo, pronto para nascer.

Por volta do nono mês dá-se o nascimento.Quando os bebés nascem antes dos nove meses, são chamados

bebés prematuros e normalmente são colocados numa incubadora, que são locais que os protegem e ajudam a completar o seu desenvolvimento.

O que fazer quando há um acidentes

Por vezes acontecem acidentes perto de nós, na escola, em casa, na rua, …

Se não houver um adulto por perto, poderemos ajudar quem sofreu o acidente.

O que podemos fazer…

... em caso de picadela de insecto (vespas, abelhas, …):

Page 11: Resumo de Toda a Materia EM3º

Se a pessoa for alérgica às picadas de abelhas deve chamar-se logo a ambulância (ligar 112).

Tirar o ferrão com uma pinça, com muito cuidado. Friccionar, com muito cuidado, o local da picadela com

vinagre para aliviar a dor.

... em caso de mordedura: Lavar a zona da mordedura com muita água e sabão azul

e branco. Desinfectar a ferida muito bem. Pôr um pano limpo sobre a ferida. Procurar saber se o animal tem vacinas. Levar a pessoa para o hospital ou para o Centro de

Saúde. ... em caso de hemorragia (quando há corte):

Acalmar a pessoa. Colocar gaze ou um pano limpo no corte e fazer alguma

pressão. Se for só uma pequena ferida, lavá-la bem com água da

torneira e desinfectá-la. Se for um caso grave, chamar a ambulância (ligar 112).

... em caso de hemorragia pelo nariz: Pedir ao acidentado que se sente. Colocar um pequeno tampão embebido em água-

oxigenada. Se continuar a sangrar, levar a pessoa para o hospital ou

para o Centro de Saúde. ... em caso de queimadura:

Arrefecer a zona queimada com água fria da torneira durante dez minutos.

Se for um caso grave, chamar a ambulância (ligar 112). Nunca se deve colocar produtos gordurosos (manteiga)

por cima da zona queimada.

O que nos faz mal à Saúde

Há muitas doenças do nosso organismo que são provocadas pelo uso ou pelo excesso de certos alimentos ou hábitos.

Por exemplo, o excesso do álcool, o fumo do tabaco ou o consumo da droga podem provocar graves consequências no nosso organismo.

O álcoolO alcoolismo é uma doença

resultante do abuso de bebidas alcoólicas.

Além de fazer mal à saúde, o álcool provoca muitos outros problemas, como: acidentes, discussões, baixo rendimento no trabalho e mau ambiente familiar.

Page 12: Resumo de Toda a Materia EM3º

O tabaco

Ao respirar podemos introduzir nos nossos pulmões substâncias que fazem mal à saúde.

Além dos gases dos automóveis e das fábricas, o fumo do tabaco também é muito prejudicial.

O tabaco provoca graves doenças e pode causar a morte, tanto aos fumadores como aos não fumadores.

DrogasAs drogas são produtos muito

perigosos que podem causar dependência e a morte de quem as consumir.

A Família

As relações de parentesco são as relações que existem entre as pessoas que pertencem a uma mesma família.

Os graus de parentesco que existem são: Avós maternos – são os pais da minha mãe. Eu sou

neta/o deles. Avós paternos – são os pais do meu pai. Eu sou neta/o

deles. Pai e Mãe – são o homem e a mulher que me deram

origem. Eu sou filha/o deles Irmãos – são os filhos dos meus pais. Eu sou irmã/ão

deles. Tios – são os irmãos dos meus pais e as pessoas que

casaram com eles. Eu sou sobrinha/o deles. Primos – são os filhos dos meus tios.

A árvore genealógica é a forma mais simples de representar a família.

Page 13: Resumo de Toda a Materia EM3º

Unidades de Tempo

As unidades que servem para medir o tempo são: o dia – tem 24 horas; a semana – tem sete dias; o mês – tem 28, 29, 30 ou 31 dias; o ano – tem 365 ou 366 dias,

- tem 12 meses; a década – tem 10 anos; o século – tem 100 anos; o milénio – tem 1000 anos.

Os Seres Vivos

Tudo o que nos rodeia faz parte de dois grupos: os seres vivos e os seres não vivos.

Os seres vivos nascem, crescem, alimentam-se, respiram, podem reproduzir-se e morrem.

Nota: A década de 80 vai de 1981 a 1990.

Page 14: Resumo de Toda a Materia EM3º

Os seres não vivos, ou seres inertes, não crescem, não se alimentam e não se reproduzem.As rochas, a água e os objectos que fabricamos são seres inertes, ou seja, seres não vivos.

Os Animais e as Plantas

Os animais e as plantas são seres vivos e, por isso, são parecidos em muitas coisas.

Tanto os animais como as plantas nascem, crescem, alimentam-se, respiram, reproduzem-se e morrem.

Mas também têm algumas diferenças. São diferentes na alimentação e na forma como se deslocam.

Os animais deslocam-se de um lugar para outro; as plantas não se podem deslocar.

Os animais alimentam-se de outros animais e de plantas; as plantas fabricam o seu próprio alimento.

Relação entre os Seres Vivos

As relações entre os seres vivos podem ser de entreajuda (os seres ajudam-se um ao outro) ou de competição, dentro da mesma espécie (idênticos) ou entre espécies diferentes.

Seres Vivos da mesma EspécieOs seres vivos relacionam-se com outros seres da mesma

espécie, como as abelhas de uma colmeia ou os elefantes de uma manada, para procurarem alimentos e cuidarem das suas crias, ou seja, para se ajudarem mutuamente.

Por vezes, os animais da mesma espécie competem entre si para dominarem o grupo ou para acasalarem.

Seres Vivos de Espécies diferentesOutras vezes, os seres vivos relacionam-se com espécies

diferentes e entre ajudam-se como é o caso da garça e do búfalo, em que a garça come as carraças que o búfalo transporta.

Por vezes um dos seres vivos sai prejudicado como é o caso de uma árvore e dos animais que se alimentam das suas folhas ou o caso do leão, que come a zebra.

Plantas

Há plantas em quase todos os lugares da Terra, embora elas sejam mais abundantes (existam em maior quantidade) nos locais onde chove mais.

Tipos de Plantas

Existem três tipos de plantas: Terrestres – desenvolvem-se na terra, como o pinheiro.

Page 15: Resumo de Toda a Materia EM3º

Aquáticas – desenvolvem-se na água (rios, lagos ou mar), como o nenúfar.

Aéreas – desenvolvem-se no ar, como a hera.

As plantas também se podem classificar quanto ao seu tamanho: As árvores são grandes e têm um tronco largo e

grosso, como por exemplo o pinheiro. Os arbustos também têm tronco, mas os seus

ramos crescem desde o solo (chão), como por exemplo a giesta.

As ervas não têm tronco. Os seus caules são frágeis e verdes, como por exemplo o trevo.

Nota: Nem todas as plantas dão flor. Há plantas que dão flores, como a roseira, a laranjeira, etc., mas há outras que não dão flor, como o musgo.

As folhas das plantas têm formas muito variadas. Umas são largas, como as das couves, outras são em forma de agulha como as do pinheiro.

Constituição de uma Planta

As plantas são constituídas por várias partes. A maioria tem raiz, caule, folhas e existem algumas com flores e frutos.

A raiz serve para fixar a planta à terra e absorver os alimentos do solo. O caule serve para manter a planta direita e conduzir a água e os sais minerais da raiz às folhas. As folhas fabricam os alimentos e recebem o oxigénio do ar para a planta respirar. As flores e os frutos permitem à planta o nascimento de uma nova planta através da semente.

Tipos de RaízesAs raízes variam de planta para planta, podendo ter muitas

formas e tamanhos.

As raízes aprumadas são grossas e pequenas.

As raízes ramificadas são finas e compridas

Plantas de folha caduca e de folha persistente Plantas de folha caduca – são as plantas que perdem as folhas

no Outono, como por exemplo a macieira, o plátano, etc.

Folhas

Caule

Raiz

Fruto

Flor

Raízes Aprumadas

Raízes Ramificadas

Page 16: Resumo de Toda a Materia EM3º

Plantas de folha persistente - são as plantas que têm folhas durante todo o ano, como por exemplo o pinheiro, o limoeiro, etc.

Plantas cultivadas / Plantas silvestres As plantas cultivadas são as que semeamos ou plantamos, no campo ou nas hortas, e que cuidamos delas durante o seu crescimento, como por exemplo o limoeiro, a roseira, etc. As plantas silvestres ou espontâneas são aquelas que crescem na Natureza sem a intervenção do ser humano, como a papoila, a margarida, etc.

O nascimento das plantasNo nascimento das plantas intervêm as flores, os frutos e as

sementes.As flores são partes importantes da planta porque, passado

algum tempo, transformam-se em frutos.No interior dos frutos estão as sementes, que, quando caem

no solo, começam a germinar e delas nasce uma nova planta.

O crescimento das plantasA água e a luz são necessárias à vida das plantas, porque as

usam para fabricar o seu alimento. Nem todas as plantas necessitam da mesma quantidade de água, mas a maioria necessita de muita luz.

Cada tipo de planta necessita de uma determinada temperatura para viver.

Plantas comestíveis / Plantas não comestíveisAs plantas que são cultivadas para a alimentação das pessoas e

dos animais chamam-se plantas comestíveis.As plantas que não servem para a nossa alimentação chamam-se

plantas não comestíveis.

As plantas da nossa alimentaçãoAs plantas que entram na nossa alimentação são:

Hortaliças – são plantas que se cultivam em hortas e das quais se aproveitam diferentes partes, como por exemplo as raízes (cenoura, nabo), de outras o caule (alho francês), as folhas (couve, alface).

Legumes – são sementes que se desenvolvem dentro de vagens que certas plantas rasteiras têm, como por exemplo feijão, ervilhas, favas, grão, etc.

Cereais – são grãos que se desenvolvem em espigas que certas plantas têm, como por exemplo trigo, cevada, milho, arroz, etc.

Page 17: Resumo de Toda a Materia EM3º

Frutas – podem vir de árvores de fruto ou de plantas rasteiras (morangueiro). Podem ser carnudos (pêra, melão, azeitona, morango, etc.) ou secos (castanha, noz, amêndoa, avelã, etc.).

As plantas e as pessoasAs plantas são muito importantes para as pessoas porque:

Obtemos alimento, como a batata e a cenoura. Muitas consomem-se directamente, como a batata. Outras precisam de ser transformadas, como o trigo para fazer farinha.

Obtemos madeira (pinheiro, carvalho e faia) e cortiça (sobreiro) das árvores para a construção de casas e móveis.

Obtemos fibras (algodão e linho) para se fazerem tecidos. Obtemos medicamentos a partir de muitas plantas tais como

a cidreira e a tília. Algumas, depois de transformadas, fornecem-nos papel,

açúcar, resina, etc.

As florestasAs florestas são muito importantes por várias razões:

o Purificam o ar;o Protegem e conservam o solo através das raízes e

enriquecem-no com os restos das suas folhas;o Dão abrigo a muitas aves e outros animais e plantas.

AnimaisOs animais, como todos os seres vivos, nascem, alimentam-se,

respiram, crescem, reproduzem-se e morrem. Diferenciam-se das plantas porque se podem deslocar e porque se alimentam de plantas e/ou animais.

Os animais podem classificar-se de várias formas: Segundo o lugar onde vivem; Segundo a proximidade com o homem; Segundo a sua constituição; Segundo a sua alimentação; Segundo a sua reprodução.

Onde vivem os animaisOs animais podem viver na terra ou na água. No entanto,

podemos classificá-los tendo em conta o meio em que se deslocam: Terrestres – são os animais que se deslocam na terra.Exemplo: Elefante, cavalo, …

Aquáticos - são os animais que se deslocam na água.Exemplo: Baleia, carapau, …

Aéreos - são os animais que se deslocam no ar.Exemplo: Águia, pombo, …

Os animais e o Homem

Page 18: Resumo de Toda a Materia EM3º

Tendo em conta a proximidade com o ser humano, os animais podem ser:

o Domésticos – vivem perto das pessoas.Exemplo: Vaca, cão, periquito, …

o Selvagens – vivem em liberdade na Natureza, longe do ser humano.

Exemplo: Lobo, águia, baleia, …

Constituição dos animaisOs animais, tendo em conta a sua constituição, dividem-se em

dois grandes grupos: Animais vertebrados – são aqueles que têm esqueleto

interno (dentro do corpo). Há cinco tipos de vertebrados: os mamíferos, as aves, os répteis, os peixes e os anfíbios.

Animais invertebrados – são os que não têm esqueleto interno. Há três tipos de invertebrados: os vermes, os moluscos e os insectos.

Animais vertebradosOs animais vertebrados subdividem-se em:

Mamíferos – nascem do ventre da mãe alimentando-se do seu leite quando são pequenos. Têm o corpo coberto de pêlos. Respiram por pulmões e deslocam-se andando, como o homem ou o cão, ou nadando, como o golfinho ou a baleia. O morcego é o único mamífero que voa.

aves – têm o corpo coberto de penas, nascem de ovos e respiram por pulmões. Tê a boca transformada em bico Quase todas as aves se deslocam voando.

Répteis – têm o corpo coberto de escamas e respiram por pulmões. Nascem de ovos e deslocam-se andando, como o lagarto, rastejando, como as cobras, ou nadando, como as tartarugas.

Peixes – têm o corpo coberto de escamas e respiram por guelras. Nascem de ovos e deslocam-se nadando, com a ajuda das barbatanas.

Anfíbios – têm a pele nua e viscosa, precisando de a ter sempre molhada. Nascem de ovos que são depositados (colocados) dentro de água.

Animais invertebradosOs animais invertebrados são muito mais abundantes que os

animais vertebrados.

Page 19: Resumo de Toda a Materia EM3º

A sua principal característica é que nenhum tem esqueleto interno. Assim, os animais invertebrados subdividem-se em:

Vermes – têm o corpo com a forma alongada, não têm patas e deslocam-se arrastando o corpo. Normalmente vivem na terra (minhoca) ou na água (verme marinho), mas alguns vivem dentro do corpo de alguns animais (lombriga).

Moluscos – têm o corpo mole e alguns possuem uma concha para se protegerem. Podem viver na terra (caracol) ou na água (polvo).

Insectos – têm tamanhos variados, mas normalmente são pequenos. Todos eles têm seis patas e duas antenas, que servem para cheirar e sentir as coisas. Muitos insectos têm asas para voar (mosquito), outros não (aranha).

A alimentação dos animaisConforme o tipo de alimentos que consomem, os animais podem

ser classificados em: Carnívoros – animais que se alimentam de carne de

outros animais.Exemplo: Leão, lobo, …

Herbívoros - animais que se alimentam de plantas.Exemplo: Vaca, cavalo, …

Omnívoros - animais que se alimentam de carne e plantas.

Exemplo: Homem, urso, … Granívoros - animais que se alimentam de grãos.

Exemplo: Galinha, pato, … Insectívoros - animais que se alimentam de insectos.

Exemplo: Sapo, morcego, camaleão, …

Como nascem os animaisConforme a forma como nascem os animais podem ser

classificados em: Ovíparos – animais que nascem de ovosf

Exemplo: Avestruz, galinha, … Vivíparos – Animais que nascem do ventre da mãe.

Exemplo: Homem, cavalo, leão, …

Cadeias alimentaresTodos os seres vivos precisam de se alimentar para poderem

sobreviver. A esta passagem±de energia de uns seres para os outros, através da alimentação chama-se cadeia alimentar.

As plantas são os únicos seres vivos que produzem o seu próprio alimento, a partir da água e dos sais minerais. Por isso, num ambiente natural as plantas são os produtores.

Os animais herbívoros (comem plantas) são chamados ’e consumidores de prim ira ordem.

Os animais carnívoros (comem carne) são os consumidores de segunda e terceira ordem.

Page 20: Resumo de Toda a Materia EM3º

RelevoA superfície da Terra não é lisa, umas vezes é plana e outras

apresenta grandes elevações.O conjunto de formas existentes na superfície da Terra chama-se

relevo.Na superfície terrestre podemos encontrar:

Montanhas – são grandes elevações de terreno.

Cume ‘ ponto mais alto de uma montanha

Sopé – base da montanha. Encosta – localiza-se entre

o cume e o sopé.

Planície –†Terreno plano, sem elevações, de baixa altitude. Planalto - Terreno plano, sem elevações, de alta al«itude, como no cimo de um monte. Vale – pequena planície\entre duas montanhas. Serra – conjunto de montanhas. Cordilheira – conjunto de serras alinhadas (umas ao pé das outras). Maciço - conjunto de serras não alinhadas.

Algumas Serras de Portugal:

Serra do Pico (Açores) Serra da Est\ela Serra do PiÕo Ruivo (Madeira) Serra do Gerês Serra da Peneda Serra do Marão Serra da Arrábida Serra de Sintra

Produtor Consumidor de 1ª ordem

Consumidor de 2ª ordem

Cume

Encosta

Sopé

Cordilheira EncostaCume

Planície

Vale

Sopé

Serra

Serra da Estrela

Serra do Marão

Serra do GerêsSerra da Peneda

Serra de Sintra

Serra da Arrábida

Page 21: Resumo de Toda a Materia EM3º

A água no nosso relevoA água surge no nosso relevo de formas muito diferen¼es:

Rios – são cursos de água doce e permanente. Lagoas e lagos – Extensão de água rodeada por terra. A

lagoa é menor do que o lago. Mar – grande extensão de água salgada. Ilha – bocado de terra rodeado por água por todos os

lados. Arquipélago – conjunto de ilhas próximas umas das

outras. Baía – pequena reentrância do mar. Golfo - grande reentrância do mar. Cabo – bocado de terra que entra pelo mar. Promontório – é um cabo muito rochoso, onde

normalmente existe um farol.

Os rios, geralmente, nascem nas montanhas, atravessam vales e planícies e desaguam em outro rio, lago ou mar.

Um rio é constituído por: Nascente – lugar onde o rio nasce. Leito – terrenos por onde o rio corre. Margens – terrenos situados dos dois lados do rio. Se estivermos de costas para a nascente, temos do nosso lado direito a margem direita e do nosso lado esquerdo a margem esquerda. Foz – Local onde o rio desagua, isto é, onde as águas do rio entram no mar, num lago ou noutro rio.

Os principais rios de Portugal são:

Rio Minho Rio Douro Rio Mondego Rio Tejo Rio Sado Rio Guadiana

Serra do Pico

Serra do Pico Ruivo

Page 22: Resumo de Toda a Materia EM3º

Astros

A Terra vista do espaço é um bonito planeta azul.A superfície do nosso planeta é constituída por:

Terra: continentes e ilhas. Água: rios, mares e oceanos.

A Terra é um planeta de forma arredondada e ligeiramente achatada nas extremidades (pólos).

Para estudarmos melhor o nosso planeta podemos representá-lo por meio de globos ou de planisférios (mapas).

A Terra é um dos muitos planetas que existem no espaço.O Espaço

No espaço existem inúmeros astros – estrelas, planetas e satélites naturais.

O nosso Sistema Solar é formado por uma estrela, Sol, e por planetas e satélites que giram à sua volta.

Sistema SolarComo já foi dito, os planetas principais giram à

volta do Sol percorrendo, cada um, a sua orbita, ou seja, o seu caminho, os planetas secundários ou satélites naturais, como a Lua, giram à volta do planeta a que pertencem, percorrendo, também a sua orbita.

Os planetas principais que formam o nosso sistema solar são: Mercúrio,

Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno.Planetas e Estrelas

Estrelas – são astros que têm luz própria. O Sol é a estrela mais próxima do nosso planeta. Todas as outras estrelas parecem muito pequenas porque estão a uma distância muito grande de nós.

Planetas – são astros que não têm luz própria, como por exemplo a Terra e a Lua.

Movimentos da TerraO Planeta Terra realiza dois movimentos:

Júpiter

Mercúrio Lua Saturno Terra

Vénus Neptuno Marte

Urano

Sol

Page 23: Resumo de Toda a Materia EM3º

Movimento de Rotação – é o movimento que a Terra faz em torno de si própria. Demora 24 horas e dá origem aos dias e às noites.

Movimento de Translação – é o movimento que a Terra faz à volta do Sol. Demora 365 dias e 6 horas e dá origem às Estações do Ano.

As fases da LuaA Lua, tal como o Sol e a Terra, é um astro que não tem luz

própria (nenhum planeta tem). A luz que vemos (luar) é a luz que recebe do Sol.

A Lua não se apresenta, aos nossos olhos, sempre da mesma maneira, pelo que podemos dizer que tem quatro fases:

Lua Nova – nesta fase a lua encontra-se entre a Terra e o Sol. Não se consegue ver a Lua porque a face que está virada para a Terra está à sombra.

Quarto Crescente – a parte visível (iluminada pelo Sol) começa a aumentar até ganhar a forma de um D.

Lua Cheia – a face da Lua virada para a Terra está completamente iluminada, por isso, vê-se uma bola grande e luminosa.

Quarto Minguante - a parte visível (iluminada pelo Sol) começa a diminuir até ganhar a forma de um C.

Curiosidade: Diz-se que a Lua é mentirosa porque quando tem a forma de um C está na fase de Quarto Minguante e não Quarto Crescente.

Orientação pela Rosa-dos-ventosQuando observamos um mapa ou quando viajamos devemos

conhecer os pontos cardeais.Os pontos cardeais são quatro: Norte (N), Sul (S), Este (E) e

Oeste (O).Num mapa os pontos cardeais estão assinalados na Rosa-dos-

ventos.

Orientação pelo Sol

Norte

Oeste Este

Sul

Page 24: Resumo de Toda a Materia EM3º

Desde sempre que o Homem sentiu necessidade de se orientar para, nas suas viagens, chegar às terras pretendidas.

Uma das primeiras formas de o fazer foi através do Sol.

O Sol quando nasce indica o nascente ou Este. Por volta do meio-dia, o Sol indica o Sul. Quando o Sol se põe indica o poente ou o Oeste.

Orientação pela bússolaTambém nos podemos orientar pela bússola.A bússola é uma caixa metálica, que tem como

peça principal uma agulha magnética, que nos indica o Norte.

No mostrador estão indicados os pontos cardeais.

ItineráriosOs itinerários são os percursos que as pessoas fazem quando

vão a algum lado. Ponto de partida – local onde iniciamos o percurso. Ponto de chegada – local do nosso destino.

Meios de TransporteDesde há muito tempo que as pessoas se deslocam de uns sítios

para outros por várias razões: para comprarem alimentos, para venderem a colheita (alimentos que plantavam), para conhecerem outros lugares.

No entanto, antigamente, essas viagens eram muito lentas, pois não havia nenhuma máquina para transportar as pessoas e as mercadorias.

Evolução dos transportes terrestres

Nascente ou Sul

Poente ou Oeste

As pessoas viajavam a pé e carregavam a mercadoria.

As pessoas viajavam a pé, mas utilizavam os animais para carregarem a mercadoria.

Surgiram os carros puxados por animais, que transportavam pessoas, mercadoria e correio.

Page 25: Resumo de Toda a Materia EM3º

Evolução dos transportes aquáticos

Evolução dos transportes aéreos

Meios de ComunicaçãoDesde sempre que as pessoas sentiram a necessidade de

comunicar entre si e, por isso, encontraram meios para comunicar à distância.

Evolução na comunicação

Os meios de comunicação podem ser: Sociais – todas as pessoas têm acesso à mensagem.

Exemplo: a televisão, o rádio, a internet, etc. Pessoais – Só a pessoa com quem comunicamos, têm

acesso à mensagem.

Surge o comboio a vapor, que permitia transportar mais pessoas e mercadoria.

Surge o automóvel, veículo com motor a

Os transportes ferroviários (utilizam linhas férreas) evoluíram e hoje são

As pessoas juntavam troncos e construíram jangadas.

O Homem escavou troncos grandes e construiu a canoa.

O Homem uniu pequenas tábuas e construiu o barco a remos.

Surgiu a vela, que permitiu a construção de barcos maiores – as caravelas.

Surge o barco movido através da máquina a vapor.

Com o aparecimento de outros motores, surgem os navios e os submarinos.

Balões cheios de ar quente.

Dirigíveis – balões com motor.

Planadores – aviões sem motor.

Avião com motor a hélice.

Avião com motor a jacto.

Foguetão, que permitiu o acesso ao espaço.

Gesto e fala.

Pinturas rupestres.

Sinais sonoros (com tambores) e de fumo.

Mensagens escritas transportadas por pombos correio ou por

Imprensa (livros e jornais).

Rádio e telefone.

Televisão e cinema.

Computador e Internet.

Page 26: Resumo de Toda a Materia EM3º

Exemplo: a carta, o telefone, o e-mail, etc.

Actividades EconómicasAs actividades económicas permitem-nos obter produtos ou

serviços em troca de dinheiro, o que vai contribuir para o desenvolvimento do país.

As actividades económicas que vamos estudar são: Agricultura; Criação de gado; Pesca; Exploração florestal; Exploração mineral; Indústria; Turismo.

AgriculturaAs pessoas que trabalham na agricultura cultivam plantas para

obterem, mais tarde, os alimentos que todos nós consumimos.A agricultura contribui para a produção de matéria-prima. Parte

desta matéria-prima vai para as fábricas para ser transformada em produtos: trigo/farinha, tomate/concentrado, uvas/vinho, fruta/compotas, etc. Mas outra parte desta matéria-prima é consumida conforme é retirada da terra: batata, cenoura, alface, fruta, etc.

Para que os terrenos possam produzir, o agricultor tem de fazer diversos trabalhos:

Lavrar a terra, antes de semear ou plantar. Adubar, isto é, enriquecer o terreno. Regar, dar água, ou drenar, retirar água, das terras,

dependendo do que estiver a produzir. Por fim, é necessário colher a produção que o terreno deu. Enviar a produção para as fábricas ou para o comércio,

para ser vendido directamente ao público.

Distribuição de algumas culturas em Portugal Continental

Criação de gadoAs pessoas que trabalham na criação de gado, ou pecuária,

criam animais para obter carne, leite ou ovos.A criação de gado é feita em:

Page 27: Resumo de Toda a Materia EM3º

O gado pode viver em estábulos ou ao ar livre.

Há vários tipos de gado: Gado bovino – vacas e bois. Gado ovino – ovelhas e

carneiros. Gado caprino – cabras e

bodes. Gado suíno – porcos. Gado equino – cavalos, mulas

e burros.Nota: Nas quintas também se criam galinhas, galos, patos e outras aves.

PescaA pesca é para o Homem, a principal riqueza do mar, pois o

peixe é um alimento importante porque contém substâncias muito nutritivas.

Há dois tipos de pesca: a marítima e a fluvial.A pesca marítima é feita no mar:

Junto à costa – os pescadores possuem barcos pequenos e usam meios rudimentares.

Alto mar – os pescadores usam barcos grandes e podem passar semanas ou meses no mar. Alguns barcos já têm meios para congelar e conservar o peixe.

A pesca fluvial é feita nos rios.Principais espécies de peixe capturadas em Portugal

Page 28: Resumo de Toda a Materia EM3º

O peixe depois de descarregado é vendido nas lotas (mercados de peixe). Parte deste peixe fresco vai para os mercados, outra vai para congelar em instalações próprias e outra vai directamente para fábricas de conserva.

Formas de conservar o pescado

Exploração florestalDas florestas o Homem começou por tirar madeira, resina, …Para que seja possível continuar a tirar das florestas os seus

produtos, é necessário conservá-las.

Exploração mineral

Page 29: Resumo de Toda a Materia EM3º

Algumas rochas contêm minerais encontram-se à superfície da terra. Outras encontram-se a muitos metros de profundidade.

Para obter esses minerais, os mineiros podem fazê-lo nas pedreiras (à superfície) ou nas minas (a grande profundidade, sem ar puro e sem luz do Sol).

Os areeiros são zonas marcadas, nas margens de alguns rios, onde se faz a exploração e comercialização da areia, tão importante na indústria e na construção civil.