produção textual carta

15
GÊNERO TEXTUAL CARTA Professora: Rachel Colacique Aluno: Luciano Barbosa Pereira

Upload: luabencoado

Post on 13-Jun-2015

11.035 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Produção textual carta

GÊNERO TEXTUAL CARTA

Professora: Rachel ColaciqueAluno: Luciano Barbosa Pereira

Page 2: Produção textual carta

Disciplina: Língua Portuguesa

Público alvo: 7º Ano / Ensino Fundamental

Tempo previsto: 4 a 6 aulas

Page 3: Produção textual carta

• Assunto/Tema da aula: Gêneros Textuais – Carta

• Estudo do gênero

Para nos comunicarmos, por escrito, com pessoas que estão em espaços físicos diferentes, podemos nos servir do gênero textual carta. Independentemente da forma pela qual se viabilize, possui a seguinte estrutura: data, evocação, contato, mensagem, despedida, assinatura.

Aquele que envia a mensagem é o remetente e aquele a quem a mensagem é enviada, o destinatário. A linguagem empregada costuma variar de acordo a situação: assunto, faixa etária, nível cultural, grau de formalidade entre remetente e destinatário.

Envelope de Carta Informal

Envelope de Carta Formal

Page 4: Produção textual carta

Carta

Mensagem manuscrita a uma pessoa para comunicar-lhe algo. Espécie de conversa entre o remetente e o destinatário. É enviada pelo correio, em envelope, em geral selado, preenchido com o nome e endereço do destinatário e o remetente. Pode conter informação particular, que varia em grau de formalismo, podendo chegar à informalidade, ocasião em que ocorrem marcas de oralidade (como eu ia dizendo..., ora, nem lhe conto..., você nem imagina...).

Carta Formal

Page 5: Produção textual carta

Apresenta uma estrutura padrão: local e data (dia, mês e ano), interpelação inicial (destinatário), texto e assinatura. Às vezes, por conter P.S. (post scriptum – escrito depois).

A advertência inicial, ou vocativo, contém o nome do destinatário precedido de palavras de cortesia, como Querido(a), Caro(a), Prezado(a) Senhor(a) cuja opção dependerá do grau de informalidade entre as pessoas.

Contato: “Desejo que esteja...”, “Como vão todos aí?”.

A despedida pode ser carinhosa (Um forte abraço, Um beijo carinhoso) ou formal (Atenciosamente, Respeitosamente). Assinatura: “Cláudio”, “Seu padrinho”, “Jamesson Francisco”. Verbos geralmente no presente do indicativo.

Carta Informal

Page 6: Produção textual carta

• Características do gênero textual carta

Objetivo do gênero textual – O objetivo da carta pessoal é estabelecer a comunicação entre amigos ou familiares, dando notícias e tratando de assuntos de interesse comum, podendo, ainda, expressar sentimentos afetivos (carta de amor).

Modo de organização do discurso – Narrativo e expositivo argumentativo

Page 7: Produção textual carta

• Roteiro de trabalho em sala de aula

1.Pré-leituraO momento de pré-leitura é importante para que os alunos se antecipem para a leitura, ativando seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Logo, ele deve ser conduzido oralmente, com a participação de toda a turma.Podem ser propostas as seguintes questões para esse debate: a) Vocês já receberam cartas do seu pai, da sua mãe, de algum parente ou amigo?; b) De que tratava a carta?; c) Já escreveram carta para alguém?; d) De que tratava a carta?; e) Qual a opinião de vocês sobre as cartas de papel, estarem sendo substituídas por e-mail, enviados pela internet?

2. Leitura do texto

Após a atividade de pré-leitura, os alunos devem fazer a primeira leitura do texto.

Page 8: Produção textual carta

Proposta de atividade

Proposta 1

Vamos ver um fragmento do filme “Central do Brasil”, em que poderemos observar os elementos da elaboração da carta.

http://www.youtube.com/watch?v=kfOOjqr-yjQ

Page 9: Produção textual carta

Proposta de atividade

Proposta 2

Vamos ouvir a música “Meu caro amigo” do Chico Buarque, que serviu de modelo de uma carta?

http://www.youtube.com/watch?v=88QbytxUyLc

Page 10: Produção textual carta

Rio de janeiro, 12 de abril de 1970.

Meu caro amigo,Me perdoa, por favor, seu eu não lhe faço uma visita. Mas como agora apareceu um portador, mando notícias nessa fita.Aqui na terra, estão jogando futebol. Tem muito samba, muito choro e rock’ n’ roll. Uns dias chove, noutros dias bate sol. Mas o que eu quero é lhe dizer é que a coisa aqui está preta.Muita mutreta pra levar a situação, que a gente vai levando de teimoso e de pirraça. E a gente vai tomando, e também, sem a cachaça, ninguém segura esse rojão. Eu não pretendo provocar nem atiçar suas saudades. Mas acontece que não posso me furtar a lhe contar as novidades. É pirueta pra cavar o ganha-pão, que a gente vai cavando só de birra, só de sarro. E a gente vai fumando que, também, sem um cigarro, ninguém segura esse rojão. Eu quis até telefonar, mas a tarifa não tem graça. Eu ando aflito pra fazer você ficar a par de tudo que se passa. Muita careta pra engolir a transação, e a gente está engolindo cada sapo no caminho... E a gente vai se amando que, também, sem um carinho, ninguém segura esse rojão.Eu bem queria lhe escrever, mas o correio andou arisco. Se me permitem, vou tentar lhe remeter notícias frescas nesse disco.A Marieta manda um beijo para os seus. Um beijo na família, na Cecília e nas crianças. O Francis aproveita pra também mandar lembranças a todo o pessoal.

Adeus,Chico Buarque

Page 11: Produção textual carta

Proposta de atividade

Proposta 3

Vamos ver a animação da música do Chico Buarque “João e Maria”?

http://www.youtube.com/watch?v=CRIXprZqRd4

Page 12: Produção textual carta

Proposta de atividade

Proposta 4

O professor deve providenciar cópias ou projetar a letra da música, para que todos os alunos acompanhem.

Vamos ler a letra da música do Chico Buarque “João e Maria”?

http://www.youtube.com/watch?v=5tQdqepsLOs

Page 13: Produção textual carta

• João e Maria (Chico Buarque)

• Agora eu era o heróiE o meu cavalo só falava inglêsA noiva do cowboyEra você além das outras trêsEu enfrentava os batalhõesOs alemães e seus canhõesGuardava o meu bodoqueE ensaiava o rock para as matinês

• Agora eu era o reiEra o bedel e era também juizE pela minha leiA gente era obrigado a ser felizE você era a princesa que eu fiz coroarE era tão linda de se admirarQue andava nua pelo meu país

• Não, não fuja nãoFinja que agora eu era o seu brinquedoEu era o seu piãoO seu bicho preferidoVem, me dê a mãoA gente agora já não tinha medoNo tempo da maldade acho que a gente nem tinha nascido

• Agora era fatalQue o faz-de-conta terminasse assimPra lá deste quintalEra uma noite que não tem mais fimPois você sumiu no mundo sem me avisarE agora eu era um louco a perguntarO que é que a vida vai fazer de mim?

Page 14: Produção textual carta

Proposta de atividade

Agora que já lemos a letra dessa bela canção, podemos fazer uma atividade.

Escreva uma carta contando suas fantasias, assim como foi feito na canção. Porém, você terá que escolher uma opção:

1.Escrever a carta para o João, como se você fosse a Maria.

2.Escrever a carta para a Maria, como se você fosse o João.

Page 15: Produção textual carta

Avaliação

Para a atividade de avaliação, o professor pode optar pela

autoavaliação.

Depois de revisar o texto escrito por ele, o próprio aluno deverá

responder às perguntas sugeridas a seguir.

• Eu escrevi um texto formal ou informal?

• Coloquei todos os elementos de uma carta?

• Qual a finalidade da minha carta?