polÍticas corporativas de compliance · um importante papel estratégico na vida do grupo. o...

14
POLÍTICAS CORPORATIVAS DE COMPLIANCE DO GRUPO PRYSMIAN CÓDIGO DE ÉTICA

Upload: hoangtuong

Post on 08-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

POLÍTICAS CORPORATIVASDE COMPLIANCE

DO GRUPO PRYSMIAN CÓDIGO DE ÉTICA

2

CARTA DO CEO

Para o Grupo Prysmian, o Código de Ética representa a “Constituição” do Grupo, sendo um estatuto de direitos e deveres morais que defi ne as responsabilidades sociais e éticas de cada participante da organização. Devido a sua posição como um verdadeiro guia prático para atividades diárias, o Código de Ética representa um importante papel estratégico na vida do Grupo. O Código de Ética é uma ferramenta de prevenção de conduta irresponsável ou ilegal das pessoas que trabalham em nome da Prysmian. Os valores e princípios expressados em nossa Visão, Missão e Valores são baseados neste documento.

O conhecimento e a aderência dos funcionários com o Código de Ética é fundamental para garantir a confi abilidade e a reputação da nossa empresa. O Código de Ética se aplica a todos os nossos funcionários e a qualquer pessoa que faça negócios em nome da Prysmian S.p.A. ou de qualquer uma de suas subsidiárias. Para garantir uma ampla disseminação de seu conteúdo, este Código de Ética também foi publicado no site do Grupo, www.prysmiangroup.com.

Incentivo você a lê-lo com atenção e espero que os princípios aqui presentes inspirem sua conduta em suas atividades diárias.

Valerio Battista - Diretor Executivo(Chief Executive Officer)

8

CÓDIGO DE ÉTICA DO GRUPO PRYSMIAN

LEADING TECHNOLOGYIN ALL KEY SEGMENTS AND BEST IN CLASS R&D CAPABILITIES

CÓDIGO DE ÉTICADO GRUPO PRYSMIAN

SUPPORTING GLOBAL UTILITIES IN THE DEVELOPMENT

OF SMARTER AND GREENER POWER GRIDS

TRONGER PLATFORM TO ENHANCE CUSTOMER SERVICE

ERVICE

STRONGER PLATFORMTO ENHANCE CUSTOMER SERVICE

EXTENDED PRODUCT OFFERING IN OGP AND INDUSTRIAL APPLICATIONSWORLDWIDE LEADER IN RENEWABLE ENERGY

Sumário

ARTIGO 1: PREMISSA 06

ARTIGO 2: OBJETIVOS E VALORES 06

ARTIGO 3: ACIONISTAS 07

ARTIGO 4: CLIENTES 07

ARTIGO 5: COMUNIDADES 08

ARTIGO 6: FORNECEDORES 08

ARTIGO 7: RECURSOS HUMANOS 09

ARTIGO 8: MEIO AMBIENTE 09

ARTIGO 9: POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO 10

ARTIGO 10: INFORMAÇÕES - LIVROS E REGISTROS CONTÁBEIS 10

ARTIGO 11: CONTROLES DE EXPORTAÇÕES E SANÇÕES ECONÔMICAS 11

ARTIGO 12: OBSERVAÇÃO DO CÓDIGO E REVISÃO DO CÓDIGO 12

5

O comportamento ético nos negócios é um valor fundamental para nós e é uma responsabilidade compartilhada por todos os funcionários e entidades ligados ao Grupo Prysmian. Todos os nossos funcionários têm a responsabilidade de proteger o nosso recurso mais precioso: a nossa reputação.

Este Código de Ética (o “Código”) deve ser obedecido por todos que realizarem atividades em nome da Prysmian S.p.A. ou de qualquer uma de suas subsidiárias incluindo, mas não se limitando a, todos os diretores, funcionários, agentes, representantes, estagiários, contratados, fornecedores e consultores (“Partes Interessadas”). Este Código busca orientar nossas responsabilidades éticas e legais, impedir infrações e promover:

• aderência com leis, normas e regulamentações aplicáveis;

• conduta honesta e ética que compreenda a integridade na gestão de confl itos de interesses reais ou aparentes no âmbito de relações pessoais e profi ssionais;

• integridade das informações fi nanceiras que possam infl uenciar decisões da gerência e de nosso Conselho de Administração (Board of Directors) para além da percepção e da avaliação que o mundo externo tem da nossa empresa;

• transparência completa, correta, precisa e oportuna nos relatórios e documentos que emitimos, enviamos às autoridades governamentais ou empregamos nas comunicações públicas e

• responsabilidade pela obediência deste Código, inclusive na implementação imediata do sistema de controles internos no caso de qualquer suspeita de violação.

Para alcançar estes objetivos, o Código incentiva as Partes Interessadas a relatar qualquer preocupação que possam ter com relação a sua responsabilidade corporativa. Não serão toleradas práticas discriminatórias nem retaliações contra pessoas que comunicarem estas preocupações de boa fé. Qualquer pessoa que agir de forma retaliatória com um indivíduo nessas circunstâncias estará sujeita a ação disciplinar, até e incluindo rescisão do contrato de trabalho.

Todas as Partes Interessadas devem ler, compreender e obedecer este Código e todas as demais políticas empresariais aplicáveis. A violação da lei, deste Código ou das demais políticas ou procedimentos da Empresa será passível de ações disciplinares, até e incluindo a rescisão do contrato de trabalho e/ou a interrupção das relações comerciais.

6

ARTIGO 1: PREMISSA

O Grupo Prysmian estrutura suas atividades internas e externas de acordo com os princípios defi nidos neste Código, com a convicção de que a ética na conduta das atividades comerciais deve ser buscada simultaneamente e com a mesma ênfase dada à busca do sucesso econômico nos negócios.

O Grupo Prysmian compromete-se em realizar seus negócios de acordo com os mais altos padrões de comportamento ético, em cumprir os regulamentos em vigor e em evitar até mesmo a aparência de comportamentos antiéticos ou ilegais.

O Grupo Prysmian defende o respeito e a proteção dos direitos humanos, assim como a proteção da dignidade, da liberdade e da igualdade entre seres humanos na conduta de seus negócios. O Grupo Prysmian rejeita qualquer tipo de discriminação, atitudes e atividades ilegais, como corrupção, trabalho forçado ou trabalho infantil.

A este respeito, o Grupo Prysmian opera com a estrutura de referência geral da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas e das Convenções Fundamentais da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

ARTIGO 2: OBJETIVOS E VALORES

O objetivo principal das empresas pertencentes ao Grupo Prysmian é criar valor para os acionistas. As estratégias industriais e fi nanceiras e a consequente conduta operacional, baseada no uso efi ciente dos recursos, são orientadas de forma a atingir este objetivo.

Para esta fi nalidade, as empresas do Grupo Prysmian e todas as Partes Interessadas devem respeitar, sem concessões, os seguintes princípios:

• como componentes ativos e responsáveis das comunidades nas quais atuamos, devemos assumir o compromisso de respeitar todas as leis em vigor nos países em que realizarmos as nossas atividades e de obedecer a todos os princípios da ética comercial de aceitação geral, como transparência, honestidade e lealdade;

• refutamos qualquer envolvimento em comportamentos ilegítimos, incorretos ou questionáveis de qualquer forma (perante a comunidade, autoridades públicas, clientes, funcionários, investidores e concorrentes), com a fi nalidade de conseguir objetivos econômicos que buscamos, exclusivamente, com a excelência no desempenho, qualidade, produtos e serviços competitivos, baseadas na experiência, na atenção ao cliente e na inovação;

7

• estabelecemos controles organizacionais adequados para impedir que as Partes Interessadas violem esses requisitos de legalidade, transparência, integridade e lealdade e para supervisionar sua observação e implementação;

• impomos consequências a quaisquer violações dessas políticas e princípios;

• mantemos livros e relatórios precisos, assegurando a todos os investidores e à comunidade em geral transparência total sobre nossas atividades;

• comprometemo-nos a praticar uma concorrência justa, o que é benéfi co para nós e para os operadores do mercado, os clientes e os demais envolvidos;

• buscamos a excelência e a competitividade no mercado, oferecendo serviços e produtos de qualidade;

• protegemos e promovemos o valor de nossos funcionários;

• respeitamos o meio ambiente e usamos os recursos naturais de maneira responsável, com o objetivo de alcançar um desenvolvimento sustentável e de proteger os direitos das gerações futuras.

ARTIGO 3: ACIONISTAS

O Grupo Prysmian compromete-se a garantir transparência e tratamento igualitário a todas as categorias de acionistas, além de evitar que haja tratamentos preferenciais a qualquer tipo de categoria ou empresa. Buscamos os benefícios recíprocos que derivam do fato de pertencer a um grupo de empresas, respeitando regulamentos e leis aplicáveis e o interesse independente de cada Empresa em criar valor.

ARTIGO 4: CLIENTES

A excelência dos produtos e serviços fornecidos pelo Grupo Prysmian em termos de qualidade, segurança e desempenho baseia-se no atendimento aos clientes e na rapidez para satisfazer os pedidos dos clientes. Portanto, tentamos assegurar uma resposta imediata, qualifi cada e competente às exigências dos clientes, de maneira honesta, com cortesia e espírito de colaboração.

8

ARTIGO 5: COMUNIDADES

O Grupo Prysmian colabora com o bem-estar econômico e com o crescimento das comunidades nas quais atua, ao oferecer serviços efi cientes e produtos tecnologicamente avançados. Somos cidadãos de cada localidade nas quais nos estabelecemos para conduzir negócios e, como qualquer cidadão, temos a responsabilidade de apoiar a comunidade. É nossa meta participar de projetos para melhorar o bem-estar das comunidades locais e atuar como cidadãos corretos e participativos.

As Empresas do Grupo respeitam todas as leis e regulamentos em vigor, e mantêm boas relações com as autoridades locais, nacionais e internacionais, com base em transparência e em uma plena e ativa colaboração.

De forma coerente com estes objetivos e com as responsabilidades assumidas em relação a diferentes interessados, as Empresas do Grupo consideram a pesquisa e a inovação como condições prioritárias para o crescimento e o sucesso.

As Empresas do Grupo veem com bons olhos e apoiam, quando necessário, iniciativas sociais, culturais e educativas orientadas à promoção de indivíduos e à melhoria de suas condições de vida.

As Empresas do Grupo Prysmian não dão contribuições, não concedem tratamentos favoráveis ou outros privilégios, nem presenteiam com objetos de valor representantes governamentais (inclusive funcionários de organizações ou empresas de propriedade ou controladas pelo Estado), partidos políticos ou organizações sindicais, seus representantes ou candidatos, exceto nos casos permitidos pela lei, pelas disposições deste Código e pelas demais políticas do Grupo Prysmian.

ARTIGO 6: FORNECEDORES

O Grupo Prysmian reconhece a importante função dos fornecedores no aprimoramento de suas capacidades de satisfazer as necessidades de clientes.

O Grupo Prysmian promove a criação de relacionamentos duráveis com fornecedores, em uma abordagem recíproca de legalidade, transparência, honestidade e colaboração, assim como princípios éticos de aceitação geral nos negócios.

Para garantir que os processos de compra cumpram os princípios éticos adotados, o Grupo Prysmian pode introduzir, para determinados fornecedores, pré-requisitos ambientais, sociais, de saúde e segurança, cuja violação possa

9

gerar ações disciplinares, incluindo possível interrupção das relações comerciais.

Mais especifi camente, contratos com fornecedores cujas operações estejam localizadas em determinados países (classifi cados como “em risco” por organizações reconhecidas) podem incluir cláusulas com referências a requisitos específi cos ou a possibilidade do Grupo Prysmian realizar inspeções nos escritórios ou fábricas do fornecedor para confi rmar que os requisitos estão sendo cumpridos.

ARTIGO 7: RECURSOS HUMANOS

O Grupo Prysmian reconhece a função central dos recursos humanos como um fator essencial para o sucesso de suas atividades comerciais. A contribuição profi ssional dos funcionários, em uma estrutura de fi delidade e confi ança mútuos é, portanto, considerada um elemento crucial para o desenvolvimento das atividades do Grupo.

As Empresas do Grupo garantem a segurança e a saúde dos ambientes de trabalho e consideram o respeito aos direitos dos trabalhadores fundamental para a realização das atividades da empresa. O Grupo Prysmian promove oportunidades iguais e o desenvolvimento profi ssional de indivíduos, proibindo qualquer tipo de violência ou assédio, seja sexual ou baseado em diversidade pessoal, política ou cultural.

ARTIGO 8: MEIO AMBIENTE

As Empresas do Grupo Prysmian acreditam num crescimento global sustentável como interesse comum de todas as Partes Interessadas atuais e futuras. Portanto, os próprios investimentos e decisões de negócios são baseados no respeito ao meio ambiente e à saúde pública.

Sem comprometer a obediência aos regulamentos específi cos em vigor, as Empresas do Grupo Prysmian levam aspectos ambientais em consideração ao efetuarem suas escolhas e também adotam, se forem viáveis nos âmbitos operacional e econômico, tecnologias e métodos de produção compatíveis ecologicamente, com o objetivo de diminuir o impacto ambiental das suas atividades.

10

ARTIGO 9: POLÍTICA ANTICORRUPÇÃOO suborno de funcionários públicos é proibido.

• Nenhuma das “Partes Interessadas” está autorizada a dar, seja direta ou indiretamente, nada de valor a funcionários públicos com o objetivo de obter ou manter uma relação comercial, ou ainda de receber vantagens comerciais indevidas.

• O termo “Funcionário Público” refere-se, de forma ampla, a funcionários de estruturas pertencentes ou controladas pelo Estado, organizações internacionais públicas, partidos políticos e candidatos a cargos públicos. Ao negociar com organizações ou pessoas ligadas a entidades governamentais, funcionários do Grupo Prysmian devem obedecer aos princípios que regulamentam nossa conduta defi nidos neste Código e seguir rigorosamente as políticas e procedimentos do Grupo Prysmian.

O suborno comercial é proibido.

• Nenhuma das Partes Interessadas está autorizada a dar, seja direta ou indiretamente, nada de valor a nenhuma pessoa com o objetivo de obter ou manter relações comerciais, informações confi denciais ou vantagens comerciais indevidas.

• Nenhuma das Partes Interessadas poderá aceitar nada de valor em troca de concessão de negócios, informações comerciais ou vantagens comerciais indevidas.

A Política Anticorrupção requer a obediência das demais Políticas e Procedimentos do Grupo Prysmian que forem divulgadas com referência aos itens a seguir.

• Oferta, pagamento ou aceitação de presentes, brindes, ofertas de entretenimento ou viagens de, para ou em nome de Funcionários Públicos ou fornecedores, clientes ou concorrentes; e

• Envolvimento de consultores, agentes, parceiros de joint ventures ou outros terceiros.

ARTIGO 10: INFORMAÇÕES - LIVROS E REGISTROS CONTÁBEIS

As Empresas do Grupo Prysmian têm consciência da importância das informações corretas sobre suas atividades para os investidores e a comunidade em geral. Portanto, dentro de limites compatíveis com os requisitos de confi dencialidade

11

inerentes à operação de uma empresa, as Empresas do Grupo buscam a transparência nas relações com todos que nela tiverem interesses. Mais especifi camente, as Empresas do Grupo comunicam-se com os investidores levando em conta princípios de integridade, clareza e acesso igualitário às informações.

As Empresas do Grupo mantêm livros e registros contábeis com um nível razoável de detalhes de forma a representar de maneira precisa e correta todas as transações efetuadas, mantendo a documentação atualizada de acordo com prazos determinados e conforme estabelecido pelas políticas do Grupo Prysmian.

As Empresas do Grupo e as Partes Interessadas nunca devem, em circunstância alguma, manter registros incorretos, falsos ou enganosos, mesmo se estas falhas não acarretarem danos ou prejuízos de qualquer ordem. Esta política de registros das informações de forma completa, correta, precisa e oportuna também se aplica ao controle das presenças, das contas de despesas e de outros registros pessoais da Empresa.

Nos livros contábeis das Empresas do Grupo Prysmian não são admitidas entradas falsas ou alteradas. É proibido manter fundos secretos ou deixar de registrá-los. É proibido realizar pagamentos sem registros adequados. Nenhuma pessoa deve envolver-se, de modo algum, em acordos que possam resultar em comportamentos proibidos.

ARTIGO 11: CONTROLES DE EXPORTAÇÕES E SANÇÕES ECONÔMICAS

É política do Grupo Prysmian estar em aderência com todas as leis vigentes de controle de exportações. Todos os funcionários do Grupo Prysmian devem obedecer a estas leis. Sob nenhuma circunstância, os funcionários do Grupo Prysmian estarão autorizados a efetuar transferências, exportações, reexportações, vendas ou cessão de produtos, dados técnicos ou serviços não consentidos pela legislação em vigor.

As Empresas do Grupo Prysmian comprometem-se a respeitar todas as sanções econômicas em relação a entidades ou países específi cos, incluindo sanções econômicas impostas pela ONU, pela União Europeia e por demais jurisdições nas quais o Grupo Prysmian realiza os seus negócios.

12

ARTIGO 12: OBSERVAÇÃO DO CÓDIGO E REVISÃO DO CÓDIGO

Todas as Empresas do Grupo Prysmian, seus órgãos corporativos e Partes Interessadas comprometem-se a respeitar rigorosamente este Código, os regulamentos e leis aplicáveis e todas as políticas e procedimentos adotados pelo Grupo Prysmian para aplicar este Código.

As Empresas do Grupo Prysmian comprometem-se a implementar e fi scalizar procedimentos, regras e instruções específi cas para assegurar que todas as Empresas do Grupo e Partes Interessadas comportem-se de acordo com os valores e requisitos defi nidos neste Código.

Qualquer violação deste Código, de qualquer uma das políticas e procedimentos em vigor ou de quaisquer outras políticas do Grupo estará sujeita a graves ações disciplinares, incluindo possível rescisão do contrato de trabalho e/ou interrupção da relação comercial.

Como parte de seu compromisso com o comportamento ético e legal, o Grupo Prysmian pede às Partes Interessadas que comuniquem qualquer violação real ou aparente desde Código ou de padrões éticos, para que a ocorrência possa ser investigada e resolvida de forma adequada. Esta obrigação estende-se aos casos em que haja apenas a suspeita, e não uma certeza defi nitiva, de que esteja acontecendo uma violação. Deixar de cumprir a obrigação de comunicar suspeitas de violação também é uma violação do Código e está sujeita a graves ações disciplinares, incluindo possível rescisão do contrato de trabalho e/ou interrupção da relação comercial.

O Grupo Prysmian investigará todas as denúncias e não tolerará comportamento discriminatório e/ou retaliações de qualquer tipo devido a sinalizações ou denúncias realizadas de boa fé.

Todos os indivíduos sujeitos a este Código têm a obrigação de comunicar violações e de colaborar plenamente em investigação de supostas violações. Uma Parte Interessada pode estar sujeita a sanções (que podem incluir possível rescisão do contrato de trabalho em caso de funcionários ou interrupção da relação comercial em caso de clientes, fornecedores ou outros terceiros) por deixar de cooperar ou por fornecer deliberadamente informações falsas ou enganosas durante uma investigação.

O Código de Ética é um documento vivo e evolui com o desenvolvimento dos negócios no mundo competitivo. Ele está sempre aberto a receber e aceitar solicitações de legalidade e propriedade expressadas por qualquer grupo de partes interessadas.

13

A revisão deste Código deve ser aprovada pelo Conselho de Administração (Board of Directors) da Prysmian S.p.A., após a opinião positiva preventiva do Comitê de Riscos e Controles (Control and Risk Committee) em resposta às propostas feitas pelo Diretor Responsável pelo Sistema de Controle Interno e Gestão de Riscos (Director in Charge of the Internal Control and Risk Management system). A Auditoria Interna (Internal Audit) é responsável por monitorar a aderência com o Código dentro do Grupo Prysmian na condução do seu plano de auditoria baseado em riscos.

Última atualização: 8 de maio de 2014

8

CÓDIGO DE ÉTICA DO GRUPO PRYSMIAN

LEADING TECHNOLOGYIN ALL KEY SEGMENTS AND BEST IN CLASS R&D CAPABILITIES

CÓDIGO DE ÉTICADO GRUPO PRYSMIAN

SUPPORTING GLOBAL UTILITIES IN THE DEVELOPMENT

OF SMARTER AND GREENER POWER GRIDS

TRONGER PLATFORM TO ENHANCE CUSTOMER SERVICE

ERVICE

STRONGER PLATFORMTO ENHANCE CUSTOMER SERVICE

EXTENDED PRODUCT OFFERING IN OGP AND INDUSTRIAL APPLICATIONSWORLDWIDE LEADER IN RENEWABLE ENERGY

Junho 2014