plano de desenvolvimento regional sustentável do xingu -...

15
Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu - PDRSX Protocolo nº 2017052608224309 Tipo de protocolo: Protocolo de Entrada Data: 26/05/2017 08:22 Atendente: Emanuelle Saldanha Campos Tipo de entrega: Documento Empresa: Associação Comunitária de Desenvolvimento Sustentável Agroextrativista do Majari (05700512000184) Responsável: Jovanilson Soares de Jesus(539.694.132-49) Projeto: -- Assunto: O Srº Jovanilson, realizou a entrega da proposta de submissão da 2ª Etapa do Edital de Seleção de Projetos 2017-PDRSX Proposta na CT 03.( Nome do projeto: Cadeia de Mandioca no Majari). Documentação entregue via e-mail. Altamira-PA, 26 de maio de 2017 Assinatura do solicitante Instituto Avaliação (Gestor do PDRSX) Instituto Avaliação -

Upload: tranhanh

Post on 18-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu - PDRSX

Protocolo nº 2017052608224309

Tipo de protocolo: Protocolo de EntradaData: 26/05/2017 08:22

Atendente: Emanuelle Saldanha CamposTipo de entrega: Documento

Empresa: Associação Comunitária de Desenvolvimento SustentávelAgroextrativista do Majari (05700512000184)

Responsável: Jovanilson Soares de Jesus(539.694.132-49)Projeto: --

Assunto: O Srº Jovanilson, realizou a entrega da proposta de submissão da 2ªEtapa do Edital de Seleção de Projetos 2017-PDRSX Proposta na CT03.( Nome do projeto: Cadeia de Mandioca no Majari). Documentaçãoentregue via e-mail.

Altamira-PA, 26 de maio de 2017

Assinatura do solicitante Instituto Avaliação (Gestor do PDRSX)

Instituto Avaliação -

PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGUComitê Gestor – CGDEX

Edital de Seleção de Projetos – 2017 1

ANEXO XII

PROJETO TÉCNICO-FINANCEIRO COMPLETO

Instituição Proponente: Associação Comunitária de Desenvolvimento Sustentável Agro-extrativista do MajariNome do projeto1: Cadeia da Mandioca no MajariResumo do projeto:O Projeto; Cadeia da Mandioca no Majari em linhas gerais apresenta vários objetivos queuma vez alcançados certamente contribuirão para o fortalecimento da agricultura famili-ar no Assentamento Estadual Agroextrativista – PEAEX do Majari.O objetivo central do projeto é atender as famílias com a distribuição dos kits farinheiras(40 kits ao todo), assistência técnica e transporte para escoar a produção local. Nestesentido listamos a seguir os objetivos a serem implantados.

Objetivos:1. Aquisição de implementos agrícolas (fornos redondo, motores a gasolina 04

tempos, correias para polia, molinetes ou bola de catitu e Macacos hidráulicospara prensa).

2. Aquisição de meios de transportes ( caminhão Aquisição de 01 caminhão 13.190Volkswagen, 01 casco de voadeira para motor 60 hp,01 motor 04 tempos 60 hp euma motocicleta 160 cilindradas.

3. Contratação de 02 técnicos de campo para realizar acompanhamento técnico comas famílias (12 meses para as famílias). E Contratação de um coordenador deprojeto (12 meses).

4. Realização de 02 eventos: 01 de evento capacitação na área de mandioca e seusderivados e 01 evento de capacitação em associativismo e cooperativismo.).

5. Contratação de assessoria contábil (um ano).6. Aquisição de materiais para escritório (Notebook, impressora multifuncional e

câmara digital).O público atendido será de 104 famílias assentadas do Peaex MajariEste projeto se inspira no Concurso Webcidadania Xingu com o tema: “Fortalecimento daagricultura familiar com o uso de tecnologias”, pois temos a certeza de que se disponibi-lizarmos tecnologias mesmo que seja de forma ainda que rustica estaremos fortalecendoda agricultura familiar que tanto precisa de apoio e incentivo, principalmente em umaregião esquecida pelo poder público.Prazo de implantação: 12 meses.Localidade(s): Assentamento Estadual Agroextrativista – PEAEX do Majari que fica locali-zado no município de Porto de MozBeneficiário(s): Assentados e Assentadas da Agricultura Familiar do PEAEX Majari.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGUComitê Gestor – CGDEX

Edital de Seleção de Projetos – 2017 2

EnquadramentoCâmara Técnica: CT-03-Câmara de Desenvolvimento das Atividades Produtivas.

Eixo prioritário: Formação de arranjos produtivos locais, a partir da aptidão de cadamunicípio e o estabelecido nos territórios da cidadania (priorizando a agricultura familiarpriorizando a agricultura familiar).

Estimativa de recursos Financeiros Valor (R$)PDRSX 504.705,00Recursos Próprios (contrapartida financeira)* 0,00Outras fontes 0,00TOTAL 504.705,00

PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGUComitê Gestor – CGDEX

Edital de Seleção de Projetos – 2017 3

HISTÓRICO

INFORMAÇÕES SOBRE O TERRITÓRIO E EXPLICAR A NECESSIDADE DO PROJETO

O Projeto Estadual de Assentamento Agroextrativista – PEAEX Majari fica localizado nomunicípio de Porto de Moz á mais de 40 quilômetros da sede do município do lado di-reito do Rio Xingu e as Margens do Rio Majari. Esta região é habitada á décadas desde ociclo da maçaranduba e do látex, porém o PEAEX só foi criado em 28 de dezembro de2010 com 38.781.2386 hectares. As famílias do PEAEX do Majari são tradicionais e to-das de base da agricultura familiar. Os meios de transporte para chegar ao assentamen-to são: terrestre por uma estrada precária ate o Rio Majari e por via Fluvial utilizando oRio Majari e Rio Xingu.

O PEAEX Majari não se diferencia da maioria dos assentamentos de nossa região quandoo assunto é investimentos públicos, e dessa forma os assentados e assentadas não con-seguem investimentos para poderem alavancar a produção familiar por consequênciaas famílias não conseguem a sua emancipação financeira, pois o seu sistema de produ-ção é muito rustico principalmente o da produção da farinha de mandioca que é a prin-cipal atividade dos assentados e assentadas.

Como já relatado a vocação agrícola do assentamento é de atividades agrícolas com cul-turas anuais, onde se destaca a cadeia da mandioca. Historicamente as famílias pade-cem com a falta de uma série de investimentos como: assistência técnica, apoio aopreparo de áreas e a industrialização (no caso da mandioca). De uma forma em geralfalta investimento público para que as famílias possam aumentar a produtividade emsuas áreas.

O município de Porto de Moz tradicionalmente é produtor de farinha de mandioca, e osagricultores (as) do Peaex Majari contribuem diretamente com essa produção, mesmocom todas as dificuldades. Neste sentido o Projeto “Cadeia da Mandioca no Majari”tem o objetivo de contribuir com o aumento da produtividade significativamente atra-vés da aquisição e distribuição de 40 kits farinheiras, onde atenderá todas as famílias,pois cada kit atenderá 2,6 famílias, e ainda contribuirá dessa forma para a vida coletiva.Sabendo que a falta de assistência técnica é um grande gargalo, o projeto também tema iniciativa de contratar 02 técnicos de campo para prestarem assistência técnica etambém fará a aquisição de transportes como: Caminhão e voadeira que contribuirápara o escoamento da produção, sabendo que uma das dificuldades é justamente essauma vez que o transporte existente não atende a demanda atual. A aquisição da moto-cicleta será para o trabalho de campo dos técnicos (as), coordenador (ra) do projeto epara os trabalho da associação e os eventos de capacitação será para aprimora os co-nhecimentos.

Com essas medidas acima descritas o projeto ora apresentado apresenta-se como uminstrumento que irá potencializar o aumento da produtividade no Peaex Majari, e assimcontribuir com o aumento da renda por família e por consequência mais qualidade devida e bem estar social para todos os assentados e assentadas.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGUComitê Gestor – CGDEX

Edital de Seleção de Projetos – 2017 4

EXPERIÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES PROPONENTES E PARCEIRAS NO TEMA*Associação Comunitária de Desenvolvimento Sustentável Agroextrativista do Rio Majarifundada em fundada no ano de 2001 e representa os interesses dos assentados e assen-tadas do Peaex Majari. Uma de suas principais atividades é a busca constante para que oPeaex seja consolidado com politicas públicas para tanto a associação se articula com asorganizações sociais de Porto de Moz e Regionais a exemplo a Federação dos Trabalhado-res Agricultores e Agricultoras Familiares do estado Pará-Regional Transamazônica e Xin-gu.Em execução de projetos a associação executou um projeto onde adquirimos uma ma-

quina de arroz, onde hoje para o beneficiamento do arroz para o consumo das famílias édesta maquina.A nossa parceria será com a Federação dos Trabalhadores Agricultores e Agricultoras Fa-miliares do estado Pará-Regional Transamazônica e Xingu. Onde a mesma contribuirácom as mobilizações tanto das famílias envolvidas, mas com outras instituições do muni-cípio e região.A Fetagri-Regional Transamazônica e Xingu tem mais de 20 anos de atuação no territórioda Transamazônica e Xingu e uma vasta experiência em acompanhamento de projetos ede luta em defesa do fortalecimento da agricultura familiar.

CAMPO DE INOVAÇÃO

PROJETOS APOIADOS NO ÂMBITO DO PDRSX.

Esse projeto que a Associação Comunitária de Desenvolvimento Sustentável Agroextrativis-ta do Rio Majari está propondo para o fortalecimento da cadeia da mandioca apresentauma marco singular no sentindo de que as famílias a serem atendidas são moradoras deum assentamento agroextrativista, onde a principal fonte de renda é a produção de fari-nha. Segundo dados do senso agropecuário 2006 a agricultura familiar produz 87% damandioca, e o município Porto de Moz contribui com esses dados.Porem mesmo contribuindo significativamente com esses dados comprovados pelo IBGE aagricultura familiar não tem o devido tratamento que merece ficando as margens de in-vestimentos dos entes federado, o que acaba ocorrendo o êxodo rural. Este projeto sepropõe ser uma ferramenta que colabora para que a agricultura familiar no Peaex Majariseja fortalecida e por consequência as famílias se estruturem minimamente e não preci-sem buscar outras alternativas fora do contexto rural.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGUComitê Gestor – CGDEX

Edital de Seleção de Projetos – 2017 5

PROJETOS APOIADOS POR OUTRAS INICIATIVAS PÚBLICAS OU PRIVADAS.

A Lei nº 11.326/2006 que estabelece a as diretrizes para a formulação da Política Nacionalda Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais em seu Artigo 5º que diz:Para atingir seus objetivos, a Política Nacional da Agricultura Familiar e EmpreendimentosFamiliares Rurais promoverá o planejamento e a execução das ações, de forma a compa-tibilizar as seguintes áreas:III- assistência técnica e extensão rural; IX - cooperativismo e associativismo; e XII - agroin-dustrialização. Infelizmente vivemos uma realidade totalmente diferente do que a instituí-da pela Lei nº 11.326/2006, neste sentido se faz necessário buscarmos apoio para o forta-lecimento da agricultura familiar e assim garantir a permanecia do homem, da mulher, nocampo e garantir a sucessão rural. A implantação de minis farinheiras (kits farinheiras) e omeio de transporte para o escoamento da produção contribuirá para o aumento da pro-dução e por consequência melhor rendimento financeiro para as famílias.Este projeto vai de encontro com a Lei nº 11.326/2006 que estabelece a as diretrizes paraa formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos FamiliaresRurais, pois busca incentiva o agricultores e agricultoras familiares a terem melhores con-dições de trabalhos

PROPOSTA DE PROJETO

RESUMO

O Projeto; Cadeia da Mandioca no Majari pretende atender 104 famílias residentes noAssentamento Estadual Agroextrativista – PEAEX do Majari que fica localizado no municí-pio de Porto de Moz em uma área sob domínio do Instituto de Terras do Pará-INTERPA. Oassentamento foi criado em 28 de dezembro de 2010 com 38.781.2386 hectares ondeforam assentadas 87 famílias e atualmente são 104 famílias.Uma vez que a vocação agrícola das famílias é a produção de farinha de mandioca, o pro-

jeto visa contribuir diretamente nessa atividade e assim contribuir com o aumento da pro-dução de farinha bem como iniciar novas atividades na cadeia da mandioca a exemplo daprodução de fécula e tucupi.Sabemos que com produção temos que pensar no transporte ate o mercado consumidor,nesse sentido o projeto se propõe em adquirir meios de transportes terrestre e fluvial paraescoar a produção e servirem de apoio para a associação e agricultores. Também o projetotem a proposta de comprar equipamentos de escritório, contratar um coordenador doprojeto, dois técnicos de campo para realizarem assistência técnica e contratar prestaçãode serviços contábeis para a prestação de contas. Adquirir 40 kits farinheiras. Sendo quecada kit contém. 01 forno redondo, 01 motor a gasolina 04 tempos, 01 correia para polia,01 molinete ou bola de catitu e 01 Macaco hidráulico para prensa, aquisição de 01 cami-nhão 13.190 Volkswagen, 01 casco de voadeira para motor 60 hp, 01 motor 04 tempos 60hp, uma motocicleta 160 cilindradas, realização de 02 eventos: 01 de evento capacitaçãona área de mandioca e seus derivados e 01 evento de capacitação em associativismo ecooperativismo), contratação de um coordenador de projeto (um ano) contratação de as-sessoria contábil (um ano), aquisição de materiais para escritório (Notebook, impressoramultifuncional e câmara digital).

PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGUComitê Gestor – CGDEX

Edital de Seleção de Projetos – 2017 6

O público alvo são 104 famílias de agricultores e agricultoras familiares do Peaex Majari,essas famílias são assentadas desde o ano de 2010, sendo que a maioria reside nessa loca-lidade a várias gerações sempre as margens de investimentos de governo.A base da economia gira em torno da produção da mandioca onde transformam em fari-nha. Sendo essa a principal fonte de renda das famílias esse projeto ora apresentado visaaperfeiçoar essa atividades, disponibilizando novas ferramentas de trabalho, simples maisde grande valia para a produção de farinha e derivados da mandioca.Este projeto ora apresentado tem sua abrangência local, mas que tem reflexos na região,por exemplo: Boa parte da de farinha de Porto de Moz é consumida em outros municípioda região a exemplo a cidade de altamira, onde gera emprego e renda. Dessa forma esteprojeto fortalecerá a economia dos agricultores e agricultoras do Peaex Majari de imedia-to, mas também contribuirá com a economia de Porto de Moz e de cidades de nossa regi-ão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOSOs objetivos específicos são:1. Aquisição de implementos agrícolas (fornos redondo, motores a gasolina 04

tempos, correias para polia, molinetes ou bola de catitu e Macacos hidráulicospara prensa). Este primeiro objetivo esta diretamente correlacionado comoplanejamento da Ct-03 no item “Levantamento, revitalização/regulamentação dasindústrias de beneficiamento da mandioca”. Pois todos os implementosrelacionados no parêntese são para o kit farinheira que ao todo serão 40.Lembrando que esses equipamentos são extremamente viáveis para a agriculturafamiliar. Além de contribuir com a qualidade da farinha.

2. Aquisição de meios de transportes ( caminhão Aquisição de 01 caminhão 13.190Volkswagen, 01 casco de voadeira para motor 60 hp, 01 motor 04 tempos 60 hp euma motocicleta 160 cilindradas. Esses meios de transportes são essenciais para obom andamento do projeto. Cada veiculo deste é muito importante para o projeto,pois o caminhão será utilizado para escoar a produção dos agricultores(as) etambém as pessoas ate a cidade. A voadeira será de suma importância para oprojeto uma vez que servirá para escoamento de produção apoio logístico para aassociação e para possíveis emergências em caso de saúde uma vem que não hánenhum posto de saúde no Peaex. A motocicleta será para as visitas técnicas ecoordenação do projeto durante sua implantação, tornando as visitas mais rápidase com um custo mais baixo. Dessa forma todos esses veículos terão sua utilizaçãodento do projeto e que certamente contribuirão significativamente para o bomdesempenho do mesmo.

3. Contratação de 02 técnicos de campo para realizar acompanhamento técnico comas famílias (12 meses para as famílias). E Contratação de um coordenador deprojeto (12 meses). Aos técnicos de campo contratados cabe a assistência paracada família, tanto na cadeia da mandioca como nas atividades em geral dapropriedade. A realização dos eventos de capacitação e os relatórios de trabalhos.Ao coordenador do projeto cabe o bom andamento dos trabalhos, a organizaçãodas famílias em grupos, a supervisão dos trabalhos desenvolvidos pelos técnicos eapresentação de relatórios parciais e final do projeto.

4. Realização de 02 eventos: 01 de evento capacitação na área de mandioca e seusderivados e 01 evento de capacitação em associativismo e cooperativismo. Esses

PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGUComitê Gestor – CGDEX

Edital de Seleção de Projetos – 2017 7

eventos se fazem necessários uma vez que a mandioca tem muitos subprodutosque se utilizados podem estarem agregando maior renda a essa atividade. Acapacitação em associativismo e cooperativismo é uma necessidade pois asfamílias tem que passarem por capacitação como esta para que o projeto tenhaum bom andamento e que o espirito do associativismo e cooperativismos aja demaneira positiva.

5. Contratação de assessoria contábil (um ano). A assessoria contábil será para fazeros balancetes e prestações de contas e relatório final de todas as contas navigência do projeto.

6. Aquisição de materiais para escritório (Notebook, impressora multifuncional ecâmara digital). Os materiais de escritório auxiliarão em todo o andamento doprojeto, desde o seu inicio ate o termino. Dessa forma são equipamentoprimordiais para um bom desempenho do projeto.

Dessa forma com todas essas aquisições e contratações temos a certeza de que esseprojeto será implantado e executado conforme descrito e que certamente alcançara oseu maior o objetivo que é contribuir com o fortalecimento da cadeia da mandioca epor consequência melhorar a qualidade de vida de cada assentado e assentada.

ATIVIDADESAtividades do Projeto:

1. Atividades referentes ao Objetivo específico1.1. Aquisição de implementos agrícolas. Essa atividade é de suma importância

uma vez que esta é uma das partes principais do projeto, pois neles estão contidosos kits farinheira os quais contribuirão para que as famílias possam trabalhar deforma menos cansativa aumentado a produção e renda.

1.2. Aquisição de meios de transportes. Os transporte serão para apoio logísticoe para o escoamento da produção familiar até a cidade de Porto de Moz.Diminuindo o valor do frete e possibilitando o planejamento do uso de formaadequada e que atenderá todas as famílias assentadas.

1.3. Contratação de 02 técnicos (as) de campo. Os (as) técnicos (as) serão o eloentre o projeto escrito e o projeto posto em pratica. Capacitando aos agricultores(as) e inovando a produção. O/a Coordenador (a) do projeto será a ligação entre oprojeto em campo a Câmara Técnica e Comitê gestor do PDRSX

1.4. Realização de 02 eventos. Os eventos de capacitação contribuirá para queos assentando e assentadas busquem agregar valor a mandioca e seus derivados ea inovação na forma de se organizarem em associação e cooperativa.

1.5. Contratação de assessoria contábil. Está atividade se faz necessário paraque o projeto tenha uma boa prestação de contas.

1.6. Aquisição de materiais para escritório. Esses materiais auxiliarão naprodução de relatórios, listas de presenças e atividades do dia a dia da associação.

1.7. Aquisição de combustível. O combustível será para ter um apoio inicial aoprojeto e também para apoiar as atividades de visitas técnicas.

CONTRAPARTIDAS

PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGUComitê Gestor – CGDEX

Edital de Seleção de Projetos – 2017 8

A contrapartida deste projeto não esta especificada em reais só que, todas as construçõesdas minis farinheira, e a montagem dos equipamentos serão contrapartida da associação edas famílias atendidas pelo projeto.Assim que as aquisições dos equipamentos começarem a associação e famílias iniciarão asconstruções adequadas para poderem receber e assim montar todos equipamentos.

MEIOS DE VERIFICAÇÃOConteúdo expositivo.O Projeto cadeia da Mandioca no Majari terá como principio norteador a busca pelo zelo

em administrar, bem os recursos oriundos do PDRSX. Neste sentido a transparência naimplantação de cada etapa do projeto será objetivo sempre a ser alcançado e implemen-tando. Todos/as agricultores/as estarão sempre atualizados quanto as ações e passos aserem dados. Os relatórios de atividades e financeiros, quando for o caso, na medida emque forem apresentados a CT-03 e CGDEX, também serão repassados a cada famíliaatendida pelo projeto para que possam acompanhar e contribuir em relatórios futuros.A associação sempre estará a disposição da Ct-03, CGDEX e gestora do PDRSX para pres-tar esclarecimentos quando solicitada. E dará total transparência na implantação do pro-jeto buscando sempre que o maior beneficiário seja realmente as famílias atendidas.

RESULTADOS ESPERADOSConteúdo expositivo.Este projeto ora apresentado buscará incansavelmente o êxito na execução de cada meta.

A aquisição de equipamentos para os kits farinheiras que atenderá 104 famílias com 40kits sendo em média 2,6 famílias atendidas por cada kit. Essa meta tem 02 focos; 1º terequipamentos para facilitar o manuseio da mandioca ate a transformação em farinha o2º é manter a tradição do trabalho coletivo, uma vez que serão varias famílias atendidascom 01 kit. Dessa forma será implantadas 40 minis farinheira artesanais distribuídas aolongo do Peaex Majari, o que certamente garantirá o aumento da produtividade semperder a qualidade.

O projeto tem o objetivo de ser um instrumento para dar melhor condições de trabalho emelhorar a qualidade de vida dos assentados/as. Na aquisição dos transportes espera-semelhorar o escoamento da produção, o acesso dos agricultores/as ate a cidade e a lo-comoção dos técnicos e coordenador do projeto. Neste sentido espere-se que o custo deprodução e comercialização fique mais acessível.

A assistência técnica dela é esperada a contribuição direta na implantação do projeto bemcomo na busca de alternativas para que o mesmo seja promissor. Na meta dos eventosbuscamos incentivar as famílias atendidas a agregarem valor produzindo outros deriva-dos da mandioca e também busca reforçar o associativismo e cooperativismo. Os servi-ços contábeis terá a missão de que as contas sejam transparentes e corretas. E para queesse conjunto de metas serem alcançados é necessário que a coordenação do projetoseja criativa e ativa. Por fim esperamos que esse projeto seja implantado, e que ao finalos beneficiários tenham mudanças de melhor para a suas vidas e que o projeto seja o re-flexo dessa mudança.

PLANO DE SUSTENTABILIDADE

PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGUComitê Gestor – CGDEX

Edital de Seleção de Projetos – 2017 9

Conteúdo expositivo.Este projeto tem uma expectativa muito boa no sentido de ter uma continuidade, pois não

é fruto da imaginação da executiva da associação e sim um anseio dos assentados/as doPeaex Majari. Então se ao longo do ano de implantação objetivos forem compridos comoé o esperado, teremos a sua continuidade. Pois as atividades na cadeia da mandiocacontinuarão. Outra informação é que os kits distribuídos serão sempre dos grupos aten-didos e não de pessoas particular, para se ter essa garantia será feito um termo de ces-são de uso, e a associação tem o papel principal de ser a incentivadora para que o proje-to tenha continuidade após a sua implantação.

- Ações propostas para manter ou ampliar os resultados após a conclusão do projeto.Perspectivas de curto, médio e longo-prazo.

RISCOS, PREMISSAS E CAMINHOS CRÍTICOS NA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES, E AÇÕESMITIGADORAS/PREVENTIVASConteúdo expositivo.Em nossa visão os riscos em relação este projeto são mínimos porque é um projeto que

essencialmente é de aquisição de equipamentos e aquisição de transportes.Um fato que faz um projeto não da certo é não atender todas as pessoas de uma determi-

nada localidade. E neste caso 100% das famílias serão atendidas. Claro que temos queter cuidado com o atraso no cronograma de implantação do projeto, esse fato pode tra-zer o descredito e desconfiança, para não se ter esse risco a comunicação entre coorde-nação, assistência técnica, famílias atendidas, parceiro, CGDEX, CT-03 e Gestora do pro-jeto tem que está muito boa.

ESTRATÉGIA EXECUTIVAConteúdo expositivo.Apesar do valor desse projeto se de porte médio ele será executado de forma simples e

objetiva; pois as aquisições de equipamentos e veículos será comprado pela gestora erepassados para a associação, a contratação dos técnicos e coordenador do projeto econtabilista será por conta da associação proponente e executora do projeto, o públicoalvo participará ativamente das tomadas de decisões, e também construirão sus casa defarinha e por fim a Fetagri na qualidade de entidade parceira, terá o papel de mobiliza-dora, principalmente com agentes externo.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGUComitê Gestor – CGDEX

Edital de Seleção de Projetos – 2017 10

RECURSOS HUMANOSConteúdo expositivo.Esse projeto atenderá 104 famílias e contará com os seguintes profissionais;

1. 02 técnicos agropecuário contratados em regime de prestação de serviço;2. 01 coordenador do projeto nível fundamental contratado em regime de prestação de

serviço;3. Escritório de contabilidade contrato de prestação de serviço.

No caso dos técnicos e coordenador serão contratados e ficarão a disposição da associação.

PROPOSTA FINANCEIRA

PROPOSTA FINANCEIRAANEXO XIII- Complementação do formulário de proposta técnica e financeira do projeto –

Preencher formulário do Anexo XIIIPlanilha apresentada de acordo com o Anexo XIII, (adaptado para o Word), a proposta

detalhada encontra no Anexo XIII, de acordo com o edital.

Meta 1 Aquisição de Implementos Para Equipar Minis Farinheiras Artesanais

Número Síntese das Ativi-dades

Ativida-dePré-requisito

Descrição da ativi-dade

Quan-ti-dade

Unidade

Custo (em R$)

Unitário Total

1.1

Aquisição deimplementospara equiparminis farinheirasartesanais.

1.1. Compra de Fornoredondo 40 Unidade 1.800,00 72.000,00

1.2. Compra de Motor 04tempos 5,5 hp. 40 Unidade 800,00 32.000,00

1.3. Compra de Molineteou Catitu. 40 Unidade 118,00 4.720,00

1.4. Comprar de MacacoHidráulico 40 Unidade 6.000,00

Total das Despesas da Atividade Meta 1 R$ 114.720,00

Meta 2

2.1 Aquisição de meios de transportes.Síntese das

Atividades 2.2 Compra de Caminhão13.190 01 Unidade 166.777,0

0166.777,00

Aquisição deVeículos paratransportar pro-dução, pessoas eserem apoio aoandamento doprojeto.

2.3 Compra de Motoci-cleta 160 cc. 01 Unidade 12.000,00 12.000,00

2.4

Compra de Casco deVoadeira de Capaci-dade para Motor 60hp.

01 Unidade 16.000,00 16.000,00

2.5 Motor Náutico 60 hp. 01 Unidade 30.508,00 30.508,00

Total das Despesas da Atividade Meta 2. R$ 225.285,00

Meta 3

3.1 Contratação de Pessoal Técnicos de Campo e Coordenador do Projeto.

Contrataçãode Pessoal eEscritório deContabilidade.

3.2 Contratação de Téc-nicos Agropecuário. 02 Unidade 45.000,00 90.000,00

3.3Contratação de Co-ordenador do Proje-to.

01 Unidade 50.000,00 50.000,00

3.4Contrato com Escri-tório de Contabilida-de.

01 Unidade 12.000,00 12.000,00

2017­5­26 E­mail de Instituto Avaliação ­ Projeto Cadeia da Mandioca no Majari

https://mail.google.com/mail/u/1/?ui=2&ik=1291dcc948&view=pt&search=inbox&th=15c42a6e9207c372&siml=15c42a6e9207c372 1/2

PDRSX Edital 2017 Dúvidas <[email protected]>

Projeto Cadeia da Mandioca no Majari 1 mensagem

JovanilsonSdJ Soares <[email protected]> 25 de maio de 2017 23:47Para: [email protected]

Boa noiteem anexo estou encaminhando segunda etapa do Projeto  Cadeia da Mandioca no Majari.

5 anexos

PDRSX CIDAO.tif5471K

PDRSX MAPA.tif 8871K

PDRSX.tif7220K

2017­5­26 E­mail de Instituto Avaliação ­ Projeto Cadeia da Mandioca no Majari

https://mail.google.com/mail/u/1/?ui=2&ik=1291dcc948&view=pt&search=inbox&th=15c42a6e9207c372&siml=15c42a6e9207c372 2/2

MAJARI EXCEL.xlsx46K

PROJETO MAJARI.docx 100K