Órgão de divulgação do sindsaúde/pr • abril de 2013 • r. mal....

4
www.sindsaudepr.org.br | [email protected] | Telefone: (41) 3322-0921 Brava gente mostra que não está pra brincadeira e promete mais um ano daqueles A manifestação do dia 26 de março deu provas de que a brava gente da saúde vai continuar avançando. Na rua, na luta, na marra. A ordem é intensificar a pressão, gritar mais alto e dar um ultimato à gestão. São quase dois anos e meio de reuniões e mais reuniões. E concluímos que as conquistas foram obtidas mais em função da pressão do povo na rua do que por conta das reuniões e promessas. Agora é a hora de ter mais fôlego, de colocar energia na campanha salarial. Mobilizar os colegas e não deixar o que construímos até aqui ir por água abaixo. Durante a manifestação, deu pra sentir que a população e os veículos de comunicação estão atentos ao nosso recado. É nítida a falta de pessoal nas unidades. Assim como é gritante diferença entre o salário dos servidores e os das chefias. Ou a gente aproveita esse momento, pisa no calo do governo e dá mais um passo à frente ou então vamos apenas reclamar. ESPECIAL 2 CAMPANHA SALARIAL 2013 Órgão de divulgação do SindSaúde/PR • Abril de 2013 • R. Mal. Deodoro, 314, cj 801, CEP 80.010-010, Curitiba-PR AL UTA SEGUE! Impresso fechado pode ser aberto pela ECT Mudou-se Falecido Ausente Desconhecido Não procurado Recusado CEP errado Endereço Insuficiente Não existe o nº indicado Inf. Porteiro / Síndico Outros ____________ Impresso Especial 9912290863/2012 DR/PR SINDSAÚDE CORREIOS DEVOLUÇÃO GARANTIDA CORREIOS Reintegrado ao seviço postal em: ____/____/________ Responsável:

Upload: dangphuc

Post on 06-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Órgão de divulgação do SindSaúde/PR • Abril de 2013 • R. Mal. …mediaenterprise.dohmsweb.com.br/mediafiles.sindsaudepr... · 2014-02-05 · mais em função da pressão

www.sindsaudepr.org.br | [email protected] | Telefone: (41) 3322-0921

Brava gente mostra que não está pra brincadeira e promete mais um ano daqueles

A manifestação do dia 26 de março deu provas de que a brava gente da saúde vai continuar avançando. Na rua, na luta, na marra. A ordem é intensificar a pressão, gritar mais alto e dar um ultimato à gestão. São quase dois anos e meio de reuniões e mais reuniões. E concluímos que as conquistas foram obtidas

mais em função da pressão do povo na rua do que por conta das reuniões e promessas.Agora é a hora de ter mais fôlego, de colocar energia na campanha salarial. Mobilizar os colegas e não deixar o que construímos até aqui ir por água abaixo.Durante a manifestação, deu pra sentir que a população e os veículos de comunicação estão atentos ao nosso recado. É nítida a falta de pessoal nas unidades. Assim como é gritante diferença entre o salário dos servidores e os das chefias. Ou a gente aproveita esse momento, pisa no calo do governo e dá mais um passo à frente ou então vamos apenas reclamar.

especial 2 campanha salarial 2013

Órgão de divulgação do SindSaúde/PR • Abril de 2013 • R. Mal. Deodoro, 314, cj 801, CEP 80.010-010, Curitiba-PR

ALUTASEGUE!

Impr

esso

fech

ado

pode

ser

abe

rto p

ela

ECT

Mudou-seFalecido AusenteDesconhecido Não procurado RecusadoCEP erradoEndereço InsuficienteNão existe o nº indicadoInf. Porteiro / SíndicoOutros ____________

ImpressoEspecial

9912290863/2012 DR/PRSINDSAÚDE

CORREIOS

DEVOLUÇÃOGARANTIDA

CORREIOS

Reintegrado aoseviço postal em: ____/____/________Responsável:

Page 2: Órgão de divulgação do SindSaúde/PR • Abril de 2013 • R. Mal. …mediaenterprise.dohmsweb.com.br/mediafiles.sindsaudepr... · 2014-02-05 · mais em função da pressão

especial 2 campanha salarial 2013

A reunião entre a direção do SindSaúde, representantes da Seap e da ParanaPrevidência, ocorrida no dia 3 de abril, poderia ter colocado um ponto final na questão da aposen-tadoria especial. O governo poderia apenas informar que cumprirá a decisão judicial.

Mas ao contrário. Informou sobre

a necessidade de inserir no pedi-do de aposentadoria especial um documento que o próprio governo nunca emitiu. É isso mesmo! Agora o servidor tem de ter o LTCAT - Laudo Técnico de Condições de Trabalho. Mais uma forma de complicar a vida dos trabalhadores. Presente no Plano de Metas da Sesa desse ano, o LTCAT servirá para provar ao Estado que a função dos servidores oferece mes-

Os veteranos do SindSaúde viveram momentos de nostalgia, alegria e integração durante o 3º Encontro de Aposentados do sin-dicato. Realizado em Guaratuba, o evento mobilizou dezenas de aposentados durante os dias 24 e 25 de março. Mais do que nunca, o pessoal está unido e preparado. Seja para curtir a vida, seja para cair na luta.

A alegria de reencontrar amigos estava estampada no rosto de cada um durante as divertidas conver-sas. Mas não foi só a descontração que movimentou o Encontro. Os benefícios, as dificuldades e todo o universo de questões que envol-ve os aposentados também foram discutidas.

O grupo de aposentados concor-

dou que é preciso maior organização do segmento. “Para que sejamos mais fortes, é preciso que os pre-sentes tragam mais conhecidos para esse tipo de atividade”, ressaltou Waldemar Rosa, servidor aposentado de Pato Branco.

Inesquecível - A animação

foi o ponto forte do Encontro. Fo-ram momentos inesquecíveis que mexeram com a autoestima do pes-

Governo anuncia nova complicação

Aposentados unidos incomodam muito mais!

mo risco à sua saúde. Até agora o Estado exigia a clas-

sificação por meio do PPP - Perfil Profissiográfico Profissional. Docu-mento que já prova a insalubridade do local de trabalho. É claro que essa nova exigência é apenas para ganhar tempo. Cansar os servidores até quando puderem.

O tom da conversa também não

foi das mais tranquilas e depois dos argumentos do sindicato, o governo disse que dará resposta entre 40 e 60 dias.

Vamos cobrar. Se essa ação ga-

nha pelo sindicato beneficia a todos, temos de pressionar o governo a fazer valer a decisão judicial.

ApoSENtADoriA ESpEciAl

3º ENcoNtro

Exemplo vem do HUOPDurante a reunião com o governo, os servidores de Cascavel se reuniram em frente ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná e fizeram um protesto contra essa situação de desrespeito à decisão judicial. A imprensa foi chamada e o ato repercutiu na mídia local. Esse é um exemplo a ser seguido. Dia 22 é dia de mais organização dos trabalhadores nos locais de trabalho. É preciso pressionar para que o auxílio transporte seja uma realidade.

soal. “Saímos do Encontro alegres e satisfeitos. Só temos a agradecer ao sindicato por momentos como esse”, afirmou Noé Silveira Costa, de Colombo, aposentado há três anos.

Gratidão também é o sentimento

de Maria Porfíria Martins, de Curiti-ba. “Tive a oportunidade de reen-contrar amigos que fiz no primeiro Encontro. A atenção do sindicato tornou tudo ainda mais especial”.

Acomodados nunca! -

Para o aposentado Riva Rodrigues, da Lapa, o Encontro no Litoral serviu para afinar o discurso dos servidores.

“Pudemos discutir questões impor-tantes como o pagamento parcial da GAS aos aposentados”, lembrou.

Quem também viu no 3º Encontro

de Aposentados uma oportunidade única para reforçar a luta foi Maria Ignez Ribeiro Lomas, de Jaguariaí-va. “Nós trabalhamos em tempos mais difíceis, quando a tecnologia não facilitava tanto. É preciso que a gente se organize e exija que o governo reconheça nossa contribui-ção. A recém-aposentada afirma que “enquanto as pernas aguentarem, vai estar firme na luta. Se os aposen-tados não lutarem por seus direitos, quem vai lutar?”

Page 3: Órgão de divulgação do SindSaúde/PR • Abril de 2013 • R. Mal. …mediaenterprise.dohmsweb.com.br/mediafiles.sindsaudepr... · 2014-02-05 · mais em função da pressão

especial 2 campanha salarial 2013

Dia 22 de abril - Sindicato e governo se reúnem. Em pauta: auxílio transporte, reajuste da GAS, Declaração Médica. Dia 25 de abril- Todos os sindicatos de Fes fazem vigília nos locais de trabalho e em frente ao Palácio das Araucárias, às 14 horas, du-rante reunião com a Seap. Dia 7 de maio - Ato do conjunto dos sindicatos de servidores em frente ao Palácio Iguaçu, às 9 horas. Plantão de 48 horas no Palácio Iguaçu - Essa foi a definição da nossa assembleia que ocorreu dia 2 de março. Se o governo não atender nossas reivindicações, vamos pro Palácio Iguaçu. Durante dois dias e duas noites lá estaremos em defesa dos nossos direitos.

Calendário de negociação continua

1. Reajuste salarial no mesmo índice do Salário Mínimo Regional mais 1%.

2. Reajuste de 18,4% mais o índice do reajuste do salário, além da incorpora-ção da GAS ao vencimento.

3. Auxílio alimentação – que seja 30% do valor do salário mínimo.

4. VT tem de ser transformar em auxí-lio transporte para todos e em dinhei-ro. Reivindicamos 24% do salário base, que hoje seria R$ 188,17.

5. GAS tem de incidir sobre o cálculo da hora extra.

6. Regulamentação da Declaração Mé-dica.

7. Aprovação do PCCV próprio da saú-de – corrige erros históricos que preju-dicam os servidores.

8. Regulamentação já da jornada de 30 horas para todos que trabalham na Sesa.

9. ParanaPrevidência - Mudanças que garan-tam transparência e participação do servidor no sistema de previdência do funcionalismo.

10. Assegurar a aplicação da aposentadoria especial.

11. Revogação do decreto da readaptação.

12. Retirada da Assembleia Le-gislativa do projeto de lei 002 de 2013, que trata da insalubridade,

pe- riculosidade e acidente de trabalho.

13. Revogação do Parecer DRH- SEAP – que interrompe o estágio probatório em casos de licença-maternidade e licença para trata-mento de saúde.

14. Exigir o enquadramento e a correção funcional dos rebaixados.

15. Lutar contra o assédio moral.

16. Garantir a nomeação de servidores.

17. Manter a luta contra a privatização dos serviços públicos.

Confira a pauta de reivindicação

CONQUISTA

DA!

Page 4: Órgão de divulgação do SindSaúde/PR • Abril de 2013 • R. Mal. …mediaenterprise.dohmsweb.com.br/mediafiles.sindsaudepr... · 2014-02-05 · mais em função da pressão

especial 2 campanha salarial 2013

SindSaúde, 25 anos de Luta!

Fes cobra posicionamento do governo sobre reajuste salarial

Enfim, sindicato e trabalhadores conseguem a remoção

COmPArE E COmPrOVE

Os sindicatos que integram o Fórum das Entidades Sindicais en-tregaram aos deputados carta que ressalta a importância de o governo anunciar o reajuste salarial. É geral a preocupação com a demora do go-verno de iniciar a discussão sobre a revisão anual dos salários .

Na carta, os sindicatos também destacam a situação dramática dos fundos de aposentadoria do funcio-nalismo. O documento lembra que o rombo da ParanaPrevidência perma-nece e se aprofunda. Que o governo além de não depositar desde dezem-bro os valores devidos do Estado à ParanaPrevidência, também não de-positou na totalidade a contribuição recolhida dos servidores. Onde está o dinheiro? Foi utilizado para quê? Queremos respostas e regularização do sistema.

Outro item que o documento aborda é o enquadramento. O Fes defende pagamento igual de salário para desempenho da mesma fun-ção. Vamos aos fatos: os servidores

Depois de muitos quilômetros rodados durante mais de dois anos, servidores que residem em Curitiba e trabalhavam em Ponta Grossa conseguiram retornar à cidade de origem.

Toda essa confusão começou lá

Você sabia que o diretor do Hospital onde você rala

recebe r$ 10.435,45 se ele não tiver nenhum

vínculo com o Estado e r$ 9.038,16 se for servidor

de carreira? O custo por ano para pagar um diretor

para cada um dos 18 hospitais do Estado é de r$ 2 milhões 114 mil. Isso sem contar o diretor admi-

nistrativo, o clínico e demais chefias.

Sabe qual o salário dos 26 secretários de Estado? r$ 18.706,19. Só com o salário para essas 26 chefias o

custo mensal é de r$ 486.360,94. Por ano, são

r$ 6.322.692,20.

E o do governador Beto Richa? r$ 26.723,13 todo

mês. Precisa mais pra ir lá à luta? Lembre: um servi-

dor incomoda muita gente. Mil servidores incomodam

muito mais!

prestam serviço ao Estado e não são remunerados por esses serviços. Trabalhamos e não recebemos. O governo precisa regularizar a situação de todos os servidores. A culpa não é nossa. É do Estado e dos governos. O enquadramento deve ser realizado com todos os critérios já definidos.

Por fim, os sindicatos lembram que a situação do SAS é vergonhosa. Tanto dinheiro público nos hospitais privados pra quê? Para o atendimento com qualidade é que não é!

Sempre alerta! O silêncio do governo com relação ao reajuste da data-base não nos permite bai-xar a guarda. Se ficarmos parados, corremos o risco de ficar sem nada. O governo tem aumentado signifi-cativamente o gasto com chefias e comissionados. A lenga-lenga a respeito da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF - está na ponta da língua dos governistas. Ou vamos pra rua, colocamos a boca no mundo e mostra-mos que exigimos um reajuste digno, ou ficaremos com a raspa do tacho.

coNquiStA

é uma publicação do SindSaúde/Pr - Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Estaduais dos Serviços de Saúde e Previdência do Estado do Paraná. Sede própria à rua Mal. Deodoro, 314, 8º andar, cj.801, Ed. Tibagi, Curitiba, PR, CEP 80.010-010. Fone (041) 3322-0921, fax (041) 3324-7386 • www.sindsaudepr.org.br • [email protected] • Jornalista reponsável: Léa Okseanberg • Diagramação: Excelência Comunicação. Tiragem: 7.500 exemplares • Fone: (41) 8802-4450 • É permitida a reprodução com a citação da fonte.

RAIO-X

num edital de concurso feito pelo governo anterior.

Parabéns aos trabalhadores que lutaram! Parabéns à união sindicato e trabalhadores que, juntos, realiza-ram ações de pressão até conseguir a solução.