mudou-sefalecido não procurado recusado ediÇÃo especial...

4
A agenda dos aposentados do Sinditest-PR no primeiro semestre de 2013 está repleta de atividades, que vão da organização à confraternização dos trabalhadores aposentados. Esta Edição Especial mostra que trabalhadoras e trabalhadores na chamada melhor idade podem se manter ativos. E a participação no sindicato pode ser decisiva para a manutenção de uma vida digna. A dirigente do Sinditest-PR e coordenadora do GT Aposentados, Betty Iris Piño, ressalta a importância da organização e planejamento desse grupo de trabalho. Betty afirma que manter os aposentados informados, ativos nas lutas e reivindicações Aposentados podem e devem se organizar da categoria, fornecendo momentos de lazer e confraternização, além de momentos culturais, é fundamental. No dia 3 de abril, está marcada a segunda reunião do ano do GT Aposentados. O local do encontro é na sede social (Rua Marechal Deodoro, 1899), às 14 horas. Anote e participe! Ainda em abril, haverá o passeio dos aposentados. Já na segunda quinzena, será realizado o Primeiro Encontro de Aposentados e Pensionistas. Com isso, o GT Aposentados se firma, desde 2004, como espaço de organização dos aposentadas e aposentados, autônomo, independente e atuante. Confira na página 2 a programação completa. O Jornal do SINDITEST-PR é uma publicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná. Avenida Agostinho Leão Junior, 177 – Alto da Glória – Curitiba – Paraná. Telefone: (41) 3362-7373 – Fax: (41) 3363-6162 – www.sinditest.org.br – imprensa@ sinditest.org.br. Jornalista Responsável: Pedro Carrano 05064 PR. Projeto Gráfico e Diagramação: Excelência Comunicação. Fotografias retiradas da internet. Fone: (41) 8802-4450 – Tiragem: 2000 mil exemplares. É permitida a reprodução com a citação da fonte. EXPEDIENTE JORNAL DO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO TERCEIRO GRAU PÚBLICO DE CURITIBA, REGIÃO METROPOLITANA E LITORAL DO ESTADO DO PARANÁ JORNAL DO SINDITEST.PR Gestão MUDANDO O RUMO DOS VENTOS EDIÇÃO ESPECIAL - ANO 21 MARÇO de 2013 www.sinditest.org.br facebook.com/sinditest twitter.com/sinditestpr [email protected] Envelopamento fechado pode ser aberto pela ECT Mudou-se Falecido Ausente Desconhecido Não procurado Recusado CEP errado End. Insuficiente Não existe o nº indicado Inf. Porteiro / sindico Outros Reintegrado ao seviço postal em: / / Responsável: Impresso Especial 3600173954/2008/DR/PR SINDITEST-PR CORREIOS DEVOLUÇÃO GARANTIDA CORREIOS

Upload: duongtuyen

Post on 09-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A agenda dos aposentados do Sinditest-PR no primeiro semestre de 2013 está repleta de atividades, que vão da organização à confraternização dos trabalhadores aposentados. Esta Edição Especial mostra que trabalhadoras e trabalhadores na chamada melhor idade podem se manter ativos. E a participação no sindicato pode ser decisiva para a manutenção de uma vida digna.

A dirigente do Sinditest-PR e coordenadora do GT Aposentados, Betty Iris Piño, ressalta a importância da organização e planejamento desse grupo de trabalho. Betty afirma que manter os aposentados informados, ativos nas lutas e reivindicações

Aposentados podeme devem se organizar

da categoria, fornecendo momentos de lazer e confraternização, além de momentos culturais, é fundamental.

No dia 3 de abril, está marcada a segunda reunião do ano do GT Aposentados. O local do encontro é na sede social (Rua Marechal Deodoro, 1899), às 14 horas. Anote e participe! Ainda em abril, haverá o passeio dos aposentados. Já na segunda quinzena, será realizado o Primeiro Encontro de Aposentados e Pensionistas. Com isso, o GT Aposentados se firma, desde 2004, como espaço de organização dos aposentadas e aposentados, autônomo, independente e atuante. Confira na página 2 a programação completa.

O Jornal do SINDITEST-PR é uma publicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná. Avenida Agostinho Leão Junior, 177 – Alto da Glória – Curitiba – Paraná. Telefone: (41) 3362-7373 – Fax: (41) 3363-6162 – www.sinditest.org.br – [email protected]. Jornalista Responsável: Pedro Carrano 05064 PR. Projeto Gráfico e Diagramação: Excelência Comunicação. Fotografias retiradas da internet. Fone: (41) 8802-4450 – Tiragem: 2000 mil exemplares. É permitida a reprodução com a citação da fonte.

ex

ped

ien

te

JORNAL DO SiNDicAtO DOS tRAbALhADOReS em eDucAçãO DO teRceiRO GRAu PúbLicO De cuRitibA, ReGiãO metROPOLitANA e LitORAL DO eStADO DO PARANáJORNAL

DOSINDITEST.pRGestão Mudando

o RuMo dos Ventos

EDIÇÃO ESPECIAL - ANO 21

MArÇO de 2013

www.sinditest.org.brfacebook.com/sinditesttwitter.com/[email protected]

Envelopamento fechado pode ser aberto pela ECT

Mudou-se FalecidoAusente DesconhecidoNão procurado RecusadoCEP erradoEnd. InsuficienteNão existe o nº indicadoInf. Porteiro / sindicoOutros

Reintegrado ao seviço postal em: / / Responsável:

ImpressoEspecial

3600173954/2008/DR/PRSINDITEST-PR

CORREIOS

DEVOLUÇÃOGARANTIDA

CORREIOS

edição especial - ano 21 - MaRço de 2013JORNAL DOSINDITEST.pR

programação de

Atividades dos

Aposentados no

primeiro

semestre de 2013

Abril 2013Dia 3 às 14 horas

REuNIãO mENSAl DE APOSENTADOSLocal: sede social do SinditestRua Marechal Deodoro, 1899. Pauta • Encerramento de inscrições para o Passeio• Inscrições para Curso de Informática• Bingo após a reunião, quem quiser participar deve trazer uma prenda• Inscrições para Caravana a Brasília para pedir a anulação da Reforma da Previdência.

Dia 6 e 7 - com saída às 8 horasPASSEIO DOS APOSENTADOSSaída às 8h - em frente à sede administrativa do Sinditest-PR, próxima ao HC, na Rua Agostinho de Leão Júnior, 177, Alto da Glória.Roteiro: Curitiba - Camboriú, onde almoçaremos em Itapoá e regressaremos a Curitiba no dia seguinte. Favor levar roupa de cama, protetor solar, roupa de banho, muita vontade de se divertir e dinheiro para sua alimentação.

Maio 2013Dia 2 - às 14 horas

• Reunião mensal de aposentados na sede social• Após a reunião, tarde de baile e bingo se trouxerem prendas.

Junho 2013Dia 5 - às 14 horas

• Reunião mensal de aposentados na sede social.• Festa Junina após a reunião com apresentação de quadrilha • Na segunda quinzena, em data a confirmar, será realizado o Primeiro Encontro de Aposentados e Pensionistas, com programação a ser divulgada

Contatos:Betty - [email protected] - (41) 8418-1821Arlete - (41) 9918-7612

2

A luta segue! Com ânimo e força!

O primeiro dia da vida de aposentado começa da melhor forma possível: sem hora para acordar, sem pressa para o café. Todo o tempo do mundo para ler jornal e acompanhar o que aconteceu no mundo nas últimas horas. Quando isso se repete por dias, semanas, meses, o descanso vira rotina e já não agrada muito.O aspecto preocupante da aposentadoria é o risco de depres-são causado pela falta de propósito na vida. Portanto, por mais atraente que possa parecer a possibilidade de nunca mais ter horários e compromissos, o que o aposentado mais necessita é um jeito de colocar alguma estrutura em seus dias. É comum ver pessoas que param de trabalhar para assumir uma vida de passividade frente à televisão, com grandes períodos de sono durante o dia e uma tendência a exceder na comida ou be-bida. Para que isso não aconteça com você, prepare-se de ante-mão. Aqui vão algumas sugestões para sua organização pessoal e na sociedade:

Comece a usar uma lista de tarefas diáriaUma lista de tarefas proporciona objetivos de curto prazo e asse-gura o cumprimento das coisas que você precisa fazer. Todas as noites faça uma lista para o dia seguinte - mas mantenha essa lista curta, prática e realista. No dia seguinte, vá riscando cada item à medida que for realizando.

Inclua atividades físicas em sua rotina diáriaMúsculos e sistema cardiovascular tendem a se atrofiar quando não utilizados. Sentar-se para ver televisão ou ler um livro são atividades que requerem um nível mínimo de esforço. Busque maneiras agradáveis de exercitar o corpo ao longo do dia. Ca-minhe, vá a museus, parques e exposições. Atividades que vão enriquecer sua cultura ao mesmo tempo em que exigem que você se movimente. Faça aulas de natação. Você vai ter mais energia e ficar mais bem disposto.

Planeje sua vida socialManter seus contatos sociais é uma das coisas mais importan-tes nesta fase da vida. Na aposentadoria, é comum rupturas no contato regular com outras pessoas. Como a interação ocorria no ambiente de trabalho, a tendência é deixa de existir. Não esqueça que o sindicato é espaço de referência importante, em especial para os aposentados.

Afinal, a luta por direitos está sempre presente em nossa vida. No sindicato, nos sentimos parte do coletivo, parte da identidade que construímos durante tantos anos em nossa categoria. Esti-vemos juntos nas mais diversas lutas, passamos bons e maus momentos, organizamos eleições, amanhecemos juntos em gre-ve... A contribuição dos aposentados para o sindicato é super importante!

O sindicato também é um espaço de aprendizado O seu aperfeiçoamento profissional se deu com treinamentos, estudos, seminários e prática. Muita prática. A aposentadoria não é diferente. Nesse sentido, o sindicato cumpre um papel fundamental, ao promover cursos, debates e oficinas com a ca-tegoria.

Participe do GT Aposentados e cobre do sindicato que coloque na pauta debates sobre assuntos que interessam aos aposentados.

Fonte: http://www.futurosobmedida.com.br/Saude/kitdesobrevi-venciaparaorecemaposentado.php / Edição: Imprensa Sinditest

edição especial - ano 21 - MaRço de 2013 3progressão na carreira

Se ligue e se conecte!

Até hoje, os aposentados sem-pre receberam seus benefícios junto com os servidores da ativa, uma vez que os acordos de greve se referem ao funcionalismo público no geral.

Mas, em 2013, há a expectativa de que o governo, ao lado do Mi-nistério do Planejamento, faça uma separação entre o ganho de ativos e dos aposentados, deixando de in-cluir esse segmento na conquista do direito à progressão na carreira por capacitação, o que seria desrespei-tar o anexo III do Acordo de Greve de 2012.

Igualdade na lei Giuliano Monn, diretor do Sindi-

test, afirma que o governo não que-ria cumprir o acordo de greve em favor dos aposentados. Mas está previsto na Lei 11.191 que, como técnico, o aposentado está dentro do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Edu-cação (PCCTAE). Agora, com a im-plantação do PCCTAE, os servidores passaram a ter direito à progressão

Pelo terceiro ano consecutivo, o Sinditest, em parceria com a CAIS/PROGEPE, oferece o Curso de In-clusão Digital para Aposentados da uFPR, a fim de ajudar os apo-sentados a melhorar seu grau de cidadania, sua capacidade de rela-cionamento familiar e social, bem como sua qualidade de vida.

Nas últimas décadas, temos convivido com um problema, até en-tão desconhecido, chamado Exclu-são Digital. Para quem tem mais de 60 anos, é comum ver seus netos pequenos mexendo com celulares, computadores e outros objetos ele-trônicos para se divertirem, tirarem

na carreira, do ensino fundamental completo (10%) até o doutoramento (75%). Então, os aposentados que se graduaram durante seus anos de trabalho têm o direito a receber os benefícios.

De acordo com Monn, a medida de separar ativos dos demais pode ser uma manobra, já que o Acordo de Greve de 2012 explicita apenas o termo “técnico-administrativo” e não especifica o termo “aposentado”, no interior da categoria, tal como está bem caracterizado na Lei.

Por nossos direitosOutra dificuldade é que o Minis-

tério do Planejamento ainda não en-viou normativa aos RHs das Univer-

JORNAL DOSINDITEST.pR

Servidores ativos, aposentados e pensionistas são todos iguais!

Curso de Informática e inclusão digital para os aposentados da UFPR

sidades para que a progressão na carreira seja aplicada.

No dia 19 de março, em reu-nião da Fasubra com o Ministério da Educação, estes assuntos devem ser colocados em debate. Caso o governo não contemple os aposen-tados em sua proposta, estão pre-vistas mobilizações da categoria e até mesmo processo judicial contra essa forma de exclusão.

Ingrid Edling, integrante do GT Aposentados, espera que se mante-nha a paridade entre ativos e apo-sentados. Do contrário é preciso ter pauta específica para o segmento. “Por enquanto, ganhamos conforme os ativos. Mas querem que a gente seja diferente”, protesta Ingrid.

fotos, comunicarem. No entanto, essa mesma geração de experien-tes (também chamada por alguns de idosos), nunca precisou ou con-seguiu acompanhar a rápida e radi-cal mudança provocada pelo uso da tecnologia de informática em nosso dia a dia. Daí a necessidade de in-cluir os trabalhadores aposentados no domínio das ferramentas digitais.

Serão formadasduas turmas:

1º. Ano – aulas nas quartas-fei-ras, de 17 às 18h30 (para quem está realmente começando)

2º. Ano – aulas nas quintas--feiras, de 17h às 18h30 (para quem já sabe um pouco, mas precisa melhorar).local - As aulas ocorrem no la-boratório de informática da PRO-GEPE, na Rua Dr. Faivre, 590 – 3º andar.Convidamos você a enfrentar esse novo desafio.

INSCRIÇÕES: De 12 de mar-ço até 8 de abril– com Betty (41) 8418-1821 ou pelo email [email protected]; e com Arlete (41) 9918-7612. É preciso indicar em que ano será a inscrição.

4Ações dos 28,86% e 3,17%da UFpR e UTFpR

JORNAL DOSINDITEST.pR

É sabido que devido ao descon-tentamento generalizado com o atendimento que vinha sendo pres-tado pela assessoria jurídica anterior, a diretoria do Sinditest-PR teve de substituí-la. O setor jurídico foi assu-mido pela Trindade e Arzeno Advoga-dos Associados.

Com a substituição da Assessoria Jurídica, a ideia era que a nova as-sessoria assumisse todas as ações judiciais propostas pelo Sinditest-PR, o que de fato acabou ocorrendo com a maioria dos processos. Em breve, um boletim jurídico será encaminha-do à categoria, contando sobre as novas ações propostas.

Após a análise da situação de todas as ações em andamento, ve-rificou-se uma situação peculiar refe-rente às ações dos 29,86% dos mili-tares e dos 3,17%, conforme segue:

• Todas as ações já estão em fase bastante avançada. Quase todos os servidores já receberam os valores referentes à parte da dívida reconhe-cida pelas universidades, restando somente um resíduo. Esse resíduo tem de ser ainda reconhecido pela Justiça;

• Nas ações coletivas dos 28,86% e 3,17% da UFPR e dos 3,17% da UTFPR, foram realizadas execuções em grupos, formando centenas de novos processos, nas quais foram juntadas novas procurações individu-alizadas. Tais procurações foram assinadas pelos próprios servido-res e foram diretamente para os advogados que prestavam asses-soria jurídica para o sindicato.

Considerando a situação acima exposta, após análise dos processos pela nossa assessoria jurídica, che-gou-se às seguintes conclusões:

• Devido à situação adiantada destes processos, a substituição dos advogados que atuam nos processos em nada modificaria sua posição, uma vez que já estão em fase final;

• Nos casos das três ações - 28,86% dos militares e 3,17% da UFPR e 3,17% da UTFPR - cuja exe-cução está sendo realizada em gru-pos (centenas), com procurações individualizadas, além do problema acima, o sindicato não teria sequer como revogar as procurações con-cedidas aos advogados, uma vez que foram assinadas pelos próprios servidores diretamente para esses advogados. Mesmo que o sindicato indicasse aos servidores que revo-gassem as procurações concedidas à assessoria anterior e assinassem novas procurações para os advoga-dos que compõem a atual, teríamos casos de servidores que não o fa-riam, o que poderia causar grande tumulto nos processos, com parte dos servidores representados por um advogado e parte por outro. Isto fa-ria com que o andamento das ações possivelmente ficasse ainda mais de-morado, o que poderia provocar mais atraso no recebimento dos valores a que ainda têm direito.

Assim, devido ao risco de preju-ízos para os servidores, a diretoria do Sinditest-PR e a nossa assessoria jurídica optaram pelos seguintes en-caminhamentos:

• As ações dos 28,86% e 3,17%, dos servidores da UFPR e UTFPR, continuarão com os advogados ante-riores. Só que foram providenciadas cópias integrais das ações coleti-vas, as quais foram analisadas pela atual assessoria jurídica, que, além de estudar cuidadosamente todo o ocorrido, passou a acompanhar seu andamento, mantendo a diretoria do

sindicato informada sobre aquilo que for relevante;

• Somente se ficar detectada alguma necessidade de atuação da nossa assessoria é que a direção decidirá pela intervenção nos proces-sos, tomando as medidas legais que forem necessárias para tanto;

• No caso das execuções propos-tas em grupos, cujas procurações fo-ram diretamente para os advogados, por serem centenas, dificultando um acompanhamento permanente, os servidores estão sendo orientados a pedir informações diretamente para os responsáveis pelas ações;

• Tendo em vista a dificuldade de obter informações dos advogados que anteriormente assessoravam o sindicato, tanto por parte da dire-toria quanto por parte dos próprios servidores, os atuais assessores ju-rídicos, quando procurados nos plan-tões, buscam verificar o andamento das ações no site da Justiça Federal, informando os servidores imediata-mente sobre como está o andamen-to de seus processos;

• Embora os atuais assessores jurídicos do sindicato procurem infor-mar os servidores, é importante frisar que é direito de qualquer pessoa ob-ter informações e prestação de con-tas de valores recebidos de seus ad-vogados em ações judiciais, os quais têm obrigação de responder, sob pena de ser responsabilizado, inclusi-ve com representação junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em caso de recusa ou falta de resposta a qualquer pedido neste sentido.

Por Escritório Trindade e Arze-no Advogados Associados

Edição: Imprensa Sinditest

em função do grande número de questionamentos que o sinditest-pR tem recebido nos últimos meses, apresentamos abaixo esclarecimentos a respeito das ações dos 28,86% e 3,17%, dos servidores da uFpR e utFpR.

edição especial - ano 21 - MaRço de 2013