jornal da chapa 1 - sindsaúde

4
CHAPA 1 Chapa 1 - SindSaúde | Rua Marcelino Iachinski, 499 - Portão - Curitiba/PR - 81.070-360 Informativo nº 1 - Setembro de 2013 osso sindicato completa este ano 25 anos de existência. Esta é uma eleição sem igual nessas duas décadas e meia. São velhos e conhecidos candidatos da categoria. Experientes na história de luta. Mas a chapa 1 também agrega novos e vigoro- sos candidatos. Estão na saúde há três anos. Essa é a fotografia do momento. A miscelânea de gerações permite ao SindSaúde ser cada vez mais dinâmico. Uma pluralidade que encanta pela capa- cidade de luta. Nosso grupo é essa mistura, essa salada de quem conhece a história da saúde e dos trabalhadores da saúde como a palma de sua mão. E de quem está ávido por continuar a escrever a luta da brava gente. A velha guarda e a nova geração juntas vão agregar mais energia, mais ação mais vibração. NOVO TEMPO - É momento de fazer um balanço das conquistas, traçar planos, perspectivas e garan- tir que a categoria seguirá no rumo certo, com au- tonomia frente a partidos políticos, independência frente a patrões e governos e segura de seus ideais. É a força de vontade dos filiados, a atitude da brava gente da saúde de cada hospital, de cada uni- dade do Estado que fez e faz o SindSaúde se tornar referência de combatividade e participação durante esses 25 anos de existência. Chama que não pode se apagar. Nosso maior estímulo para seguir na luta com os trabalhadores. É papel do sindicato manter os trabalhadores sintonizados com os acontecimentos. Codificar as informações e disseminá-las de modo que todos façam parte do processo. É indispensável que se ouça o trabalhador lá, onde ele está. Que a experiência de cada local de trabalho seja en- riquecida com a participação intensa de todos que constroem e fortalecem o sindicato Um sindicato que ocupa seu espaço. Que dialoga com as demais categorias, que mantém canal aber- to com a população. Um sindicato que aprendeu a enfrentar situações difíceis e adversas. Um sindicato que, ao longo da sua história, conquistou credibi- lidade pela qualidade do debate, pelo respeito às aflições da brava gente. Para escrever mais um capítulo da história deste sindicato, nós, da Chapa 1 - É de luta, é de força, é de garra! apresentamos nossos princípios e progra- ma. Propostas que concre- tizam as deliberações do 6º Congresso. VOTE CHAPA 1. É A BRAVA GENTE DA SAÚDE! Dia 16 e 17 de outubro N

Upload: edeluta-dasaude

Post on 06-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

É de luta, é de força, é de garra!

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal da Chapa 1 - SindSaúde

Chapa 1 Chapa 1 - SindSaúde | Rua Marcelino Iachinski, 499 - Portão - Curitiba/PR - 81.070-360I n f o r m a t i vo n º 1 - S e te m b ro d e 2 0 1 3

osso sindicato completa este ano 25 anos de existência. Esta é uma eleição sem igual nessas duas décadas e meia. São velhos e conhecidos candidatos da categoria. Experientes na história de

luta. Mas a chapa 1 também agrega novos e vigoro-sos candidatos. Estão na saúde há três anos.

Essa é a fotografia do momento. A miscelânea de gerações permite ao SindSaúde ser cada vez mais dinâmico. Uma pluralidade que encanta pela capa-cidade de luta.

Nosso grupo é essa mistura, essa salada de quem conhece a história da saúde e dos trabalhadores da saúde como a palma de sua mão. E de quem está ávido por continuar a escrever a luta da brava gente.

A velha guarda e a nova geração juntas vão agregar mais energia, mais ação mais vibração.

Novo tEMpo - É momento de fazer um balanço das conquistas, traçar planos, perspectivas e garan-

tir que a categoria seguirá no rumo certo, com au-tonomia frente a partidos políticos, independência frente a patrões e governos e segura de seus ideais.

É a força de vontade dos filiados, a atitude da brava gente da saúde de cada hospital, de cada uni-dade do Estado que fez e faz o SindSaúde se tornar referência de combatividade e participação durante esses 25 anos de existência. Chama que não pode se apagar. Nosso maior estímulo para seguir na luta com os trabalhadores.

É papel do sindicato manter os trabalhadores sintonizados com os acontecimentos. Codificar as informações e disseminá-las de modo que todos façam parte do processo. É indispensável que se ouça o trabalhador lá, onde ele está. Que a experiência de cada local de trabalho seja en-riquecida com a participação intensa de todos que constroem e fortalecem o sindicato

Um sindicato que ocupa seu espaço. Que dialoga com as demais categorias, que mantém canal aber-to com a população. Um sindicato que aprendeu a enfrentar situações difíceis e adversas. Um sindicato que, ao longo da sua história, conquistou credibi-lidade pela qualidade do debate, pelo respeito às aflições da brava gente.

para escrever mais um capítulo da história deste sindicato, nós, da Chapa 1 - É de luta, é de força, é de garra! – apresentamos nossos princípios e progra-ma. propostas que concre-tizam as deliberações do 6º

Congresso.

VOTE Chapa 1. É aBRaVa GENTE Da SaÚDE!

Dia 16 e 17 de outubro

N

Page 2: Jornal da Chapa 1 - SindSaúde

O foco do nosso pensamento e trabalho pode ser resumida na frase:

Juntos com a basepara avançar com a classe!

Não somos aventureiros! Não somos um aglomerado de profissionais de saúde. Constituímos um grupo de militantes que sabe que estar no sindicato é tarefa de grande responsabilidade. E é preciso estar atento e forte para que as mazelas do mundo do trabalho não nos enfraqueçam com a desesperança, com a falta de perspectivas.

ter um cargo na direção tem um significado menor. Mais importante é saber que entrar na diretoria é aumentar nosso grau de responsabilidade com a classe trabalhadora, com a construção de um mundo mais justo.

Nosso compromisso é estar com a categoria. É esse coletivo que precisa ser ouvido. São os trabalhadores que sabem avaliar e construir ações de resistência. Sabem refletir e definir metas que geram transformação. temos também de incentivar e ser a mola propulsora para que os trabalhadores de todas as categorias se unam para que a classe conquiste mais.

Há valores dos quais não podemos abrir mão. Para isso, é preciso ser firme. Para isso, é preciso ter garra!

Informativo nº 1 - Chapa1 É de luta. É de força. É de garra. | Setembro de 2013

Chapa 1

NOSSOS VaLORES1. Autonomia de partidos políticos.

2. Independência frente ao governo-patrão

3. Organizar as nossas lutas nos locais de trabalho, com mais trabalhadores participando

4. Assistencialista não. Guerreiro, lutador, sim.

5. Solidariedade às lutas de trabalhadores de outras categorias

6. Alpinismo não! O sindicato NÃO serve para oportunismo pessoal, para garantir privilégios pessoais

7. Direção colegiada. NÃO hierarquizada. Todos decidem, todos trabalham!

8. Promover ações de prevenção das doenças causadas por más condições de trabalho e por ambientes inadequados.

9. Garantir presença nos espaços políticos para exigir dos governantes e legisladores a manutenção dos nossos direitos e os avanços na carreira

10. Garantir a participação nos espaços de controle social, para manter a luta por uma saúde pública de qualidade.

Page 3: Jornal da Chapa 1 - SindSaúde

Reivindicações que a categoria quer alcançar

Informativo nº 1 - Chapa1 É de luta. É de força. É de garra. | Setembro de 2013

Vote no grupo que vai seguir fazendo o que a

categoria definiu no 6º Congresso e que vai

estar no dia-a-dia do sindicato. Com vocês,

a composiçãoda Chapa 1 para a

Direção Estadual

DIREÇÃO

Valdete dos Santos - Coordenadora GeralManoel Furlan Barbero - Coordenador AdjuntoEtienne Wessler Coan - Secretária GeralEloisa Helena de Souza - Secretária AdjuntoAmauri da Silva Nogueira -Tesouraria GeralAntonio Francisco Lima Gueber -Tesoureiro AdjuntoMarlene Pereira Ozorio -Secretária de Política e Organização de Base/TitularThiago Barbosa da Silva -Secretário de Política e Organização de Base/SuplenteGiordano Pedro de Oliveira - Secretário de Formação Sindical/TitularMari Elaine Rodella - Secretária de Formação Sindical/SuplenteRenata Francisca de Almeida - Secretária de Comunicação/TitularJosé Leandro Moreno - Secretaria de Comunicação/SuplenteJon William Witwytzkyj - Secretário para Assuntos Jurídicos/TitularDalney Cezar Ferreira - Secretaria para Assuntos Jurídicos/SuplenteEulalia Kasprovicz -Secretária de Saúde e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente/TitularVera Lucia da Veiga Jorge -Secretária de Saúde e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente/SuplenteMonica Mauad Arenas -Secretária de Relações Intersindicais e Relação do Trabalho/TitularMarcelo Batista Mendes -Secretário de Relações Intersindicais e Relação do Trabalho/SuplenteGeferson Souza Luz - Secretário de Políticas Sociais/TitularJozinete da Encarnação Souza - Secretária de Políticas Sociais/SuplenteBenedito Aparecido Nogueira -Secretário de Política de Aposentados/TitularNeusa Margareth Santos da Silva -Secretária de Política de Aposentados/SuplenteMayara Cristine Rodrigues -Secretária de Políticas de Saúde Pública/TitularMonica Glinski Pinheiro -Secretaria de Políticas de Saúde Pública/Suplente

Intensificar a luta pela regulamentação da jornada máxima de trabalho para todos que trabalham na saúde.

Fortalecer a luta para que os cargos comissionados (chefias) sejam ocupados por servidores de carreira através de processo eleitoral pelos próprios servidores.

Lutar para que os aposentados tenham a progressão por tempo de serviço e garantir no PCCV as vantagens para todos os aposentados.

Dar continuidade à luta pela ampliação dos direitos, inclusive com a garantia de reajuste salarial anual maior do que a inflação, para os trabalhadores da ativa e aposentados.

Aumentar a luta pelo PCCV fomentando o debate nos locais de trabalho em conjunto com as DER´s e com os grupos de servidores dos mais diversos locais de trabalho.

Retomar formações e debates sobre as Organizações Sociais. Estender esse debate para outros sindicatos, entidades de organização dos trabalhadores, movimento estudantil.

Rejeitar qualquer redução de salário para custear plano de assistência à saúde do servidor.

Manter ações em defesa da ParanaPrevidência para garantir transparência na gestão e proteger o patrimônio dos servidores.

Criar ações nos locais de trabalho junto a todos os trabalhadores, sejam terceirizados, estagiários ou qualquer outro vínculo de trabalho.

Ampliar o trabalho de construção das Organizações nos Locais de Trabalho – OLT – buscando enraizar cada vez mais a participação da categoria e o sindicato nos locais de trabalho.

Fortalecer e aumentar o número de atividades voltadas aos aposentados.

Page 4: Jornal da Chapa 1 - SindSaúde

EMaIL: [email protected]

FONES: Valdete - 42-9975-3383 | Manoel - 44-9917-9512 | Elaine - 41-9965-3656

A direção estadual apoia os servi-dores que se organizaram e montaram chapas para a eleição em 10 Diretorias Executivas Regionais.

As Diretorias Regionais têm o papel importante de potencializar o trabalho da direção estadual. outra função im-portante das DERs é estar no local de trabalho, atentas aos problemas e aju-dando a construir possíveis soluções. A DER deve fomentar ações locais para que mais trabalhadores se interessem pela luta.

As DERs também são espaço de pro-

FALE COM A GENTE. paRTICIpE!FaCEBOOK: www.facebook.com/edeluta.dasaude

Informativo nº 1 - Chapa1 É de luta. É de força. É de garra. | Setembro de 2013

Ações locais precisamacontecer e intensificar

moção de atividades de debate e forma-ção. É tarefa dessas diretorias participar de movimentos de outras categorias mostrando solidariedade de classe, or-ganizar reuniões com os trabalhadores e definir a pauta de reivindicação local. Às DERs cabe ainda encaminhar reu-niões com as direções locais, organizar paralisações e reunir os aposentados para suas importantes lutas.

Por isso, acreditamos que cada DER conta com o apoio da Chapa à di-reção estadual É de luta. É de força. É de garra!

apoio total àsDiretorias Regionais

NÓS apOIaMOS!“Apoio porque são pessoas que há anos tenho a honra de conviver. Gente que se dedica ao sindicato, que se desdobra para bem atender a categoria. Me aposentei e continuo participando das atividades porque acredito que o sindicato está no caminho certo. Um sindicato que, mesmo com o pouco caso dos governantes, não se cansa de lutar pelos nossos direitos.”Alice do Amaral Ferreira, aposentada

“Estou com eles porque são servidores com credibilidade junto à categoria. Gente séria, que tem mandado bem nas negociações com o governo e tem feito um bom trabalho à frente do sindicato.”Roberto Nunes Ferreira, servidor do Hospital Oswaldo Cruz

“Confio plenamente na conduta política e administrativa do sindicato. Estamos no rumo certoampliando as ações locais.”Carlos Roberto Dalalana, servidor do Huop

“Estou com a chapa 1 porque acredito que temos a independência e autonomia necessárias para seguir lutando por conquistas.”José Daniel Rodrigues, técnico em enfermagem, HZS

“pra mim, os representantes da Chapa 1 são únicos. Mostraram que são competentes e capazes de continuar liderando o processo de crescimento do sindicato.”Solange Laiter Martins, Santo Ântonio da Platina