jornal da chapa 4 - ns paranaguá

6
N o dia 22 de setembro acontecem as eleições gerais da APP-Sindicato. Neste dia vamos ele- ger a diretoria estadual, o conselho fiscal, re- presentantes de municípios e a diretoria do núcleo sindical de Paranaguá. A chapa 4, que concorre a esse núcleo sindical, é formada pela maioria dos integrantes da atual diretoria da APP-Sindicato de nossa região. So- mos professores(as), pedagogos(as), funcionários(as) e aposentados(as) das escolas comprometidos com os an- seios dos educadores e com nossa entidade. A defesa da escola pública, a luta pela valorização dos(as) trabalhadores(as) da educação e o compromisso com a construção de um mundo melhor, justo e huma- no têm norteado nossa atuação nas lutas e organização do sindicato. Reconhecemos e defendemos a atuação da categoria em torno da APP-Sindicato. Quanto mais orga- nizados, maior a possibilidade de avançarmos em nossas conquistas, ampliando os recursos para a educação. Assim, manifestamos nosso apoio à chapa 1 para direção estadual da APP-Sindicato por entendermos que representa a continuidade da luta que possibilitou avanços como o Plano de Carreira dos professores(as) e funcionários(as) e o acordo da equiparação sala- rial. Reconhecemos a importância da participação do nosso sindicato nas lutas das demais categorias de trabalhadores(as) organizados(as) na CUT – Central Úni- ca dos Trabalhadores – e na CNTE – Confederação Na- cional dos Trabalhadores em Educação. Para dar continuidade ao fortalecimento das lutas da categoria e da APP- Sindicato em nossa região pedi- mos o seu voto e o seu apoio à CHAPA 4. Unidos vamos continuar construindo um sindicato forte, atuante e sin- tonizado com os educadores. Dia 22 vote CHAPA 1 para a diretoria estadual e CHAPA 4 para o NS de Paranaguá. POR UMA APP-SINDICATO DEMOCRáTICA, DE LUTA E INDEPENDENTE: EM DEFESA DA ESCOLA PúBLICA

Upload: chapa-4

Post on 14-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Chapa 4 - Independência, Democracia e Luta: em defesa da escola pública.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal da Chapa 4 - NS Paranaguá

No dia 22 de setembro acontecem as eleições gerais da APP-Sindicato. Neste dia vamos ele-ger a diretoria estadual, o conselho fiscal, re-

presentantes de municípios e a diretoria do núcleo sindical de Paranaguá. A chapa 4, que concorre a esse núcleo sindical, é formada pela maioria dos integrantes da atual diretoria da APP-Sindicato de nossa região. So-mos professores(as), pedagogos(as), funcionários(as) e aposentados(as) das escolas comprometidos com os an-seios dos educadores e com nossa entidade.

A defesa da escola pública, a luta pela valorização dos(as) trabalhadores(as) da educação e o compromisso com a construção de um mundo melhor, justo e huma-no têm norteado nossa atuação nas lutas e organização do sindicato. Reconhecemos e defendemos a atuação da categoria em torno da APP-Sindicato. Quanto mais orga-nizados, maior a possibilidade de avançarmos em nossas conquistas, ampliando os recursos para a educação.

Assim, manifestamos nosso apoio à chapa 1 para direção estadual da APP-Sindicato por entendermos que representa a continuidade da luta que possibilitou avanços como o Plano de Carreira dos professores(as) e funcionários(as) e o acordo da equiparação sala-rial. Reconhecemos a importância da participação do nosso sindicato nas lutas das demais categorias de trabalhadores(as) organizados(as) na CUT – Central Úni-ca dos Trabalhadores – e na CNTE – Confederação Na-cional dos Trabalhadores em Educação.

Para dar continuidade ao fortalecimento das lutas da categoria e da APP- Sindicato em nossa região pedi-mos o seu voto e o seu apoio à chapa 4. Unidos vamos continuar construindo um sindicato forte, atuante e sin-tonizado com os educadores.

Dia 22 vote chapa 1 para a diretoria estadual e chapa 4 para o NS de paranaguá.

Por uma aPP-Sindicato democrática, de luta e indePendente: em defeSa da eScola Pública

Page 2: Jornal da Chapa 4 - NS Paranaguá

Somos professores(as) e funcionários(as) de Para-naguá e dos municípios de nossa região comprome-tidos com a luta pela escola pública, gratuita e de

qualidade e com a valorização de todos os trabalhadores em educação. Somos a maioria da atual gestão do Núcleo Sindical de Paranaguá e tomamos parte das conquistas da categoria no último período. Por isso, compreendemos bem os perigos da atual conjuntura, marcada por uma grave cri-se mundial e mudanças nos governos federal e estadual.

Fizemos esforços para garantir uma chapa de unidade em nosso núcleo sindical por entender que a divisão não contribui para o fortalecimento das lutas do sindicato. O sindicato é uma instituição que representa os interesses comuns de todos(as) os(as) trabalhadores(as). Não pode ser o monopólio de um grupo político.

Infelizmente não foi possível a unidade. Nós da chapa 4 va-mos manter nossa postura de respeito à diversidade de opi-niões, afim de, coletivamente, realizarmos uma gestão demo-crática e independente. A seriedade e disposição de luta do nosso núcleo sindical tem sido reconhecida em todo estado.

Claiton luis da RoChaPresidenteAtual presidente do Núcleo Sindical de Paranaguá. É professor de educação física com atuação no magistério e nas lutas da categoria desde 1988. No momento está na direção do Colégio Estadual São Francisco e é suplente da conselheira Professora Elzira Silva Zela do Conselho do Idoso em Paranaguá.

Regina helena a. Kuvadasecretaria de Políticas sindicaisProfessora especializada em Magistério da Educação Básica com concentração na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Graduada em Educação Física, leciona no Colégio Estadual Cidália Rebello Gomes e CEBEJA. Integrante da direção regional na secretaria Educacional da atual gestão.

ainediR Costasecretaria geralLicenciada em Pedagogia, Ciências e Matemática pela FAFIPAR. Foi diretora geral, supervisora no ensino médio e também professora de Ciências e Matemática no Instituto de Educação. Está nas lutas da categoria desde 1976. Atualmente ocupa o cargo de secretária de Organização na direção do NS de Paranaguá.

José RobeRto teixeiRasecretaria de administração e PatrimônioProfessor de Matemática nos colégios São Francisco e Maria de Lourdes Morozowski. Ocupa o cargo de secretário de Administração e Patrimônio na atual direção regional.

Raquel voi do nasCimentosecretaria de aposentadosProfessora licenciada em Letras e Pedagogia Educacional e Ad-ministração escolar. Ingressou no magistério público estadual em 1970 na escola Zilha Batista. Lecionou língua francesa no Instituto de Educação e língua portuguesa no colégio Jose Bonifácio e na escola Gabriel de Lara (Matinhos). Aposentou-se em 1992. É sin-dicalizada na APP desde 1972.

Regina helena batista FeRReiRasecretaria de Formação sindicalNatural de Paranaguá é professora aposentada e Pedagoga com Pós-graduação na área de Língua Portuguesa. É secretária de ???? na atual gestão do NS de Paranaguá.

geRson CamPos da silvasecretaria de FuncionáriosFuncionário de escola, Agente Educacional II. É graduado em Letras/Fafipar e está cursando Pós-Graduação em Gestão Pública pela UFPR e Gestão em Secretaria Escolar no Profuncionário. Trabalha na Secretaria do Colégio Zilah Batista há sete anos.

Josiane de Fátima F. PeReiRasecretaria de imprensa e divulgaçãoÉ formada em Letras/Português e Sociologia. Atualmente leciona no Colégio Estadual José Bonifácio em Paranaguá. Tem participado ativamente nas lutas em defesa da educação e dos educadores.

os integrantes da chapa 4 são educadores comprometidos profissionalmente e politicamente com as causas da valorização da escola

pública e dos educadores. conheça os integrantes da nossa chapa:

Tenho acompanhado o árduo trabalho que a diretoria do NS de Paranaguá tem realizado. O professor Claiton, atual presidente do núcleo sindical, tem coordenado este trabalho com maestria. Ele e os integrantes da ChaPa 4 são comprometidos com a educação pública. Conhecem a fundo os desafios da nossa profissão. Estou seguro que a educação e os educadores do litoral vão ganhar muito com a vitória da ChaPa 4. Por isto peço o teu apoio e voto.

Romeu gomes de miRanda Foi presidente da aPP-sindicato. atualmente é presidente do Conselho estadual da educação.

eSta equiPe você já conhece!

Page 3: Jornal da Chapa 4 - NS Paranaguá

aRlinda de antonio Felixsecretaria de FinançasProfessora aposentada com formação em pedagogia (administra-ção Escolar). Militante da APP-Sindicato desde 1958 e integrante da direção regional no cargo de secretária de Finanças.

veRa luCia PeReiRasecretaria de gênero e igualdade RacialProfessora de História há mais de 20 anos. Leciona no Colégio Estadual Carmen Costa Adriano. É atuante nas lutas em defesa da educação desde a época de estudante quando fez parte do DCE da FAFIPAR. É representante de escola e Integrante do Conselho Estadual da APP-Sindicato.

izolete da silva KaminsKisecretaria educacionalNatural de Paranaguá. É funcionária de escola, Agente Educacional I no Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga, em Paranaguá. Está na rede estadual desde 1980. Atualmente é secretária de Municipais na atual gestão do núcleo sindical.

ediangela da Paz silvasecretaria de municipaisFuncionária de escola Agente Educacional II. Desde 2001 atua na secretaria do colégio Cidália Rebello Gomes. É secretária de funcionários na atual gestão do NS de Paranaguá.

CRistia maRa gReCCo RiCaRdosecretaria de organizaçãoFuncionária Agente Educacional I no Colégio Estadual Didio Augusto de Camargo Viana, em Paranaguá. Trabalha na rede estadual desde 1993. É natural de Paranaguá e integrante da direção regional na atual gestão no cargo de secretária de Formação Sindical.

• Genival de Oliveira Batista - Antonina

• JOaquina de sOuza lOpes - Matinhos

• Maria leOnir Biudes vellOsO - Morretes

• vitória Fernandes - Guaratuba

• aurea de BritO santana

RePResentantes de muniCÍPios

Conselho FisCal

FRanCelino CoRRêa netosecretaria de Previdência e saúdeAtua no magistério desde 1995. É professor de História e Geografia. Desde 2001 leciona no Colégio Estadual Dr. Arthur Miranda Ramos. Foi integrante de diretorias da Associação de Moradores do bairro Cominese e participou da Pastoral da Educação da Paróquia de São João Batista. Já concorreu à presidência da APP-Sindicato.

zuleide alves maRinhosecretaria de Políticas sociaisProfessora de História, Filosofia e Ensino Religioso. Leciona no Colégio Estadual Carmem Costa Adriano. É natural de Paranaguá e secretária de Políticas Sociais na atual gestão.

JaiR dos santos alvessecretaria de sindicalizadosProfessor de Matemática e Física. Leciona no Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga e no Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto. É o atual secretário de Sindicalizados do NS de Paranaguá.

JoaRes mauRiCio da RoChasecretaria de assuntos JurídicosProfessor da rede pública há 23 anos. É graduado em Educação Física e bacharelando do 5º ano de Direito na Isulpar. É Pós-gra-duado em Sociologia e Administração do Esporte e em Gestão Escolar. Foi coordenador do Setor de Recursos Humanos do NRE Paranaguá de 1996 a 2005. Atualmente é diretor do Colégio Esta-dual Helena Viana Sundin. É o atual secretário de Assuntos Jurídi-cos na diretoria do NS de Paranaguá.

uma gestão de conquistas

O Núcleo Sindical de Paranaguá teve uma par-ticipação importante nas lutas e conquistas do último período. A atual diretoria, composta

ainda durante a gestão da grande educadora e guer-reira Dona Elza SOBRENOME, esteve presente em todas as lutas e atividades definidas coletivamente pela categoria. A frente da APP-Sindicato, a atual di-retoria aproximou a APP estadual do litoral desen-

volvendo um participativo programa de formação sindical e pedagógica para professores e funcioná-rios. Nas mobilizações em Curitiba a participação da nossa região mereceu destaque. Esta atuação séria, transparente e sintonizada com a categoria foi impor-tante para as conquistas dos planos de carreira, do acordo da equiparação salarial, da aposentadoria es-pecial para diretores e pedagogos, entre outras.

Na minha avaliação, o professor Cleiton representa para o núcleo de Paranaguá, uma difereça significativa no trabalho de coordenação dessa diretoria regional. Tive a oportunidade de acompanhar por várias vezes, nos cursos de formação político sindical, o trabalho e o esforço desse companheiro na coordenação deste núcleo, que alás, nunca mediu esfor-ços juntamente com a saudosa e estimada companheira de luta, professora “dona Elza”, para levar o trabalho em frente e, mesmo nos momentos mais difíceis, sempre pode contar com a presença e determinação do professor Cleiton. Com estas considerações, peço apoio a este companheiro e sua equipe para votar na chapa nº 04.

diRCeu FeRReiRa Prof. de Filosofia e história. atual presidente do núcleo sindical Curitiba - metropolitano sul.

Page 4: Jornal da Chapa 4 - NS Paranaguá

conquistas da atual gestão:Doação de um terreno pela prefeitura para a constru-ção da sede própria do núcleo sindical.

Com uma gestão financeira transparente o NS de Pa-ranaguá garantiu um saldo em caixa de R$ 50.000,00 a ser destinada para a construção da nova sede.

O número de sindicalizados cresceu de 1100 para aproximadamente 1500 filiados.

Valorização dos educadores aposentados.

Encontros e reuniões constantes com os educadores aposentados.

Investimento na informatização e troca de mobília da sede afim de melhor atender os sindicalizados.

Instituição de um amplo programa de formação. Neste ano contamos com a participação de mais de 150 pro-fessores e funcionários

Fortalecimento dos coletivos de aposentados e de funcionários do núcleo sindical.

Repasse de informes para todas as escolas do litoral.

Visitas constantes e atendimento aos municípios da região.

Participação em atividades dos movimentos sociais da região.

Entrega da prestação de contas em todas as escolas desde o primeiro ano de mandato.

Intensificar a comunicação com a base através de boletim informativo e utilização das redes sociais.

Ampliar do número de sindicalizados com uma campanha permanente de sindicalização, com ações específicas voltadas para os (as) funcionários (as), professores (as) novos (as) e escolas com baixo índice de sindicalização.

Potencializar as lutas por Planos de carreira e pela implantação do Piso Salarial Profissional para os educadores municipais.

Intensificar as visitas às escolas de Paranaguá e região.

Construir a sede própria da APP de Paranaguá visando um melhor atendimento aos sindicalizados.

Fortalecer as instâncias de decisão coletiva da entidade com calendário específico de reuniões: diretoria regio-nal e conselho regional.

Potencializar os trabalhos dos coletivos de funcionários e aposentados.

Fortalecer e dar subsídios para os representantes de escolas, mesmo onde haja alguém da diretoria.

Organizar o Conselho Regional de Representantes de Escolas e assim possibilitar a intervenção da categoria na definição das lutas.

a educação quer mais!

A educação é o investimento mais seguro que um país pode fazer. O Plano Nacional da Educação prevê a destinação de 7% do PIB para a educação. O índice é in-suficiente. Junto a CNTE, defendemos a destinação de 10% do PIB, e de 50% do Fundo Social proveniente da exploração da camada Pré-Sal, para a Educação.

Os investimentos em Educação não podem ser limita-dos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Se a educação é prioridade, é preciso criar uma Lei de Responsabilidade Educacional, para cobrar dos governantes os compromis-sos com o ensino público. E construir o orçamento a partir de um cálculo de custo-aluno qualidade.

É preciso garantir a implantação imediata do Piso Salarial Profissional Nacional e lutar pela revisão dos seus valores. A meta para o piso deve ser o salário míni-mo calculado pelo DIEESE (de R$ 2.212,66 - julho). Além de efetivar os 33% de hora-atividade. É uma luta difícil, mas a perspectiva é alcançar 50% de hora-atividade.

No Paraná, devemos estar atentos para que o Esta-do cumpra seu compromisso de equiparação salarial. Bem como os reajustes anuais da inflação. E mais: preci-samos lutar pela realização de concursos, para que os (as) educadores (as), com contratos temporários, tenham a oportunidade de ingressar na carreira.

Propostas da chaPa 4

a ChaPa 4 do NS Paranaguá tem compromisso com a luta pela valorização de todos os profissionais de educação, professores e funcionários. avançamos muito no último período para a valorização e reconhecimento profissional dos funcionários da educação. a participação do Claiton e dos integrantes da ChaPa 4 foi importante para isto. Por isto, conta com meu apoio. Peço a todos funcionários e professores o voto na ChaPa 4.

José valdivino de moRaes Funcionário da educação, agente educacional ii desde 1986, diretor estadual de Funcionários da aPP-sindicato, diretor nacional da Cnte – Confederação nacional dos trabalhadores em educação do Paraná.

Page 5: Jornal da Chapa 4 - NS Paranaguá

trabalho de base, com a base

O representante de escola cumpre um papel importan-tíssimo no dia a dia da escola e nos Conselhos Regionais da categoria. Por isso, o sindicato deve dedicar especial atenção aos representantes, incentivando suas ações e apoiando sua formação política e sindical.

Sou funcionário(a), também educo!

Lutamos pela inclusão dos(as) funcionários(as) no Piso Salarial Profissional Nacional. Além disso, é preciso garantir o auxílio transporte para todos, melhores condições de trabalho e saúde, adequação do plano de carreira, o re-cesso para todos, remoção e liberação para os funcionários em cursos de formação continuada.

agora, aposentados. educadores, sempre!

Lutamos pelo fim do fator previdenciário, em defesa da previdência pública, universal e de qualidade. Devemos defender a isonomia salarial entre os aposentados(as) e os trabalhadores(as) na ativa. Nos comprometemos com a elei-ção de um representante pelo coletivo de aposentados, para trabalhar junto à secretaria desse segmento. O fortaleci-mento do coletivo de aposentados passa também por dar con-dições para que esse segmento dinamize suas atividades.

É fundamental organizar um Coletivo Educacional no sindicato, para acompanhar e promover ações em relação às políticas de formação continuada propostas pela SEED. A formação, para ser de qualidade, deve levar em conside-ração as reais necessidades dos(as) educadores(as). Além disso, é preciso prestar atenção à criação de um Sistema Estadual de Avaliação do Rendimento Escolar de caráter meritocrático, e que possa ser usado como pretexto para cul-par os(as) educadores(as) pelo fracasso escolar.

Políticas educacionais

Incentivar práticas esportivas, recreativas e culturais que promovam o convívio e a integração dos trabalhadores e trabalhadoras da educação. Disponibilizar os espaços do sindicato para reuniões de grupos de discussão, atividades de formação, debates, palestras, exibição de filmes, apresen-tações musicais, de iniciativa dos(as) educadores(as).

cultura, esporte, lazer

É preciso defender a proposta de Porte das Escolas apresentada pela APP-Sindicato, e oposição à da Secretaria da Educação - com mecanismos que reconheçam as espe-cificidades de cada escola. Lutamos pela redução do nú-mero de alunos por turma, com 25 alunos para os anos finais do Ensino Fundamental e 30 alunos para o Ensino Médio. É grave o quadro de adoecimento dos (as) trabalhadores (as) da educação. Precisamos de uma política de saúde dos(as) trabalhadores(as), que garanta um atendimento universal e de qualidade, que valorize as ações de prevenção e que obrigue o governo do estado a reconhecer as doenças ocu-pacionais adquiridas por seus(uas) trabalhadores(as), assu-mindo todas as despesas com seu tratamento.

Saúde e condições de trabalho

formação: luta melhor quem sabe mais!

O Núcleo Sindical de Paranaguá vai diversificar suas ati-vidades de formação política-sindical e educacionais. Deve-mos reforçar o curso de Organização por Local de Trabalho e oferecer outros eventos e cursos de extensão universitária.

movimentos sociais

Por sua importância, a APP-Sindicato deve se solidarizar com outros sindicatos e movimentos sociais, em especial a CUT e a CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais), con-tribuindo com a transformação social. Nos somamos às lutas pela redução da jornada de trabalho para 40 horas sema-nais, por uma política de valorização do salário mínimo, contra as medidas de privatização da saúde, pela defesa dos recursos naturais e do meio ambiente e por políticas que superem as relações de opressão étnico-raciais, de gê-nero e de sexualidade.

e maiS:

a atuação do núcleo sindical de Paranaguá tem sido decisiva para as conquistas da categoria. a partici-pação dos educadores do litoral nas lutas e atividades da aPP tem aumentado dia após dia. Isto, fruto do trabalho e dedicação da diretoria atual do núcleo sindical. assim, para dar continuidade ao fortalecimento da aPP Paranaguá peço o seu apoio e voto para a chapa 4. Um voto de compromisso com a escola pública.

luiz CaRlos Paixão da RoCha é diretor estadual de imprensa e divulgação da aPP-sindicato e mestre em educação pela uFPR.

Page 6: Jornal da Chapa 4 - NS Paranaguá

Para direÇÃoeStadual,

vote chaPa 1

Por um sindicato independente de partidos e governos:

nós apoiamos!JOÃO O. A. PUCCI - Dir. Auxiliar C.E. José Bonifácio

“Reconheço o trabalho realizado pela atual direção do núcleo o qual vem sendo feito com maior envergadura neste ultimo mandato. Por isto é importante a reeleição da atual diretoria para a seqüência do trabalho”.

VALDEMIR ROBERTO PEDROSO - Diretor do C.E. Didio Viana

“apoio a chapa 4 por conhecer os seus componentes, saber das suas lutas por uma escola publica de qualidade”.

ROSEULA VOI - Diretora do C.E.Alberto Gomes Veiga

“acompanho o trabalho feito pela atual gestão e sei do compromisso que eles tem com a Educação, a Dona Elza começou os cursos de formação aqui no Colégio e o Professor Claiton deu continuidade e graças a um bom trabalho realizado pelo por ele os cursistas já não cabem mais nas nossas salas de aula”.

MARINEZ NASCIMENTO DE OLIVEIRA – C.E. Moysés Lupion – Antonina

“Conheço bem os integrantes da chapa 4 e sei que são pessoas integras e compro-metida com a educação”.

MARIGEL ALVES MACHADO – Diretor Auxiliar – C.E. Moysés Lupion – Antonina

“aPOIO a ChaPa 4, pois sei que não querem o sindicato para fazer trampolim po-lítico, pois pessoa da nossa cidade que nunca visitou nossa escola hoje se acha no direito de vir pedir voto aqui no colégio. Eu voto chapa 4 e trabalho para que justiça seja feita de reconhecimento do trabalho feito pela atual gestão”.

JOSÉ ALEXANDRE BAKA – Prof. de história do Inst. de Educação - Paranaguá

“Eu apoio a chapa 4, conheço o trabalho do Professor Claiton e da maioria dos inte-grantes da ChaPa, sucesso e conte comigo”.

PAULO ROBERTO RODRIGUES AMARO - Professor do Colégio Porto Seguro e ex-presidente da APP – Sindicato Paranaguá.

“Sei o quanto é difícil ser reconhecido, eu enquanto ex-presidente apoio a chapa 4 pois sempre que aPP foi solicitada se fez presente, principalmente na pessoa do atual Presidente Claiton. Eu voto chapa 4 e vamos abrir o olho pessoal”.

MYRIAN CECILIA GOMES P. COSTA – Diretora do Escola Estadual Faria Sobrinho

“Esta gestão vem fazendo um trabalho com os Diretores do Litoral, de aproximação do Sindicato com as escolas e isso foi muito bom, por isto todas as escolas do litoral tem as portas aberta para aPP”.

CLAUDINEIA PINHEIRO E CRISTIANE CORREA ANTONIO – Pedagogas do Co-légio São Francisco.

“Nós apoiamos a chapa 4, pois mesmo antes de ser aprovada a lei da hora aula para

pedagogos, nosso diretor e presidente aPP sempre lutou por este direito, passando abaixo assinado de escola em escola em Paranaguá e nos municípios do litoral. hoje é lei, então meus colegas peço o apoio de vocês para a chapa 4”.

MARIA ODETE SANTOS – REPRESENTANTE DE ESCOLA – C. E. Zilha dos Santos Batista – Paranaguá

“Sempre participei de todas as manifestações em Curitiba e das reuniões em Para-naguá nas quais o Claiton sempre esteve presente e quanto solicitado pelo colégio sempre veio prontamente. hoje estamos vendo pessoas que jamais apareceram no sindicato (manifestações, reuniões e assembléias) dizendo poder salvar o sindicato. Por que só agora? Vamos dar continuidade a um bom trabalho que vem sendo feito eu voto chapa 4 e peço aos meus colegas que venham comigo”.

KATIA REGINA DOS SANTOS – Diretora da Escola Abigail dos Santos Correa- Funcionaria de Escola.

“Eu apoio a chapa 4, pela grande respeito que tem pelos funcionários haja visto o numero de funcionários na chapa 4, e uma diretoria que sempre lutou pela nossa categoria eu apoio e peço aos funcionários que também apóiem”.

SERGIO MARIANO MENDES - Prof. C. E. José Bonifácio e vice Diretor do São. C. E Francisco.

TANIA REGINA DE FREITAS MOREIRA - Diretora do C. E Vidal Vanhoni.

JOÃO CARLOS WILKE - Diretor da Escola Lucy Requião M. e Silva.

NEIDE COMES CIOSSI DIRETOR - C. E Rocha Pombo – Antonina.

EDINA PINTO CARDOSO – Escola Estadual Hiram Rolim Lamas – Antonina.

RASANE MARIA ALVES CARVALHO – Diretora da Escola Estadual Profº Altahir Gonçalves.

SANDRO GUIMARÃS - Diretor da Escola Estadual Indigena Pindoti.

ELIZ MARIA DOMINIAK ALVES HOWARD – Diretora do C. E Profª Maria de Lourdes R. Morozowski.

LUCIMAR DO NASCIMENTO RODRIGUES.

FERNANDO JOSÉ WEISS – Diretor do CEBEJA – Paranaguá.

ESTHER BEATRIZ DE VASCONCELOS PEDROSO – Diretora do Colégio Esta-dual José Bonifácio – Paranaguá.

MARIA APARECIDA DE MARCO – Diretora do C. E Arthur. Miranda Ramos – Paranaguá.

CÉLIA DO ROCIO SANTOS GARRIDO - Diretora do C.E. Regina Mary Barrozo de Mello – Paranaguá.

a chaPa 4 aSSume o comPromiSSo de fazer uma camPanha a altura doS noSSoS educadoreS. vamoS realizar um bom debate, aPreSentando ProPoStaS Para a Próxima geStÃo do núcleo Sindical de Paranaguá. !

Quem desrespeita os idosos nega o passado. Sem passado não haveria o presente, muito menos o futuro. Vamos trabalhar para aumentar a união entre os sindicalizados.“

” Professora elsa etelvina bassfeld