jornal da chapa 4 - ns londrina

6
N o dia 22 de setembro, acontecem as eleições gerais da APP-Sindicato. Vamos eleger a diretoria estadu- al, o Conselho Fiscal, representantes de municípios e a diretoria do nosso núcleo sindical de Londrina. Para a direção estadual, apoiamos a CHAPA 1 da atual direção da nossa entidade. Para a direção regional, estamos pedindo o seu apoio e voto à CHAPA 4 que, em sua maioria, integra a atual gestão da APP- Londrina. Com você, queremos continuar na direção certa para, com a força de nossa região avançar nas conquistas do 1/3 de hora-atividade, da equiparação salarial, do reconheci- mento do Ensino Superior e pós-graduação para os agentes educacionais I e II, , e de melhorias nas carreiras e condi- ções de trabalho e saúde dos professores e funcionários. Nós, da CHAPA 4, atuamos cotidianamente no chão da escola. Somos professores (as), pedagogos (as), funcio- nários (as) e aposentados (as) comprometidos com a luta em defesa da educação pública e dos educadores. Temos como norte a construção de um mundo melhor, justo e humano. Por isto, reconhecemos a importância da parti- cipação do sindicato nas lutas das demais categorias de trabalhadores(as) organizados(as) na CUT – Central Única dos Trabalhadores – e na CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Municípios – Entendemos a importância do represen- tante de município para o fortalecimento do sindicato. Por isto a Chapa 4 está presente nos 20 municípios que com- põem o Núcleo Sindical de Londrina. Para manter a força e importância do município e região nas lutas da Educação do Paraná, pedimos o seu voto e o seu apoio à Chapa 4: Independência, Democracia e Luta. Vamos continuar no caminho certo construindo um sindicato forte, democrático, independente, atuante e sin- tonizado com os educadores. Dia 22, vote CHAPA 1 para a diretoria estadual e CHAPA 4 para o NS de Londrina! POR UMA APP-SINDICATO DEMOCRáTICA, DE LUTA E INDEPENDENTE: EM DEFESA DA ESCOLA PúBLICA E ainda: Nelson Antonio da Silva

Upload: chapa-4

Post on 23-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Chapa 4 - Independência, Democracia e Luta: em defesa da escola pública

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal da Chapa 4 - NS Londrina

No dia 22 de setembro, acontecem as eleições gerais da APP-Sindicato. Vamos eleger a diretoria estadu-al, o Conselho Fiscal, representantes de municípios

e a diretoria do nosso núcleo sindical de Londrina. Para a direção estadual, apoiamos a CHAPA 1 da atual direção da nossa entidade. Para a direção regional, estamos pedindo o seu apoio e voto à CHAPA 4 que, em sua maioria, integra a atual gestão da APP- Londrina.

Com você, queremos continuar na direção certa para, com a força de nossa região avançar nas conquistas do 1/3 de hora-atividade, da equiparação salarial, do reconheci-mento do Ensino Superior e pós-graduação para os agentes educacionais I e II, , e de melhorias nas carreiras e condi-ções de trabalho e saúde dos professores e funcionários.

Nós, da CHAPA 4, atuamos cotidianamente no chão da escola. Somos professores (as), pedagogos (as), funcio-nários (as) e aposentados (as) comprometidos com a luta em defesa da educação pública e dos educadores. Temos

como norte a construção de um mundo melhor, justo e humano. Por isto, reconhecemos a importância da parti-cipação do sindicato nas lutas das demais categorias de trabalhadores(as) organizados(as) na CUT – Central Única dos Trabalhadores – e na CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.

Municípios – Entendemos a importância do represen-tante de município para o fortalecimento do sindicato. Por isto a Chapa 4 está presente nos 20 municípios que com-põem o Núcleo Sindical de Londrina. Para manter a força e importância do município e região nas lutas da Educação do Paraná, pedimos o seu voto e o seu apoio à Chapa 4: Independência, Democracia e Luta.

Vamos continuar no caminho certo construindo um sindicato forte, democrático, independente, atuante e sin-tonizado com os educadores.

Dia 22, vote CHAPA 1 para a diretoria estadual e CHAPA 4 para o NS de Londrina!

Por uma aPP-Sindicato democrática, de luta e indePendente: em defeSa da eScola Pública

e ainda: nelson antonio da Silva

Page 2: Jornal da Chapa 4 - NS Londrina

Londrina é um dos maiores núcleos da APP-Sindicato tanto em representação política como em número de sindicalizados. A força de nossa região sempre foi deci-

siva para as conquistas da educação do Paraná. A atual ges-tão do NS de Londrina manteve esta saudável tradição levan-do nossa região a participar de todas as ações e lutas da APP,

sempre com posições firmes tomadas a partir da realidade concreta das escolas, sem aventuras ou devaneios.A CHAPA 4 é formada por educadores de luta que defendem um sindicato independente de partidos e governos. Um sindi-cato que espelhe as várias correntes de opinião da categoria, não sendo assim monopólio ou refém de grupos políticos.

Antonio MArcos rodrigues gonçAlvesPresidenteAtual presidente do NS de Londrina. Pós - graduado em nível de especialização no Ensino de Matemática e Administração, supervisão e Orientação Escolar. É professor efetivo de Matemática no Colégio Estadual Olympia Moraes Tormenta. Foi diretor de escola e integra o Conselho Estadual da APP-Sindicato.

MArcio Andre ribeirosecretaria de Políticas sindicaisProfessor efetivo de Educação Física no Colégio Estadual Willie Davi-ds. É licenciado em Educação Física pela UEL. Especialista em Avalia-ção e Prescrição em Exercícios Físicos – UEL. Lecionou na Universi-dade Estadual de Londrina, no curso de Educação Física, 2004 e 2005, na disciplina de Handebol. É secretário de Política Sindical da atual gestão do NS de Londrina e integrante do Conselho Fiscal da CUT.

edMundo silvA novAissecretaria de gênero e igualdade racialGraduado em Educação Física (UEL). É professor efetivo de Educação Física na Escola de Educação Especial ILECE. Pós-graduado em nível de especialização, em Educação Física (UEL), em Educação Especial (Cesulon) e em História e Cultura Africana e Afro-brasileira (Tuiuti). Atualmente, é diretor de Gênero e Igualdade Racial da APP-Londrina. Edmundo é membro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Paraná e presidente do Fórum das Entidades Negras de Londrina.

verA luciA MolAn PercinAtosecretaria educacionalProfessora do município de Bela Vista do Paraíso há 24 anos. Foi diretora da Esc. Mun. Frederico Osaku Leite no período de 1997 a 2000. Atualmente, é conselheira Municipal do Direito da Criança e Adolescente. É pós-graduada em nível de especialização em Educação Especial; Educacão Infantil e, também, pós-graduada em Psicopedagogia.

rosAlinA dos sAntossecretaria geralProfessora do Curso Técnico em Meio Ambiente no Colégio Olympia Tormenta. É graduada e habilitada em Biologia pela UENP e Pós-Graduada, em nível de Especialização em Biologia Vegetal - Fundação de Agronomia “Luiz Meneghel”. Militante dos movimentos populares e dos direitos das mulheres. É atual diretora da APP-Londrina, onde integra a coordenação do curso de formação em gênero e igualdade étnico-racial.

sidney PAduAn dA silvAsecretaria de Administração e PatrimônioLicenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela UEL. É professor PSS. Leciona Sociologia na Escola Maria Cintra Alcantara em Tamarana. É integrante do Conselho Estadual da APP e atual secretário de Administração e Patrimônio da gestão.

roseMAry diAs costAsecretaria de AposentadosProfessora aposentada, atual secretária de aposentados do Núcleo Sin-dical de Londrina e integrante do Coletivo Estadual de Aposentados da APP. Com uma longa trajetória na educação, atuou na região de Cornélio Procópio e Londrina, destacando os municípios de Santa Cecília do Pa-vão, São Sebastião da Amoreira, S. Jerônimo da Serra e N. S. Bárbara. Foi uma das idealizadoras da campanha “O idoso em vida” lançada em junho de 2008 pelo direito do aposentado usufruir em vida os Precatórios.

sAndrA reginA dA rochAsecretaria de Formação Política sindicalProfessora de Sociologia no Colégio Estadual 11 de Outubro, em Cambé. Formada em Ciências Sociais pela UEL e pós-graduada em Sociologia e Sociologia da Educação - UEL. Integrou o Conselho Municipal da Educação e o Conselho de Municipal da Comunidade negra. Há 16 anos é professora da rede municipal de Londrina. Atualmente, participa do grupo Africanidades de Londrina.

Ari Alves dos sAntossecretaria de FuncionáriosFuncionário da Educação, Agente Educacional I. Trabalha no Colégio Rina Francovig em Londrina. Integra o Coletivo Estadual de Funcionários da APP e é o atual secretário de funcionários do NS de Londrina.

nelson Antonio dA silvAsecretaria de imprensa e divulgaçãoProfessor da rede estadual há 20 anos. Formado em Matemática com pós-graduação em Estatística e planejamento. Foi professor de estatística da UEL da UNOPAR e FANORP. Atualmente traba-lha nos colégios Dulciney Becker, Carlos de Almeida e Colégio de Aplicação. Foi presidente da APP-Sindicato e é o atual diretor de Imprensa e Divulgação do Núcleo Sindical.

edson dA cunhA MAriAsecretaria de sindicalizadosFuncionário de Educação – Agente Educacional I no Colégio Teotônio em Ibiporã. É formado em pedagogia pela FAP.Representa os funcionários no Conselho Escolar do Colégio Estadual Teothonio B. Vilela e é membro da APMF do Colégio Estadual Unidade Polo. É o atual representante da APP no município.

Jorge vieirA dA silvAsecretaria de Assuntos JurídicosLicenciado em Matemática. É professor efetivo no Colégio Esta-dual Vani Ruiz Viez em Londrina. Integra a atual diretoria da APP-Sindicato como secretário de Organização.

conheça os integrantes da chapa 4 – independência, democracia e luta

um coletivo comPrometido com a hiStória de luta de noSSa região!

aP

oia

do

reS

José ricArdo donAtti corrêA Professor de Matemática, atual diretor estadual de organização da APP-sindicato.

rosicle MoreirA FonsecAAgente educacional i (colégio estadual ubedulha c. de oliveira).

silvAnA PrestesFuncionária da educação desde 1998. Agente educacional ii, atual diretora esta-dual de Políticas sociais da APP-sindicato e representante do Pr no departamento de Funcionárias da cnte.

Page 3: Jornal da Chapa 4 - NS Londrina

izAbel APArecidA goulArtsecretaria de FinançasProfessora aposentada e atual secretária de Finanças do Núcleo Sindical de Londrina. Izabel tem uma longa trajetória de luta na categoria. Integra o Coletivo Regional de Aposentados e tem par-ticipado das principais lutas da APP.

zéliA del Anholsecretaria de MunicipaisProfessora de Língua Portuguesa na rede estadual, em Assaí, desde 1997. Graduada em Letras e pós-graduada em Metodologia, Didática do Ensino, em Orientação e Supervisão do Ensino, Língua Portuguesa, Educação Especial e, ainda, em Gestão Pública Municipal. Foi diretora da Escola Estadual Walerian Wrorsz em Assaí. Atualmente, exerce o cargo de secretária de Municipais da APP-Londrina. Intrega o Conselho Estadual da APP-Sindicato.

elizAbete evA AlMeidA dAntAssecretaria de organizaçãoFuncionária da Educação, Agente Educacional II e secretária do Colégio Estadual Monteiro Lobato em Sertanópolis. Formada em Ciências Biológicas pela FAFI e pós-graduada em Gestão e Liderança em Espaço Escolar.É atual representante de município de Sertanópolis.

• Rosangela apaRecida RibeiRo gondoAposentada de um padrão. Trabalha na Escola Cecília Meireles em Serta-neja. Formada em Pedagogia e licenciada em História e pós-graduada em História - Metodologia do Ensino Superior e Deficiência Visual. Atualmente, integra o Conselho fiscal da APP-Sindicato.

conselho FiscAl

eduArdo toloMeottisecretaria de Previdência e saúdeProfessor efetivo e coordenador do Curso Técnico em Informática Integrado do Colégio Estadual Vicente Rijo. Formado em Processamento de Dados pela Unopar. Tem uma longa trajetória de atuação nos movimentos sociais, entre estes, a Pastoral da Juventude e movimento estudantil. Foi Superintendente da Caapsml. Atualmente, integra o Conselho Estadual da APP-Sindicato.

MAriA do cArMo AMbroziosecretaria de Políticas sociaisProfessora PDE e diretora auxiliar do Colégio Estadual Olympia Moraes Tormenta. É graduada em Educação Física pela UEL e pós Graduada, em nível de especialização, em Educação Especial-Defi-ciência Mental - Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Jandaia do Sul, e em Administração, Supervisão e Orientação Educacional - Universidade Norte do Paraná.

uma gestão de conquistas

A s conquistas do último período, como os planos de carreira e a equiparação salarial, são o resultado da ação coletiva da categoria. Nosso Núcleo Sin-

dical participou de todas as mobilizações para que juntos melhorássemos as condições de trabalho de professores e funcionários aposentados e da ativa. Assim, tivemos um

papel importante na conquista dos planos de carreira, os concursos públicos, o cargo de 40 horas, a isenção previ-denciária para os aposentados, a aposentadoria especial para diretores e pedagogos, a regularização do fundinho e do RDT, a hora-aula para pedagogos e as constantes reposições da inflação a cada ano, entre outras.

aP

oia

do

reS

conquistas da atual gestão:Participação de todas as atividades e lutas organizadas em nível estadual.

Realização de debates e seminários de interesse dos educadores; entre estes: o da “Inclusão com dignidade”; vio-lência na escola, e saúde dos educadores

Participação ativa nas conferências da Conae.

Fortalecimento dos Coletivos de Aposentados e Funcionários do Núcleo Sindical.

Melhoria, modernização e ampliação da estrutura de atendimento aos nossos sindicalizados: escritório e Casa da APP.

Realização de cursos de formação política e sindical e de diversidade étnico-racial e de gênero em Londrina e nos municípios da região.

Apoio a criação do Coral da APP de Londrina.

Confraternizações anuais em homenagens aos educadores.

Participação junto a outros movimentos sociais e sindicais da região e do Estado.

Gestão transparente dos recursos e do patrimônio da entidade.

Fortalecimento da organização dos educadores municipais na região.

Participação e organização de vários eventos importantes para a educação.

ideMAr vAnderlei bekiProfessor de geografia da rede estadual há 14 anos e atual diretor estadual de saúde e Previdência da APP-sindicato. especialis-ta em Análise Ambiental pela uePg. Foi o primeiro presidente do núcleo sindical de irati, no período de 2002 a 2006.

edilson APArecido de PAulAProfessor de história do ns de Mandaguari e atual diretor estadual de Municpais da APP-sindicato.

clAudio henrique de AlMeidAProfessor de educaçao física e diretor do colégio estadual lúcia barros.

Page 4: Jornal da Chapa 4 - NS Londrina

A chApA 4 reconhece os avanços do último período. Estes foram frutos da ação coletiva da categoria em torno do sindicato. Po-rém, precisamos avançar ainda mais para resgatar o prestígio social da nossa profissão e o fortalecimento da escola pública.

A força de nossa entidade tem muito da luta dos aposenta-dos e aposentadas da nossa região. A chApA 4 vai fortalecer ainda mais o Coletivo de Aposentados do Núcleo Sindical com reuniões mensais com o objetivo de organizar ações sindicais coletivas, atividades de formação, de resgate histórico e de confraternização. Uma das nossas metas será a de consolidar coletivos municipais de aposentados e aposentadas.

Lutamos pela inclusão dos(as) funcionários(as) no Piso Sa-larial Nacional e pelo reconhecimento do Ensino Superior e da pós graduação para o Agente Educacional I e II.

Defendemos a remoção para os funcionários, o auxílio transporte para todos(as), o reconhecimento do tempo ParanáE-

Todas as prestações de contas do Núcleo de Londrina têm sido aprovadas após análise minuciosa do Conselho Fis-cal da APP. Com uma gestão financeira séria, foi possível in-vestimentos no patrimônio da APP para melhorar a qualidade

VAmos defender e lutAr por: isonomia entre aposentados e ativa, manutenção da isenção previdenciária, enquadramento de todos os aposentados no G7-Nível 2, agi-lidade e cumprimento da Emenda Constitucional nº 62\2009 (com atendimento prioritário para pagamento dos aposenta-dos maiores de 60 anos e doentes), incorporação do auxílio -transporte e atendimento de saúde adequado.

ducação, novos concursos públicos, a não demissão e terceiri-zações, a abertura de novo período para opção ao QFEB, imple-mentação de enquadramento e avanços de forma automática e a instituição de bolsa para o PróFuncionário. Vamos reforçar a organização dos(as) funcionários(as) da nossa região.

de atendimento aos sindicalizados. A Casa da APP, o salão e o escritório foram reformados e modernizados. A Casa da APP, por exemplo, além da ampliação de quartos passou por adequações de acessibilidade.

aposentados sim, inativos nunca. educadores sempre!

Sou funcionário(a), também educo!

Patrimônio e gestão financeira

a educação quer mais

A educação é o investimento mais seguro que um país pode fazer. O Plano Nacional da Educação prevê a destina-ção de 7% do PIB para a educação. O índice é insuficiente. Junto a CNTE, defendemos a destinação de 10% do pIB, e de 50% do Fundo Social, proveniente da exploração da cama-da Pré-Sal, para a Educação.

Os investimentos em Educação não podem ser limitados pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Se a educação é priori-dade, é preciso criar uma lei de responsabilidade edu-cacional para cobrar dos governantes o cumprimento das metas de qualidade da educação.

É preciso garantir a implantação imediata do piso sala-rial nacional. E lutar pela revisão dos seus valores, até alcan-çar o piso proposto pela CNTE. A meta para o piso deve ser o

salário mínimo calculado pelo Dieese (de R$ 2.212,66 - julho). E efetivar os 33% de hora-atividade. É uma luta difícil, mas a perspectiva é alcançar os 50% de hora-atividade.

No Paraná, devemos estar atentos para que o esta-do cumpra seu compromisso de equiparação salarial. Bem como os reajustes anuais da inflação. E mais: preci-samos lutar pela realização de concursos, para que os(as) educadores(as) com contratos temporários tenham a opor-tunidade de ingressar no serviço público, conquistando es-tabilidade e os avanços dos planos de carreira.

pss – Defendemos a alterações no contratos PSS a fim de garantir direitos a estes educadores como, por exemplo, o pagamento pela habilitação e contagem de tempo de serviço para classificação.

Propostas da chaPa 4

A atuação dos integrantes da Chapa 4 tem sido muito importante para o avanço das lutas de professores e funcionários do Paraná. O Antonio Marcos esteve comigo em Brasília acompanhando a votação da Lei do Piso Nacional no Supremo Tribunal Federal e presente em todas as lutas da APP. Londrina é o maior Núcleo do Paraná em número de funcionários sindicalizados. Isto pelo trabalho sério realizado pelo Núcleo Sindical. Para dar continuidade a este trabalho, peço o seu voto a Chapa 1 estadual e a chapa 4 regional.

José vAldivino de MorAes Funcionário da educação, Agente educacional ii desde 1986, diretor estadual de Funcionários da APP-sindicato, diretor nacional da cnte – confederação nacional dos trabalhadores em educação.

Page 5: Jornal da Chapa 4 - NS Londrina

Um dos compromissos da chApA 4 é o de fazer novas melhorias na chácara da App, em Cambé. A fim de que ela se consolide como um espaço agradável de lazer e de formação.

Vamos valorizar e investir mais no coral da App londrina,

Nos somamos às lutas pela redução da jornada de traba-lho para 40 horas semanais, por uma política de valorização do salário mínimo, contra as medidas de privatização da saú-

para combater o quadro de adoecimento dos educa-dores vamos lutar: para a melhoria das condições de traba-lho, por melhorias da infraestrutura das escolas e pela institui-ção de um novo modelo de atendimento à saúde que atenda efetivos e PSS. Queremos uma verdadeira política de saúde dos(as) trabalhadores(as), que garanta um atendimento uni-versal e de qualidade, que valorize as ações de prevenção e

Precisamos garantir que a APP-Sindicato continue a honrar sua história de luta como um sindicato democrático, transpa-rente, plural, independente de partidos políticos e governos.

O nosso número faz a nossa força. No último período, ampliamos o número de sindicalizados. Somos aproxima-damente 5.500. Propomos uma campanha permanente de sindicalização com ações específicas voltadas para os(as) funcionários(as), professores(as) novos(as) e escolas com bai-xo índice de sindicalização.

promovendo intercâmbio com demais corais da entidade.Queremos promover atividades e projetos culturais

(música, dança e cinema) com educadores e estudantes da rede pública.

de, pela defesa dos recursos naturais e do meio ambiente e por políticas que superem as relações de opressão étnico-raciais, de gênero e de sexualidade.

que obrigue o governo do Estado a reconhecer as doenças ocupacionais adquiridas por seus(uas) trabalhadores(as), as-sumindo todas as despesas com seu tratamento.

Como proposta para reduzir a violência no ambiente es-colar, propomos o fortalecimento das redes de proteção social nos municípios para apoio à escola no atendimento aos estu-dantes em situação de vulnerabilidade familiar ou social.

propomos ainda:• Ampla campanha de eleição e valorização do representante de escola.• Fortalecimento do conselho regional composto pelos repre-sentantes de escolas e de municípios.• Formação, junto a cada Secretaria, de coletivos de educado-res (as) para discutir, acompanhar e/ou auxiliar na implemen-tação das políticas do sindicato, ampliando a participação da base no dia-a-dia do Núcleo Sindical de Londrina.

lazer e cultura

movimentos sociais

Saúde dos educadores

fortalecer a aPP-Sindicato

Reafirmo meu apoio à Chapa 4 porque conheço o trabalho desenvolvido por estas companheiras e estes companheiros nestes anos de luta pela categoria e, também, no campo social. Sei que continuarão a encaminhar nossa pauta de reivindicações com garra e competência.

isolde AndreAttA Professora aposentada – ex-presidente da APP-sindicato e integrante do conselho Fiscal da APP.

“”

Por um sindicato independente de partidos e governos: nós apoiamos!

CLAUDINEI P. STAChETTI (Ex-presidente da APP-Sindicato de Londrina), CLoTILDE VASCoNCELoS (Diretora Estadual de Patrimônio da APP-Sindicato), ÁUrEA BrITo (Diretora Estadual de Assuntos Jurídicos da APP-Sindicato), MArCoS VINICIUS KLoSTEr (Diretor do Colégio Estadual 11 de outubro em Cambé), VANILDA roDrIgUES PErEIra (Prof. Educação Física e Agente Educacional II - Colégio Estadual 11 de outubro em Cambé), MArTA goMES DE SoUzA (Pedagoga - CEEBJA), DULCINEI BECKEr, IVETE DE SoUzA (Profª do curso Tec. em Enfermagem - Colégio Estadual José Aluisio Aragão), MArIA APArE-CIDA DEoDATo (Professora de Matemática - ex-diretora do Colégio Estadual Willie Davids e ex-vice Presidente da APP-Londrina), ADrIANA rEgINA DE JESUS (Pedagoga, Doutora em Educação, Diretora do Col Estadual José A. Aragão - Aplicação - Londrina), ELENA MArIA ANDrEI (professora da Universidade Estadual de Londrina), Dr. oSCAr NASCIMENTo (advogado, professor aposentado e lideranção do movimento negro de Londrina), oSNI DE oLIVEIrA (Funcionário), gENI FoNToLAN (Professora), rITA PADUAN (Aposentada), MArIA EVILMA ALVES MorEIrA (professora), JoAqUIM BrAgA (diretor Escola Dulciney Becker - Londrina), ELIANE FogLIA (diretora Escola Cecilia Meireles - Sertaneja), JoSé LoPES DE SoUzA (diretor escola Antonio Bitonti - Sertaneja), oDArCLê MANSUr (aposentado), JoSIANI LUKE oLIVEIrA (Professora Municipal de Sapopema), MArCoS VINICIUS KLoSTEr (diretor escola 11 de outubro - Cambé), VANILDA roDrIgUES PErEIrA (professora), MArTA goMES DE SoUzA (pedagoga), IVETE DE SoUzA (professora), EDEr roMUALDo SoArES (professor), JoSEMEIrE rAMoS (professora), ANDré SoUzA (professor), LUCIMArA NAVArro (professora), roSIMEIrE ForMIgoNI (professora), JULIê DE MAToS (professora), MArIA CoNCIEção roDrIgUES (funcionária), DorIVAL gArCIA DE oLIVEIrA (funcionária), CLAUDIo hENrIqUE DE ALMEIDA (diretor escola Lucia Barros Lisboa Londrina), JoSé LoUrENço (funcionário), MArIA LUCIA KAShIATorI (funcionária), MArIA APArECIDA DEoDATo (aposentada), SILVIA DEL CIEL (professora), ADrIANA rEgINA VIEIrA (Professora), ALDErIzA DoS rEIS VIEIrA (professora), LIoELSo ALVES AqUINo (aposentado), EVErLIN INES qoPP (professora), PAULo hENrIqUE roSA FLorINDo (professor), ALEJANDro gALLENgo hErrErA (professor), APArE-CIDA SALUSTIANo (pedagoga), DUrVALINo BILIATo (professor), NorALDo PErSEgUELo (funcionário), NAIr DA SILVA AFoNSo (funcionária), SANDrA MArA MorEIrA SILVA (funcionária), SIDNEy FATIMA BrANDINI (funcionário), MArIA zILDA BAroN, ANgELA rIBAS PEIroTI (professor), gILNEI CASTro TEIxEIrA (professor), ELIANE DE SoUzA zAMBrUSKI LEME (professora), LILIAN CArLA LACErDA DE MAToS, MArCIA ELIANE BELTrAMI (funcionária), João ToLEDo CoLoNIEzI (vereador em Ibiporã), TATIANA BISPo (professora), PAULo ALBUqUErqUE (professor), APArECIDA CrISTINA SILVA (professora), NEUSA APArECIDA SANChES, ALICE APArECIDA E SILVA (professora), LUCIA MArIA F. ALVES, JoSé CArLoS BASILIo (professor), PATrICIo CoSTA (prof. de língua portuguesa), CéLIo CAMILo (Coordenador de Curso Técnico), gENTIL ANgELo SPIASSA (professor aposentado), LAIDE APArECIDA DE MELo FABIS, MArIA DALVA gArCIA (professora aposentada), NEy MEzzADrI (Diretor Col. Est. gabriel C. Martins), SAMUEL CArLoS Do PrADo, ANETE FrEDErICo, gUILhErME ALExANDrE MArTINS, hELIo DIAS MorAES e MArgArETE MArTINS BArBoSA.

Page 6: Jornal da Chapa 4 - NS Londrina

Para direÇão eStadual, vote chaPa 1

a chaPa 4 assume o compromisso de fazer uma campanha a altura dos nossos educadores., sem calúnias e mentiras. vamos realizar um bom debate, apresentando propostas para a próxima gestão do núcleo Sindical de londrina.

Por intermédio do Prof. Luiz Carlos Paixão, conheci, há muito tempo, o Prof. Antônio Marcos. Era uma reunião da APP em Curitiba. De pronto tive uma excelente impressão daquele professor. Sotaque marcado do norte do Paraná, voz pausada, atitudes equilibradas e tranquilidade na defesa de seus pontos de vista. Quando soube que aquele professor é o candidato a presidente do glorioso Núcleo da APP-Sindicato de Londrina, fiz questão de escrever este depoimento de apoio. Antonio Gramsci, o grande filósofo italiano, condenado há 20 anos de prisão pelo fascismo de Mussolini, e de lá só saiu pra morrer, disse certa vez que os trabalhadores, mais que pulmões, precisam de cérebros. E é justamente esta qualidade que vejo no Professor Antônio Marcos: a força da voz incisiva quando necessária, ele alia o equilíbrio, o bom senso, a ponderação. Assim tem que ser alguém que se proponha a presidir a APP. Força e inteligência para conduzir o sindicato de modo a unificar a categoria e estabelecer imediatamente

uma interlocução com toda a sociedade na busca da valorização salarial e profissional do professor e do funcionário de escola. Vivemos um momento crucial. Por tantas omissões, a juventude fugiu das licenciaturas e, hoje, a falta de professores é brutal. Os que resistem lutam contra enormes dificuldades como violência, desestímulo, depressão, salários aviltados e falta de condições de trabalho. A tarefa é árdua. Só alguém com as qualidades e experiência do Prof. Antônio Marcos poderá liderar, em Londrina e Região, uma luta de tamanha envergadura.

roMeu goMes de MirAndA Presidente do conselho estadual de educação e Presidente estadual da APP-sindicato de 1996 a 2002.

Participo da APP de Londrina desde que assumi o meu primeiro padrão no início dos anos 90. Estou seguro que o voto na chApA 4 é a garantia da continuidade da força da nossa região nas lutas da educação do Paraná. O nosso candidato a presidente, o professor Antonio Marcos, tem demonstrado à frente da APP, uma enorme capacidade de aglutinação, de gestão coletiva e democrática. O Antonio tem uma qualidade muito importante para qualquer dirigente: sabe escutar e sabe o momento exato de falar. É firme e ponderado ao mesmo tempo. Não age por si só. Atua de acordo as decisões coletivas. Coordenada pelo Antonio, a atual direção da APP-Londrina fez um ótimo trabalho, organizou-se internamente e encaminhou a participação de nossa região com força em todos os movimentos e lutas da educação no último período. Por isto, peço o seu apoio e voto na Chapa 4.

luiz cArlos PAixão dA rochA diretor estadual de imprensa da APP-sindicato e representante de londrina na diretoria estadual da APP-sindicato.

A CHAPA 4 está presente em todos os 20 municípios que compõem o Núcleo Sindical de Londrina.Isto é resultado do trabalho sério e consistente que a direção da APP Londri-

na vem realizando. Através de um canal de diálogo efetivo, temos atendido todas as demandas trazidas pelos educadores. Um dos marcos da última gestão foi a descentralização dos cursos de forma-ção. No ano passado, por exemplo, contamos com a participação de mais de 400 educadores dos municípios com turmas em Bela Vista do Paraíso, Sertaneja, São Jerônimo, Sertanópolis, Assaí e Curiúva.

Professores municipais - No último período, entendendo a im-portância de unificarmos a luta pela valorização da educação, sin-dicalizamos à APP educadores das redes municipais de Bela Vista

do Paraíso,Tamarana, Sapopema, Curiúva, Figueira, Nova Santa Bárbara e Assaí.A atuação do Núcleo Sindical de Londrina junto com a Secretaria de Municipais da APP estadual garantiu, por exemplo, a aprovação de plano de carreira para os professores de Bela Vista do Paraíso. En-contra-se também já em fase de finalização os planos dos municípios de Nova Santa Barbara, Tamarana, Sapopema, Figueira e Curiúva. Em Assaí, estamos participando da reformulação do Plano.

A CHAPA 4 já mostrou o seu compromisso com os municípios da região. Vamos fortalecer ainda mais a nossa atuação. Temos candidatos em todos os municípios. A outra chapa não apresentou nenhuma candidatura à representante de município.

Alvorada do Sul: gervásio Francisco SantoroAssaí: Sandre Mara oliveira gonçalvesBela Vista do Paraíso: Lúcia Cavichioli PereiraCambé: Edílson Maldonado SanchesCuriúva: Edmar do rocio ribeiroFigueira: Neusa dos Santos Ibiporã: Edinalva rodriguesJataizinho: Celina Célia Furlan CorreaNova Santa Bárbara: helena Dias garcia MarconiPitangueiras: Ana Cristina de Almeida Lomeo

Primeiro de Maio: Marilene BonaceaRancho Alegre: Cirene da Silva Rolândia: Jerri Augusto da SilvaSanta Cecília do Pavão: Ellen da Costa guidesSão Jerônimo as Serra: Eliane de Fátima SoaresSão Sebastião da Amoreira: Mariza Fortuci S PandolfoSapopema: Waldir AlexandreSertaneja: Maria roseli SudérioSertanópolis: Tânia Márcia P. BonaniTamarana: gentil Bruno ribeiro

rePresentAntes de MunicÍPios

no dia 22 de setembro, vote nos candidatos a representantes de município da chAPA 4: