ock st timof / shu -...

7
QUíMICA B TIMOF / SHUTTERSTOCK

Upload: lamcong

Post on 09-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Química B

Tim

of

/ Sh

uTT

erST

oc

k

Química B aula 1

4 poliSaber

522-

1

Fenômeno físico

Qualquer modificação que não altere a composição do sistema, ou seja, as substâncias químicas presentes não so-frem nenhum tipo de alteração. Podemos citar como exemplos as mudanças de estado de agregação e os processos de separação de misturas.

Fenômeno químico

Qualquer modificação que altere a composição química do sistema, ou seja, há modificação das substâncias químicas. Podemos dizer que, nesse caso, houve reação química.

exercícioS

1. (FGV-SP) Em um experimento na aula de laboratório de química, um grupo de alunos misturou em um recipiente aberto, à temperatura ambiente, quatro substâncias diferentes:

Substância Quantidade Densidade (g/cm3)

polietileno em pó 5 g 0,9

água 20 mL 1,0

etanol 5 mL 0,8

grafite em pó 5 g 2,3

Nas anotações dos alunos, consta a informação correta de que o número de fases formadas no recipiente e sua ordem crescente de densidade foram, respectivamente:

a) 2; mistura de água e etanol; mistura de grafite e polietileno.b) 3; polietileno; mistura de água e etanol; grafite.c) 3; mistura de polietileno e etanol; água; grafite.d) 4; etanol; polietileno; água; grafite.e) 4; grafite; água; polietileno; etanol.

2. (Cefet-SC) Pedrinho estava com muita sede e encheu um copo com água bem gelada. Antes de beber observou que o copo ficou todo “suado” por fora, ou seja, cheio de pequenas gotículas de água na superfície externa do copo. É correto afirmar que tal fenômeno é explicado:

a) pela sublimação da água existente no copo.b) pela porosidade do copo que permitiu que parte da água gelada passasse para o lado de fora do copo.c) pela vaporização da água do copo para fora do copo.d) pelas correntes de convecção formada em função do aquecimento da água gelada pelo meio ambiente.e) pela condensação dos vapores de água da atmosfera em contato com o copo gelado.

3. (UEFS-BA) As curvas de aquecimento I e II de duas amostras de líquidos incolores foram determinadas e ana-lisadas em um laboratório de química. Uma delas é uma solução de fenol, a 10% (V/V), em hexano, e a outra é de hexano puro.

considerando as substâncias fornecidas, água e etanol são solúveis entre si e os demais componentes insolúveis na mistura água e etanol. como o polietileno é menos denso que a mistura líquida, ele flutuará. a grafite é mais densa que a mistura líquida, portanto decantará. Veja o esquema a seguir:assim, será formado um sistema com três fases. a ordem cres-cente de densidade é polietileno, mistura de etanol e água e grafite.

Polietileno (menos denso)

Mistura líquida H2O + etanol

Grafite (mais denso)

as gotas de água presentes na superfície externa do copo ocorrem por causa do encontro do vapor-d’água presente no ar atmosférico com a superfície fria do copo, o que provoca a condensação do vapor-d’água.

poliSaber 5

aula 1 Química B

522-

1

Tem

pera

tura

TempoI

Líquido

Vapor

Tem

pera

tura

TempoII

Líquido

Considerando-se as propriedades da matéria e a partir da análise das curvas de aquecimento I e II, é correto afirmar:a) A solução de fenol a 10% apresenta temperatura de ebulição menor que a do hexano.b) A temperatura de vaporização durante o aquecimento, mostrada na curva II, é constante.c) A curva I representa o processo de aquecimento de uma mistura azeotrópica.d) A curva de aquecimento I representa o comportamento da amostra de hexano puro.e) O resultado na determinação da temperatura de ebulição dos líquidos depende das quantidades de amostra utili-

zada na análise.

4. (UFSCar-SP) Utilizando um exemplo de situação do cotidiano, um jovem estudante deseja explicar à sua família o que é que se entende por fenômeno químico. Entre as situações indicadas a seguir, é correto escolher como exemplo:

a) o borbulhar de gás quando se abre um refrigerante.b) o brilho de pedras quando polidas com cera de parafina.c) o aroma que exala de uma carne assando na churrasqueira.d) a espuma que se forma na lavagem das mãos com sabonete.e) a mudança de cor quando se adiciona café a uma xícara de leite.

eStudo orientado

exercícioS

1. (Vunesp) Alguns historiadores da ciência atribuem ao filósofo pré-socrático Empédocles a teoria dos quatro elementos. Segundo essa teoria, a constituição de tudo o que existe no mundo e sua transformação se dariam a partir de quatro elementos básicos: fogo, ar, água e terra. Hoje, a química tem outra definição para elemento: o conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico. Portanto, definir a água como elemento está quimicamente incorreto, porque se trata de:

a) uma mistura de três elementos.b) uma substância simples com dois elementos.c) uma substância composta com três elementos.

d) uma mistura de dois elementos.e) uma substância composta com dois elementos.

2. (Fuvest-SP) Na obra O poço do Visconde, de Monteiro Lobato, há o seguinte diálogo entre o Visconde de Sabugosa e a boneca Emília:

– Senhora emília, explique-me o que é hidrocarboneto.a atrapalhadeira não se atrapalhou e respondeu:– São misturinhas de uma coisa chamada hidrogênio com outra coisa chamada carbono. os carocinhos de um se

ligam aos carocinhos de outro.

analisando os gráficos fornecidos, temos que o gráfico i apresenta temperatura de ebulição constante, característica de substâncias puras, como o hexano. o gráfico ii apresenta um intervalo de ebulição, característica de misturas como uma solução de fenol, a 10% (V/V), em hexano.

os fenômenos químicos envolvem reações químicas, como as que acontecem durante o cozimento da carne em uma churrasqueira. as demais opções envolvem fenômenos físicos, ou seja, não ocorrem reações químicas.

poliSaber 15

aula 2 Química B

522-

1

Saída de água quente

Condensador

Entradade águafria

Líquido destilado(menor pontode ebulição)

Coluna defracionamento

Termômetro

Misturahomogêneade líquidos

A separação entre os componentes da mistura acontece no interior da coluna de fracionamento.

Um importante uso desse processo é na separação dos componentes do petróleo, em que se obtêm as diferentes frações por destilação fracionada.

Na separação dos componentes de uma mistura gasosa também é usado o processo de destilação fracionada. A mistura é resfriada até atingir o estado líquido e, em seguida, passa por destilação fracionada.

exercícioS

1. (Imed-RS) Em relação aos processos de separação de mistura de sólidos, assinale a alternativa correta. a) O funil de bromo (separação) é o método mais indicado para separar dois sólidos.b) A destilação é o processo mais utilizado na separação de sólidos miscíveis.c) A imantação é uma técnica que pode ser utilizada para separar uma mistura de sólidos, dependendo das proprie-

dades magnéticas dos componentes da mistura.d) Uma mistura de sólidos é impossível de separar.e) A filtração a vácuo é o processo mais indicado nesse tipo de separação.

2. (IFBA) Os quatro sistemas a seguir são utilizados ou percebidos no dia a dia das pessoas. A seguir são feitas afir-mações sobre os sistemas:

I. água e óleoII. propanona (C3H6O)III. oxigênio (O2)IV. água e etanol1. Os sistemas I, II, III e IV são, respectivamente, mistura heterogênea, substância composta, substância simples e

mistura homogênea.2. Para separar os componentes do sistema IV, deve-se usar o processo de destilação fracionada.3. Se misturarmos os componentes do sistema I e IV resultará uma mistura heterogênea trifásica. 4. Para separar os componentes do sistema I, deve-se usar o processo de decantação. 5. Uma mistura só do sistema III com nitrogênio pode ser separada usando-se uma câmara de poeira.

a) (f) o funil de bromo é um equipamento que separa líquidos imiscíveis.b) (f) a destilação é usada para separar misturas miscíveis de líquido–líquido ou sólido–líquido.d) (f) existem vários processos de separação de mistura de sólidos.e) (f) a filtração a vácuo separa componentes de misturas heterogêneas sólido–líquido.a imantação separa sólidos, desde que um deles sofra ação de um ímã.

Química B aula 2

16 poliSaber

522-

1

As afirmações que estão corretas a respeito dos sistemas são: a) 1, 2, 4b) 1, 2, 3c) 2, 3, 5d) 3, 4, 5e) 1, 4

3. (UEFS-BA)

Normalmente as substâncias são obtidas em mistura, seja na natureza, seja em laboratórios como produtos de reações químicas. Na maioria das vezes, é neces-sário separar os componentes de uma mistura para que possam ser utilizados. Para a separação, recorre-se a técnicas baseadas em diferenças de propriedades entre os componentes da mistura. O esquema ao lado mostra as etapas de sepa-ração de uma mistura.Considerando-se essas informações, é correto afirmar que as técnicas de separação empregadas em 1, 2 e 3 são, respectivamente,

01) centrifugação, destilação fracionada e recristalização fracionada.02) decantação, destilação simples e sublimação.03) filtração, destilação simples e decantação.04) filtração, decantação e destilação simples.05) decantação, flotação e fusão fracionada.

4. (Enem-MEC) Uma pessoa é responsável pela manutenção de uma sauna úmida. Todos os dias cumpre o mesmo ritual: colhe folhas de capim-cidreira e algumas folhas de eucalipto. Em seguida, coloca as folhas na saída do vapor da sauna, aromatizando-a, conforme representado na figura.

Geradorde vapor

Saída do vapor

Parede

Folhas

Sauna úmida

Qual processo de separação é responsável pela aromatização promovida?a) Filtração simples.b) Destilação simples.c) Extração por arraste.d) Sublimação fracionada.e) Decantação sólido-líquido.

Sistema heterogêneo

Líquidocolorido

Líquidoincolor

1

Água(vapor)

Sólidocolorido

Sólidoazul

2

Vaporazul

Resfriamento

Sólidobranco

3

1. (V) i: mistura heterogênea ii: (c3h6o) – substância pura composta iii: substância pura simples iV: mistura homogênea2. (V) para separar componentes de misturas homogênea de líquidos com diferentes pontos de ebulição é usada a destilação fracionada.3. (f) a mistura dos componentes dos sistemas i e iV será bifásica.4. (V) a decantação é um dos processos que podem ser usados para separar uma mistura de líquidos imiscíveis.5. (f) uma mistura de gases deve ser separada por liquefação fracionada.

1. Separação de sistema heterogêneo formado por líquidos: decantação.2. Separação de mistura homogênea formada por líquido + sólido: destilação simples.3. Separação de mistura de sólidos em que um passa para o estado vapor: sublimação.

o processo é a extração por arraste, em que o vapor de água arrasta as substâncias responsáveis pelo aroma presente na sauna.

poliSaber 25

aula 3 Química B

522-

1

1 1

4 orbitaissp3

3 orbitaissp2

1 orbitalp puro

1 1

1

Energia

Estado híbrido Geometria docarbono

Comprimentoda ligação

Tipo de carbono

Tetraédrica

154 nm1s

1 1 1

Energia

1s

2 orbitaissp

1

1 1

2 orbitaisp puro

1

Energia

1s

4 1

Número de orbitaismoleculares

πσ— C — C —C

3 1 Trigonalplana

138 nm

— C C — C

2 2 Linearou

120 nm

— C — C —

1 1Energia

Estado normal

1s

2s

2p1 1 1

Energia

Estado excitado

1s

2s

2p

— C —— C —

exercícioS

1. (UECE) Em uma indústria havia um depósito com várias sobras de materiais: caixas de papelão para embalagem, pedaços de isopor, aparas de alumínio, tijolos de barro, blocos de concreto, sacos de cimento vazios, corda de náilon e alguns caibros de madeira. Um funcionário foi indicado para efetuar a coleta seletiva desses materiais, separando-os segundo sua constituição ou composição e colocando-os em tambores adequados. Foram colocados no tambor destinado à química orgânica os seguintes materiais:a) caixas de papelão, pedaços de isopor, blocos de concreto, corda de náilon, caibros de madeira.b) pedaços de isopor, tijolos de barro, sacos de cimento vazios, corda de náilon, caibros de madeira.c) caixas de papelão, pedaços de isopor, tijolos de barro, blocos de concreto, sacos de cimento vazios.d) caixas de papelão, pedaços de isopor, sacos de cimento vazios, corda de náilon, caibros de madeira.

2. (UniFACEF-SP) O quadro apresenta a estrutura da vitamina C e sua solubilidade em água em função da temperatura.

HO

OHO

HO

HO OH

Temperatura (ºC) Solubilidade (g/L)

25 330

45 400

100 800

a) (f) concreto não é material orgânico.b) (f) Tijolo de barro não é material orgânico.c) (f) Tijolo de barro não é material orgânico.

Química B aula 3

26 poliSaber

522-

1

A fórmula molecular da vitamina C é:a) C5H8O5.b) C5H12O6.c) C6H5O6.

d) C6H8O6.e) C6H10O6.

3. O composto 3,7-dimetil-2,6-octadienal, conhecido como citral, usado na indústria alimentí-cia para realçar o sabor do limão, apresenta a fórmula estrutural ao lado:A classificação da cadeia carbônica do citral é:

a) aberta, insaturada, heterogênea e ramificada.b) mista, saturada, heterogênea e normal.c) aberta, insaturada, homogênea e ramificada.d) aberta, saturada, homogênea e ramificada.

4. (FGV-SP, adaptada)

o conhecimento científico tem sido cada vez mais empregado como uma ferramenta na elucidação de crimes. a química tem fornecido muitas contribuições para a criação da ciência forense. um exemplo disso são as investigações de impressões digitais, empregando-se a substância representada ao lado.

essa substância interage com resíduos de proteína deixados pelo contato das mãos e, na presença de uma fonte de luz adequada, luminesce e revela vestígios imperceptíveis a olho nu.

fariaS, r. f. Introdução à química forense. campinas: editora Átomo, 2010.

O número de carbonos terciários e o número de carbonos com hibridação do tipo sp2 presentes na substância são, respectivamente:

a) 3 e 10b) 4 e 11c) 5 e 9d) 4 e 10e) 3 e 11

eStudo orientado

exercícioS

1. (Vunesp)

o gluconato de cálcio (massa molar = 430 g/mol) é um medicamento destinado principalmente ao tratamento da defi-ciência de cálcio. Na forma de solução injetável 10%, ou seja, 100 mg/ml, este medicamento é destinado ao tratamento da hipocalcemia aguda.

Disponível em: <www.medicinanet.com.br> (adaptado).

a fórmula molecular da estrutura apresentada é c6h8o6.

O

CH3

CH3

H3C

pela constituição da fórmula apresentada, temos: cadeia aberta (não há ciclos), insaturada (presença de duplas entre carbonos), homogênea (não há heteroátomo) e ramificada (há mais de 2 extremidades com átomos de carbonos).

N N

O

NH

H

HH

1°-1°-

1°-2°-

2°-2°-

2°- 3°-2°-

3°-

2°-

H

CC C

C — H

C C

C CC CC

N

O

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

*

* Carbonos com hibridação sp2 — C